Estudo de Transitórios de Chaveamento e seu Impacto no Dimensionamento dos Disjuntores de 230 KV da SE TERMOAÇU.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo de Transitórios de Chaveamento e seu Impacto no Dimensionamento dos Disjuntores de 230 KV da SE TERMOAÇU."

Transcrição

1 1 Estudo de Transitórios de Chaveamento e seu Impacto no Dimensionamento dos Disjuntores de 23 KV da SE TERMOAÇU. São Paulo, 22 de janeiro de 26.

2 2 1 Introdução. O presente relatório tem por objetivo efetuar a análise do impacto dos transitórios de chaveamento no dimensionamento dos Disjuntores de 23 KV da SE TERMOAÇU. Dentre os principais fenômenos a serem estudados se destacam : A necessidade da utilização de resistores de Pré-Inserção nos Disjuntores. 1.2 A TRV de acôrdo com a NBR Para tal foram simulados no software ATP as seguintes condições operativas listadas abaixo : Item 1.1 : - Energização das Linhas de 23 KV em vazio com ou sem falta. - Abertura das Linhas de 23 KV em operação normal através de faltas Fase-Terra com posterior religamento automático tripolar dos disjuntores da SE Termoaçu. Nessas condições foram efetuados condições de religamento para faltas transitórias e permanentes. Foram usados aqui tempos típicos de atuação das proteções de aproximadamente 1 ms e 5ms de tempo morto para o religamento automático.

3 3 - Energização dos Transformadores da SE TERMOAÇU com e sem falta. - Abertura do Transformador da SE TERMOAÇU para uma falta interna Fase-Terra com tempo de atuação típico de 1 ms para a abertura dos respectivos disjuntores. Através das simulações acima objetivou-se analisar o perfil das sobretensões oriundas dessas manobras e o consumo de energia dos Para-Raios da instalação como parâmetros principais para a conclusão do estudo em pauta. Item 1. 2 : - Para esse item simulou-se a condição de curto terminal trifásico na linha que ser considerado como determinante para o estudo. Portanto o estudo está dividido nas seguintes partes descritas a seguir : 1- Introdução. 2- Descrição do estudo e detalhamento no ATP. 3- Estudo dos Resistores de Pré-Inserção. 3.1 Energização das Linhas de 23 KV em Vazio Sem Falta Com Falta Abertura das Linhas de 23 KV em Operação Religamento Tripolar com Sucesso.(Falta Transitória).

4 Religamento Tripolar sem Sucesso.(Falta Permanente). 3.3 Transformadores Energização do Transformador sem Falta Energização do Transformador com Falta Abertura dos Disjuntores do Transformador em Falta. 4 Estudo da TRV. 4.1 Definição do circuito,metodologia e aspectos de simulação. 4.2 Resultados obtidos para Disjuntores classe 245 KV. 4.3 Resultados obtidos para Disjuntores classe 3 KV. 4.4 Resultados obtidos para Disjuntores classe 362 KV. 5 Conclusões.

5 5 2 - Descrição do estudo e detalhamento no ATP. Para a montagem do circuito no ATP modelaram-se os seguintes equipamentos : Linhas de Transmissão. A linha de transmissão simulada no EMTP/ATP pela rotina LINE CONSTANTS está apresentada na figura abaixo: Figura Geometria da torre de transmissão O arquivo de entrada de dados para a rotina LINE CONSTANTS está apresentado a seguir:

6 6 BEGIN NEW DATA CASE LINE CONSTANTS $ERASE $UNITS, 6., 6. BRANCH IN AOUT AIN BOUT BIN COUT CIN DOUT DIN EOUT EIN FOUT F METRIC BLANK CARD ENDING CONDUCTOR CARDS $PUNCH BLANK CARD ENDING FREQUENCY CARDS BLANK CARD ENDING LINE CONSTANT BEGIN NEW DATA CASE BLANK CARD Os cabos utilizados são do tipo GROSBEAK em bundle de dois condutores separados por uma distância de 4cm com flechas de 6.5m. Os cabos-guarda são de aço galvanizado a 7 fios tipo HS de diâmetro nominal de.5 polegada com flechas de 6.m. Foi admitida a resistividade média de 4 Ohms/m Transformadores : Foram modelados trifásicamente com sua respectivas curvas de excitação para se obter uma melhor resposta transitória principalmente devido as operações de fechamento para um provável dimensionamento do resistor de pré-inserção. Cabe ressaltar aqui que os dados da curva foram obtidos junto ao fabricante ABB para um transformador similar e os demais dados foram obtidos do relatório 6/GPI/21.

7 7 2.3 Para-Raios : Tomados como referência um de classe ZnO e tensão 245 KV de coluna única usados em outros estudos similares pelo grupo. 2.4 Equivalentes e Geradores : Para os equivalentes do lado CHESF foram usados os parâmetros de seqüência positiva e zero sempre se considerando o pior caso, ou seja as potencias de curto circuito do ano 28. Para os geradores da Termoaçu usou-se os dados obtidos do relatório 6/GPI/21 para se calcular suas resistências e indutâncias sempre se baseando na componente subtransitória da máquina que é o pior caso para as simulações em pauta. A seguir na figura 1 é apresentada uma configuração típica para o circuito gerada no software ATPDRAW.

8 8 TR-121 BK-524 G1 U BK-526 BK-525 BK-524 VBAR CS-5216 LACU1 TACU1 TACU2 CS-528 BACU LACU2 G3CH G1 U BK-526 BK-525 BK-524 TR2AT TR-121 BK-524 G3T G2 U G3 Figura 1 Circuito típico no ATPDRAW. 3 - Estudo dos Resistores de Pré-Inserção. 3.1 Introdução. Para efeito de análise do comportamento dos pára-raios face o instante de abertura e fechamento dos disjuntores, optou-se por variar o instante de chaveamento de 1 em 1 graus numa excursão de a 18 graus. Com isso, espera-se encontrar a maior variação de tensão (e portanto, a maior variação de energia nos pára-raios) dada a natureza indutiva do circuito. Portanto as simulações abaixo têm por objetivos principais os seguintes pontos :

9 9 Medir o perfil das Sobretensões no Sistema. Medir o consumo de energia nos Para-Raios do Sistema. A análise desses dois items são determinantes para a definição da necessidade ou não dos resistores de Pré Inserção nos disjuntores da SE TERMOAÇU. Nota : Com o objetivo de se simular as piores condições operativas optou-se para essa condição modelar-se a circuito em condições de carga leve, ou seja somente com linha em operação e uma máquina em operação em TERMOAÇU para configurar um sistema radial com abertura e religamento tripolar que é a condição mais critica. Em seguida, são apresentados a partir dessa consideração operativa as condições simuladas Descrição dos casos simulados Várias configurações da rede foram adotadas para análise em questão. Durante a montagem dos casos no EMTP/ATP, foram escolhidos os seguintes cenários: Cenário 1 - Energização da linha em vazio através do disjuntor em TERMOAÇU. Para este cenário foram simuladas 18 situações de fechamento de chave.

10 1 Cenário 2 Ocorrência de uma falta fase-terra com a linha operando em vazio energizada pelo Terminal Termoaçu. Em seguida após a atuação da proteção em 1 ms ocorre o Religamento tripolar da linha com o tempo morto de religamento de 1 ms que é considerado pequeno para esse nível de tensão. O objetivo aqui é mais uma vez simular a pior condição para o circuito. A medida que esse tempo morto de religamento aumenta diminuem-se consideravelmente o consumo de energia dos para-raios em AÇU. Para esse cenário foram simuladas 27 situações de abertura e religamento da chave para uma falta ocorrendo em quatro locais distintos da linha (, 25, 5 e 75% do ponto de vista da Termo-Açu), resultando em um total de 18 casos de simulação. Convém ressaltar que o religamento sempre se dará no sentido TERMOAÇU para AÇU medindo-se a energia dos para-raios em AÇU. Cenário 3 Idem ao cenário 2 com a linha em operação normal. Para este cenário foram simuladas 36 situações de religamento após a extinção de uma falta fase- terra ocorrendo em quatro locais distintos da linha (, 25, 5 e 75% do ponto de vista da TermoAçu), resultando em um total de 144 casos de simulação. Cenário 4 - Religamento trifásico sob uma falta monofásica, ou seja, consideramse as mesmas condições operativas do cenário 3 somente com a condição de que a falta não foi extinta. Para este cenário foram simuladas 27 situações de religamento sob uma falta ocorrendo em quatro locais distintos da linha (, 25, 5 e 75% do ponto de vista da TermoAçu), resultando em um total de 18 casos de simulação.

11 11 Cenário 5 - Energização dos transformadores em vazio de TermoAçu pelo disjuntor do lado de alta tensão. Para este cenário foram simuladas 18 situações de fechamento de chave. Cenário 6 Abertura do Transformador em regime sem carga. Para este cenário foram simuladas 18 situações de abertura de chave. Cenário 7 Operação do Transformador em vazio e a ocorrência de uma falta monofásica no lado de Alta Tensão. Para este cenário foram simuladas 18 situações de abertura de chave sob falta monofásica. Cenário 8 Idem ao cenário 8 para uma falta trifásica. Para este cenário foram simuladas 18 situações de abertura de chave sob falta trifásica. A fim de descrever cada um destes cenários, foram desenvolvidos três arquivos-base no EMTP/ATP. O Cenário 1 pode ser visualizado pela Figura 2. Os Cenários 2 a 5 baseiam-se no circuito da Figura 3, enquanto os Cenários 6 a 8 estão representados pela Figura 4.

12 12 CS-5216 BK-525 TR-111 BK-524 CS-528 G1 U U Figura 2 CS-52 LACU1 16 BK-525 CS-528 BK-524 U G1 U Figura 3

13 13 CS-52 LACU1 16 BK-525 CS-528 BK-524 U G1 U Figura Energização das Linhas de 23 KV em Vazio Sem Falta. Cenário 1: O pior caso para o Cenário 1 ocorreu para o ângulo de energização de 8 graus do disjuntor BK-525. Nas figuras a seguir são apresentadas as tensões, correntes, potências e energias pertinentes ao caso.

14 [kv] [s].2 (file CASO1_8_GRAUS.pl4; x-var t) v:lacu1a v:lacu1b v:lacu1c Gráfico Tensões sobre os Pára-raios em AÇU. 2 [A] [s].2 (file CASO1_8_GRAUS.pl4; x-v ar c: t) -X51A c: -X51B c: -X51C Gráfico Correntes sobre o pára-raio em AÇU.

15 [MW] [s].2 (file CASO1_8_GRAUS.pl4; x-var t) p: -LACU1C p: -LACU1B p: -LACU1A Gráfico Potências no pára-raio em AÇU. 12 [kj] [s].2 (file CASO1_8_GRAUS.pl4; x-var t) e: -LACU1C e: -LACU1B e: -LACU1A Gráfico Energias armazenadas nos Pára-Raios em AÇU.

16 Energização com Falta. Cenário 2: O pior caso para o Cenário 2 ocorreu para o religamento após 1ms da extinção do defeito, com ângulo de 14 graus com a falta ocorrendo a uma distância de % da linha. Nas figuras a seguir são apresentadas as tensões, correntes, potências e energias pertinentes ao caso. 3 [kv] [s] 1. (file CNEC_TIPO212_PC_14GRAUS_NOVO.pl4; x-var t) v:lacu1a v:lacu1b v:lacu1c Gráfico Tensões sobre o pára-raio em AÇU.

17 17 16 [kj] [s] 1. (file CNEC_TIPO212_PC_14GRAUS_NOVO.pl4; x-var t) e: -LACU1A e: -LACU1B e: -LACU1C Gráfico Energias armazenadas no pára-raio do Terminal AÇU Abertura das Linhas de 23 KV em Operação Religamento Tripolar com Sucesso.(Falta Transitória). Cenário 3: O pior caso para o Cenário 3 ocorreu para o ângulo de religamento de 15 graus com a falta ocorrendo a % da linha. Nas figuras a seguir são apresentados os gráficos de potências e energias pertinentes ao caso.conforme ilustrado abaixo, pode-se notar que a energia armazenada no pára-raio pode atingir em aproximadamente 3 ciclos (após o religamento) o limite permitido (7kJ). Entretanto, essa situação não deve ocorrer, pois as proteções atuarão em muito menos tempo.

18 18 4. [MW] [s].5 (file CNEC_TIPO221_PC_15GRAUS.pl4; x-var t) p: -LACU1A p: -LACU1B p: -LACU1C Gráfico Potências no pára-raio do Terminal AÇU. 6 [kj] [s].5 (file CNEC_TIPO221_PC_15GRAUS.pl4; x-var t) e: -LACU1A e: -LACU1B e: -LACU1C Gráfico Energias armazenadas no Pára-raio do Terminal AÇU.

19 Religamento Tripolar sem Sucesso.(Falta Permanente). Cenário 4: O pior caso para o Cenário 4 ocorreu para o ângulo de religamento de 15 graus com a falta ocorrendo a 25% da linha. Nas figuras a seguir são apresentados os gráficos de potências e energias pertinentes ao caso.conforme ilustrado abaixo, pode-se notar que a energia armazenada no pára-raio pode atingir o limite permitido (7kJ) em pouco mais de 2 ciclos após o religamento. Entretanto, essa situação não deve ocorrer, pois os dispositivos de proteção deverão atuar em um tempo menor. 7 [MW] [s].6 (file CNEC_TIPO222_25PC_15GRAUS.pl4; x-var t) p: -LACU1A p: -LACU1B p: -LACU1C Gráfico Potências no pára-raio do Terminal AÇU.

20 2 3 [kj] [s].6 (file CNEC_TIPO222_25PC_15GRAUS.pl4; x-var t) e: -LACU1A e: -LACU1B e: -LACU1C Gráfico Energias armazenadas no pára-raio do Terminal AÇU. 3.5 Transformadores Energização do Transformador sem Falta. Cenário 5: O pior caso para o Cenário 5 ocorreu para o ângulo de energização de graus. Nas figuras a seguir são apresentadas as potências e energias pertinentes ao caso. Note que o pior valor de energia armazenado é muito baixo, sendo que uma análise mais profunda para este tipo de caso é desnecessária.

21 21 7 [kw] [s] 1.5 (file CNEC_TIPO3_GRAUS.pl4; x-var t) p: -TACU1A p: -TACU1B p: -TACU1C 35 [J] 3 Gráfico Potências no pára-raio da linha do lado Termo Açu [s] 1.5 (file CNEC_TIPO3_GRAUS.pl4; x-var t) e: -TACU1A e: -TACU1B e: -TACU1C Gráfico Energias armazenadas no Pára-raio da linha do lado TermoAçu.

22 Abertura do Transformador em Regime. Cenário 6: Os casos do Cenário 6 apresentaram valores muito próximos em todas as suas variações, alcançando menos de 1.7kJ de energia armazenada após 1.5s de simulação. Sendo o pior valor de energia armazenado muito baixo, uma análise mais profunda para este tipo de caso é desnecessária Defeito Monofásico no Transformador Operando em Vazio. Cenário 7: O pior caso para o Cenário 8 ocorreu para o ângulo de abertura de 2 graus. Nas figuras a seguir são apresentadas as tensões, potências e energias pertinentes ao caso. 3 [kv] [s].35 (file CNEC_TIPO312_1F_2GRAUS.pl4; x-var t) v:lacu1a v:lacu1b v:lacu1c Gráfico Tensões na Barra de TERMOAÇU.

23 23 1 [kj] [s].35 (file CNEC_TIPO312_1F_2GRAUS.pl4; x-var t) e: -LACU1A e: -LACU1B e: -LACU1C Gráfico 6.2 Energia nos Para-raios de Termoaçu Defeito Trifásico no Transformador Operando em Vazio. Cenário 8: O pior caso para o Cenário 8 ocorreu para o ângulo de abertura de 8 graus. Nas figuras a seguir são apresentadas as potências e energias pertinentes ao caso.

24 24 5 [MW] [s].35 (file CNEC_TIPO312_3F_8GRAUS.pl4; x-var t) p: -TACU1A p: -TACU1B p: -TACU1C 6 [kj] 5 Gráfico Potências no Pára-raio da linha do lado TermoAçu [s].35 (file CNEC_TIPO312_3F_8GRAUS.pl4; x-var t) e: -TACU1A e: -TACU1B e: -TACU1C Gráfico Energias armazenadas no Pára-raio do lado TermoAçu.

25 25 4 Estudo da TRV. 4.1 Definição do circuito,metodologia e aspectos de simulação. Para esses testes objetivou-se capturar as piores condições operativas possíveis disponíveis para forçar a situação mais critica para os disjuntores. Essas condições foram : - Potência de Curto Circuito da CHESF(Terminal AÇU) para o ano de Utilização da impedância subtransitória para os geradores de TERMOAÇU forçando a maior contribuição possível de corrente de curto circuito. - Valores de Capacitâncias Parasitas dos equipamentos. Adotou-se também como parâmetro decisório o curto terminal trifásico logo na saída da linha. O modelo utilizado como referência foram obtidos da norma NBR 7118 a quatro parâmetros indicados para disjuntores acima de 1 KV. Outra condição operativa importante adotada como padrão para o defeito citado acima é a condição de abertura do primeiro disjuntor do barramento disjuntor e ½ de Termoaçu e logo em seguida a abertura do terminal remoto de AÇU pelas suas respectivas proteções.

26 26 Dessa forma força-se que toda a contribuição para o defeito tanto de AÇU como das máquinas de TERMOAÇU circulem pelo disjuntor em análise. Na figura 5 é apresentado um circuito típico usado nas simulações para a obtenção do TRT. CC FL1AFL2A FL1BFL2B FL1CFL2C FL1 FL2 DISJ TR-121 G1 U G3 TR-121 G2 U G1 U Figura 5 Circuito Padrão para a obtenção da TRT. A seguir na tabela 1 abaixo são apresentadas as capacitâncias parasitas utilizadas no modelamento. Convém ressaltar que devido a amplitude das faixas possíveis admissíveis para essas capacitâncias foram adotados valores médios para as mesmas.

27 27 Tabela 1 - Valores das Capacitâncias Parasitas no Circuito. Equipamento Quantidade Valor Médio (pf) Chaves Disjuntores 6 9 Transformadores Barras 2 6 D. Capacitivo de Potencial 4 38 Transformadores de Corrente 6 18 Em seguida no gráfico abaixo são apresentados curvas típicas obtidas das tensões e correntes obtidas nos disjuntores onde pode-se observar que as correntes são sempre eliminadas quando de sua passagem pelo ponto zero. 5 [kv] [ms] 15 (f ile trv _2451rssc28.pl4; x-v ar t) v :FL1A -FL2A v :FL1B -FL2B v :FL1C -FL2C Gráfico 4.1 Curvas Típicas de Tensões de Abertura no Disjuntor.

28 28 15 [ka] [ms] 15 (f ile trv _2451rssc28.pl4; x-v ar t) c:fl1a -FL2A c:fl1b -FL2B c:fl1c -FL2C Gráfico 4.2 Curvas Típicas das Correntes no Disjuntor. Nos próximos itens serão apresentados os gráficos obtidos para as classes de disjuntores de 245, 3 e 362 KV. Foram utilizadas a subrotina MODELS do ATP para se comparar as curvas padrões de norma com as obtidas do circuito através das simulações efetuadas.

29 Resultados obtidos para Disjuntores classe 245 KV. A seguir na tabela 2 são apresentados os valores de norma usados para essa classe de disjuntor onde : E1 Primeiro Pico da TRT. T1 Tempo da Ocorrência de E1. E2 Pico Máximo da TRT. T2 Tempo da Ocorrência de E2. RRVV Taxa de Crescimento da TRT. Para esse e para todos os demais casos vamos adotar sempre a corrente de curto máxima na barra de TERMOAÇU de 5,4 KA conforme estudo 6/GPI/21 e as correntes com 1, 6, 3 e 1 % desse valor para análise.

30 3 Tabela 2 Valores da Norma NBR 7118 Classe 245 KV Tensão % de Icc E1(KV) T1(µs) E2(KV) T2(µs) RRVV(KV/ µs) 245 KV T T T T Nos gráficos a seguir são apresentados os resultados obtidos para os valores acima onde a linha em azul indica a norma NBR 7118, onde o pior casos será sempre o primeiro pólo abrir que será sempre a fase-c nas simulações. 5 * [ms ] 6. (f ile trv _2451rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m :IEC C Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 245 KV.

31 31 5 * [ms] 6. (f ile trv _2456rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m:iecc Gráfico Curvas para 6 % de Icc Classe 245 KV. 5 * [ms] 6. (f ile trv _2453rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m :IECC Gráfico Curvas para 3 % de Icc Classe 245 KV.

32 32 5 * [ms] 6. (f ile trv _2451rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m:iecc Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 245 KV. 1.5 * [ms ] 4. (f ile trv _31rssc28.pl4; x-v ar t) m:rrrvc Gráfico Curvas da RRVV para 1 % de Icc Classe 245 KV.

33 Resultados obtidos para Disjuntores classe 3 KV. Tabela 2 Valores da Norma NBR 7118 Classe 3 KV Tensão % de Icc E1(KV) T1(µs) E2(KV) T2(µs) RRVV(KV/ µs) 3 KV T T T T * [ms] 6.5 (f ile trv _31rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m:iecc Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 3 KV.

34 34 5 * [ms] 6.5 (f ile trv _36rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m:iecc Gráfico Curvas para 6 % de Icc Classe 3 KV. 5 * [ms ] 6.5 (f ile trv _33rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m :IEC C Gráfico Curvas para 3 % de Icc Classe 3 KV.

35 35 6 * [ms] 6. (f ile trv _31rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m:iecc Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 3 KV. 6 * [ms ] 4.8 (f ile trv _31rssc283m.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m :IEC C Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 3 KV - 3 Máquinas.

36 Resultados obtidos para Disjuntores classe 362 KV. Para essa condição foram simuladas somente a condição para T1 com duas e três máquinas em TERMOAÇU. 6 * [ms ] 7.5 (file trv _3621rssc28.pl4; x-v ar t) m:e1c m:e2c m :IEC C Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 362 KV. 6 * [m s ] 6.5 (file trv _3621rssc283m.pl4; x-v ar t) m : E 1 C m : E 2 C m :IE C C Gráfico Curvas para 1 % de Icc Classe 362 KV - 3 Máquinas.

37 Conclusões : Resistores de Pré Inserção : Pelos resultados obtidos não se julgam necessários a inclusão desses equipamentos pois os perfis de tensões em nenhum momento ultrapassaram a norma tendo chegado nos piores casos a até no máximo 2 %. Outro fator preponderante foi o consumo de energia nos para-raios em AÇU da CHESF devido a manobras de fechamento dos disjuntores em TERMOAÇU. Em nenhuma das simulações efetuadas obteve-se pelo menos valores próximos ao limite adotado como referência. Com relação a TRT fica claro que os disjuntores da classe 245 KV apresentam valores acima da norma sendo que o disjuntor classe T1 fica praticamente no limite. Entretanto esse critério ficaria comprometido com a entrada da terceira máquina em TERMOAÇU conforme apresentado na figura abaixo. 5 * [m s ] 4.8 (file trv _2451rssc28cap3m.pl4; x-v ar t) m :E 1 C m :E 2 C m:iecc Gráfico 5.1 Disjuntor classe 245 KV 1 % - 3 Máquinas + Capacitor.

38 38 Os disjuntores classe 3 KV começam a apresentar um desempenho aceitável diante da Norma a partir da classe 1 %(5 KA) mesmo com as três máquinas em operação, sendo portanto o mais recomendado pelo estudo. Por último os disjuntores classe 362 KV já apresentam um bom desempenho mesmo com as três máquinas já para valores de aproximadamente 1 KA.

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TRANSFORMADORES Um transformador (ou trafo) é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência

Leia mais

6.0 Curto-Circuito Simétrico P r o f. F l á v i o V a n d e r s o n G o m e s

6.0 Curto-Circuito Simétrico P r o f. F l á v i o V a n d e r s o n G o m e s UNVERSDADE FEDERAL DE JUZ DE FORA Análise de Sistemas Elétricos de Potência 6.0 Curto-Circuito Simétrico P r o f. F l á v i o V a n d e r s o n G o m e s E - m a i l : f l a v i o. g o m e s @ u f j f.

Leia mais

CÁLCULO DO CURTO CIRCUITO PELO MÉTODO KVA

CÁLCULO DO CURTO CIRCUITO PELO MÉTODO KVA CÁLCULO DO CURTO CIRCUITO PELO MÉTODO KVA Paulo Eduardo Mota Pellegrino Introdução Este método permite calcular os valores de curto circuito em cada ponto do Sistema de energia elétrica (SEE). Enquanto

Leia mais

Proteção de cabos. o valor da relação Uo/U, que representa o quanto o cabo suporta de sobretensão fase-terra (Uo) e entre fases (U).

Proteção de cabos. o valor da relação Uo/U, que representa o quanto o cabo suporta de sobretensão fase-terra (Uo) e entre fases (U). 32 Apoio Proteção e seletividade Capítulo XII Proteção de cabos Por Cláudio Mardegan* Falando em proteção de cabos, este capítulo abordará de proteção deve ficar, no máximo, igual ao valor de alguns critérios

Leia mais

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios.

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios. Conteúdo programático: Elementos armazenadores de energia: capacitores e indutores. Revisão de características técnicas e relações V x I. Caracterização de regime permanente. Caracterização temporal de

Leia mais

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Instalações Elétricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 104 13.1 - Introdução 13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Existem três configurações básicas para alimentação de motores que operam em condições

Leia mais

Capítulo V. Transformadores de aterramento Parte I Paulo Fernandes Costa* Aterramento do neutro

Capítulo V. Transformadores de aterramento Parte I Paulo Fernandes Costa* Aterramento do neutro 60 Capítulo V Transformadores de aterramento Parte I Paulo Fernandes Costa* Os transformadores de aterramento são aplicados em muitas situações onde o arranjo do sistema elétrico exige que seja criado

Leia mais

DESTAQUE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

DESTAQUE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Capítulo 0 Transformadores DESTAQE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Os geradores elétricos, que fornecem tensões relativamente baixas (da ordem de 5 a 5 kv), são ligados

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA SOBRE CORRENTES

PROTEÇÃO CONTRA SOBRE CORRENTES 9 PROTEÇÃO CONTRA SOBRE CORRENTES 9.1 INTRODUÇÃO O aumento da temperatura nos condutores de uma instalação elétrica, devido a circulação de corrente (efeito Joule), projetada para o funcionamento normal,

Leia mais

Capítulo IV. Aterramento de sistemas elétricos industriais de média tensão com a presença de cogeração. Aterramento do neutro

Capítulo IV. Aterramento de sistemas elétricos industriais de média tensão com a presença de cogeração. Aterramento do neutro 60 Capítulo IV Aterramento de sistemas elétricos industriais de média tensão com a presença de cogeração Paulo Fernandes Costa* Nos três capítulos anteriores, foram discutidos os aspectos da escolha e

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática Francisco Erberto de Sousa 11111971 Saulo Bezerra Alves - 11111958 Relatório: Capacitor, Resistor, Diodo

Leia mais

Boletim Te cnico. Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV

Boletim Te cnico. Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV Boletim Te cnico Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV As fontes para lâmpadas ultravioleta são os circuitos de potência responsáveis pela alimentação das lâmpadas de média pressão. São também conhecidas

Leia mais

COELCE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 106 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE

COELCE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 106 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 16 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE DOCUMENTO NORMATIVO DA TRANSMISSÃO DESIM -896-1 I JUN/1 Í N D I C E 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS E TRABALHOS...1

Leia mais

Desenvolvimento de um Sistema de Acionamento de Disjuntores Visando a Menor Sobretensão

Desenvolvimento de um Sistema de Acionamento de Disjuntores Visando a Menor Sobretensão 1 Desenvolvimento de um Sistema de Acionamento de Disjuntores Visando a Menor Sobretensão M. V. Garbelotti, TBE; J. A. Jardini; M. Masuda; R. P. Casolari; G. Y. Saiki, EPUSP/PEA/GAGTD 1 Resumo O chaveamento

Leia mais

Revisão. Gerador Síncrono Tensão induzida no enrolamento do estator

Revisão. Gerador Síncrono Tensão induzida no enrolamento do estator Revisão Gerador Síncrono Tensão induzida no enrolamento do estator Revisão Motor de Indução Geração do campo girante do estator Revisão Motor de Indução Velocidade de rotação do campo girante do estator

Leia mais

-Transformadores Corrente de energização - inrush

-Transformadores Corrente de energização - inrush -Transformadores Corrente de energização - inrush Definição Corrente de magnetização (corrente de inrush) durante a energização do transformador Estas correntes aparecem durante a energização do transformador,

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Novas Normas NBR IEC 61643-1 - Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão - Parte 1: Dispositivos de proteção conectados a sistemas de

Leia mais

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los 1/ 9 Imprimir PROJETOS / Energia 20/08/2012 10:20:00 Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los Na primeira parte deste artigo vimos que a energia

Leia mais

Workshop. Proteção em redes de serviços via cabo coaxial

Workshop. Proteção em redes de serviços via cabo coaxial Workshop Proteção em redes de serviços via cabo coaxial Distúrbios em sistemas elétricos Surto Surtos elétricos Incidência de Descargas Atmosféricas na região sudeste, sul, Mato Grosso e Goiás (em milhões)

Leia mais

3 - Sistemas em Corrente Alternada. 1 Considerações sobre Potência e Energia. Carlos Marcelo Pedroso. 18 de março de 2010

3 - Sistemas em Corrente Alternada. 1 Considerações sobre Potência e Energia. Carlos Marcelo Pedroso. 18 de março de 2010 3 - Sistemas em Corrente Alternada Carlos Marcelo Pedroso 18 de março de 2010 1 Considerações sobre Potência e Energia A potência fornecida a uma carga à qual está aplicada um tensão instantânea u e por

Leia mais

Capítulo V A IEEE 1584 e os métodos para cálculo de energia incidente e distância segura de aproximação

Capítulo V A IEEE 1584 e os métodos para cálculo de energia incidente e distância segura de aproximação 34 Capítulo V A IEEE 1584 e os métodos para cálculo de energia incidente e distância segura de aproximação Por Alan Rômulo e Eduardo Senger* No artigo anterior foram abordados os métodos previstos na NFPA

Leia mais

TÉCNICAS DE PROJETO DE BANCOS AUTOMÁTICOS PARA CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA

TÉCNICAS DE PROJETO DE BANCOS AUTOMÁTICOS PARA CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA TÉCNICAS DE PROJETO DE BANCOS AUTOMÁTICOS PARA CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA BOLETIM TÉCNICO 19/07 1. POR QUE CORRIGIR O FATOR DE POTÊNCIA? A correção de fator de potência é importante, em primeiro lugar,

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor INFLUÊNCIA DO INVERSOR NO SISTEMA DE ISOLAMENTO DO MOTOR Os inversores de freqüência modernos utilizam transistores (atualmente IGBTs) de potência cujos os chaveamentos (khz) são muito elevados. Para atingirem

Leia mais

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Confiança e economia na qualidade da energia. Recomendações para a aplicação de capacitores em sistemas de potência Antes de iniciar a instalação,

Leia mais

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica Existem diversas maneiras de se gerar energia elétrica. No mundo todo, as três formas mais comuns são por queda d água (hidroelétrica), pela queima

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS Por que medir grandezas elétricas? Quais grandezas elétricas precisamos medir? Como medir

Leia mais

Fluxo de Potência em sistemas de distribuição

Fluxo de Potência em sistemas de distribuição Fluxo de Potência em sistemas de distribuição Os sistemas de distribuição são radiais, caracterizados por ter um único caminho entre cada consumidor e o alimentador de distribuição. A potência flui da

Leia mais

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Disjuntor Marca: Siemens Modelo: 3AH Ferramenta Utilizada: CE-6006 ou CE-6003 Objetivo: Teste do tempo da abertura/fechamento desde o comando até a abertura/fechamento

Leia mais

DIODO SEMICONDUTOR. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Ago/2011

DIODO SEMICONDUTOR. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Ago/2011 DIODO SEMICONDUTOR Prof. Marcelo Wendling Ago/2011 Conceitos Básicos O diodo semicondutor é um componente que pode comportar-se como condutor ou isolante elétrico, dependendo da forma como a tensão é aplicada

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

PLANTA DA ULBRA USINA DE CANOAS /RS ESTUDO DE CURTO E SELETIVIDADE ORDEM DE COMPRA 210779

PLANTA DA ULBRA USINA DE CANOAS /RS ESTUDO DE CURTO E SELETIVIDADE ORDEM DE COMPRA 210779 RELATÓRIO DO ESTUDO DE CURTO CIRCUITO E DA PLANTA DA ULBRA - PARTE 1 CONFORME SOLICITAÇÃO DA ORDEM DE COMPRA STEMAC - 210779 EMITIDA EM 01/03/2007. REVISÃO 1 19/04/2007 Introdução. O presente documento

Leia mais

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE Um conversor é um equipamento utilizado para converter potência alternada em potência contínua. Num conversor simples, que usa somente diodos retificadores, a tensão

Leia mais

Capítulo III. Faltas à terra no rotor e proteções de retaguarda. Proteção de geradores. Faltas à terra no rotor. Tipos de sistemas de excitação

Capítulo III. Faltas à terra no rotor e proteções de retaguarda. Proteção de geradores. Faltas à terra no rotor. Tipos de sistemas de excitação 24 Capítulo III Faltas à terra no rotor e proteções de retaguarda Por Geraldo Rocha e Paulo Lima* Faltas à terra no rotor A função primária do sistema de excitação de um gerador síncrono é regular a tensão

Leia mais

Potência ativa (W): é a que realmente produz trabalho, isto é, faz os motores e os transformadores funcionarem.

Potência ativa (W): é a que realmente produz trabalho, isto é, faz os motores e os transformadores funcionarem. Fator de Potência e sua correção A energia elétrica consumida em uma instalação industrial é composta basicamente por duas parcelas distintas, que são: BANCO DE CAPACITORES Nota: Energia consumida por

Leia mais

Tipos de linhas. Sumário Linhas Elétricas Dimensionamento. Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas

Tipos de linhas. Sumário Linhas Elétricas Dimensionamento. Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Tipos de linhas Sumário Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um

Leia mais

CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE 1/40

CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE 1/40 1/40 Os valores de capaci dade de condução de correntes constantes das tabelas a seguir, foram calculados de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 11301. Para os cálculos foram consideradas aterradas

Leia mais

11. Dado o circuito abaixo, determine a capacitância equivalente do circuito, sabendo que:

11. Dado o circuito abaixo, determine a capacitância equivalente do circuito, sabendo que: TÉCNICO EM ELETRICIDADE 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Dado o circuito abaixo, determine a capacitância equivalente do circuito, sabendo que: C1 = 300µF C2 = C3 = 300µF C4 = C5 = C6

Leia mais

3 Faltas Desbalanceadas

3 Faltas Desbalanceadas UFSM Prof. Ghendy Cardoso Junior 2012 1 3 Faltas Desbalanceadas 3.1 Introdução Neste capítulo são estudados os curtos-circuitos do tipo monofásico, bifásico e bifase-terra. Durante o estudo será utilizado

Leia mais

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Prof a. Katia C. de Almeida 1 Obtenção Experimental dos Parâmetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Monofásico 1.1 Introdução 1.1.1 Motores

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT 05 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT FERRAMENTA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO 6: Máquina Síncrona em Barramento Infinito Objetivo: Verificar, experimentalmente, como é feita a ligação de um gerador síncrono no barramento infinito. Teoria: As necessidades de energia elétrica

Leia mais

2) Neste resistor consegue-se verificar diretamente a corrente, pois se tem: Como o resistor é linear, a forma de onda é idêntica a da corrente;

2) Neste resistor consegue-se verificar diretamente a corrente, pois se tem: Como o resistor é linear, a forma de onda é idêntica a da corrente; Objetivo do teste Verificar os picos de corrente gerados por circuitos de lâmpadas de vapor Metálico (Mercúrio, Sódio, etc.) de lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas incandescentes. Procedimentos

Leia mais

Introdução ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO.

Introdução ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO. ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO. Introdução A energia elétrica que alimenta as indústrias, comércio e nossos lares é gerada principalmente em usinas hidrelétricas, onde a passagem

Leia mais

Manual Técnico. Transformadores de potência. Revisão 5 ÍNDICE

Manual Técnico. Transformadores de potência. Revisão 5 ÍNDICE Página 1 de 10 Manual Técnico Transformadores de potência Revisão 5 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO...2 2 RECEBIMENTO...2 3 INSTALAÇÃO...3 3.1 Local de instalação...3 3.2 Ligações...3 3.3 Proteções...7 4 MANUTENÇÃO...9

Leia mais

Protecção contra sobretensões. Descarregadores de sobretensões

Protecção contra sobretensões. Descarregadores de sobretensões Protecção contra Descarregadores Protecção contra As podem muitas vezes causar danos irreparáveis nas instalações eléctricas, bem como, nos equipamentos eléctricos e electrónicos. Os descarregadores são

Leia mais

DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT 034/2008 PADRÃO DE ESTRUTURA PE-034/2008 R-02 ESTRUTURAS ESPECIAIS

DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT 034/2008 PADRÃO DE ESTRUTURA PE-034/2008 R-02 ESTRUTURAS ESPECIAIS DIRETORIA TÉCNICA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT 034/2008 PADRÃO DE ESTRUTURA PE-034/2008 R-02 ESTRUTURAS ESPECIAIS FOLHA DE CONTROLE PADRÃO DE ESTRUTURA ESTRUTURAS ESPECIAIS Código Página

Leia mais

Manual do Usuário. Complemento da componente curricular Instalações Elétricas do curso Técnico em Eletrônica

Manual do Usuário. Complemento da componente curricular Instalações Elétricas do curso Técnico em Eletrônica Manual do Usuário Complemento da componente curricular Instalações Elétricas do curso Técnico em Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO Introdução A norma para Instalações elétricas de baixa tensão, NBR 5410:2004,

Leia mais

AULA #4 Laboratório de Medidas Elétricas

AULA #4 Laboratório de Medidas Elétricas AULA #4 Laboratório de Medidas Elétricas 1. Experimento 1 Geradores Elétricos 1.1. Objetivos Determinar, experimentalmente, a resistência interna, a força eletromotriz e a corrente de curto-circuito de

Leia mais

Análise de Redes Elétricas no Domínio do Tempo Introdução ao ATP. CESEP Curso de Especialização em Sistemas Elétricos de Potência - UFMG

Análise de Redes Elétricas no Domínio do Tempo Introdução ao ATP. CESEP Curso de Especialização em Sistemas Elétricos de Potência - UFMG 1 Análise de Redes Elétricas no Domínio do Tempo Introdução ao ATP Clever S. Pereira Filho Fuad de S. Almeida Alberto R. De Conti CESEP Curso de Especialização em Sistemas Elétricos de Potência - UFMG

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A respeito de sistemas de distribuição de energia elétrica, julgue os itens a seguir. 4 Ao operar em tensão secundária, um sistema de distribuição de energia elétrica funciona

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO BAY MÓVEL SEM INTERRUPÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE MOCÓCA

UTILIZAÇÃO DO BAY MÓVEL SEM INTERRUPÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE MOCÓCA UTILIZAÇÃO DO BAY MÓVEL SEM INTERRUPÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE MOCÓCA Carlos Francisco dos Santos e Souza Coordenador csouza@cteep.com.br Edson Luiz Giuntini Técnico Sênior de Subestações egiuntini@cteep.com.br

Leia mais

6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR

6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR 6. EXECUÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO EM MÉDIA TENSÃO 6.1 DIMENSIONAMENTO DO TRANSFORMADOR Basicamente o transformador da subestação é dimensionado pela demanda da empresa no qual será instalado, porém este

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Atualização das informações. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Atualização das informações. Nome dos grupos Instalação de Banco de Capacitores em Baixa Tensão Processo Realizar Novas Ligações Atividade Executar Ligações BT Código Edição Data SM04.14-01.008 2ª Folha 1 DE 9 26/10/2009 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES

Leia mais

A ferramenta ABB para dimensionar suas instalações de forma prática e completa!

A ferramenta ABB para dimensionar suas instalações de forma prática e completa! 100% em PORTUGUÊS A ferramenta ABB para dimensionar suas instalações de forma prática e completa! DOC é um software criado para o dimensionamento de instalações elétricas. É o resultado da ampla experiência

Leia mais

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a 6. FATOR DE POTÊNCIA O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa, conseqüentemente energia ativa e reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada.

Leia mais

Barramento Elétrico Blindado KSL70

Barramento Elétrico Blindado KSL70 Barramento Elétrico Blindado KSL70 PG: 2 / 19 ÍNDICE PÁG. 1.0 DADOS TÉCNICOS 03 2.0 - MÓDULO 04 3.0 SUSPENSÃO DESLIZANTE 05 4.0 TRAVESSA DE SUSTENTAÇÃO 06 5.0 EMENDA DOS CONDUTORES E DOS MÓDULOS 07 6.0

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DE EVENTOS EM EQUIPAMENTOS DE SUPERVISÃO E PROTEÇÃO

ASPECTOS RELEVANTES PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DE EVENTOS EM EQUIPAMENTOS DE SUPERVISÃO E PROTEÇÃO ASPECTOS RELEVANTES PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DE EVENTOS EM EQUIPAMENTOS DE SUPERVISÃO E PROTEÇÃO Ricardo Camilo Zampieri Técnico Senior de Desenvolvimento Divisão de Gestão de Manutenção

Leia mais

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica Técnico em Eletrotécnica Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Em uma corrente elétrica, o deslocamento dos elétrons para produzir a corrente se deve ao seguinte fator: a) fluxo dos elétrons b) forças

Leia mais

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada Notas: Critérios Construtivos do Padrão de Entrada A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada. O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 1 PROJETO ELÉTRICO

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 1 PROJETO ELÉTRICO AULA 1 PROJETO ELÉTRICO 1- Introdução 2- Normas técnicas Todo projeto deve ser concebido a luz de uma norma técnica. No Brasil, a normatização é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnica

Leia mais

2 17/02/2012 Correções no texto CMAJ CSF CSF. 1 07/02/2012 Análise energização dos transformadores CMAJ CSF CSF

2 17/02/2012 Correções no texto CMAJ CSF CSF. 1 07/02/2012 Análise energização dos transformadores CMAJ CSF CSF 2 17/02/2012 Correções no texto CMAJ CSF CSF 1 07/02/2012 Análise energização dos transformadores CMAJ CSF CSF 0 27/07/2011 Emissão inicial CMAJ/NSC NSC CSF Nº Data Natureza da Revisão Elaborado Verificado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS DA SE PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA COMPONENTES SUBESTAÇÕES OBJETIVOS Apresentar os principais equipamentos

Leia mais

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais.

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais. Filtros de sinais Nas aulas anteriores estudamos alguns conceitos importantes sobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, além de analisarmos a constituição de um sistema básico de comunicações.

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO X SOBRETENSÕES E COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO (GSC)

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO X SOBRETENSÕES E COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO (GSC) SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GSC 04 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO X SOBRETENSÕES E COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO (GSC) EXPERIÊNCIA DA CEMIG NA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Edital 12/2015 Campus São João del-rei

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Edital 12/2015 Campus São João del-rei CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO Tema 01: ELETRICIDADE BÁSICA E CIRCUITOS EM CC Um fabricante de isoladores informa que seu produto, no formato de um cilindro, como mostrado na Figura

Leia mais

Afinal, o que Gerenciamento de Energia tem a ver com Automação Industrial?

Afinal, o que Gerenciamento de Energia tem a ver com Automação Industrial? Afinal, o que Gerenciamento de Energia tem a ver com Automação Industrial? Por Murilo Riet Correa* Da forma como vamos mostrar aqui (com controlador inteligente) tem tudo a ver com automação industrial.

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO DE SOBRETENSÕES E COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO - GSC

GRUPO DE ESTUDO DE SOBRETENSÕES E COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO - GSC GSC/018 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO X GRUPO DE ESTUDO DE SOBRETENSÕES E COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO - GSC SIMULAÇÃO DA RESPOSTA AO TRANSITÓRIO DE CHAVEAMENTO EM SISTEMAS

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 02

COMUNICADO TÉCNICO Nº 02 COMUNICADO TÉCNICO Nº 02 Página 1 de 1 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL 1.OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE A reprodução deste documento não pode ser parcial e depende da aprovação por escrito do laboratório; O conteúdo e as conclusões aqui apresentadas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não

Leia mais

Circuitos Elétricos Capacitores e Indutores

Circuitos Elétricos Capacitores e Indutores Introdução Circuitos Elétricos e Alessandro L. Koerich Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e indutores: elementos passivos, mas e indutores não dissipam energia

Leia mais

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos 1

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos 1 SEMICONDUCTOR III Semiconductor III Semicondutor III M-1105A *Only illustrative image./imagen meramente ilustrativa./imagem meramente ilustrativa. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos

Leia mais

ET720 Sistemas de Energia Elétrica I. Capítulo 3: Gerador síncrono. Exercícios

ET720 Sistemas de Energia Elétrica I. Capítulo 3: Gerador síncrono. Exercícios ET720 Sistemas de Energia Elétrica I Capítulo 3: Gerador síncrono Exercícios 3.1 Dois geradores síncronos estão montados no mesmo eixo e devem fornecer tensões em 60 Hz e 50 Hz, respectivamente. Determinar

Leia mais

Substações MT/BT Teoria e exemplos de cálculo das correntes de curto circuito trifásicas

Substações MT/BT Teoria e exemplos de cálculo das correntes de curto circuito trifásicas Substações MT/BT Teoria e exemplos de cálculo das correntes de curto circuito trifásicas Filippe Pereira Dolgoff Engenheiro de Aplicação Produtos e Sistema de Baixa Tensão ABB 1 INTRODUÇÃO Um sistema elétrico

Leia mais

4. Estudo da Curva de Carga

4. Estudo da Curva de Carga 4 4. Estudo da Curva de Carga 4..Introdução No capítulo anterior foi introduzido o conceito de casamento de potencia de um gerador genérico que tem uma resistência interna e está conectado a uma carga

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG.. Instalações Elétricas Gerais 02.1. Geral 02.2. Normas 02.3. Escopo de Fornecimento 02.4. Características Elétricas para Iluminação de Uso Geral 02.4.1. Geral 02.4.2. Tensões de Alimentação

Leia mais

Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA

Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Alternadores Um gerador é qualquer máquina que transforma energia mecânica em elétrica por meio da indução magnética. Um gerador de corrente

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Eletricidade Aplicada à Informática

Eletricidade Aplicada à Informática Professor: Leonardo Leódido Ligações Elétricas Sumário Dispositivos Eletro-Eletrônicos Dispositivos de Medição Dispositivos Eletro-Eletrônicos Resistência Todo elemento em um circuito oferece um certa

Leia mais

Main power para distribuição de AC provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. (1) (2)

Main power para distribuição de AC provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. (1) (2) RMP-63 10U 01 Características: Main power para distribuição de provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. Trabalha tanto em redes 380VΔ / 220VΥ como 220VΔ / 127VΥ. (1) (2) Entrada

Leia mais

Plataforma para Simulação de Motores com Dispositivos de Partida Baseada na Integração do ATPDraw com o TOpReDE

Plataforma para Simulação de Motores com Dispositivos de Partida Baseada na Integração do ATPDraw com o TOpReDE XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Plataforma para Simulação de Motores com Dispositivos de Partida Baseada na Integração

Leia mais

TLA-Capacitores 1 NORMA PARA INSTALAÇÃO DE BANCO DE CAPACITORES EM BAIXA TENSÃO ÍNDICE PÁG.

TLA-Capacitores 1 NORMA PARA INSTALAÇÃO DE BANCO DE CAPACITORES EM BAIXA TENSÃO ÍNDICE PÁG. ÍNDICE 1. OBJETIVO...2 2. RESPONSABILIDADES...2 3. CONCEITUAÇÃO...2 3.1 CAPACITOR...2 3.2 CARGAS NÃO LINEARES...2 3.3 BANCO CAPACITIVO...2 3.4 CARGA INSTALADA...2 3.5 POTÊNCIA ATIVA...2 3.6 POTÊNCIA...2

Leia mais

Malha de terra para Subestação de Alta-Tensão utilizando o software TecAt Plus 5 (Grounding grid design using TecAt Plus 5)

Malha de terra para Subestação de Alta-Tensão utilizando o software TecAt Plus 5 (Grounding grid design using TecAt Plus 5) Malha de terra para Subestação de Alta-Tensão utilizando o software TecAt Plus 5 (Grounding grid design using TecAt Plus 5) st 1 ed. July 12, 2011 2011 Officina de Mydia Editora Ltda., Brazil www.mydia.com

Leia mais

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input.

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para detecção de acionamentos e monitoração de sensores. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. Possui seis entradas digitais optoacopladas com indicação de

Leia mais

20 m. 20 m. 12. Seja L a indutância de uma linha de transmissão e C a capacitância entre esta linha e a terra, conforme modelo abaixo:

20 m. 20 m. 12. Seja L a indutância de uma linha de transmissão e C a capacitância entre esta linha e a terra, conforme modelo abaixo: ENGENHEIRO ELETRICISTA 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas do tipo Franklin foi concebido para prover a segurança de uma edificação

Leia mais

Levantamento da Característica de Magnetização do Gerador de Corrente Contínua

Levantamento da Característica de Magnetização do Gerador de Corrente Contínua Experiência IV Levantamento da Característica de Magnetização do Gerador de Corrente Contínua 1. Introdução A máquina de corrente contínua de fabricação ANEL que será usada nesta experiência é a mostrada

Leia mais

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos Possuem velocidade fixa e são utilizados para grandes cargas, (em função do seu alto custo que faz com que ele não seja viável para aparelhos menores)

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil RENATO OLIVEIRA GUIMARÃES Empresa Energética do Mato Grosso do Sul S.A. ANTONIO DE PADUA

Leia mais

Aula 7 Reatância e Impedância Prof. Marcio Kimpara

Aula 7 Reatância e Impedância Prof. Marcio Kimpara ELETRIIDADE Aula 7 Reatância e Impedância Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2 Parâmetros da forma de onda senoidal Vp iclo Vpp omo representar o gráfico por uma equação matemática?

Leia mais

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA)

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) 1. Introdução 1.1 Inversor de Frequência A necessidade de aumento de produção e diminuição de custos faz surgir uma grande infinidade de equipamentos desenvolvidos

Leia mais

Associação de Resistores

Associação de Resistores Associação de Resistores 1. (Pucrj 2013) No circuito mostrado na figura, a diferença de potencial entre os pontos B e A vale, em Volts: a) 3,0 b) 1,0 c) 2,0 d) 4,5 e) 0,75 2. (Uerj 2011) Observe a representação

Leia mais

Instalações Elétricas Industriais

Instalações Elétricas Industriais Instalações Elétricas Industriais ENG 1480 Professor: Rodrigo Mendonça de Carvalho Instalações Elétricas Industriais CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO Flexibilidade: admitir mudanças nas localizações dos equipamentos,

Leia mais

Teoria Princípio do Capacitor

Teoria Princípio do Capacitor Teoria Princípio do Capacitor Um capacitor consiste de dois pratos eletrodos isolados de cada lado por um dielétrico médio. As características de um capacitor são dependentes da capacitância e da tensão.

Leia mais

Eng. Everton Moraes. Transformadores

Eng. Everton Moraes. Transformadores Eng. Everton Moraes Eng. Everton Moraes Transformadores 1 Transformadores Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Máquinas Elétricas... 3 1.1. Magnetismo... 3 1.2. Eletromagnetismo... 5 1.3. Solenóide... 5 2. Transformadores

Leia mais

*Circuito proposto para a aula prática. Foram utilizados ao todo, no circuito, seis resistores com as seguintes propriedades:

*Circuito proposto para a aula prática. Foram utilizados ao todo, no circuito, seis resistores com as seguintes propriedades: Técnicas Digitais para Computação Laboratório: AP02 Turma: A Nomes: Miller Biazus 187984 Raphael de Leon Ferreira Lupchinski 191942 INTRODUÇÃO No laboratório 2 foram propostas algumas atividades, como:

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica Módulo 4 Faraday Lenz Henry Weber Maxwell Oersted Conteúdo 4 - Capacitores e Indutores...1 4.1 - Capacitores...1 4.2 - Capacitor

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

CONCEITO TÉCNICO Alltech Energia

CONCEITO TÉCNICO Alltech Energia CONCEITO TÉCNICO Alltech Energia O filtro de energia elétrica Alltech Energia é um equipamento denominado FILTRO PASSA FAIXA MICRO-PROCESSADO. Nosso equipamento é composto por três placas: uma CAPACITIVA,

Leia mais

Trabalho Prático Nº 6.

Trabalho Prático Nº 6. Trabalho Prático Nº 6. Título: Carga Predominantemente Resistiva, Carga Predominantemente Indutiva e Carga Resistiva e Indutiva em paralelo. Objetivo: Este trabalho prático teve como objetivo montar três

Leia mais