Ficheiros de texto 1. Ficheiros de texto. 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficheiros de texto 1. Ficheiros de texto. 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro."

Transcrição

1 Ficheiros de texto 1 Ficheiros de texto 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro. 2. Implementar um programa que procure num ficheiro uma palavra lida do teclado. Deve mostrar o número de vezes que a palavra existe no ficheiro. Nota: use o ficheiro de texto texto.txt que se encontra na página web da disciplina. 3. Implementar um programa que conte o número de linhas de um ficheiro, usando a) fgetc, b) fgets. 4. Implementar: a) Uma função que permita copiar um ficheiro para um outro. b) Uma função que anexe um ficheiro ao final de outro. 5. Considere que o ecrã tem 25 linhas. Implementar um programa que leia um ficheiro de texto (nome passado via linha de comandos) usando fgets e o escreva no terminal de forma a que o texto do ficheiro seja visto um um ecrã de cada vez. O programa deve esperar que o utilizador prima <enter> para mostrar o ecrã seguinte. Esta funcionalidade deve ser implementada sob a forma de função. 6. Suponha que as linhas de um ficheiro contêm a designação de uma tarefa realizada durante um mês, seguida de quantos trabalhadores estiveram envolvidos nessa tarefa em cada um dos dias úteis do mês. Um valor negativo significa que a tarefa foi terminada. Exemplo: Polimento significa que a tarefa Polimento envolveu 0 trabalhadores no 1º dia útil do mês, 1 no 2ª dia útil, etc., e terminou no 8º dia útil. Escrever e testar um programa que leia o ficheiro e calcule: qual o dia em que se envolveram mais trabalhadores nas tarefas; qual o dia em que se terminaram mais tarefas; qual a tarefa que ocupou mais trabalhadores. Nota: usar o ficheiro tarefas.txt que se encontra na página web da disciplina. 7. Pretende-se obter estatísticas de ocorrências de letras em textos na língua portuguesa. Para tal, criar um programa que leia o ficheiro de texto texto.txt (encontra-se na página web da disciplina) e obtenha médias de ocorrências de todas as letras do alfabeto. Ter em conta que todas as letras devem ser convertidas para o mesmo caso (maiúscula ou minúscula), todas as vogais acentuadas devem ser convertidas para não acentuadas e todas as cedilhas devem ser retiradas dos cês com cedilha. 8. Uma revista musical organiza, semanalmente, uma pesquisa de opinião sobre a popularidade de discos. Os resultados da pesquisa estão guardados no ficheiro discos.txt (encontra-se na página web da disciplina), com a seguinte informação por linha: nome do autor, nome do

2 Ficheiros de texto 2 disco, discos vendidos. Escrever um programa que leia esta informação para um vetor de registos e escreva os discos que têm vendas superiores a um certo valor. 9. Uma empresa possui representantes em várias cidades e pretende implantar a sua sede numa delas, de acordo com o critério: o custo anual das deslocações dos representantes das várias cidades à cidade sede deverá ser o menor possível. a) Escrever um programa que crie um ficheiro contendo a seguinte informação: nome da cidade; coordenadas da cidade (x, y); número de deslocações por ano dos representantes da cidade. b) Completar o programa por forma a ler o ficheiro e determinar a cidade a ser escolhida como sede. 10. Implementar um programa que: a) Se se chamar ordem devolve a maior palavra (usando a ordem alfabética rato é maior que elefante ) dos argumentos fornecidos. Tome esta opção como sendo a opção por omissão; b) Se se chamar conta devolve o número de argumentos com que foi invocado; c) Se se chamar lista manda para a sa ıda standard os seus argumentos. 11. Escreva um programa que permita construir uma lista de todas as palavras contidas num ficheiro, assim como o número de ocorrências de cada uma delas. 12. Escreva um programa que solicite um valor inteiro ao utilizador e apresente os múltiplos desse valor que estiverem presentes no ficheiro de texto multiplos.txt. 13. Implementar um programa que simule o funcionamento do comando wc do sistema Unix com a restrição que as opções aceites são -l, -w e -c para respectivamente linhas, palavras e caracteres. Assume-se que a entrada é a entrada standard se nenhum ficheiro for indicado na linha de comando. 14. Considere o ficheiro de texto dados1.txt (encontra-se na página web da disciplina) que deverá conter uma pauta com a seguinte informação (em 4 linhas seguidas): número do aluno, nome do aluno, classificação da frequência, classificação do exame. Escreva um programa que crie outro ficheiro, contendo o nome do aluno e a classificação final, correspondente à melhor das duas notas. Deve ainda filtrar os alunos com classificação final igual ou superior a Considere um programa de gestão de stocks em que cada componente do stock é identificado pelo nome, número de ordem e preço. a) Defina um tipo de registo, tstock, adequado à representação de um componente do stock e implemente uma função que leia um elemento deste tipo (passado por parâmetro). b) Implemente uma função que escreva componentes do stock num ficheiro stock.txt até o utilizador especificar um número de ordem igual a zero.

3 Ficheiros de texto Considere o ficheiro de texto dados2.txt (encontra-se na página Web da disciplina). Os dados guardados neste ficheiro são estruturas do seguinte tipo: struct { int BI; char nome[100]; float peso, altura; }; Utilizando funções implemente um programa que: a) Liste o conteúdo do ficheiro. b) Solicite ao utilizador uma letra e copie todos os registos cujo campo nome comece por essa letra para o ficheiro de texto $_inicial.txt (onde $ representa a letra escolhida pelo utilizador). c) Apresente o campo nome para o registo com o valor de peso mais elevado. d) Acrescente um novo registo (campos introduzidos pelo utilizador) ao ficheiro de texto dados2.txt. 17. Altere o programa anterior de forma a que o programa permaneça em ciclo e, através dum menu, o utilizador possa escolher qual a tarefa a realizar. 18. Implementar um programa que use uma estrutura que permita guardar o nome, a morada e o número de telefone duma pessoa. Deve permitir, através de um menu, ler dados para uma estrutura desse tipo que sejam automaticamente guardados num ficheiro. O programa deve permitir mostrar o conteúdo do ficheiro da seguinte forma: ********** Registo 1 Nome : Morada : Telefone : ********** Registo 2 Nome : Morada : Telefone :... Assim, o menu deve ter as seguintes opções: inserir dados, mostrar dados, terminar. O menu, a inserção de dados e a exibição dos dados devem ser implementados usando funções.

4 Ficheiros de texto Altere o programa anterior de forma a que seja possível: a) Alterar dados dum registo, indicando o número do registo a alterar; b) Apagar um registo, indicando o número do registo a apagar (tem de acrescentar um campo à estrutura original que lhe indique se o registo é válido ou foi apagado); c) Ver apenas um registo do ficheiro, indicando o seu número. Implemente estas funcionalidades sob a forma de funções. Devem estar disponíveis através do menu do programa. 20. Para se representar as medições de uma dada experiência de laboratório, usa-se a estrutura registo definida da seguinte forma: struct registo { }; int ref; double var; int tm; em que o campo ref representa o número de referência da medição, var e tm representam os valores medidos em duas variáveis da experiência, respetivamente. Considere que dispõe de ficheiros de texto (disponíveis na página web da disciplina) cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas registo. A informação existente nos ficheiros representa medições de uma dada experiência de laboratório. Implementar um programa que: a) aceite um parâmetro na linha de comando que representa o nome do ficheiro de entrada com o formato descrito; b) determine a média dos valores de cada uma das variáveis da experiência; c) determine a medição com o melhor (menor) coeficiente de aproximação, sendo este dado pela expressão: 1 var mvar mvar tm mtm mtm, em que mvar e mtm representam as médias calculadas anteriormente e que se assume serem diferentes de zero; d) imprima as médias calculadas e os dados da medição com o melhor coeficiente de aproximação. 21. Considere que o ficheiro de texto medicoes01.txt possui informação representada por uma ou mais estruturas do tipo registo (exercício 20). Implementar um programa que: a) aceite um parâmetro na linha de comando que represente o nome de um ficheiro de entrada com o formato acima descrito; b) imprima no ecrã os registos constantes nesse ficheiro, em modo textual, na forma de uma tabela e de acordo com o formato apresentado no ficheiro fbin.txt.

5 Ficheiros de texto Considere que o ficheiro de texto medicoes02.txt possui informação representada por uma ou mais estruturas do tipo registo (exercício 20). Implementar um programa que: a) forneça dois ou mais valores pela linha de comando, sendo que o primeiro representa o nome do ficheiro de entrada, com o formato acima descrito, e os restantes são números de ordem de registos (o primeiro registo tem o número de ordem 1); b) imprima no ecrã os registos pretendidos. 23. As notas dos alunos da disciplina de Programação estão guardadas no ficheiro de texto "dados3.txt". Cada linha deste ficheiro contém a seguinte informação: número de aluno e nota final obtida (por esta ordem). Implementar um programa em C para determinar a nota média obtida na disciplina. Para tal, construir e usar as seguintes funções: a) função para ler do ficheiro um vetor de inteiros com as notas dos alunos. b) função para calcular a soma das notas obtidas pelos alunos (usar o vetor). int SomaNotas (int V[], int N); 24. As notas dos alunos da disciplina de Programação estão guardadas no ficheiro de texto "dados3.txt". Cada linha deste ficheiro contém a seguinte informação: número de aluno e nota final obtida (por esta ordem). Implementar um programa em C para determinar a nota média obtida na disciplina pelos alunos aprovados. Para tal, construir e usar as seguintes funções: a) função para ler do ficheiro um vetor de inteiros com as notas obtidas pelos alunos. b) função para calcular a soma das notas dos alunos aprovados (usar o vetor). int SomaNotasAprovados (int V[], int N); 25. As notas dos alunos da disciplina de Programação estão guardadas no ficheiro de texto "dados4.txt". Cada linha deste ficheiro contém a seguinte informação: número de aluno, nota dos trabalhos práticos (TP) e nota do teste escrito (T) (por esta ordem). Implementar um programa em C para determinar o número de alunos aprovados na disciplina. Para tal, construir e usar as seguintes funções: a) função para ler do ficheiro um vetor de inteiros com as notas finais (TP+T) dos alunos. b) função para calcular o número de alunos aprovados (usar o vetor). int CalcularAprovados (int V[], int N);

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários Ficheiros binários 1 Ficheiros binários 1. Considere que dispõe de ficheiros binários cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas como a indicada a seguir struct registo { }; int ref; float

Leia mais

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários

Ficheiros binários 1. Ficheiros binários Ficheiros binários 1 Ficheiros binários 1. Considere que dispõe de ficheiros binários cujo conteúdo é constituído por uma ou mais estruturas como a indicada a seguir struct registo { int ref; float var;

Leia mais

Cap Escrever uma função que aceite como parâmetro um número inteiro e retorne o número que corresponde a trocar os dígitos do parâmetro (por exe

Cap Escrever uma função que aceite como parâmetro um número inteiro e retorne o número que corresponde a trocar os dígitos do parâmetro (por exe Cap 1 - Escreva um programa que leia um número real e escreva, separadamente, a sua parte inteira e a sua parte fraccionária. - Escreva um programa que leia um número real e positivo e o converta para

Leia mais

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 10 Lab. 10 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 10 10ª semana

Leia mais

Programação. Folha Prática 9. Lab. 9. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 9. Lab. 9. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 9 Lab. 9 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 9 9ª semana SUBPROGRAMAS+STRUCTS+ARRAYS DE STRUCTS 1. Revisão.

Leia mais

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova GEQ007 2013 Prof. Paulo R. Coelho Lista para prova 7. Defina uma estrutura empregado para armazenar nome, data de nascimento, idade e salário de um empregado de uma empresa. Leia informações sobre 10 empregados

Leia mais

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 5 Lab. 5 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 5 5ª semana

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04 USP ICMC SSC SSC0100 - Introdução à Ciência da Computação I (Prática) Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2009/1 Horário: Terça 14h20 (Turma A2) E-mail: fosorio.at. icmc.usp.br fosorio.at.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

Folha Prática Tipos de dados estruturados (vetores e marizes) 1. Tipos de dados estruturados (vetores e matrizes)

Folha Prática Tipos de dados estruturados (vetores e marizes) 1. Tipos de dados estruturados (vetores e matrizes) Folha Prática Tipos de dados estruturados (vetores e marizes) 1 Tipos de dados estruturados (vetores e matrizes) - Arrays: Unidimensionais (vectores) Bidimensionais (matrizes) Multidimensionais (dimensão

Leia mais

1. Programação - Linguagem C /20

1. Programação - Linguagem C /20 . Programação - Linguagem C. Implemente um programa em C, que determine o maior e o menor número de uma sequência de números inteiros (elementos N). A introdução é feita pelo utilizador e esta deverá terminar

Leia mais

Tabelas de dispersão/hash

Tabelas de dispersão/hash Tabelas de dispersão/hash 1 Tabelas de dispersão/hash 1. Considere uma tabela de hash de tamanho m = 1000 e a função de hash h(k)= [m.(k.a % 1)], com A=( 5-1)/2. Calcule os valores de hash das chaves 61,

Leia mais

Programação. Folha Prática 7. Lab. 7. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 7. Lab. 7. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 7 Lab. 7 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 7 7ª semana

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

INF 1620 P1-04/10/03 Questão 1 Nome:

INF 1620 P1-04/10/03 Questão 1 Nome: INF 1620 P1-04/10/03 Questão 1 a) Implemente uma função para calcular as raízes de uma equação do segundo grau do tipo ax 2 +bx+c=0. O protótipo dessa função deve ser: void raizes (float a, float b, float

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Programação de Computadores (2014/15) 11 a folha de Problemas

Programação de Computadores (2014/15) 11 a folha de Problemas Programação de Computadores (2014/15) 11 a folha de Problemas Matéria abordada: acesso a ficheiros, funções (estruturas; passagem de parâmetros por valor e por referência; argumentos na linha de comando;

Leia mais

CMP Técnicas de Programação 2 a Lista de Exercícios - Passagem de parâmetros por referência e ponteiros Max Gontijo de Oliveira

CMP Técnicas de Programação 2 a Lista de Exercícios - Passagem de parâmetros por referência e ponteiros Max Gontijo de Oliveira CMP1048 - Técnicas de Programação 2 a Lista de Exercícios - Passagem de parâmetros por referência e ponteiros Max Gontijo de Oliveira 1. Considere um programa em C++ que tenha duas variáveis declaradas

Leia mais

Programação. Folha Prática 6. Lab. 6. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 6. Lab. 6. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 6 Lab. 6 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 6 6ª semana SUBPROGRAMAS

Leia mais

Departamento de Informática PUC-Rio INF Estruturas de Dados Lista 2 Completa (Gerada em 8 de maio de 2006)

Departamento de Informática PUC-Rio INF Estruturas de Dados Lista 2 Completa (Gerada em 8 de maio de 2006) Departamento de Informática PUC-Rio INF1620 - Estruturas de Dados Lista 2 Completa 2006.1 (Gerada em 8 de maio de 2006) 1. Considerando a estrutura struct Ponto { int x; int y; para representar um ponto

Leia mais

INF P4-12/12/09 Questão 1 Nome:

INF P4-12/12/09 Questão 1 Nome: INF 1007 - P4-12/12/09 Questão 1 QUESTÃO OBRIGATÓRIA [Valor: 2,5 pontos] Escreva um programa completo em C que leia do teclado um caractere e uma cadeia de caracteres e escreva quantas vezes aquele caractere

Leia mais

>>> conta_vogais( testevogais.txt ) { a : 36, u : 19, e : 45, i : 16, o : 28}

>>> conta_vogais( testevogais.txt ) { a : 36, u : 19, e : 45, i : 16, o : 28} Capítulo 10 Ficheiros 1. Escreva a função conta_linhas que dada uma cadeia de caracteres com o nome de um ficheiro, devolve o número de linhas que ocorrem no ficheiro e que não estão em branco, ou seja,

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores).

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). DCC-UFMG 1 semestre de 2007 DCC001 - Programação de Computadores Prof. Martín Gómez Ravetti Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). Valor: 5 pontos 1. Escreva um algoritmo em

Leia mais

Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega Exercício 01 (Pilhas)

Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega Exercício 01 (Pilhas) Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 Lista Obrigatória 02 - Prof. Rafael Oliveira (Deve ser entregue em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega) Exercício 01

Leia mais

Introdução à Programação em C Input / Output

Introdução à Programação em C Input / Output Introdução à Programação em C Input / Output Resumo Aula Anterior Programa começa com função main() Sintaxe para definição de funções Definição de variáveis e atribuições Estruturas de controlo if-then

Leia mais

Objectivos. Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação

Objectivos. Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação Introdução As progressões aritméticas e geométricas são exemplos de sucessões numéricas onde o elemento n + 1 depende do elemento n e de uma constante.

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Programação de Computadores Introdução à Programação Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Algoritmo & Programa Variáveis Declaração de tipos Comando de entrada ou de leitura Comando de

Leia mais

Apontadores/ponteiros

Apontadores/ponteiros Apontadores/ponteiros 1 Apontadores/ponteiros 1. Um ponteiro pode ser manipulado como sendo um vetor. #include int v[5] = { 10, 20, 30, 40, 50 ; int p, i; p = v; for (i = 1; i < 5; i++) printf

Leia mais

Programação das Aulas

Programação das Aulas Departamento de Ciência da Computação - IME - USP Programação das Aulas Segunda parte Nesta segunda fase da disciplina estudaremos: variáveis do tipo real (float); caracteres (char); operações com números

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 2006/2007. Programação 2

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 2006/2007. Programação 2 Grupo 6 Pretende-se fazer um programa para adivinhar o tipo de um ponto qualquer do plano. O tipo de um ponto pode ser GOOD, FAIR e POOR (pretende traduzir alguma medida de qualidade). Considere as classes

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule

Leia mais

Aula 11 Oficina de Programação Estruturas. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 11 Oficina de Programação Estruturas. Profa. Elaine Faria UFU Aula 11 Oficina de Programação Estruturas Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Estrutura de Dados Muitas vezes precisamos compor os dados para formar estruturas de dados complexas Variáveis compostas homogêneas

Leia mais

Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia

Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia 1. Ler uma temperatura em Celsius e converter para Fahrenheit. Elabore o algoritmo e especifique as estruturas de dados necessárias para a resolução

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Programação A - 2011.1 Exercícios sobre vetores e matrizes Observação Esta lista será

Leia mais

Alocação dinâmica. PUC-Rio, , INF H: Programação 2 Lista 1: Alocação dinâmica, recursão e estruturas

Alocação dinâmica. PUC-Rio, , INF H: Programação 2 Lista 1: Alocação dinâmica, recursão e estruturas PUC-Rio, 2017.1, INF1007.33H: Programação 2 Lista 1: Alocação dinâmica, recursão e estruturas Alocação dinâmica Exercício 1 Escreva a função obtem_maiores que recebe um vetor de inteiros v, o tamanho n

Leia mais

INF 1620 P4-06/12/02 Questão 1 Nome:

INF 1620 P4-06/12/02 Questão 1 Nome: INF 1620 P4-06/12/02 Questão 1 (a) Escreva uma função em C que receba como parâmetro um número inteiro não negativo e retorne, como resultado da função, o valor do seu fatorial. O cabeçalho desta função

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Caderno de Exercícios - 2002 Engenharia Informática Engenharia Electrotécnica Informática de Gestão Paulo Gouveia Nuno Dinis M. João Barros Halestino Pimentel Escola Superior

Leia mais

INF 1620 P4 30/06/07 Questão 1 Nome:

INF 1620 P4 30/06/07 Questão 1 Nome: INF 1620 P4 30/06/07 Questão 1 O maior divisor comum (MDC) de dois números inteiros é o maior número inteiro que faz uma divisão exata (com resto zero) desses dois números. Por exemplo, o MDC de 32 e 40

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 2006/2007. Programação 2

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 2006/2007. Programação 2 Grupo 5 Pretende-se escrever um programa em C++, denominado Biblioteca, para gerir uma biblioteca particular. O programa deve conter as seguintes classes: class CLivro string author; string title; string

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Funções para Manipulação de Arquivos Gil Eduardo de Andrade Introdução Na última aula foram apresentados e definidos: o conceito de arquivo e seus modos de abertura, o ponteiro

Leia mais

Lista de Exercícios revisão de Estruturas de Programação, Funções, Vetores e Classes

Lista de Exercícios revisão de Estruturas de Programação, Funções, Vetores e Classes Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Disciplina: Java Lista de Exercícios revisão de Estruturas de Programação, Funções, Vetores

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. TIPOS COMPOSTOS DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS 2 1. Considerando as declarações abaixo, responda dizendo

Leia mais

Ficheiros. Capítulo 8

Ficheiros. Capítulo 8 Capítulo 8 Ficheiros 1. (2) Escreva a função concatena que recebe uma lista de cadeias de caracteres, cada uma correspondendo ao nome de um ficheiro, e uma cadeia de caracteres, correspondendo ao nome

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores Professor David Menotti (menottid@gmail.com) BCC0 Introdução à Programação (0-0) Prof. Reinaldo Silva Fortes Prática 0 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores ) Escreva um programa que armazene em um vetor

Leia mais

1.2 Organização de directórios e ficheiros A linha de comandos

1.2 Organização de directórios e ficheiros A linha de comandos 1.2 Organização de directórios e ficheiros 1.2.1 A linha de comandos A linha de comandos Quando fazemos login no sistema, utilizando um username e uma password, o computador fica à espera das nossas ordens

Leia mais

CEFAPA Aplicação Informática

CEFAPA Aplicação Informática CEFAPA Aplicação Informática Guia do Utilizador versão do documento: 1.1 Índice Entrar no sistema... 2 Perfil do Utilizador... 3 Lista de Formadores... 4 Pesquisa de Formadores... 4 Criar Nova Ficha do

Leia mais

9. imprimir o fatorial do número 10. imprimir o sucessor e o anterior de um número lido 11. Imprimir se um número é primo ou não 12. Imprimir os 100 p

9. imprimir o fatorial do número 10. imprimir o sucessor e o anterior de um número lido 11. Imprimir se um número é primo ou não 12. Imprimir os 100 p Exercícios básicos: 1. Fazer um programa que imprime Hello World 2. Fazer um programa que imprime o seu nome 10 vezes 3. Fazer um programa que recebe uma String do usuário e imprime 10 vezes 4. Fazer um

Leia mais

a) Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de π, de acordo com a F órmula de Leibniz: ( 1)

a) Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de π, de acordo com a F órmula de Leibniz: ( 1) INF 620 P - 7/04/04 Questão a) Implemente uma função que retorne uma aproximação do valor de π, de acordo com a F órmula de Leibniz: Ou seja: π 4 * + 3 π 5 7 + 9 i ( ) 4 * n i= 0 2 * i + + K Esta função

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

Exercícios: Arquivos

Exercícios: Arquivos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Arquivos 1. Codifique, compile e execute um programa que: (a) crie/abra

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Departamento de Informática 205/2 ª LISTA DE EXERCÍCIOS Essa lista de exercícios deve ser resolvida integralmente usando o ambiente BOCA. Instruções gerais para o uso do BOCA: O BOCA é um programa que

Leia mais

Strings. Introdução. Definição de strings. Criação/Declaração de strings. Inicialização de strings. Manipulação de strings. Exemplos.

Strings. Introdução. Definição de strings. Criação/Declaração de strings. Inicialização de strings. Manipulação de strings. Exemplos. Introdução Definição de strings. Criação/Declaração de strings. Inicialização de strings. Manipulação de strings. Exemplos. 1 definições Uma string é uma sequência, um conjunto, ou uma cadeia de caracteres.

Leia mais

Linguagem C. André Tavares da Silva.

Linguagem C. André Tavares da Silva. Linguagem C André Tavares da Silva dcc2ats@joinville.udesc.br Variáveis Posição nomeada de memória que é usada para guardar um valor que pode ser modificado pelo programa. Todas as variáveis devem ser

Leia mais

1/24 FICHEIROS DE TEXTO

1/24 FICHEIROS DE TEXTO 1/24 FICHEIROS DE TEXTO Hardware de entrada/saída 2/24 Hardware de entrada/saída Grande variedade de dispositivos de E/S (Input/Output) - de memória: disco interno e externo, DVD, pen, CD,... - de transmissão:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA Electrónica e Computadores PROGRAMAÇÃO II A U L A S P R Á T I C A S A n o L e c t i v o 01 / 02 Ana Figueiredo, António Barros, Filipe Pacheco, Isabel Azevedo,

Leia mais

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

Inteiro Os dados do tipo inteiro são quantidades numéricas inteiras. Os dados deste tipo podem ser constantes, variáveis, funções e expressões.

Inteiro Os dados do tipo inteiro são quantidades numéricas inteiras. Os dados deste tipo podem ser constantes, variáveis, funções e expressões. Inteiro Os dados do tipo inteiro são quantidades numéricas inteiras. Os dados deste tipo podem ser constantes, variáveis, funções e expressões. Real Idêntico ao anterior, as quantidades em vez de numéricas

Leia mais

INF 1620 P1-18/09/04 Questão 1 Nome:

INF 1620 P1-18/09/04 Questão 1 Nome: INF 1620 P1-18/09/04 Questão 1 Considerando a definição da série harmônica abaixo: H n =1+ 1 2 + 1 3 + 1 4 + 1 5 + K+ 1 n (a) Escreva uma função que calcule o valor de H n dado o número de termos da série

Leia mais

INF 1620 P4 11/12/06 Questão 1 Nome:

INF 1620 P4 11/12/06 Questão 1 Nome: INF 1620 P4 11/12/06 Questão 1 Considere que o cálculo da multa para o pagamento de um determinado imposto varia de acordo com a tabela a seguir: Valor do Imposto Original Multa por mês de atraso até R$

Leia mais

cadeia de caracteres (string) INF Programação I Prof. Roberto Azevedo

cadeia de caracteres (string) INF Programação I Prof. Roberto Azevedo cadeia de caracteres (string) INF1005 -- Programação I -- 2016.1 Prof. Roberto Azevedo razevedo@inf.puc-rio.br cadeia de caracteres (string) tópicos caracteres cadeia de caracteres referência Capítulo

Leia mais

Aula 2 POO 1 Prática. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 POO 1 Prática. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 POO 1 Prática Profa. Elaine Faria UFU - 2019 Arrays É um grupo de variáveis que contém valores que são todos do mesmo tipo Os arrays são objetos tipos por referência Os elementos de um array podem

Leia mais

Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída

Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída BCC 201 - Introdução à Programação Variáveis, Comandos de Atribuição e Comando de Entrada e Saída Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/1 Estrutura Básica de um programa C I < d i r e t i v a s do pré p r o c

Leia mais

Introdução à Programação. Strings

Introdução à Programação. Strings Introdução à Programação Strings Sumário Caracteres (ASCII) Exercícios Vectores de caracteres Strings Exercícios Definição Uma string é um conjunto de caracteres armazenados num vector. Em C, o vector

Leia mais

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Os vetores são variáveis estruturadas homogêneas capazes de armazenar uma série de informações de

Leia mais

SISTEMAS OPERATIVOS I

SISTEMAS OPERATIVOS I Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Engenharia Informática SISTEMAS OPERATIVOS I Ficha 2 Fevereiro de 2006 Berta Batista Luis Lino Ferreira Maria João Viamonte Nuno Malheiro Sugestões

Leia mais

INF 1620 P4-13/12/01 Questão 1 Nome:

INF 1620 P4-13/12/01 Questão 1 Nome: INF 1620 P4-13/12/01 Questão 1 (a) Escreva uma função em C, chamada somaprod, para calcular a soma e o produto de dois valores inteiros. Esta função deve ter o seguinte efeito: se tivermos duas variáveis

Leia mais

Copiar para o ficheiro ArvoreBinaria.h e adaptar as funções associadas às operações sobre árvores binárias (3.1 a 3.12)

Copiar para o ficheiro ArvoreBinaria.h e adaptar as funções associadas às operações sobre árvores binárias (3.1 a 3.12) Considere as seguintes declarações (NodoArv e PNodoArv), adaptadas dos apontamentos: struct NodoArv { int Elemento; struct NodoArv *Esquerda; struct NodoArv *Direita; ; typedef struct NodoArv *PNodoArv;

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-1 Objetivos Entender o mecanismo de um programa em C/C++ Apresentar e estrutura da Linguagem C/C++

Leia mais

char* prefixo (char* str, int n);

char* prefixo (char* str, int n); Departamento de Informática PUC-Rio INF1620 - Estruturas de Dados Segunda Lista de Exercícios 2005.1 1. Implemente uma função que receba uma string e um número inteiro n como parâmetros, e retorne uma

Leia mais

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08 Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 1. Faça o fluxograma e o respectivo programa que resolva equações de 2º grau (ax 2 +bx+c=0). O programa deverá pedir ao utilizador

Leia mais

Lista de exercícios 1 (Cast)

Lista de exercícios 1 (Cast) Lista de exercícios 1 (Cast) 1)Faça um programa que receba um caractere e retorna o valor decimal equivalente da tabela ascii, usando cast. 2)Faça um programa que receba dois caracteres, some os caracteres

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

C/C++; biblioteca stdio

C/C++; biblioteca stdio INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Sistemas Operativos ETI - IGE C/C++; biblioteca stdio 2º Semestre 2005/2006 Ficha 3 1. A biblioteca stdio engloba o conjunto de funções que são normalmente

Leia mais

Objetivo. Compreender a definição e dominar a implementação de ponteiros em C. Dominar a manipulação de arquivos

Objetivo. Compreender a definição e dominar a implementação de ponteiros em C. Dominar a manipulação de arquivos Objetivo Compreender a definição e dominar a implementação de ponteiros em C. Dominar a manipulação de arquivos Motivação para a utilização de ponteiros O que precisamos para fazer para que uma função

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Programação. MEAer e LEE. Manipulação de ficheiros de texto. Bertinho Andrade da Costa. Instituto Superior Técnico. 2010/2011 1º Semestre

Programação. MEAer e LEE. Manipulação de ficheiros de texto. Bertinho Andrade da Costa. Instituto Superior Técnico. 2010/2011 1º Semestre Programação MEAer e LEE Bertinho Andrade da Costa 2010/2011 1º Semestre Instituto Superior Técnico Manipulação de ficheiros de texto Programação 2010/2011 IST-DEEC Manipulação de Ficheiros 1 Sumário Ficheiros

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada Prática com declaração e inicialização de variáveis Capacidade de representação (estouro de representação) Tamanho ocupado pela variável na memória (comando

Leia mais

Faculdade de Computação

Faculdade de Computação Faculdade de Computação Programação Procedimental 13 Laboratório de Programação - Algoritmos Prof. Cláudio C. Rodrigues Prof. Fabíola Gonçalves I. Introdução a Arquivos A motivação para utilizar arquivos

Leia mais

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função.

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Funções e estruturas básicas 1. Faça uma função que recebe a idade de uma

Leia mais

Apêndice B. Cadeias de Caracteres (Strings)

Apêndice B. Cadeias de Caracteres (Strings) Apêndice B. Cadeias de Caracteres (Strings) Até agora, quando desejávamos indicar o número de elementos existentes em um vetor qualquer, utilizávamos uma variável inteira, digamos tam, para armazenar tal

Leia mais

Sumário. Ficheiros. Ficheiros

Sumário. Ficheiros. Ficheiros Sumário Ficheiros Motivação Operações Ficheiros de texto e binários Manipulação de ficheiros de texto Abertura Encerramento Descritores de ficheiros: stdin, stdout, stderr Escrita Leitura Outras funções

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

AULA 13 PROCEDIMENTOS. Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes.

AULA 13 PROCEDIMENTOS. Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes. AULA 13 PROCEDIMENTOS Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes PROCEDIMENTOS Em Visualg, os procedimentos diferem das funções apenas

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

Ficha de trabalho nº3

Ficha de trabalho nº3 Ficha de trabalho nº3 Linguagem de Programação C (strings, switch, os ciclos for, while e do..while, break, continue, ++, --, +=, -=) 1. Elabore um programa que pede ao utilizador o nome e a idade e de

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

1. Introdução. Profs. gerais (também definidos em. departamento/subdepartamento dos grupos

1. Introdução. Profs. gerais (também definidos em. departamento/subdepartamento dos grupos Índice 1. Introdução... 2 2. Menu de preferências... 3 2.1 Cópias de Segurança... 3 2.2 Reposição de Cópia de Segurança... 3 2.3 Importação de Alunos... 3 2.4 Preferências... 5 2.4.1 Dados - informação

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2002/ Valores

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2002/ Valores ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (ENG. INFORMÁTICA) COMPUTADORES E PROGRAMAÇÃO I (ENG. ELECTROTÉCNICA) 2002/2003 TRABALHO PRÁTICO Nº

Leia mais

Métodos Computacionais em Física

Métodos Computacionais em Física Métodos Computacionais em Física Tatiana G. Rappoport tgrappoport@if.ufrj.br 214-2 Variáveis indexadas (arrays) Diversos problemas requerem o uso de vetores ou matrizes: Um conjunto de dados do mesmo tipo

Leia mais

Programação de Computadores II Lista de Exercícios 01

Programação de Computadores II Lista de Exercícios 01 Programação de Computadores II Lista de Exercícios 01 Karina Mochetti 1. Faça um programa em C que retorne os 3 maiores valores em um vetor. 2. Dois números são chamamos coprimos, se o único divisor comum

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais