Uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA - oficinas midiáticas pedagógicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA - oficinas midiáticas pedagógicas"

Transcrição

1 Uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA - oficinas midiáticas pedagógicas Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra,Universidade Estadual do Maranhão ilka.tt@gmail.com 1 Elisa Flora Muniz Araújo, Universidade Estadual do Maranhão eliza.uemanet@gmail.com 2 Maria das Graças Neri Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão gracasneri@gmail.com 3 Cristiane Costa Peixoto, Universidade Estadual do Maranhão cristiane.uemanet.de@gmail.com 4 Marylucia Cavalcante Silva, Universidade Estadual do Maranhão marry.assessoria@gmail.com 5 Resumo O presente trabalho se constitui de um relato de experiência que vem sendo desenvolvido com professores que trabalham em cursos mediados por tecnologias, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. As oficinas midiáticas pedagógicas surgiram da necessidade de possibilitar ao professor a inclusão digital (recursos tecnológicos e pedagógicos), mediante formação continuada no setor de Design Educacional do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet. Inicialmente, comenta-se sobre a EaD na legislação. A seguir, evidenciam-se as oficinas midiáticas pedagógicas como caminho para a formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA. Trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com autores consagrados como: Costa (2008), Litto e Formiga (2009), Moran (2001; 2009); Nóvoa (1995), Paviani; Fontana (2009) dentre outros, como subsídios para fundamentar o trabalho, além, de consultar nos documentos normativos do Ministério da Educação-MEC e documentos fornecidos pela UEMA. Como resultados parciais, vislumbrou-se, a oportunidade de formação de professores, bem como o incentivo às práticas de colaboração, diálogo, interatividade e compartilhamento no uso de ferramentas tecnológicas. Palavras-chave: Formação de professores em EaD. Oficinas midiáticas pedagógicas. UEMA/UEMAnet. 1 Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. 2 Assessoria Técnica do Núcleo de Tecnologia para Educação-UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. 3 Coordenadora Pedagógica do Design Educacional do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. 4 Coordenadora Administrativa do Design Educacional, do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. 5. Assessoria Pedagógica do Design Educacional. UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

2 Abstract The present work consists of an experience report that has been developed with teachers working in courses mediated by technologies, from the State University of Maranhão-UEMA. The pedagogical media workshops arose from the need to enable the teacher to include digital (technological and pedagogical resources) through continuing education in the Educational Design sector of the Nucleus of Technologies for Education - UEMAnet. Initially, there is comment on EaD in the legislation. Next, the media pedagogical workshops are evidenced as a way for the training of teachers in courses mediated by technologies, UEMA. It is a qualitative and bibliographical approach, with authors such as: Costa (2008), Litto e Formiga (2009), Moran (2001; 2009); Nóvoa (1995), Paviani; Fontana (2009), among others, as subsidies to base the work, besides, consultation in the normative documents of the Ministry of Education-MEC and documents provided by the UEMA. As partial results, the opportunity to train teachers was seen, as well as the incentive to the practices of collaboration, dialogue, interactivity and sharing in the use of technological tools. Keywords: Teacher training in EaD. Educational media outlets. UEMA / UEMAnet.. 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A sociedade da informação está a exigir maior qualificação profissional, principalmente no que concerne a Educação a Distância (EaD) e ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA 6. Com base nos diálogos estabelecidos com os professores-conteudistas (UEMA), o trabalho que segue intenciona destacar as oficinas midiáticas pedagógicas, como espaço de construção coletiva e reflexiva do conhecimento, pois, a formação de professores do ensino superior exige uma tomada de consciência que engloba competências e habilidades para 6 A Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, instituição estadual de ensino superior, teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão-FESM. A FESM foi criada pela Lei nº 3.260, de 22 de agosto de 1972, para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. Foi constituída, por quatro unidades de ensino superior Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e faculdade de Caxias, incorporou em 1975, a Escola de Medicina Veterinária, em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz. A FESM foi transformada em Universidade Estadual do Maranhão através da Lei nº de 30 de dezembro de 1981 e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº , de 25 de março de (COSTA, 2008, p.133).

3 atuar na EaD 7. De cunho qualitativo, apoiada na pesquisa bibliográfica 8, autores, como: Costa (2008), Moran (2001; 2009); Litto e Formiga (2009) subsidiaram o trabalho. Foram consultados ainda os documentos normativos do Ministério da Educação-MEC e documentos fornecidos pela UEMA. O texto está organizado em cinco tópicos distintos, sendo o primeiro, voltado para os apontamentos históricos que legitimam a EaD na UEMA, como uma modalidade de ensino, o segundo focado nas oficinas pedagógicas caminhos para formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da referida instituição de ensino. O terceiro, a metodologia, o quarto traz os resultados parciais, e, por fim, o quinto tópico tratam das considerações finais seguido das referências. 2 A História da EaD na Universidade Estadual do Maranhão apontamentos históricos A Educação a Distância na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA teve seu início com a Resolução nº239, do ano 2000 CONSUN/UEMA, que decreta a criação do Núcleo de Educação a Distância-NEAD, logo, iniciou a formação de professores em nível médio, profissional, superior e formação continuada, obtendo em 2001, a portaria nº 2.216, que credencia a universidade para a oferta do curso de Licenciatura em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Em 2002, foi realizado o processo seletivo de acesso ao referido Curso, ofertando (hum mil e oitocentos) vagas, em 30 (trinta) municípios do Estado do Maranhão. Na época, os recursos midiáticos eram fascículos impressos, produzidos pela a Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, em consultoria técnico/pedagógico. Nessa perspectiva, a UEMA no decorrer desse processo adquiriu maturidade científica e passa a elaborar seus 7 Na educação a distância, utiliza-se as ferramentas tecnológicas como apoio para o aprendizado. Por meio deles é possível disponibilizar um conjunto de ferramentas de comunicação entre os participantes, apoiando o processo de conhecimento coletivo e ferramentas administrativas que apontam o processo de gestão e acompanhamento dos cursos (RIBEIRO, MENDONÇA; MENDONÇA, 2007, p.2). 8 A Pesquisa bibliográfica é o meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos monográfico, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007).

4 próprios fascículos. A partir das experiências vivenciadas e a existência de novas demandas, a UEMA passou a ofertar o curso em Ciência da Religião a distância, objetivando formar profissionais para atuar na docência no Ensino Religioso na Educação Básica. Nesse mesmo ano, em articulação com o Ministério da Educação-MEC. Em 2005, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil-UAB, implantou-se o Projeto Piloto de Administração Bacharelado a distância (Plataforma IPTV). Com a evolução das tecnologias da informação e comunicação, a UEMA ampliou seu olhar criando o Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet (2008), com o foco no uso das tecnologias digitais, viabilizando cursos para a formação inicial e continuada de professores da educação básica, articulada com a Universidade Aberta do Brasil. Um projeto aprovado com (oito mil e quinhentas) vagas para 22 (vinte e dois) municípios maranhenses (COSTA, 2008, p ). Nesse contexto, surgiram novos cursos de Técnicos, Tecnólogos, Graduação, Licenciaturas e Pós-Graduação, culminando com a produção de periódicos digitais e impressos da Revista Polo UM, e TICs e EaD em Foco. Com isso outra inovação emergiu fortalecendo a produção científica da UEMA, por meio dos MOOCs, cursos abertos. Atualmente, são ofertados 25 (vinte e cinco) cursos, em 49 (quarenta e nove) países, com (sessenta e sete mil, setecentos e dezoito) inscritos na plataforma. (UEMAnet, 2018). 3 OFICINAS PEDAGÓGICAS - CAMINHOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS, DA UEMA Oficinas Pedagógicas, o que é? Segundo (PAVIANI; FONTANA, 2009), uma oficina propicia vivenciar situações concretas, significativas, baseadas no tripé: sentir-pensar-agir com objetivos pedagógicos. Os autores recomendam que numa oficina, os focos principais a considerar são: as habilidades, os interesses e as necessidades dos participantes. Nesse sentido, o ministrante da oficina apresenta as orientações teórico-didáticas, aproveitando a prática pedagógica dos professores participantes.

5 As oficinas pedagógicas contribuem com o processo de formação dos professores de forma a refinar o seu conhecimento, para inovar suas práticas experiências e autonomia de aprendizado. Portanto, nesse viés, entende-se que as [...] oficinas são estratégias de prática pedagógica, em que existe uma construção coletiva e reflexiva do conhecimento. Pode-se dizer que as oficinas geram um espaço de reflexão e intervenção dos participantes, sendo proposta de aprendizagem compartilhada por meio de atividade grupal. (ALMEIDA et al, 2004; SOARES et al, 2008). Em suma, o fragmento destaca as oficinas como estratégias pedagógicas acerca da construção coletiva e reflexiva do conhecimento, todavia, sinalizando proposta de aprendizagem com intervenção na formação do professor em EaD. Oficinas Pedagógicas Midiáticas no Design 9 Educacional da UEMA/UEMAnet As oficinas midiáticas pedagógicas se constituem em espaços de formação docente, em serviço, objetivando a articulação teoria e prática no processo do ensinar e aprender. Figura 1 Oficinas Midiáticas Pedagógica na UEMA/UEMAnet COORDENAÇÃO DO CURSO PROFESSOR COORDENAÇÃO PEDAGÍGICA DA DE DESIGNER PEDAGÓGICO OFICINAS PEDAGÓGICAS Moodle para professores Fonte: Adaptado pelas autoras (UEMAnet, 2018). Nesse sentido as oficinas ofertadas pelo Núcleo de Tecnologias para Educação- UEMAnet, em atendimentos aos docentes da UEMA das diversas áreas de conhecimento, são: 1) Planejamento (orientação para construção de plano de ensino, roteiro de estudos, atividade e fórum); 9 Consultar Bürdek (2010) e CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) e Filatro (2008, p.64).

6 2) Avaliação (diretrizes para a construção de itens); 3) E-book (orientação para elaboração de mídia digital); 3) Câmera e Ação (orientação de roteirização e gravação de videoaulas); 4) Moodle para Professor (Orientação e exploração de recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA Moodle); 5) Tutoria para Professor (orientação professores quanto à formação de tutores na mediação de disciplina). Figura 2 Oficinas Midiáticas Pedagógicas Fonte: Adaptado pelas autoras (UEMAnet, 2018). O fato de se relatar, a experiência das oficinas como condição de qualidade na formação de professores para atuarem em EaD, observou-se que estas, ganharam status de reconhecida importância para os cursos mediados por tecnologias da UEMA, intensificando e permitindo, paulatinamente, a consolidação e adesão de novas oficinas. Vale lembrar que é notória a participação dos professores proporcionada pela tecnologia, há um interesse muito grande pelo uso das mídias, o que permite ao docente bom resultado no ensino e na aprendizagem. 4 METODOLOGIA Para a realização desse trabalho, foi desenvolvida inicialmente uma pesquisa bibliográfica relativa à legislação EaD e documentos normativos do Ministério da Educação- MEC, como estudos de autores, como: Costa (2008), Litto e Formiga (2009), Moran (2001;

7 2009); Nóvoa (1995), Paviani; Fontana (2009) dentre outros, que subsidiaram a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ou seja, estudo que não procura mediar ou enumerar eventos investigados envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada. (GODOY, 1995, p.58). 5 RESULTADOS PARCIAIS Dentro das expectativas da EaD, a proposta, pode ser qualificada como inovadora, uma vez que as oficinas midiáticas pedagógicas (planejamento, avaliação, e-book, câmera e ação, moodle para professores e tutoria para professores) para os cursos mediados por tecnologias da UEMA, propiciaram avanços significativos de inovação e práticas de formação docente em EaD. Com base nessa experiência e estudos realizados, percebeu-se a aproximação dos professores com as tecnologias, tornando-os mais capazes de entender a utilizarem sua imaginação, sua criatividade e aprendizagem colaborativa na formação continuada. Por fim, os produtos gerados com a experiência das oficinas foram além das expectativas primárias, que em análise intenta contribuir para a qualidade na formação do professor. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma experiência que vem sendo desenvolvida com professores que trabalham em cursos mediados por tecnologias, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Diante dos resultados parciais obtidos, percebeu-se que as oficinas midiáticas pedagógicas têm contribuído para a formação docente em cursos a distância, oportunizando aos professores interação, autonomia e práticas inovadoras diferenciadas. Foi possível verificar, também, que professores, foram capazes de superar as barreiras e a quebra de paradigmas da modalidade de ensino, mostrando-se mediadores no processo ensinoaprendizagem.

8 Assim, com este trabalho, espera-se estimular a realização de outras experiências que sinalizem o aprofundamento e enriquecimento do tema, bem como contribuir com pesquisa da modalidade a distância. REFERÊNCIAS ALMEIDA, L. F. R; BICUDO, L.R. M.; BORGES, G.L.A. Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano. Revista Ciência em Extensão v.1, n.1, p.91,2004. BACICH, L; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, junho, 2015, p Disponível em: Acesso em :12 jul BÜRDEK, Bernhard. Design: História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Editora Blucher, BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupação. Disponivel em: < Acesso em: 12 jul Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB. In: FRAGALE FILHO, R. (Org.). Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: 2003, p Decreto 5.622, de 19 de dezembro de Regulamenta o art. 80 da lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < Acesso em: 12 mai Decreto n , de 8 de junho de Dispões sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, Brasília, Disponível em: Acesso em: 9 jul CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 192/98 CEE. Autoriza o funcionamento do Curso Magistério São Luís, MA, Ministério da Educação. Portaria nº 2.216, de 11 de outubro de Credencia a Universidade Estadual do Maranhão para a oferta de cursos a distância. Brasília, DF, 2001.

9 . Portaria Normativa nº 2, de 10 de janeiro de Dispõe sobre os procedimen-tos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância.. MEC. SEED. Referenciais de Qualidade de EaD de Cursos de Graduação a Distância Disponível em: Acesso em: 9 Jul CERVO, Amado Luiz, BERVIAN, Pedro Alcino. SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, COSTA. Gustavo Pereira da. Aprendizagem e Acumulação Tecnológica: a trajetória do órgão de educação a distância da Universidade Estadual do Maranhão. EDUEMA, ESPÍNDOLA, R. Como implementar o ensino híbrido na sua instituição de ensino? Disponível em Acesso em: 9 jul FILATRO, Andréa. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p.57-63, abril KENSKI. Vani Moreira. EAD e formação de professores: entre o discurso legal e a prática institucional. Disponível em: < Acesso em: 9 jul LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Manuel Marco Maciel. O estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, (Temas Básicos de Educação e Ensino). MADEIRA, C. C. G. A Educação a distância na formação continuada de professores: uma reflexão. 2006, 96f. Dissertação de Mestrado em Educação. Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Disponível em: Acesso em: 9 jul MATTAR, João. Design Educacional: educação a distância na prática. São Paulo, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior à distância. Brasília, DF: MEC/SEED, MORAN, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Portal do

10 professor. Entrevista publicada no Portal do Professor do MEC em Disponível em: < Acesso em: 9 jul ; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, MORAES, Marialice de; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão. Introdução a EaD. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis. /UFSC, NÓVOA, Antônio (Org.). Os Professores e a sua Formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO. Guia Didático: Projeto Tecnologias Educacionais para Docentes da UEMA. São Luís, NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO. Workshop: Palestra Institucional da UEMA. São Luís, PAVIANI, N. M. S. P.; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura. V.14, n.2, maio/ago RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. A. de A. F. de A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. Disponível em: Acesso em: 9 jul RODRIGUES, J. C.; SIQUEIRA, R. F. Mineração de dados do desempenho acadêmico na educação a distância. Editora estúdiotexto, SIEMENS, George. Knowing knowledge. (2006). Disponível em: < Acesso em: 9 Jul SOARES, S.M.; AMARAL, M. A.; SILVA, L. B. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do ensino médio. Revista Enfermagem. 12 (3): SOUZA, L. H. P.; GOUVEA, G. Oficinas pedagógicas de ciências: os movimentos pedagógicos predominantes na formação continuada de professores. Ciência & Educação, v.12, n.3, p ,2016. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Resolução nº239/2000- CONSUN/UEMA. Cria o Núcleo de Educação a Distância-NEAD. São Luís, MA, Resolução nº65/2008-consun/uema. Altera o nome do Núcleo de Tecnologias para Educação. São Luís, 2008.

20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: das primeiras experiências ao Núcleo de Tecnologias para Educação

20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: das primeiras experiências ao Núcleo de Tecnologias para Educação 20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: das primeiras experiências ao Núcleo de Tecnologias para Educação 20 YEARS OF EAD IN THE STATE UNIVERSITY OF MARANHÃO: from the first experiences to

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

Diálogos e experiências possíveis sobre Educação Híbrida no Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA

Diálogos e experiências possíveis sobre Educação Híbrida no Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA Diálogos e experiências possíveis sobre Educação Híbrida no Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA Marylucia Cavalcante Silva, Universidade Estadual do Maranhão 1 marry.assessoria@gmail.com

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Curitiba PR Outubro 2014 Vera Fátima Dullius Amilton Dalledone Simone Spiandorello Instituições Franciscanas CONTEXTO LEGAL No artigo

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

Sabrina Bourscheid 11/09/14

Sabrina Bourscheid 11/09/14 SALA DO EDUCADOR Sabrina Bourscheid 11/09/14 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 1º TURBULÊNCIA Duas mosquinhas... http://www.youtube.com/watch?v=uplwzz5d5m4 O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA MULTICAMPI SOBRE ENSINO DE ESPANHOL A DISTÂNCIA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA MULTICAMPI SOBRE ENSINO DE ESPANHOL A DISTÂNCIA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA MULTICAMPI SOBRE ENSINO DE ESPANHOL A DISTÂNCIA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO Chris Royes Schardosim 1 Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes 2

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA.

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. 1 A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. São Luis - MA Abril 2013 Categoria: Métodos e Tecnologia Setor Educacional: 3 Classificação das

Leia mais

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes Daniela Cherobini Cargnelutti 1 Ana Lúcia dos Santos 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar a

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

O CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFSC NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES

O CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFSC NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES RESUMO O Curso de Letras Libras, na modalidade a distância ofertado da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, é percebido como referência no que diz respeito a ensino-aprendizagem em ambiente virtual,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral

Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador

Leia mais

PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROJETOS DE EXTENSÃO EM PRÁTICA PELO NUTEAD/UEPG

PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROJETOS DE EXTENSÃO EM PRÁTICA PELO NUTEAD/UEPG ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação Diretriz Curricular Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação Expediente Aldo Nelson Bona Reitor da Unicentro Maria Aparecida Crissi Knüppel Coordenação Geral Manuela

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET)

VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET) 1 VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET) São Luís MA Maio 2015 Ane Beatriz dos Santos Duailibe UEMA ab.duailibe@gmail.com Leonor

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL 1 A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL Cascavel PR Abril 2013 Ruy Fernandes da Silva Costa UNIVEL ruyfcosta@hotmail.com Categoria: C Setor Educacional: 3 Classificação

Leia mais

O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA. Palavras-chave: Ensino à distância. Atribuições da EAD. Moodle.

O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA. Palavras-chave: Ensino à distância. Atribuições da EAD. Moodle. O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA Kátia Cardoso Campos SIMONETTO 1 RESUMO Universidade Aberta do Brasil UAB é o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP O processo de criação de um Centro de Educação a Distância Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP Planejamento Integrado Gestão de mudança Suporte às Atividades Fim Instituição Vontade

Leia mais

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO MÉDIO MÉDIO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO GT Nacional de Ensino Médio da ANEC REFORMA EM CONTEXTO

Leia mais

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1. INTRODUÇÃO Morgana Lígia de Farias Freire E-mail: morgana.ligia@bol.com.br Paula Almeida de Castro E-mail: paulacastro@uepb.edu.br

Leia mais

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Liolly Arely Lima Rocha Bezerra¹; Guilherme Sousa da Silva²; Elis

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 26/02/2016 08:59:26 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA

COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA 1 COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA São Luís MA Maio/2014 Danielle Fernandes Martins Leite Lima - Universidade Estadual do Maranhão - danielle.mlf@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA Pedro Igor Alves dos Santos 1 ; Thiara Lopes Rocha 1 ; Thais Rayane Sousa Dias Carneiro 1 ; Adriana de Sousa Silva

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS Universidade Federal de Juiz de Fora 11 de Dezembro de 2009 Celso Costa Diretor de Educação a Distância DED CAPES MEC SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. São Luís MA, Maio de 2012

PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. São Luís MA, Maio de 2012 1 PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL São Luís MA, Maio de 2012 Categoria: Estratégias e Políticas Setor Educacional: Educação Universitária Classificação das Áreas de

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IDENTIFICAÇÃO DAS ANIMAÇÕES\ SIMULACÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Maria Giselly Jorge de Matos 1 ; Patrícia Mariana Vasco de Góz²; Gerllane Jorge de Matos³; Ricardo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Dom Pedrito RS

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino Curso Técnico em Agronegócio Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino 1 Plano de Ensino Unidade Curricular Carga Horária Ambientação em Educação a Distância 30 horas Objetivo geral Desenvolver

Leia mais

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24,

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, www.sead.furg.br SEaD/FURG Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, Seção V, do Capítulo VI do Regimento Interno da Reitoria da

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Professor (nome e titulação): Eduardo

Leia mais

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Esther Provenzano Doutoranda da Universidade Estácio de Sá Orientador Prof. Marco Silva Palavras-chave Formação

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

FACILITANDO A VIDA DO FACILITADOR: a polidocência na elaboração de cursos online

FACILITANDO A VIDA DO FACILITADOR: a polidocência na elaboração de cursos online FACILITANDO A VIDA DO FACILITADOR: a polidocência na elaboração de cursos online Helena Gordon Silva Leme Kenia Rosa de Paula Nazário Rosimeire Vizentim Facilitando a vida do Facilitador: a polidocência

Leia mais

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20%

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% 1- Conceitos 2 - Contextualização CEAD/UDESC 3 - Base Legal 4 - Case do CEAD: para além dos 20% Estrutura do Centro Projetos em desenvolvimento Prof. Dr.

Leia mais

A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação

A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação Dirléia Fanfa Sarmento fanfa@unilasalle.edu.br Débora Nice Ferrari Barbosa

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Um marco na Legislação do FNDE Acesso Livre Sair (../action/autenticacaoaction.php? acao=sairsistema) 28/05/2015 11:27:57 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA

Leia mais

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú Orientações Didáticas NEaD / UVA 01. Introdução Visando apoiar e viabilizar o trabalho a ser desenvolvido pelo professor durante a realização de disciplinas semipresenciais, o NEaD estruturou uma proposta

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

Estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da EaD

Estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da EaD Mesa: Tecnologia, Acessibilidade e EaD Estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da EaD Profa. Mára Lúcia F. Carneiro UFRGS Instituto de Psicologia Você sabe o que é EaD? Conhece a legislação?

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão UEMA Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet

Universidade Estadual do Maranhão UEMA Núcleo de Tecnologias para Educação UEMAnet CHAMADA PÚBLICA INTERNA Nº 01/2018 UEMANET/UEMA SELEÇÃO INTERNA PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE PROFESSORES MEDIADORES PARA O CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA,

Leia mais

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância Klaus Schlünzen Junior klaus@reitoria.unesp.br Núcleo de Educação a Distância EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) Beneficiaram mais de 99 mil pessoas Repositório

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria da Educação SECRETARIA DA DA EDUCAÇÃO Contextualização EDUCAÇÃO COMPROMISSO DE SÃO PAULO Programa Educação - Compromisso de São Paulo Institui 5 pilares para a

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD Prof. Helder de Amorim Mendes Universidade Federal do Espírito Santo Avaliador MEC/Inep PROCESSO DE AVALIAÇÃO ATÉ 06/2017 Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. Francisco Anderson Mariano da Silva FranciscoAnderson4@gmail.com

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

FORMAÇÃO DE TUTORES: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO FGV ONLINE

FORMAÇÃO DE TUTORES: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO FGV ONLINE 1 FORMAÇÃO DE TUTORES: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO FGV ONLINE RIO DE JANEIRO RJ 2013 Nayane Caldeira FGV ONLINE nayane.caldeira@fgv.br Patrícia Alves FGV ONLINE patricia.alves@fgv.br

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 957 CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Amanda Carlou Andrade Santos Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro Carla Fernanda

Leia mais

O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA INTERATIVAS NO ENSINO PRESENCAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA INTERATIVAS NO ENSINO PRESENCAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SALAS DE AULA INTERATIVAS NO ENSINO PRESENCAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Mariana Peão Lorenzin CEETEPS ETEC Parque da Juventude/Colégio Bandeirantes mariana.lorenzin@gmail.com

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA EDUCATIONAL AND MONITORING MEDIATION IN DISTANCE EDUCATION: CENTER OF DISTANCE

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na formação docente: Relato de experiência

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na formação docente: Relato de experiência Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na formação docente: Relato de experiência Autores Iara Falleiros Braga Andréa Cristina Mariano Yoshinaga Flávia Carvalho Malta de Mello Marta Angélica Iossi Silva

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL XII SALÃO DE ENSINO DA UFRGS III SALÃO EDUFRGS COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Gerson Luiz Millan Orientadora: Profª.

Leia mais

Quadro 1 Modalidade dos cursos de licenciatura e perfil do egresso Perfil das universidades pesquisadas Dados relativos aos cursos de licenciatura

Quadro 1 Modalidade dos cursos de licenciatura e perfil do egresso Perfil das universidades pesquisadas Dados relativos aos cursos de licenciatura TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO FORMAL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS Rosemara Perpetua Lopes UNESP Monica Fürkotter UNESP

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp I ENCONTRO UNESP DE INOVAÇÕES E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NEaD 12/11/2014 Considerando: Modificação no perfil dos estudantes (nativos digitais);

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA Normativa xxx/2018 Dispõe sobre a Política e operacionalização da Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado pelo Decreto de 05 de maio de

Leia mais

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC FINALIDADES DA UNCME Promover a união e estimular a cooperação entre

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Atuação docente na Educação a Distância: uma análise das competências requeridas

Atuação docente na Educação a Distância: uma análise das competências requeridas Atuação docente na Educação a Distância: uma análise das competências requeridas Kelly Cristina Benetti, Msc. Pedro Antônio de Melo, Dr. Andressa Sasaki Pacheco, Msc. Marina Keiko Nakayama, Dra. Fernando

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aline Helle Ribeiro Barros 1 Centro de Educação a

Leia mais

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.

Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais