SISTEMA DE BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE BIBLIOGRAFIA BÁSICA"

Transcrição

1 SISTEMA DE BIBLIOGRAFIA BÁSICA Mônica Picollo Bignami 1, Regina Maria Seneda 2 1 Bacharel em Engenharia de Automação e Controle, UNESP, Rio Claro, SP 2 Bacharel em Biblioteconomia, UNESP, Rio Claro, SP RESUMO Nos últimos anos, a Biblioteca da UNESP - Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro constatou que a bibliografia básica e complementar dos cursos não está atualizada. Anualmente, o grupo de avaliação local solicita uma estatística da relação do número de exemplares por alunos. Somando esses fatores e com o objetivo de subsidiar os bibliotecários na aquisição de novos livros didáticos e na indicação da quantidade de exemplares, foi desenvolvido um software que pretende estimular os docentes a atualizar a bibliografia básica e complementar das suas disciplinas, semestralmente. Palavras-Chave: Bibliografia básica; Bibliografia complementar; UNESP - Campus de Rio Claro. ABSTRACT In recent years, the Library of UNESP (Universidade Estadual Paulista) - Campus Rio Claro noted that the basic and additional bibliography of courses isn t updated. Annually, the local evaluation group calls a statistical of the relationship of the number of copies for students. Adding these factors and with a view to assisting librarians in the purchase of new textbooks and provided the number of copies, was developed a software that aims to encourage teachers to upgrade the basic and additional bibliography of their subject area, every six months. Keywords: Basic bibliography; Additional bibliography; UNESP - Campus Rio Claro.

2 1 Introdução A Biblioteca da UNESP -Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro, é uma das 33 bibliotecas da Rede UNESP, atende a dez cursos de graduação nas áreas de exatas, humanas e biológicas e treze programas de pós-graduação. Recebe anualmente, através da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), verba da Reitoria, que se destina à aquisição de livros didáticos. Constatamos durante estes anos, que a bibliografia básica e complementar de cada curso está defasada, pois temos dificuldades em fazer com que os docentes realizem periodicamente a atualização. Através de uma deliberação do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE) regulamentou-se o processo de avaliação das universidades do Estado. Sendo assim, a UNESP criou o Grupo de Avaliação Institucional (GRAI) com a finalidade de elaborar um processo de auto-avaliação institucional. Logo, foram criados os Grupos de Avaliação Local (GRAL) para auxiliarem o GRAI. Através dos resultados obtidos por esses grupos, são elaborados relatórios, os quais fornecem subsídios aos avaliadores externos no diagnóstico da qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido na UNESP (recredenciamento e reconhecimento de cursos, por exemplo), e para a revisão de políticas, programas e projetos que favoreçam os processos de auto-gestão em todas as instâncias da Universidade. Um dos itens exigidos anualmente pelo GRAL do Campus de Rio Claro é a relação percentual de exemplares por aluno. Considerando esses fatores, desenvolvemos um software que além de subsidiar os bibliotecários, também pretende estimular os docentes a atualizar a bibliografia básica e complementar das suas disciplinas. 2 Revisão de Literatura A Deliberação nº 04 de 2000, do CEE, dispõe sobre o processo de avaliação de universidades e centros universitários do sistema estadual de ensino, o qual

3 abrange a UNESP. Em seu Art. 4º, determina que a metodologia da avaliação interna deve ser estabelecida pela universidade. No Art. 5º, menciona que essa avaliação constitui requisito fundamental para o processo de recredenciamento junto ao CEE e o reconhecimento dos cursos da universidade. Com isso, o GRAI e GRALs da UNESP elaboram anualmente um projeto de auto-avaliação institucional. No caso das bibliotecas, a CGB elaborou uma metodologia para possamos indicar para cada curso, se há menos de um exemplar para cada dez alunos, um exemplar para cada dez alunos, mais de um exemplar para cada dez alunos e nenhum exemplar. As respostas são dadas em porcentagem. Atualmente, esses dados são levantados por amostragem (por curso) utilizando uma planilha eletrônica. 3 Materiais e Métodos Atualmente, na Biblioteca da UNESP - Rio Claro, o cálculo exigido pelo GRAL é feito de forma manual, por amostragem estatística. Além disso, os docentes dificilmente atualizam as suas bibliografias. O Sistema de Bibliografia Básica (SBB) permite aos docentes cadastrar e manter atualizada a bibliografia básica e complementar utilizada nas disciplinas dos cursos do Instituto de Biociências (IB) e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP, gerar relatórios e cálculos para o GRAL, de cada curso, automaticamente, subsidiando também a elaboração das listas de compra. O SBB foi desenvolvido na linguagem PHP e utiliza o gerenciador de banco de dados MySQL. Essas ferramentas foram escolhidas por serem de código-aberto e por permitirem que o usuário acesse o sistema via web, de qualquer computador. O software apresenta dois blocos distintos. O primeiro é utilizado somente pelos docentes e secretárias dos departamentos acadêmicos que classificamos como usuários e o segundo tem acesso limitado aos bibliotecários que denominamos administradores, para gerenciarem os dados inseridos pelos usuários.

4 Na tela inicial do sistema, há uma breve descrição da sua finalidade e os campos de acesso (login). Figura 1: Tela de login de usuário. Inicialmente, para terem acesso ao programa, os usuários devem entrar no link Cadastre-se aqui e preencher alguns dados (login, senha, nome, , departamento e telefone). Essas informações são disponibilizadas aos administradores, que as analisam e validam ou não o pedido. Validado o cadastro inicial, o usuário pode acessar o sistema informando o seu login e senha. Caso esqueça a senha, basta clicar no link Esqueci minha senha, e uma nova será enviada pelo informado no cadastro. Ao entrar no SBB, uma lista com as bibliografias cadastradas são exibidas, juntamente com o menu de cadastro. O menu Cadastro possui três itens, que permitem a inserção de novas bibliografias básicas, bibliografias complementares e docentes.

5 Figura 2: Tela com Resumo de Bibliografias e o menu Cadastro. Acessando o cadastro de bibliografia básica, o usuário deve preencher os dados das obras e as demais informações solicitadas (curso, disciplina, autor(es), título, idioma, editora, ISBN, ano, edição, volume, observações e quantidade de alunos que utilizarão a obra na disciplina) e salvar. Preferencialmente, as obras devem ser cadastradas por ordem de prioridade, a critério do docente. Porém, essa prioridade por ser alterada em qualquer momento no sistema. O mesmo procedimento é feito para o cadastro de bibliografia complementar. Os dados que devem ser inseridos no formulário são: curso, disciplina, tipo de obra (artigo de periódico, capítulo de livro, capítulo de tese, CD/DVD, livro, mapa, norma técnica, periódico, tese/dissertação/tcc, trabalho em evento ou outro tipo), dados em formato de referência, observações e quantidade de alunos que utilizarão a obra na disciplina. No cadastro de docente, é permitida a inserção, alteração e exclusão do vínculo entre os docentes e as disciplinas, bem como a quantidade de alunos em cada uma delas. O usuário deve informar o curso, a disciplina, a quantidade de alunos matriculados e o(s) docente(s) responsáveis pela disciplina anteriormente selecionada.

6 Figura 3: Formulário de cadastro de Docente. Para alterar ou excluir uma bibliografia básica ou complementar, em Resumo de Bibliografias, basta clicar na coluna respectiva (BÁS. para básica ou COM. para complementar). Serão exibidos os registros da disciplina/curso selecionada. Nesta tela, é possível realizar as ações acima mencionadas, além de modificar as prioridades com que serão exibidas no relatório (o qual pode ser gerado clicando no botão Imprimir ) ou inserir um novo registro. Figura 4: Lista de bibliografia básica de uma disciplina.

7 Pode-se observar na Figura 4, que há algumas informações que não constam no formulário de cadastro das bibliografias (localização no acervo e quantidade de exemplares). Estes dados serão inseridos no SBB pelos administradores para agregar mais informações ao relatório dos usuários. Ao clicar no botão Modificar prioridades, as obras da bibliografia poderão ser alteradas utilizando as setas para cima e para baixo para definir a ordem, de acordo com a necessidade. Figura 5: Tela de modificação de prioridades. Ao clicar no botão Modificar prioridades, as obras da bibliografia poderão ser alteradas utilizando as setas para cima e para baixo para definir a ordem, de acordo com a necessidade. Todas as obras contidas no sistema, poderão ser visualizadas em um relatório através do botão Imprimir. Através desse relatório, os docentes e secretárias poderão anexá-lo ao Formulário de Programa de Disciplinas exigido pela Seção de Graduação do Campus de Rio Claro, ou copiar as informações necessárias e colar em um próprio arquivo de texto, conforme a Figura 6.

8 Figura 6: Relatório das bibliografias. Com relação aos administradores do SBB, o login e senha também são necessários. Assim, como na seção dos usuários, ao entrar no SBB, uma lista com as bibliografias cadastradas são exibidas, juntamente com o menu de cadastro. O menu Cadastro possui três itens, que permitem o gerenciamento das bibliografias básicas, das bibliografias complementares e dos usuários pendentes (aqueles que se cadastraram e aguardam validação para utilizarem o programa). Para os administradores, há disponível também o menu Relatórios e a possibilidade de gerar a tabela para alimentar o GRAL. O cálculo do índice determinado pela tabela Gral que chamamos de número Gral é representado pela fórmula: Número Gral = Nº de exemplares x 10 Nº de alunos Tabela 1 Tabela Gral. Índice Menos de 1 exemplar para cada 10 alunos 1 exemplar para cada 10 alunos Mais de 1 exemplar para cada 10 alunos Nenhum exemplar para cada 10 alunos Fonte: Projeto de Avaliação Institucional 2009.

9 Acessando tanto o cadastro de bibliografia básica com o complementar, será exibido ao administrador, além do Resumo de Bibliografias, as obras que não contém as informações de localização no acervo e a quantidade de exemplares disponíveis na Biblioteca do Campus de Rio Claro. Figura 7: Tela com Resumo de Bibliografias e os registros com dados faltantes. Para alterar o registro de uma obra, o procedimento é semelhante ao do usuário. Para o cadastro de bibliografia básica e complementar, os dados continuam os mesmos, e são acrescidos dos campos: localização no acervo e quantidade de exemplares na biblioteca. Neste mesmo formulário, é exibido ao administrador o número Gral até o momento e o total de alunos que utilizam essa obra, ou seja, a quantidade de alunos de todas as disciplinas de todos os cursos.

10 Figura 8: Formulário de alteração de bibliografia. A forma de modificação de prioridades e a geração do relatório de bibliografias são idênticos aos dos usuários. No cadastro de usuários pendentes, é possível visualizar os cadastros realizados pelos usuários e que ainda não foram validados, e permitir o seu acesso ao software ou não. No menu Relatórios, há seis tipos de relatórios disponíveis aos administradores, onde todos são gerados com a extensão PDF. São eles: - Curso: exibe o instituto, curso, disciplina, docente (se houver), tipo da bibliografia e os dados das obras vinculadas (inclusive o número Gral); - Bibliografia básica: exibe o instituto, curso, disciplina, docente (se houver) e os dados das obras vinculadas (inclusive o número Gral); - Bibliografia complementar: exibe o instituto, curso, disciplina, docente (se houver) e os dados das obras vinculadas (inclusive o número Gral); - Docente: exibe o nome do docente, instituto, curso, disciplina, tipo da bibliografia e os dados das obras vinculadas (inclusive o número Gral); - Gral - Instituto/Curso: agrupados por instituto e curso, exibe uma tabela com

11 as disciplinas e o seu índice Gral; - Gral - Livros: agrupados pela classificação do Gral, exibe os dados das obras vinculadas. Figura 9: Relatório de Curso gerado em PDF. Figura 10: Relatório de Relatório de Gral - Instituto/Curso gerado em PDF. Para sair do sistema, basta clicar no link Sair. 4 Resultados Parciais/Finais Atualmente, o SBB encontra-se na fase de alimentação dos dados no programa pelas secretárias dos departamentos. A implantação definitiva do sistema estava prevista para julho de Este software possibilitará aos bibliotecários

12 gerar relatórios e obter a relação do GRAL, agregando outros valores, como por exemplo, auxiliar na elaboração da listagem de compra de livros. Espera-se que as bibliografias sejam semestralmente atualizadas e que a indicação de compra de novos títulos e quantidades de exemplares também possam ser subsidiadas por esse sistema. 5 Considerações Parciais/Finais Inicialmente, o sistema foi apresentado às secretárias dos departamentos, que sugeriram algumas mudanças. Estas já foram implementadas, tornando o sistema mais próximo da realidade das suas atividades diárias de apoio acadêmico. Nota-se que a quantidade de alunos que utilizarão a obra na disciplina em um determinado curso pode ser inserida ou alterada pelos usuários tanto no cadastro dos dois tipos de bibliografias, quanto no cadastro de docentes. Esta flexibilidade, deve-se à uma sugestão apresentada pela maioria das secretárias na fase de testes. Foi levantado que, por um determinado momento, uma disciplina pode ficar sem docente (sem vínculo), mas o número de alunos será sempre conhecido. Portanto, não há necessidade de vincular no sistema a disciplina ao docente, permitindo inserir uma bibliografia somente com o número de alunos. 6 Referências UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Grupo de Avaliação Institucional. Disponível em: < Acesso em: 28 jun UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Grupo de Avaliação Local. Projeto de avaliação institucional. Rio Claro: UNESP, SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE nº 04/00. São Paulo, PHP. Disponível em: < Acesso em: 27 abr

- Manual tocou.com - Anunciantes

- Manual tocou.com - Anunciantes - Manual tocou.com - Anunciantes Este manual se destina aos anunciantes que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

- Manual tocou.com - Emissoras

- Manual tocou.com - Emissoras - Manual tocou.com - Emissoras Este manual se destina às emissoras de rádio que utilizam ou desejam utilizar o tocou.com. 2009 SUMÁRIO Apresentação... 2 Tipos de contas de usuários do tocou.com... 3 Requisitos

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Manual do Usuário Acompanhamento

Manual do Usuário Acompanhamento Manual do Usuário Acompanhamento Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Acompanhamento... 6 Protocolos Abertos... 7 Protocolos Finalizados...

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

1. Acessando o SIGPRH

1. Acessando o SIGPRH 1. Acessando o SIGPRH UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Acesse o endereço www.si3.ufc.br e selecione a opção SIGPRH (Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos). Seguem algumas informações

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Série de Relatórios Técnicos em Ciência da Computação. Num 01/2017 Dezembro 2017

Série de Relatórios Técnicos em Ciência da Computação. Num 01/2017 Dezembro 2017 Universidade Estadual do Ceará UECE Série de Relatórios Técnicos em Ciência da Computação Num 01/2017 Dezembro 2017 SisAcadPG - Sistema Acadêmico da Pós- Graduação da UECE Manual de Usuário Mariela I.

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2...

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... CICLO O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... Menu principal do sistema Empresa Responsável por cadastrar as empresas no qual fara parte as estratégias. Cliente Responsável por cadastrar os

Leia mais

Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias

Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias 1 Treinamento do Sistema SIGRH Módulo Férias Perfil: Solicitação de agendamento de férias Maceió, setembro de 2012. 2 Histório de versões Versão 1.0-14/09/2012 Descrição: Versão inicial 3 Conteúdo 1.Conhecendo

Leia mais

1.5. Interface inicial (Ambiente de trabalho TDMAx Web

1.5. Interface inicial (Ambiente de trabalho TDMAx Web 1.5. Interface inicial (Ambiente de trabalho TDMAx Web Commerce) Cabeçalho Menu de Opções (Ferramentas do Sistema). 1.6. Cabeçalho Sair: efetua logout (sai do ambiente de trabalho do TDMax Web Gerencial).

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Manual. do Cliente. Aplicativo Web

Manual. do Cliente. Aplicativo Web Manual do Cliente Aplicativo Web Sumário ACESSANDO A VAPTUBER WEB... VISÃO GERAL... NOVA ENTREGA... º PASSO... º PASSO... 6 º PASSO... 7 º PASSO... 8 º PASSO... 8 SOLICITAÇÃO PENDENTE... 9 ENTREGAS...

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Pedidos de Livros Versão 1.1.1 Última revisão: 19/10/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

CONTROLE DE ORÇAMENTOS

CONTROLE DE ORÇAMENTOS CONTROLE DE ORÇAMENTOS MÓDULO DE AQUISIÇÕES 1 1. ORÇAMENTO Para iniciar o processo de orçamento, clique em orçamento.. Serão apresentadas as funcionalidades do 1.1 Novo orçamento Para incluir um novo orçamento,

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21

Adsim - Manual Sistema Pi Fácil. ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright Página 1 de 21 ADSIM - Sistemas Integrados de Mídia, Copyright 2010-2014 Página 1 de 21 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo do Documento... 3 2. Detalhes explicativos de um pedido de inserção (PI) no sistema Pi

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1

MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 3 FLUXOGRAMA EXPLICATIVO DAS FALTAS E DOS PLANTÕES... 3

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP)

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Reitoria / Coord. de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Versão

Leia mais

e-garantia Manual da Assistência Técnica

e-garantia Manual da Assistência Técnica Manual da Assistência Técnica Versão Ref.: V1.0 1. Índice 1. Índice 2. Introdução ao e-garantia 3. Glossário 4. Primeiro Acesso 4.1 Acesso ao Site 4.2 Troca de Senha 5. Inclusão do Orçamento 5.1 Incluir

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015. Importante: Algumas operações estarão disponíveis somente para usuários autorizados.

TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015. Importante: Algumas operações estarão disponíveis somente para usuários autorizados. 1. Introdução TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015 Este tutorial tem por objetivo apresentar as funcionalidades do Módulo Turmas da Graduação. Através deste sistema é possível consultar,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS GUIA DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE AUTO ATENDIMENTO AO USUÁRIO SECRETARIA GERAL DE INFORMÁTICA SIN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS GUIA DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE AUTO ATENDIMENTO AO USUÁRIO SECRETARIA GERAL DE INFORMÁTICA SIN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SECRETARIA GERAL DE INFORMÁTICA SIN DIVISÃO DE SERVIÇOS DE INTERNET- DISI HelpDesk - SIn Dezembro/2013 GUIA DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE AUTO ATENDIMENTO AO USUÁRIO V. 2.2

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Sumário 1 Introdução... 3 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 4 3 Gerenciando clientes... 7 4 Serviços... 11 4.1 2ª via de conta... 11 4.2 Alteração Cadastral...

Leia mais

Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão

Consulta. através do botão consulta, disponível na tela Catalogação >> Cadastro planilha ou Catalogação >> Cadastro MARC 21. Ou através do botão CATALOGAÇÃO CONSULTA Consulta A consulta ao acervo pode ser realizada: através do botão lupa azul, presente em todas as telas do sistema no canto superior direito. Será aberta uma nova aba Catalogação

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Cláusula de Confidencialidade

Cláusula de Confidencialidade Cláusula de Confidencialidade A informação contida neste documento é de propriedade da SUNTECH S.A. e foi preparada para uso exclusivo do cliente, no contexto dos serviços propostos, devendo ser tratada

Leia mais

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1.

STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. MANUAL Versão 1. STI- SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SIGA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO MANUAL Versão 1.0 2016 Cuiabá MT SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 ACESSANDO O SISTEMA... 2 MATRÍCULA

Leia mais

MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE

MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE MANUAL DE NOVO MÓDULO AGENDA DO GABINETE Índice 1. Visão geral... 2 1.1 Visualização de compromissos... 2 2. Agendamento... 4 2.1 Cadastros... 4 2.2 Edição... 5 3. Retorno... 6 3.1 Reagendamento... 6 4.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

3 Software C&L Introdução

3 Software C&L Introdução Software C&L 25 3 Software C&L Este capítulo apresenta a versão anterior do software Cenários & Léxicos (C&L), que passou por um processo de re-engenharia durante este trabalho. Ao longo do capítulo descreveremos

Leia mais

MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF

MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF e-garantia MANUAL DO SERVIÇO TÉCNICO REFERENCIADO CARDIF Cardif Information Technology Latin America Country: Brasil Versão Ref.: V.2.0 1. INDICE 1. ÍNDICE... 1 2. INTRODUÇÃO AO E-GARANTIA... 3 3. GLOSSÁRIO...

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO ALUNO ACESSANDO O PORTAL DO ALUNO Para acessar o portal do aluno, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino, vale ressaltar que os endereços de acesso

Leia mais

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A.

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A. Manual de uso Terminal e Agências marítimas PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A. 2ª. EDIÇÃO Versão 1.0 Setembro, 2017 Histórico de Revisões Edição Data Resp. Revisão 1 JUN LCC Versão inicial. 2017 2 SET 2017 LCC

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Sistemas de Informação GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA 1. Acesso ao ambiente 1.1. O gestor deverá acessar o ambiente do SIGRH,

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Manual de Uso do Professor

Manual de Uso do Professor Manual de Uso do Professor Sumário 1. Introdução --------------------------------------------------------------------------- 3 2. Login -----------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass Manual One Pass Thomson Reuters Agosto 2017 1 Manual One Pass Tabela de Conteúdo ONEPASS... 3 O QUE É UMA CONTA ONEPASS?... 3 COMO CRIAR UMA CONTA ONEPASS PARA O CHECKPOINT?... 4 CRIANDO UMA CONTA DE ACESSO

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA MANUAL DO SISTEMA DE CADASTRO E PERMISSÃO DE ACESSO SCPA E SISPACTO PERFIL GESMUN - MUNICÍPIO

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM

TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM 1 Solicitação de Hospedagem Para acessar o sistema, o servidor deve acessar no portal o seguinte caminho: Ensino Pós-Graduação Gestão de Recursos Capes.

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/07/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário

PORTAL CORPORATIVO. Manual do usuário PORTAL CORPORATIVO Manual do usuário SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DO SISTEMA... 3 1. Acesso ao Portal... 3 1.1. Solicitação de pré cadastro... 4 1.2. Primeiro Acesso... 5 1.3. Recuperar sua Senha... 6 1.4. Contato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Passo a passo para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA MANUAL DO SISTEMA DE CADASTRO E PERMISSÃO DE ACESSO SCPA E SISPACTO PERFIL GESREGS - REGIÃO

Leia mais