Ficheiros binários 1. Ficheiros binários

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficheiros binários 1. Ficheiros binários"

Transcrição

1 Ficheiros binários 1 Ficheiros binários 1. Considere que dispõe de ficheiros binários cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas como a indicada a seguir struct registo { }; int ref; float var; int tm; A informação constante dos ficheiros representa medições de uma dada experiência de laboratório. O campo ref representa o número de referência da medição e var e tm os valores medidos em duas variáveis da experiência. Pretende-se fazer um programa que: a) aceite um parâmetro na linha de comando que representa o nome do ficheiro de entrada com o formato descrito; b) determine a média dos valores de cada uma das variáveis da experiência; c) determine a medição com o melhor (menor) coeficiente de aproximação, sendo este dado pela expressão: 1 var mvar mvar tm mtm mtm em que mvar e mtm representam as médias calculadas anteriormente e que se assume serem diferentes de zero; d) imprima as médias calculadas e os dados da medição com o melhor coeficiente de aproximação. 2. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro. 3. Implementar um programa que procure num ficheiro uma palavra lida do teclado. Deve mostrar o número de vezes que a palavra existe no ficheiro. 4. Implementar um programa que conte o número de linhas de um ficheiro, usando (a) fgetc, (b) fgets. 5. Implementar: a) Uma função que permita copiar um ficheiro para um outro. b) Uma função que anexe um ficheiro ao final de outro. 6. Considere que o écran tem 25 linhas. Implementar um programa que leia um ficheiro de texto (nome passado via linha de comandos) usando fgets e o escreva no terminal de forma a que o texto do ficheiro seja visto um écran de cada vez. O programa deve esperar que o utilizador prima <enter> para mostrar o écran seguinte. Esta funcionalidade deve ser implementada sob a forma de função.

2 Ficheiros binários 2 7. Suponha que as linhas de um ficheiro contêm a designação de uma tarefa realizada durante um mês, seguida de quantos trabalhadores estiveram envolvidos nessa tarefa em cada um dos dias úteis do mês. Um valor negativo significa que a tarefa foi terminada. Exemplo: Polimento significa que a tarefa Polimento envolveu 0 trabalhadores no 1º dia útil do mês, 1 no 2ª dia útil, etc., e terminou no 8º dia útil. Escrever e testar um programa que leia o ficheiro e calcule: qual o dia em que se trabalharam mais tarefas; qual o dia em que se terminaram mais tarefas; qual a tarefa que ocupou mais trabalhadores. 8. Pretende-se obter estatísticas de ocorrências de letras em textos na língua portuguesa. Para tal, criar um programa que leia um ficheiro e obtenha médias de ocorrências de todas as letras do alfabeto. Ter em conta que todas as letras devem ser convertidas para o mesmo caso (maiúscula ou minúscula), todas as vogais acentuadas devem ser convertidas para não acentuadas e todas as cedilhas devem ser retiradas dos cês com cedilha. 9. Uma revista musical organiza, semanalmente, uma pesquisa de opinião sobre a popularidade de discos. Os resultados da pesquisa são guardados num ficheiro discos.txt, com a seguinte informação por linha: nome do disco, nome do autor, discos vendidos. Escrever um programa que leia esta informação para um vector de registos e escreva os discos que têm vendas superiores a um certo valor. 10. Uma empresa possui representantes em várias cidades e pretende implantar a sua sede numa delas, de acordo com o critério: o custo anual das deslocações dos representantes das várias cidades à cidade sede deverá ser o menor possível. a) Escrever um programa que crie um ficheiro contendo a seguinte informação: nome da cidade; coordenadas da cidade (x, y); número de deslocações por ano dos representantes da cidade. b) Completar o programa por forma a ler o ficheiro e determinar a cidade a ser escolhida como sede. 11. Implementar um programa que: a) Se se chamar ordem devolve a maior palavra (usando a ordem alfabética rato é maior que elefante ) dos argumentos fornecidos. Tome esta opção como sendo a opção por omissão; b) Se se chamar conta devolve o número de argumentos com que foi invocado; c) Se se chamar lista manda para a saída standard os seus argumentos.

3 Ficheiros binários Escreva um programa que permita construir uma lista de todas as palavras contidas num ficheiro, assim como o número de ocorrências de cada uma delas. 13. Escreva um programa que solicite um valor inteiro ao utilizador e apresente os múltiplos desse valor que estiverem presentes no ficheiro de texto dados1.txt (uma sua cópia pode ser encontrada na página Web da disciplina). 14. Implementar um programa que simule o funcionamento do comando wc do sistema Unix com a restrição que as opções aceites são -l, -w e -c para respectivamente linhas, palavras e caracteres. Assume-se que a entrada é a entrada standard se nenhum ficheiro for indicado na linha de comando. 15. Considere um programa de gestão de stocks em que cada componente do stock é identificado pelo nome, número de ordem e preço. a) Defina um tipo de registo, tstock, adequado à representação de um componente do stock e implemente uma rotina que leia um elemento deste tipo (passado por parâmetro). b) Implemente um procedimento que escreva componentes do stock num ficheiro stock.dat até o utilizador especificar um número de ordem igual a zero.

4 Ficheiros binários 4 1. Considere o ficheiro binário dados2.dat (uma sua cópia pode ser encontrada na página Web da disciplina). Os dados guardados neste ficheiro sãao estruturas do seguinte tipo: struct { int BI; char nome[100]; float peso, altura; }; Utilizando funções implemente um programa que: a) Liste o conteúdo do ficheiro. b) Solicite ao utilizador uma letra e copie todos os registos cujo campo nome comece por essa letra para o ficheiro $_inicial.dat (onde $ representa a letra escolhida pelo utilizador). c) Apresente o campo nome para o registo com o valor de peso mais elevado. d) Acrescente um novo registo (campos introduzidos pelo utilizador) ao ficheiro dados2.dat. 2. Altere o programa anterior de forma a que o programa permaneça em ciclo e, através dum menu, o utilizador possa escolher qual a tarefa a realizar. 3. Implementar um programa que use uma estrutura que permita guardar o nome, a morada e o número de telefone duma pessoa. Deve permitir, através de um menu, ler dados para uma estrutura desse tipo que sejam automaticamente guardados num ficheiro. O programa deve permitir mostrar o conteúdo do ficheiro da seguinte forma: ********** Registo 1 Nome : Morada : Telefone : ********** Registo 2 Nome : Morada : Telefone :... Assim, o menu deve ter as seguintes opções: inserir dados, mostrar dados, terminar. O menu, a inserção de dados e a exibição dos dados devem ser implementados usando funções.

5 Ficheiros binários 5 4. Altere o programa anterior de forma a que seja possível: a) Alterar dados dum registo, indicando o número do registo a alterar; b) Apagar um registo, indicando o número do registo a apagar (tem de acrescentar um campo à estrutura original que lhe indique se o registo é válido ou foi apagado); c) Ver apenas um registo do ficheiro, indicando o seu número. Implemente estas funcionalidades sob a forma de funções. Devem estar disponíveis através do menu do programa. 5. Para se representar as medições de uma dada experiência de laboratório, usa-se a estrutura registo definida da seguinte forma: struct registo { }; int ref; double var; int tm; em que o campo ref representa o número de referência da medição e, var e tm os valores medidos em duas variáveis da experiência. Considere que dispõe de ficheiros binários cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas registo. A informação existente nos ficheiros representa medições de uma dada experiência de laboratório. Implementar um programa que: aceite um parâmetro na linha de comando que representa o nome do ficheiro de entrada com o formato descrito; determine a média dos valores de cada uma das variáveis da experiência; determine a medição com o melhor (menor) coeficiente de aproximação, sendo este dado pela expressão: 1 var mvar mvar tm mtm mtm, em que mvar e mtm representam as médias calculadas anteriormente e que se assume serem diferentes de zero; imprima as médias calculadas e os dados da medição com o melhor coeficiente de aproximação. 6. Considere que o ficheiro estrut.dat possui informação representada por uma ou mais estruturas do tipo registo (exercício 14.). Implementar um programa que: aceite um parâmetro na linha de comando que represente o nome de um ficheiro de entrada com o formato acima descrito; imprima no ecrã os registos constantes nesse ficheiro, em modo textual, na forma de uma tabela e de acordo com o formato apresentado no ficheiro fbin.txt.

6 Ficheiros binários 6 7. Considere que o ficheiro estrut.dat possui informação representada por uma ou mais estruturas do tipo registo (exercício 14.). Implementar um programa que: dois ou mais parâmetros na linha de comando, sendo que o primeiro representa o nome do ficheiro de entrada, com o formato acima descrito, e o segundo e restantes números de ordem de registos (o primeiro registo tem o número de ordem 1); imprima no ecrã os registos pretendidos. Nota: o programa não deve ler a totalidade dos registos, mas limitar-se a ler os registos pretendidos. Para isso use a função fseek. 8. Considere que o ficheiro estrut.dat possui informação representada por uma ou mais estruturas do tipo registo (exercício 14.). Implementar um programa que: aceite dois parâmetros na linha de comando, representando o primeiro o nome de um ficheiro de entrada com o formato acima descrito e o segundo o nome de um ficheiro de saída; realize as tarefas especificadas no ficheiro filt.txt, que são as seguintes: a) determinar a média dos valores da variável var b) seleccionar os registos constantes no ficheiro de entrada que satisfaçam a condição de estarem na vizinhança de 1% da média e i) imprimi-los no ecrã, usando o mesmo formato do exercício 2; ii) escrevê-los no ficheiro de saída, em modo binário e num formato igual ao do ficheiro de entrada. 9. Escreva um programa que lê a seguinte informação sobre alunos de Programação e Algoritmos: nome, código, classificação à disciplina e idade. A informação relativa a cada aluno é guardada numa estrutura apropriada e a informação de todos os alunos é mantida num vector de estruturas. No início do programa a informação existente sobre alunos é lida de um ficheiro binário para o vector de estruturas (caso o ficheiro não exista, o programa deve criar o ficheiro vazio, ficando o vector por preencher) e o ficheiro é actualizado quando o programa termina. Deve disponibilizar as operações de inserir novos alunos, listar os alunos existentes, remover alunos e alterar informação sobre os alunos existentes.

Ficheiros de texto 1. Ficheiros de texto. 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro.

Ficheiros de texto 1. Ficheiros de texto. 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro. Ficheiros de texto 1 Ficheiros de texto 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro. 2. Implementar um programa que procure num ficheiro uma palavra lida do teclado.

Leia mais

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários Ficheiros binários 1 Ficheiros binários 1. Considere que dispõe de ficheiros binários cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas como a indicada a seguir struct registo { int ref; float var;

Leia mais

Cap Escrever uma função que aceite como parâmetro um número inteiro e retorne o número que corresponde a trocar os dígitos do parâmetro (por exe

Cap Escrever uma função que aceite como parâmetro um número inteiro e retorne o número que corresponde a trocar os dígitos do parâmetro (por exe Cap 1 - Escreva um programa que leia um número real e escreva, separadamente, a sua parte inteira e a sua parte fraccionária. - Escreva um programa que leia um número real e positivo e o converta para

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C. Exercícios: Structs

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C. Exercícios: Structs Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Structs 1. Utilizando estrutura, fazer um programa em C que permita

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO II Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Eng.º Vitor M. N. Fernandes Web: http://www.vmnf.net/ipam Mail: vmnf@yahoo.com Aula 10 Sumário Relacionamentos entre

Leia mais

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 10 Lab. 10 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 10 10ª semana

Leia mais

Lista de Exercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores

Lista de Exercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores Instituto de Ciências Eatas e Biológicas ICEB Lista de Eercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores 1) Escreva um programa que armazene em um vetor todos os números inteiros de 0 a 50. Após isso,

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FUNÇÕES NA LINGUAGEM C

PROGRAMAÇÃO FUNÇÕES NA LINGUAGEM C PROGRAMAÇÃO FUNÇÕES NA LINGUAGEM C 1 Implementações básicas : a) Implementar a função LerValorValido que verifica se um valor introduzido pelo utilizador pertence ao conjunto limitado por dois dados valores

Leia mais

Algoritmia e Programação

Algoritmia e Programação DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA Algoritmia e Programação AULAS PRÁTICAS 2 0 0 4 / 2 0 0 5 Ana Madureira, Ana Almeida, Isabel Praça, José Avelino Marinho, Ricardo Almeida, Paulo Baltarejo Sousa 1.

Leia mais

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12 Objectos Gráficos 1 APROG () Aula 4 1 Objectos Gráficos Estes objectos são utilizados para construir interfaces gráficas permitindo uma interacção directa do macro com o utilizador. 2 2 Form Uma interface

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER VAMOS APRENDER Operações elementares numa folha de cálculo: Movimentação na folha de trabalho Inserção de dados numa célula Inserção de Comentários numa célula Eliminar o conteúdo de uma célula Formatação

Leia mais

2ª Lista de Exercícios

2ª Lista de Exercícios Esta lista de exercícios contempla o comando de atribuição além dos comandos de leitura e de escrita. Quando definimos o tipo de variável, tomamos como base o conteúdo que deveria ser armazenado. Os exercícios

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 8

Microsoft Excel Ficha prática n. 8 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro apoio_ficha8.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha8. 3. Crie uma macro, usando o gravador de macros, que formate a vermelho as notas finais negativas duma pauta

Leia mais

Linguagem de Programação C. Fluxo de Saída Padrão. Linguagem de Programação C. printf. Fluxo de Saída Padrão. Algoritmos e Lógica de Programação

Linguagem de Programação C. Fluxo de Saída Padrão. Linguagem de Programação C. printf. Fluxo de Saída Padrão. Algoritmos e Lógica de Programação Algoritmos e Lógica de Programação Linguagem de Programação C Linguagem C Entrada e Saída de dados Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Fluxo de Saída Padrão Saída Formatada: ( ) Tem a função de

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

2ª Lista de Exercícios

2ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 08/06/05 Disciplina: Computação I Professor: Fernando Lui Bastos Ribeiro ª Lista de Eercícios ) Construa uma função que codifique uma cadeia de caracteres utiliando

Leia mais

Programação. Folha Prática 9. Lab. 9. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 9. Lab. 9. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 9 Lab. 9 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 9 9ª semana SUBPROGRAMAS+STRUCTS+ARRAYS DE STRUCTS 1. Revisão.

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO ANO: 10.º Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão Disciplina: Linguagens de Programação ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/13 Módulo 1 Algoritmia 1 - Introdução à Lógica de Programação Lógica Sequência

Leia mais

Ciclo com Contador : instrução for. for de variável := expressão to. expressão do instrução

Ciclo com Contador : instrução for. for de variável := expressão to. expressão do instrução Métodos de Programação I 2. 27 Ciclo com Contador : instrução for identificador downto for de variável := expressão to expressão do instrução UMA INSTRUÇÃO (SIMPLES OU COMPOSTA) Neste caso o ciclo é repetido

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados

Leia mais

Exercícios: variáveis e expressões

Exercícios: variáveis e expressões Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: variáveis e expressões 1. Efetuar a leitura de um número real e apresentar

Leia mais

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 1. Um vendedor necessita de um algoritmo que calcule o preço total devido por um cliente. O algoritmo deve receber o código de um produto e a quantidade

Leia mais

Programação. Folha Prática 4. Lab. 4. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 4. Lab. 4. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 4 Lab. 4 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 4 4ª semana CONCEÇÃO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE CONTROLO

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Manipulando Atributos Podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto se tivermos a referência a esse objeto. Os atributos são acessados pelo nome. No

Leia mais

Versão 2 COTAÇÕES. 13... 5 pontos. 6... 4 pontos 7... 7 pontos. 5... 6 pontos. 8... 9 pontos. 9... 8 pontos

Versão 2 COTAÇÕES. 13... 5 pontos. 6... 4 pontos 7... 7 pontos. 5... 6 pontos. 8... 9 pontos. 9... 8 pontos Teste Intermédio de Matemática Versão 2 Teste Intermédio Matemática Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 07.02.2011 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro 1. 2. COTAÇÕES 1.1....

Leia mais

1 Cálculo do valor à vista

1 Cálculo do valor à vista MAC-5 Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia IO Segundo Exercício Programa Entregar até 7/0/2007 Comprar à vista ou comprar à prazo? Várias lojas já possuem alguns planos de crediário

Leia mais

Exercícios de revisão da Linguagem C

Exercícios de revisão da Linguagem C Universidade Federal de Santa Maria Prof. Cesar Tadeu Pozzer Disciplina: Estruturas de Dados 10/08/2009 Exercícios de revisão da Linguagem C Implemente soluções para os seguintes problemas. Teste as soluções

Leia mais

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet.

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. O Correio Electrónico internet O Correio Electrónico O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. Com o Correio Electrónico pode enviar mensagens para pessoas de todo o

Leia mais

Calculadora Virtual HP Prime

Calculadora Virtual HP Prime Calculadora Virtual HP Prime Windows é uma marca comercial do grupo de empresas Microsoft. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias para

Leia mais

AC05 Lista de Exercícios sobre Sequências, Condições e Repetição Em C++

AC05 Lista de Exercícios sobre Sequências, Condições e Repetição Em C++ AC05 Lista de Exercícios sobre Sequências, Condições e Repetição Em C++ Instruções: Os algoritmos deverão ser desenvolvidos em C++ com o Code::Blocks; Exercícios em grupos de até 6 participantes; Colocar

Leia mais

Tabelas de dispersão/hash

Tabelas de dispersão/hash Tabelas de dispersão/hash 1 Tabelas de dispersão/hash 1. Considere uma tabela de hash de tamanho m = 1000 e a função de hash h(k)= [m.(k.a % 1)], com A=( 5-1)/2. Calcule os valores de hash das chaves 61,

Leia mais

6.1 Arranjos (arrays)

6.1 Arranjos (arrays) 6.1 Arranjos (arrays) Até ao momento apenas se trabalhou com números escalares. Em LabView um arranjo (array) consiste numa colecção de elementos todos do mesmo tipo. Um array pode ter uma ou mais dimensões.

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO NO RECEITA/PR O preenchimento do formulário online disponível no Receita/PR é uma das opções para transmissão das informações

Leia mais

PAGAMENTO DE IMPOSTOS

PAGAMENTO DE IMPOSTOS PAGAMENTO DE IMPOSTOS Guia de Apoio Julho de 2014 DMK Enquadramento A Direcção Nacional de Impostos (DNI), entidade afecta ao Ministério das Finanças (MINFIN), criou o Portal do Contribuinte que permite

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Criar Produto... 6 Código Interno... 6 Escolher imagem... 6 Visibilidade na plataforma SyncPT... 7 Guardar e/ou Atribuir...

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Escreva um programa que leia 10 números

Leia mais

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: NOTA As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Exercícios (if/ if else/ if elseif else)

Exercícios (if/ if else/ if elseif else) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS UNIDADE ESCOLAR: CPM PERÍODO: 4º Bimestre DISCIPLINA: Lógica de Programação ANO/SÉRIE:

Leia mais

Dicas para pesquisa no Catálogo Colectivo

Dicas para pesquisa no Catálogo Colectivo 1 Dicas para pesquisa no Catálogo Colectivo Apresentamos algumas orientações para a consulta do catálogo colectivo da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal. Recordamos-lhe que estamos ao seu dispor para

Leia mais

PYTHON Compreensão de Listas. Introdução à Programação SI2

PYTHON Compreensão de Listas. Introdução à Programação SI2 PYTHON Compreensão de Listas Introdução à Programação SI2 Inicializando listas Não é possível atribuir a uma posição inexistente de uma lista >>> vetor = [] >>> vetor [0] = 1 Traceback (most recent call

Leia mais

Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário!

Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário! ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I DCC/UFMG Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário! Pedro O.S. Vaz de Melo May 29, 2013 1 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA O objetivo deste trabalho

Leia mais

Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Existem situações onde é necessário repetir um determinado trecho de um programa um certo número de vezes. Assim,

Leia mais

4. Álgebra Booleana e Simplificação Lógica. 4. Álgebra Booleana e Simplificação Lógica 1. Operações e Expressões Booleanas. Objetivos.

4. Álgebra Booleana e Simplificação Lógica. 4. Álgebra Booleana e Simplificação Lógica 1. Operações e Expressões Booleanas. Objetivos. Objetivos 4. Álgebra Booleana e Simplificação Lógica Aplicar as leis e regras básicas da álgebra Booleana Aplicar os teoremas de DeMorgan em expressões Booleanas Descrever circuitos de portas lógicas com

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 2

Microsoft Excel Ficha prática n. 2 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro c2001_edificiosgrandeporto.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha2. 3. Faça uma cópia da folha c2001_alojamento no mesmo livro. A nova folha deve chamar-se Habitação.

Leia mais

Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua.

Os dados quantitativos também podem ser de natureza discreta ou contínua. Natureza dos Dados Às informações obtidas acerca das características de um conjunto dá-se o nome de dado estatístico. Os dados estatísticos podem ser de dois tipos: qualitativos ou quantitativos. Dado

Leia mais

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 5 Lab. 5 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 5 5ª semana

Leia mais

Exercícios: Comandos de Repetição

Exercícios: Comandos de Repetição Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Comandos de Repetição 1. Elabore um programa que faça leitura de vários

Leia mais

TUTORIAL MATLAB Victor Breder 2016

TUTORIAL MATLAB Victor Breder 2016 TUTORIAL MATLAB Victor Breder 2016 1. INTERFACE A. Caminho de trabalho Mostra o caminho pasta raiz que será considerada para executar scripts e funções criados pelo usuário. B. Pasta de trabalho Mostra

Leia mais

Exercícios: Recursão

Exercícios: Recursão UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Recursão 1) Faça uma função recursiva que calcule e retorne o fatorial de um número inteiro N. 2) Faça uma

Leia mais

Matemática Básica Intervalos

Matemática Básica Intervalos Matemática Básica Intervalos 03 1. Intervalos Intervalos são conjuntos infinitos de números reais. Geometricamente correspondem a segmentos de reta sobre um eixo coordenado. Por exemplo, dados dois números

Leia mais

GIAE ONLINE ( Atualização disponibilizada em 8 de Novembro de 2011 )

GIAE ONLINE ( Atualização disponibilizada em 8 de Novembro de 2011 ) GIE ONLINE ( tualização disponibilizada em 8 de Novembro de 2011 ) 1 Índice Índice 2 Índice de Figuras 3 1. Introdução 4 2. Consulta de Sumários 5 3. Marcação de Testes 6 4. Movimentos da Portaria 7 5.

Leia mais

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes

Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes WebQuestion 2.0 A concepção de um questionário passo a passo Centro de Competência da Beira Interior Setembro de 2005 João Carlos Antunes 1 Índice de conteúdos A configuração do programa...3 Elaborar um

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA Electrónica e Computadores PROGRAMAÇÃO II A U L A S P R Á T I C A S A n o L e c t i v o 01 / 02 Ana Figueiredo, António Barros, Filipe Pacheco, Isabel Azevedo,

Leia mais

17. Faça um programa que escreve na tela a mesma frase 10vezes. E depois faça com que o programa mostre o número de cada linha no início e no final

17. Faça um programa que escreve na tela a mesma frase 10vezes. E depois faça com que o programa mostre o número de cada linha no início e no final EXERCÍCIOS DE C 1. Faça um programa para somar dois números inteiros. 2. Faça um programa para somar dois números reais 3. Faça um programa para calcular a área de um círculo. 4. Faça um programa que calcule

Leia mais

Exercícios: comandos de repetição

Exercícios: comandos de repetição UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: comandos de repetição 1) Elabore um programa que faça leitura de vários números inteiros, até que se digite

Leia mais

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/2012

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/2012 OSASCO, DE DE 01 NOME: PROF. 8º ANO ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (PARA CASA) Data de entrega 18/04/01 1. Deseja-se fixar o comprimento e a largura de uma sala de modo que a sua área seja 36 m. a) Se a largura

Leia mais

Parabéns pela escolha do cartão TOURS.

Parabéns pela escolha do cartão TOURS. Manual de utilizador Cartão Tours Parabéns pela escolha do cartão TOURS. Para obter o melhor desempenho, recomendamos ler atentamente este Manual de Instruções antes de realizar as operações. Índice Segurança...

Leia mais

Programação 2009/2010 MEEC - MEAer Laboratório 5 Semana de 26 de outubro de 2009

Programação 2009/2010 MEEC - MEAer Laboratório 5 Semana de 26 de outubro de 2009 Programação 2009/2010 MEEC - MEAer Laboratório 5 Semana de 26 de outubro de 2009 Ao desenvolver os seguintes programas tenha em atenção o bom uso dos comentários, o uso da indentação e o correcto nome

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS - PROVA ESCRITA e ORAL 2016 Prova 16 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

Tutorial Extra sobre C. Felipe Santos da Silva

Tutorial Extra sobre C. Felipe Santos da Silva Tutorial Extra sobre C Felipe Santos da Silva 1 Sumário 1 stdlib.h 3 2 Struct 5 3 Funções 7 4 Recursão 10 2 1 stdlib.h Exemplo 1.1. Convertendo cadeias de caracteres em números. #include

Leia mais

Programação em FORTRAN V. João Manuel R. S. Tavares

Programação em FORTRAN V. João Manuel R. S. Tavares Programação em FORTRAN V João Manuel R. S. Tavares Output no écran Exemplo de escrita em formato livre (*): radius = 7.2345121 PRINT *,'Radius = ',radius,' cm' Resultado: Radius = 7.2345121 cm @2001 -

Leia mais

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário INFORMAÇÃO EXAME DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B 2016 12º ANO DE ESCOLARIDADE (DECRETO-LEI N.º 139/ 2012, DE 5 DE JULHO) Prova 163 Escrita e Prática

Leia mais

Conteúdo: Função Inversa Duração: 3 horas-aula. Desenvolvimento Metodológico:

Conteúdo: Função Inversa Duração: 3 horas-aula. Desenvolvimento Metodológico: Aluno(a): Darla, Leidi, Lysandra, Marina e Pítias. Escola: Colégio Estadual Dona Isabel Disciplina: Matemática Público alvo: Alunos no primeiro ano do ensino médio. Assunto: Construção de gráficos no software

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2015 Lista de Exercícios do Módulo 1 - Preparação para a Prova 1

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2015 Lista de Exercícios do Módulo 1 - Preparação para a Prova 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2015 Lista de Exercícios do Módulo 1 - Preparação para a Prova 1 Exercício 1 Apesar da existência do Sistema Internacional (SI) de Unidades, ainda existe a divergência

Leia mais

BC-0505 Processamento da Informação

BC-0505 Processamento da Informação BC-0505 Processamento da Informação 0.Declarar Variáveis/ Atributos (Armazenar Dados) 1.Entrada de Dados (Obter dados = Leitura) double raio = 0; double area = 0; double PI = 3.14159; 2.Processamento (=

Leia mais

1 - Enviar e-mail dinâmico

1 - Enviar e-mail dinâmico 1 - Enviar e-mail dinâmico O email dinâmico é um módulo que lhe permite enviar uma mensagem de correio electrónico para vários destinatários em simultâneo de uma forma simples. A primeira etapa do módulo

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

Análise e Desenho de Algoritmos Enunciado do Trabalho Prático

Análise e Desenho de Algoritmos Enunciado do Trabalho Prático Análise e Desenho de Algoritmos Enunciado do Trabalho Prático Licenciatura em Engenharia Informática Universidade de Évora 2000/2001 Preâmbulo O trabalho de Análise e Desenho de Algoritmos constitui a

Leia mais

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO Índice Introdução...2 Como utilizar o XCONFIG...3 A interface da aplicação...3 Ecrã Impressão...5 Ecrã Comunicação...7 Ecrã Sistema Operativo...8 Ecrã Utilizador...9 Ecrã

Leia mais

Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos.

Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos. Permite o retorno de Mercadorias de Terceiros com uma nota fiscal de cliente em todas as rotinas que fazem estes retornos. Caminhos: Área de Peças: Peças > Operações > Almoxarifado > Retorno de Terceiros

Leia mais

A. Equações não lineares

A. Equações não lineares A. Equações não lineares 1. Localização de raízes. a) Verifique se as equações seguintes têm pelo menos uma solução nos intervalos dados: i) (x - 2) 2 ln(x) = 0, em [1, 2] e [e, 4]. ii) 2 x cos(x) (x 2)

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Conhecendo Seu Telefone

Conhecendo Seu Telefone Conhecendo Seu Telefone Fone de ouvido Telefone com a função viva-voz Intensidade do Sinal Intensidade da Bateria Porta Celular Anexo Tecla de Ação Y Tecla Enviar N Teclado de Navegação Tecla da Agenda

Leia mais

1. Escreva um programa em Pascal que leia três valores inteiros e mostre-os em ordem crescente. Utilize seleção encadeada.

1. Escreva um programa em Pascal que leia três valores inteiros e mostre-os em ordem crescente. Utilize seleção encadeada. Universidade Estadual Vale do Acaraú Curso: Engenharia Civil Disciplina: Programação de Computadores Prof. Hudson Costa Instruções: as equipes de cinco componentes (ou elementos) deverão fazer apenas 30

Leia mais

Introdução a Funções

Introdução a Funções Introdução a Funções Funções Matemáticas função é uma relação de um ou vários valores de argumentos de entrada em um ÚNICO resultado de saída. y z Fig I f(x) = x 2 x = 2 f(x) = 4 x z = f(x,y) = x 2 +y

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA

Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA INFORMÁTICA BÁSICA Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho C a m p u s P a u d o s F e r r o s D i s c i p l i n a d e O r g a n i z a ç ã o d e A l g o r i t m o s D e m e t r i o s. c o u t i n h o @

Leia mais

Objectivos. Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação

Objectivos. Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação Introdução As progressões aritméticas e geométricas são exemplos de sucessões numéricas onde o elemento n + 1 depende do elemento n e de uma constante.

Leia mais

Referências. Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres. Caracteres. Tópicos

Referências. Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres. Caracteres. Tópicos Referências Programação de Computadores II Cap. 7 Cadeias de Caracteres Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora Campus (2004) Capítulo 7 Livro: Waldemar

Leia mais

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI)

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI) Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Gabinete para a Inclusão (GPI) 2013 Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Com este tutorial pretendemos orientá-lo na produção de documentos

Leia mais

Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real.

Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real. Área Reservada do Beneficiário da ADM Informação em Tempo Real. Os conteúdos disponíveis na área reservada dos Beneficiários da Assistência na Doença aos Militares (ADM), no portal IASFA/ADM na internet,

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador 22 SET. 2015 Área Cliente Manual do Utilizador Índice 1. O que é a Área Cliente?... 1 2. Quais são as principais funcionalidades disponíveis na Área Cliente?... 2 3. Quais são as condições necessárias

Leia mais

MODELO DE DADOS RASTER OU VECTORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SIG

MODELO DE DADOS RASTER OU VECTORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SIG Mestrado em C&SIG CIÊNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA MODELO DE DADOS RASTER OU VECTORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SIG Lisboa, Abril, 2003 Aplicação ao sector das Sondagens Geológicas do Instituto

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04 USP ICMC SSC SSC0100 - Introdução à Ciência da Computação I (Prática) Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2009/1 Horário: Terça 14h20 (Turma A2) E-mail: fosorio.at. icmc.usp.br fosorio.at.

Leia mais

Universidade Federal do ABC Disciplina: Natureza da Informação Lista de Exercícios 02 Códigos e conversão A/D Prof. João Henrique Kleinschmidt

Universidade Federal do ABC Disciplina: Natureza da Informação Lista de Exercícios 02 Códigos e conversão A/D Prof. João Henrique Kleinschmidt Universidade Federal do ABC Disciplina: Natureza da Informação Lista de Exercícios 02 Códigos e conversão A/D Prof. João Henrique Kleinschmidt A lista é individual e deve ser escrita à mão. 1) Uma importante

Leia mais

Cartão Millennium bcp Free Refeição

Cartão Millennium bcp Free Refeição Cartão Millennium bcp Free Refeição Reduza custos na Empresa, aumentando o rendimento disponível dos seus Colaboradores Mar.2012 ÍNDICE 1. Características Pág. 3 2. Vantagens Fiscais Pág. 4 3. Utilização

Leia mais

Comandos de Desvio 1

Comandos de Desvio 1 Programação de Computadores I UFOP DECOM 2014 1 Aula prática 3 Comandos de Desvio 1 Sumário Resumo Nesta aula você irá resolver problemas que requerem uma decisão com base em um teste, ou condição. Para

Leia mais

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida

Ministério Público. Guia de Consulta Rápida Ministério Público Ministério Público Guia de Consulta Rápida Versão 2 (Junho de 2009) - 1 - ÍNDICE 1. ACEDER AO CITIUS MINISTÉRIO PÚBLICO... 4 2. BARRA DE TAREFAS:... 4 3. CONFIGURAR O PERFIL DO UTILIZADOR...

Leia mais

O Manual do Ark. Matt Johnston Tradução: José Pires

O Manual do Ark. Matt Johnston Tradução: José Pires Matt Johnston Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usar o Ark 6 2.1 Abrir os Pacotes....................................... 6 2.2 Lidar com os Ficheiros................................... 6

Leia mais

Lista de Exercícios - Programação I (Pascal/ Python)

Lista de Exercícios - Programação I (Pascal/ Python) ENTRADA E SAÍDA Lista de Exercícios - Programação I (Pascal/ Python) 1) Escreva um programa que imprima seu nome na tela. 2) Escreva um programa que imprima o valor guardado em uma variável. 3) Escreva

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas.

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas. 2015/2016 ANO DE ESCOLARIDADE: 9º ANO DURAÇÃO DA PROVA ESCRITA: 90 minutos TOLERÂNCIA: 00 minutos DURAÇÃO DA PROVA ORAL: ± 15 MINUTOS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º CICLO - 1.ª e 2.ª

Leia mais