Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período"

Transcrição

1 Sistemas de Informação Metodologia Científica 3º Período

2 SUMÁRIO CAPÍTULO 3 Fichamento Bibliográfico Fichas de Síntese Geral. Fichas de Síntese Detalhada. Fichas de Transcrição.

3 FICHAS DE SÍNTESE GERAL FICHAS DE SÍNTESE DETALHADA FICHAS DE TRANSCRIÇÃO

4 Todas as pesquisas acadêmicas exigem levantamento documental e bibliográfico. Leia todo o material reunido; Anote os trechos mais importantes para uso posterior, na forma de citações, resultantes de paráfrases e, ou, de transcrições. O processo de anotação e arquivamento tem o nome de fichamento. Fichas organizam e disponibilizam o material lido e anotado.

5 O suporte do fichamento poderá variar: fichas, folhas soltas, folhas de colecionador, cadernos, folhas A-4 cortadas ao meio ou em quatro, computador. Registre as informações de forma prática, para: 1) Localizá-las; 2) Utilizá-las no seu trabalho acadêmico: a) Comunicações; b) Artigos; c) Ensaios; d) Monografias.

6 Com o computador, as fichas tradicionais cederam lugar aos arquivos e às pastas do programa utilizado, que têm um caminho para serem localizadas: um endereço. O processo de fichamento continua o mesmo: muda apenas o suporte, que passa a ser eletrônico. A grande vantagem está na localização rápida das informações.

7 Toda ficha deve ter: CABEÇALHO INDICANDO O ASSUNTO/ENDEREÇO; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLETA; PÁGINAS INICIAL E FINAL DO TEXTO FICHADO; PÁGINA(S) DE ONDE O TRECHO FOI COPIADO; ORIGEM DO TEXTO (BIBLIOTECA); NÚMERO DE ORDEM DAS FICHAS, EM ALGARISMOS ARÁBICOS.

8 Exemplos: CABEÇALHO DA FICHA DE PAPEL: a) Assunto: Fichamento/resumo/exemplificação CABEÇALHO DA FICHA NO COMPUTADOR: a) Endereço: E:\Bruno\Ifets\IFMG\Sistemas de Informação\Metodologia Científica\Aulas\Fichamento

9 Tipos de Fichas e de Anotações CORPO DA FICHA: 1 Anotações feitas sob a forma de: 1.1 SÍNTESE GERAL: podem ser usadas sob forma de citações livres (paráfrases); 1.2 SÍNTESE DETALHADA: resumo ou esquema: podem ser usadas sob forma de citações livres (paráfrases); 1.3 TRANSCRIÇÃO: cópia exata do fragmento: podem ser usadas sob forma de citações diretas ou literais.

10 DADOS COMPLEMENTARES 1 Anotação da referência completa do documento consultado: 1.1 No verso da ficha, para anotações em fichas de papel; 1.2 Anteposto ao texto, para anotações em computador; 1.3 Nos dois casos, de acordo com o exemplo: RÓNAI, Paulo. Não perca o seu latim. 5. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, AUTOR. Título do documento. Edição. Local de publicação: editora, ano de publicação. 2 Anotação da origem do documento: 2.1 Biblioteca particular.

11 NÚMERO DE PÁGINAS 1) Toda sequência de fichas deve ser numerada; 2) Numere todas as páginas do arquivo eletrônico de cada fichamento; DICAS PARA LOCALIZAÇÃO DE FICHAS E ARQUIVOS 1) Coloque suas fichas num mesmo lugar: caixa, gaveta, fichário; 2) Coloque seus arquivos eletrônicos numa mesma pasta com título claro e reconhecível. 3) Faça cópias reserva de seu texto.

12 Ficha de Síntese Geral (FSG): primeiro passo de uma pesquisa, fundamental para seu sucesso. Finalidades da FSG: Identificar o conteúdo de documentos lidos; Permitir decidir se o documento será fichado em detalhes (ou não), se será citado (ou não). Como fazê-la: Sintetize o conteúdo de um livro ou capítulo em apenas algumas linhas; Seja objetivo.

13 Exemplo de Síntese Geral METODOLOGIA/MÉTODOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 1 Métodos e técnicas de pesquisa comuns ao Direito e às Ciências Sociais Aplicadas. A especificidade das técnicas do Direito. O uso de métodos e técnicas qualitativas e quantitativas: o estudo de caso, a entrevista e a estatística. Processo de documentação e os critérios de classificação econômica do Brasil. VERSO DA FICHA: OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Metodologia de pesquisa aplicada ao Direito. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

14 FICHA DE SÍNTESE DETALHADA ESQUEMA COMO ELABORAR ESTA FICHA Obedecer à sequência de subtítulos do texto; Para cada subtítulo, considerar as informações de cada parágrafo; Indicar a relação das informações entre si: causa e consequência, identidade, exemplificação, temporalidade, definição, oposição, diferenciação; Utilizar letras e números para indicar essa relação; Escrever frases curtas (uma ou duas linhas, no máximo); Manter a uniformidade dos tempos verbais nos vários itens.

15 EXEMPLO DE ESQUEMA MORGAN, Clifford; DEESE, James. Estudando em livros didáticos. In: MORGAN, Clifford; DEESE, James. Como estudar. 13. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, ESTUDANDO EM LIVROS DIDÁTICOS I - Um método eficaz de estudo (SQ3R) tem cinco estágios: pesquisar, perguntar, ler, repetir, rever (P2LR2). A. Pesquisar é ter uma visão geral do texto (livro ou capítulo): 1. Examinar um livro por partes, do geral para o particular: a. Ler o prefácio; b. Folhear o livro lendo títulos, frases e vendo ilustrações; c. Ler o resumo dos capítulos.

16 EXEMPLO DE ESQUEMA 2. Examinar um capítulo segue o mesmo processo: a. Prestar atenção aos títulos; b. Prestar atenção ao tipo dos títulos; c. Ler o resumo do capítulo. B. Perguntar ajuda a gravar a resposta obtida: 1. Perguntas indicam que o leitor tem objetivos; 2. Perguntas devem ser feitas pelo leitor que: a. Deve automatizar o hábito de perguntar. 3. Perguntas orientam o leitor para a idéia principal do trecho; 4. Perguntas feitas pelo autor servem para teste, estudo, revisão e modelo de provas.

17 FICHA DE SÍNTESE DETALHADA RESUMO PARA FAZER ESTA FICHA VOCÊ DEVE: Obedecer à sequência de subtítulos do texto; Para cada subtítulo, considerar as informações de cada parágrafo; Indicar a relação das informações entre si: causa e consequência, identidade, exemplificação, temporalidade, definição, oposição, diferenciação; Utilizar frases para indicar essa relação; Integrar as frases formando parágrafos; Integrar os parágrafos constituindo um texto; Usar palavras de referência e partículas de transição para relacionar palavras, frases e parágrafos entre si.

18 EXEMPLO DE RESUMO MORGAN, Clifford; DEESE, James. Estudando em livros didáticos. In:. Como estudar. 13. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, Para obter bons resultados em seu estudo, utilize os cinco estágios de um método eficiente (SQ3R ou P 2 LR 2 ): pesquisar, perguntar, ler, rever, repetir. Pesquisar significa ter uma visão geral do texto, que pode ser um livro ou um capítulo. Deve-se pesquisar um livro por partes, indo do geral para o particular. Primeiro, deve-se ler o prefácio; depois, folhear o livro lendo títulos, frases e vendo ilustrações. Por último, lê-se o resumo dos capítulos. A pesquisa de um capítulo segue um processo semelhante: presta-se atenção aos títulos e ao tipo em que são escritos e faz-se a leitura do resumo, quando houver.

19 FICHA DE TRANSCRIÇÃO PARA FAZER ESTA FICHA VOCÊ DEVE: Observar a estrutura externa do texto e ler integralmente o texto, de forma ativa e crítica; Escolher fragmentos que contenham informações importantes; Copiar os fragmentos colocando-os entre aspas; Manter os erros por acaso existentes, indicando-os com (sic); Anotar o número da página de cada fragmento; Disponibilizar a anotação para uso posterior.

20 SIC O que é? Sic é um advérbio latino que em português significa assim, desse modo, desta forma exatamente assim e assim mesmo. A palavra sic é escrita entre parênteses, após uma palavra ou frase, de terceiros, quando estas apresentam algum erro na forma em que estão escritas, ou que aparentem estranheza, mas foi dessa forma que o autor escreveu.

21 FICHA DE CITAÇÃO BIOPIRATARIA A biopirataria ocorre quando o patrimônio genético deixa o país por meios ilegais, propiciando a destruição e a degradação de reservas naturais na medida em que promove a saída de espécies vegetais e animais. Podemos chamar a isso garimpagem genética.

22 FICHA DE CITAÇÃO VERSO DA FICHA SILVEIRA, Clesne Maria da. Biopirataria. In: CLEMENTE, Ana Paula Pacheco (Org.). Bioética. Belo Horizonte: Bioconsulte, p

23 MODELO DE FICHA DE PAPEL Os campos devem ser preenchidos.

Instrumentos de Estudos Acadêmicos

Instrumentos de Estudos Acadêmicos Instrumentos de Estudos Acadêmicos Fichamento Resumo Resenha ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Veja a seguir uma síntese das principais características e recomendações da ABNT para a elaboração

Leia mais

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE LEITURA... 3 1.1 Leitura Prévia/Seletiva... 3 1.2 Leitura Analítica... 3 1.3 Leitura Sintópica... 3 1.4 Técnicas de Leitura - Fichamento... 4 1.5 Resenha... 5 1.6 Pesquisa na Internet...

Leia mais

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41).

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41). FICHAMENTO A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador, de forma organizada e seletiva, um conjunto de informações de obras já consultadas, imprescindíveis para a elaboração de trabalhos

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Fichamento de textos Fichamento é uma maneira excelente registrar o que se lê. Após um bom fichamento

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser digitalizados

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Textos Científicos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Bárbara Pederiva Scheer Revisão Textual: Profa. Esp.Márcia Ota. Unidade Textos Científicos Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO O objetivo destas rápidas orientações é auxiliar na tarefa do pesquisador principiante, instrumentalizando-o de modo que, desde os primeiros passos da sua jornada pelo mundo da investigação acadêmica,

Leia mais

Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo

Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo COMO FAZER UM FICHAMENTO DE TEXTO OU LIVRO O que é fichamento? Registro dos estudos de um livro ou de um texto. O fichamento facilita: A execução dos trabalhos acadêmicos;

Leia mais

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo TÍTULO DO ARTIGO. USE ESTE MODELO, SALVANDO-O COMO DOCUMENTO DO WORD. DEPOIS SOBRESCREVA ESTE TÍTULO E FAÇA O MESMO NAS OUTRAS SEÇÕES, LENDO ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES. AQUI A FONTE É TIMES NEW ROMAM 12,

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ( ) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser incluídos na cópia final do relatório que ficará arquivada

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

Modelo para a formatação dos artigos a serem utilizados apresentados no XXV CBBD (Título)

Modelo para a formatação dos artigos a serem utilizados apresentados no XXV CBBD (Título) XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013 Modelo para a formatação dos artigos a serem utilizados apresentados no

Leia mais

FICHAMENTO E SEU USO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS. anos iniciais da vida universitária a pesquisa. O problema reside no fato de que a maioria dos

FICHAMENTO E SEU USO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS. anos iniciais da vida universitária a pesquisa. O problema reside no fato de que a maioria dos FICHAMENTO E SEU USO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS RESUMO: Num país onde a produção científica é pequena, é necessário estimular já nos anos iniciais da vida universitária a pesquisa. O problema reside no fato

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

FICHAMENTO UMA ARTE

FICHAMENTO UMA ARTE www.santificando.blogspot.com/ FICHAMENTO UMA ARTE Um fichamento é um trabalho intelectual, individual, onde o aluno tem oportunidade de sistematizar suas leituras, de tal forma que tenha consigo um material

Leia mais

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração TÉCNICAS DE LEITURA Existem diferentes formas de ler e estudar um texto. Aqui será dada ênfase às técnicas de sublinhar, de esquematizar, de resumir

Leia mais

1. Introdução. 2. Formatação geral

1. Introdução. 2. Formatação geral 1. Introdução É fato que os engenheiros desempenham um papel de fundamental importância no desenvolvimento tecnológico de um país. Essa característica, aliada à dinâmica própria da área das ciências exatas,

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT2) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES (ABNT) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e responsável pela normatização de

Leia mais

A PESQUISA NA DINÂMICA DA VIDA UNIVERSITÁRIA

A PESQUISA NA DINÂMICA DA VIDA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO IV A PESQUISA NA DINÂMICA DA VIDA UNIVERSITÁRIA 4.3. RELATANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA 4.3.1. Aspectos técnicos da redação 1.a. A apresentação gráfica geral do trabalho Do ponto de vista da

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Núcleo de Pesquisa - NUPES

Núcleo de Pesquisa - NUPES FICHAMENTO O fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através de fichas de leitura com conteúdo que facilita o estudo e aprendizagem, permite

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ILUSTRAÇÕES

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ILUSTRAÇÕES 1 UNIVERSIDADE POSITIVO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ILUSTRAÇÕES CURITIBA 2012 2 UNIVERSIDADE POSITIVO Reitor José Pio Martins Pró-Reitor Administrativo Arno Antonio Gnoatto Pró-Reitora

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA... 2 1.1. Apenas um autor pessoal em LIVROS... 2 1.2. Apenas um autor pessoal em REVISTAS, JORNAIS, PERIÓDICOS... 2 1.3. Até três autores...

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo

TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo Autor 11* Autor 2 se houver2** RESUMO Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos artigos submetidos às Atividades Complementares dos módulos III e IV.

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos:

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período: 2010.2

Leia mais

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos:

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: 1) Definir a pergunta de pesquisa de vocês, o que vocês querem responder

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

Sumário. Nota das autoras, xvii. Prefácio da 8 a edição, xix

Sumário. Nota das autoras, xvii. Prefácio da 8 a edição, xix Nota das autoras, xvii Prefácio da 8 a edição, xix 1 Procedimentos didáticos, 1 1 Leitura, 1 1.1 Elementos, 1 1.2 Aspectos fundamentais, 6 1.3 Objetivos, 6 1.4 Fases da leitura informativa, 7 1.5 Sucessivas

Leia mais

Modelo de formatação de artigo

Modelo de formatação de artigo Modelo de formatação de artigo Autor 1 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 2 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 3 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 4 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 5 (INSTITUIÇÃO) E-mail Resumo Inserir aqui resumo

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa Leitura, Análise e Documentação de textos Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 01: Elaboração de TCC TCC???? Principais Modalidades de TCC: Monografia;

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA. UNIDADE III - Textos Científicos

METODOLOGIA DE PESQUISA. UNIDADE III - Textos Científicos METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE III - Textos Científicos 0 UNIDADE III: TEXTOS CIENTÍFICOS Conteúdo Programático Trabalhos científicos; A Elaboração de trabalhos científicos: fichamento, resumo, resenha,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL Coordenação Pedagógica INFORMAÇÕES INICIAIS Atividade final: o que é? Documento que apresenta o resultado de estudo sobre um tema específico; Tipo de atividade:

Leia mais

MANUAL DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE GRADUAÇÃO

MANUAL DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE GRADUAÇÃO MANUAL DE ESCRITA DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE GRADUAÇÃO AGUDOS/SP 2017 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 Faculdade Divinópolis Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - IPPEX Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 A Revista MEDITARE Revista Acadêmica dos cursos de

Leia mais

Nome: n.º Barueri, / / ª Postagem Disciplina: Literatura Ensino Médio

Nome: n.º Barueri, / / ª Postagem Disciplina: Literatura Ensino Médio Professora: Nivalda Nome: n.º Barueri, / / 2009 2ª Postagem Disciplina: Literatura Ensino Médio Orientações necessárias para o desenvolvimento da atividade: 1-) Revise o conteúdo abordado em sala de aula

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

Trabalho escrito de Educação Física

Trabalho escrito de Educação Física Trabalho escrito de Tema: Dança - O que é dançar? Subtema: Escolha de uma dança tradicional: - Nome da dança; - Enquadramento histórico e local da dança; - Descrição da coreografia; Data de entrega do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

Colégio Santa Catarina. Juiz de Fora - MG. - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender.

Colégio Santa Catarina. Juiz de Fora - MG. - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender. Colégio Santa Catarina Juiz de Fora - MG DICAS PARA ESTUDAR PORTUGUÊS - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender. - Faça pesquisa: Não anote nada em folhas soltas.

Leia mais

Modelo para apresentação de projetos de pesquisa

Modelo para apresentação de projetos de pesquisa Modelo para apresentação de projetos de pesquisa Os pré-projetos de pesquisa do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde do Programa de Pós-graduação Stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas

Leia mais

Digite o título do seu artigo da forma que está escrito aqui

Digite o título do seu artigo da forma que está escrito aqui 1 Digite o título do seu artigo da forma que está escrito aqui Nome do Autor 1 E-mail do autor Orientador² Co-Orientador 3 Pós-graduação em... Faculdade... Resumo Este documento apresenta o modelo de formatação

Leia mais

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica RESUMO O resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. A finalidade do

Leia mais

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron

ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron Um relatório consiste na exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execução de serviços

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Votuporanga 2012 BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Manual com dicas para pesquisa e leitura na confecção de trabalhos acadêmicos. Votuporanga

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 25/05/11 A Técnica Pomodoro Quem utilizou? Quais resultados? Proposta de Atividades Duas atividades 1- Prova 2- Trabalho final ou Seminário Texto Científico/Filosófico

Leia mais

O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos

O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos UNIP Instituto de Ciência da Saúde Curso de Educação Física APS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos A composição do grupo deve se dar,

Leia mais

Citações. 1 Citação direta Citação indireta Citação da citação Como inserir ilustrações Como inserir tabelas...

Citações. 1 Citação direta Citação indireta Citação da citação Como inserir ilustrações Como inserir tabelas... Citações Sumário 1 Citação direta...1 2 Citação indireta...2 3 Citação da citação...2 4 Como inserir ilustrações...2 5 Como inserir tabelas...3 Sempre que for utilizado textos ou ideias de outros autores

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Citações em documentos CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1 BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1.1 Conceito O banner, painel ou pôster é um tipo de trabalho científico que objetiva, de forma clara e

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 INTERDISCIPLINAR O QUE É???? É uma

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

O QUE É FICHAMENTO. respeito de determinado assunto.

O QUE É FICHAMENTO. respeito de determinado assunto. O QUE É FICHAMENTO É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que:

Leia mais

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO RESUMO Este manual apresenta a formatação que deve ser utilizada nos artigos e resumos expandidos a serem submetidos ao IV Encontro de Pesquisa e VIII

Leia mais

UNIP Instituto de Ciência da Saúde Curso de Educação Física APS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

UNIP Instituto de Ciência da Saúde Curso de Educação Física APS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA UNIP Instituto de Ciência da Saúde Curso de Educação Física APS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA O APS deverá ser realizado em GRUPO de no mínimo 05 e máximo 10 alunos A composição do grupo deve se dar,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2017 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

O APS deverá ser concluído até a semana do dia 16 de Maio.

O APS deverá ser concluído até a semana do dia 16 de Maio. 1 UNIP Instituto de Ciência da Saúde Curso de Educação Física APS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA O APS deverá ser realizado de forma Individual. Consistirá em um trabalho acadêmico de revisão de literatura

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM REDE SAGRADO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE UBÁ ANO 2014 ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM Esses procedimentos são entendidos como um conjunto de ações ordenadas, orientadas para a realização

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO NOTA 1 - o aluno que for realizar experimento que envolva pesquisa com seres humanos deverá elaborar um PROJETO DE PESQUISA e submetê-lo ao

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NORMAS PARA PUBLICAÇÃO O Caderno de Estudos e Pesquisas Foco é uma publicação semestral das Faculdades Integradas Maria Imaculada que tem como objetivo a divulgação e a democratização de pesquisas nas

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOAQUIM NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS

COLÉGIO SÃO JOAQUIM NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS COLÉGIO SÃO JOAQUIM NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS LORENA 2015 COLÉGIO SÃO JOAQUIM Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o

Leia mais

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMO Este manual apresenta a formatação que deve ser utilizada nos relatos de experiências a serem submetidos ao IV Encontro de Pesquisa e VIII Encontro

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 SUMÁRIO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO... 3 1.1 Resumo... 3 1.2 Introdução do Artigo... 3 1.3 Formatação do Artigo... 4 1.4 Formatação de Tabelas e Figuras... 6 1.5 Citações e Referências... 7

Leia mais