O QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA SABER SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA SABER SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS?"

Transcrição

1 O QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA SABER SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS? UM INDICADOR DE SUCESSO O gerenciamento de projetos é amplamente reconhecido pela sua efetividade e sucesso. A maior referência mundial na área é o Project Management Institute (PMI ), um instituto internacional que difunde as melhores práticas de gerenciamento de projetos desde Existe uma gama enorme de informações disponíveis sobre gerenciamento de projetos disponíveis na web. Entretanto, o que você realmente precisa saber sobre ele? Onde procurar as melhores referências? Como gerenciar projetos de forma mais eficaz? CONCEITUANDO O GERENCIAMENTO DE PROJETOS O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas a uma ampla gama de atividades para atender aos resultados dos projetos e atingir seus objetivos. E não é preciso reinventar a roda: já existe bastante conteúdo produzido na área que você pode se apropriar para dominar mais sobre este assunto. Por sua vez, o PMI, como organização especializada em difundir estes conhecimentos, é considerada a mais reconhecida no mundo dentro da área. Agora, como saber mais sobre o assunto? Como adquirir este conhecimento que já existe? Como dominar os principias conceitos e práticas?

2 ADQUIRINDO CONHECIMENTO Para centralizar o conhecimento em gerenciamento de projetos o PMI criou o guia PMBOK. Este guia reúne um conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ele foi desenvolvido pelo PMI para fornecer orientações, regras e características do gerenciamento de projetos. Baseado no conhecimento do guia, o Instituto oferece também certificações aos profissionais da área. A certificação mais importante e conhecida do PMI é a de Project Management Professional (PMP ). Ela é considerada hoje a mais importante no mundo para gerentes de projetos que atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos. Contudo, existem habilidades necessárias a um gerente de projetos que não são somente adquiridas com o Guia PMBOK e com a certificação PMP. O que mais pode ser feito, então, para ser um profissional cada vez mais completo nesta área? DESENVOLVENDO-SE PROFISSIONALMENTE Guias e certificações são essenciais sim: teoria é fundamental! Entretanto, um gerente de projetos completo possui habilidades que precisam ser desenvolvidas de outras formas. Atuação dinâmica precisa também de um desenvolvimento dinâmico. O voluntariado em um capítulo do PMI é a oportunidade perfeita para você poder unir esses conceitos teóricos com a prática de gerenciamento de projetos. Como um voluntário, você irá desenvolver habilidades e capacidade de trabalhar com o gerenciamento de projetos, vivenciando na prática como executar as atividades, contando com um grupo de referências na área trabalhando junto com você. Veja alguns materiais e recursos que você terá acesso: Artigos O PMI disponibiliza aos filiados uma Plataforma de Conhecimento, um importante componente da biblioteca virtual do PMI. Os artigos são todos revisados por uma banca de profissionais voluntários para garantir a sua qualidade e legibilidade antes da publicação. Eventos Os eventos são realizados em nível global, continental, nacional, estadual e regional, e em média realizam-se entre dois a quatro eventos mensais com diferentes propósitos e formatos. São palestras, cursos de curta duração, workshops, debates, painéis e grandes eventos, como congressos e seminários.

3 Webinars O PMI disponibiliza mais de 1000 webinars no site ProjectManegement.com. O acervo contempla assuntos diversos voltados as tendências do gerenciamento de projetos, boas práticas, guias, entre outras. Todos os conteúdos são direcionados para contribuir com o trabalho dos gerentes de projetos. Networking Reforçar e fazer novos relacionamentos é uma das formas que o PMI acredita que sejam impulsionadoras da carreira e do conhecimento dos profissionais atuantes na área de gerenciamento de projetos. Por isso, a promoção de networking está entre os objetivos de praticamente todas as ações desenvolvidas pelo PMI no mundo todo. Liderança As atividades de voluntariado trazem envolvimento com a organização por meio da execução de atividades que fazem os Capítulos funcionarem. Ainda, há eventos pensados especialmente para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à liderança, voltados exclusivamente para os voluntários. Atualizações Por meio de uma série diversificada de publicações, produzidas em nível mundial, nacional e estadual, o PMI atualiza constantemente sua rede de contatos. Para isso, utiliza publicações de notícias, novidades enviadas via e periódicos de diferentes formatos, como revistas, newsletters e informativos, além de uma inserção cada vez mais orientada para as redes sociais. Tudo certo. Agora, o ponto principal: como trabalhar todos estes pontos e realmente se diferenciar no mercado de trabalho? Como se desenvolver ainda mais e se tornar um profissional mais qualificado? APRIMORANDO O TRABALHO COM GERENCIAMENTO DE PROJETOS A meta principal do PMI é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo. Para isso, oferecem uma grande oportunidade para todos: a possibilidade de filiação e voluntariado junto a um capítulo do PMI. Sendo um voluntário do PMI você estará dando um importante passo para a busca de seu crescimento profissional na área de gerenciamento de projetos, estando próximo das pessoas certas e participando de projetos que irão ajudar você a desenvolver suas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Para conseguir ficar ainda mais próximo dos profissionais, o PMI possui Capítulos espalhados pelo mundo todo. Esses capítulos são como células regionais do PMI e trabalham sobre o seu mesmo propósito. O capítulo do Rio Grande do Sul (PMI-RS) tem sua sede em Porto Alegre, com extensões (chamadas de Branches) em Caxias do Sul (Branch da Serra) e em Pelotas (Branch Extremo Sul).

4 BENEFÍCIOS DO PMI GLOBAL Site e canal de comunicação em Inglês e outro em Português; Acesso à ferramenta do PMI PathPro que apresenta um quadro de carreira; Você poderá utilizá-la para avaliar suas habilidades e se preparar para o mercado; Acesso a edição digital atualizada e em português do Guia PMBOK ; Oportunidades de networking através de capítulos PMI e das comunidades de gerenciamento de projetos; Acesso ao ProjectManagement.com: biblioteca comunitária de recursos online com conteúdos como artigos, templates e apresentações, e possibilidade de conexões diretas entre gerentes de projeto; Acesso a artigos escrito por membros e revisado por um painel de profissionais, para ajudá-lo na prática de gerenciamento de projetos de forma mais eficaz; Liderança e oportunidades de voluntariado por meio das comunidades do PMI, programas de certificação, programas de pesquisa e outras áreas; Publicações de qualidade para mantê-lo informado enviados por ou disponíveis no site do PMI.org, para que você possa acessá-los em qualquer momento: 1. PM Network - publicação mensal popular que cobre a profissão de gerenciamento de projeto, líderes, novidades e tendências; disponível em formato digital ou impresso. 2. PMI Today - newsletter mensal centrada no Instituto com notícias, eventos, atividades comunitárias e uma coluna da Diretoria do PMI ; disponível em formato digital ou impresso. 3. Project Management Journal - revista de pesquisa que melhora a compreensão de projeto, programa e portfólio, publicada cinco vezes ao ano. 4. Community Post - newsletter quinzenal com foco no conhecimento de gerenciamento de projetos do PMI e notícias. E-boletins de notícias que cobrem as atividades do PMI com notícias na Ásia, Coréia, América Latina e Europa, Oriente Médio e África (EMEA), para os membros nesses locais; Descontos em exames de credencial PMI e renovação; Descontos em participação em congressos global do PMI e conferências; Descontos em livros de gerenciamento de projetos, produtos e instrumentos de formação oferecido pelo marketplace;

5 Oportunidades de aprendizado e-learning, incluindo cursos e seminários; dentre eles, um importante curso para aprender todos os fundamentos do Guia PMBOK ; PMI Publication Quizzes, uma forma conveniente e rentável de ganhar unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) necessários para manter sua credencial PMI. BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS DO PMI-RS Área de acesso restrito no site e aplicativo exclusivo do PMI-RS com conteúdos exclusivos desenvolvidos somente para filiados; Desconto no curso de preparação para certificação PMP e CAPM do PMI-RS; Desconto nos grandes eventos do PMI-RS: Congresso de Gerenciamento de Projetos e Seminário Serra de Gerenciamento de Projetos, que abordam assuntos de extrema relevância no âmbito do gerenciamento de projetos; Descontos especiais nos cursos e pós graduações de entidades de ensino conveniadas ao PMI-RS, além de possibilidade de participação nos processos seletivos para docentes em algumas delas; Acesso a diversos eventos de enfoques diferenciados com descontos expressivos, como PMDays, Almoço com Projetos, Almoce com o PMI, Capacitese, Certifique-se, alguns promovidos somente para filiados; Trabalho de voluntariado no Capítulo, que fornece a possibilidade de networking, crescimento profissional e aprimoramento de habilidades, além de acesso a oportunidades, tanto do PMI-RS quanto do PMI Global, exclusivas para voluntários (dentre elas, cursos e workshops); Contabilização de PDUs para a manutenção de certificações do PMI através dos cursos, eventos e do voluntariado. Aproveite todos estes benefícios!

6 APROVEITANDO OPORTUNIDADES Agora que você já entendeu o que é gerenciamento de projetos e o quão importante é estar atualizado, adquirir conhecimento e desenvolver-se constantemente, você já deve ter percebido como é importante ser filiado ao PMI-RS e o quanto você pode evoluir na carreira sendo um voluntário no nosso capítulo. Não importa se você é novo ou experiente em gerenciamento de projetos, o PMI tem o plano certo para você. Pense nisto, faça a diferença! FAÇA A DIFERENÇA! Coisas boas acontecem com quem se envolve com o PMI. Envolva-se com o PMI e conquiste seu espaço: filie-se ao PMI -RS e procure as oportunidades de voluntariado que o capítulo disponibiliza para você aprimorar seu conhecimento na prática! O PMI -RS espera ter esclarecido um pouco mais do universo do gerenciamento de projetos para você, e está lhe esperando para trocar experiências junto ao nosso capítulo.

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre

Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Gerenciamento de Informática 5ºSemestre Plano de Ensino Prof. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Caracterização

Leia mais

Certificação PMP. Profa. Reane Franco Goulart

Certificação PMP. Profa. Reane Franco Goulart 1 Certificação PMP Profa. Reane Franco Goulart Objetivo da certificação 2 O que é a certificação PMP? Quais os benefícios? Quem pode obter a Certificação PMP? Quanto custa para fazer o exame de Certificação

Leia mais

Guia Editorial e de Estilos para Autores de Artigos em Português para a Plataforma de Conhecimento do Portal do PMI para o Brasil

Guia Editorial e de Estilos para Autores de Artigos em Português para a Plataforma de Conhecimento do Portal do PMI para o Brasil Guia Editorial e de Estilos para Autores de Artigos em Português para a Plataforma de Conhecimento do Portal do PMI para o Brasil Visão A missão da Plataforma de Conhecimento do PMI é ser a primeira fonte

Leia mais

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Braga, 01 de Julho de 2016 Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Eurodesk, o que é? A Agência Erasmus + Juventude em Ação cumpre, para além da sua missão cumprir as responsabilidades delegadas

Leia mais

Para que se idealize melhor o assunto sobre gestor em gerenciamento de projetos, vamos

Para que se idealize melhor o assunto sobre gestor em gerenciamento de projetos, vamos VISÃO GLOBAL DA CERTIFICAÇÃO PMP - PMI Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro Para que se idealize melhor o assunto sobre gestor em gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

AKNA SOFTWARE. Boas Vindas

AKNA SOFTWARE. Boas Vindas AKNA SOFTWARE Boas Vindas ÍNDICE Introdução... 03 Acesso à nossa Plataforma... 03 Comercial... 04 Treinamento... 05 Atendimento Técnico ao Cliente... 05 Financeiro... 05 Qualidade... 07 AKNA na Mídia...

Leia mais

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro é: Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Leia mais

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Marketing Digital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Sunny Side of the Doc 2016 INFORMAÇÕES GERAIS

Sunny Side of the Doc 2016 INFORMAÇÕES GERAIS Sunny Side of the Doc 2016 INFORMAÇÕES GERAIS O Brazilian TV Producers (BTVP) abre inscrições para a 27ª edição do Sunny Side of the Doc (SSD), que acontece do dia 20 à 23 de junho de 2016 em La Rochelle,

Leia mais

UNIVERSEG. Educação Financeira Cultura do Seguro. Abril 2014

UNIVERSEG. Educação Financeira Cultura do Seguro. Abril 2014 UNIVERSEG Educação Financeira Cultura do Seguro Abril 2014 Princípios da Organização Focado na Estratégia DIRECIONADORES ESTRATÉGICOS Clientes e Mercado Aprendizado e Crescimento Disseminar a Cultura do

Leia mais

Curso de Microsoft Project 2016

Curso de Microsoft Project 2016 Curso de Microsoft Project 2016 Lucas Furlan Enteléquia Gerenciamento de Projetos via PMBOK Fundamentos do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos na prática Preparatório para Certificação

Leia mais

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo:

Art. 6 As atividades descritas no artigo anterior compreendem quatro grupos descritos a seguir e têm a pontuação descrita na tabela em anexo: ANEXO IV REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As Atividades Complementares do Curso de Arquitetura e Urbanismo, como parte integrante do currículo, constituem atividades extraclasse, desenvolvidas

Leia mais

Dezembro/2010. Destaques. Congressos e Eventos. Certificações. Capítulos do PMI no Brasil. Livro em Destaque. Novidades. Academia

Dezembro/2010. Destaques. Congressos e Eventos. Certificações. Capítulos do PMI no Brasil. Livro em Destaque. Novidades. Academia Problemas para ler este e-mail? Clique aqui! Dezembro/2010 PMI.ORG CONTATO COMPRA DE PRODUTOS CAPÍTULOS Destaques Congressos e Eventos Agradecimento Especial do PMI PM Network no iphone, ipad ou ipod Touch

Leia mais

Por que Gerenciar as Comunicações?

Por que Gerenciar as Comunicações? Por que Gerenciar as Comunicações? Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos,

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

Introdução. Missão Atuar em defesa do desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor da aviação brasileira e mundial.

Introdução. Missão Atuar em defesa do desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor da aviação brasileira e mundial. Nosso DNA... é um grupo inglês e o maior conglomerado de publicações aeronáuticas do mundo. São 35 anos de mercado e mais de 20 títulos/revistas. Juntas ultrapassam mensalmente a marca dos 300.000 exemplares

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Raquel Silveira Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

Um Projeto de Sucesso!

Um Projeto de Sucesso! Um Projeto de Sucesso! IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação Profs. João A. Fabro e Heitor S. Lopes.-Slide 1/46 O que é um Projeto de Sucesso? IF66J/S71 Oficinas de Integração 3 Eng. Computação

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - EAP Aula 1 UNIP 2014.1 Prof. Clesio Landini Jr. 1 Aula 1 - Apresentação Professor Plano de ensino Referências bibliográficas Material para download Avaliação / Frequência

Leia mais

Manual de Regras Rodada de Negócios

Manual de Regras Rodada de Negócios CONARH ABRH 2014 18 a 21 de Agosto de 2014 Transamérica Expo Center São Paulo Manual de Regras Rodada de Negócios Realização e Promoção: ABRH-Nacional Tel.: (11) 3124-8850 Organização: Hyrnastha-Inovar

Leia mais

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS

TABELA DE ATIVIDADES E CRÉDITOS Folha: 01/ ATENÇÃO! Atividade Complementar é um componente curricular que atende a LDB 9394/96 do MEC e a Resolução 0 de 02/09/20, portanto o aluno deve cumprir as exigências de acordo com seu currículo.

Leia mais

O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP

O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP O conteúdo do exame PMP muda em 12/Jan/2016 por Mauro Sotille, PMP O PMI divulgou uma nova versão da Delineação do Conteúdo do Exame PMP (Project Management Professional (PMP) Examination Content Outline

Leia mais

Fevereiro/2011. Novidades nos requisitos da Certificação CAPM Mais flexibilidade para. Destaques. Congressos e Eventos.

Fevereiro/2011. Novidades nos requisitos da Certificação CAPM Mais flexibilidade para. Destaques. Congressos e Eventos. Problemas para ler este e-mail? Clique aqui! Fevereiro/2011 PMI.ORG CONTATO COMPRA DE PRODUTOS CAPÍTULOS Destaques Congressos e Eventos Novidades nos requisitos da Certificação CAPM Premiações Profissionais

Leia mais

1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO

1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 02 1 PARA CADASTRAR SEU CURRÍCULO... 03 1.1 Identificação da ferramenta Currículo no site na Univille... 03 1.2 Como editar os campos a serem preenchidos... 04 1.2.1 Experiência

Leia mais

Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa.

Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa. Absenteísmo: Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde. Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos

Leia mais

CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO

CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO CURSO DE MOLDES EM MÓDULOS OU COMPLETO Com Prof/Artista.: Vinicios Jorge Curso de Moldes Fusion FX e Mundo Mágico arte compartilhada Este curso foi pensado e desenvolvido para que você possa aprender e

Leia mais

Torne-se um Vendedor de Alta Performance!

Torne-se um Vendedor de Alta Performance! Torne-se um Vendedor de Alta Performance! O mais Atual e Efetivo Programa de Capacitação de Vendedores do Brasil! Desperte seu Potencial Infinito! Desenvolva uma Comunicação Poderosa e Realize Vendas de

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como Bianca dominou sua agenda utilizando técnicas do GTD. Bianca Lanzuolo. SAP Brasil

HISTÓRIAREAL. Como Bianca dominou sua agenda utilizando técnicas do GTD. Bianca Lanzuolo. SAP Brasil HISTÓRIAREAL Bianca Lanzuolo SAP Brasil Como Bianca dominou sua agenda utilizando técnicas do GTD Estou menos estressada e mais confiante nas minhas tarefas. Tenho mais consciência do tempo que gasto com

Leia mais

3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO

3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 1 de 9 2 de 9 1 3 de 9 COMO MONTAR SEU NEGÓCIO DO ZERO 4 de 9 2 Começando Seu Negócio do Zero Você sabia que você também pode ganhar dinheiro on-line? Neste Ebook detalhado, vou dizer-lhe várias formas

Leia mais

PLANEJANDO SUA CARREIRA EM NUTRIÇÃO: UM ENFOQUE PARA A SAÚDE COLETIVA

PLANEJANDO SUA CARREIRA EM NUTRIÇÃO: UM ENFOQUE PARA A SAÚDE COLETIVA PLANEJANDO SUA CARREIRA EM NUTRIÇÃO: UM ENFOQUE PARA A SAÚDE COLETIVA APRESENTAÇÃO PESSOAL - DINÂMICA O QUE VOCÊ AMA FAZER O QUE VOCÊ SABE FAZER COM O QUE VOCÊ SE IMPORTA QUEM É O NUTRICIONISTA? Humanista

Leia mais

Setembro/2011. Destaques. Congressos e Eventos. Capítulos do PMI no Brasil. Certificações. Novidades. Livro em Destaque. Academia

Setembro/2011. Destaques. Congressos e Eventos. Capítulos do PMI no Brasil. Certificações. Novidades. Livro em Destaque. Academia Problemas para ler este e-mail? Clique aqui! Setembro/2011 PMI.ORG CONTATO COMPRA DE PRODUTOS CAPÍTULOS Destaques Congressos e Eventos Mensagem do PMI: Comunidade de Gerenciamento de Projetos continua

Leia mais

Momento Atual do MMN. Mercado pulverizado por empresas, nem sempre sérias. Muitos oportunistas e aproveitadores

Momento Atual do MMN. Mercado pulverizado por empresas, nem sempre sérias. Muitos oportunistas e aproveitadores Momento Atual do MMN Mercado pulverizado por empresas, nem sempre sérias Muitos oportunistas e aproveitadores Profissionais e aspirantes divididos e sem resultado Causa desanimo, incertezas e desconfiança

Leia mais

INDICADORES ETHOS 3ª GERAÇÃO

INDICADORES ETHOS 3ª GERAÇÃO INDICADORES ETHOS 3ª GERAÇÃO CONTEXTO 2010 2007 Crescimento da economia verde 3ª Geração dos Indicadores Ethos: incorporar o aprendizado promovido pelos grupos de trabalho, aumentar a relação com outras

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

A certificação de Belts do Seis Sigma

A certificação de Belts do Seis Sigma A certificação de Belts do Seis Sigma Muitas vezes, os profissionais treinados no programa Seis Sigma têm dúvidas sobre a forma de certificação dos Green Belts, Black Belts e Master Black Belts. Conheça

Leia mais

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias

Seis Sigma em Serviços - 2. desafios e adequações necessárias Global Productivity Solutions Treinamento e Consultoria em Seis Sigma Seis Sigma em Serviços: desafios e adequações necessárias São Paulo, 23 de agosto de 2006 A importância do Seis Sigma e da Qualidade

Leia mais

MANUAL REDES SOCIAIS

MANUAL REDES SOCIAIS MANUAL E EDES Estima-se que mais de 40 milhões de brasileiros acessam a internet, pois encontram o potencial necessário para expressarem suas opiniões, consultar e disseminar informações com muito mais

Leia mais

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil

Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil Como posso Ganhar Dinheiro na Internet? Tudo começa com um programa que foi implantado no Brasil que possibilitou as pessoas terem acesso a informações que antes estavam somente estavam no conhecimento

Leia mais

ESTÁ PREPARADO PARA FAZER A ESCOLHA CERTA? CRIAÇÃO DE SITES. PROPOSTA COMERCIAL válida por 15 dias

ESTÁ PREPARADO PARA FAZER A ESCOLHA CERTA? CRIAÇÃO DE SITES. PROPOSTA COMERCIAL válida por 15 dias ESTÁ PREPARADO PARA FAZER A ESCOLHA CERTA? CRIAÇÃO DE SITES PROPOSTA COMERCIAL válida por 15 dias UMA AGÊNCIA ONLINE Desenvolvimento Web e Marketing Digital Somos a agência Retina Comunicação, que assim

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Ações para a preservação e acesso à memória brasileira de arquitetura e urbanismo - projeto de digitalização da revista acrópole

Ações para a preservação e acesso à memória brasileira de arquitetura e urbanismo - projeto de digitalização da revista acrópole Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Ações para a preservação e acesso à memória brasileira de arquitetura e urbanismo - projeto de digitalização da revista acrópole Marcia Rosetto (USP) - mrosetto@usp.br

Leia mais

Dossier Apresentação 2016 - web

Dossier Apresentação 2016 - web Dossier Apresentação 2016 - web A CIE Comunicação e Imprensa Especializada, Lda., empresa do Grupo Publindústria, integra-se numa plataforma empresarial com cerca de 25 anos de experiência na edição de

Leia mais

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Luciane Berto Benedetti (GHC) - lucianeberto@yahoo.com.br Resumo: Relata a experiência

Leia mais

Guia para certificação Green Belt e Black Belt Lean Seis Sigma

Guia para certificação Green Belt e Black Belt Lean Seis Sigma Guia para certificação Green Belt e Black Belt Lean Seis Sigma 1 2 Sumário Qual a diferença entre os certificados Seis Sigma A quem se destina essa apresentação? Por que ser especialista Seis Sigma? Capacitações

Leia mais

Nome do questionário (ID): Diagnóstico da situação de pessoal de TI na APF (985533)

Nome do questionário (ID): Diagnóstico da situação de pessoal de TI na APF (985533) Nome do questionário (ID): Diagnóstico da situação de pessoal de TI na APF (985533) Pergunta: Sua resposta Data de envio: 25/10/2013 13:39:21 Endereço IP: 200.139.16.10 URL de referência: https://contas.tcu.gov.br/limesurvey/index.php/survey/index?sid=985533&lang=pt-br&token=t73f3bkqyv9kaqa

Leia mais

Parte I - Modelos de Gestão

Parte I - Modelos de Gestão 1 Disciplina: Práticas de Gestão e Resultados Nota de Aula: 05 Material desenvolvido por: Rosely Gaeta [2011] Parte I - Modelos de Gestão Objetivos Ao final deste tópico os alunos deverão: 1. Compreender

Leia mais

Subdivisões do Escopo em um Projeto

Subdivisões do Escopo em um Projeto Subdivisões do Escopo em um Projeto Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de

Leia mais

www.jeve.pt O que é?

www.jeve.pt O que é? O que é? A Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal (PEEP) em parceria com a K-Evolution desenvolveram o JEVE Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade, um projeto experimental

Leia mais

Pilares do. médico de sucesso

Pilares do. médico de sucesso 3 Pilares do médico de sucesso 1 DESENVOLVER ALTA PERFORMANCE 2 CONHECER SOBRE O MARKETING 3 CONHECER SOBRE GESTÃO EM SAÚDE CELIANE GONÇALVES Atua na área de Marketing em Saúde há mais de 20 anos. É empreendedora,

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

Apresentação Processo Seletivo 2016.1

Apresentação Processo Seletivo 2016.1 Apresentação A SofTeam Empresa Júnior de Computação, uma organização constituída e gerida pelos alunos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, tem a enorme satisfação de anunciar

Leia mais

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA DIVISÃO DE CURRÍCULOS PROGRAMA DE LEITURA PARA O CORPO DISCENTE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA MB

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA DIVISÃO DE CURRÍCULOS PROGRAMA DE LEITURA PARA O CORPO DISCENTE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA MB DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA DIVISÃO DE CURRÍCULOS PROGRAMA DE LEITURA PARA O CORPO DISCENTE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA MB 1.1 - PROPÓSITO Estabelecer normas para a execução do programa de leitura

Leia mais

Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado

Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado Metodologias de Ensino para a Melhoria do Aprendizado Victor Ulisses Pugliese viktao@msn.com IFSP Eduardo Noboru Sasaki ensasaki@uol.com.br IFSP Resumo:O projeto tem por objetivo a pesquisa e o estudo

Leia mais

PASSAPORTE CISV. para CIDADANIA GLOBAL PARTICIPATIVA

PASSAPORTE CISV. para CIDADANIA GLOBAL PARTICIPATIVA PASSAPORTE CISV para CIDADANIA GLOBAL PARTICIPATIVA Este Passaporte nos fornece um resumo da abordagem do CISV em relação à Educação para a Paz. É um guia prático sobre o que e por que fazemos, e pode

Leia mais

- Transferências através do, transferências bancárias e eletrônicas, E- gold, sistemas de pagamento etc.;

- Transferências através do, transferências bancárias e eletrônicas, E- gold, sistemas de pagamento etc.; é fornecedora experiente de serviços de transporte internacionais de ciclo completo. Somos especialistas em indústria específica de diversos tipos de transporte terrestre, aéreo ou marítimo, ou uma c om

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA COMISSÃO CIENTÍFICA A comissão científica do I ENCONTRO CIENTÍFICO DA FAEMA resolve: 1) Geral: Para apresentação de pôster, os (as) autores (as) devem submeter o resumo expandido

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING 8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING CONTEÚDO DO E-BOOK Neste material, iremos mostrar 8 sinais que está na hora de você mudar a forma como você gerencia

Leia mais

SISTEMA DE ENSINO. Sobre a Interasoft

SISTEMA DE ENSINO. Sobre a Interasoft SISTEMA DE ENSINO Sobre a Interasoft Como nasceu a Interasoft? Trabalhando ao longo de anos na área de educação notamos a necessidade de um novo sistema que facilitasse o trabalho em nossas escolas e começamos

Leia mais

SEJA BEM VINDO AO GRUPO SOLFARMA!!

SEJA BEM VINDO AO GRUPO SOLFARMA!! SEJA BEM VINDO AO GRUPO SOLFARMA!! Procurando uma oportunidade de emprego? Saiba que o Banco de Talentos é a grande atração para o recrutamento do Grupo Solfarma. Um grupo de sucesso no interior de São

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM

Leia mais

CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL)

CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) CONVOCATÓRIA DE CANDIDATURAS PARA O GRUPO ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) A ONU Mulheres Brasil convida organizações e redes da sociedade civil brasileira a apresentar candidaturas para o Grupo Assessor

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Como o PMI pode ajudar na sua formação de Gerente de Projetos

Como o PMI pode ajudar na sua formação de Gerente de Projetos Como o PMI pode ajudar na sua formação de Gerente de Projetos Marco Antonio Kappel Ribeiro VP de Relações Intitucionais e Marketing do PMI-RS setembro.2017 1 O PMI Quem somos? Fundado em 1969 na Pensilvânia,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO

CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO CERTIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PAINÉIS DE CONTRIBUIÇÃO Certificações O MPF passa por um processo de certificação de qualidade em suas várias instâncias. A certificação pode ser: Por exemplo, Certificação

Leia mais

Busca De Informações Científicas de Qualidade é a alma de nosso negócio. Um passeio orientado pelo Portal Periódicos da Capes

Busca De Informações Científicas de Qualidade é a alma de nosso negócio. Um passeio orientado pelo Portal Periódicos da Capes Busca De Informações Científicas de Qualidade é a alma de nosso negócio. Um passeio orientado pelo Portal Periódicos da Capes Ramon Dornelas Soares UFMG - PPGEE Ramon Dornelas Soares, 16 de agosto de 2010

Leia mais

Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça. - Proposta de Criação e Manutenção -

Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça. - Proposta de Criação e Manutenção - 01 Plataforma de Negócios Online da Cerâmica Vilaça - de Criação e Manutenção - - junho de 2016 - Cerâmica Vilaça - A/C Dinei CONCORRÊNCIA 02 Termo de busca: "ceramica tijolos» Marcas analisadas: Resumo:

Leia mais

MASTER 2016. Liderança e Engajamento. PROGRAMA DE CURTA DURAÇÃO 5 ENCONTROS 14 OPÇÕES DE CURSOS TEMAS EMERGENTES

MASTER 2016. Liderança e Engajamento.  PROGRAMA DE CURTA DURAÇÃO 5 ENCONTROS 14 OPÇÕES DE CURSOS TEMAS EMERGENTES MASTER 2016 Liderança e Engajamento PROGRAMA DE CURTA DURAÇÃO 5 ENCONTROS FOCO EM COMPETÊNCIAS PRÁTICAS TEMAS EMERGENTES 14 OPÇÕES DE CURSOS A INOVA BUSINESS SCHOOL A Inova Business School é uma escola

Leia mais

PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS

PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS PLANEJAMENTO SIMPLIFICADO DE PROJETOS Nestor Nogueira de Albuquerque, MsC. Gestão e Desenvolvimento Regional V Encontro de Pós-GraduaP Graduação UNITAU 2005 Necessidade de um processo de Gestão de Projetos

Leia mais

Marketing Digital Para PME s

Marketing Digital Para PME s Marketing Digital Para PME s Era Pre Redes Sociais Mudança de comportamento do consumidor Disrupção Digital E-mail Marketing SEO Links Patrocinados Redes Sociais Métricas e monitoramento Agenda Leydiane

Leia mais

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos

Leia mais

Desenvolvimento de Estratégias

Desenvolvimento de Estratégias Desenvolvimento de Estratégias Aula 18 Plano de carreira Análise do ambiente Oportunidades Ameaças Objetivos Alvos concretos Estratégias Ações e prazos para atingir objetivos Follow-up Análise de potencial

Leia mais

www.equilibriumweb.com

www.equilibriumweb.com www.equilibriumweb.com design por cristian c. de almeida APRESENTAÇÃO O mercado está cheio de empresas jovens e inovadoras. O que diferencia a Equilibrium Web das demais é a experiência de ter trabalhado

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO NÚCLEO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS DA PUCPR O Núcleo de Projetos comunitários (NPC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR),

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING LIBERO

VISUAL MERCHANDISING LIBERO LIBERO VISUAL MERCHANDISING COORDENAÇÃO: NATÁLIA COUTINHO DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 17 DE SETEMBRO PREVISÃO DE TÉRMINO: 3 DE DEZEMBRO AULAS: SÁBADOS QUINZENAIS DAS 10H00 ÀS 17H00 OBJETIVOS O curso oferece

Leia mais

Competições de Habilidades NetRiders

Competições de Habilidades NetRiders Cisco Networking Academy Competições de Habilidades NetRiders para alunos de CCNA e de IT Essentials Cada região oferece competições NetRiders para 3 níveis de competidores: CCNA atualmente ou recentemente

Leia mais

Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente. Janeiro, 2014

Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente. Janeiro, 2014 Possibilidades da EAD na formação continuada de professores centrada no protagonismo docente Janeiro, 2014 Questão Central Que possibilidades a EAD fornece para o aperfeiçoamento das ações de formação

Leia mais

O PMI e o Gerenciamento de Projetos

O PMI e o Gerenciamento de Projetos O PMI e o Gerenciamento de Projetos André Voltolini Ex presidente PMI-RS VP de Relações Institucionais e Marketing - PMI-RS 09/2015 1 Sobre o que falaremos hoje PMI e o PMI-RS Guia PMBOK e Outras Referências

Leia mais

Consultor é apenas uma pessoa experiente, com boa. empreender.

Consultor é apenas uma pessoa experiente, com boa. empreender. Consultor é apenas uma pessoa experiente, com boa técnica, bom senso e ainda com vontade de ensinar e empreender. Quem é Novo Empreendedor: O Novo Empreendedor: 25% tem entre 45 e 64 anos; 8,8% tem mais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 014/2016, DE 23 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 014/2016, DE 23 DE MARÇO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD, PMP

Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD, PMP Bem-vindo ao nosso trabalho inteiramente gratuito de coaching! O tema desta sessão é: O Método 5A de coaching desenvolvido por Edgard Pedreira de Cerqueira Neto Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de Integração Prof. Anderson Valadares 1. Conceito A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui processos e as atividades necessárias para identificar, definir,

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 Seminário 2 Treinamento e Desenvolvimento 3 Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.; Kram, K. E.; Ting, S. HBR,

Leia mais

A Importância da Comunicação no Gerenciamento do Projeto

A Importância da Comunicação no Gerenciamento do Projeto INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - IETEC MBA EM ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS T16 Outubro de 2013 A Importância da Comunicação no Gerenciamento do Projeto Walyd Gonçalves Abdul Samad Analista de Sistemas

Leia mais

McDonald s University Centro de Desenvolvimento de Liderança

McDonald s University Centro de Desenvolvimento de Liderança Luciano Maffia Especialista em Educação Corporativa McDonald s University Centro de Desenvolvimento de Liderança Porque o McDonald s investe tanto em desenvolvimento de Líderes?? KODAK Durante a maior

Leia mais

GUIA PARA MELHORIA CURRICULAR

GUIA PARA MELHORIA CURRICULAR GUIA PARA MELHORIA CURRICULAR Apresentamos abaixo algumas sugestões, com propósito de melhorar e ressaltar suas qualidades e experiências, e com isso conseguir aumentar as chances de alcançar seus objetivos.

Leia mais

Neidi. rewer Cassol. Palestras&Treinamentos

Neidi. rewer Cassol. Palestras&Treinamentos Neidi K rewer Cassol Palestras&Treinamentos Neidi Krewer Cassol A Professora Neidi Krewer Cassol é Mestre em Administração de Empresas, Educadora, Pesquisadora, Consultora, Coach e Palestrante. Possui

Leia mais

Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas

Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas Software Livre e o Ensino Público: limites e perspectivas Laura Bittencourt Paiva Valquíria Lopes Rabelo RESUMO Este artigo pretende analisar quais as perspectivas da adoção do sistema e da filosofia de

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS

IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS IDEIAS QUE INSPIRAM KIT DE VENDAS DMM Um sonho compartilhado A 5ª edição do Dental Marketing Meeting DMM2016 - ABMO, maior evento de marketing em odontologia do mundo, será realizada em 26 de novembro

Leia mais

Planejar Manual do Participante

Planejar Manual do Participante Planejar Manual do Participante MP_oficina_sei_planejar.indd 1 10/03/15 11:36 MP_oficina_sei_planejar.indd 2 10/03/15 11:36 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

ASSESSORIA, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA O UP DA START-UP

ASSESSORIA, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA O UP DA START-UP ASSESSORIA, CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA O UP DA START-UP Temas Introdução a Inovação O que é Inovação? Quais os tipos de Inovação? Por que Inovar? Como Inovar? O ciclo

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais