DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE"

Transcrição

1 DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE

2

3 Etapas da formação docente Fases de maior relevância, no sentido da prevenção do mal-estar docente; Necessidade de alterações nos enfoques formativos e nos conteúdos da formação inicial. História pregressa Formação Inicial (acadêmica) Formação inicial (docência) Formação continuada Elementos enraizadores do processo de formação docente. Sem enfrentar a renovação de objetivos da formação inicial, será difícil quebrar a resistência dos professores à mudança, de forma que esse fator pode impedir ou retardar a adaptação de nossos sistemas educacionais às exigências mutáveis do conhecimento (ESTEVE, 2004)

4 FORMAÇÃO INICIAL E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA Há um desequilíbrio entre a formação docente e o contexto social. Impactos da dinâmica social, mudanças no contexto social, geram novas demandas no contexto educativo; Necessidade de reconhecer a existência de novas dificuldades para exercer a docência; Necessidade de alterações nos enfoques formativos e nos conteúdos da formação inicial. Esteve (2004)

5

6 FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Período fundamental na carreira de qualquer professor, pois: é a etapa de iniciação à prática profissional de experiências mais marcantes ; Etapa em que os professores sentem maior necessidade de aprendizagem estando mais susceptivos às sugestões; Único período do percurso profissional em que está institucionalmente previsto acompanhamento e orientação. Uma otimização dessa etapa pode contribuir para uma perspectiva de maior confiança, dedicação e motivação relativamente ao resto da carreira. Jesus (2002)

7 A MOTIVAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE A profissão docente perdeu seu poder atrativo nos últimos anos e cada vez mais é uma escolha secundária ou por ausência de melhores alternativas profissionais; Falta de motivação dos professores é um sintoma de mal-estar docente: Em termos cognitivos, através de seu projeto de abandono da profissão docente; Em termos comportamentais, através do absentismo e de um menor empenho nas suas atividades profissionais. Jesus (1996)

8 A MOTIVAÇÃO NA PREVENÇÃO DO MAL-ESTAR E PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE Importante na formação inicial a superação do choque com a realidade ; e Que a profissão docente possa ser vivida com motivação e entusiasmo, constituindo um meio de realização pessoal. Mosquera (1984)

9 Estudos sobre motivação e desenvolvimento profissional em início de docência Huberman (1989) Jesus (2004) - Fases Esteve (1992) - Grupos Sobrevivência, se o confronto com a realidade escolar tiver sido problemática Os insatisfeitos com conduta flutuante Descoberta, no caso de vivências de sucesso, entusiasmo e satisfaçãocom as novas experiências Os que se realizam na profissão docente Indiferença, se o professor escolheu a profissão docente por falta de alternativas profissionais Os que se implicam ao mínimo nas tarefas profissionais

10 Implicações pela falta de motivação docente Muitos professores, desiludidos e insatisfeitos com a profissão docente, reduzem o seu esforço ao mínimo, diminuindo a sua implicação pessoal, como forma de evitarem seres postos em situações de conflito; Com a dificuldade em arranjar outro emprego, a atitude mais frequente por parte destes professores é manterem o desejo de abandonar a profissão sem o concretizarem na realidade; Recorrência a mecanismos de evasão dos problemas quotidianos: à inibição, à rotina e ao absentismo. Não há satisfação, motivação e nem identificação com o trabalho que realiza, encarando a profissão docente como um mero meio de subsistência.

11 Jesus (2001) Mal-estar docente: problema complexo Não há receitas Prevenção passa pela formação caracterizada com: Satisfação e autoconfiança; Motivação; Desenvolvimento pessoal e interpessoal.

12 Formação educacional pode contribuir: Desenvolvimento de competências ou qualidades que o sujeito possui Realização profissional e bem-estar Estratégias de coping (recursos cognitivos e comportamentais) Jesus (2002)

13 Desenvolvimentos motivacionais previstos nos professores em início de carreira decorrentes do processo de estágio pedagógico Fonte: Jesus (1996, p. 158)

14 Importância da formação inicial na Licenciatura Único período da formação docente em que está institucionalmente previsto acompanhamento e orientação; Envolve sobretudo compromissos recíprocos; Oportunidades e dos processos de formação proporcionados aos futuros professores nas instituições na Universidade; Motivação à aprendizagem; Nova postura e exercício do lema: aprender a aprender.

15 DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

16 QUESTIONÁRIO (último ano como Lienciandos) Categorias emergidas Categoria 1 Categoria 2 Categoria 3 Categoria 4 Motivação de ingresso no curso de licenciatura Formação na licenciatura: vivências e necessidades percebidas Mal-estar no contexto formativo: potenciais fontes, consequências e estratégias de enfrentamento Perspectivas de realização e desenvolvimento pessoal e profissional

17 ENTREVISTAS (primeiro ano como docentes) Categorias emergidas Categoria 1 Categoria 2 Categoria 3 Categoria 4 Motivação de ingresso na vida docente Início da docência: contribuições da formação pedagógica e percepção de eficácia profissional Mal-estar no contexto da docência: potenciais fontes, consequências e estratégias de enfrentamento Perspectivas de realização e desenvolvimento pessoal e profissional

18 Na Licenciatura Categoria 1: Motivação no ingresso no curso de licenciatura Influência de pessoas ligadas à família Influência de convivência com pessoas ligadas à Educação Vivências/Afinidade com a área Sentimento de vocação, gosto, admiração pela área Maior acessibilidade de trabalho e relação dos custos com o curso

19 Como docentes Categoria 1: Motivação de ingresso na vida docente - Diminuição da motivação inicial influenciada por conta do choque com a realidade ; - Pensamento de mudança de profissão.

20 Na Licenciatura Categoria 2: Formação na licenciatura: vivências e necessidades percebidas Confronto com situações reais da profissão docente permitiu fazer uma auto avaliação da vocação/competência para ser professor. Sucessos nas relações interpessoais no contexto educativo. Sucessos no processo de ensino e aprendizagem. Relação de discrepância entre o verificado na licenciatura e o que realmente acontece na realidade. Sugerem: - Aumento da carga horária do processo de formação; - Aumento das atividades práticas e diminuição das teóricas; - Maior apoio dos professores e das escolas; - Maior acompanhamento dos docentes da instituição de ensino

21 Na Docência Categoria 2 - Formação na licenciatura: vivências e Contribuições da formação pedagógica. Percepção de eficácia profissional. necessidades percebidas - Práticas pedagógicas na licenciatura como de fundamental importância para formação ao exercício da docência; - Necessidade de maior carga horária para atender as demandas de práticas de ensino; - Necessidade de adequar mais os conteúdos da licenciatura com a realidade escolar; - Falta de experiência mediante diversidade de tarefas; - Dificuldades iniciais na docência superaram as expectativas planificadas anteriormente na licenciatura. - Início da docência - fase mais difícil - exigiu uma rápida adaptação; - Evolução das relações interpessoais a partir do início da docência; - Maior entrosamento interpessoal em trabalhos em grupos; - Dificuldades em lidar com desníveis de aprendizado escolar, necessidades de conhecimentos mínimos e prévios dos alunos e o desinteresse para o estudo.

22 Na Licenciatura Categoria 3: Mal-estar no contexto formativo Fontes Conseq. Estrat. - Insegurança relacional; - Sobrecarga de trabalhos (vida acadêmica, profissional e familiar); - Desvalorização social da profissão docente; - Atitudes/posturas negativas no contexto escolar: violência na escola, indisciplina dos alunos e a falta de responsabilidade social de docentes; - Falta de recursos financeiros para manter os estudos; - Dificuldades nas relações com professores das escolas. - Cansaço físico e mental; - Dificuldades conciliar dupla função (estudo e trabalho); - Dificuldades em conciliar vida acadêmica/profissional / vida privada sujeitos encontraram soluções para os problemas por meio de estratégias adequadas. 20 licenciandos do total de 43 respondentes, não encontraram soluções. -Buscam apoio dos professores orientadores; -Procuram se qualificar em estudos e utilização de metodologias diversificadas; - Desenvolvimento do diálogo.

23 Na docência Categoria 3 - Mal-estar no contexto da docência: potenciais fontes, consequências e estratégias de enfrentamento Potenciais fatores Conseq. Estrat. - Indisciplina dos alunos; - Falta de interesse dos alunos pela aprendizagem; - Existência de um clima de insegurança nos docentes; - Desunião dos professores; - Insegurança de vínculo no trabalho; - Falta de confiança no seu trabalho; - Falta de apoio pedagógico aos docentes iniciantes por parte dos demais profissionais da escola; - Necessidade de reconhecer a escola mais pelos seus feitos positivos; - Falta de apoio psicológico aos docentes. - Sentimento de frustração; - Estresse provocado pelo acúmulo e sobrecarga de trabalho; - Sentimento de medo; - Isolamento. - Estratégias de trabalho coletivo; - Tentativas de planificar de forma mais detalhada seu plano de aula; - Busca por estudos específicos.

24 Na Licenciatura Cat. 4: Perspectivas de realização e desenvolvimento pessoal e profissional Sub-categoria Indicações Como visualizam a futura carreira como docente: pessoal e profissional - Maior dedicação à vida pessoal; - Realização pessoal e profissional (ser professor); - Desejo de boa atuação e reconhecimento profissional; - Motivação para a pesquisa. Desejam continuar na docência? Sim: 59 - Não: 0 Já pensaram optar por outra profissão? Sim: 25 - Não: 34

25 Na docência Categoria 4: Perspectivas de realização e desenvolvimento pessoal e profissional - Desejo manifesto de interesse sobre a continuidade na profissão; - Experimentação para melhor adaptação; - Ampliação de suas formações em sentido continuado; - Necessidade de estabilidade profissional.

26 Evidências levantadas na formação acadêmica e transição para docência X tese proposta: - Descompasso na formação inicial; - Teoria/prática; - Relação Universidade/Escola. - Falta de apoio pedagógico (escola; colegas); - Contexto escolar muito difícil; - Desmotivação. - Falta de apoio psicológico; - Situações de malestar;

27 Necessidade de repensar a formação de professores na Licenciatura Temos salientado que: [...] o desenvolvimento de uma linha de trabalho na perspectiva da promoção do bem-estar docente, para os professores brasileiros, deva receber mais estudos e aglutinar ideias muito mais profundas, no sentido da intervenção preventiva, já iniciando nos cursos de licenciaturas. (SAMPAIO e STOBÄUS, 2009, p. 10)

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O BEM-ESTAR DISCENTE/DOCENTE OBJETIVO GERAL Propiciar meios para o desenvolvimento de estratégias para gerir situações de mal-estar discente/docente e formação de competências

Leia mais

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: alegrias e desafios vivenciados por professores de inglês

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: alegrias e desafios vivenciados por professores de inglês NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: alegrias e desafios vivenciados por professores de inglês Ravena Linda Queiroz Evans-UESPI ravenaevans@hotmail.com Renata Cristina

Leia mais

1. Introdução. Adultos do município do Rio de Janeiro. 1 Em 2009, cerca de 30 mil alunos estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e

1. Introdução. Adultos do município do Rio de Janeiro. 1 Em 2009, cerca de 30 mil alunos estão matriculados no Programa de Educação de Jovens e 1. Introdução Naturalmente a pesquisa em eficácia escolar tem muitas contribuições para a compreensão das estruturas internas da escola associadas ao aprendizado do aluno. Nigel Brooke e José Francisco

Leia mais

O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Patrícia do Nascimento Fernandes 1, Sandro Rogério Vargas Ustra 2 1, 2 Universidade Federal de Uberlândia UFU 1 patty_nascimento@hotmail.com,

Leia mais

Margarida Maria Antunes Silva Pereira - O Futuro de uma Ilusão: (In)Satisfação, Paradoxos e Desafios na Profissão Docente APÊNDICES

Margarida Maria Antunes Silva Pereira - O Futuro de uma Ilusão: (In)Satisfação, Paradoxos e Desafios na Profissão Docente APÊNDICES Profissão Docente APÊNDICES I Profissão Docente Apêndice 1 Questionário aplicado Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Mestrado em Ciências da Educação Inquérito Este inquérito faz parte de

Leia mais

Educação inclusiva: deficiências da formação e da prática docente

Educação inclusiva: deficiências da formação e da prática docente Educação inclusiva: deficiências da formação e da prática docente Ana Paula da Silva 1 Eixo Temático: Formação de professores e inclusão RESUMO O presente trabalho, objetiva realizar uma reflexão sobre

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO Maria Augusta Nascimento (FCTUC) guy@mat.uc.pt http://www.mat.uc.pt/~guy Resumo Apresenta-se brevemente um dos estudos realizados no âmbito de uma

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS FRAGILIDADES E DESAFIOS

A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS FRAGILIDADES E DESAFIOS A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS FRAGILIDADES E DESAFIOS Introdução Fernanda Oliveira Costa Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fernanda.ocg@terra.com.br Este artigo apresenta parte de uma pesquisa

Leia mais

Plano de Promoção do Sucesso. Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha

Plano de Promoção do Sucesso. Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha Plano de Promoção do Sucesso Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha Aprovado em Conselho Pedagógico em 23/01/2019 PROGRAMA ANCORAGEM - Leitura e escrita. - Fontes de identificação: professores titulares

Leia mais

Aprender e Ensinar a Distância. Maria de Fátima Goulão, DCSP, Universidade Aberta

Aprender e Ensinar a Distância. Maria de Fátima Goulão, DCSP, Universidade Aberta Aprender e Ensinar a Distância Maria de Fátima Goulão, DCSP, Universidade Aberta Bolonha e e-learning Escola Superior de Tecnologia-Setúbal, 25 e 26 de Setembro 2006 Uma proposta de reflexão Uma proposta

Leia mais

Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid

Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid Analise do Questionário BID Aplicado no IV Intrapibid * Capítulos; _ Questionário BID; _ Questões em Escala; e Abertas; _ Analise das questões por Capítulo; _ Questionário Supervisores; _ Analise inicial

Leia mais

PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃO

PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃO PROFESSOR INICIANTE: UMA ANÁLISE DE SUA FORMAÇÃO Mírian Xavier Juliana Andrekowisk Couto Mazini Giani Lopes Bergamo Missirian Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Resumo: A constatação da complexidade

Leia mais

1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento

1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento 1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento Celeste Simões* Margarida Gaspar de Matos* Joan Batist-Foguet** *Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa **ESADE, Barcelona o resultado de processos de protecção

Leia mais

Preparação dos inquéritos. A lecionação nos Cursos Profissionais que exigências de formação?

Preparação dos inquéritos. A lecionação nos Cursos Profissionais que exigências de formação? Preparação dos inquéritos A lecionação nos Cursos Profissionais que exigências de formação? Temas (Enquadramento teórico) Informação sobre o estudo e a confidencialidade das informações Autor Questões

Leia mais

UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO

UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO UMA PROFESSORA INICIANTE: UM SONHO, ALGUMAS DIFICULDADES E A ESPERANÇA DE SUPERAÇÃO Fernanda Oliveira Costa Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fernanda.ocg@terra.com.br Introdução Com

Leia mais

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO ESCOLAR: O OLHAR DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Ana Cláudia Veríssimo Machado 1 Ana Paula de A. S. Magalhães 2 Sandra Assunção Negreiros Rodrigues 3 Pôster: GT Diálogos Abertos sobre a Educação

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO ETAPA INTRODUTÓRIA Vigor Físico Impulsividade Escolhas profissionais e amorosas Confirmação da personalidade Assume um papel na sociedade Independência econômica dos pais

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Melissa Carla Streck Bundt Silandra Badch Rosa Pedagogia/ULBRA Cachoeira do Sul melissa.streck@hotmail.com RESUMO Este

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

EXPECTATIVAS DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL TERESINHA NUNES NA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ

EXPECTATIVAS DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL TERESINHA NUNES NA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ EXPECTATIVAS DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL TERESINHA NUNES NA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ Ana Maria Alves da Silva Cosmo Especialista em Docência

Leia mais

AMPLIAÇÃO DO FRAMEWORK DE AVALIAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO: UM OLHAR PARA A EXPERIENCIA DOCENTE

AMPLIAÇÃO DO FRAMEWORK DE AVALIAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO: UM OLHAR PARA A EXPERIENCIA DOCENTE AMPLIAÇÃO DO FRAMEWORK DE AVALIAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO: UM OLHAR PARA A EXPERIENCIA DOCENTE Camila Olivieri Igari Introdução 1. O Método Integrado de Formação Continuada de

Leia mais

FACULDADE CENTRO PAULISTANO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO

FACULDADE CENTRO PAULISTANO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 2 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Artigo 1º - Introdução A necessidade de atenção às dificuldades emocionais e pedagógicas vivenciadas e manifestadas

Leia mais

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL

O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA PROFA. DRA. PATRICIA COLAVITTI BRAGA DISTASSI - DB CONSULTORIA EDUCACIONAL O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA 1. OS PROFESSORES E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA Construtivismo é um referencial explicativo que norteia o planejamento, a avaliação e a intervenção; A concepção construtivista

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR EM INÍCIO DA CARREIRA

A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR EM INÍCIO DA CARREIRA A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR EM INÍCIO DA CARREIRA Carlos Marcelo (Espanha), António Nóvoa (Portugal), Denise Valillant (América Latina); Pesquisadores da Fundação Carlos Chagas (Brasil), Pesquisadores

Leia mais

A importância do monitor para o processo de formação acadêmica, otimizando o aprendizado.

A importância do monitor para o processo de formação acadêmica, otimizando o aprendizado. A importância do monitor para o processo de formação acadêmica, otimizando o aprendizado. Sabrina Silva Antunes; Francimaura Carvalho Medeiros; Antônio Augusto Pereira de Sousa; Verônica Evangelista de

Leia mais

ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR ESTÁGIO E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR Lidiane Rodrigues do Amaral da Silva; Ronaldo Sagrillo; Paola Flores Sturza; Catiane Mazocco Paniz Acadêmica do Curso de Licenciatura

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT

DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT 1 DESAFIOS DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA SEGUNDO OS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO, ALTA FLORESTA - MT RESUMO Tássia Fernanda da Silva Ensinar é uma atividade considerada altamente

Leia mais

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Lúcia Helena Gazólis de Oliveira Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ lhgazolis@gmail.com Formação de professores na universidade Decreto-Lei

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL. Adriana S. Oliveira Botelho 10/06/2011. Adriana Botelho - FORMAÇÃO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM RECURSOS HUMANA 1

CLIMA ORGANIZACIONAL. Adriana S. Oliveira Botelho 10/06/2011. Adriana Botelho - FORMAÇÃO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM RECURSOS HUMANA 1 CLIMA ORGANIZACIONAL Adriana S. Oliveira Botelho nome dado ao ambiente interno existente entre os membros da organização. Intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes... É a qualidade

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção CÂMPUS REGISTRO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO Nível de Ensino: Educação Básica Cursos Principais CAUSAS de Evasão e Retenção

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica Esse educador traz uma

Leia mais

Autoavaliação Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

Autoavaliação Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra JI do Cacém n.º 2 EB1 de Mira Sintra n.º 1 EB1 de Mira Sintra n.º 2 EB1 de Lopas EB1 de Meleças EB1 Dr. António Torrado EB2,3 D. Domingos Jardo ES Matias Aires

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

I Caracterização pessoal e profissional. II Cursos profissionais

I Caracterização pessoal e profissional. II Cursos profissionais Inquérito Este inquérito tem como objetivo recolher dados para um trabalho de investigação no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, subordinado ao tema: A lecionação nos

Leia mais

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica

O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família. Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Lidando com o inesperado O diagnóstico da criança e a saúde mental de toda a família Luciana Quintanilha, LCSW Assistente Social e Psicoterapeuta Clínica Para começar bem Olá! Sejam todos muito bem-vindos!

Leia mais

A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados

A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados CATEGORIA AUTORIA AGOSTO 15 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos A Realidade dos Serviços de Psicologia da Educação Públicos e Privados Tomada de Posição OPP Sugestão de

Leia mais

Guião da Entrevista aos Enfermeiros Orientadores de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico

Guião da Entrevista aos Enfermeiros Orientadores de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico 1 Guião da Entrevista aos Enfermeiros Orientadores de Alunos de Enfermagem em Ensino Clínico Objectivo Geral: analisar que aprendizagens fazem os Enfermeiros no decorrer do processo de orientação de alunos

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Escola Secundária de Pinhal Novo 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Escola Secundária de Pinhal Novo

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

Açores pela Educação

Açores pela Educação ProSucesso - Açores Açores pela Educação Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar Em vigor desde 2015/2016 Metas definidas para 2020 e para 2025: Frequência da educação pré-escolar; s de transição

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Lizandra Alves de Oliveira (1); Tomaz Guilherme Pereira de Sena (1); Antônio Gautier Farias Falconieri (2) Kelania Freire Martins Mesquita

Leia mais

MOTIVAÇÃO INICIAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS

MOTIVAÇÃO INICIAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS MOTIVAÇÃO INICIAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS Adelar Aparecido Sampaio 1 Marcio Alessandro CossioBaez 2 RESUMO O processo de formação inicial é um período de fundamental importância para a docência, pois

Leia mais

Estratégias para gestão do stresse

Estratégias para gestão do stresse GESTÃO DO STRESSE Estratégias para gestão do stresse 1. Utilizar estratégias de coping adequadas 2. Saber parar e não forçar (saber dizer não e/ou delegar) 3. Saber controlar o próprio comportamento 4.

Leia mais

7 Considerações finais: Aprendendo com os erros

7 Considerações finais: Aprendendo com os erros 7 Considerações finais: Aprendendo com os erros O trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo. Como professor devo saber que sem a curiosidade que me

Leia mais

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012

Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Planificação de Actividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2011/2012 Psicóloga Ana Rita Antunes (Pré-escolar e 1º Ciclo) C.P. nº 5148 Psicóloga Filipa Braamcamp Sobral (2º e 3º Ciclos

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

O PAPEL DE GRUPOS COLABORATIVOS EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

O PAPEL DE GRUPOS COLABORATIVOS EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA O PAPEL DE GRUPOS COLABORATIVOS EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Renata Camacho Bezerra, Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu/PR.

Leia mais

GUIÃO DE ENTREVISTA AO DIRETOR DO AGRUPAMENTO

GUIÃO DE ENTREVISTA AO DIRETOR DO AGRUPAMENTO GUIÃO DE ENTREVISTA AO DIRETOR DO AGRUPAMENTO OBJETIVOS Perceber em que contexto histórico, educativo, social e cultural, surge o PIEF no Agrupamento de Escolas de Abrigada e o Curso Vocacional no Agrupamento

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA Daiane Dalla Nora lilidallanora@yahoo.com.br Thaiane Bonaldo do Nascimento thaianebonaldo@yahoo.com.br

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (ISBN N. 978-85-98092-14-0) Eixo Temático: (E4 - Formação de professores) UMA REFLEXÃO SOBRE A DEMANDA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO Vinicius dos Santos Oliveira

Leia mais

O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional

O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional Adelar Aparecido Sampaio * Claus Dieter Stobäus ** Resumo A partir de vivências de licenciandos

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

SINES

SINES GESTÃO DE CARREIRA PSICÓLOGA: ELISABETE DO VALE ESCOLA SECUNDÁRIA/3º C.E.B. POETA AL BERTO Código 403192 7520-902 SINES O Papel dos Pais GESTÃO DE CARREIRA Desafios atuais: Contexto Relações sociais; grupos,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários

PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) Ano letivo 2014/2015. Destinatários PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO () Ano letivo 2014/ O plano de ação do que se segue foi elaborado tendo por base o Plano Estratégico do Agrupamento, emanando dos seus quatro objetivos

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PERCURSO DE UM MODELO EM (RE)CONSTRUÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PERCURSO DE UM MODELO EM (RE)CONSTRUÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PERCURSO DE UM MODELO EM (RE)CONSTRUÇÃO VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, FPCEUP, 2012 Ilídia Vieira, Luísa Ribeiro Trigo e José

Leia mais

Concepções dos alunos do 9 Ano do Ensino Fundamental sobre a Indisciplina Escolar

Concepções dos alunos do 9 Ano do Ensino Fundamental sobre a Indisciplina Escolar Concepções dos alunos do 9 Ano do Ensino Fundamental sobre a Indisciplina Escolar Andrea Cristina Brosco de Freitas Prefeitura Municipal de Bauru deiacbf_bauru@yahoo.com.br Caroline Petit Aragão Prefeitura

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ADELAR APARECIDO SAMPAIO VIVÊNCIAS DE DOCENTES E DE SEUS LICENCIANDOS

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO E ESTAGIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO E ESTAGIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO E ESTAGIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Taís Carvalho Martins¹; Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho² ¹Acadêmica na Universidade

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INTRODUÇÃO ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Rebeca Rannieli Alves Ribeiro Sec. Est. Educação da Paraíba rebecarannieli@gmail.com A disciplina Estágio Supervisionado,

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ARIANE LORENA DE SOUZA SILVA NATHALIA FONSÊCA CINTRA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM

Leia mais

PIBID NA FACULDADES EST: ANTECIPAÇÃO DA DOCÊNCIA INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA

PIBID NA FACULDADES EST: ANTECIPAÇÃO DA DOCÊNCIA INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA PIBID NA FACULDADES EST: ANTECIPAÇÃO DA DOCÊNCIA INTEGRANDO TEORIA E PRÁTICA Laude Erandi Brandeburg Dr.ª em Teologia, docente do PPG, do Bacharelado em Teologia e da Licenciatura em Música da Faculdades

Leia mais

Análise de relatórios-síntese do ENADE de cursos de graduação presenciais

Análise de relatórios-síntese do ENADE de cursos de graduação presenciais Análise de relatórios-síntese do ENADE de cursos de graduação presenciais Para a consolidação desta análise a CPA/CAVI realizou, concomitante ao 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, a oficina

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Profª Isabel de O. e S. Monguilhott Profª Maria Izabel de Bortoli Hentz Profª Nelita Bortolotto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Profª Isabel de O. e S. Monguilhott Profª Maria Izabel de Bortoli Hentz Profª Nelita Bortolotto ESTÁGIO SUPERVISIONADO Profª Isabel de O. e S. Monguilhott Profª Maria Izabel de Bortoli Hentz Profª Nelita Bortolotto OBJETIVOS [...] formar o docente, como profissional reflexivo, capaz de compreender

Leia mais

A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Autor) Bruno Rocha; (Co-autor) Júlio César Andrade; (Co-autor) Cláudia Jeciane Souza; (Coautor) Mylena Teixeira

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA SALA DE AULA. ANDRADE, Calebe Martes¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva²

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA SALA DE AULA. ANDRADE, Calebe Martes¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva² O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA SALA DE AULA ANDRADE, Calebe Martes¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva² Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de

Leia mais

Painel: Orientação ao Longo da Vida Idade Adulta. Ana Daniela Silva Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Painel: Orientação ao Longo da Vida Idade Adulta. Ana Daniela Silva Escola de Psicologia, Universidade do Minho Painel: Orientação ao Longo da Vida Idade Adulta Ana Daniela Silva Escola de Psicologia, Universidade do Minho Ser adulto num mundo VUCA 3 Ideias 1 Desenvolvimento de Carreira na vida Adulta 2 Ambientes

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão

Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão Agrupamento Vertical de Escolas Ramalho Ortigão Agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária): elevado insucesso escolar absentismo e abandono precoce preocupantes Avaliação externa

Leia mais

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia

Manual de Orientações aos alunos. Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA. Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Unisepe. Curso de Psicologia Faculdades Integradas do Vale do Ribeira Unisepe Curso de Psicologia Manual de Orientações aos alunos Ingressantes do Curso de PSICOLOGIA Coordenação de Psicologia 2018 1 INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas Profa. Karina de M. Conte 2017 DIDÁTICA II Favorecer a compreensão do processo de elaboração, gestão,

Leia mais

COMO MELHORAR O CAPITAL SOCIAL DOS JOVENS EM RISCO DE NEET? TERESA ESPASSANDIM

COMO MELHORAR O CAPITAL SOCIAL DOS JOVENS EM RISCO DE NEET? TERESA ESPASSANDIM COMO MELHORAR O CAPITAL SOCIAL DOS JOVENS EM RISCO DE NEET? TERESA ESPASSANDIM Lisboa 29 Junho 2017 Sumário Os Jovens em Risco de NEET Realidade e Consequências Tipo de Jovens NEET A Importância do Capital

Leia mais

A INSERÇÃO DO PIBID NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA PRÁTICA DE ENSINO VIVENCIADA 1

A INSERÇÃO DO PIBID NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA PRÁTICA DE ENSINO VIVENCIADA 1 A INSERÇÃO DO PIBID NA SALA DE AULA: RELATO DE UMA PRÁTICA DE ENSINO VIVENCIADA 1 Fernanda Schwan 2, Camila Richter 3, Judite Scherer Wenzel 4. 1 Relato de experiência 2 Aluna do Curso de Licenciatura

Leia mais

Percurso Formativo e Mercado de Trabalho

Percurso Formativo e Mercado de Trabalho Percurso Formativo e Mercado de Trabalho E.E Profº Antonio Alves Cruz Professor(es) Apresentador(es): Raquel Rodrigues Débora Mariana Ribeiro Realização: Foco do Projeto Auxiliar o jovem a desenvolver

Leia mais

PROJETO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO UNIVERSITÁRIO

PROJETO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO UNIVERSITÁRIO PROJETO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO UNIVERSITÁRIO GUARAPUAVA 2017 1. Introdução O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) é um órgão de apoio educacional, de caráter permanente e de natureza multidisciplinar

Leia mais

PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA

PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA PIBID SUBPROJETO DE FÍSICA PRODUÇÃO DE RESENHA: FEJOLO.T.B., PASSOS.M.M., ARRUDA.S.M. A socialização dos saberes docentes: A comunicação e a formação profissional no contexto do PIBID/Física. Ienci. Investigação

Leia mais

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo- metodológico. Como organizar a ação ). Tituto 02: O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

Seminário de Psicologia da Educação. Braga, 4 de novembro 2018

Seminário de Psicologia da Educação. Braga, 4 de novembro 2018 Seminário de Psicologia da Educação Braga, 4 de novembro 2018 Taxa de escolarização em Portugal 100,0 90,0 80,0 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 1961 1965 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 2005

Leia mais

TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA

TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA PAINEL TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA AVALIAÇÃO Alguns pontos de partida... De que conceito de AVALIAÇÃO partimos? De uma concepção tradicional para uma concepção transformadora CONCEPÇÃO

Leia mais

DTeorias e fases do. esenvolvimento. profissional docente

DTeorias e fases do. esenvolvimento. profissional docente MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Av. Frei Paulino, 30 Abadia - 38025 - (34) 3318-5803

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 Equipa: Doutor Carlos Silva Doutora Carla Chicau Doutor Luís Cid (coordenador) Psicólogo Luís Gonzaga

Leia mais

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel Estágio supervisionado Espaço de formação Desenvolvimento de habilidades necessárias

Leia mais

Introdução Geral 1. Capítulo I 11. Capítulo II Identidade pessoal, social e profissional 90. Agradecimentos

Introdução Geral 1. Capítulo I 11. Capítulo II Identidade pessoal, social e profissional 90. Agradecimentos Agradecimentos IX Introdução Geral 1 Capítulo I 11 1.Introdução 12 2.Origens do conceito de representação social 13 2.1.Durkheim e a perspectiva holística das representações colectivas 15 2.2.Simmel e

Leia mais

"O PROFESSOR 2.0: Prevenção em Contexto Escolar" Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário CRONOGRAMA

O PROFESSOR 2.0: Prevenção em Contexto Escolar Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário CRONOGRAMA F O R M A Ç Ã O EM P A R C E R I A C O M O P R O J E T O L I G A - T E! Ação 2015-10 Pessoal Docente "O PROFESSOR 2.0: Prevenção em Contexto Escolar" Modalidade: N.º de horas: N.º de créditos: Curso de

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL: PROBLEMATIZANDO ESTA RELAÇÃO

O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL: PROBLEMATIZANDO ESTA RELAÇÃO O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL: PROBLEMATIZANDO ESTA RELAÇÃO ROCHA, Gisele Antunes UFSCar GT: Formação de Professores/ n. 08 Agência Financiadora: não contou com financiamento O presente

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Docentes 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de abril de, instituiu

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

Técnicas de pesquisa de clima organizacional. 1 Profª Carminha Lage

Técnicas de pesquisa de clima organizacional. 1 Profª Carminha Lage Técnicas de pesquisa de clima organizacional 1 Profª Carminha Lage Técnicas de pesquisa de clima organizacional Profª Carminha Lage 1 ª- Questionário - mais utilizado Permite aplicação maciça, mesmo para

Leia mais