Os métodos de representação cartográfica empregados mundialmente consolidaram-se a partir do fim do século XVII.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os métodos de representação cartográfica empregados mundialmente consolidaram-se a partir do fim do século XVII."

Transcrição

1 Representação da Cartografia Temática Os métodos de representação cartográfica empregados mundialmente consolidaram-se a partir do fim do século XVII. Até esta época se inventariava e descrevia todos os objetos da superfície terrestres. Passou-se a destacar apenas um desses elementos, objetivando maior compreensão e controle do espaço. A Cartografia Temática passou atender a demanda das concepções filosóficas das novas ciências no fim do séc. XVIII. Há uma especialização, acréscimos de aspectos qualitativos como uso da terra e cobertura do solo, conhecimentos mineralógicos do subsolo, etc. Surgem representações temáticas de fenômenos diversos, como exemplificam os mapas de magnetismo terrestre, expressos por linhas, dos ventos e de correntes marítimas registradas por linhas orientadas, trabalho de Edmond Halley, 1686 e 1701.

2 As representações passam a explorar a percepção em terceira dimensão visual (Z) ancorada à localização (X,Y). A representação temática passa a usar além das expressões qualitativas e ordenadas, a quantitativa. A cartografia temática quantitativa se fazia diretamente no mapa, nos lugares de ocorrência, extraído de dados oficiais relativa população economia, produção, etc. William Playfair (1801) contribuiu para as representações quantitativas, através de gráficos, formas para visualização de dados diversos. Com a Revolução Industrial, no final do séc. XIX, as vias de circulação são essenciais para geração de riquezas e desenvolvimento das nações. A cartografia temática passa a abordar nos mapas o dinamismo espacial e temporal dos fenômenos. A cartografia, após 1950, se favoreceu dos avanços tecnológicos e de pesquisas teóricas e experimentais. Na década de 1990, uma linha da cartografia voltou-se para as possibilidades oferecidas pela informática, geomática, e, dados georeferenciados.

3 Construção de mapas temáticos delimita-se parte da realidade a ser problematizada; estabelecem-se diretrizes que orientam a busca de respostas; e define-se o tema. Os mapas temáticos são construídos levando em conta métodos adequados as características e a formas de manifestação (em pontos, em linhas, em áreas) dos fenômenos considerados em cada tema. Os métodos podem ser agrupados em quatro categorias: Métodos para representações qualitativas. Métodos para representações ordenadas. Métodos para representações quantitativas. Métodos para representações dinâmicas.

4 Fenômenos que compõe a realidade geográfica a ser representada em um mapa podem seguir raciocínio analítico ou sintético. A cartografia analítica aborda temas atentando para todos elementos constitutivos através de justaposições ou superposições. A cartografia de síntese aborda temas atentando para fusão de seus elementos constitutivos em tipos. Diversos softwares de cartografia digital integrada aos SIGs, trazem soluções metodológicas diversas para cartografia temática.

5 O mapa temático deve expor: um tema declarado no título; o local e a data do acontecimento, respondendo as questões o que?, onde? e quando? O tema por ele analisado será apresentado na estruturação da legenda. Legenda é o meio que o leitor usa para compreender o conteúdo do mapa, relacionando os símbolos aos seus significados. A escala é importante no mapa, através dela pode-se saber quantas vezes a realidade foi reduzida para caber no papel. Local Tema Finalmente, deve-se declarar a fonte dos dados utilizados na preparação do mapa. Data Legenda Escala

6 Para representar o tema seja no aspecto qualitativo ( ), ordenado (O) ou quantitativo (Q), com manifestação em pontos, linhas ou áreas, é preciso explorar a terceira dimensão visual (Z) mediante a variações visuais perceptíveis e compatíveis. O aspecto qualitativo ( ) responde a questão o quê?. O aspecto ordenado (O) responde a questão em que ordem?. Caracteriza as relações de ordem entre os conteúdos dos lugares ou conjuntos espaciais. O aspecto quantitativo (Q) responde a questão quanto?. Caracteriza as relações de proporção entre os conteúdos dos lugares ou conjuntos espaciais.

7 Após o mapa temático pronto são feitas leituras, análise e interpretação para compreensão do conhecimento, são elaborados comentários que podem ser: Metodológico analisa o porquê da adoção de determinado método; Interpretativo avalia as característica da distribuição do fenômeno, o que mapa revela.

8 Representações Qualitativas Num mapa qualitativo a variação visual tem que ser seletiva. O mapa resultara exaustivo dispondo todos os seus atributos. Responde a questões em nível elementar: o que há em tal lugar? Exemplo de mapa exaustivo: todos os elementos sobre o mesmo mapa

9 Exemplo de SOLUÇÃO EXAUSTIVA Variou a forma para os tipos de minerais (metálicos, não metálicos e energéticos) a cor para os diferentes minerais. Poderia ter variado a granulação (textura fina, média e grossa) ao invés da cor. Quais os recursos minerais do Brasil? Resp: alumínio, ouro, etc.. Exemplo de mapa exaustivo: todos os elementos sobre o mesmo mapa

10 Exemplo de Solução Exaustiva Variou a forma para os minerais e a cor para os tipos de minerais (metálicos, não metálicos e energéticos) A legenda representa a litologia

11 A coleção de mapas, traz as seguintes vantagens: Possibilita a leitura e em nível de conjunto: Responde a questão: onde estão os campos? Evolução do perímetro urbano e da cobertura vegetal de Piracicaba entre 1940 e Exemplos de mapa exaustivo com coleção de mapas Fonte: COSTA, 2004.

12 SOLUÇÃO COLEÇÃO DE MAPAS: Solução exaustiva (quais os minerais do Sul da Índia?) Fonte: MARTINELLI, 1991, p.59 e 60

13 SOLUÇÃO COLEÇÃO DE MAPAS: Taxa de desemprego pela média anual do Estado (1995). No exemplo acima o atributo estudado é a taxa do mortalidade do câncer de pulmão para os homens brancos com idade de 65 a 75 anos.

14 No exemplo ao lado, usou-se o mapa exaustivo, a coleção de mapas, e a legenda. Traz a vantagem de leitura de em nível de conjunto. A fotografia ou desenho associada a cada legenda organizada em uma coleção de mapas, propicia maior compreensão do conteúdo temático do mapa. Exemplo de mapa exaustivo com legenda por coleção de mapas Legenda por coleção de mapas associados a fotos

15 Legenda por coleção de mapas associados a fotos ESRI MAP BOOK VOL. 20, P. 80.

16 Na representação da diversidade das ocorrências com manifestação localizada, pode-se usar variações visuais puntiformes de forma, orientação ou de granulação. A orientação tem maior poder seletivo, deve-se ter o cuidado de manter o mesmo tamanho e o mesmo peso visual. Exemplo:

17 Exemplos de Variáveis: Variável forma Variável orientação Variável granulação POVEDA, P. 10. POVEDA, P. 1. ESRI MAP BOOK VOL. 20, P. 17.

18 Em fenômenos de com manifestação linear, as variações poderão ser de granulação, orientação e de forma, sendo preciso manter invariável a espessura da linha e seu peso visual. As variações também podem ser usadas de forma combinada. Neste caso, a cor tem limitações, salvo se espessura do traço for bem visível. Exemplos:

19 Variáveis aplicadas a símbolos lineares: Forma Orientação Granulação POVEDA, P. 6. POVEDA, P. 6. POVEDA, P. 6.

20 Em ocorrências zonais a construção da representação denomina-se método corocromático. No método aplica-se cores diferenciadas para as distintas rúbricas em suas áreas de manifestação. A variação de cor oferece maior eficácia. Variável visual cor Exemplo: Variável visual pontual, Linear e combinada

21 Um exemplo desse tipo de aplicação pode ser feito na representação da Geologia, em nível seletivo, diferenciando as unidades litoestruturais, conforme mostra o mapa da Geologia do Brasil. A solução clássica atribui cores convencionais as ocorrências.

22 Na impossibilidade de usar cores, deve-se empregar texturas compostas por elementos lineares (forma) ou puntiformes: Lineares forma; Puntiformes - orientação ou granulação; É importante cuidar para se obter resultados de mesmo valor visual. Essas variações também podem ser usadas de forma combinada. Na reprodução em branco e preto pode-se usar texturas diferentes de mesmo valor visual.

23 Representações Ordenadas São representações ordenadas quando as categorias dos fenômenos se inscrevem numa seqüência única, aceita universalmente. A relação dos objetos é de ordem, são definidas as hierarquias. Alguns fenômenos são passíveis de serem classificados por ordem, são categorias de interpretações qualitativas, quantitativas ou de datações. São exemplos: a hierarquia das cidades pelo tamanho populacional; a seqüência do uso dos espaços agrícolas no tempo. Na percepção ordenada o tamanho expressa proporcionalidade (B é tantas vezes maior que A). Quando não for possível fazer essa relação deve-se usar somente valor.

24 Pode se usar a ordem visual entre cores, organizando-as das mais claras as mais escuras, seja entre cores quentes ou entre cores frias. Para representações ordenadas com manifestação pontual, fixa-se o tamanho e a forma elementar e varia-se o valor pontual do claro para o escuro. Exemplo: Em manifestação linear, fixa-se a espessura do traço e varia-se o valor visual do claro para o escuro. Exemplo: Na manifestação zonal, considera-se uma variação visual de valor do claro para o escuro. Exemplo:

25 Outra forma de representar a Geologia do Brasil em nível seletivo através da classificação ordenada é conforme o exemplo, ao lado, da coluna estratigráfica. Exemplo: As rúbricas da legenda seguem a ordem cronológica dos conjuntos espaciais no tempo geológico. A ordem cronológica será transcrita por uma ordem visual no mapa, usando a variável valor.

26 Nas representações ordenadas considera-se ainda, aquelas que transcrevem duas ordens opostas de ocorrências com manifestação zonal. É um exemplo, o uso da terra e cobertura do solo, que traz oposição entre o espaço natural e o produzido pelo homem. Para compreensão dessa oposição, pode-se explorar as cores frias em oposição as cores quentes, observando os seus aspectos sensorial, psicológico, místico e simbólico. A ordem das cores frias ligada as questões naturais e a ordem das cores quentes associada aspectos humanos. Softwares específicos trazem trazem bons resultados para esses mapas. ESRI MAP BOOK VOL. 20, P. 71.

27 Representações Quantitativas: As representações quantitativas são usadas para destacar a proporção entre objetos (B é 4 vezes maior que A). A realidade é expressa pela quantidade. Na relação visual há uma variação de tamanho. Devido as situações da realidade serem complexas, a cartografia temática sistematizou uma série de soluções para representar corretamente manifestações lineares, pontuais ou zonais.

28 Manifestação Pontual: método das figuras geométricas proporcionais É um método recomendado para representação quantitativa de fenômenos localizados: É um exemplo, a população urbana, ideal para valores absolutos. A proporção entre os objetos é expressa por uma percepção visual, cuja única variável é o tamanho. As figuras geométricas são círculos, acomodados sobre a base cartográfica.

29 Exemplo de Manifestação Pontual: método figuras geométricas proporcionais ESRI MAP BOOK VOL. 20, P. 5.

30 Este método foi aplicado por Minard (1851), que estabeleceu círculos proporcionais em implantação pontual. Ele representou a produção das minas de carvão da França, combinada aos fluxos dos combustíveis minerais no mesmo território. Este autor também idealizou a aplicação da divisão de círculo em setores para representar parcelas do total. Exemplo de divisão de círculo em setores Uma forma simples de calcular a proporcionalidade é considerar a área do círculo (figura escolhida) igual à quantidade a ser representada (Q), para isso é necessário conhecer o seu raio. ESRI MAP BOOK VOL. 20, P. 51.

31 O círculo representa uma quantidade que pode ser subdividida para abordar parcelas que compõem o total. Exemplo de divisão de círculo em setores Na subdivisão dos setores a proporcionalidade está no ângulo central, sendo definidos a partir da seguinte fórmula: Total Círculo de 360º Parcela Setor Circular de Xº Xº= Parcela x 360 Total As parcelas são dadas em porcentagens, multiplica-se o valor percentual por 3,6 graus. SIMIELLI, P.

32 Devido a variabilidade dos dados os círculos podem resultar muito grandes ou muitos pequenos, devem ser adequados a escala do mapa multiplicando ou dividindo todos os raios por uma constante K. Nos exemplos ao lado: A informação quantitativa é igual. A representação visual é diferente. Se os tamanhos são muito pequenos o mapa parecerá vazio. Se forem muito grandes parecerá grosseiro. POVEDA, P.35. A representação também difere se os círculos forem cheios ou transparentes, se forem coloridos ou não.

33 Exemplo de Manifestação Pontual: método figuras geométricas proporcionais Mapa proporcional combinando símbolo pontual que representa o que a população de áreas urbanizadas.

34 Mapa da taxa de crescimento Exemplo de Método das Figuras Geométricas Proporcionais. Variável Tamanho Ausência do filete Fonte: SIMIELLI, 1994, p.69

35 A legenda é composta de uma parte quantitativa, qualitativa ou ordenada. Para a leitura quantitativa, constrói-se um gráfico cartesiano. Nas ordenadas a medida gráfica dos parâmetros lineares em que os diâmetros podem ser medidos diretamente sobre o mapa. Exemplos de escalas: Escala ponto a ponto Escala por Intervalos de classe POVEDA, P. 36. Para a leitura qualitativa, a legenda é organizada mediante uma série de caixas separadas que identificam visualmente a diversidade ou a ordem dos componentes.

36 Representações Quantitativas Manifestação Zonal: Método das Figuras Geométricas Proporcionais Centralizadas na Área de Ocorrência A representação do aspecto quantitativo em escala zonal considera que as quantidades se estendem por toda área de ocorrência. Utiliza-se como solução centralizar as figuras geográficas no centro de gravidade da área considerada. É uma construção pontual, não leva em conta a superfície das unidades de observação. Exemplo de figuras. Fonte: MARTINELLI, 1991, p.82, : Exemplo de legenda

37 Mapa de distribuição Industrial Variável: Cor,Tamanho Verifica-se a dificuldade de lidar com o tamanho

38 Referências SIMIELLI, Maria Helena. Geoatlas.São Paulo: Ática, MARTiNELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, POVEDA, Miguel Ángel Bernabé. Mapas de puntos. Universidade Politécnica de Madrid Disponível em: < Acesso em: 20 set. 2005

Os métodos de representação cartográfica empregados mundialmente consolidaram-se a partir do fim do século XVII.

Os métodos de representação cartográfica empregados mundialmente consolidaram-se a partir do fim do século XVII. Representação da Cartografia Temática Os métodos de representação cartográfica empregados mundialmente consolidaram-se a partir do fim do século XVII. Até esta época se inventariava e descrevia todos os

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA. Clésio

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA. Clésio INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA Clésio Os métodos de representação da cartografia temática hoje conhecidos e mundialmente empregados consolidaram-se a partir de uma transformação

Leia mais

Variáveis visuais. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Variáveis visuais. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Variáveis visuais Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Representação Gráfica: variáveis visuais e suas propriedades Mapa Exaustivo Quais os principais minerais do Rio Grande

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA

CARTOGRAFIA TEMÁTICA CARTOGRAFIA TEMÁTICA O ponto de partida da cartografia temática é a definição de um tema. A elaboração de mapas temáticos exigirá atentar para duas questões básicas: quais são as variáveis visuais e quais

Leia mais

Mapas temáticos e gráficos

Mapas temáticos e gráficos Mapas temáticos e gráficos Tipos de representações gráficas Mapas temáticos: representam os diversos fenômenos sociais e naturais. Gráficos expressam numericamente os mesmos fenômenos, facilitando o entendimento.

Leia mais

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: META Representar os fenômenos quando os mesmos admitem uma classificação segundo uma ordem.

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: META Representar os fenômenos quando os mesmos admitem uma classificação segundo uma ordem. MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES ORDENADAS META Representar os fenômenos quando os mesmos admitem uma classificação segundo uma ordem. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno

Leia mais

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO ZONAL

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO ZONAL MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO ZONAL META Demonstrar a extensão e a distribuição dos fenômenos geográficos qualitativos a partir da manifestação

Leia mais

Tipos de dados. Nominal Ordenado Relativo Absoluto. Cor. Valor. Tamanho. Cor. Valor. Valor. Tamanho. Zonal Granulação

Tipos de dados. Nominal Ordenado Relativo Absoluto. Cor. Valor. Tamanho. Cor. Valor. Valor. Tamanho. Zonal Granulação Apresentação caderno Cartografia em foco foi elaborado para o aprofundamento O dos estudos de Geografia a partir de exercícios de cartografia temática. Ao desenvolver as propostas de atividades deste caderno,

Leia mais

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO PONTUAL

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO PONTUAL MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO PONTUAL META Demonstrar a localização e a extensão dos fenômenos geográficos qualitativos a partir da manifestação

Leia mais

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do A U A UL LA Descrever o lugar Nesta aula, que inicia o segundo módulo do Telecurso de Geografia do 2º grau, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na investigação do espaço. Veremos como o lugar onde

Leia mais

FLG0243 Cartografia Temática

FLG0243 Cartografia Temática FLG0243 Cartografia Temática ELABORAÇÃO DE UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA Fazer um mapa significa explorar sobre o plano as correspondências entre todos os elementos de um mesmo componente da informação o componente

Leia mais

FLG243 Cartografia Temática Prof. Reinaldo Paul Pérez Machado (quarta-feira noite)

FLG243 Cartografia Temática Prof. Reinaldo Paul Pérez Machado (quarta-feira noite) FLG243 Cartografia Temática - 2017 Prof. Reinaldo Paul Pérez Machado (quarta-feira noite) http://www.geografia.fflch.usp.br 1 a. aula 1. Introdução 2. Programa do curso 3. Material 4. Exercícios 5. Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Cartografia Sistemática e Temática (IAD319) Prof. pablosantos@ufba.br 02 a Aula CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA

Leia mais

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO LINEAR

MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO LINEAR MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES QUALITATIVAS MANIFESTAÇÃO LINEAR META Demonstrar a localização e a extensão dos fenômenos geográficos que se diferenciam pela sua natureza

Leia mais

FLG243 Cartografia Temática Prof. Reinaldo Paul Pérez Machado (quarta-feira tarde/noite)

FLG243 Cartografia Temática Prof. Reinaldo Paul Pérez Machado (quarta-feira tarde/noite) FLG243 Cartografia Temática - 2016 Prof. Reinaldo Paul Pérez Machado (quarta-feira tarde/noite) http://www.geografia.fflch.usp.br 1 a. aula 1. Introdução 2. Programa do curso 3. Material 4. Exercícios

Leia mais

Departamento de Geografia FFLCH USP. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Mapas: transformações e desafios. Mapas temáticos (variáveis visuais)

Departamento de Geografia FFLCH USP. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho. Mapas: transformações e desafios. Mapas temáticos (variáveis visuais) Departamento de Geografia FFLCH USP Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho Mapas: transformações e desafios Mapas temáticos (variáveis visuais) 2016 1. Mapas temáticos O mapa temático é um meio de

Leia mais

Disciplina: Cartografia Geoambiental

Disciplina: Cartografia Geoambiental Disciplina: Cartografia Geoambiental Professor: Me. Diego Alves de Oliveira Outubro de 2013 Cartografia temática e de síntese para a Cartografia Geoambiental A Cartografia é uma linguagem de representação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO GB 097 AULA 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO GB 097 AULA 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO GB 097 AULA 2 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 RECUPERAÇÃO DE CONCEITOS: CARTOGRAFIA TEMÁTICA

Leia mais

MÉTODOS DE REPRESENTÇÃO DA CARTOGRAFIATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS E CARTOGRAFIA DE SÍNTESE

MÉTODOS DE REPRESENTÇÃO DA CARTOGRAFIATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS E CARTOGRAFIA DE SÍNTESE Aula MÉTODOS DE REPRESENTÇÃO DA CARTOGRAFIATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS E CARTOGRAFIA DE SÍNTESE META Representar os fenômenos quando estes variam no tempo e no espaço e apresentar como se processa

Leia mais

PRINCÍPIOS DA CARTOGRAFIA AMBIENTAL. Dra. Sueli Angelo Furlan

PRINCÍPIOS DA CARTOGRAFIA AMBIENTAL. Dra. Sueli Angelo Furlan PRINCÍPIOS DA CARTOGRAFIA AMBIENTAL Dra. Sueli Angelo Furlan Um mapa ambiental de paisagens pode ser obtido mediante 4 princípios principais (Ingenoli, 2002) O primeiro (mais clássico), segundo Naveh &

Leia mais

Tratamento gráfico da informação e a elaboração de Mapas Temáticos no Spring

Tratamento gráfico da informação e a elaboração de Mapas Temáticos no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Tratamento gráfico da informação e a elaboração de Mapas Temáticos no Spring Grazielle

Leia mais

Símbolos Ordenados. PONTOS LINHAS ÁREAS ORDEM relevo e outros, se manifestam de forma contínua no espaço ou no tempo, ou obedecem uma hierarquia de

Símbolos Ordenados. PONTOS LINHAS ÁREAS ORDEM relevo e outros, se manifestam de forma contínua no espaço ou no tempo, ou obedecem uma hierarquia de 14- Simbolização Cartográfica Manifestações Ordenadas Além das manifestações qualitativas, Símbolos Cartográficos Ordenados quantitativas e dinâmicas, alguns fenômenos espaciais, como os fatores climáticos

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Representação e Análise Cartográfica. Prof. Mário Ramalho Fatec - Jundiaí

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Representação e Análise Cartográfica. Prof. Mário Ramalho Fatec - Jundiaí CARTOGRAFIA TEMÁTICA Representação e Análise Cartográfica Prof. Mário Ramalho Fatec - Jundiaí CARTOGRAFIA TEMÁTICA Maior parte dos mapas não tem o objetivo de representar o terreno da forma mais precisa

Leia mais

UFSM Colégio Politécnico (Prof. Elódio Sebem) CARTOGRAFIA. Prof. Elódio Sebem

UFSM Colégio Politécnico (Prof. Elódio Sebem) CARTOGRAFIA. Prof. Elódio Sebem CARTOGRAFIA Prof. Elódio Sebem 1 Algumas Definições: O vocábulo CARTOGRAFIA, etmologicamente descrição de cartas, foi introduzido em 1839, pelo 2º Visconde de Santarém Manoel Francisco Carvalhosa, (1791

Leia mais

NATUREZA DOS GRÁFICOS. Os bons e maus usos dos gráficos estatísticos na tomada de decisão e outras estórias A PROPAGANDA A FOTOGRAFIA O HUMOR

NATUREZA DOS GRÁFICOS. Os bons e maus usos dos gráficos estatísticos na tomada de decisão e outras estórias A PROPAGANDA A FOTOGRAFIA O HUMOR NATUREZA DOS GRÁFICOS Os bons e maus usos dos gráficos estatísticos na tomada de decisão e outras estórias É um meio de comunicação. Pertence à linguagem de comunicação visual. A FOTOGRAFIA A PROPAGANDA

Leia mais

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO Mosar Faria Botelho PONTOS DE APOIO Objetiva relacionar os objetos contidos na foto aérea com os objetos contidos no terreno. MÉTODOS DE POSICIONAMENTO POR GPS Modo Ponto

Leia mais

Representações Quantitativas Manifestação Zonal: Método das Pontos de Contagem

Representações Quantitativas Manifestação Zonal: Método das Pontos de Contagem Representações Quantitativas Manifestação Zonal: Método das Pontos de Contagem A representação do aspecto quantitativo em escala zonal considera que as quantidades se estendem por toda área de ocorrência.

Leia mais

Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais. Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva

Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais. Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva Análise Multicritério e Modelagem de Dados Ambientais Web Treinamento do Instituto GEOeduc Autor: Arthur Paiva SUMÁRIO Análise Espacial e Geoprocessamento Mapeamento Temático no Ambiente SIG Conceito de

Leia mais

APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO CARTOGRÁFICA COLEÇÃO DE MAPAS NO MAPA DE ZONAS VEGETACIONAIS MUNDIAIS (WALTER, 1986)

APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO CARTOGRÁFICA COLEÇÃO DE MAPAS NO MAPA DE ZONAS VEGETACIONAIS MUNDIAIS (WALTER, 1986) Anais do XII SBGFA. Natal, 2007. v. 1. p. 1-15. APLICAÇÃO DA SOLUÇÃO CARTOGRÁFICA COLEÇÃO DE MAPAS NO MAPA DE ZONAS VEGETACIONAIS MUNDIAIS (WALTER, 1986) Simone Valaski UFPR svgeog@yahoo.com.br João Carlos

Leia mais

Disciplina que trata da concepção, produção, disseminação e estudo de mapas. (Associação Cartográfica Internacional, 1991);

Disciplina que trata da concepção, produção, disseminação e estudo de mapas. (Associação Cartográfica Internacional, 1991); INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes INTRODUÇÃO A Cartografia Temática CARTOGRAFIA Definição Disciplina que trata da concepção, produção, disseminação

Leia mais

Elementos de Cartografia Sistemática. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho

Elementos de Cartografia Sistemática. Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho Elementos de Cartografia Sistemática Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz Filho 2015 Escala cartográfica 1. Significados do termo Escala é um atributo fundamental das pesquisas geográficas. Entretanto,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE MAPAS DA MÍDIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE MAPAS DA MÍDIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE MAPAS DA MÍDIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA Bárbara Nazaré ROCHA 1 George Alfredo LONGHITANO 2 1 Geografia/ FFLCH/ USP; ba_nrocha@yahoo.com.br 2 Geografia/ FFLCH/ USP; georgelonghitano@yahoo.com.br

Leia mais

COR/MATIZ > dados Qualitativos Seletividade Dissociativa S

COR/MATIZ > dados Qualitativos Seletividade Dissociativa S COR A COR é um recurso visual amplamente utilizado em mapas temáticos e demais materiais gráficos. A denominação cor pode ser encontrada associada a ideia de matiz (hue), saturação (saturation) ou brilho

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 COMUNICAÇÃO CARTOGRÁFICA transmissor sinal receptor cartógrafo MAPA usuário

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

O que é Cartografia?

O que é Cartografia? O que é Cartografia? Nações Unidas As Nações Unidas, definiu em 1949, através de comissão especializada, cartografia como sendo A ciência que se ocupa da elaboração de mapas de toda espécie. Abrange todas

Leia mais

CARTOGRAFIA AMBIENTAL

CARTOGRAFIA AMBIENTAL CARTOGRAFIA AMBIENTAL DEFINIÇÃO CAMPO DE ESTUDO PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan A cartografia ambiental é um tipo de cartografia sintética que tem como objetivo integrar todos fatores

Leia mais

Capítulo 2. Símbolos Cartográficos. Reinício. distribuição forma posição relativa e estrutura

Capítulo 2. Símbolos Cartográficos. Reinício. distribuição forma posição relativa e estrutura Capítulo 2 Símbolos Cartográficos Reinício Os símbolos cartográficos consistem em pontos discretos, linhas ou áreas (regiões). Os símbolos têm: tamanho forma cor A informação contida num símbolo não é

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

META Conhecer os símbolos cartográficos e métodos da linguagem gráfica utilizados na representação cartográfica.

META Conhecer os símbolos cartográficos e métodos da linguagem gráfica utilizados na representação cartográfica. Aula SEMIOLOGIA GRÁFICA: A LINGUAGEM DOS MAPAS E AS VARIÁVEIS VISUAIS META Conhecer os símbolos cartográficos e métodos da linguagem gráfica utilizados na representação cartográfica. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Interpretação de imagens e confecção de mapas

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Interpretação de imagens e confecção de mapas Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Interpretação de imagens e confecção de mapas Prof. Dr. Ailton Luchiari Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Interpretação de imagens e confecção de mapas Etapas

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

Cartografia Temática. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Cartografia Temática. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Temática Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Cartografia Temática Os produtos da cartografia temática são as cartas, mapas ou plantas em qualquer escala, destinadas a um tema específico. A representação

Leia mais

Apostila do Aluno. M06U01 Introdução ao Mapeamento no solo e esboço cartográfico

Apostila do Aluno. M06U01 Introdução ao Mapeamento no solo e esboço cartográfico M06U01 Introdução ao Mapeamento no solo e esboço cartográfico Adaptado de um texto desenvolvido por: Julius Muchemi, ERMIS-África Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 2 MAPEAMENTO NO SOLO E ESBOÇO CARTOGRÁFICO...

Leia mais

A construção do mapa temático em sala de aula

A construção do mapa temático em sala de aula A construção do mapa temático em sala de aula Cássio Alves Prado (alves_prado@hotmail.com) Francisco Napolitano Leal Pedro Benetazzo Serrer Pedro Ivan Menezes de Carvalho (pimc17@hotmail.com) Universidade

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS. Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher

CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS. Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher Tabelas e Gráficos TABELAS Cabeçalho ou título Título: o quê, onde e quando

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato Método Estatístico Tabelas e Gráficos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Método Estatístico Técnica que visa estruturar e organizar as etapas que devem ser estabelecidas

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

Técnicas de Cartografia Digital

Técnicas de Cartografia Digital Técnicas de Cartografia Digital Maria Cecília Bonato Brandalize 2011 Aula 5 CD/CAC e SIG: Componentes CD/CAC e SIG E/S Coordenadas e Texto Display Alta Resolução Impressão de Alta Qualidade DR de Acesso

Leia mais

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente:

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente: RESUMO SÉRIE ESTATÍSTICA: É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie SÉRIES HOMÓGRADAS: são aquelas em que a variável

Leia mais

CARTOGRAFIA DE SÍNTESE

CARTOGRAFIA DE SÍNTESE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes Cartografia Temática INTRODUÇÃO Segundo Martinelli (2003) a cartografia de síntese concebe mapas ditos de síntese.

Leia mais

Ensine seus alunos a interpretar corretamente os diferentes tipos de cartografia que nos cercam CARTAFUNDAMENTAL

Ensine seus alunos a interpretar corretamente os diferentes tipos de cartografia que nos cercam CARTAFUNDAMENTAL FCAULA2CartografiaB-3 04.11.08 13:16 Page 24 FUNDAMENTAL II T E M A D E AU L A - C A R TO G R A F I A 24 GEOGRAFIA Ensine seus alunos a interpretar corretamente os diferentes tipos de cartografia que nos

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: A LINGUAGEM DO MAPA. Prof. Clésio

A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: A LINGUAGEM DO MAPA. Prof. Clésio A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: A LINGUAGEM DO MAPA Prof. Clésio O domínio da representação gráfica se inclui no universo da comunicação visual, que por sua vez faz parte da comunicação social. Participa, portanto,

Leia mais

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas.

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas. Metas de Isometrias Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação Simetrias axial e rotacional Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano. Identifica o

Leia mais

3 Sistema de Informação geográfica

3 Sistema de Informação geográfica 3 Sistema de Informação geográfica 3.1 Introdução Também conhecidas como "geoprocessamento", as geotecnologias são o conjunto de técnicas computacionais para coleta, processamento, análise e compartilhamento

Leia mais

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos. TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras).

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras). ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º ANO 2013/2014 CONTEÚDOS A TERRA ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Paisagens

Leia mais

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental Matemática EF Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

CARTOGRAFIA - MAPA, CARTA E PLANTA - ELEMENTOS DE REPRESENTAÇÃO. Prof. Luiz Rotta

CARTOGRAFIA - MAPA, CARTA E PLANTA - ELEMENTOS DE REPRESENTAÇÃO. Prof. Luiz Rotta 1 CARTOGRAFIA - MAPA, CARTA E PLANTA - ELEMENTOS DE REPRESENTAÇÃO Prof. Luiz Rotta MAPAS, CARTAS E PLANTAS Mapa Mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos,

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/

Leia mais

Projeto de símbolos. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Projeto de símbolos. Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Projeto de símbolos Cartografia Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Há diferença? Cartografia Conceituação Os símbolos cartográficos aumentam o nível informativo dos mapas Representam a localização e as características

Leia mais

03- Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões.

03- Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- A água é um

Leia mais

Cartografia atual: mapa da aldeia Te ýikue

Cartografia atual: mapa da aldeia Te ýikue Cartografia atual: mapa da aldeia Te ýikue Celso Rubens Smaniotto Os recursos tecnológicos atualmente disponíveis fazem da Cartografia uma grande aliada no apoio à pesquisa e à extensão em terras indígenas,

Leia mais

Disciplina: Cartografia Geoambiental

Disciplina: Cartografia Geoambiental Disciplina: Cartografia Geoambiental Professor: Me. Diego Alves de Oliveira Outubro de 2013 Carga horária Carga horária semestral: 64 Carga horária semanal: 4 Carga horária Teórica: 32 Carga horária Prática:

Leia mais

4º ANO DE ESCOLARIDADE

4º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA

SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Campus Universitário do Araguaia CUA Curso de Bacharelado em Ciência da Computação SIG PROF. IVAIRTON M. SANTOS 2015/2 AULA 2 INTRODUÇÃO A SIG E CARTOGRAFIA Introdução

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo)

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Objeto de avaliação Itens/Parâmetros Instrumentos Ponderação Conteúdos da Testes

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que pode ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação

Leia mais

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana Geoprocessamento Aula - 01/08/2016 Professor: Diogenes Carvalho Viana Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Característica dos SIGs. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CARAPICUÍBA ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE GEOGRAFIA Rua Bom Jesus do Amparo nº02- COAHB V- Carapicuíba-SP Brasil Contato: 4185-8241 michellaaguiar@prof.educacao.sp.gov.br DIRETORIA

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta

GEOPROCESSAMENTO. Bases conceituais e teóricas. Prof. Luiz Henrique S. Rotta 1 GEOPROCESSAMENTO Bases conceituais e teóricas Prof. Luiz Henrique S. Rotta GEOPROCESSAMENTO Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação

Leia mais

Cartografia temática com o QGIS

Cartografia temática com o QGIS Cartografia temática com o QGIS 02 Semiologia gráfica Instrutor: Delton Campanhã de Moraes Geógrafo, tecnólogo em banco de dados e especialista em geoprocessamento SEMIOLOGIA GRÁFICA Semiology of Graphics

Leia mais

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS Mundo Real Camadas de Informações Estrutura dos Dados Geográficos Organização lógica dos dados para preservar sua integridade e facilitar o seu uso. Vetorial Raster ou Matricial

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519. Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519. Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS EXA 519 Prof. Dr. Ardemirio de Barros Silva abarros@uefs.br barros@ige.unicamp.br A CARTOGRAFIA É CONSIDERADA COMO A CIÊNCIA E A ARTE DE EXPRESSAR, POR MEIO DE

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Os vários tipos de Mapas

Os vários tipos de Mapas MAPAS TEMÁTICOS Os vários tipos de Mapas Os mapas temáticos existem em uma variedade considerável. Cada tipo representa melhor algum tipo de dado. A informação no nível do endereço demanda um tipo de mapa

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo baseada

Leia mais

Modelos Conceituais de Dados

Modelos Conceituais de Dados Modelos Conceituais de Dados 2. Modelagem Conceitual de Dados Geográficos A partir de idéias conceituais de fenômenos geográficos é possível formalizar a representação do espaço e de propriedades espaciais.

Leia mais

Representação Cartográfica. Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara

Representação Cartográfica. Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Representação Cartográfica Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara A representação de fenômenos sobre a Terra pode ser feita por várias

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Divisão de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Divisão de Sensoriamento Remoto. Geoprocessamento INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS Divisão de Sensoriamento Remoto Geoprocessamento Relatório do Laboratório 3: Modelo Numérico do Terreno (MNT) Fátima Lorena Benítez Ramírez Professores Responsáveis:

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

CARTOGRAPHY - - BASE MAPS FOR WORLDS NEEDS.

CARTOGRAPHY - - BASE MAPS FOR WORLDS NEEDS. Apostila de Topografia - Cartografia O conceito de Cartografia tem suas origens intimamente ligadas às inquietações que sempre se manifestaram no ser humano, no tocante a conhecer o mundo que ele habita.

Leia mais

META Conhecer a classificação dos mapas ou cartas temáticas por diferentes critérios de representação.

META Conhecer a classificação dos mapas ou cartas temáticas por diferentes critérios de representação. CLASSIFICAÇÃO DAS CARTAS TEMÁTICAS Aula 7 META Conhecer a classificação dos mapas ou cartas temáticas por diferentes critérios de representação. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: classificar

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

Programa de Matemática 4º ano

Programa de Matemática 4º ano Programa de Matemática 4º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Kelytha Cavalcante Silva* kelytha.cavalcante@gmail.com Maraiza Lima da Rocha (Acadêmicas do curso de Geografia, Universidade Estadual de Goiás Campus Porangatu)

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Disciplina FLG 141: Introdução à Cartografia Prof a Fernanda Padovesi Fonseca

Disciplina FLG 141: Introdução à Cartografia Prof a Fernanda Padovesi Fonseca Disciplina FLG 141: Introdução à Cartografia Prof a Fernanda Padovesi Fonseca Além de recomendações já feitas, sobre o uso de imagens e mapas, é preciso evitar: o uso de escala inadequada de representação;

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Definição e Pré-Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projeções ortogonais.

Leia mais