4ª Lista de Exercícios de Programação I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4ª Lista de Exercícios de Programação I"

Transcrição

1 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores lidos e apresente o resultado na tela. (1) 2. Faça um algoritmo que efetua a leitura de cinco elementos para um vetor A. No final, apresentar a soma de todos os elementos que sejam ímpares. (1) 3. Faça um algoritmo que leia uma sequência de n números e os imprima na ordem inversa à da leitura. (1) 4. Leia um vetor de doze posições e em seguida ler também dois valores x e y quaisquer correspondentes a duas posições no vetor. Ao final seu programa deverá escrever a soma dos valores encontrados nas respectivas posições x e y. (1) 5. Declare um vetor de 10 posições e o preencha com os dez primeiros números ímpares e o escreva. (2) 6. Leia um vetor de dezesseis posições e troque os oito primeiros valores pelos oito últimos e vice-e-versa. Escreva ao final o vetor obtido. (1) 7. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor teste1. Construa um vetor adicional ( teste 2 ) de 10 posições formado a partir da seguinte regra: se o valor do índice for par, o valor do elemento deve ser igual ao elemento equivalente de teste1 multiplicado por 5; se for impar, deverá ser somado com 5. Ao final, mostrar o conteúdo dos dois vetores. (1) 8. Leia um conjunto de valores armazenando-os em um vetor. Em seguida, calcule a média do vetor e mostre-a na tela. Na linha seguinte, imprima todos elementos maiores que a média. (1) 9. Leia um vetor de 20 posições e em seguida um valor x qualquer. Seu programa devera fazer uma busca do valor de x no vetor lido e informar a posição em que foi encontrado ou se não foi encontrado. 10. Leia um vetor de 40 posições. Contar e escrever quantos valores pares ele possui. (1) 11. Leia um vetor de 40 posições e atribua valor 0 para todos os elementos que possuírem valores negativos. (1) 12. Faça um programa que leia dois vetores de tamanho m e n. O objetivo do programa é identificar e escrever (sem repetição) quais os elementos estão presentes em ambos os vetores. (2) 13. Leia dois vetores de 20 posições e calcule outro vetor cujas posições pares correspondem aos valores do primeiro vetor e as posições ímpares os valores do segundo. (2)

2 14. Construa um programa que leia um vetor de inteiros com 20 posições cujos valores devem ser lidos do teclado. São permitidos apenas 0 s e 1 s. O programa deve determinar o índice de onde se inicia a maior sequência de 1 s e o número de elementos dessa sequência. (3) Ex.: Para (0, 0, 0, 1, 1, 1, 1, 0, 0, 0, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 0, 0, 1, 0) a resposta seria: (10, 6). 15. Faça um programa que carregue um vetor com 15 posições, calcule e mostre: (2) a. O maior elemento do vetor e em que posição esse elemento se encontra. b. O menor elemento do vetor e em que posição esse elemento se encontra. 16. Leia um vetor de 10 posições e acumule os valores do primeiro elemento no segundo, deste no terceiro e assim por diante. Ao final, escreva o vetor obtido. (2) 17. Faça um programa que leia um vetor de inteiros e remova os elementos contendo o valor 0 (transfiraos para o final do vetor). Mostre o vetor resultante na tela. (2) Ex.: O vetor ficaria: Critique o programa abaixo que promete eliminar os zeros de um vetor int v[n]. (1) #define N 10 int main() { int i, z = 0; int v[n]; for (i = 0; i < N; i++) scanf( %d, &v[i]); for (i = 0; i < N; i++) { if (v[i] == 0) v[i]= v[i+1]; } } return 0; 19. Leia três vetores de nove posições e crie outro com o primeiro terço do primeiro, com o segundo terço do segundo vetor e, por último, com o último terço do terceiro vetor. Escrever o vetor resultante ao final. (2) 20. Faça um programa que indique se o módulo de um vetor de 5 posições (lido do teclado) exceder 50. (1) 21. Leia dois vetores de 10 posições, efetue o produto escalar entre eles e mostre o vetor resultante na tela. (1) 22. Leia dois vetores de 10 posições, efetue o produto vetorial entre eles e mostre o vetor resultante na tela. (1) 23. Leia um vetor de 10 posições e verifique se existem valores iguais e os escreva. (1)

3 24. Escreva um algoritmo que leia um vetor de 15 posições e mostre- o. Em seguida, troque o primeiro elemento com o último, o segundo com o penúltimo, o terceiro com o antepenúltimo, e assim sucessivamente. Mostre o novo vetor depois da troca. (2) 25. Crie um programa que leia o preço de compra e o preço de venda de vinte mercadorias armazenandoos em dois vetores. O programa deverá imprimir quantas mercadorias proporcionam: (2) a. Lucro menor do que 10%. b. Lucro entre 10% e 20% (inclusive). c. Lucro maior que 20%. 26. Escreva um algoritmo que leia um vetor de 10 elementos inteiros, que é o Gabarito de um teste da loteria esportiva, contendo os valores 1 (coluna 1), 2 (coluna 2) e 3 (coluna do meio). Leia, a seguir, para cada apostador, o número do seu cartão (identificador) e um vetor de Respostas de 10 posições. Verifique para cada apostador o número de acertos, comparando o vetor de Gabarito com o vetor de Respostas. Escreva o número do apostador e o número de acertos. Se o apostador tiver 10 acertos, mostrar a mensagem "Ganhador". (2) 27. Elabore um programa que efetue as seguintes operações sobre dois vetores u e v (tamanho 5): (2) a. u+ v. b. u v. c. αu+(1 α ) v. Obs.: α é uma constante real entre 0 e Considere um vetor de trajetórias de 9 elementos, onde cada elemento possui o valor do próximo elemento do vetor a ser lido. Índice Valor Para o caso em questão, a sequência da leitura seria: (1, 5, 2, 7, 4, 9, 3, 6, 8, 0). Faça um algoritmo que seja capaz de ler o vetor valor e indicar a trajetória percorrida. (2) 29. Escreva um programa que inicialmente lê dois vetores de tamanho 10 e os escreve. A seguir, seu programa deve utilizar um terceiro vetor de tamanho 10 contendo os maiores valores para cada posição. (2) Ex.: para os vetores e o programa geraria o vetor Escreva programa que lê um vetor de 10 posições e armazena num segundo vetor esses elementos em ordem crescente. (3) Dica: utilize um terceiro vetor para marcar os elementos cuja posição no vetor ordenado já foi determinada 31. Escreva um programa que lê um vetor de tamanho 10, encontrando e mostrando na tela a mediana dos valores lidos. (2)

4 32. Elabore um programa que armazena em um vetor dez valores lidos do teclado. Em seguida, determina a diferença entre a média do vetor e a média calculada com base no maior e menor elemento do vetor. (2) 33. Numa certa eleição, existem 5 candidatos identificados pelos valores 1, 2,..., 5. Uma votação pode ser representada como um vetor em que cada posição indica um eleitor e o conteúdo dessa posição seu voto. Por exemplo, a sequência (1, 2, 1, 2, 3, 5) indica a existência de seis eleitores, sendo que os candidatos 1 e 2 obtiveram dois votos e os candidatos 3 e 5 obtiveram um voto cada. Construa um programa que leia os votos de 20 eleitores, indique quanto cada candidato recebeu em votos e qual candidato obteve o maior número de votos. (3) 34. Numa certa eleição, existem 5 candidatos identificados pelos valores 1, 2,..., 5. Uma votação pode ser representada como um vetor em que cada posição indica um eleitor e o conteúdo dessa posição seu voto. Por exemplo, a sequência (1, 2, 1, 2, 3, 5) indica a existência de seis eleitores, sendo que os candidatos 1 e 2 obtiveram dois votos e os candidatos 3 e 5 obtiveram um voto cada. Construa um programa que leia os votos de 20 eleitores, indique quanto cada candidato recebeu em votos e qual candidato obteve o maior número de votos. Além disso, informar se o candidato foi diretamente eleito e se a eleição necessitará de um segundo turno. O critério para ser eleito em primeiro turno adotado em questão é que o candidato mais votado possua pelo menos metade dos votos mais um. (3) 35. Escreva um programa que leia um vetor v 1 e guarde num vetor v 2 os elementos de v 1 sem repetição. As posições restantes de v 2 devem conter 0. (2) 36. Escreva um programa que leia dois vetores positivos A e B (mesmo tamanho) e salve num terceiro vetor C a união entre A e B (obviamente, sem repetições). Declare C com o dobro do tamanho de A. Se a união entre A e B resultar em menos elementos que o tamanho de C, complete C com -1. (2) 37. Escreva um programa que leia dois vetores positivos A e B (mesmo tamanho) e salve num terceiro vetor C a união entre A e B (obviamente, sem repetições). Declare C com o dobro do tamanho de A. Se a união entre A e B resultar em menos elementos que o tamanho de C, complete C com -1. Considere as seguintes particularidades: (2) a. C corresponde à interseção entre A e B. b. C deve ser declarado com o mesmo tamanho de A. 38. Escreva um programa que leia dois vetores positivos A e B (tamanhos distintos). O programa deve realizar as seguintes operações: (3) a. Declarar um novo vetor C correspondente à união entre A e B. b. Declarar um novo vetor D correspondente à interseção entre A e B. 39. Faça um programa que declara um vetor v com N posições ( N ímpar) e o preenche seguindo alguns passos: (2) a. Calcule o ponto médio do vetor ( m= n 2 ). b. Atribua i para v [m ± i ], para i=0,1,...,m.

5 40. Faça um programa que declara um vetor v com N posições ( N par) e o preenche seguindo alguns passos: (2) a. Calcule o ponto médio do vetor ( m= n 2 ). b. Atribua i para v [m ± i ], para i=0,1,...,m. 41. Faça um programa que leia dois vetores a e b contendo, respectivamente, cinco e vinte e cinco posições. O conteúdo desses vetores é formado apenas de 0 s e 1 s informados pelo usuário. O objetivo do programa é verificar se existe um emparelhamento entre o vetor a e o vetor b. Por exemplo, a sequência (0, 1, 0) está contida em (1, 0, 1, 0, 1, 1). O emparelhamento ocorre a partir da posição 1 do segundo vetor. Seu programa deve informar a posição inicial do emparelhamento, caso exista, ou exibir a mensagem Nao existe emparelhamento entre a e b. (3) 42. Faça um programa que leia um vetor x de 10 posições. Esse vetor indica o domínio de uma função. Crie dois vetores f 1 e f 2 tais que f 1 [i ]=2 x [i ] 2 x[i] e f 2 [i]=3 x[i] 2 para i=0,1, Por fim, utilize um quarto vetor f s contendo a soma de f 1 e f 2. Mostre todos os vetores na tela. (2) 43. Faça um programa que calcule e mostre o valor do polinômio p ( x )=a 0 +a 1 x+ +a n x n em k pontos distintos. O valor de n deve ser lido do teclado ( 1 n 10 ), bem como os coeficientes reais a 0,a 1,,a n, o número de pontos k e os pontos x 1, x 2,, x k. (2) 44. Faça um programa para resolver o seguinte problema: São dadas as coordenadas reais x e y de um ponto, um número natural n, e as coordenadas reais de n pontos ( 1<n<10 ). Deseja-se calcular e imprimir sem repetição os raios das circunferências centradas no ponto ( x, y que passam por pelo menos dois dos n pontos dados. (3) Exemplo: (x, y)=(1.0,1.0) ; n=5. Pontos: (0.0, 0.0),( 2.0, 2.0 ), (0.0, 2.0 ),( 0.0,0.5),( 4.0, 2.0).. Nesse caso há três circunferências de raios: 1.12, 2.01 e Observações: Distância entre os pontos (a,b) e (c,d ) é (a c) 2 +(b d) 2. Dois pontos estão na mesma circunferência se estão à mesma distância do centro. 45. Escreva um programa para administrar uma coleção de números digitados pelo usuário. A coleção (inicialmente vazia e de tamanho máximo n ) pode conter mais de uma cópia de um mesmo número. O usuário pode inserir novos números na coleção e remover números que já estão lá. A coleção é armazenada em ordem crescente. A comunicação com o usuário é definida pelos comandos i (inserção) e r (remoção). Confira alguns exemplos e instruções: (3)

6 i 222 (seguido de ENTER): o número 222 é inserido na coleção. r 333 (seguindo de ENTER): o número 333 é removido da coleção (se esse número não estiver na coleção, o comando é ignorado). Depois de cada inserção ou remoção, o programa deve exibir a coleção. Se o usuário digitar qualquer outro caractere que não 'i' ou 'r', a execução do programa termina. Cuide para que o número de elementos na coleção não ultrapasse n. 46. Queremos efetuar a compactação de um vetor v 1 de N 1 algarismos 0 s e 1 s ( N 1 30 ) digitado pelo usuário (onde cada algarismo ocupa uma posição do vetor), de forma que o vetor resultante v 2 de N 2 elementos ( N 2 0 ) possua menos elementos (ou no pior caso, o mesmo número) do que o vetor original. A regra de compactação é a seguinte: a. O primeiro elemento do vetor v 2 é o número de 0 s do vetor v 1 a partir do seu início até o primeiro algarismo 1. b. O próximo elemento do vetor v 2 é o número de 1 s do vetor v 1 a partir do último 0 encontrado até o próximo algarismo 0. c. O próximo elemento do vetor v 2 é o número de 0 s do vetor v 1 a partir do último 1 encontrado até o próximo algarismo 1. d. Repete-se os passos b e c até o final do vetor v 1. Ex.: Para o vetor v 1 =( 0,0,0, 1,1,0,1,0,1,1,0 ) de 11 posições obtém-se v 2 =(3,2,1,1,1, 2,1, 1, 1, 1, 1 ). Obs.: Pelo fato de v 2 não ter seu tamanho pré-determinado, utilizamos um vetor com 11 posições marcando seu final com -1. Com base nessas informações, elabore um programa que efetue a compactação de um vetor lido do teclado. (3)

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote Exercícios com Vetores e Matrizes 1. Leia um vetor de 12 posições e em seguida ler também dois valores X e Y quaisquer correspondentes

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS.

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS. Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Núcleo de Produção de Tecnologia e Ensino - NPTE

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

5ª Lista de Exercícios de Programação I

5ª Lista de Exercícios de Programação I 5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS 0) Faça um algoritmo

Leia mais

Exercícios sobre algoritmos

Exercícios sobre algoritmos Exercícios sobre algoritmos Exercícios envolvendo estruturas de decisão Fazer um algoritmo para: 1) Receber um número do usuário e mostrar se esse número é par ou não par 2) Receber 3 valores numéricos,

Leia mais

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Itaqui RS Engenharia de Agrimensura Introdução à Programação (prof. Dr. Rogério Vargas) Lista 2 (entrega: 1 de junho de 2015) Instruções: Trabalhos iguais

Leia mais

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores).

DCC001 - Programação de Computadores. Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). DCC-UFMG 1 semestre de 2007 DCC001 - Programação de Computadores Prof. Martín Gómez Ravetti Lista de Exercícios 02 - Estruturas de Dados Homogêneas (Vetores). Valor: 5 pontos 1. Escreva um algoritmo em

Leia mais

Registros, Vetores e Matrizes

Registros, Vetores e Matrizes Registros, Vetores e Matrizes Lista de Exercícios - 05 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior 1) Elabore um algoritmo que leia 10 números inteiros digitados pelo usuário

Leia mais

Exercícios: Comandos de Repetição

Exercícios: Comandos de Repetição Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Comandos de Repetição 1. Faça um programa que determine o mostre os

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

3ª Lista de Exercícios de Programação I

3ª Lista de Exercícios de Programação I 3ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C, apoiadas por representação em algoritmo para planejamento. 1. Desenvolva um programa que leia dois valores a

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor.

1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor. Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Informática Disciplina: 1640/31 - Fundamentos da Computação Física 2007 Prof.: Mauro Henrique Mulati Exercícios de vetores e matrizes do 2. o Bimestre

Leia mais

Lista de Exercícios 5

Lista de Exercícios 5 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 8 Matrizes Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 30/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Matrizes As variáveis vetores declarados até o momento possuem

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores

BCC201 Introdução à Programação ( ) Prof. Reinaldo Silva Fortes. Prática 04 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores Professor David Menotti (menottid@gmail.com) BCC0 Introdução à Programação (0-0) Prof. Reinaldo Silva Fortes Prática 0 Estruturas de Dados Homogêneas Vetores ) Escreva um programa que armazene em um vetor

Leia mais

1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto

1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto 1 Faculdade FUCAPI Profº. Sérgio Roberto Lembrando que um dos objetivos da criação de um programa é a manipulação dos dados. Por meio do conhecimento das estruturas de dados homogêneas (vetores) é possível

Leia mais

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Programação A - 2011.1 Exercícios sobre vetores e matrizes Observação Esta lista será

Leia mais

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números

Lista de Exercícios Algoritmos Vetores. 10) Escreva um algoritmo em PORTUGOL que armazene em um vetor todos os números Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Ciências Eatas - ICE Disciplina: Programação de Computadores Professor: David Menoti (menoti@dcc.ufmg.br) Monitor: João Felipe Kudo (joao.felipe.kudo@terra.com.br)

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro.

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. LISTA DE EXERCÍCIO 1) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. 3) Fazer um algoritmo

Leia mais

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Vetores e Matrizes Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Funções 2 Recapitulando: Função Void 3 Recapitulando: Escopo das Variáveis Referência à variável global A variável de escopo

Leia mais

AULA 13 PROCEDIMENTOS. Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes.

AULA 13 PROCEDIMENTOS. Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes. AULA 13 PROCEDIMENTOS Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes PROCEDIMENTOS Em Visualg, os procedimentos diferem das funções apenas

Leia mais

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Variáveis Compostas Homogêneas Vetores Lógica de Programação Prof. Kleber Rezende Considerações Iniciais Os vetores são variáveis estruturadas homogêneas capazes de armazenar uma série de informações de

Leia mais

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C 1 Manipulação de dados

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE - LAÇOS OU MALHAS DE REPETIÇÃO Executa uma sequencia de comandos; nenhuma, uma ou várias vezes de acordo com uma condição, ou de acordo com uma variável de controle. 6.1 - REPETIÇÃO

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Sobre variáveis, responda

Leia mais

Aula 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (WHILE)

Aula 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (WHILE) Aula 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO (WHILE) Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1o semestre/2017 Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura Condicional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Matrizes Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Definição Matriz é uma variável composta homogênea multidimensional. Conjunto de

Leia mais

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela.

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela. 2 ANO - TUTORIA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Programação I Valor: 0,0 ATIVIDADE AVALIATIVA I Visto do (a) aluno (a) Prof.: José Ronaldo Leles Júnior CORREÇÃO Observação: Para ler os valores

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Eduardo - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto de variáveis

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM Vetor Exercícios sobre Vetores e Matrizes Exercício 1 Escrever um programa que leia um conjunto de n notas. Para isso, o programa lê a dimensão do vetor e as notas, uma a uma. Após a leitura das notas,

Leia mais

Parte I - Expressões lógicas e operadores

Parte I - Expressões lógicas e operadores Lista de Exercícios de Algoritmos e Laboratório de Programação - 01 Parte I - Expressões lógicas e operadores 1. Sendo A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A+C)

Leia mais

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 =

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 = Exercícios Exercício 1 Considerando os vetores como a pontuação por 3 equipes esportivas em 5 provas distintas. Escreva uma função que receba um vetor qualquer, calcule e retorne a média dos seus elementos.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15 Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC701 2017-1 Aula Prática 15 No jogo Inventei, cada posição do tabuleiro é representada por suas coordenadas x e y e contém um número. O tabuleiro pode ser representado

Leia mais

Aula 8 Oficina de Programação Vetores. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 8 Oficina de Programação Vetores. Profa. Elaine Faria UFU Aula 8 Oficina de Programação Vetores Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções

LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções 1) Faça um programa que leia um valor N inteiro e calcule por meio de uma função o seu dobro, após isso, imprima o número e o seu dobro na tela. Utilize apenas variáveis

Leia mais

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos...

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Estruturas de Dados Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Programação de Computadores 1 de 27 Estruturas de Dados Estruturas de dados permitem

Leia mais

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27

Estruturas de Dados. Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27 Estruturas de Dados Nem sempre, a manipulação de dados é feita por simples elementos... Vetores, Matrizes e Strings Introdução à Computação 1 de 27 Estruturas de Dados Estruturas de dados permitem que

Leia mais

Exercícios TVC2 PARTE I:

Exercícios TVC2 PARTE I: Exercícios TVC2 Esta lista de exercícios foi elaborada como preparatório para a segunda avaliação que será realizada em breve, abordando repetições, vetores numéricos e strings. Algumas instruções: Desenvolva

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto

Leia mais

Lista de Exercícios Linguagem C#

Lista de Exercícios Linguagem C# Lista de Exercícios Linguagem C# Dica: Utilizar comentários durante a construção do código fonte. Nível 1: Entrada, Processamento e Saída 1) Faça um programa para calcular o estoque médio de uma peça,

Leia mais

Lista 2 TP060. Exercícios Vetores

Lista 2 TP060. Exercícios Vetores Lista 2 TP060 Esta lista auxilia nos estudos da disciplina, porém é dever do aluno estudar além do que foi visto em sala de aula e procurar resolver exercícios que não estão em listas elaboradas pelo professor

Leia mais

Exercícios de Linguagem C

Exercícios de Linguagem C Exercícios de Linguagem C Aspectos básicos 1. Fazer um programa para receber um número inteiro de segundos do usuário e imprimir a quantidade correspondente em horas, minutos e segundos. 2. Fazer um programa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 Exercícios de revisão Lista 01: a) Monte um mapa conceitual indicando as relações entre os seguintes conceitos, no contexto do assunto visto em aula:

Leia mais

1. Faça um programa que leia uma string digitada pelo usuário e salve em um arquivo em branco.

1. Faça um programa que leia uma string digitada pelo usuário e salve em um arquivo em branco. Segunda lista de exercícios v100 Engenharia Elétrica - Eletrônica 2º Semestre de 2015 Prof: Daniel Rodrigo Ferraz Bonetti SSC0300 Linguagem de Programação e Aplicações 1 Faça um programa que leia uma string

Leia mais

Vetores e Matrizes. Vetores

Vetores e Matrizes. Vetores Vetores e Matrizes José Gustavo de Souza Paiva Vetores Também conhecidos como variáveis compostas homogêneas unidimensionais É um tipo de dado que representa um conjunto de valores do mesmo tipo É como

Leia mais

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Matrizes Unidimensionais (Vetor) Bidimensionais String Exercícios Gustavo Callou DEINFO/UFRPE

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros

Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros Lista de Exercícios ICC 1 Ponteiros Professor Cláudio Fabiano de Motta Toledo - Todos os exercícios devem ser resolvidos utilizando ponteiros, alocação dinâmica e aritmética de ponteiros. Não utilize variáveis

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento Parte 1: Vetores Gabarito - Lista de Exercícios 5 Vetores e Matrizes 1) O que será impresso

Leia mais

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova GEQ007 2013 Prof. Paulo R. Coelho Lista para prova 7. Defina uma estrutura empregado para armazenar nome, data de nascimento, idade e salário de um empregado de uma empresa. Leia informações sobre 10 empregados

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção

LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção Informática Aplicada Campus Angicos Professor: Araken de Medeiros Santos LISTA DE EXERCÍCIOS 5 Algoritmos Estruturas de Controle - Seleção Descreva um algoritmo para os seguintes problemas utilizando estruturas

Leia mais

Linguagem C. Programação Estruturada. Estrutura de Dados Heterogêneos. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo

Linguagem C. Programação Estruturada. Estrutura de Dados Heterogêneos. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo Programação Estruturada Linguagem C Estrutura de Dados Heterogêneos Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Sumário Introdução Struct Declaração Manipulação Vetor de Struct

Leia mais

Vetores Unimensionais

Vetores Unimensionais Vetores Unimensionais Objetivos Entender a importância e a necessidade do uso de Vetores Definição de Manipulação de Vetores Inserir elementos em um vetor (usando laços ou não) Imprimir elementos de um

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Estrutura de Dados Homogêneas Exercícios Slides 16 Complementar Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Exercício da Aula Anterior a) Elabore um algoritmo que registra os nomes de 50

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz Disciplina de Algoritmos e Programação Vetor e Matriz Definição de Vetor Vetor é uma variável composta homogênea unidimensional Conjunto de variáveis de mesmo tipo que possuem mesmo identificador (nome)

Leia mais

Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega Exercício 01 (Pilhas)

Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega Exercício 01 (Pilhas) Introdução à Computação II (Noturno) BCC Unesp Rio Claro/SP 2015 Lista Obrigatória 02 - Prof. Rafael Oliveira (Deve ser entregue em PDF via Moodle: Escolha apenas 5 exercícios para entrega) Exercício 01

Leia mais

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente:

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente: Vetores Vetor é um tipo de dado usado para representar uma certa quantidade de variáveis de valores homogêneos (do mesmo tipo). Imagine o seguinte problema: calcular a média das notas da prova de 5 alunos.

Leia mais

Estrutura de Seleção Múltipla Switch

Estrutura de Seleção Múltipla Switch Estrutura de Seleção Múltipla Switch Disciplina: Algoritmos e Programação Luciano Moraes Da Luz Brum Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé Email: lucianobrum18@gmail.com Horários de atendimento:

Leia mais

EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão)

EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão) EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão) Exercício 1) Escreva um programa para ler um número o o Se o número é par, mostre na tela o texto "O número é par" Senão, mostre na tela o texto

Leia mais

Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia

Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia 1. Ler uma temperatura em Celsius e converter para Fahrenheit. Elabore o algoritmo e especifique as estruturas de dados necessárias para a resolução

Leia mais

Estruturas de Dados Estáticas Cont.

Estruturas de Dados Estáticas Cont. Estruturas de Dados Estáticas 1 Estruturas de Dados Estáticas Cont. Matriz (arrays multidimensionais) Uma matriz é uma variável composta homogênea bidimensional formada por uma sequência de variáveis,

Leia mais

Programação de Computadores I. Aula - Vetores. Professor Ilaim Costa Junior.

Programação de Computadores I. Aula - Vetores. Professor Ilaim Costa Junior. Programação de Computadores I Aula - Vetores Professor Ilaim Costa Junior www.ic.uff.br/~ilaim Vetores Estruturas de dados composta Permitem a uma variável armazenar múltiplos valores de um mesmo tipo

Leia mais

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES) NB7 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/03 - Versão 4.3 97 CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS Nem sempre os tipos básicos (numérico, literal e lógico) são suficientes

Leia mais

CA II Variável Composta

CA II Variável Composta exatasfepi.com.br CA II Variável Composta André Luís Duarte O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8 Variáveis Compostas Homogêneas Unidimensionais

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: 1ª Unidade

LISTA DE EXERCÍCIOS: 1ª Unidade LISTA DE EXERCÍCIOS: 1ª Unidade 1) Dado o trecho de código a seguir, qual será a saída se as entradas forem, respectivamente: A) 0 e 1 B) 2 e 3 C) 1 e 1 #include int main(){ float num1, num2;

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 9 Subalgoritmos, funções e passagem de parâmetros Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 22/06/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Modularização Facilita a

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04

LISTA DE EXERCÍCIOS - ro. 04 USP ICMC SSC SSC0100 - Introdução à Ciência da Computação I (Prática) Professor responsável: Fernando Santos Osório Semestre: 2009/1 Horário: Terça 14h20 (Turma A2) E-mail: fosorio.at. icmc.usp.br fosorio.at.

Leia mais

Lista de exercícios Matrizes

Lista de exercícios Matrizes Lista de exercícios Matrizes 1) Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na

Leia mais

SSC INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARA ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS. Profa. Dra. Milena Guessi Margarido

SSC INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARA ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS. Profa. Dra. Milena Guessi Margarido SSC 301 - INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARA ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS Profa. Dra. Milena Guessi Margarido (milena@icmc.usp.br) PSEUDOCÓDIGO corpo principal algoritmo sequência de comandos fim

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula 9 Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 26 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Grupo B Estruturas de Repetição

Grupo B Estruturas de Repetição Grupo B Estruturas de Repetição Exercício Descrição 1. Escrever um algoritmo que lê 5 valores para a, um de cada vez, e conta quantos destes valores são negativos, escrevendo esta informação. 2. Escrever

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com Estruturas de Repetição Em muitos casos, o algoritmo solução para uma determinada classe de problemas, apresenta

Leia mais

Programação II. Victor Amorim dos Santos

Programação II. Victor Amorim dos Santos Programação II Victor Amorim dos Santos Estrutura de repetição - Loops Definição Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa aro, anel ou sequência. Início X verdadeiro X!= 0 Exemplo: Ler um

Leia mais

Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira

Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira E-mail: adelson.nogueira@pitagoras.com.br Aplicação: 1) Como imprimir os três primeiros número ímpares? Aplicação:

Leia mais

SSC Introdução à Programação para Engenharias. Lista 01 Entrega em 06/04/ h10

SSC Introdução à Programação para Engenharias. Lista 01 Entrega em 06/04/ h10 Nota SSC0304 - Introdução à Programação para Engenharias Lista 01 Entrega em 06/04/2018 08h10 Nome N.º USP Obs 1: Utilize essa primeira página como capa da sua lista de exercícios Obs 2: Esta lista é em

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 2.5 Conceitos Básicos de Algoritmos Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Introdução Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos

Leia mais

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 12 Agregados Homogêneos Variáveis Indexadas matrizes Variáveis Indexadas bi dimensionais

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1. TIPOS COMPOSTOS DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS 2 1. Considerando as declarações abaixo, responda dizendo

Leia mais

1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo.

1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo. Lista de Exercícios de Algoritmo 1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo. 2. Escreva um algoritmo que leia 10 números utilizando

Leia mais

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL Noções de Programação de Computadores Prof. Eduardo 1 1 ESTRUTURA SEQUENCIAL algoritmo Nome_do_algoritmo declaração de variáveis variáveis inicio bloco de comandos; fim_algoritmo 1.1 Declaração de variáveis

Leia mais

CI208 - Programação de Computadores. Aula 24: Arrays. Prof. MSc. Diego Roberto Antunes

CI208 - Programação de Computadores. Aula 24: Arrays. Prof. MSc. Diego Roberto Antunes CI208 - Programação de Computadores Aula 24: Arrays Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática

Leia mais

Introdução a Algoritmos Parte 06

Introdução a Algoritmos Parte 06 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 06 (Baseado no Material do Prof. Marcelo Linder) Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

Leia mais

Linguagem C Estruturas de Repetição

Linguagem C Estruturas de Repetição Linguagem C Estruturas de Repetição José Gustavo de Souza Paiva Introdução Como fazer um programa que mostre na tela os 4 primeiros números ímpares? Primeira solução printf( 1 ); printf( 3 ); printf( 5

Leia mais

Aula 3 PROFESSOR TUTA

Aula 3 PROFESSOR TUTA Aula 3 PROFESSOR TUTA WHILE Formato: while(condição) Loop infinito: while(1) Exemplo: int x = 0; while(x

Leia mais

Introdução a programação Controle de Fluxo

Introdução a programação Controle de Fluxo Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Controle de Fluxo Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Cond. Verdadeira Cond. Falsa 2 DESVIO DE CONTROLE 3 Desvio de Controle

Leia mais

Exercícios: Arquivos

Exercícios: Arquivos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Arquivos 1. Codifique, compile e execute um programa que: (a) crie/abra

Leia mais