METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa"

Transcrição

1 METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa Porto Alegre, 31 de maio de 2005

2 METODOLOGIA DOS DESAFIOS ORIGENS E APLICAÇÃO (1) Elaborada por equipe multidisciplinar do SENAI. Planejada para EAD, em ambiente de construção colaborativa do conhecimento O conjunto de Desafios visa proporcionar a construção das competências previstas para o curso, pela resolução de problemas a partir da realidade do aluno. Os Desafios são estruturados em: introdução contextualizada descrição do Desafio apresentação das Atividades pontos-chave para a resolução do Desafio.

3 Programa TGA Módulo Introdutório Página Inicial

4 METODOLOGIA DOS DESAFIOS ORIGENS E APLICAÇÃO (2) Os Desafios são estruturados em complexidade crescente, buscando ampliar possibilidades e produzir autonomia dos alunos. Os primeiros Desafios: são conduzidos de forma mais diretiva (são fornecidos o problema, a situação, os dados de fundamentação e as ferramentas de comunicação para interação). No último Desafio: o aluno identifica situaçõesproblema concretas da realidade contextualizada para serem problematizadas e solucionadas seguindo as etapas do Arco de Maguerez.

5 METODOLOGIA DOS DESAFIOS DESAFIO FINAL APLICANDO O ARCO DE MAGUEREZ No Desafio Final o aluno vivencia a problematização através das etapas definidas acima. O professor orienta e tira dúvidas a respeito de cada etapa e atividades, e negocia prazos de entrega dos trabalhos.

6 METODOLOGIA DOS DESAFIOS CARACTERÍSTICAS Construção colaborativa do conhecimento, privilegiando a interação entre alunos para a resolução dos desafios. Aprendizagem em comunidades virtuais Leitura e estudo individual de conteúdos (livro e web) continuam indispensáveis. Formulação de hipóteses, elaboração de sínteses, análises, interpretação de dados e pesquisas são necessárias. Interação entre aluno-aluno e aluno-professor mediada por recursos de comunicação síncrona e assíncrona disponíveis ou não no site, é fator essencial.

7 BAKHTIN E A METODOLOGIA DOS DESAFIOS (1) Bakhtin (Estética da Criação Verbal, 2000) nos diz que "o sentido nasce do encontro de dois sujeitos". A Metodologia dos Desafios está alicerçada no diálogo, em comunicação mediada pelo AVA. A comunicação, aqui entendida como elemento fundamental para o processo de cognição, pode ser melhor compreendida à luz do dialogismo bakhtiniano. Nossos atos individuais de expressão escrita (autoração) surgem como resultado de um difícil esforço interno para o diálogo, gerando enunciados e novos sentidos, na relação dialógica com o outro.

8 BAKHTIN E A METODOLOGIA DOS DESAFIOS (2) O enunciado em Bakhtin reflete a individualidade e a realidade do enunciador e pressupõe a interação com o outro, que não seja só ouvinte, mas interlocutor. Em Bakhtin, o princípio dialógico é o princípio constitutivo da linguagem e a condição do sentido do discurso. Este princípio está definido na interação verbal entre enunciador e enunciatário do texto e na sua intertextualidade, ou seja, na instância do diálogo entre os muitos textos da cultura, da vida. Na Metodologia dos Desafios, é no contexto da realidade que os problemas são identificados, e é na realidade que as soluções são aplicadas.

9 BAKHTIN E A METODOLOGIA DOS DESAFIOS (3) Não existe enunciado isolado. Entre enunciados existem elos, laços e ecos de outros enunciados. Um enunciado contém em si uma idéia completa. Pode ser composto por orações ou até por uma só palavra. Porém palavras e orações só adquirem significados no próprio enunciado. Qualquer enunciado, por mais significativo e completo que seja, constitui apenas uma fração de uma corrente de comunicação verbal ininterrupta, (concernente à vida cotidiana, à literatura, ao conhecimento, à política, etc.). (2000:282).

10 INTERAÇÃO E DIÁLOGO NA METODOLOGIA DOS DESAFIOS (1) O modelo aqui apresentado parte do pressuposto de que a interação e o diálogo de muitos com muitos constitui a essência do processo educativo. Aprender é, neste modelo, envolver-se na troca coletiva e comunitária (diálogo), contribuindo e recebendo, refletindo e instigando os colegas, buscando constituir uma inteligência coletiva. Ensinar é, neste modelo, propor, orientar, motivar e animar a discussão dentro da comunidade, o que passa a exigir dos facilitadores, tutores e professores maior preparação e um cuidado especial com o planejamento, desenvolvimento, comunicação e avaliação.

11 INTERAÇÃO E DIÁLOGO NA METODOLOGIA DOS DESAFIOS (2) A construção do conhecimento ocorre de forma nãolinear e não-seqüencial, utilizando sistemas de hipertexto e hipermídia, em diálogo dinâmico. Para aplicar este modelo num curso online é fundamental dispor de recursos de comunicação de muitos-para-muitos que permitam e facilitem a interação entre alunos. Processos de aprendizagem e construção colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais interativos baseados em competências requerem novas formas de avaliação (avaliação em processo).

12 CONCLUSÕES (1) O desenvolvimento das tecnologias digitais permite criar um ambiente cultural e educativo propício ao diálogo e à diversidade das fontes do saber e do conhecimento e que valorize um processo de avaliação constituído nos perfis de competências desejáveis e necessários. Mesmo partindo de uma situação-problema comum a todos, cada aluno, individualmente, e cada grupo, coletivamente, podem determinar trajetórias de aprendizagem diferentes, pois cada enunciado constitui apenas uma fração de uma corrente de comunicação verbal ininterrupta.

13 CONCLUSÕES (2) Portanto, com a Metodologia dos Desafios podemos: desenvolver um sentido pedagógico dos mais elevados; propiciar aos estudantes a construção do conhecimento de forma autônoma e colaborativa; capacitar os alunos a atuarem com eficiência em seu meio profissional (contexto real de vida); articular teoria e prática, através da mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes no contexto da realidade e das competências profissionais, segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do mundo do trabalho.

14 SGA EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DOS DESAFIOS EM CURSO ONLINE

15 Programa TGA - uma visão geral Associando as novas tecnologias de comunicação e informação com sólida proposta pedagógica (Metodologia dos Desafios), o Programa TGA objetiva desenvolver competências profissionais relacionadas com as questões de prevenção e controle da poluição, focalizando as tecnologias mais adequadas aos aspectos da gestão ambiental. O Programa TGA está estruturado em módulos, que podem ser cursados de forma independente e flexível, de acordo com a necessidade do aluno.

16 Programa TGA - Materiais de apoio Escritos em linguagem simples, clara e acessível, o ambiente web e o livro impresso são os principais recursos didáticos à disposição dos alunos do TGA. Outras obras, livros, revistas e sites especializadas na internet também são utilizados. O apoio pedagógico é realizado por profissionais especializados na área ambiental, com experiência em consultoria a empresas e em docência de nível superior, além de terem sido especialmente capacitados para o domínio das características inovadoras do Programa TGA.

17 Programa TGA - ACESSO AO SITE

18 Programa TGA - NAVEGADOR

19 Programa TGA - MÓDULO SGA

20 Programa TGA - M. I. D1 A1 PC.

21 Programa TGA - SGA - Inicial

22 Programa TGA - SGA Desafio1

23 Programa TGA - SGA D1 Ativid. 1.

24 Programa TGA - SGA D1 A1 PC.

METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Clóvis Leopoldo Reichert Núcleo de Educação a Distância - NEAD/UEDE/SENAI-RS Pós-Graduação em Informática na Educação

Leia mais

PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA

PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA PRODUÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA QUESTÃO DIALÓGICA LUCIENE FONTÃO UFSC DOUTORANDA EM TEORIA LITERÁRIA MESTRE EM LINGÜÍSTICA APLICADA AO TEXTO E ENSINO PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA E METODOLOGIA DE ENSINO

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

REDAÇÃO PLANO DE CURSO

REDAÇÃO PLANO DE CURSO REDAÇÃO PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E REQUISITO

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento.

Sabrinna A. R. Macedo. Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Sabrinna A. R. Macedo Docência online: o papel do tutor e a importância do planejamento. Educação online: novo paradigma A sociedade do conhecimento tem experimentado de forma crescente nos últimos anos

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS ISBN 978-85-7846-516-2 TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS RESUMO Maria Graziele Bernardi 1 e-mail: mariagrazielebernardi@hotmail.com Maria José da Silva 2 e-mail: maria.majosilva@gmail.com Eixo 3: Temas

Leia mais

O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual

O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual O Conhecimento na era da Tecnologia Virtual Introdução Cada vez mais cedo as crianças tem acesso a tecnologia. São telefones celulares, tablets e computadores que possibilitam aos pequenos adentrar no

Leia mais

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I:

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I: Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual Unidade I: 0 Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual A distância

Leia mais

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE- Aprendizagem Acessível É visível em nossos dias percebermos um acentuado crescimento nas atuações em educação a distancia,

Leia mais

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA.

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. 1 A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. São Luis - MA Abril 2013 Categoria: Métodos e Tecnologia Setor Educacional: 3 Classificação das

Leia mais

V Ciclo de Palestras. Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos

V Ciclo de Palestras. Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos V Ciclo de Palestras Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos DiLCoS, a Distance Learning Collaborative System, and Eduline, a virtual learning environment: a possible production DiLCoS,

Leia mais

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel Desenho Instrucional aplicado em cursos online Palestrante: Elisabeth Biruel Apresentar os aspectos que devem ser considerados no planejamento e na organização de um curso online Designer Instrucional

Leia mais

MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA

MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA Modelo Educacional do Programa Elevação da Escolaridade Básica na Indústria 3 APRESENTAÇÃO O Programa Elevação da Escolaridade

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 1. OBJETIVOS 1.1. OBJETIVO GERAL Formar profissionais com capacidade

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Produto Educacional: WebQuest Percepção, ambiente

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco Barbara Ávila CINTED/UFRGS Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedades da Informação, um

Leia mais

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno IV. Área Linguagens Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II - Caderno IV Área Linguagens 1- A Área Linguagens e sua contribuição para a formação do estudante do Ensino Médio Núcleo definidor: Conhecimentos

Leia mais

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS

Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS Clubes Ciência Viva na Escola CARTA DE PRINCÍPIOS O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura científica

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO FACEBOOK Aline Silva de Bona, Cristiane Koehler Programa

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG

CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG 1 CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG BRASIL, Melca Moura 1, CAMPOS, Valter Gomes 2, COLARES, Mirela Cavalcante 3,

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação Coordenação Prof. Dra. Sílvia Dotta Equipe Érica Jorge, Camila Areias, Camila Nastari, Lays Fitaroni, Nívio Dolfini, Paulo Aguiar, Regina Carteano, Ronaldo Tedesco. Os cursos do

Leia mais

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Esther Provenzano Doutoranda da Universidade Estácio de Sá Orientador Prof. Marco Silva Palavras-chave Formação

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. Márcia Maria Gurgel Ribeiro DEPED/PPGEd/CCSA

PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. Márcia Maria Gurgel Ribeiro DEPED/PPGEd/CCSA PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES Márcia Maria Gurgel Ribeiro DEPED/PPGEd/CCSA OBJETIVO Analisar os processos de ensino e de aprendizagem e suas significações no ensino

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Tópicos para discussão do GT2

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Tópicos para discussão do GT2 REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Equipe Multidisciplinar Tópicos para discussão do GT2 Em educação a distância, há uma diversidade de modelos, que resulta em possibilidades

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EAD O Curso de Administração visa a formação de profissionais administrativos com ênfase no desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico, sistêmico e analítico, como também

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

A Docência no contexto da Ead online

A Docência no contexto da Ead online A Docência no contexto da Ead online Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

1Ã?º Perí odo- Total de 400 Horas/aula

1Ã?º Perí odo- Total de 400 Horas/aula 1Ã?º Perí odo- Total de 400 Módulo 1 - Linguagens e Filosofia reflete a respeito de sua inserção no mundo como sujeito, linguagem para entrar em contato com o pensamento de outros da História, para construir

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Departamento Acadêmico de Física Curso de Licenciatura em Física MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

Jacques Therrien, UFC/UECE

Jacques Therrien, UFC/UECE Jacques Therrien, UFC/UECE ALGUNS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAR: É O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE RECONSTRUÇÃO CRIATIVA DE SI E DO MUNDO SOCIAL ONDE CONVIVEMOS É

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 14) No documento - Progestão : como

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O objetivo geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo é propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências com sólida base

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

A Polifonia no Discurso Pedagógico do Tutor

A Polifonia no Discurso Pedagógico do Tutor A Polifonia no Discurso Pedagógico do Tutor Maira Teresinha Lopes Penteado *1 1 Investigadora, Centro de Ciências da Educação/Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Reitor João David Ferreira Lima,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: Alcântara Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus Alcântara tem por missão a formação de profissionais de educação

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

O HIPERTEXTO E A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

O HIPERTEXTO E A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR 359 de 665 O HIPERTEXTO E A ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR Leatrice Ferraz Macário (UESB) Márcia Helena de Melo Pereira (UESB) RESUMO O uso de mídias sociais em ambientes pedagógicos pode ser uma importante

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IDENTIDADE DO TUTOR NO SEU FAZER PEDAGÓGICO: a tutoria na educação a distância Durcelina Ereni Pimenta Arruda Universidade Federal de Uberlândia UFU/MG durcelina@gmail.com Roberto Valdés Puentes Universidade

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD

Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD Curso elaboração de material didático impresso para Educação a Distância 1 Guia didático Módulo 1: Produção do material impresso para EaD MINISTÉRIO DA SAÚDE/UNA-SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO

Leia mais

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes 1 Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes Arraial do Cabo, setembro / 2017 2 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO Coordenador do projeto: Risiberg Ferreira Teixeira

Leia mais

Carmem Lúcia de Oliveira Marinho. Projeto do Curso de formação continuada para Educadores da EAD online: Práticas Dialógicas nos Fóruns de Discussão

Carmem Lúcia de Oliveira Marinho. Projeto do Curso de formação continuada para Educadores da EAD online: Práticas Dialógicas nos Fóruns de Discussão Carmem Lúcia de Oliveira Marinho Projeto do Curso de formação continuada para Educadores da EAD online: Práticas Dialógicas nos Fóruns de Discussão Recife PE 2014 Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leia mais

Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. 30 de maio de 2005

Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. 30 de maio de 2005 Curso de Licenciatura em Matemática a Distância 30 de maio de 2005 Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Licenciatura em Matemática a Distância Curso de Licenciatura em Matemática

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância Cláudio de Souza Prof. Adjunto Doutor dafaculdade Medicina UFMG Conselheiro CRMMG Câmara Técnica de Telemedicina CFM Conceitos Fundamentais

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: São João de Meriti Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus São João de Meriti tem por missão a formação de profissionais

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

MATERIAIS DIDÁTICOS DIALÓGICOS PARA EAD: CONEXÕES COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

MATERIAIS DIDÁTICOS DIALÓGICOS PARA EAD: CONEXÕES COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS MATERIAIS DIDÁTICOS DIALÓGICOS PARA EAD: CONEXÕES COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS RECIFE/PE MAIO/2017 IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - martins.ivanda@gmail.com ANA

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias Ano Lectivo 2007/08 Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias FR: Luísa Chedas Competências De acordo com os princípios do Decreto lei 6/2001, o Ministério da Educação define um conjunto de competências que

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DO DIRIGENTE ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PERSPECTIVA MULTIRREFERENCIAL

QUALIFICAÇÃO DO DIRIGENTE ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PERSPECTIVA MULTIRREFERENCIAL QUALIFICAÇÃO DO DIRIGENTE ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PERSPECTIVA MULTIRREFERENCIAL Benno Sander (UFF) bennosander@terra.com.br Sem financiamento Resumo: O atual debate sobre a formação dos educadores dedicados

Leia mais

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: O QUE AINDA FALTA DIZER E FAZER? Maria Inês Fini

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: O QUE AINDA FALTA DIZER E FAZER? Maria Inês Fini CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: O QUE AINDA FALTA DIZER E FAZER? Maria Inês Fini 0 Currículo e Avaliação Com quase 20 anos de implantação de uma cultura estruturada de avaliação, sabemos avaliar. Com mais de 20

Leia mais

Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica

Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica Profª Drª Elena Maria Mallmann UFSC Mediação pedagógica em EaD:

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 OBJETIVOS Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades,

Leia mais

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN:

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN: APRENDIZAGEM E ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR MEIO DA WEBQUEST Aisha Negreiros da Costa Pedro Cláudia Prado Candice Heimann Irene Mari Pereira Denise Maria de Almeida Escola de Enfermagem da Universidade

Leia mais

ETAPA 6 ESTUDO SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS CURRICULARES PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 6 ESTUDO SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS CURRICULARES PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 6 ESTUDO SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS CURRICULARES PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual Orientações Módulo Metodologia Documento Conceitual As Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE COM O USO DE WEBQUEST. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

INTERDISCIPLINARIDADE COM O USO DE WEBQUEST. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância INTERDISCIPLINARIDADE COM O USO DE WEBQUEST GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Resumo Cristiane da Silva Stamberg, IFC, cristiane.stamberg@ifc-concordia.edu.br Márcia

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

Aluno: Aliana Simões Aluno: Daniella do Val Pinho Aluno: Edilene Lima Aluno: Karin Rocha. Introdução:

Aluno: Aliana Simões Aluno: Daniella do Val Pinho Aluno: Edilene Lima Aluno: Karin Rocha. Introdução: Universidade Anhembi-Morumbi Curso de pós-graduação Inovação em Tecnologias Educacionais Disciplina: Tutoria e Docência On-line - 2o semestre 2015 Professor: José Erigleidson da Silva PLANO DE TUTORIA

Leia mais

Professor(a): Ana Maria Siqueira Silva

Professor(a): Ana Maria Siqueira Silva Professor(a): Ana Maria Siqueira Silva E-mail: anasiqueira_4@hotmail.com WWW.INSTITUTOCONSCIENCIAGO.COM.BR 2. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2.1. As perspectivas de formação docente 2.2. Formação inicial e

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais

Prof. Dr. Carlos Alberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Prof. Dr. Carlos Alberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília - Famema Prof. Dr. Carlos Alberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília - Famema Baseia-se na forma de desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais ou simuladas, com capacidade para solucionar

Leia mais

CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO

CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO Wellyna Késia Franca de SOUSA e Eliane Marquez da Fonseca FERNANDES Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás wellynakesiahb@bol.com.br

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EAD

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EAD GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EAD Estimular a busca de novos métodos e técnicas de controles financeiros, ordenando e aplicando racionalmente os recursos, qualquer que seja a natureza ou porte, e formar

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Formação Inicial e Continuada (Lei Federal nº 9394/96) PLANO DE CURSO

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Formação Inicial e Continuada (Lei Federal nº 9394/96) PLANO DE CURSO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Lei Federal nº 9394/96) PLANO DE CURSO Área: Educação Aperfeiçoamento Profissional: Vivência

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas Profa. Karina de M. Conte 2017 DIDÁTICA II Favorecer a compreensão do processo de elaboração, gestão,

Leia mais

Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição da UNESP

Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição da UNESP Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição da UNESP 1. PERFIL PROFISSIONAL Profissional da saúde com formação ética, humanista e visão crítica da realidade social, política, econômica e cultural

Leia mais

REGULAMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES

REGULAMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES REGULAMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Os Projetos Integradores são ações pedagógicas desenvolvidas em nível de cursos que viabilizam a interdisciplinaridade no processo

Leia mais

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral

Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral Posicionamento: Centro de Referências em Educação Integral 1. Conceito A Educação Integral (EI) é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas

Leia mais

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) PROFESSORA ANDRESSA CESANA CEUNES/UFES/DMA FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS AGOSTO DE 2015 A PEDAGOGIA DO TEXTO é

Leia mais