MAPA DO VINHO ÁFRICA DO SUL POR PETER WOLFFENBÜTTEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAPA DO VINHO ÁFRICA DO SUL POR PETER WOLFFENBÜTTEL"

Transcrição

1 1 MAPA DO VINHO ÁFRICA DO SUL POR PETER WOLFFENBÜTTEL

2 2 UMA INTRODUÇÃO AOS VINHOS DA ÁFRICA DO SUL Copyright 2015 por Peter Wolffenbüttel

3 3 Todos os direitos reservados. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida, por nenhuma forma, até mesmo por sem que haja uma autorização do autor. Quando alguém interessar-se por citar este trabalho que o seja mencionando a fonte e o autor. Este livro tem finalidade de educativa e as opiniões aqui expressadas pelo autor são de sua responsabilidade. Esta obra intelectual está sob a proteção das leis brasileiras de direitos autorais

4 ÍNDICE 4 1- UM PANORAMA DA ÁFRICA DO SUL REGIÕES PRODUTORAS PRINCIPAIS UVAS FINAL...17

5 5 UM PANORAMA DA ÁFRICA DO SUL Com a vista da famosa Table-Mountain, a África do Sul foi visitada pelos portugueses lá por 1490 como rota alternativa para chegar ao Oriente em busca das famosas especiarias fugindo do jugo dos italianos que dominavam o Mare Nostrum. Depois os holandeses participaram com apoio logístico e comercial, mas, em franca competição com os ingleses pelo que se pode chamar de comércio exterior da época. Com o descobrimento das jazidas de diamantes e ouro a região passou a ser disputada pelos europeus, principalmente, os ingleses e os holandeses. Influência explícita destes países na formação da África do Sul. Após o término do hediondo apartheid a África do Sul renasceu para o mundo em todos os sentidos, inclusive no que refere-se ao vinho.

6 6 A nova bandeira nacional nos diz um pouco da história deste país. Foi criada após o fim do apartheid em As seis cores, preta, amarela, branca, azul, verde e vermelho, no centro há o desenho de um Y que representa a união de tantas culturas diferentes que existem no país. O vermelho traz a lembrança do sangue que foi derramado nas tantas guerras e, principalmente, na luta contra o apartheid, o regime que separava os brancos dos negros criando para estes condições indignas de vida. O azul lembra o céu, o verde as maravilhosas florestas do país, o preto (africanos), o branco (europeus) e o amarelo as riquezas minerais do país, ouro e diamantes. E os vinhos? OS VINHOS Falando de vinhos a África do Sul é um país abençoado. Toda a região vinícola de importância internacional está na Cidade do Cabo, regiões como Constantia, Stellenbosch, Paarl e mais recentemente Elm e outros cantinhos bem ao sul do país. Estes vinhedos são plantados entre os paralelos 30 e 35 os mesmos das melhores regiões vitícolas da Austrália, Argentina, Brasil, Uruguai e Chile, portanto, indicadores de bons vinhos. A acidentada geografia onde estão os vinhedos criam vários microclimas favorecendo a produção de diferentes vinhos com a mesma uva mesmo em vinhedos próximos. As principais castas são a Chenin Blanc, esta para mim o que a África do Sul produz de melhor, Sauvignon Blanc e Chardonnay, nas brancas. Nas tintas, a Pinotage, tida por muitos como a casta ícone do país, na verdade é um cruzamento entre a Pinot Noir e a Hermitage (nossa velha conhecida Cinsault, uma das rainhas do mediterrâneo e base de grandes roses no sul da França), plantam também, Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc e Merlot, para ficarmos apenas nas mais conhecidas.

7 AS REGIÕES PRODUTORAS 7 Vou falar na sequência das principais regiões. As mais conhecidas aquelas cujos vinhos chegam com frequência no Brasil e, principalmente, aquelas que deram início ao mundo de Baco na África do Sul. Seguem: Constantia, Paarl e Stellenbosch.

8 8 CONSTANTIA - OS PRIMEIROS VINHEDOS No subúrbio da Cidade do Cabo, 15 quilômetros poucos minutos de carro está o vale de Constantia e começa a rica história dos vinhedos da África do Sul. Constantia Estate foi criada em 1685 pelo segundo governador do Cabo da Boa Esperança, Simon van der Stel. Ele foi subdividido em três partes após a sua morte em Klein Constantia, Groot Constantia e Bergvliet. Em 1778, Klein Constantia foi comprado pelo produtor Hendrik Cloete, que começou a fazer vinhos de sobremesa não fortificados de Muscat Blanc. Vin de Constance era referenciado na Europa pela alta elite. Os primeiros vinhedos plantados abaixo da linha do Equador certamente o foram em Constantia. As primeiras vinhas produziam um vinho branco doce muito apreciado na Europa. Hoje os vinhedos, como em todo o mundo, vêm sofrendo drásticas mudanças com a modernização e nas técnicas de produção. Assim aos poucos a região destaca-se na produção de modernos vinhos.

9 Sua região é privilegiada, a famosa Table-Mountain protege os vinhedos dos frios ventos que sopram do oceano Atlântico na primavera e verão refrescando os vinhedos durante a noite. As vinhas vão subindo a montanha para chegar à altura média de 400 metros com solos graníticos e bem drenados. O frio nos traz uvas brancas com acidez interessante e, por isto, vinhos refrescantes. Hoje é terra de bons brancos, secos e refrescantes, como os produzidos pela Sauvignon Blanc e Chardonnay. Variedades de Bordeaux, como Cabernet Sauvignon e Merlot estão a prosperar ainda mais para baixo nas encostas onde mais horas insolação ajudam o processo de amadurecimento ao longo do período de maturação. Os tintos são novidade por aqui. Os vinhedos têm perto de uma década de vida e entraram justamente após a queda do Apartheid quando o país renasceu para o mundo. Iniciou-se uma nova fase de exportações e os produtores começaram a encontrar o melhor terroir, em Constantia para os tintos. 9

10 10 PAARL TERRA DE SYRAH E SAUVIGNON BLANC O vale de Paarl mais ao norte de Stellenbosch. Terceiro centro urbano a se desenvolver na África do Sul. Em 1687, o governador Simon van der Stel iniciou o desenvolvimento com as primeiras fazendas coloniais. Importante capítulo ficou com os Huguenotes franceses, fugindo de perseguições religiosas na França trazendo as primeiras mudas da Chenin Blanc e de outras uvas importantes, entre elas a Hermitage (Cinsault). Um belo impulso ao nascente vinho sul-africano. O vale de Paarl tem clima perfeito para as uvas e outras típicas frutas de frio, como maçã, pêssego e figo. Tornou-se, rapidamente, em importante polo de fruticultura.

11 11 Cercado de uma cadeia de altas montanhas seus vinhedos estão no centro deste vale, como o da foto ou nas encostas das montanhas para ganhar, na altura, condições mais favoráveis a algumas castas tintas e maioria das brancas, principalmente, a Chenin Blanc. Situado a 60 quilômetros a leste da Cidade do Cabo este vale está bem protegido dos ventos gelados do oceano Atlântico e da Antártida. Até poucos anos atrás plantava-se, basicamente, castas brancas, como a Chardonnay, Chenin Blanc e mais recentemente a Sauvignon Blanc nas subidas das montanhas onde no verão aproveitando os ventos frios que refrescam os vinhedos retardando a maturação das uvas e garantindo, assim, a acidez necessária para a produção de um branco de qualidade. Além da Chenin Blanc, um caso a parte que será visto junto com a Pinotage, hoje vem se destacando a Sauvignon Blanc, esta última mantendo o caráter mineral, com aromas cítricos assim como os produzidos na sua terra natal, vale do Loire, França. Importante destacar, também, o espaço cada vez maior de área plantada com a Syrah na área central do vale onde é mais quente nos meses de primavera e verão. Lembre-se que a Syrah originária do Rhône norte adora, na reta final de maturação muito sol e calor sem prescindir dos frios ventos noturnos que refrescam os vinhedos no verão. Realmente é de se mencionar a melhoria acentuada que esta casta vem tendo na África do Sul, principalmente os produzidos no Vale de Paarl. Portanto, se estiverem à frente de um Sauvignon Blanc, um Chenin Blanc ou um Syrah desta região não hesitem.

12 12 STELLENBOSCH E OS MICROCLIMAS Stellenbosch a 50 quilômetros da Cidade do Cabo e situada numa região montanhosa e protegida dos fortes ventos que sopram oceano Atlântico, principalmente no inverno. Segunda cidade a nascer após a Cidade do Cabo, também, pelo precursor Simon Van Der Stel. Bosch significa mato, portanto, é Mato do Stel a tradução. O que importa é que aqui também os Huguenotes deixaram sua marca. Hoje, o centro vitícola da África do Sul está baseado neste no trinômio, Paarl, Stellenbosch e Franschoek.

13 Clima mediterrâneo, proteção natural da cadeia de montanhas e vários microclimas pelo relevo de montanha, certamente, nos trazem vinhos muito especiais e diferentes entre as mesmas uvas. Tudo depende de onde foram plantados e qual a ideia do produtor, assim, cada vinhedo tem seu terroir específico. Com vinhedos plantados em várias alturas, de 20 a 300 metros de altura e nas encostas das montanhas que em alguns casos chegam a mais de 1000 metros. A altura exercendo influência decisiva na característica dos vinhos. As uvas no seu período final de maturação, isto é, nos últimos 20 dias, dependendo da casta não pode sofrer calor excessivo sob pena de comprometer toda a safra. Quanto mais lento for este período final de maturação mais aromas, açúcar e taninos tem a uva. Desta maneira, dependendo da uva é determinante a altura em que estão os vinhedos. O destaque fica para a Cabernet Sauvignon, a Pinotage e a Merlot. Nas brancas a Chardonnay e a Chenin Blanc. Mas, sem dúvida alguma os diversos microclimas em face das diferentes alturas dos vinhedos é que dá o charme todo especial para os vinhos aqui produzidos. 13

14 14 PRINCIPAIS UVAS CHENIN BLANC Mas quem é a Chenin Blanc? A Chenin Blanc é uma casta originária da região central do vale do Loire introduzida na África do Sul no século 16 juntos com as primeiras mudas vinda da França, lá também conhecida por Steel. Muito plantada na região de Paarl e Constantia, como é muito vigorosa durante anos deu origem a vinhos populares sem maiores qualidades. Nos últimos 15 anos vêm sendo trabalhada de uma maneira mais correta, diminuindo a sua área plantada e melhorando e muito a qualidade dos vinhos. A Chenin tem por característica a sua versatilidade, produz desde vinhos com baixa acidez a até vinhos com acidez média-alta e ligeiramente encorpados. Serve de vinho base para o espumante sul-africano chamado de Cap-Classique. Pode originar vinhos de colheita tardia ou até mesmo afetados pela podridão nobre, a Botrytis Cinerea.

15 15 Portanto, a casta é uma das mais versáteis do mundo. Na África do Sul, hoje, seguramente, se faz Chenin Blanc capazes de rivalizar com os produzidos no vale do Loire, berço da casta, na França. Um bom Chenin sul-africano de região mais fria como os locais altos de Stellenbosch e Paarl, tem um tom mineral, com aromas levemente cítricos, algo como frutos de polpa branca, maçã e pera. Já os de regiões mais quentes têm aromas de abacaxi e frutas tropicais.

16 16 PINOTAGE Já a Pinotage é casta tinta um cruzamento da Pinot Noir com a Cinsault, conhecida na África do Sul como Hermitage. A Pinot Noir, casta da Borgonha, muita conhecida no mundo. A Cinsault é uma das rainhas do Mediterrâneo e responsável por grandes vinhos, seja em varietal, principalmente nos roses, como os de Tavel, única região demarcada na França autorizada a produzir roses, bem como nos cortes, geralmente com a Grenache.

17 Pois bem, a Pinotage, casta típica da África do Sul, produz os mais variados vinhos, talvez daí a dificuldade que se tem de defini-lo. Como disse, a África do Sul é um país que possui muitos microclimas somados aos mais variados estilos de vinificação, uns com mais madeira outros menos, uns colhendo as uvas mais tardiamente outros não, certamente nos brinda com os variados estilos de Pinotage. Mas em geral é um vinho de cor vermelho escura, aromas de frutos vermelhos e frutas secas. Em termos madeira alguns são mais acentuados com aromas de fumados e café, este último aroma vem do carvalho, se primeiro uso ou não. Interessante destacar que não é a casta mais plantada por lá, perde para a Chenin Blanc e para a Cabernet Sauvignon. 17 FINAL Quero destacar que há uma monolítica classificação no mundo do vinho dividindo-o em: Vinhos do velho mundo (lado de cima da linha do Equador, menos os EUA) e os do novo mundo (abaixo da linha do Equador, menos os EUA). Nesta divisão teríamos estilos bem distintos. Os do velho mundo menos concentrados, alcoólicos, mais elegantes e quase sempre em varietais, isto é, feitos com a quase totalidade de uma só uva. Os do novo mundo em estilos quase opostos, mais concentrados, mais alcoólicos e elaborados na quase totalidade em blend (corte) de duas ou mais uvas. Pois bem os vinhos da África do Sul são o que chamo de novo velho mundo. Os vinhedos mais antigos que se tem notícia abaixo da linha do Equador, mas seus vinhos mantêm um estilo, absolutamente, velho mundista. Menos álcool, menos concentração e mais elegantes.

VINHOS TINTOS FRANÇA PORTUGAL OLARIA SUAVE TERRAS DEL REI ÁFRICA DO SUL ESPANHA

VINHOS TINTOS FRANÇA PORTUGAL OLARIA SUAVE TERRAS DEL REI ÁFRICA DO SUL ESPANHA CARTA DE VINHOS VINHOS TINTOS CÔTES DU RHÔNE Abel Pinchard Rhône De cor vermelha rubi brilhante, jovem e de corpo médio. Aroma de frutas vermelhas, como ameixas e amoras. São ótimos para acompanhar pizzas.

Leia mais

Este livro tem finalidade de educativa e as opiniões aqui expressadas pelo autor são de sua responsabilidade.

Este livro tem finalidade de educativa e as opiniões aqui expressadas pelo autor são de sua responsabilidade. 2 Todos os direitos reservados. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida, por nenhuma forma, até mesmo por e-mail sem que haja uma autorização do autor. Quando alguém interessar-se por

Leia mais

Vinhos Barbeito reinterpretar a tradição

Vinhos Barbeito reinterpretar a tradição 1 de 8 24-02-2014 09:16 20 FEVEREIRO, 2014 12:27 Vinhos Barbeito reinterpretar a tradição As várias referências dos Vinhos Barbeito Nada melhor do que ir à Madeira para ficar a conhecer melhor os vinhos

Leia mais

Climas do Brasil PROFESSORA: JORDANA COSTA

Climas do Brasil PROFESSORA: JORDANA COSTA Elementos do clima Climas do Brasil PROFESSORA: JORDANA COSTA Temperatura Pressão Atmosférica Ventos Umidade do ar Precipitações - Altitude - Latitude -Continentalidade - Maritimidade - Vegetações -Correntes

Leia mais

1º- Divididas por países de origem dos vinhos, vindo primeiro o país de cuja cozinha o restaurante é dedicado.

1º- Divididas por países de origem dos vinhos, vindo primeiro o país de cuja cozinha o restaurante é dedicado. Módulo 6 A carta de vinhos e a Adega Carta de Vinhos. A carta de vinhos é o cartão de visitas de qualquer restaurante. Embora existam muitas formas de se montar uma, com freqüência é melhor que seja simples

Leia mais

ÁFRICA DO SUL E AUSTRÁLIA

ÁFRICA DO SUL E AUSTRÁLIA XXVIII DEGUSTAÇÃO TEMÁTICA TICA ÁFRICA DO SUL E AUSTRÁLIA M.Sc. Cláudia A. Stefenon Colaboração: M.Sc. André Gasparin 04 de Abril de 2008 1. PRINCIPAIS VINHEDOS - Worcester Region 20% - Paarl and Stellenbosch

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

ÁFRICA DO SUL ARGENTINA

ÁFRICA DO SUL ARGENTINA ÁFRICA DO SUL Robertson Shiraz 2011 (Robertson Winery) R$60,00 Este delicioso tinto foi classificado por John Platter como um vinho de excepcional relação qualidade/preço, sendo descrito como "ultra-macio,

Leia mais

VINHOS DECIMA A PAIXÃO PELA ENOLOGIA

VINHOS DECIMA A PAIXÃO PELA ENOLOGIA VINHOS DECIMA A PAIXÃO PELA ENOLOGIA O PROJETO DECIMA foi idealizado há 11 anos pelo nosso enólogo Alejandro Cardozo, que conduziu seu desenvolvimento com intensa paixão e incansável devoção, utilizando

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER 2012. Aula 4 Serviço do Vinho

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER 2012. Aula 4 Serviço do Vinho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER 2012 Aula 4 Serviço do Vinho Sommelier Fabio Carnielli Anotações de aula: Em Curitiba, segunda revista Veja, só 14% dos restaurantes tem bom

Leia mais

Caracteristicas Organolépticas: Aromas: Florais intensos, frutas maduras como melão, abacaxi e algumas notas cítricas.

Caracteristicas Organolépticas: Aromas: Florais intensos, frutas maduras como melão, abacaxi e algumas notas cítricas. Espumantes Espumante Luiz Porto Brut Caracteristicas Organolépticas: Aromas intrigante e rico de sensaçoes como frutas em calda, amanteigado, especiarias, amêndoas, fumaça e chocolate branco. R$ 73,90

Leia mais

Um passeio pelo Mundo do Vinho

Um passeio pelo Mundo do Vinho Um passeio pelo Mundo do Vinho Presidente ABS-Campinas www.abs-campinas.com.br b.vianna@terra.com.br (19) 98111-8863 O Que é a ABS-Campinas? Tipo: Associação sem fins lucrativos / trabalho voluntário Propósito:

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais 1 São Paulo, 03 de novembro de 2011 Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais NOTA À IMPRENSA Ao contrário do que ocorreu em setembro, quando 09 cidades registraram queda no preço dos gêneros

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Com relação às massas de ar, marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas. ( ) Massas de ar são grandes porções de

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 03/02/2010 Produção Ascom Jornal Estado de S. Paulo 03/02/2010 Agrícola Página Rural 02/02/2010 www.paginarural.com.br MG: Estado

Leia mais

VINHOS DE LISBOA. Luís Lima

VINHOS DE LISBOA. Luís Lima VINHOS DE LISBOA Luís Lima VINHOS DE LISBOA Anteriormente conhecida por Estremadura, situa-se a noroeste de Lisboa numa área de cerca de 40 km. VINHOS DE LISBOA Nesta região é produzida uma enorme variedade

Leia mais

ALGODÃO Período: 06 a 10/04/2015

ALGODÃO Período: 06 a 10/04/2015 ALGODÃO Período: 06 a 0/04/205 Quadro I- PREÇO PAGO AO PRODUTOR Algodão em Pluma - (em R$/unidade) Períodos anteriores () Centros de Produção Unid. 2 Meses Mês Semana Média do mercado () Semana Atual Preço

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais

2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais 5 2.2 - Acordos Comerciais Bilaterais Os acordos comerciais bilaterais vigentes no Brasil têm como ponto de referência o Tratado de Montevidéu, de 12 de agosto de 1980, que criou a ALADI. A estratégia

Leia mais

Os preços do tomate no IPT (Índice de Preços Toledo) e a sua relação com a inflação

Os preços do tomate no IPT (Índice de Preços Toledo) e a sua relação com a inflação Os preços do tomate no IPT (Índice de Preços Toledo) e a sua relação com a inflação João Cezario Giglio MARQUES 1 Palavras-chave: preço do tomate; inflação, sazonalidade, clima, agronegócio 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

Degustação INFORMATIVO MIOLO WINE GROUP 2012 ANO 12 NÚMERO 22 DEZEMBRO 2012. Escolha seu espumante favorito para brindar o ano novo!

Degustação INFORMATIVO MIOLO WINE GROUP 2012 ANO 12 NÚMERO 22 DEZEMBRO 2012. Escolha seu espumante favorito para brindar o ano novo! Degustação INFORMATIVO MIOLO WINE GROUP 2012 ANO 12 NÚMERO 22 DEZEMBRO 2012 Escolha seu espumante favorito para brindar o ano novo! A Miolo Wine Group chega ao final do ano pronta para estar junto do consumidor

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos Ano Lectivo 2009/2010 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6º Ano Teste de Avaliação nº 6 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

Módulo 8 Enografia Nacional

Módulo 8 Enografia Nacional Módulo 8 Enografia Nacional Imigração Italiana O marco da vitivinicultura no Brasil. Trazidas da Ilha da Madeira, as primeiras mudas de videira aportaram no Brasil em 1532, sendo introduzidas na Capitania

Leia mais

Climas. Professor Diego Alves de Oliveira

Climas. Professor Diego Alves de Oliveira Climas Professor Diego Alves de Oliveira Tempo e clima Tempo: estado momentâneo da atmosfera numa área. Pode mudar a qualquer hora. Clima: é o padrão da sucessão dos diferentes tipos de tempo que resultam

Leia mais

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica:

GEOGRAFIA. Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas eras Paleozóica e Cenozóica: Duração relativa das eras geológicas GEOGRAFIA Pré-Cambriano Mesozóica Cenozóica Paleozóica Observe a escala de tempo geológico para identificar os processos naturais que ocorreram respectivamente nas

Leia mais

O QUASE FINAL DA SAFRA DE GRÃOS 2010/11. E A CRISE?

O QUASE FINAL DA SAFRA DE GRÃOS 2010/11. E A CRISE? 1 O QUASE FINAL DA SAFRA DE GRÃOS 2010/11. E A CRISE? Fernando Homem de Melo 1 Professor Titular do Departamento de Economia da FEA-USP e Pesquisador da FIPE A safra de grãos, 2010/11 está terminando.

Leia mais

Vinhos. Carta. devinhos

Vinhos. Carta. devinhos Vinhos Carta devinhos o vinho é o medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres (Platão) Espumantes Chandon Brut Caracteriza-se por sua delicada cor amarela com reflexos

Leia mais

Viñas Don Martin SA pertence aos acionistas suíços e possui 60 hectares de vinhas a 1000 metros de altitude no Alto Agrelo, Mendoza na Argentina, uma zona privilegiada para o cultivo de variedades e excelentes

Leia mais

Geocentrismo e Heliocentrismo

Geocentrismo e Heliocentrismo Geocentrismo e Heliocentrismo O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do

Leia mais

Região Vitivinícola do Algarve

Região Vitivinícola do Algarve Região Vitivinícola do Algarve Região Vitivinícola do Algarve 1 Índice 1. Introdução pág. 3 2. Caracterização da região pág. 3 3. Castas pág. 4 4. Tipos de vinhos pág. 4 5. Rótulos premiados pág. 5 6.

Leia mais

TEHO TOMAL VINEYARD EL CORTE

TEHO TOMAL VINEYARD EL CORTE Altamira e La Consulta, Valle de Uco TEHO TOMAL VINEYARD EL CORTE TEHO signi ica sangue da terra em língua Huarpe. Assim como seu irmão ZAHA Malbec esse vinho vem de vinhedos de 75 anos e os rendimentos

Leia mais

Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes

Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes Panorama do Enoturismo no Brasil Joice Lavandoski Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes Turismo, Vinho & Sabores - Nerga, 2011 1 Tópicos O Objetivos com o desenvolvimento do enoturismo, O

Leia mais

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar.

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 2. Assinale um X nas afirmações corretas. ( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não. ( ) Os planetas são astros que não

Leia mais

Introdução. O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso...

Introdução. O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso... Introdução O vinho, talvez tenha sido descoberto por acaso... Composição da Uva PELE Bons taninos ENGAÇO Corantes Taninos adstringentes. t Componentes importantes. Leveduras na superfície SEMENTES Taninos

Leia mais

GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 1. O Sistema de Coordenadas Terrestres Olhe, detalhadamente para um mapa ou um globo terrestre. Onde os lugares se localizam?

Leia mais

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS Andréia Cristina Silva Hirata Eng. Agr., Doutora, Pesquisadora científica do Polo Regional Alta Sorocabana/APTA andreiacs@apta.sp.gov.br Edson Kiyoharu

Leia mais

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142)

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) Disciplina: Geografia Professora: Ana Maria Bandeira Turma: 1º ano, tarde As Águas da Terra Toda água presente planeta Terra compõe a Hidrosfera

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professor(a): Ano: 6º Data: / / 2014 2ª LISTA DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA 1) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.

Leia mais

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor.

Espumantes. Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Espumantes & Vinhos Espumantes Argentina Tamari Brut Descrição: Coloração amarelo dourado, aroma de frutas brancas como pêssego e abacaxi. Sabor apresenta um agradável equilíbrio e frescor. Alta Vista

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Universidade Federal do Pampa. Cadeias Produtivas Agrícolas

Universidade Federal do Pampa. Cadeias Produtivas Agrícolas Universidade Federal do Pampa Cadeias Produtivas Agrícolas Doscente: Prof. Drª Alicia Ruiz Olalde Discentes: Daiana Monteiro Oliveira Jocelaine de Souza Miranda Magnamara Alves Marques Siane Hoppe Krug

Leia mais

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo.

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. 1. É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. O arco-íris pode parecer muito estranho se você não

Leia mais

A BATATICULTURA NO NORDESTE PAULISTA: O SUCESSO DO ASSOCIATIVISMO E DO COOPERATIVISMO ENTRE PRODUTORES

A BATATICULTURA NO NORDESTE PAULISTA: O SUCESSO DO ASSOCIATIVISMO E DO COOPERATIVISMO ENTRE PRODUTORES A BATATICULTURA NO NORDESTE PAULISTA: O SUCESSO DO ASSOCIATIVISMO E DO COOPERATIVISMO ENTRE PRODUTORES Sebastião de Lima Junior Eng. Agr., PqC do Polo Regional Nordeste Paulista/APTA slimajr@apta.sp.gov.br

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

Tejo Wine Region. Região Tejo

Tejo Wine Region. Região Tejo Conheça o Team Tejo "Somos o «Team Tejo», a única comunidade vitivinícola situada junto a este grande Rio Português. A Região Vitivinícola do Tejo possui óptimas condições naturais para o cultivo da vinha

Leia mais

Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira

Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira Resenha Economia & Comércio 2 Celeste Cristina Machado Badaró 05 de março de 2008 Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira

Leia mais

DO BRASIL. CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes

DO BRASIL. CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes DO BRASIL CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes O espumante Retrato revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha. As uvas do espumante Retrato provem exclusivamente do vinhedo

Leia mais

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera.

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera. GEOLOGIA 1. Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado do Paraná, decomposição ocorrida mais especificamente na Era Mesozóica, são chamados

Leia mais

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

Visão. O efeito China sobre as importações brasileiras. do Desenvolvimento. nº 89 20 dez 2010

Visão. O efeito China sobre as importações brasileiras. do Desenvolvimento. nº 89 20 dez 2010 Visão do Desenvolvimento nº 89 20 dez 2010 O efeito China sobre as importações brasileiras Por Fernando Puga e Marcelo Nascimento Economistas da APE País asiático vende cada vez mais produtos intensivos

Leia mais

Parte1.

Parte1. Parte1 HISTÓRIA DO VINHO 3 O QUE É VINHO? 6 O QUE NÃO É VINHO? 7 CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS 8 VARIETAL e CORTE 12 HISTÓRIA DO VINHO ORIGEM (10000 a.c.) Na era paleolítica já se utilizavam uvas selvagens

Leia mais

Degustação de Vinhos da Califórnia

Degustação de Vinhos da Califórnia Degustação de Vinhos da Califórnia Estados Unidos Capital: Washington, D.C. Independência 4 de julho de 1776 (238 anos) Área Total: 93.71 1.755 km² (4.º) População: 318.881.992 hab. (Censo 2014) PIB: Total

Leia mais

Cana para produzir energia entrosamento do setor é chave para competitividade

Cana para produzir energia entrosamento do setor é chave para competitividade Socicana Cana para produzir energia entrosamento do setor é chave para competitividade Especialista analisa mercados e alerta para escalada dos preços da energia. A Socicana realizou no dia 2 de junho,

Leia mais

Vale do Maule D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE

Vale do Maule D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE Vale do Maule D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE Bem-vindo a D.O. VALE DO MAULE VINHO DO CHILE é uma marca do Donoso Group, um Holding chileno que trabalha com vinhos Premium e Ultra Premium, e Azeite de

Leia mais

Espumantes. o vinho é o medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres (Platão) Norton Extra Brut.

Espumantes. o vinho é o medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres (Platão) Norton Extra Brut. Carta devinhos o vinho é o medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres (Platão) Espumantes Norton Extra Brut De cor amarelo-ouro claro, com reflexos esverdeados e perlage

Leia mais

SITUAÇÃO MUNDIAL DA VITIVINICULTURA

SITUAÇÃO MUNDIAL DA VITIVINICULTURA nº 6 SITUAÇÃO MUNDIAL DA VITIVINICULTURA Índice I. SUPERFÍCIES VITÍCOLAS 3 II. PRODUÇÃO MUNDIAL DE UVAS 4 III PRODUÇÃO DE VINHO 5 IV CONSUMO MUNDIAL DE VINHO 5 V COMÉRCIO MUNDIAL DE VINHO 6 1 Situação

Leia mais

22-11-2015. No outono e inverno: Na primavera e no verão: As estações do ano (Pp. 95 a 101) Estações do ano. Manual

22-11-2015. No outono e inverno: Na primavera e no verão: As estações do ano (Pp. 95 a 101) Estações do ano. Manual As estações (Pp. 95 a 101) Estações Inclinação do eixo de rotação Solstício de inverno Solstício de verão Equinócio da primavera Equinócio do outono Inclinação dos raios solares Atenção às Páginas do MANUAL

Leia mais

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém.

Pecha Kucha Ciência Viva 23 de Setembro IMPACTO AMBIENTAL. Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. José Lino Costa IMPACTO AMBIENTAL Impacto Efeito forte provocado por algo ou alguém. Impacto ambiental Conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área, que afectam

Leia mais

ANEXO ÚNICO. Art. 1º, III e art. 14, do ATO NORMATIVO Nº 025 /09 (...)

ANEXO ÚNICO. Art. 1º, III e art. 14, do ATO NORMATIVO Nº 025 /09 (...) ANEXO ÚNICO Art. 1º, III e art. 14, do ATO NORMATIVO Nº 025 /09 ITEM PRODUTO UNIDADE PREÇO A CONSUMIDOR FINAL (R$) 16 ESPUMANTE (...) 124 STILE MEIO-DOCE GARRAFA 660ML un 15,83 125 STILE BRUT GARRAFA 660ML

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER Aula 5 França, berço do vinho

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER Aula 5 França, berço do vinho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS PARANÁ CURSO DE SOMMELIER 2012 Aula 5 França, berço do vinho Sommelier Fabio Carnielli Anotações de aula: Breve história da evolução dos vinhedos franceses: A uva é

Leia mais

Ces vins dorés au soleil de Provence méritent des soins extrêmes...j.j.bréban

Ces vins dorés au soleil de Provence méritent des soins extrêmes...j.j.bréban "VINS BRÉBAN": VINICULTOR E VENDEDOR DE VINHOS DA PROVENÇA Desde o ano de 1952 a Casa dos vinhos "Vins Bréban" produz e fornece ao mercado nacional e internacional os vinhos da Provença uma grande variedade

Leia mais

[:pb]áfrica do Sul: Conheça a vinícola onde as uvas são cultivadas ao som de música erudita[:]

[:pb]áfrica do Sul: Conheça a vinícola onde as uvas são cultivadas ao som de música erudita[:] [:pb]áfrica do Sul: Conheça a vinícola onde as uvas são cultivadas ao som de música erudita[:] por Por Dentro da África - quinta-feira, outubro 20, 2016 http://www.pordentrodaafrica.com/reportagens-exclusivas/conheca-vinicola-onde-as-uvas-sao-cultivadasao-som-de-musica-erudita

Leia mais

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO.

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

Introdução à Meteorologia Agrícola

Introdução à Meteorologia Agrícola LCE 306 Meteorologia Agrícola Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci Aula # 1 Introdução à Meteorologia Agrícola ESALQ/USP 2009 O que é Meteorologia Agrícola? Por que se cultiva uma cultura

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Por que a vegetação brasileira é tão diversificada? 2. Desembaralhe as letras e encontre o nome das principais formações vegetais

Leia mais

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente

Leia mais

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA AOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO E AS ÉPOCAS DE COLHEITAS

EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA AOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO E AS ÉPOCAS DE COLHEITAS EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR RELACIONADA AOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO E AS ÉPOCAS DE COLHEITAS André Cesar Vitti Eng. Agr., Dr. PqC do Polo Regional Centro Sul/APTA acvitti@apta.sp.gov.br Entre

Leia mais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais

Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais Introdução A mobilidade é uma característica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos horizontais (deslocamentos), que tendem a um equilíbrio demográfico à superfície

Leia mais

no Estado do Rio de Janeiro

no Estado do Rio de Janeiro MICROEMPREENDEDORES FORMAIS E INFORMAIS NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 no Estado do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 PANORAMA GERAL De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais FERRO - O Brasil possui a quinta maior reserva do mundo, possuindo um grande volume de minério. Com o alto teor de ferro contido nesses minérios, o Brasil está entre

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

Aula 05 Espaço Agrário Brasileiro. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. (Mahatma Gandhi)

Aula 05 Espaço Agrário Brasileiro. A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. (Mahatma Gandhi) Aula 05 Espaço Agrário Brasileiro A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. (Mahatma Gandhi) As atividades agropecuárias. Existem três modos de classificar as atividades

Leia mais

Brancos e Rosé. para levar de caixa. Os vinhos mais premiados do. nº 11. Pode ser aberto pelos Correios. Fechamento Autorizado

Brancos e Rosé. para levar de caixa. Os vinhos mais premiados do. nº 11. Pode ser aberto pelos Correios. Fechamento Autorizado nº 11 OUTUBRO NOVEMBRO 2015 Novas Safras Vinícola GUASPARI Domaine LAFAGE Os vinhos mais premiados do sul da França Especial CABALLO LOCO Fechamento Autorizado Pode ser aberto pelos Correios Brancos e

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

CURSOS Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Geografia

CURSOS Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Geografia PROCESSO SELETIVO 2007/1 Geografia CURSOS Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Geografia Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo. 1. Este caderno

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

CONTINUAÇÃO... Corte meridional e sistemas relacionados ao modelo de 3 células

CONTINUAÇÃO... Corte meridional e sistemas relacionados ao modelo de 3 células CONTINUAÇÃO... Corte meridional e sistemas relacionados ao modelo de 3 células Jatos Polar e Subtropical Longe da superfície, em maiores altitude, o atrito não influencia tanto o escoamento e os ventos

Leia mais

Herdade da Figueirinha

Herdade da Figueirinha Pinot Noir 2009 O Pinot Noir 2009 é um Vinho Regional Alentejano produzido a partir da casta Pinot Noir, de uvas provenientes da, situada na região de Beja. Apresenta cor rubi intensa, aroma frutado, menta,

Leia mais

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE: FRANCO DA ROCHA 10/03/2016

RELATÓRIO DE ANÁLISE: FRANCO DA ROCHA 10/03/2016 RELATÓRIO DE ANÁLISE: FRANCO DA ROCHA 10/03/2016 ÍNDICE: I. CÓDIGO ÚNICO DO RELATÓRIO;... 3 II. INFORMAÇÕES SOBRE O DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA OU SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA;.. 3 III. DESCRIÇÃO DETALHADA

Leia mais

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Versão Online Boletim No: 05 Março, 2015 Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo I. PANORAMA O ano de 2014 ficou marcado pelo regime de chuvas atípico que causou a atual crise

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

2. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre a posição geográfica das cidades 1, 2, 3 e 4.

2. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre a posição geográfica das cidades 1, 2, 3 e 4. QUESTÕES DE REVISÃO VESTIBULAR UFRGS QUESTÕES 2014 MAPA PARA AS QUESTÕES 1 e 2 De acordo com o mapa, assinale a alternativa correta sobre a posição e a orientação geográfica dos países. (A) Os Estados

Leia mais

Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação com os vinhos. Aliás, até os produz.

Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação com os vinhos. Aliás, até os produz. DICAS SOBRE VINHOS Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação com os vinhos. Aliás, até os produz. A elaboração deste material tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas já presenciadas e que

Leia mais

A Cultura do Linho. (Linum usitatissimum L.)

A Cultura do Linho. (Linum usitatissimum L.) A Cultura do Linho (Linum usitatissimum L.) Introdução: - Planta herbácea; -Pode atingir um metro de altura; - Família botânica: lineáceas; - Composição: substância fibrosa (extração de fibras longas para

Leia mais

Ministério da Agricultura e do Abastecimento MA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia CAg

Ministério da Agricultura e do Abastecimento MA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia CAg Ministério da Agricultura e do Abastecimento MA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia CAg Endereço: Eixo Monumental Via S-1 Tel.: 55 61 344-9955 / Fax: 55 61 343-1487

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Massas de ar são grandes porções atmosféricas que adquirem as características de temperatura e umidade das áreas de origem.

Leia mais

5º ANO 11 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º. 1. Você estudou que as formas variadas que a superfície terrestre apresenta são chamadas de relevo.

5º ANO 11 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º. 1. Você estudou que as formas variadas que a superfície terrestre apresenta são chamadas de relevo. 5º ANO 11 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º 1. Você estudou que as formas variadas que a superfície terrestre apresenta são chamadas de relevo. O relevo está sempre sendo modificado por ações da própria natureza

Leia mais

Percepção das variáveis meteorológicas. Samantha N. S. Martins Almeida Estação Meteorológica - IAG-USP

Percepção das variáveis meteorológicas. Samantha N. S. Martins Almeida Estação Meteorológica - IAG-USP Percepção das variáveis meteorológicas Samantha N. S. Martins Almeida Estação Meteorológica - IAG-USP 1 Seu corpo e as variáveis meteorológicas 2 Importante: - Acompanhar dados meteorológicos: http://www.estacao.iag.usp.br

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8% NA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8% NA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Página 1 de 6 Atualizado às 11:04, 28-04-2016 Pesquisar... h cib ENTRAR Destaques Licenciamento ambiental pode deixar de existir Notícias Portos e logística PARTICIPAÇÃO DO PORTO DE SANTOS SOBE PARA 30,8%

Leia mais

somos cúmplices em seus momentos

somos cúmplices em seus momentos somos cúmplices em seus momentos Intro 03 nossa vinha e adega Casa Donoso está localizado no coração do Vale do Maule, um das mais antigas e com mais tradição do vinho no Chile. SUAS TERRAS TEM VINHAS

Leia mais

A macaúba pode gerar produtos de alto valor agregado, como óleo para cosméticos, óleos alimentícios e carvão ativado.

A macaúba pode gerar produtos de alto valor agregado, como óleo para cosméticos, óleos alimentícios e carvão ativado. Escrito por: Renato Anselmi Link: Panorama Rural A macaúba pode gerar produtos de alto valor agregado, como óleo para cosméticos, óleos alimentícios e carvão ativado. Minas Gerais está se tornando berço

Leia mais