Instrumentos de Estudos Acadêmicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instrumentos de Estudos Acadêmicos"

Transcrição

1

2 Instrumentos de Estudos Acadêmicos Fichamento Resumo Resenha

3 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Veja a seguir uma síntese das principais características e recomendações da ABNT para a elaboração de um fichamento, resumo e resenha. As normas podem ser adquiridas na ABNT, para mais informações consulte o site da instituição no endereço

4 FICHAMENTO A técnica do Fichamento recebe esta denominação por razões tecnológicas, o meio onde se encontravam as informações: Fichas de Papel. O fichamento tem por objetivo o registro da leitura, essencial ao trabalho acadêmico. Atualmente este registro é facilmente implementado em computadores, com todas as vantagens inerentes à informática.

5 Fichamento de Referências É o levantamento de livros, artigos e outras fontes sobre um determinado tema. Na elaboração da ficha deverá se empregar um título genérico para indicar o assunto que está sendo fichado. (Por exemplo, meio ambiente).

6 Exemplo de Fichamento de Referência Meio Ambiente Autor, Título da obra, editora, cidade, páginas que mencionam o assunto, ano. 1 A ficha de referência deve ser atualizada constantemente. Observe que a numeração da página fica na parte superior a direita

7 Fichamento de Citações Nesse tipo de fichamento são transcritos os trechos essenciais do livro ou texto. É obrigatório o emprego de aspas e registra-se a página de onde foi retirada a citação.

8 Exemplo de Fichamento de Citação Estado, mercado e democracia: impasses, conflitos e soluções. GENRO, T. Estado, mercado e democracia no olho da crise. In: RATTNER, H (Org.). Brasil no limiar do século XXI. São Paulo: EDUSP/Faspesp, p p. 64 Nos próprios países desenvolvidos começam a surgir dúvidas quanto a estratégia de aconselhamento relativamente forçado [...] que o FMI e o Banco Mundial adotam. p. 65 O mercado torna-se um elemento desestabilizador [...].

9 Fichamento de Resumo Nesta modalidade de fichamento resume-se o conteúdo da leitura (partes ou todo).

10 Exemplo de Fichamento de Resumo Estado, mercado e democracia: impasses, conflitos e soluções. GENRO, T. Estado, mercado e democracia no olho da crise. In: RATTNER, H. (Org.). Brasil no limiar do século XXI. São Paulo: EDUSP/Faspesp, p p Esse texto reflete sobre o papel do Estado (garantidor dos direitos sociais) e a relação entre ele, o mercado, que marginaliza, e a democracia, sistema que deveria efetivamente implantar a igualdade e a liberdade. Discorre sobre a dinâmica impositiva das grandes instituições do mercado mundial e a situação dos países em desenvolvimento e sub-desenvolvidos...

11 Fichamento de Comentário É o mais abrangente de todos, possibilita maior autonomia ao pesquisador ou aluno. Símbolos são utilizados para diferenciar as passagens transcritas das passagens resumidas e também, dos comentários feitos pelo autor do fichamento. As aspas ( ) são usadas para a transcrição de partes da obra ou texto. O asterisco (*) é usado para resumir partes essenciais e que serão úteis para a monografia, ao projeto ou a outro trabalho acadêmico. As barras (/) são usadas para se introduzir análises e comentários do estudante ou pesquisador.

12 Exemplo de Fichamento de Comentário Estado, mercado e democracia: impasses, conflitos e soluções. GENRO, T. Estado, mercado e democracia no olho da crise. In: RATTNER, H (Org.). Brasil no limiar do século XXI. São Paulo: EDUSP/Faspesp, p p * Esse texto reflete sobre o papel do Estado (garantidor dos direitos sociais) e a relação entre ele, o mercado que marginaliza, e a democracia, sistema que deveria efetivamente implantar a igualdade e a liberdade. p /Tarso Genro, ao analisar s relações entre Estado, mercado e Democracia, rompe com o esquema clássico das idéias marxistas sobre as relações entre política e economia./

13 Registre as Informações Nos casos em que o livro pesquisado estiver em uma biblioteca, deve-se anotar o registro do livro e a biblioteca onde foi encontrado.

14 RESUMO É uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação entre elas. O resumo não é cópia, não é substituição de um termo por outro, não é inversão da ordem da frase. Ele também não deve apresentar crítica, pois, nesse caso, se tornaria uma resenha.

15 Classificação de Resumos De acordo com a ABNT os resumos são classificados em três tipos: Indicativo Informativo Crítico

16 Resumo Indicativo É mais breve, compõe-se apenas da idéia principal, não apresentando dados qualitativos ou quantitativos. Muito utilizado em relatórios técnico científicos, dissertações e teses, apresentando um indicativo do que trata o texto, mas não substitui a consulta ao original.

17 Resumo Informativo Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões, podendo substituir a consulta ao texto original. É o mais extenso dos resumos, e por isso pode chegar a 20% do texto completo.

18 Resumo Crítico Consiste em uma análise crítica do texto. É também chamado de resenha ou recensão.uma característica deste tipo de resumo é que não está sujeito a limite de palavras.

19 Fases de um Resumo a) Leitura total do texto. b) Segunda leitura, atentando-se para o vocabulário e idéiaschave. c) Aplicação de quatro passos básicos: supressão, eliminam-se palavras secundárias, expressões e idéias repetidas; generalização, trocam-se elementos específicos pro termos genéricos. Ex: O brasileiro compra tvs, videocassetes..., O brasileiro compra produtos eletrônicos; seleção, as informações principais são selecionadas, desprezando-se as secundárias; reconstrução, elabora-se um texto pessoal, mas fiel às idéias do autor. d) Primeira redação do resumo: redige-se o rascunho sem recorrer ao texto original, para não se correr o risco de cópia. e) Compara-se o resumo (rascunho) com o texto original e redigese a versão final.

20 Dicas Na redação final do resumo, a idéia do autor do texto original surge reelaborada, e o principal instrumento é a paráfrase. O estilo de linguagem na redação do resumo poderá ser pessoal, desde que seja uniforme ao longo de todo o trabalho, utilizar particípio ou gerúndio, e, principalmente, ser composta de uma seqüência de frases coerentes e concisas Um resumo consiste na capacidade de condensação de uma obra, de um texto, parágrafo, reduzindo-o a seus elementos de maior importância. O resumo também é um instrumento valioso para captar, analisar, relacionar fixar e integrar aquilo que se está estudando, e serve para expor um assunto, inclusive em uma prova.

21 RESENHA A resenha tem por objetivo, na vida acadêmica, fazer com que o estudante ou pesquisador tenha conhecimento prévio do conteúdo de uma obra. É sem dúvida, uma das fases de trabalho científico que serve para ampliar o quadro teórico e intelectual do resenhista.

22 O Resenhista deve Apresentar: Um breve resumo: Qual o assunto? De que modo é tratado? Apreciação crítica: avaliação geral da obra, analisando-se a qualidade/consistência dos argumentos. Ter um olhar para as fontes: contexto histórico, contexto filosófico e social, contexto político e literário

23 Passos para elaborar uma resenha Análise textual: pesquisa do vocabulário, sondagem dos fatos apresentados, autoridade dos autores citados, verificação dos conceitos, termos, dados históricos e teorias usadas. Em seguida elabora-se um rascunho com a análise temática: apreende-se a mensagem do texto, respondendo-se às seguintes questões: - sob qual perspectiva o texto trata dos assuntos? - Que problema o autor enfoca? - Como soluciona? - Que posição assume? - Como demonstra o raciocínio?

24 Continuando... Análise interpretativa: Apresenta-se uma posição própria a respeito das idéias do texto. Situase o autor em um contexto. A partir da verificação: - Qual a coerência/originalidade do texto? - Qual a contribuição que apresenta? - O autor atinge o objetivo proposto? - O que deixou de ser abordado? - A abordagem foi adequada? Por último, a síntese pessoal: elaboração de um texto que expresse de forma sintética as idéias originais.

25 Lembre-se de citar suas fontes!!! É importante destacar que na construção do texto, as fontes devem ser citadas. Exemplos: Forma incorreta: Hoje no Brasil existem cerca de 80% de pessoas excluídas digitalmente. Os negros respondem por 90% desse total. Forma correta: Hoje no Brasil existem cerca de 80% de pessoas excluídas digitalmente (ABRANET, 2004). Os negros respondem por 90% desse total (ABRANET, 2004). Outra forma correta: Segundo dados da ABRANET (2004), atualmente existem cerca de 80% de pessoas excluídas digitalmente no Brasil. Os negros respondem por 90% desse total (ABRANET, 2004).

26 BOM ESTUDO! Campus Liberdade R. Galvão Bueno, São Paulo SP Brasil Tel: (55 11)

Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo

Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo COMO FAZER UM FICHAMENTO DE TEXTO OU LIVRO O que é fichamento? Registro dos estudos de um livro ou de um texto. O fichamento facilita: A execução dos trabalhos acadêmicos;

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO O objetivo destas rápidas orientações é auxiliar na tarefa do pesquisador principiante, instrumentalizando-o de modo que, desde os primeiros passos da sua jornada pelo mundo da investigação acadêmica,

Leia mais

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016 Metodologia Científica - Aula 6 - Profa. Ms. Ana Cabanas Fichamento Unidade 2 Seção 3 Comprometimento é tudo! Faça a diferença você também! FICHAMENTO Leitura Leitura Interpretação Escrita Análise crítica

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

PATRÍCIA RUIZ SPYERE RESUMOS

PATRÍCIA RUIZ SPYERE RESUMOS RESUMOS RESUMO Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (ABNT NBR 6028, 2003) O resumo consiste na condensação de um texto, reduzindo-o a suas idéias principais, respeitando-se sua estrutura

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Disciplina: TC0600 - Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo Sumário Porque fazer um Levantamento Bibliográfico? Como Ler melhor? Como Organizar o material lido?

Leia mais

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Fichamento de textos Fichamento é uma maneira excelente registrar o que se lê. Após um bom fichamento

Leia mais

XIX S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de aprendizagem Capítulo 2 Conhecimento Capítulo 3 Ciência... 61

XIX S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de aprendizagem Capítulo 2 Conhecimento Capítulo 3 Ciência... 61 S U M Á R I O XIX Capítulo 1 Técnicas de aprendizagem... 29 1.1 Leitura... 32 1.2 Estudo... 34 1.3 Resumo conforme as normas da ABNT... 36 1.3.1 Tipos de resumos e conceituação... 36 1.3.1.1 Resumo indicativo...

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica PROFESSORA: Shaiala Aquino shaiaquino@hotmail.com Técnicas Para Sistematização

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período

Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período Sistemas de Informação Metodologia Científica 3º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 3 Fichamento Bibliográfico Fichas de Síntese Geral. Fichas de Síntese Detalhada. Fichas de Transcrição. FICHAS DE SÍNTESE GERAL

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia do Trabalho Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo.

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo. Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Resumo Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Resumo São instrumentos obrigatórios de trabalho

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO

RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO Profª. Dra. Patrícia Bellon Agosto 2017 RESUMO Resumir um texto significa reduzi-lo às ideias principais do assunto abordado, sem perder de vista a essência desse texto. RESUMO

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE LEITURA... 3 1.1 Leitura Prévia/Seletiva... 3 1.2 Leitura Analítica... 3 1.3 Leitura Sintópica... 3 1.4 Técnicas de Leitura - Fichamento... 4 1.5 Resenha... 5 1.6 Pesquisa na Internet...

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Textos Científicos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Bárbara Pederiva Scheer Revisão Textual: Profa. Esp.Márcia Ota. Unidade Textos Científicos Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos:

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período: 2010.2

Leia mais

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa Leitura, Análise e Documentação de textos Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica

Leia mais

Como Elaborar Artigos para Publicação?

Como Elaborar Artigos para Publicação? Material compilado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da UTFPR Campus Ponta Grossa Como Elaborar Artigos para Publicação? Apresentar a norma NBR 6022

Leia mais

Resumo e Resenha PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Resumo e Resenha PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Resumo e Resenha PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Resumo Acadêmico Conceito São textos que fazem uma apresentação concisa dos conteúdos de outro texto, destacando os elementos de maior

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 25/05/11 A Técnica Pomodoro Quem utilizou? Quais resultados? Proposta de Atividades Duas atividades 1- Prova 2- Trabalho final ou Seminário Texto Científico/Filosófico

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL O que é o PET? Programa vinculado a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Estudo e aprendizagem, 5 1 Estudo, 5 2 Anotação, 11 2.1 Anotação corrida, 14 2.2 Anotação da estrutura do texto, 16 2.3 Anotação resumida, 17 2.4 Anotação comentada, 19 3 Sublinha,

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA Faculdade Estácio do Recife A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA Prof: Wildson Cruz Disciplina: Metodologia Ciêntífica 1 de 15 Os tipos de leitura e redação científica se subdividem em: Resumo Resenha Fichamento

Leia mais

MANUAL PARA ELEBORAÇÃO RESUMO. Biblioteca Paulo Freire

MANUAL PARA ELEBORAÇÃO RESUMO. Biblioteca Paulo Freire MANUAL PARA ELEBORAÇÃO DE RESUMO Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 6028:2003 Informação e documentação - Resumo Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3. Definições 3 4. Regras gerais

Leia mais

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica RESUMO O resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. A finalidade do

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE RESPOSTA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS 1

ORIENTAÇÕES DE RESPOSTA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS 1 ORIENTAÇÕES DE RESPOSTA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS 1 Resumo analítico indicativo Sequência de palavras-chave Definição de conceitos ORIENTAÇÕES DE RESPOSTA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS NOTA: Além da capacidade

Leia mais

XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 Capítulo 2 Conhecimento...49 Introdução

XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 Capítulo 2 Conhecimento...49 Introdução XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 1.1 Leitura...30 1.2 Estudo...32 1.3 Resumo conforme as normas da ABNT...34 1.3.1 Tipos de resumos e conceituação...34 1.3.1.1 Resumo

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Resumo Exercício Exercício Importância do resumo São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Volpato (2010): Deve ser um breve

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja

Leia mais

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41).

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41). FICHAMENTO A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador, de forma organizada e seletiva, um conjunto de informações de obras já consultadas, imprescindíveis para a elaboração de trabalhos

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Metodologia Científica Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Quais os conceitos da Disciplina de Metodologia Científica?

Leia mais

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica.

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Professora: Ana Carolina Cintra Faria Disciplina: Metodologia da Ciência Professor Responsável:

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOAQUIM NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS

COLÉGIO SÃO JOAQUIM NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS COLÉGIO SÃO JOAQUIM NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS LORENA 2015 COLÉGIO SÃO JOAQUIM Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o

Leia mais

Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base.

Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Esquema Textual Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque

Leia mais

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Tipos de trabalhos científicos existentes Trabalho monográfico Resenha Resumo Relatórios Artigos científicos Painéis Trabalho

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Colégio Jardim das Nações Professores da área de Língua Portuguesa. Normas para elaboração de Trabalhos e Projetos

Colégio Jardim das Nações Professores da área de Língua Portuguesa. Normas para elaboração de Trabalhos e Projetos Colégio Jardim das Nações Professores da área de Língua Portuguesa Normas para elaboração de Trabalhos e Projetos Taubaté, 2013 1 SUMÁRIO 1. Introdução 02 2. Regras gerais de apresentação 02 2.1. Fontes

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (mbarros@ifsc.usp.br) Profa. Nelma R. S. Bossolan (nelma@ifsc.usp.br) Instituto de Física de São Carlos - USP DATA AULA TEMAS CENTRAIS 25/02/13 0 04/03/13 1 11/03/13 2 18/03/13

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT. Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT. Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 6028 - INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - RESUMO - APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle Resumo: NBR 6028 Definições. 2.1 palavra-chave:

Leia mais

Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o

Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o Daniel Delatorre Vanzin Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o usuário Orientador: Professor Dr. Raul Sidnei Wazlawick Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico

Leia mais

O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos

O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos UNIP Instituto de Ciência da Saúde Curso de Educação Física APS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos A composição do grupo deve se dar,

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Gênero textual RESUMO. Profª Kellen Ramos Mandarino

Gênero textual RESUMO. Profª Kellen Ramos Mandarino Gênero textual RESUMO Profª Kellen Ramos Mandarino DEFINIÇÃO (NBR 6028) Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. (a ênfase é minha) "Resumo é uma condensação fiel das ideias ou dos fatos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Na universidade, uma mudança radical na postura de estudo se faz necessária frente à conclusão das novas tarefas que se apresentam, uma vez que o resultado

Leia mais

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Votuporanga 2012 BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Manual com dicas para pesquisa e leitura na confecção de trabalhos acadêmicos. Votuporanga

Leia mais

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena O Trabalho de Conclusão de Estágio deverá envolver

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

Resenhas: é semelhante a um resumo informativo, acrescido de uma crítica.

Resenhas: é semelhante a um resumo informativo, acrescido de uma crítica. Resumo, de acordo com a ABNT, é: [...] apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. A NBR 6028/2003, da ABNT, especifica

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 MODELO Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho.

Leia mais

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6. Revisão Bibliográfica

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6. Revisão Bibliográfica Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6 Revisão Bibliográfica ...para quê serve? é normalmente tratada como um capítulo do trabalho evitar abordagens infrutíferas, não deixando vc perder tempo...

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE FILOSOFIA COFIL Curso: Filosofia

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 19 de março de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica O PROCESSO DE LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS Profª Ma. Fabiana Rocha O PROCESSO DE LEITURA Importância da Leitura Aprendizagem do ser humano; Enriquecer o vocabulário; Obter conhecimento;

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

Relatório científico. Abel André C. Recco

Relatório científico. Abel André C. Recco Relatório científico Abel André C. Recco 1. O que é um relatório? Um relatório é uma exposição escrita de um determinado trabalho científico ou experiência realizada no laboratório. Não é apenas uma descrição

Leia mais

A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL

A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL CADERNO DE APOIO 1 A INDEXAÇÃO NO PROCESSO DE DESCRIÇÃO DOCUMENTAL 1 ÍNDICE: 0. Introdução pág. 3 1. Importância da indexação face à sociedade da informação pág. 3 2. Objetivos da indexação pág. 4 3. Análise

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

GABARITO COMENTADO QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO ENUNCIADO RESPOSTA CORRETA JUSTIFICATIVA

GABARITO COMENTADO QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO ENUNCIADO RESPOSTA CORRETA JUSTIFICATIVA UNIVERSIDADE TIRADENTES SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GABARITO COMENTADO Curso: FITS - NOITE Período: 1º Data da avaliação: 05/04/2013 Disciplina: Metodologia Científica

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

A LINGUAGEM CIENTÍFICA

A LINGUAGEM CIENTÍFICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO A LINGUAGEM CIENTÍFICA TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) LINGUAGEM E CIÊNCIA Cada pessoa: uma personalidade = uma forma

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA RESUMOS Definição: é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO NOTA 1 - o aluno que for realizar experimento que envolva pesquisa com seres humanos deverá elaborar um PROJETO DE PESQUISA e submetê-lo ao

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4 GRUPO 1 GRUPO GRUPOS 3e UFG/CS RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS GRUPO I ADEQUAÇÃO A-ao tema = 0 a pontos B-à leitura da coletânea = 0 a pontos C-ao gênero textual = 0 a pontos D-à modalidade = 0 a pontos CRITÉRIOS

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 006/2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 006/2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 006/2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares e Trabalho de Curso NAC, nos termos da Resolução

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais