IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE USANDO SENSORES MARG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE USANDO SENSORES MARG"

Transcrição

1 Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XVII ENCITA / 11 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil 19 de outubro de 11 IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE USANDO SENSORES MARG Gustavo Souza de Lacerda Instituto Tecnológico de Aeronáutica CTA Rua H-B São José dos Campos - SP Bolsista PIBIC-CNPq gustavocamus@gmail.com Elder Moreira Hemerly Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA Praça Mal. Eduardo Gomes 5 Vila das Acácias São José dos Campos - SP hemerly@ita.br Resumo. Este projeto iniciado em agosto de 1 teve como objetivo central estabelecer as equações básicas do Filtro de Kalman usando sensores do tipo MARG Magnetometers Accelerometers and Rate Gyros para estimação de atitude simular a solução para estimativa de atitude em MATLAB e analisar desempenho com dados reais. Para tanto os seguintes passos foram seguidos: familiarização do aluno com o problema de estimação de atitude; compreensão dos princípios básicos do algoritmo a ser implementado; codificação do algoritmo em MATLAB; realização de testes utilizando dados simulados em MATLAB; realização de teste empregando leituras reais de acelerômetros girômetros e magnetômetros e; análise crítica dos resultados. Palavras chave: controle de atitude filtro de Kalman AHRS navegação. 1. Introdução Neste projeto inicialmente o aluno familiarizou-se com o problema de estimação de atitude usando como base sensores do tipo MARG. Em seguida estudou-se o uso de um Filtro de Kalman para a fusão ótima entre os sensores. A partir daí analisou-se o código MATLAB desenvolvido pelo aluno Jorge Melegati em 8 para estimação de atitude usando sensores MARG e Filtro de Kalman. Avaliou-se os resultados obtidos naquele período e estudou-se algumas alternativas para melhorar o código. Por fim estudou-se a interferência da aceleração na determinação da atitude de um sistema.. Descrição do Problema Atitude é um termo que descreve a orientação de um veículo ou objeto no espaço. Assim sendo determinar a atitude de um corpo a partir de leituras de um certo tipo de instrumento é um problema clássico e antigo da engenharia. Este problema pode ser visto em vários tipos de indústrias da de entretenimento à aeroespacial. Figura 1. Exemplos de sistemas de determinação de atitude

2 Quando estamos trabalhando com aplicações que não exigem grande acurácia geralmente determinamos a atitude do corpo usando um AHRS Attitude Heading Reference System. Em especial se a aplicação demanda uma acurácia mediana e um custo baixo os sensores utilizados são tipicamente do tipo MARG 3 magnetômetros 3 acelerômetros e 3 girômetros. Nesses sistemas podemos utilizar diversas formas de parametrização para a atitude do corpo o que afeta diretamente a forma das equações diferenciais cinemáticas do problema. Em particular as parametrizações por ângulos de Euler e por quartenions são as mais comuns de serem empregadas. Porque os resultados são mais intuitivos e mais fáceis de se interpretar trabalharemos aqui com a parametrização de ângulos de Euler muito embora eles sofram com uma singularidade quando θ arfagem = +9. Os ângulos são três: guinada yaw arfagem pitch e rolamento roll. Figura. Representação dos ângulos de Euler para um corpo Nesse contexto os principais objetivos deste projeto são: a familiarizar o aluno com o problema de estimação de atitude usando sensores MARG e com o uso do Filtro de Kalman para realização de fusão ótima de sensores; b implementar um algoritmo para AHRS em linguagem MATLAB; c realizar testes com o algoritmo implementado com dados simulados em MATLAB e dados reais provenientes de 9 sensores 3 acelerômetros 3 girômetros e 3 magnetômetros; d investigar preliminarmente alternativas para se tratar o caso de movimentos acelerados e; e efetuar análise crítica dos resultados obtidos. A fim de atingir todos os objetivos acima listados a metodologia empregada no desenvolvimento do projeto pode ser sintetizada em três passos: a análise do problema de atitude com ênfase nas soluções baseadas em sensores MARG e Filtro de Kalman; b simulação de todos os aspectos envolvidos na estimação de atitude em MATLAB; objetivando fácil depuração do código e análise preliminar de desempenho em situações simuladas e; c realização de experimentos com dados reais e análise crítica dos resultados. 3. Resultados Obtidos Usando os ângulos de Euler o sistema de equações diferenciais que descrevem a atitude de um veículo é: #!. ".!. + = 1 sin cos. # p - cos cos" sin cos" c - q " - c " sin sin" cos sin" / r 1 onde Ψ θ e Φ representam respectivamente os ângulos de guinada arfagem e rolamento; p q e r representam as medidas obtidas dos três girômetros ortogonais.

3 Uma análise detalhada da equação acima nos mostra que a medida do erro em qualquer grandeza angular nos levará a erros de atitude que crescem com o tempo uma vez que as equações diferenciais do sistema estão acopladas entre si. Para realizar uma análise de erro mais realista precisa-se de um modelo de alta fidelidade para os girômetros. Este modelo é dado pela seguinte equação: p m = 1+ s f p t + b p t onde p m é a saída medida pelo sensor p t é o real valor da medida angular que o girômetro está tentando medir s f é um fator de escala que corrompe a medida e b p t é o bias. A expressão é igualmente válida para q e r. De modo geral o bias bt é dado pela forma: bt = b + b 1 t + b w t 3 onde b é uma constante b 1 t representa a componente variante com o tempo do bias e b w t representa o ruído da amostra. Os valores b 1 t e b w t são estocásticos. De fato b 1 t pode ser modelado como um processo aleatório gaussiano exponencialmente correlacionado de constante de tempo τ variância σ b1 e densidade espectral de potência de saída pode ser modelado por um ruído branco em banda limitada. =! b1 ". Já b w t às vezes chamado de ruído Desde que os erros dos girômetros são estocásticos em natureza temos que fazer uma análise de covariância para analisarmos o desempenho de um AHRS usando apenas a leitura dos girômetros. Para tal é necessário linearizar os modelos de erro resultando no seguinte sistema dinâmico: Q wb1.! " x = F! x " + # w " 4 onde o vetor de erro de estado é dado por:.! " x =!#!!!b p!b q!b r T 5 sendo as três primeiras entradas os erros dos ângulos de Euler e as três últimas os erros no bias em cada uma das medidas dos girômetros. A matriz de erro dinâmico F é dada por: F =! sen" q cos#! rsen# sen# cos# qsen# + r cos# cos " cos" cos" cos"!qsen# + r cos# cos#!sen# qsen# + r cos# cos " sen" cos" q cos#! rsen# 1 sen#sen" cos"! 1! 1 cos#sen" cos"! 1 6 e a matriz de mapeamento de ruído do processo é:

4 ! = sen" cos" cos# cos# cos" sen" sen"sen# cos"sen# 1 cos# cos# Por fim o vetor de ruído do processo w! é dado por: w! = " n p n q n r w p w q w # r 8 onde as três primeiras entradas representam os erros de medida em banda larga de p q e r e as três últimas entradas são os termos de ruído para as bias de cada girômetro. Então a densidade espectral de potencia para w! é dada por: # Q w =! p! q! r! wp " wp! wq " wq! wr " wr 9 Finalmente a matriz de covariância de erro de estado no passa k P k é definida como propagada no tempo através da seguinte relação:! " # x k " # T x k e é P k +1 =! K P K! K T + C d 1 onde Φ k é o equivalente discreto da matriz F no passo k; C d é o equivalente discreto de ΓQ w Γ Todos os resultados apresentados até agora correspondem a um sistema composto apenas por girômetros de baixo desempenho que apesar de terem boa resposta em banda alta levam a erros de atitudes ilimitados. Por isso deve-se acrescentar ao sistema de atitude sensores ou um sistema com erros limitados. O sistema adicional pode ser usado para reinicializar periodicamente a solução de atitude derivada dos girômetros. Nesse caso usou-se como sistema adicional uma tríade de acelerômetros e magnetômetros presentes no MARG. A fusão entre os sensores foi feita através da aplicação de um filtro de Kalman. Para o estimador de ângulos de Euler o vetor de estado que nos interessa é:

5 ! x = " # bp b q b r T 11 O modelo dinâmico para este estimador é semelhante ao apresentado anteriormente porém com uma pequena diferença. Nesse caso a matriz de mapeamento de ruído de processo é dada por:! = " sen# " sen# cos cos " cos# "sen# + " " sen#sen " cos#sen cos cos T 1 onde α e β são parâmetros. A equação que atualiza os dados obtidos é:! "+ x = L " k y # H k x" ^ # = L " ^ k y # H k y" k = L k! " y k onde o índice - indica a grandeza antes da atualização e o índice + indica depois. O vetor medida! y k é dado por: 13! y = " k AS # AS AS 14 onde AS indica que a estimativa dos ângulos de Euler provém do sistema adicional acelerômetros e magnetômetros. Essas estimativas são encontradas integrando a equação 1 ao longo do tempo entre duas atualizações consecutivas. Para cada atualização o ganho de Kalman L k e a matriz de covariância de estado P k + são calculadas pelas relações: L k = P k! H T H T P! k H + R v!1 15 e P +! K = I 6 x6! L K H P K 16 onde a matriz de medida H é definida como: H =! I 3x 3 " 3x 3 # 17 e matriz de covariância do ruído de medida R v é dada por: R v =! "! #! 18 sendo as entradas da diagonal acima os ruídos em banda larga na medida de Ψ θ e Φ do sistema adicional.

6 Finalmente a cada iteração os ângulos de Euler e os bias são atualizados conforme:! k + =! k " + # x k + 1 k + = k " + # x k + k + = k " + # x k + 3 b + pk = b " pk + # x + k 4 b + qk = b " qk + # x + k 5 b + rk = b " rk + # x + k 6 19 Esquematicamente podemos representar o nosso problema de determinação de atitude de um corpo através de sensores MARG por meio de um fluxograma que segue representado abaixo: Fig. 3 Fluxograma geral da determinação de atitude de um corpo Todo o algoritmo descrito neste artigo havia sido implementado em ambiente MATLAB pelo aluno Jorge Melegati em 8 através de uma Bolsa PIBIC referência [3]. Assim sendo para evitar retrabalho o trabalho de programação deste projeto consistiu numa revisão detalhada do código por ele implementado àquela época. Primeiramente verificou-se que tal implementação estava de fato funcionando corretamente e que os resultados por ela gerados eram satisfatórios. Contudo na busca do melhor resultado possível estudou-se a sintonia entre os parâmetros do filtro. Após uma série de testes realizados observou-se que as alterações realizadas nestes parâmetros nada contribuíram ou até mesmo atrapalharam o desempenho do sistema. Por este motivo optou-se por utilizar os parâmetros que já estavam definidos anteriormente. Neste caso os resultados obtidos podem ser visualizados nos gráficos abaixo:

7 Fig. 4 Ângulo de Rolamento Fig. 5 Ângulo de arfagem

8 Fig. 6 Ângulo de Guinada Como podemos observar a partir destas figuras os piores resultados ocorrem para o ângulo de guinada porque na sua obtenção não são utilizados os dados oriundos dos acelerômetros. Isto ocorre pois o campo gravitacional que é a referência para este caso é sempre perpendicular ao plano em que está o referido ângulo impedindo que os dados do acelerômetro possam ser aproveitados. Neste momento é importante também analisar o efeito de outras acelerações no movimento dos sensores. Fig. 7 Corpo em movimento De fato quando o sistema está sob influência de uma aceleração externa o vetor referência do acelerômetro passa a ser não só o vetor gravidade mas sim a resultante de toda a aceleração aplicada sobre o corpo. Neste caso a primeira solução que pode ser empregada é a de atribuir pequenos pesos para todos os três valores dos acelerômetros quando uma aceleração externa é detectada. Assim a estimativa da atitude passa a depender basicamente dos giroscópios e magnetômetros. Entretanto uma forma mais eficaz de amenizar o efeito de uma aceleração externa consiste em estimar a direção da mesma e então atribuir pesos pequenos apenas para os valores dos acelerômetros afetados por esta aceleração externa. Os valores dos acelerômetros não afetados continuam contribuindo igualmente para a determinação da atitude.

9 4. Conclusões Neste projeto estudou-se a implementação de um sistema de atitude usando sensores do tipo MARG. O trabalho desenvolvido ao longo de um ano de pesquisa pode ser sintetizado nas seguintes etapas: Familiarização com o problema de estimação de atitude; Estudo sobre Filtro de Kalman; Análise do algoritmo de estimação de atitude; Realização de testes e ajuste dos parâmetros do filtro; Análise teórica do caso onde há movimento acelerado. Todos os resultados obtidos foram satisfatórios. 5. Agradecimentos Agradeço ao professor Elder Hemerly pelo rico conhecimento transmitido a mim durante o projeto; ao ITA pelo suporte dado para o projeto pudesse ser desenvolvido; e ao CNPQ pela oportunidade e por tornar possível a realização deste gratificante trabalho. 6. Referências [1] Gebre-Egziabher D. Hayward R. C. Powell J. D. Design of Multi-Sensor Attitude Determination Systems In IEEE Transactions on Aerospace and Electronic Systems pg [] Gebre-Egziabher D. Elkaim G.H. "MAV Attitude Determination From Observations of Earth s Magnetic and Gravity Field Vectors" In EEE Journal of Aerospace Electronic Systems Volume 44 Issue 3 8. [3] J. A. Melegati "Implementação de Sistema de Atitude em DSP" Artigo Final CNPQ 8. [4] Soo Suh Young "Orientation estimation using a quaternion-based indirect Kalman filter with adaptive estimation of external acceleration" In IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement Volume 59 Issue 1 1.

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE EM DSP

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE EM DSP Anais do 15 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XV ENCITA / 2009 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 19 a 21 2009. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA

Leia mais

Este capítulo descreve os testes realizados para validar a teoria proposta pela presente dissertação.

Este capítulo descreve os testes realizados para validar a teoria proposta pela presente dissertação. 6 Simulações Este capítulo descreve os testes realizados para validar a teoria proposta pela presente dissertação. 6.1. Descrição da Simulação Visando validar o equacionamento desenvolvido no Capítulo

Leia mais

5 Equacionamento do Filtro de Kalman

5 Equacionamento do Filtro de Kalman 5 Equacionamento do Filtro de Kalman As implementações do filtro de Kalman para a fusão do GPS com o sensor inercial são classificadas na literatura principalmente como: acopladas, utilizando como informação

Leia mais

Estratégia para medição de orientação baseado em sensores MARG para aplicações Wearable PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Estratégia para medição de orientação baseado em sensores MARG para aplicações Wearable PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Estratégia para medição de orientação baseado em sensores MARG para aplicações Wearable PROPOSTA DE TRABALHO

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA MP-272: CONTROLE E NAVEGAÇÃO DE MULTICÓPTEROS VI. NAVEGAÇÃO Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de Mecatrônica

Leia mais

SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA DETERMINAÇÃO DA ATITUDE COM

SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA DETERMINAÇÃO DA ATITUDE COM SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA DETERMINAÇÃO DA ATITUDE COM APLICAÇÃO EM VANTS Antônio Padilha Lanari Bo, Geovany Araújo Borges Grupo de Robótica, Automação e Visão - GRAV Departamento de Engenharia Elétrica

Leia mais

MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais

MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais Capítulo 1: Introdução Davi Antônio dos Santos Departamento de Mecatrônica Instituto Tecnológico de Aeronáutica davists@ita.br São José dos Campos,

Leia mais

Revisão II: Sistemas de Referência

Revisão II: Sistemas de Referência Revisão II: Sistemas de Referência sistema terrestre fixo (ex.: NED) origem: ponto fixo sobre a superfície da Terra zi : vertical, apontando para o centro da Terra xi e y I : repousam sobre o plano horizontal

Leia mais

3 Filtro de Kalman Discreto

3 Filtro de Kalman Discreto 3 Filtro de Kalman Discreto As medidas realizadas por sensores estão sujeitas a erros, como pode ser visto no Capítulo 2. Os filtros são aplicados aos sinais medidos pelos sensores para reduzir os erros,

Leia mais

Determinação de atitude do satélite CBERS-2 utilizando a Filtragem H para sistema não linear

Determinação de atitude do satélite CBERS-2 utilizando a Filtragem H para sistema não linear Determinação de atitude do satélite CBERS-2 utilizando a Filtragem H para sistema não linear William Reis Silva 1 Hélio Koiti Kuga 1 Maria Cecília Zanardi 2 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Leia mais

Implementação do Filtro de Kalman Estendido

Implementação do Filtro de Kalman Estendido UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA FACET DISCIPLINA: Tópicos em Robótica Móvel PROFESSORA: Drª Valguima Odakura ACADÊMICOS: Aline Izida e Diogo Fernando

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE ATITUDE EM TEMPO REAL UTILIZANDO SENSOR DE ESTRELAS

ESTIMAÇÃO DE ATITUDE EM TEMPO REAL UTILIZANDO SENSOR DE ESTRELAS V CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA V NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 25 a 28 de agosto de 2008 Salvador Bahia - Brasil August 25 28, 2008 - Salvador Bahia Brazil ESTIMAÇÃO DE ATITUDE

Leia mais

DETECÇÃO DE FALHAS EM UM HELICÓPTERO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE EMPREGANDO CONTROLE ESTATÍSTICO MULTIVARIADO DE PROCESSO

DETECÇÃO DE FALHAS EM UM HELICÓPTERO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE EMPREGANDO CONTROLE ESTATÍSTICO MULTIVARIADO DE PROCESSO Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XVI ENCITA / 2010 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil 20 de outubro de 2010 DETECÇÃO DE FALHAS EM UM

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA MP-272: CONTROLE E NAVEGAÇÃO DE MULTICÓPTEROS IV. ESTIMAÇÃO ÓTIMA Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de Mecatrônica

Leia mais

Localização de robôs móveis baseados em balizas

Localização de robôs móveis baseados em balizas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Localização de robôs móveis baseados em balizas Sandro Augusto Costa Magalhães Tiago José Ferreira Mendonça VERSÃO FINAL Trabalho realizada no âmbito da

Leia mais

Daniel Strufaldi Batista. Ambiente Integrado de simulação e teste de um sistema de determinação e estimação de atitude utilizando sensores MEMS

Daniel Strufaldi Batista. Ambiente Integrado de simulação e teste de um sistema de determinação e estimação de atitude utilizando sensores MEMS Daniel Strufaldi Batista Ambiente Integrado de simulação e teste de um sistema de determinação e estimação de atitude utilizando sensores MEMS Londrina 18 de novembro de 2013 Daniel Strufaldi Batista

Leia mais

II. MODELAGEM MATEMÁTICA (cont.)

II. MODELAGEM MATEMÁTICA (cont.) INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA MP-272: CONTROLE E NAVEGAÇÃO DE MULTICÓPTEROS II. MODELAGEM MATEMÁTICA (cont.) Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA POSIÇÃO DE ALVOS VIA PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

DETERMINAÇÃO DA POSIÇÃO DE ALVOS VIA PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS Anais do XVII Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XVII ENCITA / 211 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil 19 de outubro de 211 DETERMINAÇÃO DA POSIÇÃO DE

Leia mais

Biblioteca para comunicação ciente de localização geográfica entre dispositivos móveis

Biblioteca para comunicação ciente de localização geográfica entre dispositivos móveis Biblioteca para comunicação ciente de localização geográfica entre dispositivos móveis Renato A. Santos & Tonny C. Cordeiro ravila.santos@gmail.com costa.tonny@gmail.com Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017 APLICAÇÃO DO FILTRO DE KALMAN PARA A DETERMINAÇÃO DE ATITUDE DE PLATAFORMA DE TESTES DE PEQUENOS SATÉLITES Fernando Cardoso Guimarães, Rodrigo Cardoso da Silva, João Victor Lopes de Loiola, Geovany Araújo

Leia mais

Estimação de atitude de satélites artificiais com quatérnions

Estimação de atitude de satélites artificiais com quatérnions Estimação de atitude de satélites artificiais com quatérnions RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Nicholas de Freitas Oliveira Matos (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Leia mais

7 Conclusões e desenvolvimentos futuros

7 Conclusões e desenvolvimentos futuros 7 Conclusões e desenvolvimentos futuros 7.1 Conclusões Este trabalho apresentou novas soluções para a determinação da posição de terminais de comunicações móveis com base em medidas de ToA. Nos métodos

Leia mais

Localização georeferenciada de alvos via processamento de imagens

Localização georeferenciada de alvos via processamento de imagens Anais do 15 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XV ENCITA / 2009 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 19 a 22 2009. Localização georeferenciada

Leia mais

ESTUDO DAS EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO DO ALPHA ONE

ESTUDO DAS EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO DO ALPHA ONE ESUDO DAS EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO DO ALPHA ONE Felipe Perroni de Oliveira Instituto ecnológico de Aeronáutica (IA) 12228-900 São José dos Campos, SP, Brasil Bolsista PIBIC-CNPq felipe.perroni@gmail.com

Leia mais

p( y θ ) depende de um parâmetro desconhecido θ.

p( y θ ) depende de um parâmetro desconhecido θ. 55Modelação, Identificação e Controlo Digital 55 Método de Máxima Verosimilhança (Maximum Likelihood) Seja y uma variável aleatória (v. a.) cuja densidade de probabilidade p( y θ ) depende de um parâmetro

Leia mais

Estimação da Atitude de um Satélite e dos Torques Externos não Modelados Através do Filtro de Kalman

Estimação da Atitude de um Satélite e dos Torques Externos não Modelados Através do Filtro de Kalman CONEM «Engenharia em destaque» VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica São Luís - Maranhão - Brasil de julho a de agosto www.abcm.org.br/conem Estimação da Atitude de um Satélite e dos Torques Externos

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS

IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS Anais do 12 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XII ENCITA / 2006 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 16 a 19 2006 IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMO

Leia mais

FILTRO COMPLEMENTAR APLICADO A MEDIDA DE INCLINAÇÃO DE PLATAFORMAS MÓVEIS. Aline Grotewold Bueno¹; Rodrigo Alvite Romano²

FILTRO COMPLEMENTAR APLICADO A MEDIDA DE INCLINAÇÃO DE PLATAFORMAS MÓVEIS. Aline Grotewold Bueno¹; Rodrigo Alvite Romano² FILTRO COMPLEMENTAR APLICADO A MEDIDA DE INCLINAÇÃO DE PLATAFORMAS MÓVEIS Aline Grotewold Bueno¹; Rodrigo Alvite Romano² ¹Aluno de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT); ²Professor

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE ATITUDE EM TEMPO REAL UTILIZANDO O FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO E ÂNGULOS DE EULER

ESTIMAÇÃO DE ATITUDE EM TEMPO REAL UTILIZANDO O FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO E ÂNGULOS DE EULER VI CONGREO NACIONAL DE ENGENARIA MECÂNICA VI NAIONAL CONGRE OF MECANICAL ENGINEERING 8 a 2 de agosto de 2 Campina Grande Paraíba - Brasil August 8 2, 2 Campina Grande Paraíba Brazil EIMAÇÃO DE AIUDE EM

Leia mais

Simulações e Problemas para o Curso de Física Fundamental -Eletromagnetismo.

Simulações e Problemas para o Curso de Física Fundamental -Eletromagnetismo. Anais do 13 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XIII ENCITA / 2007 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 01 a 04 2007. Simulações e Problemas

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE ATITUDE DE SATÉLITES ARTIFICIAIS COM QUATÉRNIONS. RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE)

ESTIMAÇÃO DE ATITUDE DE SATÉLITES ARTIFICIAIS COM QUATÉRNIONS. RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) ESTIMAÇÃO DE ATITUDE DE SATÉLITES ARTIFICIAIS COM QUATÉRNIONS RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNP/INPE) Nicholas de Freitas Oliveira Matos (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Leia mais

5 Filtro de Kalman Aplicado ao Modelo de Schwartz e Smith (2000)

5 Filtro de Kalman Aplicado ao Modelo de Schwartz e Smith (2000) 5 Filtro de Kalman Aplicado ao Modelo de Schwartz e Smith (2000) A primeira parte deste capítulo, referente à passagem dos modelos estocásticos para as equações do Filtro de Kalman, já foi previamente

Leia mais

APLICAÇÃO DO FILTRO DE KALMAN A UM SISTEMA DE POSICIONAMENTO DE VEÍCULO AQUÁTICO

APLICAÇÃO DO FILTRO DE KALMAN A UM SISTEMA DE POSICIONAMENTO DE VEÍCULO AQUÁTICO APLICAÇÃO DO FILTRO DE KALMAN A UM SISTEMA DE POSICIONAMENTO DE VEÍCULO AQUÁTICO André TEIXEIRA DE AQUINO; André LUIZ CARNEIRO DE ARAÚJO (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará,

Leia mais

Estudo de um Método de Baixo Custo para Identificação Paramétrica de Pequenas Aeronaves

Estudo de um Método de Baixo Custo para Identificação Paramétrica de Pequenas Aeronaves Estudo de um Método de Baixo Custo para Identificação Paramétrica de Pequenas Aeronaves Guilherme N. Barufaldi, Marcus H. Victor Jr., Takashi Yoneyama, Luis C. S. Góes, Maurício A. V. Morales Instituto

Leia mais

Estimação de Velocidade do Motor com Controle Vetorial sem Sensor, Utilizando Filtro Estendido de Kalman com Estimação da Covariância dos Ruídos.

Estimação de Velocidade do Motor com Controle Vetorial sem Sensor, Utilizando Filtro Estendido de Kalman com Estimação da Covariância dos Ruídos. Jaime Antonio Gonzalez Castellanos Estimação de Velocidade do Motor com Controle Vetorial sem Sensor, Utilizando Filtro Estendido de Kalman com Estimação da Covariância dos Ruídos. Tese de Doutorado Tese

Leia mais

Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos com Variação Estruturada dos Parâmetros no Tempo

Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos com Variação Estruturada dos Parâmetros no Tempo Trabalho apresentado no XXXVII CNMAC, SJ dos Campos - SP, 2017 Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares

Leia mais

Equações do Movimento

Equações do Movimento Equações do Movimento João Oliveira Departamento de Engenharia Mecânica Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial Instituto Superior Técnico Estabilidade de Voo, Eng. Aeroespacial João Oliveira

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A distribuição dos tempos de permanência dos estudantes nos cursos de graduação de certa universidade é uma distribuição normal com média igual a 6 anos e desvio padrão igual

Leia mais

MODELOS ESTOCÁSTICOS E SÉRIES

MODELOS ESTOCÁSTICOS E SÉRIES MODELOS ESTOCÁSTICOS E SÉRIES TEMPORAIS DE COORDENADAS Doutoranda: Orientador: Prof. Dr. João Francisco Galera Monico Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas /6/13 TÓPICOS Introdução Cintilação

Leia mais

FILTRAGEM ROBUSTA PARA NAVEGAÇÃO INERCIAL

FILTRAGEM ROBUSTA PARA NAVEGAÇÃO INERCIAL FILTRAGEM ROBUSTA PARA NAVEGAÇÃO INERCIAL Roberto Santos Inoue, Marco Henrique Terra, Adriano A.G. Siqueira, Jean Mimar Santa Cruz Yabarrena Universidade de São Paulo - Departamento de Engenharia Elétrica

Leia mais

PERSING JUNIOR CARDENAS VIVANCO. Desenvolvimento do sistema de navegação de um AUV baseado em Filtro Estendido de Kalman.

PERSING JUNIOR CARDENAS VIVANCO. Desenvolvimento do sistema de navegação de um AUV baseado em Filtro Estendido de Kalman. PERSING JUNIOR CARDENAS VIVANCO Desenvolvimento do sistema de navegação de um AUV baseado em Filtro Estendido de Kalman São Paulo (2014) PERSING JUNIOR CARDENAS VIVANCO Desenvolvimento do sistema de navegação

Leia mais

Guilherme Marins Maciel Compensação de Posicionamento Angular de um Manipulador Robótico Sobre uma Base com Três Graus de Liberdade

Guilherme Marins Maciel Compensação de Posicionamento Angular de um Manipulador Robótico Sobre uma Base com Três Graus de Liberdade Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Engenharia Elétrica - Habilitação em Robótica e Automação Industrial Guilherme Marins Maciel Compensação de Posicionamento Angular de um Manipulador

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UMA AEROVAVE FLEXÍVEL VIA FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO

IDENTIFICAÇÃO DA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UMA AEROVAVE FLEXÍVEL VIA FILTRO DE KALMAN ESTENDIDO 9 Brazilian Symposium on Aerospace Eng. & Applications 3 rd CTA-DLR Workshop on Data Analysis & Flight Control Copyright 9 by AAB September 4-6, 9, S. J. Campos, SP, Brazil IDENTIFICAÇÃO DA DINÂMICA LONGITUDINAL

Leia mais

MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais

MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais Capítulo 7: Filtro de Kalman Estendido Discreto Davi Antônio dos Santos Departamento de Mecatrônica Instituto Tecnológico de Aeronáutica davists@ita.br

Leia mais

Define-se o regressor,ϕ,como. e o vector de parâmetros a estimar, θ,como. O modelo escreve-se:

Define-se o regressor,ϕ,como. e o vector de parâmetros a estimar, θ,como. O modelo escreve-se: 22 Mínimos Quadrados - Notação matricial Se quisermos resolver o problema de estimação para um número arbitrário de parâmetros temos de usar a notação matricial. Define-se o regressor,,como [ ] e o vector

Leia mais

7 Experimentos. Figura 2 Sensor Inercial (Xsens) Figura 3 Sensor GPS (Garmin) Figura 1 Robô Ambiental Híbrido

7 Experimentos. Figura 2 Sensor Inercial (Xsens) Figura 3 Sensor GPS (Garmin) Figura 1 Robô Ambiental Híbrido 7 Experimentos Foram realizados dois experimentos distintos com o sensor GPS da marca Garmin e o sensor inercial da marca Xsens, Fig. 83 e 84 respectivamente: Na floresta amazônica, onde os sensores foram

Leia mais

Equações do Movimento

Equações do Movimento Equações do Movimento João Oliveira Estabilidade de Voo, Eng. Aeroespacial 1 Ângulos de Euler 1.1 Referenciais Referenciais: fixo na Terra e do avião (Ox E y E z E ) : referencial «inercial», fixo na Terra;

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTROLE DE ATITUDE E POSIÇÃO DO QUADROTOR.

MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTROLE DE ATITUDE E POSIÇÃO DO QUADROTOR. MODELAGEM MATEMÁTICA E CONTROLE DE ATITUDE E POSIÇÃO DO QUADROTOR. Tayara Crystina Pereira Benigno 1 ; Milena Carolina dos Santos Mangueira 2 ; Nallyson Tiago Pereira da Costa 3 ; Francisca Joedna Oliveira

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Telecomunicações e Controle Relatório Final de Pós Doutorado. Tripulado Tipo Quadrirotor

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Telecomunicações e Controle Relatório Final de Pós Doutorado. Tripulado Tipo Quadrirotor Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Telecomunicações e Controle Relatório Final de Pós Doutorado Voo Autônomo de Veículo Aéreo Não Tripulado Tipo Quadrirotor Pesquisador: Dr. André

Leia mais

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017

XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 2017 Porto Alegre RS, 1 o 4 de Outubro de 217 AUTO-ALINHAMENTO DE SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO INERCIAL USANDO ALGORITIMO REQUEST COM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Rhelmuthe Elísio Dias Campos, Daniel Strufaldi Batista,

Leia mais

III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica III EnICT ISSN: IFSP Câmpus Araraquara 19 e 20 de Setembro de 2018

III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica III EnICT ISSN: IFSP Câmpus Araraquara 19 e 20 de Setembro de 2018 III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica III EnICT ISSN: 2526-6772 IFSP Câmpus Araraquara 19 e 20 de Setembro de 2018 Filtro de Kalman aplicado a fusão sensorial com modelo tridimensional para

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB

DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB DETERMINAÇÃO DE FUNÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PROCESSOS QUÍMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVOLUÇÃO DIFERENCIAL UTILIZANDO O SCILAB A. H. R. REZENDE 1, D. L. SOUZA 1 1 Universidade Federal do Triângulo Mineiro,

Leia mais

2.1. Construção da Pista

2.1. Construção da Pista 2 Malha de Controle Para que se possa controlar um dado sistema é necessário observar e medir suas variáveis de saída para determinar o sinal de controle, que deve ser aplicado ao sistema a cada instante.

Leia mais

Osmar Tormena Junior. Método de Auto-Calibração para Tríades de Sensores Utilizadas em Aplicações de Estimação de Atitude

Osmar Tormena Junior. Método de Auto-Calibração para Tríades de Sensores Utilizadas em Aplicações de Estimação de Atitude Osmar Tormena Junior Método de Auto-Calibração para Tríades de Sensores Utilizadas em Aplicações de Estimação de Atitude Londrina, PR 2010 Osmar Tormena Junior Método de Auto-Calibração para Tríades de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GIROSCÓPIO E ACELERÔMETRO PARA IDENTIFICAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO EM AMBIENTES TRIDIMENSIONAIS

UTILIZAÇÃO DE GIROSCÓPIO E ACELERÔMETRO PARA IDENTIFICAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO EM AMBIENTES TRIDIMENSIONAIS UTILIZAÇÃO DE GIROSCÓPIO E ACELERÔMETRO PARA IDENTIFICAÇÃO DE MOVIMENTAÇÃO EM AMBIENTES TRIDIMENSIONAIS Leonardo Meneguzzi 1 ; Roger Fritzen Treis 2 ; Marcelo Massocco Cendron³ INTRODUÇÃO A forma como

Leia mais

6 Implementação do Modelo e do Filtro de Kalman

6 Implementação do Modelo e do Filtro de Kalman 6 Implementação do Modelo e do Filtro de Kalman A seguir são descritos os passos seguidos para a implementação do modelo proposto em SCHWARTZ E SMITH (2000). São descritas as séries de contratos futuros

Leia mais

Rastreamento de objeto e estimativa de movimento

Rastreamento de objeto e estimativa de movimento Hiroito Watanabe Rastreamento de objeto e estimativa de movimento Brasil 2015 Hiroito Watanabe Rastreamento de objeto e estimativa de movimento Relatório do trabalho 2 da disciplina de Processamento Digital

Leia mais

Rede de Sensores Inerciais para Equilíbrio de um Robô Humanóide

Rede de Sensores Inerciais para Equilíbrio de um Robô Humanóide Rede de Sensores Inerciais para Equilíbrio de um Robô Humanóide 1 / 46 Rede de Sensores Inerciais para Equilíbrio de um Robô Humanóide Telmo Filipe de Jesus Rafeiro Universidade de Aveiro rafeiro@ua.pt

Leia mais

4 Estratégias de agrupamento e desempenho dos receptores

4 Estratégias de agrupamento e desempenho dos receptores 4 Estratégias de agrupamento e desempenho dos receptores O capítulo anterior apresentou exemplos de resultados de desempenho do receptor ótimo por grupos, para N = 6 símbolos. Nestes exemplos os agrupamentos

Leia mais

SEM Controle de Sistemas Robóticos

SEM Controle de Sistemas Robóticos SEM5875 - Controle de Sistemas Robóticos Adriano A. G. Siqueira Aula 1 - Revisão de Cinemática, Dinâmica e Propriedades das Matrizes Dinâmicas SEM5875 - Controle de Sistemas Robóticos p. 1/61 Matrizes

Leia mais

UM MODELO DE UNIDADE DE MEDIDA INERCIAL UTILIZANDO 3 ACELERÔMETROS

UM MODELO DE UNIDADE DE MEDIDA INERCIAL UTILIZANDO 3 ACELERÔMETROS UM MODELO DE UNIDADE DE MEDIDA INERCIAL UTILIZANDO 3 ACELERÔMETROS ANDERSON B. N. SILVA 1, SAMUEL X. SOUZA 2, PABLO J. ALSINA 2. 1. Diretoria de Ensino Campus Picuí, Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

UNIDADE DE MEDIDA INERCIAL PARA CÁLCULO DE DESLOCAMENTO

UNIDADE DE MEDIDA INERCIAL PARA CÁLCULO DE DESLOCAMENTO UNIDADE DE MEDIDA INERCIAL PARA CÁLCULO DE DESLOCAMENTO ARAUJO, R. C.1; MARCO, M. M. de1; PAULA FILHO, P. L.1; SILVA, H. P. da1; ANGONESE, C.1 1 Núcleo de Ciência da Computação. Câmpus UTFPR-MD {rodrigo.araujo13,

Leia mais

Exercícios de programação

Exercícios de programação Exercícios de programação Estes exercícios serão propostos durante as aulas sobre o Mathematica. Caso você use outra linguagem para os exercícios e problemas do curso de estatística, resolva estes problemas,

Leia mais

Filtro de Kalman. Teoria e Aplicação para Iniciantes. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano. M&V Consultoria e Treinamento

Filtro de Kalman. Teoria e Aplicação para Iniciantes. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano. M&V Consultoria e Treinamento Filtro de Kalman Teoria e Aplicação para Iniciantes Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano M&V Consultoria e Treinamento www.mudancasabruptas.com.br A História da Filtragem de Sinais 930 940 960 Filtro

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ERRO DE ESTIMAÇÃO DO COMPRIMENTO DAS BASELINES NA DETERMINAÇÃO DA ATITUDE GNSS Heber Valdo Nogueira, Elder Moreira Hemerly Divisão de Engenharia Eletrônica Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

Lego NXT: Navegação e Localização com sensores de distância baseados em infra-vermelhos utilizando um Extended Kalman Filter

Lego NXT: Navegação e Localização com sensores de distância baseados em infra-vermelhos utilizando um Extended Kalman Filter Lego NXT: Navegação e Localização com sensores de distância baseados em infra-vermelhos utilizando um Extended Kalman Filter Miguel Pinto Sistemas Robóticos Autónomos 1 Resumo LegoFeup Localização Cenários

Leia mais

Estabilidade Dinâmica: Modos Laterais

Estabilidade Dinâmica: Modos Laterais Estabilidade Dinâmica: Modos Laterais João Oliveira Departamento de Engenharia Mecânica, Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial Instituto Superior Técnico Estabilidade de Voo, Eng. Aeroespacial

Leia mais

Dinâmica do movimento Equações completas do movimento. Dinâmica Movimento da Aeronave, aproximação de Corpo Rígido (6DoF)

Dinâmica do movimento Equações completas do movimento. Dinâmica Movimento da Aeronave, aproximação de Corpo Rígido (6DoF) Revisão I Dinâmica Movimento da Aeronave, aproximação de Corpo Rígido (6DoF) Aplicação da 2a. Lei: resumo Sistemas de referência q y b p x b CG z b r Aplicação da 2a. Lei: resumo Sistemas de referência

Leia mais

REFINAMENTOS DE MEDIDAS DE GPS DE POSIÇÃO DE UM VEÍCULO USANDO MEDIDAS DE SISTEMA DE NAVEGAÇÃO INERCIAL

REFINAMENTOS DE MEDIDAS DE GPS DE POSIÇÃO DE UM VEÍCULO USANDO MEDIDAS DE SISTEMA DE NAVEGAÇÃO INERCIAL REFINAMENTOS DE MEDIDAS DE GPS DE POSIÇÃO DE UM VEÍCULO USANDO MEDIDAS DE SISTEMA DE NAVEGAÇÃO INERCIAL Alessandro Gonçalves Adinolfi alessandroadinolfi@anacgovbr Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC

Leia mais

Estudo e desenvolvimento de processo não convencional de conformação de junção

Estudo e desenvolvimento de processo não convencional de conformação de junção Anais do 13 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XIII ENCITA / 2007 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 01 a 04 2007. Estudo e desenvolvimento

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DE ROBÔS MÓVEIS EM TERRENOS IRREGULARES Douglas G. Macharet, Mario F. M. Campos, Armando A. Neto, Víctor C. da S. Campos Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

Aplicação de Algoritmos Evolutivos na Calibração de Sensores Inerciais MEMS

Aplicação de Algoritmos Evolutivos na Calibração de Sensores Inerciais MEMS Universidade Estadual de Londrina Centro de Tecnologia e Urbanismo Departamento de Engenharia Elétrica Caroline Peres da Silva Aplicação de Algoritmos Evolutivos na Calibração de Sensores Inerciais MEMS

Leia mais

IA368-W Métodos Estocásticos em Robótica Móvel

IA368-W Métodos Estocásticos em Robótica Móvel IA368-W Métodos Estocásticos em Robótica Móvel Prof. Eleri Cardozo Prof. Eric Rohmer Colaboradores: Leonardo R. Olivi Paulo G. Pinheiro Ricardo S. Souza Fernando C.A. Pinho PROPAGAÇÃO DE ERROS EM ODOMETRIA

Leia mais

Modelação, Identificação e Controlo Digital

Modelação, Identificação e Controlo Digital 29 Adormecimento dos mínimos quadrados recursivos Se os dados forem adequados, os elementos do ganho de Kalman diminuem à medida que o tempo passa, tornando-se eventualmente muito reduzidos se o ruído

Leia mais

Incerteza local e incerteza espacial SIMULAÇÃO

Incerteza local e incerteza espacial SIMULAÇÃO Incerteza local e incerteza espacial SIMULAÇÃO Situações em que o interesse na avaliação da incerteza não se resume a um ponto, mas a um conjunto de pontos simultaneamente. Com a krigagem é possível a

Leia mais

Forecasting e ti O i Otim Oti ização de ã d Carteiras com Matlab AULA 3

Forecasting e ti O i Otim Oti ização de ã d Carteiras com Matlab AULA 3 Forecasting e Otimização i de Carteiras com Matlab AULA 3 Guia de Estudo para Aula 03 Modelos Discretos Exercícios - Formulação de um modelo - Programação de modelos com for - A simulação de um modelo

Leia mais

MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais

MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais MP-208: Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais Capítulo 5: Aspectos Computacionais do Filtro de Kalman Davi Antônio dos Santos Departamento de Mecatrônica Instituto Tecnológico de Aeronáutica davists@ita.br

Leia mais

3 Modelo Matemático Definições Iniciais. Denote-se, em geral, o desvio-padrão do processo por σ = γσ 0, sendo σ 0 o

3 Modelo Matemático Definições Iniciais. Denote-se, em geral, o desvio-padrão do processo por σ = γσ 0, sendo σ 0 o Modelo Matemático 57 3 Modelo Matemático Este trabalho analisa o efeito da imprecisão na estimativa do desvio-padrão do processo sobre o desempenho do gráfico de S e sobre os índices de capacidade do processo.

Leia mais

Modelação, Identificação e Controlo Digital 2003/04 Segundo Exame

Modelação, Identificação e Controlo Digital 2003/04 Segundo Exame Lic. Em Engª Electrotécnica e de Computadores Modelação, Identificação e Controlo Digital 003/04 Segundo Exame 4 de Fevereiro de 004, 9 horas - sala E5 Quotação: P-4, P-4, P3-4, P4-3, P5-3, P6-. P Considere

Leia mais

I. INTRODUÇÃO II. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

I. INTRODUÇÃO II. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 408 IEEE LATIN AMERICA TRANSACTIONS, VOL. 16, NO. 2, FEB. 2018 Selection And Definition Of Maneuvers For Parameter Identification Of An Unmanned Aerial Vehicle, Vector-P C. Fischer, L. M. Nepomuceno, and

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS MEDIDAS EXPERIMENTAIS NAS REGIÕES DE CONFIANÇA DOS PARÂMETROS CINÉTICOS ESTIMADOS DE UM SISTEMA COM REAÇÕES EM SÉRIE

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS MEDIDAS EXPERIMENTAIS NAS REGIÕES DE CONFIANÇA DOS PARÂMETROS CINÉTICOS ESTIMADOS DE UM SISTEMA COM REAÇÕES EM SÉRIE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS MEDIDAS EXPERIMENTAIS NAS REGIÕES DE CONFIANÇA DOS PARÂMETROS CINÉTICOS ESTIMADOS DE UM SISTEMA COM REAÇÕES EM SÉRIE H. ENZWEILER 1, E. B. COUTINHO 2 e M. SCHWAAB 3 1 Universidade

Leia mais

Incerteza local e incerteza espacial SIMULAÇÃO

Incerteza local e incerteza espacial SIMULAÇÃO Incerteza local e incerteza espacial SIMULAÇÃO Situações em que o interesse na avaliação da incerteza não se resume a um ponto, mas a um conjunto de pontos simultaneamente. Com a krigagem é possível a

Leia mais

ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS QUE ALIMENTAM DISPOSITIVOS MÓVEIS 1

ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS QUE ALIMENTAM DISPOSITIVOS MÓVEIS 1 ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS QUE ALIMENTAM DISPOSITIVOS MÓVEIS 1 Alisson Vercelino Beerbaum 2, Airam T. Z. R. Sausen 3, Eduardo Cardoso Toniazzo

Leia mais

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra

Cap. 8 - Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra Intervalos Estatísticos para ESQUEMA DO CAPÍTULO 8.1 INTRODUÇÃO 8.2 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO NORMAL, VARIÂNCIA CONHECIDA 8.3 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Modelagem Cinemática de Robôs Industriais. Prof. Assoc. Mário Luiz Tronco

Modelagem Cinemática de Robôs Industriais. Prof. Assoc. Mário Luiz Tronco Modelagem Cinemática de Robôs Industriais Prof. Assoc. Mário Luiz Tronco Mário Prof. Mário Luiz Tronco Luiz Tronco Transformação direta de coordenadas θ 1 θ 2... θ N Variáveis de junta Variáveis cartesianas

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA. Antônio Agripino Nunes Moura

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA. Antônio Agripino Nunes Moura INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA Antônio Agripino Nunes Moura Estimação de atitude de um multicóptero usando o Filtro de Kalman Estendido Multiplicativo Sequencial Trabalho de Graduação 2014 Aeroespacial

Leia mais

3.1 Modulações binárias (ASK e PSK)

3.1 Modulações binárias (ASK e PSK) Modulações digitais 3 Modulações digitais lineares com detecção coerente 3.1 Modulações binárias (ASK e PSK) Detecção de modulações digitais al como na modulação analógica (AM e FM), também na modulação

Leia mais

Estimação de Estados em Sistemas de Potência

Estimação de Estados em Sistemas de Potência Estimação de Estados em Sistemas de Potência Antonio Simões Costa LABSPOT A. Simões Costa (LABSPOT) EESP 1 / 16 Estimação de Estados em Sistemas de Potência (I) Objetivo: A partir de telemedidas redundantes

Leia mais

Implementação de um Sistema de Navegação INS/GPS, Aplicado a Agricultura de Precisão.

Implementação de um Sistema de Navegação INS/GPS, Aplicado a Agricultura de Precisão. Implementação de um Sistema de Navegação INS/GPS, Aplicado a Agricultura de Precisão. Relatório submetido à Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a aprovação da disciplina: DAS 5501:

Leia mais

7. Controlo Adaptativo

7. Controlo Adaptativo 1 7. Controlo Adaptativo Objectivo: Mostrar como é possível integrar os blocos anteriormente estudados de identificação de sistemas e projecto de controladores para obter controladores adaptativos. 2 Motivação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Slides 5 e 6 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 2.1 Sinais Um

Leia mais

Sinais e Sistemas Mecatrónicos

Sinais e Sistemas Mecatrónicos Sinais e Sistemas Mecatrónicos Sinais e Sistemas Sinais Contínuos no Tempo José Sá da Costa José Sá da Costa T2 - Sinais Contínuos 1 Sinais Sinal É uma função associada a um fenómeno (físico, químico,

Leia mais

Ferramenta de Teste e Validação para Algoritmos de Fusão Sensorial

Ferramenta de Teste e Validação para Algoritmos de Fusão Sensorial Departamentos de Física e Matemática e de Engenharia Eletrotécnica Ferramenta de Teste e Validação para Algoritmos de Fusão Sensorial Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Instrumentação

Leia mais

Aula 2 Uma breve revisão sobre modelos lineares

Aula 2 Uma breve revisão sobre modelos lineares Aula Uma breve revisão sobre modelos lineares Processo de ajuste de um modelo de regressão O ajuste de modelos de regressão tem como principais objetivos descrever relações entre variáveis, estimar e testar

Leia mais

Disciplina: Processamento Estatístico de Sinais (ENGA83) - Aula 06 / Classes Especiais de Processos Aleatórios

Disciplina: Processamento Estatístico de Sinais (ENGA83) - Aula 06 / Classes Especiais de Processos Aleatórios Disciplina: Processamento Estatístico de Sinais (ENGA83) - Aula 06 / Classes Especiais de Processos Aleatórios Prof. Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica/PPGEE

Leia mais

Análise numérica da Equação de Orr-Sommerfeld via algoritmos espectrais

Análise numérica da Equação de Orr-Sommerfeld via algoritmos espectrais Anais do 4 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XV ENCITA / 29 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 9 a 22 29. Análise numérica da Equação de

Leia mais

Roteiro: Experimento 8: Rotações e Momento de Inércia

Roteiro: Experimento 8: Rotações e Momento de Inércia Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Blumenau Física Experimental 1 Roteiro: Experimento 8: Rotações e Momento de Inércia Prof. Rafael L. Novak 1 Introdução Neste experimento, será estudado

Leia mais

Métodos Não Paramétricos

Métodos Não Paramétricos Modelação, Identificação e Controlo Digital Métodos Não Paramétricos 1 Métodos Não Paramétricos Estimação da resposta impulsiva e da resposta em frequência Análise espectral e métodos de correlação J.

Leia mais

Sistema de sensoriamento de orientação para um veículo aquático de superfície utilizando sensores de baixo custo

Sistema de sensoriamento de orientação para um veículo aquático de superfície utilizando sensores de baixo custo Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia Elétrica THALES EUGENIO PORTES DE ALMEIDA Sistema de sensoriamento de orientação para um veículo aquático de superfície

Leia mais