2.1 Ícones do Menu Principal 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2.1 Ícones do Menu Principal 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal"

Transcrição

1

2 Conteúdo 1.1 Iniciando o uso do programa youbook editor de livros fotográficos 2.1 Ícones do Menu Principal 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal 3.1 Comando Criar Novos Álbuns de Foto 3.2 Comando Importar 3.3 Comando Exportar 3.4 Comando Excluir 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum 4.2 Atalhos para edição do álbum. 5-1 Pastas de trabalho 5.2 Inserindo Imagens 5.3 Inserindo Planos de Fundo 5.4 Inserindo um Layouts 5.5 Inserindo Bordas 5.6 Inserindo Formas de imagem 5.7 Inserindo Clip-art 5.8 Inserindo Temas 5.9 Inserindo Modelos de Álbum 6.1Compartilhar Imagens 7.1 Encaminhando para produção 8.1 Informações complementares

3 1.1 Iniciando o uso do programa youbook editor de livros fotográficos Primeiramente o programa deve ser instalado em seu computador. Para isso, faça o download no site na página Monte o seu. Após a instalação, um ícone é depositado na área de trabalho. Clique sobre ele para abrir o programa.

4 1.1 Iniciando o uso do programa youbook editor de livros fotográficos Observe que uma tela de abertura aparecerá. Caso alguma atualização esteja disponível, o programa a instalará automaticamente. A instalação das atualizações é rápida, e você pode acompanhar o andamento através do rodapé da tela.

5 1.1 Iniciando o uso do programa youbook editor de livros fotográficos Esta é a página inicial do programa. Caso você esteja conectado à Internet, nosso site aparecerá mostrando os ícones para criação de seus materiais personalizados. No site estão disponíveis todos os nossos produtos. Alem disso você também encontra links com dicas e truques de como criar o seu youbook, matérias sobre sistemas de cor, cliparts, etc.

6 Inicio: Faz o site retornar a página principal. 2.1 Ícones do Menu Principal

7 2.1 Ícones do Menu Principal Guia do usuário: Exibe um guia com informações para uso do programa

8 2.1 Ícones do Menu Principal FAQ: Exibe relações do FAQ(perguntas freqüentes).

9 2.1 Ícones do Menu Principal Voltar: Volta a página anterior do site.

10 Atualizar: Atualiza a página do site 2.1 Ícones do Menu Principal

11 Imprimir: 2.1 Ícones do Menu Principal

12 2.1 Ícones do Menu Principal Inicio: Exibe o site no canto direito da tela.

13 2.1 Ícones do Menu Principal Álbum de fotos: Inicia uma página para criação do seu Álbum personalizado

14 2.1 Ícones do Menu Principal Calendário: Inicia uma página para criação do seu Calendário.

15 2.1 Ícones do Menu Principal Cartão Comemorativo: Inicia uma página para criação de seu Cartão Comemorativo personalizado.

16 2.1 Ícones do Menu Principal Cartões de visita: Inicia uma página para criação de seus Cartões de visitas personalizados.

17 Pôsteres: Inicia uma página para criação de Pôsteres personalizados. 2.1 Ícones do Menu Principal

18 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal" " O programa youbook editor de livros fotográficos possui comandos similares aos programas mais usados. Novo: Cria um livro novo. Fechar: Fecha o arquivo em uso. Sair: Sai do programa. A Barra de Ferramentas abre os comandos do programa à medida em que se clica sobre o pasta desejada. Abaixo dela são encontrados alguns atalhos para os comandos mais usados.

19 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal" " A pasta Arquivo abre os comandos relacionados ao uso dos arquivos de photobooks trabalhados. Novo Álbum de fotos : Inicia um assistente de criação de álbum personalizado. Novo Calendário: Inicia um assistente para criação de um calendário personalizado. Novo Cartão Comemorativo: Pedidos:Inicia um assistente par criação de um cartão comemorativo personalizado. Novo Cartão de Visitas: Inicia aplicativo para criação de um cartão de visita personalizado. Novo Pôster: Inicia aplicativo para criação de um pôster personalizado. Os atalhos da sub pasta Arquivo são para começar mais rapidamente um projeto.

20 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal" A pasta Editar abre os comandos relacionados as rotinas de uso do programa. Desfazer: Desfazer a última ação Refazer: Refazer a última ação Recortar: Recortar uma imagem ou elemento em uso Copiar: Copiar uma imagem ou elemento em uso Colar: Colar uma imagem ou elemento em uso Excluir: Excluir um elemento criado ou manipulado Preferências: Abre um assistente para selecionar seu idioma e configuração de aprimoramento de imagem. Os comandos desta pasta são utilizados para a editoração do livro fotográfico, sendo que as suas funcionalidades se assemelham às dos programas mais utilizados no mercado.

21 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal" Opção Preferências da pasta editar. Selecionar Idioma: Exibe opções para troca de idioma. Aprimoramento de imagem: Exibe opções para modificar a configuração das imagens.

22 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal" A pasta projeto mostra os trabalhos que já foram começados. Projetos: Exibe os projetos que estão sendo criados como álbuns, calendários, cartões e etc... Com ela é possível começar a fazer outras personalizações de álbuns,cartões e pôsteres sem que você precise fechar ou perder o que você havia começado.

23 2.2 Barra de Ferramentas do Menu Principal" A pasta Ajuda abre links para conteúdos referentes ao programa. Guia do usuário: Link para um guia com informações para o uso do programa Verificar atualizações: Verifica atualizações disponíveis para o programa. Sobre: Dados gerais do programa. Créditos:Dedicatória as empresas desenvolvedoras do programa Os conteúdos estão hospedados dentro do site em páginas previamente configuradas. Para acessá-las, é preciso que o computador do usuários esteja conectado à Internet.

24 3.1 Comando Criar Novos Álbuns de Foto Criar Novo:Abre um assistente para criação de um álbum personalizado Clicando em criar novo será aberto um assistente para você escolher o modelo de seu álbum.na aba de cima você pode decidir qual categoria de álbum você gostaria de utilizar. Após isso você deve escolher se deseja criar um álbum através do assistente de montagem rápida com um tema pré selecionado ou álbum vazio. Se você escolheu montagem rápida será mostrado no assistente vários temas para o seu álbum.após escolher seu tema basta clicar em avançar. Caso tenha escolhido álbum vazio você será redirecionado para a montagem do álbum.

25 3.1 Comando Criar Novos Álbuns de Foto Criar Novo:Abre um assistente para criação de um álbum personalizado Clique em SELECIONAR IMAGENS para escolher as fotos para o álbum. Escolha a pasta que está com suas fotos.e selecione clicando sobre elas as que você quiser colocar no álbum. Podendo usar atalhos como SELECIONAR TODAS ou DESMARCAR todas. Você também pode usar as categorias Por Nome, Por data(mais antigas) e Por data(mais recentes) para visualizar suas fotos e o atalho zoom para aumentar a imagem delas e facilitar a sua escolha.após a escolha é só clicar em ok para continuar. Após voltar para este menu, ele ira mostrar quantas imagens você selecionou e aproximadamente quantas páginas seu álbum ira ter basta.em seguida basta clicar em avançar para continuar a montagem.

26 3.1 Comando Criar Novos Álbuns de Foto Clicando em VISUALIZAR IMAGENS o assistente mostrara as imagens selecionadas para o álbum.para continuar clicar em avançar. Em seguida você tem a opção de adicionar uma legenda a capa ou a primeira página de seu álbum não excedendo 30 letras.caso não queira basta clicar em AVANÇAR. Seu assistente de criação ira mostrar todas as informações que você escolheu referente ao seu álbum personalizado.clique em CONCLUIR para começar a adicionar suas fotos.

27 3.2 Comando Importar Importar: Insere um modelo de álbum já começado na área de armazenamento. Para se importar um álbum que já havia sido começado, deve-se clicar em importar para que se abra um assistente. No assistente deve se escolher a pasta que o arquivo esta salvo,em seguida o projeto do álbum a ser aberto. Após isso clicar em avançar. Em seguida você deve escolher o diretório e a pasta em que estão armazenadas as imagens que você deseja colocar no álbum. E clicar em avançar para continuar. Para finalizar deve se clicar no botão concluir para que o modelo e as imagens sejam abertos no assistente de montagem de álbuns.

28 3.3 Comando Exportar Exportar: Guarda um modelo de álbum já começado. Basta selecionar um álbum e clicar no botão exportar para abrir o assistente. Em seguida será aberto um guia para salvar seu modelo de álbum.deve se escolher um diretório e um nome para o arquivo.em seguida clicar em avançar para continuar Para finalizar deve se clicar no botão concluir para que o modelo seja salvo para que possa ser utilizado novamente.

29 3.4 Comando Excluir Excluir: O comando excluir deleta o modelo de álbum montado e salvo Basta selecionar um álbum e clicar no botão excluir. O álbum será retirado automaticamente da área de armazenamento.

30 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Arquivo abre os comandos relacionados ao destino dos seus álbuns já iniciados. Salvar: Salvar um arquivo existente. Salvar como: Salvar um arquivo em uso e nomeá-lo. Salvar página como layout: Salvar um layout de página como template. Compartilhar on-line: Enviar on-line o layout do livro para alguém. Detectar erros no projeto: Detecta erros no projeto e o exibe para correção Enviar para youbook: Enviar para impressão. Fechar: Fecha o assistente de criação aberto. Sair: Sair do programa.. O comando Salvar página como layout cria um template baseado num layout feito pelo usuário do programa, e o salva no Menu Inferior.

31 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Editar do menu de criação abre os comandos relacionados as rotinas de criação do álbum. Salvar: Salvar um arquivo existente. Salvar como: Salvar um arquivo em uso e nomeá-lo. Salvar página como layout: Salvar um layout de página como template. Compartilhar Desfazer on-line: : Desfazer Enviara on-line última ação o layout do livro para alguém. Detectar Refazer: erros norefazer projeto: a última Detectação erros no projeto e o exibe para correção Enviar para Recortar: youbook: Recortar Enviar uma para imagem impressão. ou elemento em uso Fechar: Copiar: Fecha ocopiar assistente umade imagem criaçãouaberto. elemento em uso Sair: Sair Colar: do programa.. Colar uma imagem ou elemento em uso Excluir: Excluir um elemento criado ou manipulado Duplicar: Duplica a imagem selecionada. Alterar álbum: Alterar dimensões e/ou modelo de livro Editar texto: Alterar um texto existente Excluir página: Excluir uma página Limpar página: Limpar imagens e/ou elementos da página Remover pano de fundo da página: Remover imagem usada como fundo Remover Sobreposição do Plano de Fundo: Remover imagem sobreposta ao fundo Remover imagem: Remover imagem inserida Remover borda: Remover borda inserida Remover borda externa: Remove borda externa inserida Remover forma : Remove forma inserida Preferências: Aplicar alterações pessoais ao programa Os comandos desta pasta são utilizados para auxiliar a montagem de seu álbum.

32 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Inserir abre os comandos relacionados a inserção de imagens e elementos no photobook. Inserir nova página: Inserir página adicional Acrescentar nova página: Adicionar páginas adicionais no final do livro Nova legenda: Inserir caixa de texto Nova imagem: Inserir novo frame para fotografia Frames são os espaços onde as fotografias serão inseridas.

33 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Formatar abre os comandos relacionados a tratamentos de imagens e/ou elementos visuais. Filtrar: Aplicar filtros em imagens selecionadas Esmaecer: Reduzir a tenacidade das imagens Aprimoramento da imagem: Tratamento das imagens inseridas Ajustar quadro à imagem: Ajustar a dimensão do frame em relação ao tamanho original da imagem inserida. Adicionar Sombreamento: Aplicar sombra na imagem selecionada Aplicar tema ao álbum: Abre um guia para escolher e aplicar um tema no livro Os sub-comandos aparecem somente quando o comando pertinente é selecionado.

34 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum O comando Filtrar abre uma caixa com três sub-comandos que complementam a seleção. Remover filtro: Remover o filtro previamente aplicado numa imagem Filtro P&B: Conversão de imagem para P&B Filtro sépia: Conversão de imagem para sépia Para que os sub-comandos proporcionem o efeito esperado, é preciso que a imagem seja previamente selecionada.

35 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum O comando Esmaecer abre uma caixa com quatro opções de redução de tenacidade, que complementam a seleção. Quando maior o percentual de redução aplicado, mais amena fica a imagem final A redução de tenacidade pode ser utilizada, principalmente, quando uma fotografia é usada como pano de fundo em uma página.

36 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum O comando Aprimoramento de imagem permite aperfeiçoar problemas comuns com rapidez e facilidade. Limpar imagem perfeitamente: Limpa a imagem selecionada perfeitamente. Limpar todas as imagens perfeitamente: Limpa todas as imagens do álbum perfeitamente. Remover limpeza perfeita de tudo: Remove a limpeza perfeita de todas as imagens. Aprimora a imagem através das funções tonalidade da pele,nitidez e vibração das cores

37 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Layout abre os comandos relacionados à organização das imagens e elementos visuais dentro das páginas do livro. Distribuir imagens: Inserir as imagens carregadas pelas páginas do livro Alinhamento: Alinha visualmente imagens selecionadas Ordenar: Posicionar imagens em relação às demais Girar: Girar as fotos em torno do seu eixo Posição e tamanho: Redefinição de posição e tamanho de imagens Os comandos desta pasta são similares aos encontrados no PowerPoint 2007.

38 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum O comando Alinhar abre uma caixa com seis opções de alinhamento. Para alinhar imagens e/ou elementos, é preciso selecioná-los previamente. Você pode estabelecer até dois parâmetros de alinhamento, mas para isso os comandos devem ser aplicados separadamente.

39 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum O comando Ordenar abre uma caixa com quatro opções de ordenação. È possível ordenar imagens selecionando-as entre um grupo ou em relação a uma outra específica. A seleção deve ser feita somente na imagem e/ou elementos que será ordenado em relação aos demais.

40 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum O comando Girar abre uma caixa com duas opções de giro e uma para cancelamento da ação. O giro é sempre feito em relação ao centro da imagem e/ou elemento selecionado. O cancelamento de giro restaura a posição original da imagem e/ou elemento selecionado

41 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Visualizar abre os comandos relacionados à visualização do livro durante o processo de editoração. Página adjacentes: Exibe páginas adjacentes na área de trabalho Uma página: Exibe apenas uma página na área de trabalho Configuração da grade: Opções da grade Exibir grade: Aplicar a grade na página em construção Prender na grade: Encaixar imagens e/ou elementos na grade Exibir sangramento: Exibe o espaço total da grade na página.\ Estes comandos também são destinados à facilitar a composição das páginas do livro.

42 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta projeto mostra os trabalhos que já foram começados. Projetos: Exibe os projetos que estão sendo criados como álbuns, calendários, cartões e etc... Utilizando esta ferramenta é possível montar diversos tipos de projetos ao mesmo tempo sem precisar encerrá-los,como álbuns,pôsteres,cartões e calendários.

43 4.1 Barra de Ferramentas do Álbum A pasta Ajuda abre links para conteúdos referentes ao programa. Guia do usuário: Link para um guia com informações para uso do programa Guia do usuário: Link para um guia com informações para o uso do programa Verificar atualizações: Verifica atualizações disponíveis para programa Verificar atualizações: Verifica atualizações disponíveis para o programa. Sobre: Dados gerais do programa. Sobre: Dados gerais do programa. Créditos:Dedicatória as empresas desenvolvedoras do programa Créditos:Dedicatória as empresas desenvolvedoras do programa Os conteúdos estão hospedados dentro do site em páginas previamente configuradas. Para acessá-las, é preciso que o computador do usuários esteja conectado à Internet.

44 4.2 Atalhos para edição do álbum. Álbuns de foto Selecionar objetos Álbuns de fotos: Inicia uma página para criação do seu Álbum personalizado. Seleciona os objetos do álbum com um click. Adicionar moldura de imagem Adicionar/editar legenda Adiciona uma moldura sobre a imagem selecionada. Adiciona uma nova caixa de texto ou edita a legenda selecionada

45 4.2 Atalhos para edição do álbum. Ir para capa Ir para página anterior Vai para a capa do álbum. Volta a página anterior do álbum. Ir para a próxima página Ir para a contracapa Vai para a próxima página do álbum. Vai para a contra-capa do álbum.

46 4.2 Atalhos para edição do álbum. Ampliar álbum Reduzir álbum Amplia o tamanho da exibição das páginas do álbum. Reduz o tamanho da exibição das páginas do álbum. Ajustar página Tamanho real Ajusta a página ampliada ou reduzida para exibição padrão. Exibe o tamanho real do álbum.

47 4.2 Atalhos para edição do álbum.. Alinhamento Centralizar na página. Alinha visualmente imagens selecionadas. Centraliza a imagem selecionada para o meio da página. Centralizar horizontalmente na página Centralizar verticalmente na página Centraliza a imagem selecionada horizontalmente na página. Centraliza a imagem selecionada verticalmente na página.

48 4.2 Atalhos para edição do álbum. Para frente do objeto. Trazer para frente. Coloca a imagem selecionada para frente de um objeto. Coloca a imagem para frente de todas as imagens da página. Para trás do objeto. Enviar para trás. Coloca a imagem selecionada para trás de um objeto. Coloca a imagem selecionada para trás de todas imagens da página.

49 4.2 Atalhos para edição do álbum. Girar no sentido horário. Girar no sentido anti-horário. Gira a imagem para o sentido horário Gira a imagem para o sentido horário Cancelar rotações Adicionar sombreamento Cancela todas as rotações feitas na imagem. Aplicar sombra na imagem selecionada

50 4.2 Atalhos para edição do álbum. Ampliar Reduzir Amplia a imagem selecionada. Reduz a imagem selecionada. Ajustar quadro a imagem. Remover filtro Ajustar a dimensão do frame em relação ao tamanho original da imagem inserida. Remover filtro previamente aplica numa imagem.

51 4.2 Atalhos para edição do álbum. Filtro P&B Filtro Sépia Conversão de imagem para P&B Conversão de imagem para Sépia Esmaecimento de Imagem Limpar imagem perfeitamente Reduzir tenacidade da imagem. Aprimora a imagem através das funções tonalidade da pele,nitidez e vibração das cores

52 4.2 Atalhos para edição do álbum. Adicionar Imagem Abre um assistente para adicionar mais imagens no navegador. Adicionar pasta com imagem Abre um assistente para adicionar uma pasta de fotos no navegador. Ocultar imagens usadas Oculta as imagens usadas. Limpar navegador de imagem Exclui todas as imagens exibidas no navegador de imagem.

53 5-1 Pastas de trabalho Todos os elementos visuais que fazem parte da composição do livro fotográfico são organizados em pastas. Os elementos são inseridos na área destinada à composição do livro fotográfico através do sistema clique e arraste.

54 5-1 Pastas de trabalho A pasta Planos de fundo de página armazena imagens para utilização como fundo das páginas do photobook. As imagens podem ser aplicadas em páginas simples ou duplas.

55 5-1 Pastas de trabalho A pasta Layouts de páginas armazena os arranjos pré-definidos dos frames. Com o layout é possível organizar as imagens de uma forma bem mais rápida e fácil.

56 5-1 Pastas de trabalho A pasta Bordas de imagem apresenta as bordas para aplicação nas fotografias. As bordas de imagem podem ser utilizadas para destacar as fotografias em relação ao plano de fundo utilizado, assim como para proporcionar apresentação estética diferenciada.

57 5-1 Pastas de trabalho A pasta Formas de imagem apresenta formas geométricas, letras e grades para aplicação nas imagens. As formas podem ser aplicadas nas fotos para deixá-las com diferentes visuais.

58 5-1 Pastas de trabalho A pasta Clip art apresenta uma coleção de desenhos para serem aplicados em seu álbum. Os clip-arts podem ser utilizados tanto como plano de fundo quanto enfeite nas páginas.

59 5-1 Pastas de trabalho A pasta Temas reúne temas diferenciados para aplicação no photobook inteiro. A aplicação do tema é feita no livro todo em uma única vez, mas é possível ajustá-lo posteriormente.

60 5-1 Pastas de trabalho A pasta Modelos de álbuns reúne os mais variados tipos de combinações de temas e frames. Pode se usar os modelos de álbum para todos tipos de eventos.

61 5.2 Inserindo Imagens Para inserir imagens clique na imagem escolhida e arraste ate o álbum Em seguida o assistente vai lhe mostrar algumas opções para sua aplicação. Após a escolha a foto será inserida.

62 5.3 Inserindo Planos de Fundo. Para inserir imagens selecione a pasta de trabalho Plano de Fundo da página. Para adicionar um plano de fundo a sua página clique no plano escolhido e arraste até a página selecionada. Em seguida. o assistente lhe dará algumas opções para aplicação.após sua escolha o fundo será inserido. Para modificar o plano de fundo novamente basta seguir os mesmos passos anteriormente.

63 5.4 Inserindo um Layout. Para inserir um novo layout selecione a pasta de trabalho Layout de páginas. Clique sobre o layout de frames escolhido e arraste-o. Solte-o sobre. a página em construção. A imagem automaticamente será movida para o frame.

64 5.4 Inserindo um Layout Para modificar ou criar um layout clique aqui. Em seguida clique na página com o botão direito do mouse.e selecione a opção que deseja adicionar em seu layout. Você pode. escolher entre inserir um quadro de imagem paisagem, um quadro de imagem retrato ou uma nova legenda. Para finalizar clicar em salvar layout.e ele será salvo e adicionado a sua barra de layouts para ser utilizado em suas próximas criações.para voltar a montagem clique na barra Retornar ao álbum.

65 5.5 Inserindo Bordas Neste atalho se pode escolher qual tipo de borda colocar. Para inserir uma borda selecione a pasta de trabalho Bordas de imagem. Clique sobre a borda escolhida e arraste-a Solte-a sobre a imagem desejada. E a borda será automaticamente inserida.

66 5.6 Inserindo Formas de imagem Neste atalho se pode escolher qual tipo de forma colocar. Para inserir uma forma de imagem selecione a pasta de trabalho Forma de imagem. Clique sobre a forma escolhida e arraste-a Solte-a sobre a imagem desejada. E a forma será automaticamente inserida.

67 5.7 Inserindo Clip-art Neste atalho se pode escolher qual tipo de Clip-art colocar. Para inserir um Clip-art selecione a pasta de trabalho Clip-art. Clique sobre a imagem escolhida e arraste-a até página. Solte a imagem e em seguida o assistente lhe dará algumas opções para aplicação. Após sua escolha a imagem será inserida.

68 5.8 Inserindo Temas. Para inserir um tema selecione a pasta de trabalho Temas. Clique sobre o tema escolhido arraste-o até a página. Solte e o tema será automaticamente inserido em todas as páginas.

69 5.9 Inserindo Modelos de Álbum. Para inserir modelo de álbum selecione a pasta de trabalho Modelos de Álbum. Clique sobre o tema escolhido arraste-o, e solte a na página. Em seguida o assistente vai perguntar se você quer aplicar o modelo em todas as imagens. Confirmando o modelo será inserido em todas as páginas.

70 5.9 Compartilhar Imagens.. Você também pode compartilhar seu álbum enviando para seus conhecidos clicando no ícone Compartilhar Online. Escreva o titulo do álbum e a descrição dele. O é opcional. Em seguida clique em Set Info. Escreva o endereço de de quem você quer enviar o álbum e embaixo o seu. Em seguida basta clicar em Send para enviar o

71 5.9 Atalhos para o Compartilhamento de Imagens.. Volta para a primeira página do álbum. Volta para a pagina anterior do álbum. Avança para a próxima pagina do álbum. Avança para a última pagina.

72 5.9 Atalhos para o Compartilhamento de Imagens.. Passa as páginas do álbum seqüencialmente em forma de apresentação. Pausa a apresentação do álbum. Clicando no botão de zoom uma janela será aberta.puxando a barrinha dela para a direita a imagem é aumentada e puxando para a esquerda reduzida. Mostra as páginas do álbum.

73 5.9 Atalhos para o Compartilhamento de Imagens.. Exibe o numero das próximas páginas do álbum. Exibe o número das páginas anteriores do álbum.

74 7.1 Encaminhando para produção Para enviar o álbum, clique em Enviar para youbook. Verifique a mensagem e Prossiga com a impressão. Leia as informações finais e clique em Continuar. Anote o número do pedido. Clique em ok e continue a compra pelo site.

75 7.1 Encaminhando para produção Seu photobook será impresso em sistema digital e montado conforme os itens de personalização indicados por você no carrinho de compras.. No site você será exibido todos os dados de seu pedido e o frete a ser calculado, em razão do frete indicado. Caso você tenha algum cupom de desconto basta digitar código.

76 8.1 Informações complementares Caso você tenha dúvidas sobre o uso do software, sobre o sistema youbook ou sobre outras questões pertinentes, entre no nosso site e acesse a área Dúvidas Freqüentes (FAQ). Se desejar informações adicionais, entre em contato por meio da nossa Central de Atendimento. Este Guia do Usuário pode ser livremente distribuído e reproduzido, todo ou em partes, desde que sejam mantidas as suas características originais e que seja citada a sua fonte.

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Tutorial do programa

Tutorial do programa 1 Tutorial do programa I. Guia Rápido 1. Clique no produto. 2. Clique na pasta de imagens. 3. Clique em preenchimento auto. 4. Verificar pedido. 5. Finalizar pedido. 6. Fazer pagamento / Entrega. 7. Fazer

Leia mais

BrOffice.org - Impress

BrOffice.org - Impress BrOffice.org Impress 1 BrOffice.org - Impress Programa de apresentação, utilizado para criação e manipulação de slides. Os slides criados para uma eletrônica podem conter texto, gráficos, objetos, formas,

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926

Seu manual do usuário DYMO LABEL V.8 http://pt.yourpdfguides.com/dref/2816926 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para DYMO LABEL V.8. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a DYMO LABEL V.8

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE

MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE MANUAL DO USUÁRIO DE SOFTWARE P-touch P700 O conteúdo deste manual e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. A Brother reserva-se o direito de fazer alterações sem

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Copyright 2010, MundoClick Produtora de Internet. Todos os Direitos Reservados

Copyright 2010, MundoClick Produtora de Internet. Todos os Direitos Reservados 1 Apresentação Este manual tem o intuito de orientar a utilização da ferramenta Loja Virtual. Através de descrições, passo a passo e imagens o objetivo é facilitar o uso, oferecer dicas e mostrar os pontos

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Superprovas Versão 9

Superprovas Versão 9 Superprovas Versão 9 1. Introdução...2 2. Novos Recursos Adicionados...4 3. Janela Principal...7 4. Janela de Questões...11 5. Janela de Desempenho...12 6. Barras de Ferramentas...13 7. Teclas de Atalho...14

Leia mais

PowerPoint 2003 - Básico

PowerPoint 2003 - Básico PowerPoint 2003 - Básico Sumário Apresentação Capítulo 1 - Conhecendo o PowerPoint 1.1 Iniciando o PowerPoint 2003 1.2 Conhecendo a tela 1.3 Assistente de autoconteúdo Capítulo 2 - Iniciando uma Apresentação

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO

MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO ÍNDICE Relatórios Dinâmicos... 3 Requisitos de Sistema... 4 Estrutura de Dados... 5 Operadores... 6 Tabelas... 7 Tabelas x Campos... 9 Temas... 13 Hierarquia Relacionamento...

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller BrOffice Impress FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta Objetivos: Apresentar conceitos básicos sobre software livre e informática. Apresentar a interface do BrOffice

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8

Guia do Usuário. DYMO Label TM. v.8 Guia do Usuário DYMO Label TM v.8 Copyright 2012 Sanford, L.P. Todos os direitos reservados. Revisado em 6/11/2012. Nenhuma parte deste documento ou do software pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Microsoft Word 97 Básico

Microsoft Word 97 Básico Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da Terceira Região Microsoft Word 97 Básico DIMI - Divisão de Microinformática e Redes Índice: I. Executando o Word... 4 II. A tela do Word 97... 6 III. Digitando

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

Manual do Usuário. Sumário

Manual do Usuário. Sumário Manual do Usuário Sumário Login... 2 Tela inicial (Dashboard)... 3 Modelo Operacional... 4 Agrupamentos de Menus... 6 Conteúdos / Notícias / Eventos... 9 Capas... 14 Repositório de Arquivos... 17 Enquetes...

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

OpenOffice Calc. Por: Leandro Dalcero

OpenOffice Calc. Por: Leandro Dalcero OpenOffice Calc Por: Leandro Dalcero Índice... 1. Iniciando o Calc 1.0 2. Componentes básico da janela do Calc...... 3. Menu Arquivo... 3.1.Novo 3.2.Abrir... 3.3.Piloto Automático...... 3.4.Fechar 3.5.Salvar......

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO SARA - PC SCANNER COM VOZ

MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO SARA - PC SCANNER COM VOZ MANUAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO SARA - PC SCANNER COM VOZ VERSÃO 9.0.1.5 SARA - PC Scanner com Voz Freedom Scientific 1 Sumário SARA PC Scanner com Voz... 3 Botões do Scanner... 3 Software do Scanner:...

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento

As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento Clique na aba Exibição Logo abaixo, selecione os itens Régua, Linhas de Grade e Guias Note

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROGRAMA PRO-ÍRIS (Controle Clínico e Irisdiagnose)

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROGRAMA PRO-ÍRIS (Controle Clínico e Irisdiagnose) MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROGRAMA PRO-ÍRIS (Controle Clínico e Irisdiagnose) O Programa Pró Íris foi desenvolvido pela Castells, visando tornar-se uma valiosa ferramenta auxiliar de ajuda ao profissional da

Leia mais

OpenOffice Writer. Por: Leandro Dalcero

OpenOffice Writer. Por: Leandro Dalcero OpenOffice Writer Por: Leandro Dalcero Índice 1 Iniciando o Writer... Pág. 1 2 Componentes básicos da janela do Writer... Pág. 1 3 Menu Arquivo... Pág. 3 3.1 Novo... Pág. 3 3.2 Abrir... Pág. 3 3.3 Piloto

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Referência rápida do HP Photo Printing

Referência rápida do HP Photo Printing Trazer imagens para a galeria de fotos Use qualquer um dos métodos a seguir para adicionar imagens à galeria de fotos. A galeria de fotos é a tela à esquerda no software HP Photo Printing e é o ponto de

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

Clique no menu Cadastrar para exibir as opções e clique na opção Arquivo. (Figura 1.1)

Clique no menu Cadastrar para exibir as opções e clique na opção Arquivo. (Figura 1.1) 1 - Manual de Utilização do Portal 1.1 - Cadastros de Arquivos O cadastro de arquivos serve para você enviar um arquivo para o banco de arquivos do Portal, ficando disponível para associá-lo a um conteúdo

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo.

Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. Bem-vindo! Prazer em conhecê-lo. A nova ferramenta para a confecção de livros do Blurb, o BookWright, foi projetado para ser o mais intuitivo possível, mas duas cabeças não pensam da mesma forma. E todos

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

Dados contadores de história. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Dados contadores de história. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Dados contadores de história Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik,

Leia mais

Seu manual do usuário ARCSOFT PHOTOBASE http://pt.yourpdfguides.com/dref/536271

Seu manual do usuário ARCSOFT PHOTOBASE http://pt.yourpdfguides.com/dref/536271 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ARCSOFT PHOTOBASE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Questões Microsoft PowerPoint 2003

Questões Microsoft PowerPoint 2003 1. 2009.Cespe.MMA.MOF.Por meio de editores de texto e planilhas eletrônicas, é possível criar links para arquivos disponíveis na Internet, a partir da digitação do endereço de destino do arquivo no documento

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais