PERFORMANCE DA VIDA COTIDIANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERFORMANCE DA VIDA COTIDIANA"

Transcrição

1 1 PERFORMANCE DA VIDA COTIDIANA Erika Gomes Peixoto 1 A Performance é algo que exige certa preparação, ela se realiza comumente em lugares pouco convencionais, alternativos, e com muito espaço para improvisação. A característica fundamental da performance é romper com o convencional, com as formas estéticas formais. Ela se confronta com teatro, com a questão da representação. Enfim, muito se tem buscado e perguntado sobre a performance. Apesar de suas várias determinações, significações, a performance já nasce com uma ampla liberdade, com uma relação híbrida e de difícil compreensão para aqueles que precisam de definições mais simplistas. Em busca de um entendimento mais profundo sobre performance, descobri alguns artigos que me chamaram a atenção pelo debate e definições sobre esse termo tão debatido hoje. Remontando à história da performance podemos observar que seus estudos foram iniciados nesse século, na década de sessenta, e hoje ainda constituem algo bastante complexo, suas fronteiras cada vez mais diversas, mais múltiplas. Mas o que é performance? O que pode ser definido como um acontecimento performático? Quem é um performer? Esse texto não tem a pretensão de responder a todas essas perguntas, mas lançar mão de ideias desenvolvidas pelo professor da New York University, Richard Schechner, que coloca um debate muito diferente e interessante sobre a concepção de performance hoje, em meio às mídias, ao mundo contemporâneo e suas tecnologias. Antonio Herculano Lopes analisou a significação que este termo tem. Para ele, a palavra performance tem uma forte ideia de rompimento com a representação, como se ela pudesse saltar o canal entre arte e vida. Mas Richard Schechner, vai defini-la como qualquer atividade realizada por um indivíduo ou um grupo, para outros indivíduos ou grupos. Schechner, vai estabelecer a performance como relação entre os indivíduos. Para ele, no 1 Trabalho de conclusão da disciplina do curso conexões contemporâneas.

2 2 século XXI as pessoas tem vivido como nunca através da performance. Ele definiu este ato em relação a quatro coisas: Ser; Fazer; Mostrar-se fazendo; Explicar ações demonstradas; 2 Essa concepção apresentada por Schechner é muito ampla, na sua definição hoje quase tudo se encaixa na performance, pois ela é constituída de comportamentos duplamente exercidos, comportamentos restaurados, ou seja, ações que foram antes realizadas, ensaiadas, repetidas 3. Para Schechner, não somente a arte utiliza do treino, do ensaio, mas a própria vida cotidiana tem momentos de ensaios e treinos. Ele utiliza como exemplo a infância e adolescência, tida como um momento de ensaio para a vida adulta, para melhorar a nossa performance quando adultos. Enfim, ele afirma: Toda gama de experiências, compreendidas pelo desenvolvimento individual da pessoa humana, pode ser estudado como performance 4. Todas as ações além de estarem cercadas de elementos performáticos, constituem comportamentos duplamente exercidos. Para Schechner: Prestar atenção e ações simples, performadas no momento presente, é desenvolver uma consciência Zen em relação ao que é comum e honrar o que é ordinário. Honrar o que é ordinário é observar quão ritualístico é a vida diária, e o quanto esta é constituída de repetições. Não há nenhuma ação humana que possa ser classificada como um comportamento exercido uma única vez 5. Schechner assevera que nada se repete exatamente como da primeira vez, assim como afirmou o filósofo Heráclito, quando estabeleceu as primeiras leis do seu método dialético. Na verdade, ele afirma que a teoria do comportamento restaurado só não entra em contradição com a dialética por que é possível combinar infinitas vezes os comportamentos, assim eu renovo minhas ações. Além de existir essas possibilidades, as ações sempre geram reações e impactos diferentes nos outros, que nunca vão se repetir. Mesmo quando gravo um vídeo a repetição não acontece, pois Schechner reconhece o ato performático de acordo com a relação estabelecida com o outro, ou seja, quando o vídeo é mostrado a outras pessoas. A 2 SCHECHNER, Richard. O que é performance? Trad. Dandara. Rio de Janeiro, Revista de teatro: O Percevejo, UNIRIO, Ano 11, número 12, p SCHECHNER, Richard. O que é performance? p Ibidem, p Ibidem, p.27.

3 3 performance assim não pode ser definida como um sapato, um objeto qualquer, pois ela é algo essencialmente relacional, a performance interage com as pessoas, com o ambiente. Assim, ele afirma: Mesmo que uma obra de arte performática, quando filmada ou digitalizada, permaneça a mesma a cada exibição, o contexto de cada recepção diferencia as várias instancias. Embora a coisa permaneça a mesma, os eventos de que esta coisa participa são diferentes entre si. Em outras palavras, a particularidade de um dado evento está não apenas em sua materialidade, mas em sua interatividade 6. A performance, segundo Schechner, pode ocorrer em oito tipo de situações: 1) Na vida diária, cozinhando, socializando-se, apenas vivendo; 2) Nas artes; 3) Nos esportes e outros entretenimentos populares; 4) nos negócios; 5) na tecnologia; 6) No sexo; 7) Nos rituais sagrados e seculares; 8) Na brincadeira; 7 Assim, a performance alcança quase todas as atividades humanas, na verdade todas essas definições de Schechner caberiam no primeiro ponto: vida cotidiana. O intento de Schechner é justamente dar ênfase a amplitude que a performance tem em sua concepção. Entretanto, ele não coloca essa definição como absoluta ou como a verdade, mas como algo que vem se constituindo assim, historicamente, como um processo. Enfim, todas essas oito definições englobam a performance: o comportamento restaurado. Assim ele afirma: Comportamento restaurado é o processo chave de todo tipo de performance, no dia-a-dia, nas curas xamânicas, nas brincadeiras e nas arte. O comportamento restaurado existe no mundo real, como algo separado e independente de mim. Colocando isto em termos pessoais, o comportamento restaurado é eu me comportando como se fosse outra pessoa, ou eu me comportando como me mandaram ou eu me comportando como eu aprendi. 8 6 Ibidem, p SCHECHNER, Richard. O que é performance? pp Ibidem, pp

4 4 Dentro dessa definição sobre comportamento estabelecida por Schechner, o homem não cria nada, só copia, e o artista na verdade também não cria: ele só sintetiza, recombina, compila ou edita ações que já foram praticadas anteriormente. Nada se constitui como um comportamento único ou novo. Entretanto, isso não quer dizer que o trabalho realizado por um performer e de outro não tenha diferenças, que seja a mesma coisa, a repetição do mesmo. Pode parecer paradoxal, mas apesar de ser um comportamento restaurado, cada performer tem seu estilo, pois inclui seu trabalho formas, tradições diferentes, e, além disso, conta com a recepção sempre particular de quem assiste. Seu trabalho é diferente justamente pela capacidade de recombinar comportamentos restaurados. Essa definição de performance acaba sendo algo muito amplo que realmente chega a abarcar quase tudo que existe hoje como comportamento humano, que está em relação com outras pessoas. Mas as coisas não são tão simples como parecem. Schechner afirma que apesar de termos hoje essa definição, que depende totalmente do contexto histórico-social, das convenções e da tradição, nem sempre foi assim. Assim ele diz: Não há nada inerente a uma ação em si mesma, que a caracterize ou a desqualifique como sendo performance. 9 Esse conceito foi estabelecido historicamente, ou seja, em outras culturas e em outros períodos essa definição não é válida. Enfim, a definição de performance independe do evento, mas do modo como ele é recebido e localizado. Schechner, fala sobre a questão da encenação de dramas enquanto performance. Para os gregos a encenação tinha uma significação muito diferente daquela que nós damos hoje. As tragédias eram encenadas em festivais religiosos, com premiações para as melhores apresentações, segundo critérios estéticos, mas a finalidade do evento não era a natureza artística, mas o ritual. Somente com Aristóteles podemos ver uma mudança nessa definição, trazendo uma nova interpretação da tragédia grega como teatro, como performance incorporada 10. Na Idade Média também, o que se convencionou chamar de Commedia Dell arte foi repudiada pelo clero, que impedia a denominação teatral. 9 Ibidem, p SCHECHNER, Richard. O que é performance? p. 38.

5 5 A performance, narra Schechner, também foi repudiada, foi vitima de preconceito no seu nascimento, atacada como não sendo uma forma de arte. Mas desde 1970 podemos perceber uma mudança no pensamento, mesmo sendo a performance uma forma de resistência as categorias estabelecidas para arte nesse período. Assim, ele afirma: Hoje, dificilmente existe atividade humana que não seja uma performance para alguém, em algum lugar. De um modo geral, a tendência do século passado foi dissolver as fronteiras entre a performance e a não-performance, a arte e a não-arte. de um lado, desse espectro muito claro o que é uma performance, o que é uma obra de arte; do outro lado, essa clareza não existe 11. Por fim, Richard Schechner, traz uma concepção de performance ampla e significativa para o período que nós estamos vivendo, onde se perde o limite entre o que é um evento performático e o que não é. A tendência é a dissolução dessas fronteiras, pois a cada dia que se passa vemos a incorporação da internet, dos feitos da globalização, o que afeta a nossa vida cotidiana. Trás o que Schechner chama de uma presença da mídia em nossas vidas, e como consequência, todos criamos, e nos relacionamos através de performances conectadas. Assim, ele afirma: Este senso de que a performance está em todo lugar é enfatizado pelo ambiente cada vez mais midiatizado em que vivemos, onde nos comunicamos por fax, telefone e internet; onde uma quantidade ilimitada de informações e entretenimento vem pelo ar 12. Nesse período que a vida cotidiana foi midiatizada, através das webcams, do youtube, da virtualização da vida, não podemos dizer que a performance estar restritas aos atores e performers. Referencias Bibliográficas SCHECHNER, Richard. O que é performance? Trad. Dandara. Rio de Janeiro, Revista de teatro: O Percevejo, UNIRIO, Ano 11, número 12, Ibidem, p Ibidem, p. 49.

6 6 LOPES, Antonio Herculano. Performance e História. Rio de Janeiro, Revista de teatro: O Percevejo, UNIRIO, Ano 11, número 12, COHEN, Renato. A performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, COMENTÁRIO: Texto bem escrito e concebido a partir de referência dada no curso. Trata-se de uma exposição concisa do contido no artigo de Schechner, em que o autor demonstra entendimento e poder de síntese. Merece publicação, consideradas as alterações e correções propostas.

Corpo em movimento e sujeito-personagem: discussão teóricometodológica sobre uma pesquisa em dança indígena

Corpo em movimento e sujeito-personagem: discussão teóricometodológica sobre uma pesquisa em dança indígena Corpo em movimento e sujeito-personagem: discussão teóricometodológica sobre uma pesquisa em dança indígena Regina Polo Müller UNICAMP Palavras-chave: teoria da performance comportamento restaurado BPI-Bailarino-

Leia mais

Haikai somente as nuvens nadam no fundo do rio Roberson Nunes UFMG Palavras-chave: Performance, arte e work in progress

Haikai somente as nuvens nadam no fundo do rio Roberson Nunes UFMG Palavras-chave: Performance, arte e work in progress 1 Haikai somente as nuvens nadam no fundo do rio Roberson Nunes UFMG Palavras-chave: Performance, arte e work in progress Neste texto, sobre o espetáculo Haikai - somente as nuvens nadam no fundo do rio

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS ARTES CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na

Leia mais

Currículo da Oferta de Escola Música

Currículo da Oferta de Escola Música Departamento de Expressões Currículo da Oferta de Escola Música Competências Específicas As competências específicas a desenvolver na disciplina de Música são aqui apresentadas em torno de quatro grandes

Leia mais

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Currículo Referência em Teatro 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º. Bimestre 2º. Bimestre no teatro de formas animadas; manipular (experimentar) os múltiplos elementos da linguagem teatral por meio

Leia mais

O Feirante como performer

O Feirante como performer O Feirante como performer Lígia Rizzo A palavra feira vem do latim féria que significa dia de festa. Na Europa, período da Idade Média, mercadores de várias regiões reuniam-se para vender seus produtos

Leia mais

Ritual indígena, cena brasileira e performance: pesquisa em Antropologia da Performance

Ritual indígena, cena brasileira e performance: pesquisa em Antropologia da Performance Ritual indígena, cena brasileira e performance: pesquisa em Antropologia da Performance Regina Polo Müller Universidade Estadual de Campinas/Campinas/Brasil Departamento de Artes Cênicas/Escola de Comunicação

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga mínima 300 horas O aluno deverá cursar a carga mínima de 300 horas em disciplinas optativas. Estas disciplinas serão oferecidas pelos diversos

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Carga horária mínima 300 horas Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá

Leia mais

TEATRO NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UM TEATRO DE INVASÃO 1.

TEATRO NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UM TEATRO DE INVASÃO 1. 1 TEATRO NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE UM TEATRO DE INVASÃO 1. Érika Gomes Peixoto O presente texto visa apresentar as ideias de André Carreira, no texto Sobre um ator para um teatro que invade a cidade (2011),

Leia mais

COMO CRIAR RELÂMPAGOS?

COMO CRIAR RELÂMPAGOS? Escola Pública de Teatro da Vila das Artes /Fortaleza- CE Curso Teatro: Conexões Contemporâneas Módulo: Linguagens Cênicas Contemporâneas Prof. Óscar Cornago Aluna: Eveline Nogueira Grupo La Calle COMO

Leia mais

SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h

SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h 1 PROFESSOR: CAPOEIRA ANGOLA JOSÉ DAMIRO DE MORAES SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h SALA: 302 Não há NÚMERO DE VAGAS 30 EMENTA: Introdução do aprendizado da Capoeira Angola, através de seus elementos básicos,

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TÉCNICA E O ARTESANATO NAS PESQUISAS DE JERZY GROTOWSKI NO OBJECTIVE DRAMA Liége Müller

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TÉCNICA E O ARTESANATO NAS PESQUISAS DE JERZY GROTOWSKI NO OBJECTIVE DRAMA Liége Müller UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TÉCNICA E O ARTESANATO NAS PESQUISAS DE JERZY GROTOWSKI NO OBJECTIVE DRAMA Liége Müller Liége Müller Mestrado Linha de Pesquisa PFE Orientadora Profª Drª Tatiana Motta Lima É Mestranda

Leia mais

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas 1 NOME DA DISCIPLINA: SALA O ATOR NO TEATRO DA CRUELDADE DE ANTONIN ARTAUD 2 MARIA CRISTINA BRITO 4ª feira 9 às 13 horas Ester Leão (2º andar) Interpretação I e II / ou / Atuação Cênica I e II / e / O

Leia mais

PERFORMANCE DE ARTE RELACIONAL COMO CURA

PERFORMANCE DE ARTE RELACIONAL COMO CURA PERFORMANCE DE ARTE RELACIONAL COMO CURA Claudia Regina Garcia Millás Claudia Regina Garcia Millás Doutorado Linha de Pesquisa PCI Orientadora Profª Drª Tania Alice Caplain Feix Doutoranda pelo Programa

Leia mais

SOLAMENTE APRESENTAÇÃO partilha/compartilha - desabafo existencial - contemporaneidade.

SOLAMENTE APRESENTAÇÃO partilha/compartilha - desabafo existencial - contemporaneidade. SOLAMENTE É preciso ter coragem para ser livre; É preciso ser livre para ser forte; É preciso ser forte para sustentar a liberdade; Ser livre é ser responsável pelos seus atos As respostas vão além das

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015.

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015. 1 SALA LABORATÓRIO DE MULTIMÍDIA DENISE TELLES N. HOFSTRA TERÇA: 19 às 23 horas Anexo Sala Nelly Laport Entrevista + Pré-projeto 10 alunos Investigação de processos criativos em Multilinguagens e Multimídia,

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h 1 PROFESSOR: CAPOEIRA ANGOLA JOSÉ DAMIRO DE MORAES SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h : 301 Não há 30 : Introdução do aprendizado da Capoeira Angola, através de seus elementos básicos, preparação e expressão

Leia mais

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL Oficinas de Cine Clube O projeto pretende oferecer aos jovens a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade

Leia mais

ENTRE PERFORMANCES E FESTAS. eficácia concentra-se nas performances. Neste caso, nos questionamos como se dão as

ENTRE PERFORMANCES E FESTAS. eficácia concentra-se nas performances. Neste caso, nos questionamos como se dão as ENTRE PERFORMANCES E FESTAS Autora: Márcia Chiamulera 1 Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS Palavras-chave: Performances Festas étnicas Rituais Apresentamos neste texto algumas questões relativas

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

O grafismo das cestarias dos Guarani M byá

O grafismo das cestarias dos Guarani M byá O grafismo das cestarias dos Guarani M byá José Francisco Sarmento* Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado Etnodesign: um estudo do grafismo das cestarias dos M byá Guarani de Paraty-Mirim

Leia mais

Corpos em Sombras: A Visibilidade negra na prática performativa do Caxambu

Corpos em Sombras: A Visibilidade negra na prática performativa do Caxambu Corpos em Sombras: A Visibilidade negra na prática performativa do Caxambu Sara Passabon Amorim Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UNIRIO Doutorando Estudos da Perfomance, Corpo e Imagem Profº

Leia mais

Intervenção urbana de dança. Direção Holly Cavrell

Intervenção urbana de dança. Direção Holly Cavrell Intervenção urbana de dança Direção Holly Cavrell SINOPSE Na paisagem dos centros urbanos, repleta de informação, andamos como passageiros de nosso próprio corpo. O que deixamos de nós e o que levamos

Leia mais

Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN

Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos PROIN Programa Institucional de Bolsas de Integração PIBIN 2012/2013 ANEXO III Solicitação de Ampliação e Implementação Título do Projeto: Teatro Científico Popularização da Ciência através do Teatro Colegiado

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015.

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE INTERPRETAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2015. 1 SALA LABORATÓRIO DE MULTIMÍDIA DENISE TELLES N. HOFSTRA TERÇA: 19 às 23 horas Anexo Sala Nelly Laport Entrevista + Pré-projeto 10 alunos Investigação de processos criativos em Multilinguagens e Multimídia,

Leia mais

Livro e DVD reúnem artigos e filmes sobre experimentos em Antropologia da Performance

Livro e DVD reúnem artigos e filmes sobre experimentos em Antropologia da Performance Antropologia e Performance Ensaios Napedra Coleção Antropologia Hoje Organizadores: John C. Dawsey, Regina P. Müller, Rose Satiko G. Hikiji e Marianna F. M. Monteiro Livro e DVD reúnem artigos e filmes

Leia mais

design > comunicação visual Profa. Julie Pires

design > comunicação visual Profa. Julie Pires design > comunicação visual Profa. Julie Pires Teorias do Design 1 [BAV105] DESIGN Design é inventar, projetar, programar, coordenar uma longa lista de fatores humanos e técnicos, traduzir o invisível

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea

Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea Dossiê Teatro: Paisagens Pós-dramáticas e outras poéticas da cena contemporânea Apresentação 155 Na paisagem teatral das últimas décadas, a série de manifestações que problematizaram com coerência estética

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses

Ementário do Curso Técnico em Artes Circenses Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico Direção de Ensino Campus Nilópolis Ementário do

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.765 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo

Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo Ritual e crueldade nas artes do espetáculo: potencialidades de percepção-ação do corpo Ricardo da Mata Barbosa Graduado em História, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rodrigo

Leia mais

TEATRO PARA EDUCADORES. João Paulo Honorato Fernandes Professor de Teatro para Educadores 24/09/2011

TEATRO PARA EDUCADORES. João Paulo Honorato Fernandes Professor de Teatro para Educadores 24/09/2011 TEATRO PARA EDUCADORES João Paulo Honorato Fernandes Professor de Teatro para Educadores 24/09/2011 TEATRO PARA EDUCADORES A palavra teatro tem sua origem no vocábulo grego theatron que significa "local

Leia mais

A invisibilidade do corpo contemporâneo Autora: Cláudia Schulz PPGART; UFSM Palavras Chave: performance, corpo, comunicação

A invisibilidade do corpo contemporâneo Autora: Cláudia Schulz PPGART; UFSM Palavras Chave: performance, corpo, comunicação A invisibilidade do corpo contemporâneo Autora: Cláudia Schulz PPGART; UFSM Palavras Chave: performance, corpo, comunicação É comum o pensamento de que a arte, em geral, entrou no século XX um período

Leia mais

Imaginações. Imaginations. Imaginación

Imaginações. Imaginations. Imaginación Imaginações Imaginations Imaginación Samuel Leal Barquete 1 Imaginações nasce de algumas perguntas. A partir da relação entre imagem e história/tradição, pergunta-se o que se mostra e o que se dá a ver

Leia mais

Marketing Público. Definindo o. Profa. Dra. Caroline Casali

Marketing Público. Definindo o. Profa. Dra. Caroline Casali Definindo o Marketing Público Profa. Dra. Caroline Casali Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Administração e de Turismo Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITECE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA Comissão do Concurso

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITECE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA Comissão do Concurso Departamento: CIÊNCIAS SOCIAIS Setor de Estudo: ANTROPOLOGIA 1. Historia e teoria antropológica. 2. Trabalho de campo: o método etnográfico. 3. Abordagens contemporâneas em etnografia. 4. Família, parentesco

Leia mais

NÃO ME ATRAPALHE, MÃE EU ESTOU APRENDENDO! COMO OS VIDEOGAMES ESTÃO PREPARANDO NOSSOS FILHOS PARA O SUCESSO NO SÉCULO XXI E COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

NÃO ME ATRAPALHE, MÃE EU ESTOU APRENDENDO! COMO OS VIDEOGAMES ESTÃO PREPARANDO NOSSOS FILHOS PARA O SUCESSO NO SÉCULO XXI E COMO VOCÊ PODE AJUDAR? NÃO ME ATRAPALHE, MÃE EU ESTOU APRENDENDO! COMO OS VIDEOGAMES ESTÃO PREPARANDO NOSSOS FILHOS PARA O SUCESSO NO SÉCULO XXI E COMO VOCÊ PODE AJUDAR? Aline Nadal 1 Fernanda Batistela 2 PALAVRAS CHAVE: Jogos

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DISCIPLINAS OPTATIVAS PPGMLS 005 Literatura e Produção de Memória Social (M DISCIPLINAS OPTATIVAS 60 4 Estudo, em perspectiva histórica, das relações entre os diversos gêneros líricos e a perenização do nome cantado. Os usos

Leia mais

REFLEXÕES ACERCA DO ESPAÇO TEATRAL E O AMBIENTE ESCOLAR. José Simões de Almeida Jr.

REFLEXÕES ACERCA DO ESPAÇO TEATRAL E O AMBIENTE ESCOLAR. José Simões de Almeida Jr. REFLEXÕES ACERCA DO ESPAÇO TEATRAL E O AMBIENTE ESCOLAR REFLECTIONS CONCERNING THE THEATRICAL SPACE AND SCHOOL ENVIRONMENT José Simões de Almeida Jr. Doutor em Teatro pela Universidade de São Paulo (USP)

Leia mais

Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos

Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos Cristiane Mabel Medeiros MAMAM no Pátio - Pernambuco A forma só

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES JULIANE DO ROSÁRIO MELO PLANO DE ENSINO- SÍNTESE DOS ANOS

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 20/1 - Resolução UNIRIO Nº 4.150, DE 09 DE JULHO DE 2013 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Hora: 1:15 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 540 1.EIXO

Leia mais

PORTFOLIO ARTISTA ROBERTO SANTOS

PORTFOLIO ARTISTA ROBERTO SANTOS PORTFOLIO ARTISTA ROBERTO SANTOS Roberto Santos, 1972 ARTISTA DRT: 013496 São Paulo Brasil Modelo, performer, cantor, ator, dançarino, licenciado em 2013 e especialista em Artes Cênicas pela FPA-Faculdade

Leia mais

Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux et pereat mundus

Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux et pereat mundus Leite, R. (2016). Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux er pereat mundus. In M. Oliveira & S. Pinto (Eds.), Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz (pp. 238-243). Braga: CECS. Raquel Leite foto.leiter@hotmail.com

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas. Área de Artes da Cena LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA REGULAMENTO ANO: 2017

Universidade Federal de Goiás. Escola de Música e Artes Cênicas. Área de Artes da Cena LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA REGULAMENTO ANO: 2017 Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas Área de Artes da Cena LABORATÓRIOS DE ARTES DA CENA REGULAMENTO ANO: 2017 TÍTULO DO LABORATÓRIO: Laboratório de Montagens Teatrais SIGLA:

Leia mais

Triplique suas vendas e seus inícios!!!!

Triplique suas vendas e seus inícios!!!! Triplique suas vendas e seus inícios!!!! Lembretes ( Campanha Maio) Inicie 2 consultores no seu time até o dia 19 de Maio com 200 pontos e você também ativo com 200 pontos e ganhe ( 1 Fragrância e 1 Relógio);

Leia mais

Proposta de Intervenção Urbana para o Corpocidade. O Chão nas Cidades

Proposta de Intervenção Urbana para o Corpocidade. O Chão nas Cidades Proposta de Intervenção Urbana para o Corpocidade. O Chão nas Cidades Andrea Maciel Garcia 1 (UNI_RIO) O Chão nas Cidades é uma intervenção urbana que, ao colocar corpos deitados em espaços estratégicos

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

RISCOFOBIA E MEDICALIZAÇÃO

RISCOFOBIA E MEDICALIZAÇÃO RISCOFOBIA E MEDICALIZAÇÃO 1 O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE AS TRANSIÇÔES DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE 2 Complexo Economico-Industrial da Saúde E S T A D O -P R O M O Ç Ã O E R E G U L A Ç Ã O Indústria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE DANÇA SUBÁREA TEORIA DO CORPO EM DANÇA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE DANÇA SUBÁREA TEORIA DO CORPO EM DANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTE NA ÁREA DE DANÇA SUBÁREA TEORIA DO CORPO EM DANÇA Da especificação do Processo Seletivo Simplificado: Área: Dança Áreas: Subárea: Teoria do Corpo em Dança Nº.

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL 05/MAI/17

VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL 05/MAI/17 VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL 05/MAI/17 O PROGRAMA Um jornal ágil e dinâmico que traz, logo cedo, tudo o que acontece no Brasil e no mundo para o telespectador começar o dia muito bem informado. Apresentado

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Currículo dos Cursos (por estrutura) Ano do Currículo/Versão: 201/2 - RESOLUÇÃO UNIRIO Nº 5029 DE 05/07/201 Exigida Máxima Créditos Exigidos Créditos Máximo Data: 24/0/201 Estrutura Curricular: Créditos Mínimo : Mínima : 1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Leia mais

Submissão de Resumos Sessões de Comunicação Coordenada. Dados Gerais da Sessão de Comunicação Coordenada

Submissão de Resumos Sessões de Comunicação Coordenada. Dados Gerais da Sessão de Comunicação Coordenada Submissão de Resumos Sessões de Comunicação Coordenada Dados Gerais da Sessão de Comunicação Coordenada Área temática: Discurso, Cultura e Identidade Título da Sessão: Práticas identitárias de constituição

Leia mais

ANA ACHCAR. Sexta das 9 às 13 horas. 60 horas. Atuação Cênica I e II / e / Jogo do Palhaço I NÚMERO DE VAGAS

ANA ACHCAR. Sexta das 9 às 13 horas. 60 horas. Atuação Cênica I e II / e / Jogo do Palhaço I NÚMERO DE VAGAS 1 JOGO DO PALHAÇO 2 ANA ACHCAR Sexta das 9 às 13 horas 60 horas : 602 Interpretação I e II / ou / Atuação Cênica I e II / e / Jogo do Palhaço I Turma Fechada. : Exercício do jogo cênico do palhaço, explorando

Leia mais

Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Preparando o Terreno: Quem se dispõe a formar e acompanhar um novo grupo de jovens da PJMP precisa ter conhecimento de algumas coisas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS DA PJMP

COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS DA PJMP COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS DA PJMP Preparando o Terreno Quem se dispõe a formar e acompanhar um novo grupo de jovens precisa ter conhecimento de algumas coisas como: O objetivo da Pastoral da Juventude

Leia mais

PANORAMA SOBRE PROPOSTAS DE ESTREITAMENTO ENTRE A ENCENAÇÃO E ESPECTADOR NA CENA CONTEMPORÂNEA:

PANORAMA SOBRE PROPOSTAS DE ESTREITAMENTO ENTRE A ENCENAÇÃO E ESPECTADOR NA CENA CONTEMPORÂNEA: O ESTREITAMENTO ENTRE O ESPECTADOR E A CENA CONTEMPORÂNEA Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi Universidade Federal de Minas Gerais PALAVRAS CHAVE: Estreitamento Espectador - Cena PANORAMA SOBRE PROPOSTAS

Leia mais

AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico

AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico AULA FILOSOFIA O realismo aristotélico DEFINIÇÃO O realismo aristotélico representa, na Grécia antiga, ao lado das filosofias de Sócrates e Platão, uma reação ao discurso dos sofistas e uma tentativa de

Leia mais

E NOVAS TECNOLOGIAS NA CENA CONTEMPORÂNEA

E NOVAS TECNOLOGIAS NA CENA CONTEMPORÂNEA I SEMINÁRIO DE ESTUDOS HÍBRIDOS DAS ARTES DA CENA: AUSÊNCIAPRESENÇA E NOVAS TECNOLOGIAS NA CENA CONTEMPORÂNEA 17 e 18 de novembro Espaço das Artes (antigo MAC-USP) Cidade Universitária Realização: Apoio:

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Rita Maria Luz Freitas Soares (1) ; Laura Almeida de Oliveira (2) ; Bruno Kaik Alves (2) ;

Leia mais

MANUAL DA ESCALADA RADICAL. Denison Cavalcante

MANUAL DA ESCALADA RADICAL. Denison Cavalcante MANUAL DA ESCALADA RADICAL Denison Cavalcante Índice Por que Escalada Radical?... 3 Escalada Radical nas Igrejas e Escolas... 4 Passo a passo... 5 Dicas... 5 Escalada Radical como jornada pessoal... 6

Leia mais

O Palhaço Itinerante e o Espaço Público como Zona de Experiência. Diego Elias Baffi

O Palhaço Itinerante e o Espaço Público como Zona de Experiência. Diego Elias Baffi O Palhaço Itinerante e o Espaço Público como Zona de Experiência. Diego Elias Baffi UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Palavras-Chave: Palhaço, Palhaço Itinerante, Intervenção em Espaço Público.

Leia mais

FORMAÇÃO DE GRUPOS PROFA. ÉRIKA RAMOS

FORMAÇÃO DE GRUPOS PROFA. ÉRIKA RAMOS FORMAÇÃO DE GRUPOS PROFA. ÉRIKA RAMOS GRUPO OU EQUIPE? vídeo O PROCESSO DE FORMAÇÃO GRUPAL O primeiro ponto para um bom entendimento do comportamento de grupos é que são formados por pessoas e, portanto,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1909T1 - Partitura Corporal

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1909T1 - Partitura Corporal Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LAC1909T1 - Partitura Corporal Docente(s) Lúcia Regina Vieira Romano Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Artes Cênicas, Educação e

Leia mais

Mini-curso. Formação de professores e avaliação: instrumentos para avaliação processual em sala de aula

Mini-curso. Formação de professores e avaliação: instrumentos para avaliação processual em sala de aula Mini-curso Formação de professores e avaliação: instrumentos para avaliação processual em sala de aula Professor responsável Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos (UFOP) Mariana 2014 2 Prezados/as professores/as,

Leia mais

A MEDIDA DO TEMPO ...

A MEDIDA DO TEMPO ... A MEDIDA DO TEMPO A cada segundo nascem 4,1 seres humanos e morre 1,8 seres humanos. Há um saldo positivo de 2,3 seres humanos por segundo. Desenhe um cronômetro numa folha de papel e desmonte-o. Depois

Leia mais

Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios

Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios Como utilizar seu site para gerar mais Vendas e Novos negócios www.aroeiracriativa.com.br Hélio Roots Digital Marketing PLANEJAMENTO DE SITES DE ALTA CONVERSÃO www.aroeiracriativa.com.br Facebook não é

Leia mais

Diagnóstico Organizacional

Diagnóstico Organizacional Este conteúdo faz parte da série: Diagnóstico Empresarial Ver 4 posts dessa série Diagnóstico Organizacional O diagnóstico organizacional ou empresarial é uma ferramenta de gestão que serve para analisar

Leia mais

C & Q Claudio C. Conti

C & Q Claudio C. Conti C & Q "A pergunta decisiva para o ser humano é esta: tens o infinito como referência? Este é o critério de sua vida. Quando alguém entende e sente que está conectado ao ilimitado já nesta vida, modificam-se

Leia mais

AS ARTES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

AS ARTES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS dossiê 84 AS ARTES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS Quais foram as principais transformações das artes no cenário brasileiro nos últimos 20 anos? Para responder a essa pergunta o Centro Universitário Maria Antonia

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL No. 01/2017 ÁREA DE CONHECIMENTO: TÉCNICAS DE CORPO PARA INTERPRETAÇÃO TEATRAL

CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL No. 01/2017 ÁREA DE CONHECIMENTO: TÉCNICAS DE CORPO PARA INTERPRETAÇÃO TEATRAL Escola de BAREMA DA PROVA ESCRITA Pontuação Máxima 01 02 03 Média 1. Domínio do conteúdo em articulação com o ponto sorteado 4,0 2. Linguagem técnica e capacidade de expressão de acordo com 2,0 o padrão

Leia mais

Argumentação e filosofia

Argumentação e filosofia Argumentação e filosofia 1- Compreender a origem histórica da rivalidade existente entre Filosofia e Retórica. O pensamento racional teve origem na Grécia antiga, na necessidade do desenvolvimento da Polis

Leia mais

ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS, MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG)

ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS, MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG) ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS, MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG) Maria Célia da Silva Gonçalves (TRANSE/UnB) PALAVRAS-CHAVE: Performance - Folia de Reis -Identidade

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

como posso ser mais eficaz e persuasivo nas minhas comunicações?

como posso ser mais eficaz e persuasivo nas minhas comunicações? Programa 2016 como posso ser mais eficaz e persuasivo nas minhas comunicações? Porquê? Se já alguma vez teve que fazer uma apresentação, conhece bem a ansiedade inerente a falar em público, como o desconforto,

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

Sincronicidade: um estudo em audiovisual acerca da sincronização entre imagem e sons distintos

Sincronicidade: um estudo em audiovisual acerca da sincronização entre imagem e sons distintos Sincronicidade: um estudo em audiovisual acerca da sincronização entre imagem e sons distintos Marcos Takeshi Matsumoto - Dorival Campos Rossi - Rodrigo Malcolm de Barros Moon - Regilene Sarzi Ribeiro

Leia mais

DIÁLOGOS COM O TEATRO POPULAR NO NORDESTE

DIÁLOGOS COM O TEATRO POPULAR NO NORDESTE Entre o auto-espetáculo e a opinião dos outros 485 DIÁLOGOS COM O TEATRO POPULAR NO NORDESTE por Joana Abreu Oliveira * CAMAROTTI, Marco. Resistência e voz: o teatro do povo do Nordeste. Recife: Ed. Universitária

Leia mais

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr.

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA Primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, fundamentos, movimentações vão sendo

Leia mais

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE A ORIGEM DO TEATRO GREGO 1

CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE A ORIGEM DO TEATRO GREGO 1 CEJA JONAS CORREIA Aluno: Data: / /2019 TURMA 6ª TURNO DENISE COMPASSO ARTE A ORIGEM DO TEATRO GREGO 1 NOTA 1. Nas alternativas abaixo escreva V nas VERDADEIRAS e F nas FALSAS: (1,0) I. ( ) A máscara passou

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

Folias do Divino: um cortejo em performance ritual. Comunicação oral. Festa e manifestações populares

Folias do Divino: um cortejo em performance ritual. Comunicação oral. Festa e manifestações populares Folias do Divino: um cortejo em performance ritual Comunicação oral Festa e manifestações populares Palavras-Chave: Folias, Festa, Ritual, Cultura Popular Jorge das Graças Veloso Doutor UNB Trata-se este

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV2 INTEGRADA 2º TRIMESTRE DE º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AV2 INTEGRADA 2º TRIMESTRE DE º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ÁREA DE CONHECIMENTO CADERNO 1 14/08 Quarta feira COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO Leitura, compreensão e interpretação de textos diversos. Regência verbal e nominal. Crase. Caderno de atividades. Gramática.

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar.

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar. BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos

Leia mais

CAMPUS DE BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PIBID - LETRAS

CAMPUS DE BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PIBID - LETRAS CAMPUS DE BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PIBID - LETRAS TECNOLOGIA PROJETO DE ENSINO Acadêmico: Fernando Vargas Vieira Coordenação: Fabiana Giovani Supervisão: Josiane Hinz 2014 CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

ILUMINAÇÃO, JOGO E TREINAMENTO - composições cênicas entre a teatralidade e a performatividade

ILUMINAÇÃO, JOGO E TREINAMENTO - composições cênicas entre a teatralidade e a performatividade Universidade Federal de Uberlândia - UFU Instituto de Artes - IARTE Curso de Teatro ILUMINAÇÃO, JOGO E TREINAMENTO - composições cênicas entre a teatralidade e a performatividade Plano de Trabalho apresentado

Leia mais

LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL

LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL LÍNGUA DE SINAIS: A COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL SODRÉ, Marta Patrícia/ Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Eixo Temático: Aspectos Sociais das Deficiências Palavras chaves: Comunicação. LIBRAS.

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia 7º Ano Filósofos Clássicos. A filosofia clássica. Sócrates de Atenas: o poder das perguntas

Leia mais

Processo coletivo de reflexão sobre a atuação docente: o teatro como mediador

Processo coletivo de reflexão sobre a atuação docente: o teatro como mediador Processo coletivo de reflexão sobre a atuação docente: o teatro como mediador Alessandra Ancona de Faria Universidade Paulista mestre Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação PUC/SP professora

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 07/2006 Autoriza a criação do Curso de Teatro, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Campus I, desta

Leia mais

Retratos de Família: o cinema de João Canijo. Daniel Ribas

Retratos de Família: o cinema de João Canijo. Daniel Ribas Retratos de Família: o cinema de João Canijo Daniel Ribas História - João Canijo A sua formação fez-se através de assistência de realização de alguns realizadores europeus, que filmaram em Portugal nos

Leia mais

Título do Artigo. Resenha. Revista Communicare

Título do Artigo. Resenha. Revista Communicare 153 Título do Artigo Resenha Revista Communicare O que é o Cinema no Mundo Digital? Bruno Hingst Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo

Leia mais