ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO DURABILIDADE CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...12

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO...2 2 DURABILIDADE...6 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...11 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...12"

Transcrição

1 ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO SURGIMENTO DO PROJECTO SUSTENTÁVEL IMPACTOS AMBIENTAIS DOS EDIFÍCIOS ÁREAS DA SUSTENTABILIDADE ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DURABILIDADE MADEIRA POLI (CLORETO DE VINILO) ALUMÍNIO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...12

2 SUSTENTABILIDADE Arq Jeann Cunha Vieira 1 ENQUADRAMENTO A sustentabilidade na construção ou edifício sustentável é um conceito utilizado para designar construções que utilizam medidas ou mecanismos para eliminar ou reduzir os impactos do edifício no ambiente. Tendo em conta que quando se fala em ambiente, não se restringe apenas às áreas verdes ou fora das zonas urbanas, pois o objectivo da sustentabilidade é proporcionar conforto e salubridade aos edifícios e parques edificados, garantindo a continuidade dos recursos e minimizando a degradação do meio ambiente a vários níveis. Este capítulo não se prenderá aos pormenores dos impactos nem às medidas para minimizá-los, porém é importante enquadrar o edifício no que diz respeito aos impactos ambientais inerentes à sua construção. 1.1 Surgimento do Projecto Sustentável Até a década de 70, as necessidades dos edifícios eram controladas do lado do fornecimento, ou seja, quanto mais se necessitava mais se produzia. A crise do petróleo, na década de 70, fez com que os projectistas voltassem suas atenções para a eficiência energética nos edifícios e esta talvez tenha sido a primeira grande preocupação com os recursos naturais. Consequentemente, começou-se a tentar resolver as necessidades dos edifícios no lado do consumo, ou seja, se era preciso mais energia, tinha-se que maximizar sua eficiência e evitar o desperdício. Ainda na década de 70, o mercado da reciclagem desenvolve-se nos Estados Unidos e começa a voltar as atenções para a indústria da construção. Mais a frente, no tópico dos impactos ambientais dos edifícios, será justificado o porquê da preocupação da reciclagem na construção. Na década de 80, surgem os primeiros casos da Síndrome do Edifício Doente e as grandes empresas começam a se preocupar com a saúde e conforto no ambiente de trabalho como forma de aumentar a produtividade dos funcionários. Nesse período, começa-se a estudar as emissões de tóxicos pelos materiais de construção e de acabamento dos edifícios. A água como bem escasso é logo outra preocupação que as equipes de projecto começam a observar com atenção na concepção do edifício. Até então a preocupação com a

3 sustentabilidade era algo exclusivo a uma área temática: energia, reciclagem de materiais ou conservação da água. Entre os anos 80 e 90 surgiram os primeiro escritórios de arquitectura onde começaram a integrar todos os factores de impacto de um edifício no meio ambiente, criando o conceito de edifício sustentável ou edifício verde. Logo, é preciso atentar que sustentabilidade é a utilização de várias estratégias para aumentar a performance dos edifícios com a finalidade de minimizar o impacto global no ambiente, sem prejuízo do conforto e da saúde dos ocupantes. 1.2 Impactos Ambientais dos Edifícios São muitos os impactos ambientais da construção de um edifício e estes podem estar divididos em três fases distintas: no consumo dos recursos para construção e funcionamento do edifício; na utilização do edifício; e na geração de resíduos por essa utilização ou, no fim de sua vida útil. Estes impactos possuem ainda diferentes níveis, dependendo do seu grau de influência: no ambiente edificado (ex. qualidade do ar interior), no ambiente local (ex. efeito de ilha de calor), no ambiente regional ou global (ex. efeito estufa).

4 Alguns impactos ainda estão em fase de estudo ou desenvolvimento de legislação, como é o caso da Qualidade do Ar Interior, porém outros já possuem algum desenvolvimento e já apresentam dados concretos que podem ajudar os projectistas a priorizar as estratégias de sustentabilidade na concepção do projecto. Alguns impactos ambientais relativos a construção/utilização dos edifícios: 40% do consumo de energia primária (em Lisboa este valor chega a 45%); 30% das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa; 40-50% dos resíduos sólidos urbanos (construção/demolição); 20% do consumo de água potável e maior custo inerente ao consumo de água potável. 25% do consumo de madeira; 40% do consumo da matéria prima extraída no mundo; outros. 1.3 Áreas da Sustentabilidade Atualmente existem várias organizações e metodologias voltadas para a sustentabilidade dos edifícios, como a organização americana USGCB 1, que utiliza o sistema LEED 2, ou a metodologia inglesa BREEM 3. Esses métodos para criar estratégias que minimizem os impactos dos edifícios geralmente dividem a sustentabilidade em várias áreas temáticas, das quais algumas se destacam. Estas áreas são exactamente as que proporcionam a redução dos principais impactos exemplificados anteriormente. Estas englobam ainda várias vertentes que convergem para o mesmo objectivo, mas que priorizam diferentes aspectos ou que tentam minimizar o impacto atuando primordialmente em alguma das fases dos impactos, ou seja, tenta atuar na produção ou extração, tenta atuar na eficiência ou na racionalização da utilização, ou ainda, tenta atuar na reciclagem ou reutilização dos resíduos. 1 United States Green Building Council. 2 Leadership in Energy & Environmental Design. 3 Building Research Establishment Environmental Assessment Method.

5 Sustentabilidade Área Exemplo de estratégias Energia Água Transporte Uso do solo Ecologia Materiais Energias renováveis, eficiência energética, aproveitamento das energias naturais (solar, ventilação natural, etc). Racionalização e eficiência no uso, reaproveitamento da água cinza dos edifícios, armazenamento e utilização da água das chuvas, tratamento dos resíduos líquidos. Combustíveis alternativos, transportes alternativos (bicicletas), transportes comunitários, parques permeáveis, utilização de materiais produzidos localmente. Áreas com infra-estruturas existentes, revitalização de áreas contaminadas ou degradadas, permeabilização do solo, controle da erosão, redução da ilha de calor. Proteção das áreas verdes, redução da área de implantação do edifício, preservação ou revitalização da fauna e flora local. Utilização de materiais reciclados, reutilização de materiais acabados, materiais com níveis seguros de emissões gasosas tóxicas, reutilização de edifícios, plano de manutenção. 1.4 Escolha da Estratégia Como se pode notar, os materiais fazem parte apenas de uma vertente da sustentabilidade e, mesmo dentro da área temática, pode-se escolher inúmeras estratégias para tentar minimizar os impactos ambientais inerentes ao uso dos materiais. Portanto, a estratégia escolhida para o estudo da sustentabilidade dos vãos envidraçados será a durabilidade. Essa metodologia actua na fase de utilização dos materiais no edifício, porém se reflete nas outras fases, ou seja, conhecendo e utilizando materiais mais duráveis, de acordo com cada situação, reduz-se a pressão no ambiente para extração de novos materiais e também os resíduos que seriam gerados pela troca dos elementos construtivos do edifício.

6 2 DURABILIDADE O conceito de durabilidade dos elementos de um edifício está ligada à capacidade desse elemento desempenhar suas funções mínimas exigidas de utilização, segurança, conforto, saúde e estética, ou outra qualquer ao qual o elemento tenha sido projectado para cumprir, durante um determinado tempo. A durabilidade dos vãos envidraçados depende do comportamento dos elementos que a compõe, quando expostos a longos períodos de tempo às acções das intempéries, enquanto estes garantirem suas características mecânicas e estéticas. Será analisado, de uma forma objectiva, a durabilidade dos principais componentes dos vãos envidraçados, nomeadamente os materiais utilizados para fabrico das caixilharias. O vidro não será abordado, por se tratar de um material que não possui um tempo de vida útil definido, dependendo directamente da manutenção e da utilização para garantir suas qualidades mecânica e estética. Os principais materiais utilizados no fabrico das caixilharias e que serão abordados no trabalho são a madeira, o alumínio e o PVC Madeira A madeira como material de fabrico de caixilharia tem perdido seu espaço para o alumínio e mais recentemente para o PVC. Esse facto se deu tanto pelo seu custo mais elevado quando comparado com seus concorrentes directos, como também pelo mau desempenho apresentado em muitos edifícios. Esse desempenho deficiente se deu porque a concepção da caixilharia de madeira necessita, por parte do projectista, conhecimento das tipologias de madeira e de suas características de desempenho diante da exigência a que vai ser colocada, bem como as metodologias de tratamento da mesma. A degradação da madeira também é outro aspecto de difícil controlo, pois tem origem em fenômenos físicos, químicos, mecânicos ou biológicos, podendo ser apresentados de maneira isolada ou pela acção simultânea de todos ou alguns destes. Os principais agentes de degradação da madeira são a luz solar, a água, o vento e o clima. Estes possuem importante papel na degradação, seja esta de natureza física, química, mecânica ou biológica. A luz combinada com a água e temperatura modificam a cor e textura da madeira, porém não alteram as características químicas do elemento. A radiação ultravioleta, já induz a uma decomposição química dos compostos da madeira, porém essa decomposição é superficial não ultrapassando 0,5 mm de espessura. A madeira possui um bom comportamento a esses 4 Poli(cloreto de vinilo) que em inglês se apresenta como polymers of vinyl chloride, cujas iniciais formam a abreviação PVC.

7 elementos de degradação, desde que seja tratada para resistir ao seu pior agente de degradação, a água. Quando exposta à acção da chuva, a água lava a camada decomposta pelos raios ultravioletas, a madeira passa a ter uma coloração acinzentada, uma superfície rugosa e friável. Isso significa que a água atingiu o interior da madeira, o que pode levar a degradações de outras naturezas. A água no interior da madeira pode ser resultado também da higroscopicidade da madeira que absorve água quer seja da chuva, de condensações ou simplesmente da humidade ambiente. A madeira absorve a água por capilaridade que se distribui em seu interior. O ganho e a perda de água, causando o aumento de volume e retracções, resulta da abertura progressiva de fendas e no desenvolvimento de distorções. A presença de humidade na madeira aumenta a probabilidade de aparecimento da degradação biológica, que é causada pelo aparecimento de fungos, térmitas e carunchos. A durabilidade da madeira depende da escolha da madeira, da sua utilização correcta e do seu tratamento adequado de acordo com a utilização. A escolha e utilização da madeira dependem das funções mecânicas ou estéticas a que será imposta. O tratamento já depende da aplicação da madeira e a sua exposição à humidade. Se a Classe de Risco para Aplicação de Madeira Maciça (NP EN 335) for correctamente determinada a madeira pode ser tratada adequadamente através de um produto preservador, desta forma reduzindo a probabilidade de degradação seja ela de qualquer natureza. A madeira como material de construção não possui uma durabilidade definida, mas está fortemente ligada a correcta escolha, aplicação e principalmente tratamento, ficando desta forma por conta da degradação natural do material, sendo conhecido construções seculares com elementos em madeira. A nível de sustentabilidade a madeira possui outras características que podemos resumir ao quadro: Características Ambientais da Madeira Durabilidade Tempo indefinido Energia incorporada 5 Baixa, se comparada com o alumínio ou PVC. Impactos de transporte Pode ser mais facilmente extraída de regiões próximas. Emissão de gases Não emite gases tóxicos Reciclagem Pode ser reciclada para dar origem a outros produtos a base de madeira. Extracção Pode ser penosa ao meio ambiente se não for feita de maneira racional e programada. Degradação A madeira é um material biodegradável. 5 Energia necessária para produzir ou beneficiar um material ou produto.

8 2.2 Poli (cloreto de vinilo) O PVC ou poli (cloreto de vinilo) é obtido a partir do sal e do etileno. O etileno é um produto derivado do petróleo, no entanto o PVC exige aproximadamente metade da quantidade de petróleo, se comparado com outras substâncias plásticas, pois sua composição contém 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio) e 43% de derivados do petróleo. É importante destacar, que os plásticos representam aproximadamente 45% do consumo total de petróleo. O baixo custo e o excelente desempenho do PVC, constituem factores que têm originado um aumento de sua utilização na construção civil, principalmente em aplicações exteriores, como caixilharia de vãos envidraçados. De modo a assegurar a durabilidade desse material, a resina de PVC necessita de ser aditivada e processada, originando materiais complexos, cujo comportamento e propriedades são muito diferentes da resina de PVC original. A degradação deste produto é complexa, dependendo de inúmeros factores e até o momento não se encontra totalmente definido. A degradação do PVC pode ser encarada como um conjunto de alterações lentas e irreversíveis da sua estrutura molecular, responsáveis pela modificação das propriedades físicas e químicas do material. O primeiro sinal de degradação do PVC é a liberação do cloreto de hidrogénio, processo esse chamado de descloridrificação. Essa liberação é acompanhada de alteração de cor, atribuída ao aparecimento de duplas ligações de HCl que vão se formando ao longo da cadeia molecular. À medida que as duplas ligações aumentam, a cadeia absorve luz com maiores comprimentos de onda, sendo necessário sete duplas ligações conjugadas para que a absorção dessa luz se torne visível e produza uma alteração na cor, causando um escurecimento gradual, que vai do amarelo, passando pelo castanho, até ao negro. Acompanhada pela liberação do cloro, dar-se a fixação de oxigénio ao longo da cadeia e essas combinações moleculares vão alterar a massa molecular do polímero, que consequentemente, alteram suas propriedades mecânicas. A degradação do PVC resulta da acção, combinada ou não, de vários agentes como a temperatura, a radiação solar, o oxigénio e outros. A temperatura, por exemplo, influencia o processo de descloridrificação, que varia na razão inversa da massa molecular do PVC, logo o tempo de degradação está directamente ligada à temperatura ambiente a que o PVC vai estar exposto, pois o aumento da temperatura aumenta a acção cinética da reacção de degradação. A descloridrificação está também ligada a penetração de oxigénio pela permeabilidade da estrutura molecular, por essa razão, quanto maior for a área de exposição do material, maior será a penetração de oxigénio e dessa forma, maior o contributo ao processo de descloridrificação. A radiação solar possui duas influentes no processo de degradação do polímero. Os raios ultravioletas, possuem energia suficiente para romper as ligações químicas existentes, no entanto, podendo ser bloqueados através de aditivos ao polímero que funcionem como filtros.

9 Os raios infravermelhos, não possuem energia suficiente para romper ligações químicas de plásticos, no entanto podem elevar a temperatura superficial do material, favorecendo as reacções químicas de degradação. A humidade pode agir sob o polímero de modos diversos, tanto pelo seu poder solubilizante sobre alguns aditivos, nomeadamente pigmentos, como pela acção catalítica em numerosos processos químicos. No entanto a maior ou menor influência da humidade está condicionada à natureza do polímero e no caso concreto do PVC, ela não é, de modo algum, um agente de envelhecimento importante, quando comparado à temperatura, à radiação solar e o oxigénio. Os poluentes actuam de forma complexa sob os polímeros, uma vez que podem exercer duas acções diferentes, uma agressiva e outra protectora. Em contacto com polímeros, alguns poluentes favorecem as reacções químicas de degradação do material, no entanto, ao se depositarem sobre o polímero, podem funcionar como um filtro à radiação solar, protegendo-o. É evidente que no último caso a protecção custará uma alteração no aspecto do material. Características Ambientais do PVC Durabilidade Tempo não totalmente conhecido, dependendo de muitos elementos que irão actuar sobre o material durante sua utilização. Algumas fontes estimam o tempo de vida útil do PVC entre 50 e 100 anos. Energia Incorporada Maior que a madeira e menor que o alumínio, pois mesmo se tratando de processos de fusão, os plásticos permitem ser moldados a temperaturas bem menos elevadas que os metais. Emissão de gases Os plásticos são potenciais emissores de formaldeídos, sendo essas substâncias nocivas à saúde e alguns considerados cancerígenos. Resistência Resistente à decomposição biológica; Reciclagem O PVC é reciclável por se tratar de um termoplástico, ou seja, aquele que pode ser fundido e moldado diversas vezes. Extracção Material com compostos do petróleo, cuja extracção e transporte pode ser bastante penoso para o ambiente. Degradação O PVC não é um material biodegradável, podendo levar a partir de 100 anos para se decompor no ambiente.

10 2.3 Alumínio O alumínio é um metal relativamente novo, pois sua utilização possui apenas 100 anos, no entanto hoje é o segundo metal mais utilizado, perdendo em utilização apenas para o aço. O alumínio possui várias características interessantes que fizeram desse material um elemento tão procurado, como sua baixa densidade (2,7 g/cm 3, aproximadamente um terço da densidade do aço), resistência mecânica, boa resistência às intempéries, produtos químicos e à água do mar, bom manuseio na fabricação, boas qualidades estéticas e outras. O alumínio pode levar entre 200 e 500 anos para se decompor no ambiente, logo podemos concluir que não é um material de fácil degradação. O alumínio e as suas ligas sofrem em contacto com a atmosfera um processo de oxidação que dá origem a uma camada de óxido de alumínio, a qual protege o resto do metal contra a corrosão. Nas construções em que as condições de ambiente não sejam muito adversas e o aspecto estético não seja fundamental, não é preciso dar ao material qualquer tratamento superficial de acabamento, uma vez que a superfície de alumínio adquire com o tempo uma patina acinzentada, por baixo da qual o metal se mantém intacto. Quando as condições do meio ambiente exijam um cuidado especial ou quando se deseje um aspecto inalterável da superfície, como é normalmente o caso dos materiais de construção, deve proteger-se adequadamente o alumínio, a exemplo do processo de a anodização. O alumínio é quimicamente activo perante os metais alcalinos, e daí resulta que o cimento, o gesso e a cal atacam o alumínio durante o endurecimento e, mesmo depois de endurecidos, se estes materiais se mantiverem constantemente húmidos. É conveniente por isso proteger com pinturas adequadas as superfícies em contacto. Apesar disso, deve-se evitar o contacto com os compostos de oxicloreto de magnésio, como os que se utilizam para o revestimento de pavimentos, assim como de outros aceleradores de presa do betão. A água estagnada vai-se tornando progressivamente ácida, podendo produzir efeitos corrosivos no alumínio. Por conseguinte, convém evitar, tanto a nível de projecto como na execução da obra, a deposição de humidade sobre o alumínio, particularmente quando estas provêm da infiltração através de produtos alcalinos como gessos e cimentos. O alumínio em fachadas possui o inconveniente de ser um elemento de difícil de mudança de aspecto, pois necessita de pintura electrostática ou anodização colorida, ambos processos com um custo relevante. A durabilidade do alumínio, como elemento de construção, é difícil de estimar, por se tratar de um material relativamente novo na indústria da construção civil e de constante evolução tecnológica Seu principal agente de degradação é o processo de oxidação, que

11 acontece com maior facilidade em meios mais alcalinos, e a velocidade de oxidação ocorre em uma razão directa com a alcalinidade do ambiente ou elementos a que está em contacto. Características Ambientais do Alumínio Durabilidade Tempo útil de vida não totalmente conhecido, por se tratar de um elemento relativamente novo na construção e em constante evolução, porém já sabido que pode chegar à várias dezenas de anos. Energia Incorporada O alumínio final para utilização possui uma grande energia incorporada, pois passa por diversos processos metalúrgicos desde a fase de extracção da bauxita até seu fabrico final. Resistência Resistente à decomposição biológica. Reciclagem O alumínio é um material totalmente reciclável. Extracção O alumínio é um material que penaliza muito o ambiente, desde a extracção da bauxita, sua transformação em lingotes de alumina até seu transporte por navios às fábricas para beneficiamento. Degradação O alumínio não é um material biodegradável, podendo levar até 500 anos para se decompor. 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS A sustentabilidade dos materiais utilizados na indústria da construção civil pode ser analisado por vários ângulos, porém apenas uma visão global dos processos que estão relacionados desde a extracção, produção, transporte, aplicação, reutilização, reciclagem, decomposição e etc, é que podem permitir com que os intervenientes da construção possam fazer opções que penalizem menos o ambiente, não só o ambiente local, mas também o ambiente regional e global. A escolha da durabilidade como forma de melhorar a responsabilidade ambiental do edifício, é uma forma de garantir que durante longos períodos de tempo, não serão produzidos novos materiais para desempenhar a mesma função em um mesmo edifício.

12 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDERSON, Jason. HOWARD, Niguel. The Green Guide to House Specification. An environmental profiling system for building materials and components. BRE, London, NUNES, Lina. Preservação de Madeira para a construção. Situação actual e perspectivas futuras. LNEC, Lisboa, SOUSA, Pedro Manuel Pontífice de. A madeira como material de construção. LNEC, Lisboa, REAL, Luís Pimentel Real. Envelhecimento de produtos de poli(cloreto vinilo) utilizados em aplicações exteriores no domínio da construção. LNEC, Lisboa, DEPARTAMENTO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, NÚCLEO DE CERÂMICA E PLÁSTICOS. Durabilidade dos plásticos de base poli(cloreto vinilo). LNEC, Lisboa, ROCHA, Adélia P. F., Durabilidade do poli(cloreto vinilo). Estudo das suas principais causas. LNEC, Lisboa, UNEP. Environmental aspects of alumina production. United Nation Environment Programme, HUFNAGEL, W.. Manual del Aluminio. Editorial Reverté, Barcelona, 1992.

DIATHONITE CORK RENDER. Revestimento colorido ecológico à base de cortiça

DIATHONITE CORK RENDER. Revestimento colorido ecológico à base de cortiça DIATHONITE CORK RENDER Revestimento colorido ecológico à base de cortiça O que é Diathonite Cork Render representa a última evolução do revestimento colorido: não é uma pintura tradicional, mas um verdadeiro

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve.

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve. Light Steel Framing PORTEFÓLIO 2 QUEM SOMOS A INSIDEPLAN foi criada com o intuito de responder às exigências do mercado no âmbito da prestação de serviços a nível de projecto e obra. Na execução de projectos

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

8.5. Inter-relação entre os requisitos acústicos e as exigências de conforto higrotérmico e ventilação

8.5. Inter-relação entre os requisitos acústicos e as exigências de conforto higrotérmico e ventilação 8.5. Inter-relação entre os requisitos acústicos e as exigências de conforto higrotérmico e ventilação 8.5.1. Introdução O conforto higrotérmico tem motivado o desenvolvimento de tecnologias passivas com

Leia mais

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31

Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 1 de 9 Programa Janela Eficiente tem potencial de negócio de 500 milhões 08/03/11, 18:31 NOTÍCIAS A substituição de janelas antigas por janelas eficientes pode gerar na indústria, um potencial de negócio

Leia mais

C5. Formação e evolução estelar

C5. Formação e evolução estelar AST434: C5-1/68 AST434: Planetas e Estrelas C5. Formação e evolução estelar Mário João P. F. G. Monteiro Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia Mestrado em Física e Química em Contexto

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

13 perguntas sobre o sol e a protecção solar

13 perguntas sobre o sol e a protecção solar 13 perguntas sobre o sol e a protecção solar Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 1.2. O sol faz mal? Não existem benefícios da exposição solar?

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra

Leia mais

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um

Estes sensores são constituídos por um reservatório, onde num dos lados está localizada uma fonte de raios gama (emissor) e do lado oposto um Existem vários instrumentos de medição de nível que se baseiam na tendência que um determinado material tem de reflectir ou absorver radiação. Para medições de nível contínuas, os tipos mais comuns de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL! Construção Civil II 1 0 Semestre de 2015 Professoras Heloisa Campos e Elaine Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL! Construção Civil II 1 0 Semestre de 2015 Professoras Heloisa Campos e Elaine Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Construção Civil II 1 0 Semestre de 2015 Professoras Heloisa Campos e Elaine Souza EXERCÍCIO IMPERMEABILIZAÇÃO A seguir está modificado um

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591 Organização Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591 Índice Introdução...3 Conceitos.6 Princípios de uma organização. 7 Posição

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais

A troca consiste no acto de obtermos qualquer coisa que desejamos, oferecendo algo desejado pela outra parte, em compensação. A necessidade de trocar

A troca consiste no acto de obtermos qualquer coisa que desejamos, oferecendo algo desejado pela outra parte, em compensação. A necessidade de trocar O Departamento Comercial desempenha um papel importante no apoio a promotores e vendedores, emitindo regularmente relatórios informativos e estimativas de vendas, de modo a que estes acompanhem o curso

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6

1. Introdução 2. 2. As funções da embalagem 2. 3. Classificação das embalagens 5. 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 Capítulo I CONCEITOS GERAIS SOBRE EMBALAGEM 1. Introdução 2 2. As funções da embalagem 2 3. Classificação das embalagens 5 4. Principais características dos materiais de embalagem 6 5. O ambiente e a embalagem

Leia mais

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO Começo por saudar os presentes e agradecer a disponibilidade demonstrada pelos distintos oradores que

Leia mais

Referenciais da Qualidade

Referenciais da Qualidade 2008 Universidade da Madeira Grupo de Trabalho nº 4 Controlo da Qualidade Referenciais da Qualidade Raquel Sousa Vânia Joaquim Daniel Teixeira António Pedro Nunes 1 Índice 2 Introdução... 3 3 Referenciais

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

Página Web 1 de 1. Ana Oliveira

Página Web 1 de 1. Ana Oliveira Página Web 1 de 1 Ana Oliveira De: GEOTA [geota@mail.telepac.pt] Enviado: quarta-feira, 11 de Abril de 2001 20:53 Para: erse@erse.pt Assunto: Comentários do GEOTA à proposta de Revisão dos Regulamentos

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação

Certificado Energético Edifício de Habitação Válido até 22/07/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada TRAVESSA DOS GALINHEIROS, 17, 2ºDIR Localidade GANDRA PRD Freguesia GANDRA Concelho PAREDES GPS 41.186242, -8.449825 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada SESMARIA DE SÃO JOSÉ, RUA DO AGRICULTOR, 51, Localidade SALVATERRA DE MAGOS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada SESMARIA DE SÃO JOSÉ, RUA DO AGRICULTOR, 51, Localidade SALVATERRA DE MAGOS Válido até 13/03/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada SESMARIA DE SÃO JOSÉ, RUA DO AGRICULTOR, 51, Localidade SALVATERRA DE MAGOS Freguesia SALVATERRA DE MAGOS E FOROS DE SALVATERRA Concelho SALVATERRA DE

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA ENGENHEIRO CARLOS RODRIGUES, BLOCO N.º 4, 1º D Localidade ÁGUEDA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA ENGENHEIRO CARLOS RODRIGUES, BLOCO N.º 4, 1º D Localidade ÁGUEDA Válido até 16/01/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA ENGENHEIRO CARLOS RODRIGUES, BLOCO N.º 4, 1º D Localidade ÁGUEDA Freguesia ÁGUEDA E BORRALHA Concelho AGUEDA GPS 40.577121, -8.439516 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão do Meio Ambiente, da Saúde Pública e da Política do Consumidor 31 de Março de 2004 PE 340.787/1-10 ALTERAÇÕES 1-10 Projecto de relatório (PE 340.787) Hans Blokland

Leia mais

PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU CAPÍTULO 3

PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU CAPÍTULO 3 PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU CAPÍTULO 3 PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU 19 CAPÍTULO 3 ÍNDICE 3. PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação

Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12. 1. Objectivo. 2. Aplicação Código: CHCB.PI..EST.01 Edição: 1 Revisão: 0 Páginas:1 de 12 1. Objectivo o Estabelecer normas para o processamento dos dispositivos médicos, baseadas em padrões de qualidade. o Estabelecer condições de

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

sustentabilidade da construção Isabel Santos e Carla Silva

sustentabilidade da construção Isabel Santos e Carla Silva O papel do Ambiente Urbano na sustentabilidade da construção Isabel Santos e Carla Silva SUMÁRIO O PAPEL DO AMBIENTE URBANO NA SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AMBIENTE URBANO

Leia mais

WORKSHOP SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SUA CERTIFICAÇÃO. Onde estão os Riscos?

WORKSHOP SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SUA CERTIFICAÇÃO. Onde estão os Riscos? WORKSHOP SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SUA CERTIFICAÇÃO Onde estão os Riscos? No Futuro... que pode ser duvidoso e nos forçar a mudanças... Nas Mudanças... que podem ser inúmeras e nos forçam a decisões...

Leia mais

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante

Mod 10-381 rev 0. Manual de Boas Práticas Ambientais. Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mod 10-381 rev 0 Manual de Boas Práticas Ambientais Prestadores de Serviços de Manutenção de Material Circulante Mensagem do Conselho de Administração Mensagem do Conselho de Administração A implementação

Leia mais

Coberturas Cerâmicas e a Reabilitação Sustentável. Materiais para uma Reabilitação Sustentável Porto, 24 de Outubro de 2013

Coberturas Cerâmicas e a Reabilitação Sustentável. Materiais para uma Reabilitação Sustentável Porto, 24 de Outubro de 2013 Coberturas Cerâmicas e a Reabilitação Sustentável Materiais para uma Reabilitação Sustentável Porto, 24 de Outubro de 2013 1. Umbelino Monteiro SA Empresa; 2. Gama de Produtos; 3. Execução de Coberturas

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA GRUPO DE GEOGRAFIA ANO LECTIVO 2007/2008 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS 9º ANO Tema 4: Actividades Económicas Actividade industrial - Definir indústria; - Distinguir indústrias

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Aplicação da ecologia na engenharia civil ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Aplicação da ecologia na engenharia civil ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Aplicação da ecologia na engenharia

Leia mais

AULA 4 AGLOMERANTES continuação

AULA 4 AGLOMERANTES continuação AULA 4 AGLOMERANTES continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil O que tem em comum

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE REVESTIMENTOS HISTÓRICOS

CONSERVAÇÃO DE REVESTIMENTOS HISTÓRICOS PONTA DELGADA, 15 NOVEMBRO CONSERVAÇÃO DE REVESTIMENTOS HISTÓRICOS 1 Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt novembro 2013 PONTA DELGADA, 15 NOVEMBRO Diagnóstico de Anomalias nãoestruturais: causas e metodologias

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modernidade trouxe vantagens e prejuízos Poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza Criação de Leis para minimizar

Leia mais

ESTUDO DE ARGAMASSAS FUNCIONAIS PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

ESTUDO DE ARGAMASSAS FUNCIONAIS PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL - ITeCons, Coimbra 14.DEZEMBRO.2011 ESTUDO DE ARGAMASSAS FUNCIONAIS PARA UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Sandra Lucas, José B. Aguiar, Victor M. Ferreira* [Universidade

Leia mais

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Posição da SPEA sobre a Energia Eólica em Portugal Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves 1. Introdução A energia eólica é a fonte de energia que regista maior crescimento em todo o mundo. A percentagem

Leia mais

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Fonte: ADENE O QUE É UM CERTIFICADO ENERGÉTICO? Um Certificado Energético (CE) de um edifício ou fracção autónoma é o documento emitido no âmbito do

Leia mais

Especialistas em Protecio

Especialistas em Protecio Artigo técnico Manutenção de Sistemas de Protecção Contra o Raio Ricardo Purisch Gerente de Exportaçao Manutenção de Sistemas de Protecção Contra o Raio com pára-raios com dispositivo de ionização (PDI).

Leia mais

Pedro R ibeiro Ribeiro e S ilva Silva MAPFRE Seguros

Pedro R ibeiro Ribeiro e S ilva Silva MAPFRE Seguros Pedro Ribeiro e Silva MAPFRE Seguros A avaliação de riscos psicossociais no trabalho na ótica das seguradoras A avaliação dos riscos psicossociais pelas seguradoras pode ser efectuada em duas perspectivas:

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

FACHADAS Janeiro 2010. Soluções para isolamento térmico-acústico em fachadas. Lã Mineral Natural

FACHADAS Janeiro 2010. Soluções para isolamento térmico-acústico em fachadas. Lã Mineral Natural FACHADAS Janeiro 2010 Soluções para isolamento térmico-acústico em fachadas Lã Mineral Natural Soluções Knauf Insulation para isolamento térmico-acústico em fachadas CLASSE ENERGÉTICA A A + B- B C D E

Leia mais

Os Benefícios Ambientais da REDE URBANA DE FRIO E CALOR DO PARQUE DAS NAÇÕES

Os Benefícios Ambientais da REDE URBANA DE FRIO E CALOR DO PARQUE DAS NAÇÕES Os Benefícios Ambientais da REDE URBANA DE FRIO E CALOR DO PARQUE DAS NAÇÕES 1. Introdução As mais-valias geradas pelo projecto da EXPO 98 ultrapassaram há muito as fronteiras do Parque das Nações. Os

Leia mais

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6

Documento SGS. PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008. PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 PLANO DE TRANSIÇÃO da SGS ICS ISO 9001:2008 PTD3065 - v010-2008-11 Pág 1 de 6 1 Introdução A ISO 9001:2008 e o Processo de Transição da SGS ICS A International Organization for Standardization (ISO) publicou,

Leia mais

SEGURANÇA DE MÁQUINAS

SEGURANÇA DE MÁQUINAS SEGURANÇA DE MÁQUINAS SITUAÇÃO PERIGOSA: Toda a situação em que uma pessoa é exposta a um ou mais riscos ou fenómenos perigosos Zona perigosa Toda a zona interior e/ou ao redor de uma máquina, na qual

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA GENERAL HUMBERTO DELGADO, BLOCO F, 181, 3.º DIR. Localidade MATOSINHOS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA GENERAL HUMBERTO DELGADO, BLOCO F, 181, 3.º DIR. Localidade MATOSINHOS Válido até 04/11/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA GENERAL HUMBERTO DELGADO, BLOCO F, 181, 3.º DIR. Localidade MATOSINHOS Freguesia MATOSINHOS E LEÇA DA PALMEIRA Concelho MATOSINHOS GPS 41.193776, -8.698345

Leia mais

Informação para Profissionais

Informação para Profissionais Informação para Profissionais O soalho em madeira maciça pode ser aplicado e finalizado de diversas formas. Apresentam-se de seguida aquelas que são mais comuns. 1. Fixação 1.1. Fixação sobre sarrafos

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

Recuperação do Património Edificado com Argamassas Industriais de Ligantes Hidráulicos

Recuperação do Património Edificado com Argamassas Industriais de Ligantes Hidráulicos Recuperação do Património Edificado com Argamassas Industriais de Ligantes Hidráulicos Foto autor 2 José Costa CIARGA Argamassas Secas Portugal jdcosta@cimpor.pt Catarina Coelho CIMPOR Indústria de Cimentos

Leia mais

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D.

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Sales Estiveram reunidos nas duas últimas semanas em Paris,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Saber mais sobre Energia

Saber mais sobre Energia Saber mais sobre Energia Energia Está sempre presente nas nossas actividades. Mas usamos uma fonte que se está a esgotar. Situação Actual Cerca de 83% da energia consumida no nosso país é importada e de

Leia mais

Processos Administrativos de Compras

Processos Administrativos de Compras Processos Administrativos de Compras INTRODUÇÃO A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços

Leia mais

3. ANÁLISE DE RISCO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

3. ANÁLISE DE RISCO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Gestão de Operações s 2007/2008 3. ANÁLISE DE RISCO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Jorge Moreira da Costa Professor Associado SCC/FEUP FEP_Fev Mar.2008 Top.3.1 Gestão de Operações s Análise de Risco 1 CONCEITOS GERAIS

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional. Projeto Cultive esta ideia

Ideal Qualificação Profissional. Projeto Cultive esta ideia Ideal Qualificação Profissional Projeto Cultive esta ideia Objetivo A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

requalificação em consequência de concurso de arquitectura promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

requalificação em consequência de concurso de arquitectura promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. AIRES MATEUS E ASSOCIADOS RUA SILVA CARVALHO, 193, 1250-250 LISBOA TEL 21 381 56 50 35/79 requalificação em consequência de concurso de arquitectura promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. O edifício

Leia mais

CONSTRUÇÃO. Boas práticas para uma construção ambientalmente correta devem ser consideradas ao longo do seu Ciclo de Vida:

CONSTRUÇÃO. Boas práticas para uma construção ambientalmente correta devem ser consideradas ao longo do seu Ciclo de Vida: Boas práticas para uma construção ambientalmente correta devem ser consideradas ao longo do seu Ciclo de Vida: 1. Fase de Projeto, além de todas as considerações com o contexto do lugar (clima, topologia,

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

Administração Central do Sistema de Saúde Workshop: Gestão do Processo de Integração Vertical das ULS. Jorge Varanda.

Administração Central do Sistema de Saúde Workshop: Gestão do Processo de Integração Vertical das ULS. Jorge Varanda. Administração Central do Sistema de Saúde Workshop: Gestão do Processo de Integração Vertical das ULS 1 Reconhecer a importância de planear atempadamente a alta do doente, num contexto de integração de

Leia mais

Gestão de Instalações Desportivas

Gestão de Instalações Desportivas Gestão de Instalações Desportivas Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Módulo 10 sessão 1 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Objetivos de Aprendizagem 1. Participar ativamente

Leia mais

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma

4 π. Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma Analisemos com atenção o sistema solar: Dado que todos os planetas já ocuparam posições diferentes em relação ao Sol, valerá a pena fazer uma leitura do passado e do futuro. Todos os planetas do sistema

Leia mais

Em contínua inovação. create and protect

Em contínua inovação. create and protect Em contínua inovação create and protect A Rockwool, em contínua inovação O desenvolvimento do Processo Produtivo Engloba foi mais um passo no nosso processo contínuo de inovação, posicionando a Rockwool

Leia mais

Relatório de Auditoria Energética

Relatório de Auditoria Energética Relatório de Auditoria Energética Relatório de Certificação Energética Local: 0 Today() www.classe-energetica.com Índice 1. Objectivos da Certificação Energética 2. escrição do Imóvel 3. Resultados da

Leia mais

Seminário Eficiência Energética : Políticas, Incentivos e Soluções. Sertã, 06 de Junho 2011

Seminário Eficiência Energética : Políticas, Incentivos e Soluções. Sertã, 06 de Junho 2011 Seminário Eficiência Energética : Políticas, Incentivos e Soluções Promover a eficiência energética É tornar o mundo melhor e mais assustentável tá e ADENE Agência para a Energia Paulo Nogueira Auditório

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo IDHEA Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica www.idhea.com.br idhea@idhea.com.br (disponível na íntegra para clientes) Introdução O conceito

Leia mais

Semi-Máscaras Descartáveis

Semi-Máscaras Descartáveis Proteção Respiratória Semi-Máscaras Descartáveis Uvex Silv-Air E Classes FFP1/FFP2/FFP3 CONCEITO Para filtragem de partículas atóxicas ou tóxicas, sólidas, líquidas e fumos, dependendo das variantes em

Leia mais

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL

ÍNDICE. davantisolar.com.br O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL ÍNDICE O QUE É ARQUITETURA VERDE FUNDAMENTOS POR QUE FAZER MÃOS A OBRA VANTAGENS PARA O PROJETO VANTAGENS PARA O IMÓVEL VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE ENERGIA SOLAR NA ARQUITETURA VERDE ENERGIA SOLAR VANTAGENS

Leia mais

Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands

Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands p. 1 de 10k Norma de Orientação Farmacêutica Higienização das mãos Hygiènization des mains Hygienization of the hands 1ª EDIÇÃO Janeiro de p. 2 de 10k p. 3 de 10k Índice Introdução... 4 Campo de aplicação...

Leia mais

Índice Geral Índice Geral Pág.Pág.

Índice Geral Índice Geral Pág.Pág. VELFAC - Vidros Índice Geral Pág. Pág. Vidros VELFAC VELFAC ENERGY VELFAC SUN VELFAC VELFAC DÉCOR VELFAC SOUND VELFAC SAFETY VELFAC SECURE VELFAC Fachada VELFAC FIRE Termos Técnicos p/ Protecção Térmica

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA)

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) A prova de Biologia ENEM 2010 apresentou como eixo central questões envolvendo meio ambiente e ecologia geral. Desta forma houve um desequilíbrio na distribuição de

Leia mais

POLUIÇÃO DO SOLO E RESÍDUOS SÓLIDOS. Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues

POLUIÇÃO DO SOLO E RESÍDUOS SÓLIDOS. Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues POLUIÇÃO DO SOLO E RESÍDUOS SÓLIDOS Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues SOLO O que é solo? Formação do solo Horizontes do solo Evolução da Ocupação do Solo O que é o Solo? Solo é um corpo de material

Leia mais

Logística. Canais de Distribuições Reversos. Objetivos. Logística. Prof: Roberto Macedo

Logística. Canais de Distribuições Reversos. Objetivos. Logística. Prof: Roberto Macedo Logística Prof: Roberto Macedo Canais de Distribuições Reversos Objetivos Apresentar os conceitos da logística reversa e os canais utilizados; Evidenciar a importância destes canais e as formas corretas

Leia mais

ATENUAÇÃO ACÚSTICA EM CONDUTAS DE AR CONDICIONADO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM CONDUTAS ABSORVENTES CLIMAVER NETO

ATENUAÇÃO ACÚSTICA EM CONDUTAS DE AR CONDICIONADO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM CONDUTAS ABSORVENTES CLIMAVER NETO Acústica 2008 20-22 de Outubro, Coimbra, Portugal Universidade de Coimbra ATENUAÇÃO ACÚSTICA EM CONDUTAS DE AR CONDICIONADO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM CONDUTAS ABSORVENTES CLIMAVER NETO Paulo Alexandre

Leia mais

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais

Actividade de Química 12º ano

Actividade de Química 12º ano Actividade de Química 12º ano AL 1.3- Corrosão e Protecção dos metais O laboratório é um local de trabalho onde a segurança é fundamental na manipulação de materiais e equipamentos, devendo por isso adoptar-se

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO

FICHA TÉCNICA DO CURSO FICHA TÉCNICA DO CURSO ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº01/2015 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER - Saber dotar um edifício de boas condições de conforto acústico,

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

A EMBALAGEM ALIMENTAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA AMBIENTAL. Raquel P. F. Guiné* * Assistente do 1º Triénio - Dep. Agro-Alimentar, ESAV.

A EMBALAGEM ALIMENTAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA AMBIENTAL. Raquel P. F. Guiné* * Assistente do 1º Triénio - Dep. Agro-Alimentar, ESAV. A EMBALAGEM ALIMENTAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA AMBIENTAL Raquel P. F. Guiné* * Assistente do 1º Triénio - Dep. Agro-Alimentar, ESAV 1 - Introdução A embalagem é hoje em dia uma presença tão constante no

Leia mais

ecoprodutos Universidade do Minho Guimarães, 2 de Dezembro de 2013 Francisco Pereira Branco

ecoprodutos Universidade do Minho Guimarães, 2 de Dezembro de 2013 Francisco Pereira Branco ecoprodutos Universidade do Minho Guimarães, 2 de Dezembro de 2013 Francisco Pereira Branco Quanto estamos a projectar um edifício, seja de raiz ou reabilitação, o que procuramos numa caixilharia? Quando

Leia mais

Estratégias para a confecção de moda do futuro

Estratégias para a confecção de moda do futuro Anne Anicet Ruthschilling 1 Érica Arrué Dias 2 - SEPesq Estratégias para a confecção de moda do futuro 1. Introdução O design do século XXI aponta para a integração do design, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Leia mais

ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA. Prof. Arq. Minéia Johann Scherer

ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA. Prof. Arq. Minéia Johann Scherer ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA Prof. Arq. Minéia Johann Scherer LÂMPADAS A VAPOR DE MERCÚRIO São lâmpadas de descarga à alta pressão. Há no interior da lâmpada um tubo de descarga de quartzo que suporta altas

Leia mais

Organização interna da empresa

Organização interna da empresa Organização interna da empresa IST, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Duas questões neste capítulo: A) Em que circunstâncias as empresas preferirão englobar internamente as várias fases

Leia mais

Certificado Energético Pequeno Edifício de Comércio e Servicos IDENTIFICAÇÃO POSTAL

Certificado Energético Pequeno Edifício de Comércio e Servicos IDENTIFICAÇÃO POSTAL Válido até 09/09/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DO SOBREIRO, 290, LOJA AC-56 Localidade SENHORA DA HORA Freguesia SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA Concelho MATOSINHOS GPS 41.191499, -8.652745

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Conceitos básicos sobre E.S: Ambiência Caracterização do software Fases de desenvolvimento 1 Introdução Aspectos Introdutórios Crise do Software Definição de Engenharia do Software 2 Crise do Software

Leia mais

Conclusões CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES. O Ambiente Interior e a Saúde dos Ocupantes de Edifícios de Habitação. 217

Conclusões CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES. O Ambiente Interior e a Saúde dos Ocupantes de Edifícios de Habitação. 217 Conclusões CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES O Ambiente Interior e a Saúde dos Ocupantes de Edifícios de Habitação. 217 Capítulo 7 7. CONCLUSÕES 7.1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.2. SÍNTESE DE INOVAÇÃO 7.3. DESENVOLVIMENTOS

Leia mais

O palácio de Belém Um exemplo pioneiro

O palácio de Belém Um exemplo pioneiro O palácio de Belém Um exemplo pioneiro Workshop - TIC e Eficiência Energética: O Estado deve dar o exemplo Teresa Ponce de Leão 23 de Junho de 2010 Extracto do relatório 2009 O processo que conduziu à

Leia mais

Estudo das Propriedades Físico Mecânicas do Papel a ser submetido ao 4º EETCG- Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais

Estudo das Propriedades Físico Mecânicas do Papel a ser submetido ao 4º EETCG- Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais Estudo das Propriedades Físico Mecânicas do Papel a ser submetido ao 4º EETCG- Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais Pâmila Thais Heitkoeter de Melo (FATEB Faculdade de Telêmaco Borba)

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

DISCUSSÕES UE/EUA RELATIVAS AO ACORDO SOBRE EQUIVALÊNCIA VETERINÁRIA

DISCUSSÕES UE/EUA RELATIVAS AO ACORDO SOBRE EQUIVALÊNCIA VETERINÁRIA MEMO/97/37 Bruxelas, 3 de Abril de 1997 DISCUSSÕES UE/EUA RELATIVAS AO ACORDO SOBRE EQUIVALÊNCIA VETERINÁRIA Na sequência da conclusão dos acordos da OMC de 1993 no sector agrícola, a União Europeia (UE)

Leia mais