Desafios e Perspectivas da Produção Animal no Semiárido frente às Mudanças Climáticas e a Disponibilidade Hídrica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desafios e Perspectivas da Produção Animal no Semiárido frente às Mudanças Climáticas e a Disponibilidade Hídrica"

Transcrição

1 Desafios e Perspectivas da Produção Animal no Semiárido frente às Mudanças Climáticas e a Disponibilidade Hídrica Gherman Garcia Leal de Araújo Pesquisador Embrapa Semiárido Fortaleza-CE Junho

2 Sumário 1. Introdução 2. Os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos 3. Consequências dos impactos das mudanças climáticas sobre a produção animal 4. Os impactos da diminuição dos recursos hídricos destinados a produção animal 5. Ferramentas para o monitoramento dos riscos pecuários 6. Alternativas de aporte hídrico para pecuária frente as mudanças climáticas 6.1 Uso de alimentos suculentos para dessedentação animal 6.2 Uso da água salobra para dessedentação e produção de forragens 7. Considerações finais

3 Introdução Desde a década de 1980, evidências científicas sobre a possibilidade de mudança do clima em nível mundial vêm despertando interesses crescentes no público e na comunidade científica em geral (Marengo, 2008).

4 A Crise Global da Água: Abordando um problema urgente de segurança Lidar com a escassez de água: Desafio do século 21

5

6 INTRODUÇÃO 2009

7 Introdução Embora a mudança climática seja um fenômeno global, seus impactos negativos são mais severamente sentidos por pessoas pobres em países em desenvolvimento, que dependem fortemente dos recursos naturais; As comunidades rurais pobres destes países dependem largamente da agricultura e da pecuária para a sua sobrevivência e, estes setores econômicos estão entre os mais sensíveis ao clima.

8 Pergunta: A produção animal é uma causadora (problema) ou sofre efeitos (vítima) das mudanças climáticas?

9 As Pesquisas em Mudanças Climáticas e Pecuária Quantificação das emissões dos gases de efeito estufa Mitigação das emissões dos gases de efeito estufa

10 Principais atividades agrícolas geradoras de metano (CH 4 )

11 Os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos Mapa de zonas áridas no mundo Fonte:

12 Sumário das mudanças climáticas projetadas para o Nordeste Fonte: Marengo et al., 2008

13

14

15

16

17 Consequências dos impactos das mudanças climáticas sobre a produção animal

18

19 O efeito das alterações climáticas sobre a produção de leite e carne J.M. Rust & T. Rust - South African Journal of Animal Science 2013, 43 (No. 3) Döhne ADI, Private Bag X15, Stutterheim, 4930, South Africa Diminuição da produção de forragens em areas dependentes de chuvas e de pastagens irrigadas, com aumento dos custos; Diminuição na produção de grãos, resultando em custos de alimentação mais elevados; Diminuição da produção de leite e ganho de peso reduzido; Diminuição da taxa de reprodução; Perdas na eficiência de conversão de alimentar; Aumento na prevalência de doenças transmitidas por vetores; Maior prevalência da infestação parasitária interna;

20 Relação do consumo de água de ovinos e a temperatura máxima diária. Adaptado de Luke (1987).

21

22

23 Os impactos da diminuição dos recursos hídricos destinados a produção animal

24 Quais as espécies e raças mais adaptadas e eficientes diante dos cenários de MC? Quais são os fatores que podem afetar o consumo de água pelos rebanhos em um cenário mais critico de MC? Quais os tipos de plantas forrageiras a serem produzidas e quais dietas a serem formuladas para os animais em condições de estresse hídrico e ou térmico (calor)?

25 Qual a importância, a necessidade e o custo de água para os rebanhos caprinos, ovinos e bovinos? Qual a Produtividade da água ou pegada hídrica dos produtos de origem animal, ou seja, quantos kg de água estamos utilizando para produzirmos um (01) kg de leite? Os sistemas de produção pecuário podem afetar a qualidade e a quantidade das fontes de água?

26 Qual a relação da disponibilidade, da qualidade e do uso da água no bem estar dos rebanhos no semiárido? Qual a capacidade de suporte hídrica dos sistemas de produção pecuária? Quais seriam as estratégias à serem adotadas para os rebanhos em um cenário real de mudanças climaticas?

27

28

29

30

31 Segundo dados do IBGE/SIDRA, 2015, o semiárido tem um rebanho de aproximadamente, 6,7; 8,6 e de 15,5 milhões e cabeças, respectivamente, caprinos, ovinos e bovinos. Estimando-se um consumo diário de água de 3 litros/cab/dia, teríamos uma demanda de 20,7 e 25,8 milhões/dia para caprinos e ovinos, respectivamente e considerando um consumo médio diário de água de aproximadamente, 35 litros/cab/dia teríamos 542,7 milhões de litros demandados diariamente, para os bovinos.

32 A necessidade de água por ovinos tem recebido aparentemente pouca atenção de pesquisadores e de criadores destes animais.

33 Fonte: Burgos et al., Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol,

34 Fonte: Burgos et al., Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol,

35

36

37 Ferramentas para o monitoramento dos riscos pecuários Os criadores estão enfrentando muitos desafios, o que cria maior incerteza e riscos para a produção pecuária, em função das mudanças climáticas. Estes desafios exigem novas e inovadoras formas de fornecer informações para a gestão de risco de tomada de decisão e para o desenvolvimento de estratégias de gestão adaptativa, Fonte: (ANGERER, et al., 2013).

38 Os sistemas de informações (Sistemas de alerta rápido e de informações de riscos pecuários), são desenvolvidos para proporcionar o monitoramento em tempo real da forragem, água e informação sobre o mercado, (ANGERER, et al., 2013).

39

40

41

42

43

44

45 Consumo de alimentos Produção de leite

46 A ferramenta permite que produtores e técnicos façam simulações futuras do cultivo de pastagens no Brasil, dando suporte para a tomada de decisões. Com as simulações, baseadas em informações climáticas e de produção, o usuário poderá projetar o cultivo de pastagens em diferentes regiões do país na atualidade e em médio (2025) e longo prazo (2055). Os cenários, pela antecipação de riscos, podem contribuir para o planejamento mais adequado da propriedade, adoção de alternativas de adaptação a eventuais efeitos das mudanças ambientais.

47

48

49 Interpretação dos cenários: - No Nordeste, principalmente na área semiárida, a produção das pastagens deve ficar mais vulnerável, podendo ocorrer redução da área apta ao cultivo do capim-buffel, comum nessa região. - Já para a palma forrageira, as simulações indicam aumento nas áreas aptas ao cultivo para 2025 e 2055.

50

51 Alternativas de aporte hídrico para pecuária frente as mudanças climáticas A primeira seria a oferta de alimentos ricos em água, de forma in natura, bem como a oferta de alimentos conservados na forma de silagem. A segunda seria o uso de águas salobras, de forma sazonal e estratégica, para dessedentação de animais ruminantes e para a irrigação de plantas forrageiras halofitas ou miohalofitas.

52

53

54 IPA SERTANIA (IPA) ORELHA ELEFANTE MEXICANA (OEM) MIUDA (MIU) 113,6 mil litros 147,4 mil litros 106 mil litros 7,1 CISTERNAS 9,2 CISTERNAS 6,6 CISTERNAS

55

56 Uso de alimentos suculentos para dessedentação animal FONTE: Agriculture and Agri-Food Canada, Adaptado de Hyder, et al., J. Range Mgmt. 21:392

57

58 Substituição do feno de tifton por palma forrageira vacas holandesa: Consumo de água Fonte: CARVALHO et al., 2005

59 Substituição do feno de tifton por palma forrageira vacas holandesa: Produção Fonte: CARVALHO et al., 2005

60

61 Fonte: Oliveira et al., 2007

62 Costa et al. (2009) reportaram que houve um menor consumo de água de bebida por cabras em lactação que receberam rações com maiores teores de palma-forrageira in natura em substituição ao fubá de milho, sem prejuízos à produção de leite.

63 Costa et al. (2009)

64 Costa et al. (2009)

65 Uso da água salobra para dessedentação e produção de forragens As águas subterrâneas encontradas na região semiárida podem ser outra alternativa para atender a demanda hídrica dos animais, por períodos curtos e de extrema escassez de água doce.

66

67 Consumo de matéria seca e água em kg/dia de ovinos mestiços Santa Inês ingerindo água com diferentes níveis de sólidos dissolvidos totais Fonte: Albuquerque, 2012 Y = 1, ,1993x

68 Ganho de peso (g/dia) de ovinos mestiços de Santa Inês ingerindo água com diferentes níveis de sólidos dissolvidos totais Fonte: Albuquerque, 2012

69 Uso da água salobra para dessedentação e produção de forragens

70

71

72

73

74

75

76

77 Tecnologias para captação e armazenamento de água de chuva para consumo animal

78

79 Considerações finais A diminuição da disponibilidade hídrica nas regiões semiáridas, irá aumentar a necessidade por animais mais adaptados as condições ambientais onde a elevação da temperatura e o estresse hídrico será cada vez mais frequente. Plantas resistentes ou tolerantes à seca (xerofitas) e a salinidade (halofitas) também são importantíssimas neste novo cenário de alterações climáticas.

80 Considerações finais A utilização de forrageiras suculentas e da conservação de alimentos com alta umidade, via o processo de ensilagem, passam a ser estratégias essências nos sistemas de produção animal no semiárido como fontes de água para atender parte ou a totalidade da dessedentação dos animais.

81

82 Obrigado

Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi

Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi A P R O D U Ç Ã O A N I M A L Gherman

Leia mais

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA. Cleandro Pazinato Dias

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA. Cleandro Pazinato Dias TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA Cleandro Pazinato Dias Apresentação Introdução: Tecnologias de produção mais limpa Sistemas produtivos da Pecuária Intensiva Bovinos de leite: Free

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

PRODUÇÃO ANIMAL TENDO COMO BASE ALIMENTAR A PALMA FORRAGEIRA

PRODUÇÃO ANIMAL TENDO COMO BASE ALIMENTAR A PALMA FORRAGEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Avenida Bom Pastor, s/nº - Boa Vista - Garanhuns/PE 55.296-901 - Telefone: (87) 3764.5555 PRODUÇÃO ANIMAL

Leia mais

MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu

MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA PRODUÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS CINIRO COSTA Prof.: Forragicultura e Pastagens FMVZ - UNESP Botucatu Áreas de pastagens nativas (N) e plantadas (P) nas diferentes

Leia mais

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Michel do Vale Maciel Garanhuns -2018 Fonte: Sebrae- Cartilha do Produtor Rural Foto: Divulgação CAR Introdução Mudanças na Produção Mundial Fazenda

Leia mais

Orçamento Forrageiro: Planejamento alimentar visando garantir a sustentabilidade da produção animal no semiárido nordestino

Orçamento Forrageiro: Planejamento alimentar visando garantir a sustentabilidade da produção animal no semiárido nordestino Orçamento Forrageiro: Planejamento alimentar visando garantir a sustentabilidade da produção animal no semiárido nordestino ANA CLARA R. CAVALCANTE PESQUISADORA ORÇAMENTO FORRAGEIRO DEFINIÇÃO O orçamento

Leia mais

Airon Aparecido Silva de Melo

Airon Aparecido Silva de Melo PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL Airon Aparecido Silva de Melo Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL. Tabela 5 Desempenho de vacas da raça Holandesa

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido?

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual a Capacidade de produção anual da Forrageira no Semiárido com base na pluviometria? = ton./ha??? DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PROPRIEDADE PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO. E. R. Porto 1 ; L. T. de L. Brito 2 ; A. de S. Silva 3

INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PROPRIEDADE PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO. E. R. Porto 1 ; L. T. de L. Brito 2 ; A. de S. Silva 3 CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA PARA SUSTENTABILIDADE DE ÁREAS RURAIS E URBANAS TECNOLOGIAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERESINA, PI, DE 11 A 14 DE JULHO DE 2005 INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA PROPRIEDADE PARA

Leia mais

PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo. Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo. Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS Airon Aparecido Silva de Melo Zootecnista, D.Sc. Professor UFRPE - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS PALMA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL.? Característica da palma Cactácea

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras. Lucas Teixeira Costa Doutor em Zootecnia

Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras. Lucas Teixeira Costa Doutor em Zootecnia Cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras Lucas Teixeira Costa Doutor em Zootecnia ltcosta80@yahoo.com.br Capacidade agrícola Balança comercial Brasileira Qual o objetivo com sua empresa rural?

Leia mais

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Paulo Canaveira Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa Simpósio Alterações Climáticas e Agricultura 26 de Abril de 2019 Inventário Nacional

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Embrapa Amazônia Oriental Outras atividades agrícolas

Leia mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS13) Ação contra a mudança global do clima

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS13) Ação contra a mudança global do clima Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS13) Ação contra a mudança global do clima Dr. Santiago Vianna Cuadra Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Coleção Embrapa Objetivos de Desenvolvimento

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia

Leia mais

Sustentabilidade. Eduardo Assad Pesquisador da Embrapa São Paulo 19/03/2018 IFHC

Sustentabilidade. Eduardo Assad Pesquisador da Embrapa São Paulo 19/03/2018 IFHC Sustentabilidade Eduardo Assad Pesquisador da Embrapa São Paulo 19/03/2018 IFHC Agenda 2030 ONU Brasil Morrer de fome é o mais amargo dos destinos Adaptado da Odisséia, de Homero - A história nos mostra

Leia mais

Carlos Gottschall Professor do curso de Med. Veterinária da ULBRA Mestre em Zootecnia - Consultor em Produção Animal

Carlos Gottschall Professor do curso de Med. Veterinária da ULBRA Mestre em Zootecnia - Consultor em Produção Animal SUPLEMENTAÇÃO DE BOVINOS DE CORTE - As potencialidades da metade norte com base nos subprodutos da região Carlos Gottschall Professor do curso de Med. Veterinária da ULBRA Mestre em Zootecnia - Consultor

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM - Docência do Ensino Superior 30h A docência no ensino superior. Processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas

Leia mais

DESAFIOS DA CULTURA DO SORGO

DESAFIOS DA CULTURA DO SORGO DESAFIOS DA CULTURA DO SORGO RIO GRANDE DO SUL Antônio Carlos Girotto Júnior Eng. Agrônomo Crea RS136668 RTV Santa Helena Sementes/Grupo Agroceres INTRODUÇÃO O Sorgo - Sorghum bicolor (L.) Moench Origem:

Leia mais

7,1% SISTEMAS DE ENGORDA LOCALIZAÇÃO DOS MAIORES CONFINAMENTOS DO BRASIL UTILIZAÇÃO DO CONFINAMENTO NA BOVINOCULTURA DE CORTE

7,1% SISTEMAS DE ENGORDA LOCALIZAÇÃO DOS MAIORES CONFINAMENTOS DO BRASIL UTILIZAÇÃO DO CONFINAMENTO NA BOVINOCULTURA DE CORTE UTILIZAÇÃO DO CONFINAMENTO NA BOVINOCULTURA DE CORTE Luís Fernando G. de Menezes Zootecnista, Dr. em Produção Animal luismenezes@utfpr.edu.br REBANHO BOVINO BRASILEIRO Regiões 2009 2010 Norte 35.606.111

Leia mais

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DA PECUÁRIA BOVINA LEITEIRA DE POMBAL/PB NOS ANOS DE SECA (2013 A 2015)

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DA PECUÁRIA BOVINA LEITEIRA DE POMBAL/PB NOS ANOS DE SECA (2013 A 2015) ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DA PECUÁRIA BOVINA LEITEIRA DE POMBAL/PB NOS ANOS DE SECA (2013 A 2015) Jacqueline Liedja Araujo Silva Carvalho 1 ; Prof. D. Sc. Ricardo Schmidt Filho 2 ; Prof. D. Sc. Patrício

Leia mais

Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor?

Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor? Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor? Francisco Eden Paiva Fernandes Zootecnista Embrapa Caprinos Esquema Contexto Banco de proteína conceitos, implantação

Leia mais

ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO. Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA

ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO. Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA SEMIÁRIDO BRASILEIRO CLIMA Quente e seco Duas estações Seca e Chuvosa

Leia mais

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH PELOTAS, 16 DE JUNHO DE 2011 BOVINOS DE LEITE IMPORTÂNCIA - Reduzir custo do alimento

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Adubação; Alimento; Clima; Metabolismo MAC.

PALAVRAS-CHAVE: Adubação; Alimento; Clima; Metabolismo MAC. INFLUÊNCIA DA DOSAGEM DE POTÁSSIO NA MORTALIDADE DA PALMA FORRAGEIRA SOB RESTRIÇÃO HÍDRICA INFLUENCE OF POTASSIUM DOSAGE IN MORTALITY OF PAL FOR FORESTS UNDERWATER RESTRITION JÚNIOR SILVA, BC 1 ; SIQUEIRA,JVG

Leia mais

ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA NA PECUÁRIA NO CARIRI OCIDENTAL PARAIBANO

ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA NA PECUÁRIA NO CARIRI OCIDENTAL PARAIBANO ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA NA PECUÁRIA NO CARIRI OCIDENTAL PARAIBANO Fabiano da Silva Araújo (1); Paulo da Costa Medeiros (2); José Romário Lacerda de Barros (3); Khyson Gomes Abreu (4) 1 Graduando

Leia mais

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto

Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto Suplementação de gordura para vacas leiteiras em pasto A produção de leite no Brasil está baseada principalmente em sistemas que exploram pastagens tropicais ao longo da maior parte do ano. Quando essas

Leia mais

Plantas forrageiras possuem padrões estacionais de crescimento. Variam com a espécie, práticas agronômicas (adubação e irrigação), local e entre anos

Plantas forrageiras possuem padrões estacionais de crescimento. Variam com a espécie, práticas agronômicas (adubação e irrigação), local e entre anos Recapitulando... Águas Seca Águas Plantas forrageiras possuem padrões estacionais de crescimento Variam com a espécie, práticas agronômicas (adubação e irrigação), local e entre anos Planejamento de ações

Leia mais

Moacyr Bernardino Dias-Filho

Moacyr Bernardino Dias-Filho Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br 1 Evolução da pecuária bovina no Brasil Passado No início dos anos 1900, a pecuária bovina era obsoleta, incapaz de abastecer,

Leia mais

SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS GIOVANI RODRIGUES CHAGAS ZOOTECNISTA

SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS GIOVANI RODRIGUES CHAGAS ZOOTECNISTA SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS GIOVANI RODRIGUES CHAGAS ZOOTECNISTA IMPORTÂNCIA DO MILHO 70% DA ALIMENTAÇÃO DOS NÃO RUMINANTES 40% DA ALIMENTAÇÃO DOS RUMINANTES PRINCIPAIS DIFICULDADES FALTA DE CONDIÇÕES PARA

Leia mais

ÁGUA NA HORTICULTURA: NOVAS ATITUDES E USO SUSTENTÁVEL

ÁGUA NA HORTICULTURA: NOVAS ATITUDES E USO SUSTENTÁVEL 49º CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA ÁGUA NA HORTICULTURA: NOVAS ATITUDES E USO SUSTENTÁVEL José Geraldo Eugênio de França Diretor-Executivo Águas de Lindóia - SP Agosto/2009 OS DEZ MAIORES PROBLEMAS

Leia mais

Modelo de gestão ambiental para a suinocultura. Rodrigo S. Nicoloso Eng. Agrônomo, Dr. Núcleo Temático de Meio Ambiente Embrapa Suínos e Aves

Modelo de gestão ambiental para a suinocultura. Rodrigo S. Nicoloso Eng. Agrônomo, Dr. Núcleo Temático de Meio Ambiente Embrapa Suínos e Aves Modelo de gestão ambiental para a suinocultura Rodrigo S. Nicoloso Eng. Agrônomo, Dr. Núcleo Temático de Meio Ambiente Embrapa Suínos e Aves Conceito: balanço de nutrientes Fertilizantes (NPK) Propriedade

Leia mais

Manejo e Produção de Palma Forrageira no enfoque do Controle da cochonilha do carmim

Manejo e Produção de Palma Forrageira no enfoque do Controle da cochonilha do carmim In Instituto Agronômico de Pernambuco Agronômico de Pernambuco Manejo e Produção de Palma Forrageira no enfoque do Controle da cochonilha do carmim Djalma Cordeiro dos Santos Pesq. do IPA Agosto/2013 Anos

Leia mais

André Sanches Secretário Executivo do Instituto CNA. Ana Carolina Mera Assessora Técnica do Instituto CNA

André Sanches Secretário Executivo do Instituto CNA. Ana Carolina Mera Assessora Técnica do Instituto CNA André Sanches Secretário Executivo do Instituto CNA Ana Carolina Mera Assessora Técnica do Instituto CNA O Sistema CNA A representatividade dos produtores rurais Distribuição dos Sindicados Rurais 1.949

Leia mais

BIO ENRIQUECIMETO DA PALMA FORRAGEIRA GIOVANI RODRIGUES CHAGAS RENAN SARAIVA MARTINS ZOOTECNISTAS

BIO ENRIQUECIMETO DA PALMA FORRAGEIRA GIOVANI RODRIGUES CHAGAS RENAN SARAIVA MARTINS ZOOTECNISTAS BIO ENRIQUECIMETO DA PALMA FORRAGEIRA GIOVANI RODRIGUES CHAGAS RENAN SARAIVA MARTINS ZOOTECNISTAS LIMITAÇÕES NO SEMIÁRIDO ALTERNATIVA PARA O SEMIÁRIDO CARACTERÍSTICAS DA PALMA FORRAGEIRA PRODUÇÃO POR HECTARE

Leia mais

Proposta para Salvaguardar os Rebanhos do Nordeste

Proposta para Salvaguardar os Rebanhos do Nordeste Fortaleza - Ceará 16/06/2015 Proposta para Salvaguardar os Rebanhos do Nordeste Professor: José Ferreira Nunes Pesquisador: Francisco Fernando T. Matos Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC)

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Introdução. Neste livro o tema abordado será a economia de Mato Grosso do Sul, o qual, com dedicação dos autores, será explicado.

Introdução. Neste livro o tema abordado será a economia de Mato Grosso do Sul, o qual, com dedicação dos autores, será explicado. Economia- MS Introdução Neste livro o tema abordado será a economia de Mato Grosso do Sul, o qual, com dedicação dos autores, será explicado. Sumário Introdução...01 Quais são as elas?...03 Quais são elas?

Leia mais

ASPECTOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA. Zootecnista: Cledson Augusto Garcia Docente da Graduação

ASPECTOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA. Zootecnista: Cledson Augusto Garcia Docente da Graduação ASPECTOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE Zootecnista: Cledson Augusto Garcia Docente da Graduação Jacó: o precursor do Pastoreio Racional O BOM PASTOR COMEÇA DESDE CEDO PASTOR:

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Modulo 4 Produção Animal Secção 1 A produção animal em explorações biológicas www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE A SECA DE NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

SEMINÁRIO SOBRE A SECA DE NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO SEMINÁRIO SOBRE A SECA DE 2010-2016 NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO FORTALEZA, 2016 PERDAS NA AGRICULTURA E PECUÁRIA MINEIRA JOÃO CRUZ REIS FILHO SECRETÁRIO DE ESTADO AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SEMIÁRIDO

Leia mais

Alexandre Gross GVces Centro de Estudos em Sustentabilidade Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)

Alexandre Gross GVces Centro de Estudos em Sustentabilidade Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) Análise custo-benefício de medidas de adaptação às mudanças climáticas em bacias brasileiras Alexandre Gross GVces Centro de Estudos em Sustentabilidade Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) A quem cabe

Leia mais

Conservação de forragem Uma opção para gado de corte

Conservação de forragem Uma opção para gado de corte UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA Conservação de forragem Uma opção para gado de corte Odilon Gomes Pereira André Soares de Oliveira Karina Guimarães

Leia mais

Manejo de pastagens Consumo de forragem

Manejo de pastagens Consumo de forragem Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Manejo de pastagens Consumo de forragem Magno José Duarte Cândido magno@ufc.br Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-

Leia mais

Pastagem para ovinos e caprinos

Pastagem para ovinos e caprinos Pastagem para ovinos e caprinos Hábitos alimentares Classes Ruminante Não ruminante Selecionadores de concentrado, frutos e folhas Brotos e folhas de árvores e arbustos (baixa fibra) Consumidores intermediários

Leia mais

Programação SemiáridoShow 2017

Programação SemiáridoShow 2017 Programação SemiáridoShow 2017 Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais www.embrapa.br/semiaridoshow Terça-feira - 7 de novembro 9h Vila da Economia Solidária Solenidade

Leia mais

Prof. Vital Pedro da Silva Paz

Prof. Vital Pedro da Silva Paz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas Núcleo de Engenharia de Água e Solo Disciplina: CCA 039 - Irrigação e Drenagem Prof. Vital Pedro da Silva

Leia mais

Importância das Pastagens na Produção de Leite dos Campos Gerais

Importância das Pastagens na Produção de Leite dos Campos Gerais Importância das Pastagens na Produção de Leite dos Campos Gerais Eng. Agr. Dr. Igor Quirrenbach de Carvalho O que vamos ver hoje? Fundação ABC Como é a produção de leite no Brasil? Como reduzir os custos

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido?

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual Forrageira a ser recomendada para o Semiárido? DÚVIDAS FREQUENTES Qual a Capacidade de produção anual da Forrageira no Semiárido com base na pluviometria? = ton./ha??? DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

Impactos dos cenários de mudança climática na agricultura catarinense. Cristina Pandolfo, Eng. Agrônoma

Impactos dos cenários de mudança climática na agricultura catarinense. Cristina Pandolfo, Eng. Agrônoma Impactos dos cenários de mudança climática na agricultura catarinense Cristina Pandolfo, Eng. Agrônoma Tempo São as condições observadas no agora, num determinado lugar e determinado instante! Está chovendo?

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

(1) Qual a proporção kg de ração por litro leite produzido? (2) Qual a quantidade de volumoso por peso de vaca leiteira? (3) Existe diferença na quantidade de alimentação em relação às raças leiteiras,

Leia mais

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE QUARTO RELATÓRIO RIO DE AVALIAÇÃO (AR 4)

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE QUARTO RELATÓRIO RIO DE AVALIAÇÃO (AR 4) PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE MUDANÇAS AS CLIMÁTICAS (IPCC) QUARTO RELATÓRIO RIO DE AVALIAÇÃO (AR 4) SUMÁRIO PARA TOMADORES DE DECISÃO (SPM) A - Introdução B Impactos observados C Impactos futuros D - Respostas

Leia mais

Objetivos e desafios

Objetivos e desafios Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura Objetivos e desafios Hélder Muteia Responsável pelo Escritório da FAO em Lisboa, Portugal helder.muteia@fao.org www.fao.org/portugal 9 de

Leia mais

Principais problemas da pecuária na Amazônia

Principais problemas da pecuária na Amazônia 4ª ed. reimpresso em maio/2015, 215 páginas Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br www.diasfilho.com.br Principais problemas da pecuária na Amazônia 15,2 13,0 Baixo

Leia mais

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A Embrapa Pecuária Sudeste foi estabelecida em 1975, em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, sucedendo a Fazenda de Criação de

Leia mais

MODELO DE PROJETO DE EXTENSÃO

MODELO DE PROJETO DE EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEX 2013-2014 ANEXO 02 MODELO DE PROJETO DE EXTENSÃO Título: Capacitação de produtores e de seus familiares em tecnologias inovadoras na criação de gado de

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO. Dr. Antonio Ferriani Branco Prof. Associado/DZO-UEM

ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO. Dr. Antonio Ferriani Branco Prof. Associado/DZO-UEM ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS A PASTO Dr. Antonio Ferriani Branco Prof. Associado/DZO-UEM afbranco@uem.br CARACTERÍSTICAS DO RELVADO -Valor nutritivo - Estrutura MANEJO DA PASTAGEM INGESTÃO

Leia mais

ÍNDICE DE ÁREA DE CLADÓDIO DE CLONES DE PALMA FORRAGEIRA EM SISTEMA DE CULTIVO ADENSADO E IRRIGADO

ÍNDICE DE ÁREA DE CLADÓDIO DE CLONES DE PALMA FORRAGEIRA EM SISTEMA DE CULTIVO ADENSADO E IRRIGADO ÍNDICE DE ÁREA DE CLADÓDIO DE CLONES DE PALMA FORRAGEIRA EM SISTEMA DE CULTIVO ADENSADO E IRRIGADO CLADODE AREA INDEX OF CACTUS FORAGE CLONES IN ADENSED AND IRRIGATED CULTIVATION SYSTEM Galvão Neto, OLA

Leia mais

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa

'.~ Embrapa Pecuária Sudeste PROCI-FD CPPSE 1999 FD FD Empresa Brasileira de Pesquisa PROCI-FD1999.00006 CPPSE 1999 FD-1999.00006 '.~ Embrapa Pecuária Sudeste Empresa Brasileira de Pesquisa 1999 FD-1999.00006 E~a EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA A Embrapa foi criada

Leia mais

Perspetivas de evolução da produção de milho em Portugal

Perspetivas de evolução da produção de milho em Portugal Perspetivas de evolução da produção de milho em Portugal Carlos Pedro Trindade Professor adjunto convidado da Escola Superior Agrária de Santarém Instituto Politécnico de Santarém Administrador de empresas

Leia mais

Alternativas alimentares para caprinos e ovinos no semiárido

Alternativas alimentares para caprinos e ovinos no semiárido Alternativas alimentares para caprinos e ovinos no semiárido Marcos Cláudio Pinheiro Rogério 1 ; Henrique Antunes de Souza 1 ; Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu 1 ; Luciana Shiotsuki 2 ; Alexandre

Leia mais

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DE BAIXO CARBONO. Cimélio Bayer Depto Solos/Fagro/UFRGS

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DE BAIXO CARBONO. Cimélio Bayer Depto Solos/Fagro/UFRGS IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL I CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL Porto Alegre, 1-3 de agosto de 2012 PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DE BAIXO

Leia mais

A criação de cabras no semiárido: limitações e potencialidades - Parte I

A criação de cabras no semiárido: limitações e potencialidades - Parte I Página 1 de 6 Você está em: Radares Técnicos > Sistemas de Produção A criação de cabras no semiárido: limitações e potencialidades - Parte I Manejo e impacto no ambiente A criação de cabras encontra-se

Leia mais

VANTAGENS E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE SILOS-FARDOS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

VANTAGENS E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE SILOS-FARDOS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL VANTAGENS E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE SILOS-FARDOS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL EM 2010 INICIOU AS ATIVIDADES NO SEGMENTO AGRÍCOLA, TORNANDO-SE ESPECIALISTA NO MERCADO DE FENAÇÃO; NA LINHA AGRÍCOLA, SÃO 4 PRODUTOS

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 Coprodutos da indústria cervejeira /9 Cevada é o principal grão. Em 011 foram produzidos 180 milhões de toneladas de cerveja, gerando de 35-40 milhões de toneladas de resíduos; É um concentrado de

Leia mais

Fatores Críticos de Mudança e das Tendências Territoriais

Fatores Críticos de Mudança e das Tendências Territoriais Fatores Críticos de Mudança e das Tendências Territoriais A exploração dos Fatores Críticos de Mudança tem por objetivo problematizar as tendências emergentes mais relevantes e previsíveis, e salientar

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 09 de maio de 2019.

Clipping de notícias. Recife, 09 de maio de 2019. Clipping de notícias Recife, 09 de maio de 2019. Prefeitura fez doação de 3.800 mudas de palma forrageira a agricultoras e agricultores de Angelim Prefeito Douglas Nesta quarta-feira (8) de maio, dia de

Leia mais

Capacidade suporte em pastagens fertirrigadas e exemplos de propriedades comerciais em operação

Capacidade suporte em pastagens fertirrigadas e exemplos de propriedades comerciais em operação GAPPI Gestão e Assessoria em Pastagem e Pecuária Intensiva Ltda. Capacidade suporte em pastagens fertirrigadas e exemplos de propriedades comerciais em operação 1. Literatura: Taxa de acúmulo de forragem

Leia mais

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira

04/10/2015. Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental. Amazônia: protótipo da fronteira agrícola brasileira 31,8 15,9 Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental 1,6 1,4 1,8 www.diasfilho.com.br Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Amazônia: protótipo da

Leia mais

Volumosos. Bom planejamento e escolha das opções corretas contribuem para a nutrição adequada do rebanho. Leite

Volumosos. Bom planejamento e escolha das opções corretas contribuem para a nutrição adequada do rebanho. Leite Volumosos Bom planejamento e escolha das opções corretas contribuem para a nutrição adequada do rebanho Leite gerenciamento USP / Esalq Departamento de Zootecnia Tel. : 19 3429 4134 e-mail: zootecnia@esalq.usp.br

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O USO RACIONAL DE ÁGUA NA AVICULTURA. Alexandre Matthiensen Embrapa Suínos e Aves

PERSPECTIVAS PARA O USO RACIONAL DE ÁGUA NA AVICULTURA. Alexandre Matthiensen Embrapa Suínos e Aves PERSPECTIVAS PARA O USO RACIONAL DE ÁGUA NA AVICULTURA Alexandre Matthiensen Embrapa Suínos e Aves alexandre.matthiensen@embrapa.br Temas a serem abordados» Uso racional dos recursos» Produção nacional

Leia mais

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde...

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... Sumário O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE... 3 Caracterização da população agrícola cabo-verdiana... 3 Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... 3 PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2016... 4 PRODUÇÃO PECUÁRIA EM

Leia mais

Contexto Ambiental e Agronegócio brasileiro

Contexto Ambiental e Agronegócio brasileiro Contexto Ambiental e Agronegócio brasileiro Derli Dossa - MAPA/AGE Uberlândia, 30-06-11 Grãos Produção Se o Brasil mantivesse a mesma tecnologia de 1960, teria de ocupar mais 145 milhões de hectares de

Leia mais

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado)

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado) PECUÁRIA BIOLÓGICA (Reg. 2082/91, modificado) SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa sativa@sativa.pt www.sativa.pt Introdução consumidores - preocupações

Leia mais

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve

A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema. Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve 761 1. INTRODUÇÃO A UEPAE de São Carlos, participando do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA), sempre esteve preocupada com a questão ambiental, atualmente tão em voga no âmbito da sociedade,

Leia mais

SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO

SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO SÍTIO DO CEDRO SEBRAE/DPA CARMO DO PARANAÍBA - MG PASTO COMO OPÇÃO DE FORRAGEM RICARDO PEIXOTO Por que pasto? Menor investimento inicial Instalações Rebanho Não confinar vacas no período chuvoso do ano

Leia mais

1 de 6 16/11/ :54

1 de 6 16/11/ :54 1 de 6 16/11/2016 09:54 a Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 16/11/2016 Palavra-chave Busca Avançada 05/11/2016 V Silvania Weekend - Gir Leiteiro Caçapava - SP 08/11/2016 IV Congresso Brasileiro de Recursos

Leia mais

Objetivos e desafios

Objetivos e desafios Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura Objetivos e desafios Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP FAO-PT@fao.org www.fao.org/portugal 27 de outubro de

Leia mais

ÁGUA: sustentabilidade e desenvolvimento económico

ÁGUA: sustentabilidade e desenvolvimento económico XXV Congresso Nacional JSD MOÇÃO ÁGUA: sustentabilidade e desenvolvimento económico "A água é o princípio de todas as coisas." (Tales de Mileto) I. Nota Introdutória A água é um bem essencial para a vida

Leia mais

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral 0 Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral Paulo Rodrigo Santos de Souza Zootecnista, Msc. Produção Animal 1 Pecuária Brasileira no Mundo Brasil é o maior

Leia mais

Aquecimento global e agricultura tropical: Vulnerabilidades, Desafios, Oportunidades, Inovação

Aquecimento global e agricultura tropical: Vulnerabilidades, Desafios, Oportunidades, Inovação Aquecimento global e agricultura tropical: Vulnerabilidades, Desafios, Oportunidades, Inovação São Paulo, 11 de dezembro de 2017 Eduardo Delgado Assad Pesquisador da Embrapa O que se observa hoje Barreiras

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E IMPACTOS AMBIENTAIS

SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E IMPACTOS AMBIENTAIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E IMPACTOS AMBIENTAIS Arnaldo A. Dias da Silva Prof. Catedrático CECAV UTAD, Apartado 1013, 5001 801, Vila Real, Portugal arnaldodiasdasilva@gmail.com Hoje como sempre, toda

Leia mais

Silagem de capim e de sorgo na alimentação animal

Silagem de capim e de sorgo na alimentação animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA Silagem de capim e de sorgo na alimentação animal Odilon Gomes Pereira Introdução Pecuária brasileira Pasto forma mais

Leia mais

Contribuições da experimentação com sorgos silageiro e de pastejo da Embrapa Milho e Sorgo em Passo Fundo, RS. Introdução

Contribuições da experimentação com sorgos silageiro e de pastejo da Embrapa Milho e Sorgo em Passo Fundo, RS. Introdução Contribuições da experimentação com sorgos silageiro e de pastejo da Embrapa Milho e Sorgo em Passo Fundo, RS Jane R de A. Machado 1, Renato S. Fontaneli 2, Adão Acosta, Santos 3, Henrique P. dos.santos

Leia mais

Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido

Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido Página 1 de 5 Caso tenha algum problema na impressão deste artigo tecle Ctrl+P. [14/02/2011] Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido A exploração agropecuária

Leia mais

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas Thiago Carvalho da Silva Professor adjunto (Forragicultura e Pastagens) UFG Barreiras, BA 2017 Sistema produtivo Empresas

Leia mais

COM O AGRO O ESTADO AVANÇA. Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS

COM O AGRO O ESTADO AVANÇA. Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS COM O AGRO O ESTADO AVANÇA Ernani Polo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS COM O AGRO O ESTADO AVANÇA QUAL A NOSSA MISSÃO? Aumentar a produção de alimentos 870 milhões pessoas passam fome

Leia mais

A Ciência das Mudanças Climáticas: Relatório do IPCC-2007 (GT1 e 2) e Relatório de Clima do INPE

A Ciência das Mudanças Climáticas: Relatório do IPCC-2007 (GT1 e 2) e Relatório de Clima do INPE A Ciência das Mudanças Climáticas: Relatório do IPCC-2007 (GT1 e 2) e Relatório de Clima do INPE Jose A. Marengo CPTEC/INPE marengo@cptec.inpe.br www.cptec.inpe.br/mudancas_climaticas IPCC WG 1 IPCC WG

Leia mais

DEJETOS DE SUÍNOS COMO FONTE PROTÉICA. DE PIAUÇU (Leporinus p macrocephalus).

DEJETOS DE SUÍNOS COMO FONTE PROTÉICA. DE PIAUÇU (Leporinus p macrocephalus). DEJETOS DE SUÍNOS COMO FONTE PROTÉICA ALTERNATIVA PARA ALEVINOS DE PIAUÇU (Leporinus p macrocephalus). ) LUCIENE DE MORAES GARCIA LUCIENE DE MORAES GARCIA MSc em Ciência Ambiental / UFF lmoraesgarcia@yahoo.com.br

Leia mais

Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras. Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras

Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras. Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras Variações sazonais no crescimento de plantas forrageiras Fatores que afetam o crescimento estacional de plantas forrageiras Caráter extrativista dos sistemas de produção - Historicamente, o pecuarista

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPAs)

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPAs) ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPAs) Especialização Lato Sensu em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária - SIPAs 1.1 Área do Conhecimento: Medicina Veterinário

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT

GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT GESTÃO AMBIENTAL X GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ÁGUA COMO FATOR LIMITANTE DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edmilson Costa Teixeira GEARH-DEA-CT USOS DA ÁGUA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO PLANETA ESTADOS Sólido.

Leia mais

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira O papel da suplementação na Pecuária Leiteira Nutrição e Suplementação... São a mesma coisa? Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição É o processo biológico pelo qual

Leia mais

Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho

Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho Produção de silagem de milho no planejamento alimentar do rebanho Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR Vitalle Nutrição Animal Pecuária é um bom negócio,mas...

Leia mais

As Forragens de Regadio como Estratégia de Sustentabilidade da Produção Pecuária (e do Território) Mário Carvalho

As Forragens de Regadio como Estratégia de Sustentabilidade da Produção Pecuária (e do Território) Mário Carvalho As Forragens de Regadio como Estratégia de Sustentabilidade da Produção Pecuária (e do Território) Mário Carvalho Milhões de Euros Evolução da Agricultura Portuguesa: 1980 e 2013 8000 7000 6000 5549 Produto

Leia mais

OS EVENTOS ENOS, OS IMPACTOS DEMOGRÁFICOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE RISCOS EM MUNICÍPIOS DO CARIRI OCIDENTAL-PARAÍBA (BR)

OS EVENTOS ENOS, OS IMPACTOS DEMOGRÁFICOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE RISCOS EM MUNICÍPIOS DO CARIRI OCIDENTAL-PARAÍBA (BR) OS EVENTOS ENOS, OS IMPACTOS DEMOGRÁFICOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE RISCOS EM MUNICÍPIOS DO CARIRI OCIDENTAL-PARAÍBA (BR) SILVA NETO, A. F.¹; GUIMARÃES, C. L.²; SOUSA, R. F. 3 1 Prof. Dr. IFPB - João Pessoa.

Leia mais