Diálogos e experiências possíveis sobre Educação Híbrida no Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diálogos e experiências possíveis sobre Educação Híbrida no Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA"

Transcrição

1 Diálogos e experiências possíveis sobre Educação Híbrida no Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA Marylucia Cavalcante Silva, Universidade Estadual do Maranhão 1 marry.assessoria@gmail.com Rozilma Soares Bauer, Universidade Estadual do Maranhão 2 bauerrozilma@gmail.com Francimere Sousa Martins, Universidade Estadual do Maranhão 3 Fran_meiresousa@hotmail.com Vilmar Martins da Silva, Universidade Estadual do Maranhão 4 villmartins@hotmail.com Regiane Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão 5 regyanejc@hotmail.com Resumo Este ensaio versa sobre as primeiras iniciativas de diálogo e experiências em educação híbrida no curso de Licenciatura em Pedagogia (Presencial) do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Buscou-se compreender ainda como foram sinaliza-das as políticas de implantação dos vinte por cento a distância, a partir da Portaria nº 2253 de Mas, por que vinte e não quarenta, cinquenta ou sessenta por cento? Cada universidade deverá de-finir o ponto de equilíbrio entre o presencial e o virtual em cada área do conhecimento. No Brasil tem-se o limite de vinte por cento. Já em outros países o ensino semi-presencial ou blended learning implantado é sem limites legais. De abordagem qualitativa - que busca dar qualidade e interpreta-ções as informações levantadas nas discussões teóricas - e de cunho bibliográfico, este escrito fun-damenta-se na contribuição de autores como: Belloni (2001); Moran (2001; 2009; 2014; 2015); Litto (2009); Tori (2010); Mattar (2014), além de documentos normativos fornecidos pela UEMA. Resulta-dos, ainda preliminares, indicam que os docentes percebem a educação híbrida e o uso de tecnologi-as digitais como possibilidade inovadoras no curso de pedagogia (presencial) do CESB/ UEMA. Uma proximidade docente com os recursos tecnológicos no processo ensino e aprendizagem são avanços inegáveis já que estão presentes em seus planejamentos didáticos pedagógicos. Palavras-chave: EaD. Educação Híbrida. Currículo flexível. Pedagogia no CESB/UEMA. 1 Docente do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. 2 Diretora do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. 3 Diretora de Curso do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. 4 Docente do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA 5 Docente do Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

2 Abstract This essay is about the first initiatives of dialogue and experiences in hybrid education in the Licenciatura in Pedagogy course (Face-to-face) of the Center for Higher Studies of Bacabal-CESB, State University of Maranhão-UEMA. It was also sought to understand how the policies of implementation of the twenty percent at a distance were signaled, starting from Administrative Rule 2253 of But why twenty-four, forty, fifty or sixty percent? Should each university define the point of balance between the presential and the virtual in each area of knowledge. In Brazil there is a limit of twenty percent. In other countries semi-presential or blended learning is implemented without legal limits. From a qualitative approach - which seeks to give quality and interpretation to the information raised in the theoretical discussions - and from a bibliographic perspective, this paper is based on the contribution of authors such as Belloni (2001); Moran (2001; 2009; 2014; 2015); Litto (2009); Tori (2010); Mattar (2014), as well as normative documents provided by UEMA. Results, which are still preliminary, indicate that teachers perceive hybrid education and the use of digital technologies as innovative possibilities in the CESB / UEMA course of pedagogy (face-toface). Teaching proximity with the technological resources in the teaching and learning process are undeniable advances since they are present in their didactic pedagogical plans. Keywords: EaD. Hybrid Education. Flexible curriculum. Pedagogy at CESB / UEMA. 1 INTRODUÇÃO A sociedade do conhecimento está a exigir maior qualificação docente no que concerne ao uso das tecnologias digitais e da Educação a Distância-EaD. Diante disso, os profissionais da educação não podem mais descartar o uso das ferramentas digitais no cotidiano acadêmico. Assim, nesse cenário, se acentuam os diálogos sobre EaD com ênfase no ensino híbrido no curso de Licenciatura em Pedagogia presencial no Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Não há dúvidas que por meio da educação a distância novas configurações de tempo e espaço favorecem o acesso a pessoas, para a troca de experiências e de saberes mediante processos cada vez mais colaborativos. O artigo está organizado em tópicos, sendo o primeiro, a introdução, abordando a organização do texto, o segundo concentra em documentos oficiais que legitimam a EaD no Brasil. O terceiro aborda iniciativas para o desenvolvimento de experiências híbridas no curso de Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA. O quarto e o quinto tópico tratam sobre a metodologia e resultados parciais, seguido do sexto e sétimo tópico que trazem as considerações finais e referências.

3 2 EaD 6 O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS? A Educação a Distância (EaD), revela-se como uma modalidade de ensino que permite eliminar a separação geográfica entre professor e estudante e, por apresentar várias possibilidades de estudos relacionadas a eficácia, flexibilidade de horários, autonomia oferecendo formação adequadas as exigências daqueles que não puderam iniciar ou concluir sua formação anteriormente. (CAMPOS, 2003). Do ponto de vista legal, a EaD foi regulamentada no Brasil no ano de 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996), sendo normatizada pelo os Decretos nº (de 10 de fevereiro de 1998) e nº (de 27 de abril de 1998) e pela Portaria Ministerial nº 301 (de 7 de abril de 1998).Em, 2005, o Ministério da Educação (MEC), criou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma ação com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e empresas estatais, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação. A UAB é um sistema integrado por universidades públicas, regulamentado pelo Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, que [...] fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas (BRASIL, 2005). 6 Há registro histórico sobre a EaD, desde os escritos de São Paulo. Em 1728, ano que foi anunciado um curso pela Gazeta de Boston. Em 1829, na Suécia, a EaD passa a existir institucionalmente. No Brasil, a experiência pioneira de EaD foi o uso do rádio, com a criação da Fundação Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, que transmitia programa de literatura, radiotelegrafia e telefonia, línguas, entre outros. O Instituto Universal Brasileiro (IUB), fundado em 1941, marcou o início dos cursos baseados na mídia impressa [...] radiofônicas do MEB e do Projeto Minerva (MORAES; VIEIRA, 2009, p.15). Cabe ressaltar que embora a EAD tenha crescido nos últimos dez anos, a modalidade ainda não atende plenamente aos milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, por exemplo: as pessoas com baixa visão; pessoas com deficiência física; deficiência auditiva (surdez parcial/surdos), deficiência mental; pessoas com múltipla deficiência e aquelas com transtornos de desenvolvimento.

4 Um importante passo nesse processo de expansão e fortalecimento do Sistema UAB foi o esforço em atingir as camadas menos favorecidas que não contam com meios regulares acesso a formação superior. É pertinente lembrar que a UEMA, por meio do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, tem ofertado desde sua criação o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial, a posteriori, na modalidade a distância. 3 INICIANDO UMA EXPERIÊNCIA HÍBRIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA (PRESENCIAL) DO CESB/ UEMA Falar em educação híbrida significa compreender [...] que não há uma única forma de aprender e, por consequência, não há uma única forma de ensinar. (BACICH; MORAN, 2015). Aprender e ensinar, aliado ao uso das tecnologias digitais propicia momentos de aprendizagem e conhecimentos que ultrapassam a sala de aula convencional. Portanto, o uso das TIC na educação tem provocado reflexão e avanços na validação de modelo de educação híbrida. De acordo com Moran e Bacich (2015), A educação sempre foi híbrida - combina espaços, tempo, atividades, metodologia, públicos e tornou-se mais ampla, profunda e perceptível com a mobilidade e a conectividade. (MORAN; BACICH, 2015, p. 27). Como se nota, o fragmento acima sinaliza avanços e desafios. Do lado dos avanços, a educação híbrida, o uso das tecnologias digitais como possibilidades de interação a distância. Já do lado dos desafios, resiliência docente em combinar espaços, atividades em momentos presenciais e a distância. Nessa direção, do ponto de vista docente do curso de Pedagogia (presencial) do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB, é possível dialogar com a educação a distância, uma modalidade de educação extremamente adequada para atender as novas demandas da sociedade contemporânea, que interage bem doravante em situações de aprendizagem híbrida e o uso de recursos digitais. Destarte, ao se optar pela oferta de um curso híbrido, os professores utilizar-se-ão no

5 curso de pedagogia (presencial), especificamente, na sua organização curricular a prerrogativa dos 20% (vinte por cento), de acordo com a Portaria nº 1.134/2016. Tecnologis na EaD e o Professor na mediatização do Ensino no Curso de Pedagogia (presencial) do CESB/UEMA Em situação de aprendizagem a distância, observa-se claramente a assimetria quanto a flexibilidade entre as dimensões de espaço e tempo, bem como a autonomia do estudante (BELLONI, 2001, p.56). O uso de inovações tecnológicas de comunicação é deveras importante para o professor na mediatização do ensino. Rocha-Trindade (1988), da Universidade Aberta de Portugal, alerta que: Mediatizar significa escolher, para um dado contexto e situação de comunicação, o modo mais eficaz de assegurá-la; selecionar o médium mais adequado a esse fim; em função deste, conceber e elaborar o discurso que constitui a forma de revestir a substância do tema ou matéria a transformar. (ROCHA-TRINDADE, 1988). Como se vê nas colocações do autor a definição mediatizar não é entendido como algo simples, esconde uma série de questões complexas, no que tange a definição de objetivos pedagógicos e elaboração dos currículos. Belloni (2001,p.63), por sua vez, amplia a concepção e pontua que a mediatização está, pois, no coração dos processos educacionais. Segundo esta autora, Mediatizar significa conceber metodologias de ensino e estratégias de utilização de materiais de ensino/aprendizagem que potencializam ao máximo as possibilidades de aprendizagem autônoma. (BELLONI, 2001, p.64). Diante do exposto até aqui, cabe frisar que mediatizar vai além, propiciando metodologia que potencializam a aprendizagem autônoma do aprendiz. Nesse sentido a participação de docentes do curso de Pedagogia (presencial), do CESB/UEMA, no uso de tecnologias e na mediatização do ensino desencadearam melhorias no que se refere às iniciativas de ensinar e aprender com autonomia na modalidade a distância. Políticas de Implantação dos vinte por cento a distância - o que revelam a Portaria nº 2.253/01, a Portaria 4.059/2004 e a Portaria nº 1.134/2016?

6 O Ministério da Educação-MEC, revogou a Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001, que já tratava da inserção da modalidade semipresencial, publicou a Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que autorizou as Instituições de Ensino Superior, a incluírem, na organização pedagógica e curricular de seus cursos até vinte por cento de disciplinas na modalidade semipresencial. Mais de 10 (dez) anos passaram e os limites desse texto chama atenção sobre o trato da inserção dos vinte por cento na modalidade semipresencial. Os vinte por cento de cursos presenciais, oferecidos a distância, como o disposto na Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 são mais uma etapa no desenvolvimento da cultura on-line na Instituição. Mas, por que vinte e não trinta ou cinqüenta por cento? Cada universidade, num futuro próximo, irá definir qual é o ponto de equilíbrio entre o presencial e o virtual em cada área do conhecimento. (MORAN; ARAÚJO FILHO; SIDERICOUDES, 2005, p.2). Ter os vinte por cento como possibilidade legal, conforme a Portaria nº de outubro de 2001 ocasionou na época possibilidade de avanços, contudo, novos desafios permearam, propiciando discussão teórica intensa. A Portaria 4.059/2004, revogada pela Portaria de 10 de outubro de 2016, estabeleceu uma nova redação para o tema. O teor do texto diz que [...] o Ministro de Estado da Educação no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e considerando o disposto no art. 81 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005, resolve que as instituições de ensino superior que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais regularmente autorizados, a oferta de disciplinas na modalidade a distância. Diz ainda que as disciplinas referidas no caput poderão ser ofertadas, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso. O Art. 2o afirma que as avaliações das disciplinas ofertadas na modalidade referida no caput serão presenciais. A introdução opcional de disciplinas previstas no caput não desobriga a instituição de ensino superior do cumprimento do disposto no art. 47 da Lei no 9.394, de 1996, em cada curso de graduação reconhecido. A oferta das disciplinas previstas no Art. 1o deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso

7 integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos, bem como prever encontros presenciais e atividades de tutoria. Portanto, nos dias atuais, a Educação híbrida sinalizada como o caminho da educação que passa pela convergência entre o presencial e o virtual e se mostra o mais promissor para o ensino nos diversos níveis, especificamente no superior, pois, 4 METODOLOGIA [...] combina o melhor da presença física com situações em que a distância pode ser mais útil, na relação custo-benefício. Um dos principais desafios de hoje, nas universidades e escolas, é tornar mais flexível o currículo de cada curso, integrando e inovando as atividades presenciais e a distância. (MORAN; ARAÚJO FILHO; SIDERICOUDES, 2005, p.9). De natureza qualitativa e cunho bibliográfico, o percurso metodológico teve início com a leitura dos escritos dos autores: Belloni (2001); Moran (2001; 2009; 2014; 2015); Litto (2009); Tori (2010); Mattar (2014), objetivando fundamentar os conceitos, a posteriori, foram analisadas as normativas da UEMA, sobre o Núcleo de Tecnologias para Educação- UEMAnet/UEMA para a elaboração e acompanhamentos de produção de materiais em EaD. Em seguida, foram mobilizados professores do Departamento do Curso de Pedagogia (presencial) para refletir sobre EaD, Educação Híbrida e a organização pedagógica e curricular com ênfase aplicabilidade da Lei nº1.134/ RESULTADOS PARCIAIS E CONSIDERAÇÕES FINAIS A elaboração desse trabalho ensejou reafirmar as convicções docentes do curso de pedagogia (presencial), do CESB/UEMA na educação a distância, especificamente, no ensino híbrido a considerar a organização curricular no sentido de utilizar a prerrogativa dos 20% (vinte por cento), disponibilizada na legislação vigente (Lei nº 1.134/2016). Nesse contexto, foi possível perceber o interesse motivacional dos professores em fundamentar sua prática pedagógica no uso de novas tecnologias digitais interativas, centrados em aprender a aprender a ensinar de forma criativa e crítica em novos espaços de aprendizagem. Para Siemens (2006,p.4), [ ] não podemos parar o desejo em saber. O desejo em saber é balanceado com o nosso desejo em comunicar, partilhar, conectar-se, e o

8 nosso desejo em fazer sentido, em entender saber o significado. A clara intenção oficializada pelo Departamento de Educação, do Curso de Pedagogia-CESB/UEMA, evidenciada no Plano Geral Anual-PGA, para o ano de 2019 sobre os benefícios de ensinar e aprender na modalidade Educação a Distância no tocante desenvolvimento profissional docente e discente e em preparo ao mercado de trabalho seja in locus ou global reafirma a aprendizagem híbrida como quebra de paradigma no processo educacional dessa unidade de ensino superior maranhense. Assim, abaixo, destacam-se as principais ações acadêmicas do Departamento de Educação em desenvolvimento objetivando integrar ensino, pesquisa e extensão de forma híbrida as várias demandas do PGA/CESB: Assembleia Departamental-CESB/UEMA Plano Geral Anual CESB/UEMA Proposta EaD/UEMA/UEMAnet Participação dos Professores nas Oficinas Pedagógicas UEMA/UEMAnet Ações Universitárias PGA/CESB/UEMA Reunião Técnica administrativa com Professores do CESB, para análise e aprovação da proposta Portarias nº 2.253/01, a Portaria 4.059/2004 e a Portaria nº 1.134/2016. Inserção da Proposta dos 20% (vinte por cento) na modalidade a distância no Plano Geral Anual-PGA Parceria com o Núcleo de Tecnologias para Educação- UEMAnet, sob perspectiva da proposta dos 20% (vinte por cento) na modalidade a distância. Participação dos professores nas oficinas midiáticas pedagógicas para a produção de materiais em conformidade dos 20% (vinte por cento) na modalidade a distância. Reunião Técnica e Pedagógica com Docentes e Envolvimentos de Docentes e Discentes na Reunião Discentes mediante Proposta dos 20% (vinte por Técnica Administrativa e Pedagógica para cento) na modalidade a distância. esclarecimento da Proposta dos 20% (vinte por cento) na modalidade a distância. Fonte: Elaboração dos autores (2018). REFERÊNCIAS BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n.25, junho, 2015, p Disponível em: Acesso em: 28 jul BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, p.

9 . Ministério da Educação. Portaria 1.134, de 10 de outubro de Diário Oficial da União, 11 de outubro de Seção 1, p Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de Disponível em: < Acesso em: 28 jul Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: 28 jul Lei 9.394, de 20 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: 09 jul Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB. In: FRAGALE FILHO, R. (Org.). Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: 2003, p Decreto 5.622, de 19 de dezembro de Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < Acesso em: 18 jul Decreto n , de 8 de junho de 2006.Dispões sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, Brasília, Disponível em: Acesso em: 28 jul BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6.ed. Campinas: Autores Associados, CAMPOS, F; SANTORO, F; BORGES, M. Cooperação e aprendizagem online. Rio de Janeiro: DP&A, CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 192/98 CEE. Autoriza o funcionamento do Curso Magistério São Luís, MA, Ministério da Educação. Portaria nº 2.216, de 11 de outubro de Credencia a Universidade Estadual do Maranhão para a oferta de cursos a distância. Brasília, DF, FILATRO, Andréa. Design Instrucional na Prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Manuel Marco Maciel. O estado da arte. São Paulo:

10 Pearson Education do Brasil, LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, (Temas Básicos de Educação e Ensino). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior à distância. Brasília, DF: MEC/SEED, MORAES, Marialice de; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão. Introdução a EaD. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis. /UFSC, MORAN, José Manuel. Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Portal do professor. Entrevista publicada no Portal do Professor do MEC em Disponível em: < Acesso em: 09 jul Implantação da metodologia hibrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada. Disponível em: Acesso em: 28 jul Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, ; ARAÚJO FILHO, Manoel; SIDERICOUDES, Odete. A ampliação dos vinte por cento a distância: estudo de caso da Faculdade Sumaré-SP Disponível em: Acesso em: 28 jul ROCHA-TRINDADE, M. B. Mediatização do discurso científico. In: Análise Social, v. 24, n.3, Lisboa, TORI, R.; Livro: Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Resolução nº239/2000- CONSUN/UEMA. Cria o Núcleo de Educação a Distância-NEAD. São Luís, MA, Resolução nº65/2008-consun/uema. Altera o nome do Núcleo de Tecnologias para Educação. São Luís, Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial), Bacabal, 2014.

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado

Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Curitiba PR Outubro 2014 Vera Fátima Dullius Amilton Dalledone Simone Spiandorello Instituições Franciscanas CONTEXTO LEGAL No artigo

Leia mais

20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: das primeiras experiências ao Núcleo de Tecnologias para Educação

20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: das primeiras experiências ao Núcleo de Tecnologias para Educação 20 ANOS DE EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: das primeiras experiências ao Núcleo de Tecnologias para Educação 20 YEARS OF EAD IN THE STATE UNIVERSITY OF MARANHÃO: from the first experiences to

Leia mais

Uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA - oficinas midiáticas pedagógicas

Uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA - oficinas midiáticas pedagógicas Uma experiência com formação de professores em cursos mediados por tecnologias, da UEMA - oficinas midiáticas pedagógicas Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra,Universidade Estadual do Maranhão ilka.tt@gmail.com

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

RESOLUÇÃO N 17/16 CAEPE RESOLVE

RESOLUÇÃO N 17/16 CAEPE RESOLVE Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CAEPE RESOLUÇÃO N 17/16 CAEPE REVOGA A RESOLUÇÃO Nº 08/15 E DISPÕE SOBRE AS NORMAS E CRITÉRIOS PARA A OFERTA E O FUNCIONAMENTO DE COMPONENTES CURRICULARES

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 DE 24 DE MAIO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 DE 24 DE MAIO DE 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590 - Bairro Buritis

Leia mais

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial

Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Forma, Problemas e Aplicação Prof. Cleber Fagundes Ramos Diretor de EAD para Graduação Presencial Agenda 1 Disciplinas a distância para Graduação Presencial:

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE Regulamenta as normas para inclusão de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presencial da UFAM. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-reitoria de Ensino INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

Ensino Híbrido e a Regulamentação nos Cursos Superiores

Ensino Híbrido e a Regulamentação nos Cursos Superiores Ensino Híbrido e a Regulamentação nos Cursos Superiores Roberto Oliveira Batista Júnior Pró-reitoria Acadêmica Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife PE Brasil roberto.batistajr@ufpe.br Abstract.

Leia mais

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 187/2017 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS NOS

Leia mais

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp I ENCONTRO UNESP DE INOVAÇÕES E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NEaD 12/11/2014 Considerando: Modificação no perfil dos estudantes (nativos digitais);

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino Curso Técnico em Agronegócio Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino 1 Plano de Ensino Unidade Curricular Carga Horária Ambientação em Educação a Distância 30 horas Objetivo geral Desenvolver

Leia mais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais ARAUJO, Inaura Soares de. [1] TAHIM, Demetrius Oliveira. [2] ARAUJO, Inaura Soares De; TAHIM, Demetrius Oliveira. A Perspectiva De Ensino E

Leia mais

MOOC PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

MOOC PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MOOC PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Alexandre José de Carvalho Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA) alexandresilva@ead.ufla.br Ronei

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra.

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. Cristiane Machado Foz do Iguaçu 09/2017 Objetivo de relacionar a prática

Leia mais

~ UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

~ UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO RESOLUÇÃO N 2.828, DE 20 DE MARÇO DE 2007 Dispõe sobre as normas e critérios para a oferta e o funcionamento de componentes curriculares semipresenciais nos cursos de graduação presenciais da UNIRIO, nos

Leia mais

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância Klaus Schlünzen Junior klaus@reitoria.unesp.br Núcleo de Educação a Distância EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) Beneficiaram mais de 99 mil pessoas Repositório

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA Normativa xxx/2018 Dispõe sobre a Política e operacionalização da Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado pelo Decreto de 05 de maio de

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Elementos para uma reflexão sobre o arcabouço legal da EaD Prof. Dr. Daniel Mill UFSCar OBJETIVO: Apresentar alguns elementos sobre o arcabouço legal da EaD para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

EDITAL Nº 57 DE 15 DE ABRIL DE 2019 RETIFICAÇÃO I

EDITAL Nº 57 DE 15 DE ABRIL DE 2019 RETIFICAÇÃO I EDITAL Nº 57 DE 15 DE ABRIL DE 2019 RETIFICAÇÃO I SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTA PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE VAGAS PARA O ENCARGO DE PROFESSOR FORMADOR PARA ATUAR NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

Leia mais

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:

Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA Nº 04/2018, de 09 de maio de 2018

RESOLUÇÃO INTERNA Nº 04/2018, de 09 de maio de 2018 RESOLUÇÃO INTERNA Nº 04/2018, de 09 de maio de 2018 Aprova a Resolução Interna que regulamenta as normas complementares para Estágio Docência no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociologia (PPGS)

Leia mais

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A MARIA LUISA FURLAN COSTA Desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil é marcado pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. EAD Modalidade de

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010. Cria o Núcleo de Educação à Distância na estrutura organizacional da Pró- Reitoria de Graduação da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 154/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 154/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 154/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Criação, Organização e Funcionamento de Cursos, Programas e Disciplinas ofertados a Distância, na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE 2017.

DECRETO Nº, DE DE 2017. DECRETO Nº, DE DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que

Leia mais

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL 1

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL 1 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIO: OS 20% A DISTÂNCIA NO ENSINO PRESENCIAL 1 Diogo Silva Chagas 2 ; Martha Maria Prata Linhares 3 Grupo 5.2. Educação a distância

Leia mais

Cultura Digital e Formação de Professores para o Ensino Superior. Vani Moreira Kenski PPGE/USP

Cultura Digital e Formação de Professores para o Ensino Superior. Vani Moreira Kenski PPGE/USP Cultura Digital e Formação de Professores para o Ensino Superior Vani Moreira Kenski PPGE/USP Cultura digital disruptiva Meados de 90 A Internet - e-mail Início de 2000. A rede Primeira década (2010).

Leia mais

Estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da EaD

Estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da EaD Mesa: Tecnologia, Acessibilidade e EaD Estratégias de comunicação para aumento da visibilidade da EaD Profa. Mára Lúcia F. Carneiro UFRGS Instituto de Psicologia Você sabe o que é EaD? Conhece a legislação?

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Pró-Reitoria de Ensino NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS

Leia mais

Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012

Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012 Relatório da Comissão Constituída pela Portaria nº 126/2012 Adriana Rigon Weska - MEC Antonio Simões Silva MEC Daniel Iliescu - UNE Hercília Melo do Nascimento ANPG João Luiz Martins - ANDIFES Leandro

Leia mais

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os estágios curriculares no curso de História-Licenciatura

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

Proposição de uma política de uso de. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino superior na Unesp

Proposição de uma política de uso de. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino superior na Unesp Proposição de uma política de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino superior na Unesp Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesp 07 de abril de 2015 1 Motivação (propósitos):

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - CIED Recomendação da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) sobre a inclusão de disciplinas nos cursos de licenciatura presencial e a distância da UFAL A Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE AS RESOLUÇÕES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS

ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE AS RESOLUÇÕES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE AS RESOLUÇÕES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS RECIFE/PE MAIO/2017 ROBERTO OLIVEIRA BATISTA JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - roberto.batistajr@ufpe.br PATRÍCIA SMITH

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MONITORAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AÇÕES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA EDUCATIONAL AND MONITORING MEDIATION IN DISTANCE EDUCATION: CENTER OF DISTANCE

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica

Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica Ações retrospectivas e prospectivas na elaboração de materiais didáticos para educação a distância: Perfo_List como proposição metodológica Profª Drª Elena Maria Mallmann UFSC Mediação pedagógica em EaD:

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

Resolução nº XX, de XX de XXXX de 2017.

Resolução nº XX, de XX de XXXX de 2017. Resolução nº XX, de XX de XXXX de 2017. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, com base no inciso

Leia mais

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO

CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO MÉDIO MÉDIO PERSPECTIVAS PARA O EM: TRAJETÓRIA CURRICULAR À LUZ DA LEI DO ENSINO GT Nacional de Ensino Médio da ANEC REFORMA EM CONTEXTO

Leia mais

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1. INTRODUÇÃO Morgana Lígia de Farias Freire E-mail: morgana.ligia@bol.com.br Paula Almeida de Castro E-mail: paulacastro@uepb.edu.br

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP O processo de criação de um Centro de Educação a Distância Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP Planejamento Integrado Gestão de mudança Suporte às Atividades Fim Instituição Vontade

Leia mais

BLENDED LEARNING E AS TECNOLOGIAS EMERGENTES ARTIGO COMPLETO

BLENDED LEARNING E AS TECNOLOGIAS EMERGENTES ARTIGO COMPLETO BLENDED LEARNING E AS TECNOLOGIAS EMERGENTES ARTIGO COMPLETO DEBORAH C LOPES COSTA Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar pesquisas sobre o blended learning (aprendizado misto), também conhecido

Leia mais

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Conselho Superior NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

EAD no ensino superior Relatos de pedagogos em formação

EAD no ensino superior Relatos de pedagogos em formação EAD no ensino superior Relatos de pedagogos em formação Suellen Maria Guimarães Dias Fernandes Graduada em Pedagogia FATEA Maria Cristina Marcelino Bento Mestre em Educação - FATEA RESUMO A EAD é uma das

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS EDU 630 Tópicos em Educação Inclusiva

IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS EDU 630 Tópicos em Educação Inclusiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA

Leia mais

PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. São Luís MA, Maio de 2012

PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL. São Luís MA, Maio de 2012 1 PROFESSOR TUTOR DESAFIOS DE UMA NOVA PROFISSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL São Luís MA, Maio de 2012 Categoria: Estratégias e Políticas Setor Educacional: Educação Universitária Classificação das Áreas de

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 01/ PRE. Normatiza os procedimentos para elaboração do Plano de Disciplina dos Cursos de Graduação

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 01/ PRE. Normatiza os procedimentos para elaboração do Plano de Disciplina dos Cursos de Graduação INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 01/2016 - PRE Normatiza os procedimentos para elaboração do Plano de Disciplina dos Cursos de Graduação INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 01/2016-PRE, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL 1 A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL Cascavel PR Abril 2013 Ruy Fernandes da Silva Costa UNIVEL ruyfcosta@hotmail.com Categoria: C Setor Educacional: 3 Classificação

Leia mais

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú Orientações Didáticas NEaD / UVA 01. Introdução Visando apoiar e viabilizar o trabalho a ser desenvolvido pelo professor durante a realização de disciplinas semipresenciais, o NEaD estruturou uma proposta

Leia mais

CURRÍCULOS E PROGRAMA

CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULOS E PROGRAMA CURRÍCULO: Base Nacional Comum Prof. Me. Renato Borges Palavras-chave: BNCC, Ideologia; educação básica. www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com contato@professorrenato.com

Leia mais

DISCIPLINAS ONLINE EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: A EVOLUÇÃO DE UM MODELO INSTITUCIONAL. São Paulo SP - Maio 2012

DISCIPLINAS ONLINE EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: A EVOLUÇÃO DE UM MODELO INSTITUCIONAL. São Paulo SP - Maio 2012 1 DISCIPLINAS ONLINE EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO: A EVOLUÇÃO DE UM MODELO INSTITUCIONAL São Paulo SP - Maio 2012 Carlos Fernando Araujo Jr. - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) carlos.araujo@cruzeirodosul.edu.br

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO CONSUP Nº.13, DE 14 DE SETEMBRO 2017.

CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO CONSUP Nº.13, DE 14 DE SETEMBRO 2017. CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO CONSUP Nº.13, DE 14 DE SETEMBRO 17. Aprova o Calendário Acadêmico de 18 do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. O Presidente do Conselho Superior CONSUP, no uso de suas

Leia mais

NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER

NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES EAD EM NÚMEROS MARCO LEGAL EAD MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E NAS IES DESAFIOS

Leia mais

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 2015 1 Bruno Soares Machado 2 ; Rita Migliora 3 Introdução As possibilidades que se apresentam com a

Leia mais

EaD em Cursos Presenciais

EaD em Cursos Presenciais EaD em Cursos Presenciais Júlia Marques Carvalho da Silva Maria Isabel Accorsi Coordenadoria de Educação a Distância Pró-Reitoria de Ensino Passos para implementar os 20% de EaD em cursos presenciais Passo

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET)

VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET) 1 VALIDAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO (UEMANET) São Luís MA Maio 2015 Ane Beatriz dos Santos Duailibe UEMA ab.duailibe@gmail.com Leonor

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

MINUTA REGULAMENTO- DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA INCLUSÃO DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS DO IFG

MINUTA REGULAMENTO- DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA INCLUSÃO DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS DO IFG MINUTA REGULAMENTO- DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA INCLUSÃO DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS DO IFG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais

Apresentação da Edição Temática Especial da Revista Tecnologias na Educação para o I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação

Apresentação da Edição Temática Especial da Revista Tecnologias na Educação para o I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação 1 Apresentação da Edição Temática Especial da Revista Tecnologias na Educação para o I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação Esta edição temática da Revista Tecnologias na Educação é fruto

Leia mais

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA.

A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. 1 A CONVERGÊNCIA HIPERMIDIATICA ANCORADA NA METODOLOGIA DO DESIGN INSTRUCIONAL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA. São Luis - MA Abril 2013 Categoria: Métodos e Tecnologia Setor Educacional: 3 Classificação das

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: a organização pedagógica no NEAD/UEMA

A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: a organização pedagógica no NEAD/UEMA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: a organização pedagógica no NEAD/UEMA 05/2008 Profª. M.Sc. Maria de Fátima Serra RIOS UEMA fatimasrios@bol.com.br Prof. M.Sc. Antonio Roberto

Leia mais

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação XXXIX edição da Reunião dos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 56ª Reunião Ordinária, realizada no dia 28 de agosto de 2014, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS Área Temática: Formação de Professores HOVERDIANO CÉSAR PEREIRA CAETANO (UFPB) hoverdiano@gmail.com LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541 Estabelece a política para a formação de professores(as) da educação básica, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático Organização Acadêmica : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

Diagnóstico do eixo temático Organização Acadêmica : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS Diagnóstico do eixo temático Organização Acadêmica : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS Dentre as prática pedagógicas inovadoras, a UNIPAMPA se compromete com a promoção dos usos das tecnologias, das pedagogias

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA Pedro Igor Alves dos Santos 1 ; Thiara Lopes Rocha 1 ; Thais Rayane Sousa Dias Carneiro 1 ; Adriana de Sousa Silva

Leia mais