QUÍMICA I Departamento de Química

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUÍMICA I Departamento de Química"

Transcrição

1 QUÍMICA I Departamento de Química Ementa: Teoria atômica. Propriedades periódicas. Ligações químicas: iônicas, covalentes e metálicas; Reações químicas: estequiometria; equilíbrio; cinética ; termodinâmica; Líquidos e soluções:propriedades e estequiometria; Gases ideais; Fundamentos de eletroquímica. Diretrizes e Condutas na Sala de Aula Não será permitido o uso de telefones celulares, beepers, mp3 players, Ipods e aparelhos similares, assim, todos deverão ser desligados ao início da aula. O caso de não cumprimento, ao aluno será dado o direito de se retirar da sala, contudo não será permitido voltar. Os alunos deverão chegar a sala de aula ao horário estabelecido. Será permitido o atraso de quinze minutos. Após os quinze minutos o aluno não poderá entrar. Vale ressaltar que a aula começará no horário, por isso peço que cheguem com antecedência para tomarem seus lugares. O silêncio é essencial, uma vez que a turma é numerosa. Não serão toleradas brincadeiras e conversas alheia. Regras e Perspectivas do Curso

2 O livro texto adotado nessa disciplina será: Regras e Perspectivas do Curso Bibliografia Brown, T.L et al. Química, a ciência central. Editora Pearson, São Paulo, No entanto, outros livros também serão de grande ajuda na compressão dos temas aqui abordados: Atkins, P.W. and Loreta, J. Princípios de Química, Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, 2a. Edição, Editora Bookman Mahan, B.M.; Quimica - Um Curso Universitario, Editora: Edgard Blucher Deixo claro que nenhum livro por si só detém todo o conteúdo de um único assunto, por isso incentivamos fortemente a busca de conhecimentos além do livro texto principal. Exercícios Ao final de cada capítulo do livro texto principal (Brown) há uma grande quantidade de exercícios a respeito do tema. Recomendo a resolução de pelo menos 70% deles para que o assunto seja minimamente compreendido. Não serão conferidas notas aos exercícios resolvidos, ou seja, fica a critério do aluno sua resolução.

3 Duas Avaliações: Das Avaliações P1 e P2 Ambas avaliações possuem pesos iguais, ouseja, 1/2 da nota total Regras e Perspectivas do Curso Detalhe importante! Durante a realização das avaliações não será permitido nenhum tipo de auxílio ou anotação, seja ele de consulta impressa, escrita, eletrônica ou pessoal. Em caso de violação dessa regra, o(s) envolvido(s) serão imediatamente impedido(s) de continuarem a avaliação, sendo o caso dirigido ao conselho de Departamento para devidas providências. Em posse do aluno será permitido apenas a presença de calculadora científica, lápis, caneta e borracha. Qualquer outro tipo equipamento eletrônico, papeis, livros, ou qualquer outro tipo de anotação que não seja fornecido pelo professor será considerado ação fraudulenta, e as devidas ações serão tomadas (vide parágrafo anterior).

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Aula Horas Data Conteúdo /jul Teoria Atômica. A teoria de Dalton. Os raios catódicos. O modelo de Thomson. A radioatividade. O modelo de Rutherford. As características da radiação eletromagnética. O espectro eletromagnético /jul A teoria atômica moderna. Radiação do corpo negro (a hipótese dos Quanta de Max Planck). O efeito fotoelétrico. A dualidade partícula-onda. O princípio da incerteza de Heisenberg. Modelo Atômico de Bohr: postulados de Bohr. As séries espectrais do átomo de hidrogênio. Os níveis de energia do átomo de hidrogênio / jul A Teoria Quântica. Distribuição eletrônica. Princípio de exclusão de Pauli. Regra de Hund. Cálculo da constante de blindagem (regras de Slater).Cálculo da carga nuclear efetiva. Propriedades periódicas: Tamanho dos átomos e dos íons, eletronegatividade, energia de ionização e afinidade eletrônica / jul Ligações Químicas: Ligação iônica. Propriedades dos compostos iônicos. Energias envolvidas na formação da ligação iônica. Cálculo de energias de rede: ciclo de Born-Haber. Ligação covalente. Ligação covalente coordenada. Estrutura de Lewis. Geometria Molecular (modelo VSEPR). Polaridade das moléculas. Ligação metálica. Forças intermoleculares. Propriedades dos compostos moleculares / jul Massa molecular, constante de Avogadro, massa molar, composição percentual. Reações químicas: fórmula mínima, fórmula molecular a partir da fórmula mínima, balanceamento de equações, estequiometria. Reagente Limitante /jul Soluções: Misturas Homogêneas e Heterogêneas. Tipos de Soluções. Unidades de Concentração. Líquidos: Propriedades Físicas dos Líquidos. Líquidos e Soluções: pressão de vapor, diagrama de fases, propriedades coligativas /jul 1ª Prova. Regras e Perspectivas do Curso

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Aula Horas Data Conteúdo /ju l 1ª Prova /jul Reações ácido-base. Os conceitos de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis. Neutralização de Ácidos e Bases. Definição de ph. Estequiometria ácido- base /jul Gases Ideais. Estado de um gás. Lei de Boyle. Lei de Charles. Lei Combinada dos Gases. Leis das Pressões Parciais de Dalton. Lei dos Gases Ideais /jul Termodinâmica. Primeira Lei da Termodinâmica. Entalpia e Capacidade Calorífica. Termoquímica. Segunda e Terceira Leis da Termodinâmica. Variações de Entropia e de Energia Livre. Termodinâmica e Equilíbrio /jul Cinética. Velocidade média de reação. Velocidade instantânea. Leis de Velocidade. Mecanismos de reação. Catálise /jul Equilíbrio: Reversibilidade de reações químicas. Constante de equilíbrio (K p e K c ). Conversão de K p em K c e vise-versa. Equilíbrio heterogêneo. Predição da direção de reação (Q p e Q c ). Equilíbrio: Cálculo da composição no equilíbrio. O princípio de Le Chatelier /jul Fundamentos de Eletroquímica. Reações de Oxidação- Redução. Balanceamento das Equações Redox. Células Eletroquímicas. Potenciais Padrão de Redução. Equação de Nernst. Eletrólise /ju l 2ª Prova /jul Considerações finais e entrega dos resultados. Total 60.

6 Capítulo 2 átomos, moléculas e íons Teoria atômica da matéria A Química trata das propriedade das substâncias... Do que é feito as substâncias de modo a conferir tamanha variedade de propriedades?

7 A Teoria de Dalton John Dalton: 1. A matéria é constituída por partículas últimas ou átomos os átomos são indivisíveis e não podem ser criados nem destruídos (Princípio de Conservação da Matéria - Lavoisier); 2. todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos e apresentam o mesmo peso; 3. átomos de elementos diferentes têm pesos diferentes; 4. os compostos são formados por um número fixo de átomos de seus elementos constituintes (Lei das Proporções Fixas -Proust);; Lei de Dalton das proporções múltiplas: Quando dois elementos formam diferentes compostos, a proporção da massa dos elementos em um composto está relacionada à proporção da massa do outro através de um número inteiro pequeno.

8 Visão Elaborada dos símbolos criados por Dalton e seus compostos.

9 A descoberta da estrutura atômica Os gregos antigos foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. Mais tarde, os cientistas constataram que o átomo era constituído de entidades carregadas. Raios catódicos e elétrons Um tubo de raios catódicos (CRT) é um recipiente profundo com um eletrodo em cada extremidade. Uma voltagem alta é aplicada através dos eletrodos. A voltagem faz com que partículas negativas se desloquem do eletrodo negativo para o eletrodo positivo. A trajetória dos elétrons pode ser alterada pela presença de um campo magnético.

10 A descoberta da estrutura atômica Raios catódicos e elétrons

11 Raios catódicos e elétrons Considere o seguinte experimento: Gotas de óleo são borrifadas sobre uma chapa carregada positivamente contendo um pequeno orifício. À medida que as gotas de óleo passam através do orifício, elas são carregadas negativamente. A gravidade força as gotas para baixo. O campo elétrico aplicado força as gotas para cima. Quando uma gota está perfeitamente equilibrada, seu peso é igual à força de atração eletrostática entre a gota e a chapa positiva. Utilizando este experimento, Millikan determinou que a carga no elétron é 1,60 x C. Conhecendo a proporção carga-massa, 1,76 x 10 8 C/g, Millikan calculou a massa do elétron: 9,10 x g. Com números mais exatos, concluimos que a massa do elétron é 9,10939 x g. A descoberta da estrutura atômica

12 A descoberta da estrutura atômica Raios catódicos e elétrons

13 Radioatividade Considere o seguinte experimento: Uma substância radioativa é colocada em um anteparo contendo um pequeno orifício de tal forma que um feixe de radiação seja emitido pelo orifício. A radiação passa entre duas chapas eletricamente carregadas e é detectada. Três pontos são observados no detector: um ponto no sentido da chapa positiva, um ponto que não é afetado pelo campo elétrico, um ponto no sentido da chapa negativa.

14 A descoberta da estrutura atômica Radioatividade Um alto desvio no sentido da chapa positiva corresponde à radiação que é negativamente carregada e tem massa baixa. Essa se chama radiação (consiste de elétrons). Nenhum desvio corresponde a uma radiação neutra. Essa se chama radiação Um pequeno desvio no sentido da chapa carregada negativamente corresponde à radiação carregada positivamente e de massa alta. Essa se chama radiação.

15 A descoberta da estrutura atômica O átomo com núcleo Pela separação da radiação, conclui-se que o átomo consiste de entidades neutras e carregadas negativa e positivamente. Thomson supôs que todas essas espécies carregadas eram encontradas em uma esfera.

16 A descoberta da estrutura atômica O átomo com núcleo Rutherford executou o seguinte experimento: Uma fonte de partículas foi colocada na boca de um detector circular. As partículas foram lançadas através de um pedaço de chapa de ouro. A maioria das partículas passaram diretamente através da chapa, sem desviar. Algumas partículas foram desviadas com ângulos grandes. Se o modelo do átomo de Thomson estivesse correto, o resultado de Rutherford seria impossível.

17 A descoberta da estrutura atômica

18 A descoberta da estrutura atômica O átomo com núcleo Para fazer com que a maioria das partículas passe através de umpedaço de chapa sem sofrer desvio, a maior parte do átomo deve consistir de carga negativa difusa de massa baixa o elétron. Para explicar o pequeno número de desvios grandes das partículas, o centro ou núcleo do átomo deve ser constituído de uma carga positiva densa. Rutherford modificou o modelo de Thomson da seguinte maneira: Suponha que o átomo é esférico mas a carga positiva deve estar localizada no centro, com uma carga negativa difusa em torno dele.

19 A descoberta da estrutura atômica O átomo consite de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, elétrons e nêutrons). Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, que é pequeno. A maior parte da massa do átomo se deve ao núcleo Pode haver um número variável de nêutrons para o mesmo número de prótons. Os isótopos têm o mesmo número de prótons, mas números diferentes de nêutrons. Pode haver um número variável de nêutrons para o mesmo número de prótons. Os isótopos têm o mesmo número de prótons, mas números diferentes de nêutrons.

20 A visão moderna da estrutura atômica Isótopos, números atômicos e números de massa Número atômico (Z) = número de prótons no núcleo. Número de massa (A) = número total de núcleos no núcleo (por exemplo, prótons e nêutrons). Por convenção, para um elemento X, escreve-se ZA X. Isótopos têm o mesmo Z, porém A é diferente. Encontramos o Z na tabela periódica. Pesos atômicos A escala de massa atômica A massa do 1 H é 1,6735 x g e do 16 O é 2,6560 x g. Definimos: a massa de 12 C = exatamente 12 u. Usando unidades de massa atômica: 1 u = 1,66054 x g 1 g = 6,02214 x u

21 Características da Radiaçao Eletromagnética Um feixe de radiação eletromagnética consiste num campo eletromagnético que viaja a m s -1. Um campo eletromagnético é constituído por uma componente elétrica e uma magnética (perpendiculares entre si). A velocidade a m s -1 conhecida como velocidade da Luz A luz comum é conhecida como uma forma de radiação eletromagnética.

22 Um pouco de ondas... Uma onda eletromagnética oscila em ambas as direções (magnético e elétrico) O numero de ciclos que uma onda completa por segundo é chamada de freqüência (ν letra grega nu ) A unidade de freqüência é Hz (hertz) 1 Hz 1 s 1 A freqüência da radiação eletromagnética que vemos como luz visível está na ordem de Hz (ou seja, a luz oscila aproximadamente 100 trilhões de vezes a cada segundo).

23 Um pouco de ondas... A frequencia da radiação eletromagnetica afeta como podemos usar-la. Por exemplo: Luz visivel, microndas, Raios-X, Ondas de Raios, Infravermelho, etc. possuem intervalos de frequencia diferentes.

24 Um pouco de ondas... Uma onda é caracterizada por sua amplitude e comprimento de onda. Pequeno comprimento de onda, alta frequencia. grande comprimento de onda, baixa frequencia. A amplitude é a altura da onda. Determina a intensidade. O comprimento de onda ( λ Letra grega lambda ) é a distância pico a pico.

25 Natureza ondulatória da luz

26 Características da Radiaçao Eletromagnética A relaçao entre o comprimento de onda e frequencia é dada por: velocidade de propagagação ou c Para calcular o comprimento de onda de uma luz azul:

27 c = λν Das duas ondas eletromagnéticas representadas qual tem a maior frequência Resp.: a com comprimento de onda maior (maior distância entre os picos). Quanto maior o comprimento de onda, menor a frequência: ν = c λ

28 Natureza ondulatória da luz

29 O Espectro Eletromagnético

30 c = λν Das duas ondas eletromagnéticas representadas se uma onda representa a luz visível e a outra radiação infravermelho, qual é uma e qual é outra? Resp.: O espectro eletromagnético indica que a radiação infravermelho tem comprimento de onda mais lingo que a luz visível, assim a onda de baixo seria a radiação infravermelho: ν = c λ

31 Passo 1: Passo 2: Homework! Capítulo 2: 2.1 a 2.10 Capítulo 6: 6.1 a 6.10

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

Química Geral I Aula 2

Química Geral I Aula 2 Química Geral I Aula 2 Curso de Química Licenciatura 2016-1 Prof. Udo Eckard Sinks HO HO H HO O O OH Moodle https://moodle.unipampa.edu.br/course/view.php?id=4858 Química Geral I Prof. Udo Sinks 2 1 Átomos

Leia mais

Unidades SI. Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI.

Unidades SI. Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI. Unidades SI Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI. Unidades SI As potências de dez são utilizadas por conveniência

Leia mais

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Teoria atômica da matéria Os gregos antigos (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, aprox. 440 A.C.) foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. John Dalton (1803-1807):

Leia mais

Principais Postulados de Dalton (1803)

Principais Postulados de Dalton (1803) Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 1500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 1500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos: Introdução Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com 2 Sumário MODELOS ATÔMICOS Estrutura atômica

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau enicolau@uft.edu.br Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com 2 Sumário MODELOS ATÔMICOS Estrutura atômica Teoria

Leia mais

3 2 / 3 2 / 3 2 / Q ÍMI M CA Teori r a i a tômi m c i a d a ma m téri r a A Ciê i n ê ca c a Cen e tra r l l 9 Ed E iç i ã ç o

3 2 / 3 2 / 3 2 / Q ÍMI M CA Teori r a i a tômi m c i a d a ma m téri r a A Ciê i n ê ca c a Cen e tra r l l 9 Ed E iç i ã ç o QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

Programa de Disciplina CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIA 4 (TEÓRICA) NENHUM

Programa de Disciplina CARACTERÍSTICAS OBRIGATÓRIA 4 (TEÓRICA) NENHUM Programa de Disciplina Nome: Química Geral I Código: IQG 114 Categoria: Carga Horária Semanal: CARACTERÍSTICAS Número de Semanas Previstas para a Disciplina: 15 Número de Créditos da Disciplina: 4 OBRIGATÓRIA

Leia mais

John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados.

John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados. QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons 1 Teoria atômica da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67 Prefácio 1 Introdução: matéria e medidas 1 1.1 O estudo da química 1 1.2 Classificações da matéria 3 1.3 Propriedades da matéria 8 1.4 Unidades de medida 12 1.5 Incerteza na medida 18 1.6 Análise dimensional

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QAM101 Química Geral

Programa Analítico de Disciplina QAM101 Química Geral 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I Carga

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS

CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Turno: Integral Currículo 2014 Período 1º Período Tipo Obrigatória Teórica 72 horas CURSO: FARMÁCIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Química Fundamental Carga Horária Prática ----- Habilitação /

Leia mais

Química Fundamental (QUI125) Turma E Seg, Qui (10h00 12h00) Sala S404 Prof. Maurício A. P. Silva

Química Fundamental (QUI125) Turma E Seg, Qui (10h00 12h00) Sala S404 Prof. Maurício A. P. Silva Química Fundamental (QUI125) Turma E Seg, Qui (10h00 12h00) Sala S404 Prof. Maurício A. P. Silva mauricio.silva@ufjf.edu.br Plano de Ensino Disciplina: QUI125 - QUÍMICA FUNDAMENTAL Créditos: 4 Departamento:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902/ Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental e Tecnológica.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2902/ Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental e Tecnológica. Curso 2902/2903 - Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental e Tecnológica. Ênfase Identificação Disciplina 1705- Química Geral I Docente(s) Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Campus Universitário -Trindade - 88040-900 - Florianópolis - SC - Brasil Fone: (048) 3721-6852 Disciplina:

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ÁREA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EDITAL Nº 19/2009

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ÁREA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EDITAL Nº 19/2009 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ÁREA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EDITAL Nº 19/2009 Programa 1- ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS A evolução da estrutura eletrônica; Espectros de linhas

Leia mais

O átomo de Dalton O átomo de Thomson O átomo de Rutherford O átomo moderno Isótopos Abundância isotópica e determinação de massas atômicas O átomo de

O átomo de Dalton O átomo de Thomson O átomo de Rutherford O átomo moderno Isótopos Abundância isotópica e determinação de massas atômicas O átomo de Estrutura atômica O átomo de Dalton O átomo de Thomson O átomo de Rutherford O átomo moderno Isótopos Abundância isotópica e determinação de massas atômicas O átomo de Bohr 2 1 Por que estudar os átomos???

Leia mais

14/3/2014. Normas e Objetivos. Raios catódicos e elétrons. Média aritmética de duas provas.

14/3/2014. Normas e Objetivos. Raios catódicos e elétrons. Média aritmética de duas provas. Normas e Objetivos. Em geral o curso tem como objetivo fazer com que os estudantes usem as ferramentas e conceitos de química para resolver problemas reais. 1) Não conversar durante a explicação do professor

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) DISCIPLINA: PROFESSOR (A): MAF 1293 QUÍMICA GERAL Danns Pereira Barbosa Ementa Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas,

Leia mais

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/

https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ Estrutura da Matéria Aula 3: A Descoberta do Elétron e Modelos do Átomo E-mail da turma: emufabc@gmail.com Senha: ufabcsigma https://sites.google.com/site/estruturabc0102/ A primeira Teoria atômica (~1808)

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA ATIVIDADE EXTERNA DA DISCIPLINA (AED) DISCIPLINA: PROFESSOR (A): MAF 1293 QUÍMICA GERAL Danns Pereira Barbosa Ementa Estrutura eletrônica dos átomos, propriedades periódicas,

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA Programa de Disciplina Nome: Química Geral II IQ Código: IQG 120 Categoria: Carga Horária Semanal: CARACTERÍSTICAS Número de Semanas Previstas para a Disciplina: 15 Número de Créditos da Disciplina: 4

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental

Programa Analítico de Disciplina QUI102 Química Fundamental Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina QUI10 Química Fundamental Departamento de Química - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 7 Teóricas Práticas

Leia mais

1 Resolução CEPE N 2615

1 Resolução CEPE N 2615 _II n Universidade Federal de Ouro Preto 1 Resolução CEPE N 2615 Aprova aplicação de prova específica no processo de transferência para o Curso de Química Industrial. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

WANZELLER SIQUEIRA REGIME: SEMESTRAL TURMA: DOM ELISEU E- MAIL:

WANZELLER SIQUEIRA REGIME: SEMESTRAL TURMA: DOM ELISEU E- MAIL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SECRETARIA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE FÍSICA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA QUIMICA TEÓRICA DISCIPLINA: QUIMICA TEÓRICA

Leia mais

Ciências Exatas UFPR Palotina

Ciências Exatas UFPR Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 3 Teoria Atômica, Massas Atômicas e Moleculares e Íons Prof. Isac G. Rosset Ciências Exatas UFPR Palotina Prof. Isac G. Rosset

Leia mais

Quantização da Carga, Luz e Energia

Quantização da Carga, Luz e Energia Quantização da Carga, Luz e Energia Prof. Jaime Urban 1 / 13 Quantização da Carga Elétrica Primeiras medidas de e e de e/m Michael Faraday (1791-1867) Condução da eletricidade em ĺıquidos - Lei da eletrólise

Leia mais

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Professor Guilherme Alves 1.1 - Origem da Teoria Atômica Leucipo: Ideia de Átomo; Demócrito (460 a.c. 370 a.c.): usou a palavra átomo para designar a partícula

Leia mais

Quanta, Fóton e Princípio da Incerteza

Quanta, Fóton e Princípio da Incerteza Radiação eletromagnética Quanta, Fóton e Princípio da Incerteza Prof a. MarciaM. Meier UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA 1 Objetivo da aula 1) Compreender a radiação eletromagnética; 2) Compreender

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. Química Geral

TEORIA ATÔMICA. Química Geral TEORIA ATÔMICA Química Geral 1 Modelo Atômico de Dalton John Dalton 1766 1844: Físico, Químico e Meteorologista inglês Primeira tentativa de relacionar mudanças químicas a eventos que ocorrem ao nível

Leia mais

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Do que é feita a matéria? o Por volta de 440 a.c. Empédocles sugeriu que a matéria era composta pela mistura de 4 elementos: água, terra, ar e fogo. o Por volta de 400 a.c.

Leia mais

Sumário. Unidade II Propriedades dos materiais 40. Introdução ao estudo da Química 14. Unidade I. Capítulo 2 Unidades de medida...

Sumário. Unidade II Propriedades dos materiais 40. Introdução ao estudo da Química 14. Unidade I. Capítulo 2 Unidades de medida... Sumário Unidade I Capítulo 1 Introdução ao estudo da Química 14 Química: objeto de estudo e aplicações... 16 1. Química: a ciência que estuda a matéria... 17 Matéria... 17 Características da matéria...

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Civil ano 2007 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO

Universidade Federal do Espírito Santo Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Civil ano 2007 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO TECNOLÓGICO DISCIPLINA Código Denominação Carga Horária Semestral Cr. Nat. CIV QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL T: 45 h, L: 30 h, E: 0 h 5 OBR OBJETIVO DA

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Química Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Rubens Rodrigues Teles EMENTA Matéria

Leia mais

Modelos atômicos. Química Fundamental I. Prof. Edson Nossol

Modelos atômicos. Química Fundamental I. Prof. Edson Nossol Modelos atômicos Química Fundamental I Prof. Edson Nossol Uberlândia, 26/04/2017 Demócrito (V a.c.): matéria partículas muito pequenas e indivisíveis (átomos) Dalton (1808): químico, matemático e filósofo

Leia mais

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Estrutura Atômica Química Nível macroscópico Matéria e suas transformações Reações químicas: mudança de cor,

Leia mais

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron

Tubos de Crookes e a descoberta do elétron Tubos de Crookes e a descoberta do elétron (A) Efeito de um obstáculo no caminho dos raios catódicos. Raios Catódicos High voltage source of high voltage shadow Resultados independem do gás usado para

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1

PLANO DE ENSINO. Turma(s): 3 Ano/Semestre: 2012/1 UNIVERSIDADE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular)

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Os conteúdos conceituais de Química estão distribuídos em 5 frentes. Química Extensivo A)Meio ambiente; estrutura atômica; Classificação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 1º IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EXA 447 Introdução às Transformações Químicas - CURSO DEPARTAMENTO ÁREA Licenciatura em Química DEXA Química CARGA HORÁRIA T 45

Leia mais

Aula 2 Átomos, moléculas e íons A descoberta da estrutura atômica

Aula 2 Átomos, moléculas e íons A descoberta da estrutura atômica Aula 2 Átomos, moléculas e íons A descoberta da estrutura atômica Grécia, século V A.C., Demócrito: Toda a matéria consiste em partículas pequenas e indivisíveis, os átomos; A idéia não foi bem aceita

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 2ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim Sala 29 ICEB II inferior Modelo Atômico de Dalton As observações de John Dalton entre 1803 e 1807 o levou a estabelecer

Leia mais

PLANO DE ENSINO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular. Carga Horária Prática - Grau acadêmico / Habilitação

PLANO DE ENSINO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular. Carga Horária Prática - Grau acadêmico / Habilitação PLANO DE ENSINO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS Turno: Integral Currículo: 2010 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Departamento Química Geral DQBIO Período 2017/2 Teórica 54h Carga Horária Prática Total

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

Disciplina: NMA-103. Prof. Dr. Jose Antonio Souza

Disciplina: NMA-103. Prof. Dr. Jose Antonio Souza Disciplina: NMA-103 Prof. Dr. Jose Antonio Souza 02/2015 Física Clássica Tudo resolvido no final do século XIX Maxwell (1865) Formulação elegante e concisa Fundamentos da Eletricidade e Magnetismo Matematização

Leia mais

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica

1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica 1ª e 2 ª Lista de Exercícios de Química Geral - Estrutura Atômica Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho 1) a) Qual é a frequência de radiação que tem um comprimento de onda de 0,452 pm? b) Qual é o comprimento

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Série/Período: 2ª Semestre: 1º Ano Letivo: 2017 Professor: Paulo Fernando Rodrigues Matrangolo

PLANO DE ENSINO. Série/Período: 2ª Semestre: 1º Ano Letivo: 2017 Professor: Paulo Fernando Rodrigues Matrangolo PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARINOS Curso: TÉCNICO EM MEIO

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010 PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010 Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável: Departamento de Química Geral e Inorgânica

Leia mais

A Natureza Elétrica dos Materiais

A Natureza Elétrica dos Materiais A Natureza Elétrica dos Materiais As primeiras ideias sobre a constituição da matéria Demócrito Gregos ÁTOMOS - A matéria possuia espaço vazio; - Indestrutíveis; - Dotadas de movimento; - Diversos formatos.

Leia mais

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04

Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 60 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 04 Plano de Curso: 2009 Área: Curso Técnico: Química C. Horária: 0 Módulo/Disciplina: QUÍMICA GERAL Professor: Período: 1º Nº Aulas: 0 COMPETÊNCIAS HABILIDADES BASES TECNOLÓGICAS Nº aulas Introduzir uma visão

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA OUTRAS NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA AULAS TEÓRICAS AULAS PRÁTICAS OUTRAS 30

DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA OUTRAS NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR TURMA AULAS TEÓRICAS AULAS PRÁTICAS OUTRAS 30 Dasta UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Instituto de Química CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA IDENTIFICAÇÃO: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

Leia mais

CRONOGRAMA DE AULAS AULAS SEMANAIS (1 AULA /SEMANA) MATÉRIA: Química FRENTE: Química 2 PROFESSOR(A): Diego Becalli

CRONOGRAMA DE AULAS AULAS SEMANAIS (1 AULA /SEMANA) MATÉRIA: Química FRENTE: Química 2 PROFESSOR(A): Diego Becalli CRONOGRAMA DE AULAS 2018 30 AULAS SEMANAIS (1 AULA /SEMANA) MATÉRIA: Química FRENTE: Química 2 PROFESSOR(A): Diego Becalli C. E. CHARLES DARWIN AULA CONTEÚDO (SUCINTO) 1 Leis das reações químicas e teoria

Leia mais

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais;

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estrutura Atômica Objetivos Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estudar a evolução histórica do modelo atômico para conhecer os fundamentos da Tabela Periódica Átomos e Elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EDITAL DQ/OMQ nº 01/2012 XV OLIMPÍADA MINEIRA DE QUÍMICA O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura em Química MATRIZ 1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. 180/10-COEPP de 09 de dezembro

Leia mais

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake 2. Introdução: Conceitos e cálculos fundamentais (Estequiometria; Concentrações) 1 Lei das proporções definidas (Lei de Proust) Em uma substância química, os elementos estão sempre presentes em proporções

Leia mais

Modelos atômicos. Juliana Soares Grijó Escola Olímpica de Química - EOQ

Modelos atômicos. Juliana Soares Grijó Escola Olímpica de Química - EOQ Modelos atômicos Juliana Soares Grijó Escola Olímpica de Química - EOQ O que é um modelo? Modo simples de descrever fenômenos e predizer resultados científicos. É incompleto e incorreto Deve-se usar modelos

Leia mais

Equações-chave FUNDAMENTOS. Seção A. Seção E. Seção F. Seção G. mv 2. E c E P. mgh. Energia total energia cinética energia potencial, ou E E c.

Equações-chave FUNDAMENTOS. Seção A. Seção E. Seção F. Seção G. mv 2. E c E P. mgh. Energia total energia cinética energia potencial, ou E E c. Equações-chave FUNDAMENTOS Seção A 3 A energia cinética de uma partícula de massa m relaciona-se com sua velocidade v, por: E c mv 2 4 Um corpo de massa m que está a uma altura h da Terra tem energia potencial

Leia mais

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Pontifícia Universidade Católica de Goiás Av. Universitária 1.440, Setor Universitário Goiânia-GO, CEP: 74605-010 Fone: +55 62 3946-1000 Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio

Leia mais

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ).

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ). TEORIAS ATÔMICAS MODELO DE DALTON John Dalton professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna (1803-1807). Seu modelo surgiu a partir da quantificação

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) MODELO ATÔMICO J. Dalton a matéria é formada por átomos / as inúmeras

Leia mais

Átomos, Moléculas e Íons

Átomos, Moléculas e Íons Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG Átomos, Moléculas e Íons Química Tecnológica I Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira A origem

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Prática: 0. de Oliveira Cavalcante

PLANO DE ENSINO. Prática: 0. de Oliveira Cavalcante UNIVERSIDADEE DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Setor Sul do Campus Universitário - Bloco H, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Coroado 69077-000 Manaus, AM. Fone/Fax:

Leia mais

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Teoria Atômica Dalton, Thomson e Rutherford Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Modelo atômico de Dalton ou bola de bilhar - Proposto em 1803, postulava: 1 Postulado: A matéria é formada por átomos indivisíveis

Leia mais

Evidências do elétron e modelos atômicos

Evidências do elétron e modelos atômicos Evidências do elétron e modelos atômicos 1)Nessa aula vamos dar continuidade em nossa investigação sobre: 2)Hipótese de Arrhenius 3)Hipótese de Faraday 4)Experimento de Thomson 5)Experimento de Millikan

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria MEC nº 276, de 30 de março de 2015

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria MEC nº 276, de 30 de março de 2015 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria MEC nº 276, de 30 de março de 2015 Componente Curricular: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Código: Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Engenharia Elétrica (Resolução UNESP nº 40/2005- Currículo: 5 HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de

Leia mais

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Química Geral e Experimental

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Química Geral e Experimental CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Química Geral e Experimental Código: ENGP -170 Pré-requisito: --------------- Período

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO QUÍMICA QB62A 2

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO QUÍMICA QB62A 2 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ 03 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n. o 92/2007 COEPP de 19 de outubro

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Modelos atômicos. Disciplina: Química Tecnológica Professora: Lukese Rosa Menegussi

Modelos atômicos. Disciplina: Química Tecnológica Professora: Lukese Rosa Menegussi Modelos atômicos Disciplina: Química Tecnológica Professora: Lukese Rosa Menegussi Dalton Lei de Lavoisier Conservação da massa Lei de Proust Proporções constantes Balanceamento Excesso de reagente A natureza

Leia mais

Química MODELOS ATÔMICOS

Química MODELOS ATÔMICOS MODELOS ATÔMICOS Modelo Grego Leucipo e Demócrito (400 a.c) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os átomos. (A = não ; tomo = parte). ÁTOMO = não + divisível Modelo de Dalton Baseado

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Química Geral e Inorgânica

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Física. Ênfase. Disciplina A - Química Geral e Inorgânica Curso 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0004209A - Química Geral e Inorgânica Docente(s) Francielle Bortoloti Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Química Créditos 4 T:60

Leia mais

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES O que é Modelo Atômico? Um modelo atômico é, de uma forma simples, uma maneira de supor como a matéria é formada, ou como os átomos que constituem um material é formado.

Leia mais

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Átomo/Filosofia Filosofia Tales de Mileto (600 a.c.) Do que tudo é feito? água Empédocles (450 a.c.) Quatro raízes Raízes unidas pelo amor e separadas pela discórdia

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES da 1 ª ETAPA 2018 Professora: Raquel Munhões Período da etapa: 05/02

Leia mais

Física Aplicada Aula 13

Física Aplicada Aula 13 Universidade de São Paulo Instituto de Física Física Aplicada Aula 13 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Edifício Oscar Sala sala 220 rizzutto@if.usp.br http://disciplinas.stoa.usp.br/course/view.php?id=24279

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

estrutura atômica e ligações

estrutura atômica e ligações Aula 02 estrutura atômica e ligações ZEA 1038 Ciência e Tecnologia dos Materiais Prof. João Adriano Rossignolo Profa. Eliria M.J.A. Pallone introdução conceitos elementares a estrutura dos átomos a estrutura

Leia mais

EJA E. Médio - Modalidade E.a.D Disciplina - Química. Aula I: O átomo. Professora: Márcia Elizabeth de Mattos Pintos

EJA E. Médio - Modalidade E.a.D Disciplina - Química. Aula I: O átomo. Professora: Márcia Elizabeth de Mattos Pintos EJA E. Médio - Modalidade E.a.D Disciplina - Química Aula I: O átomo Professora: Márcia Elizabeth de Mattos Pintos Email: marciaemp@hotmail.com Rio Grande, 31 de maio de 2014. Apresentação Conteúdo Programático

Leia mais