DROGAS. Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Tomar, Maio de 2011 MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DROGAS. Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Tomar, Maio de 2011 MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL"

Transcrição

1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE MESTRADO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL DROGAS Cláudia Basílio AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. NUNO ÁLVARES PEREIRA Tomar, Maio de 2011

2 O recurso a substâncias capazes de agir sobre o espírito parece tão antigo como o próprio homem, sempre desejoso de aliviar as suas dores físicas e morais ( ) Richard (1997)

3 DEFINIÇÃO Qualquer substância natural ou sintética que, ao ser fumada, inalada, ingerida ou injectada, provoca alterações psíquicas, sentidas como agradáveis numa primeira fase, mas que cria dependência, tornando as pessoas incapazes de viverem normalmente e integradas na sociedade. OMS (1981)

4 CLASSIFICAÇÃO OPIÁCEOS E OUTROS ANALGÉSICOS NATURAIS Morfina Codeína Heroína SINTÉTICAS Petidina Metadona ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL Cocaína Anfetaminas DROGAS PSICOMIMÉTICAS ALUCINÓGENEOS LDS Mescalina CÂNHAMO E DERIVADOS Haxixe Liamba Erva

5 CONSUMO DE DROGAS ILICÍTAS 1.º Cannabis 2.º Cocaína 3.º Ecstasy 4.º Heroína Fonte: Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Geral realizado em Portugal em 2007 pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

6 CANNABIS OU CÂNHAMO INDIANO -Provém da planta cannabis sativa originária da Ásia central. - Apresenta propriedades psicotrópicas por acção da molécula tetrahidrocanabinóide - É necessário mais de uma semana após o consumo para ser totalmente eliminado.

7 CANNABIS OU CÂNHAMO INDIANO - EFEITOS SINTOMAS E SINAIS FÍSICOS Aumento da frequência cardíaca; Congestão dos vasos conjuntivais (olhos vermelhos) ; Dilatação dos brônquios; Diminuição da pressão intra-ocular; Foto-fobia, Tosse,; Diminuição do lacrimejo; SINTOMAS PSÍQUICOS Euforia (que aparece minutos depois do consumo). Sonolência. Fragmentação dos pensamentos (podem surgir ideias paranóides). Maior sensibilidade aos estímulos externos. Instabilidade no andar. Acção antiemética (contra o vómito) Alteração da memória imediata, assim como da capacidade para a realização de tarefas que requeiram operações múltiplas e variadas, juntando-se a isto reacções mais lentas e um défice na aptidão motora (persistem até 12 horas após o consumo).

8 COCAÍNA - Provém do arbusto da coca, segundo dados históricos, já havia consumidores desta folha no Equador e no Perú por volta do ano 2500 a.c - A substância psicoestimultante que deriva da planta da coca foi isolada no final do séc. XIX por Albert Nieman, originando um um pó branco, que actualmente pode ser fumado, injectado ou inalado. - Em 1906 a cocaína foi eliminada da fórmula da Coca-Cola.

9 Ausência de fadiga, sono e fome; Exaltação do estado de ânimo; Maior segurança em si mesmo; Desinibição; Aceleração do ritmo cardíaco e aumento da tensão arterial; Aumento da temperatura corporal e da sudação; Reacção geral de euforia e intenso bem-estar; Anestésico local. COCAÍNA

10 ECSTASY Foi patenteada em 1914 na Alemanha, pelos laboratórios Merck, como um medicamento supressor do apetite, que nunca chegou a ser comercializado. Foi abandonada até à década de 50, época em que foi retomada para fins experimentais (interrogatórios, psicoterapias). Os primeiros consumos ilegais detectaram-se durante os anos 60 e 70 no oeste dos EUA, facto que levou à sua proibição neste país em 1985.

11 ECSTASY EFEITOS FÍSICOS Trismo (contracção dos músculos da mandíbula); Taquicárdia; ranger dos dentes; secura da boca; Diminuição do apetite; Dilatação das pupilas; Dificuldade de caminhar; Reflexos exaltados; Vontade de urinar; Tremores; Transpiração; Cãibras: Insónia. EFEITOS PSÍQUICOS Sensação de intimidade e de proximidade com outras pessoas, Aumento da capacidade comunicativa, Euforia, Despreocupação, Autoconfiança, Expansão da perspectiva mental, Incremento da consciência das emoções, Diminuição da agressividade, Intensificação da consciência sensitiva.

12 HEROÍNA E OPIÁCEOS - A morfina é extraída do ópio, que é obtido a partir da planta Papaver somniferum. - Desde a antiguidade que o ópio entra na composição de preparações terapêuticas diversas, actualmente no Oriente é ainda uma droga de tradição. - A heroína foi descoberta em 1874, a partir da sintetização da morfina.

13 HEROÍNA E OPIÁCEOS - A heroína apresenta-se sob a forma de um pó de cor esbranquiçada a acastanhada - Pode ser fumada ou injectada. - A eliminação pela urina faz-se num dia.

14 HEROÍNA E OPIÁCEOS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL Analgesia (falta de sensibilidade à dor) Sonolência Euforia Sensação de tranquilidade Embotamento afectivo Contracção da pupila Náuseas Vómitos Depressão da respiração (causa de morte por overdose) Desaparecimento do reflexo da tosse. OUTROS EFEITOS Produz a libertação de histamina (vasodilatação e comichão na pele). Na mulher produzem-se ciclos menstruais irregulares. No aparelho digestivo: os movimentos peristálticos tornam-se lentos, favorecendo a obstipação. Na bexiga: o tónus do esfíncter aumenta e diminuem os reflexos da micção, provocando dificuldade de urinar.

15 ALUCINOGÉNEOS Provocam modificação nas percepções (alucinações auditivas e visuais). A grande maioria é de origem vegetal. Cogumelos mágicos: Os cogumelos mágicos são usados desde há milhares de anos, por populações nativas da América Central e América do Sul; A substância foi isolada nos anos 60 do séc. XX, tendo sido, desde aí, usada com fins recreativos, muitas vezes ligada ao Movimento Hippie e a experiências mais ou menos místicas, que procuravam estados alterados da consciência.

16 ALUCINOGÉNEOS Mescalina - Obtém-se do cacto (Lophophora Wlliansii), que cresce nas zonas desérticas do norte do México. - Na época pré-hispânica era utilizada de uma forma ritual pelos Xamãs de várias tribos.

17 SINTOMATOLOGIA - A percepção é mais intensa e brilhante. - As sinestesias são frequentes: os sons podem ser vistos e as cores ouvidas. - Distorções da imagem corporal e da percepção do espaço e do tempo. - As alucinações costumam ser visuais, com figuras ou formas geométricas. - As emoções são intensas e podem mudar de forma abrupta. - Podem aparecer ideias paranóides.

18 ÁLCOOL O álcool, etanol, pode ser produzido pela fermentação do açúcar existente em produtos de origem vegetal. (frutos; caules e raízes ou produzido por destilação) O consumo de álcool é tão antigo como a própria humanidade. É a substância psicoactiva mais consumida em Portugal.

19 ÁLCOOL Sintomas iniciais Sensação inicial de euforia e de desinibição, depois segue-se um estado de: sonolência, turvação da visão, descoordenação muscular, diminuição da capacidade de reacção, diminuição da capacidade de atenção e compreensão, fadiga muscular. Efeitos a longo prazo Cérebro: deterioração e atrofia; Sangue: anemia, diminuição das defesas imunitárias; Coração: alterações cardíacas (miocardite); Fígado: hepatopatia, hepatite, cirrose; Estômago: gastrite, úlceras; Pâncreas: inflamação, deterioração; Intestino: transtornos na absorção de vitaminas, hidratos e gorduras, que provocam sintomas de carência

20 INDICADORES PREVENTIVOS DO ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PARA A CRIANÇA/JOVEM Área pessoal Área familiar Área da relação social Área da relação escolar Área comunitária Religiosidade; Auto aceitação; Valores de respeito pelo corpo/vida; Respeito pela legislação; Expectativas de futuro; Apego afectivo; Normas claras; Estabilidade e coesão; Núcleo familiar pequeno; Participação em actividades religiosas; Apoio social; Actividades grupais positivas; Inexistência de consumos de drogas pelos pares; Apego á escola e aos professores; Comunicação pais-escola; Normas claras; Apego comunitário; Apoio normativo;

21 PLANOS DE (RE)EDUCAÇÃO PARA ABUSO DE SUBSTÂNCIA Consumidor criança/jovem Liderar discussões em grupo sobre o uso de substâncias. Demonstrar os efeitos negativos do uso de substâncias, através da visualização de filmes sobre os efeitos negativos. Favorecer a interacção de jovens que experienciaram o uso de substâncias através de pequenos grupos de discussão e partilha. Discutir planos sobre recusa de substâncias, quando oferecidas.

22 PLANOS DE (RE)EDUCAÇÃO PARA ABUSO DE SUBSTÂNCIA Consumidor: Familiar Quando se observam famílias com membros toxicodependentes, constata-se muitas vezes que se está na presença de famílias aparentemente saudáveis, nas quais, contudo, um dos seus membros adoeceu. No entanto, pode ainda estar-se perante uma família doente, na qual, apesar de tudo, algum dos seus membros não está doente. - Envolver o familiar descrevendo situações que levam ao comportamento de abuso de substâncias. - Promover apoio para outras pessoas significativas. - Aconselhamento familiar, com encaminhamento para grupos de auto ajuda (por exemplo: Consulta de Alcoologia do CMHT, Tomar).

23 Bibliografia Instituto da droga e toxicodependência. PACHECO, J., MURCHO, N., JESUS, S., PACHECO, A., Factores de risco e de protecção das toxicodependências em crianças e jovens adolescentes: contributos para a sua compreensão. Mudanças Psicologia da Saúde, 17 (1), Jan-Jun 2009, 33-38p. RICHARD, D. As Drogas. Instituto Piaget. Lisboa:1997. ISBN

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS Existem várias maneiras de classificarmos as drogas. Uma primeira, que é bastante utilizada e citada, tem como finalidade estabelecer se o porte, o transporte e o uso da droga

Leia mais

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO AS DROGAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO ÁLCOOL: Cachaça, Vodca, Uísque, Cerveja, Vinho... Efeitos Físicos e Psíquicos da Embriaguez: Fala Pastosa, Perda do Equilíbrio e da Coordenação Motora, Sensação de

Leia mais

O Sistema Nervoso e as drogas

O Sistema Nervoso e as drogas O Sistema Nervoso e as drogas Agentes biológicos e químicos podem interferir no sistema nervoso provocando o aparecimento de doenças neurológicas. Os agentes químicos que afetam o sistema nervoso provocam

Leia mais

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL

7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem. Nutrição. Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 7º-Curso de Licenciatura em Enfermagem Nutrição Crisanta Portugal 11-ÁLCOOL 1 ÁLCOOL As bebidas alcoólicas são as que contem álcool na sua composição. O álcool das bebidas alcoólicas é o álcool ordinário

Leia mais

Drogas de Abuso. Equipe de Biologia

Drogas de Abuso. Equipe de Biologia Drogas de Abuso Equipe de Biologia Drogas Qualquer substância capaz de alterar o funcionamento do organismo ilícitas lícitas Drogas de abuso Drogas utilizadas sem indicação médica, tendo por objetivo alterar

Leia mais

Tipos de DROGAS. sob controle internacional

Tipos de DROGAS. sob controle internacional Tipos de DROGAS sob controle internacional 2 Índice Introdução..................................................3 Cannabis...................................................4 Cocaína....................................................5

Leia mais

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014

Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Escola Básica Amora, Janeiro de 2014 Trabalho realizado pelo aluno André Tomaz nº3 da turma 7E no âmbito da disciplina Tecnologia de Informação e comunicação sob orientação do Professor Sérgio Heleno,

Leia mais

AULA 23 Drogas: produtos alucinógenos ou substância tóxicas que leva a dependência; Drogas psicoativas: entra na corrente sanguínea e atinge o SNC; Ação depressiva: diminui a atividade das células nervosas.

Leia mais

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA DOS USUÁRIOS PESADOS DE DROGAS DROGA USADA PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DE CONDUTA OUTRAS CARACTERÍSTICAS Maconha, Skank. Haxixe Outros derivados canábicos. Necessidade

Leia mais

1. 3 1.1. 3 1.2. 3 1.3. 4 1.4. 4 1.5. 4 1.6. 5 1.7. LSD...

1. 3 1.1. 3 1.2. 3 1.3. 4 1.4. 4 1.5. 4 1.6. 5 1.7. LSD... SUMÁRIO 1. Principais Drogas... 3 1.1. Maconha... 3 1.2. Haxixe... 3 1.3. Skunk... 4 1.4. Cocaína... 4 1.5. Crack... 4 1.6. Merla... 5 1.7. LSD... 5 1.8. Heroína... 6 1.9. Ópio... 6 1.10. Ecstasy... 6

Leia mais

Caracterização de uma Amostra de Utentes da Consulta de Psicologia da Equipa de Tratamento da Amadora

Caracterização de uma Amostra de Utentes da Consulta de Psicologia da Equipa de Tratamento da Amadora Caracterização de uma Amostra de Utentes da Consulta de Psicologia da Equipa de Tratamento da Amadora Ana Tereso, João Barrocas, Mariana Vicente, João Saraiva 1 RESUMO: O presente trabalho tem como objectivo

Leia mais

AMOR, SEXO E DROGAS. Facilitadora: Claudia Pedral. Abril/11

AMOR, SEXO E DROGAS. Facilitadora: Claudia Pedral. Abril/11 AMOR, SEXO E DROGAS Facilitadora: Claudia Pedral Abril/11 Amor, Sexo e Sexualidade O QUE É? AMOR & AMIZADE O QUE UM QUADRO TEM HAVER COM OUTRO? QUEM É O JOVEM DE HOJE? SOBRE RELACIONAMENTOS, O QUE VOCES

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências Quantos reinos de seres vivos há na natureza? Essa pergunta já

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara Faculdades Integradas de Taquara DEPRESSÃO Disciplina: Fisiologia Humana Semestre: 1/2016 Docente: Debora Morsch Acadêmicas: Haiesha Wolff Katieli Córdova Vanessa A. Brocker Vanessa S. Ferreira Priscila

Leia mais

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de

Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de Projeto Drogas Anfetaminas A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental. A denominação anfetaminas é atribuída a todo um grupo de substâncias como: fenproporex, metanfetamina

Leia mais

Substâncias Psicoactivas e Meio Laboral. 9º Congresso Internacional de Segurança e Saúde do Trabalho

Substâncias Psicoactivas e Meio Laboral. 9º Congresso Internacional de Segurança e Saúde do Trabalho e Saúde do Trabalho Porto 28 de Janeiro de 200 João Goulão Sumário Substâncias Psicoactivas Conceitos Dimensão do Problema a nível Nacional Instituto da Droga e Toxicodependência Áreas de Intervenção Estrutura

Leia mais

QUANDO ACHAMOS QUE TUDO ACABOU

QUANDO ACHAMOS QUE TUDO ACABOU Projeto Meninos de Rua: Programa Sócio-Educativo CNPJ: 07621.647/0001-52 Fone: 49 99144162 Ganhador do Prêmio Ação Comunitária Melhor Programa Esportivo Chapecó Duas Vezes 2005 e 2006 Ganhador do Prêmio

Leia mais

ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY

ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY ANESTESIA NO PACIENTE SOB EFEITO DE DROGAS SINTÉTICAS. ECSTASY Oscar César Pires 29/04/12 14h:40-15h:00 Diretor Departamento Científico SBA / Responsável pelo CET do HMSJC SP Doutor em Anestesiologia/

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Drogas. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Drogas Prof. Daniele Duó Droga - na definição farmacológica, é qualquer substância capaz de produzir uma modificação no funcionamento do organismo. - Mas,

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

SOLVENTES E INALANTES Considerações iniciais

SOLVENTES E INALANTES Considerações iniciais SOLVENTES E INALANTES Considerações iniciais Solventes são todas as substâncias capazes de dissolver outras substâncias, assim, a cola de sapateiro é um composto químico dissolvido num solvente, que se

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas

Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas Psicopatologia do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas Marcelo Santos Cruz, MD, PhD Qual a melhor forma

Leia mais

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente.

Alcoolismo. Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. Clube da Alimentação Saudável Frutas e Companhia Alcoolismo Enviado por Administrador 30Jan2008 Actualizado em 06Feb2008 Os problemas ligados ao álcool têm vindo a assumir uma gravidade crescente. De acordo

Leia mais

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza

Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos Atividades de revisão da 2ª avaliação do 4º bimestre - Ciências da Natureza Conteúdos 2ª Avaliação do 4º bimestre Área de Ciências da Natureza Habilidades Revisar os conteúdos da Área de Ciências

Leia mais

CONFLITOS DE INTERESSE:

CONFLITOS DE INTERESSE: CONFLITOS DE INTERESSE: Altair Marcelo Tavares, MD Psiquiatra Psicogeriatra Psicoterapeuta Diretor de Comunicação do Curso de Especialização em Psiquiatria do Centro de Estudos Cyro Martins - CCYM O PREÇO

Leia mais

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar

Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar Linhas Orientadoras para lidar com Comportamentos Aditivos (CAD) em Contexto Escolar (Professores e Assistentes Operacionais) Situações de suspeita, consumo, posse ou tráfico de substâncias psicoativas

Leia mais

Trabalho de biologia

Trabalho de biologia Trabalho de biologia Grupo: Kaio Moraes(20) Leonardo Silveira(21) Matheus Ramôa(23) Paulo Reis(25) Pedro Guido(26) Pedro Neves(27) Raphael Barbosa(30) Índice : Histórico da doença Agente causador Ciclo

Leia mais

Drogas de abuso. Maxwell Santana

Drogas de abuso. Maxwell Santana Drogas de abuso Maxwell Santana Drogas de abuso Qualquer substância ou preparação, com pouco uso médico usada primariamente pelos seus efeitos gratificantes! Englobam substância psicoativas e psicotrópicas!

Leia mais

Checklist (por referência à CIF)

Checklist (por referência à CIF) Checklist (por referência à CIF) I Perfil de Funcionalidade Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os

Leia mais

O que são drogas? Drogas Naturais Drogas Sintéticas Drogas Semi-sintéticas. Drogas. Prof. Thiago Lins do Nascimento. tiagolinsnasc@gmail.

O que são drogas? Drogas Naturais Drogas Sintéticas Drogas Semi-sintéticas. Drogas. Prof. Thiago Lins do Nascimento. tiagolinsnasc@gmail. Drogas Prof. Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com 2014 1 / 41 Sumário O que são drogas? 1 O que são drogas? O que são drogas? 2 Maconha Nicotina 3 Ecstasy Anfetaminas 4 Cocaína Crack Krokodil

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

SISTEMA HORMONAL. Funções: coordenação do organismo e manutenção do seu equilíbrio

SISTEMA HORMONAL. Funções: coordenação do organismo e manutenção do seu equilíbrio SISTEMA NEURO-HORMONAL SISTEMA NERVOSO SISTEMA HORMONAL Funções: coordenação do organismo e manutenção do seu equilíbrio REAÇÃO DO ORGANISMO A ESTÍMULOS Estímulo Receptor sensorial Órgãos efectores REAÇÃO

Leia mais

A droga na União Europeia Situação e tendências 2014

A droga na União Europeia Situação e tendências 2014 A droga na União Europeia Situação e tendências 2014 Comissão de Saúde da Assembleia da República Lisboa, 7 de janeiro de 2015 A panorâmica geral na Europa em 2014 Estabilização e diminuição nos indicadores

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

Câmara Municipal de Braga. ! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social

Câmara Municipal de Braga. ! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social Câmara Municipal de Braga Grupo de Trabalho:! Cooperativa de Solidariedade Social Sempre a Crescer, entidade coordenadora! Câmara Municipal de Braga Gabinete de Acção Social! Casa de Saúde do Bom Jesus

Leia mais

Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg

Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg Lozeprel omeprazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Cápsulas com 20 mg de omeprazol - Embalagens contendo 14, 28,

Leia mais

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTRIUM (omeprazol) APRESENTAÇÕES

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa

DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa DROGAS... Prof. Msc. Silvio Boulhosa As drogas são substâncias químicas de origem natural (maconha e cogumelos) ou natural/ sintética (cocaína, álcool, cigarro) que afetam de alguma forma o sistema nervoso

Leia mais

Automedicação e estimulantes em contexto académico

Automedicação e estimulantes em contexto académico Universidade de Aveiro Departamento de Educação Automedicação e estimulantes em contexto académico A na Ana Morais (ana.morais@ua.pt) Mudanças importantes e significativas a vários níveis: pessoal, social

Leia mais

Neste texto você vai estudar:

Neste texto você vai estudar: Prevenção ao uso de drogas Texto 1 - Aspectos gerais relacionados ao uso de drogas Apresentação: Neste texto apresentamos questões gerais que envolvem o uso de drogas com o objetivo de proporcionar ao

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão.

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A glândula tireóide A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo:

Leia mais

Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida

Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida Hot Yoga : Questões fisiológicas na pratica de Yoga em sala aquecida Sumário Ao aumentar o conhecimento de como o corpo regula a temperatura interna, e de uma correcta hidratação e aclimatização apropriada,

Leia mais

Classificação das Vitaminas

Classificação das Vitaminas Vitaminas Vitaminas As vitaminas são encontradas em plantas, sementes, grãos, frutas (produz vitaminas durante a fotossíntese) e carne de animais que consumiram esses alimentos. Classificação das Vitaminas

Leia mais

Novas drogas são mais potentes que heroína e cocaína

Novas drogas são mais potentes que heroína e cocaína Novas drogas são mais potentes que heroína e cocaína consumo Sintéticas estão a aumentar em toda a Europa. Diferença entre "dose certa" e overdose são microgramas. PAÍS PÁG. 14 Novas drogas são mais fortes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais

DROGAS. Jacson Rodrigues

DROGAS. Jacson Rodrigues DROGAS Jacson Rodrigues Editor Responsável Uziel de Jesus Revisão Fernanda Rizzo Capa Melissa Roncete Diagramação Fabricio Trindade Ferreira Copyright 2011 Above Publicações 1ª edição ISBN 978856308062-2

Leia mais

D.N.: NOME: ESCOLA: ANO: ENC. EDUC.: Funções do Corpo

D.N.: NOME: ESCOLA: ANO: ENC. EDUC.: Funções do Corpo NOME: ESCOLA: ANO: ENC. EDUC.: D.N.: Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os seguintes qualificadores:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vibrocil Actilong, 0,5 mg/ml, gotas nasais, solução Vibrocil Actilong, 1 mg/ml, gotas nasais, solução Vibrocil Actilong, 1 mg/ml, solução para inalação

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

Bacterioses: Aula Programada Biologia. Prof. : Chico Pires

Bacterioses: Aula Programada Biologia. Prof. : Chico Pires : Aula Programada Biologia Prof. : Chico Pires Difteria (crupe) Agente Etiológico: Corynebacterium diphtheriae Forma de transmissão: Pelo ar contaminado e pela saliva Sintomas: Inflamação das tonsilas

Leia mais

Novas Substâncias Psicoativas

Novas Substâncias Psicoativas Novas Substâncias Psicoativas O caso da Salvia Divinorum Sumário Executivo Vasco Calado DEI / DMI 2013 Novas Substâncias Psicoativas. O caso da salvia divinorum. 2 Esta investigação reúne o essencial da

Leia mais

CICLOMIDRIN BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. tropicamida 10 mg/ml

CICLOMIDRIN BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. tropicamida 10 mg/ml CICLOMIDRIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril tropicamida 10 mg/ml BULA PARA O PACIENTE COLÍRIO CICLOMIDRIN tropicamida 1% MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO

Leia mais

Formação sobre o Consumo e Dependência de Heroína e de outros Opiáceos: Actualização em Tratamento e Prevenção da Recidiva

Formação sobre o Consumo e Dependência de Heroína e de outros Opiáceos: Actualização em Tratamento e Prevenção da Recidiva Formação sobre o Consumo e Dependência de Heroína e de outros Opiáceos: Actualização em Tratamento e Prevenção da Recidiva DESIGNAÇÃO DA FORMAÇÃO Consumo e dependência de heroína e de outros opiáceos:

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

APROVADO EM 10-03-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Primperan 10 mg comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato

APROVADO EM 10-03-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Primperan 10 mg comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato Folheto informativo: Informação para o utilizador Primperan 10 mg comprimidos Metoclopramida anidra, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

Intoxicação aguda por substâncias psicoativas. J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Intoxicação aguda por substâncias psicoativas J. M. Bertolote Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP ÁLCOOL Quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas licas Bebida % de Álcool Cerveja "light"

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Olanzapine Glenmark 7,5 mg comprimidos Olanzapine Glenmark 15 mg comprimidos

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Olanzapine Glenmark 7,5 mg comprimidos Olanzapine Glenmark 15 mg comprimidos FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Olanzapine Glenmark 2,5 mg comprimidos Olanzapine Glenmark 5 mg comprimidos Olanzapine Glenmark 7,5 mg comprimidos Olanzapine Glenmark 10 mg comprimidos

Leia mais

Capítulo 9. Dor Torácica. Capítulo 9. Dor Torácica 1. OBJETIVOS

Capítulo 9. Dor Torácica. Capítulo 9. Dor Torácica 1. OBJETIVOS Capítulo 9 Dor Torácica 1. OBJETIVOS No final desta unidade modular, os formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever os sinais e sintomas de dor torácica. Listar e descrever os principais tipos

Leia mais

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas

As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas Anfetaminas As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais acesas, ligadas, com menos sono, elétricas

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Germana Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável Pirâmide dos alimentos Pirâmide alimentar é a representação

Leia mais

Trimedal Tosse bromidrato de dextrometorfano

Trimedal Tosse bromidrato de dextrometorfano Trimedal Tosse bromidrato de dextrometorfano Forma farmacêutica, via de administração e apresentações: Filme de desintegração oral. Uso oral. Trimedal Tosse 7,5 mg: cartuchos com 16 filmes de desintegração

Leia mais

10 anos de Agenda Cultural. Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013

10 anos de Agenda Cultural. Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013 10 anos de Agenda Cultural Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013 Barbas de milho_poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. O chá dos cabelos

Leia mais

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS NA POPULAÇÃO ESCOLAR DA EPADRV Enfermeiros Hugo Santos, Cecília Silva, Rosa Mendes. Com a colaboração da Secção de Saúde e Ambiente através da Professora Graça Eckhardt e Professor

Leia mais

VIVER BEM ALCOOLISMO

VIVER BEM ALCOOLISMO VIVER BEM ALCOOLISMO Alcoolismo (ou etilismo) é um termo amplo para descrever problemas com o álcool (etanol), causados pelo uso compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] 2 cinomose A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta os cães e todos os animais da família Canidae (Dingo, raposa, coiote, lobo), da família Mustelidae

Leia mais

cloridrato de fluoxetina Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsulas 20 mg

cloridrato de fluoxetina Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsulas 20 mg cloridrato de fluoxetina Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO cloridrato de fluoxetina Medicamento

Leia mais

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona.

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona. CEFALÉIAS As cefaléias (dores de cabeça) encontram-se entre os problemas médicos mais comuns. Alguns indivíduos apresentam cefaléias freqüentes, enquanto outros raramente as apresentam. As cefaléias podem

Leia mais

CALSAN COMPRIMIDO MASTIGÁVEL

CALSAN COMPRIMIDO MASTIGÁVEL CALSAN COMPRIMIDO MASTIGÁVEL Novartis Biociências S.A. Comprimido mastigável 1.250 mg de carbonato de cálcio (equivalente a 500 mg de cálcio elementar) CALSAN carbonato de cálcio Comprimidos mastigáveis.

Leia mais

GRETIVIT. Comprimido revestido BELFAR LTDA.

GRETIVIT. Comprimido revestido BELFAR LTDA. GRETIVIT (acetato de retinol cloridrato de tiamina riboflavina cloridrato de piridoxina cianocobalamina colecalciferol nicotinamida ácido pantotênico sulfato ferroso sulfato de magnésio sulfato de manganês)

Leia mais

Soluções Naturais e Complementares na terapêutica do Sistema Digestivo

Soluções Naturais e Complementares na terapêutica do Sistema Digestivo Soluções Naturais e Complementares na terapêutica do Sistema Digestivo Somos o que comemos Alterações a nível de temperamento, níveis de energia, capacidade de raciocínio, impulso sexual e hábitos de sono

Leia mais

A SAÚDE TAMBÉM É CONSIGO. Tabaco

A SAÚDE TAMBÉM É CONSIGO. Tabaco Tabaco Álcool Medicamentos Cocaína Heroína Cannabis Ecstasy ÁLCOOL Características da substância O álcool contido nas bebidas é cientificamente designado como etanol, sendo produzido através da fermentação

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas Drogas Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais

Leia mais

Checklist. Funções do Corpo

Checklist. Funções do Corpo Checklist Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (x), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os seguintes qualificadores: 0 - Nenhuma deficiência;

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA O TAMANHO DO PROBLEMA Doenças cardiovasculares Total de mortes: 281.695/ano AVC 89.489 80% DAC 84.798 40% Outras DCV 107.408 Hipertensão Fonte: Datasus 2001 Dados Mundiais Mortes em 2000 atribuíveis a

Leia mais

DOSE EFEITO DO ETANOL

DOSE EFEITO DO ETANOL Alcoolismo Efeitos Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelhamse às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol

Leia mais

DROGAS Na ADOLESCÊNCIA

DROGAS Na ADOLESCÊNCIA DROGAS Na ADOLESCÊNCIA Drogas seus efeitos e características As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência

Leia mais

100 A.C. Depois de séculos, o cânhamo cai em desuso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel. Século 11 Hassan Bin

100 A.C. Depois de séculos, o cânhamo cai em desuso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel. Século 11 Hassan Bin DROGAS é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais.

Leia mais

Nas pessoas com tuberculose ativa, os sintomas variam de acordo com o tipo de doença.

Nas pessoas com tuberculose ativa, os sintomas variam de acordo com o tipo de doença. TUBERCULOSE ATIVA A tuberculose é uma infeção bacteriana que mata mais de dois milhões de pessoas por ano. A maior parte destas mortes ocorre em países em vias de desenvolvimento. A bactéria que geralmente

Leia mais

Proposta de Parceria Pleno Ser / Escola

Proposta de Parceria Pleno Ser / Escola Proposta de Parceria Pleno Ser / Escola A Parceria Pleno Ser/Escola O ambiente escolar pode representar, muitas vezes, um prolongamento do lar. É onde a criança é inserida nos grupos sociais, colocada

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras

MATERIAL COMPLEMENTAR. Teste Seus Chakras MATERIAL COMPLEMENTAR Teste Seus Chakras IMPORTANTE: Este teste tem como objetivo a percepção de si mesmo e o autoconhecimento. FUNCIONAMENTO A seguir você verá uma tabela com os principais sintomas de

Leia mais

APROVADO EM 06-02-2004 INFARMED

APROVADO EM 06-02-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO BAYER BAYCUTEN Creme clotrimazol + acetato de dexametasona Leia cuidadosamente este folheto antes de utilizar este medicamento. É importante que o leia mesmo que já tenha utilizado

Leia mais

DIGESTÃO DOS ALIMENTOS

DIGESTÃO DOS ALIMENTOS ALMENTOS e NUTRENTES O milho é um alimento usado na alimentação humana, cuja composição nutricional está apresentada na figura. Qual é a diferença entre alimento e nutriente? Água (74%) Hidratos de carbono

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

REINO MONERA (Procariontes)

REINO MONERA (Procariontes) REINO MONERA (Procariontes) REINO MONERA (Procariontes) São as células mais simples, chamadas PROCARIONTES. São desprovidas de carioteca e da maioria das organelas (possuem apenas ribossomo). CAPSULA CITOPLASMA

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências

RELATÓRIO ANUAL A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências RELATÓRIO ANUAL 2012 A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências SUMÁRIO Intervenções 2012 Alguns Ganhos Obtidos Algumas Tendências Preocupantes Relatório Anual 2012 - A Situação do País

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520

FOLHETO INFORMATIVO. Quinta da Fonte, 19 Edifício Vasco da Gama 2770-192 Paço de Arcos Portugal Tel: 800 202 520 FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais