Lançamentos de Livros no V Congresso da ABRAMD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lançamentos de Livros no V Congresso da ABRAMD"

Transcrição

1 Lançamentos de Livros no V Congresso da ABRAMD Dia 2/12-18h30-19h30 VULNERABILIDADES, RESILIÊNCIA, REDES - Uso, abuso e dependência de drogas Eroy Aparecida da Silva; Yone Gonçalves de Moura; Denise Kopp Zugman (Organizadoras) Ano de publicação: 2015 Editora: RED Publicações Breve resumo da obra O livro nos traz um estudo abrangente sobre pessoas em diversas situações de vulnerabilidade, dos riscos e predisposição ao uso de drogas. Nos mostra pessoas, famílias e grupos diversos, excluídos da sociedade e convívio social. Relata fatores e situações de vulnerabilidade em que se encontram os dependentes e suas famílias, mas também possibilidades de auxílio e reconstrução destes com histórias de resiliência, superação e escolhas. Um estudo atual, didático no qual somos remetidos à realidade dos dependentes, suas histórias dentro e fora do convívio familiar. Apresenta trabalhos através de redes de ajuda para fortalecer a crença num melhor futuro. Permite aos leitores vislumbrar possíveis ações em prol do fortalecimento à resiliência, do despertar dessa capacidade existente dentro de cada ser.

2 SAÚDE MENTAL NO CERRADO: intervenções e reflexões em álcool e outras drogas no distrito federal Luiz Felipe Castelo Branco da Silva (Org.) Ano de publicação: 2015 Editora: Bookess Breve resumo da obra Esta obra visa oferecer ao leitor um panorama do conjunto de intervenções, questionamentos e reflexões na prática cotidiana dos servidores públicos que atuam na Saúde Mental, sobretudo nos Serviços que lidam com o público que possui problemas no consumo de álcool e outras drogas. São profissionais da Psicologia, Serviço Social e Psiquiatria que trazem temas como Redução de Danos, Suicídio, Atenção Primária, Epidemiologia dentre outros assuntos. Sendo assim, revela-se uma obra que procura promover a tessitura entre teoria e prática, não se aprisionando em um texto meramente acadêmico, mas procurando dar voz aos desafios e conquistas do dia a dia na Saúde Mental no Cerrado.

3 DROGAS E POLÍTICAS: educação, saúde coletiva e direitos humanos Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez, Marcelo Magalhães, Antônio Nery Filho (Organizadores) Ano de publicação: 2015 Editora: EDUFBA A Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd) foi fundada em setembro de 2005 e, desde então, vem se consolidando enquanto fórum de discussão e intercâmbio científico, dentro de uma visão ampla e multidisciplinar. Dentro desta perspectiva, essa coletânea é fruto do seu IV Congresso Internacional da Abramd realizado em Salvador, organizado pela diretoria , apresenta 22 artigos e 39 pesquisadores membros desta associação científica e representa bem os dez anos de atuação dessa rede de profissionais. Os objetivos da ABRAMD são: organizar debates científicos na área de substâncias psicoativas e dependências, em perspectiva multidisciplinar; promover o aperfeiçoamento de profissionais na área de substância psicoativas e dependências através de congressos, cursos, conferências, seminários, reuniões técnicas e outras atividades científicas; colaborar com a divulgação de estudos e trabalhos científicos na área de drogas e dependências;promover o intercâmbio com profissionais e entidades afins em âmbito nacional e internacional; e por fim, prestar consultoria técnica e científica na área de drogas. Atualmente, a associação conta com centenas de associados, de diversas áreas do conhecimento. Mais informações sobre a associação e seus projetos podem ser encontradas no site.

4 A ESCOLA EM REDE PARA A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NO TERRITÓRIO EDUCATIVO - Experiência e pesquisa do PRODEQUI/UnB Maria Fátima Olivier Sudbrack, Maria Inês Gandolfo Conceição, Eliane Maria Fleury Seidl, Maria Aparecida Gussi (Organizadoras) Ano de publicação: 2015 Editora: Autores Associados Este livro visa compartilhar com os leitores a experiência de 10 anos da equipe do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) na consecução do Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas, incluindo produção técnica e também produção científica, relacionadas a esta ação de formação continuada em realização desde 2004, resultado de parceria institucional tripartite da UnB com os órgãos de governo federal, responsáveis pela implementação da prevenção nas escolas: Secretaria Nacional de Política sobre Drogas/SENAD/MJ e a Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC. A obra, assim como foi o curso desde sua concepção, é resultado de uma produção coletiva que caracteriza os projetos do Prodequi. O Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas trata-se ação de extensão universitária em curso a distância, realizada com apoio do DEX/UnB e com parceria de diversos segmentos da Universidade de Brasília: dentre os quais destacamos o CEAD/UnB e o Cespe/UnB. Com uma síntese do percurso, apresenta-se os desafios e conquistas após seis edições do Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas no período de 10 anos (2004 a 2014).

5 ABRAMD - COMPARTILHANDO SABERES - Volume 1 Maria Fátima Olivier Sudbrack, Maria Inês Gandolfo Conceição, Isabela Machado Silva e Sílvia Renata Lordello (Organizadoras) Ano de publicação: 2015 Editora: Technopolitik A obra consiste em uma proposta de difusão do conhecimento científico sobre drogas e dependências, favorecendo o acesso à produção científica e didática para os profissionais da área e para a sociedade de um modo mais amplo. A divulgação da produção científica e multidisciplinar sobre drogas é um dos princípios fundadores da ABRAMD e que a gestão ( ) assumiu como um dos investimentos da diretoria que se concretiza nesta primeira obra de coletâneas, esperando contar com futuros volumes.

6 DESENVOLVENDO E ARTICULANDO O CONHECIMENTO PARA O CUIDADO DAS PESSOAS EM SOFRIMENTO PELO USO DE DROGAS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES Flávia Mazitelli, Vagner dos Santos, Maria de Nazareth Malcher, Josenaide dos Santos, Douglas Nogueira, Marcos Obara, José Antônio Iturri & Andrea Gallassi (Organizadores) Ano de publicação: 2015; Editora: CRV - Curitiba PR A proposta de produção deste material foi motivada pelas constatações vividas no cotidiano de trabalho junto às equipes de saúde, assistência social e segurança pública dos territórios que compõem a região de fronteira entre o Distrito Federal e o estado de Goiás (RIDE-DF). A equipe do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília, campus Ceilândia (CRR/FCE/UnB), em contato com profissionais de saúde, assistência social e segurança pública da RIDE-DF, pode observar, dentre outras coisas, a necessidade de compreender o fenômeno do uso de álcool e outras drogas para além somente do sintoma clínico ou da perspectiva da abstinência como possibilidade única de tratamento, o que estimulou e encorajou ainda mais a equipe do CRR/FCE/UnB em buscar problematizar estas e outras questões que pudessem ampliar o entendimento destes profissionais sobre o tema, trazendo a discussão sobre o uso de álcool e outras drogas e sua relação com o contexto de vulnerabilidade o qual estavam inseridos, representado pela falta de acesso a bens essenciais em suas comunidades, como saúde, educação, trabalho e moradia.

7 REDES DE ATENÇÃO AOS USUÁRIOS DE DROGAS - políticas e práticas Telmo Mota Ronzani, Pedro Henrique Antunes da Costa, Daniela Belchior Mota, Tamires Jordão Laport (Organizadores) Ano Publicação: 2015 Editora: Cortez Durante décadas nos fizeram acreditar que a questão das drogas estava determinada por uma oferta que indicava uma demanda passiva, quase ingênua e inofensiva, sendo "seduzida" por uma oferta diabólica e perversa. Pretendiam nos convencer de que a forma de resolver esta relação maquiavélica era mediante as normas, a lei penal e a fiscalização. Os autores deste livro nos propõem que as redes de atenção aos usuários de drogas são um caminho, que este caminho não é uma panaceia, mas sim um aporte significativo que dá conta do problema, tomando como atores da rede os profissionais, os serviços, as comunidades, as famílias, as redes sociais. Os textos que compõem o presente livro mergulham nas formas de se explorar caminhos que façam de nossas sociedades espaços de convivência mais desfrutáveis, mais humanos e que mereçam ser vividos plenamente.

8 PEDAGOGIA DO COMPROMETIMENTO: METODOLOGIA DE TRABALHO SOCIOEDUCATIVO COM POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA POR MEIO DO ESPORTE Ygor Diego Delgado Alves & Adriano de Camargo Ano de publicação : 2015 Editora: Todas as Musas O livro trata de trabalho desenvolvido que visa possibilitar aos indivíduos um referencial socioterritorial, que por sua vez, poderá se tornar, por meio dos vínculos estabelecidos, um local de resgate de sua identidade e história de vida, proporcionando que esta pessoa consiga novas alternativas de ação, com vistas à saída das ruas. Para tanto, as atividades socioeducativas e lúdicas são instrumentos metodológicos que propiciam às pessoas vivenciarem outras formas de convivência diferenciadas da rua, valorizando a história individual e social, criando-se possibilidades diversificadas de respostas que integrem novamente estas pessoas ao mundo sociofamiliar, afetivo e comunitário, do trabalho, dos direitos sociais e da cidadania. Por se tratar de um trabalho processual, numa relação dinâmica, contínua e dialógica, oportuniza ao indivíduo se apropriar de vivências, criando condições para o fortalecimento do convívio coletivo nesse espaço.

Lançamentos de Livros no V Congresso da ABRAMD

Lançamentos de Livros no V Congresso da ABRAMD Lançamentos de Livros no V Congresso da ABRAMD Dia 2/12-18h30-19h30 VULNERABILIDADES, RESILIÊNCIA, REDES - Uso, abuso e dependência de drogas Eroy Aparecida da Silva; Yone Gonçalves de Moura; Denise Kopp

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008

PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008 PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008 1. NEGÓCIO Inclusão Social 2. MISSÃO Promover a inclusão social, desenvolvendo os potenciais de pessoas com deficiência mental ou múltipla. Através de

Leia mais

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOSSOCIOLOGIA Trabalho e Sociedade: Intervenção, Espaços e Políticas

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOSSOCIOLOGIA Trabalho e Sociedade: Intervenção, Espaços e Políticas COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOSSOCIOLOGIA Trabalho e Sociedade: Intervenção, Espaços e Políticas DATA: 02 e 03 de junho de 2015 HORÁRIO: de 8h às 18h LOCAL: Auditório São Francisco de Assis - Universidade

Leia mais

Disciplina: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Disciplina: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ANEXO I - PLANO DE ENSINO Curso: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL - MANAUS Disciplina: ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Professor: GRAZIELLA BARBOSA BARREIROS Carga Horária: 40 HORAS

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: formação social e política MOURA, Amanda da Rocha 1 SILVA, Andréa Benício da 2 SANTOS, Carolina Medeiros Lima dos 3 GUERRA, Suelyna Khivia Torres 4 AMORIM, Ana Luisa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018 1 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018 DIA 01: 25 DEMARÇO DE 2019 Nº ATIVIDADE PALESTRANTE (S) CATEGORIA 001 Apresentações de s do Eixo Educação 002 Avaliação e intervenção em habilidades sociais e de enfrentamento

Leia mais

SÓ QUEM PODE DIZER O QUE É A LOUCURA É O PRÓPRIO LOUCO 1 : O IMPACTO DO PROJETO DE EXTENSÃO LOUCURA E CIDADANIA NUMA INSTITUIÇÃO MANICOMIAL

SÓ QUEM PODE DIZER O QUE É A LOUCURA É O PRÓPRIO LOUCO 1 : O IMPACTO DO PROJETO DE EXTENSÃO LOUCURA E CIDADANIA NUMA INSTITUIÇÃO MANICOMIAL SÓ QUEM PODE DIZER O QUE É A LOUCURA É O PRÓPRIO LOUCO 1 : O IMPACTO DO PROJETO DE EXTENSÃO LOUCURA E CIDADANIA NUMA INSTITUIÇÃO MANICOMIAL RAMALHO ROSAS [1], Ana Katarina 2 Centro de Ciências Humanas,

Leia mais

TEORIAS DO ESPETÁCULO E DA RECEPÇÃO

TEORIAS DO ESPETÁCULO E DA RECEPÇÃO TAPETE... O VOADOR TEORIAS DO ESPETÁCULO E DA RECEPÇÃO Marcus Mota * Universidade de Brasília-UnB marcusmota@unb.br Robson Corrêa de Camargo ** Universidade Federal de Goiás UFG robson.correa.camargo@gmail.com

Leia mais

Programação pré-seminário

Programação pré-seminário I Seminário Internacional sobre Políticas de Equidade em Educação: Professores em Ação. Programação Preliminar Programação pré-seminário Especial para os professores da rede de ensino Dia: 20 de agosto,

Leia mais

IMPLEMENTANDO CULTURA DE PAZ. Palavras-chave: Educação, Direitos Humanos, Cultura de paz, Cidadania.

IMPLEMENTANDO CULTURA DE PAZ. Palavras-chave: Educação, Direitos Humanos, Cultura de paz, Cidadania. IMPLEMENTANDO CULTURA DE PAZ Área temática: Direitos Humanos e Justiça Adriana Hartemink Cantini 1 Elisângela Maia Pessôa 2 Simone Barros de Oliveira 3 Elaine Santos da Rosa 4 Alexia Dorneles 5 Raphaela

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Tópicos Contemporâneos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos teóricos: Moral

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais

INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Monitoramento do uso dos INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Executivo Monitoramento do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil 1 Apresentação A divulgação do estudo Monitoramento

Leia mais

O desafio da construção e o uso de indicadores culturais

O desafio da construção e o uso de indicadores culturais diálogo O desafio da construção e o uso de indicadores culturais Gabriela Aidar Coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos Núcleo de Ação Educativa gaidar@pinacoteca.org.br Programas do Núcleo de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD. Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira

V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD. Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR. 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD Brasília, de 1 a 3 de dezembro de 2015 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 01 de dezembro de 2015 - Terça-feira Horário Atividade 8:00 9:00 Acolhimento dos participantes pela Comissão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO -

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO - 1. Número e Título do Projeto: BRA/10/001 - OEI - Fortalecimento

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

ABEGÁS. Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado

ABEGÁS. Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado ABEGÁS Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado ABEGÁS - Histórico Associação que representa os interesses do setor de distribuição de gás canalizado, visando garantir o suprimento

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: ressignificar a pesquisa na escola numa abordagem da relação de saberes LUCIANA VIEIRA DEMERY Introdução Este artigo é resultado de uma experiência com formação continuada

Leia mais

O OLHAR DE UM FUTURO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROJETO RONDON

O OLHAR DE UM FUTURO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROJETO RONDON O OLHAR DE UM FUTURO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROJETO RONDON Romaro Antonio Silva¹ Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

É importante destacar que em 2016 ocorrerão simultaneamente os seguintes eventos:

É importante destacar que em 2016 ocorrerão simultaneamente os seguintes eventos: º Encontro Estadual de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo 2º Encontro Nacional de Serviços-Escola de Psicologia/6º Encontro Nacional de Supervisores de Psicologia 2016 Introdução ao projeto

Leia mais

PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA UFFS, CAMPUS CERRO LARGO, RS

PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA UFFS, CAMPUS CERRO LARGO, RS PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA UFFS, CAMPUS CERRO LARGO, RS Cristiane Helena da Silva (UFFS) Carmine Zirmermann (UFFS) Janice Silvana Novakowski Kierepka (UFFS) Claudia Maiara Heck (UFFS) Tamini

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional estadual dos sistemas públicos de ensino, para a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Distúrbios neurológicos. Crianças. Aprendizado. Professores.

PALAVRAS-CHAVE Distúrbios neurológicos. Crianças. Aprendizado. Professores. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

ESCOLA DE MÚSICA E ARTE ROTARY CLUB PROJETO DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

ESCOLA DE MÚSICA E ARTE ROTARY CLUB PROJETO DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ROTARY INTERNATIONAL Rotary Club Palmeira das Missões - Brasil & Rotary Club Cary-Grove - Estados Unidos RELATÓRIO DO PROJETO DE SUBSÍDIO EQUIVALENTE ESCOLA DE MÚSICA E ARTE ROTARY CLUB PROJETO DE PROMOÇÃO

Leia mais

ESCOLA & UNIVERSIDADE:

ESCOLA & UNIVERSIDADE: ESCOLA & UNIVERSIDADE: PARCERIA DE PROFISSIONAIS HARACEMIV, Sônia Maria Chaves (sharacemiv@ufpr.br) Universidade Federal do Paraná - Brasil CASTRO, Ana Paula Pádua Pires de (anaser@ufpr.br) Universidade

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ECONOMIA EM SAÚDE MENTAL DO DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ECONOMIA EM SAÚDE MENTAL DO DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ECONOMIA EM SAÚDE MENTAL DO DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO A Diretoria do Centro de Economia em Saúde Mental, no uso de suas atribuições

Leia mais

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1

POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 POLÍTICA DE ALTERNATIVAS PENAIS: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Instalado

Leia mais

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ATUAÇÃO E O PERFIL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO NÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES Filycia Azevedo da silva filyciaa@gmail.com Ismênia Tácita De Menezes, ismeniatacita@hotmail.com Maria Tatiana Da Silva,

Leia mais

Curso on-line Sistema integral e integrado de atenção social e sanitária a dependência de drogas desde a atenção primária.

Curso on-line Sistema integral e integrado de atenção social e sanitária a dependência de drogas desde a atenção primária. Curso on-line Sistema integral e integrado de atenção social e sanitária a dependência de drogas desde a atenção primária Programa Objetivos Após concluir o curso, os utentes serão capazes de: Fortalecer

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA

RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE BRASÍLIA Palavras-chave: Educação infantil, Gênero, Prática docente. Eixo temático: Gênero e

Leia mais

Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania

Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania Construído sob os princípios da educação ambiental e de educomunicação, o Plano de Ação Socioambiental PAS é fruto de um trabalho coletivo, onde

Leia mais

Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL- Campus Lorena. IV Mostra de Produção Científica- Lorena. 26 e 27 de novembro de 2010 EDITAL

Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL- Campus Lorena. IV Mostra de Produção Científica- Lorena. 26 e 27 de novembro de 2010 EDITAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL- Campus Lorena. IV Mostra de Produção Científica- Lorena 26 e 27 de novembro de 2010 EDITAL Comissão Acadêmica Chanceler Pe. Marco Biaggi Reitor Pe.

Leia mais

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL MATOS, Jatene da Costa¹ DAL BOSCO, Maria Goretti 2 1 Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados

Leia mais

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4

Índice. 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional Os Saberes dos Professores...4 GRUPO 5.3 MÓDULO 4 Índice 1. Professor-Coordenador e suas Atividades no Processo Educacional...3 2. Os Saberes dos Professores...4 2.1. O Papel do Coordenador Pedagógico... 5 2 1. PROFESSOR-COORDENADOR

Leia mais

Ficha de catalogação de monografia de graduação

Ficha de catalogação de monografia de graduação Ficha de catalogação de monografia de graduação Autor Fonseca Filho, Francisco Pinto da Título Política de drogas e controle social: reflexões sobre o campo Publicação 2014 Colação 41 Idioma POR Orientador

Leia mais

MATRIZES AVALIATIVAS EDUCACIONAIS

MATRIZES AVALIATIVAS EDUCACIONAIS MATRIZES AVALIATIVAS EDUCACIONAIS Marilusa Rossari1 - RMS Viviane Aparecida da Silva2 - RMS Grupo de Trabalho Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação Básica Agência Financiadora: não contou

Leia mais

Proposta de Parceria Pleno Ser / Escola

Proposta de Parceria Pleno Ser / Escola Proposta de Parceria Pleno Ser / Escola A Parceria Pleno Ser/Escola O ambiente escolar pode representar, muitas vezes, um prolongamento do lar. É onde a criança é inserida nos grupos sociais, colocada

Leia mais

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL S enado Federal S ubsecretaria de I nfor mações LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

Palavras-chaves: Educação Matemática; formação continuada; formação inicial; ensino e aprendizagem.

Palavras-chaves: Educação Matemática; formação continuada; formação inicial; ensino e aprendizagem. Revivenciando o Colmeia: reflexões sobre as três células* BRAGA, Cleonice Rocha 1 ; PAES, Ana Kárita Ferreira 2 ; RIBEIRO, José Pedro Machado 3 Palavras-chaves: Educação Matemática; formação continuada;

Leia mais

LIBRAS: CONHECER A CULTURA SURDA

LIBRAS: CONHECER A CULTURA SURDA LIBRAS: CONHECER A CULTURA SURDA Deonísio Schmitt 1 Marcos Luchi 2 Resumo Este artigo refere-se a um curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, com carga horária de 60 horas, na modalidade a distância

Leia mais

FORMAÇÃO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

FORMAÇÃO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORMAÇÃO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Roberto Catelli Jr. (Organizador) Andréia De Fiori Daniel Godinho Berger Débora Ferreira Ednéia Gonçalves Felipe Bandoni de Oliveira Heloisa Ramos João

Leia mais

O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM CENA SABERES DO MOVIMENTO

O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM CENA SABERES DO MOVIMENTO O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM CENA SABERES DO MOVIMENTO NADOLNY, Lorena de Fatima Rede Municipal de Ensino de Curitiba e UFPR lorena.nadolny@curitiba.org.br

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA. Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância da Juventude CAODIJ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA. Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância da Juventude CAODIJ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância da Juventude CAODIJ PACTO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DA CIDADE

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA

O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇOES NO PROJETO PATRONATO DE PARANAVAÍ: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEMÁTICA Simone Xavier Amâncio, mony.amancio@hotmail.com; Erick Dawson de Oliveira, erickdawson@hotmail.com

Leia mais

REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO

REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO Ana Cláudia Santana de Andrade Tavares 1 Ana Luisa Costa de Melo 2 Carla Raquel Carmélio

Leia mais

A ARQUEOLOGIA SUL MATO-GROSSENSE INSERIDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A ARQUEOLOGIA SUL MATO-GROSSENSE INSERIDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ARQUEOLOGIA SUL MATO-GROSSENSE INSERIDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Erony Vieira Martins de Jesus 1 Ilza Alves Pacheco 2 Kleide Ferreira de Jesus 3 O presente trabalho teve como objetivo Utilizar

Leia mais

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú Catalogação: Cleide de Albuquerque Moreira Bibliotecária/CRB 1100 Revisão: Elias Januário Revisão Final: Karla Bento de Carvalho Consultor: Luís Donisete Benzi Grupioni Projeto Gráfico/Diagramação: Fernando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA ESTADO DE SÃO PAULO PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA ESTADO DE SÃO PAULO CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2018 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DA PROVA PRÁTICA A Prefeitura Municipal de Adamantina, no uso de suas atribuições

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2012/1 EDITAL UFRGS Nº 1

PROCESSO SELETIVO 2012/1 EDITAL UFRGS Nº 1 PROCESSO SELETIVO 2012/1 EDITAL UFRGS Nº 1 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição - GHC, a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul ESP/RS

Leia mais

AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO Ilse Silva Matos Dantas 1 Neire Abreu Mota Profiro 2 1. INTRODUÇÃO Espectro do autismo

Leia mais

ABAI-Escola na Mata! (projeto em fase de implantação - a ser iniciado concretamente em 2013)

ABAI-Escola na Mata! (projeto em fase de implantação - a ser iniciado concretamente em 2013) ABAI-Escola na Mata! (projeto em fase de implantação - a ser iniciado concretamente em 2013) Centro Socioambiental Mãe Terra (projeto de atendimento sócio assistencial em andamento) Observação: O Projeto

Leia mais

MÓDULO 4. Neste módulo você estudará sobre a atenção em rede como tratamento integral aos usuários de substâncias psicoativas.

MÓDULO 4. Neste módulo você estudará sobre a atenção em rede como tratamento integral aos usuários de substâncias psicoativas. MÓDULO 4 Neste módulo você estudará sobre a atenção em rede como tratamento integral aos usuários de substâncias psicoativas. Lembre-se: o conteúdo deste módulo é fundamental para o entendimento dos demais

Leia mais

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CADASTRO DO(S) AUTOR(ES) E DO(S) COORDENADOR(ES) (X) Autor ( ) Coordenador (X) Docente ( ) Aluno de Graduação Bolsista ( )Aluno de Pós-Graduação ( )Servidor

Leia mais

-GRADUAÇ EDITAL Nº 04/2017 RETIFICAÇÃO -GRADUAÇ, PARA O CURSO DE MESTRADO, DO SEGUNDO 2017

-GRADUAÇ EDITAL Nº 04/2017 RETIFICAÇÃO -GRADUAÇ, PARA O CURSO DE MESTRADO, DO SEGUNDO 2017 1 -GRADUAÇ EDITAL Nº 04/2017 RETIFICAÇÃO -GRADUAÇ, PARA O CURSO DE MESTRADO, DO SEGUNDO 2017 PREÂMBULO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Clínica e Cultura (PPG- PsiCC), no uso de suas atribuições

Leia mais

DOCUMENTO SUBSIDIO PARA ASSEMBLÉIA GERAL DA ANPSINEP

DOCUMENTO SUBSIDIO PARA ASSEMBLÉIA GERAL DA ANPSINEP DOCUMENTO SUBSIDIO PARA ASSEMBLÉIA GERAL DA ANPSINEP RESGATE HISTÓRICO Em 2010, por ocasião da realização do I Encontro Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) sobre Relações Raciais

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA Silvana Lemos sil.lemos2013@gmail.com Palavras-chave: Saber docente; Memoriais reflexivos; Registros das atividades; Pesquisa; TDIC. Keywords:

Leia mais

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO Palavras-chave: Identidade do Pedagogo. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia. LDB 9394/96. Introdução Este trabalho

Leia mais

Sobre os autores. Edward MacRae Luiz Alberto Tavares Maria Eugênia Nuñez (orgs.)

Sobre os autores. Edward MacRae Luiz Alberto Tavares Maria Eugênia Nuñez (orgs.) Sobre os autores Edward MacRae Luiz Alberto Tavares Maria Eugênia Nuñez (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MACRAE, E., TAVARES, LA., and NUÑEZ, ME., orgs. Sobre os autores. In: Crack:

Leia mais

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS PREVENÇÃO NAS ESCOLAS PREVENÇÃO NAS ESCOLAS Diga Sim à Vida a Turma da Mônica na Prevenção do Uso de Drogas Parceria: SENAD/MEC/FIOCRUZ 2º ao 5º ano Ensino Fundamental Escolas da Rede Pública Público-Alvo:

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

RESENHA. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2014 (10): Irandi Pereira 1. Pereira, I.

RESENHA. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2014 (10): Irandi Pereira 1. Pereira, I. Pereira, I. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2014 (10):142-146 142 RESENHA Irandi Pereira 1 LAZZAROTTO, Gislei D. R.; COSTA, Ana Paula M.; CRAIDY, Carmem M.; SZUCHMAN, Karine; OLIVEIRA, Magda

Leia mais

O BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA FRENTE À CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Maria Aparecida Gugel 1

O BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA FRENTE À CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Maria Aparecida Gugel 1 O BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA FRENTE À CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Maria Aparecida Gugel 1 A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência A Convenção sobre os

Leia mais

PINTANDO COM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CARTILHA INSTRUCIONAL DO PROFESSOR. ¹

PINTANDO COM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CARTILHA INSTRUCIONAL DO PROFESSOR. ¹ PINTANDO COM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CARTILHA INSTRUCIONAL DO PROFESSOR. ¹ HENRIQUE, Helen de Oliveira²; BIZERRA, Adais Alves³; SILVA, Laiana Luiza da⁴; LIMA, Lorrany

Leia mais

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Chapecó-SC, Jun/2017 APRESENTAÇÃO Garantir a Extensão Universitária como um processo educativo, cultural e científico

Leia mais

A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO.

A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. A CONFLUÊNCIA ENTRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O CURRÍCULO: A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. Lucineide Machado Pinheiro Universidade Federal de São Paulo / Campus Guarulhos Eixo Temático: Formação

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

PROJETO PILOTO. 1. TEMA: Universidade em ação na Comunidade 2. JUSTIFICATIVA:

PROJETO PILOTO. 1. TEMA: Universidade em ação na Comunidade 2. JUSTIFICATIVA: PROJETO PILOTO 1. TEMA: Universidade em ação na Comunidade 2. JUSTIFICATIVA: O Polo de Apoio Presencial em Igarapé-Miri foi implantado no ano de 2008, com o início das atividades técnicas, administrativas

Leia mais

I CPAP I CONGRESSO PARANAENSE ACADÊMICO DE PSIQUIATRIA. 16, 17 e 18 de Novembro de 2012 Curitiba-PR

I CPAP I CONGRESSO PARANAENSE ACADÊMICO DE PSIQUIATRIA. 16, 17 e 18 de Novembro de 2012 Curitiba-PR I CPAP I CONGRESSO PARANAENSE ACADÊMICO DE PSIQUIATRIA 16, 17 e 18 de Novembro de 2012 Curitiba-PR ORGANIZAÇÃO: LIGA ACADÊMICA DE PSIQUIATRIA DE CURITIBA Local: Bloco Bege Universidade Positivo Curitiba

Leia mais

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO INGRESSO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gislaine Mª K. Dwulatka 1 Profª Rejane Klein 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar as atividades de Estágio Supervisionado

Leia mais

políticas e práticas USUÁRIOS de DROGAS REDES DE ATENÇÃO aos

políticas e práticas USUÁRIOS de DROGAS REDES DE ATENÇÃO aos REDES DE ATENÇÃO aos USUÁRIOS de DROGAS políticas e práticas Telmo Mota Ronzani Pedro Henrique Antunes da Costa Daniela Cristina Belchior Mota Tamires Jordão Laport (Organizadores) 5 Sumário Prefácio Teresa

Leia mais

Grade da Programação Científica

Grade da Programação Científica Grade da Programação Científica DATA HORÁRIO ATIVIDADE TÍTULO CONVIDADOS Manhã 09:00 às 12h30 Minicurso Avaliação realística de programas de prevenção e promoção de saúde: conectando resultados, contextos

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Rutz da Silva, Silvio Luiz 1 & Puglia Zanon, Denise 2 Categoría: Reflexões e experiências de inovação em sala

Leia mais

O IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2011, nas dependências da Faculdade de Educação da

O IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2011, nas dependências da Faculdade de Educação da O IV Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática foi realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2011, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), e teve como objetivos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Museu Bernardino Machado MUSEU BERNARDINO MACHADO Proposta do Plano de atividades dos Serviços Educativos Setembro

Leia mais

Responsabilidade Penal Juvenil de Adolescentes em Conflito com a Lei Acometidos de Transtorno Psicótico ou de Conduta

Responsabilidade Penal Juvenil de Adolescentes em Conflito com a Lei Acometidos de Transtorno Psicótico ou de Conduta 234 IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Responsabilidade Penal Juvenil de Adolescentes em Conflito com a Lei Acometidos de Transtorno Psicótico ou de Conduta Aline Adams, Prof. Dr. Alfredo Cataldo

Leia mais

QUEM SOMOS DESAFIOS. > Como funciona 05. > Quem pode participar 07. > Etapas Mapa e Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis 08

QUEM SOMOS DESAFIOS. > Como funciona 05. > Quem pode participar 07. > Etapas Mapa e Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis 08 CARTILHA QUEM SOMOS > Como funciona 05 A Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer

Leia mais

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 2013

PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 2013 PLANO DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 2013 João Pessoa-PB 2013 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 1 1.PROGRAMAS E AÇÕES... 2 1.1. PROGRAMA 2031 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA... 2 1.1.1.Principais Ações do Programa...

Leia mais

Resenha. Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si (MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.). Fortaleza: Edições UFC, 2010. 139 p.)

Resenha. Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si (MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.). Fortaleza: Edições UFC, 2010. 139 p.) Resenha Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si (MUNIZ, Cellina Rodrigues (Org.). Fortaleza: Edições UFC, 2010. 139 p.) Alessandro Wilson Gonçalves Reinaldo FERNANDES 1 Na tentativa de compreensão

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Ricardo Izar)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Ricardo Izar) PROJETO DE LEI Nº, DE 2011 (Do Sr. Ricardo Izar) Regula o exercício da profissão de paisagista e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei regula a profissão de paisagista,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq INTRODUÇÃO Este texto apresenta a pesquisa em andamento

Leia mais

B O L E T I M D A A B R A M D E D I Ç Ã O E S P E C I A L

B O L E T I M D A A B R A M D E D I Ç Ã O E S P E C I A L BOLETIM Nº 27, NOVEMBRO DE 2013 B O L E T I M D A A B R A M D E D I Ç Ã O E S P E C I A L A S S O C I A Ç Ã O B R A S I L E I R A M U L T I D I S C I P L I N A R D E E S T U D O S S O B R E D R O G A S

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

DISCIPLINA ESTRUTURA DE DADOS E PROJETOS DE ALGORITMOS

DISCIPLINA ESTRUTURA DE DADOS E PROJETOS DE ALGORITMOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESULTADO ALUNOS ESPECIAIS 2018/1 MESTRADO DISCIPLINA ANÁLISE DE ALGORITMOS

Leia mais

Editorial: Processos Formativos para a Atuação nas Políticas sobre Álcool e Outras Drogas: Desafios Teóricos e Inovações Metodológicas

Editorial: Processos Formativos para a Atuação nas Políticas sobre Álcool e Outras Drogas: Desafios Teóricos e Inovações Metodológicas 534 Editorial: Processos Formativos para a Atuação nas Políticas sobre Álcool e Outras Drogas: Desafios Marcelo Dalla Vecchia 1 Cássia Beatriz Batista 2 Fernando Santana de Paiva 3 Telmo Mota Ronzani 4

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Extensão. Conhecimento. Introdução

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Extensão. Conhecimento. Introdução 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROJETO RONDON:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS UNCISAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS UNCISAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS UNCISAL Transformada pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho - Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra, CEP 57.010.382,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais