Automóvel intuitivo procura condutor compatível.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Automóvel intuitivo procura condutor compatível."

Transcrição

1

2 Automóvel intuitivo procura condutor compatível. Volvo. for life A paixão pela segurança e pelo ambiente s pelo bem-estar no interior d e exterior do seu Volvo.

3

4 Existem automóveis de luxo. E depois existe o Volvo S80. A prova viva do moderno luxo escandinavo até ao último pormenor desde um design exterior inteligente e um interior espaçoso até à força harmoniosa do poderoso V8 e um sistema de som Premium Sound com qualidade superlativa. A isto acrescem tecnologias preventivas e intuitivas que atendem às suas necessidades antes sequer de se aperceber delas. Basta por isso que se instale e se deixe seduzir pela elegância, potência e inteligência.

5 O Volvo S80. O seu sexto sentido.

6 Ponto de encontro entre controlo e performance.

7 Tente imaginar, apenas por um momento, um automóvel com um dom. Um veículo brindado com potência, controlo e percepção do que se passa à sua volta. Suponhamos que ele pode partilhar tudo isto com o seu condutor. As tensões criadas por uma estrada perigosa atenuam-se. O prazer de uma estrada por explorar aumenta. E a perspectiva de uma viagem perfeita ganha contornos de realidade.

8 Com instinto para o ambiente perfeito.

9 Os designers Volvo sentem que criaram um ambiente ideal para condutor e passageiros. Camadas flutuantes, inspiradas nas paisagens escandinavas, convergem e apaziguam. No habitáculo, a primazia é do conforto. Um avançado sistema de sensores, por exemplo, assegura que o ar que se respira a bordo seja tão puro e agradável quanto possível. E os bancos dianteiros dispõem de ventoinhas integradas para ajudar a manter o ambiente fresco. Afinal, sabe-se lá quem viajará no seu interior?

10 Porque não há duas pessoas iguais, a posição de condução é amplamente ajustável. O próprio banco do condutor proporciona níveis de conforto de excelência e permite inúmeras variações através do seu mecanismo de eixo múltiplo. O banco de condutor eléctrico inclui uma função de memória que permite guardar a posição do banco e retrovisores exteriores para até três condutores distintos. Além disso, a coluna de direcção de ajuste progressivo ajuda o condutor a afinar a ergonomia.

11

12 decc com IAQS O sistema ECC (Electronic Climate Control) mantém a temperatura interior seleccionada, podendo ser regulado individualmente para os lados esquerdo e direito do veículo. Visando promover ainda mais a sua saúde e o seu conforto, o sensor de humidade exclusivo da Volvo ajuda a assegurar que o ar no habitáculo possui um nível de humidade adequado atendendo às condições climáticas exteriores. Além disso, o sistema IAQS (Interior Air Quality System) monitoriza continuamente o ar que entra no veículo em termos da presença de gases nocivos tais como o monóxido de carbono, ozono troposférico e dióxido de azoto. Se necessário, o IAQS bloqueia temporariamente as entradas de ar externas. Entretanto, um filtro de carvão activado impede que poeiras, pólen, partículas dos gases de escape e odores desagradáveis penetrem no veículo através do sistema de ventilação.

13 dczip O CZIP (Clean Zone Interior Package) é uma funcionalidade complementar ao IAQS. Compreende uma série de modificações que visam melhorar o ambiente interior, com particular atenção para quem sofre de alergias. Os materiais são criteriosamente seleccionados para evitar vapores nocivos, e as superfícies são lisas e por isso muito fáceis de limpar exemplo disso mesmo são os tapetes em borracha natural. Sempre que a temperatura exterior for igual ou superior a 10 C, o destrancar do veículo por controlo remoto acciona um ciclo de ventilação de 60 segundos. O resultado final é um ar interior que merece a aprovação da Associação Sueca de Asma e Alergias. Bancos dianteiros ventilados Os bancos dianteiros ventilados estão disponíveis com três configurações à escolha. O modo de conforto mantém a temperatura corporal (36-37 C) movimentando ar através das perfurações no couro e enchimento do banco. Utilizando o sistema de ar condicionado do veículo, o ar fresco rapidamente elimina a humidade expelida pelo corpo em dias de calor ou viagens longas. Adicionalmente, os aquecedores dos bancos dianteiros do Volvo S80 possuem três níveis de calor. Conforto no banco traseiro O banco traseiro, de design ergonómico, proporciona ao corpo o apoio ideal em viagens longas. A sensação de comodidade atrás é ainda reforçada com um amplo espaço para as pernas e duas saídas de ventilação reguláveis. Bancos traseiros aquecidos Os passageiros traseiros são convidados a desfrutar de uma fonte de calor directa ao mero toque de um botão. Estão disponíveis três definições distintas que reflectem as diferentes preferências pessoais.

14 A sua cabeça está na reunião. O seu Volvo mantém-se concentrado na estrada. As colisões frontais provocadas por uma falha de concentração não são tão raras quanto isso. O sistema Volvo de aviso de colisão com apoio à travagem emprega tecnologia de radar para monitorizar os veículos que circulam à sua frente. Se você não reagir prontamente a uma súbita travagem de um veículo, o sistema regista a possibilidade de uma colisão, alertando o condutor para o facto. Paralelamente, o próprio veículo pré-acciona os travões para reduzir o tempo de resposta quando você reagir ao perigo, tal irá ajudá-lo a imobilizar rapidamente o automóvel ou reduzir a gravidade do embate.

15 ACC (Adaptive Cruise Control) O sistema de cruise control adaptativo foi concebido para situações de boa fluidez de tráfego. Basta que seleccione a velocidade desejada e o intervalo de tempo mínimo relativamente ao automóvel à sua frente. Quando o sensor do radar detecta um automóvel mais lento à sua frente, a velocidade adapta-se automaticamente ao mesmo. CWBS (Collision Warning with Brake Support) O sistema de aviso de colisão com apoio à travagem destina-se a detectar uma colisão iminente e alertar o condutor de modo a ajudá-lo a evitar ou atenuar a gravidade do embate. Um sensor de radar atrás da grelha monitoriza continuamente a distância a que circula o automóvel à sua frente. Se este travar de repente e o sistema registar a possibilidade de uma colisão, alertará o condutor com uma luz de aviso vermelha intermitente no pára-brisas e um alarme sonoro. Além disso, o sistema apoia uma travagem iniciada pelo condutor, promovendo uma resposta de travagem rápida ao pré-programar os travões e preparar uma eventual travagem de emergência. O sistema de aviso de colisão com o apoio à travagem ajudará assim a alertar o condutor para evitar uma colisão e, em alguns casos, atenuar a gravidade do embate. BLIS (Blind Spot Information System) O sistema BLIS recorre a câmaras digitais voltadas para a retaguarda instaladas nos retrovisores exteriores para observar o que se passa de ambos os lados do seu automóvel. Assim que um veículo entrar na sua zona de ângulo morto, o sistema alerta-o através de uma luz embutida no pilar da porta da frente à direita ou à esquerda. Em conjunto com os retrovisores exteriores, isto ajuda-o a avaliar a possibilidade de mudar de faixa. O sistema é activado assim que se ultrapassar os 10 km/h, reagindo a praticamente qualquer tipo de veículo (motociclos e veículos de dimensão superior). Dia e noite.

16 PCC (Personal Car Communicator) contacto permanente com o seu Volvo.

17 Características de segurança de série como fechaduras robustas e imobilizador electrónico ajudam a eliminar os pontos mais vulneráveis a um arrombamento. O PCC, por outro lado, oferece-lhe a comodidade de conhecer a situação do seu automóvel mesmo quando não o puder ver. A sua viatura encontra-se trancada. A sua viatura encontra-se destrancada. Há alguém no interior da viatura. O alarme foi accionado. Prima aqui para conhecer o estado actual do seu automóvel (num raio de 60 a 100 metros) ou o seu estado depois de o abandonar (fora desse raio). PCC (Personal Car Communicator) O PCC consiste num controlo remoto avançado que combina a condução sem chave com uma comunicação bilateral com o seu Volvo S80. Tenha o PCC sempre consigo e o veículo será destrancado automaticamente à sua chegada. Ligue o motor pressionando um botão no painel de instrumentos, tranque o veículo pressionando um botão no puxador da porta. Mais tarde, perante a incerteza de ter ou não trancado o veículo, o seu PCC pode lembrar-lho, onde quer que esteja. Uma vez de regresso ao seu Volvo S80 num raio de 60 a 100 metros basta um toque no botão de informação do PCC para obter um relatório actualizado do seu estado. Caso o alarme tenha sido activado, o sensor de batimento cardíaco informá-lo-á da eventual presença de intrusos no interior da viatura, dando-lhe a oportunidade de avaliar em segurança qual a melhor atitude a tomar. Keyless Drive Com o sistema de condução sem chave (Keyless Drive), pode trancar, destrancar e ligar o veículo sem ter a chave na mão. Desde que transporte consigo o PCC (Personal Car Communicator), agarrar o puxador da porta será suficiente para a destrancar automaticamente. Com os pés no pedal do travão, bastará premir um botão no painel de instrumentos para o motor arrancar. Para trancar as portas, prima o botão no puxador da porta ou utilize o PCC. Alarme por controlo remoto Com ligações às portas, ao capot, à bagageira e à ignição, este alarme reage a movimento no interior do veículo ou ao partir de uma janela. Para impedir os amigos do alheio de elevarem o veículo e lhe roubarem as rodas, pode ser acrescentado um sensor de nível. E numa situação de perigo, um botão de emergência no controlo remoto ou no PCC permite-lhe fazer disparar o alarme para obter ajuda. Sistema de iluminação Approach and Home Safe Activado através do controlo remoto ou do PCC, o sistema de luzes de aproximação oferece uma recepção calorosa numa noite escura. É composto por luzes interiores e laterais e também iluminação do solo, se você assim o especificar. Ao abandonar o veículo, pode mais uma vez usufruir do sistema de luzes, accionando-o na alavanca dos faróis. Desta feita terá a luz dos médios a acompanhá-lo até à porta de casa. Iluminação do solo Integrado no espelho retrovisor exterior, o sistema de iluminação do solo é activado através do controlo remoto ou PCC. Para além de aumentar a segurança nos percursos a pé de e para o veículo à noite, esta funcionalidade é também muito prática ao entrar ou sair do automóvel. O vidro dos retrovisores é de natureza hidrófuga para melhorar a visibilidade em dias de chuva.

18 Cv e QI em perfeita harmonia. V8 AWD (315 cv) T6 AWD (285 cv) 3.2 (238 cv) 3.2 AWD (238 cv) 2.5 T (200 cv) D5 (185 cv) ACELERAÇÃO VELOCIDADE MÁX. CONSUMO

19 Potência e controlo. Quantas vezes os encontramos em perfeita harmonia? Em todas as suas variantes, o Volvo S80 irradia performance. O sistema motriz e o chassis actuam como um só. A aceleração nunca se faz esperar. O vigor é assegurado por uma resposta pronta em qualquer regime do motor. Verdadeira estrela entre a gama de motores Volvo, o motor V8 de 315 cv combina uma capacidade notável com elevado grau de sofisticação. As unidades de seis cilindros a gasolina tal como o novo T6 biturbo de 285 cv proporcionam uma condução simultaneamente relaxada e empolgante. E para a melhor relação performance/eficiência de consumo, estão disponíveis os suaves turbodiesel Volvo de cinco cilindros. D5 AWD (185 cv) 2.4 AWD (163 cv) deficiência no consumo A tecnologia de motor e aerodinâmica avançadas ajudam a manter um baixo consumo e baixas emissões de dióxido de carbono, um dos principais contribuidores para o aquecimento global. As motorizações turbodiesel de alta performance Volvo com filtro de partículas são a melhor opção em termos de consumo, sobretudo o 2.4D com os seus 6,3 litros/100 km. Naturalmente, todos os motores Volvo cumprem os exigentes requisitos ambientais internacionais. O V8, por exemplo, é o primeiro motor de oito cilindros do mundo a dar cumprimento à norma Ultra-Low Emission Vehicle II (ULEV II).

20 Intérprete fiel da estrada e do condutor. Direcção progressiva A integração de direcção progressiva (assistida em função da velocidade), disponível como opção, facilita enormemente qualquer manobra a baixa velocidade. O estacionamento em locais exíguos é um exemplo disso mesmo. O sistema oferece três configurações, permitindo-lhe escolher o nível adequado de feedback da estrada ou sensibilidade da direcção. A força de direcção mantém-se constante assim que o veículo ultrapassar os 80 km/h. stracção integral com Instant Traction A nova opção AWD oferece um sistema de tracção integral de controlo electrónico desenvolvido com o elevado binário dos motores mais robustos em mente. Uma pressão hidráulica constante assegura que a potência seja prontamente distribuída entre as rodas com melhor aderência. É assim minimizado o efeito de patinagem das rodas, melhorando-se a aceleração e a estabilidade, mesmo em condições de piso escorregadio. Por exemplo, quando em piso seco sem sinuosidade, as rodas dianteiras recebem até 95% da potência para maior eficiência. À medida que as condições se alteram, até 50% da potência poderá ser direccionada para as rodas traseiras. Quando em curva, o sistema canaliza a potência alternadamente para a frente e para trás para uma viragem exacta e níveis de estabilidade uniformes ao longo de toda a curva. sdstc (Dynamic Stability and Traction Control) O sistema DSTC inclui várias funções que melhoram simultaneamente a segurança e o prazer de condução. Reforça a tracção em piso escorregadio, controlando a velocidade de rotação das rodas de tracção. Ao reduzir o débito de potência do motor ou travando uma ou mais rodas, o sistema ajuda a contrariar sinais de derrapagem. Pode ainda ser regulado para permitir um certo grau de patinagem das rodas, garantindo assim uma melhor tracção em condições de neve.

21 Um comportamento irrepreensível tem sempre dois lados. É por um lado aderir ao piso segundo as suas intenções, e por outro obter a quantidade de informação exacta a partir da superfície da estrada. Caracterizado por uma elevada rigidez torcional, atitude firme e agilidade, o chassis do Volvo S80 interpreta de forma fiel estrada e condutor. A sua suspensão traseira multi-link contraria qualquer tendência de subviragem, reforçando simultaneamente a estabilidade. Já a suspensão dianteira de tipo MacPherson promove uma resposta rápida e eficiente em situação de curva ou travagem. E uma direcção de pinhão e cremalheira garante um feedback preciso mas equilibrado.

22 Chassis activo Four-C parte de uma personalidade multifacetada.

23 Por caminhos sinuosos ou em estrada aberta, existem muitos aspectos da engenharia de um automóvel que ditam o seu comportamento. Talvez o mais importante deles seja o chassis. Sendo o Volvo S80 já em si mesmo uma verdadeira montra tecnológica, o chassis activo Four-C proporcionará ainda maior controlo sobre a experiência de condução. Four-C (Continuously Controlled Chassis Concept) Agora ainda mais apurado, o sistema Four-C oferece três modos de condução distintos Comfort, Sport ou Advanced. Seja qual for o que escolher, o sistema monitoriza o veículo, o pavimento e o condutor 500 vezes por segundo, ajustando simultaneamente cada um dos amortecedores para obter os melhores índices de comportamento em estrada. No coração do sistema encontramos a suspensão semi- -activa Volvo com amortecedores Monroe-Öhlins sob monitorização contínua. O Four-C interage ainda com o sistema DSTC, o motor, os travões e a direcção para lhe proporcionar exactamente o estilo de chassis que escolheu. Modo Comfort O modo de chassis que isola os ocupantes das irregularidades do piso. O sistema dá prioridade a um amortecimento flexível, para movimentos ligeiros e suaves da carroçaria e excepcionais níveis de conforto de marcha. Ideal para pisos escorregadios ou irregulares. Modo Sport Para uma experiência de cariz mais desportivo. O sistema privilegia agora um amortecimento ligeiramente mais rígido, intervindo de forma mais imediata. O resultado são movimentos da carroçaria mais determinados, um comportamento preciso e elevado conforto de marcha. Perfeito para uma condução activa. Advanced O modo de alta performance. O sistema endurece os amortecedores para máximo contacto com a estrada, comunicando a superfície da estrada directamente ao condutor. Privilegiando a aderência sobre o conforto, o modo Advanced constitui claramente o expoente máximo da experiência de condução.

24 Assistente pessoal, DJ e navegador num só. Na consola central encontramos o sistema infotainment, centro de operações electrónico que poderá monitorizar no mostrador incorporado. As funcionalidades de navegação, telefone, sistema de assistência ao estacionamento e entretenimento encontram-se integradas para lhe oferecer exactamente o que você precisa. E com vista a evitar distracções desnecessárias em situações mais críticas na estrada, o sistema IDIS (Intelligent Driver Information System) da Volvo analisa em permanência a condução, retardando momentaneamente eventual informação de menor importância ou o sinal de chamada do telefone GSM integrado. Todos estes sistemas de bordo e muitos outros podem ser facilmente configurados de acordo com as suas preferências através do menu na consola central.

25 Sistema mãos-livres Bluetooth integrado Em conjunto com um telefone GSM compatível com Bluetooth, esta funcionalidade combina as vantagens do sistema de comunicação e entretenimento ( infotainment ) com a telefonia sem fios. A identificação da chamada e os seus números de telefone são imediatamente exibidos no display principal, sendo possível comutar livremente entre o sistema mãos-livres e o próprio telefone. O sistema é facilmente operado a partir dos comandos no volante e recorda automaticamente o último telemóvel utilizado. Telefone GSM integrado Para que nunca se distraia, o telefone GSM integrado permite-lhe fazer chamadas a partir da sua agenda telefónica predefinida utilizando os comandos no volante e o generoso mostrador de informação do veículo. A comunicação e comodidade são ainda reforçadas por um microfone integrado, o sistema de som e um dispositivo manual separado, enquanto o leitor de cartão SIM se encontra facilmente ao alcance no interior do porta-luvas. sassistência em Viagem Volvo Prima um botão para entrar em contacto directo com um operador que conhece a sua localização exacta e poderá rapidamente enviar a ajuda de que necessita. Caso ocorra um acidente com activação de airbags, os serviços de emergência serão automaticamente avisados. Poderá também ser alertado em situação de tentativa de arrombamento. E caso o veículo seja roubado, será possível detectá-lo via satélite. RSE (Rear Seat Entertainment) Dual Screen Com o sistema Volvo RSE Dual Screen, os passageiros do banco traseiro podem assistir a um filme em DVD ou divertir-se com um jogo em separado ou em simultâneo. Dois mostradores widescreen de 7 polegadas encontram-se integrados nos encostos dos bancos da frente, oferecendo uma excelente qualidade de imagem. Auscultadores sem fios mantêm as coisas calmas no habitáculo, permitindo-lhe ouvir a música ou o programa da sua preferência. O sistema RSE é parte integrante do veículo e condiz perfeitamente com o interior. Foi inclusive sujeito a testes de colisão no Centro de Segurança Volvo Cars, pelo que sabemos que corresponde às nossas exigências. RTI (Road and Traffic Information) Instruções por voz, e navegação gráfica, se desejar, acompanham-no até ao seu local de destino. Através da tecnologia de transmissão electrónica de dados TMC (Traffic Message Channel), o RTI informá-lo-á de eventuais congestionamentos de tráfego, providenciando também sugestões de vias alternativas. A planificação do seu itinerário pode incluir pontos de interesse, tais como estações de serviço, restaurantes e hotéis. Controlado a partir dos comandos integrados no volante, o sistema de navegação Volvo RTI é de fácil utilização e oferece vários formatos de visualização. Quando não é necessário, o ecrã é recolhido no painel de instrumentos. A marca e logótipos Bluetooth são propriedade da Bluetooth SIG, Inc., encontrando-se devidamente autorizada qualquer utilização dos mesmos por parte da Volvo Car Corporation. Outras marcas registadas ou denominações comerciais serão as dos respectivos proprietários.

26 Premium Sound. Em exibição num cinema perto de si. O sistema Premium Sound constitui um marco importante em termos de equipamentos de som para a indústria automóvel. A história começa há algumas décadas atrás, na altura em que iniciámos o desenvolvimento de sistemas áudio e decidimos recorrer a alguns parceiros altamente inovadores nesta área. Impulsionada por um grupo de engenheiros de som apaixonados pelo seu trabalho, a colaboração que se seguiu tem florescido desde então. Assim nasceu o Dolby Pro Logic Surround (uma novidade Volvo) e, mais recentemente, o Dolby Pro Logic II, tecnologia pensada para salas de cinema que recria o som de forma a que todos usufruam dele na perfeição. Começando no amplificador de classe D solução desenvolvida em conjunto com a Alpine e Bang & Olufsen o prazer sonoro ganha depois vida com a Dynaudio, o especialista holandês em colunas de som que produz monitores para estúdios de gravação em todo o mundo e agora o nosso Volvo S80. Performance Rádio e leitor de CDs integrados na consola. Soa bem, é bonito e muito fácil de utilizar. Rádio RDS Leitor de CDs Amplificador de 4x20 W 6 colunas Performance Conector AUX Opções: comandos integrados no volante e interface musical para ipod /USB. High Performance Um sistema de som versátil configurado especialmente para o interior do Volvo S80. Em combinação com as suas colunas de alta potência, o amplificador High Performance garante uma excelente reprodução de transientes, elevada durabilidade de potência e baixo nível de distorção por outras palavras, um som fantástico. O equipamento High Performance inclui: Rádio RDS Leitor de CDs com reprodução de MP3 e WMA Amplificador de 4x40 W 8 colunas High Performance Conector AUX Opções: comandos integrados no volante, comutador de 6 CDs integrado, consola de som para o banco traseiro e interface musical para ipod /USB. Premium Sound com Dynaudio O sistema Premium Sound pertence a uma classe à parte. O amplificador digital de classe D gera 5x130 watts de música. O Dolby Pro Logic II de som surround, com a sua coluna central e processador de som, recria uma qualidade de som de idêntica autenticidade para qualquer um dos passageiros. Foram integradas 12 colunas desenvolvidas pelo especialista dinamarquês Dynaudio apenas para o Volvo S80. O sistema Premium Sound inclui: Rádio RDS Leitor de CDs com reprodução de MP3 e WMA Amplificador digital de classe D com 5x130 W Dolby Pro Logic II de som surround 12 colunas Dynaudio Conector AUX Opções: comandos integrados no volante, comutador de 6 CDs integrado, consola de som para o banco traseiro e interface musical para ipod /USB.

27 Colunas Dynaudio As doze colunas Dynaudio de tipo high-end do sistema Premium Sound são alimentadas por um amplificador digital de 5x130 W. Em cada porta dianteira foram instaladas três colunas separadas para graves, médios e agudos e nas portas traseiras está alojado um conjunto semelhante para agudos e graves/médios. Cada coluna possui um filtro crossover para maximizar a fidelidade sonora. A última geração de sistema Dolby surround com coluna central e processador de som recria um som autêntico com uma presença marcante em qualquer ponto do habitáculo uma inovação Volvo à escala mundial. O amplificador digital Classe D integra uma nova tecnologia que o dota de um grau de eficiência extremamente elevado, permitindo-lhe gerar a maior potência sonora possível a partir da menor corrente possível. Reprodução de ficheiros de música MP3 Há uma série de formas de desfrutar de ficheiros MP3 no seu Volvo S80. Se desejar ligar o seu leitor de MP3 pessoal ao sistema de som, pode recorrer à tomada áudio auxiliar incluída de série no apoio de braços central à frente para esse efeito. O volume pode ser facilmente ajustado a partir do volante ou do painel central. Se optar pelos sistemas High Performance ou Premium Sound, obterá um leitor de CDs compatível com ficheiros de som MP3 ou WMA. E para integrar o seu ipod e um dispositivo USB separado no sistema de som do veículo, existe a possibilidade de ligação de uma interface musical para ipod /USB sob o apoio de braços central à frente. Playlists, músicas e artistas são apresentados de forma clara no painel central, enquanto o seu leitor de MP3 é carregado. Consola de som para o banco traseiro Integrando pontos de ligação para auscultadores individuais, a consola de som traseira permite aos passageiros escolher entre meios de reprodução, músicas ou playlists. E também ajustar o volume, claro. Dolby, Pro Logic e o símbolo de duplo D são marcas registadas da Dolby Laboratories. ipod é uma marca registada da Apple Computer Inc.

28 s Aqui começa a vida. A segurança é o nosso compromisso. As pessoas confiam em nós e isso representa uma enorme responsabilidade. É isto que nos faz mover diariamente quando tomamos as nossas decisões relativas a segurança. Temos de manter essa confiança, não apenas através de palavras, mas com acções. É também por essa razão que a segurança na Volvo começa e termina sempre numa situação da vida real. Ingrid Skogsmo, Directora do Centro de Segurança Volvo Cars Inaugurado em 2000, o Centro de Segurança Volvo, em Gotemburgo, é o mais avançado laboratório de colisão do mundo, reproduzindo situações de tráfego e colisões da vida real. Aqui recriamos colisões com todos os géneros de veículos e obstáculos rodoviários sob qualquer ângulo, de 0 a 90 graus, e a velocidades até aos 120 km/h. Realizamos testes de capotamento realistas e testamos veículos no terreno e contra autênticos rochedos escarpados de granito sueco. Chegamos mesmo a simular colisões com animais selvagens, caso de um alce sueco com 500 kg. Naturalmente, estes testes de colisão também incluem avançados manequins de ensaio com uma grande variedade de estaturas e idades desde bebés a adultos. Cada colisão é minuciosamente documentada, utilizando câmaras de alta velocidade, e analisada em fragmentos de milhares de segundos. Conservamos inclusivamente, por algum tempo, os veículos acidentados para futura referência. Para além de incontáveis simulações em computador, são realizadas anualmente mais de 400 colisões em situação real,

29 baseadas no que a nossa Equipa de Investigação de Acidentes descobre nas estradas. Desde 1970, os nossos técnicos já investigaram mais de acidentes no terreno, visando saber o que resulta ou não na vida real conhecimento que pode salvar vidas. Conhecimento que salva vidas Muitas das funcionalidades de segurança encontradas num Volvo baseiam-se em descobertas feitas pela Equipa de Investigação de Acidentes Rodoviários da Volvo. Alguns exemplos recentes incluem a coluna de direcção deformável, a estrutura frontal que absorve a energia de impacto, o equipamento de segurança infantil Volvo e os sistemas SIPS (Side-Impact Protection System) e WHIPS (Whiplash Protection System). Recriação da realidade até ao mais ínfimo pormenor Avançadas simulações de colisão constituem recursos importantes para realizar testes de colisão realistas de componentes individuais e dos sistemas de segurança interiores. A nossa unidade de colisão consegue recriar o movimento exacto do veículo durante a colisão, algo único no mundo automóvel. Este movimento afecta o modo como os ocupantes são contidos nos seus lugares e geralmente apenas é passível de análise através de dispendiosos testes de colisão à escala real. Testes de colisão virtuais Super-computadores recriam e analisam situações de colisão distintas 6 vezes por dia sem danificar veículos reais. Dispomos da tecnologia necessária para realizar testes em automóveis (antes mesmo da construção dos seus protótipos) com pormenorizados manequins de ensaio; fomos inclusive os primeiros a desenvolver uma manequim grávida. Esta metodologia dota os nossos ensaios em situação real de maior eficácia, permitindo-nos concentrar recursos onde eles são mais úteis.

30 s Esta é a forma como a vivemos. Suécia. Outros fabricantes de automóveis deslocam-se até cá para realizar os seus derradeiros testes a veículos sob condições exigentes e inconstantes. Para nós, esta é a nossa casa. É aqui que vivemos e conduzimos, 365 dias por ano. Não admira, portanto, que os Volvo formem uma classe à parte no que toca a segurança activa. Considere-se, por exemplo, o nosso centro de testes Hällered, dotado de 55 km de pistas de testes, incluindo diferentes tipos de estradas de todo o mundo. Esta é a unidade ultra-secreta em que colocamos à prova as capacidades dos nossos automóveis para auxiliar os seus condutores em todas as situações imagináveis (e inimagináveis). Em pistas destinadas a identificar quaisquer pontos fracos, todos os novos modelos Volvo são sujeitos a forças e condições extremas ao longo de centenas de milhares de quilómetros. Já para não mencionar as distâncias percorridas nas estradas públicas suecas. É aqui que a inovação confronta a realidade. É também aqui que avaliamos a interacção entre o veículo e o condutor. Porque o atributo de segurança mais importante de um Volvo é o condutor. E quanto mais eficazmente os sistemas de bordo o apoiarem na qualidade de condutor, maior é o nível de segurança para si e seus passageiros.

31 NOVA TECNOLOGIA PARA UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO. Em última instância, um automóvel só pode ser tão seguro quanto o seu condutor. Equipámos por isso o seu Volvo S80 com tecnologia de vanguarda para o assistir e ajudar a tomar as decisões acertadas. Inspirados na tecnologia habitualmente encontrada em aviões de combate, sistemas como o IDIS (Intelligent Driver Information System) da Volvo determinam o nível de sobrecarga do condutor e retêm chamadas e outras informações periféricas. Poderá opcionalmente contar também com o apoio suplementar do cruise control adaptativo assistido por radar com aviso de colisão e apoio à travagem. Para além de incrementar o conforto de marcha, este sistema pode revelar-se vantajoso para ajudá-lo a manter a distância em relação ao veículo que circula à sua frente. O aviso de colisão recorre ao mesmo sensor de radar para o ajudar a evitar ou atenuar os efeitos de um embate traseiro. Claro que não há tecnologia que o possa desonerar da sua responsabilidade como condutor. A decisão final continua a caber-lhe a si. Mas estas tecnologias ajudam-no a manter-se mais alerta e descontraído, assim contribuindo para a segurança global e o bem-estar proporcionados pelo seu Volvo. Duplique a sua iluminação duas vezes Concebidos num país caracterizado por frio e uma escuridão que se prolongam por vários meses do ano, os faróis do Volvo S80 combinam reflectores separados, que garantem uma iluminação uniforme e eficaz sob todas as condições. E para uma melhor visão nocturna estão disponíveis faróis Bi-Xénon opcionais que empregam lâmpadas de descarga de gás. Quando comparados com os faróis de halogéneo tradicionais, os faróis Bi-Xénon aumentam o seu campo de visão em cerca de 230%. Se conduzir a 100 km/h, isto representa um acréscimo de distância de travagem disponível na ordem dos 45 metros. Independentemente da carga transportada, estes faróis são auto-ajustáveis, mantendo o ângulo correcto em função da estrada, mesmo no caso de forte aceleração ou travagem. Halogen Bi-Xenon EBL (Emergency Brake Light) Complementando a resposta imediata das luzes de travagem do veículo, o sistema EBL alerta outros utilizadores da estrada sobre a sua situação de travagem de emergência. Sempre que a desaceleração do veículo for superior a 0,7 g, ou quando os travões anti-bloqueio forem activados, os sinalizadores laterais e as luzes de nevoeiro começarão a piscar. HBA (Hydraulic Brake Assist) Ajudando o condutor a imobilizar o veículo na menor distância possível, o HBA emprega uma combinação de tecnologia hidráulica e de vácuo. Tal assegura que a potência de travagem ideal esteja sempre disponível quando necessária. Para além disso, a potência hidráulica mantém a pressão dos pneus uniforme mesmo em caso de utilização prolongada dos travões. RAB (Ready Alert Brakes) Reduzindo ainda mais a distância de travagem, o sistema RAB recorre a informação como o súbito libertar do acelerador ou o Cruise Control Adaptativo para antecipar uma travagem de emergência. Move os calços dos travões para mais próximo dos discos, acelerando assim a resposta de travagem. ABL (Active Bi-Xenon Lights) Permitindo-lhe ver para além das curvas à noite, este sistema de iluminação controlado por microprocessador socorre-se de dados como o ângulo do volante e a velocidade do veículo. Estes faróis motorizados movem-se até 15 em qualquer direcção enquanto você conduz, iluminando de forma fiável o caminho que escolher. Um sensor de luminosidade desactiva o sistema durante o dia para prolongar a sua vida útil.

32 s Concebido para a vida. EM CASO DE IMPACTO FRONTAL a estrutura frontal patenteada com as suas amplas zonas de deformação em diferentes tipos de aço cede para ajudar a absorver a energia de impacto. Ao desenvolver as qualidades protectoras do Volvo S80, centrámos a nossa acção nas colisões quer com veículos mais rápidos como mais pesados. O compacto conjunto propulsor promove uma deformação optimizada todos os principais componentes no compartimento do motor possuem posições predefinidas para ajudar a impedir a sua intrusão no habitáculo. Também uma barra em aço instalada sob o painel de instrumentos contribui para evitar que o habitáculo seja invadido por componentes do compartimento do motor. Assim previnem-se, igualmente, lesões na zona das pernas e dos pés. A geometria única da estrutura frontal e as barras longitudinais em aço nas portas contribuem para a dispersão da energia de impacto desde a frente até à traseira do veículo, submetendo deste modo os ocupantes a uma menor tensão. Dentro do automóvel, a protecção proporcionada aos ocupantes é incrementada mediante uma optimização das funções de todos os sistemas de retenção. Os cintos de segurança com pré-tensores em todos os assentos e limitadores de carga nos bancos dianteiros interagem com outras funcionalidades de segurança, tais como a coluna de direcção deformável e os airbags adaptativos de fase dupla, no intuito de manter os ocupantes fora de perigo. O espaço interior foi concebido tendo em vista a máxima absorção possível da energia de impacto, ajudando a reduzir o risco de ferimentos. O interruptor de ignição, por exemplo, foi deslocado para o painel de instrumentos, de modo a não interferir com os joelhos do condutor. Para mim, a segurança é linda. Cada detalhe de um Volvo desde a ergonomia interior e os fantásticos bancos, até à possante linha de ombros da carroçaria e a frente suavemente arredondada está lá por motivos de segurança. Isto é funcionalidade aliada a um design inconfundível, e o resultado é francamente bonito. Steve Mattin, Director de Design, Volvo Car Corporation É a interacção entre os vários sistemas de segurança que determina o nível de segurança de um automóvel, e não a quantidade de atributos de segurança por si só. Antes de mais, devem proporcionar-se as condições adequadas de bem-estar ao condutor atrás do volante. Bancos, instrumentos, comandos, visibilidade e iluminação todos eles contribuem para a segurança ao interagir na tentativa de assistir o condutor. Depois há o comportamento do automóvel na estrada. O modo como o chassis interage com os travões, a direcção e os diversos sistemas promotores da estabilidade não só define o grau de prazer da condução, como se revela igualmente essencial para ajudar o condutor a manter o controlo em situações exigentes. E caso não seja de todo possível evitar um acidente, os ocupantes estarão rodeados de uma panóplia de sistemas interactivos de segurança. Em princípio, assim o esperamos, nunca presenciará estes elementos em acção. No entanto, será certamente tranquilizador saber que estão lá para ajudar a protegê-lo.

33 EM CASO DE CAPOTAMENTO a extremamente robusta caixa de segurança ajuda a resguardar os ocupantes, enquanto os cintos de segurança os mantêm no seu lugar. Tratando-se inicialmente de uma colisão lateral, o sistema de IC (cortina insuflável) é activado com vista a proteger a cabeça dos passageiros que viajam nos lugares laterais e mantê-los no interior do veículo. Esta cortina permanece activa durante vários segundos para garantir protecção acrescida, independentemente das janelas se encontrarem abertas ou fechadas. Graças à sua capacidade para absorver parte da energia de embate, o interior vem reforçar ainda mais a segurança proporcionada aos ocupantes. Adicionalmente, a estrutura reforçada do tejadilho ajuda a manter intacto o habitáculo. EM CASO DE IMPACTO TRASEIRO as zonas de deformação traseiras ajudam a absorver grande parte da energia de impacto, antes que esta atinja o habitáculo. À semelhança do que ocorre na secção dianteira, a estrutura de segurança traseira é composta por uma combinação optimizada de diferentes qualidades de aço, de forma a oferecer maior robustez e uma deformação cuidadosamente controlada. O depósito de combustível permanece bem protegido em frente ao eixo traseiro. Até mesmo o sistema de escape e o pneu sobresselente foram concebidos de forma a não afectar a absorção de energia. Dentro do habitáculo, os apoios de cabeça ajudam não só a proteger a nuca e a coluna, mas também a cabeça dos estilhaços de vidro. Incorporado nos bancos da frente, o sistema WHIPS (Whiplash Protection System) exclusivo da Volvo acolhe a coluna e a nuca de forma controlada. O sistema é activado por uma colisão traseira de impacto suficientemente forte. Estudos levados a cabo por entidades independentes demonstraram que o sistema WHIPS é um dos mais eficazes nestes casos em todo o mundo. Desde a sua introdução em 1998, tem ajudado a reduzir consequências de longo prazo em mais de 50%. EM CASO DE IMPACTO LATERAL a distância entre o seu peito e o outro veículo é de aproximadamente 30 cm. Qual será, portanto, a melhor forma de tirar proveito desta distância na tentativa de proteger a sua vida? De modo a oferecer maior robustez e uma deformação cuidadosamente controlada em caso de impacto lateral, a estrutura lateral e das portas do Volvo S80 é fabricada numa combinação de aço ultra-resistente e qualidades de aço mais flexíveis. A exclusiva estrutura lateral monobloco hidroformada, por exemplo, foi reforçada para melhor resistir a um impacto lateral grave, mesmo com um veículo de maiores dimensões, caso de um SUV. E nos bancos dianteiros encontrará tubos de elevada rigidez e solidez. Estes transferem as cargas da secção lateral do veículo para o centro do mesmo, onde uma caixa em aço é então deformada. Os airbags laterais com câmara dupla nos bancos dianteiros protegem a zona da bacia e o tórax dos ocupantes a câmara da zona da bacia é insuflada a uma pressão cinco vezes superior à pressão da câmara do tórax, ajudando a absorver o máximo de impacto precisamente onde o corpo é mais frágil. As cortinas insufláveis (IC) garantem protecção adicional para a cabeça e ajudam a manter os ocupantes no interior do veículo, tanto nos lugares da frente como nos de trás.

34 Um convite pessoal. Os nossos vários níveis de equipamento são uma excelente forma de começar a compor um Volvo S80 ao seu estilo cada qual com uma personalidade distinta. Para melhor personalizar o seu automóvel, oferecemos-lhe uma vasta gama de irrecusáveis opções e acessórios. E se mal pode esperar para ver o seu novo automóvel, construa-o online em

35 De série: Airbag, lado do passageiro DSTC (Dynamic Stability and Traction Control) +Nível de equipamento 1 +Nível de equipamento 2 +Nível de equipamento 3 ECC (Electronic Climate Control) EBA (Emergency Brake Assist) Cortina insuflável (sistema de IC) Indicador da temperatura exterior Pack áudio Performance Vidros eléctricos dianteiros e traseiros Fecho centralizado com controlo remoto Estofos Sala SIPS (Side Impact Protection System) Volante regulável em altura e profundidade Computador de bordo Jantes de liga leve de 16" Comandos do sistema de som no volante Cruise control Aplicações Dark Fineline ou em alumínio escovado Faróis de nevoeiro no spoiler dianteiro Espelhos de cortesia iluminados IAQS (Interior Air Quality System) Manípulo da caixa de velocidades em couro Volante em couro Espelho retrovisor interior automático anti-encandeamento Frisos das embaladeiras na cor da carroçaria Porta-sacos de compras Bancos dianteiros aquecidos Estofos em couro Luz nos retrovisores exteriores Sistema de assistência ao estacionamento traseiro Sensor de chuva Retrovisores exteriores retrácteis Jantes de liga leve de 17" Faróis Bi-Xénon Aplicações em madeira Classic Apoios de cabeça traseiros com rebatimento eléctrico Lava-faróis Elementos de design interior Retrovisores exteriores com memória Banco eléctrico, condutor / Banco de regulação manual em altura, passageiro WHIPS (Whiplash Protection System)

36 Guia de estilo. Trabalhado de acordo com os seus desejos, o interior do veículo pode assumir uma multiplicidade de personalidades. Opte entre várias cores e materiais para os estofos e uma vasta gama de opções especialmente concebidas. Sovereign Hide Integralmente em pele, estes estofos são fabricados no melhor couro escocês. São robustos, suaves ao toque e apresentam um requintado grão natural. Couro perfurado Pensada para ser aplicada em bancos ventilados, esta qualidade é fabricada em pele polida. Os painéis centrais dos bancos são perfurados, lidando de forma eficiente com a humidade do corpo e acrescentando um pormenor estético bem conseguido. Couro Trata-se de uma qualidade de couro altamente confortável, duradoura e que apresenta um padrão granulado grosseiro. Como qualquer couro Volvo, foi curtido com substâncias naturais e resiste impecavelmente ao passar dos anos. Tecido Sala O revestimento Sala é um tecido delicado com um toque e acabamento contemporâneos. Os painéis centrais dos bancos apresentam um xadrez fino, enquanto os painéis exteriores são lisos.

37 dmateriais testados quanto a substâncias perigosas Para tornar a vida a bordo mais confortável para pessoas asmáticas ou alérgicas, os estofos e tecidos interiores estão de acordo com os requisitos Oeko-Tex Standard 100 uma norma internacional de referência que assegura que os tecidos e as peles foram testados quanto a certas substâncias nocivas ou potencialmente causadoras de alergias. Vários pormenores metálicos interiores foram alvo de testes no que toca a alergias por contacto, dando cumprimento às mesmas normas de fuga de níquel aplicáveis à alta joalharia. Cabide Instalado no apoio de cabeça do banco do passageiro da frente encontra um prático gancho que lhe permite ter o seu casaco sempre à mão a partir do banco do condutor. Design ergonómico Desenvolvidos em parceria com especialistas em ergonomia com vista a proporcionar ao corpo o apoio ideal durante períodos prolongados de condução, os bancos do S80 encontram-se entre os mais confortáveis do mundo automóvel. As múltiplas funções de ajuste e o apoio lombar regulável permitem-lhe encontrar facilmente a posição de condução perfeita. Bolsa integrada Tendo como objectivo oferecer um espaço de arrumação prático para pequenos objectos, tais como um telemóvel ou uma carteira, todos os estofos apresentam bolsas integradas no limite dianteiro dos assentos dos bancos da frente.

38 Design interior. Preto Antracite. Interior Preto Antracite com estofos em couro perfurado Preto (2200), aplicações na consola central e nos painéis das portas em madeira Classic, volante em couro Carvão e manípulo da caixa de velocidades em couro/madeira Classic. Interior Preto Antracite, estofos Sovereign Hide em Preto (2400) Interior Preto Antracite, estofos em couro perfurado Preto (2200) Interior Preto Antracite, estofos em couro Preto (2100) Interior Preto Antracite, estofos Sala em Preto (2000)

39 Interior Preto Antracite com estofos em couro perfurado Cinza Quartzo (2208), aplicações na consola central e nos painéis das portas em alumínio escovado, volante e manípulo da caixa de velocidades em couro Carvão. Interior Preto Antracite, estofos Sovereign Hide em Cinza Quartzo (2408) Interior Preto Antracite, estofos em couro perfurado Cinza Quartzo (2208) Interior Preto Antracite, estofos em couro Cinza Quartzo (2108)

40 Design interior. Preto Antracite. Interior Preto Antracite com estofos em couro perfurado Bege Claro (2202), aplicações na consola central e nos painéis das portas em alumínio escovado, volante e manípulo da caixa de velocidades em couro Carvão. Interior Preto Antracite, estofos Sovereign Hide em Bege Claro (2402) Interior Preto Antracite, estofos em couro perfurado Bege Claro (2202) Interior Preto Antracite, estofos em couro Bege Claro (2102)

41 Design interior. Bege Grés. Interior Bege Grés com estofos Sovereign Hide em Bege Claro (2412), aplicações na consola central e nos painéis das portas em madeira Classic, volante em couro Bege Claro e manípulo da caixa de velocidades em couro/madeira Classic. Interior Bege Grés, estofos Sovereign Hide em Bege Claro (2412) Interior Bege Grés, estofos em couro perfurado Bege Claro (2212) Interior Bege Grés, estofos em couro Bege Claro (2112) Interior Bege Grés, estofos Sala em Castanho Mocca (2014)

42 Design interior.

43 Aplicações em manganito Aplicações em alumínio escovado Aplicações Dark Fineline Aplicações em madeira Classic Aplicações em madeira Modern Volante em couro, Carvão Volante em couro/madeira Classic, Carvão Volante em couro, Bege Claro Volante em couro/madeira Classic, Bege Claro Manípulo da alavanca da caixa de velocidades em couro Carvão, caixa manual Manípulo da caixa de velocidades em couro Carvão, Geartronic Manípulo da caixa de velocidades em couro/madeira Classic Carvão, Geartronic Manípulo da caixa de velocidades em couro Bege Claro, caixa manual Manípulo da caixa de velocidades em couro Bege Claro, Geartronic Manípulo da caixa de velocidades em couro/madeira Classic Bege Claro, Geartronic

44 Design exterior.

45 Balius 8x18" Brilhante Balius 8x18" Cromada Fortuna 8x18" Brilhante Fortuna 8x18" Lapidado a diamante/cinzento Claro Odysseus 8x18" Brilhante Venator 8x18" Brilhante Venator 8x18" Cromada Zubra 8x18" Brilhante Canicula 7x17" Brilhante Canicula 7x17" Polida Meissa 8x17" Brilhante Regor 7x17" Brilhante Spartes 7x17" Mate Naos 7x16" Mate Creon 7x16" Mate

46 Bem-vindo ao salão Executive.

47

48 Intuitiva e luxuosa, a variante Executive, nosso topo-de-gama, vai ainda mais longe na experiência sensorial proporcionada pelo Volvo S80. Descontraia neste ambiente exuberante e aprecie as coisas boas. Naturalmente, o couro macio trabalhado à mão e as aplicações em nogueira de acabamento artesanal estão por todo o lado. Os bancos possuem estofos integralmente no melhor couro macio, assim como um acabamento Executive que o vai estragar com mimos. As costuras e o debrum de contraste personificam o derradeiro toque de elegância. Também os apoios de braços são revestidos a couro macio, enquanto os seus pés descansam nos espessos tapetes Executive em tecido com rebordo em nubuck. Não faltam ainda as aplicações em nogueira nos painéis das portas, no volante, no manípulo da caixa de velocidades e no painel de instrumentos, coroadas pela exclusiva consola central Executive em nogueira. Finalmente, ligue o sistema áudio e deixe que o habitáculo se encha de música proveniente do sistema de som Premium Sound com uma potência de 650 W, Dolby Pro Logic II de som surround e doze colunas Dynaudio.

49 DESIGN INTERIOR EXECUTIVE O interior Executive está disponível em dois esquemas de cor diferentes Antracite e Grés. A opção pelo interior Executive antracite compreende três combinações de estofos à escolha Preto, Castanho e Branco Linho. Se a sua preferência recair no interior Bege Grés, serão aplicados estofos em Branco Linho. Os apoio de braços nas portas são combinados com os bancos e revestidos em couro macio Executive. Interior Antracite, Couro macio Executive Preto (2F00) Interior Antracite, Couro macio Executive Branco Linho (2F0L) Interior Antracite, Couro macio Executive Castanho (2F0D) Interior Bege Grés, Couro macio Executive Branco Linho (2F1L) Compartimento refrigerado integrado no banco traseiro A pensar nos pequenos prazeres, pode acrescentar um compartimento refrigerado entre os bancos traseiros. As bebidas são mantidas frescas e facilmente ao alcance dos privilegiados que viajam atrás. Os passageiros traseiros dispõem ainda de copos em cristal sueco de fabrico artesanal da Kosta Boda, desenhados pelo artista vidreiro sueco Bertil Vallien. Foi também incluído um abre-cápsulas Executive em aço inoxidável especialmente concebido.

50 Opções e acessórios.!sensor de chuva Activa os limpa-pára-brisas assim que começar a chover ou se for projectada água para o vidro. O seu grau de sensibilidade pode ser ajustado através de um anel existente na alavanca dos limpa-pára- -brisas. zblis (Blind Spot Information System) Servindo-se de câmaras digitais integradas nos retrovisores exteriores, o sistema BLIS ajuda-o a detectar a presença de veículos no seu chamado ângulo morto. O alerta é dado através de uma luz incorporada em ambos os painéis das portas dianteiras. #Interface musical para ipod /USB Basta ligar o seu ipod ou um dispositivo USB ao conector oculto sob o apoio de braços central, onde não constituirá qualquer estorvo. O ipod ou dispositivo USB será harmoniosamente integrado no sistema de som do veículo. Playlists, músicas e artistas são apresentados no menu da consola, e você poderá seleccionar a sua música através dos comandos áudio ou botões no volante. Pode também optar entre os diferentes modos de reprodução random e shuffle. E ao chegar ao seu destino, simplesmente desconecte e leve consigo o seu dispositivo portátil com a bateria acabada de carregar. ipod é uma marca registada da Apple Computer Inc. x Sistema mãos-livres Bluetooth integrado Este sistema mãos-livres incluído de origem integra o seu telemóvel com tecnologia Bluetooth no sistema de informação e entretenimento do veículo para simplificar e melhorar a comunicação na estrada. Permite-lhe operar o seu telefone utilizando os botões integrados no volante. O sistema reconhece automaticamente o seu telemóvel assim que você entrar no veículo, assumindo o comando das operações de forma imperceptível e permitindo-lhe comutar livremente entre o telemóvel e o sistema mãos-livres. Não pode ser combinado com o telefone integrado. A marca e logótipos Bluetooth são propriedade da Bluetooth SIG, Inc., encontrando-se devidamente autorizada qualquer utilização dos mesmos por parte da Volvo Car Corporation. Outras marcas registadas ou denominações comerciais serão as dos respectivos proprietários. %Botão de desactivação do airbag do passageiro Para poder instalar uma cadeirinha de criança voltada para a retaguarda no banco da frente, pode adicionar um botão que lhe permite desactivar o airbag dessa posição utilizando a chave do veículo.

A6 allroad. Equipamento de Série

A6 allroad. Equipamento de Série A6 allroad Equipamento de Série Equipamento Exterior 2 ponteiras de escape redondas, brilhantes, visíveis, uma em cada lado Barras de tejadilho allroad em alumínio Caixa de velocidades automática tiptronic

Leia mais

A5 Coupé. Equipamento de Série

A5 Coupé. Equipamento de Série A5 Coupé Equipamento de Série Equipamento Eterior Caia de velocidades automática multitronic de 8 velocidades Caia de velocidades automática tiptronic de 6 velocidades Caia de velocidades automática S

Leia mais

Espectacular por dentro

Espectacular por dentro CITROËN C1 Magnífico por fora Espectacular por dentro O estilo é o seu Compacto, lúdico, distinto, uma personalidade afirmada até nos mais ínfimos pormenores, como, por exemplo os espelhos retrovisores

Leia mais

Cores e estofos. Estofos (A4J) Amarelo. Cores Sólidas (A3F) Preto Brilhante. Cores Metalizadas

Cores e estofos. Estofos (A4J) Amarelo. Cores Sólidas (A3F) Preto Brilhante. Cores Metalizadas Cores e estofos Estofos (A4J) Estofos em pele Preto Preto/Castanho Preto/Vermelho Amarelo Cores Sólidas Amarelo (A4J) Preto Brilhante (A3F) (A3F) Preto Brilhante Cores Metalizadas Vermelho Revolution MC

Leia mais

Dados Técnicos e Equipamentos. Golf Variant

Dados Técnicos e Equipamentos. Golf Variant Dados Técnicos e Equipamentos Golf Variant GOLF VARIANT Motores 1.4 (80cv) 1.4 TSI (122cv) 1.6 TDI (105cv) 2.0 TDI (140cv) Motor, Tipo de motor 4 cilindros, Gasolina 4 cilindros, Gasolina 4 cilindros,

Leia mais

R8 Coupé. Equipamento de Série

R8 Coupé. Equipamento de Série R8 Coupé Equipamento de Série Equipamento Exterior Caixa de velocidades manual de 6 velocidades Depósito de combustível de 90 litros Faróis de xénon plus (inclui lava-faróis e luzes de dia) Faróis dianteiros

Leia mais

FLUENCE APRESENTAÇÃO

FLUENCE APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO DESIGN EXTERIOR O Novo FLUENCE possui uma identidade muito própria, diferente das berlinas mais clássicas, através de uma integração bastante bem sucedida do terceiro volume. Consegue aliar

Leia mais

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade Opte por conduzir na cidade com elegância e estilo. Prática e fiável, a Neo's faz com que todas as viagens sejam simples, permitindo-lhe concentrar-se apenas

Leia mais

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade Opte por conduzir na cidade com elegância e estilo. Prática e fiável, a Neo's faz com que todas as viagens sejam simples, permitindo-lhe concentrar-se apenas

Leia mais

Informação à Imprensa

Informação à Imprensa Informação à Imprensa Janeiro de 2008 Iluminação de nova geração adapta-se às condições da estrada e de visibilidade Sistema de iluminação adaptativa inteligente estreia no novo Opel Insignia Distribuição

Leia mais

Cinto de segurança salva vidas. NOVO volvo S60. Linha 2014

Cinto de segurança salva vidas. NOVO volvo S60. Linha 2014 Cinto de segurança salva vidas. NOVO volvo S60 Linha 2014 Novo Motor Acaba de chegar da Suécia o Volvo S60 T5 com o novo Motor Drive-E de 245hp com alta performance, baixo consumo de combustível e câmbio

Leia mais

Audi TT / TTS Roadster

Audi TT / TTS Roadster Equipamento opcional Pinturas Pintura metalizada - Audi Exclusive 2.855,00 o o o - - o Cinzento Daytona - Apenas em combinação com o Pacote desportivo S line Pintura especial - Amarelo Vegas 405,00 - -

Leia mais

Opel Corsavan. Sistema de travagem antibloqueio. Carga útil máxima até 475 kg. Volume máximo do compartimento de carga: 0,92 m 3

Opel Corsavan. Sistema de travagem antibloqueio. Carga útil máxima até 475 kg. Volume máximo do compartimento de carga: 0,92 m 3 Opel Corsavan Opel Corsavan Com uma aparência desportiva excepcional, o Opel Corsavan é uma clara afirmação de estilo para qualquer empresa que se preocupe com a imagem. Apresenta um design dianteiro

Leia mais

Civic Type R. Sem competição a Honda não existe

Civic Type R. Sem competição a Honda não existe Civic Type R Sem competição a Honda não existe Soichiro Honda Honda Portugal, S.A. Abrunheira 2714-506 SINTRA Tel: 219 155 300 Fax: 219 258 887 e-mail: honda.automoveis@honda-eu.com www.honda.pt qual o

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais.

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais. GARFO (Comprimento X Largura X Bitola) (mm): 100D7: 1.200 X 200 X 70 / 1.500 X 200 X 75 / 1.650 X 200 X 75 1.800 X 200 X 75 / 2.100 X 200 X 75 / 2.400 X 200 X 75 120D7: 1.200 X 200 X 75 / 1.500 X 200 X

Leia mais

Concept GLA O SUV do Classe A

Concept GLA O SUV do Classe A Informação de Imprensa Abril de 2013 Contacto: Dir. Marketing e Comunicação de Automóveis - Tel.: 21 925 71 92 Concept GLA O SUV do Classe A A Mercedes-Benz irá apresentar um SUV compacto da classe premium

Leia mais

CR-V. Temos de continuar a seguir os nossos sonhos

CR-V. Temos de continuar a seguir os nossos sonhos CR-V Temos de continuar a seguir os nossos sonhos Soichiro Honda Honda Portugal, S.A. Abrunheira 2714-506 SINTRA Tel: 219 155 300 Fax: 219 258 887 e-mail: honda.automoveis@honda-eu.com www.honda.pt o melhor

Leia mais

Confira aqui as 6 versões disponíveis para o up! < up! < Carros < Volkswagen do B...

Confira aqui as 6 versões disponíveis para o up! < up! < Carros < Volkswagen do B... Página 1 de 6 Voltar move up! 1.0 ConfigureCompararNo move up!, os detalhes fazem a diferença. A ambientação interno com duas opções de cor e o computador de bordo com 10 funções infotrip dão um up nesta

Leia mais

Volvo fh16 750. Volvo Trucks. Driving Progress

Volvo fh16 750. Volvo Trucks. Driving Progress Volvo fh16 750 Volvo Trucks. Driving Progress O MAIS POTENTE E SEGURO DO MUNDO O FH16 750 é o máximo de tudo o que já se sabe sobre caminhões, ele é revolucionário. Possui dirigibilidade acima do normal

Leia mais

Novo Volvo xc60. acessórios originais volvo

Novo Volvo xc60. acessórios originais volvo Novo Volvo xc60 acessórios originais volvo Novo Volvo xc60 acessórios originais volvo Deixe seu carro do jeito que você quer, mas com a segurança da Volvo. Quem compra um Novo Volvo XC60 sabe que está

Leia mais

MITSUBISHI. Folha de Produto. MBP Automóveis Portugal, S.A. MY16

MITSUBISHI. Folha de Produto. MBP Automóveis Portugal, S.A. MY16 MITSUBISHI Folha de Produto MBP Automóveis Portugal, S.A. MY16 Características Economia & desempenho ambiental de referência Qualidade Premium & Habitáculo Espaçoso Segurança avançada & Fiabilidade Mecânica

Leia mais

Uma abordagem com rodas altas às viagens diárias urbanas

Uma abordagem com rodas altas às viagens diárias urbanas Uma abordagem com rodas altas às viagens diárias urbanas Graças à aderência e ao conforto proporcionado pelas rodas altas é fácil deixar-se seduzir pela X-City 125. É a combinação de sonho entre potência

Leia mais

Dados Técnicos e Equipamentos. Polo

Dados Técnicos e Equipamentos. Polo Dados Técnicos e Equipamentos Polo POLO Motores 1.2 (60cv) 1.2 (70cv) 1.2 TSI (90cv) 1.2 TSI (105cv) 1.4 TSI (140cv) 1.4 TSI (180cv) com sistema ACT Motor, Tipo de motor 3 cilindros, Gasolina 3 cilindros,

Leia mais

SUZUKI SX4 2014 TRAÇÃO 4X4 AWD = SEGURANÇA E LIBERDADE

SUZUKI SX4 2014 TRAÇÃO 4X4 AWD = SEGURANÇA E LIBERDADE SUZUKI SX4 2014 TRAÇÃO 4X4 AWD = SEGURANÇA E LIBERDADE SUZUKI SX4 MAIS DO QUE UM CARRO. MUITOS CARROS EM UM SÓ. O SX4 É UM VEÍCULO ÚNICO QUE REÚNE O MELHOR DE VÁRIAS CATEGORIAS. TRAÇÃO AWD DE UM SUV, DESIGN

Leia mais

SUZUKI SX4 2014 Tração 4X4 awd = SEGUraNça E LIBErDaDE

SUZUKI SX4 2014 Tração 4X4 awd = SEGUraNça E LIBErDaDE SUZUKI SX4 2014 Tração 4x4 AWD = SEGURANÇA E LIBERDADE SUZUKI SX4 Mais do que um carro. Muitos carros em um só. O SX4 é um veículo único que reúne o melhor de várias categorias. Tração AWD de um SUV, design

Leia mais

Controlo de iluminação local multifuncional

Controlo de iluminação local multifuncional Controlo de iluminação local multifuncional I Controlo de iluminação local multifuncional A nível mundial, sensivelmente 20 % do consumo total de energia diz respeito à iluminação. Dependendo do tipo de

Leia mais

AGORA, DEIXE O SEU CARRO MAIS PARECIDO COM VOCÊ.

AGORA, DEIXE O SEU CARRO MAIS PARECIDO COM VOCÊ. Acessórios AGORA, DEIXE O SEU CARRO MAIS PARECIDO COM VOCÊ. Então você deseja o espaço e a altura de um SUV, sem abrir mão de um carro sofisticado e confortável? Com o nosso XC60 você pode ter tudo isso.

Leia mais

Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer.

Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer. Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer. Agora com tecnologia anti-máscara multiponto com detecção por spray integrada As tecnologias incomparáveis

Leia mais

novo corolla. Eterna paixão.

novo corolla. Eterna paixão. novo corolla. Eterna paixão. UMA HISTÓRIA DE LIDERANÇA Desde 1966 que cada geração do Toyota Corolla se torna referência na sua classe, pela sua inovação, qualidade e fiabilidade. Em constante evolução,

Leia mais

QUICK GUIDE WEB EDITION SEJA BEM-VINDO AO SEU NOVO VOLVO! VOLVO C70

QUICK GUIDE WEB EDITION SEJA BEM-VINDO AO SEU NOVO VOLVO! VOLVO C70 VOLVO C70 QUICK GUIDE WEB EDITION SEJA BEM-VINDO AO SEU NOVO VOLVO! Conhecer o seu novo automóvel é uma experiência excitante. Leia este Quick-Guide para aprender de modo rápido e simples algumas das funções

Leia mais

CITROËN DS4 Sedução Requinte Estilo Citroën DS4 Um automóvel único Com a força das suas linhas e a sua firme personalidade, o Citroën DS4 não tem comparação possível. Este automóvel único inventa um

Leia mais

Proudly made in Portugal. Dossier de Produto DP MGS P 04/2007 Sinta a Sua Segurança. O Sistema de Segurança MasterGuardian MGS foi concebido para proporcionar segurança, tranquilidade e conforto aos seus

Leia mais

Energia nos Transportes! Co-financiado por:

Energia nos Transportes! Co-financiado por: Energia nos Transportes! O Projecto Ferreira Sustentável - Energia Projecto -Ferreira Energia Plano Nacional para a Eficiência Energética Portugal Eficiência 2015 Energia nas Escolas Energia nos Transportes

Leia mais

MARTIN BEKKER A MINHA E-BIKE É RÁPIDA E CÓMODA. SINTO-ME NO CONTROLO E ADORO ISSO! DANIËL KREMER

MARTIN BEKKER A MINHA E-BIKE É RÁPIDA E CÓMODA. SINTO-ME NO CONTROLO E ADORO ISSO! DANIËL KREMER MARTIN BEKKER IDADE: 45 ANOS UTILIZAÇÃO: PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE DISTÂNCIA SEMANAL: 38 KM A POTÊNCIA ASSISTIDA VARIÁVEL FAZ DA SHIMANO-STEPS UMA E-BIKE VERSÁTIL. PODE IR ONDE QUISER, QUANDO QUISER,

Leia mais

Dados Técnicos e Equipamentos. Volkswagen veículos elétricos

Dados Técnicos e Equipamentos. Volkswagen veículos elétricos Dados Técnicos e Equipamentos Volkswagen veículos elétricos Os motores e-up! e-golf Golf GTE Plug in Hybrid Motor, Tipo de motor elétrico elétrico 4 cilindros, Gasolina // elétrico Cilindrada, cm3 1.395

Leia mais

O novo Arocs Loader. O novo Arocs Grounder.

O novo Arocs Loader. O novo Arocs Grounder. O novo Arocs Loader. O novo Arocs Grounder. * Forças extremas para esforços extremos. O Arocs Loader e o Arocs Grounder. Para uma carga útil especialmente elevada ou para esforços extremos. Com o Arocs

Leia mais

Simopeças Viaturas Limpeza Urbana, Lda

Simopeças Viaturas Limpeza Urbana, Lda Simopeças Viaturas Limpeza Urbana, Lda Viaturas Eléctricas MEGA E-Worker VANTA GE NS - Fiabilidade e Qualidade - Baixa manutenção - Sem emissões poluentes - Custos de operação MUITO reduzidos GAR ANTIA

Leia mais

Gestão Inteligente e Individualizada da Iluminação. Apresentação. SmartLi v1.01 Janeiro de 2010

Gestão Inteligente e Individualizada da Iluminação. Apresentação. SmartLi v1.01 Janeiro de 2010 Gestão Inteligente e Individualizada da Iluminação Apresentação. SmartLi v1.01 Janeiro de 2010 Percentagens a determinar para cada ponto de luz Visualizar filme em: www.smartli.net Introdução O sistema

Leia mais

Informação à Imprensa

Informação à Imprensa Informação à Imprensa Tecnologia e Inovação Glossário Adaptive 4x4 A transferência instantânea de binário do sistema de tracção às quatro rodas adapta-se às condições do piso, assegurando níveis óptimos

Leia mais

NOVO IVECO DAILY MINIBUS.

NOVO IVECO DAILY MINIBUS. NOVO IVECO DAILY MINIBUS. A solução perfeita para o transporte de passageiros. daily é Iveco. Resistência e custo operacional para atender às mais diferentes missões. Itens feitos para o seu sucesso:

Leia mais

Catalogo Bravo.qxd 07/11/22 17:28 Page 12

Catalogo Bravo.qxd 07/11/22 17:28 Page 12 Catalogo Bravo.qxd 07/11/22 17:28 Page 12 www.fiat.pt Carimbo do Concessionário As ilustrações e descrições deste catálogo são fornecidas a título indicativo. A Marca reserva-se o direito de proceder em

Leia mais

Civic. O meu sonho é poder voar Soichiro Honda

Civic. O meu sonho é poder voar Soichiro Honda O meu sonho é poder voar Soichiro Honda Honda Portugal, S.A. Abrunheira 2714-506 SINTRA Tel: 219 155 300 Fax: 219 258 887 e-mail: honda.automoveis@honda-eu.com www.honda.pt Civic Uma nova forma de pensar

Leia mais

EWAD~C. série para aplicações. de grandes dimensões COMFORTO. Todo o ano. Aquecimento. Ar condicionado. Sistemas Hidrónicos.

EWAD~C. série para aplicações. de grandes dimensões COMFORTO. Todo o ano. Aquecimento. Ar condicionado. Sistemas Hidrónicos. EWAD~C série para aplicações COMFORTO Todo o ano de grandes dimensões Aquecimento Ar condicionado Sistemas Hidrónicos Refrigeração EWAD~C- Concebida para exceder os requisitos da indústria HVAC relativamente

Leia mais

Complet by SCANIA. Distribuição frigorífica à medida. Temos a solução que encaixa no seu negócio

Complet by SCANIA. Distribuição frigorífica à medida. Temos a solução que encaixa no seu negócio Complet by SCANIA. Distribuição frigorífica à medida Temos a solução que encaixa no seu negócio Do concessionário à rua Estivemos atentos às necessidades das empresas do sector de Distribuição quando decidimos

Leia mais

COMER. BEBER. DORMIR. CANTAR. TRANSPORTAR. DANÇAR. VIVER. TUDO NUM SÓ VEÍCULO.

COMER. BEBER. DORMIR. CANTAR. TRANSPORTAR. DANÇAR. VIVER. TUDO NUM SÓ VEÍCULO. OPEL COmbO COMER. BEBER. DORMIR. CANTAR. TRANSPORTAR. DANÇAR. VIVER. TUDO NUM SÓ VEÍCULO. Independentemente dos planos que tiver para si e para a sua família, o Combo Tour está apto a satisfazer todas

Leia mais

Inovações Tecnológicas em Veículos

Inovações Tecnológicas em Veículos Especialização em Transportes e Vias de Comunicação Sistemas e Tecnologias Inteligentes de Transportes Painel Lisboa 10 outubro 2012 Inovações Tecnológicas em Veículos Pedro Paula Pinto (Director Pós-Venda

Leia mais

DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA

DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17 DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 207 17. DOMÓTICA, VIDEOPORTEIRO E SISTEMAS DE SEGURANÇA 17.1 INTRODUÇÃO Para que os investidores, operadores e ocupantes possam usufruir dos edifícios

Leia mais

Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante

Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante Conteúdo Prefácio Características Preparação Funcionamento LIGAR e DESLIGAR Como utilizar o seu aparelho auditivo Controlo de volume

Leia mais

versatilidade e estilo COm um

versatilidade e estilo COm um versatilidade e estilo COm um ENCARTE compacto MODERNA, COMPACTA ÚNICA!! Design elegante e uma ampla gama de opções: a nova cadeira de rodas de alumínio Neon2 transmite personalidade. Grande eficiência

Leia mais

Tecnologias IXUS 210. Ecrã Táctil LCD PureColor II

Tecnologias IXUS 210. Ecrã Táctil LCD PureColor II Tecnologias IXUS 210 Interface Táctil Avançada A IXUS 210 inclui o ecrã táctil IXUS com a interface de utilizador mais avançada até hoje, proporcionando acesso ao menu principal da câmara, bem como ícones

Leia mais

COMO LIGAR E CONFIGURAR

COMO LIGAR E CONFIGURAR 1 2 GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA COMO LIGAR E CONFIGURAR carregar a bateria O utilizador deverá, em primeiro lugar, carregar a bateria do sistema. A primeira carga deverá ter um tempo ininterrupto de 6 horas.

Leia mais

RENAULT FLUENCE gt LiNE

RENAULT FLUENCE gt LiNE RENAULT FLUENCE gt line Renault Fluence gt line Design esportivo que faz toda a diferença Painel Digital e ar-condicionado dual zone: maior tecnologia e conforto a bordo. câmbio automático cvt x-tronic

Leia mais

Termoseladora Automática

Termoseladora Automática Termoseladora Automática O sistema de termoselagem O sistema de termoselagem Enterpack oferece uma ampla gama de soluções de selagem para uma grande variedade de produtores da indústria alimentar. Este

Leia mais

Reboques para comboios logísticos. Soluções completas para utilização no interior e no exterior.

Reboques para comboios logísticos. Soluções completas para utilização no interior e no exterior. Reboques para comboios logísticos Soluções completas para utilização no interior e no exterior. Soluções de transporte desde a recepção dos produtos até à área de distribuição/produção. Com capacidades

Leia mais

GUIA DA LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

GUIA DA LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL GUIA DA LEGISLAÇÃO COMUNITÁRIA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL AFIA Setembro 2010 Guia elaborado no âmbito do INO_COOP Programa de dinamização de factores intangíveis de competitividade das empresas fornecedoras da

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO

CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO 4 CONCEITOS BÁSICOS DE UM SISTEMA OPERATIVO CONCEITOS BÁSICOS MS-DOS MICROSOFT DISK OPERATION SYSTEM INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE UM SISTEMA OPERATIVO LIGAÇÕES À INTERNET O que é um sistema operativo?

Leia mais

Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14. Instalação eléctrica normal 15 Montagem do termostato na caixa de parede 16

Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14. Instalação eléctrica normal 15 Montagem do termostato na caixa de parede 16 ÍNDICE INTRODUÇÃo 13 Especificações técnicas 14 POSICIONAMENTO DO TERMOSTATO E DO SENSOR 14 Localização do termostato 14 Posicionamento e instalação do sensor 14 INSTALAÇÃO 15 Instalação eléctrica normal

Leia mais

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo O principal objectivo do desenvolvimento dos compressores de parafuso

Leia mais

Anatomia de uma curva Dinâmica do veículo e derrapagem em curva Sistema de controlo de estabilidade Prevenção da derrapagem em curva

Anatomia de uma curva Dinâmica do veículo e derrapagem em curva Sistema de controlo de estabilidade Prevenção da derrapagem em curva FICHA TÉCNICA CONDUÇÃO EM CURVA Níveis GDE: Nível 1 Nível Atitudinal; Nível 3 Nível Tático; Nível 4 Nível Operacional Temas Transversais: Tema 5 Conhecimento das Regras de Trânsito Tema 6 Domínio das Situações

Leia mais

Trilateral MTC. Empilhadeiras para opera sentado ou em pé. Capacidade de Carga de 1.000, 1.300 e 1.500 kg. Pantógrafo integrado reduz corredor de ope

Trilateral MTC. Empilhadeiras para opera sentado ou em pé. Capacidade de Carga de 1.000, 1.300 e 1.500 kg. Pantógrafo integrado reduz corredor de ope Trilateral MTC Capacidade de Carga de 1.000, 1.300 e 1.500 kg Empilhadeiras para opera sentado ou em pé Pantógrafo integrado reduz corredor de ope Quatro motores de corrente alternada Console de controle

Leia mais

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO AUTOMAÇÃO SEGURANÇA SOM SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 EQUIPAMENTOS... 4 CONTROLOS E INDICAÇÕES... 5 CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DO OTC-CLIMA... 6 1. Ajuste de data

Leia mais

Guia do Utilizador para o DS500E e o DS800E. Dangerfield May 2006V2 Delphi PSS

Guia do Utilizador para o DS500E e o DS800E. Dangerfield May 2006V2 Delphi PSS Guia do Utilizador para o DS500E e o DS800E 1 ÍNDICE Componentes principais... 3 Menu principal... 14 Programa de diagnóstico.....35 Inserção de chave de Hardware. 44 Actualizar firmware...47 Comunicação

Leia mais

peugeot.com.br O crossover by Peugeot PEUGEOT 3008

peugeot.com.br O crossover by Peugeot PEUGEOT 3008 peugeot.com.br O crossover by Peugeot PEUGEOT 3008 TETO DE VIDRO PANORÂMICO Agora quem está dentro do carro também pode aproveitar o clima do lado de fora. Com um simples toque no botão de acionamento,

Leia mais

Portátil Série Aspire

Portátil Série Aspire Portátil Série Aspire Guia rápido Registo do produto Ao utilizar o dispositivo pela primeira vez, recomenda-se que o registe. O registo dar-lhe-á acesso a vantagens úteis, como: Assistência mais rápida

Leia mais

Pedro Rocha 2015-10-15

Pedro Rocha 2015-10-15 Pedro Rocha 2015-10-15 Circulação O veiculo não pode sair do centro para se posicionar nas linhas ou áreas de inspeção Via de fuga Evitar o cruzamento de veículos 2 As linhas devem ser estruturadas para

Leia mais

40,7 kw / 54,6 CV a 2.000 rpm 8.330 kg 4.180-4.675 mm DX80R. Gama compacta

40,7 kw / 54,6 CV a 2.000 rpm 8.330 kg 4.180-4.675 mm DX80R. Gama compacta 40,7 kw / 54,6 CV a 2.000 rpm 8.330 kg 4.180-4.675 mm DX80R Gama compacta DOOSAN DX80R Escavadora Hidráulica: um novo modelo com novas funções A nova escavadora hidráulica DX80R oferece valor adicional

Leia mais

Autocarros urbanos e de turismo Scania uma perspectiva sobre a gama

Autocarros urbanos e de turismo Scania uma perspectiva sobre a gama PRESS info P12904PT / Per-Erik Nordström 4 de setembro de 2012 Autocarros urbanos e de turismo Scania uma perspectiva sobre a gama Scania Citywide é a nova família completa de autocarros urbanos de piso

Leia mais

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de transmissão automática 1. Prova no parque de manobras (1) Antes de iniciar a marcha Antes de ligar o motor, o candidato deve verificar se

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES

Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES A SOLUÇÃO DE IMPRESSÃO EM TÊXTIL COMPLETA Desde o hardware e a tinta aos suportes de impressão e

Leia mais

MACACO DE TEN- SAR MONOFILAR AUTOMÁTICO

MACACO DE TEN- SAR MONOFILAR AUTOMÁTICO B E T Ã O P R É - E S F O R Ç A D O T E C N O L O G I A MACACO DE TEN- SAR MONOFILAR AUTOMÁTICO Versão de quatro mangueiras hidráulicas pt PAUL-Info B 131.14/21 L I D E R A N Ç A M U N D I A L Mais de

Leia mais

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov

Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. parar, alin seu retrov Como se prevenir Procure usar um carro que não chame a atenção. Mantenha os vidros fechados e as portas travadas por dentro. Não dê carona a desconhecidos. Evite transportar objetos de valor quando estiver

Leia mais

Miolo - Candy encastráveis 2011_list-CANDY-2010.qxd 5/20/11 3:58 PM Page 17. Catálogo Candy Encastre - PLACAS PLACAS K N O W S H O W

Miolo - Candy encastráveis 2011_list-CANDY-2010.qxd 5/20/11 3:58 PM Page 17. Catálogo Candy Encastre - PLACAS PLACAS K N O W S H O W Miolo - Candy encastráveis 2011_list-CANDY-2010.qxd 5/20/11 3:5 PM Page 17 Catálogo Candy Encastre - PLACAS 1 7 PLACAS K N O W S H O W Miolo - Candy encastráveis 2011_list-CANDY-2010.qxd 5/20/11 3:5 PM

Leia mais

SOLID CERAMIC HAIR STYLER

SOLID CERAMIC HAIR STYLER SOLID CERAMIC HAIR STYLER Straigth & Curls HS 3830 PORTUGUÊS A C E A B D F 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se

Leia mais

REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL

REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL 1. OBJETIVO...3 2. APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS...3 3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS...4 3.1 Características Gerais...4 3.2 Carroceria...4 4. ACESSIBILIDADE...8 4.1

Leia mais

Opel Astra Sports Tourer

Opel Astra Sports Tourer Opel Astra Sports Tourer Mexe consigo. O Opel Astra Sports Tourer não tem um perfil somente elegante, dispõe também de todo o estilo e desempenho a que aspira, sendo igualmente bastante espaçoso devido

Leia mais

NOVIDADE. ction 3. Renasce a estrela... A Action 3 Nova Geração

NOVIDADE. ction 3. Renasce a estrela... A Action 3 Nova Geração ction 3 R Renasce a estrela... A Action 3 Nova Geração A Action 3NG é um dos melhores exemplos de compatibilidade em toda a gama Invacare. Oferece grandes vantagens para o revendedor e cliente final pelo

Leia mais

VarioSynergic 3400 / 4000 / 5000 VarioSynergic 3400-2 / 4000-2 / 5000-2. Soldadura MIG/MAG PERFEIÇÃO EM SOLDADURA

VarioSynergic 3400 / 4000 / 5000 VarioSynergic 3400-2 / 4000-2 / 5000-2. Soldadura MIG/MAG PERFEIÇÃO EM SOLDADURA VarioSynergic 3400 / 4000 / 5000 VarioSynergic 3400-2 / 4000-2 / 5000-2 Soldadura MIG/MAG PERFEIÇÃO EM SOLDADURA Elevado desempenho com todo o conforto GENERALIDADES CAMPO DE APLICAÇÃO Contém todo o equipamento

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância. Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade

Leia mais

Como escolher e arrumar uma mochila

Como escolher e arrumar uma mochila Como escolher e arrumar uma mochila A escolha da mochila exige certa atenção. A mochila ideal é aquela que mais se adequa às actividades e à estrutura física. Conhecer bem a capacidade e saber arrumá-la

Leia mais

TROFÉU CLUBE DESPORTIVO NACIONAL PROMERCH PUBLICIDADE 2011 REGULAMENTO TÉCNICO

TROFÉU CLUBE DESPORTIVO NACIONAL PROMERCH PUBLICIDADE 2011 REGULAMENTO TÉCNICO TROFÉU CLUBE DESPORTIVO NACIONAL PROMERCH PUBLICIDADE 2011 REGULAMENTO TÉCNICO 1. TODAS AS VIATURAS DEVERÃO ESTAR OBRIGATORIAMENTE EQUIPADAS COM: 1.1. - Armação de Segurança constituída por: a) Arco Principal:

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Caminhões basculantes. Design PGRT

Caminhões basculantes. Design PGRT Informações gerais sobre caminhões basculantes Informações gerais sobre caminhões basculantes Os caminhões basculantes são considerados como uma carroceria sujeita à torção. Os caminhões basculantes são

Leia mais

NEW HOLLAND BB9OOO BB9O8O

NEW HOLLAND BB9OOO BB9O8O NEW HOLLAND BB9OOO BB9O8O 2 3 LIDERANÇA MUNDIAL NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. Com parceiros do setor, a New Holland foi responsável por algumas das principais inovações e lançamentos que garantiram a ela a

Leia mais

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004)

PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) TÍTULO: Atmosferas explosivas risco de explosão AUTORIA: Paula Mendes PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 149 (Novembro/Dezembro de 2003) KÉRAMICA n.º 264 (Janeiro/Fevereiro de 2004) INTRODUÇÃO A protecção contra

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun 2014 Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Introdução O Circuito de Torneios de Atletismo em Pavilhão tem como propósito o combate dos modelos

Leia mais

Sistema de debate digital CCS 1000 D 1. Sistema de debate digital CCS 1000 D Compacto, mas versátil

Sistema de debate digital CCS 1000 D 1. Sistema de debate digital CCS 1000 D Compacto, mas versátil Sistema de debate digital CCS 1000 D 1 Sistema de debate digital CCS 1000 D Compacto, mas versátil 2 Sistema de debate digital CCS 1000 D Concebido para reuniões plug-and-play, simplificadas e extremamente

Leia mais

Dados Técnicos e Equipamentos. Golf

Dados Técnicos e Equipamentos. Golf Dados Técnicos e Equipamentos Golf Os motores 1.4 (80cv) 1.4 TSI (122cv) Motor, caixa de velocidades, sistema eléctrico Tipo de motor 4 cilindros, Gasolina 4 cilindros, Gasolina Cilindrada, cm3 1390 1390

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Prova simulada do DETRAN 11 Legislação de Trânsito 1) O julgamento das penalidades de trânsito se dará através de um: a) Identificação do infrator. b) Notificação de autuação. c) Processo administrativo.

Leia mais

ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES PRODUTOS E ACESSÓRIOS. www.rehau.com. Construção Automóvel Indústria

ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES PRODUTOS E ACESSÓRIOS. www.rehau.com. Construção Automóvel Indústria ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES PRODUTOS E ACESSÓRIOS www.rehau.com Construção Automóvel Indústria ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES UMA GRANDE INOVAÇÃO PARA O MÁXIMO CONFORTO GAMA DE PRODUTOS

Leia mais

ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL

ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL PARA SER INSTALADO NO EDÍFICIO DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA ANATEL EM FORTALEZA-CE.

Leia mais

Disciplina: TRANSPORTES. Sessão 10: A Intermodalidade em Sistemas de. Transportes: potencialidades, dificuldades, soluções

Disciplina: TRANSPORTES. Sessão 10: A Intermodalidade em Sistemas de. Transportes: potencialidades, dificuldades, soluções MESTRADO INTEGRADO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Transportes: potencialidades, dificuldades, soluções 2010 / 2011 1/16 MÚLTIPLAS SOLUÇÕES MODAIS Devido

Leia mais

Electrico 4 rodas 2 MODELOS PARA ESCOLHA DE 2500 KG A 3000 KG TECNOLOGIA AC ASSISTÊNCIA MANITOU ELECTRICO 4 RODAS

Electrico 4 rodas 2 MODELOS PARA ESCOLHA DE 2500 KG A 3000 KG TECNOLOGIA AC ASSISTÊNCIA MANITOU ELECTRICO 4 RODAS Electrico 4 rodas 2 MODELOS PARA ESCOLHA DE 2500 KG A 3000 KG TECNOLOGIA AC ASSISTÊNCIA MANITOU ELECTRICO 4 RODAS UMA GAMA COMPLETA DE EMPILHADORES INDUSTRIAIS 2 Modelos de 2,5 T a 3,0T MANITOU apresenta

Leia mais

Quargo QUARGO, COMPANHEIRO INCANSÁVEL DO SEU TRABALHO

Quargo QUARGO, COMPANHEIRO INCANSÁVEL DO SEU TRABALHO gama Quargo Quargo QUARGO, COMPANHEIRO INCANSÁVEL DO SEU TRABALHO Ágil, compacto e fiável: O Quargo é o veículo comercial mais competitivo do mercado. O Quargo é a solução perfeita para pequenas empresas:

Leia mais

Tratores para Especialistas

Tratores para Especialistas Tratores para Especialistas Bem-vindos ao Agricube! Com linhas elegantes e um estilo muito renovado, a nova gama Carraro, Série Agricube, apresenta-se no mercado dos tractores especializados para satisfazer

Leia mais

Automatismos Industriais

Automatismos Industriais Automatismos Industriais Introdução à Pneumática Nos actuais sistemas de automação a pneumática é um elemento muito importante pois está presente num vasto numero de aplicações, seja como sistema totalmente

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos.

Escolas. Segurança nas. Escolas. nas. Segurança. Escolas. Segurança das Escolas ajudar os órgãos de gestão dos estabelecimentos. egurança Segurança Segurança A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes

Leia mais