Tópico 01 Câmara dos Deputados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópico 01 Câmara dos Deputados"

Transcrição

1 Tópico 01 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção correta. a) O princípio da não afetação da receita vincula as receitas a partir da aplicação dos mecanismos de desvinculação das receitas da União (DRU). b) De acordo com o princípio da periodicidade, as previsões de receitas e despesas referem-se a um período determinado de tempo (quatro anos), conforme o PPA. c) O princípio da legalidade indica que as ferramentas de planejamento orçamentário dos entes federativos, para apresentarem eficácia e legitimidade, requerem formalidade legal. d) De acordo com o princípio da totalidade, a lei orçamentária deve conter três orçamentos independentes entre si: o fiscal, o da seguridade social e o dos investimentos em empresas estatais. e) O princípio do orçamento bruto estabelece que todas as receitas previstas e as despesas fixadas das entidades da administração direta e indireta de um ente federativo, inclusive as entidades não dependentes, devem estar contidas em uma só lei orçamentária.

2 2.(TCE-ES/2013/Direito) Apesar de entre os princípios constitucionais que regem a elaboração da proposta orçamentária pelo Estado incluir-se o da não vinculação da receita de impostos, a Constituição Federal permite ao Estado vincular parcela da receita de impostos a) ao pagamento de servidores públicos comissionados. b) a despesas imprevisíveis e urgentes, como calamidades públicas. c) a um programa de apoio à inclusão e promoção educacional. c) à aquisição de equipamentos para a segurança pública. e) à construção de estradas. 3. (ANCINE/2013/Analista Área 1) A abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, contraria o princípio da exclusividade. 4. (BACEN/2013/Infraestrutura) É vedada a vinculação de receita de qualquer espécie a órgão, fundo ou despesa, ressalvados os casos autorizados na Constituição Federal. 5. (BACEN/2013/Infraestrutura) O princípio do orçamento bruto, que é decorrente da evolução das funções orçamentárias relacionadas com a implantação do orçamento-programa, fundamenta-se na obrigatoriedade de se especificarem os gastos por meio de programas de trabalho que permitem a identificação dos objetivos e metas a serem atingidos.

3 (FUB/DF/2013/Auxiliar Administrativo) Acerca dos princípios que norteiam o orçamento público, julgue os próximos itens. 6.O princípio da universalidade permite que o Poder Legislativo exerça um controle mais eficaz sobre todos os ingressos e dispêndios a serem administrados pelo ente público. 7.O princípio da uniformidade determina a existência de um único orçamento para cada ente da Federação, que contemple todas as receitas previstas e despesas fixadas das entidades da administração direta e indireta. 8. Conforme o princípio do equilíbrio orçamentário, a execução financeira deve desenvolver-se independentemente da execução orçamentária e da programação de desembolso. (FUB/DF/2013/Auxiliar Administrativo) Ainda a respeito dos princípios que norteiam o orçamento público, julgue os seguintes itens. 9. A discriminação ou especialização orçamentária consiste na priorização das metas incrementais em detrimento daquelas já constituídas em exercícios anteriores. 10. O princípio da publicidade determina que o conteúdo da lei orçamentária seja divulgado pelos veículos oficiais de comunicação e divulgação, para efeito de conhecimento público, eficácia e validade de seu teor. 11. O princípio da unidade orçamentária é reforçado pelo princípio da unidade de caixa, segundo o qual todas as receitas e despesas convergem para um fundo geral, denominado conta única.

4 (TCDF/2014/Técnico) A respeito das noções de administração financeira, bem como dos princípios e das diretrizes do orçamento público, julgue os itens a seguir 12. Suponha que determinado município tenha instituído contribuição de melhoria sobre imóveis localizados próximos de obra pública concluída. Nessa situação, em respeito ao princípio da não vinculação, o município estará proibido de determinar a destinação do produto da arrecadação da referida contribuição ao atendimento de despesa pública específica. 13. O princípio da universalidade está expresso no dispositivo constitucional que proíbe a concessão ou utilização de créditos ilimitados. (Cespe/2014/Câmara dos Deputados/Consultor) Acerca dos princípios orçamentários, julgue os itens subsecutivos. 14. O princípio da exclusividade tem o objetivo de impedir que a lei de orçamento seja utilizada como meio de aprovação de matérias estranhas às questões orçamentárias. 15.O princípio do orçamento bruto, embora bastante representativo, não está integrado à legislação brasileira. 16. (Cespe/2014/ANTAQ) Em razão do princípio da universalidade, o valor recebido referente à multa aplicada pela ANTAQ somente será registrado como receita do exercício corrente se houver previsão dessa multa na lei orçamentária anual.

5 17. (Cespe/2014/ANTAQ) O princípio da anualidade orçamentária determina que o orçamento de cada um dos entes da Federação deve ser elaborado e encaminhado ao Poder Legislativo no ano anterior ao da sua execução. 18. (Cespe/2015/MPU) De acordo com o princípio da exclusividade, é vedado ao Poder Executivo incluir na lei orçamentária anual (LOA) autorização para contratação de operação de crédito. 19. (Cespe/2015/DEPEN) De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve englobar todas as receitas e despesas do Estado para que seja realizada a programação financeira de arrecadação de tributos necessários para custear as despesas projetadas pelo governo. 20. (Cespe/2015/DEPEN) O princípio orçamentário da unidade, que prescreve a formulação de um orçamento único, não é observado pela Constituição Federal brasileira, que determina a existência dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. 21. (Cespe/2015/STJ/Técnico) Se determinado órgão público precisar efetuar um empréstimo que tenha sido previamente autorizado, o produto dessa operação será incluído no orçamento tanto no que se refere à receita quanto no que se refere à despesa. 22. (Cespe/2015/STJ/Técnico) Se todos os entes da Federação elaborassem e executassem um único orçamento, essa ação seria embasada pelo princípio orçamentário da uniformidade.

6 23. (Cespe/2015/STJ/Analista) Se determinado estado assinar contrato com empresa privada, prevendo a prestação de contragarantias financeiras por parte do ente público, a vinculação de uma parcela da receita oriunda do Fundo de Participação dos Estados para esta finalidade poderá ser feita sem que haja desrespeito ao princípio da não vinculação de recursos. 24. (Cespe/2015/ TCU/Procurador) O princípio do equilíbrio orçamentário encontra-se expresso na CF e impõe a precisa e necessária identidade entre os valores realizados de receita e de despesa na LOA. 25. (Cespe/2015/TCU/Procurador) Decorre do princípio da anualidade orçamentária a exigência de que a LOA autorize a arrecadação de determinado tributo de modo a assegurar a previsibilidade das relações sociais e a segurança jurídica.

7 26. (Cespe/2015/Prefeitura de Salvador/ Procurador) Assinale a opção correta no que diz respeito aos princípios orçamentários. a) A criação de créditos adicionais - suplementares ou especiais - está sujeita a previsão na lei orçamentária, em razão do princípio da unidade. b) A divisão do orçamento em três peças - LOA, LDO e lei do PPA - constitui exceção ao princípio da unidade orçamentária. c) Conforme o princípio da exclusividade de matéria orçamentária, somente pode constar do orçamento matéria pertinente às previsões de receitas e despesas, não se admitindo as chamadas caudas orçamentárias nem a previsão de operações de crédito por antecipação de receita. d) Os orçamentos e créditos adicionais somente poderão ser aprovados por lei formal, sendo vedada a edição de medida provisória que verse sobre matéria orçamentária. e) O orçamento deve atender a determinados princípios, entre os quais os da unidade, da universalidade, da anualidade, da proibição de estorno, da não afetação de receita e da exclusividade de matéria orçamentária. (Cespe/2015/TCE-RN) Considerando as regras e os princípios relacionados à receita pública, à despesa pública e à execução orçamentária no Brasil, julgue os seguintes itens. 27. A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro são proibidos se não houver prévia autorização legislativa, exceto no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, quando o objetivo for viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções.

8 28. (Cespe/2016/TCE-PR) Segundo o princípio da universalidade, os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória serão consolidados e escriturados de forma coletiva. 29. (Cespe/2016/TCE-PR) A diferença entre o montante das despesas de capital e o montante previsto para as receitas de operações de crédito no projeto de LOA deverá ser igual ou superior a zero. 30. (Cespe/2016/TCE-PR) Assinale a opção correta a respeito dos princípios orçamentários. a) O PPA segue o princípio da periodicidade e seu orçamento é definido bienalmente. b) Dado o princípio da exclusividade, cada ente da Federação deverá ter o seu próprio orçamento. c) O princípio da unidade visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política. d) De acordo com o princípio do orçamento bruto, as receitas devem constar no orçamento pelos seus totais, deduzindo-se destes somente os impostos. e) Dado o princípio da totalidade, o orçamento de cada estado deverá conter todas as receitas e despesas de seus órgãos mantidos pelo poder público.

9 31. (Cespe/2016/TCE-PR) A Lei de Responsabilidade Fiscal reforça o princípio segundo o qual as obrigações assumidas no exercício devem ser compatíveis com os recursos financeiros obtidos no mesmo exercício. O princípio orçamentário vinculado a essa norma denomina-se princípio da A unidade. B uniformidade. C clareza. D anualidade. E legalidade 32. (Cespe/2016/TCE-PR) No que se refere aos princípios orçamentários estabelecidos na Lei n.º 4.320/1964 e no MCASP, assinale a opção correta. A O princípio da legalidade aplicado à administração pública prevê que cabe ao poder público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei orçamentária expressamente autorizar. Nesse sentido, não se deve efetuar despesa que não estiver prevista ou para a qual não haja recurso para executá-la. B O princípio da publicidade estabelece ser dever do ente público divulgar o orçamento público de forma ampla à sociedade. C O princípio da vinculação (afetação) da receita de impostos autoriza ao gestor que assuma um novo governo vincular o impostos conforme as necessidades da gestão que irá desenvolver, criando-se, com isso, uma obrigação definitiva para o ente federado. D Os princípios orçamentários visam prioritariamente estabelecer regras norteadoras específicas para conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de execução e controle do orçamento público. E O princípio da universalidade determina que a lei orçamentária anual compreenda todas as receitas e despesas dos poderes, dos órgãos, das entidades e das empresas controladas pelo setor público. 33. (Cespe/2016/TCE-PA) De acordo com o princípio da unidade orçamentária, a vigência do orçamento deverá ser limitada a um exercício financeiro.

10 Gabarito das questões Cespe 1-C 2-C 3-Errado 4-Errado 5-Errado 6-Certo 7-Errado 8-Errado 9-Errado 10-Certo 11-Certo 12-Errado 13-Errado 14-Certo 15-Errado 16-Errado 17-Errado 18-Errado 19-Certo 20-Errado 21-Certo 22-Errado 23-Certo 24-Errado 25-Errado 26-E 27-Certo 28-Errado 29-Certo 30-C 31-D 32-A 33-Errado Até a próxima aula. Me siga no meu grupo de dicas no facebook, no meu canal do youtube e no periscope (@GiovanniPacelli)

Tópico 1 Câmara dos Deputados

Tópico 1 Câmara dos Deputados Tópico 1 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção correta. a) O princípio da não afetação da receita vincula as receitas a partir

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo 1. PRINCÍPIO DA UNIDADE: O orçamento deve constar de uma peça única. Cada esfera de governo deve

Leia mais

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários.

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários. Conteúdo da Aula Princípios Orçamentários. 1 Princípios Orçamentários Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade) Exclusividade (Art. 165, 8º da CF/88) Publicidade Equilíbrio Não Afetação de Receitas

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Princípios Orçamentários Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Sergio Barata Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) III. VEDAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS A vedação, tratada pelo art. 167, da CF, é dividida em 2 tópicos: a) Execução Orçamentária (limitações a serem aplicadas no

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Aspectos do Orçamento: 1) Político: trata basicamente do plano de governo instituído pelo grupo partidário que detém

Leia mais

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe.

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe. Orçamento Público CF/88 (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A seção II do capítulo referente às finanças públicas, estabelecido na CF, regula os denominados

Leia mais

Tópico 00 Câmara dos Deputados

Tópico 00 Câmara dos Deputados Tópico 00 Câmara dos Deputados (Cespe/IPEA/2008/Técnico Superior em Orçamento) No que se refere aos princípios orçamentários brasileiros e ao poder de legislar sobre orçamento, julgue os itens seguintes.

Leia mais

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS . Professor Bruno Eduardo Site: http://www.brunoeduardo.com Email: professor@brunoeduardo.com Facebook: http://www.facebook.com/professorbrunoeduardo PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade: o orçamento anual

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 6 Prof. Sergio Barata 2) (FGV Contador SEFIN/RO 2018) Os princípios orçamentários são regras básicas que todo orçamento federal deve seguir. Assinale a opção

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

Rodada #1 Administração Financeira e Orçamentária

Rodada #1 Administração Financeira e Orçamentária Rodada #1 Administração Financeira e Orçamentária Professor Graciano Rocha Assuntos da Rodada 1 Orçamento público: conceitos e princípios. 2 Orçamento-programa. 3 Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação,

Leia mais

Princípios Orçamentários via Periscope

Princípios Orçamentários via Periscope Princípios Orçamentários via Periscope AULA GRÁTIS 21 questões comentadas e destrinchadas por Carol Alvarenga, do Esquemaria e Ponto dos Concursos Cespe / MPU / 2010 Errada #1. Um importante princípio

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 4 Prof. Sergio Barata Princípios Orçamentários Reserva de Contingência Portaria Int. STN/SOF nº 163/2001 Art. 8 - A dotação global

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO I. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS São diretrizes de direito financeiro que aplicamse direta e imediatamente à confecção do orçamento pelo Estado. São normas especificamente

Leia mais

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária.

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. Reforma da Constituição de 1824 e CF 1934: competência compartilhada do

Leia mais

Rodada #1 Noções de Administração Financeira e Orçamentária

Rodada #1 Noções de Administração Financeira e Orçamentária Rodada #1 Noções de Administração Financeira e Orçamentária Professor Graciano Rocha Assuntos da Rodada NOÇÕES DE ADMNISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito. 1.2 Técnicas

Leia mais

CAPÍTULO IV CRÉDITOS ADICIONAIS 1. Introdução 2. Créditos suplementares 3. Créditos especiais

CAPÍTULO IV CRÉDITOS ADICIONAIS 1. Introdução 2. Créditos suplementares 3. Créditos especiais SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1.1 O Direito Financeiro e a Administração Financeira e Orçamentária 1.2 Normas gerais de Direito Financeiro 2. A atividade financeira

Leia mais

ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO

ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO Severino Simião da Silva, Téc. Adm. e Contabilidade, Secretário Executivo, Pós-Graduado em Auditoria Governamental, E Gestão Pública.Consultor

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

CAPÍTULO VI VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA Questões de concursos anteriores Gabarito

CAPÍTULO VI VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA Questões de concursos anteriores Gabarito SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1.1 O Direito Financeiro e a Administração Financeira e Orçamentária 1.2 Normas gerais de Direito Financeiro 2. A atividade financeira

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários:

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: (A) competência e objetividade. (B) exclusividade e especificação.

Leia mais

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Sumário Capítulo 1 Orçamento Público 1.1. Atividade financeira do estado 1.2. Aspectos gerais do orçamento público 1.3. Conceitos 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias 1.4.1. Orçamento tradicional/clássico

Leia mais

Lei de Responsabilidade Fiscal LC Nº 101 de 4 de maio de 2000

Lei de Responsabilidade Fiscal LC Nº 101 de 4 de maio de 2000 Bom dia, prezados (as) leitores (as). Iniciaremos a partir de hoje uma publicação semanal de artigos sobre orçamento público, visando o concurso do TRF. Serão toques teóricos com questões de provas da

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Orçamento Público 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 Orçamento Público 1 SUMÁRIO Capítulo 1 Orçamento Público 1 1.1. Atividade financeira do Estado... 1 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público... 5 1.3. Conceitos... 8 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias... 10 1.4.1. Orçamento

Leia mais

Orçamento na Constituição Federal de Art. 167

Orçamento na Constituição Federal de Art. 167 Orçamento na Constituição Federal de 1988 Art. 167 Vedações Constitucionais em Matéria Orçamentária Art. 167. São vedados: I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Lei Orçamentária Anual (LOA) De acordo com o art.

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Orçamento Público Atividade financeira do Estado 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público 1.3. Conceitos 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias 1.4.1. Orçamento Tradicional/Clássico 1.4.2.

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. CONTABILIDADE PÚBLICA 2. ORÇAMENTO PÚBLICO 3. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 4. CICLO ORÇAMENTÁRIO 5. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Noções de Orçamento Público p/ TRT 17ª Região (TJAA)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Noções de Orçamento Público p/ TRT 17ª Região (TJAA) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de TRT 17ª Região (TJAA) Professor: Dennys Oliveira Princípios orçamentários. Passo Estratégico Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas

Leia mais

76- (CESPE/EBSERH/ANALISTA/2018)

76- (CESPE/EBSERH/ANALISTA/2018) 76- (CESPE/EBSERH/ANALISTA/2018) Acerca dos conceitos básicos de orçamento público, julgue o item a seguir. O objetivo principal dos orçamentos públicos modernos é mostrar à sociedade a natureza do gasto

Leia mais

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS

PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS QUESTÕES DE AFO PROF. ALEXANDRE TESHIMA PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS PROF. ALEXANDRE TESHIMA 1 1-2016 FCC PGE-MT O princípio orçamentário a que se refere o seguinte texto legal: A Lei de Orçamento compreenderá

Leia mais

Questões de Orçamento Público ESAF IGEPP Prof. Msc. Giovanni Pacelli

Questões de Orçamento Público ESAF IGEPP Prof. Msc. Giovanni Pacelli Tópico 1. Orçamento público: conceitos e princípios. Evolução conceitual do orçamento público. Orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa. 1. (ESAF/DNIT/2013/Técnico

Leia mais

Curso Avançado de Questões Objetivas: AFO, Orçamento Público e Direito Financeiro. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Curso Avançado de Questões Objetivas: AFO, Orçamento Público e Direito Financeiro. Prof. Dr. Giovanni Pacelli Curso Avançado de Questões Objetivas: AFO, Orçamento Público e Direito Financeiro Questões 1 a 3 Julgue os itens a seguir sobre princípios orçamentários. 1. No âmbito do Brasil, os princípios orçamentários

Leia mais

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014 ORÇAMENTO Paula Freire 2014 PRINCÍPIOS Exclusividade Universalidade Unidade Anualidade Programação O PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE Art. 165, 8, da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho

Leia mais

Tópico 04 Câmara dos Deputados

Tópico 04 Câmara dos Deputados Tópico 04 Câmara dos Deputados 1.(Cespe/SERPRO/2008) O órgão central do sistema de planejamento e de orçamento federal é a Secretaria de Orçamento Federal. 2. (Cespe/IPEA/2008) Na estrutura de planejamento

Leia mais

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA.

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. Conteúdo da Aula Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. 1 Orçamento na CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual (PPA); II - as diretrizes orçamentárias (LDO);

Leia mais

AULA 01: Princípios Orçamentários.

AULA 01: Princípios Orçamentários. AULA 01: Princípios Orçamentários. SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Cronograma das aulas 3 3. Questão 1 TCM/RJ (2008) - FGV 4 4. Questão 2 MPOG (2015) Cespe (CEBRASPE) 7 1. APRESENTAÇÃO Pessoal tudo

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Administração Financeira e Orçamentária p/ STJ (TJAA) - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Administração Financeira e Orçamentária p/ STJ (TJAA) - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula Passo Estratégico de Administração Financeira - Pós-Edital Professor: Dennys Oliveira Orçamento público. Conceito. Técnicas orçamentárias. Princípios orçamentários. Apresentação...

Leia mais

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária IGEPP Câm. Dos Deputados Administração Financeira e Orçamentária Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 2 31/01/2017 Turma Matutina Conceitos básicos; Princípios orçamentários; Exercícios; Revisão.

Leia mais

Tópico 07 Câmara dos Deputados

Tópico 07 Câmara dos Deputados Tópico 07 Câmara dos Deputados (Cespe/Previc/2011/Analista) Com base nas informações da tabela abaixo, referente à execução orçamentária, em milhões de reais, da função previdência social no orçamento

Leia mais

AULA 01: Princípios Orçamentários.

AULA 01: Princípios Orçamentários. AULA 01: Princípios Orçamentários. SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Cronograma das aulas 3 3. Questão 1 TCM/RJ (2008) - FGV 4 4. Questão 2 MPOG (2015) Cespe (CEBRASPE) 7 1. APRESENTAÇÃO Pessoal tudo

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de AFO p/ Polícia Federal (Agente)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de AFO p/ Polícia Federal (Agente) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de AFO p/ Polícia (Agente) Professor: Dennys Oliveira Orçamento público. Princípios orçamentários. Passo Estratégico Apresentação... 1 Introdução... 2 Análise

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Caso o Anexo de Metas fiscais não possa ser cumprido, suas despesas serão limitadas nos próximos 30 dias, salvo despesas

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Capítulo 2. Aspectos introdutórios, 21

Sumário. Capítulo 1. Capítulo 2. Aspectos introdutórios, 21 Capítulo 1. Aspectos introdutórios, 21 1.1. Estado, 21 1.2. Finalidade, 22 1.3. Estado X Sociedade, 22 1.4. Direito Financeiro X Direito Tributário, 23 1.5. Exercício financeiro, 24 1.6. Sessão Legislativa,

Leia mais

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 3 Prof. Sergio Barata 6) PUBLICIDADE - Art. 37, CF (LIMPE) - Ato de divulgação é condição eficácia (validade) - Orçamento fixado em lei, que autoriza a execução

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Orçamento Público 1

Sumário. Capítulo 1 Orçamento Público 1 Sumário Capítulo 1 Orçamento Público 1 1.1. Atividade financeira do Estado... 1 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público... 5 1.3. Conceitos... 8 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias...10 1.4.1. Orçamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 7 Prof. Sergio Barata 11) (FGV Analista Orçamento e Finanças IBGE 2016) Um determinado ente da Federação segue os prazos estabelecidos

Leia mais

Tópico 01: Princípios Orçamentários. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Tópico 01: Princípios Orçamentários. Prof. Dr. Giovanni Pacelli Tópico 01: Princípios Tópico 01: Princípios Orçamentários Prof. Dr. Giovanni Pacelli Projeto do curso 2 Tópicos Itens do programa Quantidade de aulas 1 -Princípios orçamentários. 2 2 -Orçamento público

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado Contabilidade Pública Aula 2 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Aula 2 Orçamento Público: conceito e finalidades. O orçamento nacional deve ser equilibrado As dívidas públicas devem ser reduzidas...

Leia mais

SUMÁRIO. Noções de Administração Noções de Arquivologia

SUMÁRIO. Noções de Administração Noções de Arquivologia SUMÁRIO Noções de Administração... 07 Noções de Arquivologia... 183 NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Noções de Administração... 11 Abordagem Clássica da Administração...11 O Fordismo...14

Leia mais

Tópico 3 Câmara dos Deputados.

Tópico 3 Câmara dos Deputados. Tópico 3 Câmara dos Deputados. 1.(IBAMA/2013/Analista Administrativo) Compete às unidades responsáveis pelas atividades de orçamento exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA MARCELO ADRIANO Princípios Orçamentários

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA MARCELO ADRIANO Princípios Orçamentários ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA MARCELO ADRIANO Princípios Orçamentários 1. Introdução 1.1. Definição Princípios orçamentários são um conjunto de proposições orientadoras que balizam os processos

Leia mais

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento;

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento; PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ORÇAMENTÁRIOS Princípio da Exclusividade Art. 165, 8 o da CRFB/1988: 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa,

Leia mais

WELTOM CARVALHO NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO E FINANÇAS. 1ª Edição MAI 2013

WELTOM CARVALHO NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO E FINANÇAS. 1ª Edição MAI 2013 WELTOM CARVALHO NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO E FINANÇAS 135 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof. Weltom Alves de Carvalho Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 23

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 23 Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 23 DICAS PARA PREPARAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO... 27 1. Introdução... 27 2. Defina objetivos... 27 2.1. Identifique os requisitos exigidos para o concurso... 28 2.2. Identifique

Leia mais

Contabilidade Pública

Contabilidade Pública Contabilidade Pública Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 1 03/10/2016 Conceitos básicos; Princípios orçamentários; Exercícios; Revisão. Introdução 3 Marcel Guimarães Formação acadêmica Engenheiro

Leia mais

Tópico 2 Câmara dos Deputados

Tópico 2 Câmara dos Deputados Tópico 2 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Assinale a opção correta a respeito do plano plurianual (PPA): a) O projeto de lei do PPA é encaminhado anualmente, pelo Poder Executivo,

Leia mais

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade

Simulado 02: Prova Comentada TCE-PA: Auditoria de Controle Externo - Contabilidade : Auditoria de Controle Externo - Contabilidade Olá pessoal, tudo bem? Nosso simulado de hoje será a prova do TCE-PA. Me siga no meu grupo de dicas no facebook, no meu canal do youtube e no periscope (@GiovanniPacelli).

Leia mais

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO.

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 PPA - LDO LOA Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br . PPA LDO LOA 2016 2016 2017 2017 2018 2018 2019 2019 Art. 167 (...) 1º Nenhum investimento cuja execução

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS APRESENTAÇÃO É HORA DE SE TORNAR UM SERVIDOR PÚBLICO

AULA DEMONSTRATIVA PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS APRESENTAÇÃO É HORA DE SE TORNAR UM SERVIDOR PÚBLICO AULA DEMONSTRATIVA PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS APRESENTAÇÃO É HORA DE SE TORNAR UM SERVIDOR PÚBLICO Olá meus amigos e amigas desse imenso Brasil!! É uma imensa alegria estar iniciando esse curso com vocês

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Administração Financeira e Orçamentária Prof. Lucas Silva Administração Financeira e Orçamentária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe:

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe: CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Depois das questões resolvidas estamos apresentando a lista da bateria de exercícios comentados, para que o estudante, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVO GERAL Apresentar o Orçamento Participativo como um instrumento de democratização, que visa assegurar a participação direta da população (beneficiários)

Leia mais

AULA 1 DEMONSTRATIVA

AULA 1 DEMONSTRATIVA AULA 1 DEMONSTRATIVA Currículo do Autor: Curso elaborado pelo professor Alexandre Teshima que é mestre em Ciências Contábeis pela UERJ e pós-graduado em Controle Externo pela FGV. Ocupa o cargo de Auditor

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação) 1. PLANO PLURIANUAL PPA. 1.1. Art. 165, I e 1º, da CF. 1.2. É o padrão do planejamento das ações do Governo pelos

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

Despesa 1 FOCUSCONCURSOS.COM.BR

Despesa 1 FOCUSCONCURSOS.COM.BR ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Introdução Definição Princípios orçamentários são um conjunto de proposições orientadoras que balizam os processos e as práticas orçamentárias,

Leia mais

Receita: Classificações e etapas.

Receita: Classificações e etapas. Receita: Classificações e etapas. 1. (TCE-ES/2013/Contador) Não integram parte da receita pública a) as contribuições de melhorias e a prestação de serviços e aluguéis de imóveis públicos. b) as vendas

Leia mais

Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários 01. Acerca dos princípios orçamentários aceitos em nosso país, é incorreto afirmar a) a existência da separação do orçamento da União em fiscal, de investimento das estatais e da seguridade social não

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley Administração Financeira e Orçamentária - AFO Professor: José Wesley Créditos Orçamentários e Adicionais üos créditos orçamentários são em regra aqueles referentes às despesas inicialmente aprovadas no

Leia mais

AFO e Direito Financeiro p/ TCM-BA. Auditor Estadual de Controle Externo. Aula demonstrativa. Princípios orçamentários. Professor Vinícius Nascimento

AFO e Direito Financeiro p/ TCM-BA. Auditor Estadual de Controle Externo. Aula demonstrativa. Princípios orçamentários. Professor Vinícius Nascimento Aula demonstrativa Princípios orçamentários Professor Vinícius Nascimento PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br É HORA DE SE TORNAR UM SERVIDOR PÚBLICO Olá meus amigos e amigas desse imenso Brasil!!

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 4 Prof. Sergio Barata (FCC Procurador Pref. Campinas/SP 2016) Dentre as vedações estabelecidas

Leia mais

AULA 1 DEMONSTRATIVA CURSO ATUALIZADO E DE ACORDO COM O EDITAL PÚBLICADO EM 25/07/2016

AULA 1 DEMONSTRATIVA CURSO ATUALIZADO E DE ACORDO COM O EDITAL PÚBLICADO EM 25/07/2016 AULA 1 DEMONSTRATIVA CURSO ATUALIZADO E DE ACORDO COM O EDITAL PÚBLICADO EM 25/07/2016 APRESENTAÇÃO Saudações queridos alunos, eu sou o e estou aqui para ajudá-los com as disciplinas ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Leia mais

PPA, LDO, LOA e Créditos Adicionais

PPA, LDO, LOA e Créditos Adicionais PPA, LDO, LOA e Créditos Adicionais 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Assinale a opção correta a respeito do plano plurianual (PPA): a) O projeto de lei do PPA é encaminhado anualmente, pelo Poder Executivo,

Leia mais

Professor Fernando Aprato

Professor Fernando Aprato EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL ORÇAMENTO ANTT/NCE/2008 1. O princípio orçamentário que estabelece todas as receitas e despesas referentes aos três poderes

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2017 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

AULA 1 DEMONSTRATIVA

AULA 1 DEMONSTRATIVA AULA 1 DEMONSTRATIVA Saudações queridos alunos, eu sou o PROF. ALEXANDRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com a disciplina ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA para o concurso de AGENTE DE FISCALIZAÇÃO

Leia mais

CURSO EM PDF ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA - ALERJ 2016 Prof. Alexandre Teshima AULA 1 APRESENTAÇÃO

CURSO EM PDF ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA - ALERJ 2016 Prof. Alexandre Teshima AULA 1 APRESENTAÇÃO AULA 1 APRESENTAÇÃO Saudações queridos alunos, eu sou o e estou aqui para ajudá-los com a disciplina ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA para o concurso de ESPECIALISTA LEGISLATIVO QUALQUER NÍVEL SUPERIOR

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Conceito: Designa o conjunto dos dispêndios do Estado, ou de outra pessoa de direito público, para funcionamento dos serviços públicos.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 5 Prof. Sergio Barata 13) QUANTIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS - Art. 59, Lei 4.320/64 O empenho da despesa não poderá exceder

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley Administração Financeira e Orçamentária - AFO Professor: José Wesley Princípios Orçamentários As duas primeiras Constituições, a de 1824 e a de 1891 não trazem, no seu texto, qualquer referência a princípios

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Administração Financeira e Orçamentária Prof. Lucas Silva Administração Financeira e Orçamentária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) Aspectos Gerais: características e tramitação no Poder Legislativo.

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) Aspectos Gerais: características e tramitação no Poder Legislativo. DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS Aspectos Gerais: características e tramitação no Poder Legislativo. 1. Três leis orçamentárias, todas de iniciativa do Poder Executivo

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

AULA 1 DEMONSTRATIVA

AULA 1 DEMONSTRATIVA AULA 1 DEMONSTRATIVA APRESENTAÇÃO Saudações queridos alunos, eu sou o PROF. ALEXANDRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com a disciplina CONTABILIDADE PÚBLICA (ORÇAMENTO PÚBLICO E CONTABILIDADE APLICADA

Leia mais

AULA 1 DEMONSTRATIVA

AULA 1 DEMONSTRATIVA AULA 1 DEMONSTRATIVA Saudações queridos alunos, eu sou o PROF. ALEXANDRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com a disciplina NÕCÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA para o cargo de ANALISTA

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

AULA 1 DEMONSTRATIVA

AULA 1 DEMONSTRATIVA AULA 1 DEMONSTRATIVA Saudações queridos alunos, eu sou o PROF. ALEXANDRE TESHIMA e estou aqui para ajudá-los com a disciplina NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA para o concurso de AGENTE

Leia mais

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária

IGEPP Câm. Dos Deputados. Administração Financeira e Orçamentária IGEPP Câm. Dos Deputados Administração Financeira e Orçamentária Marcel Guimarães marcel.tcu@gmail.com Aula 1 01/09/2015 Turma Matutina Introdução (Apresentação, Metodologia de estudo, Cronograma do curso,

Leia mais

Tópico 06 Câmara dos Deputados

Tópico 06 Câmara dos Deputados Tópico 06 Câmara dos Deputados 1. (Cespe/TJ-CE/2008/Analista) No orçamento de determinado ente, a diferença entre as receitas correntes, no valor de R$ 6,5 bilhões, e as despesas correntes, de R$ 6,0 bilhões,

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07 Vamos completar os princípios da lei orçamentária.

Leia mais

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA Divisão da Aula Professor Luiz Antonio de Carvalho Lei Orçamentária Anual - LOA lac.consultoria@gmail.com 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF 1 2 1 Visão Constitucional SISTEMA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Leia mais