10 ANOS ESTATUTO DO IDOSO COMPLETA IRMÃOS? PÁG. 16 OUTUBRO ROSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10 ANOS ESTATUTO DO IDOSO COMPLETA IRMÃOS? PÁG. 16 OUTUBRO ROSA"

Transcrição

1 Fale com a gente: facebook/jsuultrafarma jornalsaudeultrafarma.blogspot.com.br Outubro de 2013 ANO 5 nº 105 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VENDA PROIBIDA ESTATUTO DO IDOSO COMPLETA 10 ANOS LEI QUE FOI CRIADA PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO COM MAIS DE 60 ANOS JÁ ATINGE 22 MILHÕES DE BRASILEIROS. PÁG.3 COMO LIDAR COM O CIÚME ENTRE IRMÃOS? PÁG. 16 OUTUBRO ROSA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. PÁG. 19

2 2 Leitor Outubro de 2013 EDITORIAL Semanalmente, toda segunda-feira, escrevo para o Jornal Agora uma coluna sobre Bem-Estar. Gostaria muito de poder compartilhar alguns desses textos com vocês. Assim, a cada edição do JSU, vamos publicar um dos temas escolhidos. UMA NOVA CHANCE! Antigamente, as famílias eram mais unidas e numerosas. Aos domingos, era tradição almoçar na casa dos avós. Aquela mesa comprida, muita comida e vinho, e todos falando ao mesmo tempo. Era muito divertido! Outra particularidade dessas ocasiões era o envolvimento familiar dos mais velhos para dar solução aos mais variados problemas. Assim, para demonstrar sabedoria, muitas vezes frases eram citadas para ilustrar os casos mais complicados. Na sua família não deve ter sido diferente, não é? Como a sabedoria e o respeito aos mais velhos eram incontestáveis, todos ouviam atentamente cada palavra dita. Até hoje consigo me lembrar e, muitas vezes, até seguir os vários conselhos ouvidos naqueles festivos dias. Traição, no primeiro momento, não tinha perdão. Depois, vinha a pergunta: mas concorda que todos merecem uma nova chance? A resposta vinha ligeira: pau que nasce torto nunca se endireita. Mas, finalmente, a religiosidade acabava falando mais alto: perdoar é divino! A educação das crianças tinha regras rígidas. O mais importante era respeitar os mais velhos. Ajudar em casa e, logo que viesse a idade, trabalhar. Nada de dar moleza! E assim vai... Tenho muitas saudades daqueles encontros! Um tempo de sim, sim e não, não. Sem tantas teorias, as diferenças e dificuldades eram resolvidas com bom senso, onde a melhor rede social ainda era uma boa conversa entre amigos! Foto: Luiz Ribeiro Você também pode ouvir outras dicas no programa Dicas de Bem-Estar de Sidney Oliveira da Rádio 9 de Julho (1600AM), de segunda a sábado, às 09h58. Presidente da Ultrafarma Confira a Programação Rádio 9 de julho AM 1600 khz Facebook. com/sidneyoliveiraultrafarma expediente O JORNAL SAÚDE ULTRAFARMA É UMA PUBLICAÇÃO MENSAL E GRATUITA DAS LOJAS ULTRAFARMA. Presidente: Sidney Oliveira Editora: Elaine Roncoleta Jornalista: Stephanie Borchardt Fotógrafo: Luiz Ribeiro Projeto gráfico: Agencia Red Star Comunicação / Impressão: Margraf Editora e Indústria Gráfica Ltda Tiragem: 150 mil exemplares Contato Jornal Saúde Ultrafarma Rua Dr. Isaías Salomão, 122 CEP São Paulo / SP Tel: (11)

3 Homenagem Fotos: Luiz Ribeiro Outubro de SIDNEY OLIVEIRA, PRESIDENTE DA ULTRAFARMA, RECEBE HOMENAGEM DA PFIZER A Ultrafarma continua a sua trajetória de sucesso. Em outubro, Sidney Oliveira foi homenageado pela Pfi zer pelo recorde nacional de vendas do Centrum Select. O prêmio foi entregue por Rodolfo Hrosz, gerente geral da Pfi zer Consumer Healthcare. Agradeço a toda a equipe Ultrafarma Saúde e, especialmente, ao consumidor brasileiro que valoriza o que é bom, destacou Sidney Oliveira na homenagem. Desenvolvido pela Pfizer Consumer Healthcare, empresa pertencente à farmacêutica mais completa e diversificada do mundo, o produto é direcionado para pessoas acima de 50 anos, um dos principais públicos da Ultrafarma Na ocaisão, Sidney contou com a participação de outras visitas ilustres durante a homenagem. Estiveram presentes para prestigiar a ocasião, Rodrigo Bravo, diretor comercial da Pfizer Consumer Healthcare, e Íris Stefanelli, nova contratada da programação Ultrafarma, que entrevistou os empresários para uma matéria especial. A apresentadora Iris Stefanelli, Sidney Oliveira, presidente da Ultrafarma, Rodolfo Hrosz, gerente geral da Pfizer Consumer, e Rodrigo Bravo, diretor comercial da Pfizer Consumer. Acesse! Faça parte você também! TELEVENDAS (11) - Presidente - Promoções e Novidades facebook.com/ultrafarmasaude Canal Ultrafarma

4 Especial 4 Outubro de 2013 ESTATUTO DO IDOSO COMPLETA 10 ANOS VOCÊ SABIA QUE A LEI FOI CRIADA PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO COM MAIS DE 60 E JÁ ATINGE 22 MILHÕES DE BRASILEIROS? Em outubro de 2003 foi promulgada a Lei n que definia o Estatuto do Idoso e visava oferecer proteção e resguardar os direitos da Terceira Idade ao estabelecer que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Dez anos depois, a luta em defesa dos direitos dos que têm mais de 60 anos apresentou avanços, porém ainda falta muito para que a população idosa tenha mais proteção e, principalmente, sua dignidade garantida!

5 Especial Outubro de A MATURIDADE NA TERCEIRA IDADE Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 o número de idosos no país irá quadruplicar e deverá representar 26,7% da população. Serão 58,4 milhões idosos para uma população de 218 milhões de pessoas. Atualmente, são 14,9 milhões. Com o avanço da medicina, da tecnologia, mudanças culturais e de hábitos voltados à promoção da saúde, a expectativa de vida do brasileiro ultrapassa 73 anos de idade. VOCÊ SABIA QUE CINCO DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO SÃO REGISTRADAS A CADA HORA NO BRASIL? O idoso continua sendo uma das maiores vítimas de violência no país, e, na maioria dos casos, é negligenciado até mesmo pela própria família. O deputado Arnaldo afirma que infelizmente, é comum o abandono dessas pessoas idosas e mais fragilizadas por parte dos filhos. Porém, muitos desconhecem que há punições para esses casos, previstos como crime e passíveis de pena, que prevê desde multa até reclusão. Agora é crime de ação pública. Isso quer dizer que o delegado e o Ministério Público são obrigados a agir, independente da representação. VOCÊ SABIA QUE A POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL CRESCE, VIVE MAIS E COMEÇA A USAR A INTERNET? Os idosos são pessoas produtivas e interessadas em novas realizações, especialmente quando se trata da vida profissional e financeira. Muitos estão reingressando no mercado de trabalho ou partem para a realização de um negócio próprio. São, aproximadamente, 4,5 milhões de aposentados que permanecem no mercado, já que as empresas estão valorizando este tipo de profissional. Para o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, que se mantém firme na defesa dos direitos dos idosos, a legislação é um marco e trouxe avanços significativos, como as viagens de graça no Estado de São Paulo, os estacionamentos prioritários, as Delegacias Especiais, a redução da idade para 65 anos do L.O.A.S (Lei Orgânica da Assistência Social), entre outros. VOCÊ SABIA QUE PARENTES SÃO AGRESSORES EM 7 DE CADA 10 DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO? Em Sessão Solene aos 10 anos do Estatuto do Idoso, realizada no dia 1º de outubro, em Brasilia, e presidida pelo Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, foram citadas uma série de propostas para beneficiar a população idosa de todo o Brasil. A expectativa é criar uma pauta específica cujos itens sejam o fim do fator previdenciário (PL 3299/08) e o da contribuição previdenciária dos servidores públicos inativos (PEC 555/06), além da criação de uma política salarial para aposentados que ganham mais de um salário mínimo e da reposição das perdas salariais dessa faixa da população (PL 4434/08). Também foi defendida a regulamentação da profissão de cuidador (PL 4702/12).

6 6 Especial Outubro de 2013 NÃO É VERGONHA PEDIR AJUDA Com o aumento do número de idosos, as famílias e a sociedade já começaram a se adaptar, modificando o perfil das famílias brasileiras. Segundo os especialistas, a tendência é que o Brasil siga o mesmo caminho dos Estados Unidos e os países europeus, o de contratar cuidadores ou domésticas por hora ou períodos. VOCÊ SABIA QUE QUEDAS INTERNAM 3 IDOSOS POR HORA EM SÃO PAULO E QUE AS MULHERES SÃO AS MAIORES VÍTIMAS? Estamos vivendo um momento de mudanças. A família brasileira é extremamente protetora, e agora as pessoas estão voltando os seus olhos e cuidados aos idosos, afirma Eduardo Chvaicer, franqueador da Right at Home no Brasil. Ele diz que, em muitos casos, a família tem muita vontade de ajudar, porém não sabe o que fazer, já que precisam trabalhar e ficam horas fora de casa. O importante é garantir a qualidade de vida de todos. E, nesse processo, é fundamental um auxiliar para que o idoso não se sinta impotente diante da família e todos possam ter autonomia, explica. VOCÊ SABIA QUE A MELHOR OPÇÃO PARA UM IDOSO É O AMBIENTE DOMÉSTICO? CUIDE BEM DELE PORQUE, COM TODA A CERTEZA, ELE JÁ FEZ MUITO POR VOCÊ! Casa traz tranquilidade: Um ambiente familiar será menos agressivo para o idoso, mesmo que ele, eventualmente, tenha falhas de memória. Transpareça disponibilidade: Deixe claro que você e a família estão à disposição, e que não é vergonha pedir ajuda. Acompanhe as consultas médicas: Mudanças no corpo ou no comportamento devem ser imediatamente comunicadas ao especialista. Organização na higiene e medicação: A separação dos medicamentos em um porta-comprimidos é fundamental. Fique atento à hidratação: Coloque sempre uma garrafa com água na proximidade do idoso e incentive-o a beber regularmente. É importante a cada duas horas ingerir algum líquido. Dê sempre muito amor e carinho: Visitas, conversas agradáveis e bom humor são essenciais para uma vida saudável.

7 Espaço Social Outubro de Atividades, cursos e palestras fazem parte da programação do Espaço Social Ultrafarma, que é conhecido como o local de encontro entre amigos, principalmente do pessoal da Melhor Idade, que a cada dia está aprendendo e se divertir, cuidar da saúde e, especialmente, melhorar a sua qualidade de vida. Para conhecer a programação, que é gratuita, faça uma visita, e aproveite para fazer uma deliciosa Massagem Quick (não é necessário fazer agendamento). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 8h às 18h. Aos sábados das 8h às 12h. Espaço Social Ultrafarma Banda Reflexus Fotos: Luiz Ribeiro Eventos Especiais também integram a programação. Quer viajar para Jerusalém, mais conhecida como Terra Santa? Veja como ganhar Uma viagem dos Sonhos, com tudo pago, no Espaço Social Ultrafarma! Padre Abério Christe e Quizino Filho Toda segunda-feira, das 8h às 11h, o E.S.U. oferece o Atendimento Social, com a presença do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, um dos autores do Estatuto do Idoso. Junto com dr. Márcio Coelho e uma equipe de advogados, está à disposição para quem precisa de uma orientação sobre Aposentadoria, Previdência e Direito dos Idosos. Rua Dr.Isaias Salomão, nº 100 Próximo às Lojas Ultrafarma e do Metrô Saúde. Fone: (11) R A Melhor Tarde Dançante Gosta de dançar? Você já participou do UltraBaile, a Melhor Tarde Dançante de São Paulo? Ele é realizado mensalmente no Club Homs, na tradicional Avenida Paulista. Um evento especial com shows e música ao vivo para você se divertir com os amigos. Novembro Entrega dos Convites no Espaço Social Ultrafarma - Convites dia 07/11 Baile dia 12/11: Club Homs, das 14h às 18h Av. Paulista, 735 Próximo ao Metrô Brigadeiro Mais informações: (11) ramal 6125 O cantor Cláudio Fontana

8 8 Outubro de 2013

9 Viver Bem Outubro de COM MAIS LEVEZA, COM MAIS SINCERIDADE E COM TODOS OS SENTIMENTOS! UMA MISTURA QUE TRAZ OS SONHOS IMPOSSÍVEIS, OS GRANDES HERÓIS E MUITA AVENTURA. COMO A CANÇÃO AQUARELA, DE TOQUINHO QUE NOS ENSINA APENAS A IMAGINAR PARA SER FELIZ! Numa folha qualquer Eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo... Se um pinguinho de tinta Cai num pedacinho Azul do papel Num instante imagino Uma linda gaivota A voar no céu... Entre as nuvens Vem surgindo um lindo Avião rosa e grená... Basta imaginar e ele está Partindo, sereno e lindo Se a gente quiser Ele vai pousar... Numa folha qualquer Eu desenho um navio De partida Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida... De uma América a outra Eu consigo passar num segundo Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo... Um menino caminha E caminhando chega no muro E ali logo em frente A esperar pela gente O futuro está... E o futuro é uma astronave Que tentamos pilotar Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar Sem pedir licença Muda a nossa vida E depois convida A rir ou chorar... Nessa estrada não nos cabe Conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe Bem ao certo onde vai dar Vamos todos Numa linda passarela De uma aquarela Que um dia enfim Descolorirá...

10 10 Qualidade de Vida Outubro de 2013 FILHOS EMAGRECEM MAIS QUANDO PAIS ENTRAM NA DIETA

11 Qualidade de Vida Outubro de PERDER PESO NÃO É UMA COISA FÁCIL, PRINCIPALMENTE SE O AUMENTO OCORRE AINDA NA INFÂNCIA. DEIXAR DE COMER AQUILO QUE SE GOSTA É UMA TAREFA QUE SOZINHO TRAZ MUITO MAIS DIFICULDADE. Analisando essa situação, uma pesquisa publicada pela revista Obesity observou os hábitos de famílias com crianças com idade entre 8 e 12 anos, que estavam acima do peso. E avaliou três formas de atuação dos pais: as mudanças na alimentação da casa, os métodos usados para incentivar os pequenos e o comportamento deles durante a dieta. A conclusão do estudo apontou que quando os pais emagrecem, as chances dos filhos perderem peso aumenta bastante também. A explicação é de que, quando todo mundo busca o mesmo objetivo, um auxilia o outro na parte mais difícil da dieta: a motivação. Isso serve também para a prática de atividades físicas. Por exemplo, se você tem vontade de fazer academia, mas não encontra ninguém para lhe acompanhar, naqueles dias em que você não está muito animado, vai acabar ficando em casa. Quando há outra pessoa, ela não lhe deixa desmotivar. Além disso, quando todo mundo segue o mesmo objetivo, ir ao supermercado junto acaba afastando quem está de dieta dos lugares mais tentadores e gordurosos. E, na volta para casa, todos os cardápios são planejados juntos, a alimentação segue saudável, sem sabotagens dentro de casa e na maior animação. E, segundo os especialistas, quando todo mundo trabalha em conjunto, com os mesmos objetivos, cada degrau da dieta é comemorado. Com isso, a motivação só aumenta, ao invés de diminuir. O mais importante da dieta não é o peso que você vai perder, mas a reeducação alimentar que irá proporcionar ao seu organismo. Alimentar-se corretamente, de forma saudável, auxilia muito mais na sua saúde do que na parte estética. Segundo os especialistas, a parte estética apenas se adéqua ao estado em que se encontra o seu organismo. É considerada um plus a todo o tratamento alimentar. Por isso, quando for entrar em uma dieta, pense no bem-estar que está fazendo ao seu corpo e a sua saúde. Pratique exercícios físicos e veja como será recompensado. Filhos, netos, amigos, todos podem trabalhar juntos em busca de um mesmo objetivo. O resultado será um organismo melhor, uma mente mais leve e, é claro, o seu corpo irá se adaptar ao seu novo eu.

12 12 Bem Estar Outubro de 2013 FUJA DA ELA ESTÁ AÍ, MINANDO TUDO POR ONDE PASSA. COMEÇA PEQUENINA E SE TRANSFORMA EM UMA GRANDE HISTÓRIA. ACABA COM RELACIONAMENTOS, AMIZADES E OPORTUNIDADES. SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO? A FOFOCA.

13 Bem Estar Outubro de Segundo a Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação, Érika de Souza Bueno, a fofoca é capaz de destruir amizades simplesmente porque muitas pessoas valorizam erros isolados, que ganham maior importância por causa da fofoca. O caminho é se perceber. Olhe para dentro de si mesmo, veja quanta coisa boa você já teve a oportunidade de viver. Perceba-se como alguém suficientemente completo, que não precisa se ocupar com a vida dos outros, fala Érika. Se as pessoas dessa ciranda de amigos não fossem notificadas sobre tal erro, a amizade existiria até hoje sem maiores complicações. Porém, há pessoas que, infelizmente, não aguentam a vontade de falar dos outros, do que aconteceu ou (o que é ainda pior) do que elas imaginam que poderia ter acontecido. Em muitos momentos, os fofoqueiros deixam de pensar no que determinada atitude pode acarretar aqueles envolvidos na fofoca. Érika diz que a vida de alguém é o seu maior tesouro, é tudo o que ele tem de mais valor. Então, tenha mais respeito antes de tocá-la, pois você pode causar feridas que, dificilmente, serão curadas. Com certeza, em algumas ocasiões, é muito difícil resistir a um causo. Mesmo que você tente se fazer de desinformado e desentendido, a história parece incrivelmente tentadora. O que fazer nesses casos? Para a especialista, o fato de isso acontecer já é um alerta para você ficar de olho na sua vida. Isso é uma evidência de que a vida está ficando sem graça, garante. A maior falha de quem fofoca é deixar de viver a sua própria vida e viver apenas a vida do outro, incansavelmente, avaliando o que a pessoa faz, o que não faz, e o que poderia ter feito. As palavras têm tanto poder que a melhor saída é tratar de usá-las para o bem. Você vai perceber que, além da vida do outro não ser remexida com fuxicos, sua vida vai ganhar muito mais graça. Experimente. Antes de falar dos outros, responda para você mesmo se sua vida vai melhorar em algum ponto. Se chegar a conclusão de que não melhorará em nada, fique calado. Acredite, você se poupará de muito estresse desnecessário.

14 14 Outubro de 2013 OUTUBRO ROSA TRAZ ALERTA SOBRE MORTALIDADE DO Outubro é o mês mundial de combate ao câncer de mama. Chamado de Outubro Rosa, durante os seus 31 dias são realizadas diversas atividades de conscientização da doença. Aproveite a oportunidade. Cuide-se! CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o primeiro entre as mulheres, correspondendo a 22% de casos novos a cada ano, segundo informa o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A situação é preocupante, já que o Instituto esclarece que no Brasil as taxas de mortalidade continuam elevadas. Foram óbitos em 2010 (147 homens e mulheres). Neste cenário, o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção mundial ao câncer de mama, chega para alertar sobre o problema, já que os números de mortes são fruto do desconhecimento e do tratamento tardio. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, esse é um período para alertar as mulheres sobre a prevenção. A prevenção é essencial, eleva as chances de cura para 95% e é determinante à preservação dos seios na cirurgia de retirada do tumor, afirma. Você pode fazer isso em casa, apalpando o seu seio regularmente no autoexame, porém isso não diminui a necessidade de acompanhamento médico. POSSO DETECTAR? No câncer de mama, tendem a aparecer alterações na pele que recobre o seio. Podem ocorrer, na região e no mamilo, curvaturas e alterações parecidas com uma casca de laranja. O mamilo também precisa de uma atenção especial, já que pode apresentar secreções, considerada uma mensagem de alerta. Outra característica bastante comum são os caroços, que ocorrem nos seios e nas axilas. Estes, na maioria dos casos, são possíveis de perceber pelo apalpamento. Essa é uma das formas mais simples de precaução. Isso porque a doença pode vir de forma silenciosa, e é perceptível apenas por um exame detalhado.

15 Junho de FATORES DE RISCO O câncer de mama é uma enfermidade relativamente rara antes dos 35 anos. Porém, passada essa faixa etária, sua incidência cresce rápida e progressivamente. Por isso, a idade, aspectos endócrinos e genéticos são considerados fatores de risco para a doença. No caso dos aspectos endocrinológicos, o aumento da incidência do problema também está relacionado ao nível de estrogênio (hormônio feminino). Muitas vezes, ele é elevado com o uso do anticoncepcional, o que aumenta o risco quanto mais for o tempo de exposição. Além disso, mulheres cuja primeira menstruação ocorreu cedo demais (com menos de 12 anos), cuja menopausa aconteceu muito tarde (depois dos 50), e a primeira gravidez ocorreu depois dos 30 anos, também fazem parte dos fatores. Ingestão regular de bebida alcoólica, obesidade, sedentarismo e histórico familiar também favorecem. Entretanto, o câncer de mama de caráter hereditário corresponde a cerca de 5-10% do total de casos. TRATAMENTO CIRURGIA - É utilizada quando o tumor encontra-se em estágio inicial e em condições favoráveis para a retirada, considerada a forma mais efetiva. RADIOTERAPIA - Usa a radiação ionizante. É muito utilizada para tumores localizados, para os quais não há necessidade de retirada de grande parte da mama ou para tumores que não podem ser retirados totalmente por cirurgia. QUIMIOTERAPIA - Tratamento com uso de medicamentos, orais ou intravenosos, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. TERAPIA HORMONAL - Tem como objetivo impedir a ação dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem. Age bloqueando ou suprimindo os efeitos do hormônio sobre o órgão afetado. DIAGNÓSTICO Segundo o INCA, o diagnóstico é realizado pelo médico que chega a conclusão através de várias etapas médicas, com uma análise cuidadosa. VEJA COMO PODE SER DIAGNOSTICADO: EXAME CLÍNICO DAS MAMAS Quando realizado por um profissional treinado, pode detectar um tumor de até 1 centímetro, se ele for superficial. MAMOGRAFIA É a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, sendo capaz de mostrar lesões até mesmo na fase inicial, quando são muito pequenas. É realizada com um aparelho que comprime a mama de forma a fornecer melhores imagens e melhor capacidade de diagnóstico. Ele é considerado um exame capaz de reduzir a mortalidade da doença em cerca de 30%, principalmente entre aquelas com mais de 50 anos, já que consegue verificar o problema precocemente. AUTOEXAME DE MAMAS Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), quando um nódulo se torna palpável pelo autoexame, ele já se encontra com pelo menos de 1 a 2 cm, tamanho considerado grande. Sua identificação mais cedo eleva as chances de sucesso no tratamento. O presidente da SBM, Carlos Alberto Ruiz, diz que em um país de baixo acesso a recursos tecnológicos como o Brasil, o auto exame é importante para a mulher ajudar o médico a detectar o câncer, mesmo que mais avançado. Evitando mortes e possibilitando a realização de cirurgias menos radicais. PREVENÇÃO A prevenção do câncer de mama é simples. Basta ter uma vida saudável, com uma dieta equilibrada e praticar atividade física. Com isso, os fatores de risco diminuem consideravelmente, afastando a ocorrência da doença. AGENDA Se informe na sua cidade sobre as atividades realizadas. Não deixe de participar. A conscientização é o primeiro passo para por fim ao problema. Consulte um médico regularmente. Cuide-se!

16 16 Em Foco Outubro de 2013 CIÚME ENTRE IRMÃOS: VEJA O QUE FAZER PARA EVITAR O PROBLEMA BRIGAS E CONFUSÕES FAZEM PARTE DO AMADURECIMENTO, PRINCIPALMENTE SE VOCÊ TEM UM IRMÃO, OU IRMÃ, EM CASA. É AQUELA VELHA HISTÓRIA DE EU NÃO QUERO DIVIDIR OU, AINDA, VOCÊS GOSTAM MAIS DELE DO QUE DE MIM. Tudo isso parece muito normal, e realmente é, mas o problema é quando esses sentimentos acabam atrapalhando o desenvolvimento da criança e, ainda, criando intrigas permanentes na família. Isso porque eles, na maioria das vezes, norteiam o comportamento e as decisões pessoais. No caso do ciúme, quando excedidos os limites da normalidade, pode causar sofrimentos para todos os envolvidos. CIÚME E INVEJA: UMA LINHA TÊNUE QUE OS SEPARA Segundo a psicoterapeuta Patrícia Rossi, o ciúme é algo natural. É uma emoção humana extremamente normal, e até mesmo universal. Não são poucos os casos célebres de disputas entre irmãos que retratam o ciúme na história antiga. Uma delas que me vem à mente é o caso de Caim e Abel, assim como Rômulo e Remo, e muitos outros. Atualmente, na novela Amor à Vida, da Rede Globo, o vilão Félix, interpretado pelo ator Mateus Solano, elegeu como rival a sua irmã Paloma, personagem de Paola Oliveira. Sem saber a origem do conflito ou como foi o seu desenvolvimento, é evidente que Félix sente ciúmes e até mesmo inveja da irmã. Patrícia explica que o ciúme e a inveja, mesmo sendo conceitos muito próximos, são diferentes e é importante não confundi-los. No caso do ciúme, de acordo com a especialista, há a tentativa de recuperação de algo legítimo que alguém tomou do outro. No caso da inveja, o dicionário traz a definição de que é um sentimento de desgosto, ódio, pesar, desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta, etc. Temos que o ciúme é um sentimento que visa proteger uma relação valiosa. O desejo do ciumento é desfrutar o objeto do ciúme, já o desejo do invejoso é ver o fracasso do invejado. Embora o ciumento cobice algo dos outros, no invejoso este sentimento vem acompanhado de rancor, explica.

17 Em Foco Outubro de DISPUTA POR ESPAÇO E ATENÇÃO O ciúme faz parte do ser humano e pode aflorar em qualquer idade, garante a psicoterapeuta. Ela explica que pode vir em situações específicas, como a chegada de um irmão, por exemplo. Porém, quando já se é crescido, o ciúme se mantém pelo mesmo motivo: a atenção e aprovação dos pais e o espaço na família. Independentemente da idade ou da posição na família, o ciúme pode nascer da idealização. Isso acontece em especial com os mais novos, que idealizam que o mais velho seja o modelo de perfeição para os pais. Por vezes, os pais manifestam alguns favoritismos e preferências em relação aos filhos, mas de forma inconsciente, desta forma incentivando a competição entre irmãos, o que causa o ciúmes. No caso da novela das oito, encontramos várias cenas em que isso acontece de forma consciente pelo personagem Cesar, vivido por Antônio Fagundes. Ele deixa claro aos filhos que gosta mais de um do que do outro. Segundo Maria Aparecida das Neves, educadora em Florais de Bach, quando isso acontece, o ciúme é combinado com um sentimento exagerado de posse, inveja e até ressentimento com relação ao outro, que normalmente é encarado como um rival. Entre irmãos, este quadro é complicado porque envolve toda a família. E, em muitos casos, acontece sem que os envolvidos percebam que estão disputando um espaço ou a atenção dos pais. O QUE VEM COM O CIÚME? Patrícia garante que, em alguns casos, o ciúme pode aparecer e se aliar aos sentimentos de insegurança e inadaptação da criança. Por isso, é preciso que os pais estejam atentos às pequenas manifestações de ciúme.

18 18 Em Foco Outubro de 2013 TENTANDO ENTENDER... O ciúme é normal, mas pode vir a ser patológico quando parecer haver um grande desejo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro. Ainda pode se apresentar como ideias prevalentes, delirantes ou obsessivas, explica a psicoterapeuta. Ela diz que, nesses casos em que a ocorrência é acima do normal, o quadro requer acompanhamento psicoterapêutico e também psiquiátrico. O importante em relação ao ciúme é o olhar atento dos pais e o diálogo, permitindo a expressão e o entendimento deste sentimento, sem julgamento. E, não sendo o suficiente, aí sim devem procurar um psicoterapeuta. CAUSAS E PREVENÇÃO O ciúme pode ser devido a uma série de coisas, incluindo: favoritismo de uma criança sobre a outra, diferenças de tratamento por causa de idade, sexo, etc. Isso, com o tempo, pode causar muitos problemas para os pais e outros membros da família. E, em muitos casos, ocorrem fendas difíceis de fechar. Os pais precisam lembrar que regras, recompensas e punições devem ser de acordo com cada criança. Esta pequena quantidade de prevenção pode ajudar a dissuadir os sentimentos de ciúmes do arquétipo em maiores quando as crianças se tornam adultos. A ajuda é indispensável para que esses sentimentos não se exacerbem a ponto de comprometer a relação entre os irmãos, adverte Aparecida. COMO AGIR? Mas afinal, o que os pais devem fazer? Patrícia Rossi listou algumas atitudes que ajudam, e previnem, esse problema dentro de casa. Não fazer comparações entre os filhos. Elogie os pontos fortes de cada um. Existir maior afinidade com determinado filho é completamente normal. Mas não demonstre preferência. Passe um tempo com cada filho, dando exclusividade na atenção. Identifique e intervenha nas situações de ciúme, antes que possa gerar brigas. Crie situações em que os filhos possam trabalhar em equipe. Por último, não se desespere com as brigas. Elas são normais e fazem parte do desenvolvimento. Aparecida orienta ainda que é preciso que os pais façam com que um irmão admire o outro e, nos casos de brigas, auxilie na reconciliação. Fontes: www. mulher.uol.com.br

19 Saúde Outubro de INFARTO PODE SER MAIS PERIGOSO ENTRE AS MULHERES COM SINTOMAS DIFERENTES, ELAS CORREM MAIS RISCO DE MORTE DO QUE OS HOMENS Identificar um infarto na mulher não é algo simples. Aqueles sintomas mais conhecidos, como dor no peito, acompanhada de vômito e sudorese, são mais comuns em homens e não em mulheres. Uma pesquisa conduzida pelo Centro Médico de Lakeland, na Flórida (Estados Unidos), concluiu que a dor no peito não é relatada em mais de 40% dos casos nas infartadas. Mas afinal, o que a mulher sente quando está tendo um infarto? Segundo a cardiologista e cirurgiã cardíaca do Hospital do Coração, Magaly Arrais, as mulheres se queixam mais de dor nas costas, cansaço, queimação no estômago e náusea. A médica diz que a maioria das mulheres não associa os sintomas ao infarto, mas sim a um mal-estar relacionado a problemas gastrointestinais ou ortopédicos, o que faz com que demorem para procurar socorro médico. É algo preocupante, pois sabemos que os indivíduos infartados sem atendimento morrem mais, afirma. O caso é grave, já que esse é um dos problemas que mais causa mortes em todo o mundo. E os índices confirmam a afirmação da médica, pois são ainda mais perigosos para elas. Segundo as estimativas, a probabilidade de a mulher morrer de infarto é 50% maior quando comparada aos homens. Isso se deve a uma série de fatores, como conta a médica. Magaly afirma que uma das explicações é o menor calibre das artérias entre as mulheres, já que as placas de gordura tendem a fechar mais as artérias delas do que dos homens, o que faz com que a obstrução seja mais grave, tornando-as mais propícias a oclusões arteriais. Mesmo que acometa pessoas em qualquer idade, a propensão nos homens é mais frequente a partir dos 55 anos e, nas mulheres, após os 65. Isso se deve a proteção que elas têm graças ao hormônio feminino estrógeno, que tem função vasodilatadora, evitando o acúmulo do colesterol ruim e facilitando o do bom. Porém a proteção não dura para sempre. Na menopausa, período em que as mulheres estão mais velhas e mais propensas a males cardiovasculares, o estrógeno apresenta queda progressiva e diminui esse efeito protetor. É preciso ficar atento a alguns sinais negligenciados pelas mulheres, afirma a especialista. Ela cita como exemplo o crescimento da obesidade, o descontrole do diabetes e dos níveis de colesterol, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse do dia a dia e a pressão arterial elevada. A jornada tripla da mulher moderna aumentou o estresse e a ansiedade fatores que também deixam elas mais suscetíveis aos problemas cardíacos. Para a prevenção, pratique atividades físicas, tenha uma vida saudável, equilibre o seu dia a dia. Não se esqueça de reservar momentos de descontração e lazer. E, é claro, faça acompanhamento médico. Cuide do seu bem mais precioso: Você!

20 20 Saúde Outubro de 2013 Notas de saúde OBESIDADE E DIABETES PODEM CAUSAR ALZHEIMER Especialistas apresentaram o resultado de um estudo no XVII Congresso Brasileiro de Nutrologia, que apontou a obesidade e o diabetes tipo 2 como doenças coadjuvantes para ocorrência do Alzheimer. A explicação é que os portadores de diabetes tipo 2 costumam apresentar uma maior produção da substância b-amilóide e da proteína TAU, o que pode facilitar a manifestação do distúrbio. Além disso, dietas com exagero de açúcar, sal e gorduras saturadas também são facilitadoras, causando perda da memória e alterações das funções cognitivas. É importante saber que a prevenção deve começar 20 anos antes da idade de risco, que começa aos 40 anos. A partir dos 65 anos, o Alzheimer dobra de incidência a cada cinco anos. Em 2005, estima-se que 24,2 milhões de pessoas eram portadoras da doença, e se acredita que em 2020 esse número esteja em torno de 42 milhões de pessoas afirma o doutor Nelson Lucif Jr., médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). RELATÓRIO INTERNACIONAL APONTA EVOLUÇÃO DE SUPERBACTÉRIAS Um relatório divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos (CDC) mostrou que as superbactérias continuam em desenvolvimento, mas em um ritmo alarmante. Elas são muito mais rápidas do que conseguem evoluir a biologia sintética e as indústrias farmacêuticas. A proliferação desses organismos já é considerada, pelos especialistas, um problema de saúde pública mundial. E, de acordo com Leila Macedo, Presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o panorama do Brasil é ainda mais grave. Humanamente, não estamos conseguindo acompanhar o ritmo dos organismos que já existem, pois eles se tornaram resistentes aos nossos medicamentos. A multiplicação das superbactérias é muito mais fácil, e é preciso que haja controle dos centros de saúde, explica. A especialista diz ainda que as infecções hospitalares são uma triste realidade no Brasil e que é preciso estabelecer uma política de Biossegurança para o assunto, principalmente agora que o país irá receber um evento de grandes proporções, como a Copa do Mundo. Devemos ficar de olho!

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva 2014 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Esta

Leia mais

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva 2014 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Esta

Leia mais

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Cartilha_Outubro Rosa_Mitos_26-09-2014.indd 1 08/10/2014 14:24:37 2014 Instituto Nacional

Leia mais

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu. UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.br CUIDAR DA SUA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. As mamas

Leia mais

DICAS PARA VIVER MAIS E MELHOR.

DICAS PARA VIVER MAIS E MELHOR. D I R E T O R I A D E S A Ú D E DICAS PARA VIVER MAIS E MELHOR. Categoria 1: Não parece, mas ajudam a sua saúde e dão enorme prazer (...e nem precisa de muito esforço para entrar na sua vida): Faça novos

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

SENADO FEDERAL SONO COM QUALIDADE SENADOR CLÉSIO ANDRADE

SENADO FEDERAL SONO COM QUALIDADE SENADOR CLÉSIO ANDRADE SENADO FEDERAL SONO COM QUALIDADE SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Sono com qualidade apresentação Uma boa noite de sono nos fazer sentir bem e com as forças renovadas. O contrário também vale. Uma péssima noite

Leia mais

sobre pressão alta Dr. Decio Mion

sobre pressão alta Dr. Decio Mion sobre pressão alta Dr. Decio Mion 1 2 Saiba tudo sobre pressão alta Dr. Decio Mion Chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP)

Leia mais

Vamos falar sobre câncer?

Vamos falar sobre câncer? Vamos falar sobre câncer? O SIEMACO sempre está ao lado dos trabalhadores, seja na luta por melhores condições de trabalho, lazer e educação ou na manutenção da saúde, visando a promoção e ascensão social.

Leia mais

Você sabe os fatores que interferem na sua saúde?

Você sabe os fatores que interferem na sua saúde? DICAS DE SAÚDE 2 Promova a sua saúde. Você sabe os fatores que interferem na sua saúde? Veja o gráfico : 53% ao estilo de vida 17% a fatores hereditários 20% a condições ambientais 10% à assistência médica

Leia mais

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando

Leia mais

Vida nova Jovens contam como superaram doenças graves. Depois de um câncer de mama aos 23 anos, Dolores Cardoso teve um filho, escreveu um livro e

Vida nova Jovens contam como superaram doenças graves. Depois de um câncer de mama aos 23 anos, Dolores Cardoso teve um filho, escreveu um livro e Sexta Vida nova Jovens contam como superaram doenças graves. Depois de um câncer de mama aos 23 anos, Dolores Cardoso teve um filho, escreveu um livro e mudou o rumo da vida profissional FOLHA DA SEXTA

Leia mais

O começo na Educação Infantil

O começo na Educação Infantil O começo na Educação Infantil Ao entrar na pré-escola, a criança vive um momento delicado, pois tem que aprender, de uma só vez, a afastar-se do convívio familiar e a criar novas relações afetivas. A emoção

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

D I R E T O R I A D E S A Ú D E

D I R E T O R I A D E S A Ú D E Saúde In Forma Junho/2013 Dia 26 de Junho Dia Nacional do Diabetes Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

Idade, ela pesa 07/07/ 2015. Minhavida.com.br

Idade, ela pesa 07/07/ 2015. Minhavida.com.br Todo mundo quer viver muitos anos, não é mesmo? Mas você já se questionou se está somando mais pontos contra do que a favor na busca pela longevidade? Por isso mesmo, um estudo da Universidade da Califórnia,

Leia mais

Redações vencedoras I Concurso de Redação

Redações vencedoras I Concurso de Redação Redações vencedoras I Concurso de Redação 1 Lugar Aluno: Julia Stefani Moraes Professora: Regina M. Macedo de Melo Castro Informação: A melhor maneira de combater o câncer Penso que falar sobre este assunto

Leia mais

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS:

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS: Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS: As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Elas são compostas de lobos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que

Leia mais

O Renal é um ser humano como todos e tem seu direito de ser respeitado e não ter vergonha de ser renal. Jaderson

O Renal é um ser humano como todos e tem seu direito de ser respeitado e não ter vergonha de ser renal. Jaderson Jaderson é um garoto de 11 anos, portador de insuficiência renal crônica, paciente do Serviço de Hemodiálise Pediátrica do Hospital Roberto Santos em Salvador-BA. É uma criança muito inteligente e talentosa,

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Perder peso Comendo. Pare de comer depressa

Perder peso Comendo. Pare de comer depressa Vou passar a você, algumas receitas que usei para poder emagrecer mais rápido e com saúde. Não direi apenas só sobre como preparar algumas receitas, mas também direi como perder peso sem sofrimento e de

Leia mais

NOVEMBRO AZUL: COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL: COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA COMBATE E PREVENÇÃO AO ÍNDICE 03 04 07 12 19 24 Introdução Novembro Azul O câncer Você precisa se importar! Prevenção: Vencendo o preconceito Bons hábitos e Diagnóstico precoce são a melhor prevenção 27

Leia mais

Bem-estar. após os40. aprenda como colocar. você em primeiro lugar

Bem-estar. após os40. aprenda como colocar. você em primeiro lugar Bem-estar após os40 aprenda como colocar você em primeiro lugar Sumário.. Introdução. 02 A mulher aos 40: menos insegurança, maior bem-estar. 03 Você em primeiro lugar: mente sã. 04 Corpo são: a importância

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23.

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23. Tema: DEUS CUIDA DE MIM. Texto: Salmos 23:1-6 Introdução: Eu estava pesando, Deus um salmo tão poderoso até quem não está nem ai prá Deus conhece uns dos versículos, mas poderosos da bíblia e o Salmo 23,

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE

SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Pressão controlada apresentação Chamada popularmente de pressão alta, a hipertensão é grave por dois motivos: não apresenta sintomas, ou seja,

Leia mais

COLÉGIO NACIONAL DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

COLÉGIO NACIONAL DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COLÉGIO NACIONAL DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Harmonia no lar Duas regras infalíveis na santa escola do bem Quem não estuda não sabe, quem não trabalha não tem A alegria de uma casa tem esse preço em comum

Leia mais

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 1 a Edição Editora Sumário Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9 Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15 Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 Santos, Hugo Moreira, 1976-7 Motivos para fazer

Leia mais

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Histórico. O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Histórico O Outubro Rosaéum movimento popular dedicado a alertar as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Iniciado na década de 90 nos EUA, a campanha derrubou

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

5 receitas para emagrecer e manter a forma física

5 receitas para emagrecer e manter a forma física 5 receitas para emagrecer e manter a forma física Hoje em dia, a busca pelo corpo perfeito e por manter hábitos saudáveis está em voga em boa parte do mundo. As pessoas têm perseguido um estilo de vida

Leia mais

é a vez dos homens câncer.

é a vez dos homens câncer. Agora é a vez dos homens falarem sobre câncer. Agora é a vez dos homens falarem sobre câncer Uma publicação do SIEMACO Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação

Leia mais

Faça amizades no trabalho

Faça amizades no trabalho 1 Faça amizades no trabalho Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional. Você tem um grande amigo no local em que trabalha? A resposta para essa

Leia mais

Este template é muito diferente e muito, mas muito especial!

Este template é muito diferente e muito, mas muito especial! Esta é nossa última sequência! Este template é muito diferente e muito, mas muito especial! Quero que você olhe para ele com olhos de águia e reflita, e muito, se ele realmente serve para o seu produto

Leia mais

Concurso Literário. O amor

Concurso Literário. O amor Concurso Literário O Amor foi o tema do Concurso Literário da Escola Nova do segundo semestre. Durante o período do Concurso, o tema foi discutido em sala e trabalhado principalmente nas aulas de Língua

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

Catequese nº 13 (4º Catecismo) Jesus presente no irmão. Jorge Esteves

Catequese nº 13 (4º Catecismo) Jesus presente no irmão. Jorge Esteves Catequese nº 13 (4º Catecismo) Jesus presente no irmão Jorge Esteves Objectivos 1. Reconhecer que Jesus se identifica com os irmãos, sobretudo com os mais necessitados (interpretação e embora menos no

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Meus amigos... A saúde tem pressa! da sua amiga, Flávia Morais

Meus amigos... A saúde tem pressa! da sua amiga, Flávia Morais 4ª Edição Meus amigos... Quando surgiu a ideia de criar o programa Saúde em Movimento, em parceria com o Lions Club e a LBV, acreditávamos que conseguiríamos reduzir em parte a distância que separa as

Leia mais

João Evangelista dos Santos Gestor da GPAC/SDS

João Evangelista dos Santos Gestor da GPAC/SDS A SDS através da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária GPAC/UPP, apresenta a mensagem informativa, por meio de Literatura popular sobre a lei 11.340/06, Lei Mª. da Penha. Parabenizamos o NUPREV-Sertão

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 142

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 142 CAPA PONTO DE APOIO CUIDAR RECONHECER QUE A HORTA ENVOLVE CUIDADOS, COMO IRRIGAÇÃO, DESBASTAÇÃO, ESPAÇAMENTO ENTRE AS MUDAS, COMPOSTAGEM, PODA, ENTRE OUTROS, ALÉM DO MONITORAMENTO DAS FASES DE CRESCIMENTO,

Leia mais

Questionário: Risco de ter diabetes

Questionário: Risco de ter diabetes Questionário: Risco de ter diabetes ATENÇÃO! Este questionário não deve ser aplicado a gestantes e pessoas menores de 18 anos. Preencha o formulário abaixo. Idade: anos Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

Leia mais

O ENCONTRO DE CATEQUESE E SUA DINÂMICA

O ENCONTRO DE CATEQUESE E SUA DINÂMICA O ENCONTRO DE CATEQUESE E SUA DINÂMICA Nestes últimos anos tem-se falado em Catequese Renovada e muitos pontos positivos contribuíram para que ela assim fosse chamada. Percebemos que algumas propostas

Leia mais

AVISO IMPORTANTE ESTA CARTILHA ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BLOG: http://www.sosprofessor.com.br/blog

AVISO IMPORTANTE ESTA CARTILHA ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BLOG: http://www.sosprofessor.com.br/blog AVISO IMPORTANTE ESTA CARTILHA ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PROFESSORES DO BLOG: http://www.sosprofessor.com.br/blog DICAS PARA UTILIZAÇÃO DESTA CARTILHA 1. Você pode distribuí-la para todos os

Leia mais

CMCJ/DF e Circuito da Criança curtem o Cirque du Soleil

CMCJ/DF e Circuito da Criança curtem o Cirque du Soleil Brasília, 22 de agosto de 2013 CMCJ/DF e Circuito da Criança curtem o Cirque du Soleil No dia 9 de agosto, as crianças e adolescentes do Centro Marista Circuito Jovem e Centro Marista Circuito da Criança

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta?

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta? HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL

HIPERTENSÃO ARTERIAL HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

5 Eu vou fazer um horário certo para tomar meus remédios, só assim obterei melhor resultado. A TV poderia gravar algum programa?

5 Eu vou fazer um horário certo para tomar meus remédios, só assim obterei melhor resultado. A TV poderia gravar algum programa? Antigamente, quando não tinha rádio a gente se reunia com os pais e irmãos ao redor do Oratório para rezar o terço, isso era feito todas as noites. Eu gostaria que agora a gente faça isso com os filhos,

Leia mais

24 motivos. academia. para entrar na

24 motivos. academia. para entrar na para entrar na academia Mais um ano se inicia e com ele chegam novas perspectivas e objetivos. Uma das principais promessas feitas é deixar o sedentarismo de lado e entrar na academia! Nesta época é comum

Leia mais

Comissão Diocesana da Pastoral da Educação ***************************************************************************

Comissão Diocesana da Pastoral da Educação *************************************************************************** DIOCESE DE AMPARO - PASTORAL DA EDUCAÇÃO- MARÇO / 2015 Todo cristão batizado deve ser missionário Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Salmo 24 (25) Amados Educadores

Leia mais

Poética & Filosofia Cultural - Chico Xavier & Dalai Lama

Poética & Filosofia Cultural - Chico Xavier & Dalai Lama Page 1 of 6 Tudo Bem! Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Poética

Leia mais

COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES

COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES Muitas pessoas já ouviram falar deles. Algumas podem até imagine que colesterol e triglicérides sejam sinônimos de doença. Para desfazer a imagem de vilões que essas duas substâncias

Leia mais

ONG Projetos sociais meu sonho não tem fim Pesquisa - Sonhos, desejos e virtudes

ONG Projetos sociais meu sonho não tem fim Pesquisa - Sonhos, desejos e virtudes ONG Projetos sociais meu sonho não tem fim Pesquisa - Sumário Dedicatória Página 3 Introdução Página 4 Perfil do público pesquisado Página 5 Sonhos e desejos Página 8 Virtudes e pecados Página 10 Conclusões

Leia mais

NOVENA COM AS CRIANÇAS NOSSA SENHORA APARECIDA 2015

NOVENA COM AS CRIANÇAS NOSSA SENHORA APARECIDA 2015 1 2 COM MARIA, EM JESUS, CHEGAMOS À GLÓRIA! 5º Dia (Dia 07/10 Quarta-feira) CRIANÇA: BELEZA DA TERNURA DIVINA! Na festa de Maria, unidos neste Santuário, damos graças a Deus, por meio de Maria, pela vida

Leia mais

Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você!

Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você! Vamos mudar o mundo? Mais esta mudança deve começar por você! Este Livro Digital (Ebook) é fruto de uma observação que eu faço no mínimo há dez anos nas Redes Sociais, e até pessoalmente na convivência

Leia mais

O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA

O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA O GUIA COMPLETO TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE ANDROPAUSA O QUE É ANDROPAUSA? Problemas hormonais surgidos em função da idade avançada não são exclusivos das mulheres. Embora a menopausa seja um termo conhecido

Leia mais

Conversando com os pais

Conversando com os pais Conversando com os pais Motivos para falar sobre esse assunto, em casa, com os filhos 1. A criança mais informada, e de forma correta, terá mais chances de saber lidar com sua sexualidade e, no futuro,

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE Adolescência 11 aos 20 anos Mudanças: Amadurecimento biológico Sexual Psicológico Social Características Adolescência Mudança de interesses Conflitos com a família Maior

Leia mais

Aqui estão algumas dicas, diretrizes, e questões a considerar para pessoas que estão iniciando no mundo poli.

Aqui estão algumas dicas, diretrizes, e questões a considerar para pessoas que estão iniciando no mundo poli. Então você quer experimentar o poliamor Ginny Brown, 7 de abril de 2014, Everyday Feminism http://everydayfeminism.com/2014/04/so-you-want-to-try-polyamory/ Então você tem lido sobre poliamor e decidiu

Leia mais

CARTILHA DO PACIENTE PORTADOR DA DOENÇA DE CHAGAS

CARTILHA DO PACIENTE PORTADOR DA DOENÇA DE CHAGAS CARTILHA DO PACIENTE PORTADOR DA DOENÇA DE CHAGAS UM COMPROMISSO COM A VIDA CARTILHA DO PACIENTE PORTADOR DA DOENÇA DE CHAGAS AMBULATÓRIO DE DOENÇA DE CHAGAS UNIDADE DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA UNIDADE DE

Leia mais

Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR

Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR INTRODUÇÃO Você está cansado de falsas promessas uma atrás da outra, dizendo

Leia mais

ESPECIAL 2014. SAÚDE da Mulher

ESPECIAL 2014. SAÚDE da Mulher ESPECIAL 2014 SAÚDE da Mulher ESPECIAL 2014 SAÚDE da MULHER APRESENTAÇÃO A mulher redefiniu seu papel na sociedade e tem hoje grandes desafios e variadas demandas que terminam por impactar no seu estilo

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

coleção Conversas #10 - junho 2014 - Respostas que podem estar sendo feitas para algumas perguntas Garoto de Programa por um.

coleção Conversas #10 - junho 2014 - Respostas que podem estar sendo feitas para algumas perguntas Garoto de Programa por um. coleção Conversas #10 - junho 2014 - Eu sou Estou garoto num de programa. caminho errado? Respostas para algumas perguntas que podem estar sendo feitas Garoto de Programa por um. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

MURAL DEZEMBRO 2015. Compromisso NATAL SOLIDÁRIO. O Natal está chegando e nessa data não podemos esquecer de ajudar quem precisa!!

MURAL DEZEMBRO 2015. Compromisso NATAL SOLIDÁRIO. O Natal está chegando e nessa data não podemos esquecer de ajudar quem precisa!! Compromisso NATAL SOLIDÁRIO O Natal está chegando e nessa data não podemos esquecer de ajudar quem precisa!! Todos os anos os Correios fazem uma ação muito bacana para que as crianças carentes possam ter

Leia mais

Existem apenas 3 partes importantes para alcançar o seu objetivo.

Existem apenas 3 partes importantes para alcançar o seu objetivo. Por Carlos J. Cara amiga, se você chegou até aqui é porque realmente se interessa em alcançar o corpo que você almeja. Portanto, eu te dou meus parabéns! Se você seguir as instruções que vou te ensinar,

Leia mais

Dúvidas mais comuns sobre Almas Gêmeas Alma Gêmea existe?

Dúvidas mais comuns sobre Almas Gêmeas Alma Gêmea existe? Dúvidas mais comuns sobre Almas Gêmeas Alma Gêmea existe? 1- Sim! O espírito, ao vir para a Terra, é divido em dois, que evoluem individualmente. 2-Todos nós temos nossa "outra metade"? Sim, a centelha

Leia mais

O QUE É COLESTEROL? TIPOS

O QUE É COLESTEROL? TIPOS O QUE É COLESTEROL? O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso

Leia mais

LEMA: EU VIM PARA SERVIR (Mc 10,45) TEMA: FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE

LEMA: EU VIM PARA SERVIR (Mc 10,45) TEMA: FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE LEMA: EU VIM PARA SERVIR (Mc 10,45) TEMA: FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE Introdução A CF deste ano convida-nos a nos abrirmos para irmos ao encontro dos outros. A conversão a que somos chamados implica

Leia mais

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015

Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Instituição Beneficente A Luz Divina Grupo da Fraternidade CONDUTA DOS MÉDIUNS 07 / 08 / 2015 Durante os meus estudos, fiquei me perguntando, o que trazer de muito especial para compartilhar com os irmãos,

Leia mais

GEDCC 89 ANOS NOSSA ESPIRITUALIDADE JORNADA DAS ESCOLHAS E DECISÕES SEXTA-FEIRA 04/04/2014

GEDCC 89 ANOS NOSSA ESPIRITUALIDADE JORNADA DAS ESCOLHAS E DECISÕES SEXTA-FEIRA 04/04/2014 SEXTA-FEIRA 04/04/2014 Que haja Paz em vossos corações. As opções que fazemos, no decorrer de nossas vidas, determinam os caminhos para que possamos chegar juntos ao Pai. E a opção do Amor ao próximo,

Leia mais

O PROJETO. Exercícios físicos, boa alimentação, cuidados com o corpo e a mente. A busca. por um estilo de vida saudável é o atual

O PROJETO. Exercícios físicos, boa alimentação, cuidados com o corpo e a mente. A busca. por um estilo de vida saudável é o atual Exercícios físicos, boa alimentação, O PROJETO cuidados com o corpo e a mente. A busca por um estilo de vida saudável é o atual desafio da humanidade, que vive um cotidiano cada vez mais caótico. Na correria

Leia mais

Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015]

Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015] 1 Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015] Página 9 Na ilustração, Jesus está sob a árvore. Página 10 Rezar/orar. Página 11 Amizade, humildade, fé, solidariedade,

Leia mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais

Restaurante Top 5. 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Restaurante Top 5 10 passos para deixar seus convidados mais felizes sem gastar um centavo a mais Mensagem do Restaurante Olá, Sabemos que é momento de comemorar. E se não fosse uma data ou momento especial,

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Hinário SOIS BALIZA De Germano Guilherme

Hinário SOIS BALIZA De Germano Guilherme Hinário SOIS BALIZA De Germano Guilherme Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu De acordo com revisão feita pelo Sr. Luiz Mendes do Nascimento, zelador do hinário. www.mestreirineu.org 1 01 - DIVINO PAI

Leia mais

Saadi. Depois de 17 anos, o Congresso Brasileiro de Cirurgia ENTREVISTA

Saadi. Depois de 17 anos, o Congresso Brasileiro de Cirurgia ENTREVISTA Por Aline de Melo Pires Felicidade Saadi é a receita de Natural de Porto Alegre, 49 anos, o cirurgião Eduardo Saadi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCC) fala das causas das

Leia mais

"Aspectos psicossociais da Aposentadoria e Qualidade de vida

Aspectos psicossociais da Aposentadoria e Qualidade de vida Programa de Preparação para Aposentadoria. "Aspectos psicossociais da Aposentadoria e Qualidade de vida Koshiro Otani Aspectos psicossociais da Aposentadoria Empoderamento dos Aposentados EMPODERAMENTO

Leia mais

CORAÇÃO. Na Saúde combata...os inimigos silenciosos! Trabalho Elaborado por: Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro

CORAÇÃO. Na Saúde combata...os inimigos silenciosos! Trabalho Elaborado por: Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro Trabalho Elaborado por: Na Saúde combata...os inimigos silenciosos! Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro CORAÇÃO Olá! Eu sou o seu coração, trabalho dia e noite sem parar, sem descanso semanal ou férias.

Leia mais

Conte-me sobre você!

Conte-me sobre você! Reunião Cultural Data: 22/09/2006 Petiana: Monique Koerich Simas Conte-me sobre você! Ao chegar em algum lugar onde não conhecemos ninguém, nos sentimos solitários. Chegar, por exemplo, numa festa, num

Leia mais

DEPRESSÃO. O que você precisa saber. Fênix Associação Pró-Saúde Mental

DEPRESSÃO. O que você precisa saber. Fênix Associação Pró-Saúde Mental DEPRESSÃO O que você precisa saber Fênix Associação Pró-Saúde Mental Eu admito que preciso de ajuda, pois sozinho não consigo... (Grupo Fênix: Os 6 Passos para a Recuperação) a 1 Edição São Paulo 2010

Leia mais

JORNAL. O futuro chega rápido Atlântico registrou maior número de adesões desde sua criação. 4, 5 e 6

JORNAL. O futuro chega rápido Atlântico registrou maior número de adesões desde sua criação. 4, 5 e 6 JORNAL n o 30 ano X 1 o quadrimestre de 2014 Uma Publicação da Fundação Atlântico de Seguridade Social O futuro chega rápido Atlântico registrou maior número de adesões desde sua criação. 4, 5 e 6 Comunicação

Leia mais

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br Olá, concurseiro! É um grande prazer poder lhe dar algumas dicas básicas a respeito da sua preparação para um Concurso Público. Sei que esse é um grande sonho, e ter a oportunidade de colaborar com a construção

Leia mais

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer.

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer. A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja possui tantas capacidades para a perda de gordura e mesmo os cientistas se dividem sobre esse assunto.

Leia mais

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO. (segunda parte) A ESCOLHA

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO. (segunda parte) A ESCOLHA OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO (segunda parte) A ESCOLHA Responda à seguinte pergunta: Você gosta de carro? Se você gosta, vamos em frente. Escolha o carro de seus sonhos: Mercedes,

Leia mais

CRESCIMENTO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL

CRESCIMENTO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL Data: 14/04/2012 CRESCIMENTO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL Culto: Sábado Pastor: José Júnior O jovem cristão precisa estar em crescimento constante. Para estar mais parecido com Cristo, deve-se buscar crescer,

Leia mais

Tema 1. Redução da Maioridade Penal

Tema 1. Redução da Maioridade Penal Tema 1 Redução da Maioridade Penal Questão que sazonalmente aparece nos meios de comunicação e é matéria de discussão acalorada na sociedade civil diz respeito à redução da idade de imputabilidade penal

Leia mais

Família e dinheiro. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Todos juntos ganham mais

Família e dinheiro. Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? Todos juntos ganham mais 1016327-7 - set/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

Amor em Perspectiva Cultural - Mário Quintana. 1. A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana)

Amor em Perspectiva Cultural - Mário Quintana. 1. A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana) Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Cultura Educador: João Nascimento Borges Filho Amor em Perspectiva

Leia mais

João Nerval: Eu sou ladrão, eu não gosto de trabalhar não. Eu sou ladrão.

João Nerval: Eu sou ladrão, eu não gosto de trabalhar não. Eu sou ladrão. Se você pesquisar no site do YouTube, vai encontrar um vídeo incomum, chamado Profissão Ladrão, no qual um repórter entrevista um ladrão confesso de nome João Nerval. O que se percebe de positivo no personagem

Leia mais

Máxima Nova Classe Média autoestima 33%

Máxima Nova Classe Média autoestima 33% Máxima é a primeira revista mensal totalmente voltada para os desejos e as necessidades da mulher da Nova Classe Média. Sua missão é ajudá-la a resolver as questões do seu dia a dia e ser fonte de inspiração

Leia mais