Grupo 1. 1) Vantagens de se morar na RMBH. 2) Problemas de se morar na RMBH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo 1. 1) Vantagens de se morar na RMBH. 2) Problemas de se morar na RMBH"

Transcrição

1 PLANO METROPOLITANO (PDDI-RMBH) Relatório da 5 a Oficina Pública (Ciclo A) do Processo Participativo 24 de Março de 2010 Ribeirão das Neves (18:30 às 22:00) Grupo R2 OESTE (Florestal, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Betim, Esmeraldas) Grupo 1 1) Vantagens de se morar na RMBH Rápida acessibilidade (saúde, educação, serviços, shoppings, emprego, lazer) Emprego (captação de mão de obra excedente por BH e conseqüente crescimento demográfico) Tranqüilidade em relação ao trânsito e menor custo de vida das cidades do entorno de BH em relação à capital Proximidade a lugares para o lazer (comodidade do interior) Usufruir os recursos presentes em Belo Horizonte Ensino Superior de melhor qualidade e em maior diversidade de cursos em Belo Horizonte Áreas verdes e, ao mesmo tempo, o acesso aos serviços Obras de acessibilidade entre capital e entorno Qualidade de vida Infra-estrutura urbana conjugada a uma melhor qualidade de vida em relação a BH, quanto a violência, trânsito e meio ambiente Trabalho e ensino concentrados em BH 2) Problemas de se morar na RMBH Custo dos serviços nem sempre acessível a todos em todos os municípios Alta centralização dos recursos, dos serviços e da infra-estrutura em Belo Horizonte Insegurança, que tem acompanhado o crescimento demográfico dos municípios Desemprego e sublocação dos empregos, além de falta de mão-de-obra qualificada Diminuição da mobilidade com os congestionamentos, quanto mais perto da capital Acomodação com as vantagens da proximidade a BH, em detrimento do desenvolvimento local Despreocupação dos governantes com os municípios metropolitanos Precariedade de saúde, educação e lazer. Despreparo, em termos de infra-estrutura, para enfrentar o crescimento que parte de BH.

2 Problemas com transporte Conseqüente perda da qualidade de vida Falta de apoio do governo do Estado, em apoio técnico e financeiro Mudanças constantes das equipes de funcionários, de acordo com as mudanças de governo. As ações do governo estadual não são metropolitanas, mas cobra-se dos municípios uma postura metropolitana. Caso de Esmeraldas e Ribeirão das Neves: o planejamento dos anos 1970 só contemplou Belo Horizonte, sem preocupação com o entorno, gerando nessas cidades processos de favelização e sua transformação em cidades-dormitório. 3) Desafios de se morar na RMBH Descentralização de recursos Desenvolvimento regional, produzindo uma independência em relação à centralidade de BH. Geração de empregos e renda Planejamento e melhoria do transporte Compensação metropolitana para as cidades que sofrem impactos negativos, como Ribeirão das Neves e Esmeraldas. Geração de renda em BH e de despesas públicas nos outros municípios Distribuição de recursos do governo entre os municípios, para que seja possível atender a demanda que chega de BH. Criação de projetos para os jovens Possibilitar que os habitantes fixem-se em suas cidades Alcançar a mobilização da população Orçamento solidário Apoio financeiro e técnico por parte do governo do Estado para novos loteamentos e urbanização Participação da sociedade civil no planejamento Que o planejamento seja executado Transparência dos gastos públicos para a população Descentralização dos serviços, cultura, lazer, transportes. Grupos metropolitanos congregar municípios próximos em prol do desenvolvimento Atualização dos dados censitários dos municípios para o recebimento de recursos Consórcios para adquirir serviços Implantação das políticas públicas e produtivas de forma igualitária

3 Grupo 2 1) Vantagens de se morar na RMBH Capim Branco: Acesso a serviços - administrativos, infra-estrutura, saúde. Reestruturação da cidade Santa Luzia: Cidadã metropolitana - Mora Venda Nova, trabalha em Santa Luzia: Conviver com diversidade cultural (artesanato, congado). Santa Luzia: Acesso a serviços de saúde e educação, sobretudo superior (UFMG) Lagoa Santa: proximidade de todos os municípios Capim Branco: linguagem: UAI remete a ser mineiro, carinho, afetividade - gera integração, divulgação intermunicipal, troca, parceria Santa Luzia: integração dos municípios favorece direitos humanos. Resgate de culturas. Política favorável à integração dos municípios e suas culturas. Vespasiano: leis gerais, revisão da política a partir de questões que integrem o cidadão metropolitano. Ribeirão das Neves: Viabilidade, possibilidade de acessibilidade (a Betim, Contagem, BH e Neves); qualidade de vida na capital em relação às demais capitais do país; convivência (sociabilidade) com pessoas dos demais municípios. Baldim: Progresso gerado para a região é impulsionado pela infra-estrutura da capital, ex. copa de Jaboticatubas: acesso à saúde e educação, não apenas de BH, mas também Santa Luzia, etc. 2) Problemas de se morar na RMBH Lagoa Santa: Saneamento básico relacionado ao crescimento do vetor norte. Santa Luzia: Cidades dormitório: BH centro de empregos e serviços. Mobilidade: falta de ônibus intra e intermunicipal. Diferença de identidade nas cidades, não se conhecem. Ex. Justinópolis completamente separado do centro de Ribeirão das Neves. Falta de identidade dos cidadãos para com a cidade. Falta espaço de socialização para jovens. Falta mobilidade intra e intermunicipal. Baixo nível de escolaridade. Ocupação desordenada, ex. áreas de preservação. Desigualdade entre rendas (municípios ricos X pobres). Santa Luzia: Transporte: briga política das empresas de transportes - manipulação, monopólio. Grandes eventos (copa, CAMG) gerando pressão política nas áreas do saneamento, moradia, etc. Ex., apartamentos para Vila da Copa. Santa Luzia: especulação imobiliária: sobrevalorização dos imóveis. Falta ensino de qualidade, sobretudo técnicos, de formação profissional.

4 Capim Branco: especulação imobiliária e aumento do custo de vida desde que ingressou na RMBH. Acesso viário. Jaboticatubas: Acesso: não tem acesso asfaltado ao Parque Nacional Serra do Cipó. Capim Branco: falta escolaridade superior. Faltam espaços culturais. Moradia. Lagoa Santa e Baldim: falta ensino técnico e profissionalizante. Baldim: faltam equipamentos para policiamento, ex. viaturas quebradas. Ribeirão das Neves: Educação, sobretudo infantil. Baldim: Município pequeno com repasse do FPM muito baixo por ser da RMBH (0,6 %). 3) Desafios de se morar na RMBH Santa Luzia: Estabelecer pacto metropolitano para lei de uso e ocupação do solo e proteção ambiental, principalmente. Lagoa Santa: manter qualidade de vida nos municípios. Santa Luzia: manter, segurar, a cultura em frente à pressão política (opressão) que é exercida sobre as comunidades. Capim Branco: adequar lei de uso e ocupação do solo ao plano metropolitano; gerar recursos para que os municípios tenham condição de se adequar à lei. Mediar a relação entre poder público, iniciativa privada e população nas questões de habitação. Baldim: Esclarecimento dos procedimentos aos pedidos de loteamento (LUOS). Santa Luzia: reassentamento da população em novos locais em função dos novos empreendimentos propostos. Fiscalização ambiental. Santa Luzia: Criar sistema integrado de acesso viário. Vespasiano: proteção ambiental, recuperação das nascentes. Santa Luzia: fazer estudo de impacto ambiental das propostas de planejamento; adequação ao projeto Manuelzão. Baldim: atender às novas normas da COPASA a partir da criação de ETEs. Ribeirão das Neves: controlar a pressão para criação de novas penitenciárias. SÍNTESE: Fazer estudo de potencial econômico da cidade para gerar emprego e renda em cada município. Gerar escolas técnicas e profissionalizantes Criar políticas para valorizar culturas locais. Identificar vocações que gerem trabalhos e rendas Criar pólos industriais. Criar mecanismos (fortalecimento de sindicatos) para igualdade salarial em todos os municípios. Jaboticatubas: valorizar, fortalecer, a vocação rural do município (horti-fruti-granjeiro). Organizar políticas cooperativas para valorizar agricultura familiar Formar mão de obra especializada para agricultura.

5 Baldim: Aumentar para 0,8 o repasse do FPM para todos os municípios da RMBH para que estes possam administrar melhor o recurso.

6 Grupo 3 1) Vantagens de se morar na RMBH Possibilidade de usufruir o que a capital oferece como as boas escolas de ensino superior, oferta de eventos de lazer e grandes hospitais. A proximidade favorece o deslocamento. Acho que são muitas as vantagens se comparado com a cidade do interior. Eu não vejo muitas vantagens. Transporte coletivo é verdadeiramente um caos urbano. Estar mais próximo dos serviços. Acesso. O verde ainda está muito próximo de quem está fora da capital. Aqui em ribeirão das Neves tem muitas desvantagens. Não vejo muita vantagem em fazer parte da região metropolitana. Juntar os municípios traz desenvolvimento geral. Quem mora em uma RM não se sente isolada. Quem mora fora da capital tem qualidade de vida. Baldim vantagem para a área de saúde. Mudanças como a linha verde são muito importantes, as obras favorecem o acesso a estudo e trabalho. É uma globalização muito boa como a que estamos tendo agora nesta oficina. Saúde e troca cultural. Subsistência diferente do interior. É possível buscar o informal mesmo se não tiver emprego com carteira assinada. Trabalho na roça é mais difícil. 2) Problemas de se morar na RMBH Transporte coletivo é um problema muito grande. Trabalhar em Santa Luzia e morar em Betim traz um problema financeiro. Em Vespasiano os direitos do cidadão são desrespeitados o tempo todo. A população retirada de BH e trazida para Vespasiano não recebe apoio social e o município não corresponde as demandas. As propagandas são enganosas, voltadas para as pessoas de fora. Santa Luzia - Poluição sonora, visual e auditiva. O meio ambiente metropolitano é muito degradado. O mercado imobiliário empurra as pessoas da capital para as outras cidades da RMBH. O executivo é muito autoritário, pouca transparência. Na essência não há participação apesar do marketing. As receitas das cidades são pequenas. BH é muito bacana comparado com Santa Luzia. O transporte Coletivo é um problema para a população de massa. As grandes vias que estão sendo construídas em BH são perto de favelas que vão sair e virão para a metropolitana. Isso é feito sem que as pessoas recebam infraestrutura.

7 Ribeirão das neves tem muitos problemas, todos sabem. Penitenciarias, assentamentos irregulares quem vem para cá. RN importa problemas da capital.as pessoas que vem da capital reivindicam saúde e os outros serviços. Assentamento desordenado fruto da especulação imobiliária. A cidade não tem infra-estrutura para receber as pessoas. Há uma competição entre as pessoas pelo emprego, transporte urbano. Lagoa Santa se sente frágil, pq não tem saúde, educação, emprego. Tem ar puro, mas não tem recursos. Até o verde está acabando por causa da especulação imobiliária. No final de semana falta água porque os moradores do final de semana chegam. Baldim acha que BH tira o problema deles e joga para as outras cidades. Temos que começar a reclamar e não aceitar o que acontece. Vão construir vias? Para onde vão enviar a população? BH deveria enviar coisas boas para os outros municípios como as indústrias, mas apenas enviam para as outras cidades as coisas ruins. O transporte é um monopólio. Os governadores têm que começar a ver os outros municípios de outra forma. Os problemas têm que ser resolvidos no local de origem e não enviados para os outros municípios. 3) Desafios de se morar na RMBH RN tem muita coisa em Neves que é novo. Aqui não tem emprego para todos. Eles vão para BH, Contagem, Betim. O preço da passagem é um problema pq é a mais cara da RMBH. Os jovens ficam desamparados e gera violência. Bolsa Família não está resolvendo. Aqui não sai nada do papel. O desafio é empregar a população. A mão de obra em Neves é muito desvalorizada. RN tirar da teoria a idéia de crescimento sustentável. Nem tudo que é economicamente viável é socialmente justo. Há outras bandeiras importantes, mas o crescimento ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo é um grande desafio. Conscientização da cidadania metropolitana. A partir dela surgirá coisa de concreto. O governo só fará algo se a sociedade civil incorporar este conceito. Controlar o mercado imobiliário que está tirando a chance das pessoas adquirirem seus imóveis e expulsando pessoas. Quem estava guardando dinheiro para comprar um imóvel, perdeu oportunidade pq está impossível depois das obras do governo estadual. Quebrar monopólio do transporte público para tornar possível o metrô. Reduzir a desigualdade e reverter prioridades. Habitações sustentáveis através do uso de recursos locais. Dividir as vantagens com os municípios. Não estamos aqui somente para aceitar os lixos, mas também os benefícios. Não somos quarto de despejo. Lagoa Santa respeitar o desejo da população quando votado e decidido. RN é muito desmembrada. Falta comunicação. O número de meninos envolvidos com droga é muito grande. Faltam políticas públicas, falta teatro, cinema. Falta, nos municípios, os equipamentos de lazer e cultura que tem em BH.

8 Mesmo os dados defasados assustam o número de jovens fora da escola. RN tudo construído em RN em termos de Políticas públicas nos últimos 10 anos faz cócegas perto da demanda. Poupança Jovem resultou de um diagnóstico feito em Neves.

9 Grupo 4 1) Vantagens de se morar na RMBH VIVER COM SIMPLICIDADE NA RMBH CUSTO DE VIDA BARATO MESMO MORANDO PERTO DE UM CENTRO METROPOLITANO. ACESSO RAPIDO A CAPITAL LINHA VERDE MAIORES RECURSOS COMPRAR FACILITADAS GRANDE HOSPITAIS MUITAS ESPECIALIDADES ; UNIVERSIDADES DIVERSIDADE CULTURAL. GRANDE BH APRESENTA ATUALMENTE GRANDE DIVERSIDADE E OFERTA NA ARÉA CULTURAL O QUE FACILITA O INTERCAMBIO CULTURAL ENTRE OS MUNICIPIOS. EXISTÊNCIA DOS LAÇOS DE VIZINHANÇA. SENSAÇÃO DE UMA CIDADE DO INTERIOR APESAR DISSO AINDA SER MINIMO E ESTAR EM VIAS DE ACABAR DO PONTO DE VISTA DAS RELAÇÕES SOCIAIS. 2) Problemas de se morar na RMBH NEVES SE PARECE CADA VEZ MAIS COM UM BAIRRO DE BH. PRECONCEITO PELA DISTANCIA A BH. ALTO INDICE DE ACIDENTES; FALTA INFRA-ESTRUTURA DE ACESSO NAS RODOVIAS (AUSENCIA DE PASSARELA) PRINCIPAIS PROBLEMAS : SAUDE CAOS EM TODAS AS CIDADES, ATENDIMENTO E POSTOS DE SAÚDE PRECÁRIOS; SUPERLOTAÇÃO DOS HOSPITAIS E FALÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. TRANSPORTE MESMO LUGARES DE FÁCIL ACESSO, ONIBUS E EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE EM PESSIMAS CONDIÇÕES DE USO. MONOPÓLIO DA EMPRESA DE ONIBUS. PASSAGENS CARAS. DROGAS JUVENTUDE ABANDONADA; ESCOLAS EM PESSIMAS CONDIÇÕES; ALTO INDICE DE VIOLENCIA DENTRO DA SALA DE AULA. FALTA DE PROFISSIONAIS (EDUCAÇÃO E SAÚDE) PARA ATUAR NOS MUNICIPIOS DA RMBH.

10 ESTIGMA DA VIOLÊNCIA GENERALIZADA, O QUE GERA UM PRECONCEITO POR PARTE DAS PESSOAS PARA TRABALHAREM E ATUAREM NO MUNICIPIO. ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA CRIA OUTRAS PERIFERIAS. DESCONHECIMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO A CAPITAL. PROBLEMA DA FALTA DE REGULAMENTAÇÃO DOS TAXIS. 3) Desafios de se morar na RMBH SUPERAR O PROBLEMA DO USO DE DROGAS, SAUDE E EDUCAÇÃO DEBILITADAS. SUPERAR O MONOPOLIO DO TRANSPORTE PARA DEMOCRATIZAR AS POSSIBILIDADES DE ACESSO PARA A CAPITAL E DENTRO DOS MUNICIPIOS. RODOVIÁRIAS METROPOLITANAS; PASSAGENS MAIS DEMOCRÁTICAS. MELHORAR OS ACESSOS PARA BELO HORIZONTE LINHA VERDE ENGARRAFADA. CRIAÇÃO DE UM SISTEMA COMO O BHBUS MAS INTERMETROPOLITANO. INSTIGAR A POPULAÇÃO A PENSAR COMO CIDADE NÃO COMO BAIRRO. FALTA IDENTIDADE METROPOLITANA. SUPERAR O ESTIGMA DE RN, E A IMAGEM NEGATIVA (POBREZA; PENITENCIARIA; VIOLENCIA) QUE BH TEM EM RELAÇÃO A POPULAÇÃO DE NEVES. PENSAR A SAUDE ENQUANTO RMBH; CADA CIDADE TER SEU ATENDIMENTO DE SAUDE MUNICIPALIZADO. GESTÃO METROPOLITANA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO. SUPERAR A FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS MUNICIPIOS. NÃO HÁ COMUNICAÇÃO ENTRE A CAPITAL E OS DEMAIS MUNICÍPIOS. SUPERAR A FALTA DE EQUIPAMENTOS DE CULTURA E LAZER. MAIOR DESAFIO: OS MUNICIPIOS ACOMPANHAREM O DESENVOLVIMENTO DE BELO HORIZONTE. HÁ UMA ALTA DESIGUALDADE ENTRE OS NÍVEIS ECONOMICOS, SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO, CEMIG, TRANSPORTE, EDUCAÇÃO, ENTRE OS MUNICÍPIOS E A CAPITAL. SUPERAR A ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA. FORTALECER PEQUENOS MUNICIPIOS, A FIM DE DESCENTRALIZAR SERVIÇOS E DEMANDAS PARA A CAPITAL. POPULAÇÃO FLUTUANTE. RESOLVER O PROBLEMA DE VISITANTES DE FINAL DE SEMANA QUE SOBRECARREGAM A CIDADE E CONTRIBUEM POUCO COM A ARRECADAÇÃO DA CIDADE. COLOCAR-SE ENQUANTO AGENTES DA MUDANÇA NEGATIVA OU POSITIVA. SUPERAR A DESIGUALDADE DE DESENVOLVIMENTO.

11 BUSCAR MELHOR DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS PARA AS CIDADES DA RMBH QUE ENCONTRAM-SE CONCENTRADOS PRINCIPALMENTE EM BH, BETIM E CONTAGEM. PLENÁRIA Não houve tempo hábil para a realização do debate. Houve, no entanto, algumas intervenções ao longo da exposição dos grupos, ainda que poucas. Foram elas: A relação contraditória que há entre a vantagem de se ter acesso aos serviços disponíveis na capital que, por sua vez, representa também um problema, devido ao excesso de centralização de infraestrutura e serviços em Belo Horizonte e a escassez destas facilidades nos demais municípios. Houve uma contundente manifestação contrária a opiniões emitidas pelo grupo 3 no que diz respeito à subvalorização do município de Ribeirão das Neves. A intervenção se deu no sentido de se conclamar as pessoas a valorizarem o seu município e incorporarem a identidade local ao invés de denegrirem a imagem do município.

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Relatório da 3 Oficina Pública (Ciclo A) do Processo Participativo

Relatório da 3 Oficina Pública (Ciclo A) do Processo Participativo PLANO METROPOLITANO (PDDI-RMBH) Relatório da 3 Oficina Pública (Ciclo A) do Processo Participativo 09 de Março de 2010 Sarzedo (18:30 às 22:00) Grupo R3 SUDOESTE (Itaguara, Itatiaiuçu, Mário Campos, Sarzedo,

Leia mais

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS 1 Industrialização e urbanização A industrialização dá o tom da urbanização contemporânea; Teve seu início próxima as áreas de matériasprimas e água; Ela

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

Planejamento Urbano Governança Fundiária

Planejamento Urbano Governança Fundiária Planejamento Urbano Governança Fundiária Instrumentos de Gestão, Conflitos Possibilidades de Inclusão Socioespacial Alexandre Pedrozo agosto. 2014 mobiliza Curitiba...... de antes de ontem...... de ontem......

Leia mais

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrumentos de viabilização de projetos urbanos integrados

OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrumentos de viabilização de projetos urbanos integrados OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS Instrumentos de viabilização de projetos urbanos integrados DEAP/SNAPU/MCIDADES Maio/2015 Contexto brasileiro Necessidade de obras públicas para requalificação e reabilitação

Leia mais

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos Demian Garcia Castro Hipótese central: a nova rodada de mercantilização da cidade vem ampliando os processos de segregação socioespacial

Leia mais

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos 10 de novembro de 2010 Belo Horizonte Planejamento Estratégico Longo Prazo período 2010-2030 - planejamento

Leia mais

Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo JANEIRO DE 2009

Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo JANEIRO DE 2009 Indicadores de Percepção da Cidade de São Paulo JANEIRO DE 2009 1 Recortes por região e renda familiar 2 Pertencimento à cidade de São Paulo Numa escala de 1 a, em que 1 significa que para você a cidade

Leia mais

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102

PROJETO. Desafios e possibilidades para uma vida melhor. Turma: 102 PROJETO Desafios e possibilidades para uma vida melhor Turma: 102 Carolina Clack, Gabriela Scheffer, Lauren Scheffer e Victória Gomes. Desafios e possibilidades para uma vida melhor Trabalho apresentado

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

A Concentração do Capital Humano e o Desenvolvimento das Cidades

A Concentração do Capital Humano e o Desenvolvimento das Cidades A Concentração do Capital Humano e o Desenvolvimento das Cidades Bernardo L. Queiroz Departamento de Demografia CEDEPLAR/UFMG O ESPAÇO METROPOLITANO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Referências

Leia mais

PLANO DE ESTRUTURA URBANA DO MUNICÍPIO DE MAPUTO

PLANO DE ESTRUTURA URBANA DO MUNICÍPIO DE MAPUTO PLANO DE ESTRUTURA URBANA DO MUNICÍPIO DE MAPUTO Seminário sobre Pobreza Urbana Maputo, 16 de Abril de 2009 RAZOES E FILOSOFIA DO PEUMM O PEUM é o primeiro plano de ordenamento urbano elaborado pelo próprio

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

ESTRADA SUSTENTÁVEL Uma plataforma colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável

ESTRADA SUSTENTÁVEL Uma plataforma colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável 1 ESTRADA SUSTENTÁVEL Uma plataforma colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável 2 Desafios para o desenvolvimento sustentável O mundo esta ficando cada vez mais urbano Mais da metade da população

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá Carlos Eduardo Silva Promotor de Justiça Abr. 2015 Direito à Cidade/Mobilidade Urbana O ambiente

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS Pedagogia PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve redigir um texto dissertativo, em que: a) aborde pelo menos duas das seguintes consequências: aumento da emissão de poluentes atmosféricos;

Leia mais

A SAÚDE NO GOVERNO LULA PROGRAMA DE GOVERNO

A SAÚDE NO GOVERNO LULA PROGRAMA DE GOVERNO A SAÚDE NO GOVERNO LULA PROGRAMA DE GOVERNO ÍNDICE Diagnóstico Princípios Básicos: 1- Redefinição da atuação pública na saúde 2-Saúde como direito de todos 3-Estabilidade e continuidade das políticas de

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Municípios participantes Adrianópolis Bocaiúva do Sul Cerro Azul Doutor Ulysses Rio Branco do Sul Tunas do Paraná Itaperuçu Campo Magro Colombo Almirante Tamandaré

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo:

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo: Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade Entrevista cedida à FGR em Revista por Gustavo de Faria Dias Corrêa, Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. FGR: A Secretaria

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos

Parcelamento do Solo. Projeto de Loteamentos Introdução Parcelamento do Solo Projeto de Loteamentos Prof. Mário Barreiros O parcelamento e a estruturação da cidade O parcelamento do solo é o principal instrumento de estruturação do espaço urbano

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Urbanização no Brasil. Prof Claudio F Galdino - Geografia

Urbanização no Brasil. Prof Claudio F Galdino - Geografia Urbanização no Brasil Prof Claudio F Galdino - Geografia Estruturas, Aspectos Gerais e Rede Urbana Origem: Cidades espontâneas (campo Belo, Rio de Janeiro) Cidades planejadas (BH, Brasília) Urbanização

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

URBANIZAÇÃO NO BRASIL, NO ESTADO E NO MUNICÍPIO, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.

URBANIZAÇÃO NO BRASIL, NO ESTADO E NO MUNICÍPIO, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. URBANIZAÇÃO NO BRASIL, NO ESTADO E NO MUNICÍPIO, NOS ÚLTIMOS 50 ANOS. O que é cidade? Segundo a ONU, aglomerado urbano concentrado com mais de 20 mil habitantes, com atividades no setorsecundário secundário

Leia mais

Pólos da Paz e Praças da Paz SulAmérica

Pólos da Paz e Praças da Paz SulAmérica A iniciativa O projeto Praças é uma iniciativa do Instituto Sou da Paz, em parceria com a SulAmérica, que promove a revitalização de praças públicas da periferia de São Paulo com a participação da comunidade

Leia mais

O governo mineiro deixou de promover concursos públicos e optou por assumir a terceirização Estrito controle dos meios de comunicação

O governo mineiro deixou de promover concursos públicos e optou por assumir a terceirização Estrito controle dos meios de comunicação Cerca de 500 professores desistem de dar aulas no setor público por mês O professor mineiro tem apenas o 19º melhor salário entre as 27 unidades da Federação Investimentos na educação se concentram em

Leia mais

POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE HABITAÇÃO PARA MOÇAMBIQUE

POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE HABITAÇÃO PARA MOÇAMBIQUE POLÍTICA E ESTRATÉGIA DE HABITAÇÃO PARA MOÇAMBIQUE Apresentado por :Zefanias Chitsungo (Director Nacional de Habitação e Urbanismo) INTRODUÇÃO Moçambique tem mais de 20 milhões de habitantes; sendo que

Leia mais

MANIFESTO. A voz dos adultos aprendentes nas acções de alfabetização na Europa

MANIFESTO. A voz dos adultos aprendentes nas acções de alfabetização na Europa QUEM SOMOS NÓS? MANIFESTO A voz dos adultos aprendentes nas acções de alfabetização na Europa Somos adultos que participam em acções de alfabetização oriundos da Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Holanda,

Leia mais

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos 1 Fatores geradores dos conflitos fundiários urbanos Reintegração de posse de imóveis públicos e privados, em que o processo tenha ocorrido em desconformidade

Leia mais

Sind-UTE/MG - 2013 ANASTASIA, CADÊ OS R$ 8 BILHÕES DA EDUCAÇÃO. www.sindutemg.org.br

Sind-UTE/MG - 2013 ANASTASIA, CADÊ OS R$ 8 BILHÕES DA EDUCAÇÃO. www.sindutemg.org.br ANASTASIA, CADÊ OS R$ 8 BILHÕES DA EDUCAÇÃO www.sindutemg.org.br 1 Desde o ano de 1988, a Constituição Federal manda que os governadores invistam 25% de impostos arrecadados em educação. Por que esta regra

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO GABINETE DO PREFEITO O Plano de Metas é um instrumento de gestão que orienta a Prefeitura na direção de uma cidade sustentável e oferece aos cidadãos e à imprensa um mecanismo para avaliar os compromissos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A educação é um dos pilares da sociedade e no nosso emprego não é diferente. Um povo culto está mais preparado para criar, planejar e executar os projetos para

Leia mais

Investimento Inicial

Investimento Inicial Investimento Inicial Seja um Franqueado de Sucesso! CONCEITO No Brasil, quando o assunto é cuidados e manutenção de jardins e piscinas, logo a questão recai na necessidade de chamar desconhecidos e amadores

Leia mais

RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE. Recife 500 Anos uma visão de cidade

RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE. Recife 500 Anos uma visão de cidade RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE Recife 500 Anos uma visão de cidade 1 Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. Victor Hugo 2 Recife 500 Anos uma visão de cidade

Leia mais

A Metrópole e a Questão Social

A Metrópole e a Questão Social A Metrópole e a Questão Social Território Desigualdades A Metrópole e a Questão Social Território Desigualdades Bem-Estar Social Renda Urbana Oportunidades A Metrópole e a Questão Social Território Desigualdades

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social SEMINÁRIOS TEMÁTICOS Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social Maria do Carmo Avesani Diretora do Departamento de Produção Habitacional Secretaria Nacional

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Experiências de Orçamento Participativo (OP) no Brasil: democratização da gestão pública e controle social. Por Ana Claudia Teixeira Instituto Pólis

Experiências de Orçamento Participativo (OP) no Brasil: democratização da gestão pública e controle social. Por Ana Claudia Teixeira Instituto Pólis Experiências de Orçamento Participativo (OP) no Brasil: democratização da gestão pública e controle social Por Ana Claudia Teixeira Instituto Pólis O que é? Um mecanismo (ou processo) pelo qual a população

Leia mais

Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil

Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Novo cenário da mobilidade urbana Plano de Mobilidade Urbana:

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Nova ética emergindo de crises mudança no sistema de emprego exclusão/marginalização social aumento das demandas sociais concentração de poder e

Nova ética emergindo de crises mudança no sistema de emprego exclusão/marginalização social aumento das demandas sociais concentração de poder e PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA CONTEXTO Nova ética emergindo de crises mudança no sistema de emprego exclusão/marginalização social aumento das

Leia mais

O Projeto PROVOZ é um Projeto Social de Desenvolvimento para a população de Fortaleza que privilegia a cidadania e os direitos inerentes à todos os

O Projeto PROVOZ é um Projeto Social de Desenvolvimento para a população de Fortaleza que privilegia a cidadania e os direitos inerentes à todos os O Projeto PROVOZ é um Projeto Social de Desenvolvimento para a população de Fortaleza que privilegia a cidadania e os direitos inerentes à todos os cidadãos brasileiros ao nível da sua realidade local.

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS

GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS GESTÃO DE ÁGUAS URBANAS Prefeitura de Belo Horizonte ÁGUA É ASSUNTO DE TODOS BRASIL . Cidade projetada, inaugurada em 1897. População total: 2,5mi (50% da RMBH). População urbana: 100%. Área: 330.90 km².

Leia mais

O DIREITO À MORADIA E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO. Instrumentos de planejamento e gestão do solo urbano em disputa

O DIREITO À MORADIA E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO. Instrumentos de planejamento e gestão do solo urbano em disputa Promoção: O DIREITO À MORADIA E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO Instrumentos de planejamento e gestão do solo urbano em disputa Rosane Biasotto Coordenadora técnica Planos de Habitação de Interesse Social

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Grupo Temático: Áreas de Proteção. Ambiental Natural. Coordenador: Walter Koch. Facilitador: Karla. Relator:Eloísa

Grupo Temático: Áreas de Proteção. Ambiental Natural. Coordenador: Walter Koch. Facilitador: Karla. Relator:Eloísa Grupo Temático: Áreas de Proteção Coordenador: Walter Koch Facilitador: Karla Ass.: Ass.: Ass.: Relator:Eloísa Porto Alegre, 06 e 07 de maio de 2006. No. Grupo Temático 58 Áreas de Proteção Rejeitado Proposta

Leia mais

MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais

MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais Valores em R$ mil % S/ 2014 2015 2016 2017 TOTAL TOTAL DIRETA

Leia mais

FORMULÁRIO PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS QUESTÕES ABERTAS

FORMULÁRIO PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS QUESTÕES ABERTAS 1 FORMULÁRIO PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS ABERTAS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇAO INSTITUCIONAL CPA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CONGONHAS Responderam a este primeiro grupo de questões abertas

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Vereador de Verdade. Vejam só: Vereador de Verdade é Eneias.

Vereador de Verdade. Vejam só: Vereador de Verdade é Eneias. Vereador de Verdade Vereador de Verdade é Eneias. É gente da gente e busca soluções para transformar nossa cidade numa Feliz Cidade. Não basta apenas fiscalizar e denunciar. É claro que isso tem que ser

Leia mais

Prefeitura Municipal do Natal

Prefeitura Municipal do Natal Prefeitura Municipal do Natal Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças Plano Plurianual 2010/2013 Programa Horizonte Público Objetivo: 8 Mobilidade e Cidadania Contínuo População do município

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA DESENVOLVIMENTO DE LAY-OUT DE PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O SISTEMA G DE TRANSPORTE PÚBLICO MULTIMODAL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA GRUPO DE TRABALHO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

Leia mais

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Consideram-se resíduos sólidos como sendo rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar,

Leia mais

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade)

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) IDEIA FORÇA Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) DETALHAMENTO: Mobilidade humana (trabalhador precisa respeito); Melhorar a qualidade e quantidade de transporte coletivo (Lei da oferta

Leia mais

SERRA DO AMOLAR. A vida que bate no lado esquerdo do Pantanal

SERRA DO AMOLAR. A vida que bate no lado esquerdo do Pantanal SERRA DO AMOLAR A vida que bate no lado esquerdo do Pantanal 2015 O CAMINHO DAS ÁGUAS Quando adentram a planície, as águas diminuem de velocidade por conta da baixa declividade e dão origem a grandes

Leia mais

Será uma carta entregue em mãos após uma marcha que terá início em São Paulo logo após a eleição e terminará no Palácio do Planalto em Brasília.

Será uma carta entregue em mãos após uma marcha que terá início em São Paulo logo após a eleição e terminará no Palácio do Planalto em Brasília. Pesquisa de Opinião CONTEXTO Carta de um Brasileiro é um movimento de mobilização social com objetivo de entregar à Presidente da República eleita em outubro de 2010 os principais desejos e necessidades

Leia mais

Banco Interamericano de Desenvolvimento. Instrução Operacional CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Banco Interamericano de Desenvolvimento. Instrução Operacional CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO Instrução Operacional CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SUMÁRIO Página INTRODUÇÃO 3 1. ÁREA DE ATUAÇÃO 4 2. DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS AO BNB 4 3. RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS 5

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA PADRÃO DE RESPOSTA O estudante deve redigir um texto dissertativo, em que: a) aborde pelo menos duas das seguintes consequências: aumento da emissão

Leia mais

desafios para o sistema de mobilidade sustentável no estado de minas gerais

desafios para o sistema de mobilidade sustentável no estado de minas gerais desafios para o sistema de mobilidade sustentável no estado de minas gerais Subsecretaria de Regulação de Transportes maio / 2015 Secretaria de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Leia mais

SÃO BERNARDO DO CAMPO

SÃO BERNARDO DO CAMPO 1 PPA Participativo 2014-2017 Prestação de Contas O PPA Participativo 2014-2017 em números 21 plenárias 13.471 participantes 200 grupos de trabalho 400 diretrizes 55 programas e ações R$ 18,6 bilhões 3

Leia mais

EIXO DE TRABALHO 01 DIREITO A CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL

EIXO DE TRABALHO 01 DIREITO A CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL EIXO DE TRABALHO 01 DIREITO A CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA E A REPRESENTAÇÃO JUVENIL Proposta I Fomentar a criação de grêmios estudantis, fóruns de juventude, diretórios centrais de estudantes,

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL PINHEIRINHO 02/04/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no

Leia mais

PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PLANO HABITACIONAL FRANCA PLHIS PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL HABITAÇÃO: COMO NECESSIDADE HUMANA ABRIGO As pessoas precisam de proteção para si e suas famílias contra as intempéries da natureza.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ.

RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. RELATÓRIO DA PESQUISA DA QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DE ARACRUZ. Apresentação Este relatório contém os resultados da 1ª pesquisa de Qualidade de Vida na cidade de Aracruz solicitada pela FACE. O objetivo

Leia mais

Como estruturar empreendimentos mistos

Como estruturar empreendimentos mistos 1 Como estruturar empreendimentos mistos Por Mariana Borges Altmayer Advogada esclarece dúvidas sobre o registro de incorporação, a convenção de condomínio e o modelo de gestão para empreendimentos de

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Inclusão Social - mudanças K A T I A C A V A L C A N T E 2 0 1 4

Inclusão Social - mudanças K A T I A C A V A L C A N T E 2 0 1 4 Inclusão Social - mudanças K A T I A C A V A L C A N T E 2 0 1 4 Sumário Assistência Social Saúde Educação Infraestrutura - Comunicação e Energia Moradia Bolsa Família Bolsa Verde Direitos Culturais A

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Versão 1.0 18/08/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Diretrizes... 3 3.1. Diretrizes Gerais... 3 3.2. Diretrizes Específicas...

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA CARTA ABERTA PELO DIREITO A CIDADE E A GESTÃO DEMOCRÁTICA Apesar de nos últimos anos ter-se dado visibilidade apenas ao discurso único capitaneado pelo IPPUC, vários movimentos populares, associações de

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Política, Democracia e Cidadania

Política, Democracia e Cidadania Política, Democracia e Cidadania Por um jovem brasileiro atuante Por Floriano Pesaro Vereador, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Natural de São Paulo, Floriano é sociólogo formado

Leia mais

educacaobarra@yahoo.com.br CEP: 18.325-000 BARRA DO CHAPÉU - SP

educacaobarra@yahoo.com.br CEP: 18.325-000 BARRA DO CHAPÉU - SP Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte Rua Prof. Paulo Francisco de Assis 82 Centro Fone e Fax (15) 3554-1290 E-mail educacaobarra@yahoo.com.br CEP: 18.325-000 BARRA DO CHAPÉU - SP I As ações

Leia mais

Intervenção Pública na década de 90:

Intervenção Pública na década de 90: Intervenção Pública na década de 90: Uma análise dos impactos espaciais do Programa Rio-Cidade no mercado imobiliário da cidade do Rio de Janeiro Andrea Paulo da Cunha PULICI Observatório Imobiliário e

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais