Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Variáveis Compostas Homogêneas Vetores"

Transcrição

1 Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende

2 Considerações Iniciais Os vetores são variáveis estruturadas homogêneas capazes de armazenar uma série de informações de um mesmo tipo em uma única variável.

3 Considerações Iniciais Sua utilização é importante quando é necessário armazenar várias informações, sobre as quais, em geral, serão realizados os mesmos processamentos dentro do programa.

4 Considerações Iniciais Por exemplo, para armazenar a média dos vários alunos de uma turma na memória usando variáveis simples, seriam necessárias n variáveis com nomes distintos. Isto torna o programa mais complexo de ser elaborado e difícil de ser entendido.

5 Considerações Iniciais Neste caso, pode-se criar uma variável única que contenha todas estas informações. Os vetores são a forma mais simples de variáveis estruturadas homogêneas.

6 Considerações Iniciais São estruturas unidimensionais que armazenam um conjunto de valores de um mesmo tipo. Um vetor é, na verdade, um conjunto contínuo de posições de memória identificado por um nome único.

7 Exemplo Vetor para armazenar as cinco notas de um aluno: Índices Notas Para ler e/ou escrever informações dentro de um vetor são necessárias duas informações: 1. O nome do mesmo; 2. A posição dentro dele.

8 Exemplo Para cadastrar a última nota do aluno deve ser utilizada o seguinte comando: Notas[4] = 9.0 Neste comando pode-se observar que inicialmente foi definido o nome da variável. Como esta variável é um vetor, em seguida foi definida a posição onde o valor deve ser armazenado, neste caso na posição 4. A definição da posição que está sendo manipulada dentro do vetor é sempre feita entre colchetes [ ] após o nome da variável.

9 Exemplo Gerando como resultado o vetor: Índices Notas

10 Exemplo Para ler ou escrever alguma informação de um vetor devem ser utilizados os comandos LEIA e ESCREVA, indicando, além da variável, a posição do vetor que se deseja ler ou escrever. A linha de código a seguir, faz a leitura do conteúdo digitado no teclado pelo usuário e o armazena na primeira posição do vetor. Leia(Notas[0]) A linha de código a seguir, escreve na tela o conteúdo armazenado na segunda posição do vetor. Escreva(Notas[1])

11 Exemplo Variáveis podem ser utilizadas como índices de vetores. Por exemplo, o código a seguir deixará o vetor Teste com os seguintes valores. inicio X 5; Teste[0] 10 * X; Teste[1] 3; Teste[X-2] 10; Teste[X-1] X + 10; Fimalgoritmo Teste????? O símbolo? indica que naquela posição existe um valor desconhecido.

12 Exemplo Variáveis podem ser utilizadas como índices de vetores. Por exemplo, o código a seguir deixará o vetor Teste com os seguintes valores. inicio X 5; Teste[0] 10 * X; Teste[1] 3; Teste[X-2] 10; Teste[X-1] X + 10; Fimalgoritmo Teste 50???? O símbolo? indica que naquela posição existe um valor desconhecido.

13 Exemplo Variáveis podem ser utilizadas como índices de vetores. Por exemplo, o código a seguir deixará o vetor Teste com os seguintes valores. inicio X 5; Teste[0] 10 * X; Teste[1] 3; Teste[X-2] 10; Teste[X-1] X + 10; Fimalgoritmo Teste 50 3??? O símbolo? indica que naquela posição existe um valor desconhecido.

14 Exemplo Variáveis podem ser utilizadas como índices de vetores. Por exemplo, o código a seguir deixará o vetor Teste com os seguintes valores. inicio X 5; Teste[0] 10 * X; Teste[1] 3; Teste[X-2] 10; Teste[X-1] X + 10; Fimalgoritmo Teste 50 3? 10? O símbolo? indica que naquela posição existe um valor desconhecido.

15 Exemplo Variáveis podem ser utilizadas como índices de vetores. Por exemplo, o código a seguir deixará o vetor Teste com os seguintes valores. inicio X 5; Teste[0] 10 * X; Teste[1] 3; Teste[X-2] 10; Teste[X-1] X + 10; Fimalgoritmo Teste 50 3? O símbolo? indica que naquela posição existe um valor desconhecido.

16 Exemplo Variáveis podem ser utilizadas como índices de vetores. Por exemplo, o código a seguir deixará o vetor Teste com os seguintes valores. inicio X 5; Teste[0] 10 * X; Teste[1] 3; Teste[X-2] 10; Teste[X-1] X + 10; Fimalgoritmo Teste 50 3? O símbolo? na terceira posição indica que naquela posição ficou um valor desconhecido.

17 Declaração de Vetores Em C, para declarar uma variável do tipo vetor, utilizamos a seguinte sintaxe: <tipo_base> <nome-do-vetor>[<tamanho>]; Exemplo: int Teste[5];

18 Considerações Iniciais Em geral, os vetores são utilizados com estruturas de repetição. A variável utilizada como contador (cont), para fazer o controle do número de repetições, é também utilizada como índice do vetor. Desta forma, a cada iteração, o valor do contador é incrementado e uma nova posição do vetor é processada (lida, calculada ou escrita).

19 Exemplos Exemplo 1 - Faça um algoritmo que leia um conjunto de 10 números reais e armazene-os em um vetor. algoritmo "exemplo1" variavel real numeros[10] inteiro cont Inicio para cont 0 ate 9 faca escreva("digite um numero real") leia(numeros[cont]) fimpara Fimalgoritmo

20 Exemplos Em C: main() { float numeros[10]; int cont; } for (cont=0; cont < 10; cont++) { printf ("digite um numero real: ") scanf ("%f", &numeros[cont]); }

21 Considerações Iniciais Neste caso, inicialmente a variável cont tem o valor 0, assim o primeiro número digitado será armazenado na primeira posição do vetor. Na segunda iteração, a variável cont é incrementada para um e o segundo número digitado será armazenado na posição de numero um dentro do vetor. Este processo é repetido por dez vezes. Como a variável cont é utilizada como índice do vetor, a cada nova iteração uma nova posição do vetor é preenchida, ficando as dez posições completas ao final do programa.

22 Utilização de Vários Vetores Relacionados Mais de um vetor pode ser utilizado em um mesmo programa para armazenar informações de diferentes tipos, mas que se referem a uma mesma entidade. Por exemplo, supondo que se deseja armazenar o nome, a idade e o sexo de 100 pessoas.

23 Utilização de Vários Vetores Relacionados Para isto devem ser criados três vetores distintos, um para os nomes, outro para as idades e, por fim, outro para os sexos, conforme código abaixo: main() { char nomes[100][30]; int idades[100]; char sexos[100]; }

24 Exemplos nomes João Maria José idades sexos M F M...

25 Utilização de Vários Vetores Relacionados Apesar dos vetores serem armazenados na memória como três variáveis independentes, eles estão logicamente relacionados pelo índice. A pessoa cujo nome está armazenado na posição 0 do vetor nomes, tem sua idade armazenada na primeira posição do vetor idades e o sexo na posição 0 do vetor sexos.

26 Utilização de Vários Vetores Relacionados Esta associação é facilmente implementada quando se utiliza o contador de uma estrutura de repetição como índice dos três vetores ao mesmo tempo. O trecho de código a seguir é responsável por fazer a leitura dos dados das 100 pessoas e por armazená-los nos vetores.

27 Exemplo Exemplo 2 Leitura e armazenamento do nome, idade e sexo de 100 pessoas em três vetores distintos. para cont 0 ate 99 faca escreva("digite o nome da pessoa : ") leia(nomes[cont]) escreva("digite a idade da pessoa : ") leia(idades[cont]) escreva("digite o sexo da pessoa : ") leia(sexos[cont]) Fimpara

28 Utilização de Vários Vetores Relacionados O relacionamento entre os diferentes vetores para a recuperação de informações também é feito através dos índices dos mesmos. Por exemplo, para imprimir, o nome da pessoa mais jovem, deve-se inicialmente procurar a menor idade no vetor idades. Em seguida, de posse da posição onde estava armazenada a menor idade, é possível recuperar o nome desta pessoa, já que ele estará armazenado nesta mesma posição no vetor nomes.

29 Exemplo Exemplo 3 Código para encontrar o nome da pessoa mais jovem. {Código para encontrar a menor idade} MenorIdade Idades[0] PosicaoMenorIdade 0 para cont 1 até 99 faca se Idades[cont] < MenorIdade entao MenorIdade Idades[cont] PosicaoMenorIdade cont fimse fimpara Escreva("Pessoa mais jovem : ", nomes[posicaomenoridade])

30 Utilização de Vários Vetores Relacionados No código anterior, inicialmente, é procurada a menor idade no vetor de idades. Além de armazenar o valor da menor idade na variável MenorIdade, o programa guarda a posição onde se encontra a menor idade na variável PosicaoMenorIdade. Se a menor idade está na posição PosicaoMenorIdade no vetor idade, então o nome desta pessoa estará na mesma posição do vetor nomes, como mostrado no último comando do código acima.

31 Exercícios 1. Implemente um algoritmo que leia as notas de 10 alunos armazenando-as em um vetor de 10 posições. Ao final escreva na tela somente as notas maiores que Implemente um algoritmo que leia as notas e os nomes de 5 alunos armazenando os dados em vetores de 5 posições, sendo que as notas serão armazenadas em um vetor de reais e os nomes em um outro vetor do tipo cadeia de caracteres. Ao final o algoritmo deve escrever na tela somente os nomes dos alunos que tiraram nota maior que 5.0.

32 Exercícios 3. Desenvolva um algoritmo que leia um conjunto de 15 números inteiros e armazene-os em um vetor A. Após a leitura dos dados o algoritmo deve multiplicar todos os números do vetor A por 3 e armazenar o resultado em um segundo vetor B. 4. Construa um algoritmo que solicite ao usuário o sexo de várias pessoas armazenando os dados em um vetor. Ao final o algoritmo deve imprimir quantas pessoas são do sexo masculino e quantas são do sexo feminino. O algoritmo deve parar de solicitar o sexo quando o número de pessoas chegar a 30.

33 Exercícios 5. Desenvolva os algoritmos a seguir, observando as gradativas alterações nos códigos à medida que são solicitadas novas características ao problema. i. Algoritmo para fazer a leitura da idade de dez pessoas e armazená-las em um vetor. ii. iii. iv. Algoritmo para localizar a menor idade entre as 10 idades que estão armazenadas em um vetor de idades. Algoritmo que leia o nome e a idade de dez pessoas armazenando os dados em vetores. Algoritmo que leia o nome e a idade de dez pessoas armazenando os dados em vetores e que localize o nome da pessoa de menor idade.

34 Exercícios v. Algoritmo que leia o nome, a idade, e o sexo de dez pessoas armazenando os dados em vetores. vi. vii. viii. Algoritmo que leia o nome, a idade, e o sexo de dez pessoas armazenando os dados em vetores e que localize o nome e o sexo da pessoa de menor idade. Algoritmo que leia o nome, a idade, e o sexo de dez pessoas armazenando os dados em vetores e que faca a contagem do numero de pessoas do sexo masculino e do sexo feminino que possuem idade maior que 18. Algoritmo que leia o nome, a idade, e o sexo de dez pessoas armazenando os dados em vetores e que imprima o nome das pessoas do sexo masculino que possuem idade maior que 18.

35 Exercícios 6. Elabore um algoritmo que leia a nota de 80 alunos e que imprima ao final a nota de cada aluno e a média da turma (utilize a estrutura de repetição enquanto faca). 7. Elabore um algoritmo que leia a nota de 80 alunos e que imprima ao final a nota de cada aluno e a média da turma (utilize a estrutura de repetição para faca). 8. Elabore um algoritmo que armazene o nome e duas notas de 5 alunos e imprima uma listagem contendo nome, as duas notas e a média de cada aluno. 9. Elabore um algoritmo que armazene números em dois vetores inteiros de cinco elementos cada, gere e imprima o vetor soma.

36 Exercícios 10. Elabore um algoritmo que leia um conjunto X com 10 números e calcule a diferença entre o maior e o menor elemento existente. 11. Elabore um algoritmo que leia um conjunto X com 10 números e calcule a diferença entre as posições que o maior e o menor elemento existentes ocupam. 12. Dada uma coleção de N números, imprimir o índice do primeiro número negativo, se houver.

37 Exercícios 13. Elabore um algoritmo que leia nome e salário de 20 pessoas. Calcular e armazenar o novo salário sabendo-se que o reajuste foi de 8%. Ao final imprimir uma listagem numerada com nome e novo salário. 14. Elabore um algoritmo que leia o nome, a idade e o sexo de 10 pessoas e imprima (Caso preferir, desenvolva algoritmos separados para cada item): a) média de idade das pessoas b) nome da pessoa mais jovem c) nome da pessoa mais idosa d) nome e a idade do homem mais jovem e) nome e idade da mulher mais idosa

38 Exercícios 15. Um armazém trabalha com 100 mercadorias diferentes identificadas pelos números inteiros de 0 a 99. O dono do armazém anota a quantidade de cada mercadoria vendida durante o mês. Ele tem uma tabela que indica para cada mercadoria o preço de venda. Elabore um algoritmo para calcular o faturamento mensal do armazém, ou seja: faturamento = (quantidade i * preço i ); Exemplo Quantidade Preço Sub-Total (R$) 1 20,00 20, ,00 40, ,00 90,00 Faturamento 150,00

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Uma das principais características que consolidaram o sucesso na utilização dos computadores para a resolução de

Leia mais

Comandos de Entrada. Lógica de Programação. Prof. Kleber Rezende

Comandos de Entrada. Lógica de Programação. Prof. Kleber Rezende Comandos de Entrada Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Da mesma maneira que necessitamos enviar informações de dentro do algoritmo para a tela do computador também necessitamos

Leia mais

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores).

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). DCC-UFMG 1 semestre de 2007 DCC001 - Programação de Computadores Prof. Martín Gómez Ravetti Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). Valor: 5 pontos 1. Escreva um algoritmo em

Leia mais

VETORES Motivação AULA 19

VETORES Motivação AULA 19 AULA 19 VETORES 19.1 Motivação Considere o problema de calcular a média aritmética das notas de 5 alunos de uma disciplina e determinar e escrever o número de alunos que obtiveram nota superior à média

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

Linguagem C. Programação Estruturada. Estrutura de Dados Heterogêneos. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo

Linguagem C. Programação Estruturada. Estrutura de Dados Heterogêneos. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo Programação Estruturada Linguagem C Estrutura de Dados Heterogêneos Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Sumário Introdução Struct Declaração Manipulação Vetor de Struct

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Aula 4 Oficina de Programação Algoritmos - Parte 3. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 4 Oficina de Programação Algoritmos - Parte 3. Profa. Elaine Faria UFU Aula 4 Oficina de Programação Algoritmos - Parte 3 Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Suponha que você tenha que fazer um algoritmo que leia duas notas de um aluno e imprima o valor da média aritmética na

Leia mais

Registros, Vetores e Matrizes

Registros, Vetores e Matrizes Registros, Vetores e Matrizes Lista de Exercícios - 05 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior 1) Elabore um algoritmo que leia 10 números inteiros digitados pelo usuário

Leia mais

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente:

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente: Vetores Vetor é um tipo de dado usado para representar uma certa quantidade de variáveis de valores homogêneos (do mesmo tipo). Imagine o seguinte problema: calcular a média das notas da prova de 5 alunos.

Leia mais

Vetores. Marina Andretta. 11 de abril de 2016 ICMC-USP. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 11 de abril de / 20

Vetores. Marina Andretta. 11 de abril de 2016 ICMC-USP. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 11 de abril de / 20 Vetores Marina Andretta ICMC-USP 11 de abril de 2016 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 11 de abril de 2016 1 / 20 Vetores Um vetor (ou array) é uma variável composta. Ele é formado por uma sequência

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Matrizes. Para começar... Matrizes. Matrizes

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Matrizes. Para começar... Matrizes. Matrizes Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Aula 13 Prof. Piva Para começar... Vamos considerar um algoritmo que foi elaborado para para armazenar os Nomes e as Médias Finais dos 20 alunos

Leia mais

Introdução à Programação. Vetores. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Vetores. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Vetores Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Vetores Podemos definir um Vetor como uma variável dividida em vários "pedaços", em várias "casinhas",

Leia mais

Matrizes. Marina Andretta. 17 de abril de 2017 ICMC-USP. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 17 de abril de / 30

Matrizes. Marina Andretta. 17 de abril de 2017 ICMC-USP. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 17 de abril de / 30 Matrizes Marina Andretta ICMC-USP 17 de abril de 2017 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 17 de abril de 2017 1 / 30 Matrizes Uma matriz é uma variável composta bidimensional. Você pode pensá-la como

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada Prática com declaração e inicialização de variáveis Capacidade de representação (estouro de representação) Tamanho ocupado pela variável na memória (comando

Leia mais

AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores 1 AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Professor: Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@inf.ufpel.edu.br 2 Exercício

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores Professor David Menotti (menottid@gmail.com) BCC0 Introdução à Programação (0-0) Prof. Reinaldo Silva Fortes Prática 0 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores ) Escreva um programa que armazene em um vetor

Leia mais

CI208 - Programação de Computadores. Aula 24: Arrays. Prof. MSc. Diego Roberto Antunes

CI208 - Programação de Computadores. Aula 24: Arrays. Prof. MSc. Diego Roberto Antunes CI208 - Programação de Computadores Aula 24: Arrays Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática

Leia mais

Saída Média dos valores digitados: 3.40

Saída Média dos valores digitados: 3.40 Exercício 1 Implemente uma função chamada MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente um programa que solicite que o usuário digite valores positivos

Leia mais

Estruturas Condicionais

Estruturas Condicionais Estruturas Condicionais Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Nos capítulos anteriores foram apresentados alguns conceitos básicos sobre as estruturas e comandos que são utilizados

Leia mais

Vetores Unimensionais

Vetores Unimensionais Vetores Unimensionais Objetivos Entender a importância e a necessidade do uso de Vetores Definição de Manipulação de Vetores Inserir elementos em um vetor (usando laços ou não) Imprimir elementos de um

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Matrizes Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Definição Matriz é uma variável composta homogênea multidimensional. Conjunto de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz Disciplina de Algoritmos e Programação Vetor e Matriz Definição de Vetor Vetor é uma variável composta homogênea unidimensional Conjunto de variáveis de mesmo tipo que possuem mesmo identificador (nome)

Leia mais

Estruturas de Repetição Comando Enquanto-FimEnquanto

Estruturas de Repetição Comando Enquanto-FimEnquanto Estruturas de Repetição Comando Enquanto-FimEnquanto Algoritmos e Técnicas de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Quando não temos condições de precisar quantas vezes um determinado

Leia mais

Lista de Exercícios 5

Lista de Exercícios 5 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

Aula 8 Oficina de Programação Vetores. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 8 Oficina de Programação Vetores. Profa. Elaine Faria UFU Aula 8 Oficina de Programação Vetores Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM Vetor Exercícios sobre Vetores e Matrizes Exercício 1 Escrever um programa que leia um conjunto de n notas. Para isso, o programa lê a dimensão do vetor e as notas, uma a uma. Após a leitura das notas,

Leia mais

Vetores Unimensionais

Vetores Unimensionais Vetores Unimensionais Objetivos Entender a importância e a necessidade do uso de Vetores Definição de Manipulação de Vetores Inserir elementos em um vetor (usando laços ou não) Acessar elementos de um

Leia mais

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

Linguagem C vetores. IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Linguagem C vetores. IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Linguagem C vetores IF61A/IF71A - Computação 1 Prof. Leonelo Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná Até agora... Introdução à linguagem C Estrutura de um programa Escrita e execução do primeiro

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Estruturas de Controle de Fluxo

Estruturas de Controle de Fluxo 139 Estruturas de Controle de Fluxo algoritmo "exercício 15 laço de repetição repita a" var num, contador: inteiro inicio contador

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. TIPOS COMPOSTOS DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS 2 1. Considerando as declarações abaixo, responda dizendo

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Estrutura de Seleção Múltipla Switch

Estrutura de Seleção Múltipla Switch Estrutura de Seleção Múltipla Switch Disciplina: Algoritmos e Programação Luciano Moraes Da Luz Brum Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé Email: lucianobrum18@gmail.com Horários de atendimento:

Leia mais

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Vetores e Matrizes Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Funções 2 Recapitulando: Função Void 3 Recapitulando: Escopo das Variáveis Referência à variável global A variável de escopo

Leia mais

CCO 016 Fundamentos de Programação

CCO 016 Fundamentos de Programação CCO 016 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 09 Agregados Homogêneos Variáveis Indexadas Vetores EXEMPLO 1 Um programa deve calcular quem

Leia mais

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 05 Entrada de dados Leia scanf Entrada dos dados Entrada de dados compreende a operação

Leia mais

Lista de Exercícios 02

Lista de Exercícios 02 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

Revisão. Profa Marina Gomes

Revisão. Profa Marina Gomes Revisão Profa Marina Gomes Algoritmos Na construção de um programa, o problema que o algoritmo representa é composto por três fases. Entrada: dados de entrada do algoritmo. Processamento: ações sobre os

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 =

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 = Exercícios Exercício 1 Considerando os vetores como a pontuação por 3 equipes esportivas em 5 provas distintas. Escreva uma função que receba um vetor qualquer, calcule e retorne a média dos seus elementos.

Leia mais

Variáveis Indexadas Unidimensionais (Vetores)

Variáveis Indexadas Unidimensionais (Vetores) () Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Natal, 25 de outubro

Leia mais

Caracteres, Vetores e Matrizes

Caracteres, Vetores e Matrizes Caracteres, Vetores e Matrizes STRINGS VETORES DE CARACTERES Para realizar processamento de texto e trabalhar com letras do alfabeto e outros caracteres como, por exemplo, símbolos de pontuação, a linguagem

Leia mais

Linguagem C ESTRUTURA DE CONTROLE

Linguagem C ESTRUTURA DE CONTROLE ESTRUTURA DE CONTROLE REPETIÇÃO PARA / ENQUANTO Jaime Evaristo (http://professor.ic.ufal.br/jaime/) Slide 1 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO - Utilizando PARA Na repetição uma sequência de comandos deve ser executada

Leia mais

Lista de Exercícios 3

Lista de Exercícios 3 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

Computação 2. Aula 2. Profª. Fabiany Vetores e Matrizes

Computação 2. Aula 2. Profª. Fabiany Vetores e Matrizes Computação 2 Aula 2 Vetores e Matrizes Profª. Fabiany fabianyl@utfpr.edu.br Vetores Vetor também é conhecido como variável composta homogênea unidimensional; Um vetor computacional é um variável composta

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Programação de Scripts Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Uma das principais características que consolidaram o sucesso na utilização dos computadores para a resolução

Leia mais

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Matrizes Unidimensionais (Vetor) Bidimensionais String Exercícios Gustavo Callou DEINFO/UFRPE

Leia mais

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza Introdução à Programação Estruturada Parte 3 Material da Prof. Ana Eliza Arquitetura do Computador Digital MEMÓRIA Armazena dados e comandos UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE CONTROLE UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA

Leia mais

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>;

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>; Vetores e Constantes Imagine uma situação na qual fosse necessário armazenar 100 valores para processamento. Por exemplo, pode ser necessário armazenar as notas de 100 provas de uma turma de alunos. Uma

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Estrutura de Dados Homogêneas Exercícios Slides 16 Complementar Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Exercício da Aula Anterior a) Elabore um algoritmo que registra os nomes de 50

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Linguagem C Laços de Repetição em C Aula N. 02 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO 1 while ( ) #include #include int main() int resultado, numero; printf (

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO

Algoritmos e Estruturas de Dados. Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Programação de Computadores I Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO Estruturas de dados Vetor (array): trata-se

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11. Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 11 Revisão Aula Anterior Vetores Cadeia de Caracteres Introdução a Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while() { } do { }while();

Leia mais

Para começar... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Comando REPITA (repeat) Comando REPITA (repeat)

Para começar... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Comando REPITA (repeat) Comando REPITA (repeat) Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Estrutura de Repetição Aula 09 Prof. Piva Para começar... Existem situações onde não sabemos, ao certo, quantas vezes teremos que repetir a sequencia

Leia mais

Matrizes (Vetores Bidimensionais)

Matrizes (Vetores Bidimensionais) (Vetores Bidimensionais) Objetivos Conceituação de Vetores Bidimensionais Manipulação de Vetores Bidimensionais Entender a diferença entre uso dos diferentes vetores Entender como manipular entrada, saída

Leia mais

INF 1620 P1-13/09/02 Questão 1 Nome:

INF 1620 P1-13/09/02 Questão 1 Nome: INF 1620 P1-13/09/02 Questão 1 Considere que o cálculo da multa para o pagamento de um determinado imposto varia de acordo com a tabela a seguir: Valor do Imposto Original Multa por mês de atraso até R$

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Programação de Computadores Introdução à Programação Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Algoritmo & Programa Variáveis Declaração de tipos Comando de entrada ou de leitura Comando de

Leia mais

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES Prof. André Backes POR QUE USAR ARRAY? As variáveis declaradas até agora são capazes de armazenar um único valor por vez. Sempre que tentamos armazenar um novo valor

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com Estruturas de Repetição Em muitos casos, o algoritmo solução para uma determinada classe de problemas, apresenta

Leia mais

AULA 10 VETORES. Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes.

AULA 10 VETORES. Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes. AULA 10 VETORES Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes INTRODUÇÃO Variável Analogia: uma caixa, na qual você pode dar o nome que lhe achar

Leia mais

Aula 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (WHILE)

Aula 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (WHILE) Aula 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (WHILE) Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1o semestre/2017 Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura Condicional

Leia mais

Lógica de Programação e Algoritmos

Lógica de Programação e Algoritmos Lógica de Programação e Algoritmos com exemplos na linguagem JAVA Cap. 4 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores e Matrizes Conteúdo: 4.1 Variáveis compostas homogêneas... 55 4.2 Vetores... 56 Exercícios

Leia mais

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For.

Curso Básico de Programação Aula 11. Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Curso Básico de Programação Aula 11 Revisão Aula Anterior Laços de Repetição While; Do-While; For. Introdução à Linguagem C Laços de Repetição While Do-While For while () { } do {

Leia mais

Working 05 : Modularização

Working 05 : Modularização Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnólogico Working 05 : Modularização Objetivos: Entender como é estruturada uma função em C e lembrar como é feita a comunicação entre funções; Praticar

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (C) VETORES E MATRIZES. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (C) VETORES E MATRIZES. Professor Carlos Muniz Vetores são estruturas de dados que armazenam usualmente uma quantidade fixa de dados de um certo tipo; por esta razão, também são conhecidos como estruturas homogêneas de dados. Internamente, um vetor

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Edirlei Soares de Lima Introdução a Computação Aula 02 Lógica de Programação Lógica de Programação Lógica de Programação é a técnica de criar sequências lógicas de ações para atingir

Leia mais

n1, /,n2, =,res n1, n2, res: real res <- n1 / n2 Digite o Dividendo: n2<>0 Digite o Divisor: verdadeiro falso

n1, /,n2, =,res n1, n2, res: real res <- n1 / n2 Digite o Dividendo: n2<>0 Digite o Divisor: verdadeiro falso Exercícios trabalhados Estruturas de Controle de Fluxo Fluxograma/Exercício 16 Com base no que foi exposto, construa um fluxograma para obter o resultado da divisão entre dois números. OBS.: Caso um dos

Leia mais

ESTRUTURAS COMPOSTAS. Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR. Baseado nos slides de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

ESTRUTURAS COMPOSTAS. Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR. Baseado nos slides de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza ESTRUTURAS COMPOSTAS Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR Baseado nos slides de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza 2 ESTRUTURAS COMPOSTAS Pode-se organizar os dados dos tipos simples em tipos

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Sobre variáveis, responda

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15. Revisão Vetores e Matrizes Trabalho CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 15 Revisão Vetores e Matrizes Trabalho Definição: Introdução a Linguagem C Vetores Estrutura que permite armazenar um conjunto de dados do mesmo tipo na mesma variável;

Leia mais

Arranjos. David Déharbe

Arranjos. David Déharbe Arranjos. David Déharbe 1 1 Roteiro da aula Exercícios motivadores para arranjos; Motivação; Definição; Arranjos em C; Arranjos e ponteiros; Exemplos. 2 2 Exercícios. Escreva um programa que lê cinco números

Leia mais

Sub Rotinas. Estrutura de Dados. Prof. Kleber Rezende

Sub Rotinas. Estrutura de Dados. Prof. Kleber Rezende Sub Rotinas Estrutura de Dados Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Uma dos métodos mais comuns e amplamente utilizados em programação de computadores é o Top-Down. Nesta abordagem um problema é

Leia mais

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES) NB7 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/03 - Versão 4.3 97 CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS Nem sempre os tipos básicos (numérico, literal e lógico) são suficientes

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

Algoritmos I Aula 10 Estrutura de controle: repetição

Algoritmos I Aula 10 Estrutura de controle: repetição Algoritmos I Aula 10 Estrutura de controle: repetição Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação São comuns as situações nas quais precisamos repetir determinadas

Leia mais

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Itaqui RS Engenharia de Agrimensura Introdução à Programação (prof. Dr. Rogério Vargas) Lista 2 (entrega: 1 de junho de 2015) Instruções: Trabalhos iguais

Leia mais

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Introdução Variáveis Tipos de dados Operadores e Expressões: Operadores

Leia mais

Estruturas Compostas Matriz

Estruturas Compostas Matriz Estruturas Compostas Matriz Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1. Semestre de 2017 Slides inicialmente preparados pela Profa. Dra. Simone Souza 2 Introdução n Como armazenar um nome em um programa? n Uso

Leia mais

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 Exercícios de revisão Lista 01: a) Monte um mapa conceitual indicando as relações entre os seguintes conceitos, no contexto do assunto visto em aula:

Leia mais

Computação Eletrônica. Strings. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Strings. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Strings Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Vetores Representar uma coleção de variáveis de um mesmo tipo em uma dimensão Ex: float notas[5]; ou float notas[5] = {2.5,3.2,1.9,4.1,2.0};

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Fabio Augusto Oliveira Guilherme da Cunha Fonseca FEPI Centro Universitário de Itajubá Curso de Engenharia de Produção 1 INTRODUÇÃO Em vários momentos, na programação,

Leia mais

Instruções, dados e expressões

Instruções, dados e expressões Instruções, dados e expressões Marina Andretta ICMC-USP 1 de março de 2016 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 1 de março de 2016 1 / 50 Dados Um computador manipula informações presentes em sua memória.

Leia mais

Microcontroladores. Programação: fluxogramas, pseudocódigos e lógica. Prof. Daniel

Microcontroladores. Programação: fluxogramas, pseudocódigos e lógica. Prof. Daniel Microcontroladores Programação: fluxogramas, pseudocódigos e lógica Prof. Daniel 1 Algoritmo Pseudocódigo Também conhecido como Portugol ou Português Estruturado; As instruções são todas padronizadas;

Leia mais

Programação de Computadores IV. Estruturas de repetição Slides cedidos por Bruno Augusto Dorta Marques

Programação de Computadores IV. Estruturas de repetição Slides cedidos por Bruno Augusto Dorta Marques Programação de Computadores IV Estruturas de repetição Slides cedidos por Bruno Augusto Dorta Marques 1 Estruturas de repetição Uma ação que se repete várias vezes pode ser tratada através: Repetição de

Leia mais

Faculdade de Computação

Faculdade de Computação Faculdade de Computação Programação Procedimental 13 Laboratório de Programação - Algoritmos Prof. Cláudio C. Rodrigues Prof. Fabíola Gonçalves I. Introdução a Arquivos A motivação para utilizar arquivos

Leia mais

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição. Givanaldo Rocha

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição. Givanaldo Rocha Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceito Em muitos algoritmos, ocorrerá a necessidade de executar

Leia mais