PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância."

Transcrição

1 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte:

2 Meta Apresentar as bases para o planejamento e a organização dos sistemas de EAD. Objetivo Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. identificar os aspectos que devem ser considerados no planejamento e na organização de um sistema de EAD.

3 Introdução Na aula passada, falamos sobre a importância das políticas públicas voltadas para a Educação a Distância. Falamos um pouco, também, sobre as ações governamentais objetivando oferecer boa educação para todos no Brasil. Nesta aula, você vai saber como é importante planejar e organizar um sistema de EAD para a instituição que irá implementar essa modalidade de ensino. O ensino na modalidade a distância também precisa de PROJETO PEDAGÓGICO, levando em consideração as necessidades específicas de cada curso. Alguns aspectos importantes, que serão falados ao longo desta aula, devem ser considerados na organização de um curso. As bases de implantação da EAD O PDI e o PP O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o elemento primordial para a implantação da educação, seja na modalidade presencial ou a distância, pois é ele que define os princípios da instituição no que se refere às suas ações de educação. Na elaboração de um Projeto Pedagógico (PP), que faz parte do PDI, é necessário considerar os seguintes aspectos, que vão compor a estrutura operacional do sistema de EAD: identificação das necessidades específicas do curso; definição dos objetivos a alcançar; seleção e organização dos conteúdos; elaboração dos materiais didáticos; definição dos sistemas de comunicação; definição da infra-estrutura de suporte; orientação e tutoria; organização das condições de aprendizagem, tanto por parte do professor quanto do estudante; gestão pedagógica, tecnológica e administrativa; avaliação da aprendizagem; custos. PROJETO PEDAGÓGICO (PP) Um instrumento de referência para o desenvolvimento de um programa de ensino que será a base das práticas dos profissionais de uma instituição de ensino. A construção do projeto pedagógico se dá de forma participativa e contextualizada, ou seja, depende do curso e do público ao qual o projeto será destinado. 61 AULA 5 Planejamento e organização de sistemas de EAD

4 62 SAIBA MAIS... e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância O Projeto Pedagógico O Projeto Pedagógico foi instituído pela Lei n o /96 da LDB, embora sua obrigatoriedade seja explicitada mais claramente na legislação do Conselho Estadual de Educação (CEE) pela Deliberação 07/2000. Essa deliberação é sobre a autorização para funcionamento e reconhecimento de cursos e habilitações novos, oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES). De acordo com o disposto no art. 4º, o PP de um curso deve conter: perfil do profissional a ser formado; objetivos gerais e específicos do curso; descrição do Currículo Pleno, que será oferecido com o ementário das disciplinas, das atividades e a bibliografia básica; número de vagas iniciais e turno de funcionamento; relação dos docentes e especificação da composição por níveis; acervo da biblioteca; apresentação de instalações, equipamentos, laboratórios. Holger Dieterich Fonte:

5 63 Fonte: Planejar o SISTEMA DE EAD Nina Briski SISTEMA DE EAD Conjunto de componentes que fazem parte da estrutura operacional da EAD. Cada instituição tem o seu sistema, mas em geral os sistemas de EAD abrangem: o desenvolvimento do curso; a produção do material didático; a definição do sistema de avaliação; os mecanismos de distribuição das disciplinas; os mecanismos de apoio à aprendizagem do aluno; os serviços de comunicação com o aluno e com a tutoria; as estruturas física, tecnológica e de pessoal. AULA 5 Planejamento e organização de sistemas de EAD A EAD é uma modalidade educativa que vai além do simples oferecimento de informações, seja por meio de material impresso, seja pelas PÁGINAS atraentes de um AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Não basta criar condições de acesso à informação, é preciso que os conteúdos da disciplina ou do curso como um todo sejam bem elaborados, de maneira que seja possível desenvolver interações dos alunos com os conteúdos para a construção do aprendizado. PÁGINAS Quando folheamos um livro, um caderno ou uma apostila, cada folha de papel que compõe o material é uma página. Da mesma forma, quando acessamos a internet, o que nos é mostrado imediatamente é uma página contendo informações. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Sistemas de computadores disponíveis na internet que dão suporte a atividades de ensino e aprendizagem mediadas pelas TICs. Permitem articular palavras, sons e imagens. Os conteúdos a serem desenvolvidos no AVA devem ser organizados de maneira a viabilizar ao aluno a construção de sua autonomia no processo de aprendizagem. A figura é a página de acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, o PVANet, desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa/MG para cursos na modalidade a distância. Fonte: www2.cead.ufv.br/sistemas/pvanet/geral/login.php

6 64 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância O planejamento do sistema de EAD pode iniciar com uma proposta pedagógica bem elaborada, com definição clara: dos objetivos; do público-alvo; dos mecanismos de avaliação; dos demais aspectos envolvidos, como produção de material didático, tutoria, secretaria, que são fundamentais para o bom andamento de qualquer curso na modalidade a distância. O curso deve ser estruturado a partir das necessidades do aluno. Um bom planejamento educacional em EAD consegue fazer a ponte entre a teoria e a prática. Nada melhor do que fazer o diagnóstico da realidade do público-alvo do curso para: selecionar e organizar os conteúdos de aprendizagem; escolher os meios e as atividades mais adequadas; definir como avaliar o ensino. Bem, você já deve ter percebido que planejamento e organização são fundamentais para um curso na modalidade a distância, não é mesmo? Então, veja, a seguir, como podemos colocar isso em prática. Formas de planejar e organizar um sistema de EAD O resultado do Congresso Internacional de Educação a Distância no Ensino Superior, que aconteceu no Rio Grande do Sul, no ano de 2005, foi a elaboração de um material que pode ajudar os profissionais da EAD na elaboração do planejamento e da organização dos sistemas de EAD. Articulação entre áreas: comunicação e educação As práticas educativas em EAD demandam processos comunicativos. Para isso, as tecnologias de informação e comunicação favorecem esse processo, mas não são por si só educativas. Dependem da prática pedagógica, e tanto o professor quanto o aluno precisam saber utilizar as TICs para que o ensino e a aprendizagem aconteçam na prática educativa. É muito importante que o professor tenha a capacidade de humanizar a relação com seus alunos, independentemente da tecnologia que está sendo

7 adotada. Essa humanização acontece com a interação/comunicação do professor com os alunos, por meio de recursos tecnológicos usados para a transmissão do conhecimento, motivando a aprendizagem e evitando a sensação de isolamento. Motivação dos envolvidos na implantação da EAD Um desafio para o gestor e para toda a equipe de trabalho (coordenadores, professores e tutores) é o uso de TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS. Toda a equipe deverá estar motivada a fazer uso das tecnologias na sua prática educativa, desenvolvendo a atitude crítica quanto ao seu uso, pois o valor da tecnologia não está em si mesmo, mas depende do uso que o professor vai fazer dela. TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS Integram textos, áudios, vídeos e imagens. Exemplos de multimídias: alguns tipos de AVAs, que agregam um pouco de cada mídia, como vídeos, textos, imagens e áudio; sites como o YouTube (de compartilhamento de vídeos na internet), que permitem que qualquer pessoa no mundo possa assisti-los. Carl Dwyer 65 AULA 5 Planejamento e organização de sistemas de EAD Fonte: Figura 5.1: O gestor e a sua equipe devem trabalhar em conjunto para realizar um bom trabalho em EAD. Emre Nacigil Figura 5.2: O computador deve ser adequadamente utilizado, visando à educação de qualidade. Fonte:

8 66 Aprimoramento da comunicação entre os envolvidos no sistema (professores e alunos) e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Democratização de saberes: os conhecimentos devem ser compartilhados entre professores e alunos. Essa troca só é possível se a comunicação entre os envolvidos estiver acontecendo de maneira adequada. Figura 5.3: Quando o processo de comunicação flui, é possível democratizar os saberes. ATIVIDADE ATENDE AO OBJETIVO 1 Em relação ao planejamento e à organização de um sistema de EAD, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Somente para cursos presenciais é necessário elaborar uma proposta pedagógica de curso, uma vez que as práticas educacionais podem ser avaliadas no cotidiano da instituição. ( ) Assim como na modalidade presencial, a definição clara dos objetivos, do público-alvo e dos mecanismos de avaliação é fundamental para o bom andamento de um curso a distância.

9 ( ) O Projeto Pedagógico é o instrumento de referência somente dos cursos presenciais. ( ) Na construção do Projeto Pedagógico, quanto menos pessoas envolvidas, melhor a qualidade dele. ( ) O bom planejamento educacional para cursos na modalidade a distância é aquele que consegue aliar a teoria à prática. ( ) Para cursos a distância não é necessário fazer diagnóstico da realidade dos alunos porque a característica dessa modalidade é o público heterogêneo. RESUMINDO AULA 5 Planejamento e organização de sistemas de EAD É muito importante planejar e organizar um sistema de EAD e desenvolver o Projeto Pedagógico levando em consideração as necessidades de cada curso. O PDI define a missão, os objetivos e os princípios da instituição no que se refere às suas ações de educação. O Projeto Pedagógico foi instituído pela Lei n o /96 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Não basta criar condições de acesso à informação, é preciso conhecimento sobre o tema que será oferecido no curso. Fazer um diagnóstico da realidade para selecionar e organizar os conteúdos de aprendizagem, escolher os meios e as atividades mais adequadas e definir como avaliar o ensino são fundamentais para o bom planejamento. Existem formas de planejar e organizar um sistema de EAD que levam em consideração vários aspectos, dentre eles o processo de comunicação entre professor e aluno, as habilidades no uso das tecnologias multimídias e a democratização de saberes.

10 68 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Informação sobre a próxima aula Na próxima aula, vamos apresentar os componentes necessários ao planejamento e à organização de sistemas de EAD, aluno, conteúdo e professor/tutor. Até lá! RESPOSTAS DA ATIVIDADE (F) Cursos a distância também precisam de proposta pedagógica. (V) Assim como na modalidade presencial, a definição clara dos objetivos, do público-alvo e dos mecanismos de avaliação é fundamental para o bom andamento de um curso a distância. (F) Cursos a distância também precisam de Projeto Pedagógico. (F) O Projeto Pedagógico deve ser construído em conjunto com a equipe da escola. (V) O bom planejamento educacional para cursos na modalidade a distância é aquele que consegue aliar a teoria à prática. (F) Para o oferecimento de cursos de EAD, é necessário o diagnóstico da realidade dos alunos para selecionar e organizar os conteúdos de aprendizagem, mesmo se o público for muito heterogêneo. Referências bibliográficas COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, p. PRETI, Oreste (Org.). Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE UFMT; Brasília: Plano, ROSINI, A. M. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

11 VALENTE, José Armando. Por que o computador na educação? Disponível em: < Acesso em: VEIGA, Ilma Passos (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17.ed. Campinas, SP: Papirus, AULA 5 Planejamento e organização de sistemas de EAD

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD Prof. Helder de Amorim Mendes Universidade Federal do Espírito Santo Avaliador MEC/Inep PROCESSO DE AVALIAÇÃO ATÉ 06/2017 Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de

Leia mais

OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Steve Woods.

OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Steve Woods. 6 OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Sanja Gjenero Steve Woods Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar os componentes necessários ao planejamento

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS Universidade Federal de Juiz de Fora 11 de Dezembro de 2009 Celso Costa Diretor de Educação a Distância DED CAPES MEC SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S. 4 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Vicky S Gabriella Fabbri Fonte: www.sxc.hu Julia Freeman-Woolpert Meta Apresentar as políticas

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel Desenho Instrucional aplicado em cursos online Palestrante: Elisabeth Biruel Apresentar os aspectos que devem ser considerados no planejamento e na organização de um curso online Designer Instrucional

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES Observações: Nossas recomendações estão em azul no texto abaixo. NOME:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 8 APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Sanja Gjenero Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar a contribuição do computador

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP

CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP 1 CONTRIBUIÇÕES DAS SALAS DE COORDENAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS À DISTÂNCIA PELO INEP Ouro Preto MG Abril de 2014 Luciano Miguel Moreira

Leia mais

Profa Dra.: Adriana Azevedo

Profa Dra.: Adriana Azevedo EAD Cenário e Possibilidades Profa Dra.: Adriana Azevedo Definição de EAD A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Projeto Político Pedagógico (Pedagogia de Projetos) Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 6º 1. Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti

Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática. Profª. M.e Cláudia Benedetti Aula 1 O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática Profª. M.e Cláudia Benedetti Profa. M.e Cláudia Benedetti Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Conselho Superior NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS i. e x e FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO SÉRIE: 4ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSOR: Maria Ivete

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO

APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO APRENDIZAGEM POR MEIO DE AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL MARCELO ZUFFO A capacidade de introduzir o conhecimento prático na sala de aula, sem colocar alunos e terceiros em risco, adiciona um valor inestimável

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EAD (TICS) Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Meta Apresentar usos de Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD.

Leia mais

I - salas de aula ou auditório; II - laboratório de informática; III - laboratórios específicos presenciais ou virtuais; IV - sala de tutoria;

I - salas de aula ou auditório; II - laboratório de informática; III - laboratórios específicos presenciais ou virtuais; IV - sala de tutoria; Diagnóstico eixo temático Organização Acadêmica: INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNOLÓGICA E DE PESSOAL PROJETADA PARA A SEDE E PARA OS POLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EM CONSONÂNCIA COM OS CURSOS A SEREM OFERTADOS

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência.

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. A Universidade Vale do Rio Verde, UninCor, é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece

Leia mais

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú Orientações Didáticas NEaD / UVA 01. Introdução Visando apoiar e viabilizar o trabalho a ser desenvolvido pelo professor durante a realização de disciplinas semipresenciais, o NEaD estruturou uma proposta

Leia mais

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período Sistemas de Informação Informática na Educação 5º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 2 Educação a Distância 2.1. Histórico da EaD no Brasil. 2.2. Legislação da EaD. 2.3. Reflexão sobre tecnologia educacional. 2.4.

Leia mais

A Webquest como proposta metodológica para o ensino de Matemática

A Webquest como proposta metodológica para o ensino de Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A Webquest como proposta metodológica para o ensino de Fernando Henrique Pereira Mestrando em Ensino de Universidade Federal Tecnológica do Paraná UTFPR

Leia mais

DISCIPLINA OU COMPONENTE CURRICULAR: Organização do Trabalho Pedagógico

DISCIPLINA OU COMPONENTE CURRICULAR: Organização do Trabalho Pedagógico DISCIPLINA OU COMPONENTE CURRICULAR: Organização do Trabalho Pedagógico Caros estudantes estamos juntos novamente vocês já me conhecem pela participação em outros componentes curriculares. Que bom que

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Manaus, abril/2016 www.ifam.edu.br www.ifam.edu.br O QUE É PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL? É um documento teórico metodológico

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas

Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas Adriana Ap. de Lima Terçariol (UNOESTE) e (UNINOVE) - atercariol@gmail.com Fernanda Sutkus de Oliveira Mello (UNOESTE)

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Política, Poder,

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade.

O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: estrutura e legalidade. Por: Prof.ª Brandina Fátima M. de Castro Andrade UEG 10 DE JUNHO DE 2014 PPC - Principais elementos O Projeto Pedagógico é elaborado em consonância

Leia mais

Educação Aberta e a Distância (EaD) Prof. Dr. Alexandre M. dos Anjos SETEC/UFMT

Educação Aberta e a Distância (EaD) Prof. Dr. Alexandre M. dos Anjos SETEC/UFMT Educação Aberta e a Distância (EaD) Prof. Dr. Alexandre M. dos Anjos SETEC/UFMT 1. Universidade Federal de Mato Grosso 2. História da Educação a Distância na UFMT 3. Secretaria de Tecnologia Educacional

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

São Paulo, 27 de novembro de 2017 OFÍCIO N.º 46 /2017 AOS DEPUTADOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

São Paulo, 27 de novembro de 2017 OFÍCIO N.º 46 /2017 AOS DEPUTADOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO São Paulo, 27 de novembro de 2017 OFÍCIO N.º 46 /2017 AOS DEPUTADOS FEDERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REF.: Rejeição do Projeto de Lei nº 2.891, de 2015, que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 2015

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

O CENÁRIO ATUAL DA EAD

O CENÁRIO ATUAL DA EAD 11 O CENÁRIO ATUAL DA EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Steve Woods Ilker Fonte: www.sxc.hu Meta da Aula Apresentar as características do cenário atual da EAD.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA 1 IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA 05/2008 Prof. Dr. Paulo Henrique Vieira Magalhães Universidade FUMEC paulo@ineti.fumec.br Profa. Maria Emilia

Leia mais

Avaliação de Processos Institucionais

Avaliação de Processos Institucionais II Seminário de Pesquisa em EaD Outubro/2010 Avaliação de Processos Institucionais Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Depto. de Educação a Distância do IFSUL Planejamento Institucional de EAD Estatuto/Regimento

Leia mais

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola.

A coordenação pedagógica deverá conduzir o processo de construção do Plano Anual com base nos documentos previamente construídos na rede e na escola. O Plano Anual é o documento que registra as decisões da comunidade escolar em relação a operacionalização e organização da ação educativa, em consonância com seu Projeto Político Pedagógico, a Matriz Curricular

Leia mais

Conteúdo:Liderança Escolar

Conteúdo:Liderança Escolar Data:01/02/2018 Conteúdo:Liderança Escolar Professora:Verbena Roque Gonçalves EMENTA: LIDERANÇA ESCOLAR, CORRESPONSABILIZAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR OBJETIVO: DISCUTIR LIDERANÇA ESCOLAR NO PAPEL DO COORDENADOR

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM?

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM? SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS BARRA MANSA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20162 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 942 2 - Você conhece

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR FORMADOR. Chamada Interna nº 017/2018 de 29 de novembro de 2018.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR FORMADOR. Chamada Interna nº 017/2018 de 29 de novembro de 2018. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR FORMADOR Chamada Interna nº 017/2018 de 29 de novembro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20%

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% 1- Conceitos 2 - Contextualização CEAD/UDESC 3 - Base Legal 4 - Case do CEAD: para além dos 20% Estrutura do Centro Projetos em desenvolvimento Prof. Dr.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Dom Pedrito RS

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA Chamada Interna nº 015/2018 de 04 de setembro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

Tutorial: Como postar artefatos do portfólio no Moodlerooms

Tutorial: Como postar artefatos do portfólio no Moodlerooms 2018 NEAD/FBMG - Página 1 de 9 Portfólio é um repositório de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, no caso de ambientes educacionais. É uma ferramenta inestimável no desenvolvimento acadêmico

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Elementos para uma reflexão sobre o arcabouço legal da EaD Prof. Dr. Daniel Mill UFSCar OBJETIVO: Apresentar alguns elementos sobre o arcabouço legal da EaD para

Leia mais

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I:

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I: Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual Unidade I: 0 Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual A distância

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Resolução xxx/2018 Dispõe sobre as competências, atribuições e organograma da Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Ciência e Tecnologia IFB O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR FORTALEZA CE Junho 2009 Maria Eugenia Silva Vargas Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará E-mail: mesvargas@hotmail.com Categoria (A) Setor

Leia mais

RESOLUÇÃO N 17/16 CAEPE RESOLVE

RESOLUÇÃO N 17/16 CAEPE RESOLVE Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CAEPE RESOLUÇÃO N 17/16 CAEPE REVOGA A RESOLUÇÃO Nº 08/15 E DISPÕE SOBRE AS NORMAS E CRITÉRIOS PARA A OFERTA E O FUNCIONAMENTO DE COMPONENTES CURRICULARES

Leia mais

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR FORMADOR. Chamada Interna nº 011/2018 de 04 de setembro de 2018.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR FORMADOR. Chamada Interna nº 011/2018 de 04 de setembro de 2018. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO TUTOR FORMADOR Chamada Interna nº 0/208 de 04 de setembro de 208. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância do Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

Introdução à Educação a Distância. Me. Pablo Boaventura Sales Paixão Professor da disciplina Introdução à Educação a Distância (CESAD/UFS)

Introdução à Educação a Distância. Me. Pablo Boaventura Sales Paixão Professor da disciplina Introdução à Educação a Distância (CESAD/UFS) Introdução à Educação a Distância Me. Pablo Boaventura Sales Paixão Professor da disciplina Introdução à Educação a Distância (CESAD/UFS) Roteiro Desafios para os estudantes do século XXI PREÂMBULO Unidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1395 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal Nº 449/2016 - Autoriza o Poder Executivo proceder ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município, para o

Leia mais