EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2016"

Transcrição

1 EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 O presente regulamento, baseado na Lei , de 15/10/2013 e no Decreto 8242, de 26/05/2014, disciplina o processo de inscrição e seleção de candidatos para o PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. 1.2 Serão ofertadas bolsas de estudo de acordo com o presente edital, para os alunos regularmente matriculados no Instituto Educacional São João da Escócia, nos seguintes cursos: Educação Profissional Técnica de Nível Médio: - Habilitação: Técnico em Contabilidade um ano - Habilitação: Técnico em Eletrônica dois anos - Habilitação: Técnico em Química dois anos Curso Normal em Nível Médio (Magistério) dois anos - Habilitação: Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1.3 O programa de bolsa não cobre os débitos anteriores. 1.4 O processo de seleção para o Programa de Concessão de Bolsas de Estudo, com validade para 01(hum) ano, é constituído das seguintes etapas: a) inscrição; b) prova escrita (ingressantes do 1º Módulo Habilitações de Química, Eletrônica, Contabilidade e Curso Normal em Nível Médio - Magistério); c) entrega da documentação ( original e cópia ) e entrevista com a Assistente Social para análise do Perfil Socioeconômico; d) visita domiciliar, se necessário, pela Assistente Social; e) seleção final e divulgação do resultado A renovação anual da Bolsa de Estudo estará sujeita à análise da Comissão de Avaliação de Bolsas de Estudo, observado o Item 7 deste Edital. 1.5 O Instituto Educacional São João da Escócia constituirá e manterá, permanentemente, uma Comissão para Avaliação, Concessão e Acompanhamento de Bolsas de Estudo, composta por 05 membros: um representante da Direção Administrativa, 01 representante da Direção Financeira, 01 representante da Direção Pedagógica, 01 representante da Coordenação Pedagógica e 01 Assistente Social. 2 DAS ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO, CONCESSÃO E ACOMPANHAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDO

2 2.1 A Comissão de Avaliação, Concessão e Acompanhamento de Bolsas de Estudo tem responsabilidade sobre a operacionalização de todo o processo das Bolsas de Estudo, englobando várias ações, como a de elaborar o material informativo sobre os procedimentos, estabelecer o cronograma, prestar esclarecimentos e auxílio aos candidatos, monitorar as inscrições, receber, conferir e guardar a documentação entregue, realizar as visitas domiciliares, agendar reuniões da Comissão e escrever atas, assim como, responder a eventuais requerimentos e apurar denúncias. 3 DA INSCRIÇÃO 3.1 Requisito para inscrição no processo: Preencher a ficha de inscrição disponível na página do Instituto Educacional São João da Escócia O preenchimento completo da ficha de inscrição, no prazo estipulado, é de exclusiva responsabilidade do candidato e constitui condição para a participação do mesmo na seleção. 4 DAS BOLSAS DE ESTUDO Em todos os tipos de bolsas de estudo, o custo será assumido pelo Instituto Educacional São João da Escócia. 4.2 A Bolsa de Estudo é intransferível, não havendo possibilidade de transferência de uma Unidade para outra, nem para outro membro do grupo familiar que frequente ou venha a frequentar o Colégio Pelicano ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL ( Bolsa de Estudo Social/Assistencial ) Destina-se ao atendimento de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou hipossuficiência casos em que, arcar com o pagamento integral da educação comprometeria necessidades básicas familiares. É concedida após avaliação socioeconômica, enquadramento no Índice de Carência e em critérios pré-estabelecidos pelo Instituto e de acordo com a Constituição Federal, Lei , de 15/10/2013, Decreto 8242, de 26/05/2014, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros diplomas legais, e, ainda, de acordo com orientações do Ministério da Educação. Terá validade para o ano letivo de 2016, enquanto perdurarem as condições determinantes do benefício. a) bolsa de estudo integral: 100% (cem por cento) 40 bolsas de estudo por turma: Contabilidade, Eletrônica, Química e Curso Normal em Nível Médio (Magistério). 5 DO PROCESSO DE SELEÇÃO 5.1 O processo seletivo é feito com base na vulnerabilidade socioeducacional do candidato, considerando-se, entre outros, os critérios:

3 a) prova escrita( para ingressantes do 1º Módulo ), vide ANEXOS I e III. b) proximidade da residência c) número de integrantes do grupo familiar; d) renda mensal bruta do grupo familiar; e) patrimônio do grupo familiar; f) ocorrência de doença crônica; g) gastos com educação; h) tipo de moradia; i) outros fatores relevantes que possam influir no processo, a critério da Comissão de Avaliação de Bolsas de Estudo. 5.2 No processo, os documentos reunidos serão utilizados para comprovar as informações necessárias à obtenção de um Índice de Carência Socioeconômica. - Renda Familiar Bruta: entende-se como somatório dos valores brutos dos salários, proventos, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios de assistência social, outros rendimentos do trabalho não assalariado, benefícios trabalhistas (vale-refeição/alimentação, planos de saúde, seguro de vida, salário-educação, auxílio-creche, cesta básica e outros ) auxílios de terceiros, rendimentos do mercado informal ou autônomo e rendimentos auferidos do patrimônio, de todos os membros do grupo familiar, incluído o candidato. - Grupo Familiar: entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na moradia, que usufruem a renda bruta mensal familiar e que sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado (a), irmão (ã), avô(ó), tio (a), quem estiver, formalmente, sob a guarda e responsabilidade do(a) chefe do grupo familiar, e outros. 5.3 Em caso de empate, o desempate será determinado de acordo com os critérios abaixo. Os demais critérios serão apreciados, consecutivamente, se persistir empate: 1º - menor renda bruta mensal familiar per capita; 2º - despesa com doença crônica ou grave no grupo familiar; 3º - residência não própria; 4º - mais de um membro da família estudando, sem bolsa, no colégio; 5º - sorteio. 6 DA CONCESSÃO DA BOLSA 6.1 A concessão da bolsa aos candidatos selecionados fica vinculada à assinatura do termo de adesão, junto ao Setor Financeiro. A concessão da Bolsa de Estudo será definida pelo índice de classificação Poderá haver 2ª chamada para vagas remanescentes. 6.2 O percentual das bolsas poderá ser de 50% e 100%, dependendo da avaliação do perfil socioeconômico.

4 6.3 A documentação exigida deverá ser entregue, junto com a Ficha Cadastral Socioeconômica, CÓPIA LEGÍVEL, dos seguintes documentos: a) Carteira de Identidade e CPF de todos os membros do grupo familiar; b) Carteira de Trabalho de todos os membros do grupo familiar; c) Comprovantes de renda do último mês de todos os membros do grupo familiar; d) Conta de luz ( último mês ); e) Conta de água ou condomínio ( último mês ); f) Laudo Médico que declare a existência de doença crônica ou grave no grupo familiar; g) Declaração de Autônomo ou de Desempregado, quando for o caso, de todos os membros do grupo familiar, maiores de idade, observado o item seguinte, letra b ; h) Comprovante de pagamento de aluguel ou financiamento habitacional, conforme o caso; i) Comprovante de pagamento de mensalidades escolares e universitárias dos membros do grupo familiar; j) Declaração do Imposto de Renda de todos os membros do grupo familiar A qualquer momento, poderá ser solicitada a documentação original. COMPROVANTES DE RENDA (cópias legíveis). A renda será comprovada pelos documentos relacionados a seguir, conforme se enquadre o candidato, o responsável financeiro e os demais membros que compõem o grupo familiar: a) empregado regular (rendimento formal): contracheque atualizado; b) desempregado: Declaração de Desempregado (em formulário próprio fornecido pelo IESJE), bem como cópia das páginas que contenham os seguintes dados: foto, dados pessoais e último registro do empregador com a página seguinte em branco; c) aposentado ou pensionista: extrato de aposentadoria ou pensão com o valor bruto (fornecido pelo Órgão pagador). Não será aceito o comprovante bancário; d) estagiário: cópia do contrato ou documento comprobatório; e) autônomo, profissional liberal, prestador de serviços ou trabalhador informal: Declaração de Autônomo, formulário próprio fornecido pelo IESJE, especificando atividade desenvolvida e remuneração bruta mensal; f) sócio ou dono de empresa: declaração assinada por contador inscrito no CRC (Conselho Regional de Contabilidade), constando remuneração bruta e retirada de lucros mensais, bem como cópia do contrato social; g) produtor rural: declaração de rendimentos assinada por contador inscrito no CRC, constando atividades e remuneração média mensal, obtida pela divisão da renda líquida anual por 12 (doze); h) separados ou divorciados: comprovante de recebimento de pensão alimentícia ou declaração de próprio punho de que não a recebe. i) Outras rendas: comprovantes de recebimento (bolsa família, BPC, aluguel, rendimentos)

5 DOENÇA CRÔNICA OU GRAVE: Serão consideradas as indicadas na Portaria Interministerial nº 2.998, de 23/08/2001, dos Ministros de Estado da Previdência e Assistência Social e da Saúde e as assim declaradas em Laudo Médico. 7 DO CANCELAMENTO DA BOLSA 7.1 Constituem-se motivos para cancelamento total da Bolsa: - alteração da realidade socioeconômica do grupo familiar que descaracterize a condição de vulnerabilidade social do candidato; - trancamento da matrícula no curso; - afastamento e/ou desistência do curso; - reprovação no ano letivo - constatação, a qualquer tempo, de inveracidade de informações fornecidas pelo aluno à Comissão; - não aceitação, pelo candidato, das condições estabelecidas no presente regulamento e no termo de adesão; - transferência para outro colégio; - não entrega de documentos solicitados, a qualquer tempo, para a Comissão; - não cumprimento do prazo no Termo de Adesão; - não comparecimento a entrevista ou qualquer outra atividade organizada pela Comissão, desde que previamente convocado; - atraso no pagamento de duas mensalidades escolares, no caso de bolsas parciais (50%); - comprovação de denúncia formal a qualquer tempo; - não cumprimento dos deveres estipulados no Manual do Aluno. 8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS A Comissão de Avaliação, Concessão e Acompanhamento de Bolsas de Estudo se reserva o direito de convocar candidatos para entrevista, em caso de dúvida ou necessidade de verificação, de confirmação ou complementação de informações. A Comissão poderá promover, a qualquer tempo, visitas domiciliares aos beneficiários para comprovar ou confirmar a continuidade das condições exigidas na concessão da bolsa e/ou a veracidade das informações prestadas quando da inscrição, bem como denúncia formal e protocolada junto à Comissão. Os candidatos não selecionados poderão obter a devolução dos documentos, os quais serão entregues no período máximo de 10 dias úteis, após o encerramento do processo seletivo. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão de Avaliação, Concessão e Acompanhamento de Bolsas de Estudo.

6 ANEXO I CRONOGRAMA CONCURSO DE BOLSAS - ANO 2016 ETAPA Novembro/15 Dezembro/15 Janeiro/2016 Concurso de Bolsas Contabilidade Eletrônica, Química e Curso Normal em Nível Médio (Magistério) Divulgação do resultado Concurso de Bolsas Avaliação Perfil socioeconômico dos Aprovados 30 X X Matrícula X X X

7 ANEXO II NÚMERO DE VAGAS POR TURMA HABILITAÇÃO VAGAS Técnico em Contabilidade 40 Técnico em Eletrônica 40 Técnico em Química 40 Curso Normal em Nível Médio (Magistério) 40

8 ANEXO III CONTEÚDO DAS PROVAS ( EM NÍVEL DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ) HABILITAÇÃO DISCIPLINAS Técnico em Química - Português - Matemática Técnico em Eletrônica - Português - Matemática Técnico em Contabilidade - Português - Matemática Curso Normal em Nível Médio (Magistério) - Português - Matemática

INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JOÃO DA ESCÓCIA PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2018

INSTITUTO EDUCACIONAL SÃO JOÃO DA ESCÓCIA PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2018 EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ANO LETIVO 2018 1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 O presente regulamento, baseado na Lei 12.101/09, Lei 12.868, de 15/10/2013, no Decreto

Leia mais

EDITAL Nº 001/2012 de 15 de março de 2012

EDITAL Nº 001/2012 de 15 de março de 2012 EDITAL Nº 001/2012 de 15 de março de 2012 Torna público o processo de seleção da Bolsa de Estudos da Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP). O Presidente da Fundação Educacional de Além Paraíba/MG,

Leia mais

Fundação Educacional de Andradina Edital - 2015

Fundação Educacional de Andradina Edital - 2015 Fundação Educacional de Andradina Edital - 2015 EDITAL DE REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS DA FEA PARA O ANO 2015 A Comissão Permanente de Análise de Bolsa de

Leia mais

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PROVÍNCIA DE SÃO PAULO MANUAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PROVÍNCIA DE SÃO PAULO MANUAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PROVÍNCIA DE SÃO PAULO MANUAL PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS - SETEMBRO DE 2012 A COMISSÃO DE SELEÇÃO E ACOMPANHAMENTO - CSA E DO SERVIÇO

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA:

DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA: DOCUMENTAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA DE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA: Para análise e renovação da Bolsa de Estudo Social, o aluno deverá entregar XEROX de toda documentação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013. Edital Nº 016/2013

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2013. Edital Nº 016/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS TIMON DIRETORIA GERAL NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO/SERVIÇO SOCIAL PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL/2013 EDITAL N 005/2013

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL/2013 EDITAL N 005/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS DIRETORIA GERAL NÚCLEO DE ASSISTENCIA AO EDUCANDO SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ASSISTENCIA

Leia mais

1.3 O presente Processo Seletivo tem como público alvo os brasileiros (natos ou naturalizados) que cumpram todos os seguintes requisitos:

1.3 O presente Processo Seletivo tem como público alvo os brasileiros (natos ou naturalizados) que cumpram todos os seguintes requisitos: O Diretor Regional do SENAI Santa Catarina, mantenedor da, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que dispõe a Lei n 13.334, de 28 de fevereiro de 2005, com alterações promovidas pela

Leia mais

1. DO PROGRAMA 2. DA QUANTIDADE, DO VALOR E VIGÊNCIA DAS BOLSAS

1. DO PROGRAMA 2. DA QUANTIDADE, DO VALOR E VIGÊNCIA DAS BOLSAS FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR / UNIEDU COMISSÃO TÉCNICA BOLSAS DE PESQUISA E EXTENSÃO FUMDES/ART.171 EDITAL Nº 003/2014 Estabelece critérios para inscrição

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DO FinanciE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTERNO DO UNICURITIBA

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DO FinanciE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTERNO DO UNICURITIBA INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DO FinanciE PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTERNO DO UNICURITIBA Para ter validade, o formulário deve ser assinado pelo próprio discente requerente; somente a retirada ou entrega

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 259/2016 Dispõe sobre a Renovação de Cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico- Administrativo e Bolsa Dependente CONCEDIDAS EM

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS Jaraguá do Sul, 22 de agosto de 2017 Edital nº 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A UNIÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito privado, mantenedora

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO. Edital 01/2017 CAPITULO I - DAS BOLSAS E DOS REQUISITOS CAPITULO II - DA INSCRIÇÃO

EDITAL DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO. Edital 01/2017 CAPITULO I - DAS BOLSAS E DOS REQUISITOS CAPITULO II - DA INSCRIÇÃO AESC ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA CNPJ 21.033.980/0001-07 Rua Irmã São Rafael, nº 138 - Bairro Cruzeiro Itajubá - Minas Gerais CEP 37.500-238 EDITAL DO PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO

Leia mais

PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DA UNIR AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PORTO VELHO EDITAL Nº 05 / 2012 / PROCEA

PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DA UNIR AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PORTO VELHO EDITAL Nº 05 / 2012 / PROCEA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCEA DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE Campus UNIR, BR-364, KM

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS ALUNOS NOVOS 2017

PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS ALUNOS NOVOS 2017 PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS ALUNOS NOVOS 2017 DAS INFORMAÇÕES GERAIS O presente edital destina-se a regular a concessão de Bolsas de Estudos Assistenciais alunos novos, pelo Liceu Salesiano Nossa Senhora

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

COTAS SOCIAIS REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR

COTAS SOCIAIS REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR COTAS SOCIAIS REGULAMENTO PARA REQUERIMENTO NAS COTAS SOCIAIS O sistema de Cotas Sociais, utilizados no Processo Seletivo da FAFIPA, é destinado a candidatos que tenham realizados seus estudos de ensino

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N 0 016/09 DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DO CEFET-MG

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS RIBEIRÃO PRETO, 24 de agosto de 2017. Edital nº 01 /2018 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A ABEC Associação Brasileira de Educação e Cultura, pessoa jurídica de direito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL - DAE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL - DAE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL - DAE EDITAL Nº 26/2016 Proaes DAE PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO CRECHE 2016

Leia mais

TURNOS. HUS35 Pedagogia - Licenciatura * Noturno 6 16 III 6 10 HUS16 Serviço Social - Bacharelado * Noturno 8 26 II 8 14 Sub-Total

TURNOS. HUS35 Pedagogia - Licenciatura * Noturno 6 16 III 6 10 HUS16 Serviço Social - Bacharelado * Noturno 8 26 II 8 14 Sub-Total ANEXO I RELAÇÃO DE CURSOS - CÓDIGOS, TURNOS, DURAÇÃO, TOTAL DE VAGAS PARA BOLSA 50% PROUNISA, LOCAIS DE FUNCIONAMENTO E PRAZO DE - OFERECIDOS NO PROCESSO SELETIVO PROUNISA 2012 - TURMAS DE JANEIRO. CURSOS

Leia mais

EDITAL N 021/RIFB DE 27 DE MAIO DE 2016. SELEÇÃO 2016/2 SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO PELO SiSU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA)

EDITAL N 021/RIFB DE 27 DE MAIO DE 2016. SELEÇÃO 2016/2 SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO PELO SiSU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA) EDITAL N 021/RIFB DE 27 DE MAIO DE 2016. SELEÇÃO 2016/2 SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO PELO SiSU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA) O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado

Leia mais

COORDEANDORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CÂMPUS PELOTAS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 032/2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCESSÃO DE BENEFÍCIO

COORDEANDORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CÂMPUS PELOTAS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 032/2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCESSÃO DE BENEFÍCIO COORDEANDORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CÂMPUS PELOTAS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 032/2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CONCESSÃO DE BENEFÍCIO Dispõe sobre a avaliação socioeconômica para concessão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS MODALIDADES AUXÍLIO TRANSPORTE E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EDITAL Nº 005/2017

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS MODALIDADES AUXÍLIO TRANSPORTE E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS MODALIDADES AUXÍLIO TRANSPORTE E AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EDITAL Nº 005/2017 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal

Leia mais

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil convoca para processo de reavaliação do PROGRAMA DE ATENDIMENTO

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA Rua Jequitibá, 121 Centro Santa Maria de Jetibá ES, CEP: 29645-000 E-mail: farese@farese.edu.br/ Home Page: www.farese.edu.br

Leia mais

POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS EDITAL Nº 001/2013

POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS EDITAL Nº 001/2013 1/7 POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS EDITAL Nº 001/2013 REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO ASSISTENCIAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8.

Leia mais

Serão indeferidas as solicitações para a concessão de Bolsa Social de Estudo, que forem entregues fora do prazo estabelecido.

Serão indeferidas as solicitações para a concessão de Bolsa Social de Estudo, que forem entregues fora do prazo estabelecido. FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE EDITAL Nº. 02/2012 MANTENEDORA Edital de Solicitação de Bolsa Social de Estudos com recursos decorrentes da condição de Entidade Beneficente de Assistência Social Lei Federal

Leia mais

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2015

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2015 EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2015 Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e Lei nº 12.868/2013, regulamentadas pelo Decreto nº 8.242/2014. A Sociedade Porvir Científico Colégio

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - FACULDADE / SÃO PAULO/SP EDITAL 2015 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA INTEGRAL OU PARCIAL PARA O ANO LETIVO DE 2018

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA INTEGRAL OU PARCIAL PARA O ANO LETIVO DE 2018 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA INTEGRAL OU PARCIAL PARA O ANO LETIVO DE 2018 A Fundação Marie Jost no uso de suas atribuições estatutárias, com base no que dispõe o seu Regimento Interno,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 209/2015 Dispõe sobre a realização de cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico-Administrativo e Bolsa Dependente, relativamente

Leia mais

EDITAL Nº 003/CPLT DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS

EDITAL Nº 003/CPLT DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS EDITAL Nº 003/CPLT - 2017 DO PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL - CEBAS O Colégio Padre Luiz Tezza, inscrito no CNPJ 61.986.402.0004-44, respeitando o que rege a Lei 12.101/09 seção III a e b, art. 14 1º e 2º e

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Edital para o processo seletivo de inscrição no Curso de Educação de Jovens e Adultos EJA com gratuidade educacional/bolsa de estudo para o ano de 2018 A Sociedade Civil Casas de Educação, sediada à Rua

Leia mais

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil do campus Paulistana convoca para processo de reavaliação

Leia mais

Edital PROAD Nº 01, de 18 de março de 2014

Edital PROAD Nº 01, de 18 de março de 2014 Edital PROAD Nº 01, de 18 de março de 2014 O REITOR DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no Art. 3º e no Art. 4º da Lei Ordinária do Município de Blumenau

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS COTISTAS 2013

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS COTISTAS 2013 ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS COTISTAS 2013 A Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 e demais documentos que regulamentam a reserva de vagas nas universidades e institutos federais exigem a análise socioeconômica

Leia mais

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005.

E D I T A L. Parágrafo único. Todos os candidatos deverão ser enquadrados ao disposto nos arts. 1º e 2º da Lei nº , de 13 de janeiro de 2005. EDITAL PROUNI 2/2013 DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS DE REGULAMENTAÇÃO PARA O RECEBIMENTO DE BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Coordenadora

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

EDITAL 02/2009 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009 CRITÉRIOS GERAIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL 02/2009 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009 CRITÉRIOS GERAIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL 02/2009 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2009 CRITÉRIOS GERAIS PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Processo Seletivo para Bolsas de Estudos para o 1º semestre

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2018

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2018 SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO 2018 Eu responsável pelo (a) aluno (a) a ser matriculado em 2018, na turma no Curso: ( ) Ensino fundamental I; ( ) Ensino Fundamental II ou ( ) Ensino Médio vem, por intermédio

Leia mais

FICHA SOCIOECONÔMICA PROUNI ANO: 2016

FICHA SOCIOECONÔMICA PROUNI ANO: 2016 FICHA SOCIOECONÔMICA PROUNI ANO: 2016 Responsável Financeiro: Candidato (a): Curso: período: Turno: ( ) MATUTINO ( ) NOTURNO ( ) DESPERIODIZADO Matrícula Nº Endereço: Bairro: Cidade/UF: E-mail: Ponto de

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO 2017.1 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos de

Leia mais

EDITAL COLÉGIO POLITÉCNICO/UFSM 003/2015

EDITAL COLÉGIO POLITÉCNICO/UFSM 003/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COLÉGIO POLITÉCNICO/UFSM 003/2015 O Diretor do Colégio Politécnico da UFSM torna público a Terceira Chamada (Chamada Oral) do Edital 016/2014 - Processo Seletivo dos Cursos

Leia mais

EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL

EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL REAVALIAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DO BENEFÍCIO PERMANENTE 2014 A Diretoria Geral

Leia mais

Edital nº 002/2012 PROGRAMA DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO TRANSPORTE - PROCAT

Edital nº 002/2012 PROGRAMA DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO TRANSPORTE - PROCAT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CAMPUS JI-PARANÁ Rua Rio Amazonas, 151 Bairro Jardim dos Migrantes 76900-730. Ji- Paraná-RO Fone: (69)-3421-5045 www.ifro.edu.br

Leia mais

Programa Universidade Para Todos- ProUni Processo Seletivo ProUni para 2012/1

Programa Universidade Para Todos- ProUni Processo Seletivo ProUni para 2012/1 FAHESA- Faculdade de Ciências Humanas Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC- Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Programa Universidade Para Todos- ProUni Processo Seletivo ProUni para 2012/1

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CENID 2017/1 - CURSOS BÁSICO I EDITAL 021/2016 INFORMATIVO DE MATRÍCULA 8ª CHAMADA

PROCESSO SELETIVO CENID 2017/1 - CURSOS BÁSICO I EDITAL 021/2016 INFORMATIVO DE MATRÍCULA 8ª CHAMADA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO - COPESE PROCESSO SELETIVO CENID 2017/1 - CURSOS BÁSICO I EDITAL 021/2016 INFORMATIVO DE

Leia mais

CONVOCAÇÃO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE REAVALIAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE

CONVOCAÇÃO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE REAVALIAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE CONVOCAÇÃO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE REAVALIAÇÃO ANUAL DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil do

Leia mais

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a abertura de CHAMADA PÚBLICA para preenchimento da vaga remanescente L1 do processo seletivo do 2º semestre 2017 para o curso superior de

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI NO 1º SEMESTRE DE 2010 Unidades Santana e Aricanduva / SP

EDITAL DE CHAMADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI NO 1º SEMESTRE DE 2010 Unidades Santana e Aricanduva / SP EDITAL DE CHAMADA DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DO PROUNI NO 1º SEMESTRE DE 2010 Unidades Santana e Aricanduva / SP A Coordenação do PROUNI do Centro Universitário Sant Anna, responsável pela seleção

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA A) Para fins desse processo seletivo são considerados dependentes do grupo familiar: todas as pessoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 048/11 ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL emergencial -

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 03/2016 O Diretor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus de Fortaleza, no uso de suas atribuições estatutárias e

Leia mais

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES Campus Baturité EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor do campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Numero do Documento: 1037522

Numero do Documento: 1037522 Numero do Documento: 1037522 EDITAL N.º 19/2011 A Escola de Saúde Pública do Ceará, Autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, criada pela Lei Estadual nº 12.140, de 22 de julho de 1993,

Leia mais

EDITAL N.º 036/2010 PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2010

EDITAL N.º 036/2010 PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2010 EDITAL N.º 036/2010 PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2010 Pe. Christian de Paul de Barchifontaine, Reitor do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃ DE ENSINO SECRETARIA

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS POR SORTEIO PÚBLICO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS POR SORTEIO PÚBLICO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS POR SORTEIO PÚBLICO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA 1. OBJETIVO: 1.1. Concessão de bolsas de estudos para os níveis iniciantes dos cursos de línguas

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 03/2017/DG - IFAL CAMPUS RIO LARGO

EDITAL INTERNO Nº 03/2017/DG - IFAL CAMPUS RIO LARGO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - IFAL CAMPUS RIO LARGO DIREÇÃO GERAL EDITAL INTERNO Nº 03/2017/DG - IFAL CAMPUS RIO LARGO A Direção Geral do Campus Rio Largo, do Instituto Federal

Leia mais

PROGRAMA DE AUXÍLIO TRANSPORTE ESTUDANTIL EDITAL Nº. 09/2012

PROGRAMA DE AUXÍLIO TRANSPORTE ESTUDANTIL EDITAL Nº. 09/2012 PROGRAMA DE AUXÍLIO TRANSPORTE ESTUDANTIL EDITAL Nº. 09/2012 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Cajazeiras, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL 02/2016 - SUGEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL 02/2016 - SUGEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL 02/2016 - SUGEP A Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Leia mais

UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro SUPORTE AO CANDIDATO (A) LISTAGEM DE DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL check list Esclarecemos que as instruções

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 SEC

EDITAL Nº 003/2016 SEC EDITAL Nº 003/2016 SEC Divulga Classificados na 1ª Chamada do Financiamento Estudantil - FICAR. O Diretor Geral da Faculdade Campo Real, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DIVULGA Classificados

Leia mais

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO / BATATAIS/SP EDITAL 2016 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES DE 2016 MODALIDADE DE BOLSA: BOLSA SOCIAL

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO / BATATAIS/SP EDITAL 2016 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES DE 2016 MODALIDADE DE BOLSA: BOLSA SOCIAL EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS MATRICULADOS NA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO - EaD CLARETIANO - CENTRO

Leia mais

EDITAL DE RECADASTRAMENTO e CADASTRO DE RESERVA N 04/2017

EDITAL DE RECADASTRAMENTO e CADASTRO DE RESERVA N 04/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Campina Grande EDITAL DE RECADASTRAMENTO e CADASTRO DE RESERVA

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO FICHA DE INSCRIÇÃO DE ALUNO Processo Seletivo do Programa Fortalecendo Trajetórias 2016/2017 Abaixo está a lista de documentos que são necessários para que o candidato participe do processo seletivo 2016/2017.

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira abaixo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE

Ministério da Educação Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Circular 003/2017-PRAE Foz do Iguaçu, 03 de abril de 2017. ORIENTAÇÕES SOBRE A RENOVAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS AUXÍLIOS ESTUDANTIS - 2017 A Pró Reitoria de Assuntos Estudantis informa que está organizando

Leia mais

- DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE NA ENTREVISTA P/ ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL / BOLSA DE ESTUDOS CURSOS TÉCNICOS CPDB- 2017

- DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE NA ENTREVISTA P/ ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL / BOLSA DE ESTUDOS CURSOS TÉCNICOS CPDB- 2017 - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE NA ENTREVISTA P/ ANÁLISE DO SERVIÇO SOCIAL / BOLSA DE ESTUDOS CURSOS TÉCNICOS CPDB- 2017 I - DOCUMENTAÇÃO DO CANDIDATO: o - Cópia da Certidão de Nascimento e do RG o - Cópia

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1º edição de 2013

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1º edição de 2013 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1º edição de 2013 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Campina Grande EDITAL N 014/2016 A Diretoria de Ensino do IFPB

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS AÇAILÂNDIA DIRETORIA GERAL NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO SERVIÇO SOCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS AÇAILÂNDIA DIRETORIA GERAL NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO SERVIÇO SOCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS AÇAILÂNDIA DIRETORIA GERAL NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO SERVIÇO SOCIAL SELEÇÃO PARA AUXÍLIO TRANSPORTE Aprovada pela Resolução Nº 022 /2011

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2018 Em conformidade com a Lei /2009 e suas alterações Lei 12.

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2018 Em conformidade com a Lei /2009 e suas alterações Lei 12. EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDOS ANO LETIVO DE 2018 Em conformidade com a Lei 12.101/2009 e suas alterações Lei 12.868 de 15/10/2013 O Instituto Auxiliadora, inscrito sob o CNPJ nº 83.157.826/0001-96

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROUNI RS LEI Nº , COM ALTERAÇÕES DA LEI DECRETO Nº , COM ALTERAÇÕES DO DECRETO 50

PROCESSO SELETIVO PROUNI RS LEI Nº , COM ALTERAÇÕES DA LEI DECRETO Nº , COM ALTERAÇÕES DO DECRETO 50 PROCESSO SELETIVO PROUNI RS LEI Nº 14.038, COM ALTERAÇÕES DA LEI 14.213 DECRETO Nº 49.458, COM ALTERAÇÕES DO DECRETO 50.236 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO 2º SEMESTRE DE 2013 A Fundação Universidade de

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 2ª edição de 2015 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

Documentos necessários para o Candidato e Grupo Familiar quando Préselecionado (apresentar original e xerox de todos os documentos).

Documentos necessários para o Candidato e Grupo Familiar quando Préselecionado (apresentar original e xerox de todos os documentos). CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES FUNDAPLUB - 2007.2 Inscrições: 06 a 20 de Agosto Listagem dos Pré-selecionados: 23 de Agosto Entrega da Documentação: 24, 27, 28 e 29 de Agosto até às 20HS Entrega do novo boleto

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA CURSOS TÉCNICOS 2016/2

INFORMATIVO DE MATRÍCULA CURSOS TÉCNICOS 2016/2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO - COPESE Ref.: 4ª Chamada INFORMATIVO DE MATRÍCULA CURSOS TÉCNICOS 2016/2 Os candidatos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PRG Nº. 27/ 2015 CANDIDATOS SELECIONADOS PELO PROCESSO SELETIVO 2013 DO PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO MOVIMENTOS

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE ESTUDO 2017

EDITAL PROCESSO SELETIVO DE BOLSA DE ESTUDO 2017 BOLSA DE ESTUDOS - 2017 O Colégio Passionista São Paulo da Cruz oferece Bolsas de Estudos para seus educandos do 1º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. As Bolsas são integrais (100%)

Leia mais

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO-MÍNIMO (TERMO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA)

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO-MÍNIMO (TERMO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA) ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO-MÍNIMO (TERMO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA) Eu,, portador(a) do CPF:, aprovado(a) dentro das vagas reservadas

Leia mais

REGULAMENTO SELEÇÃO UNIFICADA DE BOLSAS 2/2016

REGULAMENTO SELEÇÃO UNIFICADA DE BOLSAS 2/2016 REGULAMENTO SELEÇÃO UNIFICADA DE BOLSAS 2/2016 1. DO OBJETO O objeto do presente regulamento é a concessão de bolsas de estudo de 50% (cinquenta por cento) e de 100% (cem por cento) do valor das mensalidades

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS São Paulo, 31 de agosto de EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 Edital nº 02/2017 A Associação Brasileira de Educação e Cultura - ABEC, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Edital para processo seletivo para cadastro de reserva da Gratuidade Educacional/bolsas de estudo para 2018 Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio Senhor(es) pais e/ou responsável(éis),

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ROGACIONISTA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COLÉGIO ROGACIONISTA/DF CNPJ nº /

ASSOCIAÇÃO ROGACIONISTA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COLÉGIO ROGACIONISTA/DF CNPJ nº / ASSOCIAÇÃO ROGACIONISTA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COLÉGIO ROGACIONISTA/DF CNPJ nº 83.660.225/0003-63 EDITAL BOLSA EDUCACIONAL PARA O ANO DE 2017 O Colégio Rogacionista/DF torna Público o que abaixo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA EDITAL Nº 03/2015, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

Colégio Imaculada Conceição

Colégio Imaculada Conceição Anexo II SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL 2018 I - DADOS DO/A ALUNO/A: Nome: CPF (aluno) Matrícula/RA: Período: Ensino: Idade Rua: Nº Complemento: Bairro: Cidade: CEP: UF: Fone Res: Fone recado: Cel. Resp:

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO SOCIOAMBIENTAL - TURMA 2015.2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO SOCIOAMBIENTAL - TURMA 2015.2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Socioambiental EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta

Termo de Adesão. 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES. 2 Dados cadastrais da Unidade Administrativa / Local de Oferta Termo de Adesão 1 Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior IES 1.1 Informações da IES 1.1.1 IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 1.1.2 Sigla: FURG 1.1.3 Código: 12 1.1.4 CNPJ: 94.877.586/0001

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI:

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI: DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA BOLSA GRATUIDADE E PROUNI: Os documentos abaixo são referentes ao estudante e seus familiares, devem ser xerocopiados e entregues juntamente com a ficha preenchida: 1) Comprovante

Leia mais

Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE. Setor de Serviço Social TERMO DE COMPROMISSO PARA RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE. Setor de Serviço Social TERMO DE COMPROMISSO PARA RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE Setor de Serviço Social TERMO DE COMPROMISSO PARA RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Para: Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE O aluno

Leia mais

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO LEIA COM ATENÇÃO! OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFU destinam-se exclusivamente aos estudantes provenientes das camadas de baixa condição socioeconômica (Tendo como um dos critérios Renda familiar

Leia mais

EDITAL DE RECADASTRAMENTO N 38/2017

EDITAL DE RECADASTRAMENTO N 38/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Campina Grande EDITAL DE RECADASTRAMENTO N 38/2017 A Diretoria

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2012/2

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2012/2 FAHESA- Faculdade de Ciências Humanas Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC- Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2012/2

Leia mais

- - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA.

- - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 Fone:

Leia mais