Perguntas Frequentes Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas Frequentes Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa"

Transcrição

1 Perguntas Frequentes Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa

2 1. A que reporta a Portaria n.º 145/2017 de 26 de Abril? A portaria n.º 145/2017 de 26 de Abril define as regras aplicáveis ao transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo de resíduos em território nacional, criando as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-gar), a emitir no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER) disponível na plataforma SILIAMB (siliamb.apambiente.pt). 2. Quais as grandes alterações que esta portaria introduz? A guia de acompanhamento dos resíduos passa a ser emitida, electronicamente, na plataforma SILIAMB. Pode ser emitida pelo produtor de resíduos, ou seja, pela estrutura local, ou pelo operador de resíduos, por exemplo, a AMBIMED. Caso seja o operador de gestão de resíduos a emitir a guia, a estrutura local tem de autorizar a emissão da guia (ver capítulo 2. do Manual de Utilizador). A estrutura local deve, igualmente, verificar, na plataforma SILIAMB, se a guia foi concluída. 3. Quando entra em vigor? A partir de 26 de Maio próximo as e-gar podem ser utilizadas para acompanhar o transporte de resíduos. No entanto, até dia 31 de Dezembro decorre o período transitório de adaptação. Durante este período a utilização das e-gar será voluntária, ou seja, continuarão a poder ser utilizados os modelos INCM n.º s 1428 e 1429 (guias de acompanhamento dos resíduos não urbanos e dos resíduos hospitalares, respectivamente) bem como as guias de acompanhamento de resíduos de construção e demolição. A partir de 2018, apenas as e-gar serão válidas para transporte. NOTA: O transporte de resíduos sem guia de acompanhamento é considerada uma contra-ordenação ambiental. 4. O que é uma e-gar? As e-gar são documentos electrónicos que se encontram disponíveis na plataforma SILIAMB, que devem acompanhar os resíduos durante o seu transporte do produtor até ao destino final. As e-gar substituem os modelos actuais em formato papel. 5. Que informação tem a e-gar? As e-gar possuem a mesma informação que as guias de acompanhamento de resíduos em formato de papel, nomeadamente: a) Identificação, quantidade e classificação discriminada dos resíduos; b) Origem e destino dos resíduos, incluindo a operação a efectuar; c) Identificação dos transportadores; d) Identificação da data para o transporte de resíduos. Edição 01:

3 6. Todos os resíduos têm que ser acompanhados por estas guias? Todos os resíduos que até ao momento tinham que ser acompanhados por guia de resíduos mantêm essa obrigação. A portaria n.º 145/2017 de 26 de Abril esclarece no n.º 2 do Artigo 6º as várias excepções (já existentes no normativo legal anterior), sendo as seguintes aplicáveis à Cruz Vermelha Portuguesa: a) O transporte de resíduos urbanos cuja gestão seja da responsabilidade do município ou dos sistemas de gestão de resíduos urbanos respetivos, desde que efetuado por estes, pelo produtor ou por concessionário e que sejam transportados entre instalações destas entidades; Não necessitam de e-gar se forem da responsabilidade dos municípios, mas se o município, entidade gestora ou o destinatário enviar informação sobre a quantidade de resíduos produzidos o mesmo tem de ser indicado no Mapa Integrado de Registo de Resíduos. b) O transporte de resíduos provenientes de obras isentas de controlo prévio nos termos do disposto no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, bem como os resultantes da prestação de serviços ao domicílio, desde que não exceda os 3 m 3 ; c) As Oestruturas locais que efectuem obras nas suas instalações devem verificar se se encontram nesta exepção. t ransporte de resíduos resultantes da prestação de serviços de c Esta u excepção só se aplica no transporte na ambulância ou outros i veículos de cuidados de saúde. Por exemplo, os contentores d de cortantes na ambulância não necessitam de ser acompanhado a de e-gar. No entanto, quando o contentor está cheio, d e o transportador (por exemplo, a AMBICARGO) vem trocálo opor um vazio, é necessário uma e-gar no transporte da estrutura s local até ao destino final (por exemplo, a AMBIMED). de saúde ao domicílio e de emergência médica. 7. Quem pode fazer o transporte de resíduos? O transporte de resíduos pode ser realizado pelo produtor ou por entidades que procedam à gestão de resíduos devidamente autorizados para o efeito. 8. Tenho de me inscrever no SILIAMB? Estão sujeitos a inscrição as estruturas locais, os serviços autónomos e os serviços centrais da Cruz Vermelha Portuguesa, que produzam resíduos que têm de ser acompanhados por e-gar. Edição 01:

4 Mais se informa que o Regime Geral de Gestão de Resíduos 1 obriga à inscrição no SILIAMB as seguintes entidades: a) As pessoas singulares ou colectivas responsáveis por estabelecimentos que empreguem mais de 10 trabalhadores e que produzam resíduos não urbanos; b) As pessoas singulares ou colectivas responsáveis por estabelecimentos que produzam resíduos perigosos. 9. Quem é responsável pelos resíduos? O produtor é o responsável pelos resíduos terem um destino final ambientalmente correcto. O produtor e o transportador respondem solidariamente pelos danos causados pelo transporte de resíduos. 10. Quem é responsável por emitir guias? A guia pode ser emitida pelo destinatário final, como habitualmente, ou pelo produtor de resíduos. Caso seja o destinatário final a emitir a guia, a estrutura local tem de autorizar a sua emissão (ver capítulo 2. do Manual de Utilizador). 11. Como é que poderei emitir e-gar? Para o produtor existem duas formas de emitir as e-gar: - Através do portal SILIAMB (ver capítulo 1. do Manual de Utilizador); - Através da APP mobile - a aplicação Android para dispositivos móveis. 12. Quanto é que irá custar? Ainda não está definido, aguardando-se decisão sobre o modelo de financiamento do SIRER, do qual as e-gar são parte integrante. A manter-se o estado legislativo atual os custos serão apenas os da Taxa SIRER, devida na submissão do MIRR ou MRRU. 13. Os dados das minhas e-gar irão migrar para o MIRR? Sim. No formulário B do MIRR 2016 constará um botão de "prépreencher" que migrará os dados, que deverão ser validados antes da submissão. 14. Quais são as obrigações da estrutura local enquanto produtor? a) A estrutura local deve emitir a e-gar antes do transporte de resíduos, ou permitir que o transportador ou o destinatário dos resíduos efetue a sua emissão. b) Caso seja o transportador ou destinatário final a emitir a e-gar, a estrutura local deve, antes do início do transporte, verificar que o documento está correcto e autorizar a sua emissão. c) Após a emissão a estrutura local deve: 1 Artigoº 48º do Regime Geral de Gestão de Resíduos (Decreto-Lei n.º 173/2008 de 26 de Agosto com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 73/2011 de 17 de Junho) Edição 01:

5 i. Verificar, na plataforma eletrónica, qualquer alteração aos dados originais da e-gar efetuada pelo destinatário dos resíduos no momento da receção dos resíduos, aceitando ou recusando as mesmas, no prazo máximo de 10 dias; a. Assegurar que a e-gar fica concluída na plataforma eletrónica, após receção dos resíduos pelo destinatário, no prazo máximo de 30 dias. 15. Se não conseguir aceder à plataforma como posso revolver a situação? Caso a estrutura local não consiga aceder à plataforma antes do transporte para autorizar a emissão da e-gar, deve proceder à assinatura, em suporte físico, da e-gar, no momento do transporte. A estrutura local deve, num prazo máximo de 15 dias, confirmar, na plataforma eletrónica, a autorização do transporte de resíduos, bem como o correto preenchimento da e-gar. 16. Quais as obrigações do transportador? O transportador de resíduos deve: a) Confirmar o correto preenchimento da e-gar antes ao transporte de resíduos; b) Disponibilizar a e-gar, sempre que solicitado pelas autoridades competentes durante o transporte devidamente autorizado pelo produtor ou detentor dos resíduos. 17. Quais as obrigações do destinatário dos resíduos? O destinatário dos resíduos deve, após a receção dos mesmos, no prazo máximo de dez dias: a) Confirmar a receção dos resíduos; b) Propor a correção dos dados originais da e -GAR; ou c) Rejeitar a receção dos resíduos. 18. Manutenção das guias de acompanhamento As guias devem ser mantidas, em formato físico ou eletrónico, durante um período de cinco anos. 19. Posso começar já a testar? Se já estava anteriormente inscrito no Portal SILIAMB pode usar o interface de testes com as mesmas credenciais testando a e-gar até dia 25 de Maio de As guias emitidas no portal de testes não são válidas para efeito de transporte. Edição 01:

Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Planeamento e das Infraestruturas e do Ambiente. Portaria n.

Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Planeamento e das Infraestruturas e do Ambiente. Portaria n. Portaria n.º /2016 De acordo com o regime geral aplicável à prevenção, produção e gestão de resíduos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 173/2008, de

Leia mais

Como aceder? Através da plataforma do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR), na Internet.

Como aceder? Através da plataforma do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR), na Internet. Legislação Circular n.º 74/2018 18 de maio de 2018 Assunto: Guias Eletrónicas de Acompanhamento de Resíduos. Caro associado, No seguimento de algumas dúvidas colocadas por empresas nossas associadas, no

Leia mais

E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos

E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos Projeto de desmaterialização das Guias de Acompanhamento de Resíduos Auditório APA, 12-07-2016 ÍNDICE DA APRESENTAÇÃO 1. Enquadramento 2. Sistema de Informação 3. Características

Leia mais

Gestão de resíduos na CVP Doc. I Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base

Gestão de resíduos na CVP Doc. I Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base Gestão de resíduos na CVP Doc. I Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos critérios definidos pela Agência Portuguesa do

Leia mais

Portaria n.º 145/ Diário da República n.º 81/2017, Série I de Diploma

Portaria n.º 145/ Diário da República n.º 81/2017, Série I de Diploma Define as regras aplicáveis ao transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo de resíduos em território nacional e cria as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-gar), a emitir

Leia mais

Sessão Informativa para Produtores de Resíduos e-gar. 6 de dezembro de 2017 Nuno Silva / Ana Teixeira

Sessão Informativa para Produtores de Resíduos e-gar. 6 de dezembro de 2017 Nuno Silva / Ana Teixeira Sessão Informativa para Produtores de Resíduos e-gar 6 de dezembro de 2017 Nuno Silva / Ana Teixeira Objetivos da Sessão Informativa Apoiar o processo inicial de utilização das e-gar; Preenchimento da

Leia mais

Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) Ano de de janeiro a 31 de março de 2017

Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) Ano de de janeiro a 31 de março de 2017 Circular nº 08/2017 2 fevereiro de 2017 ASSUNTO: Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) Ano de 2016 01 de janeiro a 31 de março de 2017 Caros Associados, De acordo com o previsto no

Leia mais

Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa

Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Manual de Utilizador de Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Índice 1. Criar a guia enquanto produtor... 3 2. Autorização

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente SIRAPA O SIRAPA

Leia mais

Gestão de resíduos na CVP Doc. II Mapas Integrados de Registo de Resíduos (MIRR) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos

Gestão de resíduos na CVP Doc. II Mapas Integrados de Registo de Resíduos (MIRR) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos Gestão de resíduos na CVP Doc. II Mapas Integrados de Registo de Resíduos (MIRR) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos critérios definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente)

Leia mais

Procedimento Específico de Ambiente Página: 1 / 10

Procedimento Específico de Ambiente Página: 1 / 10 Procedimento Específico de Ambiente Página: 1 / 10 1. OBJECTIVO E ÂMBITO Este procedimento estabelece o modo de proceder no preenchimento das guias de resíduos modelo A (GAR modelo A), de Resíduos de Construção

Leia mais

MyEGAR. Emissão e Gestão de Guias de Acompanhamento de Resíduos

MyEGAR. Emissão e Gestão de Guias de Acompanhamento de Resíduos Emissão e Gestão de Guias de Acompanhamento de Resíduos Índice 1 Introdução... 2 2 Emitir GAR... 3 2.1 Dados associados ao produtor/detentor... 3 2.2 Dados associados aos transportadores... 4 2.3 Dados

Leia mais

GUIA DE APOIO AO UTILIZADOR TRANSPORTE DE RESÍDUOS COM AS GUIAS ELECTRÓNICAS E-GAR S CENTRO DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS ESPAÇO CERCA DA LAPA

GUIA DE APOIO AO UTILIZADOR TRANSPORTE DE RESÍDUOS COM AS GUIAS ELECTRÓNICAS E-GAR S CENTRO DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS ESPAÇO CERCA DA LAPA GUIA DE APOIO AO UTILIZADOR TRANSPORTE DE RESÍDUOS COM AS GUIAS ELECTRÓNICAS E-GAR S CENTRO DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS ESPAÇO CERCA DA LAPA DEZEMBRO DE 2017 Enquadramento No seguimento da entrada em vigor

Leia mais

S.R. DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS, S.R. DA SAÚDE, S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 74/2009 de 14 de Setembro de 2009

S.R. DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS, S.R. DA SAÚDE, S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 74/2009 de 14 de Setembro de 2009 S.R. DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS, S.R. DA SAÚDE, S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 74/2009 de 14 de Setembro de 2009 O Plano Estratégico de Gestão de Resíduos da Região Autónoma dos Açores,

Leia mais

Conceito de Comerciante e Corretor nos termos do Regime Geral de Gestão de Resíduos

Conceito de Comerciante e Corretor nos termos do Regime Geral de Gestão de Resíduos Comerciante/Corretor Versão 3: 26 de maio de 2017 Conceito de Comerciante e Corretor nos termos do Regime Geral de Gestão de Resíduos Índice 1. Enquadramento legislativo e pressupostos... 1 1.1 Pressupostos

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 2052 Diário da República, 1.ª série N.º 81 26 de abril de 2017 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Resolução da Assembleia da República n.º 73/2017 Recomenda ao Governo a reorganização e prestação dos serviços de

Leia mais

Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor.

Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor. Resíduos de construção e demolição O D.L. n.º 46/2008, de 12 de Março, alterado pelo D.L. n.º 73/2011, de 17 Junho, estabelece o regime das operações de gestão de resíduos resultantes de obras ou demolições

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Registo de embalagens não reutilizáveis de matérias-primas e de produtos embalados desde que utilizadas exclusivamente para consumo próprio nas respetivas instalações e objeto de um

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DA GUIA DE ACOMPANHAMENTO DE RESÍDUOS

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DA GUIA DE ACOMPANHAMENTO DE RESÍDUOS CONSTITUÇÃO DA GUIA DE (GAR) A GAR Modelo n.º 1428 apresenta-se em triplicado: - Azul: Exemplar para o produtor ou detentor; - Verde: Exemplar para o Transportador; - Vermelho: Exemplar para o destinatário.

Leia mais

FAQS - Dúvidas, questões & problemas mais frequentes Espera-se que no final da apresentação os presentes :

FAQS - Dúvidas, questões & problemas mais frequentes Espera-se que no final da apresentação os presentes : Objetivo Sessão: Apoiar o processo inicial de utilização das e-gar Obter um período transitório suave Remover incertezas Esclarecer dúvidas, nomeadamente questões práticas FAQS - Dúvidas, questões & problemas

Leia mais

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Verde Desmaterialização do Anexo VII

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Verde Desmaterialização do Anexo VII Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Verde Desmaterialização do Anexo VII Versão 3.0 junho de 2017 MTR ListaVerde: O que é e para que serve O movimento de resíduos da Lista Verde que se destinam

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 111/2012

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 111/2012 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 111/2012 (S12379-201210) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Pág. nº 1/7 1. OBJECTIVO Este documento tem como objetivo descrever as regras relativas à Gestão de Resíduos, de modo a garantir: Sempre que possível a Redução, Reutilização, Recuperação e a Reciclagem

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR CRIAÇÃO DE ÁREA DE EMPRESA

MANUAL DE UTILIZADOR CRIAÇÃO DE ÁREA DE EMPRESA MANUAL DE UTILIZADOR CRIAÇÃO DE ÁREA DE EMPRESA APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA. Todos os direitos reservados. Este documento não poderá ser copiado ou reproduzido

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S08017-201307) Nos termos do Artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, com a redação conferida

Leia mais

Manual do WebProgresi Guia de utilizador

Manual do WebProgresi Guia de utilizador Manual do WebProgresi Guia de utilizador Desmaterialização da GAR Versão 2.0 - Março de 2018 Contactos: Email: suporte@webprogresi.pt Email: comercial@webprogresi.pt 1 Manual de Utilizador WebProgresi

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -102/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -102/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -102/2013 (S12470-201311) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES Novo Regime Geral de Resíduos (RGR) Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho 1. Quando vai entrar em vigor e modo de

Leia mais

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU NP.08 Versão 6 de 01 de Janeiro de 2019 Índice Introdução... 3 1. Enquadramento Legal... 4 2. Funcionamento do sistema SGPU... 5 3. Procedimentos para Adesão

Leia mais

REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO

REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO NOVAS REGRAS NOS DOCUMENTOS DE TRANSPORTE W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais

Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais. GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos

Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais. GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos Joana Sabino Chefe da Divisão de Resíduos Sectoriais GESTÃO DE RESÍDUOS VERDES Enquadramento na política de resíduos APA A APA foi criada em 2012, em resultado da fusão de 9 organismos distintos. É um

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 14/05/2019

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 14/05/2019 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.0 novembro de 2017 Índice A. Enquadramento Geral... 3 1. Quais as obrigações de registo

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.0 novembro de 2018 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO... 4

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.1 maio de 2019 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO... 4 1.1

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 058/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 058/2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 058/2012 (S07477-201206) Nos termos do artigo 33º do Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de Setembro com a redação conferida pelo

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 17/06/2019

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 17/06/2019 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos

E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos E-GAR: Guias eletrónicas de resíduos Projeto de desmaterialização das Guias de Acompanhamento de Resíduos 10º Fórum Resíduos, SANA Malhoa, 20-04-2015 INÊS DIOGO Vogal do Conselho Diretivo geral@apambiente.pt

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR MÓDULO E-GAR DA PLATAFORMA SILIAMB

MANUAL DE UTILIZADOR MÓDULO E-GAR DA PLATAFORMA SILIAMB MANUAL DE UTILIZADOR MÓDULO E-GAR DA PLATAFORMA SILIAMB Versão 3.2 Índice 1. Introdução... 4 1.1 Objetivo... 4 1.2 Âmbito... 4 1.3 Inscrição no SILiAmb... 6 1.4 Nomeação para a finalidade e-gar... 7 1.5

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 31/05/2019

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 31/05/2019 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S05175-201305) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S10171-201208) Nos termos do Artigo 35º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S13005-201211) Nos termos do artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012 1 7 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 122/2012 (S14202-201212) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 31/05/2019

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 31/05/2019 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS CENTRAIS FOTOVOLTAICAS

GESTÃO DE RESÍDUOS CENTRAIS FOTOVOLTAICAS Página 1 de 6 0 CONTROLO DE REVISÕES... 2 1 OBJECTIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 2 REFERÊNCIAS... 2 3 DEFINIÇÕES... 2 4 ABREVIATURAS... 3 5 PROCEDIMENTO... 3 6 RESPONSIBILIDADES... 5 7 FORMULÁRIOS... 6

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS. no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb)

Perguntas Frequentes sobre o MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS. no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Perguntas Frequentes sobre o MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Versão 6 - Janeiro de 2019 Índice Preenchimento e submissão do Mapa Integrado

Leia mais

Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo e autenticação na plataforma do ICNF (FAU)

Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo e autenticação na plataforma do ICNF (FAU) Fundo Florestal Permanente (FFP) Manual de Utilizador Externo Registo e autenticação na plataforma do ICNF (FAU) Índice 1. Introdução... 3 2. Entrada na aplicação... 4 3. Registo na aplicação... 5 4. Autenticação

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO RELATIVA AOS RC&D paula.correia@inresiduos.pt ÍNDICE TEMÁTICO TICO Quadro legislativo em vigor Quadro legislativo em preparação Quadro Legislativo em Vigor DL 239/97, de 9 de Setembro

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 25/10/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 25/10/2017 DATA DO DOCUMENTO: 25/10/201 D201102500321 b90-1896-8924-d2b8 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO. DE RESfDUOS Nº 00087/2015 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO. DE RESfDUOS Nº 00087/2015 (S ) 1J 115 Comissão de Coordenação e Desenvotvímento Regionalde Lisboae Valedo Tejo ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESfDUOS Nº 00087/2015 (S13116-201511) Nos termos do artigo

Leia mais

Resíduos de construção e demolição

Resíduos de construção e demolição Nota: a azul encontram-se identificadas as alterações efetuadas ao documento face à versão anterior Resíduos de construção e demolição A quem este documento de apoio se dirige: Aos produtores e aos operadores

Leia mais

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Laranja

Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Laranja Movimento Transfronteiriço de Resíduos Lista Laranja Desmaterialização da fase de comunicação dos movimentos sujeitos ao procedimento prévio de notificação e consentimento escrito à Agência Portuguesa

Leia mais

Manual de preenchimento do formulário

Manual de preenchimento do formulário Manual de preenchimento do formulário Procedimento concursal comum conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente área de medicina geral e familiar - detentores de uma relação

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00097/2012 (S10774-201209) Nos termos do Artigo 32º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei

Leia mais

Circular n.º 18/2008 Série II

Circular n.º 18/2008 Série II Proc. o AMB (22) / 2006 DSRA Circular n.º 18/2008 Série II Assunto: Procedimento de controlo aduaneiro a implementar quando da importação de pneus novos e pneus usados 1 para recauchutagem, reciclagem

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Registo de embalagens não reutilizáveis de matérias-primas e de produtos embalados desde que utilizadas exclusivamente para consumo próprio nas respetivas instalações e objeto de um

Leia mais

INSTITUTO DOS VINHOS DO DOURO E DO PORTO, I.P.

INSTITUTO DOS VINHOS DO DOURO E DO PORTO, I.P. 1/6 Considerando o Regulamento da Comissão (CE) n.º 884/2001, de 24 de Abril de 2001, que estabelece regras de execução relativas aos documentos de acompanhamento do transporte de produtos vitivinícolas

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Resíduos da Construção e Demolição com Amianto 1. Quais as atividades que se encontram abrangidas pela Portaria nº 40/2014, de 17 de fevereiro? Com referência ao artigo 2º da Portaria

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO AO SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO

CONTRATO DE ADESÃO AO SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO CONTRATO DE ADESÃO AO SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO Cláusula 1.ª Objeto O presente contrato tem por objeto a adesão ao sistema de autenticação definido pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, S.A. (INCM), nos

Leia mais

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Planeamento e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) Rita Teixeira d Azevedo O planeamento e a gestão de resíduos de construção e demolição pretende identificar e implementar os elementos necessários

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS

DOCUMENTO DE APOIO AO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS DOCUMENTO DE APOIO AO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS II. I. OBJETIVOS METODOLOGIA NOTA O presente documento constitui uma atualização do anterior

Leia mais

Dário Antunes Correia

Dário Antunes Correia 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 82/2012 (S09084-201207) Nos termos do Artigo 33º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida pelo

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO agosto de 2016 NOTA INTRODUTÓRIA A elaboração deste documento tem como finalidade apresentar de uma forma mais sistematizada a tramitação

Leia mais

Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) com amianto Relatório de acompanhamento (2015)

Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) com amianto Relatório de acompanhamento (2015) Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) com amianto Relatório de acompanhamento (2015) Índice 1 Introdução. 3 2 Gestão de RCD com amianto.... 3 3- Licenciamento e capacidades de armazenagem...

Leia mais

Fundo de Segurança Social Serviço de Declarações Electrónicas

Fundo de Segurança Social Serviço de Declarações Electrónicas 1 Fundo de Segurança Social Serviço de Declarações Electrónicas 2 Serviço de Declarações Electrónicas 1 2 Apresentação do serviço de declarações electrónicas Apresentação do sistema de declarações electrónicas

Leia mais

Resíduos de construção e demolição

Resíduos de construção e demolição Resíduos de construção e demolição 1. A quem este documento de apoio se dirige: Aos produtores e aos operadores de gestão de resíduos de construção e demolição (RCD). 2. Porque é que os operadores de gestão

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00013/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00013/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00013/2013 (S01453-201302) Nos termos do Artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, com a redação conferida

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1078/XIII/4.ª ALTERA O DECRETO LEI N.º 123/2009, DE 21 DE MAIO, INTRODUZINDO O MODELO ENTIDADES CERTIFICADORAS

PROJETO DE LEI N.º 1078/XIII/4.ª ALTERA O DECRETO LEI N.º 123/2009, DE 21 DE MAIO, INTRODUZINDO O MODELO ENTIDADES CERTIFICADORAS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 1078/XIII/4.ª ALTERA O DECRETO LEI N.º 123/2009, DE 21 DE MAIO, INTRODUZINDO O MODELO ENTIDADES CERTIFICADORAS Exposição de motivos As Infraestruturas de Telecomunicações

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0204/137. Alteração. Karima Delli em nome da Comissão dos Transportes e do Turismo

PT Unida na diversidade PT A8-0204/137. Alteração. Karima Delli em nome da Comissão dos Transportes e do Turismo 21.3.2019 A8-0204/137 137 Artigo 1 parágrafo 1 ponto 5 alínea b) Artigo 7 n.º 2 parágrafo 1 2. Em derrogação do n.º 1, na ausência de contas anuais certificadas, a autoridade competente deve aceitar que

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0206/844. Alteração

PT Unida na diversidade PT A8-0206/844. Alteração 22.3.2019 A8-0206/844 844 Artigo 2 n.º 4 alínea a) parte introdutória a) A obrigação do transportador rodoviário estabelecido noutro Estado- Membro de enviar uma declaração de destacamento às autoridades

Leia mais

RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS!

RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS! RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS! Transporte de resíduos Entidades Gestoras resíduos de embalagens Novo diploma do regime jurídico da gestão de fluxos específicos de resíduos: Embalagens

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR LICENCIAMENTO ZERO Versão 5.0 Conteúdo 1. Enquadramento... 3 2. Como aceder ao serviço?... 3 3. Como obter informação?... 9 4. Como realizar o serviço?... 11 4.1. Caso o requerente

Leia mais

Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos.

Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos. Fontes: Proposta de Decreto-Lei sobre RC&D. Estrutura usual de um Regulamento Municipal. Definições e princípios patentes em diversa legislação que tem por objecto a questão dos resíduos. Contributos do

Leia mais

Instrução n. o 7/2016 BO n. o 5 Suplemento

Instrução n. o 7/2016 BO n. o 5 Suplemento Instrução n. o 7/2016 BO n. o 5 Suplemento 20-05-2016 Temas Supervisão Registo Índice Texto da Instrução Anexo I Texto da Instrução Assunto: Apresentação de requerimentos de autorização, não oposição e

Leia mais

Perguntas Frequentes Pneus Usados

Perguntas Frequentes Pneus Usados Perguntas Frequentes Pneus Usados 1. Qual a legislação em vigor em matéria de gestão de pneus usados? O Decreto-Lei n.º 111/2001, de 6 de abril, estabelece os princípios e as normas aplicáveis à gestão

Leia mais

1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00072/2012 (S08410-201207) Nos termos do Artigo 35º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

Plataforma SSAIGT 3.0. Página inicial IGT

Plataforma SSAIGT 3.0. Página inicial IGT Plataforma SSAIGT 3.0 Página inicial De acordo com o espaço de trabalho pretendido o utilizador selecciona uma das três opções disponíveis e acede à página específica pretendida. IGT 2 REN ARU 3 Credenciação

Leia mais

AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS

AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS AVERBAMENTO N.º 1 AO ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS N.º 11/2013/CCDR-ALENTEJO Nos termos do artigo 35.º Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, é emitido o presente

Leia mais

Excluem-se as operações realizadas unicamente dentro do perímetro de uma ou várias empresas sem utilização de vias abertas ao trânsito público.

Excluem-se as operações realizadas unicamente dentro do perímetro de uma ou várias empresas sem utilização de vias abertas ao trânsito público. O DL 41-A/2001, de 29 de Abril, veio transpor duas directivas e aplica-se às operações de transporte de mercadorias perigosas, incluindo as operações de carga e de descarga, às transferências de um modo

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 28/08/2017

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 28/08/2017 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO DO AMBIENTE (PERGUNTAS E RESPOSTAS) OUTUBRO 2012

SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO DO AMBIENTE (PERGUNTAS E RESPOSTAS) OUTUBRO 2012 SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO DO AMBIENTE (PERGUNTAS E RESPOSTAS) OUTUBRO 2012 Como nasceu o SILiAmb? SILiAmb resulta da política de consolidação e racionalização de sistemasde informação da APA.

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00017/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00017/2013 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº00017/2013 (S01678-201302) Nos termos do Artigo 35º do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

1. Registo da entidade (sem o qual não é possível realizar pedidos)

1. Registo da entidade (sem o qual não é possível realizar pedidos) Procedimento para requisição de pedidos de materiais 1. Registo da entidade (sem o qual não é possível realizar pedidos) Resumo A requisição de materiais implica, em primeiro lugar, o registo da entidade.

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TRANSPORTE INTERESTADUAL DE CARGAS PERIGOSAS NO IBAMA

MANUAL PARA EMISSÃO DE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TRANSPORTE INTERESTADUAL DE CARGAS PERIGOSAS NO IBAMA Atualizado em 14/09/2018 MANUAL PARA EMISSÃO DE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TRANSPORTE INTERESTADUAL DE CARGAS PERIGOSAS NO IBAMA 1º Passo: Acesso ao Sistema On Line do Cadastro Técnico Federal A Autorização

Leia mais

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos 4 de dezembro de 2015 capeverde@vda.pt da Gestão de Manuel Gouveia Pereira mgp@vda.pt O Governo de Cabo Verde aprovou o Decreto-Lei n.º 56/2015, de 17 de outubro, que estabelece o novo. Objeto > Estabelece

Leia mais

REGIME JURÍDICO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

REGIME JURÍDICO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO REGIME JURÍDICO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO Seminário Resíduos de Construção e Demolição Ana Cristina Carrola Torre de Moncorvo, 25 de Julho de 2008 1 O Decreto-Lei º 46/2008, de 12

Leia mais

DECRETO N.º 237/XIII

DECRETO N.º 237/XIII DECRETO N.º 237/XIII Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor e procede à primeira alteração à Lei n.º 10/2001, de 21 de maio,

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS. Joana Carneiro Ferreira Vila Real, 2 de setembro de 2016

GESTÃO DE RESÍDUOS. Joana Carneiro Ferreira Vila Real, 2 de setembro de 2016 GESTÃO DE RESÍDUOS Joana Carneiro Ferreira Vila Real, 2 de setembro de 2016 1. Legislação aplicável Decreto-lei nº 178/2006 de 5 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-lei nº 73/2011 de 17 de

Leia mais

DL 198/2012 de 24/08

DL 198/2012 de 24/08 Formação DRAF Art.ºs alterados DL 198/2012 de 24/08 2.º; 4.º; 5.º; 6.º; 7.º; 8.º; 10.º; 11.º; 12º; 13.º; 14.º; 16.º; 17.º; 18.º DL 198/2012 de 24/08 Regime de bens em circulação Procede-se à alteração

Leia mais

MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS

MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS Ana Marçal Acção de Formação sobre Resíduos Industriais 23 de Novembro de 2010 GESTÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE RESÍDUOS A elaboração de estatísticas sobre resíduos é reconhecida

Leia mais

Tech Visa. Perguntas Frequentes

Tech Visa. Perguntas Frequentes Tech Visa Perguntas Frequentes P.01. O que é o Tech Visa? R.01. O Tech Visa é um programa que tem como propósito tornar mais eficaz e eficiente o processo de concessão de visto de residência/atribuição

Leia mais

BIP/ZIP PROGRAMA LISBOA 2015 PARCERIAS LOCAIS 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO

BIP/ZIP PROGRAMA LISBOA 2015 PARCERIAS LOCAIS 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO PROGRAMA BIP/ZIP PARCERIAS LOCAIS LISBOA 2015 1º RELATÓRIO INTERCALAR JANEIRO 2016 GUIÃO DE PREENCHIMENTO 1º Passo - Login Aceder ao Link http://bipzip.cm-lisboa.pt e proceder ao login da candidatura com

Leia mais

Gestão de Resíduos de Construção e Demolição com amianto Relatório de acompanhamento (2016)

Gestão de Resíduos de Construção e Demolição com amianto Relatório de acompanhamento (2016) Gestão de Resíduos de Construção e Demolição com amianto Relatório de acompanhamento (2016) Índice 1 Introdução 3 2- Produção de RCD com amianto.. 3 3- Gestão de RCD com amianto.. 3 3.1 Enquadramento..

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGRANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 15/03/2018

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 15/03/2018 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

weber.consigo edição janeiro 2018

weber.consigo edição janeiro 2018 weber.consigo edição janeiro 2018 ÍNDICE INSTITUCIONAL 02 INSTITUCIONAL Guia Weber 2018 Guia Weber 2018 03 GRUPO Semana da Reabilitação Urbana do Porto 04 PRODUTO Nova Oferta 07 AÇÕES Eventos 10 INTERESSE

Leia mais