RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013"

Transcrição

1 Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.[..] Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Salmos RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013 Secretaria Atendimento ao público Matrículas Separação de Boletos Bancários Elaboração de atestados, históricos e declarações. Arquivo de documentos Conferência de Históricos de Alunos Concluintes Solicitação de Documentos Pendentes Formação de classes no Gdae Financeiro Controle do fundo fixo Atendimento as negociações de mensalidades em atraso Conferência de caixa Cobrança sistemática de mensalidades vencidas ( inadimplentes) Recebimento de mensalidades vencidas Biblioteca Atendimento e assistência a alunos, pais, professores e funcionários; Empréstimo e devolução de livros; Recebimento e controle de revistas, jornais e gibis; Contatos para renovação de assinaturas de periódicos; Controle de atrasados (devolução), através de envio de bilhetes de cobrança; Auxílio a professores e alunos em pesquisas; Organização do acervo;

2 Programação e organização de eventos; Organização do ambiente da biblioteca; Monitoramento de turmas agendadas. Houve um total de cerca de 259 empréstimos. Multa arrecadada: R$ 126,00. O mês de março foi de adequação à rotina escolar, mas também de arranjos e programação para o evento do próximo mês, a Semana da Biblioteca, que acontecerá do dia 15 a 19 de abril. Estamos nos preparando para oferecer algo novo e interessante aos alunos e a todo o pessoal da escola! Direção Pedagógica e Coodernações Atendimento a pais ( matrículas novas) com esclarecimentos sobre a metodologia, os projetos da escola, apresentação do espaço físico e proposta pedagógica. As coordenações e suas auxiliares também participam nesse processo. Entrevistas para contratação de docentes, estagiários e funcionários. Foi realizado no dia 23 de março um Simulado para o 1º, 2º e 3º do Ensino Médio, preparado pelos próprios professores deste segmento, nos moldes da Fuvest. O Simulado enviado pelo Positivo para o Ensino Médio será realizado no próximo mês ( Simulado do Enem). Todos os professores do Ensino Médio participaram do Curso Positivo no dia 12 de março para capacitação e atualização com foco no Enem. Organização do passeio à Fazendinha a ser realizado nos dias 04 e 05 de abril, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Realização no dia 27 de março do Culto de Páscoa com a participação do Pastor Silvio de Oliveira. Acompanhamento constante de todo o processo pedagógico e administrativo do colégio.

3 Dia 01: Presença do Diretor Geral, Prof. Walter Chalegre e Gerente Administrativo, José Roberto para tratar de assuntos pertinentes ao colégio junto com a Direção Pedagógica. Dia 08: Dia do Lanche Compartilhado Nesta sexta-feira, dia 08 de março, o Colégio Metodista com o apoio de todos os seus alunos e pais, realizou o lanche compartilhado. Em todos os intervalos das turmas, a Diretora Babete Nassif e a agente da Pastoral, Ester Lago, conversaram com os alunos, ressaltando que o principal objetivo do lanche compartilhado é dividir esse momento tão gostoso com os amigos, poder solidarizar o que é seu com o próximo e em especial, ser grato a Deus pelo alimento de todos os dias. A mesa do lanche foi farta de frutas, bolos e salgados e os alunos puderam desfrutar de um intervalo diferente e divertido.

4 Dia 09: Trote do Ensino Médio O primeiro trote dos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Metodista de 2013 foi inovador. Os alunos tiveram a ideia de se fantasiarem de personagens diversos e gravarem um videoclip no estilo harlem shake. O movimento, febre nas redes sociais, surgiu após um vídeo de 05 amigos dançando em um quarto ao som da música Harlem Shake do produtor americano Baauer. Na primeira parte da música, mais lenta, uma pessoa dança sozinha e na segunda metade, entram várias outras fazendo movimentos variados. No Metodista o vídeo foi dirigido e editado pelo Prof. Vitor Santos e contou com a participação especial do nosso professor Darth Vader ( Cleido Vasconcelos). O trote é um momento de recreação e amizade onde os alunos do 3º ano tiram um tempo para interagir com os amigos e guardar na memória tantas boas risadas.

5 Dia 07 e 13: Reunião sobre NR e Formatura do 9º ano e Ensino Médio Os pais e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 3º ano do Ensino Médio, foram convidados, em datas distintas ( 07 e 13 de março), à participarem de uma reunião onde a Diretora Babete Nassif e a Coordenadora Sandra Issa apresentaram as propostas da viagem ao acampamento Nosso Recanto e a proposta da festa de formatura O objetivo foi passar todas as informações aos pais com bastante clareza e antecedência, para que possam se organizar com tranquilidade. A reunião contou com a participação da professora Carol Falcheti, que sempre acompanha os alunos na viagem ao NR. Dia 06: Reunião do RH Reunião do Sr Francisco, gerente de RH, às 14h00, com todos os funcionários e a direção pedagógica do colégio para tratar dos seguintes assuntos: reajuste salarial 2013/2014 e sistema de ponto eletrônico. Dia 12: Reunião de todos os professores do Ensino Médio para capacitação com foco no Enem.

6 Dia 14: Reunião com a Fundação da Feira do Livro A diretora do Colégio Metodista, Babete Nassif e a Assessora de Marketing, Flávia Braga, foram convocadas para a 1ª reunião com a comissão organizadora da Feira do Livro de Ribeirão Preto, para definição de datas e atividades a serem apresentadas na Vila do Livro Neste ano a Vila do Livro acontecerá no Parque Maurílio Biagi, proporcionando mais segurança e um espaço mais amplo para os visitantes. O Colégio Metodista se apresentará no projeto no dia 14 de junho. Dia 22: Caravelas As turminhas dos 4.os anos estudaram sobre os povos que chegaram ao Brasil e ao discutir sobre a vinda dos portugueses, aprenderam um pouco mais sobre as caravelas. Para tornar a atividade da apostila ainda mais divertida, a turminha montou maquetes de suas próprias caravelas. O acompanhamento foi realizado pela professora Camila Dantas. As caravelas possibilitaram que os portugueses realizassem viagens mais longas. Essa embarcação a mais moderna, ágil e forte da época começou a ser utilizada a partir de As caravelas eram barcos a vela, movidos pela força do vento. Elas mediam cerca de vinte metros e, geralmente, estavam divididas em três partes. Duas partes eram ocupadas pelos funcionários do rei e a terceira parte era destinada aos demais viajantes.

7 Dia 22: Dia Mundial da Água Para comemorar o Dia Mundial da Água, oficialmente celebrado em 22 de março, os alunos do integral do Colégio Metodista prepararam murais e desenvolveram várias atividades sobre o tema. O objetivo da atividade foi instigar a consciência ecológica quanto à utilização correta deste recurso natural, em culminância ao tema do ano do Colégio Metodista que é a preservação da fauna. Como lembrancinha, os alunos distribuíram garrafinhas de água personalizadas com uma gotinha e uma mensagem de conscientização. As atividades foram desenvolvidas pelas tias Camila, Ângela e Júlia. Dia 26: Reunião Administrativa em Lins Reunião Administrativa Pedagógica entre o Diretor Geral da Rede Imed, Prof. Walter Chalegre e os diretores das 03 unidades da Rede, Babete, Sérgio e Arlene. O objetivo da reunião é discutir e acompanhar os projetos e atividades realizadas nas unidades, além de traçar metas e novas possibilidades da oferta de serviços. A reunião contou também com a participação do gerente de RH, Francisco, das assessoras de marketing das unidades, do Coordenador do Portal Abrãao, do Coordenador de TI, João Rogério, da Controladoria, Sr Alessandro e do Pastor Silvio de Oliveira.

8 Dia 27: Aluno Guizinho vence mais uma prova de natação O aluno do 3º ano A, do Colégio Metodista, Guilherme Augusto Naves Martins foi o grande vencedor do Torneio Regional de natação Pré-Mirim A Sênior, promovido pela Federação Aquática Paulista. A prova aconteceu no último sábado, dia 23 de março, na Recreativa. Guilherme foi 1º lugar nas seguintes provas: - 50 metros Borboleta masculinho Mirim - 50 metros Livre Masculino Mirim - 50 metros Peito Masculino Mirim Nosso pequeno atleta recebeu os cumprimentos da Diretora Babete Nassif. Parabéns por mais essa conquista Guizinho!!! Babete Nassif e Guizinho

9 Dia 27: Culto de Páscoa O Colégio Metodista de Ribeirão Preto envolveu alunos, pais e funcionários para a celebração da Páscoa. Foram diversas atividades trabalhadas dentro das salas de aula, entre elas o projeto da professora de Ensino Religioso, Walquiria Pingo, que incentivou o plantio de sementes de girassol, flor que simboliza a busca da luz divina. Para finalizar as comemorações, foi celebrado um Culto de Páscoa com a presença do Coordenador da Pastoral Escolar da Rede IMED, Silvio de Oliveira, que conduziu a devocional junto à agente da Pastoral, Ester Lago e do pastor Natanael Lago. O Culto também foi enriquecido com as apresentações de canto e teatro dos alunos do Colégio Metodista e com a banda de jovens que puxou os cânticos. Babete Nassif, diretora do Colégio, ressaltou a importância da celebração da Páscoa, data onde todos os cristãos renovam sua fé exaltando e agradecendo ao Cristo que ressuscitou para lhes salvar. A Pastoral Escolar trabalha aliada à docente de Ensino Religioso, envolvendo os alunos nas discussões de temas sociais e em projetos e ações de cidadania e interação com o próximo. Profa Walquiria, Agente da Pastora Ester, Babete Nassif e o Pastor Silvio Oliveira.

10 Dia 28: Comemoração dos aniversariantes do mês Com palavra da Direção e da Agente da Pastoral, Ester, com mensagens e bolo de aniversário e a entrega do mimo de uma trufa de chocolate para cada funcionário.

11 MARKETING Ação do Dia da Mulher com professoras e funcionárias Entrega de dindas de chocolate com cartão e momento de descontração com um Don Juan entregando os mimos. Cartão do Dia da Mulher 2013 Dia 20: Participação junto com a Coordenadora Eneida Barbieri da 9ª Jornada Semesp ( Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior) assistindo às palestras: - Análise Econômica da região: Cenários, Mercados e projeções Rodrigo Capelato Diretor Executivo do Semesp. - Estratégias para retenção de alunos Sueli Marquesi Reitora da Universidade Cruzeiro do Sul. Elaboração e Cotação para as camisetas da Caminhada Ecológica 2013 Atualização do Portal e das Redes Sociais da unidade Elaboração do questionário de Marketing sobre a Campanha de Matrículas 2013 para pais, alunos e professores, junto às demais assessoras de marketing da Rede. Relatório com os alunos aprovados nos Vestibulares ( 2011 a 2013) para ser apresentado em Reunião Administrativa, em Lins. Elaboração do convite e divulgação do Culto de Páscoa. Colaboração com a organização das atividades da Semana da Biblioteca 2013.

12 PREVISÃO PARA ABRIL / 2013 Dia 01 18h00: Reunião coordenada pela Direção para a coordenação, professoras e auxiliares da Educação Infantil e com a presença da Assessora de Marketing, Flávia. A Direção trabalhou vários textos, entre eles o da pedagoga Terezinha Rios Trabalho competente é aquele que faz bem a todos e o do Phillipe Perrenoud e Lino de Macedo Competências do Professor para Ensinar. Os professores precisam de dois desafios constantes: reinventar sua escola enquanto local de trabalho e reinventar a si próprios enquanto pessoas e profissionais. Estimular a sinergia das competências de todos. Esse comprometimento será fundamental para o crescimento deste segmento. É um trabalho que será feito durante todo o ano. E para finalizar leitura de um texto da professora Ely Vieitez Lisboa A Fábula das Aptidões para que eles façam uma meditação sobre a atuação dos professores com as heterogeneidade. Dia 03 e 04: Passeio com os alunos do Infantil e Fundamental I para a Fazendinha Dia 04: Reunião da Direção, Coordenação e Professores com os 13 alunos selecionados para o projeto de Intercâmbio Cultural em Lima 2013 e seus pais. Dias 08 e 09: Conselho de Classe/ Série no contraturno Dia 10: Visita do Diretor Geral da Rede IMED, Prof. Walter Chalegre e do gerente de RH, Francisco, à unidade Ribeirão Preto. De 15 a 19: Semana da Biblioteca 2013 Dia 17: reunião de Pais Dia 25: Projeto da Sobecam Abraço fraternal, Direção do Colégio Metodista Profª Elizabet Nassif Assessora de Marketing Flávia Braga Porque Deus cuida de nós, podemos acolher cada novo dia.

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª ano Atendimento a pais (alunos

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM FEVEREIRO E AS PREVISTAS PARA MARÇO DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série Atendimento a

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO Educação Infantil e Fundamental I Acompanhamento de reuniões de pais- Ed.infantil Cursos de capacitação Mind Lab Comemoração Dia das Mães (Gincana)-

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI. Relatório mensal agosto/2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI. Relatório mensal agosto/2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI Relatório mensal agosto/2013 Educação Infantil e Fundamental I Agosto Organização do presente do dia dos pais Gincana em comemoração ao Dia dos Pais Capacitação Mind Lab Atendimento

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone/ presencial Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min Recebimento

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. João 3.1 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013 Secretaria Atendimento

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Secretaria

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014 Oh! Provai e Vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem e a mulher que nele se refugia Salmo 34;8 Secretaria RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014 Atendimento

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013 Secretaria Buscar-me-eis e me achareis quando buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013 Atendimento ao público Envio

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial/matrículas Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Atendimento a pais (novas matrículas) Organização do PAP (Estudo

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI. Relatório Mensal - Setembro/2013. Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI. Relatório Mensal - Setembro/2013. Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI Relatório Mensal - Setembro/2013 Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I Orientação didático-pedagógica às famílias Atendimento a psicopedagogos Análise das

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013 Início das férias escolares Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone/presencial Reunião com a diretora pedagógica toda

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE DE 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Capacitação Mind Lab Capacitação Positivo- tablets Atendimento a pais Organização

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014

RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014 RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial/matrículas Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15min Apresentação da escola

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento dos preparativos para a inauguração da Ed.infantil

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Reunião de pais para apresentação dos trabalhos e das conquistas

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br

Casa do Bom Menino. Informativo. Capsula do Tempo estimula reflexão. casadobommeninopiracicaba.org.br Informativo Casa do Bom Menino Edição 04 - Maio/ Junho 2015 2015 Capsula do Tempo estimula reflexão No dia 08/05 as crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino enterraram a capsula do tempo no quintal

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Organização do presente do dia dos pais Gincana em comemoração

Leia mais

PARTE 1 Identificação da Experiência

PARTE 1 Identificação da Experiência PARTE 1 Identificação da Experiência NOME DA INSTITUIÇÃO/ESCOLA/REDE: Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. ENDEREÇO:

Leia mais

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Mogi das Cruzes, 24 de janeiro de 2013. Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Aruã Ref.: Início do ano letivo - informações Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O MÊS DE JUNHO Educação Infantil e Fundamental I Campanha Leitinho para a Vovó Curso de capacitação Mind Lab Atendimento

Leia mais

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.08.15 EDITORIA: GERAL

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.08.15 EDITORIA: GERAL VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 18.08.15 EDITORIA: GERAL Projeto com idosos do Sesc será ampliado com novas turmas em Natal e Mossoró Em junho de 2014, o projeto foi lançado em Natal pelo Sistema Fecomércio,

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP CEI Jardim Novo Horizonte realiza atividades de estímulo à criatividade As crianças do CEI Jardim Novo

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Reunião para organização da Festa da Família Capacitação da

Leia mais

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um 1. Introdução Tomo consciência de mim, originalmente, através do outro: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão à formação original da representação que terei de mim mesmo. (BAKHTIN, 1992,

Leia mais

Código: 63873 Escolaridade: Cursando a partir do 1º Período de Administração ou Ciências Contábeis.

Código: 63873 Escolaridade: Cursando a partir do 1º Período de Administração ou Ciências Contábeis. Estágio em Administração Código: 63836 Escolaridade: Cursando a partir do 2º Período de Técnico em Administração, Técnico em Secretariado e Graduação no curso de Administração. Bolsa Auxílio: R$650,00

Leia mais

Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado.

Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado. Apresentação 2015 Quem somos Fundada em 2010, a Tks! Eventos conta com a experiência de profissionais que estão há anos no mercado. A empresa oferece desde a concepção planejamento, tema e identidade visual,

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE

GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE GUIA DE INFORMAÇÕES DO CURSO ADVOGADO DE ESTATAIS 2016 1º SEMESTRE APRESENTAÇÃO O Curso Ênfase tem a satisfação de enviar este guia com as informações referentes ao Curso Advogado de Estatais 2016. DESCRIÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTORNO DO LIXÃO DE CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL. Fabiola Silva dos Santos INTRODUÇÃO: A ocupação da periferia das cidades,

Leia mais

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA

12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA 12 DE JUNHO, DIA DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DE GEOGRAFIA Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência desenvolvida no Programa

Leia mais

GUIA DE BOAS IDEIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

GUIA DE BOAS IDEIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS GUIA DE BOAS IDEIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS VERSÃO PRELIMINAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO/ 2014

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO/ 2014 Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva. Salmo 145.18-19 Secretaria RELATÓRIO MENSAL DE

Leia mais

Plataforma. Portal Educacional

Plataforma. Portal Educacional Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon

Leia mais

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2 Abrigos da esperança Os abrigos Ipiranga e Capela do Socorro são referência em educação de crianças e jovens em situação de risco. Ambos atendem a 20 jovens, contam com 17 colaboradores cada e desenvolve

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Encontro de Saberes e Fazeres Populares 2015. A comemoração do Encontro de Saberes e Fazeres Populares deste ano homenageou o escritor Ariano Suassuna

Encontro de Saberes e Fazeres Populares 2015. A comemoração do Encontro de Saberes e Fazeres Populares deste ano homenageou o escritor Ariano Suassuna CEI NEWS Informativo do CEI Mirassol - Natal/RN Edição Agosto 2015 Encontro de Saberes e Fazeres Populares 2015 A comemoração do Encontro de Saberes e Fazeres Populares deste ano homenageou o escritor

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Abril

Atividades executadas durante o mês de Abril RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2016 Atividades executadas durante o mês de Abril EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento e orientação do processo pedagógico Pré conselho

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Agosto:

Atividades executadas durante o mês de Agosto: INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2015 Atividades executadas durante o mês de Agosto: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Organização e participação

Leia mais

INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 287 FORTALEZA, 8 DE FEVEREIRO DE 2015 AVALIAR: PRÁTICA RELACIONAL

INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 287 FORTALEZA, 8 DE FEVEREIRO DE 2015 AVALIAR: PRÁTICA RELACIONAL INFORME ANO 6 EDIÇÃO Nº 287 FORTALEZA, 8 DE FEVEREIRO DE 205 AVALIAR: PRÁTICA RELACIONAL A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

Calendário Escolar 2016

Calendário Escolar 2016 Calendário Escolar 2016 Janeiro 1 Todos Feriado: Confraternização Universal 04/01 a 19/02 EI - B, N1 e N2 Projeto Brincando nas Férias Educação Infantil e tarde 21/12/2015 a 08/01/2016 Fevereiro EM Período

Leia mais

Colégio Madre Carmen Sallés

Colégio Madre Carmen Sallés PROGRAMAÇÃO ANUAL - 2015 ENSINO MÉDIO Datas, Horários e Eventos passíveis de alteração, de acordo com a necessidade. JANEIRO (2 dias letivos) 28(4ªf) Reunião de pais e alunos 10h Orientações da dinâmica

Leia mais

Então por que não oferecer parte deste conteúdo no formato EAD, sob tutoria do próprio instrutor?

Então por que não oferecer parte deste conteúdo no formato EAD, sob tutoria do próprio instrutor? Oferecer treinamentos focados na utilização dos produtos é o objetivo da Exsto e um dos grandes obstáculos é o desnível de conhecimento dos participantes no assunto. Recebemos inscritos de variadas formações

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

PROGRAMAS/ EVENTOS / PROJETOS/ AÇÕES DO HOSPITAL

PROGRAMAS/ EVENTOS / PROJETOS/ AÇÕES DO HOSPITAL PROGRAMAS/ EVENTOS / PROJETOS/ AÇÕES DO HOSPITAL A AEBES/Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves HEJSN, promove anualmente eventos relacionados às datas comemorativas: aniversário do hospital, páscoa,

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Advento um convite à doação

Advento um convite à doação 07 de dezembro de 2012 Advento um convite à doação No Advento é tempo de estar disposto a ajudar uma pessoa e enchê-la de esperança. Conforme Schultz, a cada domingo, a comunidade cristã acolhe a vinda

Leia mais

22/12/2014 a 09/01/2015 Secretaria / Tesouraria FECHADAS

22/12/2014 a 09/01/2015 Secretaria / Tesouraria FECHADAS BOLETIM INFORMATIVO 2015 Título: PROCESSO DE MATRÍCULA Unidade Organizacional: COLÉGIO REGINA MUNDI Objetivo: Esclarecer dúvidas correlacionadas ao processo de matrícula nas escolas da Rede Santa Paulina.

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DO IPAMV: COMPROMISSO COM A VIDA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DO IPAMV: COMPROMISSO COM A VIDA 5.1 Nome da Iniciativa ou Projeto PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR DO IPAMV: COMPROMISSO COM A VIDA 5.2 Caracterização da Situação Anterior A partir de 2005, houve início uma

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

Palavra da Direção SET / 2015 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO. Iniciamos o II semestre em agosto com todo o gosto!

Palavra da Direção SET / 2015 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO. Iniciamos o II semestre em agosto com todo o gosto! SETEMBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 INFORMATIVO DO COLÉGIO APOIO Palavra da Direção Iniciamos o II semestre em agosto com todo o gosto!

Leia mais

1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO NÍVEL II D PROFª PATRÍCIA ADAPTAÇÃO ESCOLAR A adaptação escolar é o tempo dado às crianças (e aos pais) para

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL Nanci Cunha Vilela Rost ; Amanda Carvalho ; Edimara Soares Gonçalves ; Juliane Rocha de Moraes BILAC, Faculdade de pedagogia Bilac, graduação em Pedagogia, nancirost@hotmail.com

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 03 Fragilidades; 04 Sugestões de Superação de Fragilidade; 03 Potencialidades. A CPA identificou

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

INFORMATIVO ENSINO MÉDIO. 4ª Edição SET/OUT/NOV/DEZ 2015

INFORMATIVO ENSINO MÉDIO. 4ª Edição SET/OUT/NOV/DEZ 2015 O Colégio Tupy com o objetivo de divulgar à comunidade estudantil, pais/responsáveis informações relevantes acerca das atividades do Ensino Médio da Instituição, apresenta nesta edição as atividades realizadas

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA AVALIAÇÃO DA ESCOLA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA AVALIAÇÃO DA ESCOLA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UMA AVALIAÇÃO DA ESCOLA SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES Silva.A.A.S. Acadêmica do curso de Pedagogia (UVA), Bolsista do PIBID. Resumo: O trabalho

Leia mais

Deu pra ti Baixo astral Vou pra Porto Alegre Tchau!

Deu pra ti Baixo astral Vou pra Porto Alegre Tchau! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRNDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Disciplina EDU 03080 Pesquisa em Educação Professora: LILIANA MARIA PASSERINO Deu pra ti Baixo astral Vou pra Porto Alegre

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA

ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA mascotes ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA me adota? Secretaria Especial dos Direitos Animais Ação educativa 2016-2º ciclo (final), 3º ciclo e Ensino Médio: MASCOTES ESTA ESCOLA É O BICHO E ME ADOTA Organizadora:

Leia mais

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1

Introdução. São João del Rei 10 de Janeiro de 2012 Página 1 Introdução Este relatório tem como objetivo mostrar e registrar as atividades realizadas por mim, Julio Cesar Bertolotti, bolsista do PIBID Física da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), desde

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Outubro 2012

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Outubro 2012 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Outubro 2012 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série HTP com a Coordenadora do Sistema de Ensino Positivo Reunião de Conselho de Classe

Leia mais

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem Estudo de Caso Escola Municipal Governador André Franco Montoro, Campo Limpo Paulista. Um

Leia mais

Visita Técnica - Magnesita

Visita Técnica - Magnesita Unidade Betim Visita Técnica - Magnesita Em dezembro de 2012 os alunos do curso de Engenharia Química da Faculdade Pitágoras Betim, orientados pela Professora Giselle Aline dos Santos Gonçalves, realizaram

Leia mais

NORMAS DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (NPEEB)

NORMAS DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (NPEEB) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL NORMAS DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA (NPEEB) 1ª

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017

Proposta de Plano de Atividades do. Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 Proposta de Plano de Atividades do Conselho Educativo de Marvila para 2014-2017 1. Introdução A Lei de bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86 de 14 de Outubro, com a redação que lhe foi dada pela Lei

Leia mais

Colégio João Paulo I Unidade Norte e Higienópolis. Projeto Mostra Científica 2014 Vida eficiente: a ciência e a tecnologia a serviço do planeta

Colégio João Paulo I Unidade Norte e Higienópolis. Projeto Mostra Científica 2014 Vida eficiente: a ciência e a tecnologia a serviço do planeta Colégio João Paulo I Unidade Norte e Higienópolis Projeto Mostra Científica 2014 Vida eficiente: a ciência e a tecnologia a serviço do planeta Cristiano Alfredo Rupp Gilberto Ramos Colaboração:???????

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento de telefone e presencial. Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min.

Leia mais

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 Não 51% Sim 49% Qual? Não lembra 11 Tihany 2 Espacial 2 Napoli 2 Beto Carreiro 2 Circo perto de casa 1 O mundo dos sonhos 1 Patinação

Leia mais

Prof. Dr. Carmem Elisa Henn Brandl Prof. Dr. Inácio Brandl Neto

Prof. Dr. Carmem Elisa Henn Brandl Prof. Dr. Inácio Brandl Neto O PIBID COMO POSSIBILIDADE COLABORATIVA ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Carmem Elisa Henn Brandl Prof. Dr. Inácio

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO LMC 2015 RESULTADOS

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO LMC 2015 RESULTADOS QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO LMC 205 RESULTADOS I. Caracterização dos respondentes. Número de respondentes: 54 2. Género 2 Feminino Masculino 78% 3. Idade 9% 8% 39% 2 De 2 a 30 anos De 3 a 40 anos De 4 a

Leia mais

EMEF PROFª ANNA RUIZ FERNANDES FURLANI

EMEF PROFª ANNA RUIZ FERNANDES FURLANI EMEF PROFª ANNA RUIZ FERNANDES FURLANI A EMEF PROFª ANNA RUIZ FERNANDES FURLANI atende alunos em período integral, oferecendo juntamente com o Departamento de Educação de Pederneiras um ensino diferenciado,

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento de telefone e presencial Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional ELAS QUE SÃO ELAS Projeto de Extensão dá início às atividades de discussões relacionadas às violências contra

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso: Pedagogia - vespertino Disciplina: EDM0323 - Metodologia do ensino de português: a alfabetização. Docente: Prof.ª Nilce da Silva Aluna (nºusp): Flávia

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE)

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE) BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE) REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA A Brinquedoteca é um espaço criado para ampliar as práticas de ensinar

Leia mais

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência

Projeto Grêmio em Forma. relato de experiência Projeto Grêmio em Forma relato de experiência Instituto Sou da Paz Organização fundada em 1999, a partir da campanha dos estudantes pelo desarmamento. Missão: Contribuir para a efetivação, no Brasil, de

Leia mais

Projeto: Trocando Ideias com a Direção. 10º Prêmio SINEPE/RS de Destaque em Comunicação Categoria: Gestão de Comunicação e Relacionamento

Projeto: Trocando Ideias com a Direção. 10º Prêmio SINEPE/RS de Destaque em Comunicação Categoria: Gestão de Comunicação e Relacionamento Projeto: Trocando Ideias com a Direção 10º Prêmio SINEPE/RS de Destaque em Comunicação Categoria: Gestão de Comunicação e Relacionamento Apresentação da Instituição Educacional Em 26 de setembro de 1988,

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório referente ao encontro realizado no Departamento de educação física (03/06/2015)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório referente ao encontro realizado no Departamento de educação física (03/06/2015) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PAULO CÉSAR DUTRA JUNIOR PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA 0 física (03/06/2015) O primeiro assunto pautado na reunião foi sobre o V SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UFPR 2015,

Leia mais

FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE.

FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE. COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG PASSOS FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE. I-JUSTIFICATIVA: Com a realização dos grandes eventos esportivos mundiais no Brasil como a - Copa das Confederações

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 A D Á N R E IO L C ESCOLAR COLÉGIO MÃE DE DEUS 2016 Irmãs do Imaculado Coração de Maria COLÉGIO MÃE DE DEUS Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 16 - Reunião da

Leia mais

RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2

RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS RELATÓRIO REALIZAÇÃO DO 3º SIMULADO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais