UBEC - UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DE BOLSA SOCIAL EDUCAÇÃO SUPERIOR 2015/2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UBEC - UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DE BOLSA SOCIAL EDUCAÇÃO SUPERIOR 2015/2"

Transcrição

1 UBEC - UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DE BOLSA SOCIAL EDUCAÇÃO SUPERIOR 2015/2

2 Importante. Leia com Atenção. O objetivo desse manual é esclarecer a utilização da nova ferramenta implementada nas Instituições Mantidas do Grupo UBEC, que padroniza e otimiza o processo de Concessão de Bolsas Sociais de Estudo. Através do preenchimento do Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo, disponível em sistema informatizado próprio, doravante denominado Sistema de Seleção da Bolsa Social de Estudo, dirimindo as fragilidades, agilizando e informatizando o processo de Concessão do Benefício. Seu embasamento é a Lei nº , de 27 de novembro de 2009, alterada pela Lei nº , de 15 de outubro de 2013, Lei nº , de 13 de janeiro de 2005 e as Portarias Normativas que regulamentam a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social. A Bolsa Social de Estudo é um benefício concedido pela Mantenedora e operacionalizado pela Instituição Mantida de Educação Básica e Ensino Superior, conforme lhe faculta as legislações mencionadas acima. A Bolsa Social de Estudo é concedida conforme determina o Art. 13A da Lei nº /2009 alterada pela Lei nº /2013, Decreto nº 8.242/2014 e do Edital normativo do processo seletivo. Maiores informações, visite os sites: Universidade Católica de Brasília: Faculdade Católica do Tocantins:

3 1 Sumário Como utilizar este Manual Instruções quanto aos procedimentos... 2 Sistema Eletrônico Socioeconômico Unificado de Bolsa Social de Estudo Acessar o sistema através dos links... 3 Primeiro Acesso Registrar candidato(a)/responsável financeiro Inscrição da Bolsa Social 1ª Etapa Identificação do candidato(a) Informações Profissionais do Candidato(a) Dicas / Observações 1ª Etapa Inscrição da Bolsa Social 2ª Etapa Informações de Contato e Residência do Candidato(a) Informações Específicas da Residência do Candidato(a) Dicas / Observações 2ª Etapa Inscrição da Bolsa Social 3ª Etapa Meio de deslocamento do candidato Dicas / Observações 3ª Etapa Inscrição da Bolsa Social 4ª Etapa Grupo Familiar do Responsável Financeiro ou do(a) Candidato(a) Dicas / Observações 4ª Etapa Inscrição da Bolsa Social 5ª Etapa Comprovantes de Renda dos Membros do Grupo Familiar Informações Complementares Dicas / Observações 5ª Etapa Inscrição da Bolsa Social 6ª Etapa Informações de Outras Rendas Inscrição da Bolsa Social 7ª Etapa Despesas Mensais...22 Inscrição da Bolsa Social 8ª Etapa Inscrição da Bolsa Social 9ª Etapa Responsável Financeiro Inscrição da Bolsa Social 10ª Etapa Referências...25 Considerações Finais

4 2 Como utilizar este Manual. Instruções quanto aos procedimentos. As orientações apresentadas servem para nortear os usuários dos sistema sobre como proceder com o preenchimento dos campos necessários para finalizar a inscrição. Todas as imagens deste manual, são extraídas de prints de telas do sistema Eletrônico (em simulação), para auxiliá-lo na realização da inscrição. O processo de inscrição da Bolsa Social é constituído por dez etapas. Na figura abaixo Etapas do Processo, destacamos a 1ª Etapa do cadastramento ( ), indicando qual tela o usuário está naquele momento e demonstra quantas etapas faltam para concluir a inscrição. Etapas do Processo Após o preenchimento de todas as informações contidas no formulário, a primeira etapa demonstrada acima, (assim como as demais que forem concluídas), serão destacadas com a imagem: As telas de cadastro do formulário eletrônico, apresentadas neste guia, estão demostrando o passo a passo do preenchimento, utilizando-se de indicadores em cada campo do formulário, conforme exemplo abaixo: 1º Inserir o nº do RG. 2º Inserir o Órgão Expedidor. Algumas considerações importantes sobre o preenchimento de determinados campos, serão destacados com numerais romanos, indicando que logo abaixo da imagem haverá mais informações quanto ao preenchimento ou detalhes do apontamento. I Ao realizar a leitura, os campos que estiverem destacados como no exemplo abaixo, entende-se que os procedimentos são dependentes de informações relacionadas.

5 3 Sistema Eletrônico Socioeconômico Unificado de Bolsa Social de Estudo. Acessar o sistema através dos links: As inscrições para participação no Processo Seletivo da Bolsa Social de Estudo para o 2 semestre letivo de 2015, serão efetuadas exclusivamente por meio eletrônico, conforme item 1.4 do edital normativo nas datas previstas neste mesmo edital. Para acessar o Sistema Eletrônico Socioeconômico Unificado de Bolsa Social de Estudo, o candidato/responsável financeiro deve acessar o site da Instituição Mantida do Grupo UBEC, no qual pretende concorrer ao benefício. O candidato pode realizar sua inscrição para participar do Processo Seletivo de Concessão da Bolsa Social de Estudo, nos laboratórios de informática disponíveis em cada Instituição Mantida, observando os horários de funcionamento de cada laboratório. O acesso ao Sistema de Seleção da Bolsa Social de Estudo se dará pelos seguintes navegadores de internet; Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer 9 ou superior. FACTO (Ensino Superior): UCB (Ensino Superior): FCR (Ensino Superior): Clique no ícone demostrado e clique em Entrar para acessar o formulário de preenchimento.

6 4 Primeiro Acesso. Registrar candidato(a)/responsável financeiro. No primeiro acesso, o candidato deve cadastrar o CPF e uma senha do Candidato/Responsável Financeiro para acessar o preenchimento do Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo. 1º Clique aqui para cadastrar o candidato / responsável financeiro. Preencher os dados do usuário para registro no sistema. 2º Informe seu e- mail. 3º Inserir seu CPF. 4º Inserir seu nome completo. 6º Confirmar senha. 7º Confirmar pré-requisito. 5º Cadastre uma senha minuscula 8º Clique em registrar para concluir. Após cadastrada a senha, o candidato/responsável financeiro deve selecionar o item (7º) que atesta a ciência ao processo de Concessão da Bolsa Social de Estudo. As inscrições para participação no Processo Seletivo da Bolsa Social de Estudo para o 2º semestre letivo de 2015, serão exclusivamente para candidatos não graduados, de acordo com o PCM e suas alterações. Confirmada a ciência, clique em registrar (8º).

7 5 1ª Etapa. Após o registro do candidato(a), será exibida a tela de entrada. Clique em: para prosseguir. Identificação do candidato(a). Preencher os dados de identificação do candidato(a)/responsável financeiro. Verifique com atenção aos dados informados, para evitar erros de digitação. 1º Nº da matrícula. I 2º Nome completo. 4º Nº do RG. 3º CPF. 6º Órgão expedido. 5º Data de nascimento.! II 7º Sexo. 8º Unidade Federativa. 13º Inserir E- mail. III 11º Estado civil. 12º Raça/cor. 9º Naturalidade. 10º Nacionalidade. IV 14º Possui Redes Sociais.

8 6 1ª Etapa. Informações Profissionais do candidato(a). 15º Informar se possui renda. Caso sim, informe o tipo de renda. 16º selecionar atividade profissional. V 17º Inserir profissão. 18º Informar Empresa Contratante. 19º Informar telefone da empresa. VI 20º Inserir endereço da empresa. 21º Informar se possui outras rendas. 22º Informar se é bolsista. VII 23º Informar curso, turno e semestres cursados. 24º Clique para continuar. Primeira Etapa Concluída.

9 Dicas / Observações. 1ª Etapa. 7 I: Conforme item 2.4 do Edital Normativo, caso o candidato ainda não possua o nº de matrícula, deverá marcar a caixa de seleção: para participar do Processo Seletivo para Concessão da Bolsa Social de Estudo para o 2 semestre letivo de Ressaltando que no ato da Concessão da Bolsa o candidato deve estar devidamente matriculado no referido período letivo. II: O candidato deve preencher todos os dados correspondestes ao seu cadastro pessoal. Caso não possua CPF ou RG, marcar opção ao lado da caixa de preenchimento correspondente. III: Caso o candidato possua alguma necessidade especial, marcar sim no quesito, e preencher o campo que aparecerá. Amparado pelo respaldo legal: LEI Nº 7.853, de IV: Na tela de registro apresentado na pg. 3, o informado se refere ao que receberá a notificação de alterações de senha e demais informações sobre o processo seletivo, ou seja, o do responsável financeiro. O que se refere na pg. 4 na tela da 1ª etapa do cadastramento, diz respeito ao candidato participante do processo seletivo. V: Deve-se preencher todos os dados referente a atividade profissional do candidato, caso o candidato não possua renda, informar que não tem profissão e os demais campos serão desabilitados. VI: Caso o candidato possua mais de uma fonte de renda, informe os valores dos dados concernentes a 2ª renda. VII: Caso o candidato seja bolsista, uma nova tela será adicionada solicitando as informações abaixo. Preencha estas informações e prossiga com as etapas. Obs.: Somente, poderão se inscrever no processo de Concessão da Bolsa Social de Estudo, referente ao 2º semestre de 2015, os candidatos matriculados ou em processo de matrícula das correspondentes Instituições de Ensino do grupo UBEC que estejam participando do processo seletivo, conforme trata o item 1 do Edital Normativo (4º EDITAL UNIFICADO PARA O ENSINO SUPERIOR DE PROCESSO DE CONCESSÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO) Coordenação de Assistência Social/UBEC

10 8 2ª Etapa. Informações de Contato e Residência do candidato(a). Preencher os dados de moradia e contato do candidato(a)/responsável financeiro. Deve ser informado o endereço atualizado de onde o(a) candidato(a) reside. 1º Inserir telefone fixo. 2º Inserir telefone celular. I 3º Inserir telefone alternativo. 5º Inserir número da residência. 4º Inserir endereço. 6º Inserir complemento. 9º Selecionar cidade. 7º Inserir bairro. 8º Selecionar UF. 11º Inserir ponto de referência. III II 10º Inserir CEP.

11 9 2ª Etapa. Informações Específicas da Residência do Candidato(a). IV 12º Selecionar a situação do imóvel. 13º Selecionar o tipo de imóvel. 14º Selecionar a estrutura do imóvel. 15º Selecionar o tipo de abastecimento de energia do imóvel. 16º Selecionar o tipo de abastecimento de água do imóvel. 17º Clique para continuar. Segunda Etapa Concluída.

12 10 Dicas / Observações. 2ª Etapa. I: Caso não possua algum telefone solicitado, selecionar não têm telefone.... É importante que o candidato(a) forneça pela menos um telefone de contato. II: Informações sobre o CEP de sua residência poderá ser encontrado no site: < III: Informe um ponto de referência mais próximo da sua casa. Utilizando-se como base estabelecimentos e outros meios que facilitem a localização de sua casa. Seja o mais objetivo possível, pois o campo tem um limite de 25 caracteres inseridos. IV: As informações contidas em situação do imóvel, podem ser marcadas mais de uma opção, dependendo da situação que a residência total ou parcialmente se encontra.

13 11 3ª Etapa. Meios de Descolamento do Candidato(a). Preencher os dados do candidato(a)/responsável financeiro do. Deve ser informado se possui ou não veículo e o tempo de descolamento até a Instituição de Ensino. 1º Selecionar se possui veículo. I 3º informar o tipo de transporte utilizado para chegar na instituição de ensino. II 4º Selecionar onde se encontra sua residência em relação a instituição de ensino. 6º Clique aqui para prosseguir. 5º Informar o tempo habitual gasto no deslocamento até a instituição de ensino. Terceira Etapa Concluída.

14 12 Dicas / Observações. 3ª Etapa. I: Caso o(a) candidato(a) possua veículo próprio, é necessário clicar no item sim que apresentará a tela abaixo para preenchimento dos dados do veículo. Ao preencher os dados do veículo é necessário clicar em adicionar. Para cadastrar mais de um veículo basta clicar novamente em sim ( 1º) e realizar novo preenchimento dos dados. II: Caso o candidato(a) utilize transporte público para o descolamento até a Instituição de Ensino, marque sim, uma nova tela será inserida conforme a imagem abaixo, selecione o tipo de transporte utilizado e prossiga com 4º passos.

15 13 4ª Etapa. Grupo Familiar do Responsável Financeiro ou do(a) Candidato(a). Preencher os dados dos Integrantes do Grupo Familiar do(a) candidato(a). I O candidato deve informar todos os integrantes do grupo familiar. 1º Tela inicial. Se marcar não clique em salvar e avançar. Ao selecionar sim a tela abaixo será aberta. 2º Inserir nome do membro familiar. 3º Inserir CPF. 4º Selecionar escolaridade. 7º Selecionar estado civil. 6º Selecionar grau de parentesco. 5º Informar data de nascimento. 8º Informar celular. 10º Informar redes sociais caso deseje. 9º Informar . 11º Informar se possui veículo. II 12º Informar se possui bolsa na instituição. 13º Informar se possui renda 16º Informar Atividade profissional. III Quarta Etapa Concluída. 18º Clique aqui salvar. 14º Informar se possui profissão. 17º Informar nome da empresa. 15º Informar telefone da empresa. 18º Após inserir todos os membros familiares, clique aqui.

16 14 Dicas / Observações. 4ª Etapa. I: O candidato deve informar todos os integrantes do grupo familiar, caso não possua basta clicar em não e em seguida salvar e avançar, caso contrário clique em sim e abrirá um novo formulário para preenchimento dos dados, conforme indicado. II: O candidato deve informar se o membro familiar em questão, possui algum tipo de bolsa na Instituição de Ensino da qual participa do processo seletivo para a Bolsa Social. III: Ao clicar em adicionar serão adicionadas as informações prestadas sobre o membro familiar no cadastro em andamento. Caso possua outro membro familiar, basta repetir o processo do 1º passo da 4ª Etapa. OBS: Entende-se como grupo familiares, conjunto de uma ou mais pessoas vivendo na mesma moradia, que pode ser eventualmente ampliado por outras pessoas que contribuam ou não para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por seus próprios membros, conforme prevê o Art. 11º da Portaria Normativa nº 01 do MEC, de 02 de janeiro de 2015 e disposto no item 9.1 do Edital Normativo (4º EDITAL UNIFICADO PARA O ENSINO SUPERIOR DE PROCESSO DE CONCESSÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO). OBS: Os documentos dos membros familiares deverão ser apresentados conforme informado no item 11.6 do Edital Normativo (4º EDITAL UNIFICADO PARA O ENSINO SUPERIOR DE PROCESSO DE CONCESSÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO).

17 15 5ª Etapa. Comprovantes de Renda dos Membros do Grupo Familiar Preencher a Renda dos Integrantes do Grupo Familiar do(a) candidato(a). Todos os rendimentos devem ser informados, tanto do candidato quanto do seu grupo familiar, nenhum rendimento deve ser omitido ou falsificado. Caso seja constatada omissão ou falsificação de informações o candidato terá o benefício cancelado e ficará impedido de participar de uma nova concessão por período equivalente a duração regular do curso, podendo sofrer responsabilização judicial pelo ato, conforme amparo legal, presente no Art. 299 sanções civis e principalmente criminais do Código civil, concedendo a perda automática da Bolsa, bem como a responsabilização judicial pelo ato, conforme amparo legal, presente no Art. 299 sanções civis e principalmente criminais do Código. I 1º Informar os rendimentos dos membros cadastrados na 4ª etapa. II Caso não tenha sido informado dados na 4ª etapa, salvar e avançar. 2º Quando selecionado o item inserir agora, devese informar o valor da renda neste campo. 4º Ano de rendimento. 6º Informar se recebe vale alimentação / refeição. III IV 3º Selecionar mês de rendimento. 5º Informar participação nos resultados se houver. 7º Informar pensão judicial caso houver. 8º Inserir o valor do cálculo 1/3 das férias. 10º Clique em adicionar para salvar as informações inseridas. 9º Informar valor do vale transporte caso houver.

18 16 5ª Etapa. Informações Complementares Finalizado o preenchimento do rendimento do candidato, os demais integrantes do grupo familiar estarão logo abaixo. Para adicionar os rendimentos dos demais membros do grupo familiar é necessário selecionar o item destacado abaixo:

19 17 5ª Etapa. A renda bruta a ser informada no preenchimento do Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo, deve ser um dos itens demonstrados abaixo: o salário base ou salário bruto (conforme disposto em cada contracheque). Este é o rendimento que deverá ser informado no item Renda Bruta do Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo. Este é o rendimento que deverá ser informado no item Renda Bruta do Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo. Não serão aceitos como dedução, para efeito de cálculo da renda per capita, os itens demonstrados abaixo. Para efeito de cálculo da renda familiar, estes valores não entrarão como dedução.

20 18 5ª Etapa. Para o cálculo da renda familiar serão deduzidos os seguintes valores: auxílios para alimentação e transporte, diárias e reembolsos de despesas, adiantamentos e antecipações, 1/3 de Férias, 13º salário, estornos e compensações referentes a períodos anteriores, indenizações decorrentes de contratos de seguros e indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial. Para efeito de cálculo da renda familiar, estes valores entrarão como dedução. Os valores percebidos a título de auxílio alimentação, auxílio transporte, participação nos lucros e resultados-plr ou prêmios serão considerados deduções para efeito do cálculo da renda familiar. Neste último caso a PLR e/ou Prêmios entrarão como dedução por serem consideradas adiantamentos e/ou antecipações. Apesar dos valores destacados compor o salário, para efeito de cálculo da renda familiar, estes valores entrarão como dedução.

21 19 5ª Etapa. Para efeitos de cálculo da renda per capita familiar os valores destacados abaixo não entrarão no cálculo do rendimento bruto, caso ele esteja informado na composição do rendimento bruto, deverá ser deduzido do rendimento. Neste caso, o auxílio alimentação e o auxílio transporte entrarão somente como dedução. Quinta Etapa Concluída.

22 20 Dicas / Observações. 5ª Etapa. I: Este procedimento é relacionado com as informações inseridas na 4ª Etapa nas especificações quanto à profissão / renda do membro familiar informado. As informações referentes à renda devem ser informadas conforme as orientações na tela: Obs. A quantidade de contracheques que deve ser inserido, varia conforme a Atividade Profissional correspondente a 4ª Etapa. No Exemplo anterior a Atividade Profissional informada é Empregado, portanto o sistema solicita ao candidato(a), as informações referentes de um a três contracheques. II: Se a renda for fixa, informar o valor bruto, recebimento de PLR, caso exista e as deduções, se houver, dos 03 últimos contracheques, caso exista. Se a renda for variável, informar o valor bruto, recebimento de PLR, caso exista e as deduções, se houver, dos 06 últimos contracheques, caso exista. Entende-se como renda variável o pagamento de comissões, hora extra, 13º salário ou férias. III: Além das informações necessárias, em Deduções de renda bruta informada/creditada, havendo outras deduções, clique em sim e uma nova tela será adicionada conforme demonstrado abaixo. Escolha o tipo de lançamento e informe o valor referente ao tipo de dedução acrescida. IV: Após adicionar as informações necessárias inseridas, repita os passos desta 5ª Etapa para os demais membros informados. Após finalizado, clique em:

23 21 6ª Etapa. Informações de Outras Rendas Preencher os dados referentes a outras fontes de renda, benefícios e ajuda financeira. As informações sobre outros meios de rendimentos devem estar em conformidade com a renda declarada. Caso exista outras fontes de renda o candidato deverá informar TODAS as fontes de renda existentes. 2º Selecionar correspondente. 1º Selecionar a opção correspondente. 3º Selecionar correspondente. Caso selecione sim, uma nova tela será adicionada. correspondente Nova tela ref. 1º passo. 4º Selecionar correspondente. Nova tela ref. 2º passo. 5º Selecionar correspondente. 6º Clique aqui para continuar. Nova tela ref. 3º passo. Nova tela ref. 5º passo. Sexta Etapa Concluída.

24 22 7ª Etapa. Despesas Mensais Preencher os dados referentes as despesas básicas mensais. As depesas informadas deverão ser compatives com a renda declarada. Caso houver outras despesas, informar. 1º Informar os valores das despesas mensais. 2º Informar valores dividido por 12. 3º Informar os valores das despesas mensais. 4º Clique aqui para continuar. Sétima Etapa Concluída.

25 23 8ª Etapa. Outras Despesas Preencher os dados referentes a outras despesas. Especifique se existem despesas nestas condições. Caso sim seguir os passos abaixo. 1º Inserir Nome completo. 2º Grau de parentesco c/ o candidato. 3º Nome da Instituição de Ensino. 4º Valor da mensalidade. 5º Clique para adicionar. 6º Integrante do grupo familiar. 7º Tipo de despesa. 9º Inserir valor mensal. 8º Especifique detalhes sobre a despesa. 10º Clique para adicionar. Oitava Etapa Concluída.

26 24 9ª Etapa. Responsável Financeiro Preencher os dados referentes ao responsável financeiro. Deve preencher todos os dados do responsável financeiro, inclusive sua relação de parentesco com o candidato. O responsável financeiro é aquele que assina o contrato educacional e realiza o pagamento dos encargos educacionais do candidato, independentemente deste ser ou não membro do mesmo grupo familiar do candidato. 1º Informar o responsável financeiro. 2º Informar a relação familiar com o responsável financeiro. 4º Informar o apelido 3º Informar o nome completo. 5º Informar o Nº do NIT 6º e 7º Informar data de nascimento e o sexo. 10º Informar o CPF. 8º e 9º Informar o RG e órgão expedidor. 11º Selecionar escolaridade. 13º Informar , telefone fixo e celular. 12º Preencher as informações de endereço. 14º Categoria de ocupação 15º Clique aqui para continuar Nona Etapa Concluída.

27 25 10ª Etapa. Referências Preencher os dados de pessoas para referências. É obrigatório o preenchimento de pelo menos duas referências para contato. 1º Selecione sim. (Informar no mínimo duas pessoas como referências pessoais). 2º Informar nome completo. 5º Informar telefone. 4º Informar endereço residencial. 3º Informar o grau de parentesco. 6º Informar cidade. 7º Clique em adicionar para salvar as informações 8º Finalizado o processo de cadastramento de referências pessoais, clique em salvar e avançar. Décima Etapa Concluída.

28 26 Considerações finais. O candidato deve aguardar o resultado da pré-classificação, que estará disponível no site de cada Instituição Mantida do grupo UBEC em datas pré-estabelecidas no cronograma anexo ao Edital Normativo; Após a divulgação do resultado da pré-classificação, haverá um prazo estabelecido no cronograma anexo ao Edital Normativo, para que o candidato valide o preenchimento do seu cadastro; O resultado final dos candidatos pré-classificados, estará disponível através do site de cada Instituição Mantida, nas datas previstas no cronograma anexo ao Edital Normativo. O candidato pré-classificado, através do Sistema Eletrônico da Bolsa Social de Estudo, após convocado deverá agendar, imprimir e assinar o respectivo Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo e entregá-lo na Instituição Mantida, dentro dos prazos previstos no cronograma, juntamente com toda a documentação prevista no Edital Normativo. O candidato deve incluir as cópias e apresentar os originais de todos os documentos listados. A falta de qualquer documento ou dado determina o indeferimento do processo como um todo. É de exclusiva responsabilidade do candidato pré-classificado e convocado o agendamento para entrega do Formulário Eletrônico Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo e documentos obrigatórios bem como a observância do local, data e horário de atendimento na Instituição Mantidae e acompanhamento dos prazos definidos no cronograma anexo ao Edital Normativo. A UBEC não se responsabilizará por inscrições não recebidas por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimentos indevidos, bem como outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar a situação de sua inscrição, inclusive, certificar-se de que realizou todos os procedimentos necessários à sua efetivação.

UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UBEC MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DE BOLSA SOCIAL EDUCAÇÃO SUPERIOR

UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UBEC MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DE BOLSA SOCIAL EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UBEC MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DE BOLSA SOCIAL EDUCAÇÃO SUPERIOR INTRODUÇÃO O objetivo desse manual é esclarecer a utilização da nova ferramenta que será implementada

Leia mais

União Brasiliense de Educação e Cultura

União Brasiliense de Educação e Cultura União Brasiliense de Educação e Cultura Manual Operacional do Sistema de Seleção de Bolsista Social 1º Semestre Letivo 2018 Sumário 1. Como Utilizar Este Manual... 4 a) Instruções quanto aos procedimentos...

Leia mais

UBEC - UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

UBEC - UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UBEC - UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE SELEÇÃO DE BOLSISTA SOCIAL 2º SEMESTRE DE 2017 0 Sumário COMO UTILIZAR ESTE MANUAL... 4 a) Instruções quanto aos procedimentos...

Leia mais

Manual operacional do Sistema de Seleção de Bolsista Social

Manual operacional do Sistema de Seleção de Bolsista Social Manual operacional do Sistema de Seleção de Bolsista Social ANO 2018 VERSÃO 1.0 Apresentação O objetivo do presente manual é orientar o candidato/responsável legal e/ou financeiro, quanto ao preenchimento

Leia mais

CAPA DO PROCESSO Nº ATENÇÃO! Leia com atenção todo o Formulário antes de preenchê-lo, favor preenchê-lo conforme cada situação.

CAPA DO PROCESSO Nº ATENÇÃO! Leia com atenção todo o Formulário antes de preenchê-lo, favor preenchê-lo conforme cada situação. CAPA DO PROCESSO Nº Nome Completo do Candidato/Aluno: Matrícula: (Caso seja aluno da Instituição favor especificar) ATENÇÃO! Leia com atenção todo o Formulário antes de preenchê-lo, favor preenchê-lo conforme

Leia mais

Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato

Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato Como efetuar a inscrição no Portal do Candidato 1. Inicie seu navegador: Internet Explorer ou Google Chrome ou Mozilla Firefox 2. Digite o endereço eletrônico na barra de endereço: www.ifmg.edu.br/vestibularifmg.php

Leia mais

Nome Completo do Candidato/Aluno: ATENÇÃO!

Nome Completo do Candidato/Aluno: ATENÇÃO! Nome Completo do Candidato/Aluno: Matrícula: (Caso seja aluno da Instituição favor especificar) ATENÇÃO! Leia com atenção todo o Formulário Socioeconômico Unificado da Bolsa ProUni 1º Semestre de 2017

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PRÉ-CADASTRO / INSCRIÇÃO

TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PRÉ-CADASTRO / INSCRIÇÃO TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PRÉ-CADASTRO / INSCRIÇÃO As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, em portal próprio, acessível a partir do site do Colégio (www.colegiodosjesuitas.com.br).

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL 02/2016 - SUGEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL 02/2016 - SUGEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL 02/2016 - SUGEP A Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Leia mais

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Agosto/2015 Prezados Servidores, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos desta Universidade

Leia mais

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESEMVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito por

Leia mais

MANUAL DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL DO FIES

MANUAL DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL DO FIES MANUAL DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL DO FIES A transferência integral é o desligamento do estudante do curso ou da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem ocorrendo a partir do último mês do semestre

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PLANO DE ENSINO

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PLANO DE ENSINO - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PLANO DE ENSINO AGOSTO/2017 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores acessarem a páginas

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO / BATATAIS/SP EDITAL 2016 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES DE 2016 MODALIDADE DE BOLSA: BOLSA SOCIAL

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO / BATATAIS/SP EDITAL 2016 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES DE 2016 MODALIDADE DE BOLSA: BOLSA SOCIAL EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS MATRICULADOS NA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO - EaD CLARETIANO - CENTRO

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE AGOSTO/2017 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores acessarem a páginas

Leia mais

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0 Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação Versão 1.0 Sumário 1. Visão Geral do Sistema 2. Acesso ao sistema da CBDS - Painel Filiada 3. Painel Filiada para as Federações (Filiação Direta)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

1.3 O presente Processo Seletivo tem como público alvo os brasileiros (natos ou naturalizados) que cumpram todos os seguintes requisitos:

1.3 O presente Processo Seletivo tem como público alvo os brasileiros (natos ou naturalizados) que cumpram todos os seguintes requisitos: O Diretor Regional do SENAI Santa Catarina, mantenedor da, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que dispõe a Lei n 13.334, de 28 de fevereiro de 2005, com alterações promovidas pela

Leia mais

Erro! Indicador não definido.

Erro! Indicador não definido. Sumário 1. Acessar o Site para Inscrições Online do EJA... 3 2. Página Inicial... 3 3. Local de Prova... 3 4. Escolher Local de Prova por Região... 4 5. Cadastro... 5 6. Responsável pelo Contrato... 7

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016

Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 Manual Adesão à Campanha de Vacinação 2016 SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA 1 Acessar o site da Campanha SESI de Vacinação Contra a Gripe pelo link: http://189.36.20.16/sesimg e clicar no item ADESÃO.

Leia mais

1. DO PROGRAMA 2. DA QUANTIDADE, DO VALOR E VIGÊNCIA DAS BOLSAS

1. DO PROGRAMA 2. DA QUANTIDADE, DO VALOR E VIGÊNCIA DAS BOLSAS FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR / UNIEDU COMISSÃO TÉCNICA BOLSAS DE PESQUISA E EXTENSÃO FUMDES/ART.171 EDITAL Nº 003/2014 Estabelece critérios para inscrição

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019

CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019 1 CADASTRO E INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO IFSP CURSOS TÉCNICOS 1º SEMESTRE 2019 1 Acesse a página https://processoseletivo.ifsp.edu.br/ 2 - Caso já possua cadastro vá para o passo 8 (pag. 4) - se

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS º Ano do Ensino Fundamental

PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVATOS º Ano do Ensino Fundamental TUTORIAL COM INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PRÉ-CADASTRO / INSCRIÇÃO As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo site do Colégio Loyola (www.loyola.g12.br/admissao). Recomendamos

Leia mais

Navegadores homologados para a utilização do Portal dos Pais/do Aluno:

Navegadores homologados para a utilização do Portal dos Pais/do Aluno: ORIENTAÇÕES PARA A REMATRÍCULA 2019 Navegadores homologados para a utilização do Portal dos Pais/do Aluno: Microsoft Internet Explorer 9.0; Mozilla Firefox 11 ou superior; Apple Safari 5 ou superior; Google

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Sobre o Sebrae em Santa Catarina. Em seguida clique em Trabalhe Conosco.

Leia mais

Manual do PAAE versão estudantil.

Manual do PAAE versão estudantil. Manual do PAAE versão estudantil. Esse manual serve como uma síntese para esclarecer ao estudante os procedimentos básicos sobre o sistema. As dúvidas que surgirem deverão ser encaminhadas ao Serviço Social.

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD 1 Sumário 1. Antes da Inscrição, você precisa saber 3 2. Prepare-se para a Inscrição 3 3. Acessar o Site para Inscrição Online EJA EaD 4 4. Página Inicial 4 5. Local de Prova 4 6. Modalidade 6 7. Dados

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - FACULDADE / SÃO PAULO/SP EDITAL 2015 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

Manual do Advogado Credenciamento para acesso

Manual do Advogado Credenciamento para acesso PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNMBUCO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe Manual do Advogado Credenciamento para acesso Versão 1.11 Data Versão do Descrição Manual 31/03/2011 1.0 Criação do manual 19/04/2011

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

Este tutorial tem por finalidade facilitar o cadastramento das propostas que serão submetidas ao Finep.

Este tutorial tem por finalidade facilitar o cadastramento das propostas que serão submetidas ao Finep. Este tutorial tem por finalidade facilitar o cadastramento das propostas que serão submetidas ao Finep. Publicação: 18 de novembro de 2014. Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro à aquisição

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

Cartilha de Recadastramento Plano INDUSPREV

Cartilha de Recadastramento Plano INDUSPREV Cartilha de Recadastramento Plano INDUSPREV O recadastramento é obrigatório para todos os funcionários do SESI-SP e SENAI-SP que participam atualmente do Plano INDUSPREV. Para realizar o recadastramento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PRG Nº. 27/ 2015 CANDIDATOS SELECIONADOS PELO PROCESSO SELETIVO 2013 DO PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO MOVIMENTOS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PROFISSIONAL AUTÔNOMO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o site

Leia mais

2.2 - São condições para nomeação:

2.2 - São condições para nomeação: A Prefeitura Municipal de Matão Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto Excelência Ltda

Leia mais

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E

E S C O L A A L E M Ã C O R C O V A D O D E U T S C H E S C H U L E Inscrição de novos alunos na Escola Alemã Corcovado Processo de Seleção Manual para inscrição online Sumário 1. Acessar portal de inscrição... 1 1.1. Inscrição... 1 1.1.1. Inscrição Candidato... 2 1.1.2.

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

2.1.3 Grupo 3 - vagas reservadas para os estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com renda familiar

2.1.3 Grupo 3 - vagas reservadas para os estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com renda familiar PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL COMPLEMENTAR N.º 11/2012 COPESE/UFVJM A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes -

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - Versão 02/10/2017 a Chapecó, outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. CAMPUS

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS /

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS / MANUAL DO CANDIDATO PESSOA JURÍDICA Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o link disponível no site do SEBRAE de seu interesse ou da empresa responsável pela seleção

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL

DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL MANTER PESSOA MANTER SERVIDOR MANTER A INSTITUIÇÃO MANTER ELEMENTO ORGANIZACIONAL Cadastrar Pessoa Cadastrar Servidor Cadastrar a Instituição Cadastrar o Elemento

Leia mais

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016 1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 O presente regulamento, baseado na Lei 12.868, de 15/10/2013 e no Decreto 8242, de 26/05/2014, disciplina o processo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL

TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O GESTOR MUNICIPAL 3º CICLO DA AVALIAÇÃO PELO GESTOR MUNICIPAL PROVAB 2014 Brasília/DF, 30 de dezembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor(a)

Leia mais

Central de Serviços de Tecnologia: Telefone: 0800-280-7005 Portal: http://10.1.2.109:8686/ Acesse com seu usuário de Rede, Libra ou E-mail.

Central de Serviços de Tecnologia: Telefone: 0800-280-7005 Portal: http://10.1.2.109:8686/ Acesse com seu usuário de Rede, Libra ou E-mail. Orientações ao Magistrado e Servidor Separar toda a documentação necessária conforme as páginas 02 a 04: Processo Caixa - Orientações sobre Documentação. Verificar no Portal Interno a relação de Magistrados

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário. Versão 1.0

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário. Versão 1.0 SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 05/08/2016 1.0 Criação do Artefato Eliene Carvalho MAPA/SE/SPOA/CGTI. Página 2 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA EDITAL N. 04/2016 Seleção para tutoria a distância do Curso de Especializacão em Tecnologias da Informação e da Comunicação

Leia mais

TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR INTRODUÇÃO O objetivo desse tutorial é orientar o passo-a-passo para o pais e/ou responsáveis preencherem corretamente a ficha de inscrição para matricular

Leia mais

Conferência Municipal / Intermunicipal

Conferência Municipal / Intermunicipal Conferência Municipal / Intermunicipal Sistema de Conferência - Eventos - 1 - 1. Sumário 1. Sumário... 3 2. Configurações Recomendadas... 4 3. Objetivos... 5 4. Solicitar Acesso... 6 5. Menu de Acesso...

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: ESCOLA DIRETOR

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE SUPERVISÃO PIBID-UFAC

EDITAL PROGRAD Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE SUPERVISÃO PIBID-UFAC EDITAL PROGRAD Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE SUPERVISÃO PIBID-UFAC 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o SEU CURSO e para o SEU TURNO, respeitando sempre os PRÉ-REQUISITOS.

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o SEU CURSO e para o SEU TURNO, respeitando sempre os PRÉ-REQUISITOS. INFORMATIVO DE MATRÍCULA Prezado Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de matrícula dos cursos de graduação, para o primeiro semestre de 2009, que será feito via internet. Para realizar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Orientador de Carreira Centro Universitário Católica de Quixadá Unicatólica Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO Orientador de Carreira Centro Universitário Católica de Quixadá Unicatólica Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Orientador de Carreira Centro Universitário Católica de Quixadá Unicatólica Versão 1.0 Página 1 de 33 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ENTRAR NO SISTEMA ORIENTADOR DE CARREIRA... 4 2.1 ACESSO

Leia mais

EDITAL N 021/RIFB DE 27 DE MAIO DE 2016. SELEÇÃO 2016/2 SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO PELO SiSU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA)

EDITAL N 021/RIFB DE 27 DE MAIO DE 2016. SELEÇÃO 2016/2 SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO PELO SiSU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA) EDITAL N 021/RIFB DE 27 DE MAIO DE 2016. SELEÇÃO 2016/2 SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO PELO SiSU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA) O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Orientações para preenchimento de propostas para FLD

Orientações para preenchimento de propostas para FLD Orientações para preenchimento de propostas para FLD O documento objetiva orientar a requerente e o requerente no preenchimento de uma proposta, na nova área disponibilizada para este fim. Trataremos cada

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA 1 Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: ESCOLA DIRETOR PROFESSOR COMUNITÁRIO MONITOR / OUTROS COLABORADORES

Leia mais

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o solicitar Visto para execução de obras ou serviços pelo Portal CreaÁgil. 2 Acesse através

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MANUAL Instruções para inscrição no Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar Apresentação Há quem diga que cozinhar é uma corrente do bem. A receita de uma preparação surge simples, passa de geração

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

Tutorial de Apoio para Inscrição no Processo de Bolsa de Estudos 2019

Tutorial de Apoio para Inscrição no Processo de Bolsa de Estudos 2019 Tutorial de Apoio para Inscrição no Processo de Bolsa de Estudos 2019 Orientações Gerais * Navegadores recomendados para a inscrição na web: - Microsoft Internet Explorer 9.0, 10.0 e 11.0; - Mozilla Firefox

Leia mais

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito SISVAN WEB Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito Este documento tem o objetivo de orientar a navegação pelo ambiente restrito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN Web. Aqui

Leia mais

Manual do Portal de adesão a Campanha

Manual do Portal de adesão a Campanha Manual do Portal de adesão a Campanha 0 1 - OBJETIVO... 1 2 - ACESSO AO PORTAL DE ADESÃO... 3 2.1 - CADASTRO... 3 2.2 - LOCALIDADE...6 2.3 - TRABALHADOR...8 2.4 - CONCLUINDO A ADESÃO... 11 3 - LOGIN...

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, outubro de 2016 Versão 1.0 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado pela

Leia mais

SisMédio Passo a Passo para os Diretores

SisMédio Passo a Passo para os Diretores SisMédio Passo a Passo para os Diretores PASSO 1 Acesse simec.mec.gov.br, utilizando sempre o navegador Mozilla Firefox. Digite seu CPF e senha nos campos indicados. ATENÇÃO! a) Se você já é usuário do

Leia mais

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano.

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$150,00, referente ao pagamento

Leia mais

1. DO OBJETIVO 2. DOS REQUISITOS

1. DO OBJETIVO 2. DOS REQUISITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SETOR DE BOLSAS ESTUDANTIS AUXÍLIO TRANSPORTE 1º SEMESTRE EDITAL Nº. 011/2016, 20 DE ABRIL DE 2016 A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis,

Leia mais

Ambiente de Produção Ambiente de Treinamento Ambiente de Homologação

Ambiente de Produção Ambiente de Treinamento Ambiente de Homologação CADASTRO DE USUÁRIO Como iniciar o cadastro de novo usuário? Acessar a URL http://plataformabrasil.saude.gov.br; Acessar o link no canto direito, abaixo do botão de . o Adiantamos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do SEBRAE/SC (www.sebrae-sc.com.br), clique em Sobre o Sebrae em Santa Catarina. Clique em Trabalhe Conosco ; Clique em

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, setembro de Versão 1.1

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, setembro de Versão 1.1 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, setembro de 2017 Versão 1.1 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado

Leia mais

DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO SEAMB MANUAL DO LICENCIAMENTO DE FONTES MÓVEIS DE POLUIÇÃO TRANSPORTE DE PRODUTOS E RESÍDUOS PERIGOSOS PELA INTERNET Outubro 2008 MANUAL DO LICENCIAMENTO DE FONTES

Leia mais

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica Iniciação Científica Iniciação Tecnológica l. Acesso ao Sistema 1. Para acessar o Sistema Atena, digite o endereço http://sistemas.usp.br:8080/atena em seu navegador da web, Internet Explorer, Netscape

Leia mais

1º Passo: Acessar o endereço: Clicar sobre o Banner PAS 2017

1º Passo: Acessar o endereço:   Clicar sobre o Banner PAS 2017 1º Passo: Acessar o endereço: www.seduc.mt.gov.br Clicar sobre o Banner PAS 2017 Na nova janela, leia as instruções. Leia também a Normativa, Edital e Portarias referentes a esse processo, para acessá-las,

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ Manual do Usuário APRESENTAÇÃO O Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores CCMJ, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça,

Leia mais

MANUAL DO PUBLICADOR

MANUAL DO PUBLICADOR MANUAL DO PUBLICADOR Brasília 2010/2013 1 SUMÁRIO 1 Introdução... 5 2 O Sistema... 5 2.1 Módulos do Sistema... 6 2.2 Perfis do Sistema... 6 2.2.1 Perfil Publicador... 7 3 Publicar Documentos - Publicador...

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais