PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I"

Transcrição

1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I (Parte 2) Prof. Eduardo Machado Real Conteúdos: Variáveis Compostas Homogêneas: Vetores e Matrizes. Variáveis Compostas Heterogêneas: Registros.

2 Programação de Computadores I Prof. Eduardo VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS 1.1 VETOR Variável composta homogênea unidimensional caracteriza-se por dados agrupados linearmente numa única direção, como uma linha reta, veja: Os vetores são capazes de armazenar vários valores. Cada um desses valores é identificado pelo mesmo nome (o nome dados ao vetor). Eles são diferenciados apenas por um índice. Os índices na linguagem C/C++ para identificar as posições de um vetor começam sempre em 0 (zero) e vão até o tamanho do vetor menos uma unidade. Exemplo: As posições de um vetor de tamanho 10, são: 0, 1, 2, 3,..., Declaração de vetor Os vetores em C/C++ são identificados pela existência de colchetes logo após o nome da variável no momento da declaração. Dentro dos colchetes deve-se colocar o número de posições do vetor. Exemplos: int vet[10]; vet Nesse exemplo, o vetor chamado vet possui dez posições, começando pela posição 0 e indo até a posição 9 (tamanho do vetor 1). Em cada posição poderão ser armazenando números inteiros, conforme especificado pelo tipo int na declaração. char x[5]; x A * k Nesse exemplo, o vetor chamado x possui cinco posições, começando pela posição 0 e indo até a posição 4 (tamanho do vetor 1). Em cada posição poderão ser armazenados caracteres, conforme especificado pelo tipo char na declaração. É importante ressaltar que, na linguagem C/C++, não existe o tipo de dado string, como ocorre na linguagem Pascal ou Delphi, por exemplo. Dessa maneira, para poder armazenar em uma cadeia de caracteres, por exemplo, o nome completo de uma pessoa, deve-se declarar um vetor de char, em que cada posição equivale a um caractere ou a uma letra do nome.

3 Programação de Computadores I Prof. Eduardo Atribuindo valores ao vetor As atribuições em vetor exige que seja informada em qual de suas posições o valor ficará armazenado. Deve-se lembrar sempre que a primeira posição de um vetor em C/C++ tem índice 0. vet[0] 1; x[3] b ; //Atribui o valor 1 à primeira posição do vetor. //Atribui a letra b à quarta posição do vetor Preencher um vetor Preencher um vetor significa atribuir valores a todas as suas posições. Assim, deve-se implementar um mecanismo que controle o valor do índice. for(i=0;i<10;i++) cin>>vetor[i]; Nesse exemplo, a estrutura de repetição for foi utilizada para garantir que a variável i assuma todos os valores possíveis para o índice do vetor (de 0 a 9). Assim, para cada execução da repetição, será utilizada uma posição diferente do vetor Mostrando os elementos do vetor Mostrar os valores contidos em um vetor também exige a utilização do índice. for(i=0;i<10;i++) cout>>vetor[i]; Nesse exemplo, a estrutura de repetição for foi utilizada para garantir que a variável i assuma todos os valores possíveis para o índice do vetor (de 0 a 9). Assim, para cada execução da repetição, será utilizada uma posição diferente e, dessa forma, todos os valores do vetor serão mostrados.

4 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 4 Exercício resolvido: Criar um algoritmo que leia um vetor de números inteiros e 5 posições. Mostre cada elemento do vetor multiplicado por 3. Algoritmo: Em C/C++: algoritmo numeros declaração de variáveis inteiro num[5], x,mult; inicio para x 1 até 5 faça inicio escreva( Digite um número: ); leia(num[x]); fim para para x 1 até 5 faça inicio mult num[x]*3; escreva(mult); fim para fim_algoritmo #include<iostream.h> #include<conio.h> void main() clrscr(); int num[5],x,mult; for(x=0;x<=4;x++) cout<< \ndigite um número: ; cin>>num[x]; for(x=0;x<=4;x++) mult=num[x]*3; cout<< \n <<mult; getch(); Exercícios: Implementar os algoritmos desenvolvidos na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados I. 1.2 MATRIZ Uma matriz pode ser definida como um conjunto de variáveis de mesmo tipo e identificadas pelo mesmo nome. Essas variáveis são diferenciadas por meio da especificação de suas posições dentro dessa estrutura. A linguagem C/C++ permite a declaração de matrizes unidimensionais (mais conhecidas como vetores). Bidimensionais e multidimensionais. As matrizes mais utilizadas possuem duas dimensões. Para cada dimensão deve ser utilizado um índice Declaração de Matriz tipo nome[dimensão1][dimensão2][...][dimensãon ]; onde: tipo é o tipo dos dados que serão armazenados na matriz; nome é o nome dado à variável do tipo matriz; dimensão1 representa o tamanho da 1ª dimensão da matriz; dimensão2 representa o tamanho da 2ª dimensão da matriz; dimensãon representa o tamanho da 1ª dimensão da matriz; dimensãon representa o tamanho da n-ésima dimensão da matriz;

5 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 5 Exemplos: float x[2][6]; Da mesma maneira como, ocorre como com os vetores, os índices começam sempre em 0 (zero). Sendo assim, com a declaração anterior, criou-se uma variável chamada x contendo duas linhas (0 e 1) com seis colunas cada (0 a 5), capazes de armazenar números reais, como pode ser observado a seguir: x char mat[4][3]; A declaração anterior criou uma variável chamada mat contendo quantro linhas (0 a 3) com três colunas cada (0 a 2), capazes de armazenar símbolos, como pode ser observado a seguir: mat float y[2][4][3]; A declaração anterior criou uma variável chamada y contendo duas linhas (0 a 1) com quatro colunas cada (0 a 3) e profundidade três (0 a 2), capazes de armazenar números reais, como pode ser observado a seguir: Atribuindo valores a uma matriz Atribuir valores a uma matriz significa armazenar uma informação em um de seus elementos, identificado de forma única por meio de seus índices. x[1][4] = 5; //Atribui o valor 5 à posição identificada pelos índices 1 (2ª linha) e 4 (5ª coluna) x 0 1 5

6 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 6 mat[3][2] = D ; //Atribui a letra D à posição identificada pelos índices 3 (4ª linha) e 2 (3ª coluna) mat D y[0][3][1] = 12; //Atribui o valor 12 à posição identificada pelos índices 0 (1ª linha), 3 (4ª coluna) e 1 (2ª profundidade) Preenchendo uma matriz Preencher uma matriz significa percorrer todos os seus elementos, atribuindo-lhes um valor. Este valor pode ser recebido do usuário, por meio do teclado, ou pode ser gerado pelo programa. No exemplo que segue, todos os elementos de uma matriz bidimensional são percorridos, atribuindo-lhes valores digitados pelo usuário e capturados pelo comando cin. for(i=0;i<7;i++) for(j=0;j<3;j++) cout<< \ndigite o elemento m[ <<i<< ][ <<j<< ]: ; cin>>mat[i][j]; Como a matriz possui sete linhas e três colunas, o for externo deve variar de 0 a 6 (percorrendo, assim, as sete linhas da matriz) e o for interno deve variar de 0 a 2 (percorrendo, assim, as três colunas da matriz). Então, pode-se pensar que, para cada dimensão definida para a matriz, deverá ser utilizada uma estrutura de repetição for para os diferentes índices. É importante lembrar que, as variáveis de controle utilizadas para as estruturas de repetição, devem ser diferentes (observe no exemplo anterior que foram utilizados o i e o j para os nomes das variáveis de controle).

7 Programação de Computadores I Prof. Eduardo Mostrando os elementos de uma matriz Pode-se também percorrer todos os elementos de uma matriz acessando o seu conteúdo. Para mostrar os valores armazenados dentro de uma matriz, supondo que ela tenha sido declarada como float x[10][6], pode-se executar os comandos a seguir: for(i=0;i<10;i++) for(j=0;j<6;j++) cout<< \nelemento x[ <<i<< ][ <<j<< ]: <<x[i][j]; Exercício resolvido: Criar um algoritmo que leia as três notas de 2 alunos de uma turma. Depois mostre estas notas divididas por 2, uma vez que, constatou-se que estes alunos colaram nas provas. #include<iostream.h> #include<conio.h> void main() clrscr(); float notas[2][3],div; int a,b; for(a=0;a<=1;a++) for(b=0;b<=2;b++) cout<< \ndigite a nota <<b<< do aluno <<a<< : ; cin>>notas[a][b]; for(a=0;a<=1;a++) for(b=0;b<=2;b++) div=notas[a][b]/2; cout<< \nnota dividida <<div; getch(); Exercícios: Implementar os algoritmos desenvolvidos na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados I.

8 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 8 2 VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros) Os registros em C/C++ são definidos Poe meio da utilização da palavra reservada struct, conforme apresentado a seguir: struct nome_do_registro tipo campo1; tipo campo2;... tipo campon; ; A partir da estrutura definida, o programa poderá considerar que existe um novo tipo de dados a ser utilizado chamado nome_do_registro. Este novo tipo de dado é capaz de armazenar várias informações, cujos tipos podem ser diferentes. Estas informações são chamadas de campos da estrutura. Exemplo: struct registro int num; char nome[30]; float saldo; ; No exemplo, um registro chamado registro foi definido. Isto significa que o programa poderá utilizar um novo tipo de dado. Variáveis declaradas desse tipo poderão armazenar três valores: num, nome e saldo. Uma observação importante é que a struct só poderá ser utilizada dentro do bloco onde for definida. Por exemplo, uma struct descrita dentro das chaves que delimitam a função main só poderá ser utilizada por variáveis que também estejam dentro desse bloco. Para permitir que qualquer parte do seu programa entenda e utilize uma struct, sua definição deverá ser feita fora da função main, de preferência logo abaixo das includes. 2.1 Declaração de variáveis do tipo registro É importante ressaltar que, para um programa utilizar uma struct, é necessária a declaração de variáveis desse tipo, da seguinte forma: nome_do_registro nome_da_variável; Considerando que estruturas representam novos tipos de dados, todas as operações realizadas com os tipos predefinidos da linguagem também poderão ser realizadas com as estruturas. Dessa maneira, além de variáveis simples, vetores e matrizes podem ser declaradas como struct. Exemplos: registro var; A variável var é do tipo registro, ou seja, poderá armazenar três valores: num, nome e saldo.

9 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 9 registro exemplo[10][4]; A variável exemplo é uma matriz bidimensional com dez linhas e seis colunas, onde cada posição armazenará três valores: num, nome e saldo. Observação: em alguns momentos, é possível fazer a declaração da variável com a definição da estrutura, no mesmo bloco de comandos. Observe o exemplo a seguir: struct registro int num; char nome[35]; float saldo; x[5][8]; Nesse caso, está sendo declarada uma variável x com cinco linhas e oito colunas, onde cada posição é do tipo registro e, portanto, contém num, nome e saldo. 2.2 Acesso a membros de estruturas Depois de a variável ser declarada, o programa precisa manipular o conteúdo de cada campo individualmente. Para tanto, é preciso informar o nome da variável e o do campo desejado, separados por um ponto. Exemplo 1: Para armazenar os valores 1 e geladeira na variável x, deve-se fazer as atribuições a seguir: struct produto int codigo; char descricao[30]; ; produto x; //a variável x é declarada como sendo um produto. x.codigo = 1; strcpy(x.descricao, geladeira );

10 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 10 Exemplo 2: (Conjunto de registros utilizando um Vetor) Para armazenar os valores 5 e fogão na quinta posição de um vetor, deve-se fazer as atribuições a seguir: struct produto int codigo; char descricao[30]; ; produto eletro[12]; eletro[3].codigo 5; strcpy(eletro[3].descricao, fogão ); //a variável eletro é declarada como sendo um vetor de 12 posições e cada posição é produto. Vale lembrar que, se o vetor começa na posição 0 (zero), a quarta posição é identificada pelo índice três. Vale lembrar que, se o vetor começa na posição 0 (zero), a quarta posição é identificada pelo índice três. Exemplo 3: (Conjunto de registros utilizando um Matriz) Para armazenar os valores 11 e televisão na terceira coluna da sexta linha de uma matriz, deve-se fazer as atribuições a seguir: struct produto int codigo; char descricao[30]; ; produto eletro[8][4]; //a variável eletro é declarada como sendo uma matriz de 8 linhas e 4 colunas, onde cada posições e cada posição é produto. eletro[5][2].codigo 11; strcpy(eletro[5][2].descricao, televisão ); Considerando que tanto as linhas como as colunas de uma matriz começam na posição 0 (zero), a sexta linha é representada pelo índice cinco, e a terceira coluna é representada pelo índice dois. 2.3 Manipulação de cadeias em C/C++ Quando estudamos registros, utilizamos com frequência cadeias de caracteres como um campo de nome, um campo de descrição, etc. Para este tipo de campo, é exigida uma declaração em que se use vetor. Exemplo: char nome[30]; char descricao[20]; Para este tipo de variável, o comando de entrada utilizado é o gets como já conhecemos, mas em relação à atribuição, teremos que utilizar funções da linguagem C/C++.

11 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 11 Então veja algumas funções para a manipulação de cadeias em C/C++: Armazenar valores vindos do teclado: Função: gets( ); Biblioteca: #include<stdio.h> Exemplo: cout<< \ndigite o nome: ; gets(cliente.nome); onde, cliente é o nome do registro e nome é um campo deste registro. Copiando cadeias de caracteres Função: strcpy(str1,str2); A função strcpy copia a cadeia str2 para a str1. Biblioteca: #include<string.h> Exemplo: - Atribuição que conhecemos: descr_p=p.descr; Não utilizar para cadeia de caracteres! - Atribuição correta: strcpy(descr_p,p.descr); onde, a variável descr_p vai receber o conteúdo do campo descr do registro p. Exercício resolvido: Criar um algoritmo que leia os dados de um aluno (RGM e 3 notas). Mostre os dados lidos. #include <iostream.h> #include <conio.h> #include <stdio.h> struct aluno int rgm; float p1,p2,p3; ; void main() struct aluno aluno; cout << "Digite o RGM: "; cin>>aluno.rgm; cout << "Digite a nota 1: "; cin>>aluno.p1; cout << "Digite a nota 2: "; cin>>aluno.p2; cout << "Digite a nota 3: "; cin>>aluno.p3; cout<<"\n\n"; cout << "\n*****dados DO ALUNO*****"; cout << "\nrgm: "<<aluno.rgm; cout << "\nnota 1: "<<aluno.p1; cout << "\nnota 2: "<<aluno.p2; cout << "\nnota 3: "<<aluno.p3; cout << "\n************************"; getch(); Observação: A declaração do registro struct aluno aluno; foi utilizado o mesmo nome do registro para a variável, mas também poderia ser utilizado as seguintes declarações, por exemplo: struct aluno a; aluno aluno; aluno a;

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros) Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HETEROGÊNEAS (Registros) Uma empresa vai fornecer o crediário para um cliente efetuar o pagamento em várias parcelas, mas para

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO II VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO II VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO II VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS Material da Prof. Ana Eliza Dados e comandos, para serem processados, devem estar na memória do computador. Memória Definição:

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

Aula 3/4: Vetores/Matrizes e Ponteiros

Aula 3/4: Vetores/Matrizes e Ponteiros Carlos Henrique/Introdução C++ Aula 3/4: Vetores/Matrizes e Ponteiros Funções: Função main (int argc, char ** argv) Recursão Vetores/Matrizes/Strings Vetor (Matriz Unidimensional) Gerando um ponteiro para

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Eduardo - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto de variáveis

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C. Exercícios: Structs

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C. Exercícios: Structs Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Structs 1. Utilizando estrutura, fazer um programa em C que permita

Leia mais

Laboratório de Programação 02

Laboratório de Programação 02 Laboratório de Programação 02 Tipos Agregados Homogêneo e String Prof. Carlos Eduardo de Barros Paes Prof. Julio Arakaki Departamento de Computação PUC-SP Variáveis Compostas São um conjunto de variáveis

Leia mais

1. Estrutura de Dados

1. Estrutura de Dados 1. Estrutura de Dados Não existe vitória sem sacrifício! Filme Transformers Um computador é uma máquina que manipula informações. O estudo da ciência da computação inclui o exame da organização, manipulação

Leia mais

Linguagem de Programação C. Fluxo de Saída Padrão. Linguagem de Programação C. printf. Fluxo de Saída Padrão. Algoritmos e Lógica de Programação

Linguagem de Programação C. Fluxo de Saída Padrão. Linguagem de Programação C. printf. Fluxo de Saída Padrão. Algoritmos e Lógica de Programação Algoritmos e Lógica de Programação Linguagem de Programação C Linguagem C Entrada e Saída de dados Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Fluxo de Saída Padrão Saída Formatada: ( ) Tem a função de

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto

Leia mais

AULA 3 Alocação dinâmica de memória: Ponteiros

AULA 3 Alocação dinâmica de memória: Ponteiros UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação Estrutura de Dados AULA 3 Alocação dinâmica de memória: Ponteiros Estrutura de Dados 1 Variáveis X Ponteiros VARIÁVEL - Estrutura para armazenamento

Leia mais

Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA

Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho INFORMÁTICA BÁSICA INFORMÁTICA BÁSICA Conceitos c++ Prof. Demétrios Coutinho C a m p u s P a u d o s F e r r o s D i s c i p l i n a d e O r g a n i z a ç ã o d e A l g o r i t m o s D e m e t r i o s. c o u t i n h o @

Leia mais

Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário!

Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário! ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I DCC/UFMG Trabalho Prático II - Resta 1 Data de Entrega: Conferir no calendário! Pedro O.S. Vaz de Melo May 29, 2013 1 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA O objetivo deste trabalho

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Variáveis Indexadas. Pedro O.S. Vaz de Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Variáveis Indexadas. Pedro O.S. Vaz de Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I Variáveis Indexadas Pedro O.S. Vaz de Melo Por que índices são importantes? Como uma loja de sapatos artesanais deve guardar os seus produtos? 1 2 3 4 Tamanhos entre

Leia mais

Até o momento, vimos que a estrutura de um computador segue uma seqüência: ENTRADA => PROCESSAMENTO => SAÍDA

Até o momento, vimos que a estrutura de um computador segue uma seqüência: ENTRADA => PROCESSAMENTO => SAÍDA Curso de Sistemas de Informação Disciplina: Algoritmos 1º e 2º Períodos Turmas 216071A, 216071B e 216062 Notas de Aula Aulas 07, 08 e 09. Professor: Edkallenn Aula 07 Variáveis Talvez o conceito de variável

Leia mais

Estrutura de repetição para número indefinido de repetições com teste no inicio (Enquanto - while)

Estrutura de repetição para número indefinido de repetições com teste no inicio (Enquanto - while) ESTRUTURA DE REPETIÇÃO EM C++ Estrutura de Repetição para número definido de repetições (Para - for) //Biblioteca para CIN e COUT //Biblioteca para funções como clrscr e getch //Estrutura principal do

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz Disciplina de Algoritmos e Programação Vetor e Matriz Definição de Vetor Vetor é uma variável composta homogênea unidimensional Conjunto de variáveis de mesmo tipo que possuem mesmo identificador (nome)

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Escreva um programa que leia 10 números

Leia mais

Vetores Unimensionais

Vetores Unimensionais Unimensionais Obje%vos Conceituação de Manipulação de Inserir elementos em um vetor (usando laços ou não) Imprimir elementos de um vetor (usando laços ou não) Exemplos Conceituando Definição de vetores:

Leia mais

Vetores, Matrizes e String

Vetores, Matrizes e String Vetores, Matrizes e String Escola CDI Professor: Paulo Marcos Trentin O que é um Vetor? Conhecido também como matriz unidimensional, é uma variável que pode conter vários valores do mesmo tipo de dado.

Leia mais

Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C#

Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C# Algoritmos APRENDENDO A PROGRAMAR COM C# Alô Mundo AULA 01 Conhecendo o ambiente O objetivo principal desse programa não é mostrar a mensagem Alo Mundo. O objetivo é apresentar o ambiente de desenvolvimento

Leia mais

Lista de Exercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores

Lista de Exercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores Instituto de Ciências Eatas e Biológicas ICEB Lista de Eercícios 04 Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores 1) Escreva um programa que armazene em um vetor todos os números inteiros de 0 a 50. Após isso,

Leia mais

1. Escreva um programa em Pascal que leia três valores inteiros e mostre-os em ordem crescente. Utilize seleção encadeada.

1. Escreva um programa em Pascal que leia três valores inteiros e mostre-os em ordem crescente. Utilize seleção encadeada. Universidade Estadual Vale do Acaraú Curso: Engenharia Civil Disciplina: Programação de Computadores Prof. Hudson Costa Instruções: as equipes de cinco componentes (ou elementos) deverão fazer apenas 30

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Matrizes Gil Eduardo de Andrade Introdução Uma matriz pode ser definida, assim como um vetor, como um conjunto de elementos (variáveis) que apresentam um mesmo tipo e são referenciados

Leia mais

Programação de Computadores I. Linguagem C Função

Programação de Computadores I. Linguagem C Função Linguagem C Função Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 07 Função 1 Conceitos As técnicas de programação dizem que, sempre que possível, evite códigos extensos, separando o mesmo em funções,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Matrizes Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Definição Matriz é uma variável composta homogênea multidimensional. Conjunto de

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes

Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Aula 06 Introdução à Programação Matrizes Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro Matrizes Unidimensionais (Vetor) Bidimensionais String Exercícios Gustavo Callou DEINFO/UFRPE

Leia mais

Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Estruturas de Repetição PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Existem situações onde é necessário repetir um determinado trecho de um programa um certo número de vezes. Assim,

Leia mais

Linguagem C: strings. Prof. Críston Algoritmos e Programação

Linguagem C: strings. Prof. Críston Algoritmos e Programação Linguagem C: strings Prof. Críston Algoritmos e Programação String Uma string é um vetor de caracteres (texto) char nome [tamanho]; O texto que vamos gravar em uma string não precisa ocupar todos os caracteres

Leia mais

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea BANCO DE DADOS Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com SQL A Structed Query Language foi desenvolvida em 1974 nos laboratório da IBM em San José na Califórnia,

Leia mais

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores Parte 1 Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores uma introdução As listas apresentadas na aula anterior formam um conjunto de TADs extremamente importante

Leia mais

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES Prof. André Backes POR QUE USAR ARRAY? As variáveis declaradas até agora são capazes de armazenar um único valor por vez. Sempre que tentamos armazenar um novo valor

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

Estruturas II UFOP 1/35

Estruturas II UFOP 1/35 BCC 201 - Introdução à Programação I Estruturas II Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/35 Conceito de struct I Vetores e matrizes Estruturas de dados homegêneas Armazenam vários valores, mas todos de um mesmo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO A. Matrizes

PROGRAMAÇÃO A. Matrizes PROGRAMAÇÃO A Matrizes DEFINIÇÃO Em linguagem C, uma matriz é um vetor cujos itens são também vetores. Uma matriz pode ter qualquer número de dimensões, mas as matrizes bidimensionais são as mais usadas.

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (C) VETORES E MATRIZES. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (C) VETORES E MATRIZES. Professor Carlos Muniz Vetores são estruturas de dados que armazenam usualmente uma quantidade fixa de dados de um certo tipo; por esta razão, também são conhecidos como estruturas homogêneas de dados. Internamente, um vetor

Leia mais

INF 1620 P1-13/09/02 Questão 1 Nome:

INF 1620 P1-13/09/02 Questão 1 Nome: INF 1620 P1-13/09/02 Questão 1 Considere que o cálculo da multa para o pagamento de um determinado imposto varia de acordo com a tabela a seguir: Valor do Imposto Original Multa por mês de atraso até R$

Leia mais

Algoritmos e Programação : Conceitos e estruturas básicas. Hudson Victoria Diniz

Algoritmos e Programação : Conceitos e estruturas básicas. Hudson Victoria Diniz Algoritmos e Programação : Conceitos e estruturas básicas Hudson Victoria Diniz Relembrando... Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar

Leia mais

Capítulo 7 Matriz. Roteiro

Capítulo 7 Matriz. Roteiro Capítulo 7 Matriz Licenciatura em Computação Fundamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Roteiro Definição

Leia mais

Introdução à Programação. Funções e Procedimentos. Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com

Introdução à Programação. Funções e Procedimentos. Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com Introdução à Programação Funções e Procedimentos Prof. José Honorato F. Nunes honoratonunes@gmail.com RESUMO DA AULA SUB-ROTINAS: Procedimentos Funções Escopo de variáveis Parâmetros Prof. José Honorato

Leia mais

BC-0505 Processamento da Informação

BC-0505 Processamento da Informação BC-0505 Processamento da Informação 0.Declarar Variáveis/ Atributos (Armazenar Dados) 1.Entrada de Dados (Obter dados = Leitura) double raio = 0; double area = 0; double PI = 3.14159; 2.Processamento (=

Leia mais

Linguagem C (Funções)

Linguagem C (Funções) 1. Sub-Rotinas em Linguagem C/C++ Um importante recurso apresentado nas linguagens de programação é a modularização, onde um programa pode ser particionado em sub-rotinas bastante específicas. A linguagem

Leia mais

21 Strings. 21.1 O que são strings? 21.2 Leitura de Strings. Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto

21 Strings. 21.1 O que são strings? 21.2 Leitura de Strings. Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto 21 Strings Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto Oobjetivodestaaulaéintroduziroconceitodestrings. Aofinaldessaaulavocêdeverásaber: Descrever o que são strings. Descrever a distinção entre strings evetoresdecaracteres.

Leia mais

Conversão Visualg à C++ Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD

Conversão Visualg à C++ Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD Conversão Visualg à C++ Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Unidade 01-a Algoritmos e Programação Seção 1.1 Visualg 2 Formato do Visualg algoritmo nome do algoritmo // Função: // Autor: // Data:

Leia mais

3. COMPILAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C

3. COMPILAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C 3. COMPILAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C 3.1. Compilação de um Programa C O compilador C realiza a compilação do código-fonte de um programa em cinco etapas: edição, pré-processamento, compilação,

Leia mais

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação

Aula Extra. Depurador Code::Blocks. Monitoria de Introdução à Programação Aula Extra Depurador Code::Blocks Monitoria de Introdução à Programação Depurador - Definição Um depurador (em inglês: debugger) é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua

Leia mais

MC-102 - Teste de Mesa e Comandos Repetitivos

MC-102 - Teste de Mesa e Comandos Repetitivos MC-102 - Teste de Mesa e Comandos Repetitivos Elaborado por Raoni Teixeira e Editado por Danillo Roberto Pereira Instituto de Computação Unicamp Primeiro Semestre de 2013 Introdução Introdução Pode acontecer

Leia mais

Tipos Abstratos de Dados (TAD)

Tipos Abstratos de Dados (TAD) Instituto de C Tipos Abstratos de Dados (TAD) Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Tópicos Principais Módulos e Compilação em separado

Leia mais

Exercícios: comandos de repetição

Exercícios: comandos de repetição UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: comandos de repetição 1) Elabore um programa que faça leitura de vários números inteiros, até que se digite

Leia mais

Exercícios de Fixação Aulas 05 e 06

Exercícios de Fixação Aulas 05 e 06 Disciplina: TCC-0.0 Prog. de Computadores III Professor: Leandro Augusto Frata Fernandes Turma: E- Data: / / Exercícios de Fixação Aulas 0 e 0. Construa um algoritmo (pseudocódigo e fluxograma) que determine

Leia mais

Importação de Dados Raster no TerraView

Importação de Dados Raster no TerraView Importação de Dados Raster no TerraView 1 Introdução Esse documento explica a interface de importação de dados matriciais no TerraView. Dados matriciais devem ser entendidos como qualquer dado armazenado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2015 Lista de Exercícios do Módulo 1 - Preparação para a Prova 1

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2015 Lista de Exercícios do Módulo 1 - Preparação para a Prova 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2015 Lista de Exercícios do Módulo 1 - Preparação para a Prova 1 Exercício 1 Apesar da existência do Sistema Internacional (SI) de Unidades, ainda existe a divergência

Leia mais

C++ - Matrizes. Observ.: C++ não avisa quando o limite de uma matriz foi excedido. Providenciar a verificação é responsabilidade do programador.

C++ - Matrizes. Observ.: C++ não avisa quando o limite de uma matriz foi excedido. Providenciar a verificação é responsabilidade do programador. C++ - Matrizes É um conjunto de variáveis, do mesmo tipo, referenciadas por um único nome, onde cada variável é diferenciada por meio de um número entre colchetes chamado índice. Declaração : tipo nome

Leia mais

INF1007: Programação 2 9 Tipos Abstratos de Dados. (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1

INF1007: Programação 2 9 Tipos Abstratos de Dados. (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 INF1007: Programação 2 9 Tipos Abstratos de Dados (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Tópicos Módulos e compilação em separado Tipo abstrato de dados Exemplo 1: TAD Ponto Exemplo 2: TAD Círculo Exemplo 3:

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

Índice Valor C A D E I A \0 memória

Índice Valor C A D E I A \0 memória Strings em C A linguagem C não possui um tipo específico de dados Strings. Para fazer uma string, o C utiliza um vetor de caracteres, onde cada posição do vetor representa uma letra. É importante lembrar

Leia mais

Comandos de Desvio 1

Comandos de Desvio 1 Programação de Computadores I UFOP DECOM 2014 1 Aula prática 3 Comandos de Desvio 1 Sumário Resumo Nesta aula você irá resolver problemas que requerem uma decisão com base em um teste, ou condição. Para

Leia mais

Exercícios (if/ if else/ if elseif else)

Exercícios (if/ if else/ if elseif else) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS UNIDADE ESCOLAR: CPM PERÍODO: 4º Bimestre DISCIPLINA: Lógica de Programação ANO/SÉRIE:

Leia mais

As bibliotecas iostream e cstdlib permitem a utilização de diversos comandos de entrada e saída e funções básicas.

As bibliotecas iostream e cstdlib permitem a utilização de diversos comandos de entrada e saída e funções básicas. Roteiro 2 Estrutura Sequencial em C/C++ A estrutura sequencial na linguagem C/C++ #include Bloco de comandos; Bibliotecas são arquivos contendo várias funções que podem ser incorporadas

Leia mais

Anterior Sumário Próximo MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS

Anterior Sumário Próximo MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS Anterior Sumário Próximo MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS Clicando em, o usuário é conduzido para uma tela onde os conteúdos estão separados por blocos, que são acessados a medida que clicamos em cada

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Strings. Para começar... Strings. Exemplo...

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Strings. Para começar... Strings. Exemplo... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Strings ou cadeias de Caracteres Aula 14 Prof. Piva Para começar... Strings são cadeias de caracteres que armazenam dados textuais e, portanto,

Leia mais

O AMBIENTE DELPHI. Programação de Computadores.

O AMBIENTE DELPHI. Programação de Computadores. O AMBIENTE DELPHI Programação de Computadores Profº.: Cristiano Vieira cvscaminha@hotmail.com A IDE (Integrated Development Environment) do Delphi consiste em quatro partes principais: JanelaPrincipal(1)

Leia mais

Algoritmo e Pseudo-código

Algoritmo e Pseudo-código Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Algoritmo e Pseudo-código Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br) Objetivos do Curso Desenvolver o Pensamento Computacional

Leia mais

Explicação do programa:

Explicação do programa: Disciplina: Introdução à Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula10 Sub-rotina: Em algoritmos Em C Sub-rotinas subprograma - programação modularizada Definição:

Leia mais

Computação 2. Aula 2. Profª. Fabiany Vetores e Matrizes

Computação 2. Aula 2. Profª. Fabiany Vetores e Matrizes Computação 2 Aula 2 Vetores e Matrizes Profª. Fabiany fabianyl@utfpr.edu.br Vetores Vetor também é conhecido como variável composta homogênea unidimensional; Um vetor computacional é um variável composta

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho" FACULDADE DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho FACULDADE DE ENGENHARIA 6ª. LISTA DE EXERCÍCIOS STRINGS Disciplina: Programação de Computadores Prof. Dra Cassilda Maria Ribeiro Prof. Dr. Anibal Teixeira Ministrada por: prof. André Amarante Luiz Exercício 1: Uma palavra é denominada

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Câmpus Currais Novos. LINGUAGEM C++ VARIÁVEIS COMPOSTAS Arrays Aula I

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Câmpus Currais Novos. LINGUAGEM C++ VARIÁVEIS COMPOSTAS Arrays Aula I LINGUAGEM C++ VARIÁVEIS COMPOSTAS Arrays Aula I Prof. Bruno E. G. Gomes Uma variável em um algoritmo pode ser vista como uma gaveta. A declaração de uma variável reserva uma gaveta (posição) de um certo

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 8 Matrizes Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 30/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Matrizes As variáveis vetores declarados até o momento possuem

Leia mais

Conceitos básicos de programação

Conceitos básicos de programação Tipos de dados estruturados Tipos estruturados vectores matrizes Estruturas (registos) Vectores e matrizes são estruturas homogéneas. Uma estrutura homogénea é uma sequência linear de elementos de mesmo

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Recursividade. Pedro O.S. Vaz de Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Recursividade. Pedro O.S. Vaz de Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I Recursividade Pedro O.S. Vaz de Melo Problema Implemente uma função que classifique os elementos de um vetor em ordem crescente usando o algoritmo quicksort: 1. Seja

Leia mais

Referências. Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres. Caracteres. Tópicos

Referências. Programação de Computadores II. Cap. 7 Cadeias de Caracteres. Caracteres. Tópicos Referências Programação de Computadores II Cap. 7 Cadeias de Caracteres Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora Campus (2004) Capítulo 7 Livro: Waldemar

Leia mais

1 Cálculo do valor à vista

1 Cálculo do valor à vista MAC-5 Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia IO Segundo Exercício Programa Entregar até 7/0/2007 Comprar à vista ou comprar à prazo? Várias lojas já possuem alguns planos de crediário

Leia mais

Tutorial Extra sobre C. Felipe Santos da Silva

Tutorial Extra sobre C. Felipe Santos da Silva Tutorial Extra sobre C Felipe Santos da Silva 1 Sumário 1 stdlib.h 3 2 Struct 5 3 Funções 7 4 Recursão 10 2 1 stdlib.h Exemplo 1.1. Convertendo cadeias de caracteres em números. #include

Leia mais

9. Tipos Abstratos de Dados

9. Tipos Abstratos de Dados 9. Tipos Abstratos de Dados R. Cerqueira, W. Celes e J.L. Rangel Neste capítulo, discutiremos uma importante técnica de programação baseada na definição de Tipos Abstratos de Dados (TAD). Veremos também

Leia mais

2ª Lista de Exercícios

2ª Lista de Exercícios Esta lista de exercícios contempla o comando de atribuição além dos comandos de leitura e de escrita. Quando definimos o tipo de variável, tomamos como base o conteúdo que deveria ser armazenado. Os exercícios

Leia mais

Estruturas de Dados Aula 9: Listas (parte 1) 05/04/2011

Estruturas de Dados Aula 9: Listas (parte 1) 05/04/2011 Estruturas de Dados Aula 9: Listas (parte 1) 05/04/2011 Fontes Bibliográficas Livros: Projeto de Algoritmos (Nivio Ziviani): Capítulo 3; Introdução a Estruturas de Dados (Celes, Cerqueira e Rangel): Capítulo

Leia mais

Switch switch switch switch switch variável_inteira valor1 valor2 switch variável_inteira case case break switch case default default switch switch

Switch switch switch switch switch variável_inteira valor1 valor2 switch variável_inteira case case break switch case default default switch switch Switch A estrutura if de seleção única, a estrutura if / else de seleção dupla. Outra maneira de indicar uma condição é através de uma declaração switch. A construção switch permite que uma única variável

Leia mais

Introdução a Algoritmos e Estruturas de Dados

Introdução a Algoritmos e Estruturas de Dados CURSO DE VERÃO EM BIOINFORMÁTICA ESTRUTURAL Introdução a Algoritmos e Estruturas de Dados sandroizidoro@unifei.edu.br Apresentação Definição Variáveis Estrutura sequencial Estrutura condicional Estrutura

Leia mais

2ª Licenciatura AED1 e PC1 Prof. Eduardo 1 1 MODULARIZAÇÃO

2ª Licenciatura AED1 e PC1 Prof. Eduardo 1 1 MODULARIZAÇÃO 2ª Licenciatura AED1 e PC1 Prof. Eduardo 1 1 MODULARIZAÇÃO A identificação de problemas mais complexos resultará no desenvolvimento de algoritmos também mais complexos para resolve-os. Uma abordagem eficiente

Leia mais

3 Cadeias de Caracteres

3 Cadeias de Caracteres INF1007: Programação 2 3 Cadeias de Caracteres 05/03/2014 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Tópicos Caracteres Cadeias de caracteres Leitura de caracteres e cadeias de caracteres Exemplos de funções que

Leia mais

Programação de Computadores I BCC 701 2012-02 Terceira Avaliação 06/04/2013 Valor (3,0)

Programação de Computadores I BCC 701 2012-02 Terceira Avaliação 06/04/2013 Valor (3,0) Programação de Computadores I BCC 701 2012-02 Terceira Avaliação 06/04/2013 Valor (3,0) ATENÇÃO: Leia com atenção as questões da prova. A interpretação do enunciado faz parte da avaliação. Todos os programas

Leia mais

Linguagem C: Tipos básicos de dados escalares e cadeia de caracteres. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Linguagem C: Tipos básicos de dados escalares e cadeia de caracteres. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Linguagem C: Tipos básicos de dados escalares e cadeia de caracteres Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Dados Escalares; Strings: Strings Constantes; Strings Variáveis; A função gets(); A função strcpy();

Leia mais

1. VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1. VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Programação de Computadores 1 Prof. Eduardo 1 1. VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto

Leia mais

Linguagem C. Introdução à Programação C. Variáveis. Identificadores. Identificadores 12/03/2011 VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS

Linguagem C. Introdução à Programação C. Variáveis. Identificadores. Identificadores 12/03/2011 VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS Linguagem C Introdução à Programação C Introdução à Ciência da Computação I Prof. Denis F. Wolf Origem de C está associada ao sistema Unix Histórico: 1970: Ken Thompson desenvolve B, baseada em BCPL, para

Leia mais

OBSERVAÇÕES: EXERCÍCIOS

OBSERVAÇÕES: EXERCÍCIOS OBSERVAÇÕES: 1. Esta lista de exercícios poderá ser resolvida individualmente ou em grupos de 2 pessoas. 2. A lista possui 25 exercícios, destes você deve responder os 5 primeiros exercícios e os outros

Leia mais

Módulo 1. Introdução. AEDS I C++ (Rone Ilídio)

Módulo 1. Introdução. AEDS I C++ (Rone Ilídio) Módulo 1 Introdução AEDS I C++ (Rone Ilídio) Introdução Linguagens de Programação Fonte Compilador Executável SO I Hardware C++ - Características Evolução do C, ou seja, possui a mesma sintaxe É uma linguagem

Leia mais

Matrizes. Marina Andretta. 17 de abril de 2017 ICMC-USP. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 17 de abril de / 30

Matrizes. Marina Andretta. 17 de abril de 2017 ICMC-USP. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 17 de abril de / 30 Matrizes Marina Andretta ICMC-USP 17 de abril de 2017 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 17 de abril de 2017 1 / 30 Matrizes Uma matriz é uma variável composta bidimensional. Você pode pensá-la como

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp. Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Grafos e Algoritmos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro.

Leia mais

Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II. Ponteiros

Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II. Ponteiros Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II Ponteiros Profa.: Simone Ceolin Slides (Prof.Tiago Rios da Rocha) Primeiro Semestre 2011 Sumário

Leia mais

Caracteres, Vetores e Matrizes

Caracteres, Vetores e Matrizes Caracteres, Vetores e Matrizes STRINGS VETORES DE CARACTERES Para realizar processamento de texto e trabalhar com letras do alfabeto e outros caracteres como, por exemplo, símbolos de pontuação, a linguagem

Leia mais

Ficha de Exercícios nº 2

Ficha de Exercícios nº 2 Nova School of Business and Economics Álgebra Linear Ficha de Exercícios nº 2 Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares 1 O produto de duas matrizes, A e B, é a matriz nula (mxn). O que pode

Leia mais

Linguagem C. Programação Estruturada. Estrutura de Dados Heterogêneos. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo

Linguagem C. Programação Estruturada. Estrutura de Dados Heterogêneos. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo Programação Estruturada Linguagem C Estrutura de Dados Heterogêneos Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Sumário Introdução Struct Declaração Manipulação Vetor de Struct

Leia mais

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO ANO: 10.º Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão Disciplina: Linguagens de Programação ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/13 Módulo 1 Algoritmia 1 - Introdução à Lógica de Programação Lógica Sequência

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Manipulando Atributos Podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto se tivermos a referência a esse objeto. Os atributos são acessados pelo nome. No

Leia mais