UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE PÓS-RS SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA. Polo de Santo Antônio da Padrulha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE PÓS-RS SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA. Polo de Santo Antônio da Padrulha"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE PÓS-RS SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA Polo de Santo Antônio da Padrulha ALEXANDRE SILVEIRA DOS REIS1 RONIE ANDERSON PEREIRA2 MÃE EMÍLIA DE OYA LAJÁ E O TERREIRO ILÊ ORIXÁ OGUM ADIOKO E OYA TOFÃ: Processo de formação e estrutura de funcionamento em Gravataí/RS3 RESUMO Trata da importância de Mãe Emília de Oya Lajá, para o desenvolvimento da Nação no Rio Grande do Sul, especialmente sobre a formação da Nação Oyo-Jeje, servindo de base para a fundação do terreiro Ilê Orixá. Vertente religiosa africana de tradição yorubá. Palavras-chave: Princesa Emília, Oyo, Jeje, Nação, Ilê, Orixá ABSTRACT Addresses the importance of Mother Emilia Oya Laja, for the development of the Nation in Rio Grande do Sul, especially on the formation of the nation-oyo Jeje, providing the basis for the foundation of the yard Ile Orisha. African religious aspect of Yoruba tradition. Keywords: Princess Emilia, Oyo, Jeje, Nation, Ile, Orisha 1 Graduado em Educação Física pela Univeidade Luterana do Brasil Ulbra. 31/07/2014 FURGe Babalorixá no Ilê Orixá 2 Graduao em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci 26/06/2013 UNIASSELVI e Babalorixá no Ilê Orixá 3 Este artigo é uma revisão do artigo apresentado pelo Prof. Alexandre Reis, para obtenção do títutlo de especialista em História, Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura, pela Fundação Universidade Rio Grande FURG.

2 2 INTRODUÇÃO Ao contrário de outros segmentos da sociedade, na religião africana, a mulher sempre teve e possui ainda hoje grande importância, pois além de estar diretamente ligada a formação da religião africana no Rio Grande do Sul, especialmente a nação oyo, é dirigente em centenas de casas de culto afro, no Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil. Este artigo tem por objetivo principal mostrar a importância de Mãe Emília de Oya Lajá para a religião africana, sobretudo a formação da Nação Oyo, especialmente na cidade de Porto Alegre RS, responsável por trazer o Oyo diretamente da África para a cidade de Rio Grande, que seguramente veio para Porto Alegre, através dela. A partir do axé de Mãe Emília de Oya Laja, foi iniciada algumas pessoas que possibilitaram que o seu axé fosse ampliado. O axé de Mãe Emília vive ainda hoje em casas abertas de descendentes de seu axé, que fazem com que a sua história seja transmitida de geração em geração. Com seu axé, muitos babalorixás e ialorixás foram iniciados, e com esta iniciação muito da história foi preservada e continua em nossos dias. Especialmente o Ilê Orixá, dirigido pelos babalorixás Ronie de Ogum e Alexandre de Oya, fundado em 2011, é a sexta geração de uma descendência africana que veio diretamente da África. 1. PRINCESA EMÍLIA: O INÍCIO DO AXÉ Muito pouco se sabe da história regressa de Mãe Emília de Oya Lajá, o que se sabe, de acordo com a tradição Oral (forma mais comum que o conhecimento africano permaneceu até os nossos dias), é que era descendente de uma família nobre da África, de local e data de nascimento sem referências diretas. A transmissão oral é uma técnica a serviço de um sistema dinâmico. A língua oral está indissoluvelmengte ligado à dos gestos, expressões e distância corporal. (SANTOS, 2008:47).

3 3 De acordo com relatos transmitidos pela oralidade, foi retirada de sua terra natal, de local e data pouco provável, já que os escravos retirados da África, não eram tratados diretamente como seres humanos e sim como mercadoria, o que dificultou bastante a identificação de sua origem já que isso não era importante para época. Cabe uma pesquisa histórica para que estas informações venham a público e desta forma tenhamos maiores condições de entender a sua influência e características históricas. De acordo com Borba (2012) todos os relatos que sabe sobre ela, iniciam na cidade de Rio Grande, já em sua fase adulta, viveu grande parte de sua vida nesta cidade. Não existe conhecimento difundido, escrito, sobre local de nascimento, onde morava e de que forma o seus cultos religiosos aconteciam. Tudo que se sabe é de tradição oral, e muito se perdeu durante décadas em que o batuque do Rio Grande do Sul, foi ignorado pela comunidade acadêmica, que muito estudou os cultos da Bahia e Rio de Janeiro. Ainda para Borba (2012) faz-se necessário para obter esses dados uma pesquisa de campo direta nos locais citados de sua vida, nas cidades de Rio Grande e Pelotas, no Rio Grande do Sul, como local onde desembarcou e morou parte de sua vida. E em Porto Alegre, onde praticou o culto oyo e morou na rua Visconde do Herval (História da Nação Oyo:2014). A mudança de Mãe Emília para a cidade de Porto Alegre acredita-se, ter sido motivada pela necessidade de dar assistência espiritual aos habitantes da capital, e a tentativa de manter viva a sua tradição religiosa (OLIVEIRA:2008) Sem dúvida, Mãe Emília, foi mulher, forte, em uma época em que muitas mulheres não se expressavam ou tinham receio de se expressar, fez valer sua opinião, e deu condições do conhecimento da nação Oyo existir, mesmo que com muitas dificuldades (já que muito se perdeu) até os nossos dias de hoje. Mãe Emília, como ficou conhecida foi responsável por trazer consigo os conhecimentos da nação dos Orixás de Oyo, e cultuá-los na cultura gaúcha. Para Tacques (2008:84) "um dos pontos iniciais do Oyó, que começa a formar a nossa Bacia, a Sra Emília Fontes de Araújo, conhecida como Mãe Emília de Oyá Laja (grifo nosso), que era uma Princesa do Povo Yorubá, na Nigéria(...)".

4 4 A família Oyo divide a sua origem com duas irmãs, Ìyá Emília de Oyá Lajá e Ìyá Cesária de Sàngó Oba Leri. Note que esta nação também divide o trono com duas divindades Oya e Sang[informação Gilson de Oba, raiz Oyo] (WOLFF, 2013). Figura 1 Emília de Oya Laja Fonte: 885/a-historia-do-batuque-do-riogrande-do-sul.html Existe muita controvérsia no nascimento e morte da Princesa Emília, no entanto, optou-se na data de 1930, como a que mais foi relatada. Dentro da história do Brasil, existem muitas controvérsias sobre a formação do negro, o número de escravos escravizados, onde foram quando vieram e de que forma estes escravos vieram para o Brasil (Carvalho, 2000: 6). Tacques (2008:80) destaca que "Mãe Emília, falecida em 1930, deixou como herdeiro: (...) Pai Acimar de Xangô Tayó (...)", o que nos leva a definir esta data como mais provável por sua morte. 2. FORMAÇÃO DA NAÇÃO OYO-JEJE Pai Acimar de Xangô Tayó, foi o responsável pela formação da Nação Oyo-Jeje, conforme nos destaca Tacques. Pai Acimar de Xangô Tayó, Sr Acimar Cezarino Ribeiro dos Santos, que iniciou oficialmente a nossa Bacia no Rio Grande do Sul com Oyó e Jeje. Pai Acimar também faz parte da Bacia do Pai Antoninho de Oxum. Pertenceu a gamela de Mãe Nicola de Xangô Bamboxê e passou para Mãe Miguelina conhecida como Mãe Miguela de Xangô Tayó. (TACQUES, 2008: 85-86) Figura 2 Pai Acimar de Xangô Tayó Fonte: Ao se analisar a formação da religião africana no Rio Grande do Sul, nos é possível perceber que ao contrário do que muitos acreditam a Batuque do Rio Grande do Sul, de forma alguma é uma ramificação do Cadomblé presente na Bahia, já que apresenta ritos e fundamentos bem diferenciados. Assim como o Cadomblé bahiano, o batuque do riograndense apresenta raízes diretas no continente africano, tendo a sua formação praticamente na mesma época com vinda dos escravos ao para o Brasil.

5 5 Na África cada região cultuava um grupo diferenntes de Orixás, de forma diferente, com dogmas e rituais, de acordo com a região geográfica. Quando os escravos vieram para o Brasil, trouxeram consigo estas nações diferentes. Com a escravidão estes escravos, vindos ao Brasil, viram a sua cultura ser desmantelada, e com a possibilidade de ser perdida, organizando assim o culto em nosso país. Como vieram de regiões diferentes, trouxeram consigo ritos diferentes, que foram unidos aqui, especialmente no Rio Grande do Sul, formando o que se entende por Batuque. (Cezimbra:2014) Cada região oriunda diretamente da África criou uma Nação diferente: Jeje, Oyo, Ijexá, Nagô, Cabinda, dentre outras. Uma das ramificações da nação Oyo (nosso objeto de estudo) é formada por Pai Acimar de Xangô, herdeiro espiritual de Mãe Emília. Desta maneira é fácil perceber a importância de Mãe Emília de Oya Lajá, ou simplesmente Princesa Emília, pois a vertende criada por ela, ainda hoje está presente, em dezenas de casas de axé oriundas de Pai Acimar. Pai Acimar, dentre seus herdeiros religiosos deixou Mãe Eulinda de Iança Bemi, que posteriormente funda o Reino de Oxalá e Oxum. É importante que todos tenham a visão de que para entender a cultura de um povo é necessário sempre se olhar para traz, analisar nossa história, e verificar quem foram nossos personagens. Figura 3 - Mãe Eulinda de Iança Bemi Fonte: Não é possível querer entender a história apenas sobre o enfoque de alguns historiadores que muitas vezes realizam pesquisas patrocidas por instituições que já determinam o resultado final que esperam daquela pesquisa, para poder fundamentar seus serviços produtos ou pontos de vista. É claro que seria utopia imaginarmos que se faria pesquisa sem incentivo, pois sabe-se que pesquisar oneram muitos custos, que geralmente o pesquisador não possui condições de arcar sozinho.

6 6 Por isso é necessário que pesquisadores autônomos, de vários instrituições diferentes e independentes façam isso, pois desta forma com análises muitas vezes controversas se poderá analisar de uma maneira mais neutra. Felizmente, hoje observa-se um maior número de pessoas interessadas em buscar as informações primárias, desconfiar do que se diz e desta forma buscar a verdade dos fatos. 3. REINO DE OXALÁ E OXUM O Reino de Oxalá e Oxum, representado atualmente na pessoa da Ialorixá Jane de Oxum Bomi e pelo Babalorixá Chiquinho de Oxalá Mococheu, filhos de santo de Mãe Eulinda de Iança Bemi, que iniciada pelo Babalorixá Acimar de Xangô Tayo. O Reino está localizada na avenida Veiga nº 590, na cidade de Porto Alegre, foi fundada no dia 4 de dezembro de 1943, sendo reconhecida em todo o estado do Rio Grande do Sul, pela seriedade e comprometimento dentro dos preceitos da religião africana. No dia 2 de março de 2009 o Reino de Oxalá e Oxum recebeu a Comenda Porto do Sol expedido pela câmera de vereadores de Porto Alegre. Esta comenda segundo exposição de motivos (PROC. Nº 1011/09 PR Nº 005/09) a seguir: Nos idos de 1943, há 66 anos, no dia 4 de dezembro de 1943, foi fundada, por meio da Ialorixá Mãe de Santo, Mãe Eulinda de Iansã, a hoje denominada Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum, que na época era conhecida como Casa de Umbanda Vovô Lesbão, e que, a partir de 1953 até o ano de 1978, passou a ser denominada Sociedade Africana Reino de Iansã Bemi, atuando como Casa de Umbanda e Nação. Com o Omulú falecimento de Mãe Eulinda de Insã, ocorreu a sucessão por Mãe Jane de Oxum, quando, então, por ato formal de registro na União de Umbanda do Rio Grande do Sul, sob a inscrição de número 97, passou a ser conhecida pela atual denominação: Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum. As comemorações de aniversário da Instituição no ano de 2008 comemorações aos 50 anos de assentamento do Orixá Oxum Bomi significaram um grande marco na história das religiões afrobrasileiras, pois incluiu a primeira Missa Afro realizada no Rio Grande do Sul, na Igreja São Jorge, em Porto Alegre. A Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum realiza, desde a sua fundação, atividades e obrigações religiosas na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. A título ilustrativo, citamos algumas: fundadora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da 1ª Festa das Águas de Porto Alegre; Campanha do Agasalho; Campanha do Quilo; além de serviços assistenciais prestados à comunidade, dentre tantas outras atividades. Desde 1959, por meio da saudosa Ialorixá Eulinda de Iansã, passou a realizar também a festa religiosa à beira-mar Festa de Yemanjá no município de Quintão, completando, neste ano de 2009, 50 anos nessa atividade, que atualmente tem como responsáveis a Ialorixá Mãe Jane de Oxum, juntamente com o Pai Chiquinho de Oxalá, terceira geração a promover a festividade. Ressaltese que, a despeito da relevância e da grandiosidade dos eventos e das atividades que são promovidos pela Instituição, não se exige qualquer tipo de colaboração da

7 7 comunidade participante. A Instituição ainda é responsável por trinta casas de culto afrorreligioso e também pela Festa de Yemanjá de Florianópolis, que é realizada em conjunto pelo Pai Chiquinho de Oxalá e pelo Babalorixá Tagues de Xangô, de Florianópolis. A Comenda Porto do Sol é uma forma de reconhecimento da Instituição, que com ela tem o poder público municipal como reconhecedor dos serviços prestados pelo Reino de Oxalá e Oxum, na pessoa de Pai Chiquinho de Oxalá e Mãe Jane de Oxum. É uma grande honraria que inspira outras instituições a seguirem o exemplo do trabalho desenvolvido pelos seus dirigentes. Figura 4 Ialorixá Jane de Oxum Bomi e pelo Babalorixá Chiquinho de Oxalá Fonte: Grande Axe O Reino de Oxalá e Oxum possui mais de 30 casas de religião que são oriundas de seu axé, de sua bacia. A origem da casa vem de Oya Laja, fundadora do axé de Oyo no Rio Grande do Sul. Dentre as casas que foram fundadas por este axé, destaca-se a casa de Pai Sérgio de Xangô Godô. 4. PAI SÉRGIO DE XANGO GODÔ Pai Sérgio de Xangô Godô, Sérgio Máchado Trindade, como já foi dito, foi inciado pelo axé de Pai Chiquinho de Oxalá Mococheu, e possui seu Ilê localizado na cidade de Gravataí, no distrito de Morungava, em uma área de mais de 8 mil metros quadrados. Um local privilegiado pela vegetação em torno da casa, com mata nativa e lago artificial para uso nos rituais religiosos, onde estão plantadas dezenas de plantas de uso litúrgico e frutíferas, que além de servirem de alimento as pessoas que ali frequentam servem como oferendas aos Orixás da casa. Figura 5 Pai Sérgio de Xangô Fonte: Grande Axé Sérgio Machado, ou o Babalorixá Sérgio de Xangô, hoje com 47 anos, define-se como um operário da fé africanista ou ainda, como um simples instrumento a serviço de seu Orixá. Sua trajetória na religião afro e umbandista começou aos 21 anos, quando ingressou na Corrente de Umbanda de Mãe Tereza de Oxum, de Porto Alegre, da bacia de Mãe Eva de Ogum, de Canoas, 8 anos depois iniciou-se na Nação dos Orixas, ao cumprir um preceito de Bori sob o Axé de Mãe Horacina de Oxalá, onde permaneceu por um período de 8 anos. Mais tarde aprontou-se com

8 8 o Babalorixá Chiquinho de Oxalá, sob cuja bandeira continua até hoje. Tanto com Mãe Tereza quanto com Mãe Horacina, Pai Sérgio reconhece ter aprendido muito não só em relação aos rituais, como ao aspecto social da religião, já que ambas desenvolviam um importante trabalho social e comunitário. Com seu Babalorixá, Pai Chiquinho de Oxalá, Pai Sérgio Continuou seu aprendizado sobre os preceitos africanistas e manteve acesa a chama da consciência social, acompanhando as inúmeras atividades beneficientes que o Reino de Oxalá e Oxum, dirigido por Pai Chiquinho e Mãe Jane de Oxum patrocina ou promove junto as comunidades de suas sedes em Porto Alegre e Balneário de Quintão. Todos estes ensinamentos e a conduta ética e íntegra, Pai Sérgio transmite hoje aos mais de vinte Filhos de Santo que hoje fazem parte do Ilé Áse Oba Iná Sàngò A-godô, em Gravataí. (BOM AXÉ: 2005). Hoje Pai Sérgio de Xangô Godô ainda pratica seus aprendizados em sua casa, atendendo a comunidade e amigos que buscam seu auxílio espiritual para tentarem minimizar o seu sofrimento. O que se aprende somamos a cada dia, e desta forma somos o resultado de tudo que aprendemos anteriormente. Com isso o que Pai Sérgio de Xangô pratica não é exclusivamente de seu aprendizado com Pai Chiquinho de Oxalá mais o somatório de tudo que vem de sua origem religiosa, assim como o que ele transmite também será. 5. FUNDAÇÃO DO ILÊ ORIXÁ O Ilê Orixá Ogum Adiokô e Oya Tofã foi fundado no dia 30/09/2011, por Pai Ronie de Ogum Adioko e Pai Alexandre de Oya Tofã, data em que os Orixás de Pai Ronie vieram para casa, é uma casa de axé regida pelos Orixás Ogum e Oya, que segue os princípios de Oyo-Jeje. O nome refere-se ao espaço sagrado para culto das divindades africanas, segundo a tradição Oyo-Jeje. Figura 6 Logotipo do Ilê Orixá Fonte:

9 9 Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya foram iniciados no axé de Pai Sérgio de Xangô, desta forma são descendentes diretos do axé Mãe Emília de Oya Laja, responsável pelo axé de Oyo no Rio Grande do Sul. Segundo Santos (2008) "Cada ilé-òrìsà reúne um grupo de iniciados, de praticantes e fiéis que constituem os diversos segmentos diferenciados da população urbana do "terreiro". Cada grupo está vinculado a uma comum matéria de origem abstrata, simbolizada por seu òrìsà4. Essa simbologia caracteriza cada grupo do "terreiro" pela utilização de cores determinadas, por certas proibições - principalmente de caráter alimentar - pela utilização de certos emblemas, de certas Figura 7 Pai Ronie e Pai Alexandre Fonte: Grande Axé ervas, de certos dias para reuniões e o culto, por festivais anuais etc. Por ocasião da abertura do Ilê, Pai Ronie, após jogar búzios, foi orientado que a casa deveria ter como Orixás padrinhos Xangô e Oxum. Desta maneira, a casa se coloca a disposição de todos os interessados para auxiliar em suas necessidades espirituais. O nome Ile, em dialeto africano significa casa, e Orixá são as divindades africanas que servem de elo de ligação entre o homem e o sagrado, desta forma Ilê Orixá, é o local onde são cultuados os Orixás. (Pereira: 2012). 6. SÍTIO ILÊ IFÉ Localizado no Distrito de Morungava, na cidade de Gravataí, o Sítio Ilê Ifé é uma área preservada de mata nativa, onde o cantar dos pássaros e as folhas de Ossanha estão presentes em toda a parte. 4 Òrìsà: escrita em dialeto yoruba: Orixá

10 10 Figura 8 Sítio Ilê Ifé Fonte: Na religião africana, a ligação entre o homem e o sagrado se dá a partir da convivência entre o homem e a natureza. A natureza é a morada dos Orixás (divindades africanas que representam suas forças). Preservar a natureza é preservar a Religião dos Orixás. Sem a natureza não podemos cultuar nossa religião, desta maneira o Ilê Orixá Ogum Adiokô e Oya Tofã possuem o sítio Ilê Ifé como espaço destinado ao culto da religião africana. No local é possível conferir córregos de água cristalina, açude destinado aos Orixás Oxum, Iemanjá e Oxalá (Lago Oxum Dioni), e centenas de mudas de plantas da região. Cada espaço do sítio está consagrado a um Orixá, assim temos a mata para os Orixás Ogum, Odé / Otim e Ossanha (Mata Ossanha Niqué e Xapanã Udê e Mata Ode e Otim Belujam Abaim) os caminhos para o Orixá Bará, taquareiras (bambuzais) para o Orixá Oya (Espaço Oya Tofã), bananeiras para o Orixá Xangô entre outros espaços. Após as obrigações os filhos da casa podem usufruir de um espaço tranquilo e sagrado para o culto da religião, sem a pertubação das grandes cidades e com a certeza que seu axé será integralmente recebido pela mata. 7. PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM O ILÊ ORIXÁ E A FIGURA MULHER O Ilê Orixá é uma casa de axé que foi fundada como característica principal aliar religião africana e comprometimento social. Realiza durante o ano uma série de atividades voltadas a

11 11 população de baixa renda, como arredação de agasalhos, festas populares como páscoa e natal, além de todas as semanas realizar atendimento personalizado a aqueles que necessitam de assistência espiritual. Uma Casa de Axé, Casa de Santo, ou Ilê, como são conhecidos os terreiros de religião de matriz africana no Rio Grande do Sul, antes de mais nada devem realizar trabalho social junto as comunidades em que estão inseridos. A religião não deve ter como fim a ganância de alguns, o lucro de outros, a vaidade de muitos. A religião deve vir para contribuir para a melhora na qualidade de vida de toda a comunidade que a rodeia. Não são nas festas e comemorações de um Ilê que este deve mostrar sua força, a religião não deve ser realizada para aqueles que possuem religião, e sim aqueles que necessitam dela. Nós do Ilê Orixá Ogum Adiokô e Oya Tofã, nos apresentamos à comunidade como uma casa que tem como objetivo principal levar a religião a quem precisa. A importância de uma mulher negra, como a Princesa Emília de Oya Lajá, é de extrema importância, pois de uma só vez nos torna possível a compreensão de duas coisas, a influência da mulher na religião, e, sobretudo a importância da mulher negra, em uma época onde a cultura africana era sempre muito criticada. Entender nossa história é compreender o presente, o porquê fazemos de um jeito e porque não fazemos de outra forma. Na religião africana, o conhecimento é na sua maior parte transmitido pela oralidade, neste sentido se faz necessário saber de quem recebemos o conhecimento que praticamos. (PEREIRA, 2013) Quando se compreennde a história e a importância de pessoas influentes, temos condições de entender a dinâmica social em que estamos inseridos, alguns porques, indagações e de que maneira a estas possibilitaram a mudança de conceitos. A história do Rio Grande do Sul é repleta de exemplos de homens e mulheres que mudaram o rumo de suas comunidades, na cultura, na religião, na política. É importante que todos começem a repensar a história, que reler o existe, filtrar o que é necessário e procurar reescrever, desenvolver senso crítico, para fazer com que as pessoas também façam isso. É necessário e importante conhecer a formação da religião africana no Rio Grande do Sul, essencialmente da nação Oyo-jeje, para poder compreender de que maneira a religião africana influenciou a cultura, a política e costumes gaúchos. A partir Emília de Oya Laja, a religião africana continua viva, na memória e em muitas casas estabelecidas em todo o Rio Grande do Sul.

12 12 A partir daí, Pai Acimar, iniciado no axé de Princesa Emília, inicia Eulina de Iança, que a partir do seu axé, inicia Mãe Jane de Oxum e Pai Chiquinho de Oxalá. Vale lembrar que dentre dezenas de filhos de santo de Pai Chiquinho de Oxalá, destacamos Pai Sérgio de Xangô, como iniciador de Pai Ronie de Ogum e Pai Alexandre de Oya, responsável pela fundação do Ilê Orixá. Sabemos que a estruturação do culto ao Òrìsà(s) foi realizada pelas mulheres escravas, que foram as primeiras a serem libertas, as quais tinham como iniciativas e objetivos, fixar a religião de origem africana em nosso país, dando início do sistema matriarcal com base no culto aos Òrìsà(s). (Ferro: 2006, 32) Percebe-se claramente que a religião de matriz africana em nosso Estado tem grande influência da mulher que é parte responsável por influências que sentimos ainda hoje. No Ilê Orixá a mulher é respeitada em em sua totalidade. Tradicionalmente a mulher sempre teve grande importância dentro dos cultos africanos, como podemos perceber no exemplo com a Princesa Emília de Oya, e deve ser um dever de cada terreiro preservar esta influência. Ser do axé, pertencer a um terreiro é antes de mais nada uma forma de respeitar a todos, independente de ser homem ou mulher, de ser rico ou pobre, de se precisar ou não. Perante a religiao dos Oriás todos são iguais. 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS O Ilê Orixá, hoje é um terreiro que possui grande responsabilidade social no local onde está inserido, na ajuda a pessoas que necessitam de conforto espiritual. O Ilê ainda faz com que mudem paradigmas de que a religião africana é ruim. O dia a dia na casa, pelas dezenas de pessoas que frequentam o local mostra que é um lugar de respeito, espiritualidade e auxílio a todos os que batem a porta, pois a religião africana é para melhorar o desenvolvimento das pessoas, na prática do bem e do correto. Entender o passado, sempre nos faz compreender melhor nosso presente, nossa história e nossa raiz. Com isso espera-se que este trabalho sirva de consulta para futuras observações sobre os cultos africanos dentro do Rio Grande do Sul, especialmente a nação oyo e jeje, que hoje orienta o Ilê Orixá.

13 13 REFERÊNCIAS BORBA, Rudinei & WOLFF, Erick. A descendência do Òrìsà e sua sobrevivência na iniciação no batuque do RS. Pesquisadores independentes e autodidadas. Novembro, CARVALHO, Marcom Antonio de. Cultura negra. São Paulo: Editora Três, CEZIMBRA, Eduardo. A escravidão na África: a religião dos escravos. Certificado de registro n Livro 920 folha 108, pela fundação Biblioteca Nacional. Acesso em 31 jul FALANDO das nações do batuque. Disponível Publicado em 24 ago por LEITE, Roger. A história do batuque no Rio Grande do Sul. Disponível por Publicado em 26 ago Acesso em 01 ago OLIVEIRA, Marco. Batuque Ijexá do Rio Grande do Sul: raízes do oyo. Publicado em 25 out PEREIRA, Ronie Anderson Pereira. Fundação do Ilê Orixá ogum Adoko e Oya Tofã. Disponível por em 31 de julho Publicado em 05 abr PEREIRA, Ronie Anderson. Origem feitura Pai Ronie de Ogum. Disponível por em 24 ago Publicado em 07 fev SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nàgô e a morte: Pàde, Àsèsè e o culto Égun na Bahia; traduzido pela Universidade Federal da Bahia. 13 ed. Petrópolis, Vozes, TACQUES, Ivone Aguiar. Ilê-Ifé: de onde viemos. Porto Alegre: Artha, UMA trajetória de fé. Jornal Bom Axé. Encarte Especial, outubro de WOLFF, Erick. A estrutura religiosa afroconesul e os conceitos yorubas. Parte 2. Publicado na Revista Olorum, n. 6, outubro de 2011.Disponível por Publicado em 25 ago 2013 XAPANÃ Enedir. História da nação Oyo: nação oyo. Disponível em por

UMA BREVE SOBRE A PINCESA EMÍLIA DE OYA LAJA E A FORMAÇÃO DA NAÇÃO OYO-JEJE NO RIO GRANDE DO SUL

UMA BREVE SOBRE A PINCESA EMÍLIA DE OYA LAJA E A FORMAÇÃO DA NAÇÃO OYO-JEJE NO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE PÓS-RS SOCIEDADE, POLÍTICA E CULTURA Polo de Santo Antônio da Padrulha Disciplina: História e gênero ALEXANDRE SILVEIRA DOS REIS RONIE ANDERSON PEREIRA UMA BREVE SOBRE A PINCESA

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

PROJETO IFÁ AYÁ www.projetoifaaya.transiente.org

PROJETO IFÁ AYÁ www.projetoifaaya.transiente.org PROJETO IFÁ AYÁ www.projetoifaaya.transiente.org Conversa com Maria Lúcia, Ekedi na Comunidade do Ilé Axé Yjexá Orixá Olufon, sobre compartilhamento dos saberes e educação. Sara: Tia Lúcia, pode se apresentar?

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

CUIDAR DA NATUREZA RESPEITANDO OS ORIXÁS E ENTIDADES

CUIDAR DA NATUREZA RESPEITANDO OS ORIXÁS E ENTIDADES Ambiente em Ação CUIDAR DA NATUREZA RESPEITANDO OS ORIXÁS E ENTIDADES Orientações para práticas culturais/religiosas em unidades de conservação e áreas naturais protegidas por lei. Bem vindo(a)! componente

Leia mais

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 Antônio da Silva PINTO Netto 2 Joabson Bruno de Araújo COSTA 3 Giovana Alves ARQUELINO 4 Sebastião Faustino PEREIRA Filho 5 Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Revista África e Africanidades Ano 2 - n. 5 - Maio. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

Revista África e Africanidades Ano 2 - n. 5 - Maio. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com Homenagem Maria Stella de Azevedo Santos Mãe Stella de Oxossi Por Juliana Faria Escritora, Psicóloga e Presidente do Centro de Referência e Estudos da Tradição e Cultura Afro- Brasileira do Ilê-Axé Pilão

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Comitê de Autossuficiência da Estaca

Comitê de Autossuficiência da Estaca Comitê de Autossuficiência da Estaca Treinamento Especialistas de Estacas 27 FEV 2014 Iniciaremos o treinamento às 20 horas pontualmente (horário de Brasília) Por favor, aguarde alguns minutos Lembre se

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

Pr. Ademilson Ribeiro Presidente do Ministério Graça Plena

Pr. Ademilson Ribeiro Presidente do Ministério Graça Plena Pr. Ademilson Ribeiro Presidente do Ministério Graça Plena Texto: (2º cor 9.6) "Celebrai com júbilo ao Senhor" Introdução Ao completar dez anos (10) de existência, o Ministério Graça Plena chega em 2014,

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Candomblé e Umbanda As Diferenças

Candomblé e Umbanda As Diferenças ~ 1 ~ Candomblé e Umbanda As Diferenças Paulo Sett ~ 2 ~ 2013 de Paulo Sett Título Original em Português: Candomblé e Umbanda As Diferenças Capa e Miolo: Diana Reis Revisão: Paulo Sett Impressão: PerSe

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril Descobrimento do Brasil. Pintura de Aurélio de Figueiredo. Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

LIBERDADE DE CRENÇA E DE CULTO

LIBERDADE DE CRENÇA E DE CULTO 1 Legislação e orientações jurídicas sobre o exercício da liberdade religiosa, o combate à discriminação religiosa e a proteção do patrimônio cultural afro-brasileiro. Eu sou do Axé! Eu sou de Saravá!

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: Leia este texto para responder às questões de 1 a 4. Quando eu nasci, meu pai logo se encarregou de registrar este acontecimento.

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Aluno

Aula 3 de 4 Versão Aluno Aula 3 de 4 Versão Aluno As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Economia e Sociedade Açucareira. Alan

Economia e Sociedade Açucareira. Alan Economia e Sociedade Açucareira Alan Características coloniais gerais Colônia de exploração Existência de Pacto Colonial Monopólio Economia de exportação de produtos tropicais Natureza predatória extrativista,

Leia mais

Candomblé: Fé e Cultura 1. Priscilla LIRA 2 Bira NUNES 3 Tenaflae LORDÊLO 4 Faculdade do Vale do Ipojuca, Caruaru, PE

Candomblé: Fé e Cultura 1. Priscilla LIRA 2 Bira NUNES 3 Tenaflae LORDÊLO 4 Faculdade do Vale do Ipojuca, Caruaru, PE Candomblé: Fé e Cultura 1 Priscilla LIRA 2 Bira NUNES 3 Tenaflae LORDÊLO 4 Faculdade do Vale do Ipojuca, Caruaru, PE RESUMO O presente trabalho apresenta, por meio de um ensaio fotográfico, a cultura do

Leia mais

Prova bimestral. história. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia o texto e responda.

Prova bimestral. história. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia o texto e responda. Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 4 o Bimestre 3 o ano história 1. Leia o texto e responda. As evidências mais antigas da amizade entre

Leia mais

Ser humano, sociedade e cultura

Ser humano, sociedade e cultura Ser humano, sociedade e cultura O ser humano somente vive em sociedade! Isolado nenhuma pessoa é capaz de sobreviver. Somos dependentes uns dos outros,e por isso, o ser humano se organiza em sociedade

Leia mais

Fim do fator previdenciário para quem atingir a. fórmula 95 para homens e 85 para mulheres.

Fim do fator previdenciário para quem atingir a. fórmula 95 para homens e 85 para mulheres. Fim do fator previdenciário para quem atingir a fórmula 95 para homens e 85 para mulheres. Pelas regras atuais, um trabalhador precisa ter 35 anos de contribuição e 63 anos e quatro meses de idade para

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE

PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE Professores Responsáveis: Marcus Oliveira e Franceline Miranda Quantidade de vagas: 15 a 25

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS. Cohab B Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos Gravataí RS Cohab B Data: 29/04/2015 Pedro Lima, Gabriel Landal, Lorenzo Silveira e Leonardo Souza. Turma 101 A COHAB

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável. Educação Infantil

ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável. Educação Infantil ENCONTRO TEMÁTICO 2009 A criança e o meio ambiente: cuidados para um futuro sustentável Educação Infantil Objetivos Gerais : 1. Instigar a sensibilização para os problemas relacionados à saúde do planeta,

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá

Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá O Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá tem o objetivo de promover a confraternização entre pessoas ligadas as religiões afrodescendentes, assim como também, é uma forma de premiar

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO INTEGRAL

SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO INTEGRAL Oficio 032/2013 Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2013 A MARINHA DO BRASIL CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais Exmo. Sr. Presidente Contra-Almirante (FN) José

Leia mais

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 FILIETAZ, Marta R. Proença, martafilietaz@hotmail.com Face à emergência da obrigatoriedade legal da presença do intérprete

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D

ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Nome: n.º 3ª série Barueri, / / 2009 Disciplina: ESTUDOS SOCIAIS 1ª POSTAGEM ATIVIDADE DE ESTUDOS SOCIAIS 3ª S SÉRIES A-B-C-D Querido aluno, segue a orientação para esta atividade. - Ler com atenção, responder

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Integradas Nome: COMEMORANDO...

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Integradas Nome: COMEMORANDO... 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Integradas Nome: _ Você gosta da Páscoa? Por quê? Para você, o que significa essa comemoração? Leia este texto e conheça um pouco mais sobre

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição IX MMXIII texto Grupo A ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Há alguns meses estamos trabalhando

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Cantando as Diferenças, destinado a promover a inclusão social de grupos discriminados e dá outras providências. O

Leia mais

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2.

TRADIÇÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. TRADIÇÃO JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 2º SEMESTRE ANO LETIVO 2013 2014 1. TRADIÇÃO E TRADIÇÕES 2. A TRANSMISSÃO DO TESTEMUNHO APOSTÓLICO 3. TRADIÇÃO, A ESCRITURA NA IGREJA Revelação TRADIÇÃO Fé Teologia

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI 2 o BIMESTRE Eixo temático O mundo das histórias Disciplina/Valor Português

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Proposta de publicidade

Proposta de publicidade Proposta de publicidade Olá, prezado (a) Vimos por meio deste apresentar nosso Jornal e a nossa proposta de publicidade para seu negocio ou serviço, que segue-se adiante. Informação é fundamental nos dias

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma

Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma Cultura Negra Cultura Negra Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte

Leia mais

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE E DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros " SO EM DESENCANTO ". UNIVER

- Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um ser extraterreno, publicadas nos Livros  SO EM DESENCANTO . UNIVER TIRE ALGUMAS DE SUAS DUVIDAS SOBRE CULTURA RACIONAL - O que é CULTURA RACIONAL? R - A Cultura Racional é a cultura do desenvolvimento do raciocínio. A cultura natural da Natureza. É o conhecimento da origem

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

05/DEZEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO!!!!! Solidariedade é o amor em movimento

05/DEZEMBRO É O DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO!!!!! Solidariedade é o amor em movimento OBJETIVOS: Desenvolver o espírito de cidadania e voluntariado em nossos alunos, através de ações comunitárias envolvendo a comunidade local; Desenvolver o espírito do empreendedor social em nossos alunos;

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

O nosso jeito de falar, de gesticular, de cultuar e rezar, de ser e de viver, é profundamente marcado pela presença dos africanos no Brasil.

O nosso jeito de falar, de gesticular, de cultuar e rezar, de ser e de viver, é profundamente marcado pela presença dos africanos no Brasil. ATIVIDADE 01 MANIFESTAÇÕES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA O nosso jeito de falar, de gesticular, de cultuar e rezar, de ser e de viver, é profundamente marcado pela presença dos africanos no Brasil. Com eles

Leia mais