SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 8º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 8º ANO"

Transcrição

1 SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 8º ANO PORTUGUÊS Resposta da questão 1 B Ao ler o texto, percebemos que sua função é a de informar o leitor como proceder para evitar dores de cabeça com furtos de celulares. Assim, há traços de injunção, pois se pauta na explicação e no método para a realização do bloqueio de um smartphone roubado. Resposta da questão 2 A Existem diferenças conceituais entre a poesia e o poema. A poesia não é exclusividade do poema, que pode também ser poético ou não. Para que um poema possa ser considerado poético, é preciso que ele desperte sensações no leitor, envolvendo-o em sentimentos estéticos. É importante observar também que o poema nem sempre se apresenta sob uma forma fixa. Resposta da questão 3 A O formato do poema lembra a queda de um pássaro. Primeiro, quando estava vivo, ia de lá para cá, e depois, simplesmente, mostra palavras, dando a impressão de que ele está caindo. Logo, o título do poema remete ao fim trágico do pássaro. Resposta da questão 4 A A temática comum aos dois gêneros é o trabalho feminino na lida diária e sua importância para o desenvolvimento de uma vida digna, mesmo não sendo reconhecido como uma tarefa nobre. Resposta da questão 5 B Os termos linda, maravilhoso, amplo e tranquila, utilizados para designar as características da residência, do jardim, do espaço gourmet e da rua onde está situada a casa à venda, permitem deduzir que esse classificado utiliza uma profusão de adjetivos para revelar as qualidades do produto. Resposta da questão 6 D Cada oração organiza-se em torno de um verbo ou de uma locução verbal. A única alternativa que apresenta orações (verbos), portanto, é a letra D. Resposta da questão 7 C Ao utilizar a expressão palavras escritas na carne, o eu lírico faz menção às vivências que marcaram a vida da pessoa e são resgatadas a partir da memória. Assim, a carne faz-se lugar marcado da memória. O rap aparece também como símbolo da memória, uma vez que ele eterniza a palavra na forma de uma canção que jamais tem ponto final. Resposta da questão 8 C Em as rugas são letras, vemos uma comparação implícita entre as rugas e as letras, assim, há a figura de linguagem chamada de metáfora.

2 Resposta da questão 9 D No fragmento de texto, ao dizer que a sogra é uma cobra ou que é uma bruxa, as palavras destacadas estão empregadas no sentido figurado, conotativo; já a palavra cobras em referência a répteis peçonhentos é usada em sentido próprio, que lhe é comum, denotativo. Resposta da questão 10 D O poema é marcado pela personificação, figura de linguagem predominante indicada logo no primeiro verso: A lua foi ao cinema, e é dessa cena inusitada de que vai tratar o texto. Resposta da questão 11 D Na manchete, usa-se o local ( Rio abreviação de Rio de Janeiro) para tratar do agente. Ou seja, não é o Rio de Janeiro quem investiga, mas profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Esse empréstimo de um termo (localidade) para tratar do sentido de um outro é característico da figura de linguagem denominada metonímia. Resposta da questão 12 D A gente quer (VTD) comida, diversão e arte (OD). O verbo querer é transitivo direto, logo pede complementos diretos (sem preposição), que, no caso, são comida, diversão e arte (objetos diretos). Resposta da questão 13 D A única alternativa incorreta é a letra D, pois Calvin reconhece o Estatuto da Criança e do Adolescente como o portador dos seus direitos. Resposta da questão 14 B O único termo que completa o sentido de um verbo através da preposição é o que está destacado na alternativa B. Os demais associam-se a um nome, portanto não são complementos verbais. Resposta da questão 15 C O poema Amor é fogo que arde sem se ver é um soneto, com versos decassílabos, em que o eu lírico tenta explicar o que é o amor, um sentimento tão complexo. A única incorreção está no tipo de rima, que não é geminada.

3 GEOGRAFIA Resposta da questão 16 D A formação dos bancos de areia que compõem as praias é resultante do desgaste das rochas litorâneas pelos ventos e pelas ondas advindas dos oceanos (erosão eólica e oceânica). Resposta da questão 17 B A máquina a vapor permitiu o aumento significativo da produção, tornando-a mais eficaz e capaz de confeccionar mais produtos em um tempo bem menor do que aquele que era gasto no trabalho manufaturado ou artesanal. Resposta da questão 18 B A afirmação III está incorreta porque o lixo, mesmo que biodegradável, não deve ser lançado em mananciais. Resposta da questão 19 D Existe sim a possibilidade de alterações nessas divisão. Um exemplo é a China que, caso continue a registrar os índices de crescimento econômico e de melhorias sociais, em breve poderá fazer parte dos países do Norte desenvolvido. Resposta da questão 20 D A divisão regional apresentada no mapa é a que divide o país em três regiões geoeconômicas. Como o próprio nome sugere, essa divisão é elaborada a partir de critérios econômicos, além de sociais e produtivos. Resposta da questão 21 D Tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por isso, pode ser entendida como um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica. Resposta da questão 22 B A questão Basca, ou ainda como alguns chamam, questão dos Bascos, começou no final do século XV e início do século XVI, quando a Espanha foi unificada. Portanto, uma grande parte da região ficou com a Espanha e outra com a França, assim os bascos ficaram sem seu próprio território. Resposta da questão 23 A No mapa, estão indicadas as localizações de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que formam o BRICS, grupo de nações de economias emergentes. Resposta da questão 24 A Os Curdos formam a maior nação sem pátria do mundo e lutam pela criação de seu país, o Curdistão, que ocuparia parte dos territórios de Turquia, Síria, Azerbaijão, Iraque, Armênia e Irã. Resposta da questão 25 B Períodos quentes e convivência pacífica: Soviéticos e norte-americanos nunca se enfrentaram em um campo de batalha, mas vários conflitos opunham aliados dos dois lados. Além disso, houve alguns sérios desentendimentos entre os dois países que criaram um medo real de conflito, pois ambas superpotências apresentavam um grande poder bélico.

4 MATEMÁTICA I Resposta da questão 26 B 30º + 40º = 70º : 2 = 35º Resposta da questão 27 A I VERDADEIRA A reta s pode ser nomeada como CO ou CD ou OD ou reta s, sendo, então, CO e reta s coincidentes. II FALSA Os pontos A e D estão em retas suportes distintas; então, não são colineares. III FALSA Se AO e OD não são colineares, então não podem ser adjacentes. Resposta da questão 28 C 8. 3,5 = 28 m² 15% de 28 m² = 4,2 m² ,2 = 32,2 m² Dividimos 32,2 m² por 2,5 m² para calcular o número de caixas que devem ser compradas: 32,2 = 12,88 Portanto, devem ser compradas 13 caixas de cerâmica. 2,5 Resposta da questão 29 C 2x + 23º = 3x x 2x = 23º x = 24º Resposta da questão 30 D n 3 = número de diagonais de cada vértice do polígono. Logo: n 3 = 8... n = = 11 lados. Resposta da questão 31 C n( n 3) d =... 4n = n( n 3 )... n = 7 2 Heptágono. Resposta da questão 32 C = 180º. n 2 a = 180º a = 540º a i ( )... ( ) i i Resposta da questão 33 D n 3 = número de diagonais de cada vértice do polígono = 7 diagonais Resposta da questão 34 A I VERDADEIRO... d = 8( 8 3 ) : 2 = 40 : 2 = 20 II FALSO III FALSO IV VERDADEIRO... d = 4. 7 = 28 : 2 = 14 diagonais. Resposta da questão 35 B 360º : 30º = 12 LADOS.

5 ESPANHOL Resposta da questão 36 B Fica claro já no início do texto. El hijo de la rana brincaba en el bosque cuando vio algo nuevo en el camino. Era una persona larga y esbelta, y su piel relucía con todos los colores del arco iris. Resposta da questão 37 C Fica claro quando o texto diz: El Niño-rana le enseñó a Niño-culebra a saltar y ésta le enseñó a arrastrarse por el suelo y trepar a los árboles. Resposta da questão 38 B Fica claro no tezto quando diz: - Mira lo que sé hacer, mamá! -exclamó Niño-rana, arrastrándose sobre el vientre. - Dónde aprendiste a hacer eso? -preguntó su madre. -Me lo enseñó Niño-culebra. Jugamos en el bosque esta mañana. Es mi nuevo amigo Resposta da questão 39 A Fica claro quando o texto diz: - No sabes que la familia Culebra es mala? -preguntó su madre-. Resposta da questão 40 A MIENTRAS significa enquanto em português. Resposta da questão 41 A Os falsos cognados são conhecidos também como heterosemanticos Resposta da questão 42 D EL PUENTE é um heterogenerico pois muda de gênero do português para o espanhol Resposta da questão 43 B PAREJA em espanhol significa dupla. Resposta da questão 44 C O verbo comido está no participío Resposta da questão 45 B Com o pronome TÚ usamos o verbo HABÍAS

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GLORIA GONCALVES DE AZEVEDO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico Este texto gerador é um

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203 201 / 202 / 203 Interpretação de texto; Interpretação, características, conceitos e produção de: Texto Enigmático Unidade 1 - Capítulo 1 Elementos coesivos: escrita textual, paragrafação, letra maiúscula

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional Módulo 1 - Texto narrativo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual 2015-2016 2º Ciclo- Português- Curso Vocacional Organização modular Módulos Conteúdos Carga horária Conto Popular

Leia mais

CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO

CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/2018 2º ANO 2º ANO Língua Portuguesa: Gramática: UNIDADES 1 A 6: Alfabeto; Ordem alfabética; Sílaba; Vogais e Consoantes Encontro Consonantal. Português Linguagens: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Cap. 1 Brincando na rua Cap.

Leia mais

Roteiros de estudos - 8º anos

Roteiros de estudos - 8º anos Roteiros de estudos - 8º anos Espanhol: 1- Futuro Imperfecto pág. 10, 13 y 17 2- Los artículos determinados pág. 22, 24 y 26 3- Pronombres complemento pág. 20 y 21 4- Formas no personales (Infinitivo,

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano 6º Ano Cap. 05 pg. 28 31 Substantivo e verbo. Cap. 08 pg. 47 50 Artigo e substantivo. Cap. 10 pg. 60 Foco Narrativo.

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Adjunto adnominal Complemento nominal

Adjunto adnominal Complemento nominal PORTUGUÊS aula Adjunto adnominal Complemento nominal Complemento COMPLEMENTO NOMINAL nominal TERMO QUE COMPLETA O SENTIDO DE UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, ADJETIVO OU ADVÉRBIO. SEMPRE INICIADO POR UMA PREPOSIÇÃO.

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Redação Conteúdo: Poesia concreta Atividade: Aula dialogada Tarefa: Produção de poema concreta

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Redação Conteúdo: Poesia concreta Atividade: Aula dialogada Tarefa: Produção de poema concreta 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Redação Conteúdo: Poesia concreta Tarefa: Produção de poema concreta 2º Horário: Redação Conteúdo: Poesia concreta Atividade: Exercício proposto 3º Horário: Ciências

Leia mais

SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 6º ANO

SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 6º ANO SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 6º ANO PORTUGUÊS Resposta da questão 1 B Nos dois textos identificam-se críticas à tecnologia: no primeiro o afastamento entre as pessoas, que se isolam em

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SETOR PEDAGÓGICO/EDUCACIONAL ENSINO MÉDIO ETAPA LETIVA 2.015 TESTES DE PROGRESSÃO PARCIAL - 1º SEMESTRE LETIVO / 2.015 1ºs e 2ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO INFORMAÇÕES IMPORTANTES 1. Os Testes de 1º Semestre

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

APRENDENDO A APRENDER MATÉRIA: ESPANHOL. Professora: Aline Caroline Rodrigues Clase 3) Qué vamos a estudiar?

APRENDENDO A APRENDER MATÉRIA: ESPANHOL. Professora: Aline Caroline Rodrigues Clase 3) Qué vamos a estudiar? APRENDENDO A APRENDER MATÉRIA: ESPANHOL Professora: Aline Caroline Rodrigues alineacr25@gmail.com Clase 3) Qué vamos a estudiar? La diferencia entre mi y mí, Tu y Tú; (A diferença entre mi e mi, tu e tu)

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 1º Período Conteúdos Instrumentos Peso SEQUÊNCIA A Histórias de afetos Leitura e análise de textos

Leia mais

CIÊNCIAS Capítulo 4: Sistema cardiovascular e cap 5- Sistema imunitário

CIÊNCIAS Capítulo 4: Sistema cardiovascular e cap 5- Sistema imunitário -18 PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS 2ª AVALIAÇÃO 8º ANO CIÊNCIAS Capítulo 4: Sistema cardiovascular e cap 5- Sistema imunitário GEOGRAFIA Capítulo 4: Nova Ordem Mundial, globalização e blocos econômicos Capítulo

Leia mais

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

Bons Estudos!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Gramática: Unidades 14 a 16; (Páginas 130 a 153). Akpalô: Unidade 3 - capítulo 7 e 8 letra de música e descrição de personagens. (Páginas 173 a 223);

Leia mais

Datas e Conteúdos das Avaliações - 6º Ano A CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES DO 2º PERÍODO DO 3º BIMESTRE Período de 17 a 25 de setembro de 2015

Datas e Conteúdos das Avaliações - 6º Ano A CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES DO 2º PERÍODO DO 3º BIMESTRE Período de 17 a 25 de setembro de 2015 Datas e Conteúdos das Avaliações - 6º Ano A 17/09 5ª F 1-MATEMÁTICA Tipos de triângulos quanto aos lados e Pag. 162 a pag. 166 e ângulos/ construção de triângulos Construção de utilizando compasso e régua.

Leia mais

Planificação anual Português 5.º ano

Planificação anual Português 5.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação anual Português 5.º ano Turma A B C D N.º de aulas previstas 1º período 77 76 77 74 N.º de aulas previstas 2º período 64 66 65

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Ciências Conteúdo: Propriedades da água, vasos comunicantes, capilaridade e tensão superficial. 2º Horário: Ciências Conteúdo: Capilaridade e tensão superficial

Leia mais

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE 6º ANO / 2018 PORTUGUÊS INGLÊS REDAÇÃO MATEMÁTICA ARTES INFORMÁTICA CIÊNCIAS HISTÓRIA GEOGRAFIA

Leia mais

Los pronombres personales: cuál es la importancia?

Los pronombres personales: cuál es la importancia? LOS PRONOMBRES PERSONALES: CUÁL ES LA IMPORTANCIA? ORIENTADOR METODOLÓGICO Los pronombres personales: cuál es la importancia? Descrição: Regras de uso dos artigos diretos e indiretos em Espanhol e suas

Leia mais

SIMULADO 1º DIA 22/09/2018 GABARITO COMENTADO 7º ANO

SIMULADO 1º DIA 22/09/2018 GABARITO COMENTADO 7º ANO SIMULADO 1º DIA 22/09/2018 GABARITO COMENTADO 7º ANO PORTUGUÊS Resposta da questão 1 C Segundo o texto, o adolescente necessita desse tempo para, posteriormente, acatar o pedido do adulto. O não inicial

Leia mais

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data?

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data? Escola de Educação Básica Hemes Fontes Petrolândia - SC Professor: Ricardo Luís Mees Data: 07/06/2019 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura 1ª SÉRIE I Aluno (a): LITERATURA - TROVADORISMO Responda

Leia mais

6ºA Conteúdos das Avaliações de 08 a 12 de maio de ºbimestre Disciplina Dia Conteúdo

6ºA Conteúdos das Avaliações de 08 a 12 de maio de ºbimestre Disciplina Dia Conteúdo 6ºA Conteúdos das Avaliações de 08 a 12 de maio de 2017 2ºbimestre Matemática 08/05 Frações, Frações decimais, Números mistos e frações impróprias, Figuras e frações, Operações com frações, Situações problemas

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

VESTIBULAR 2013 GABARITOS E COMENTÁRIOS

VESTIBULAR 2013 GABARITOS E COMENTÁRIOS VESTIBULAR 2013 GABARITOS E COMENTÁRIOS GRUPOS 1, 3 E 4 (1º DIA 14/10/2012) PROVA DISCURSIVA DE PORTUGUÊS E LITERATURA VESTIBULAR PUC-RIO 2013 GABARITO PORTUGUÊS E LITERATURA BRASILEIRA DISCURSIVA ATENÇÃO:

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE 6º ANO / 2017 CONTEÚDO PORTUGUÊS 1- Interpretação de texto; 2- Pronomes II: classificação dos

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/ /202/203 201/202/203 Língua Portuguesa: Gramática: Adjetivo - 186 a 193; Adjetivo: concordância - 194 a 201; Diminutivo e aumentativo - 202 a 209. Linguagens: Interpretação de texto. As histórias e as viagens -

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

Academia Diplomática y Consular Carlos Antonio López

Academia Diplomática y Consular Carlos Antonio López FUNDAMENTACIÓN: PROGRAMA DE IDIOMA PORTUGUÊS CONTENIDO TEMÁTICO Llevando en consideración las directrices del Marco Europeo Común de Referencia, el examen será encuadrado en un nivel Intermedio Superior.

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08 São Paulo, 24 de maio de 2019. Avaliações Acumulativas 1-2º. Trimestre - 8º. ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

ESCOLA BÁSICA FREI JOÃO DE VILA DO CONDE

ESCOLA BÁSICA FREI JOÃO DE VILA DO CONDE Período Unidade 0 Reencontros Síntese da Planificação da Disciplina de Português-6.º Ano 2017/2018 Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º

Leia mais

Uso de Metáforas em Poesia e Canção

Uso de Metáforas em Poesia e Canção Uso de Metáforas em Poesia e Canção Ângela Gonçalves Trevisol Tamara dos Santos A partir de observações em sala de aula para a disciplina de Seminário para o ensino de literatura brasileira percebemos

Leia mais

UFSC. Português (Amarela)

UFSC. Português (Amarela) Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreto. É um artigo de opinião. 02. Incorreto. Faz referência ao desinteresse histórico do poder brasileiro pela cultura indígena. 04. Incorreto. O fogo continua mesmo com

Leia mais

ROTEIRO AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA MATUTINO 6º BRASIL

ROTEIRO AVALIAÇÃO PARCIAL 3ª ETAPA MATUTINO 6º BRASIL MATUTINO 6º BRASIL 03/10 (Terça-feira) História CAPÍTULO: 8 TEMA: ÍNDIA - LOCALIZAÇÃO, ECONOMIA, POLÍTICA ( FORMA DE GOVERNO), RELIGIÃO ( COM ÊNFASE PARA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HINDUÍSMO), SOCIEDADE

Leia mais

Conteúdo para as provas do 1º bimestre Fundamental II

Conteúdo para as provas do 1º bimestre Fundamental II Conteúdo para as provas do 1º bimestre Fundamental II 6ºs Anos A e B Matemática - Profª. Marta Teoria dos conjuntos Algarismos romanos Números naturais até página 47 do livro Português - Profª. Cindia

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 7º ANO

SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 7º ANO SIMULADO 1º DIA 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 7º ANO PORTUGUÊS Resposta da questão 1 C A aldeia onde Dom Quixote habitava não era composta por assíduos leitores. Ele sim imergiu no mundo da leitura e passou

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa Professora:

Leia mais

Questão 21 Gabarito: 26 Comentário

Questão 21 Gabarito: 26 Comentário Questão 21 Gabarito: 26 Espanhol Esta é uma questão de interpretação de texto e, por conseqüência, suas respostas se encontram no texto. A alternativa 01 está equivocada porque, já na linha 03 o autor

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. Walace Vinente GEOGRAFIA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO: 2º TRIMESTE / 6º ANO. 1. Os Egípcios Trabalho em grupo com imagens e apresentações Peso 5,0 24/05/2016

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO: 2º TRIMESTE / 6º ANO. 1. Os Egípcios Trabalho em grupo com imagens e apresentações Peso 5,0 24/05/2016 CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO: 2º TRIMESTE / 6º ANO 1. Os Egípcios Trabalho em grupo com imagens e apresentações Peso 5,0 24/05/ 2. Outros Povos Africanos Atividade Avaliativa em dupla Peso 5,0 07/06/ HISTÓRIA

Leia mais

ROTEIRO DE R.PL I (JUNHO) ENSINO FUNDAMENTAL II

ROTEIRO DE R.PL I (JUNHO) ENSINO FUNDAMENTAL II PERÍODO: 24/06 á 01/07/2014 SÉRIE: 6º ano A/B/T FRANKLIS Substantivo / Adjetivo PERÍODO: 24/06 á 01/07/2014 SÉRIE: 6º ano A/B/T FRANKLIS Substantivo / Adjetivo Cap. 03 Tipologia e gêneros textuais / Conto

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 16/04 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 16/04

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 16/04 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 16/04 São Paulo, 15 de março de 2019. Avaliações Acumulativas 2-1º Trimestre - 6º ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 1.º período (65 tempos) Unidades (tempos 45 ) / Textos Domínios / Conteúdos Recursos Unidade 0 (7 tempos) Partida largada fugida!

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO LÍNGUAS ANO LETIVO 2017 / 2018 DISCIPLINA PORTUGUÊS ANO 6.ºANO Planificação Longo Prazo Fluência de leitura: palavras e textos. Texto de características narrativas. Texto de enciclopédia e

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente Aula 18 Termos essenciais da oração II Professor Guga Valente O meu tempo O meu tempo O meu tempo não é o seu tempo. O meu tempo é só meu. O seu tempo é seu e de qualquer pessoa, até eu. O seu tempo é

Leia mais

VESTIBULAR 2012 GABARITOS E COMENTÁRIOS

VESTIBULAR 2012 GABARITOS E COMENTÁRIOS VESTIBULAR 2012 GABARITOS E COMENTÁRIOS GRUPO 5 (1º DIA 04/11/2011) - LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL (OBJETIVAS) - MATEMÁTICA (OBJETIVA) VESTIBULAR PUC Rio 2012 GABARITO ESPANHOL OBJETIVA 1) Resposta: (C)

Leia mais

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA DIEGO AMORIM GRAMÁTICA Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: Coitado,

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

SIMULADO 1º DIA 14/04/2018 GABARITO COMENTADO 9º ANO

SIMULADO 1º DIA 14/04/2018 GABARITO COMENTADO 9º ANO SIMULADO 1º DIA 14/04/2018 GABARITO COMENTADO 9º ANO PORTUGUÊS Resposta da questão 1 D Pela fala de Garfield, no último quadrinho, supõe-se que ele não gosta de brócolis e, ao comparar o fato de Liz gostar

Leia mais

CONTEÚDOS DE AP2/2016

CONTEÚDOS DE AP2/2016 CONTEÚDOS DE AP2/2016 Unidade 3 (De casa até a escola); Unidade 4 (Cuidados com o meio ambiente); Revisão no caderno. 2 ANO Interpretação de texto; GRAMÁTICA: Capitulo 9 (Frase e ponto final); Capitulo

Leia mais

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave;

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave; DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [9.º] PLANIFICAÇÃO 2018/2019 9.º Ano de Escolaridade 1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave; tomar notas. -Tema e assunto.

Leia mais

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal.

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal. CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE É uma enunciado (uma mensagem) de sentido completo que estabelece comunicação. Toda frase deve ser pontuada. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Carta: quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativoargumentativo

Carta: quando se trata de carta aberta ou carta ao leitor, tende a ser do tipo dissertativoargumentativo Gêneros textuais Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Conteúdos. Unidade 0 Começar de novo. e imagens

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Conteúdos. Unidade 0 Começar de novo. e imagens AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2015 / 2016 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO E A LONGO PRAZO - PORTUGUÊS - 10º ANO MANUAL: SENTIDOS, ASA Período Domínios / Tópicos de Conteúdo Metas Curriculares

Leia mais

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante

Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Do lugar de cada um, o saber de todos nós 5 a - edição - 2016 COMISSÃO JULGADORA orientações para o participante Caro(a) participante da Comissão Julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo

Leia mais

Planificação anual Português 6º ano

Planificação anual Português 6º ano Planificação anual Português 6º ano Unidades / Textos Unidade 0 Leitura 1.º período Domínios / Conteúdos Nº de aulas previstas Começar de novo Apresentação Texto não literário Texto narrativo. 65 Avaliação

Leia mais

ASSUNTOS DA RECUPERAÇÃO

ASSUNTOS DA RECUPERAÇÃO ASSUNTOS DA RECUPERAÇÃO 2016 6º ANO PORTUGUÊS Substantivos Pronomes MATEMÁTICA Capítulo 05 Sequências (Pág.02) Sequências de múltiplos (Pág.05) Múltiplos comuns e o MMC (Pág.09) Divisibilidade e divisores

Leia mais

ARTES ANA CLAÚDIA 6º ANOS VESP. ARTES AUÍRI 6º ANOS VESP. ARTES ANA CLAÚDIA 7º ANOS MAT / VESP.

ARTES ANA CLAÚDIA 6º ANOS VESP. ARTES AUÍRI 6º ANOS VESP. ARTES ANA CLAÚDIA 7º ANOS MAT / VESP. Histórias dentro da história; Arte ao longo do tempo; Livro 04. ARTES ANA CLAÚDIA 6º ANOS VESP. Linguagens da arte; História dentro da história; Frida Kahlo. ARTES AUÍRI 6º ANOS VESP. ARTES ANA CLAÚDIA

Leia mais

Escola de Ensino Fundamental Castro Alves Conteúdos de Recuperação Extensiva Turma: 6º Ano B

Escola de Ensino Fundamental Castro Alves Conteúdos de Recuperação Extensiva Turma: 6º Ano B Disciplina: História Unidade 1 Tecnologia o Capitulo 1 porque estudar história o Capitulo 2 nossas origens o Capitulo 3 o povoamento da américa Unidade 2 civilizações o Capitulo 4 povos da mesopotâmia

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Unidade 0 Cais de embarque Unidade 1 Primeira etapa História sem palavras (pág. 22) Artigo de imprensa (pág. 25) REM - 1 Elogio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO 2017-2018 AULAS 1º Período 2º Período 3º Período Totais Aulas previstas (45 minutos) 65 55 39 160 AVALIAÇÃO 4 4 2 10 Observação: Nesta planificação, indicamos apenas

Leia mais

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 2ª Parcial

2018 Fundamental II Conteúdo e Datas 3ª Etapa / 2ª Parcial Substantivo, artigo, numeral, pronome, adjetivo, locução adjetiva e verbo (identificação, flexão); Determinante do substantivo; Frase (identificação e classificação); Português 26/09 Divisão silábica e

Leia mais

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2

CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 CONTEÚDOS 1ª ETAPA FUNDAMENTAL 2 6º ANO ARTE A pintura nas paredes: na pré-história e nos muros da cidade, com a articulação de: - Técnicas - Suportes - Materiais - Temas - Significados A produção da arte

Leia mais

Espanhol 3º ano. Recursos

Espanhol 3º ano. Recursos Espanhol 3º ano 1º bimestre Unidad 1 Conéctate con la innovación: a reflexionar sobre los desarrollos tecnológicos Capítulo 1 Tecnologías: a usarlas conscientemente Capítulo 2 Información y comunicación:

Leia mais

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente

SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia Unidade 2: Geografia física e meio ambiente SUMÁRIO Unidade 1: Cartografia 1. Localização e orientação Forma e movimento da Terra Coordenadas geográficas Fusos horários Horário de verão 2. Os mapas Evolução dos mapas Escalas Representação do relevo

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Português Conteúdo: Pronomes de tratamento e pronomes interrogativos. Atividade: Aula expositiva. Resolução do exercício 130, págs. 310 a 312. Tarefa: Terminar

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA

LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA Estágio de Proficiência: Baixo (até 112,5) ITEM 1 - Baixo O item avalia a habilidade de identificar letras escritas em diferentes padrões gráficos. Neste caso, os alunos devem

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: Modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre Sobradinho-DF, 4 de setembro de 2018. ASSUNTO: CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres, verifique os seguintes

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ 1º Horário: Ciências Conteúdo: O uso racional dos recursos naturais, recursos energéticos. Tarefa: Resolução exercícios 83 e 84 folha xerocada. 1º Horário: Português Conteúdo:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

GEOGRAFIA - Apostila 3: (páginas 179 a 186) ( 195 e 203) - Apostila 4: (páginas 198 a 222) CIÊNCIAS - Cápitulos 25 a 31 Apostila 4

GEOGRAFIA - Apostila 3: (páginas 179 a 186) ( 195 e 203) - Apostila 4: (páginas 198 a 222) CIÊNCIAS - Cápitulos 25 a 31 Apostila 4 S DE RECUPERAÇÃO 2 º semestre 6 ANO PORTUGUÊS - Pronomes e preposição (capítulos 26 e 35) Apostila 3 - Frase, oração, período, conjunção, concordância nominal, interpretação de textos (capítulos 38 e 41)

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO. Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO. Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012 Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012 Manual Adotado: Com todas as letras, de Fernanda Costa e Luísa Mendonça Tempos letivos:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE/2016 TURMA: 6º ANO A QUARTA (14) Ética História Português Matemática Geografia

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE/2016 TURMA: 6º ANO A QUARTA (14) Ética História Português Matemática Geografia DE PROVAS 3º BIMESTRE/2016 TURMA: 6º ANO A Ética História Português Matemática Geografia Ciências Artes Espanhol Inglês Ed. Física ARTES: Capítulos 05 e 06 Cinema, Youtube, Brinquedos e Brincadeiras CIÊNCIAS:

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 29/11 Leandro (História) Conteúdo Recuperação Final e REA -Esparta e Atenas -Roma Republicana e Imperial 28/11 Fabrício (Geografia)

Leia mais

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Português Conteúdo: Tempos verbais do modo indicativo Atividade: Aula expositiva Tarefa: ***

6º ANO ARGENTINA 6º ANO CANADÁ. 1º Horário: Português Conteúdo: Tempos verbais do modo indicativo Atividade: Aula expositiva Tarefa: *** 6º ANO ARGENTINA 1º Horário: Português Conteúdo: Tempos verbais do modo indicativo 2º Horário: Português Conteúdo: Aplicação de prova - Artes 3º Horário: Ed. Física 4º Horário: Ciências 5 Horário: Inglês

Leia mais