Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo"

Transcrição

1 Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello

2 Licitações Prof.ª Tatiana Marcello

3 Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento jurídico sobre a obrigatoriedade de a Administração Pública realizar licitações para suas contratações: XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

4 Desse dispositivo, constata-se que a própria CF admite a possibilidade de a lei estabelecer hipóteses excepcionais de contratações de obras, serviços, compras e alienações sem licitações chamada contratação direta. Entretanto, ao prever os contratos de concessão e permissão de serviços públicos, a CF não deixou margem para exceções, sendo necessária sempre a realização de licitação: Art Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

5 Competência para legislar Normas Gerais de licitação: competência privativa da União CF, Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XXVII normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; (norma de caráter nacional). Normas Específicas sobre licitações: Estados, Distrito Federal e Municípios têm competência para legislar sobre normas específicas de licitação, desde que não contrariem as normas gerais editadas pela União. A própria União pode editar normas específicas, aplicáveis não no âmbito nacional, e sim no âmbito Federal apenas.

6 Normas Nacionais sobre Licitações a) Lei nº 8.666/1993 é a lei mais abrangente sobre normas gerais de licitações e contratos administrativos. Art. 1 o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Art. 2 o As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei. Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

7 b) Lei nº /2002 é a lei que instituiu mais uma modalidade de licitação: pregão. Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei. Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Decreto nº 3.555/2000 regulamenta o pregão presencial. Decreto nº /2005 regulamenta o pregão eletrônico.

8 c) Lei nº /2016 dispõe sobre o Estatuto Jurídico das EP e SEM. d) Lei nº 8.987/1995 dispõe sobre as concessões e permissões de serviços públicos. e) Lei nº /2004 traz norma gerais sobe Parcerias Público-Privadas (PPP), com peculiares contratos de concessão, regidos por essa lei própria. f) Lei nº /2010 prevê normas gerais de licitação e contratação de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda. g) Lei nº /2011 estabelece o chamado Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), aplicável a licitações e contratos como: Copa do mundo 2014; Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016; obras e serviços de engenharia no âmbito do SUS e dos sistemas públicos de ensino e pesquisa, ciência e tecnologia; ações integrantes do PAC, dentre outros.

9 Conceito de Licitações Maria Sylvia Zanella Di Pietro conceitua a licitação como sendo o procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato. Para Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, licitação pode ser conceituada como um procedimento administrativo, de observância obrigatória pelas entidades governamentais, em que, observada a igualdade entre os participantes, deve ser selecionada a melhor proposta dentre as apresentadas pelos interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, uma vez preenchidos os requisitos mínimos necessários ao bom cumprimento das obrigações a que eles se propõem.

10 Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3 º da Lei 8.666/93 prevê que A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

11 Princípios explícitos no art. 3º: Legalidade Impessoalidade Moralidade Igualdade/Isonomia Publicidade Probidade administrativa Vinculação ao instrumento convocatório Julgamento objetivo

12 Princípios implícitos apontados pela doutrina: Competitividade Procedimento Formal Sigilo das Propostas Adjudicação Compulsória

13 Princípio da Publicidade Art. 3º, 3 o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. Objetivos da publicidade: permitir o acompanhamento e a fiscalização do procedimento pelos licitantes, pelos órgãos de controle interno e externo e pelos administrados em geral. Art. 4 o estabelece que qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento da licitação, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

14 Princípio da Igualdade/Isonomia O Princípio da Igualdade ou da Isonomia (tidos como sinônimos pela lei) tem natureza constitucional e é elencado como o mais importante em se tratando de licitação. CF, Art. 37, XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes.... Lei 8.666/93 - Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

15 Quando se trata de licitação, vem a ideia de isonomia/igualdade entre os participantes no procedimento licitatório, o que é expresso, inclusive na CF. Lei /2010 veio alterar a Lei 8.666/1993, a fim de relativizar essa ideia de isonomia, trazendo uma interpretação elástica ao termo, ao conferir vantagens competitivas (chamada margem de preferência) a empresas produtoras de bens manufaturados nacionais ou prestadoras de serviços nacionais. Além disso, a Lei /10 veio favorecer os setores de pesquisa e inovações tecnológicas nacionais. Já a Lei Lei /2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), trouxe favorecimento e margem de preferência a empresas que comprovem cumprimento de reservas de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da previdência social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

16 Tal alteração foi tanta que o legislador entendeu por alterar também o art. 3º da Lei 8.666/93 a fim de constar que A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável... O Brasil passa a utilizar das contratações governamentais (que geralmente têm enorme peso econômico) como instrumento apto a promover o desenvolvimento nacional sustentável, fortalecendo empresas que venham a gerar empregos e rendas domésticos e que se preocupem com as pesquisas e criação de tecnologias nacionais, bem como as que adotam práticas de sustentabilidade, preservando o meio-ambiente e recursos naturais.

17 (vantagens) Art. 3º, 2 o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços: II - produzidos no País; III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País; V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

18 Art. 3º, 5 o Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para: I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. 7 o Para os produtos manufaturados e serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no País, poderá ser estabelecido margem de preferência adicional àquela prevista no 5 o.

19 Princípio da Legalidade e da Impessoalidade O procedimento licitatório, assim como todos os atos da administração, deve estar pautado no que a lei autoriza ou determina. A atuação do administrador deve estar pautada nos preceitos da lei e do Direito. Ademais a licitação deve atentar para o princípio da impessoalidade, permitindo que a contratação com a Administração se de com o vencedor da licitação, conforme os critérios estabelecidos em lei e não de acordo com a preferência pessoal do administrador.

20 Princípio da Vinculação ao Instrumento Convocatório O edital ou a carta-convite são os instrumentos convocatórios da licitação, estando a Administração vinculada aos mesmos. Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. (regra que vale também para a carta-convite, instrumento da modalidade convite) Segundo Hely Lopes Meirelles, o edital (ou a carta-convite) é a lei interna da licitação, que vincula aos seus termos tanto os licitantes quanto a administração que o expediu.

21 Princípio do Julgamento Objetivo Art. 44. No julgamento das propostas, a Comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos no edital ou convite, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta Lei. A aplicação desse princípio está relacionada aos tipos de licitação: a) menor preço; b) melhor técnica; c) técnica e preço; d) maior lance ou oferta. O critério objetivo pode ser absoluto quando se tratar do tipo menor preço ou maior lance ou oferta; porém, o que se relaciona a técnica, certamente que há um resquício de subjetividade.

22 Princípio da Probidade e da Moralidade Administrativa O princípio da moralidade é norteador de toda atuação da Administração, inclusive no processo licitatório. Trata-se da exigência de conduta ética dos agentes da administração em todas as etapas da licitação. Quanto à improbidade, a CF prevê no art. 37, 4º as consequencias dos atos de improbidade. A Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) traz um rol exemplificativo de atos de improbidade, alguns atinentes à licitação.

23 Princípio do Sigilo na Apresentação das Propostas Princípio decorrente da lógica da licitação. Art. 3º, 3 o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. O sigilo na das propostas até a abertura é tão importante que configura-se crime sua violação (art. 94 da Lei 8.666). A violação do sigilo colocaria o concorrente em vantagem, já que este poderia, no caso de uma licitação por menor preço, formular um valor um pouco abaixo e vencer.

24 Princípio da Adjudicação Obrigatória ao Vencedor Tratando-se de licitação, o termo adjudicar significa atribuir o objeto do certame ao vencedor. Art. 50. A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade. Esse princípio veda que a Administração celebre o contrato com outro que não seja o vencedor. Veda também que se abra nova licitação enquanto válida a adjudicação anterior.

25 Princípio da Competitividade A competitividade é da essência da licitação. É a efetiva competitividade, evitando-se a manipulação de preços, que vai garantir a obtenção da proposta mais vantajosa para a Administração. Segundo a Lei, configura-se crime: Art. 90. Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.

26 Princípio do Formalismo O procedimento de licitação será sempre um procedimento formal. Art. 4º, Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

27 (LA SALE ADAPTADA) A Lei nº 8.666/93 institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Segundo essa lei, é correto afirmar que em uma licitação: Os atos de seu procedimento são públicos e acessíveis ao público, inclusive o conteúdo das propostas durante todo o processo licitatório. ( ) CERTO ( ) ERRADO

28 (LA SALE ADAPTADA) A Lei nº 8.666/93 institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Segundo essa lei, é correto afirmar que em uma licitação: É vedado, em qualquer circunstância, assegurar preferência aos bens e serviços produzidos no Brasil. ( ) CERTO ( ) ERRADO

29 (CESPE) Como consequência do princípio da publicidade, em regra, as propostas dos licitantes devem ser abertas assim que apresentadas à administração pública, que deve dar conhecimento delas aos interessados, a fim de conferir transparência ao procedimento. ( ) CERTO ( ) ERRADO

30 Modalidades de Licitação Lei 8.666/93 - Art. 22. São MODALIDADES de licitação: I - concorrência II - tomada de preços III - convite IV - concurso V - leilão Lei / Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão. Há ainda a consulta (modalidade licitatória das Agências Reguladoras).

31 TIPOS MODALIDADES

32 Lei 8.666/93 - MODALIDADES de licitação: I concorrência II - tomada de preços III convite IV concurso V leilão

33 Lei /2002 Pregão Lei 9.986/ Consulta

34 Art. 23. As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação: I - para obras e serviços de engenharia: a) convite - até R$ ,00 (cento e cinqüenta mil reais); b) tomada de preços - até R$ ,00 (um milhão e quinhentos mil reais); c) concorrência: acima de R$ ,00 (um milhão e quinhentos mil reais); II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior: a) convite - até R$ ,00 (oitenta mil reais); b) tomada de preços - até R$ ,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais); c) concorrência - acima de R$ ,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).

35 Concorrência Engenharia acima de R$ ,00 Demais obras e serviços acima de ,00 Tomada de Preços Engenharia de R$ ,00 até R$ ,00 Demais obras e serviços de R$80.000,00 até R$ ,00 Convite Engenharia até R$ ,00 Demais obras e serviços até R$80.000,00

36 Art. 23, 4 o Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência. Art. 23, 3 o A concorrência é a modalidade de licitação cabível, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienação de bens imóveis, ressalvado o disposto no art. 19 (leilão), como nas concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, admitindo-se neste último caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preços, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no País. Art. 22, 8º - É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

37 Concorrência Art. 22, 1 o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. A concorrência é a mais complexa das modalidades de licitação. Art. 23, 3 o A concorrência é a modalidade de licitação cabível, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienação de bens imóveis, ressalvado o disposto no art. 19 (leilão), como nas concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, admitindo-se neste último caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preços, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores ou o convite, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no País.

38 Tomada de Preços Art. 22, 2 o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o 3º dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. A Tomada de Preços é utilizada para a celebração de contratos de obras, serviços e compras de menor vulto do que as que exigem a concorrência. A habilitação, que corresponde ao cadastramento, é preliminar à abertura do procedimento. Quem ainda não for cadastrado, poderá cadastrar-se até o 3º dia anterior à data do recebimento das propostas, desde que atendam às condições de qualificação exigidas (mesmas exigência para o cadastramento).

39 Convite Art. 22, 3 o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas. Diferentemente das demais modalidades de licitação, que têm como instrumento convocatório o edital, a modalidade convite tem como instrumento convocatório a carta-convite, que será enviada diretamente aos interessados. Como não há edital, não há publicação na imprensa oficial, apesar de haver a necessidade de afixação da cópia do instrumento em local apropriado, a fim de que os demais cadastrados (não convidados) possam participar (habilitando-se 24h antes da entrega das propostas).

40 O convite tem procedimentos mais simples, sendo utilizado para contratações de menor valor. Excepcionalmente, a carta-convite pode ser enviada a menos de 3 interessados, caso haja limitação de mercado ou desinteresse dos convidados, tornado impossível a obtenção de um número mínimo (tal fato deverá ser justificado no processo, sob pena de ter que repetir o procedimento).

41 Concurso Art. 22, 4 o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias. A natureza do objeto é que determina a realização da modalidade concurso, independentemente do valor do contrato. Art. 13, 1 o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração. O julgamento é feito por uma comissão especial, formada por pessoas de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da matéria, sejam servidores públicos ou não.

42 Leilão Art. 22, 5 o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Portanto, o leilão destina-se à venda ou alienação de: a) bens móveis inservíveis para a administração; b) produtos legalmente apreendidos ou penhorados; c) bens imóveis cuja aquisição derivou de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento (art. 19). l O leilão para alienação de bens móveis está limitado a bens avaliados em até R$ ,00. Acima desse valor, a modalidade será a concorrência.

43 Pregão Pregão é a sexta modalidade de licitação, prevista na Lei /02. Pregão é a modalidade de licitação, sempre do tipo menor preço, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, que pode ser utilizada para qualquer valor de contrato (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo). Trata-se de uma modalidade pouco complexa, possibilitando maior celeridade na contratação de bens e serviços comuns.

44 Consulta A consulta não consta na Lei 8.666/93, pois aplica-se apenas às Agências Reguladoras.

45 Tipos de Licitação Art. 45, 1 o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso: I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço. II - a de melhor técnica III - a de técnica e preço IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.

46 TIPOS MODALIDADES

47 Os tipos de licitação são aplicáveis a todas as modalidades de licitação, exceto para o concurso (neste o participante aceita o prêmio ou remuneração previamente estipulados). Art. 54, 5 o É vedada a utilização de outros tipos de licitação não previstos neste artigo O tipo menor preço é a regra geral nas licitações para contratações de obras, serviços, compras e locações. Também é o tipo obrigatório utilizado na modalidade pregão. Será vencedor o que apresentar o menor preço.

48 Art. 46. Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos. Para contratação de bens e serviços de informática, muito embora nãos seja de natureza intelectual, a administração adotará obrigatoriamente o tipo de licitação "técnica e preço", permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo. Nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso, por óbvio, se usa o tipo maior lance ou oferta.

49 (FUNDATEC ) O Estado do Rio Grande do Sul pretende alienar bem imóvel cuja aquisição tenha derivado de dação em pagamento. Considerando que a Administração não tenha dado qualquer utilização ao referido imóvel, a modalidade licitatória a ser adotada na referida hipótese: A) Será de concorrência ou leilão. B) Será de concorrência ou pregão. C) Será unicamente de concorrência. D) Será unicamente de leilão. E) Poderá admitir qualquer modalidade, desde que atenda ao interesse público.

50 (FUNDATEC PROCURADOR POA ANULADA) A respeito das modalidades licitatórias, diante da legislação existente, assinale a alternativa INCORRETA. a) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução do seu objeto. b) Convite é a modalidade de licitação que admite a participação de interessados do ramo pertinente ao seu objeto, ainda que não sejam diretamente convidados pelo Poder Público para apresentar as suas propostas. c) Tomada de preços é a modalidade de licitação que pressupõe a existência de interessados previamente cadastrados em relação ao início do processo licitatório, pois somente eles estarão legitimados para apresentar as suas propostas. d) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, conforme critérios constantes no edital, que adota, segundo expressa previsão legal, o tipo melhor técnica para definição do vencedor. e) Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia do prêmio ou remuneração.

51 (FUNDATEC - ADAPTADA) Analise as assertivas a seguir referentes à licitação pública. Melhor técnica ou técnica e preço são tipos de licitação que não podem ser utilizados para serviços de natureza intelectual; na elaboração de projetos, cálculos, estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos; e na fiscalização, supervisão e gerenciamento de engenharia consultiva, em geral. ( ) CERTO ( ) ERRADO

52 (FUNDATEC - ADAPTADA) Analise as assertivas a seguir referentes à licitação pública. Quanto à modalidade de licitação, denominada concurso, é correto afirmar que refere-se à modalidade na qual existe a participação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores. ( ) CERTO ( ) ERRADO

53 (FUNDATEC ADAPTADA) Analise as seguintes assertivas sobre as licitações, conforme a regulamentação prevista na Lei nº 8.666/93: O convite é uma modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao objeto a ser contratado, na qual somente poderá participar o licitante previamente cadastrado. ( ) CERTO ( ) ERRADO

54 (LA SALE 2015) São modalidades de licitação previstas pela Lei nº 8.666/93: a) b) c) d) e) concorrência; tomada de preços; convite; concurso; leilão. concorrência; arrematação; adjudicação; concurso; leilão. tomada de preços; convite; hipoteca; leilão; adjudicação. penhora; tomada de preços; convite; arrematação; alienação. tomada de preços; hipoteca; alienação; adjudicação; penhora.

55 (2016) De acordo com o estabelecido expressamente na Lei nº 8.666/1993, são modalidades de licitação, dentre outras A - Concorrência e convite. B - Concurso e menor preço. C - Tomada de preços e alienação. D - Leilão e maior lance ou oferta. E - Convite e melhor técnica.

56 (CESPE) A modalidade de licitação apropriada para os contratos de grande valor, que deve ser publicado com, no mínimo, trinta dias de intervalo entre a publicação e o recebimento das propostas e, em que não é exigido registro prévio ou cadastro dos interessados, denominase A.tomada de preços. B.leilão. C.concurso. D.concorrência. E.convite.

57 (CESPE) Considerando que, para celebrar contrato administrativo, a administração pública deve realizar processo licitatório como forma imparcial de seleção, julgue os itens que se seguem. A lei permite à administração pública discricionariedade na escolha da modalidade licitatória, assim como, em casos específicos, a combinação das modalidades existentes, de modo a atender aos interesses públicos. ( ) CERTO ( ) ERRADO

58 (CESPE - SUPERIOR) Acerca de modalidades de licitação, dispensa e inexigibilidade, julgue os itens que se seguem. O concurso é a modalidade de licitação utilizada para escolha de trabalho técnico e científico ou provimento de cargos públicos, devendo os critérios de seleção empregados nessa modalidade constarem em edital. ( ) CERTO ( ) ERRADO

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Publicação instrumento Convocatório Hab ilita ção Ab Docs Ab Prop Julg Class Hom Adj CONTRATO D P Introdução e Fundamentos Constitucionais

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Programação Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. Lei nº 10.520/2002 e suas alterações. Decreto

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo AULA 13 direito administrativo Profª Tatiana Marcelo Direito Administrativo AULA 13 Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite pessoal do EaD. Chegamos na nossa reta final com a aula de número 13! Falta somente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fundamento Constitucional, Objetivo e Finalidade Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL, OBJETIVO E FINALIDADE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 (PARCIAL) Regulamenta

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidades de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES MODALIDADES DE LICITAÇÃO Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tipos de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo TIPOS DE LICITAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos

Leia mais

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93.

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93. 67 Licitações e a aplicação de suas modalidades RESUMO Luis Guilherme Obici de Vicentes 1 Paulo Henrique Bernardoni Caldas 2 Roberto Pereira da Silva 3 Este artigo apresenta os elementos que constituem

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO Profª. Tatiana Marcello Publicação instrumento Convocatório Hab ilita ção Ab Docs Ab Prop Julg Class Hom Adj CONTRATO D P Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO SILMAR LOPES @drsilmarlopes CONCEITO: DIREITO ADMINISTRATIVO HLM (visão clássica): é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 47 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos Conceitos Introdutórios & Princípios da

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ * Drª Helena Zoia As agências de propaganda, devido à determinação da Lei nº 13.146/15, que criou o Estatuto das Pessoas Deficientes, e contém determinações que alteram a Lei das Licitações (Lei n.º 8.666/93),

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Herbert Almeida. Licitações e Contratos e Finanças Públicas p/ TCE-PB (Auditor) Com videoaulas CESPE

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Herbert Almeida. Licitações e Contratos e Finanças Públicas p/ TCE-PB (Auditor) Com videoaulas CESPE Livro Eletrônico Aula 00 (Auditor) Com videoaulas CESPE Professor: Herbert Almeida Aula 0 AULA 0: Licitação pública Sumário PROCESSOS LICITATÓRIOS... 5 Conceito...5 Legislação...6 Destinatários...7 Finalidade...8

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito José Cretella Jr. Ramo do Direito Público Interno que regula a atividade das pessoas jurídicas públicas e a instituição de meios e órgãos relativos à ação dessas pessoas.

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Juiz Substituto 2016) Acerca da licitação, assinale a alternativa correta. ADAPTADA

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sustentabilidade e Direitos Humanos

Sustentabilidade e Direitos Humanos Sustentabilidade e Direitos Humanos Art. 3º, Lei nº 8.66693 e Decreto nº 7.74612 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade e Direitos Humanos LEI Nº 8.666/93 ART. 3º E O

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - Princípios da Licitação 1.1. Princípio da Legalidade 1.2. Princípio da Impessoalidade 1.3. Princípio da Igualdade 1.4. Princípio da Publicidade 1.5. Princípio da Moralidade

Leia mais

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick Prof. Herbert Almeida @profherbertalmeida Prof. Erick Alves @proferickalves DISSECANDO A LEI 8.666/93 Prof. Erick Alves prof.erickalves@gmail.com proferickalves proferickalves (61) 9 8352 5872 Prof. Herbert

Leia mais

Licitação e Contratação de Sistemas de Ensino. Aloysio Meirelles de Miranda Filho Ana Carolina Pellegrini Monteiro

Licitação e Contratação de Sistemas de Ensino. Aloysio Meirelles de Miranda Filho Ana Carolina Pellegrini Monteiro Licitação e Contratação de Sistemas de Ensino Aloysio Meirelles de Miranda Filho Ana Carolina Pellegrini Monteiro Outubro 2009 0 0 APRESENTAÇÃO Contratação dos Sistemas de Ensino Princípios que devem nortear

Leia mais

Contratação Direta Sem Licitação

Contratação Direta Sem Licitação CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Contratação Direta Sem Licitação Período 2016 1) CESPE Técnico Judiciário - TRE PI (2016) Caso determinado órgão público pretenda contratar serviço

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I

Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I - Gabarito - Testes - Direit... Página 1 de 11 DN DireitoNet Testes Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I Você acertou 0

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aplicabilidade da Lei 8.666/93 nos Estados e Municípios* Cleide Calgaro ** SUMÁRIO: Introdução; 1- Características gerais da lei das licitações; 1.1 Conceito sobre a lei; 1.2 Princípios

Leia mais

Apresentação. Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição.

Apresentação. Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição. Apresentação Prezados(as) alunos(as), Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição. Lotado na Corregedoria-Geral da União, atuo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Princípios da Licitação de acordo com a Lei n.º 8.666/93 Ane Carolina Novaes* Dispõem o artigo 3º da Lei 8.666 de 21/06/93, que as licitações serão processadas e julgadas na conformidade

Leia mais

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 1. Objetivo O presente documento tem como objetivo regulamentar a execução da Política de Compras e Contratações da Confederação

Leia mais

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo Pregão Prof. Thamiris Felizardo PREGÃO LEI 10520/2002 -Trata-se de modalidade de licitação que não consta do rol da Lei 8666/93. -Ressalta-se que a Lei 8666/93 aplica-se de forma

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS (CONTINUAÇÃO) Tomada de Preços (artigo 22, 2º da lei n. 8666/1993) 1 : não se permite a presença de qualquer interessado. A rigor, existem dois grupos possíveis. Quem pode participar?

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PREGÃO (LEI 10.520/02) 01) (ANALISTA DE GESTÃO / ADVOGADO / COMPESA / 2016 / FGV) Na aquisição de material de escritório para a Companhia Pernambucana de Saneamento COMPESA, decidiu-se utilizar o pregão

Leia mais

MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades Crimes da Administração Pública Crimes da Lei de Licitações Débora Cristina Veneral

MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades Crimes da Administração Pública Crimes da Lei de Licitações Débora Cristina Veneral Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades Crimes da Administração Pública Crimes da Lei de Licitações Débora Cristina Veneral Introdução Neste

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2402 Prefeitura Municipal de publica: Pedido de Impugnação edital do Pregão Presencial N 13/2018. Impugnante: (Templus Corporação Ltda Epp). Manifestação a Impugnação -

Leia mais

Alienação de Bens Públicos

Alienação de Bens Públicos Alienação de Bens Públicos Bens IMÓVEIS: ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Autorização Legislativa Prévia (Não aplicável às EP e SEM) Interesse Público Justificado Avaliação Prévia Licitação Prévia na Modalidade

Leia mais

MODALIDADES LICITATÓRIAS

MODALIDADES LICITATÓRIAS MODALIDADES LICITATÓRIAS Marco Luciano Wahlbrinck 1 1 INTRODUÇÃO O presente artigo visa a tecer considerações sobre as modalidades de licitações existentes no ordenamento jurídico brasileiro. Pretende-se

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 132/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LICITAÇÃO PARTE II. Modalidades(art. 22):

LICITAÇÃO PARTE II. Modalidades(art. 22): LICITAÇÃO PARTE II Modalidades(art. 22): Concorrência - tem como objeto: licitação de grande vulto, licitações internacionais, compra e alienação de bens imóveis (exceto: leilão), concessão de direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCORRÊNCIA 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...... Observar: Art. 27, V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art.

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 01 Lei 8.666/93 p/ ALERJ (Ciências Contábeis) - Com videoaulas

Livro Eletrônico Aula 01 Lei 8.666/93 p/ ALERJ (Ciências Contábeis) - Com videoaulas Livro Eletrônico Aula 01 Lei 8.666/93 p/ ALERJ (Ciências Contábeis) - Com videoaulas Professor: Erick Alves Aula 01 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos

Leia mais

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação.

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação. São 7: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão (8.666); pregão (10.520); consulta (lei 9.472/1997). * Observação: modalidades tipos Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços,

Leia mais

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório:

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório: PARECER JURÍDICO ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA ESPECIALIZADA PARA REFORMA E ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO DA FEIRA DO PRODUTOR DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA. INTERESSADO: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO.

Leia mais

Dicas da Lei nº 8.666/93

Dicas da Lei nº 8.666/93 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa,

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93)

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) 1. Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 8.666/1993 E LEI Nº 10.520/2002-50 Questões: Certo e Errado - 50 Questões: Múltipla Escolha 100 QUESTÕES gabaritadas e comentadas DIÁRIO OFICIAL DF O Concurso em

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Licitações, Contratos e Convênios e RJU p/ AFC/CGU 2017/2018 (Área Administrativa)

Livro Eletrônico Aula 00 Licitações, Contratos e Convênios e RJU p/ AFC/CGU 2017/2018 (Área Administrativa) Livro Eletrônico Aula 00 Licitações, Contratos e Convênios e RJU p/ AFC/CGU (Área Administrativa) Professores: Erick Alves, Time Erick Alves Aula 00 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Este curso é protegido por direitos

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS PROCURADORIA DO MUNICÍPIO

ESTADO DO PARÁ PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE RURÓPOLIS PROCURADORIA DO MUNICÍPIO PROCESSO Nº 001/2018/PMR CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARECER JURÍDICO 1) RELATÓRIO: PARECER SOBRE CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 001/2018 PMR - CP, REFERENTE À CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO ADMINISTRATIVO

TESTE RÁPIDO DIREITO ADMINISTRATIVO TESTE RÁPIDO DIREITO ADMINISTRATIVO (A) DIREITO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS 1. (ESAF/AFRFB/2009) Não se presume a competência administrativa para a prática de qualquer ato, necessária previsão

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

pressuposto fático da licitação.

pressuposto fático da licitação. Licitação 1. PRESSUPOSTOS Não é somente com seus próprios meios, ou por intermédio de suas entidades ou órgãos, que a Administração Pública, gestora dos interesses da coletividade, realiza as suas atividades.

Leia mais

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação volmar@tce.mt.gov.br LICITAÇÃO/CONTRATO Conceitos Básicos Decisões em Consulta TCE Falhas Frequentes em Licitação

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA GRUPO: DIREITO DATA: HORÁRIO: NOME

Leia mais

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os MEDIDA PROVISÓRIA No- 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e revoga o 1o do art. 2o da Lei

Leia mais

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES Susana Filgueiras Brasília, 10 de setembro de 2012 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Lei nº12.462, de 5 de agosto de 2011. Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011. Lei nº 12.688,

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

Um guia preliminar. Bons estudos, boa sorte, boa vida. Carol Alvarenga ;)

Um guia preliminar. Bons estudos, boa sorte, boa vida. Carol Alvarenga ;) Um guia preliminar Obrigada por ter feito o download dos 12 mapas mentais de modalidades de licitações. Este é um pequeno guia para você usálos da melhor forma possível. O objetivo de qualquer mapa mental

Leia mais

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 32 Os atos administrativos estão sujeitos a um regime jurídico especial, que se traduz pela conjugação de certos

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais