DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL"

Transcrição

1 DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL MANTER PESSOA MANTER SERVIDOR MANTER A INSTITUIÇÃO MANTER ELEMENTO ORGANIZACIONAL Cadastrar Pessoa Cadastrar Servidor Cadastrar a Instituição Cadastrar o Elemento Organizacional ligado à Instituição MANTER MATRIZ CURRICULAR Cadastrar a matriz curricular MANTER ELEMENTO CURRICULAR Cadastrar o Elemento Curricular do curso MANTER PERÍODO LETIVO Cadastrar o período letivo MANTER CURSO Cadastrar o curso ligado ao Elemento Organizacional MANTER TURMA Cadastrar a turma para um curso em um período letivo MANTER PESSOA FÍSICA Cadastrar o professor do Elemento Curricular MANTER AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Cadastrar o ambiente no qual as aulas aconteceram MANTER PESSOA FÍSICA Cadastrar os dados do aluno MANTER OFERTA DE VAGAS Cadastrar a quantidade de vagas que serão oferecidas MANTER CLASSE Cadastrar a classe para que os alunos possam ser matriculados MANTER ALUNO Cadastrar Aluno para que os discentes possam ser matriculados MANTER MATRÍCULA Efetuar a matrícula do aluno VINCULAR ALUNO A UMA CLASSE Registrar a matrícula do aluno em cada classe

2 FLUXO DE INCLUIR PESSOA FÍSICA Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar nova Pessoa Física. Passo 1: Selecione a opção Pessoa Física dentro do menu Infraestrutura > Pessoas. Passo 2: Aperte o botão Incluir Pessoa Física.

3 Passo 3: Preencha os dados da nova Pessoa Física com Dados Pessoais, telefones (no mínimo um), filiação, endereço e por último os documentos necessários.

4 Passo 4: Aperte o botão Gravar. Passo 5: O Sistema informa que a inclusão da Pessoa Física foi realizada com sucesso.

5 FLUXO DE INCLUIR SERVIDOR Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novos servidores. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Preste uma atenção especial ao Passo 4. Passo 1: Selecione a opção Pessoas dentro do menu Infraestrutura. Passo 2: Selecione a opção Servidor.

6 Passo 3: Clique no botão Incluir Servidor.

7 Passo 4: #IMPORTANTE#: Para incluir um novo servidor ele deve estar previamente cadastrado em PESSOA FÍSICA. Preencha todos os campos requisitados e clique no botão Gravar. Passo 5: O Sistema informa que o servidor foi incluído com sucesso.

8

9 FLUXO DE INCLUIR INSTITUIÇÃO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir uma nova instituição. Passo 1: Selecione a opção Elementos Organizacionais dentro do menu Infraestrutura > Instituição. Passo 2: Aparece uma lista com Instituições já cadastradas. Para incluir uma nova, clique em Incluir Elemento Organizacional.

10 Passo 3: Em Tipo de elemento organizacional, selecione Instituição e o sistema carregará a página de cadastro. Passo 4: Na página de cadastro, forneça os dados de identificação da nova Instituição.

11 Passo 5: Nos dados de responsáveis, forneça responsáveis cadastrados previamente no sistema e clique em Gravar. Cadastre um ou mais telefones e clique em Gravar. Passo 6: Forneça os dados de organização e endereço e clique em Gravar.

12 Passo 7: O sistema informa que a inclusão da nova Instituição foi realizada com sucesso e esta deve aparecer no Organograma.

13 FLUXO DE INCLUIR ELEMENTO ORGANIZACIONAL LIGADO À INSTITUIÇÃO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir Elemento Organizacional Ligado à Instituição. Os tipos de elementos organizacionais são: Instituição, Unidade de Ensino e Unidade Organizacional. A Instituição deve ser cadastrada previamente (ver FLUXO DE INCLUIR INSTITUIÇÃO). FLUXO DE INCLUIR UNIDADE DE ENSINO Passo 1: Selecione a opção Elementos Organizacionais dentro do menu Infraestrutura > Instituição.

14 Passo 2: Aperte o botão Incluir Elemento Organizacional. Passo 3: Em Tipo de Elemento Organizacional, selecione Unidade de Ensino. Aparecerá a tela para cadastro.

15 Passo 4: Forneça os dados de identificação da Unidade de Ensino. Passo 5: Escolha um ou mais responsável(eis) já cadastrado(s) e clique em Gravar. Cadastre um ou mais telefone(s) e clique em Gravar.

16 Passo 6: Logo em seguida forneça os dados de endereço. Passo 7: Por último forneça as características físicas da Unidade de Ensino e aperte Gravar.

17 Passo 8: O sistema informa que a inclusão da nova Unidade de Ensino foi realizada com sucesso. FLUXO DE INCLUIR UNIDADE ORGANIZACIONAL Passo 1: Repita os passos 1 e 2 de FLUXO DE INCLUIR UNIDADE DE ENSINO. Passo 2: Em Tipo de Elemento Organizacional, selecione Unidade Organizacional. Aparecerá a tela para cadastro.

18 Passo 3: Do mesmo modo do elemento anterior, forneça os dados de identificação, forneça responsável(eis) e clique em Gravar, forneça telefone(s) e clique em Gravar. Por último aperte Gravar, no final da tela de cadastro.

19 Passo 4: O sistema informa que a inclusão da nova Unidade Organizacional foi realizada com sucesso.

20 FLUXO DE INCLUIR CURSO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novos cursos ligados ao Elemento Organizacional. Passo 1: Selecione a opção Curso dentro do menu Registros Acadêmicos. Passo 2: Aperte o botão Incluir Curso.

21 Passo 3: Preencha os dados institucionais escolhendo uma Instituição previamente cadastrada. Passo 4: Preencha os dados do curso.

22 Passo 5: Por último informe os dados de integralização e aperte o botão Gravar. Passo 6: O sistema informa que a inclusão do novo curso foi realizada com sucesso e este deve aparecer logo abaixo.

23 FLUXO DE INCLUIR PERÍODO LETIVO Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir período letivo. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Passo 1: Selecione a opção Abrir Período dentro do menu Período Letivo. Passo 2: Clique no botão Incluir Período Letivo.

24 Passo 3: Preencher os dados do período letivo com o Ano, o Tipo de período, o Número do período, a Data do início e a Data do término. Depois clique no botão Gravar. Passo 4: O Sistema informa que o período foi incluído com sucesso. Na parte de baixo da tela aparece a lista de todos os períodos.

25 FLUXO DE INCLUIR ELEMENTO CURRICULAR Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir um novo elemento curricular. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Passo 1: Selecione a opção Elemento Curricular dentro do menu Registros Acadêmicos. Passo 2: Clique no botão Incluir.

26 Passo 3: Preencher os dados básicos com o nome da Instituição, a Unidade de Ensino, no campo Elemento Organizacional selecionar a opção Disciplina, o Curso, o Elemento Curricular, o Nome, o Código, a Carga Horária, a Descrisção e os Objetivo. Passo 4: Preencher os dados da disciplina, apenas dois campos são obrigatórios. Depois clique no botão Gravar.

27 Passo 4: O Sistema informa que o elemento curricular foi incluído com sucesso. Na parte de baixo da tela aparece a lista com os todos os elementos curriculares.

28 FLUXO DE INCLUIR MATRIZ CURRICULAR Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir matriz curricular. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Passo 1: Selecione a opção Matriz Curricular dentro do menu Registros Acadêmicos. Passo 2: Clique no botão Incluir Matriz Curricular.

29 Passo 3: Preencher os Dados da Matriz Curricular com a Unidade Organizacional, o Curso, a Situação da Matriz, a Forma de Avaliação, a Data de início da vigência, a Data do fim da vigência, o Tipo de Período da Matriz, o Número de períodos e o Número máximo de elementos curriculares que o aluno pode cursar. E depois clique no botão Gravar. Passo 4: O Sistema informa que a matriz curricular foi incluída com sucesso.

30 FLUXO DE INCLUIR PROFESSOR DO ELEMENTO CURRICULAR Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar o Professor do elemento Curricular. IMPORTANTE: Antes de cadastrar o Professor do Elemento Curricular é necessário cadastrá-lo como Pessoa Física(Ver FLUXO DE INCLUIR PESSOA FÍSICA), e em seguida cadastrá-lo como Servidor(Ver FLUXO DE INCLUIR SERVIDOR). Passo 1: No momento em que o cadastro do servidor estiver sendo efetuado é necessário selecionar a opção Docente no campo Tipo de Funcionário

31 Passo 2: No momento em que a Classe está sendo cadastrada é que se escolhe o Professor. Para isso basta escolher o Professor Cadastrado no campo Docente. Em seguida é só gravar os dados conforme o procedimento de Incluir Classe(Ver FLUXO INCLUIR CLASSE).

32 FLUXO DE INCLUIR AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir um novo Ambiente de Aprendizagem. No processo de criação desse ambiente, o usuário define a Instituição da qual este ambiente faz parte, a Unidade de Ensino, a Unidade Organizacional, e o Servidor Responsável. Passo 1: Selecione a opção Ambiente de Aprendizagem dentro do sub-menu Instituição localizado no menu Infraestrutura.

33 Passo 2: Aperte o botão Incluir Ambiente de Aprendizagem.

34 Passo 3: Preencher os dados do Ambiente de Aprendizagem com o nome da Instituição, a Unidade de Ensino, a Unidade Organizacional, a Localização, a Categoria e a Descrição. Note que após escolher a Instituição aparece na parte de baixo da tela a opção para definir a Unidade de Ensino, feito isso o mesmo acontece para a Unidade Organizacional. Se esta opção não aparecer é porque ainda não foi cadastrada nenhuma Instituição. É necessário cadastrar uma Instituição primeiro. O mesmo vale para as demais opções. É necessário preencher também os campos que informam a Localização, a Categoria e a Descrição.

35 Passo 4: Clique no botão Gravar. O Sistema informa que o Ambiente de Aprendizagem foi incluído com sucesso.

36 FLUXO DE INCLUIR CLASSE Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novas classes. No processo de criação de classes, o usuário define a nova classe de acordo com o curso, matriz curricular, turma, elemento curricular, docente, ambiente de aprendizagem e número de vagas. Passo 1: Selecione a opção Classe dentro do menu Período Letivo.

37 Passo 2: Aperte o botão Incluir Manter Classe.

38 Passo 3: Preencher os dados da Classe com o Curso, a Matriz Curricular, a Turma, o Elemento Curricular, o Docente, o Ambiente de Aprendizagem e o número de Vagas. Note que após escolher o Curso aparece na parte de baixo da tela a opção para definir a Matriz Curricular. Se esta opção não aparecer é porque o Curso não possui elementos, então é necessário cadastrar estes elementos antes. O mesmo vale para os campos de Turma e Elemento Curricular. Passo 4: É necessário também gravar os dados da Grade Horária, para isso basta preencher os campos Dia da Semana e Horário de Aula, em seguida clicar no botão Gravar. A seguinte tela é exibida:

39 Passo 5: Após gravados os dados da carga horária basta clicar no botão Gravar localizado um pouco mais abaixo. O Sistema informa que a Classe foi incluída com sucesso.

40 FLUXO DE CADASTRAR QUANTIDADE DE VAGAS Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar a quantidade de vagas disponíveis em uma Classe. Este número de vagas pode ser cadastrado no momento em que a classe está sendo incluída, ou pode ser alterado depois de a classe estar cadastrada. Cadastrando no momento da inclusão da Classe Passo 1: No momento em que a nova Classe está sendo incluída(ver FLUXO INCLUIR TURMA) basta informar a quantidade de vagas oferecidas preenchendo o campo Nº de Vagas, depois grave os dados como manda o Fluxo citado acima.

41 Alterando a Quantidade de vagas oferecidas. Passo 1: Selecione a Opção Classe dentro do menu Período Letivo. Passo 2: Aqui você informa o nome da classe que deseja realizar a alteração no Nº de Vagas e em seguida clica no botão Buscar Classe ou Turma.

42 Passo 3: Uma tela como a seguinte é exibida com os resultados de sua busca. Basta escolher a Classe desejada e clicar no botão Alterar Passo 4: Na nova tela basta informar o novo Nº de vagas que a classe terá no campo Nº de Vagas. Em seguida clique no botão Gravar.

43 Passo 5: O Sistema informa que os dados foram alterados com sucesso. Na parte de baixo aparece uma lista com as devidas alterações realizadas.

44 FLUXO DE CADASTRAR OS DADOS DO ALUNO Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar os dados do aluno. No processo de cadastrar um aluno, o usuário deve informar os dados dos responsáveis, a situação sócio econômica assim como a instituição que o aluno estudou anteriormente, sendo facultativo informar dados sobre a situação trabalhista. IMPORTANTE: Antes de incluir um aluno no sistema, é necessário cadastrá-lo como pessoa física. Deve-se também cadastrar, previamente, os responsáveis pelo aluno como pessoa física(ver FLUXO DE CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO). Passo 1: No meu Infraestrutura, clique em Pessoas. Em seguida, selecione Aluno. Passo 2: Clique em Incluir Aluno, que fica no lado superior direito da tela.

45 Passo 3: Digite o CPF do aluno, que deve ter sido cadastro previamente como pessoa física, e clique em Pesquisar Pessoa Física. O sistema então mostrará todas as informações já existentes. Passo 4: Na seção dado do responsável, digite o CPF do responsável pelo aluno e clique em Pesquisar Pessoa Física. Em seguida, serão mostrados o nome e a data de nascimento do responsável. Escolha o tipo de parentesco em Tipo de Parentesco e por fim em Gravar na seção dado do responsável. Passo 5: Na seção situação sócio econômica, preencha tanto o campo Renda e Quantidade de pessoas, pois ambos são obrigatórios. Passo 6: Para preencher a seção trabalho, deve-se antes selecionar a opção Trabalha?. Então, preencha todos os campos Profissão/Cargo, Telefone e Local de Trabalho. Feito isso, clique em Inserir.

46 Passo 7: Na seção instituição de origem, todos os campos são obrigatórios. Portanto, preencha Instituição, Ano de Conclusão, Tipo, Etapa de Ensino e Área de Procedência. Em seguida, clique em Inserir na mesma seção. Passo 8: Após realizado o preenchimento dos campos do formulário, clique em Gravar. Caso as informações estejam corretas, aparecerá um mensagem informando que o cadastro ocorreu com sucesso. Do contrário, altere os eventuais erros.

47 FLUXO DE CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO Os passos a seguir descrevem o fluxo para cadastrar um aluno como pessoa física, pois antes de incluir o mesmo em uma instituição ou matriculá-lo é necessário de que seja previamente definido na condição de pessoa física. Passo 1: No menu, clique em Infraestrutura, selecione Pessoas e em seguida escolha Pessoa Física. Passo 2: Na tela exibida, clique em Incluir Pessoa Física, que fica no lado superior direito da tela. Surgirá, então, um formulário com cinco seções. Passo 3: Na seção seção dados pessoais, preencha os campos obrigatórios por isso estão marcados com asterisco vermelho - Nome, Data de nascimento, Grau de Formação e

48 Estado civil. É facultativo preencher os campos Gênero, Etnia, Tipo sanguíneo, , Necessidades especiais, Nacionalidade, Naturalidade, Unidade federativa e Números de filhos. Caso queira cadastrar alguma necessidade especial, selecione uma na barra de rolagem. É ainda possível adicionar uma foto clicando em Alterar Foto, no lado inferior esquerdo. Aparecerá uma outra janela para selecionar a foto. Após selecionar, clique em Carregar e aguarde o sistema carregar a foto. Passo 4: Na seção telefones, preencha obrigatoriamente os campos Código de área(ddd), Número e Tipo de Telefone. O campo ramal é opcional. Clique em Gravar para finalizar esta operação. Caso as informações estejam corretas, será exibida a mensagem Telefone adicionado com sucesso. Se deseja incluir outros telefones, repita esta operação. Passo 5: Na seção filiação, preencha os campos Nome da Mãe, o qual é obrigatório, e Nome do pai, sendo este opcional.

49 Passo 6: Na seção endereço, preencha os campos obrigatórios Zona de Procedência, CEP, Logadouro, Número, Unidade federativa, Tipo de logadouro, Bairro e Cidade. Os demais campos - Complemento e Caixa Postal são opcionais. Passo 7: Na seção documentos, preencha, pelo menos, o campo RG. Digite o número, o órgão expedidor, a data de expedição e o UF do RG. Pode-se ainda cadastrar outros documentos, como certidão de nascimento, título de eleitor etc. Passo 8: Concluído o cadastro, clique em Gravar. Estando as informações preenchidas corretas, será exibida a mensagem Inclusão realizada com sucesso. Do contrário, aparecerá uma mensagem de erro. Corrija o problema e novamente clique em Gravar.

50

51 FLUXO DE EFETUAR MATRÍCULA Os passos a seguir descrevem o fluxo para efetuar a matrícula de um aluno. Nesse procedimento, o usuário inclui o aluno em uma unidade de ensino e em um curso, além de definir o ano letivo e a turma que ele cursará, podendo, ainda, gerar um comprovante de matrícula. IMPORTANTE: Para efetuar matrícula, é preciso tanto a instituição em questão como o curso e a oferta de vagas estejam previamente cadastrados no sistema. O aluno deve também ter sido cadastrado anteriormente como pessoa física (Ver FLUXO DE CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO). Passo 1: Primeiramente, clique em Matrícula. Em seguida, selecione Efetuar Matrícula. Passo 2: Informe o CPF do aluno e clique em Buscar pessoa. Então o sistema exibirá as informações do mesmo.

52 Passo 3: Em dados do curso preencha os campos Unidade de Ensino, Curso, Forma de Ingresso, Data da Matrícula, Período Letivo, Turno, os quais são obrigatórios, e Pontuação na seleção, opcional, e, caso queira, escolha a opção Emitir Comprovante de Matrícula. Por fim, clique em Matricular para finalizar a operação.

53 FLUXO DE VINCULAR UM ALUNO À CLASSE Os passos a seguir descrevem o fluxo para vincular um aluno à classe. Por meio desse procedimento, o usuário pode definir o curso, a turma e a classe de um aluno. IMPORTANTE: Antes de vincular um aluno à classe, o mesmo deve estar cadastrado como aluno da instituição em questão e estar matriculado (VER FLUXOS DE CADASTRAR OS DADOS DO ALUNO E CADASTRAR ALUNO PARA SER MATRICULADO). É importante também cadastrar previamente o curso, a turma e as classes que o aluno frequentará. Passo 1: Clique no menu Matrícula e selecione a opção Vincular aluno à classe. Passo 2: Clique em Vincular Alunos, que fica na parte superior direita da tela.

54 Passo 3: Na seção dados institucionais selecione seguindo essa ordem - o Curso, a Turma e a Classe. Passo 4: Na seção alunos, será exibidas informações sobre a classe selecionada anteriormente e uma tabela contendo a matrícula e o nome dos alunos do curso escolhido previamente. Na caixa de seleção à esquerda, selecione o aluno que deseja incluir.

55 Passo 5: Para vincular o aluno à classe, clique em Gravar. Estando todas as informações corretas, surgirá a mensagem Vinculação à classe efetuada com sucesso.

56 F L U X O D E I N C L U I R T U R M A Os passos a seguir descrevem o fluxo para incluir novas turmas. No processo de criação das turmas, o usuário define a quantidade de novas turmas de acordo com o curso, matriz curricular, período letivo e turno. IMPORTANTE: Antes de começar leia atentamente os passos. Preste uma atenção especial ao Passo 4. No passo 4 o usuário escolhe a quantidade de turmas. O padrão é zero. Se não for modificado nenhuma turma será criada. Passo 1: Selecione a opção Turma dentro do menu Período Letivo.

57 Passo 2: Aperte o botão Incluir Turma. Passo 3: Preencher os dados da turma com o Curso, a Matriz Curricular, o Período Letivo e o Turno. Note que após escolher a Matriz Curricular aparece na parte de baixo da tela a opção para definir a quantidade de turmas. Se esta opção não aparecerem é porque a matriz curricular não possui elementos. É necessário cadastrar estes elementos antes.

58 Passo 4: #IMPORTANTE# Marque os períodos que deseja. Preencha a quantidade de turmas por período letivo. Depois aperte o botão Gravar. Passo 5: O Sistema informa que as turmas foram incluídas com sucesso. Na parte de baixo da tela aparece a lista de todas as turmas. As novas turmas devem aparecer lá.

Lançamento de Dados Históricos. Versão 9.7

Lançamento de Dados Históricos. Versão 9.7 Lançamento de Dados Históricos Versão 9.7 01/08/2014 Versão 9.7 Fluxo de ABvidades Incluir Período LeBvo Clique em Período LeBvo >> Abrir Período Versão 9.7 Incluir Período LeBvo Atenção: antes de incluir

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

ÍNDICE 1. CADASTRO DE ALUNOS... 2

ÍNDICE 1. CADASTRO DE ALUNOS... 2 ÍNDICE 1. CADASTRO DE ALUNOS... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 2 1.2. GUIA : PESSOAL - ALUNO... 3 1.2.1. Instruções para preenchimento dos Campos... 3 1.2.2. Guia : Dados Básicos Representante Legal...

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Solicitação de Cadastro de Instituição

Solicitação de Cadastro de Instituição Solicitação de Cadastro de Instituição Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 1.2 Equipe suporte

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 Lato Sensu - Coordenador Objetivo: Auxiliar o coordenador de curso

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1

Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 Manual do SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Abril/2014 Versão 1.1 SUMÁRIO Manual do SISC... 3 1. Finalidade do SISC... 3 2. Requisitos para utilização do

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola

Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Dupla Regência Manual para a Administração da Escola Versão 1.0 Conteúdo Administração da Escola Cenário de Uso I Central de Vagas... 4 1. Cadastro de Vagas... 4 2. Consultar vagas cadastradas... 5 3.

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO. CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att.

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO. CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att. MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 (att. 17/05/2017) ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela

Leia mais

Manual. Faculdade FAP. 1. Integrantes da Capacitação: 2. Tópicos Abordados: Portal Educacional - Professores. Portal Educacional - Professores

Manual. Faculdade FAP. 1. Integrantes da Capacitação: 2. Tópicos Abordados: Portal Educacional - Professores. Portal Educacional - Professores Faculdade FAP 1. Integrantes da Capacitação: Participantes Ausentes 2. Tópicos Abordados: Processos Descrição Para acesso ao portal, primeiramente devemos logar no endereço criado para o mesmo, colocando

Leia mais

COMO REALIZAR INCLUSÃO DE TITULAR EM SEGURO SAÚDE BRADESCO SEGUROS. Inicialmente acesse o site da Bradesco através da intranet no ícone Seguradoras

COMO REALIZAR INCLUSÃO DE TITULAR EM SEGURO SAÚDE BRADESCO SEGUROS. Inicialmente acesse o site da Bradesco através da intranet no ícone Seguradoras COMO REALIZAR INCLUSÃO DE TITULAR EM SEGURO SAÚDE BRADESCO SEGUROS Inicialmente acesse o site da Bradesco através da intranet no ícone Seguradoras - aba superior clique em Saúde e depois em Movimentação

Leia mais

A"vidades da CAE Início de Período Le"vo. Versão 9.7

Avidades da CAE Início de Período Levo. Versão 9.7 A"vidades da CAE Início de Período Le"vo 28/07/2014 Fluxo de Cadastro Incluir Período Le"vo Clique em Período Le"vo >> Abrir Período Incluir Período Le"vo Atenção: 1 Antes de incluir Período Le"vo Verifique

Leia mais

Manual Professor Internet

Manual Professor Internet Sumário 1. Acesso ao Sistema Aula. 2. Da Identificação do Módulo Professores e respectivos programas. 3. Conteúdo Lecionado. 4. Emissão do Conteúdo Lecionado. 5. Alterar Senha. 6. Dados Cadastrais 7. Definição

Leia mais

Caso ainda não tenha acesso ao sistema clique em CADASTRE SE AQUI e abrirá uma janela de alerta com dicas para o cadastro, basta clicar em OK.

Caso ainda não tenha acesso ao sistema clique em CADASTRE SE AQUI e abrirá uma janela de alerta com dicas para o cadastro, basta clicar em OK. Para acessar o sistema acesse http://www.e pep.com.br/ clique em Sistema e depois em CLIQUE AQUI ou acesse o endereço direto http://201.49.216.106/siscli/default.html. Informe seu usuário e senha e clique

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela Uneal é o SolisGE

Leia mais

Cadastro/aluno regular/inclusão. Informe Programa/Curso, a área e a linha a qual o aluno será cadastrado.

Cadastro/aluno regular/inclusão. Informe Programa/Curso, a área e a linha a qual o aluno será cadastrado. 4 Cadastro/aluno regular/inclusão Informe Programa/Curso, a área e a linha a qual o aluno será cadastrado. 5 Preencha as informações referentes aos dados acadêmicos de ingresso do aluno na pós. 6 Informe

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

ENSINO INDIVIDUAL PARA CHEFE DE DEPARTAMENTO

ENSINO INDIVIDUAL PARA CHEFE DE DEPARTAMENTO ENSINO INDIVIDUAL PARA CHEFE DE DEPARTAMENTO Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.nti.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Ensino individual Chefe de departamento:

Leia mais

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017

MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO CENTRO DE PESQUISA E SUPORTE EM TECNOLOGIA CETEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS FEV/2017 ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO O sistema acadêmico utilizado pela Uneal é o SolisGE

Leia mais

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial

SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Especial Essa funcionalidade permite que o Coordenador de Curso Stricto Sensu, realize matrículas para alunos especiais. Matrícula

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor 14 de Novembro de 2014 Acesso ao Sistema Ao efetuar o login no (SGE), clique o menu Estágio Obrigatório (1) para

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8 Sumário 1-Estrutura do Módulos... 2 2-Acesso ao SGA... 3 3-Lançamento de Frequência... 4 3.1-Inclusão de Aulas... 4 3.2-Alteração de Aulas... 6 3.3-Exclusão de Aulas... 7 4-Lançamento de Avaliações...

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Manual Rematrícula. Acesso

Manual Rematrícula. Acesso Manual Rematrícula Acesso Para acesso ao sistema de rematrícula, digite o nome de usuário e senha de intranet nos campos indicados e clique no botão Entrar. Atualização de dados cadastrais Caso seja a

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa.

Configurar Empresa. - Clique no menu Cadastros e escolha a opção Dados da Empresa. Sequência mínima para operação da empresa: Inicialmente = 1. Cadastrar dados da empresa; 2. Cadastrar modalidades; 3. Cadastrar planos de pagamento; 4. Cadastrar turmas e horários; No dia a dia = 5. Cadastrar

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Universidade Federal do Espírito Santo Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Núcleo de Processamento de Dados Maio/2012 Apresentação O presente tutorial visa explicar

Leia mais

Tutorial. Associação do Professor à Classe. Versão:

Tutorial. Associação do Professor à Classe. Versão: Tutorial Associação do Professor à Classe Versão: 2018.04.25 2 Sumário Introdução... 3 Público-alvo... 3 1ª Etapa: Cadastrar Horários de Aulas... 3 2ª Etapa: Cadastrar Associações... 7 3ª Etapa: Cadastrar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO

SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO SOLICITANDO VAGA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATALÃO Esse manual demonstra os passos para realizar o cadastro da SOLICITAÇÃO DE VAGA na Rede Municipal de Ensino. O cadastro é realizado no site da matrícula,

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE São Paulo SP 2017 ÍNDICE 1 Inserção de Dados Cadastrais do Servidor... 03 2 Alteração dos

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Novos Estudantes do Colégio Medianeira.

Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Novos Estudantes do Colégio Medianeira. Olá, você acessou o Manual para Inscrição de Matrículas de Novos Estudantes do Colégio Medianeira. Leia atentamente as orientações abaixo. Elas facilitarão o correto preenchimento de seu Cadastro, parte

Leia mais

Manual do Usuário Alteração de Empresa

Manual do Usuário Alteração de Empresa Manual do Usuário Alteração de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Alteração de empresa... 6 Identificação... 7 Questionário sobre

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

REQUERIMENTOS GERAIS Cadastro de dependente

REQUERIMENTOS GERAIS Cadastro de dependente REQUERIMENTOS GERAIS Cadastro de dependente Passo 01 Acesse o SIGAC através do link https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br ou digite no seu buscador a palavra SIGAC e entre no link correspondente.

Leia mais

Manual de utilização CHILD SAFE

Manual de utilização CHILD SAFE Manual de utilização CHILD SAFE Sumário Boas Vindas!... 3 Introdução... 4 Objetivo... 5 1. Acesso ao Sistema... 6 2. Cadastros... 12 A. Cadastro de Professores... 12 B. Cadastro de Turmas... 14 C. Cadastro

Leia mais

Tutorial. Livro Ponto

Tutorial. Livro Ponto Tutorial Livro Ponto Sumário Docentes... 3 Docentes Ausência... 7 Docentes Consolidação de Ausências... 9 Não Docentes Cadastro de Horário... 13 Não Docentes Associação de Horário... 14 Não Docentes Folha

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Manual Orçamentação Particular 05/2018

Manual Orçamentação Particular 05/2018 Manual Orçamentação Particular 05/08 Índice Tela de Login...... Pesquisando Peças no veículo.. 6 Quando gerar um orçamento particular.. 4 Atenção - Peças sem Operação.... 7 Gerando um novo orçamento particular..

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Manual do Usuário Abertura de Empresa

Manual do Usuário Abertura de Empresa Manual do Usuário Abertura de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Abertura de empresa - Consulta Prévia... 6 Etapa 1 - Requerente...

Leia mais

INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA

INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA INCLUSÃO DE ALUNOS EM TURMAS SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA- 2105-6507 / daa@ufs.br Inclusão de alunos em turmas:

Leia mais

INICIANDO O SIPF. Primeiros passos.

INICIANDO O SIPF. Primeiros passos. INICIANDO O SIPF Primeiros passos Passo a passo Para que o sistema funcione perfeitamente devemos primeiro preparar o módulo acadêmico, informando as turmas com seus alunos e docentes. Partindo do pressuposto

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH

MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH MANUAL DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR MÓDULO - SIGRH Universidade Federal de Itajubá Diretoria de Pessoal Agosto/2015 Prezados Servidores, Com o intuito de orientar as Diretorias e Institutos desta Universidade

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

TUTORIAL PARA MATRÍCULA ÍNDICE

TUTORIAL PARA MATRÍCULA ÍNDICE 2017.2 R e o e TUTORIAL PARA MATRÍCULA ÍNDICE 1 º Passo- CADASTRO DO ALUN0... 2 2!! Passo - SELECIONAR O AMBIENTE DE MATRÍCULA... 3 3 º Passo - ALTERAR DADOS PESSOAIS... 4 4 º Passo - INCLUIR AS DISCIPLINAS...

Leia mais

TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR TUTORIAL PARA MATRÍCULA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR INTRODUÇÃO O objetivo desse tutorial é orientar o passo-a-passo para o pais e/ou responsáveis preencherem corretamente a ficha de inscrição para matricular

Leia mais

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores

Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Plataforma Administrativa do Sistema Farias Brito Guia de uso para Gestores Este guia tem como objetivo auxiliar os gestores de escolas do Sistema Farias Brito, a utilizarem a Plataforma Administrativa

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

Cadastros Iniciais do. Módulo Subsequente

Cadastros Iniciais do. Módulo Subsequente Cadastros Iniciais do Módulo Subsequente Módulo Subsequente O Módulo Técnico permite vincular ao sistema alunos do Curso técnico concomitante e subsequente, objetivando auxiliar às atividades intrínsecas

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO CADASTRO DE PROPOSTA PROJETO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO CADASTRO DE PROPOSTA PROJETO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO CADASTRO DE PROPOSTA PROJETO APRESENTAÇÃO 1. 2. 3. 4. 5. 6. Módulo Extensão Submeter proposta de ação - PROJETO Versão para Impressão

Leia mais

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo. SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET Guia de referência Matrícula dos alunos pela INTRANET 1 REMATRÍCULA DOS ALUNOS PELA INTRANET MANUAL DE PROCEDIMENTOS ETAPAS: 1. Atualização dos dados 2. Informações de pendências, quando houver 3. Escolher

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

MANUAL INTEGRAÇÃO SAT X PagBem Criado em: 11/05/2016 Atualizado em: 20/02/2017

MANUAL INTEGRAÇÃO SAT X PagBem Criado em: 11/05/2016 Atualizado em: 20/02/2017 O Objetivo deste manual é auxiliar o usuário a fazer uso da ferramenta de integração com o sistema PagBem para programar pagamentos como Adiantamentos, Pedágio e Saldo. 1 - Cadastrando a Operadora de Cartão

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS

INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA CADASTRO E/OU ENVIO DE TRABALHOS Após ter acessado o portal do Congresso Científico (http://sistemas.unifai.com.br/cic/) ACESSE A ÁREA DE AUTOR: Pelo link http://sistemas.unifai.com.br/cic2017/index.php?conteudo=autor_login

Leia mais

Tutorial Concurso de Bolsa

Tutorial Concurso de Bolsa Tutorial Concurso de Bolsa Conteúdo 1. Cadastro do Concurso...1 2. Cadastro do Gabarito da Prova...5 3. Cadastro do Gabarito da Prova...6 4. Lançar Resposta do Candidato...8 Ultramax Gestão Escolar Administrativo

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

SI3/SIGAA MATRÍCULA ON-LINE

SI3/SIGAA MATRÍCULA ON-LINE SI3/SIGAA MATRÍCULA ON-LINE Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Com a proximidade do período de Matrícula, a STI divulga este manual, para auxiliar os alunos da UFC no

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

Tutorial. Associação de Professor na Classe

Tutorial. Associação de Professor na Classe Tutorial Associação de Professor na Classe 1 1.0 Introdução Este Tutorial tem como objetivo orientar os usuários sobre o módulo Associação de Professor na Classe da Plataforma SED Secretaria Escolar Digital.

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Cadastro de Propostas de Cursos de Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais