Conceitos básicos de programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos básicos de programação"

Transcrição

1 Tipos de dados estruturados Tipos estruturados vectores matrizes Estruturas (registos) Vectores e matrizes são estruturas homogéneas. Uma estrutura homogénea é uma sequência linear de elementos de mesmo tipo, que são referenciados por um índice. Essas estruturas podem ter uma (vectores) ou mais dimensões (matrizes), cujos elementos podem ser de tipos caracter, inteiro, real ou uma estrutura.

2 Tipos de dados estruturados - Vectores Exemplo: variável para armazenar notas de 50 alunos Declaração: float [] notas = new float [50] Exemplos de utilização: - somar 2 valores a cada "nota" no vector notas; - somar 2 vectores; Matrizes (i.e. vectores de dimensão superior a 1): - Exemplos: int[][] aluno = new int[50][2]; aluno[3][0]=35354; aluno[3][1]=16; O 1º valor para um índice é 0

3 Tipos de dados estruturados - Vectores Exemplo: class ExemploVector {static void Main() {int [] notas = new int[10] {5,4,6,7,6,8,9,6,7,8} int i,soma=0; for (i=0; i<10; soma+=notas[i+ +]); System.Console.WriteLine ( Media = {0}, soma/10.0); for (i=9; i>=0; i ) System.Console.WriteLine( Nota {0}, notas[i]); } }

4 Tipos de dados estruturados Tipos estruturados vectores matrizes estruturas Na linguagem C#, uma estrutura heterogénea é referenciada como - struct Uma estrutura heterogénea de dados é um agregado de dados, que por sua vez podem ser simples ou também estruturados, de mesmo tipo ou de tipos diferentes. Frequentemente, nas linguagens de programação, esses agregados são chamados de registos.

5 Tipos de dados estruturados - Estruturas Exemplo: Notas de diferentes tipos - 4 trabalhos de casa reais; - 1 trabalho final inteiro; - 1 exame real; - Nº. de aluno inteiro. Podia ser representada numa única variável estruturada notas contendo cada um desses elementos.

6 Tipos de dados estruturados - Estruturas struct notas { int numal; float[] notastpc = new float[4]; int trabf; float exame; } Exemplos de utilização: notas.numal = 23802; notas.notastpc[3] = 0.7;

7 Tipos de dados estruturados - Estruturas Na linguagem C#, uma estrutura pode ser declarada conforme a seguinte forma geral: struct nome {tipo nomemembro;[tipo nomemembro]...};

8 Tipos de dados estruturados - Estruturas Conforme mencionado anteriormente, um dos componentes de uma estrutura pode ser uma outra estrutura. Exemplo: struct tdata { int dia, mês, ano; }; struct aluno { int num; string nome; tdata datanasc; };

9 Tipos de dados estruturados - Estruturas Vectores (ou matrizes) de estruturas: Exemplo Struct notas { int numal; float[] notastpc = new float[4]; int trabf; float exame; } notas []notasinf =new notas[50];

10 Tipos de dados estruturados - Estruturas Exemplos de utilização: notasinf[14].trabf = 5; notasinf[25].exame = 8; notasinf[29].notastpc[1] = 0.8;

11 Conceitos a saber: Vectores e Matrizes Estruturas

12 Funções e procedimentos Funções ou procedimentos em qualquer linguagem de programação correspondem a blocos de código que realizam uma dada tarefa que pode depender de valores chamados argumentos ou parametros. A diferença essencial entre funções e procedimentos é que as funções devem retornar sempre um valor. Em C# não existem procedimentos pois estes são simulados por funções que retornam void.

13 Passagem de argumentos para uma função Existem diversas formas para passagem dos argumentos pretendidos a uma função ou procedimento. São mecanismos que permitem transmitir dados a uma função, no momento da sua chamada, tornando genérico o uso dessa função.

14 Passagem de argumentos para uma função Na chamada de funções existem duas formas de passagem de argumentos: a passagem por valor- na chamada de uma função, o valor de dado contido no argumento ou parâmetro real é copiado para a variável parâmetro formal. e a passagem por referência - na chamada de uma função tanto o parametro real como o formal apontam para a mesma posição de memória.

15 Passagem de argumentos para uma função Em c# geral. Exemplo a passagem por valor é o caso mais static void Inc(int p) {p++} public static void Test() { int i=1; Inc(i); Console.WriteLine(i); }

16 Passagem de argumentos para uma função Em c# a passagem por referência é indicada na chamada da função com os símbolos ref ou out. out usa-se quando os parametros formais ainda estão indefinidos, isto é, quando ainda não lhes foi atribuido qualquer valor. Se já tiverem um valor definido usa-se ref (os vectores são sempre passados por referência) static void Inc(ref int p) {p++} public static void Test() { int i=1; Inc(ref i); Console.WriteLine(i); }

17 Funções Uma função pode conter uma chamada recursiva, ou seja, pode invocar-se a si própria. versão não recursiva: static int soma (int n) { int i; int soma =0; for (i=n; i>=0; i--) soma += i; return soma; } versão recursiva: static int soma (int n) { if(n>0) return n+soma(n-1); else return o; }

18 Funções Exemplo: soma (5) { } [ ] x = soma(5); [ ] 5+soma(4) 4+soma(3) 3+soma(2) 1+soma(0) 2+soma(1) 0

19 Funções A recursão pode não economizar espaço na memória do computador, pois uma pilha deve ser mantida na memória com os valores sendo processados, correspondentes a cada ambiente que é criado a cada chamada recursiva, A recursão também não é mais rápida. A vantagem de códigos recursivos é que eles são mais compactos do que os seus correspondentes não recursivos.

20 Conversão de Tipos A linguagem C# possui um operador para forçar a conversão de tipos de dados, que altera o tipo de um valor. Esse operador é o cast : () Exemplo:... { float a = 35.7, b = 87.4; int x; x = (int) (a+b); } A soma a + b é convertida para um valor int.

21 Conversão de Tipos Se uma expressão envolver valores de diferentes tipos, a Linguagem C# possui regras para a conversão automática de tipos, baseadas nos tipos dos operandos. O fundamento dessas regras é que sempre se promove uma conversão para um tipo de maior precisão, com o objetivo de que as expressões mantenham a sua precisão e não percam informação.

22 APONTADORES Um apontador ou ponteiro é uma variável que armazena o endereço de outra variável, ou seja, aponta para esse endereço de memória. Um apontador é uma representação simbólica de um endereço que evita que os programadores necessitem conhecer as posições de memória que vão usar. apontador

23 APONTADORES As 3 operações básicas para apontadores são: atribuição de endereço operador p/obter o conteúdo de um apontador operador p/obter o endereço de uma variável

24 APONTADORES Na linguagem C#, um apontador só é usado para manipulação explícita da memória em blocos de código identificados como inseguros (unsafe).

25 Conceitos a saber: Passagem de argumentos para uma função Funções Recursivas Conversão de tipos Apontadores

26 Engenharia de Software O objectivo da Engª de Software é estabelecer técnicas e métodos de trabalho que permitam aumentar a qualidade e a eficiência do software. A qualidade de um programa não depende só do algoritmo ou das estruturas de dados utilizados mas também da documentação que lhe dá suporte. Um bom programa, para além de eficiente, deverá ser fácil de entender e de alterar.

27 Um bom programa deverá: - ter o código escrito de forma organizada recorrendo a linhas em branco, identação em vários níveis e espaços em branco para aumentar a facilidade com que é lido. - ter as expressões numéricas ou lógicas escritas de forma clara podendo usar parêntises para facilitar o entendimento da expressão.

28 Um bom programa deverá: - ter comentários explicando o que se pretende fazer e dando indicações sobre os elementos criados. - ter identificadores para variáveis e funções que facilitem o entendimento do uso que lhes será dado. - estar estruturado em componentes de pequena dimensão e que realizem tarefas bem definidas.

29 Os sub-componentes de um programa devem ser capazes de realizar tarefas bem definidas escondendo dos outros componentes os detalhes internos de implementação em especial as estruturas de dados por eles utilizadas. A implementação de componentes com funções comuns a outros programas facilita a sua reutilização poupando tempo no desenvolvimento de software.

30 Orientação a Objectos Para que desenvolver um programa possa ser mais fácil apareceu o conceito de programação orientada a objectos. A orientação a objectos baseia-se na visão de que a realidade que nos rodeia é composta de objectos e que estes interagem entre si através de interfaces bem definidas sem que tenham de conhecer os detalhes de como os outros objectos são implementados.

31 Orientação a Objectos As linguagens de programação ditas procedimentais, como C, são geralmente orientadas para a implementação de funções e os seus programas são organizados através desse conceito. O C# é uma linguagem orientada a objectos e por isso as unidades que compõe um programa são classes (class) e as funções ficam definidas dentro das classes e são geralmente designadas como métodos.

32 Conceitos a saber: Engenharia de Software Qualidade de um programa Orientação a Objectos

33 Como sabemos todos os dados processados num programa devem estar armazenados em células da memória central. Quando o programa termina essas áreas são libertadas e perdem-se os dados lá armazenados. Quando pretendemos guardar dados é necessário recorrer a ficheiros como um mecanismo para armazenar com persistência a informação fornecida pelos programas ou necessária ao processamento.

34 Ficheiros Um ficheiro de dados é uma sequência de elementos armazenados em disco A utilização de ficheiros armazenados na memória de massa (ex.:disco) obriga a que os programas sejam capazes de trocar informações com o sistema de ficheiros implementado pelo sistema de exploração da máquina onde o programa executa. Esta é uma actividade com alguma complexidade e as Linguagens de Programação oferecem comandos para permitir essa ligação entre o programa e o sistema.

35 Ficheiros Um ficheiro em disco para ser utilizado tem antes que ser aberto, isto é, preparado para processamento. Após processado, um ficheiro tem que ser fechado. ABERTURA EN CERRAMEN TO P r o c e s s a m e n t o Operações L / E

36 Ficheiros Geralmente a abertura de um ficheiro associa o nome físico do ficheiro, reconhecido pelo sistema de exploração, a um nome lógico, através do qual o ficheiro será referenciado no programa. O elemento corrente em um ficheiro é aquele que está apontado, disponível para uma operação de leitura ou escrita.

37 Ficheiros As operações de leitura e escrita são sempre realizadas no elemento corrente. Uma operação de leitura ou escrita lê ou escreve e elemento apontado e passa para o próximo elemento.

38 Ficheiros O encerramento de um ficheiro encerra o ficheiro para as operações de leitura e escrita. Após o encerramento, não será possível realizar novas operações sobre o ficheiro Um ficheiro não deve ficar aberto sem uso.

39 Ficheiros Não existem comandos da linguagem C# que forneçam suporte directo para manipulação de ficheiros. C# vê um ficheiro como uma sequência de bytes. Para trabalhar com ficheiros é necessário usar o namespace System.IO que possui uma série de classes pré-definidas para abertura, operações de leitura e escrita e encerramento de ficheiros.

40 Ficheiros Como trabalhar com ficheiros é uma tarefa complexa e para muitas aplicações torna-se indispensável trabalhar com dados armazenados em ficheiros, apareceu o conceito de Bases de Dados, isto é, um grupo de ficheiros inter-relacionados, que são criados e manipulados através de um Sistema de Gestão de Bases de Dados. Um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que incluem as principais funções para criação, actualização e consultas a dados.

41 Ficheiros Nas aulas teóricas iremos aprofundar os conceitos necessários ao entendimento e uso de Bases de Dados e exemplificar esses conceitos usando o SGBD Access que faz parte do Microsoft Office. Nas aulas práticas serão feitos exercícios para apresentar o uso de ficheiros em C# e de Bases de Dados no Access.

42 Conceitos a saber: Ficheiros Abertura e encerramento Bases de Dados Sistema de Gestão de Bases de Dados

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO ANO: 10.º Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão Disciplina: Linguagens de Programação ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/13 Módulo 1 Algoritmia 1 - Introdução à Lógica de Programação Lógica Sequência

Leia mais

1. Estrutura de Dados

1. Estrutura de Dados 1. Estrutura de Dados Não existe vitória sem sacrifício! Filme Transformers Um computador é uma máquina que manipula informações. O estudo da ciência da computação inclui o exame da organização, manipulação

Leia mais

Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA

Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA INFORMÁTICA BÁSICA Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho C a m p u s P a u d o s F e r r o s D i s c i p l i n a d e O r g a n i z a ç ã o d e A l g o r i t m o s D e m e t r i o s. c o u t i n h o @

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Manipulando Atributos Podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto se tivermos a referência a esse objeto. Os atributos são acessados pelo nome. No

Leia mais

Programação de Computadores I. Linguagem C Função

Programação de Computadores I. Linguagem C Função Linguagem C Função Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 07 Função 1 Conceitos As técnicas de programação dizem que, sempre que possível, evite códigos extensos, separando o mesmo em funções,

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5

Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5 Sistemas Distribuídos Capítulo 4 - Aula 5 Aula Passada Clusters de Servidores Migração de Código Comunicação (Cap. 4) Aula de hoje Chamada de Procedimento Remoto - RPC Fundamentos 1 Chamada de Procedimento

Leia mais

Algoritmos e Programação : Conceitos e estruturas básicas. Hudson Victoria Diniz

Algoritmos e Programação : Conceitos e estruturas básicas. Hudson Victoria Diniz Algoritmos e Programação : Conceitos e estruturas básicas Hudson Victoria Diniz Relembrando... Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar

Leia mais

Montadores e Compiladores

Montadores e Compiladores Montadores e Compiladores Prof. Idevar Gonçalves de Souza Júnior Conteúdo Programático Resumido Revisão da Arquitetura de Computadores Introdução a Teoria das Linguagens Compilação e Interpretação Análise

Leia mais

AULA 3 Alocação dinâmica de memória: Ponteiros

AULA 3 Alocação dinâmica de memória: Ponteiros UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação Estrutura de Dados AULA 3 Alocação dinâmica de memória: Ponteiros Estrutura de Dados 1 Variáveis X Ponteiros VARIÁVEL - Estrutura para armazenamento

Leia mais

Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C#

Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C# Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C# Alô Mundo AULA 01 Conhecendo o ambiente O objetivo principal desse programa não é mostrar a mensagem Alo Mundo. O objetivo é apresentar o ambiente de desenvolvimento

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C. Exercícios: Structs

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C. Exercícios: Structs Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Structs 1. Utilizando estrutura, fazer um programa em C que permita

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO II VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO II VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO II VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS Material da Prof. Ana Eliza Dados e comandos, para serem processados, devem estar na memória do computador. Memória Definição:

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel Programação Orientada a objetos Orientação a Objetos É uma técnica de desenvolvimento de softwares que consiste em representar os elementos do

Leia mais

Aula 3/4: Vetores/Matrizes e Ponteiros

Aula 3/4: Vetores/Matrizes e Ponteiros Carlos Henrique/Introdução C++ Aula 3/4: Vetores/Matrizes e Ponteiros Funções: Função main (int argc, char ** argv) Recursão Vetores/Matrizes/Strings Vetor (Matriz Unidimensional) Gerando um ponteiro para

Leia mais

Do alto-nível ao assembly

Do alto-nível ao assembly Do alto-nível ao assembly Compiladores Cristina C. Vieira 1 Viagem Como são implementadas as estruturas computacionais em assembly? Revisão dos conceitos relacionados com a programação em assembly para

Leia mais

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores Parte 1 Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores uma introdução As listas apresentadas na aula anterior formam um conjunto de TADs extremamente importante

Leia mais

Parte 05 - Técnicas de programação (mapas de Veitch-Karnaugh)

Parte 05 - Técnicas de programação (mapas de Veitch-Karnaugh) Parte 05 - Técnicas de programação (mapas de Veitch-Karnaugh) Mapas de Veitch-Karnaugh Montar circuitos lógicos a partir de tabela verdade, embora seja tarefa fácil, geral um circuito extremamente grande.

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Variáveis Indexadas. Pedro O.S. Vaz de Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Variáveis Indexadas. Pedro O.S. Vaz de Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I Variáveis Indexadas Pedro O.S. Vaz de Melo Por que índices são importantes? Como uma loja de sapatos artesanais deve guardar os seus produtos? 1 2 3 4 Tamanhos entre

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12 Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B Ensino Secundário Ano letivo de 2011/12 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame

Leia mais

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários Ficheiros binários 1 Ficheiros binários 1. Considere que dispõe de ficheiros binários cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas como a indicada a seguir struct registo { }; int ref; float

Leia mais

Introdução. Software Básico Aula 3. Prof. Dr. Rogério Vargas.

Introdução. Software Básico Aula 3. Prof. Dr. Rogério Vargas. Introdução Software Básico Aula 3 Prof. Dr. Rogério Vargas http://rogerio.in Provocação Você já se perguntou como é que os programas que você escreve são traduzidos em instruções executáveis pelas estruturas

Leia mais

INE 5323 Banco de Dados I

INE 5323 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciências de Computação INE 5323 Banco de Dados I Ronaldo S. Mello 2006/1 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5323 Horário Atendimento: Quintas-feiras, das 17h30 às 19h Programa da

Leia mais

Programação em JAVA. Subtítulo

Programação em JAVA. Subtítulo Programação em JAVA Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em

Leia mais

Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores

Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores Dois conceitos fundamentais no estudo dos sistemas de computação são o de Arquitetura e Organização de computadores. O termo arquitetura refere-se

Leia mais

COMPUTAÇÃO. O estudante deve ser capaz de apontar algumas vantagens dentre as seguintes, quanto à modalidade EaD:

COMPUTAÇÃO. O estudante deve ser capaz de apontar algumas vantagens dentre as seguintes, quanto à modalidade EaD: COMPUTAÇÃO QUESTÃO DISCURSIVA 1 O estudante deve ser capaz de apontar algumas vantagens dentre as seguintes, quanto à modalidade EaD: (i) flexibilidade de horário e de local, pois o aluno estabelece o

Leia mais

Reader e Writer para streams de caracteres (texto).

Reader e Writer para streams de caracteres (texto). Folha 1-1 Recordando POO: Streams Uma stream é uma abstracção que representa uma fonte genérica de entrada de dados ou um destino genérico para escrita de dados que é definida independentemente do dispositivo

Leia mais

Linguagem C. Introdução à Programação C. Variáveis. Identificadores. Identificadores 12/03/2011 VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS

Linguagem C. Introdução à Programação C. Variáveis. Identificadores. Identificadores 12/03/2011 VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS Linguagem C Introdução à Programação C Introdução à Ciência da Computação I Prof. Denis F. Wolf Origem de C está associada ao sistema Unix Histórico: 1970: Ken Thompson desenvolve B, baseada em BCPL, para

Leia mais

BANCO DE DADOS I AULA 2. Willamys Araújo willamysaraujo7@gmail.com

BANCO DE DADOS I AULA 2. Willamys Araújo willamysaraujo7@gmail.com BANCO DE DADOS I AULA 2 Willamys Araújo willamysaraujo7@gmail.com Modelagem de Dados Modelagem de dados é o estudo das informações existentes em um contexto sob observação para a construção de um modelo

Leia mais

Ciclo com Contador : instrução for. for de variável := expressão to. expressão do instrução

Ciclo com Contador : instrução for. for de variável := expressão to. expressão do instrução Métodos de Programação I 2. 27 Ciclo com Contador : instrução for identificador downto for de variável := expressão to expressão do instrução UMA INSTRUÇÃO (SIMPLES OU COMPOSTA) Neste caso o ciclo é repetido

Leia mais

Linguagem de Programação C. Fluxo de Saída Padrão. Linguagem de Programação C. printf. Fluxo de Saída Padrão. Algoritmos e Lógica de Programação

Linguagem de Programação C. Fluxo de Saída Padrão. Linguagem de Programação C. printf. Fluxo de Saída Padrão. Algoritmos e Lógica de Programação Algoritmos e Lógica de Programação Linguagem de Programação C Linguagem C Entrada e Saída de dados Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Fluxo de Saída Padrão Saída Formatada: ( ) Tem a função de

Leia mais

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Pedro Ferreira Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tópicos Estilos Arquiteturais: formas de desenhar o software do SD Organização

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Metodologias de Programação

Metodologias de Programação Metodologias de Programação Bloco 1 José Paulo 1 Formador José António Paulo E-mail: questoes@netcabo.pt Telemóvel: 96 347 80 25 Objectivos Iniciar o desenvolvimento de raciocínios algorítmicos Linguagem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO INTRODUÇÃO

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO INTRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO INTRODUÇÃO A Programação Orientada ao Objeto deu seus primeiros passos ainda na década de 70. A sua origem vem da linguagem Simula (Simula Language) e como o nome indica

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEMÓRIAS E CIRCUITOS DE LÓGICA PROGRAMÁVEL

SISTEMAS DIGITAIS MEMÓRIAS E CIRCUITOS DE LÓGICA PROGRAMÁVEL MEMÓRIAS E CIRCUITOS DE LÓGICA PROGRAMÁVEL Setembro de MEMÓRIAS - SUMÁRIO: MEMÓRIAS INTEGRADAS RAM ROM PROM EPROM LÓGICA PROGRAMÁVEL PLAs PALs FPGAs Setembro de MEMÓRIAS - MEMÓRIAS Na sequência do estudo

Leia mais

Prova Modelo. Nome: Número:

Prova Modelo. Nome: Número: Arquitectura de Computadores (2008/2009) Licenciatura em Engenharia Informática Prova Modelo 27 de Abril de 2009 Duração: 56 min. + 5 min. de tolerância Nome: Número: Isto trata-se de uma prova modelo

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Aula 1 Introdução Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal Rural do Semi-Árido Introdução Informática informação aplicada; Pressupõe

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Informática Departamento de Informática

Universidade Federal da Paraíba Centro de Informática Departamento de Informática Universidade Federal da Paraíba Centro de Informática Departamento de Informática Disciplina: Introdução à Programação Horário: T08002, I08002 Sala: CISB01 T10002, I10002 Sala: CI304 Número de Créditos:

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

Linguagens de Programação:

Linguagens de Programação: Capítulo I : Noções Gerais 11 Linguagens de Programação: Como comunicar com o computador? Linguagem Máquina: Conjunto básico de instruções, em código binário, características de cada computador, correspondentes

Leia mais

Glossário Versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Histórico de Revisão

Glossário Versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Histórico de Revisão Glossário Versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza Histórico de Revisão 1 Data Versão Descrição

Leia mais

EMENTA. Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C.

EMENTA. Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C. EMENTA Curso de Projetos Microcontrolados utilizando Linguagem C. Descrição dos Cursos A Hit Soluções Tecnológicas vem através deste documento apresentar a proposta de dois cursos de projetos baseados

Leia mais

Introdução a Banco de Dados. INTRODUÇÃO

Introdução a Banco de Dados. INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O termo banco de dados é bastante popular em diversas áreas de atuação. Com o aumento da utilização de computadores na manipulação de dados que envolvem diversas aplicações, os bancos de dados

Leia mais

Laboratório de Programação 02

Laboratório de Programação 02 Laboratório de Programação 02 Tipos Agregados Homogêneo e String Prof. Carlos Eduardo de Barros Paes Prof. Julio Arakaki Departamento de Computação PUC-SP Variáveis Compostas São um conjunto de variáveis

Leia mais

Tipos de Banco de Dados - Apresentação

Tipos de Banco de Dados - Apresentação Tipos de Banco de Dados - Apresentação Assunto: Tipo de Banco de Dados Professor: Altair Martins de Souza Disciplina: Banco de Dados Colégio Padre Carmelo Perrone 2 Ano - 2015 Tipos de Banco de Dados -

Leia mais

TUTORIAL MATLAB Victor Breder 2016

TUTORIAL MATLAB Victor Breder 2016 TUTORIAL MATLAB Victor Breder 2016 1. INTERFACE A. Caminho de trabalho Mostra o caminho pasta raiz que será considerada para executar scripts e funções criados pelo usuário. B. Pasta de trabalho Mostra

Leia mais

Módulo IV Programação Visual Basic. Programação

Módulo IV Programação Visual Basic. Programação Módulo IV Visual Basic 1 Vamos considerar os seguintes elementos e estruturas fundamentais que são habitualmente usados em programação: Tipos de Dados Operadores Atribuições Entrada e Saída de Dados Estruturas

Leia mais

Introdução à Programação. Funções e Procedimentos. Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com

Introdução à Programação. Funções e Procedimentos. Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com Introdução à Programação Funções e Procedimentos Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com RESUMO DA AULA SUB-ROTINAS: Procedimentos Funções Escopo de variáveis Parâmetros Prof. José Honorato

Leia mais

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea BANCO DE DADOS Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com SQL A Structed Query Language foi desenvolvida em 1974 nos laboratório da IBM em San José na Califórnia,

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Eng.º Vitor M. N. Fernandes Web: http://www.vmnf.net/ipam Mail: vmnf@yahoo.com Aula 10 Sumário Relacionamentos entre

Leia mais

Até o momento, vimos que a estrutura de um computador segue uma seqüência: ENTRADA => PROCESSAMENTO => SAÍDA

Até o momento, vimos que a estrutura de um computador segue uma seqüência: ENTRADA => PROCESSAMENTO => SAÍDA Curso de Sistemas de Informação Disciplina: Algoritmos 1º e 2º Períodos Turmas 216071A, 216071B e 216062 Notas de Aula Aulas 07, 08 e 09. Professor: Edkallenn Aula 07 Variáveis Talvez o conceito de variável

Leia mais

EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O MAPLE

EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O MAPLE EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O MAPLE José Domingos Albuquerque Aguiar UFRPE domingos.aguiar@ig.com.br Polyana de Cássia Cavalcanti dos Santos UFRPE - poly.cavalcanti@ig.com.br 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Referências. Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres. Caracteres. Tópicos

Referências. Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres. Caracteres. Tópicos Referências Programação de Computadores II Cap. 7 Cadeias de Caracteres Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora Campus (2004) Capítulo 7 Livro: Waldemar

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos

Leia mais

5 - Qual é a principal vantagem de desenvolvimento de código por pares:

5 - Qual é a principal vantagem de desenvolvimento de código por pares: 1 - Quais são os atributos essenciais de um bom software: a) Ser baseado numa boa linguagem de programação b) Fácil manutenção, segurança, eficiência e aceitabilidade c) Fácil manutenção e simplicidade

Leia mais

O AMBIENTE DELPHI. Programação de Computadores.

O AMBIENTE DELPHI. Programação de Computadores. O AMBIENTE DELPHI Programação de Computadores Profº.: Cristiano Vieira cvscaminha@hotmail.com A IDE (Integrated Development Environment) do Delphi consiste em quatro partes principais: JanelaPrincipal(1)

Leia mais

Introdução a Funções

Introdução a Funções Introdução a Funções Funções Matemáticas função é uma relação de um ou vários valores de argumentos de entrada em um ÚNICO resultado de saída. y z Fig I f(x) = x 2 x = 2 f(x) = 4 x z = f(x,y) = x 2 +y

Leia mais

LINGUAGEM JAVA - RESUMO

LINGUAGEM JAVA - RESUMO LINGUAGEM JAVA - RESUMO 1.1. Estrutura Geral de um Programa 1. ESTRUTURAS BÁSICAS public class nome do programa public static void main(string[] args) instruções do programa 1.2. Tipos Primitivos de Dados

Leia mais

Introdução à Programação com Python

Introdução à Programação com Python Introdução à Programação com Python Algoritmos e lógica de programação para iniciantes Nilo Ney Coutinho Menezes Novatec Copyright 2010 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Evolução e Desempenho dos Computadores Slide 1 Conceitos Arquitetura do Computador Refere-se aos atributos que são visíveis para o programador. Ex: conjunto

Leia mais

Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário!

Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário! ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I DCC/UFMG Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário! Pedro O.S. Vaz de Melo May 29, 2013 1 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA O objetivo deste trabalho

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Escreva um programa que leia 10 números

Leia mais

INTERFACE PARALELA. Área: Eletrônica Nível de conhecimento necessário: básico. Autor:

INTERFACE PARALELA. Área: Eletrônica Nível de conhecimento necessário: básico. Autor: INTERFACE PARALELA Área: Eletrônica Nível de conhecimento necessário: básico Tópicos abordados: O que é a interface paralela? Quantas entradas e saídas ela possui? Construindo a interface Manipulando no

Leia mais

Projetando um Computador

Projetando um Computador Objetivo Projetando um Computador Parte II (2) Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP Apresentar as noções do funcionamento de um computador através da descrição da arquitetura

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I (Parte 2) Prof. Eduardo Machado Real Conteúdos: Variáveis Compostas Homogêneas: Vetores e Matrizes. Variáveis Compostas Heterogêneas: Registros. Programação de Computadores

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~boeres/fac.html! Conteúdos: Debora, Edcarllos, livros! slides disponíveis!

http://www.ic.uff.br/~boeres/fac.html! Conteúdos: Debora, Edcarllos, livros! slides disponíveis! http://www.ic.uff.br/~boeres/fac.html! 1 Conteúdos: Debora, Edcarllos, livros! slides disponíveis! Unidade central de Processamento realiza operações básicas codificadas em 0s e 1s instrução contém código

Leia mais

Introdução a Programação Aula 01

Introdução a Programação Aula 01 Introdução a Programação Aula 01 Prof. Bruno Crestani Calegaro Curso de Sistemas de Informação ELC1064 Lógica e Algoritmo 1 O que é um computador? Máquina programável genérica Constituído por: Processador

Leia mais

Os conceitos aprendidos são fundamentais, essenciais para escrever um programa macro. Mas o que é um programa macro?

Os conceitos aprendidos são fundamentais, essenciais para escrever um programa macro. Mas o que é um programa macro? Resumo. O uso de uma variável é necessário quando você não sabe ainda um valor ou uma função, ou seja, quando há uma situação de mudança que impede a determinação direta destes valores. Uma variável pode

Leia mais

3. COMPILAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C

3. COMPILAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C 3. COMPILAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C 3.1. Compilação de um Programa C O compilador C realiza a compilação do código-fonte de um programa em cinco etapas: edição, pré-processamento, compilação,

Leia mais

BANCO DE DADOS. Professor: André Dutton

BANCO DE DADOS. Professor: André Dutton BANCO DE DADOS Professor: André Dutton BASES TECNOLÓGICAS Conceito de bases de dados. Modelos conceituais de informações. Modelos de dados: relacional, de redes e hierárquicos. Introdução à teoria relacional:

Leia mais

Formação WEB com PHP. Subtítulo

Formação WEB com PHP. Subtítulo Formação WEB com PHP Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em

Leia mais

Java possui 4 tipos de dados. Estes tipos de dados são divididos em: boolean, character, integer e float.

Java possui 4 tipos de dados. Estes tipos de dados são divididos em: boolean, character, integer e float. 1 - Tipos de Dados em Java Java possui 4 tipos de dados. Estes tipos de dados são divididos em: boolean, character, integer e float. a. Boolean Um dado boolean poderá assumir somente dois valores: true

Leia mais

Memórias Cache. Memória

Memórias Cache. Memória Memórias Cache Memória Organização da cache de memória Funcionamento: CPU regs controlo da cache memória cache Memória central CPU referencia memória Se está em cache acede à cache Senão acede à memória

Leia mais

Circuitos Aritméticos

Circuitos Aritméticos Circuitos Aritméticos Semi-Somador Quando queremos proceder à realização de uma soma em binário, utilizamos várias somas de dois bits para poderemos chegar ao resultado final da operação. Podemos, então,

Leia mais

7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014

7. Funções de Lógica Combinacional. 7. Funções de Lógica Combinacional 1. Somadores Básicos. Objetivos. Objetivos. Circuitos Digitais 03/11/2014 Objetivos 7. Funções de Lógica Combinacional Fazer distinção entre meio-somadores e somadores-completos Usar somadores-completos para implementar somadores binários em paralelo Explicar as diferenças entre

Leia mais

Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO

Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Linguagem de Montagem Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO 1 Introdução Independente da linguagem de programação utilizada, todo programa

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0

Documento de Requisitos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 SISFOTO Sistema de Gerenciamento de Eventos Fotográficos do Sistema SISFOTO Sistema de gerenciamento de eventos fotográficos Versão 1.0 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 17/10/2014 1.0

Leia mais

Introdução à Ciência da Informação

Introdução à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Prof. Edberto Ferneda Software 1 Software Níveis de Software Hardware Software Aplicativos Software Tipos de Software Softwares Aplicativos de Sistema (Utilitários) Finalidades

Leia mais

CAPÍTULO 2 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS

CAPÍTULO 2 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS CAPÍTULO 2 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CÓDIGOS Código BCD; Comparação entre BCD e Binário; Circuitos Digitais para BCD; Código Gray; Código ASCII; Detecção de erros pelo método de Paridade O que é um Código?

Leia mais

3 Cadeias de Caracteres

3 Cadeias de Caracteres INF1007: Programação 2 3 Cadeias de Caracteres 05/03/2014 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Tópicos Caracteres Cadeias de caracteres Leitura de caracteres e cadeias de caracteres Exemplos de funções que

Leia mais

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004 Normas para a elaboração de um relatório para a disciplina de projecto integrado 3.º ano 2.º semestre Abril de 2004 Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Índice Introdução...3 O que é um relatório...3

Leia mais

Júlio César Scheiffer Saleh

Júlio César Scheiffer Saleh Júlio César Scheiffer Saleh Novatec Novatec Editora Ltda. 2013. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

Sistemas Numéricos. Tiago Alves de Oliveira

Sistemas Numéricos. Tiago Alves de Oliveira Sistemas Numéricos Tiago Alves de Oliveira Sumário Sistemas Numéricos Binário Octal Hexadecimal Operações aritméticas binária e hexadecimal Operações lógicas binárias e decimais Representação Interna de

Leia mais

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12 Objectos Gráficos 1 APROG () Aula 4 1 Objectos Gráficos Estes objectos são utilizados para construir interfaces gráficas permitindo uma interacção directa do macro com o utilizador. 2 2 Form Uma interface

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

LÓGICA E ROBÓTICA PRIMEIRAS IMPRESSÕES

LÓGICA E ROBÓTICA PRIMEIRAS IMPRESSÕES LÓGICA E ROBÓTICA PRIMEIRAS IMPRESSÕES LUCENA, José Henrique Blenke de Almeida¹; Frozza, Angelo Augusto 2 Instituto Federal Catarinense - IFC, Camboriú/SC INTRODUÇÃO O ensino de Algoritmos, ou Lógica de

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros) Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros) Uma empresa vai fornecer o crediário para um cliente efetuar o pagamento em várias parcelas, mas para

Leia mais

Detecção de erros de comunicação de dados CRC

Detecção de erros de comunicação de dados CRC FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Detecção de erros de comunicação de dados CRC Rui Barbosa 12/04/2011 Í NDI CE 1. Introdução... 4 2. Cyclic Redundancy Check... 5 2.1. Fundamentos Teóricos...

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes -

Leia mais

Escola Secundária c/3º CEB José Macedo Fragateiro. Curso Profissional de Nível Secundário. Componente Técnica. Disciplina de

Escola Secundária c/3º CEB José Macedo Fragateiro. Curso Profissional de Nível Secundário. Componente Técnica. Disciplina de Escola Secundária c/3º CE José Macedo Fragateiro Curso Profissional de Nível Secundário Componente Técnica Disciplina de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores 2009/2010 Módulo 2: Álgebra e Lógica

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcelo Zorzan Profa. Melissa Zanatta

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcelo Zorzan Profa. Melissa Zanatta Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Marcelo Zorzan Profa. Melissa Zanatta Assuntos da Aula Alocação de Memória Alocação estática de memória Alocação dinâmica de memória Malloc, Calloc, Free, Realloc

Leia mais

Sistemas Digitais II. Interface com o mundo analógico. Prof. Marlon Henrique Teixeira Abril/2014

Sistemas Digitais II. Interface com o mundo analógico. Prof. Marlon Henrique Teixeira Abril/2014 Sistemas Digitais II Interface com o mundo analógico Prof. Marlon Henrique Teixeira Abril/2014 Objetivos Compreender a teoria de funcionamento e as limitações dos circuitos de diversos tipos de conversores

Leia mais

4 A Ferramenta Computacional

4 A Ferramenta Computacional 4 A Ferramenta Computacional Para pôr em prática o Modelo Inteligente de Avaliação da Qualidade de Água e da Qualidade Biótica MIAQR-PALADINES programou-se uma ferramenta computacional utilizando a linguagem

Leia mais

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT)

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica

Leia mais

Algoritmos e Programação II

Algoritmos e Programação II Algoritmos e Programação II Agenda Desenvolver Software Objetos Classes Estudo de algumas Classes da API Estudo de algumas Classes da API Pacotes Criando nossa primeira classe Desenvolver SOFTWARE GAP

Leia mais

Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP

Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP Projetando um Computador Parte II Arquitetura do Processador BIP Prof. Dr. Cesar Albenes Zeferino (zeferino@univali.br) Objetivo Projetando um Computador Parte II (2) Apresentar as noções do funcionamento

Leia mais

Compiladores. Simão Melo de Sousa

Compiladores. Simão Melo de Sousa Compiladores Análise Semântica versão α 0.001 Simão Melo de Sousa Este documento é uma tradução adaptada do capítulo Analyse Sémantique da sebenta Cours de Compilation de Christine Paulin-Morhing e Marc

Leia mais

Título : B1 INTRODUÇÃO. Conteúdo : INTRODUÇÃO

Título : B1 INTRODUÇÃO. Conteúdo : INTRODUÇÃO Título : B1 INTRODUÇÃO Conteúdo : INTRODUÇÃO O termo documentação tornou se um conceito básico nos negócios, na administração, na ciência e na tecnologia da informação. A modelagem nada mais é que uma

Leia mais