Perguntas Frequentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas Frequentes"

Transcrição

1 Perguntas Frequentes Registo de embalagens não reutilizáveis de matérias-primas e de produtos embalados desde que utilizadas exclusivamente para consumo próprio nas respetivas instalações e objeto de um circuito fechado no seu processo de utilização 1. A que se refere este registo? 2. Esta nova obrigação aplica-se a todas as embalagens e situações? 3. A alteração ao Decreto-Lei 366-A/97, de 20 de Dezembro refere-se apenas a embalagens não reutilizáveis. Assim sendo, o que é considerado uma embalagem reutilizável? 4. Que informação deve ser registada e quais os formulários para o efeito? 5. Tenho dúvidas acerca do preenchimento do formulário no ponto 3. O que devo reportar? 6. No formulário do ano anterior existia um ponto respeitante às declarações de informação sobre embalagens importadas de matéria-prima ou produtos embalados para consumo própria colocadas no mercado no e declaradas a uma entidade gestora, mas este ano já não consta. Porquê? 7. Até que data deve ser efetuado este registo? 8. A partir de que data se iniciaram as obrigações deste registo? O presente formulário diz respeito a que período temporal? 9. Quando se refere importado inclui as transferências da Comunidade Europeia? 10. A minha empresa encontra-se registada numa Entidade Gestora para a gestão de matériasprimas ou produtos embalados para consumo próprio que importo (SPV/Valormed/ Valorfito) e paga uma contrapartida financeira pela mesma. Mantenho estas obrigações? 11. Que outras obrigações tenho no que se refere ao registo dos resíduos que produzo? 12. De acordo com o artigo 48º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, republicado pelo Decreto-Lei 73/2011, de 17 de junho, apenas as entidades que cumpram os requisitos do referido artigo estão sujeitas a inscrição no SIRAPA. Devido a ao preenchimento deste formulário sou obrigado a registar-me no SIRAPA, mesmo que não preencha os requisitos do artigo 48º? 13. Há alguma coima ou sanção associada ao não registo no SIRAPA? E ao não preenchimento dos dados, ou registo incorreto ou insuficiente dos mesmos?

2 1. A que se refere este registo? A publicação do Decreto-Lei n.º 73/2011, a 17 de Junho de 2011, introduziu alterações ao artigo 5º do Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, referente ao cumprimento de obrigações relativas à gestão de embalagens e resíduos de embalagens. As novas alíneas do respetivo artigo dizem o seguinte: "5 - O disposto no presente artigo não é aplicável aos responsáveis pela primeira colocação no mercado de embalagens não reutilizáveis de matérias-primas e de produtos embalados desde que utilizadas exclusivamente para consumo próprio nas respetivas instalações e objeto de um circuito fechado no seu processo de utilização. 6 - Os responsáveis referidos no número anterior ficam sujeitos ao regime constante do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, alterado pela Lei n.º 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e pelos Decretos-Lei n.º 183/2009, de 10 de Agosto, e 73/2011, de 17 de Junho, bem como à obrigação de inscrição e registo no sistema integrado de registo eletrónico de resíduos. Significa isto que quando um operador económico importa (inclui as transferências de países da Comunidade Europeia) matérias-primas ou produtos embalados para consumo próprio, não necessita de aderir a nenhum dos dois sistemas atualmente existentes, consignação e integrado, para gestão das embalagens, desde que se responsabilize pelas mesmas e lhe dê um destino adequado e desde que essas embalagens não se enquadrem na definição de embalagem reutilizável (vide questão 3). 2. Esta nova obrigação aplica-se a todas as embalagens e situações? Não ficam abrangidos por esta exclusão as embalagens de matérias-primas ou produtos importados que são desembalados nas instalações do operador económico e cujas embalagens aí se tornam resíduos, quando as matérias-primas ou produtos se destinarem a ser escoados no mercado ou transmitidos a terceiros. 3. A alteração ao Decreto-Lei 366-A/97, de 20 de Dezembro refere-se apenas a embalagens não reutilizáveis. Assim sendo, o que é considerado uma embalagem reutilizável? As embalagens reutilizáveis são embalagens concebidas e projetadas para cumprir, durante o seu ciclo de vida, um número mínimo de viagens ou rotações. Estas embalagens são enchidas de novo, com ou sem apoio de produtos auxiliares presentes no mercado que permitam o novo enchimento da própria embalagem, e utilizadas para o mesmo fim para que foram concebidas. As embalagens reutilizáveis passam a resíduos de embalagens quando deixarem de ser reutilizadas. Assim, em conformidade com a Norma CEN EN 13429:2004: Embalagem - Reutilização, uma embalagem reutilizável, para usufruir desse estatuto deve evidenciar os requisitos essenciais patentes na norma em questão e devem estar abrangidas por um Plano de Gestão de Embalagens Reutilizáveis, de acordo com a Portaria n.º 29-B/98, de 15 de janeiro. Para mais esclarecimentos sobre as embalagens reutilizáveis consultar as perguntas frequentes que dizem respeito a embalagens e resíduos de embalagens.

3 4. Que informação deve ser registada e quais os formulários para o efeito? Como está previsto no número 6 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, a 17 de Junho de 2011, os operadores que poderão ser abrangidos por esta exclusão devem reportar à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) dados referentes a essas embalagens e resíduos de embalagens. A APA disponibiliza para download um ficheiro excel para reporte da informação obrigatória relativa às quantidades de embalagens colocadas no mercado nos termos referidos anteriormente, sendo que a informação relativa à produção e gestão de resíduos deve ser declarada nos formulários MIRR do SIRAPA (vide questão 10). 5. Tenho dúvidas acerca do preenchimento do formulário no ponto 3. O que devo reportar? Na tabela do ponto 3 do formulário devem ser registadas as quantidades colocadas no mercado de embalagens de todas as matérias-primas importadas (inclui as transferências de países da Comunidade Europeia) que chegam às instalações e são utilizadas no processo de fabrico. São as embalagens que ficam dentro da empresa (circuito fechado) e são posteriormente entregues a um operador licenciado. 6. No formulário do ano anterior existia um ponto respeitante às declarações de informação sobre embalagens importadas de matéria-prima ou produtos embalados para consumo própria colocadas no mercado no e declaradas a uma entidade gestora, mas este ano já não consta. Porquê? Uma vez que esta alteração entrou em vigor a meio de 2011, muitas entidades já teriam reportado esta informação a uma entidade gestora. Este ano como essa informação já não foi reportada a nenhuma entidade, assume-se não ser necessário este ponto no formulário. 7. Até que data deve ser efetuado este registo? O formulário referido na Questão 4, após devidamente preenchido, deve ser remetido para o seguinte endereço de geral@apambiente.pt, até ao próximo dia 31 de maio. 8. A partir de que data se iniciaram as obrigações deste registo? O presente formulário diz respeito a que período temporal? O registo da informação obrigatória relativa às quantidades de embalagens colocadas no mercado nos termos referidos anteriormente iniciou-se à data de entrada em vigor do Decreto- Lei n.º 73/2011, de 17 de junho de 2011, ou seja, a 18 de junho de O presente formulário diz respeito ao ano de Uma vez que o formulário foi disponibilizado já no final de março, todas as empresas que preencheram o formulário disponibilizado no ano anterior, mas com dados de 2012, não necessitam de enviar novo formulário atualizado.

4 9. Quando se refere importado inclui as transferências da Comunidade Europeia? Sim. No ponto 5 do artigo 5º do Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, a 17 de Junho de 2011, quando é referido primeira colocação no mercado, entende-se como primeira colocação no mercado nacional, sendo indiferente estar a considerar, para este caso, transações dentro ou fora da Comunidade Europeia. 10. A minha empresa encontra-se registada numa Entidade Gestora para a gestão de matérias-primas ou produtos embalados para consumo próprio que importo (SPV/Valormed/ Valorfito) e paga uma contrapartida financeira pela mesma. Mantenho estas obrigações? Com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho de 2011, quando um operador económico importa matérias-primas ou produtos embalados para consumo próprio, não tem de integrar nenhuma Entidade Gestora (SPV/Valormed/Valorfito), para gestão deste tipo de embalagens, desde que se responsabilize pelas mesmas quando se transformam em resíduos e lhe dê um destino adequado. Da mesma forma, não terá de proceder a qualquer pagamento de contrapartida financeira. Acresce que esta descontinuidade apenas se refere a este tipo de embalagens. 11. Que outras obrigações tenho no que se refere ao registo dos resíduos que produzo? Para além do preenchimento do ficheiro Excel para reporte da informação obrigatória relativa às quantidades de embalagens colocadas no mercado (vide questão 4), disponível para download no Portal da APA, deverá ainda ser preenchido o formulário B do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) no Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente (SIRAPA), no que se refere à produção e gestão de resíduos produzidos, como resultado da atividade desenvolvida. 12. De acordo com o artigo 48º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, republicado pelo Decreto-Lei 73/2011, de 17 de junho, apenas as entidades que cumpram os requisitos do referido artigo estão sujeitas a inscrição no SIRAPA. Devido a ao preenchimento deste formulário sou obrigado a registar-me no SIRAPA, mesmo que não preencha os requisitos do artigo 48º? A nova alínea do artigo 5º do Decreto-Lei 366-A/97, de 20 de dezembro, alterado pelo Decreto- Lei n.º 73/2011, a 17 de junho de 2011, diz o seguinte, em relação à obrigação de inscrição no SIRAPA: 6 - Os responsáveis referidos no número anterior ficam sujeitos ao regime constante do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, alterado pela Lei n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro, e pelos Decretos-Lei n.º 183/2009, de 10 de agosto, e 73/2011, de 17 de junho, bem como à obrigação de inscrição e registo no sistema integrado de registo eletrónico de resíduos.

5 Significa isto que quando um operador económico importa (inclui as transferências de países da Comunidade Europeia) matérias-primas ou produtos embalados para consumo próprio, mesmo que não preencha os requisitos do artigo 48º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, republicado pelo Decreto-Lei 73/2011, de 17 de junho de 2011, deve inscrever-se no SIRAPA. Qualquer questão sobre esta matéria deverá, prioritariamente, ser colocada via Gestor de Pedidos do SIRAPA, em detrimento de outros meios, de forma a permitir com mais eficácia a agregação de questões relativas ao mesmo utilizador, bem como para prevenir situações de congestionamento da linha , em fase de cumprimento de obrigações legais. 13. Há alguma coima ou sanção associada ao não registo no SIRAPA? E ao não preenchimento dos dados, ou registo incorreto ou insuficiente dos mesmos? Tendo presente a alínea 6 referida na questão anterior, as entidades ficam abrangidas pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, republicado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de junho, onde constam as contra ordenações ambientais associadas à não inscrição e incumprimento da obrigação de registo de dados no SIRAPA, no artigo 67º, n.º 2, alínea r) e n.º3, alínea e), respetivamente.

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Registo de embalagens não reutilizáveis de matérias-primas e de produtos embalados desde que utilizadas exclusivamente para consumo próprio nas respetivas instalações e objeto de um

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO EMBALADOS IMPORTADOS DE REGISTO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE MATÉRIAS-PRIMAS E DE PRODUTOS

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO EMBALADOS IMPORTADOS DE REGISTO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE MATÉRIAS-PRIMAS E DE PRODUTOS MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE REGISTO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE MATÉRIAS-PRIMAS E DE PRODUTOS EMBALADOS IMPORTADOS V1.0 (07-05-2014) 1 ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Registo... 4 3.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE)

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) MAIO 2017 Índice A. Enquadramento... 1 1. Qual o enquadramento legal para as embalagens e resíduos de embalagens?... 1 2. Qual a definição

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE)

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) JANEIRO 2017 Índice A. Enquadramento... 1 1. Qual o enquadramento legal para as embalagens e resíduos de embalagens?... 1 2. Qual a definição

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE)

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) NOVEMBRO 2016 Índice A. Enquadramento... 1 1. Qual o enquadramento legal para as embalagens e resíduos de embalagens?... 1 2. Qual a definição

Leia mais

1. Alterações decorrentes da Nova Licença da Sociedade Ponto Verde

1. Alterações decorrentes da Nova Licença da Sociedade Ponto Verde O ano de 2017 deu início a um novo ciclo na gestão das Embalagens e Resíduos de Embalagens. As alterações introduzidas neste novo ciclo terão pela primeira vez impacto em 2018, nomeadamente no preenchimento

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.0 novembro de 2017 Índice A. Enquadramento Geral... 3 1. Quais as obrigações de registo

Leia mais

Embalagens (Resíduos) de Produtos Químicos

Embalagens (Resíduos) de Produtos Químicos Embalagens (Resíduos) de Produtos Químicos II Congresso Nacional da GROQUIFAR - Os Novos Desafios da Distribuição Química e Farmacêutica Ana Sofia Vaz Assessora do Conselho Diretivo da APA, I.P ÍNDICE

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente SIRAPA O SIRAPA

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES PUBLICAÇÃO DO DESPACHO N.º 9592/2015, DE 24 DE AGOSTO (CONCESSÃO DE LICENÇA À VALORMED) MARÇO 2017

PERGUNTAS FREQUENTES PUBLICAÇÃO DO DESPACHO N.º 9592/2015, DE 24 DE AGOSTO (CONCESSÃO DE LICENÇA À VALORMED) MARÇO 2017 PERGUNTAS FREQUENTES PUBLICAÇÃO DO DESPACHO N.º 9592/2015, DE 24 DE AGOSTO (CONCESSÃO DE LICENÇA À VALORMED) MARÇO 2017 Índice 1. O atual âmbito da licença VALORMED apenas inclui medicamentos de uso humano,

Leia mais

Gestão de resíduos na CVP Doc. II Mapas Integrados de Registo de Resíduos (MIRR) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos

Gestão de resíduos na CVP Doc. II Mapas Integrados de Registo de Resíduos (MIRR) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos Gestão de resíduos na CVP Doc. II Mapas Integrados de Registo de Resíduos (MIRR) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos critérios definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente)

Leia mais

Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) Ano de de janeiro a 31 de março de 2017

Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) Ano de de janeiro a 31 de março de 2017 Circular nº 08/2017 2 fevereiro de 2017 ASSUNTO: Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) Ano de 2016 01 de janeiro a 31 de março de 2017 Caros Associados, De acordo com o previsto no

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS SISTEMA DE GESTÃO PARA EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS SISTEMA DE GESTÃO PARA EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS SISTEMA DE GESTÃO PARA EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão...

Leia mais

RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS!

RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS! RESÍDUOS: PAULA LOURENÇO CT 2 - APT NOVOS DESAFIOS! Transporte de resíduos Entidades Gestoras resíduos de embalagens Novo diploma do regime jurídico da gestão de fluxos específicos de resíduos: Embalagens

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE)

PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) PERGUNTAS FREQUENTES EMBALAGENS E RESÍDUOS DE EMBALAGENS (ERE) JULHO 2017 Índice A. Enquadramento... 1 1. Qual o enquadramento legal para as embalagens e resíduos de embalagens?... 1 2. Qual a definição

Leia mais

Manual Registo de Embaladores

Manual Registo de Embaladores Manual Registo de Embaladores no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.0 1 de julho de 2017 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao SILiAmb... 4 3. Enquadramento... 5 3.1 Enquadramento

Leia mais

RARU 13 ANEXO II Metodologia e Pressupostos

RARU 13 ANEXO II Metodologia e Pressupostos O Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de setembro, com a nova redação do Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de junho, veio criar um Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER), suportado pelo Sistema

Leia mais

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos

Ambiente Cabo Verde: Novo Regime Jurídico da Gestão de Resíduos 4 de dezembro de 2015 capeverde@vda.pt da Gestão de Manuel Gouveia Pereira mgp@vda.pt O Governo de Cabo Verde aprovou o Decreto-Lei n.º 56/2015, de 17 de outubro, que estabelece o novo. Objeto > Estabelece

Leia mais

Perguntas Frequentes Regime de concessão de incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida 2016/2017

Perguntas Frequentes Regime de concessão de incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida 2016/2017 Perguntas Frequentes Regime de concessão de incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida 2016/2017 I - De ordem geral: 1. Em que consiste o incentivo fiscal ao abate de veículos em fim de vida

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º. Exposição de Motivos PL 396/2013 2013.10.13 Exposição de Motivos A presente proposta de lei visa proceder à alteração dos mapas I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV e XV anexos à Lei n.º 66-B/2012, de

Leia mais

Principais alterações no fluxo de embalagens e resíduos de embalagens 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS

Principais alterações no fluxo de embalagens e resíduos de embalagens 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS Principais alterações no fluxo de embalagens e resíduos de embalagens 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS Catarina Ribeiro e Sílvia Ricardo Departamento de Resíduos da APA 12 de dezembro de

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 176/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 176/XII. Exposição de Motivos PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Proposta de Lei n.º 176/XII Exposição de Motivos A presente proposta de lei visa proceder à alteração dos mapas I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII,

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO DO AMBIENTE (PERGUNTAS E RESPOSTAS) OUTUBRO 2012

SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO DO AMBIENTE (PERGUNTAS E RESPOSTAS) OUTUBRO 2012 SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO DO AMBIENTE (PERGUNTAS E RESPOSTAS) OUTUBRO 2012 Como nasceu o SILiAmb? SILiAmb resulta da política de consolidação e racionalização de sistemasde informação da APA.

Leia mais

Gestão de resíduos na CVP Doc. I Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base

Gestão de resíduos na CVP Doc. I Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base Gestão de resíduos na CVP Doc. I Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) Enquadramento e procedimentos (Documento produzido com base nos critérios definidos pela Agência Portuguesa do

Leia mais

para a gestão de um sistema integrado de resíduos de embalagens, válida até 31

para a gestão de um sistema integrado de resíduos de embalagens, válida até 31 CONTRATO DE UTILIZAÇÃO DA MARCA NOVO VERDE Entre: NOVO VERDE - SOCIEDADE GESTORA DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS, S.A., sociedade comercial anónima, com sede no Centro Empresarial Ribeira da Penha Longa, Rua

Leia mais

(Redação dada pela Lei n.º 98/2017, de 24 de agosto. Produz efeitos a 1 de janeiro de 2017)

(Redação dada pela Lei n.º 98/2017, de 24 de agosto. Produz efeitos a 1 de janeiro de 2017) Regime Geral das Infrações Tributárias Artigo 117.º [...] 1-2 - 3-4 - 5-6 - A falta de apresentação da documentação respeitante à política adotada em matéria de preços de transferência, bem como a falta

Leia mais

MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS

MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS MAPA INTEGRADO DE REGISTO DE RESÍDUOS Ana Marçal Acção de Formação sobre Resíduos Industriais 23 de Novembro de 2010 GESTÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE RESÍDUOS A elaboração de estatísticas sobre resíduos é reconhecida

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto Diploma Aprova a declaração modelo 2, o modelo do recibo eletrónico de quitação de rendas e a declaração modelo 44, previstos no Código do Imposto do Selo e no Código do IRS Portaria n.º 98-A/2015 de 31

Leia mais

Resíduos de construção e demolição

Resíduos de construção e demolição Nota: a azul encontram-se identificadas as alterações efetuadas ao documento face à versão anterior Resíduos de construção e demolição A quem este documento de apoio se dirige: Aos produtores e aos operadores

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME Bruxelas, 1 de fevereiro de 2019 PERGUNTAS E RESPOSTAS RELATIVAS À SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES PUBLICAÇÃO DO DESPACHO N.º 9592/2015, DE 24 DE AGOSTO (CONCESSÃO DE LICENÇA À VALORMED)

PERGUNTAS FREQUENTES PUBLICAÇÃO DO DESPACHO N.º 9592/2015, DE 24 DE AGOSTO (CONCESSÃO DE LICENÇA À VALORMED) PERGUNTAS FREQUENTES PUBLICAÇÃO DO DESPACHO N.º 9592/2015, DE 24 DE AGOSTO (CONCESSÃO DE LICENÇA À VALORMED) JULHO 2018 Índice 1. O atual âmbito da licença VALORMED apenas inclui medicamentos de uso humano,

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO agosto de 2016 NOTA INTRODUTÓRIA A elaboração deste documento tem como finalidade apresentar de uma forma mais sistematizada a tramitação

Leia mais

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU

Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU Produtores: Procedimentos para adesão ao SGPU NP.08 Versão 6 de 01 de Janeiro de 2019 Índice Introdução... 3 1. Enquadramento Legal... 4 2. Funcionamento do sistema SGPU... 5 3. Procedimentos para Adesão

Leia mais

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011. Versão 5 ( )

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011. Versão 5 ( ) Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 Versão 5 (31-12-2016) Índice 1 Equipamentos elegíveis para comunicação e responsável pelo

Leia mais

CANDIDATURAS 2015/2016 CURSOS DE MESTRADO PROCEDIMENTOS

CANDIDATURAS 2015/2016 CURSOS DE MESTRADO PROCEDIMENTOS CANDIDATURAS 2015/2016 CURSOS DE MESTRADO PROCEDIMENTOS Pág. 1/10 Rua Conselheiro Emídio Navarro 1 No seu browser, digite o seguinte endereço portal.ipl.pt/isel-cssnet Escolha o curso/regime de candidatura

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 326/3

Jornal Oficial da União Europeia L 326/3 24.11.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 326/3 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1097/2012 DA COMISSÃO de 23 de novembro de 2012 que altera o Regulamento (UE) n. o 142/2011 que aplica o Regulamento

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto DECRETO N.º /XIII Sistema de incentivo à devolução e depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio (Primeira alteração ao Decreto- Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro,

Leia mais

REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO

REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO NOVAS REGRAS NOS DOCUMENTOS DE TRANSPORTE W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos

Leia mais

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA

PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA PLATAFORMA MUNICIPAL DE GESTÃO EDUCATIVA ANO LETIVO 2019/2020 Candidaturas Online Almoço e Lanches Escolares [Pré-Escolar e 1º CEB] AAAF Prolongamento de horário [Pré-Escolar] Auxílios Económicos - material

Leia mais

Presidência do Conselho de Ministros. Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Presidência do Conselho de Ministros. Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Diretrizes de apresentação dos Planos de Gestão de Solventes a que se refere o n.º 2 do art.º 100.º do DL n.º 127/2013, de 30 de agosto, para as atividades sujeita à verificação do cumprimento do VL aplicável

Leia mais

Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. orquê as atualizações aos livros da COL. LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas atualizações, a ORTO EDITORA

Leia mais

AUTORIZAÇÃO N.º ICP ANACOM - 2/ SP

AUTORIZAÇÃO N.º ICP ANACOM - 2/ SP AUTORIZAÇÃO N.º ICP ANACOM - 2/2012 - SP O Vice-Presidente do Conselho de Administração do ICP-Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM), decide, nos termos do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 150/2001,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES (PAN ) Candidaturas

PERGUNTAS FREQUENTES (PAN ) Candidaturas PERGUNTAS FREQUENTES (PAN 2014-2016) Candidaturas P1: Relativamente à listagem solicitada dos apicultores associados, a entidade deverá remeter uma listagem só dos seus associados ou de todos os apicultores

Leia mais

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015

Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 Seguro de Saúde Resumo / Manual do Utilizador Anuidade 2014/2015 PLANO NÃO COMPLEMENTAR Manual válido para o período de 01/09/2013 a 30/09/2014 O presente manual não substitui as Condições Gerais, Especiais

Leia mais

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16 Índice 1. Introdução... 2 2. Secção pública aspecto gráfico... 3 3. Acesso á secção reservada... 4 4. Autenticação na área reservada... 6 5. Recuperação de códigos de acesso... 7 6. Área reservada... 8

Leia mais

Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Diretrizes de apresentação dos Planos de Gestão de Solventes a que se refere o n.º 5 do art.º9º do DL 242/2001, de 31 de Agosto, para as atividades sujeita à verificação do cumprimento do VL aplicável

Leia mais

HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE SUCATA FERROSA E NÃO FERROSA CADERNO DE ENCARGOS

HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE SUCATA FERROSA E NÃO FERROSA CADERNO DE ENCARGOS HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE SUCATA FERROSA E NÃO FERROSA CADERNO DE PROC.º 1/HP/DCOP/2017 Artigo 1º - OBJETO O objeto da presente hasta pública consiste na alienação e envio a destino final de sucata

Leia mais

Guia de interpretação- Representante Autorizado

Guia de interpretação- Representante Autorizado 2014 Guia de interpretação- Representante Autorizado 17-07-2014 Índice 1 Objetivo... 3 2 Porquê esta legislação?... 3 3 A que se deve a existência de um Representante Autorizado?... 3 4 Em que circunstâncias

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V2.5 julho de 2018 Índice A. Enquadramento... 7 A1. Quem são os produtores de produtos

Leia mais

INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA - IES DECLARAÇÃO ANUAL. PERGUNTAS & RESPOSTAS Âmbito Geral. Âmbito Geral

INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA - IES DECLARAÇÃO ANUAL. PERGUNTAS & RESPOSTAS Âmbito Geral. Âmbito Geral 1) O QUE É A INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (IES)? A IES consiste numa forma de entrega, por via eletrónica e de forma totalmente desmaterializada, de obrigações declarativas de natureza contabilística,

Leia mais

Regulamento n.º /2018

Regulamento n.º /2018 Regulamento n.º -------/2018 Considerando o disposto nos art.ºs 15º e seguintes da Lei do Financiamento do Ensino Superior Lei nº 37/2003 de 22 de agosto alterada pela Lei nº 49/2005 de 30 de agosto e

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS - ENTIDADE GESTORA SOGILUB

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS - ENTIDADE GESTORA SOGILUB GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS - ENTIDADE GESTORA SOGILUB Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 V2.0 ( )

Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 V2.0 ( ) Manual de preenchimento do Formulário de Comunicação de Dados ao abrigo do Artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011 V2.0 (31-12-2014) Índice 1 Registo... 3 2 Recuperar senha de acesso... 5 3 Alterar senha

Leia mais

Circular n.º 18/2008 Série II

Circular n.º 18/2008 Série II Proc. o AMB (22) / 2006 DSRA Circular n.º 18/2008 Série II Assunto: Procedimento de controlo aduaneiro a implementar quando da importação de pneus novos e pneus usados 1 para recauchutagem, reciclagem

Leia mais

Perguntas Frequentes Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa

Perguntas Frequentes Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa Perguntas Frequentes Guias electrónicas de acompanhamento de resíduos Documento de apoio às estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa 1. A que reporta a Portaria n.º 145/2017 de 26 de Abril? A portaria

Leia mais

Manual de Apoio ao Utilizador do Registo Central de Auxílios de Minimis

Manual de Apoio ao Utilizador do Registo Central de Auxílios de Minimis auxílios de minimis manuais. ad&c Manual de Apoio ao Utilizador do Registo Central de Auxílios de Minimis atualização 1 de julho de 2014 Ficha Técnica Título Manual de apoio ao utilizador do registo central

Leia mais

PARCEIRA DAS EMPRESAS 01 TRIA INDÚS

PARCEIRA DAS EMPRESAS 01 TRIA INDÚS Industria SOCIEDADE PONTO VERDE PARCEIRA DAS EMPRESAS A Sociedade Ponto Verde é uma empresa privada sem fins lucrativos, licenciada pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e Ministério

Leia mais

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DE CAUCIONAMENTO

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DE CAUCIONAMENTO CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DE CAUCIONAMENTO ABRIL 1999 1) INTRODUÇÃO O Decreto Lei nº 366.A/97, de 20 de Dezembro, que alterou o Decreto Lei nº 322/95, de 28 de Novembro, estabeleceu as regras a que deve

Leia mais

EMBALAGENS VALORIZADAS ORGANICAMENTE - QUANTIFICAÇÃO E PAGAMENTO DO RESPETIVO VALOR DE

EMBALAGENS VALORIZADAS ORGANICAMENTE - QUANTIFICAÇÃO E PAGAMENTO DO RESPETIVO VALOR DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS EMBALAGENS VALORIZADAS ORGANICAMENTE - QUANTIFICAÇÃO E PAGAMENTO DO RESPETIVO VALOR DE CONTRAPARTIDA Versão 1.1 novembro 2018 1 Nos termos do previsto

Leia mais

FORMULÁRIO ÚNICO SIRAPA MANUAL DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PRTR

FORMULÁRIO ÚNICO SIRAPA MANUAL DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PRTR FORMULÁRIO ÚNICO SIRAPA MANUAL DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PRTR PERGUNTAS FREQUENTES Julho 2015 O presente documento reúne 26 perguntas frequentes relativas ao preenchimento do formulário PRTR

Leia mais

Perguntas Frequentes ÓLEOS USADOS (OU)

Perguntas Frequentes ÓLEOS USADOS (OU) Perguntas Frequentes ÓLEOS USADOS (OU) GERAL/ENQUADRAMENTO 1. Qual é a legislação nacional em vigor em matéria de óleos usados? 2. O que se entende por óleos usados? 3. Quem são os produtores de óleos

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.1 maio de 2019 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO... 4 1.1

Leia mais

S.R. DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS, S.R. DA SAÚDE, S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 74/2009 de 14 de Setembro de 2009

S.R. DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS, S.R. DA SAÚDE, S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 74/2009 de 14 de Setembro de 2009 S.R. DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS, S.R. DA SAÚDE, S.R. DO AMBIENTE E DO MAR Portaria n.º 74/2009 de 14 de Setembro de 2009 O Plano Estratégico de Gestão de Resíduos da Região Autónoma dos Açores,

Leia mais

Projeto de Instrução que estabelece o reporte de informação ao Banco de Portugal sobre serviços mínimos bancários. Assunto: Serviços mínimos bancários

Projeto de Instrução que estabelece o reporte de informação ao Banco de Portugal sobre serviços mínimos bancários. Assunto: Serviços mínimos bancários Projeto de Instrução que estabelece o reporte de informação ao Banco de Portugal sobre serviços mínimos bancários Assunto: Serviços mínimos bancários Nos termos do disposto no artigo 7.º-C do Decreto-Lei

Leia mais

Circular n.º 72/2011 Série II

Circular n.º 72/2011 Série II Proc. n.º AMB (22) /2006 DSRA Circular n.º 72/2011 Série II Assunto: Procedimento de controlo aduaneiro a implementar quando da importação de pneus novos e pneus usados para recauchutagem, reciclagem ou

Leia mais

Intervenção Pública de LPD Oferta a preço fixo Manual do Operador

Intervenção Pública de LPD Oferta a preço fixo Manual do Operador VERSÃO 1.0 MANUAL INTERVENÇÃO PÚBLICA DE LEITE EM PÓ DESNATADO Índice 1. Enquadramento legislativo... 3 2. Objetivo... 3 3. Âmbito... 3 4. Intervenientes... 3 5. Operador... 3 Estar inscrito/identificado

Leia mais

Manual de preenchimento do formulário

Manual de preenchimento do formulário Manual de preenchimento do formulário Procedimento concursal comum conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente área de medicina geral e familiar - detentores de uma relação

Leia mais

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o 1 2 Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o ruido Econonomia de energia e isolamento termico 3

Leia mais

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL 30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL IVA- BALCÃO ÚNICO - MOSS Regime dos serviços de telecomunicações, rádio e tv e por via eletrónica Regime 1 Telecomunicações Rádio e Televisão Prestador Tributáveis em Portugal

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00116/2012 (S13005-201211) Nos termos do artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados

TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados TRANSFERÊNCIA DE RESÍDUOS E RASTREABILIDADE Webinar sobre Resíduos, Dupla Contagem, Fraude e Fiscalização e Biocombustíveis Avançados Eng.ª Cristina Carrola Diretora do Departamento de Resíduos 27 de setembro

Leia mais

REGULAMENTO LISTA DOS FORNECEDORES DO ESCRITÓRIO ICE DE MAPUTO INSCRIÇÃO E GESTÃO

REGULAMENTO LISTA DOS FORNECEDORES DO ESCRITÓRIO ICE DE MAPUTO INSCRIÇÃO E GESTÃO REGULAMENTO LISTA DOS FORNECEDORES DO ESCRITÓRIO ICE DE MAPUTO INSCRIÇÃO E GESTÃO ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

A. ENTIDADE ADJUDICANTE

A. ENTIDADE ADJUDICANTE A. ENTIDADE ADJUDICANTE I. Designação, endereços e contactos oficiais: Designação: ERP Portugal Associação Gestora de Resíduos Endereço: Centro Empresarial Ribeira da Penha Longa, Rua D. Dinis Bordalo

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS - ENTIDADE GESTORA VALORPNEU

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS - ENTIDADE GESTORA VALORPNEU GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS - ENTIDADE GESTORA VALORPNEU Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Tratamento de Reclamações Intermediários de Crédito

Tratamento de Reclamações Intermediários de Crédito Pág. 1 de 6 Tratamento de Reclamações Intermediários de Crédito Pág. 2 de 6 REVISÃO DO DOCUMENTO Versão Data Elaborado por Validado por 1 12/01/2018 Regina Reis Departamento Jurídico Oney Pág. 3 de 6 ÍNDICE

Leia mais

Manual de Inscrição Online em Provas - Concorrente -

Manual de Inscrição Online em Provas - Concorrente - Portal Online Manual de Inscrição Online em Provas - Concorrente - Registo Portal Online Inscrição Online em Provas Versão 1.0 07.03.2019 1. REGISTO NO PORTAL ONLINE Caso não possua conta no Portal Online

Leia mais

Perguntas Frequentes. Concurso aberto para preenchimento de 86 Postos de Trabalho para a carreira especial médica Concurso para Médicos Vinculados

Perguntas Frequentes. Concurso aberto para preenchimento de 86 Postos de Trabalho para a carreira especial médica Concurso para Médicos Vinculados Perguntas Frequentes Concurso aberto para preenchimento de 86 Postos de Trabalho para a carreira especial médica Concurso para Médicos Vinculados Documento atualizado em 12 de abril: Novas FAQ atualizadas:

Leia mais

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado

Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado Perguntas Frequentes Registo de Produtores de Produtos através de Representante Autorizado no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiAmb) V1.0 novembro de 2018 ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO... 4

Leia mais

Esse controlo sobre a Entidade pode ser exercido pela propriedade ou por outros direitos que sobre ela detenham, de forma direta ou indireta.

Esse controlo sobre a Entidade pode ser exercido pela propriedade ou por outros direitos que sobre ela detenham, de forma direta ou indireta. I. INTRODUÇÃO O REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFETIVO (RCBE) foi criado pela Lei 89/2017, de 21 de Agosto e está regulamentado pela Portaria N.º 233/2018, de 21 de Agosto. O Registo Central do Beneficiário

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 11/2018

Regulamento da CMVM n.º 11/2018 Regulamento da CMVM n.º 11/2018 Prestação de informação pelas entidades gestoras de plataforma de negociação que negoceie instrumentos financeiros derivados de mercadorias ou licenças de emissão e respetivos

Leia mais

Condições de Venda Fora das Farmácias de Medicamentos Para Uso Humano Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM)

Condições de Venda Fora das Farmácias de Medicamentos Para Uso Humano Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) Condições de Venda Fora das Farmácias de Medicamentos Para Uso Humano Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) O Decreto Lei n.º 134/2005, de 16 de agosto, aprovou o regime de venda de medicamentos não sujeitos

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2019 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado

Regulamento da CMVM n.º 4/2019 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado Regulamento da CMVM n.º 4/2019 Mercados Regulamentados e Sistemas de Negociação Multilateral e Organizado (Alteração ao Regulamento da CMVM n.º 3/2007) A revisão do Regulamento da CMVM n.º 3/2007, de 5

Leia mais

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE PROPINAS DE LICENCIATURA Regulamento aprovado pela Presidência do Instituto Superior de Economia e Gestão em 2014-04-21 MO-PR01-03/V05 Página 1 de 8 Nos termos previstos na Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as bases

Leia mais

Decreto-Lei n. 366-A/97 de 20 de Dezembro

Decreto-Lei n. 366-A/97 de 20 de Dezembro Decreto-Lei n. 366-A/97 de 20 de Dezembro O Decreto-Lei n. 322/95, de 28 de Novembro, estabeleceu os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens. Contudo,

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S ) 1 6 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 43/2013 (S05175-201305) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei n.º

Leia mais

INSTRUÇÃO N.º 27/ (BO N.º 9, )

INSTRUÇÃO N.º 27/ (BO N.º 9, ) INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012) Temas ESTATÍSTICAS Estatísticas das Operações com o Exterior ASSUNTO: Estatísticas de Operações e Posições com o Exterior No uso das competências atribuídas

Leia mais

Documentos Informativos Ano Letivo de 2013/14

Documentos Informativos Ano Letivo de 2013/14 2013 Documentos Informativos Ano Letivo de 2013/14 Estes documentos tem como objectivo auxiliar o novo estudante no processo de inscrições nas unidades curriculares e fornecer algumas informações úteis

Leia mais

24 JUNHO A 2 AGOSTO MANUAL DE INSCRIÇÃO

24 JUNHO A 2 AGOSTO MANUAL DE INSCRIÇÃO 2019 FÉRIAS JOVENS 24 JUNHO A 2 AGOSTO MANUAL DE INSCRIÇÃO 2019 FÉRIAS JOVENS MISSÃO: Promover estilos de vida saudável e proporcionar experiências significativas que contribuam para o desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 882/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 882/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 882/XIII/3.ª IMPLEMENTA UM SISTEMA DE DEPÓSITO, DEVOLUÇÃO E RETORNO DE EMBALAGENS DE BEBIDA (TARA RECUPERÁVEL) E CRIA O RESPETIVO SISTEMA DE RECOLHA DE RECOLHA MEDIANTE

Leia mais

Documento de Apoio ao Preenchimento MIRR Versão 2 fevereiro de 2017

Documento de Apoio ao Preenchimento MIRR Versão 2 fevereiro de 2017 Nota: a azul encontram-se identificadas as alterações efetuadas ao documento face à versão anterior Estabelecimentos que procedem ao tratamento de lamas de depuração (de ETAR domésticas e/ou urbanas, de

Leia mais

Manual de preenchimento do formulário de candidatura

Manual de preenchimento do formulário de candidatura Manual de preenchimento do formulário de candidatura Procedimento concursal comum conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente Caro(a) Candidato(a) Foi disponibilizada uma

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00065/2013 (S08017-201307) Nos termos do Artigo 32º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, com a redação conferida

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 14.9.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 249/3 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 815/2012 DA COMISSÃO de 13 de setembro de 2012 que estabelece as regras de aplicação

Leia mais

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S )

ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S ) 1 5 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 00091/2012 (S10171-201208) Nos termos do Artigo 35º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, com a redação conferida

Leia mais

ALTERA A REGULAMENTAÇÃO DO REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA, DE ACIDENTES PESSOAIS E DE OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO

ALTERA A REGULAMENTAÇÃO DO REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA, DE ACIDENTES PESSOAIS E DE OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO Não dispensa a consulta da Norma Regulamentar publicada em Diário da República NORMA REGULAMENTAR N.º 7/2013-R, de 24 de outubro ALTERA A REGULAMENTAÇÃO DO REGISTO CENTRAL DE CONTRATOS DE SEGURO DE VIDA,

Leia mais

SISTEMA COMUNITÁRIO DE ECOGESTÃO E AUDITORIA (EMAS) Procedimentos. Índice. janeiro de 2019

SISTEMA COMUNITÁRIO DE ECOGESTÃO E AUDITORIA (EMAS) Procedimentos. Índice. janeiro de 2019 SISTEMA COMUNITÁRIO DE ECOGESTÃO E AUDITORIA (EMAS) Procedimentos janeiro de 2019 Alterações: Índice Página 1. Objetivo 2 2. Campo de aplicação 2 3. Documentos de referência 3 4. Definições 3 5. Pedido

Leia mais

Instrução n. o 7/2017 BO n. o

Instrução n. o 7/2017 BO n. o Instrução n. o 7/2017 BO n. o 4 17-04-2017 Temas Estatísticas Estatísticas Bancárias Internacionais Índice Texto da Instrução Anexo à Instrução Texto da Instrução Assunto: Estatísticas bancárias internacionais

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA SOCIEDADE PONTO VERDE Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para

Leia mais