Avaliação, Tecnologias, e Custos Sociais e Econômicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação, Tecnologias, e Custos Sociais e Econômicos"

Transcrição

1 Avaliação, Tecnologias, e Custos Sociais e Econômicos Eduardo L.G. Rios-Neto Belo Horizonte, 11 de outubro de 2013

2 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO: I. Comentários Gerais Introdutórios II. III. IV. Pareamento de Bases de Dados e Registros Administrativos Avaliação de Impacto Poupança Jovem Avaliação de Impacto do PEP

3 A IMPORTÂNCIA DO MARCO CAUSAL Todo programa deve ter um marco causal, pois este ajuda a identificar as variáveis de impacto utilizadas na avaliação. Sob o ponto de vista conceitual o marco causal deve estar associado a alguma teoria, na maioria das vezes micro, no caso das políticas sociais de desenvolvimento humano. Sob o ponto de vista gerencial este marco causal deve estar associado a um marco lógico, que identifica as etapas necessárias para se alcançar os objetivos explícitos dos programas ou políticas. Por incrível que pareça, muitas políticas sociais não possuem objetivos claros ou apresentam objetivos conflitantes.

4 O MARCO CAUSAL E A AVALIAÇÃO EX-ANTE A avaliação de impacto pode ser realizada e deveria quando o programa é planejado, até mesmo antes do programa ser lançado. O mecanismo de avaliação é a simulação a partir de dados observacionais de alguma pesquisa empírica. Para realizar uma avaliação ex-ante é preciso ter um marco causal bem definido, pois só com as relações bem definidas e fundamentadas a simulação terá credibilidade. Já ví pelo menos um trabalho, de Skoufias do Banco Mundial, que compara os resultados de uma avaliação ex-ante com uma avaliação ex-post e conclui que este é um exercício válido, podendo ser robusto. PAPEL FUTURO DE SIMULAÇÃO COM EX-ANTE.

5 AS CONSEQUÊNCIAS UFMG - Universidade NÃO-INTENCIONAIS Federal de Minas Gerais DE UMA Cedeplar -POLÍTICA Centro de Desenvolvimento SOCIAL e Planejamento Regional A diversidade de variáveis associadas nas bases de dados associadas com o desenho da avaliação permite o estudo de impactos não-intencionais de uma dada política social. A busca de variáveis possivelmente associadas a um impacto não-intencional deve estar ligada a alguma visão estrutural do processo sendo analisado. Por exemplo, na avaliação do PEQ-MG. 1996, no contexto do PLANFOR, depois de um segmento longitudinal dos grupos de tratamento e controle, o impacto de renda e emprego foi pequeno, mas houve um aumento na escolaridade ou anos completos de estudo que não era previsto no programa e, potencialmente, poderiar gerar um efeito indireto de renda permanente.

6 A IMPORTÂNCIA DA DEFINIÇÃO DO MOMENTO FACE - Faculdade de DA Ciências AVALIAÇÃO Econômicas A aleatorização dos beneficiários para resolver o problema da identificação ou contrafactual é o padrão-ouro. Entretanto, a aleatorização deve ser feita antes do início da operação do programa, ou do início de uma nova etapa. Quando o contato com os gestores para avaliar o impacto ocorre após o início do funcionamento do programa, aí a avaliação de impacto com aleatorização do tratamento e controle fica menos factível em termos operacionais.

7 ALEATORIZAÇÃO E GESTORES A resistência dos gestores e a necessidade de convencimento. O medo de aleatorização ser vista como um atestado de incompetência. A idéia da aleatorização parcial do programa. A escolha do tratamento do secretário. A vantagem sob o ponto de vista do usuário, a democratização aleatória e o declínio do clientelismo.

8 OS DADOS PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO A escolha da base de dados a ser utilizada na avaliação de impacto depende fundamentalmente da metodologia definida. A principal decisão consiste em escolher entre pesquisa de campo para obter dados primários e uso de dados observacionais secundários. No campo dos dados secundários, cabe distinguir os registros administrativos e as pesquisas domiciliares secundárias. A metodologia utilizada e o custo da avaliação são os determinantes principais das escolhas realizadas.

9 O PROBLEMA UFMG - Universidade Federal DA de Minas ATRIÇÃO Gerais NA AVALIAÇÃO FACE - Faculdade LONGITUDINAL de Ciências Econômicas DE IMPACTO No desenho de uma avaliação é preciso ter em mente que não só o tratamento e o controle devem ser definidos, mas também que o antes e o depois são aspectos importantes. Tanto a pesquisa de campo de tipo survey quanto o uso longitudinal de registros administrativos devem levar em conta a atrição (perda de informação ao longo do tempo) e contemplar a possibilidade de ocorrência de um viés de atrição. Dados longitudinais, painéis, administrativos ou domiciliares, são como vinho, quanto mais velhos melhores.

10 O PAREAMENTO DE BASE DE DADOS EM REGISTROS ADMINISTRATIVOS Cedeplar DADOS - Centro de Desenvolvimento EM REGISTROS e Planejamento Regional A escolha da metodologia de avaliação de impacto será importante para determinar o tipo de uso do registro administrativo. Uma questão central para o sucesso deste tipo de avaliação no âmbito governamental é a garantia do sigilo sobre a informação individualizada, principalmente após o pareamento de bases de dados originadas por órgãos distintos.

11 O PAREAMENTO DE BASE DE DADOS EM REGISTROS ADMINISTRATIVOS Uma limitação técnica neste tipo de pareamento de registros administrativos é o algoritmo de pareamento, principalmente quando não há um identificador comum. O pareamento probabilístico permite algum sucesso neste merge das bases de dados. Há softwares públicos disponíveis nesta área: RecLink IESC - UFRJ e PAREIA - Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Uma outra limitação é o tamanho das bases e seus usos administrativos que impedem a leitura dos dados. O DCC utiliza o processamento paralelo em laboratórios independentes como saída para esta leitura de grandes volumes de dados.

12 O PAREAMENTO UFMG - Universidade Federal DE BASE de Minas Gerais DE DADOS Cedeplar REGISTROS - Centro de Desenvolvimento ADMINISTRATIVOS e Planejamento Regional E PESQUISAS DE CAMPO AIBF Pesquisa Domiciliar de Linha de Base do Bolsa Família Com o CadUnico, com Prova Brasil, GFIP, Censo Escolar, SIM, etc.. Pesquisas de Coorte Pelotas, Ribeirão Preto, Maranhão, etc. com CadUnico, GFIP, RAIS, Censo Escolar, etc. Censo Demográfico com CadUnico, GFIP, RAIS, Censo Escolar, etc. (Caso da Data de Nascimento no Censo Demográfico)

13 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves A M O S T R A G E M T R A T A M E N T O O p o n to d e p a rtid a d a a v a lia ç ã o fo i a d e fin iç ã o d a a m o s tra d e e s c o la s e m R ib e ir ã o d a s N e v e s, p a r a a e n tre v is ta d e a lu n o s m a tric u la d o s n a r e d e e s ta d u a l n a 1 a S é r ie d o E n s in o M é d io, c o m a e x p e c ta tiv a d e a d e s ã o a o P r o g ra m a P o u p a n ç a J o v e m. E s ta s e s c o la s a m o s tra d a s r e p re s e n ta m o g r u p o d e T R A T A M E N T O, o u s e ja, a p o p u la ç ã o a s e r b e n e fic ia d a p e la s in te r v e n ç õ e s d o p r o g r a m a. CEDEPLAR/UFMG

14 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves A M O S T R A G E M T R A T A M E N T O O e s q u e m a a d o ta d o p a ra a s e le ç ã o d a a m o s tra d e a lu n o s p a ra a p e s q u is a d e a v a lia ç ã o d o P ro g ra m a P o u p a n ç a J o v e m, n o m u n ic íp io d e R ib e irã o d a s N e v e s (g ru p o tra ta m e n to ), te m c o m o b a s e o p ro c e d im e n to d e a m o s tra g e m p o r c o n g lo m e ra d o s e m u m e s tá g io c o m e s tra tific a ç ã o g e o g rá fic a. O s e s tra to s fo ra m d e fin id o s e m R ib e irã o d a s N e v e s c o m o a s re g iõ e s g e o g rá fic a s C e n tro, V e n e z a e J u s tin ó p o lis. A a lo c a ç ã o d a s e s c o la s e m c a d a u m d o s e s tra to s fo i fe ita d e m a n e ira p ro p o rc io n a l a o n ú m e ro d e e s c o la s e m c a d a u m a d a s re g iõ e s. P a ra a s e le ç ã o d a s e s c o la s fo i a d o ta d o u m p ro c e d im e n to d e a m o s tra g e m c o m p ro b a b ilid a d e s p ro p o rc io n a is a o ta m a n h o (P P T ), s e n d o q u e a m e d id a d e ta m a n h o a d o ta d a fo i o n ú m e ro d e a lu n o s m a tric u la d o s n a 1 ª S é rie d o E n s in o M é d io. A s e s c o la s s e le c io n a d a s e s tã o n a T a b e la a s e g u ir... CEDEPLAR/UFMG

15 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves T a b e la 2 E s c o la s se lec io n a d a s (G r u p o T r a ta m e n to ) E s tr a to E s c o la N. d e a lu n os - 1 ª S é r ie E M 1 E E J O S E B O N IF A C IO N O G U E IR A (C e n tro ) E E D O B A IR R O S A N T IN H O E E P R O F G U E R IN O C A S A S S A N T A E E A L E S S A N D R A S A L U M C A D A R (J u stin ó p o lis) E E J O S E L U IS D E C A R V A L H O 6 7 E E A N T O N IO M IG U E L C E R Q U E IR A N E T O E E J O S E J O A Q U IM L A G E S E E M A N O E L M A R T IN S D E M E L O E E D O B A IR R O S A N G E N A R O ( V e n e z a) E E P R O F H E L V E C IO D A H E T o ta l CEDEPLAR/UFMG

16 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves C O M O F A Z E R O C O N T R O L E? A e s tra té g ia p a ra e la b o ra r u m a a m o s tra d e g ru p o d e c o n tro le p a ra o s b e n e ficiá rios d o P o u p a n ça J o v e m e m R ib e irã o d a s N e v e s fo i a m o s tra r e sc o la s e s ta d u a is e m m u n ic íp io s v iz in h o s a N e ve s. O s m a p a s q u e s e s e g u e m m o s tra m a v iz in h a nça m u n ic ip a l d e N e ve s e o s três a g lo m e ra d o s e sp a cia is d e e sco la s e m N e v e s. CEDEPLAR/UFMG

17 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves CEDEPLAR/UFMG

18 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves CEDEPLAR/UFMG

19 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves A M O S T R A G E M C O N T R O L E O s e s tra tos d o g ru p o c o n tro le fo ram d e fin id o s c o m o a s re g iõ e s ge o g rá fic a s d os m un ic íp ios d e P ed ro L e o p o ld o, E s m e ra ld a s e B e lo H o riz o n te (lo c a liz a d a s e m V en d a N o va ) q u e s ã o viz in h a s a R ib e irã o d as N eves. A a lo c aç ã o d a s es c o las e m c a d a u m d o s e s trato s fo i fe ita d e m an e ira p ro p o rc io n a l a o n ú m e ro d e e sc ola s e m c a d a u m a d as re g iõ e s. CEDEPLAR/UFMG

20 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves A M O S T R A G E M C O N T R O L E A s e le ç ã o d a s e s c o la s lo c a liz a d a s e m P e d r o L e o p o ld o f o i r e a liz a d a c o m p r o b a b ilid a d e s p r o p o r c io n a is à d is t â n c ia à s e s c o la s lo c a liz a d a s n a r e g iã o c e n t r a l d e R ib e ir ã o d a s N e v e s, c o n s id e r a n d o m a io r e s p r o b a b ilid a d e s p a r a e s c o la s m a is p r ó x im a s. O m e s m o p r o c e d im e n t o f o i a d o t a d o p a r a a s e le ç ã o d a s e s c o la s lo c a liz a d a s e m E s m e r a ld a s e B e lo H o r iz o n t e, c o m p r o b a b ilid a d e s p r o p o r c io n a is à d is t â n c ia à s e s c o la s lo c a liz a d a s r e s p e c t iv a m e n t e n a s r e g iõ e s d e V e n e z a e J u s t in ó p o lis ( e m R ib e ir ã o d a s N e v e s ). CEDEPLAR/UFMG

21 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves T ab ela 3 E scolas selecio na d as (G ru p o T rata m ento) E str ato E scola N. d e a lu nos - 1ª S érie E M 1 E.E. R U I B A R B O S A 78 (Pedro L eop old o) E E. IM A C U L A D A C O N C E IÇ Ã O 34 2 E E G E R A L D IN A A N A G O M E S 15 9 E E A F R Â N IO M E L O F R A N C O (B elo H orizonte) E E M E N IN O JE S U S D E P R A G A 18 3 E E C A R L O S D R U M O N D A N D R A D E 46 6 E E G E T Ú L IO V A R G A S 20 6 E E M A R G A R ID A M. P R A D O E E M E L O V IA N A 14 1 (E sm eraldas) C A IX A E SC O L A R S A N T A Q U IT É R IA 49 1 T otal CEDEPLAR/UFMG

22 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves A P E S Q U IS A D E L IN H A D E B A S E N E V E S E C O N T R O L E e m E m N o v e m b ro d e fo i re a liza d a u m a p e s q u is a d e c a m p o n a s e s c o la s d e tra ta m e n to e c o n tro le d e a c o rd o c o m o p la n o a m o s tra l a n te rio rm e n te d e s c rito. E s ta p e s q u is a s e rve p a ra c o n s tru ir va riá v e is d e c o n tro le s o c io e c o n ô m ic o e in d ic a d o re s c o m p o rta m e n ta is d e d e s e m p e n h o p a ra a a va lia ç ã o d e im p a c to d o P ro g ra m a P o u p a n ç a Jo v e m. A a n á lis e d a p rim e ira ro d a d a n ã o p e rm ite c a p ta r im p a c to, tã o s o m e n te d ife re n c ia is q u e d e te rm in a ria m o v ié s d e lin h a d e b a s e (d ife re n c ia is ) e q u e p e rm itiria m ta m b é m u m a a va lia ç ã o d a e s tra té g ia e s p a c ia l. Q u a n to m e n o re s fo re m a s d ife re n ç a s e n tre tra ta m e n to e c o n tro le m a is b e m s u c e d id a te rá s id o a e s tra té g ia d e a va lia ç ã o. CEDEPLAR/UFMG

23 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves O Teste da Aleatorização Espacial A m elhor form a de se testar as condições de aleatorização espacial é estim ar um a regressão logito cuja variável dependente é tratam ento (tratam ento=1 e controle=0). Utilizar o m aior núm ero de variáveis independentes possível. Esperar que a m aioria destas variáveis não sejam estatisticam ente significantes. No caso de poucas variáveis significantes a estratégia de controle foi aproxim adam ente bem sucedida. É de se esperar que a controle pela adjacência geográfica não seja perfeito, cabendo o uso de controles estatísticos na hora de calcular o im pacto a partir da segunda rodada de cam po (follow up). CEDEPLAR/UFMG

24 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves A v a riá v e l d e p e n d e n te é tra ta m e n to, e a e s tim a tiv a lo g ito u tiliz o u o p ro g ra m a s ta ta, c o n tro la n d o p o r a m o s tra s c o m p le x a s. P a ra fa c ilita r a v is u a liz a ç ã o n o s lid e, a s v a riá v e is s e rã o a p re s e n ta d a s e m p a rte s, m a s c o rre s p o n d e m a u m a e s tim a tiv a ú n ic a. Su r v e y: Lo gi s t i c r eg r es sio n Nu m b e r o f st r a t a = 6 N umb e r o f ob s = Nu m b e r o f PS U s = 2 0 P opu l a ti o n s iz e = D esi g n d f = 14 F ( 1 4, 1 ) =. P rob > F = L i ne ar i ze d t r a tam en to C oe f. S td. E rr. t P > t [9 5% C o nf. I nt e r va l] _I v _ ct ~ _I v _ ct ~ _I v _ ct ~ _I v _ 1_ ~ _I v _ 1_ ~ _I v _ 1_ ~ _I v _ 1_ ~ _I v _ 1_ ~ _I v _ ct ~ _I v _ ct ~ _I v _ ct ~ _I v _ ct ~ m ae_ vi va p ai_ vi vo vo l u n t_a tv ~i vi o l e n_e sc ~a CEDEPLAR/UFMG

25 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves N o c o n ju n t o d e v a r iá v e is c a t e g ó r ic a s d e c o r, r e p e t ê n c ia n o f u n d a m e n t a l, n o m é d io, r e lig iã o e o r f a n d a d e, a p e n a s a s c a t e g o r ia s 1 r e p e t ê n c ia n o f u n d a m e n t a l e c r e n te f o r a m e s ta t is t ic a m e n te s ig n if ic a n te s. Survey: Logistic regression Preto=2 Pardo=3, Demais=4 1=1rep no EF 2=2rep no EF 3=3+rep no EF 1=1rep no EM 2=2+rep no EM 2=Protestante 3=Crente 4=Demais Religiões 5=Sem Relig. Number S u r v e y : of L o gstrata i s t i c r e g= r e s s i o n 6 Number of obs = 2264 Number of PSUs = 20 Population size = N u m b e r o f s t r a t a = 6 NDesign u m b e r odf f o b s = N u m b e r o f P S U s = 2 0 P o p u l a t i o n s i z e = DF( e s i g14, n d f 1) = 1. 4 F Prob ( 1 4 >, F 1 ) =. P r o b > F = Linearized i e t r a t a m e n t o C o e f. S t d. E r r. t P > t [ 9 5 % C o n f. I n t e r v a l ] tratamento Coef. Std. Err. P> t [95% Conf. Interval] _ I v _ c t ~ _Iv0204_ct~2_ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ _Iv0204_ct~ _ I v _ 1 _ ~ _Iv0204_ct~4_ I v _ 1 _ ~ _Iv0404_1_~1_ I v _ 1 _ ~ _ I v _ 1 _ ~ _Iv0404_1_~ _ I v _ 1 _ ~ _Iv0404_1_~3_ I v _ c t ~ _Iv0405_1_~1_ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ _Iv0405_1_~2 _ I v _ c t ~ _Iv0205_ct~2 m a e _ v i v a _Iv0205_ct~3 p a i _ v i v o v o l u n t _ a t v ~ i _Iv0205_ct~4 v i o l e n _ e s c ~ a _Iv0205_ct~5 v i o l e n _ f a m ~ a _ I v 0 3mae_viva 0 5 _ c t ~ _ I v _ c t ~ _ I v 0 3pai_vivo 0 5 _ c t ~ volunt_atv~i _ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ violen_esc~a s e x o _ m a s c violen_fam~a r e l a ç _ s e x CEDEPLAR/UFMG

26 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves F( 14, 1) =. N o c o n ju n to d e v a riá v e is r e fe r e n te Prob s > F a a tiv = id a. d e s v o lu n tá ria s s o c ia is, v io lê n c ia n a e s c o la, v io lê n c ia Linearized tratamento Coef. Std. Err. t P> t [95% Conf. Interval] n a fa m ília, E s c o la rid a d e d o C h e fe, s e x o e _Iv0204_ct~ in ic ia ç ã o s e x u a l n e n h u m a s e m o s tro u _Iv0204_ct~ _Iv0204_ct~ _Iv0404_1_~ e s ta tis tic a m e n te _Iv0404_1_~2 s ig n ific a n te Atividades Voluntárias, Violência Escola Violência Familia 2=Estudou até 4a série 3=EF incompleto e comp 4=Ensino Médio I e C 5= Superior 6= Outras, Chefe eu mesmo Number of PSUs = 20 Population size = Design df = 14 _Iv0404_1_~ S u r v e y : L o g i s t i c r e g r e s s i o n _Iv0405_1_~ _Iv0405_1_~ N u m b e r o f s t r a t a = 6 N u m b e r o f o b s = N u m b e r o f P S U s = 2 0 P o p u l a t i o n s i z e = _Iv0205_ct~ D e s i g n d f = 1 4 _Iv0205_ct~ F ( 1 4, ) = P r o b > F =. _Iv0205_ct~ _Iv0205_ct~ L i n e a r i z e d mae_viva t r a t a m e n t o C o e f. S t d. E r r. t P > t [ 9 5 % C o n f. I n t e r v a l ] pai_vivo _ I v _ c t ~ volunt_atv~i _ I v _ c t ~ _ violen_esc~a I v _ c t ~ _ I v _ 1 _ ~ violen_fam~a _ I v _ 1 _ ~ _Iv0305_ct~ _ 1 _ _ I v _ 1 _ ~ _Iv0305_ct~ _ I v _ 1 _ ~ _Iv0305_ct~4 2 0 _ _ I v _ c t ~ _Iv0305_ct~ _ I v _ c t ~ _Iv0305_ct~6 2 0 _ m a e _ v i v a sexo_masc p a i _ v i v o v o l urelaç_sex n t _ a t v ~ i v i o l e n _ e s c ~ a i_autoestima v i o l e n _ f a m ~ a _ I v i_domínio _ c t ~ _ I v _ c t ~ i_autodeterm _ I v _ c t ~ _ I v 0 i_anomia _ c t ~ _ I v _ c t ~ i_ausnorm s e x o _ m a s c serviços_p~1 r e l a ç _ s e x i _ a u t o e s t i m a serviços_p~ i _ d o m í n i o i bens_durav~1 _ a u t o d e t e r m i _ a n o m i a CEDEPLAR/UFMG

27 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves N o c o n ju n to _Iv0204_ct~4 d e v a riá v e is re fe1.95 re n0.071 te s a e s c a la s _Iv0404_1_~ p s ic o m é tric a s, ín_iv0404_1_~2 d ic e s d e s e rv iç o s e 0.19 riq0.853 u e z a s c o m p o s s e _Iv0404_1_~ _Iv0405_1_~ d e b e n s, b o ls a fa m ília, b p c e to ta l d e b e n e fíc io s re c e b id o s, _Iv0405_1_~ _Iv0205_ct~ fo ra m s ig n fic a n te _Iv0205_ct~3 s o s ín d ic e s d e 2.93 d0.011 o m ín io, a n o m ia, _Iv0205_ct~ a u s ê n c ia d e n o _Iv0205_ct~5 rm a s, s e rv iç o s p ú b1.28 lic o0.220 s a o d o m ic ílio e mae_viva n ú m e ro d e b e n e fíc io pai_vivo s re c e b id o s n o d o1.67 m ic0.117 ílio Recebe Bolsa Família Recebe BPC Soma de Benefícios na Família _Iv0204_ct~ _Iv0204_ct~ volunt_atv~i S u r v e y : L o g i s t i c r e g r e s s i o n violen_esc~a violen_fam~a N u m b e r o f s t r a t a = N0.451 u m b e r o f o b s = _Iv0305_ct~2 N u m b e r o f P S U s = P0.551 o p u l a t i o n s i z e = D e s i g n d f = 1 4 _Iv0305_ct~ F ( 1 4, ) = _Iv0305_ct~ P0.862 r o b > F = _Iv0305_ct~ _Iv0305_ct~ L i n e a r i z e d t rsexo_masc a t a m e n t o C o e f. S t d. E r r t P > t [ 9 5 % C o n f. I n t e r v a l ] relaç_sex _ I v _ c t ~ i_autoestima _ I v _ c t ~ _ I v 0i_domínio _ c t ~ _ I v _ 1 _ ~ i_autodeterm _ I v _ 1 _ ~ _ I v 0 4i_anomia 0 4 _ 1 _ ~ _ I v 0i_ausnorm _ 1 _ ~ _ I v _ 1 _ ~ serviços_p~ _ I v _ c t ~ serviços_p~2 _ I v _ c t ~ bens_durav~1 _ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ dv m a e _ v i v a p a i dv0329 _ v i v o v o l u n t _ benefi a t v ~ i v i o l e n _ e s c ~ a v i o l e n _ f_cons a m ~ a _ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ _ I v _ c t ~ s e x o _ m a s c r e l a ç _ s e x CEDEPLAR/UFMG

28 3- Avaliação de Impacto do Programa Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais O Caso de Ribeirão das Neves Tabela 2.4.4: Efeito médio do Programa Poupança Jovem sobre as variáveis de rendimento e movimento, calculada a partir de regressão não-ponderada - segundo fonte de dados utilizados. Resultados do pareamento com o Educacenso Ribeirão das Neves (1ª coorte) Variáveis Modelo de Regressão Modelo de Regressão Ponderada ATE ATT ATE Base de Pesquisa Jovem 2007 Promoção -0,0227-0,0081-0,0127 Repetência 0,0121 0,0048 0,0107 Transferência -0,0057-0,0096-0,0057 Abandono *** ** ** Base pareada Pesquisa Jovem 07/08 e EducaCenso 2008: Variáveis Série/escola EducaCenso 2008 Promoção sem os transferidos -0,019-0,0073-0,0141 Promoção com os transferidos -0,0046 0,0039-0,0003 Repetência sem os transferidos ** 0, * Repetência com os transferidos ** 0,0181 0,0224 Transferência 0,008 0,0094 0,0083 Base pareada Pesquisa Jovem 07/08 e EducaCenso 2008: Variáveis Rendimento / Movimento EducaCenso 2008 Promoção * 0, ** Repetência ** * *** Transferência ** 0, * Abandono -0,0064-0,011-0,0096 Evasão -0,0051-0,0069-0,0071 *** significativo a 1%, ** significativo a 5%, *significativo a 10% Fonte: Base de dados PJ e Pareamento com o Educacenso 2008

29 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Objetivo: Oferecer formação profissional de nível técnico. Alunos do ensino médio da rede estadual. Jovens de 18 a 24 anos que já concluíram o nível médio.

30 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Desenho do Programa: Ofertar cursos técnicos em áreas, visando atender a demanda de mão de obra qualificada em cada uma das sub-regiões de Minas Gerais. Carga horária varia de 800 a horas/aula com duração de 12 a 34 meses. SEE conta com uma rede de formação profissional que incluí participação de 3 parceiros: instituições credenciadas, prefeituras e escolas da rede estadual de ensino.

31 4- Programa de Educação Profissionalizante FACE de - Faculdade Minas de Gerais Ciências Econômicas (PEP) Implementação: jovens em 153 municípios até o final de PEP 1 (Março, 2008): inscritos, jovens ingressaram no programa. PEP 2 (Setembro, 2008): inscritos, jovens selecionados.

32 UFMG 4- Programa - Universidade Federal de de Educação Minas Gerais Profissionalizante Cedeplar - Centro de Desenvolvimento de Minas e Planejamento Gerais Regional (PEP) Elegibilidade: Municípios interessados podem se credenciar para oferecer o programa. Preferência é dada aos municípios que têm capacidade de ministrar cursos e que estão em áreas geográficas estratégicas para o estado de Minas Gerais em função da demanda por mão de obra especializada. Os alunos são escolhidos por exame de seleção com provas de português e matemática. Os alunos melhor classificados teriam a preferência tanto da instituição quanto do curso a ser frequentado.

33 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Monitoramento: Os jovens ao se inscreverem no programa preenchem uma ficha cadastral com dados pessoais. Além disso, esta base contém as notas de todos os alunos inscritos foram aprovados matriculados

34 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Tabela 3.1: Total de alunos inscritos que cursavam o Ensino Médio ou que já haviam concluído o N % Cursando o EM ,6 Concluíram o EM: ,4 até , , , , , , , ,9 Total ,0

35 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Tabela 3.2: Total de alunos inscritos que trabalham por status de aprovação no PEP- Minas Gerais, Trabalham Não-trabalham Total Aprovados Não-aprovados Total

36 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Tabela 3.3: Nota necessária para seleção para o programa por curso e instiuição - Minas Gerais, Curso Instituição Pontos Inscritos Aprovados Reprovados Técnico de construção civil * Técnico de mecânica * Técnico esteticista * Técnico de turismo Técnico de administração em recursos humanos

37 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) Potencial Grupo de Controle: Cursos com excedente: alunos inscritos no exame de seleção para o PEP, em cada curso oferecido, que ficaram de fora do programa com nota imediatamente inferior ao valor de corte para classificação. Cursos sem excedente: candidatos de cursos que tiveram excedente, que tiveram a mesma nota que os alunos.

38 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) 2 AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOBRE O FLUXO E PROFICIÊNCIA ESCOLAR 2.1 O Método de Regressão Descontínua A idéia básica do método de regressão descontínua é que o recebimento ou não de um tratamento é determinado, inteiramente ou parcialmente, pelo valor de uma variável chave. Este valor deve ser maior ou menor que um determinado valor de corte. Assume-se que a variável chave está associada às variáveis dependentes de interesse de forma suave. Portanto, qualquer descontinuidade na distribuição condicional da variável dependente em relação a esta variável chave é interpretada como uma evidência causal do tratamento. No caso do PEP, o aluno recebe tratamento se o valor da sua nota no exame de admissão é maior que certo valor que denominamos de ponto de corte. Cada curso ofertado por uma instituição específica tem o seu próprio ponto de coorte.

39 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) TABELA 8: Estimação do efeito médio do PEP utilizando a Regressão descontinua sobre Proficiência de Matemática segundo a prova PROEB 2009 Curso Instituição Inscritos Aprovados Reprovados Regressão descontínua com controles Regressão descontínua sem controles Coeficiente VAR Coeficiente VAR TÉCNICO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA TÉCNICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TÉCNICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO TÉCNICO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR TÉCNICO DE CONTABILIDADE TÉCNICO DE CONTABILIDADE TÉCNICO DE CONTABILIDADE TÉCNICO DE CONTABILIDADE TÉCNICO DE CONTABILIDADE TÉCNICO DE CONTABILIDADE TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS TÉCNICO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

40 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) TABELA 10 : Estimação do efeito médio do PEP utilizando a Regressão descontinua sobre a taxa de aprovação, EducaCenso Curso Instituição Inscritos Aprovados Reprovados Regressão descontinua com controles Regressão descontinua sem controles Coeficiente DP Coeficiente DP TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR TÉCNICO DE ALIMENTOS TÉCNICO DE ALIMENTOS TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TÉCNICO DE AUTOMOBILÍSTICA TÉCNICO DE CALÇADOS TÉCNICO DE CONFECÇÃO VESTUARIO TÉCNICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

41 4- Programa de Educação Profissionalizante FACE de - Faculdade Minas de Gerais Ciências Econômicas (PEP) 3 AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOBRE O MERCADO DE TRABALHO Nesta seção, avaliamos o impacto do programa sobre o mercado de trabalho, em particular, sobre o rendimento mensal e sobre os meses trabalhados por aprovados e matriculados no PEP. 3.1 Pareamento da base de dados do programa com os dados da Previdência social Para a avaliação de impacto sobre o mercado de trabalho foi feito o pareamento da base de dados do PEP com os dados da Previdência social. Os dados da Previdência Social (PREV) contém informações sobre os tipos de vínculos empregatícios e as respectivas remunerações mensais de indivíduos contribuintes da previdência social. Há informações para diferentes períodos de referência. No pareamento, foram utilizadas as variáveis de identificação existentes na base PEP: número de CPF, número da carteira de identidade, nome do participante do programa, data de nascimento e nome da mãe. O Ministério da Previdência Social adotou diferentes critérios para a definição de possíveis matchings, segundo a combinação destas variáveis. Neste trabalho, utilizamos o critério de pareamento menos restritivo.

42 4- Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP) TABELA 11. Diferença em diferença do Rendimento médio e Índice de meses médio dos alunos, segundo grupo de tratamento e controle. Alunos PEP (Total) N Media Diferença de Variáveis Tratamento Controle Tratamento Controle médias Rendimento médio condicionado aos períodos máximos de observação Diferença média de rendimento Durante o curso PEP / Pré - curso PEP Diferença média de rendimento Pós - curso PEP / Durante curso PEP Diferença média de rendimento Pós curso PEP / Pré - curso PEP *** * Rendimento médio condicionado aos meses trabalhados Diferença média de rendimento Durante o curso PEP / Pré - curso PEP Diferença média de rendimento Pós - curso PEP / Durante curso PEP Diferença media de rendimento Pós curso PEP / Pré - curso PEP *** *** Índice de meses médio (meses trabalhados/ período máximo de observação) Diferença média de Índice de meses Durante o curso PEP / Pré - curso PEP Diferença média de Índice de meses Pós curso PEP / Durante curso PEP Diferença media de Índice de meses Pós curso PEP / Pré - curso PEP *** *** *** Tratamento: Alunos aprovados e matriculados; Controle: Alunos que não foram aprovados na prova e não se matricularam. 1%***, 5%**, 10%*

43 OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!

Programa Copa do Mundo 2014

Programa Copa do Mundo 2014 Programa Copa do Mundo 2014 Programa Copa do Mundo 2014 Gerente do Programa: Mario Queiroz Guimarães Neto Rede do Programa: Rede de Cidades Objetivo do Programa: Organizar com excelência os eventos FIFA

Leia mais

R E DE MA IS VIDA R e de de A te nç ã o à S a úde do Ido s o

R E DE MA IS VIDA R e de de A te nç ã o à S a úde do Ido s o R E DE MA IS VIDA R e de de A te nç ã o à S a úde do Ido s o C ic lo d e D e b a te s : "1 C liq0 u e Ap a ra n eo d ita s r do eo s tilo Ed o ssta u b tí tu lo to m e s tre d o Id o s o E lia n a M á

Leia mais

O P a pel da M ídia no C o ntro le da s P o lític a s de S a úde

O P a pel da M ídia no C o ntro le da s P o lític a s de S a úde B ra s ília, 26 de s etem bro de 2009 C o ntro le da s P o lític a s de L uiz R ibeiro FU N Ç Ã O D O J O R N A L I S M O J o r n a lis m o é a a tiv id a d e p r o fis s io n a l q u e c o n s is te e

Leia mais

soluções sustentáveis soluções sustentáveis

soluções sustentáveis soluções sustentáveis soluções sustentáveis 1 1 1 2 3 KEYAS S OCIADOS UNIDADES DE NEGÓCIO ALGUNS CLIENTES 2 2 1 2 3 KEYAS S OCIADOS UNIDADES DE NEGÓCIO ALGUNS CLIENTES 3 3 APRES ENTAÇÃO A KEYAS S OCIADOS a tu a d e s d e 1

Leia mais

CATMAT SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS CATSER SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE SERVIÇOS

CATMAT SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS CATSER SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE SERVIÇOS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS CATMAT SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS CATSER SISTEMA DE

Leia mais

A COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE DA FAZU

A COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE DA FAZU Secretariado Executivo Bilíngüe/Office Administration 127 A COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE DA FAZU INTRODUÇÃO O p re s e n te

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O P A R A N Á L E T Í C I A M A R I A G R O B É R I O

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O P A R A N Á L E T Í C I A M A R I A G R O B É R I O U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O P A R A N Á L E T Í C I A M A R I A G R O B É R I O A B O R T O : U M A Q U E S T Ã O M O R A L, L E G A L, C U L T U R A L E E C O N Ô M I C A C U R I T I B A

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I M

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I M N Ú C L E O D E C O M P R A S E L I C I T A Ç Ã O A U T O R I Z A Ç Ã O P A R A R E A L I Z A Ç Ã O D E C E R T A M E L I C I T A T Ó R I O M O D A L I D A D E P R E G Ã O P R E S E N C I A L N 027/ 2

Leia mais

PROGRAM A + V IDA. P o lític a de Á lc o o l, Fum o e O utra s

PROGRAM A + V IDA. P o lític a de Á lc o o l, Fum o e O utra s PROGRAM A + V IDA P o lític a de Á lc o o l, Fum o e O utra s D ro g a s da S ec reta ria de S a úde R ec COSTA ife JOÃO do MARCELO Coordenação Clínica do CAPS AD Eulâmpio Cordeiro SMS-PCR (DSIV) Coordenação

Leia mais

P RO J E T O E S P E C I A L : A R E S T / F AZ E N D A S E N H O R J E S U S

P RO J E T O E S P E C I A L : A R E S T / F AZ E N D A S E N H O R J E S U S P RO J E T O E S P E C I A L : A R E S T / F AZ E N D A S E N H O R J E S U S P ET A g r o n o m i a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d e L a v r a s U F L A / M G 1 R e s u m o J a m a i s c o n

Leia mais

IN S A In s titu t N a tio n a l

IN S A In s titu t N a tio n a l IN S A : U m a re d e d e 5 e s c o la s s u p e rio re s d e e n g e n h a ria O INS A de Rennes existe desde 1966 R ouen O INS A de Rouen existe desde 1985 O INS A de S trasbourg existe desde 2003 R

Leia mais

AGÊNCIA AMBIENTAL FEDERAL AMERICANA - USEPA

AGÊNCIA AMBIENTAL FEDERAL AMERICANA - USEPA AGÊNCIA AMBIENTAL FEDERAL AMERICANA - USEPA Emenda ao 40 CFR Parts 261, 266, 268 e 271 Documento: FERTILIZANTES À BASE DE ZINCO PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAL SECUNDÁRIO PERIGOSO Julho/2002 S U M Á R

Leia mais

.', HGFEDCBA. M e u s c o m p a n h e iro s e m in h a s c o m p a n h e ira s. M e u s a m ig o s e m in h a s a m ig a s.

.', HGFEDCBA. M e u s c o m p a n h e iro s e m in h a s c o m p a n h e ira s. M e u s a m ig o s e m in h a s a m ig a s. . ---,,,",jihgfedcbazyxwvutsrqponmlkjihgfedcba ".',.;. " f.,..~~' D is c u r s o p r e f e it o M a r c e lo D é d a S O L E N I D A D E D E L A N Ç A M E N T O D A S P U B L I C A Ç Õ E S D O P L A N

Leia mais

Ciclo de Palestras. Celeb ra r o d ia d o p ro fissiona l fa rm a c êutic o c om c a p a c ita ç ões q ue p ossa m Instrum enta liza r e

Ciclo de Palestras. Celeb ra r o d ia d o p ro fissiona l fa rm a c êutic o c om c a p a c ita ç ões q ue p ossa m Instrum enta liza r e Ciclo de Palestras UDia do Farmacêutico OBJETIVO Celeb ra r o d ia d o p ro fissiona l fa rm a c êutic o c om c a p a c ita ç ões q ue p ossa m Instrum enta liza r e a tua liza r os p rofissiona is c om

Leia mais

Padrões de lançamento para Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos Reunião AESBE 10/02/09

Padrões de lançamento para Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos Reunião AESBE 10/02/09 Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP Associação das Empresas Estaduais de Saneamento Básico - AESBE Padrões de lançamento para Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos Reunião

Leia mais

PATR IMÔNIO PALEONTOLÓG IC O

PATR IMÔNIO PALEONTOLÓG IC O PATR IMÔNIO PALEONTOLÓG IC O O s depós itos fos s ilíferos, o s s ítios paleontológ icos (paleobiológicos ou fossilíferos) e o s fós s eis q u e a p r e s e n ta m valores científico, educativo o u cultural

Leia mais

C ontextualização his tórica da operacionalização da R es olução C onama 258/99 1/19

C ontextualização his tórica da operacionalização da R es olução C onama 258/99 1/19 C ontextualização his tórica da operacionalização da R es olução C onama 258/99 1/19 C iclo de vida : Do pneu novo ao pneu us ado FABRICAÇÃO IMPORTAÇÃO MERCADO Pneus Novos EXPORTADOS Pneus novos Fora do

Leia mais

1 2 9, i n c i s o I I, d a C F ; e a r t i g o 5 º, i n c i s o V, a l í n e a s a e

1 2 9, i n c i s o I I, d a C F ; e a r t i g o 5 º, i n c i s o V, a l í n e a s a e P O R T A R I A n 2 0 1, d e 1 8 d e j u l h o d e 2 0 1 3. A P r o c u r a d o r a d a R e p ú b l i c a q u e e s t a s u b s c r e v e, e m e x e r c í c i o n a P r o c u r a d o r i a d a R e p ú

Leia mais

ARMAZÉNS GERAIS ASPECTOS LEGAIS, VANTAGENS E SERVIÇOS

ARMAZÉNS GERAIS ASPECTOS LEGAIS, VANTAGENS E SERVIÇOS ARMAZÉNS GERAIS ASPECTOS LEGAIS, VANTAGENS E SERVIÇOS D i r e t o r E x e c u t i v o d a T O P L O G P o r R o d o l p h o C a r i b e A r m a z é n s g e r a i s s ã o e s t a b e l e c i m e n t o s

Leia mais

A N E X O P L A N O M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O 2 0 1 5 2024

A N E X O P L A N O M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O 2 0 1 5 2024 E S T A D O D E S A N T A C A T A R I N A P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E M A J O R V I E I R A S E C R E T A R I A M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O, C U L T U R A E D E S P O R T O C N

Leia mais

O trabalho com textos na alfabetização de crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental

O trabalho com textos na alfabetização de crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental O trabalho com textos na alfabetização de crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental Izac Trindade Coelho 1 1. I n t r o d u ç ão Ai de mim, ai das crianças abandonadas na escuridão! (Graciliano Ramos)

Leia mais

Ote r m o tr a b a lh o d e riv a d o la tim v u lg a r tr ip a lia r e, q u e s ig n ific a m a r tiriz a r c o m o

Ote r m o tr a b a lh o d e riv a d o la tim v u lg a r tr ip a lia r e, q u e s ig n ific a m a r tiriz a r c o m o TRABALHO VOLUNTÁRIO E TRABALHO RELIGIOSO A lic e M o n te ir o d e B a r r o s* Sum ário: TRA BA LH O V O LU N TÁ RIO ; Introdução; Conceito; Term o de adesão; Ressarcim ento de Despesas; O trabalho voluntário

Leia mais

Ministério Público Federal, B rasília 8 de junho de 2009. Leonardo C. Fleck, C ons ervação E s tratég ica

Ministério Público Federal, B rasília 8 de junho de 2009. Leonardo C. Fleck, C ons ervação E s tratég ica Ministério Público Federal, B rasília 8 de junho de 2009 Leonardo C. Fleck, C ons ervação E s tratég ica P r e o c u p a ç ã o c o m a q u a lid a d e d o s g a s to s p ú b lic o s e m c e n á r io

Leia mais

Design de aplicativos moveis

Design de aplicativos moveis Design de aplicativos moveis Os dispositivos móveis mais comuns : S m a r t p h o n e ; P D A ; Te l e m ó v e l ( pt) / C e l u l a r ( br); C o n s o l e p o r t á t i l ; U l t r a M o b i l e P C ;

Leia mais

Como você vê a visita e o acompanhante nos serviços de saúde? Por que redimensionar o espaço da visita e do acompanhante?

Como você vê a visita e o acompanhante nos serviços de saúde? Por que redimensionar o espaço da visita e do acompanhante? Como você vê a visita e o acompanhante nos serviços de saúde? Por que redimensionar o espaço da visita e do acompanhante? Visita aberta e acompanhante é um direito instituinte e um analisador, uma vez

Leia mais

lh e c o n fe re o in c is o II d o a rt. 4 º d o Re g u la m e n to d o D e p a rta m e n to -G e ra l d o Pe s s o a l (R-1 56 ), a p ro v a d o

lh e c o n fe re o in c is o II d o a rt. 4 º d o Re g u la m e n to d o D e p a rta m e n to -G e ra l d o Pe s s o a l (R-1 56 ), a p ro v a d o PORTARIA Nº 1 6 4 -D G P, D E 4 D E NOV E M B RO D E 2 0 1 1. Alte ra a d is trib u iç ã o d e e fe tiv o d e m ilita re s te m p o rá rio s, p a ra o a n o d e 2 0 1 1. O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO

Leia mais

C R IS E E C O N Ô M IC A E G A R A N T IA DE EM PR EG O

C R IS E E C O N Ô M IC A E G A R A N T IA DE EM PR EG O C R IS E E C O N Ô M IC A E G A R A N T IA DE EM PR EG O J o s é A ju r ic a b a d a C o s t a e S ilv a ( * ) I. C R I S E E C O N Ô M I C A S e g u n d o o s e c o n o m is t a s, c a ra c t e riz a

Leia mais

Nossos encontros AULÃO

Nossos encontros AULÃO Nossos encontros AULÃO 1 Materiais da aula www.admvital.com/aulas 2 Critérios AV I: Redação Critérios AV I: Redação Serão descontados pontos da redação ou até pode ser zerada ou anulada: 1) Erros de português;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE AUDITORIA IA CLÍNICA A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE Auditoria é em um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A P A R A Í B A C E N T R O D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A P A R A Í B A C E N T R O D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A P A R A Í B A C E N T R O D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E D E P A R T A M E N T O D E C I Ê N C I A S F A R M A C Ê U T I C A S C U R S O D E F A R M Á C I A

Leia mais

Embarque no Turismo O Papel do Turismo no Desenvolvimento do País

Embarque no Turismo O Papel do Turismo no Desenvolvimento do País Embarque no Turismo O Papel do Turismo no Desenvolvimento do País Belo Horizonte/MG, 21 de junho de 2010 Segmentação A s eg mentação es tá pres ente em todos os mercados, incluindo o mercado do turis mo;

Leia mais

REDES DE NOVA GERAÇÃO. m a i o r q u a l i d a d e, m a i s r a p i d e z, mais inovação;

REDES DE NOVA GERAÇÃO. m a i o r q u a l i d a d e, m a i s r a p i d e z, mais inovação; R E D E S D E N O V A G E R A Ç Ã O D E S A F I O e O P O R T U N I D A D E A P D C, 3 1 D E M A R Ç O D E 2 0 0 9 A S O N A E C O M A C R E D I T A Q U E A S R d N G S Ã O U M A O P O R T U N I D A D

Leia mais

DE PESSOAL DE NÍVEL N. Brasília, Março de 2010 Ministério da Educação

DE PESSOAL DE NÍVEL N. Brasília, Março de 2010 Ministério da Educação Brasília, Março de 2010 I Conferência da ANAMBA e Encontro Regional Americano do EMBA COUNCIL São Paulo, 08 a 10 de março de 2010 A AVALIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO TÓPICOS O SNPG e a necessidade

Leia mais

B e n j a m i n C o n s t a n t B o t e l h o d e M a g a l h ã e s ( 1 8 3 6 / 1 8 9 1 )

B e n j a m i n C o n s t a n t B o t e l h o d e M a g a l h ã e s ( 1 8 3 6 / 1 8 9 1 ) B e n j a m i n C o n s t a n t B o t e l h o d e M a g a l h ã e s ( 1 8 3 6 / 1 8 9 1 ) B e n ja m i n C o n s t a n t, c o m o c o s t u m a s e r r e f e r i d o, é c o n s i d e r a d o c o m o o

Leia mais

o bje tiv o f in a l d o C oa c h in g é fa z e r c o m qu e o s c lie n te s t o rn e m -s e a u tô no m o s.

o bje tiv o f in a l d o C oa c h in g é fa z e r c o m qu e o s c lie n te s t o rn e m -s e a u tô no m o s. O r ie n ta ç õ e s In i ci ai s E u, R ic k N e ls o n - P e rs on a l & P rof e s s io n al C o a c h - a c re dito qu e o o bje tiv o f in a l d o C oa c h in g é fa z e r c o m qu e o s c lie n te

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL N o 03/2009 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFCO E TECNOLÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016 PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais Ano 6. Nº 1. Março 2016 Recessão econômica impacta os investimentos O ano de 2015 foi marcado por incertezas econômicas e crise política que contribuíram

Leia mais

A va lia ç ã o de R is c o s A plic a da à Q ua lida de em D es envo lvim ento de S o ftw a re

A va lia ç ã o de R is c o s A plic a da à Q ua lida de em D es envo lvim ento de S o ftw a re Rafael Espinha, Msc rafael.espinha@primeup.com.br +55 21 9470-9289 Maiores informações: http://www.primeup.com.br contato@primeup.com.br +55 21 2512-6005 A va lia ç ã o de R is c o s A plic a da à Q ua

Leia mais

Sistema de Arquivos. Sistemas de Arquivos

Sistema de Arquivos. Sistemas de Arquivos Sistemas de Arquivos Definições Básicas 1.Um arquivo é uma unidade lógica de informação criado por processos. As informações podem representar instruções e dados de qualquer tipo [1]. Exemplo de arquivos.

Leia mais

A S N O V A S R E G R A S D E F A C T U R A Ç Ã O

A S N O V A S R E G R A S D E F A C T U R A Ç Ã O i I N F O R M A Ç Ã O F I S C A L N º 3 J a n e i r o 2 0 1 3 A S N O V A S R E G R A S D E F A C T U R A Ç Ã O N o s e g u i m e n t o d a L e i d o O r ç a m e n t o d o E s t a d o p a r a 2 0 1 2 e,

Leia mais

RESPONSABILIDADES DO GERADOR

RESPONSABILIDADES DO GERADOR RESPONSABILIDADES DO GERADOR RELIZAR O TRANSPORTE DOS RESÍDUOS POR MEIO DE TRANSPORTADORAS IDÔNEAS. OBTER DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS A APROVAÇÃO DO DESTINO DOS RESÍDUOS. EFETUAR O TRATAMENTO E A DISPOSIÇÃO

Leia mais

No trilho das competências das famílias

No trilho das competências das famílias No trilho das competências das famílias Um olhar sobre a intervenção com famílias em contextos de Multi-Assistência. Joana Sequeira (joanasequeira@ismt.pt; joanasequeira@esdrm.pt) XIV Jornadas do GAF (Re)Inventar

Leia mais

1. CONCEITOS 2. DOS OBJETIVOS DA PRÉ-INCUBAÇÃO

1. CONCEITOS 2. DOS OBJETIVOS DA PRÉ-INCUBAÇÃO Instituto Federal do Espírito Santo IFES Programa de pré-incubação do Núcleo Incubador Campus Colatina e Itapina Edital de Seleção de Empreendimentos de Base Tecnológica - Nº 01/2014 Os Diretores Gerais

Leia mais

Ac esse o sit e w w w. d e ca c lu b.c om.br / es t u dos 2 0 1 5 e f a ç a s u a insc riçã o cl ica nd o e m Pa r t i c i p e :

Ac esse o sit e w w w. d e ca c lu b.c om.br / es t u dos 2 0 1 5 e f a ç a s u a insc riçã o cl ica nd o e m Pa r t i c i p e : INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 13 DE JULH DE 2015! Ac esse o sit e w w w. d e ca c lu b.c om.br / es t u dos 2 0 1 5 e f a ç a s u a insc riçã o cl ica nd o e m Pa r t i c i p e : Caso vo cê nunca t e nh a pa

Leia mais

EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016

EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016 EDITAL PIBITI / CNPq / UFERSA 09/2015 Seleção 2015 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/UFERSA,

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 3. º E 4. º T R I M E S T R E S D E 2 0 1 2 )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 3. º E 4. º T R I M E S T R E S D E 2 0 1 2 ) i J a n e i r o d e 2 0 1 3 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 3. º E 4. º T R I M E S T R E S D E 2 0 1 2 ) TAX & BUSINESS P r e t e n d e - s e, c o m a p r e s e n t e I n f o

Leia mais

A C T A N. º I X / 2 0 0 8

A C T A N. º I X / 2 0 0 8 1 A C T A N. º I X / 2 0 0 8 - - - - - - A o s d e z a s s e i s d i a s d o m ê s d e A b r i l d o a n o d e d o i s m i l e o i t o, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c i o d o

Leia mais

LINGUAGEM ACADÊMICA Aluno especial/avulso Aluno regular Avaliação do rendimento escolar Avaliação institucional da educação superior brasileira.

LINGUAGEM ACADÊMICA Aluno especial/avulso Aluno regular Avaliação do rendimento escolar Avaliação institucional da educação superior brasileira. LINGUAGEM ACADÊMICA Após o ingresso na Universidade, o aluno de graduação deve tomar conhecimento de alguns termos que passarão a fazer parte do seu cotidiano. Aluno especial/avulso. Poderá ser concedida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REGULAMENTO GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REGULAMENTO GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REGULAMENTO GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CAPÍTULO

Leia mais

1 Das vagas e condições para inscrever-se:

1 Das vagas e condições para inscrever-se: PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 001/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº. 002/2014 Seleção Pública para preenchimento de Vagas de Estágio Remunerado no Poder Executivo do Município de Morro Redondo. Rui Valdir

Leia mais

E v o lu ç ã o d o c o n c e i t o d e c i d a d a n i a. A n t o n i o P a i m

E v o lu ç ã o d o c o n c e i t o d e c i d a d a n i a. A n t o n i o P a i m E v o lu ç ã o d o c o n c e i t o d e c i d a d a n i a A n t o n i o P a i m N o B r a s i l s e d i me nt o u - s e u ma v is ã o e r r a d a d a c id a d a n ia. D e u m mo d o g e r a l, e s s a c

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS PARA O COLÉGIO TRAVESSIA ANO LETIVO DE 2016

EDITAL DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS PARA O COLÉGIO TRAVESSIA ANO LETIVO DE 2016 EDITAL Nº 01/2015 EDITAL DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS PARA O COLÉGIO TRAVESSIA ANO LETIVO DE 2016 O Colégio TRAVESSIA, mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, torna público a realização

Leia mais

1. Informações Gerais 2. Processo Seletivo obrigatoriamente em envelope lacrado

1. Informações Gerais 2. Processo Seletivo obrigatoriamente em envelope lacrado Edital nº 02/2011 O Decanato de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ - abre as inscrições para o Curso Preparatório do ENEM, que atenderá a alunos que tenham concluído ou estejam

Leia mais

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015 2 EDITAL DA SONDAGEM PARA INGRESSO NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE O Instituto Nossa Senhora da Piedade é uma escola acolhedora e atualizada, cuja preocupação é preparar seus alunos para o futuro.

Leia mais

www.investorbrasil.com

www.investorbrasil.com Proposta curso preparatório para CPA 20 - ANBIMA www.investorbrasil.com Apresentação INVESTOR APRESENTAÇÃO A INVESTOR é uma escola que nasceu da necessidade das pessoas aprenderem as ferramentas e instrumentos

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Doutorado EDITAL PPPG Nº. 62/2015

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Doutorado EDITAL PPPG Nº. 62/2015 1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade - Curso de Doutorado (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº. 35/1994) (Homologado pelo CNE - Portaria Nº. 2.878, 24/08/2005) EDITAL PPPG Nº. 62/2015

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

EDITAL Nº 09, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL Nº 09, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO COMISSÃO GESTORA DO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 09, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2015

Leia mais

BLOCO Nº 2 JORNAIS, BOLETINS, PANFLETOS D a N º 1. H i n o N a c i o n a l e H i n o d a I n t e r n a c i o n a l? 0 1 C U T N a c i o n a l 2. M o d i f i c a ç õ e s d o E s t a t u t o p r o p o s

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Portaria nº 2.051, de 9 de

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL 2014 DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA FUMDES - ARTIGO 171

EDITAL 2014 DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA FUMDES - ARTIGO 171 EDITAL 2014 DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA FUMDES - ARTIGO 171 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do seu Diretor Regional Sérgio Roberto Arruda, faz saber aos

Leia mais

Projeto Descrição de Cargos 2016

Projeto Descrição de Cargos 2016 Projeto Descrição de Cargos 2016 Sumário 1. Objetivos do Projeto; 2. Etapas do Projeto; 3. Conceitos para Descrição de Cargos; 4. Acesso ao Sistema; 5. O Formulário. OBJETIVOS DO PROJETO Principais objetivos

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

O S I S T E M A D E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S P O R V I A E X T R A J U D I C I A L

O S I S T E M A D E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S P O R V I A E X T R A J U D I C I A L R E E S T R U T U R A Ç Ã O E R E C U P E R A Ç Ã O D E E M P R E S A S I. I N T R O D U Ç Ã O No Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, encontra-se prevista a adopção de um conjunto

Leia mais

EDITAL Nº 011/2014 - PRONATEC/IFMS

EDITAL Nº 011/2014 - PRONATEC/IFMS EDITAL Nº 011/2014 - PRONATEC/IFMS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC CURSO DE FORMAÇAO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DE BOVINOCULTOR DE LEITE NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

ROUPEIRO CURVO 2 PORTA 1 GAVETA

ROUPEIRO CURVO 2 PORTA 1 GAVETA ROUPRO URVO 2 PORT 1 GVT P a ra b é n s! V o c ê a c a b a d e a d q u irir u m p ro d u to d e e x c e le n te q u a lid a d e fe ito c o m m a d e ira d e p in u s 1 0 0 % re flo re sta d a e e c o lo

Leia mais

RESOLUÇÃO N 015, DE 02 DE MARÇO DE 2012

RESOLUÇÃO N 015, DE 02 DE MARÇO DE 2012 S E RVIÄO P ÅBLIC O FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÄÇO, CIÉNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÑ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 015, DE 02 DE MARÇO DE 2012 Aprova a Proposta do Programa de Bolsas IFCE Internacional.

Leia mais

EDITAL 006/2013 DG/CEPR

EDITAL 006/2013 DG/CEPR EDITAL 006/2013 DG/CEPR CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS POR PROCESSO SELETIVO ELETRÔNICO (VIA INTERNET) PARA A 1ª SÉRIE (ANO) DO CURSO BÁSICO DO CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (CELEM) PARA O ANO

Leia mais

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 a 09 de Setembro de 2013, das 08h às12h e das 13h às 16h.

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 a 09 de Setembro de 2013, das 08h às12h e das 13h às 16h. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE A Direção Geral do Campus de Maracanaú, através da Coordenação Local do Pronatec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

ENADE: Perguntas e respostas

ENADE: Perguntas e respostas ENADE: Perguntas e respostas O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), Instituído pela Lei 10.861/2004 Lei do SINAES, sua realização é efetuada pelo INEP anualmente a estudantes das áreas selecionadas,

Leia mais

1 Das Vagas. 2 Das Inscrições ENSINO. Serão LICENCIATURAS ÁREA. Nº de Bolsas

1 Das Vagas. 2 Das Inscrições ENSINO. Serão LICENCIATURAS ÁREA. Nº de Bolsas SERVIÇOO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE G PRÓ REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONALL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITALL PIBID Nº 03/2011 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Avaliação Econômica Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Objetivo da avaliação: identificar o impacto do desempenho dos brasileiros na Educação Básica em sua renda futura. Dimensões

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE.

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE. REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE. CAPÍTULO I Dos Objetivos e Prazos Artigo 1º Os Cursos Acadêmicos de Pós-Graduação stricto

Leia mais

EDITAL 019/2015/PROEAC/UNIFAP, 09 de Dezembro de 2015.

EDITAL 019/2015/PROEAC/UNIFAP, 09 de Dezembro de 2015. EDITAL 019/2015/PROEAC/UNIFAP, 09 de Dezembro de 2015. A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC torna público e convocam os discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do

Leia mais

quinta-feira, 6 de agosto de 2015 Diário Oficial, 125 (144) 37

quinta-feira, 6 de agosto de 2015 Diário Oficial, 125 (144) 37 quinta-feira, 6 de agosto de 2015 Diário Oficial, 125 (144) 37 Resolução SE 36, de 5-8-2015 Estabelece critérios e procedimentos para a implementação do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada Escolar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS SOUSA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS SOUSA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS SOUSA PROGRAMA MONITORIA EDITAL Nº 009/2013 O Diretor Geral

Leia mais

Perfil do Emprego nas Fundações de Belo Horizonte/MG - 1999*

Perfil do Emprego nas Fundações de Belo Horizonte/MG - 1999* Perfil do Emprego nas Fundações de Belo Horizonte/MG - 1999* Eduardo Marcondes Filinto da Silva Secretário Executivo e Pesquisador FIPE Marianne Thamm de Aguiar Graduanda em Economia pela FEA/USP O objetivo

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA nº 01/2015

EDITAL DE MONITORIA nº 01/2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO EDITAL DE MONITORIA nº 01/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Barreiros, torna público que

Leia mais

CONTRATO Nº 229/ 2014

CONTRATO Nº 229/ 2014 CONTRATO Nº 229/ 2014 Prestação de Serviços de Consultoria especializada em gestão na área de planejamento estratégico e mapeamento de processos. Que fazem entre si de um lado a Prefeitura Municipal de

Leia mais

Consultoria e Marketing COMO TORNAR O TREINAMENTO UMA FERRAMENTA DE LUCRATIVIDADE

Consultoria e Marketing COMO TORNAR O TREINAMENTO UMA FERRAMENTA DE LUCRATIVIDADE COMO TORNAR O TREINAMENTO UMA FERRAMENTA DE LUCRATIVIDADE A melhor idéia, sem gente boa, não vai a lugar algum. Carlos Alberto Sicupira Controlador da ABInBev Presidente do Conselho das Lojas Americanas

Leia mais

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Tire suas dúvidas 1. O que é o Programa de bolsas auxílio da Unicamp? R: É um conjunto de auxílios que a Unicamp destina à assistência estudantil,

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Autorização de Funcionamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus Secretaria de Educação

Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus Secretaria de Educação Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus Secretaria de Educação PORTARIA DE CHAMADA PUBLICA Nº 01/ 2014 De 04 de fevereiro de 2014 Estabelece normas para o cadastramento, credenciamento e seleção

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA DA FESAR

MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA DA FESAR MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA DA FESAR Elaborado por: Georgia Miranda Tomich Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESAR Redenção 2014 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 JUSTIFICATIVA...3 PROGRAMA DE MONITORIA...4

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 08/2014 CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MONITOR DE INFORMATICA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 08/2014 CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MONITOR DE INFORMATICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 08/2014 CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE MONITOR DE INFORMATICA Contratação temporária e emergencial de um monitor de informática HILÁRIO CASARIN, Prefeito Municipal de São Miguel

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

Comunica i r r e g u l a r i d a d e s na Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga. Manoel Gonçalves Ferreira Filho

Comunica i r r e g u l a r i d a d e s na Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga. Manoel Gonçalves Ferreira Filho DEMEC/MH Comunica i r r e g u l a r i d a d e s na Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga. Manoel Gonçalves Ferreira Filho 1 RELATÓRIO Pelo Parecer 306/87 foi aberto inquérito administrativo na Faculdade

Leia mais

P r o g r a m a d e T r e in a m e n to e P a le s tr a s

P r o g r a m a d e T r e in a m e n to e P a le s tr a s P r o g r a m a d e T r e in a m e n to e P a le s tr a s D ia b e te s M e llitu s e H ip e r te n s ã o A r te r ia l Dra Fernanda Pavarini Diabetes M ellitus P o r q u e g e r e n c ia r D ia b e te

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº. 01 CONSEPE, DE 5 DE MARÇO DE 2015. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e revoga as Resoluções CONSEPE nº 09/2013; 10/2014

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

Art. 2º. Fazer publicar esta Portaria em Boletim de Serviço, revogando-se a Portaria 577/05-R, de 05 de dezembro de 2005.

Art. 2º. Fazer publicar esta Portaria em Boletim de Serviço, revogando-se a Portaria 577/05-R, de 05 de dezembro de 2005. PORTARIA 328/R-06 DE 22 DE JUNHO DE 2006. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso da competência que lhe foi atribuída pelo artigo 39, inciso XX, do Regimento Geral da UFRN; CONSIDERANDO

Leia mais