DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL"

Transcrição

1 DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL MANTER PESSOA MANTER SERVIDOR MANTER A INSTITUIÇÃO MANTER ELEMENTO ORGANIZACIONAL Cadastrar Pessoa Cadastrar Servidor Cadastrar a Instituição Cadastrar o Elemento Organizacional ligado à Instituição MANTER MATRIZ CURRICULAR Cadastrar a matriz curricular MANTER ELEMENTO CURRICULAR Cadastrar o Elemento Curricular do curso MANTER PERÍODO LETIVO Cadastrar o período letivo MANTER CURSO Cadastrar o curso ligado ao Elemento Organizacional MANTER TURMA Cadastrar a turma para um curso em um período letivo MANTER PESSOA FÍSICA Cadastrar o professor do Elemento Curricular MANTER AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Cadastrar o ambiente no qual as aulas aconteceram MANTER PESSOA FÍSICA Cadastrar os dados do aluno MANTER OFERTA DE VAGAS Cadastrar a quantidade de vagas que serão oferecidas MANTER CLASSE Cadastrar a classe para que os alunos possam ser matriculados MANTER ALUNO Cadastrar Aluno para que os discentes possam ser matriculados MANTER MATRÍCULA Efetuar a matrícula do aluno VINCULAR ALUNO A UMA CLASSE Registrar a matrícula do aluno em cada classe

2 FLUXO DE INCLUIR PESSOA FÍSICA Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar nova Pessoa Física. Passo 1: Selecione a opção Pessoa Física dentro do menu Infraestrutura > Pessoas. Passo 2: Aperte o botão Incluir Pessoa Física.

3 Passo 3: Preencha os dados da nova Pessoa Física com Dados Pessoais, telefones (no mínimo um), filiação, endereço e por último os documentos necessários.

4 Passo 4: Aperte o botão Gravar. Passo 5: O Sistema informa que a inclusão da Pessoa Física foi realizada com sucesso.

5 FLUXO DE INCLUIR SERVIDOR Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novos servidores. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Preste uma atenção especial ao Passo 4. Passo 1: Selecione a opção Pessoas dentro do menu Infraestrutura. Passo 2: Selecione a opção Servidor.

6 Passo 3: Clique no botão Incluir Servidor.

7 Passo 4: #IMPORTANTE#: Para incluir um novo servidor ele deve estar previamente cadastrado em PESSOA FÍSICA. Preencha todos os campos requisitados e clique no botão Gravar. Passo 5: O Sistema informa que o servidor foi incluído com sucesso.

8

9 FLUXO DE INCLUIR INSTITUIÇÃO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir uma nova instituição. Passo 1: Selecione a opção Elementos Organizacionais dentro do menu Infraestrutura > Instituição. Passo 2: Aparece uma lista com Instituições já cadastradas. Para incluir uma nova, clique em Incluir Elemento Organizacional.

10 Passo 3: Em Tipo de elemento organizacional, selecione Instituição e o sistema carregará a página de cadastro. Passo 4: Na página de cadastro, forneça os dados de identificação da nova Instituição.

11 Passo 5: Nos dados de responsáveis, forneça responsáveis cadastrados previamente no sistema e clique em Gravar. Cadastre um ou mais telefones e clique em Gravar. Passo 6: Forneça os dados de organização e endereço e clique em Gravar.

12 Passo 7: O sistema informa que a inclusão da nova Instituição foi realizada com sucesso e esta deve aparecer no Organograma.

13 FLUXO DE INCLUIR ELEMENTO ORGANIZACIONAL LIGADO À INSTITUIÇÃO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir Elemento Organizacional Ligado à Instituição. Os tipos de elementos organizacionais são: Instituição, Unidade de Ensino e Unidade Organizacional. A Instituição deve ser cadastrada previamente (ver FLUXO DE INCLUIR INSTITUIÇÃO). FLUXO DE INCLUIR UNIDADE DE ENSINO Passo 1: Selecione a opção Elementos Organizacionais dentro do menu Infraestrutura > Instituição.

14 Passo 2: Aperte o botão Incluir Elemento Organizacional. Passo 3: Em Tipo de Elemento Organizacional, selecione Unidade de Ensino. Aparecerá a tela para cadastro.

15 Passo 4: Forneça os dados de identificação da Unidade de Ensino. Passo 5: Escolha um ou mais responsável(eis) já cadastrado(s) e clique em Gravar. Cadastre um ou mais telefone(s) e clique em Gravar.

16 Passo 6: Logo em seguida forneça os dados de endereço. Passo 7: Por último forneça as características físicas da Unidade de Ensino e aperte Gravar.

17 Passo 8: O sistema informa que a inclusão da nova Unidade de Ensino foi realizada com sucesso. FLUXO DE INCLUIR UNIDADE ORGANIZACIONAL Passo 1: Repita os passos 1 e 2 de FLUXO DE INCLUIR UNIDADE DE ENSINO. Passo 2: Em Tipo de Elemento Organizacional, selecione Unidade Organizacional. Aparecerá a tela para cadastro.

18 Passo 3: Do mesmo modo do elemento anterior, forneça os dados de identificação, forneça responsável(eis) e clique em Gravar, forneça telefone(s) e clique em Gravar. Por último aperte Gravar, no final da tela de cadastro.

19 Passo 4: O sistema informa que a inclusão da nova Unidade Organizacional foi realizada com sucesso.

20 FLUXO DE INCLUIR CURSO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novos cursos ligados ao Elemento Organizacional. Passo 1: Selecione a opção Curso dentro do menu Registros Acadêmicos. Passo 2: Aperte o botão Incluir Curso.

21 Passo 3: Preencha os dados institucionais escolhendo uma Instituição previamente cadastrada. Passo 4: Preencha os dados do curso.

22 Passo 5: Por último informe os dados de integralização e aperte o botão Gravar. Passo 6: O sistema informa que a inclusão do novo curso foi realizada com sucesso e este deve aparecer logo abaixo.

23 FLUXO DE INCLUIR PERÍODO LETIVO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir período letivo. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Passo 1: Selecione a opção Abrir Período dentro do menu Período Letivo. Passo 2: Clique no botão Incluir Período Letivo.

24 Passo 3: Preencher os dados do período letivo com o Ano, o Tipo de período, o Número do período, a Data do início e a Data do término. Depois clique no botão Gravar. Passo 4: O Sistema informa que o período foi incluído com sucesso. Na parte de baixo da tela aparece a lista de todos os períodos.

25 FLUXO DE INCLUIR ELEMENTO CURRICULAR Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir um novo elemento curricular. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Passo 1: Selecione a opção Elemento Curricular dentro do menu Registros Acadêmicos. Passo 2: Clique no botão Incluir.

26 Passo 3: Preencher os dados básicos com o nome da Instituição, a Unidade de Ensino, no campo Elemento Organizacional selecionar a opção Disciplina, o Curso, o Elemento Curricular, o Nome, o Código, a Carga Horária, a Descrisção e os Objetivo. Passo 4: Preencher os dados da disciplina, apenas dois campos são obrigatórios. Depois clique no botão Gravar.

27 Passo 4: O Sistema informa que o elemento curricular foi incluído com sucesso. Na parte de baixo da tela aparece a lista com os todos os elementos curriculares.

28 FLUXO DE INCLUIR MATRIZ CURRICULAR Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir matriz curricular. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Passo 1: Selecione a opção Matriz Curricular dentro do menu Registros Acadêmicos. Passo 2: Clique no botão Incluir Matriz Curricular.

29 Passo 3: Preencher os Dados da Matriz Curricular com a Unidade Organizacional, o Curso, a Situação da Matriz, a Forma de Avaliação, a Data de início da vigência, a Data do fim da vigência, o Tipo de Período da Matriz, o Número de períodos e o Número máximo de elementos curriculares que o aluno pode cursar. E depois clique no botão Gravar. Passo 4: O Sistema informa que a matriz curricular foi incluída com sucesso.

30 FLUXO DE INCLUIR PROFESSOR DO ELEMENTO CURRICULAR Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar o Professor do elemento Curricular. IMPORTANTE: Antes de cadastrar o Professor do Elemento Curricular é necessário cadastrá-lo como Pessoa Física(Ver FLUXO DE INCLUIR PESSOA FÍSICA), e em seguida cadastrá-lo como Servidor(Ver FLUXO DE INCLUIR SERVIDOR). Passo 1: No momento em que o cadastro do servidor estiver sendo efetuado é necessário selecionar a opção Docente no campo Tipo de Funcionário

31 Passo 2: No momento em que a Classe está sendo cadastrada é que se escolhe o Professor. Para isso basta escolher o Professor Cadastrado no campo Docente. Em seguida é só gravar os dados conforme o procedimento de Incluir Classe(Ver FLUXO INCLUIR CLASSE).

32 FLUXO DE INCLUIR AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir um novo Ambiente de Aprendizagem. No processo de criação desse ambiente, o usuário define a Instituição da qual este ambiente faz parte, a Unidade de Ensino, a Unidade Organizacional, e o Servidor Responsável. Passo 1: Selecione a opção Ambiente de Aprendizagem dentro do sub-menu Instituição localizado no menu Infraestrutura.

33 Passo 2: Aperte o botão Incluir Ambiente de Aprendizagem.

34 Passo 3: Preencher os dados do Ambiente de Aprendizagem com o nome da Instituição, a Unidade de Ensino, a Unidade Organizacional, a Localização, a Categoria e a Descrição. Note que após escolher a Instituição aparece na parte de baixo da tela a opção para definir a Unidade de Ensino, feito isso o mesmo acontece para a Unidade Organizacional. Se esta opção não aparecer é porque ainda não foi cadastrada nenhuma Instituição. É necessário cadastrar uma Instituição primeiro. O mesmo vale para as demais opções. É necessário preencher também os campos que informam a Localização, a Categoria e a Descrição.

35 Passo 4: Clique no botão Gravar. O Sistema informa que o Ambiente de Aprendizagem foi incluído com sucesso.

36 FLUXO DE INCLUIR CLASSE Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novas classes. No processo de criação de classes, o usuário define a nova classe de acordo com o curso, matriz curricular, turma, elemento curricular, docente, ambiente de aprendizagem e número de vagas. Passo 1: Selecione a opção Classe dentro do menu Período Letivo.

37 Passo 2: Aperte o botão Incluir Manter Classe.

38 Passo 3: Preencher os dados da Classe com o Curso, a Matriz Curricular, a Turma, o Elemento Curricular, o Docente, o Ambiente de Aprendizagem e o número de Vagas. Note que após escolher o Curso aparece na parte de baixo da tela a opção para definir a Matriz Curricular. Se esta opção não aparecer é porque o Curso não possui elementos, então é necessário cadastrar estes elementos antes. O mesmo vale para os campos de Turma e Elemento Curricular. Passo 4: É necessário também gravar os dados da Grade Horária, para isso basta preencher os campos Dia da Semana e Horário de Aula, em seguida clicar no botão Gravar. A seguinte tela é exibida:

39 Passo 5: Após gravados os dados da carga horária basta clicar no botão Gravar localizado um pouco mais abaixo. O Sistema informa que a Classe foi incluída com sucesso.

40 FLUXO DE CADASTRAR QUANTIDADE DE VAGAS Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar a quantidade de vagas disponíveis em uma Classe. Este número de vagas pode ser cadastrado no momento em que a classe está sendo incluída, ou pode ser alterado depois de a classe estar cadastrada. Cadastrando no momento da inclusão da Classe Passo 1: No momento em que a nova Classe está sendo incluída(ver FLUXO INCLUIR TURMA) basta informar a quantidade de vagas oferecidas preenchendo o campo Nº de Vagas, depois grave os dados como manda o Fluxo citado acima.

41 Alterando a Quantidade de vagas oferecidas. Passo 1: Selecione a Opção Classe dentro do menu Período Letivo. Passo 2: Aqui você informa o nome da classe que deseja realizar a alteração no Nº de Vagas e em seguida clica no botão Buscar Classe ou Turma.

42 Passo 3: Uma tela como a seguinte é exibida com os resultados de sua busca. Basta escolher a Classe desejada e clicar no botão Alterar Passo 4: Na nova tela basta informar o novo Nº de vagas que a classe terá no campo Nº de Vagas. Em seguida clique no botão Gravar.

43 Passo 5: O Sistema informa que os dados foram alterados com sucesso. Na parte de baixo aparece uma lista com as devidas alterações realizadas.

44 FLUXO DE CADASTRAR OS DADOS DO ALUNO Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar os dados do aluno. No processo de cadastrar um aluno, o usuário deve informar os dados dos responsáveis, a situação sócio econômica assim como a instituição que o aluno estudou anteriormente, sendo facultativo informar dados sobre a situação trabalhista. IMPORTANTE: Antes de incluir um aluno no sistema, é necessário cadastrá-lo como pessoa física. Deve-se também cadastrar, previamente, os responsáveis pelo aluno como pessoa física(ver FLUXO DE CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO). Passo 1: No meu Infraestrutura, clique em Pessoas. Em seguida, selecione Aluno. Passo 2: Clique em Incluir Aluno, que fica no lado superior direito da tela.

45 Passo 3: Digite o CPF do aluno, que deve ter sido cadastro previamente como pessoa física, e clique em Pesquisar Pessoa Física. O sistema então mostrará todas as informações já existentes. Passo 4: Na seção dado do responsável, digite o CPF do responsável pelo aluno e clique em Pesquisar Pessoa Física. Em seguida, serão mostrados o nome e a data de nascimento do responsável. Escolha o tipo de parentesco em Tipo de Parentesco e por fim em Gravar na seção dado do responsável. Passo 5: Na seção situação sócio econômica, preencha tanto o campo Renda e Quantidade de pessoas, pois ambos são obrigatórios. Passo 6: Para preencher a seção trabalho, deve-se antes selecionar a opção Trabalha?. Então, preencha todos os campos Profissão/Cargo, Telefone e Local de Trabalho. Feito isso, clique em Inserir.

46 Passo 7: Na seção instituição de origem, todos os campos são obrigatórios. Portanto, preencha Instituição, Ano de Conclusão, Tipo, Etapa de Ensino e Área de Procedência. Em seguida, clique em Inserir na mesma seção. Passo 8: Após realizado o preenchimento dos campos do formulário, clique em Gravar. Caso as informações estejam corretas, aparecerá um mensagem informando que o cadastro ocorreu com sucesso. Do contrário, altere os eventuais erros.

47 FLUXO DE CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar um aluno como pessoa física, pois antes de incluir o mesmo em uma instituição ou matriculá-lo é necessário de que seja previamente definido na condição de pessoa física. Passo 1: No menu, clique em Infraestrutura, selecione Pessoas e em seguida escolha Pessoa Física. Passo 2: Na tela exibida, clique em Incluir Pessoa Física, que fica no lado superior direito da tela. Surgirá, então, um formulário com cinco seções. Passo 3: Na seção seção dados pessoais, preencha os campos obrigatórios por isso estão marcados com asterisco vermelho - Nome, Data de nascimento, Grau de Formação e

48 Estado civil. É facultativo preencher os campos Gênero, Etnia, Tipo sanguíneo, , Necessidades especiais, Nacionalidade, Naturalidade, Unidade federativa e Números de filhos. Caso queira cadastrar alguma necessidade especial, selecione uma na barra de rolagem. É ainda possível adicionar uma foto clicando em Alterar Foto, no lado inferior esquerdo. Aparecerá uma outra janela para selecionar a foto. Após selecionar, clique em Carregar e aguarde o sistema carregar a foto. Passo 4: Na seção telefones, preencha obrigatoriamente os campos Código de área(ddd), Número e Tipo de Telefone. O campo ramal é opcional. Clique em Gravar para finalizar esta operação. Caso as informações estejam corretas, será exibida a mensagem Telefone adicionado com sucesso. Se deseja incluir outros telefones, repita esta operação. Passo 5: Na seção filiação, preencha os campos Nome da Mãe, o qual é obrigatório, e Nome do pai, sendo este opcional.

49 Passo 6: Na seção endereço, preencha os campos obrigatórios Zona de Procedência, CEP, Logadouro, Número, Unidade federativa, Tipo de logadouro, Bairro e Cidade. Os demais campos - Complemento e Caixa Postal são opcionais. Passo 7: Na seção documentos, preencha, pelo menos, o campo RG. Digite o número, o órgão expedidor, a data de expedição e o UF do RG. Pode-se ainda cadastrar outros documentos, como certidão de nascimento, título de eleitor etc. Passo 8: Concluído o cadastro, clique em Gravar. Estando as informações preenchidas corretas, será exibida a mensagem Inclusão realizada com sucesso. Do contrário, aparecerá uma mensagem de erro. Corrija o problema e novamente clique em Gravar.

50

51 FLUXO DE EFETUAR MATRÍCULA Os passos a seguir descrevem o fluxo para efetuar a matrícula de um aluno. Nesse procedimento, o usuário inclui o aluno em uma unidade de ensino e em um curso, além de definir o ano letivo e a turma que ele cursará, podendo, ainda, gerar um comprovante de matrícula. IMPORTANTE: Para efetuar matrícula, é preciso tanto a instituição em questão como o curso e a oferta de vagas estejam previamente cadastrados no sistema. O aluno deve também ter sido cadastrado anteriormente como pessoa física (Ver FLUXO DE CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO). Passo 1: Primeiramente, clique em Matrícula. Em seguida, selecione Efetuar Matrícula. Passo 2: Informe o CPF do aluno e clique em Buscar pessoa. Então o sistema exibirá as informações do mesmo.

52 Passo 3: Em dados do curso preencha os campos Unidade de Ensino, Curso, Forma de Ingresso, Data da Matrícula, Período Letivo, Turno, os quais são obrigatórios, e Pontuação na seleção, opcional, e, caso queira, escolha a opção Emitir Comprovante de Matrícula. Por fim, clique em Matricular para finalizar a operação.

53 FLUXO DE VINCULAR UM ALUNO À CLASSE Os passos a seguir descrevem o fluxo para vincular um aluno à classe. Por meio desse procedimento, o usuário pode definir o curso, a turma e a classe de um aluno. IMPORTANTE: Antes de vincular um aluno à classe, o mesmo deve estar cadastrado como aluno da instituição em questão e estar matriculado (VER FLUXOS DE CADASTRAR OS DADOS DO ALUNO E CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO). É importante também cadastrar previamente o curso, a turma e as classes que o aluno frequentará. Passo 1: Clique no menu Matrícula e selecione a opção Vincular aluno à classe. Passo 2: Clique em Vincular Alunos, que fica na parte superior direita da tela.

54 Passo 3: Na seção dados institucionais selecione seguindo essa ordem - o Curso, a Turma e a Classe. Passo 4: Na seção alunos, será exibidas informações sobre a classe selecionada anteriormente e uma tabela contendo a matrícula e o nome dos alunos do curso escolhido previamente. Na caixa de seleção à esquerda, selecione o aluno que deseja incluir.

55 Passo 5: Para vincular o aluno à classe, clique em Gravar. Estando todas as informações corretas, surgirá a mensagem Vinculação à classe efetuada com sucesso.

56 F L U X O D E I N C L U I R T U R M A Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novas turmas. No processo de criação das turmas, o usuário define a quantidade de novas turmas de acordo com o curso, matriz curricular, período letivo e turno. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Preste uma atenção especial ao Passo 4. No passo 4 o usuário escolhe a quantidade de turmas. O padrão é zero. Se não for modificado nenhuma turma será criada. Passo 1: Selecione a opção Turma dentro do menu Período Letivo.

57 Passo 2: Aperte o botão Incluir Turma. Passo 3: Preencher os dados da turma com o Curso, a Matriz Curricular, o Período Letivo e o Turno. Note que após escolher a Matriz Curricular aparece na parte de baixo da tela a opção para definir a quantidade de turmas. Se esta opção não aparecerem é porque a matriz curricular não possui elementos. É necessário cadastrar estes elementos antes.

58 Passo 4: #IMPORTANTE# Marque os períodos que deseja. Preencha a quantidade de turmas por período letivo. Depois aperte o botão Gravar. Passo 5: O Sistema informa que as turmas foram incluídas com sucesso. Na parte de baixo da tela aparece a lista de todas as turmas. As novas turmas devem aparecer lá.

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.

Leia mais

Solicitação de Cadastro de Instituição

Solicitação de Cadastro de Instituição Solicitação de Cadastro de Instituição Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 1.2 Equipe suporte

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Manual Professor Internet

Manual Professor Internet Sumário 1. Acesso ao Sistema Aula. 2. Da Identificação do Módulo Professores e respectivos programas. 3. Conteúdo Lecionado. 4. Emissão do Conteúdo Lecionado. 5. Alterar Senha. 6. Dados Cadastrais 7. Definição

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

PROCESSO DE DIGITAÇÃO DE NOTAS

PROCESSO DE DIGITAÇÃO DE NOTAS 1 Entre com código de usuário e senha a partir da Central do Professor de sua unidade. Acesso www.unc.br Central do Professor. 2 Na tela principal da Central do Professor, acesse a opção de menu Diário

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Procedimentos para a realização da matrícula

Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas Procedimentos para a realização da matrícula Confirmar matrícula Flexibilização de pré-requisito

Leia mais

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 SUMÁRIO Manual do SISC... 3 1. Finalidade do SISC... 3 2. Requisitos para utilização do

Leia mais

CAND Manual do Usuário

CAND Manual do Usuário CAND Manual do Usuário Manual_Usuario_CAND CAND 1 de 86 ÍNDICE ANALÍTICO 1 INTRODUÇÃO... 4 2 DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 4 3 CONDIÇÕES DE ACESSO AO SISTEMA... 4 4 TELA INICIAL - HOME... 5 5 MENU PRINCIPAL...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Manual do Módulo Processo Seletivo

Manual do Módulo Processo Seletivo Manual do Módulo Processo Seletivo Este manual tem como objetivo Processo Seletivo a. Acesso ao Módulo Processo Seletivo a. Clique no ícone > Educacional > Processo Seletivo; b. Clique na aba Cadastro

Leia mais

Manual SIGAA Matrícula Online

Manual SIGAA Matrícula Online Manual SIGAA Matrícula Online Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em componentes curriculares (disciplinas). Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não vincula

Leia mais

Projeto de Implantação do Sistema Siga Saúde. Guia pratico CMES

Projeto de Implantação do Sistema Siga Saúde. Guia pratico CMES Projeto de Implantação do Sistema Siga Saúde Guia pratico CMES HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição das alterações realizadas 03/08/20 1.0 Versão inicial /10/20 1.1 Revisão SUMÁRIO SUMÁRIO... 3

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO Esse manual demonstra os passos para realizar o cadastro da SOLICITAÇÃO DE VAGA na Rede Municipal de Ensino. O cadastro é realizado no site da matrícula,

Leia mais

Confirmação de Cadastro 2010

Confirmação de Cadastro 2010 Confirmação de Cadastro 2010 Passo a Passo simplificado para acesso e utilização Introdução: Este passo a passo tem por objetivo informar objetivamente como acessar o site do Programa de Volta para Casa

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

MANUAL Pedidos On-Line

MANUAL Pedidos On-Line MANUAL Pedidos On-Line ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 O QUE É PEDIDOS ON-LINE... 3 QUEM PODE UTILIZAR... 3 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO... 4 ACESSANDO O PEDIDOS ON-LINE... 5 COMO REGISTRAR UM PEDIDO... 7

Leia mais

Concessão - Aposentadoria

Concessão - Aposentadoria Concessão - Aposentadoria 1. Módulo Cadastro 1.1. Cadastro de Pessoa Acesse o menu Cadastro/Pessoa/Informações Gerais. A seguinte janela se abrirá. Para incluir uma nova pessoa, vá paraa a primeira aba,

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal Editor. Objetivo

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

Texto: Cadastro do Oficial de Justiça. 1 de 30

Texto: Cadastro do Oficial de Justiça. 1 de 30 Cadastro do Oficial de Justiça 1 de 30 Atividades Propostas a) Cadastrar um Oficial de Justiça; b) Pesquisar Oficiais de Justiça cadastrados; c) Alterar e inativar/ativar um Oficial de Justiça. 2 de 30

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Tutorial para inclusão de unidade de ensino

Tutorial para inclusão de unidade de ensino Tutorial para inclusão de unidade de ensino Conteúdo 1 Cadastro de Unidade de Ensino... 2 1.1 - Guia Unidade de Ensino... 2 1.2 Dados do Boletim... 4 1.3 Cobranças... 4 1.4 Cantina... 4 2 Cadastro de Cursos...

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo: Produção Institucional Guia de

Leia mais

MANUAL de Ofertas SIGAA

MANUAL de Ofertas SIGAA MANUAL de Ofertas SIGAA Sumário Manual Portal do Docente 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Chefia - Criação de Turmas sem Solicitação...4 PASSO 1: DADOS GERAIS DA TURMA... 5 PASSO 2: DEFINIR HORÁRIOS... 6 PASSO 3:

Leia mais

VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL. MSN: Skype: suportevirtualclass

VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR. Suporte: SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL. MSN: Skype: suportevirtualclass SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL VIRTUALCLASS MANUAL DO PROFESSOR Suporte: MSN: suportevirtualclass@hotmail.com Skype: suportevirtualclass Nas unidades: Departamento de Tecnologia e Informação DTI Responsáveis

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015.

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015. SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 03/2015 ALUNO@NET - REQUERIMENTOS Prezado(a) aluno(a), Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas

Leia mais

MANUAL de Ofertas SIGAA

MANUAL de Ofertas SIGAA MANUAL de Ofertas SIGAA Sumário Manual Portal do Docente 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Chefia - Criação de Turmas sem Solicitação...4 PASSO 1: DADOS GERAIS DA TURMA... 5 PASSO 2: DEFINIR HORÁRIOS... 6 PASSO 3:

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Agosto/2015 Prezados Servidores, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos desta Universidade

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR

MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR MANUAL PARA PROFESSORES KITUTOR O que é o KITUTOR? O KITUTOR é uma ferramenta que usaremos para acrescentar mais conteúdo às aulas. Funciona de forma similar a uma rede social, de forma que o aluno tenha

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Para cadastrar um novo funcionário passe o mouse em Funcionários no menu superior da Intranet, em seguida, Cadastro de Funcionários

Para cadastrar um novo funcionário passe o mouse em Funcionários no menu superior da Intranet, em seguida, Cadastro de Funcionários Cadastro de Funcionários Como cadastrar um funcionário Para cadastrar um novo funcionário passe o mouse em Funcionários no menu superior da Intranet, em seguida, Cadastro de Funcionários 1 1 Cadastre as

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE

MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE MATRÍCULAS ON LINE MANUAL DO DISCENTE 1 1. Entrar no site do Programa de Pós-graduação e clicar em MATRÍCULA ON LINE, localizado no menu esquerdo da tela. 2 2. O aluno será direcionado para tela ACESSO

Leia mais

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula)

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula) SUMÁRIO Objetivo... 02 Como Acessar a Intranet/Seduc... 02 Autenticação de Usuários... 02 Como Acessar o Cadastro de Vagas... 03 Cadastro de Vagas... 04 Como Cadastrar Oferta... 05 Como Inserir Nova Oferta...

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas passará a ocorrer em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema em cada fase para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 01/07/2010 Ultima alteração: Versão: 1.2 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda.

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Orçamento de Venda 1.1 Selecione o menu

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Para acessar o Peticionamento Eletrônico é necessário utilizar o e-mail e a senha do gestor de segurança. Preencha

Leia mais

Manual DIMOF (Declaração de Informação sobre Movimentação Financeira)

Manual DIMOF (Declaração de Informação sobre Movimentação Financeira) Manual DIMOF (Declaração de Informação sobre Movimentação Financeira) JUNHO/2013 Sumário Sumário... 2 1. Introdução... 3 2. Funcionalidade... 4 3. Navegação no Sistema... 4 3.1. Autenticação de Usuário...

Leia mais

Cadastro de Clientes e Fornecedores

Cadastro de Clientes e Fornecedores Cadastro de Clientes e Fornecedores O VHSYS oferece um sistema muito simples para você gerenciar seus cadastros de Clientes e Fornecedores. Através de uma gestão unificada e de fácil acesso você controla

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Versão do documento: 1.2 Data de atualização: 02 de Março de 2012 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 RESUMO... 3 1.2 ESCOPO... 3 2 REQUISITOS... 4 2.1 REQUISITOS

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Relacionamentos no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Relacionamentos no SIGLA Digital Página 1 de 16 Passo a Passo do Cadastro Relacionamentos no SIGLA Digital Este é um dos principais cadastros do SIGLA Digital. Nele estão reunidos todos os dados referentes aos relacionamentos, que abrange

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação 10/Abril/2011 Aplicado

Leia mais

Como realizar o Cadastramento de Usuários - Cartão Nacional de Saúde

Como realizar o Cadastramento de Usuários - Cartão Nacional de Saúde Como realizar o Cadastramento de Usuários - Cartão Nacional de Saúde Fluxo para digitação do Cadastro Territorial no E-SUS... 2 Etapa 1 - Pesquisa do cidadão na base local do E-SUS:... 3 Etapa 2 - Cadastro

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Plataforma Indicadores de Belo Monte

Plataforma Indicadores de Belo Monte Monitoramento das Condicionantes da UHE Belo Monte para a Câmara Técnica de Monitoramento do PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PM21 Consultores Associados Ltda. Plataforma Indicadores

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

CADASTRANDO RELATÓRIOS

CADASTRANDO RELATÓRIOS CADASTRANDO RELATÓRIOS 1- Você deverá acessar o link: top2016.uel.br/relatorios/cadastro e digitar seu CPF e sua senha (a mesma que foi cadastrada no ato da inscrição). 2- Aparecerá uma página para você

Leia mais

SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB

SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC SECRETARIA EXECUTIVA DO MEC INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema

Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Manual Para incluir Equipe Editorial no Sistema Equipe de Apoio às Publicações Digitais Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC-SP 2012 Para incluir Equipe

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

TUTORIAL PORTAL MAIS EMPREGO

TUTORIAL PORTAL MAIS EMPREGO TUTORIAL PORTAL MAIS EMPREGO TRABALHADOR WEB Esse tutorial tem como objetivo instruir o trabalhador para se cadastrar no Portal Mais Emprego, verificar as vagas disponíveis e se autoencaminhar para vagas

Leia mais

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

Manual Para Peticionamento Online

Manual Para Peticionamento Online Manual Para Peticionamento Online 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv). 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Manual do Usuário ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF

Manual do Usuário ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF Manual do Usuário ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF Data e hora de geração: 08/01/2017 10:43 1 - ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF 3 1.1 - Histórico 6 1.2 - Justificar Alteração 8 1.3 - Justificar

Leia mais

3. COM O PROGRAMA JÁ ABERTO, ACESSE O EMISSOR PELA BARRA SUPERIOR, COMO MOSTRA O DESENHO:

3. COM O PROGRAMA JÁ ABERTO, ACESSE O EMISSOR PELA BARRA SUPERIOR, COMO MOSTRA O DESENHO: 1 COMO EMITIR NF-e (NOTA FISCAL ELETRÔNICA): 1. ABRA O PROGRAMA ADDSTOK PELO ATALHO NO DESKTOP 2. FAÇA LOGUIN CLICANDO SOBRE SEU USUÁRIO E DIGITE SUA SENHA. FEITO ISTO, CLIQUE SOBRE O BOTÃO ENTRAR 3. COM

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

Integralização Curricular

Integralização Curricular Manual do Usuário Histórico das Alterações Data Descrição Autor 26/06/08 Início do documento. Ana Paula Alves 27/06/08 Término do documento. Ana Paula Alves 09/05/11 Atualização do documento com novas

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas ocorrerá em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase possuirá a estrutura a

Leia mais

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período:

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: Universidade Federal do Oeste do Pará Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Contato: sistemas.ctic@ufopa.edu.br Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: 2013.2 Índice 1. Apresentação

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO BAPM

MANUAL DO MÓDULO BAPM MANUAL DO MÓDULO BAPM TUTORIAL MODULO BAPM O Sistema Integrado de Gestão Policial SIGPOL -, oferece aos seus usuários um mecanismo de registro dos atendimentos realizados pelos policiais militares, desde

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

Procedimento de Compra Material Didático

Procedimento de Compra Material Didático Procedimento de Compra Material Didático 1. Acessar o site http://loja.edebe.com.br/, e clique no banner MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL. 2. Após o clique no banner aparecerá o campo para digitar o CPF como

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP

MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP O Efix Competency é um software de simples utilização, acessado inteiramente pela internet. A - Acesso ao sistema F i g. 1 - O F Na Internet:

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Veículos ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3 2.

Leia mais

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line

Guia Operacional do Sistema IHS. Assembleia de grupos exclusivos on-line Internet Honda System Guia Operacional do Sistema IHS Assembleia de grupos exclusivos on-line Como acessar o módulo de assembleia no IHS Acesse o site do IHS: https://ihs.honda.com.br Faça o seu login

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Página 1 Introdução Os beneficiários da AMS que não se encontram como empregados ativos na Petrobras ou subsidiárias

Leia mais

Games Controle de Locação

Games Controle de Locação Games Controle de Locação Objetivo : Cadastrar Títulos de filmes, jogos, etc ; Cadastrar Tabelas de Preços ; Realizar a Locação e a Devolução de filmes, jogos, etc ; Configurar campos para o Cadastro de

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA 1 Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: ESCOLA DIRETOR PROFESSOR COMUNITÁRIO MONITOR / OUTROS COLABORADORES

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS (TRE-TO) STI/CDS SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INTERDITOS E REGISTRO DE ÓBITOS. MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS (TRE-TO) STI/CDS SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INTERDITOS E REGISTRO DE ÓBITOS. MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS (TRE-TO) STI/CDS SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INTERDITOS E REGISTRO DE ÓBITOS. MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 PALMAS TO 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. SISTEMA DE LOGIN...4

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais