Dimensão Ambiental no Planejamento de Atividades do V Salão Gaúcho de Turismo: Informações de Expositores e Organizadores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dimensão Ambiental no Planejamento de Atividades do V Salão Gaúcho de Turismo: Informações de Expositores e Organizadores."

Transcrição

1 Dimensão Ambiental no Planejamento de Atividades do V Salão Gaúcho de Turismo: Informações de Expositores e Organizadores. Álvaro Luis Machado 1 Suzana Maria De Conto 2 Universidade de Caxias do Sul RESUMO: O presente estudo analisa as informações de 15 expositores e 10 organizadores sobre o planejamento de práticas ambientais no V Salão Gaúcho do Turismo realizado em Caxias do Sul. A entrevista foi a técnica de pesquisa realizada. Os resultados indicam que em geral a adoção de práticas ambientais não foi concebida ainda na fase de planejamento do evento turístico. Constata-se a importância de implantar programas de Educação Ambiental para organizadores, expositores e visitantes, possibilitando a sensibilização dos mesmos e a socialização de conhecimento, no sentido de contemplar a dimensão ambiental no planejamento do Salão Gaúcho do Turismo. Palavras-chave: Eventos; planejamento ambiental; Salão Gaúcho do Turismo; planejamento do turismo; educação ambiental. 1 Introdução Como os expositores e organizadores do V Salão Gaúcho de Turismo foram incentivados a adotar práticas ambientais no planejamento e execução do evento? Que informações são disponibilizadas aos visitantes sobre ações ambientais que são desenvolvidas no evento? Há programas de educação ambiental destinados aos organizadores, expositores e/ou visitantes? Há preocupação em diminuir e recuperar materiais impressos e decorativos produzidos para o evento? Os expositores e organizadores julgam importante adotar práticas ambientais corretas para a realização do evento? Essas questões merecem uma análise e respostas no sentido de contribuir 1 Professor das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Especialista em Ecologia Social e Educação Ambiental pela ULBRA-RS, Mestrando em Turismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Contato: Rua Israel Wolf, 301/601, alvaromm@faccat.br. 2 Engenheira Química, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora no Departamento de Engenharia Química e no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Contato: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Caxias do Sul-RS; smcmande@ucs.br.

2 para a diminuição da complexidade da gestão dos resíduos oriundos das atividades turísticas, especialmente na implantação e operacionalização do evento. O presente estudo busca analisar as informações de organizadores e expositores do V Salão Gaúcho do Turismo sobre práticas ambientais previstas no planejamento do evento. Estudos dessa natureza são importantes sob o ponto de vista socioambiental, contribuindo para um novo pensar e agir no planejamento de eventos turísticos. 2 O turismo e os eventos turísticos A área de eventos representa o segmento que mais cresce no mercado mundial de turismo, possibilitando transformar esse setor na mais importante atividade econômica do mundo (PEREIRA; DE CONTO, 2006). Como um fenômeno complexo, o turismo não pode ser analisado somente sob a ótica econômica. Os impactos e aspectos ambientais precisam ser considerados no planejamento das atividades turísticas, incluindo os eventos turísticos. Para Pugen (2008), os eventos são (...) dependentes de variáveis ambientais, culturais, sociais e econômicas (p. 25). Martin (2003) define evento como qualquer acontecimento que foge da rotina, sempre programado para reunir um grupo de pessoas (p.35). Como evento turístico, um salão pode ser entendido como um evento destinado a promover e divulgar produtos e informar sobre eles com o intuito de criar para os consumidores uma imagem positiva da instituição promotora (BRITTO; FONTES, 2002). Ao analisar a relação dos eventos com a responsabilidade ambiental, De Conto (2004) destaca: Um evento do turismo (festa, rodeio, show musical, entre outros) só é bem planejado se considerar os custos ambientais. Portanto, a contabilidade ambiental deve ser clara nesse planejamento para evitar surpresas. Quem planeja, organiza, apóia, patrocina, executa e fiscaliza um projeto em turismo deve saber que a responsabilidade é solidária. Assim, todos são responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos resultantes da atividade. É necessário entender que a responsabilidade ambiental pressupõe uma responsabilidade legal, social, moral e ética. (DE CONTO, 2004, p.2). Com relação à organização de eventos, Watt (2007) identifica que talvez a busca de uma abordagem geral dos princípios e das práticas aplicáveis às organizações em um campo tão amplo tenha deixado alguns setores um tanto de lado (WATT, 2007, p. 10). Talvez esse seja o caso do planejamento ambiental em muitos eventos.

3 Pereira (2007) chama a atenção para o fato de um evento turístico possuir características de um empreendimento já que consome energia, água e demais recursos, gerando resíduos sólidos, emissões atmosféricas e efluentes líquidos (PEREIRA, 2007, p. 13). Tal responsabilidade está expressa no código de ética da Associação Brasileira de Empresas de Eventos ABEOC quando em seu artigo 20º determina que Com a sociedade em geral, a associada deverá manter atitude de colaboração, sem prestar o concurso de sua especialidade profissional em atividades que contribuam para a degradação social ou ambiental (ABEOC, 2009). A responsabilidade ambiental de um evento fica mais evidente ao se perceber que além da geração de empregos diretos pela organização, os eventos impulsionam os setores produtivos, por meio da cadeia do turismo e geram empregos em vários ramos de atividades (TOMAZZONI; BUHLER; SIMÃO, 2008) disseminando seus impactos por vários setores da economia. Para Pugen (2008) quanto maior a abrangência, maior será a interferência econômica e social, no nível local e regional (p. 14), que poderia representar também uma maior abrangência de seus impactos positivos e negativos, entre eles, os impactos ambientais. Para Pereira (2007) todo empreendimento, evento, produto ou serviço do turismo deve estar em conformidade com a legislação ambiental, assegurando assim seu compromisso ético para as questões ambientais (p. 36). A importância da dimensão ambiental no planejamento de uma empresa é também ressaltada por Carvalho e Alberton (2008) ao afirmarem que hoje as empresas investem em aspectos como confiabilidade, produtos ambientalmente corretos, relacionamento ético das empresas com fornecedores e clientes, além da observância das leis quanto ao tratamento correto para com os seus funcionários (p. 33). Como aspectos ambientais da responsabilidade social de uma empresa, Carvalho e Alberton (2008) sugerem a adoção de atitudes como: Ter um programa para reduzir o desperdício de energia e materiais; Promover coleta seletiva de lixo e direcionar os ganhos com tal atividade; Fazer uso racional da água; Realizar programas de educação ambiental com os funcionários e/ou comunidade. (CARVALHO; ALBERTON, 2008, p. 42). Tais aspectos parecem ser úteis na análise da dimensão ambiental no planejamento de um evento com as características do Salão Gaúcho do Turismo,

4 buscando conhecer as informações de expositores e organizadores quanto ao uso de programas para redução do desperdício de energia (luz, maquinário e combustível) e materiais (folderes, estandes, cartazes, impressos, CDs, mapas, entre outros). Também é importante identificar informações sobre processos de geração, seleção e destino dos resíduos gerados e possíveis programas de educação ambiental direcionados aos expositores, organizadores e visitantes de eventos dessa natureza. A expressão educação ambiental é definida na Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº de 1999 (BRASIL, 1999) como: Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (BRASIL, 1999). Cabe destacar que, independente da forma de educação (formal ou não-formal) é importante no planejamento do turismo ter presente os objetivos fundamentais da educação ambiental conforme apresentado na Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL,1999): I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; II - a garantia de democratização das informações ambientais; III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social; IV - o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania; V - o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade; VI - o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia; VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade. Ainda, na referida Lei, em seu Art. 3º, é declarado que todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:

5 I ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; II às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem; III aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; IV aos meios de comunicação de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação; V às empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente; VI à sociedade como um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais. (BRASIL, 1999). A partir do art. 3º é possível constatar que a responsabilidade pela incorporação da dimensão ambiental na gestão das organizações é notória. Todos os segmentos da sociedade precisam conhecer de fato a Política de Educação Ambiental e assumirem seu papel no cumprimento da mesma, e isso diz respeito também aos eventos turísticos. 3 Metodologia Na pesquisa realizada de caráter exploratório a técnica de coleta de dados foi a entrevista. O roteiro de entrevista utilizado foi adaptado de Pereira (2007), que examinava, em seu estudo as relações estabelecidas entre a variável ambiental e os eventos turísticos. As principais situações destacadas no instrumento foram: a) adoção de práticas ambientalmente corretas no planejamento e execução do evento; b) elaboração de programa de educação ambiental para expositores, organizadores e visitantes; c) geração, composição e destino de resíduos sólidos; d) recuperação de materiais utilizados na divulgação do evento; e) uso de papel reciclado para a confecção dos folderes; f) diminuição da geração de resíduos no Salão, entre outras. Para a realização das entrevistas foram selecionados os coordenadores regionais de turismo, representando as 24 microrregiões turísticas do Estado e com estande institucional presente no evento, além de 10 organizadores da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul SETUR/RS com diversas funções de planejamento, organização e acompanhamento. A entrevista com os coordenadores

6 regionais foi realizada durante o evento, totalizando 15 expositores. Os organizadores foram entrevistados após o evento na SETUR/RS, totalizando o número de 10 entrevistados. O período de coleta de dados foi de 18 a 30 de março de O número total de entrevistas foi de 25. O Salão Gaúcho de Turismo O Salão Gaúcho do Turismo surgiu no ano de 2002 como resultado das ações desenvolvidas a partir da implantação da política de desenvolvimento turístico, por meio do Plano Viajando pelo Rio Grande, que buscava preencher uma lacuna na divulgação e apresentação do produto turístico gaúcho, em seus diversificados segmentos e níveis de organização para o público interno no principal mercado emissor do Estado situado na região metropolitana de Porto Alegre. O Projeto foi considerado inédito no mercado turístico gaúcho. Desta forma, a SETUR/RS acreditava estar desencadeando um processo qualificado de comercialização turística, como resposta às exigências de um mercado altamente competitivo" (SETUR, 2002). O I Salão Gaúcho de Turismo ocorreu no Shopping Center DC Navegantes, na zona norte de Porto Alegre, no período de 21 a 24 de junho de 2001, organizado pela equipe técnica da SETUR/RS e teve como promotora a Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul. O Salão foi planejado na intenção de potencializar o produto turístico presente nas regiões turísticas entregando um estande individualizado a cada microrregião turística do Estado. Além da área de exposição das regiões, foi criado um espaço específico para apresentar o segmento do Turismo de Aventura e Ecoturismo e um ambiente rústico para apresentar o programa de Turismo Rural do Estado. Não foi encontrada junto à SETUR/RS dados que fizessem referência ao número de participantes do evento. Além da exposição e das apresentações culturais, o Salão apresentava como atividades uma rodada de negócios, organizada pelo SEBRAE-RS e um Núcleo de Conhecimento com palestras diversas na área de turismo e serviu como modelo para o Salão Brasileiro de Turismo. O II Salão foi realizado no período de 24 a 28 de abril de 2002, no mesmo local do anterior. Houve poucas modificações com relação ao projeto do I Salão. As mudanças ficaram restritas ao aumento do espaço de exposição, com novas empresas turísticas inseridas. A rodada de negócios contou com 120 agências de turismo inscritas, com encontros pré-agendados, sendo que no ano anterior, haviam participado 140

7 empresas (118 agências gaúchas, 17 nacionais e 5 internacionais) e realizados 545 contatos comerciais. O III Salão teve sua realização no período de 25 a 29 de agosto de 2004, no DC Navegantes com um público estimado, de acordo com a SETUR/RS, de 17 mil pessoas. O evento foi organizado pela primeira vez pelo SEBRAE- RS com o objetivo de fomentar, de forma integrada, ações de desenvolvimento setorial regional, tendo como atividades: Programa de Qualificação dos Agentes de Turismo Receptivo, Exposição das nove Zonas Turísticas, Workshops, Famtours e divulgação dos principais segmentos turísticos do Estado. A organização do evento contava com um espaço institucional destinado aos parceiros e ao co-realizador SEBRAE/RS, além de patrocinadores do evento, sala de imprensa, central de pesquisa, centro de informações turísticas e demais órgãos oficiais. Foi reservado espaço para a mostra das 22 regiões políticas do Estado, agrupadas em 9 Zonas Turísticas 3 com estandes individualizados para cada região que ficaria encarregada do projeto de engenharia, responsabilidade técnica, ambientação e decoração. Além dos estandes, havia também espaço para vivência dos segmentos turísticos de aventura, ecológico e rural, ocupado por empreendedores desses segmentos, organizados de acordo com a proposta da SETUR: Os pólos de aventura do RS, atividades especiais com toda a oferta de produtos de aventura e programas especiais, como esportes de aventura para portadores de necessidades especiais. Turismo Rural estava organizado em Casas de Fazenda, Casas de Colônia, Fazendas hospedarias, Hospedarias Coloniais, Programas Especiais (Rotas e Roteiros Rurais, Propostas Pedagógicas, Cavalgadas e pontos de venda de produtos coloniais e artesanato). O Salão contava ainda com espaço para a mostra e comercialização dos produtos típicos representativos das Zonas Turísticas, obedecendo aos critérios do Programa Mãos Gaúchas, do Sebrae, da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social/Casa do Artesão e do Programa Sabor Gaúcho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Emater. Foi criado um espaço destinado aos shows, apresentações culturais e lançamentos de produtos turísticos das regiões, conforme critérios definidos pela Setur- RS e Sebrae-RS. Quanto a divulgação foi desenvolvida uma campanha publicitária com 3 Metropolitana, Serra, Litoral Norte, Central, Vales, Hidrominerais, Pampa, Missões e Sul

8 plano de mídia para todo o Estado e a criação de peças como slogan, volante, cartaz, anúncios, cadernos especiais, TV, spot de rádio e outros e desenvolvido um plano de distribuição promocional de sacolas do evento, folderes, passaporte do Salão, tarifário, uniforme, crachás, blocos de notas, convites, jornal/boletim, brindes e kit imprensa. A avaliação realizada pela equipe técnica da SETUR-RS apresenta pela primeira vez um questionamento quanto à distribuição exagerada de sacolas plásticas durante o evento, porém, não propõe nenhuma ação capaz de corrigir tal fato. Outro fato negativo identificado pela equipe foi a retirada dos painéis temáticos e Seminário Técnico da programação. Houve críticas também ao formato da Feira de Artesanato e agroindústrias já que não eram representativas das regiões turísticas. O IV salão ocorreu no período de 03 a 06 de maio de 2006 e pela primeira vez foi utilizado o Cais do Porto Mauá como local do evento, onde foram ocupados quatro armazéns do cais com espaço para artesanato, exposição das regiões turísticas, exposição dos parceiros no Salão e espaço para o Turismo Rural e para o Turismo de Aventura, realizado em parceria com a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul FUNDERGS. Como uma das novidades do evento ocorreu a 1ª Mostra de Roteiros Integrados do Mercosul, para promoção de roteiros das regiões gaúchas com o Mercosul, com destaque para: Roteiro da Erva-Mate, Camiño del gaucho, Internacional Iguassu/Misiones e o Roteiro Arquitetônico de Jaguarão. A rodada de negócios contou com 120 rodadas de negócios entre 12 operadoras do Brasil e 48 agências receptivas do Estado. O V Salão Gaúcho do Turismo foi realizado entre os dias 18 e 21 de março de 2010 e pela primeira vez o evento foi deslocado da capital para o interior, tendo como local os pavilhões da Festa da Uva, localizado no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul e como promotora do evento a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. No evento 24 microrregiões turísticas do Estado 4 estavam presentes com exposição de seus produtos. Havia, também espaço reservado para: Parques de Turismo de Aventura, Ecoturismo, Turismo Rural, artesanato, agricultura familiar, parceiros institucionais, universidades. Durante a realização do evento foi realizada uma Rodada 4 Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre e Delta do Jacuí, Litoral Norte Gaúcho, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Uva e Vinho, Vale do Paranhana, Rota das Araucárias, Águas e Pedras Preciosas, Termas e Lagos, Cultura e Tradição, Rota do Yucumã, Rota do Rio Uruguai, Missões, Campanha, Fronteira Gaúcha, Central, Rota das Terras, Jacuí Centro, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Centro Sul e Sul.

9 de Negócios especificamente entre agências receptivas do Estado e representantes da hotelaria gaúcha. De acordo com o SEBRAE-RS, responsável pela operacionalização da atividade, foram recebidos 72 pedidos para agendamento de reuniões, por cada uma das empresas que fizeram sua inscrição durante o prazo estabelecido, considerados encontros formais. (SECRETARIA DO TURISMO DE CAXIAS DO SUL, 2010). 4 Resultados As Tabelas 1 a 6 apresentam os dados obtidos a partir das entrevistas realizadas durante o V Salão Gaúcho de Turismo com os expositores e organizadores. A Tabela 1 apresenta a distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos expositores e organizadores sobre a motivação para a adoção de práticas ambientalmente corretas no planejamento do V Salão Gaúcho de Turismo. Tabela 1 Distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos expositores e organizadores sobre a motivação para a adoção de práticas ambientalmente corretas no planejamento do V Salão Gaúcho de Turismo Indicação sobre a motivação para a adoção de práticas ambientalmente corretas no planejamento do evento f % houve motivação 3 26,7 Expositores não houve motivação 12 73,3 houve motivação 1 10,0 Organizadores não houve motivação 9 90,0 Conforme é possível observar na tabela 1, 73,3% dos expositores e 90% dos organizadores declaram que não houve motivação para a adoção de práticas ambientalmente corretas ainda no planejamento do evento. Cabe destacar que qualquer atividade na área ambiental a ser contemplada no planejamento de um evento, além da demonstração de seu desempenho social, econômico e ambiental, precisa ser estimulada e passível de convencimento de toda a equipe responsável pela organização desse evento. As Tabelas 2 e 3 apresentam a distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos expositores e organizadores respectivamente referente a elaboração de programas de educação ambiental dedicados aos organizadores, aos expositores e aos visitantes do Salão. Tabela 2 Distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos expositores referente ao planejamento de programa de educação ambiental para os organizadores, expositores e visitantes do Salão Indicação dos expositores sobre a elaboração de programa f % de educação ambiental

10 Programa de Educação Foi considerado 1 6,6 ambiental para os organizadores Não foi considerado 14 93,4 Programa de Educação Foi considerado 1 6,6 ambiental para os expositores Não foi considerado 14 93,4 Programa de Educação Foi considerado 5 33,3 ambiental para os visitantes Não foi considerado 10 76,7 Como pode ser observado nas tabelas 2 e 3, a educação ambiental em geral não foi contemplada no planejamento do Salão. Cabe destacar que, a proposição de um Programa de Educação Ambiental surge da necessidade de esclarecer e sensibilizar os expositores, organizadores e visitantes sobre a responsabilidade socioambiental do Salão Gaúcho de Turismo. Na implantação de um Programa de Educação Ambiental, o desenvolvimento de ações integradas em prol da preservação ambiental surge como importante instrumento de formação e, como decorrência, de sensibilização de todos os responsáveis pelo Salão, para que os mesmos assumam suas responsabilidades com o meio ambiente. As mudanças de condutas de todos esses agentes precisam ocorrer, e isso só é possível quando são estabelecidas as relações entre diferentes setores públicos e privados (Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal do Meio ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual do Turismo, Secretaria Estadual do Meio ambiente, Agências, Operadoras, Meios de Hospedagem, entre outros) e as políticas ambientais e de turismo no âmbito nacional, estadual e municipal. Tabela 3 Distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos organizadores referente ao planejamento de programa de educação ambiental para os organizadores, os expositores e visitantes do Salão Indicação dos organizadores sobre a elaboração de programa de educação ambiental f % Programa de Educação ambiental para os Não foi considerado organizadores Programa de Educação Foi considerado 1 10 ambiental para os expositores Não foi considerado 9 90 Programa de Educação ambiental para os visitantes Não foi considerado

11 A tabela 4 apresenta a frequência e porcentagem de indicações dos expositores e organizadores referentes à geração, composição e redução de resíduos sólidos gerados durante o Salão. Pela análise da tabela 4, observa-se que 53,3% dos expositores indicaram ter havido preocupação em diminuir resíduos gerados no Salão enquanto apenas 10% dos organizadores indicaram tal preocupação. Cabe destacar que contemplar a geração de resíduos sólidos no planejamento de um evento significa contabilizá-lo antes de sua geração no sentido de definir as melhores opções de gerenciamento dos mesmos (priorizando a não geração), como também a definição de responsabilidades dos agentes que organizam, expõem e apóiam a atividade turística. O conhecimento das diferentes frações dos componentes que fazem parte da composição dos resíduos sólidos também possibilita definir as etapas de gerenciamento dos mesmos (acondicionamento, coleta, reuso, reutilização, reciclagem, tratamento e destino final). As Tabelas 5 e 6 apresentam informações de expositores e organizadores respectivamente sobre a recuperação de materiais utilizados no Salão e uso de papel reciclado. Tabela 4 Distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos expositores e organizadores referentes à geração, composição e redução de resíduos sólidos gerados durante o Salão Indicação dos expositores e compositores sobre a geração, composição e destino dos resíduos sólidos f % Foi contemplada no 3 20 Geração de resíduos sólidos (expositores) Geração de resíduos sólidos (organizadores) Composição de resíduos sólidos (expositores) Composição de resíduos sólidos (organizadores) planejamento Não foi contemplada no 11 73,4 planejamento Não foi pensado no assunto 1 6,6 Foi contemplada no 1 0 planejamento Não foi contemplada no 9 90 planejamento Há preocupação em conhecer Há preocupação em conhecer 8 80 Não há preocupação em conhecer 2 20

12 Diminuição da geração de resíduos sólidos (expositores) Diminuição da geração de resíduos sólidos (organizadores) Houve preocupação em 8 53,3 diminuir a geração Não houve preocupação em diminuir a geração 6 40 Não foi pensado no assunto 1 6,7 Houve preocupação em diminuir a geração 1 10 Não houve preocupação em 9 90 diminuir a geração Tabela 5 Distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos expositores sobre a recuperação de materiais utilizados no Salão e uso de papel reciclado Recuperação de materiais utilizados no Salão e uso de papel reciclado f % Foi contemplada a 13 86,6 Material utilizado recuperação Não foi pensado no assunto 2 13,4 Planejamento do uso de papel Foi planejado 6 40 reciclado Não foi planejado 9 60 As indicações dos sujeitos sobre contemplar a recuperação de materiais utilizados na divulgação do Salão (tabela 5) são maiores para os expositores (86,6%), revelando uma prática que deve aumentar nos eventos turísticos. È importante a comparação entre as indicações da falta de planejamento na geração de resíduos e a preocupação em conhecer tais resíduos. Enquanto a falta de planejamento apresenta uma porcentagem de 90% para os organizadores, a intenção de conhecer tais resíduos atinge uma porcentagem de 80% no mesmo grupo, indicando a necessidade de uma organização melhor quanto à geração dos resíduos do salão. O fato de planejar a recuperação desses materiais indica uma preocupação com a minimização de recursos naturais e geração de resíduos, como também com o destino dos mesmos após o seu descarte. Já os organizadores, revelam (80%) que não houve essa preocupação no planejamento de recuperação de material e uso de papel reciclado (tabela 6). Tabela 6 Distribuição de frequência e porcentagem de indicações dos organizadores sobre a recuperação de materiais utilizados no Salão e uso de papel reciclado Recuperação de materiais utilizados no Salão e uso de papel reciclado f %

13 Foi contemplada a 1 10 recuperação Material utilizado Não foi contemplada a recuperação 8 80 Não foi pensado no assunto 1 10 Planejamento do uso de papel Foi planejado 3 30 reciclado Não foi planejado Conclusão Considerando que a informação é uma variável que determina o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente (MANDELLI, 1997), é importante que a mesma seja de qualidade e que possa ser disponibilizada de forma contínua junto aos organizadores, expositores e visitantes. Nessa direção, o Salão Gaúcho de Turismo ao inserir a dimensão ambiental no planejamento e operacionalização (programas de educação ambiental, práticas de prevenção da geração de resíduos sólidos, reaproveitamento de materiais, controle de desperdícios, identificação dos aspectos e impactos ambientais relacionados à implantação e operacionalização), contribuirá com a construção de condições para a mudança de comportamentos dos seus agentes em relação ao meio ambiente. Nesse sentido, a proposta de implantação de um Programa de Educação Ambiental no Salão Gaúcho de Turismo, significa disponibilizar um espaço de reflexão e de aprendizagem, possibilitando a capacitação de todos os atores envolvidos, no sentido de melhor lidarem com novas situações e novas responsabilidades em relação à prevenção da poluição resultante de suas atividades. Como contribuição apresenta-se diferentes formas de pensar e de agir que podem ser utilizadas pelos organizadores do Salão para a próxima edição: - Criação de um espaço ambiental no Salão com exposição de fotos, vídeos, resultados de pesquisas científicas de práticas ambientais dos municípios que fazem parte do evento (expositores); - Inserção na divulgação do Salão na internet de informações relacionadas a animais em extinção no estado do Rio Grande do Sul, ao uso racional da água, minimização de desperdícios de energia, prevenção da geração de resíduos, segregação de resíduos sólidos, situação do saneamento ambiental dos municípios dos expositores e a responsabilidade socioambiental dos visitantes;

14 - Apoio ao desenvolvimento de pesquisas, como por exemplo: dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso. O Salão Gaúcho do Turismo pode ser objeto de estudo dessas pesquisas e tornar-se referência de responsabilidade socioambiental; - Confecção de convites e crachás em papel reciclado; - Determinação da composição dos resíduos sólidos gerados no próximo Salão. Isso permite ao evento conhecer e contabilizar o impacto das atividades. O fato dos organizadores e expositores informarem sobre o interesse em realizar essa atividade, já sinaliza a possibilidade de concretizar a quantificação. Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE EVENTOS ABEOC. Código de ética. Disponível em: < Acesso em: 12 abr BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < Acesso em: 20 mai BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, CARVALHO, A.; ALBERTON, A. Um estudo em estabelecimentos de hospedagem na Estrada Real/MG: as variáveis social e ambiental. Revista Hospitalidade, São Paulo, n. 1, p , jun Disponível em: < 1/193>. Acesso em: 12 abr DE CONTO, S. M. Turismo ambientalmente responsável. Tempo Todo, Caxias do Sul, 30 jan. a 05 fev. 2004, p. 2. MANDELLI, S. M. de C. Variáveis que interferem no comportamento da população urbana no manejo de resíduos sólidos domésticos no âmbito das residências f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, MARTIN, V. Manual prático de eventos. São Paulo: Atlas, PEREIRA, G.; DE CONTO, S.M. A Gestão Ambiental como Objeto de Estudos no Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. In: Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 4., 2006, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... Caxias do Sul: UCS, Disponível em: < minario_4/arquivos_4_seminario/gt12-2.pdf>. Acesso em: 12 abr

15 PEREIRA, G. A variável ambiental no planejamento de eventos turísticos: Estudo de Caso da Festa Nacional da Uva RS f. Dissertação (Mestrado em Turismo) Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, PUGEN, B. Gestão de Evento Turístico: Um estudo organizacional sobre a Festa Nacional do Peixe f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, Disponível em: < 189/Publico/Dissertacao%20Bianca%20Pugen.pdf>. Acesso em: 12 abr SECRETARIA DE TURISMO DE CAXIAS DO SUL. Salão Gaúcho do Turismo oportuniza encontro de negócios entre agências e hotéis gaúchos. Portal Turístico. Disponível em: < Acesso em: 06 abr TOMAZZONI, E.; BUHLER, L.; SIMÃO, S. Os retornos dos eventos técnicos e científicos para o turismo e a para a economia do município de Bento Gonçalves (RS). In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM TURISMO, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPTUR, Disponível em: < Acesso em: 12 abr WATT, DAVID. Gestão de Eventos em Lazer e Turismo. Porto Alegre: Bookman, 2007.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 11.730, DE 9 DE JANEIRO DE 2002. (publicada no DOE nº 007, de 10 de janeiro de 2002) Dispõe sobre a Educação

Leia mais

TÍTULO: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

TÍTULO: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS TÍTULO: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS AUTOR(ES):

Leia mais

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências.

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. Versão final do Workshop 09/07/2010 PROJETO DE LEI ESTADUAL - PARANÁ Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental.

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 2. Caracterização da situação anterior: O município de Glória de Dourados possui 9.927 habitantes (IBGE-2011),

Leia mais

PROGRAMA RS TECNÓPOLE

PROGRAMA RS TECNÓPOLE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PROGRAMA RS TECNÓPOLE Porto Alegre, abril de 2011. 1 1. CONCEITOS BÁSICOS E ANTECEDENTES A inovação

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

CHAMAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE ACORDO SETORIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EDITAL Nº 02/2013

CHAMAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE ACORDO SETORIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EDITAL Nº 02/2013 CHAMAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE ACORDO SETORIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EDITAL Nº 02/2013 O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, tendo em vista o disposto na Lei nº

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015 Altera a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME)

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (NEA) SEMED TÉCNICAS RESPONSÁVEIS: REGINA FREIRE ARNALDO DO NASCIMENTO (GESTORA AMBIENTAL) E SOLANGE ALVES OLIVEIRA (BIÓLOGA) LEI N o 9.795,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA 1. OBJETIVO Em atendimento à Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA

SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA SITE - INFORMAÇÕES DE FRANQUIA PROJETO As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que

Leia mais

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá - INCIT PLANO ANUAL DE TREINAMENTO Itajubá/MG Fevereiro de 2012 Plano Anual de 2 de 11 Revisão 01 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 OBJETIVO GERAL... 4 2

Leia mais

Lei Nº 1223/2014. Capítulo I. Da Educação Ambiental e Mobilização Social. Do Conceito e Princípios

Lei Nº 1223/2014. Capítulo I. Da Educação Ambiental e Mobilização Social. Do Conceito e Princípios Lei Nº 1223/2014 DISPÕE SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO BÁSICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA

DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA DIRETRIZ ESTRATÉGICA DINAMIZAR O TURISMO E SERVIÇOS SUPERIORES GERADORES DE EMPREGO E RENDA O segmento do turismo vem se constituindo na Bahia uma importante atividade na geração de ocupação e renda, especialmente

Leia mais

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO

PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense PROJETO DO CURSO INICIAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICO Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHS

Leia mais

A RECICLAGEM EM NOSSO PLANETA, COMEÇA NA ESCOLA. 1

A RECICLAGEM EM NOSSO PLANETA, COMEÇA NA ESCOLA. 1 A RECICLAGEM EM NOSSO PLANETA, COMEÇA NA ESCOLA. 1 Marivana Da Silva Rigo 2, Liane Maria Fiorim Comerlato 3, Angela De Fátima Linck De Jesus 4. 1 Atividades desenvolvidas na Escola Municipal Fundamental

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

EDITAL N O 01/2012 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. A proposta de Acordo Setorial a ser apresentada deverá obedecer aos seguintes.

EDITAL N O 01/2012 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. A proposta de Acordo Setorial a ser apresentada deverá obedecer aos seguintes. CHAMAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE ACORDO SETORIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, DE VAPOR DE SÓDIO E MERCÚRIO E DE LUZ MISTA. EDITAL N O 01/2012 O MINISTÉRIO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À CONSULTA PÚBLICA Nº 019/2014

MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À CONSULTA PÚBLICA Nº 019/2014 MODELO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES REFERENTE À CONSULTA PÚBLICA Nº 019/2014 NOME DA INSTITUIÇÃO: COPEL DISTRIBUIÇÃO AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL ATO REGULATÓRIO: CONSULTA PÚBLICA N 019/2014

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO APL CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESPÍRITO SANTO 2010/2014 RESUMO 1. APRESENTAÇÃO Com a missão de promover ações para o fortalecimento do segmento da construção civil no Espírito Santo,

Leia mais

HORTA ESCOLAR RECURSO PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Lizyane Lima Borges 1 Pedro Henrique de Freitas 2 Regisnei A. de Oliveira Silva 3.

HORTA ESCOLAR RECURSO PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Lizyane Lima Borges 1 Pedro Henrique de Freitas 2 Regisnei A. de Oliveira Silva 3. HORTA ESCOLAR RECURSO PARA SE DISCUTIR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lizyane Lima Borges 1 Pedro Henrique de Freitas 2 Regisnei A. de Oliveira Silva 3. 1 Universidade Federal de Goiás-Jataí/ lizyanelima31@hotmail.com

Leia mais

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010

Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Grupo Gestor Mar de Cultura XXV Breve Informativo 18 de março de 2010 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para

Leia mais

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos

Planejamento Estratégico Municipal. Tibagi -PR. A Cidade Que Nós Queremos Municipal Tibagi -PR A Cidade Que Nós Queremos Bem Vindos a Tibagi A Cidade Que Nós Queremos Planejamento Estratégico Municipal Tibagi -PR Municipal Cidades e Cidadãos As cidades são as pessoas A vida

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete Vereador Floriano Pesaro SUBSTITUTIVO Nº, APRESENTADO EM PLENÁRIO AO PROJETO DE LEI Nº 0141/2009 Institui o Programa de Incentivo a Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. A D E C R E T A:

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013

PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013 PORTARIA MMA Nº 202, DE 07 DE JUNHO DE 2013 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, Decreto nº 6.101, de

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Plano de Trabalho ADEMI e a Sustentabilidade 2012-2014

Plano de Trabalho ADEMI e a Sustentabilidade 2012-2014 Plano de Trabalho ADEMI e a Sustentabilidade 2012-2014 Objetivos e Premissas do Plano Objetivos do Plano 1 Aperfeiçoar a condução das ações relativas ao tema sustentabilidade na ADEMI 2 - Guiar (instrumento

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.228, DE 2015 (Do Sr. Alan Rick)

PROJETO DE LEI N.º 1.228, DE 2015 (Do Sr. Alan Rick) *C0052695A* C0052695A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.228, DE 2015 (Do Sr. Alan Rick) Institui o fundo Nacional de Educação Ambiental - FNEA e dá outras providências. DESPACHO: ÀS COMISSÕES DE:

Leia mais

EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL E O PROFISSIONAL ECONOMISTA DOMÉSTICO: UM RECORTE BIBLIOGRÁFICO

EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL E O PROFISSIONAL ECONOMISTA DOMÉSTICO: UM RECORTE BIBLIOGRÁFICO EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL E O PROFISSIONAL ECONOMISTA DOMÉSTICO: UM RECORTE BIBLIOGRÁFICO Cynthia Aparecida Gonçalves 1, Luciana Alfenas Pacheco 2, Vera Lucia Rodrigues Fialho 3 Resumo:

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas. Dezembro de 2004

Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas. Dezembro de 2004 Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas Dezembro de 2004 1 Responsabilidade Social Forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO Ana Elizabeth Gondim Gomes Luciana Krauss Rezende Mariana Fernandes Prado Tortorelli Índice Mini currículo dos autores RESUMO Observa-se atualmente

Leia mais

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA OBJETIVO GERAL: Estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio do fortalecimento do Sistema Público de Emprego, garantindo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS 2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS 2015 1 JUSTIFICATIVA O Fórum Permanente instituído pela Lei nº5701/2012 representado pelas seguintes entidades: Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, da Câmara

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014.

MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014. MANUAL DE INTEGRAÇÃO - DIRETORIA Edição 1 Balneário Camboriú, novembro de 2014. OBJETIVO O presente manual se destina a orientar a diretoria da ACIBALC, quanto à administração de suas pastas, o gerenciamento

Leia mais

Para Refletir... De onde vem essa tal Educação Ambiental?

Para Refletir... De onde vem essa tal Educação Ambiental? Para Refletir... De onde vem essa tal Educação Ambiental? Educação Ambiental... Um caminho quem vem sendo construído. 1945, o Japão foi alvo da primeira Bomba atômica e a humanidade se deu conta da possibilidade

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS PROJETO DE LEI Nº 433/2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de estímulo à Produção

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP

MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR PDP MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MANUAL OPERACIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR

Leia mais

GT de Economia Criativa

GT de Economia Criativa GT de Economia Criativa Santa Maria, 02 de outubro de 2012 Pauta da reunião 1) Ações após a 1ª reunião do GT 2) Apresentação do Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa 3) Apresentação

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: Perfumaria e Cosméticos Ltda. Nome Fantasia: O Boticário Data de fundação 1981

Leia mais

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA O mar humildemente coloca-se abaixo do nível dos rios para receber, eternamente,

Leia mais

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 1. Apresentação O Prêmio Mérito Fitossanitário é o reconhecimento ações de responsabilidade social e ambiental das indústrias de defensivos

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. O Programa de Educação Ambiental nas Escolas terá como marcos norteadores: - A educação ambiental contida na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA),

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito -

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito - POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE - Não seja portador de Preconceito - 2014 1 OBJETO As Políticas Institucionais de Acessibilidade Não seja portador de preconceito tem como objetivo promover ações

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Informe nº 4 Informações sobre a renda familiar do Cadastro Único O que é o Programa de Fomento? O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Leia mais

Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1

Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1 Plano de Comunicação: Projeto Tecnologias Sociais Para Empreendimentos Solidários da UNISINOS 1 Cassandra BRUNETTO 2 Deisi BUENO 3 Marina MARTINS 4 Tatiane FLORES 5 Vera Regina SCHMITZ 6 Universidade do

Leia mais

Pesquisa de opinião Profissional de comunicação e sustentabilidade

Pesquisa de opinião Profissional de comunicação e sustentabilidade Pesquisa de opinião Profissional de comunicação e sustentabilidade O Instituto ABERJE de Pesquisas (DATABERJE) realizou uma pesquisa de opinião sobre sustentabilidade com mulheres da área de comunicação,

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

Edital de Concorrência Pública Nacional (SQC) nº 40.10756/2006

Edital de Concorrência Pública Nacional (SQC) nº 40.10756/2006 Edital de Concorrência Pública Nacional (SQC) nº 40.10756/2006 Serviços de Consultoria Pessoa Jurídica para a elaboração de metodologia que permita mensurar, verificar e avaliar os resultados decorrentes

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO PARA HORTICULTURA ORNAMENTAL SUSTENTÁVEL

CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO PARA HORTICULTURA ORNAMENTAL SUSTENTÁVEL CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO PARA HORTICULTURA ORNAMENTAL SUSTENTÁVEL SUMÁRIO 1. COMPONENTES... 1 2. PRINCÍPIOS... 1 3. ESBOÇOS DE CÓDIGOS DE CONDUTA VOLUNTÁRIOS... 2 3.1 Para Órgãos e Setores do Governo...

Leia mais

Projeto Visibilidade UFG

Projeto Visibilidade UFG RELATÓRIO ANUAL ASCOM UFG 2014 Projeto Visibilidade UFG Criado em Janeiro de 2014, o Projeto Visibilidade UFG é uma iniciativa integrada das áreas de Relações Públicas e Jornalismo da Assessoria de Comunicação,

Leia mais

Divulgação do 26º FUC

Divulgação do 26º FUC 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO (X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Divulgação

Leia mais

Eixo Temático ET-01-017 - Gestão Ambiental PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA

Eixo Temático ET-01-017 - Gestão Ambiental PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA 129 Eixo Temático ET-01-017 - Gestão Ambiental PROJETO DE MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA Nelly Alexandre Marçal¹; Susana Cristina Lucena² ¹Graduanda em Tecnologia

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO O presente texto tem por finalidade apresentar os resultados obtidos

Leia mais

Política de. Responsabilidade. Socioambiental. Sita SCCVM S/A

Política de. Responsabilidade. Socioambiental. Sita SCCVM S/A Política de Responsabilidade Socioambiental Sita SCCVM S/A PRSA - POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Em atendimento a Resolução do BACEN Nº 4.327 de 25 de abril de 2014, apresentamos nossa Política

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

Resumo Gestão de Pessoas por Competências

Resumo Gestão de Pessoas por Competências Resumo Gestão de Pessoas por Competências A coordenação técnica e acompanhamento especializado para a realização do projeto são realizados pela consultora e professora Sonia Goulart, da SG Educação Empresarial.

Leia mais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais EXTENSO 2013 Eje 4: Ambiente, Educación Ambiental y Desarrollo Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais Letícia Fernanda Assis¹; Márcio Viera²; Juliana Ferrari³;

Leia mais

Como se viu, a base dessa estruturação foram os Eixos Referenciais, que passaremos a descrever:

Como se viu, a base dessa estruturação foram os Eixos Referenciais, que passaremos a descrever: Conforme se pode inferir da publicação Planejamento Estratégico do Sistema Profissional 2009-2014: O Sistema Profissional é composto por organizações - com identidade e características próprias que devem

Leia mais

PROJETO QUALIFEIRAS QUALIDADE NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES

PROJETO QUALIFEIRAS QUALIDADE NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES PROJETO QUALIFEIRAS QUALIDADE NAS FEIRAS LIVRES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES Rosimeri Galimberti Martins (1)* Diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá - 11665-310 - Caraguatatuba - SP - Fone 55 (12) 3885-2130 www.ifspcaraguatatuba.edu.

TERMO DE REFERÊNCIA. Av. Rio Grande do Norte, 450 - Indaiá - 11665-310 - Caraguatatuba - SP - Fone 55 (12) 3885-2130 www.ifspcaraguatatuba.edu. TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1 Aquisição de pencards personalizados para a realização do The 7th International Conference on Management of computational and collective IntElligence in Digital EcoSystems

Leia mais

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado FACÇÃO TECIDO PLANO 1 - Introdução Nesta apresentação o empreendedor encontra indicações dos conhecimentos que aumentam e melhoram suas chances de sucesso, desde a identificação da oportunidade, riscos

Leia mais

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania

Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania Projeto Casa Aberta - ELETROSUL: 20 anos educando para a cidadania 1. A EMPRESA A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. é uma empresa subsidiária de Centrais Elétricas do Brasil S.A. - ELETROBRAS, vinculada

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC Indicação CONSEMAC nº 031/2013, de 19 de abril de 2013. Dispõe sobre a

Leia mais