Transformações físicas e químicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transformações físicas e químicas"

Transcrição

1 Transformações físicas e químicas

2 Metas 4.1 Associar transformações físicas a mudanças nas substâncias sem formação de novas substâncias. 4.2 Identificar mudanças de estado físico e concluir que são transformações físicas. 4.3 Explicar o ciclo da água referindo as mudanças de estado físico da água. 4.4 Associar transformações químicas à formação de novas substâncias, identificando provas dessa formação. 4.5 Identificar transformações químicas. 4.6 Identificar ações que levam à ocorrência de transformações químicas: aquecimento, ação mecânica e ação da eletricidade ou da luz.

3 Metas 4.7 Distinguir reagentes de produtos de reação e designar uma transformação química por reação química. 4.8 Descrever reações químicas e representá-las por equações de palavras. 4.9 Justificar a importância da síntese química na produção de novos e melhores materiais, de uma forma mais económica e ecológica.

4 Transformações físicas e químicas Transformações físicas Transformações das substâncias podem ser Não há formação de novas substâncias. Transformações químicas Há formação de novas substâncias. Substâncias iniciais Transformação FÍSICA Mesmas substâncias

5 Transformações físicas Alteração do estado de divisão: o vidro que formava o copo é o mesmo que forma os pedaços quando se parte. Mudança de estado físico: a água que estava no estado líquido é a mesma que constitui o gelo. Dissolução: o sal que existia sozinho no estado sólido é o mesmo que se encontra dissolvido na água.

6 Transformações físicas Mudanças de estado físico Transformações físicas em que a substância muda de estado físico (sólido, líquido ou gasoso), devido ao aquecimento ou arrefecimento, sem formação de novas substâncias. Sublimação aquecimento Fusão Vaporização aquecimento aquecimento Sólido Líquido Gasoso arrefecimento Solidificação arrefecimento Condensação Sublimação arrefecimento

7 Transformações físicas Fusão Passagem do estado sólido para o estado líquido, por aquecimento. Sólido Fusão Líquido Solidificação Passagem do estado líquido para o estado sólido, por arrefecimento. Líquido Solidificação Sólido

8 Transformações físicas Vaporização Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Quando ocorre lentamente, chama-se evaporação. Quando ocorre rapidamente e com agitação do líquido, chama-se ebulição. Líquido Vaporização Gasoso Condensação Passagem do estado gasoso para o estado líquido, por arrefecimento. Gasoso Condensação Líquido

9 Transformações físicas Sublimação Passagem do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento (sem passar pelo estado líquido). Sólido Sublimação Gasoso A naftalina, o iodo e o dióxido de carbono (gelo seco) sofrem a sublimação.

10 Transformações físicas Ciclo da água Mudanças de estado físico da água que ocorrem na Natureza. A consequência do conjunto destas transformações físicas é que a água encontra-se na Natureza nos três estados físicos: sólido (gelo), líquido e gasoso (vapor de água).

11 Transformações físicas A água dos rios, lagos e oceanos evapora porque aquece com a luz do Sol. Quando arrefece na atmosfera, o vapor de água condensa e forma as gotas de água que originam as nuvens e o nevoeiro. Se a temperatura for inferior a 0 C, a água solidifica e origina o gelo. O gelo funde quando aquece com a luz do Sol, voltando a formar água líquida. A sublimação do gelo ocorre no topo das montanhas mais altas. A precipitação é a queda de água líquida (chuva) ou sólida (neve e granizo). A precipitação não é uma transformação física.

12 Transformações químicas Nas transformações químicas ocorre formação de novas substâncias. As cores, o ruído, o cheiro, os gases e as chamas do fogo de artifício são provas da formação de novas substâncias.

13 Transformações químicas Provas da formação de novas substâncias que permitem detetar uma transformação química Mudança de cor (formação da ferrugem e mudança da cor das folhas das árvores) Formação de um sólido (formação das estalactites e do calcário nos tubos de água) Libertação de um gás (comprimido efervescente na água) Libertação de um cheiro (cozinhar alimentos) Aparecimento de uma chama (um material a arder) Variação de temperatura (calor libertado quando um material arde) Aparecimento de ruído (explosão de um material) Desaparecimento das substâncias iniciais

14 Transformações físicas e químicas Transformações da matéria podem classificar-se como Sólido Transformações químicas Transformações físicas que podem ser mudanças de Estado físico entre os estados Líquido quando se formam novas Quando não se formam novas Gasoso Substâncias

15 Transformações químicas As transformações químicas são classificadas de acordo com o que as provoca: Transformações por ação do calor (termólise); Transformações por ação da eletricidade (eletrólise); Transformações por ação mecânica (fricção); Transformações por junção de substâncias; Transformações por ação da luz (fotólise). As transformações químicas podem ser designadas por reações químicas. As reações químicas podem ser representadas por equações de palavras com: Reagentes Substâncias iniciais; Produtos de reação Novas substâncias que se formam; Seta ( ) Significa originando, formando ou transformando-se. Coloca-se entre os reagentes e os produtos de reação; Sinais de + Separam os vários reagentes e produtos de reação.

16 Transformações por ação do calor A sacarose, no estado sólido, reage com o oxigénio, no estado gasoso, originando, por ação do calor, dióxido de carbono, no estado gasoso, carbono, no estado sólido, e água, no estado gasoso. Sacarose (sólido) Oxigénio (gasoso) calor Dióxido de carbono (gasoso) Carbono (sólido) Água (gasoso)

17 Transformações por ação do calor O carbonato de cálcio, no estado sólido, origina, por ação do calor, óxido de cálcio, no estado sólido, e dióxido de carbono, no estado gasoso. Carbonato de cálcio (sólido) calor Óxido de cálcio (sólido) Dióxido de carbono (gasoso) Esta reação química é uma decomposição porque um reagente origina dois ou mais produtos da reação.

18 Transformações por ação da eletricidade Eletrólise da água (decomposição): A água, no estado líquido, transforma-se por ação da eletricidade em oxigénio e hidrogénio, no estado gasoso. Água (líquido) eletricidade Oxigénio (gasoso) Hidrogénio (gasoso)

19 Transformações por ação mecânica O clorato de potássio, no estado sólido, transforma-se por ação mecânica em cloreto de potássio, no estado sólido, e oxigénio, no estado gasoso. Clorato de potássio (sólido) ação mecânica Cloreto de potássio (sólido) Oxigénio (gasoso) Esta reação química é uma decomposição porque um reagente origina dois ou mais produtos da reação.

20 Transformações por junção de substâncias O nitrato de prata, em solução aquosa, reage com o brometo de potássio, em solução aquosa, originando brometo de prata, no estado sólido, e nitrato de potássio, em solução aquosa. Nitrato de prata (em solução aquosa) Brometo de potássio (em solução aquosa) Brometo de prata (sólido) Nitrato de potássio (em solução aquosa)

21 Transformações por ação da luz Fotólise do brometo de prata (decomposição): O brometo de prata, no estado sólido, por ação da luz, origina prata, no estado sólido, e bromo, no estado gasoso. Brometo de prata (sólido) luz Prata (sólido) Bromo (gasoso)

22 Transformações por ação da luz Fotossíntese: A água líquida reage com o dióxido de carbono gasoso, por ação da luz, originando glicose, em solução aquosa, e oxigénio gasoso. Água (líquido) Dióxido de carbono (gasoso) luz Glicose (em solução aquosa) Oxigénio (gasoso)

23 Transformações químicas Transformações químicas podem representar-se através de Equações de palavras ocorrem por ação de Calor Eletricidade Mecânica Junção de substâncias Luz

24 Propriedades físicas e químicas dos materiais

25 Metas 5.1 Definir ponto de fusão como a temperatura a que uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. 5.2 Indicar que, para uma substância, o ponto de fusão é igual ao ponto de solidificação. 5.3 Definir ebulição como a passagem de um líquido ao estado gasoso, rapidamente e com agitação. 5.4 Definir ponto de ebulição como a temperatura à qual uma substância líquida entra em ebulição. 5.5 Concluir que a vaporização também ocorre a temperaturas inferiores à de ebulição. 5.6 Identificar o líquido mais volátil por comparação de pontos de ebulição. 5.7 Indicar os pontos de ebulição e de fusão da água.

26 Metas 5.8 Concluir qual é o estado físico de uma substância, a uma dada temperatura, dados os seus pontos de fusão e de ebulição. 5.9 Indicar que, durante uma mudança de estado físico de uma substância, a temperatura permanece constante, coexistindo dois estados físicos Construir gráficos temperatura-tempo Interpretar gráficos temperatura-tempo para materiais, identificando estados físicos e temperaturas de fusão e de ebulição Definir massa volúmica (densidade) de um material e efetuar cálculos Descrever técnicas para determinar a massa volúmica de materiais sólidos e líquidos Medir a massa volúmica de materiais sólidos e líquidos.

27 Metas 5.15 Indicar que o valor da massa volúmica da água é cerca de 1 g/cm Identificar o ponto de fusão, o ponto de ebulição e a massa volúmica como propriedades físicas características de uma substância, constituindo critérios para avaliar a pureza de um material Identificar amostras desconhecidas recorrendo a valores tabelados de pontos de fusão, pontos de ebulição e massa volúmica Identificar o comportamento excecional da água (massas volúmicas do gelo e da água líquida e presença na Natureza dos três estados físicos), relacionando esse comportamento com a importância da água para a vida.

28 Metas 5.19 Indicar vantagens (portabilidade, rapidez, facilidade de utilização, custo) e limitações (menor rigor, falsos positivos ou falsos negativos) de testes químicos colorimétricos disponíveis em kits Descrever os resultados de testes químicos simples para detetar substâncias (água, amido, dióxido de carbono) Justificar a relevância da química analítica em áreas relacionadas com a nossa qualidade de vida, como segurança alimentar, qualidade ambiental e diagnóstico de doenças.

29 Pontos de fusão e de ebulição Ponto de fusão Temperatura a que uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Ponto de solidificação Temperatura a que uma substância passa do estado líquido para o estado sólido. O ponto de fusão de uma substância é igual ao seu ponto de solidificação. Ponto de ebulição Temperatura a que substância líquida passa do estado líquido para o estado gasoso, rapidamente e com agitação do líquido. Ebulição Passagem de um líquido ao estado gasoso, rapidamente e com agitação

30 Pontos de fusão e de ebulição Propriedade física da substância Substância Ponto de fusão (ºC) Ponto de ebulição (ºC) Água Alumínio Mercúrio Chumbo Ouro Azoto Propano A evaporação ocorre a temperaturas inferiores à temperatura de ebulição. A vaporização da água pode ocorrer por ebulição, a 100 C, ou por evaporação, abaixo de 100 C.

31 Pontos de fusão e de ebulição Os pontos de fusão e de ebulição de uma substância permitem identificar o seu estado físico, a uma dada temperatura : Quando a temperatura é menor que o ponto de fusão, a substância é sólida; Quando a temperatura é maior que o ponto de fusão e menor que o ponto de ebulição, a substância é líquida; Quando a temperatura é maior que o ponto de ebulição, a substância é gasosa. O ponto de ebulição também permite identificar qual é o líquido mais volátil: o líquido que evapora mais facilmente é o que tem menor ponto de ebulição. Os pontos de fusão e de ebulição permitem identificar as substâncias presentes em amostras desconhecidas e avaliar a pureza de um material, recorrendo a valores registados em tabelas de pontos de fusão e de ebulição.

32 Pontos de fusão e de ebulição Gráfico temperatura-tempo para o aquecimento de uma substância pura: Temperatura Ponto de ebulição Ebulição Gasoso Ponto de fusão Fusão Líquido Sólido Tempo Numa substância pura, a temperatura fica constante durante a mudança de estado físico, existindo ao mesmo tempo dois estados físicos.

33 Pontos de fusão e de ebulição Estados físicos Sólido Gasoso no passa a Ponto de fusão passa a Líquido no Ponto de ebulição

34 Massa volúmica (densidade) Massa volúmica (densidade) Propriedade física que se calcula dividindo a massa pelo volume de uma substância. Grandeza Unidade SI massa (m) grama (g) volume (V) centímetro cúbico (cm 3 ) densidade ( ) grama por centímetro cúbico (g/cm 3 ) A massa volúmica do cobre é 8,9 g/cm 3, o que significa que um centímetro cúbico de cobre tem a massa de 8,9 gramas.

35 Massa volúmica (densidade) Para calcular a massa volúmica de um sólido ou líquido, é necessário medir a sua massa, com uma balança, e o seu volume, com uma proveta. O volume de um sólido é igual ao volume de água que sobe numa proveta, quando o sólido é colocado no seu interior.

36 Massa volúmica (densidade)

37 Massa volúmica (densidade) O volume de um sólido regular (cubo) também pode ser calculado através das dimensões dos seus lados (v cubo = lado x lado x lado). A densidade de um líquido também se pode determinar usando um densímetro que se coloca dentro do líquido.

38 Massa volúmica (densidade) Sólido Líquido Densidade de substâncias e misturas Substância/Mistura Densidade (g/cm 3 ) Alumínio 2,70 Cobre 8,92 Diamante 3,5 Ferro 7,87 Gelo 0,92 Grafite 2,1 a 2,2 Madeira 0,40 a 0,80 Ouro 19,3 Prata 10,5 Água do mar 1,03 Água pura 1,00 Álcool etílico 0,79 Azeite 0,91 a 0,92 Mercúrio 13,65 Petróleo bruto 0,80 a 0,90 Um sólido flutua num líquido se for menos denso (madeira ou gelo na água). Um sólido afunda-se num líquido se for mais denso (alumínio na água). Um líquido flutua noutro líquido se for menos denso (azeite ou petróleo na água).

39 Massa volúmica (densidade) A massa volúmica permite identificar as substâncias presentes em amostras desconhecidas e avaliar a pureza de um material. Quando uma substância contém impurezas ou está misturada com outras, a sua densidade é diferente e o valor depende da quantidade de impurezas. Um anel de ouro com a massa de 4,5 g e volume 0,4 cm 3 será de ouro puro? A densidade do material de que é feito o anel é 11,2 g/cm 3. Como a densidade do ouro é 19,3 g/cm 3 conclui-se que o anel não é feito só de ouro: é ouro misturado com outros metais.

40 Massa volúmica (densidade) Densidade exprime-se em g/cm 3 de Substâncias determina-se através de Massa Volume

41 Comportamento da água e sua importância A água é a única substância cujo volume aumenta e a densidade diminui quando solidifica. Como o volume aumenta e a massa não varia, a densidade do gelo é menor do que a densidade da água líquida e o gelo flutua na água.

42 Comportamento da água e sua importância A água encontra-se na Natureza nos três estados físicos: sólido (gelo), líquido e gasoso (vapor de água). A água é muito importante para os seres vivos: Faz parte da constituição dos seres vivos (cerca de 70% no Homem); Dissolve sais minerais e nutrientes essenciais à vida; Dissolve o oxigénio necessário para a respiração dos peixes; É o habitat de muitos seres vivos; É importante para a higiene, o lazer e como via de comunicação.

43 Testes químicos As propriedades químicas das substâncias permitem a sua deteção, realizando testes químicos colorimétricos disponíveis em kits. As substâncias são detetadas através de reações químicas, em que se observa mudança de cor após a adição de um reagente. Os testes químicos em kits podem ser utilizados para analisar a água, o solo, o ar, o sangue e os alimentos. Vantagens: são portáteis, rápidos, simples e baratos. Desvantagens: podem não indicar o valor correto (são menos rigorosos) e podem originar erros (falso positivo ou falso negativo).

44 Testes químicos Identificação do dióxido de carbono com a água de cal Identificação da água com o sulfato de cobre anidro A água de cal límpida torna-se turva em contacto com o dióxido de carbono proveniente da respiração. O sulfato de cobre anidro, que é branco, torna-se azul em contacto com a água.

45 Testes químicos Identificação do amido com a água de iodo A água de iodo, que é castanha, torna-se azul-arroxeada em contacto com o amido do pão.

46 Química analítica Química analítica Área da Química que realiza análises que permitem identificar e quantificar substâncias, para avaliar a qualidade ou o grau de contaminação dos materiais. A química analítica é muito importante para a qualidade de vida, a segurança alimentar, a qualidade ambiental e o diagnóstico de doenças.

47 Nelson Alves Correia Escola Secundária Maria Lamas Torres Novas

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas e químicas O que são transformações físicas O vidro que formava o copo é o mesmo que forma os pedaços que resultam da queda. A água que estava no estado líquido é exatamente a mesma que constitui o gelo. O sal que

Leia mais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de Unidade 4 O MUNDO MATERIAL 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade ou massa volúmica

Leia mais

SÍNTESE TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS

SÍNTESE TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS Escola Básica e Secundária da Calheta Físico-Química - 8.º Ano de escolaridade Ano letivo 2017/2018 FICHA DE REVISÕES Transformações físicas e químicas e propriedades físicas e químicas NOME: N.º TURMA

Leia mais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 4 O MUNDO MATERIAL 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade

Leia mais

- Propriedades físicas e químicas dos materiais

- Propriedades físicas e químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade COMPETÊNCIAS 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade ou massa volúmica

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade TPCA 2018/2019 Data: Nome: _ Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem

Leia mais

Distinção entre transformaçoes físicas e químicas (Pp. 68 a7 1)

Distinção entre transformaçoes físicas e químicas (Pp. 68 a7 1) Distinção entre transformaçoes físicas e químicas (Pp. 68 a7 1) Transformação física Transformação química Ensaios químicos que permitem detetar a presença de algumas substâncias Atenção às Páginas do

Leia mais

Manual Pg. 71. Caderno de atividades: questões da pp. 72. Ficha de apoio 25

Manual Pg. 71. Caderno de atividades: questões da pp. 72. Ficha de apoio 25 Distinção entre transformaçoesfísicas e químicas (Pp. 68 a7 1) Transformação física Transformação química Ensaios químicos que permitem detetar a presença de algumas substâncias Atenção às Páginas do MANUAL

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 5

Ficha de Avaliação Sumativa 5 Ficha de Avaliação Sumativa 5 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas

Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Ficha Informativa n.º 2 Tipos de Reações Químicas Nome: Data: / /20 INTRODUÇÃO TEÓRICA Reações Químicas Nas reações químicas, uma ou várias substâncias iniciais (reagentes)

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 1

Ficha de Avaliação Sumativa 1 Ficha de Avaliação Sumativa 1 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade TPCA 2018/2019 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem

Leia mais

Densidade ou massa volúmica de uma substância

Densidade ou massa volúmica de uma substância Densidade ou massa volúmica de uma substância Massa e volume de um corpo A massa e o volume são duas grandezas físicas distintas. A massa de um corpo é uma medida da quantidade de matéria que constitui

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º Período 13 13 13 12 12 2.º Período 12 12 12 14 14 3.º Período 6 8 7 7

Leia mais

Apontamentos da disciplina de Físico-Química Módulo Propriedades físicas e químicas dos materiais

Apontamentos da disciplina de Físico-Química Módulo Propriedades físicas e químicas dos materiais Cursos Vocacionais Apontamentos da disciplina de Físico-Química Módulo 1 1.3 Propriedades físicas e químicas dos materiais Os materiais que vemos à nossa volta existem em três estados físicos diferentes:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Físico-Química /7º ano Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Espaço Universo e Distâncias no Universo Sistema Solar Descrever

Leia mais

5.2. Transformações químicas (parte I)

5.2. Transformações químicas (parte I) 5.2. Transformações químicas (parte I) Transformações químicas (parte I) Nas transformações químicas, as substâncias iniciais são designadas por reagentes e as novas substâncias formadas são designadas

Leia mais

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Química A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Matéria (p.23) É tudo aquilo que tem massa, volume e, por isso, ocupa um lugar no espaço. Não é possível compartilhar o espaço com outra porção

Leia mais

5.3. Transformações químicas (parte II)

5.3. Transformações químicas (parte II) 5.3. Transformações químicas (parte II) Há substâncias como, por exemplo, a água e o cloreto de cobre(ii), que se decompõem por ação da. Quando isso acontece dizemos que ocorre uma eletrólise. Hidrogénio

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ FÍSICO-QUÍMICA 7. O ANO (PLANO A LONGO PRAZO) Ana Padilha Sandra Barradas Ano Letivo 018/019 1. APRENDIZAGENS ESSENCIAIS- Conhecimentos, Capacidades e atitudes

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Leia atentamente o texto que

Leia mais

DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS. Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D)

DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS. Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D) UNIDADE LETIVA ESPAÇO AE: CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES [Interdisciplinaridade] Universo e distâncias no Universo Descrever a organização dos corpos celestes, localizando a Terra no Universo, construindo

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO REAÇÕES QUÍMICAS Os materiais podem sofrer transformações químicas ou transformações físicas. As transformações químicas são aquelas em que ocorre a formação de novas substâncias com propriedades diferentes

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS Também conhecidas como REAÇÕES QUÍMICAS, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº . 1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº Conteúdo: Propriedades da matéria; mudanças de estado físico; transformações de unidades..

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Propriedades físicas e químicas das substâncias Propriedades físicas e químicas das substâncias Na Natureza há uma grande diversidade de materais. Muitos desses materais são substâncias mas será que são puras? Há substâncias que, mesmo misturadas com

Leia mais

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE 1 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA NA TERRA Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta; Diversos ambientes na Terra são habitados

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

Grandes Ideias. em Materiais Naturais ou Sintéticos.

Grandes Ideias. em Materiais Naturais ou Sintéticos. PÁG: 1 / TEMA 2: MATERIAIS: 1. CONSTITUIÇÃO DO MUNDO MATERIAL Materiais naturais e sintéticos A madeira das árvores é natural mas o banco é manufaturado. A variedade de materiais existentes à nossa volta

Leia mais

Ácido nítrico concentrado: R: 8-35; S: Ácido sulfúrico concentrado: R: ; S: /37/ Realizar na hotte. Usar luvas.

Ácido nítrico concentrado: R: 8-35; S: Ácido sulfúrico concentrado: R: ; S: /37/ Realizar na hotte. Usar luvas. REALIZAÇÃO EXPERIMENTAL Objectivos Verificar e interpretar a ocorrência de reacções químicas de ácido-base. Verificar e interpretar a ocorrência de reacções químicas de oxidação-redução. Interpretar as

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Lista de exercícios 2 QB70D

Lista de exercícios 2 QB70D Lista de exercícios 2 QB70D 1) Suponha que você jogue uma bola de tênis para o alto. (a) A energia cinética da bola aumenta ou diminui à medida que ela ganha altitude? (b) O que acontece com a energia

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA

LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA UNIVERSIDADE FEDERAL D ESTAD D RI DE JANEIR (UNIRI) INSTITUT DE BICIÊNCIAS DEP. DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INRGÂNICA 2/2015 PRFª.: CLAUDIA JRGE D NASCIMENT LISTA DE EXERCÍCIS: MATÉRIA

Leia mais

Ficha de avaliação diagnóstica aos conhecimentos do 1º período. Jcr

Ficha de avaliação diagnóstica aos conhecimentos do 1º período. Jcr Ficha de avaliação diagnóstica aos conhecimentos do 1º período Jcr 2011-12 QUESTÃO 1 Faz a associação correcta entre as duas colunas: 1. A. são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias 2.

Leia mais

Critérios de Avaliação de Físico-Química 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80%

Critérios de Avaliação de Físico-Química 7.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Descritores de Desempenho Linguagens e textos Universo e Distâncias no Universo Descrever a organização dos corpos celestes, localizando a Terra

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

O QUE É QUÍMICA? Química é uma ciência experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

O QUE É QUÍMICA? Química é uma ciência experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química se

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 8.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica

Ciências Físico-Químicas 8.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica Ciências Físico-Químicas 8.º ano Ficha de avaliação diagnóstica Grupo I 1. Para podermos trabalhar no laboratório é necessário conhecer o material utilizado e as regras de sinalização de segurança. 1.1

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial sólido 30% líquido A água existe na Natureza no estado sólido, líquido e gasoso. No estado das altas montanhas;

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A tabela

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial 70% doce água superficial sólido

Leia mais

Metas. Constituição do Mundo Material

Metas. Constituição do Mundo Material Materiais Metas Constituição do Mundo Material 1. Reconhecer a enorme variedade de materiais com diferentes propriedades e usos, assim como o papel da química na identificação e transformação desses materiais.

Leia mais

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade.

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade. Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 5 Soluções. Coeficiente de Solubilidade. # SOLUÇÕES É uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Exemplos: Água + Açúcar, Gasolina + Álcool, CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade

Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: transformações físicas e o conceito de densidade. 1. O naftaleno, comercialmente

Leia mais

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj A teoria do calórico (~1779) Para atingir o estado de equilíbrio térmico, T 1 T 2 T 1 > T 2 -Substância fluida - invisível - peso desprezível T a quantidade de calórico Esta teoria explicava um grande

Leia mais

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução

2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução 2.3.1Mineralização das águas e processos de dissolução As águas naturais são na verdade soluções aquosas, não contêm apenas água, mas também substâncias dissolvidas. A facilidade de dissolução das substâncias

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 6º Data: / /2012 Bimestre: 2 Professor: Vanildo Disciplina: Química Orientações para estudo: O que estudar (Conteúdo) Transformações e energia. Fenômenos físicos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS ATOMICIDADE - ALOTROPIA 1. (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química? (1) O reflexo

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

Composição das soluções

Composição das soluções Composição das soluções Físico-química Docente: Marília Silva Soares 7º ano de 1 escolaridade COMPOSIÇÃO DAS No fim deste capítulo, o aluno deve ser capaz de Caracterizar, qualitativa e quantitativamente,

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 1 Conceito de calorimetria 2 Introdução 3 Definição de caloria 4 Calor específico 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 7 Capacidade térmica 8 Trocas de calor 9 Calor latente 10 Curva

Leia mais

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL ESTUDOS INDEPENDENTES- 1º e 2º SEMESTRE RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO

Leia mais

Constituição do mundo material como classificar os materiais? Substâncias e misturas de substâncias. Constituição do mundo material

Constituição do mundo material como classificar os materiais? Substâncias e misturas de substâncias. Constituição do mundo material Sumário como classificar os materiais?. A diversidade dos materiais e a suas propriedades específicas Se olharmos à nossa volta, com atenção, verificamos que temos ao nosso dispor uma grande variedade

Leia mais

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo.

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 A água em contínuo movimento 6º anos 2º período - 2012 1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. 2. Analise

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FÍSICO - QUÍMICA 7º ANO. Áreas de Competências Conhecimentos/Capacidades/Atitudes. Aprendizagens essenciais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FÍSICO - QUÍMICA 7º ANO. Áreas de Competências Conhecimentos/Capacidades/Atitudes. Aprendizagens essenciais CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FÍSICO - QUÍMICA 7º ANO Domínios Percentagem (por domínio) Áreas de Competências Conhecimentos/Capacidades/Atitudes Instrumentos de avaliação Descritores do perfil do aluno Materiais/Espaço/Energia

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Preencha a tabela a seguir com as palavras constante ou variável, de acordo com as propriedades de cada estado da matéria.

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

Sumário Aula nº 2. Não esquecer que: Diversidade de Materiais. Matéria e materiais. Matérias primas. Materiais

Sumário Aula nº 2. Não esquecer que: Diversidade de Materiais. Matéria e materiais. Matérias primas. Materiais Sumário Aula nº 2 Não esquecer que: -Materiais: Origem, constituição e diversidade. -Resolução de exercícios. A Química é a área do conhecimento que estuda a estrutura, propriedades e transformações da

Leia mais

Propriedades da Matéria Capítulo 2

Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades que definem a matéria Físicas: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade e densidade. Químicas: relacionadas com as transformações que

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas ESTADO DE SANTA CATARINA EEB DR JORGE LACERDA Substâncias e Misturas Profª Luiza P. R. Martins Química 1º ano Estados físicos (de agregação) da matéria Vapor Características microscópicas 2 Ebulição, Vaporização

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA 44 QUESTÃO 46 1 Uma certa quantidade de água é colocada em um congelador, cuja temperatura é de 20 o C. Após estar formado e em equilíbrio térmico com o congelador, o gelo é transferido para outro congelador,

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Prof. a M. a Nayara Lais Boschen QUÍMICA 2 MATÉRIA Tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser na forma sólida,

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 4

Ficha de Avaliação Sumativa 4 Ficha de Avaliação Sumativa 4 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

Química B Extensivo V. 1

Química B Extensivo V. 1 Química B Extensivo V. 1 Resolva Aula 1 Aula 3 1.01) O açúcar se divide e preenche os espaços vazios existentes na água. 3.01) C 1.0) Plástico. 1.03) Acidez. Aula.01) C I Condensação II Fusão S III Ebulição

Leia mais

DPA8MM Porto Editora. FÍSICO-QUÍMICA 8. o ANO REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS

DPA8MM Porto Editora. FÍSICO-QUÍMICA 8. o ANO REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS REAÇÕES QUÍMICAS 1 1. Qual é a teoria que explica a estrutura da matéria? 2. Como é constituída a matéria? 3. Porque é que as substâncias são diferentes? 1. É a Teoria cinético-corpuscular da matéria. 2. É constituída

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente B

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente B 01) E a) Certa para Brönsted-Lowry, ácido é a espécie que doa próton e base á a que recebe próton; b) Certa quando uma espécie perde o próton, outra recebe. Assim, haverá um ácido e uma base de cada lado

Leia mais

Cálculos envolvendo reações

Cálculos envolvendo reações Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Misturamos reagentes que não estão em proporção estequiométrica Reagente limitante: consumido totalmente Reagente em excesso: sobra certa quantidade

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção

Atividade complementar de Química. Transformação química das substâncias. Atenção Atividade complementar de Química Transformação química das substâncias Educação de Jovens e Adultos Nas transformações químicas, também conhecida como reação química, as substâncias são transformadas

Leia mais

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 Etapas do tratamento de água Cada etapa do tratamento de agua pode representar um obstáculo há transmissão de doenças. O grau

Leia mais

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono:

1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol e dióxido de carbono: EB: QUÍMICA GERAL/ EQB: QUÍMICA GERAL I Capítulo 4. Reacções químicas II Ficha de exercícios 1. A fermentação é um processo químico complexo do fabrico de vinho no qual a glucose é convertida em etanol

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo.

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. Com base nos dados da tabela, responda as questões a seguir.

Leia mais

FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO

FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO -CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS - SUBSTÃNCIAS E MISTURAS - SOLUÇÕES -TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS 1. A Química é a ciência que estuda as propriedades e

Leia mais

3º Período. Temas / Conteúdos. ESPAÇO Universo

3º Período. Temas / Conteúdos. ESPAÇO Universo Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2017/2018 7.º Ano Disciplina: Físico-Química Períodos 1º 2º Período Período Número de aulas previstas (50 minutos) 39 33 27 3º Período Apresentação e Diagnóstico

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS Uma substância química (ou apenas substância) é um material que apresenta um conjunto de propriedades bem definido e constante e tem composição fixa, independente da

Leia mais

Temas / Conteúdos subjacentes às Aprendizagens Essenciais

Temas / Conteúdos subjacentes às Aprendizagens Essenciais Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 7º Ano Disciplina: Físico-Química Períodos 1º 2º Período Período Número de aulas previstas (50 minutos) 39 36 24 ESPAÇO Universo Temas / Conteúdos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ano: 1 o Ensino Médio Professora: Karine R. de Almeida Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 QUESTÃO 1 (KRA-2019) Aluno(a): N o : Turma: ATIVIDADES

Leia mais

Tipos de Reações Químicas

Tipos de Reações Químicas Tipos de Reações Químicas 8.º ano Ciências Físico-Químicas Unidade 1.2 Tipos de Reações Químicas Que tipos de reações químicas podemos distinguir? Existem várias formas diferentes de classificar as reações

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

Unidade Propriedades da matéria

Unidade Propriedades da matéria Unidade 1 1. Propriedades da matéria O que é matéria? O que é matéria? Tudo que ocupa lugar no espaço é feito de matéria. Ex: Mesas, cadeiras, animais, plantas e até o ar que respiramos! Chamamos de corpo

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais