AULA CONTEÚDO DA AULA: Seguridade Social. Noções Constitucionais de Saúde. LEGISLAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA CONTEÚDO DA AULA: Seguridade Social. Noções Constitucionais de Saúde. LEGISLAÇÃO"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 01 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 01 1 CONTEÚDO DA AULA: Seguridade Social. Noções Constitucionais de Saúde. LEGISLAÇÃO 201, CF 195, CF CRFB 40, CF 202, CF (...) RGPS Tributação (RGTS) RPPS Prev. privada (Lei 8213/91) (Lei 8212/91) (Lei de normas LC109/0 Gerais: 9717/98; LC 108/01 Dec. 3048/ /04) Específica federal: 8112/90 Estado do RJ: Rioprevidência. O Município também 40, 14 até 16, CF tem lei própria. (...) Fundos de pensão dos servidores. União: Lei 12618/12. O Estado do RJ tem legislação, o Município não. A última introdução legislativa importante em matéria de regime geral ocorreu em 2012, com a aposentadoria do deficiente físico. 1 Aula ministrada em 14/07/2014.

2 No Supremo Tribunal Federal as duas Turmas julgam questões envolvendo matéria previdenciária, assim como o Pleno. Já no Superior Tribunal de Justiça as questões previdenciárias são julgadas pelo Órgão Especial, 1ª Seção e as 1ª e 2ª Turmas. As duas Turmas julgam não apenas matérias do regime geral, mas também do regime próprio. No STF existem grandes questões a serem julgadas, como a desaposentação (Luís Roberto Barroso), a necessidade de requerimento administrativo prévio à ação judicial (Luís Roberto Barroso) e se o uso de equipamento de proteção individual anula o estado insalubre para efeito de aposentadoria especial (Luiz Fux). SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social José Paulo Baltazar Jr. e Daniel Machado da Rocha Editora Livraria do Advogado. Comentários do professor: o livro traz artigo por artigo da Lei 8213/91 comentado. Direito Previdenciário Marcelo Leonardo Tavares Editora Impetus. Comentários do professor: o livro abrange a parte do regime geral, tributária e, na parte final, traz aspectos constitucionais do regime próprio. Não entra nos meandros da Lei 8112/90. Curso de Direito Previdenciário Fábio Zambitte Ibrahim Editora Impetus. Comentários do professor: o livro tem a mesma composição do anterior. Atlas. Fundamentos de direito da seguridade social - Sérgio Pinto Martins - Editora Curso de Direito da Seguridade Social - Marcus Orione Gonçalves Correia e Érica Paula Barcha Correia Editora Atlas.

3 SEGURIDADE SOCIAL CF, a partir do art.193. A seguridade social é definida pela Constituição no art.194: Art.194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. A Constituição coloca a seguridade social, então, como gênero de três espécies de direitos sociais: saúde, assistência social e previdência social. Na forma do artigo 6º da CF, a seguridade social é um direito social ao lado de outros, como, ao trabalho, lazer, educação e moradia, que não compõem a seguridade social. O art.6º da Constituição contém a seguinte redação: Art.6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Os direitos sociais são uma espécie, na previsão formal da Constituição, de direitos fundamentais ao lado dos direitos individuais e coletivos, dos direitos de nacionalidade e dos direitos políticos (Título II). Há um questionamento se os direitos sociais prestacionais, como é o caso da previdência social, são efetivamente direitos fundamentais: (i) Posicionamento tradicional da doutrina brasileira: os direitos sociais prestacionais são fundamentais pela previsão do 1º do art.5º da CF; por estarem previstos no Título dos Direitos Fundamentais; porque a Constituição é social desde Trata-se da máxima efetividade. Esse é o pensamento do Paulo Bonavides e Celso Ribeiro Bastos, por exemplo. É a posição da doutrina tradicional no Brasil. (ii) De acordo com o segundo posicionamento, os direitos sociais prestacionais não são direitos fundamentais, pois somente é fundamental aquele que protege a liberdade. Fundamento: se os direitos sociais prestacionais envolvem gasto público que deve ser previsto pela legislação orçamentária eles não podem ser invocados a partir da Constituição, perdendo a natureza de fundamentalidade. Na doutrina nacional não há defensor dessa ideia, mas essa é a principal linha de defesa da Fazenda Pública. Invocam a ideia da reserva do possível.

4 (iii) Prevalece na doutrina brasileira uma via intermediária entre os dois entendimentos anteriores, inclusive, com vários precedentes do Supremo, que é a proteção do mínimo existencial ou social. Ricardo Lobo Torres, Ana Paula de Barcelos, Luís Roberto Barroso (migrou da primeira posição no séc. XXVI). Para os defensores dessa tese, o questionamento não é se o direito social prestacional é ou não fundamental; a afirmação é de que todo direito social tem um núcleo fundamental e existe, para além desse núcleo, uma área da reserva do possível (política pública). Em matéria previdenciária a definição do núcleo é importante: segundo o professor ele é cláusula pétrea. É possível haver emenda constitucional reduzindo direitos previdenciários, desde que não atinja o núcleo. Autores que defendem a máxima efetividade têm dificuldade em tratar de emendas constitucionais que reduzam proteções de direitos sociais. Prosseguindo, o art.194, parágrafo único, da Constituição, traz uma relação de princípios que nortearão a atuação do Estado em toda a área da seguridade social: Art.194. Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; V - equidade na forma de participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. Note-se que tais princípios se aplicam a todas as espécies da seguridade social (saúde, assistência social e previdência social), mas terão mais ou menos intensidade em cada uma. Exemplo: o princípio da universalidade é mais importante na saúde do que na previdência, assim como a seletividade não é tão importante na área da saúde.

5 Contribuições sociais no regime tributário Prosseguindo, o art.195 da Constituição trata do permissivo constitucional para instituição de contribuição para a seguridade social. Em matéria de contribuição a Constituição não a institui, mas autoriza lei a instituir. Art.195, CF Sobre a remuneração paga aos segurados do INSS I. Empresas (contribuição patronal; lei 8212/91). Sobre o faturamento ou receita (COFINS). Sobre o lucro líquido (prevista em legislação específica. O lucro é bitributado: contribuição e imposto de renda). II. III. IV. Segurados (a Constituição veda a instituição de contribuição sobre aposentadoria e pensão do regime geral de previdência social. No âmbito do serviço público a contribuição do inativo só incide sobre a base de cálculo acima do teto do INSS). Receita dos concursos de prognósticos (qualquer jogo de azar explorado pelo Estado uma parte da arrecadação destina-se à seguridade social). Importação de produtos e serviços (EC 42; COFINS Importação) Tributos I. Impostos; II. Taxas; III. Contribuição de melhoria; IV. Empréstimo compulsório; CIDE V. Contribuições sociais de interesse de categoria profissional em sentido estrito (tributos vinculados a gastos públicos na área social) ex.: salário educação e contribuições do art.195, CF. Tudo que se arrecada com as contribuições do art.195 se destina à seguridade social. No entanto, duas são eminentemente previdenciárias: a contribuição patronal e a do empregado. O que se arrecada com a contribuição dos segurados do INSS não pode ser destinado à saúde ou à assistência social. Por outro lado, o que o Estado arrecada com a

6 COFINS importação, por exemplo, é direcionado para todas as espécies do gênero seguridade social. Dispõe o art.167, XI, da Constituição: Art São vedados: (...) XI - a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art Por fim, quanto à seguridade social importante destacar os 4º e 6º do art.195 da Constituição: Art.195: 4º - A lei poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I. As contribuições instituídas com base no 4º do art.195 devem: ser editadas observando a forma de lei complementar; não podem ter mesma hipótese de incidência e base de cálculo que outras contribuições para a seguridade social. Atualmente não existe contribuição criada com base no art.195, 4º, da CF. Exemplo histórico: contribuição instituída pela LC 84/96, atualmente revogada. 6º - As contribuições sociais de que trata este artigo só poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, "b". As contribuições da seguridade social não precisam observar a regra da anterioridade de exercício fiscal, mas apenas a nonagesimal. A regra da anterioridade nonagesimal aplica-se também à contribuição do sistema dos servidores públicos pela combinação do art.40, 12 com o art.195, 6º. Se a União quiser aumentar a alíquota de contribuição do servidor federal que hoje é de 11% - ele só poderá ser aplicado 90 dias depois da publicação da lei que a tiver majorado. Art Além do disposto neste artigo, o regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo observará, no que couber, os requisitos e critérios fixados para o regime geral de previdência social. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98) Evolução legislativa da LC 84/96 Na redação original do art.195 havia previsão de contribuição da empresa sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro; a contribuição dos segurados; contribuição sobre a receita do concurso de prognósticos. A Lei 8212 instituiu a contribuição da empresa sobre o

7 salário dos empregados e sobre a remuneração de autônomos, empresários e equiparados a autônomos. Inconformadas, as empresas recorreram ao Judiciário ao argumento de que não havia previsão constitucional, pois a Constituição dispunha que a contribuição recairia sobre a folha de salários, e quem tem folha de salário é só o empregado e não o autônomo. Afirmou-se, ainda, que a lei era ordinária e não complementar. O Supremo reconheceu a inconstitucionalidade. Logo depois, foi editada a LC 84/96 instituindo a mesma contribuição, com fundamento no 4º. Com a EC 20/98, que passou a fazer referência à remuneração, a LC 84/96 foi recepcionada como lei ordinária, pois, a partir da emenda, se passou a ter permissivo constitucional para a instituição do tributo (não sendo mais necessário se utilizar o 4º). Meses depois da EC 20/98, a LC 84/96 foi revogada pela Lei Ordinária 9876/99. SAÚDE A saúde é prevista na Constituição nos artigos 196 ao art. 200 e pode ser classificada como saúde pública ou privada (pode ser prestadas sob dois modelos: diretamente ou mediante seguro plano de saúde). A saúde pública é direto de todos e dever do Estado, prestado pelo Sistema Único de Saúde, sob a responsabilidade de todas as entidades federativas. O SUS é regulamentado pela Lei 8080/90. Note-se que a saúde pública é estruturada em um sistema único por rede hierarquizada. Apesar de se afirmar, em Direito Constitucional, que não há hierarquia entre entidades federativas, existe hierarquia entre órgãos de saúde. Exemplo: a Secretaria Municipal de Saúde é obrigada a respeitar atos da Secretaria Estadual de Saúde que, por sua vez, é obrigada a observar atos normativos do Ministério da Saúde. Portanto, se uma Secretaria de Saúde não estiver observando lei não há necessidade de intervenção federal na forma do art.34, mas sim uma gestão/ingerência direta. Os princípios da gratuidade e da universalidade são de grande observância na saúde pública. Sendo a saúde pública universal, todos os brasileiros residentes no Brasil devem ser acesso a ela, independentemente da sua renda, em princípio. A saúde pública é prestada por órgãos públicos ou por entidades privadas conveniadas. Existem entidades com ou sem fins lucrativos que se conveniam ao Estado para prestar saúde pública. Quando uma pessoa é atendida pelo SUS por um hospital privado conveniado ela não pode ser cobrada porque a saúde é pública e gratuita.

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais

SEGURIDADE SOCIAL. DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios SEGURIDADE SOCIAL. SEGURIDADE SOCIAL Princípios Constitucionais SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO AFRF - Exercícios Prof. Eduardo Tanaka SAÚDE SEGURIDADE SOCIAL PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 2 SEGURIDADE SOCIAL Conceituação: A seguridade social compreende

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

Direito Previdenciário Curso De Exercícios Para Receita Federal Professor: Flaviano Lima

Direito Previdenciário Curso De Exercícios Para Receita Federal Professor: Flaviano Lima 01. (ATRFB 2012 ESAF) Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: a) universalidade da cobertura e do atendimento,

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Seguridade Social - Disposições Gerais Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Previdência Social Profª. Fabiana Coutinho Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade,

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue o item seguinte. A

Leia mais

Aula 01 DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Aula 01 DIREITO PREVIDENCIÁRIO Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Seguridade e Previdência Social: conceitos e características (25/04/15) Professor: Marcelo Tavares Monitora: Márcia Beatriz Aula 01 DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Transcrição Aula 02 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Hugo Goes Direito Previdenciário AULA 02 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL Em matéria de Direito, quando se fala em princípios, trata-se

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS COMENTADO 1 Direito Previdenciário INSS 2014 - TSS 1) Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil 2012 ESAF Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder

Leia mais

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO DA PREVIDÊNCIA SINDIBEL 04/10/2016 ASPECTOS DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECIO BRUNO LOPES VICE PRESIDENTE DE ASSUNTOS DA SEGURIDADE SOCIAL CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Curso Teórico Seguridade Social Princípios Gerais e Específicos Aula 1 Prof. Bruno Oliveira Adquira o Curso de Questões 1 Seguridade Social Saúde; Previdência Social; Assistência

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Simulado Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. O princípio da seguridade social que estabelece a proporcionalidade da contribuição social

Leia mais

AULA A primeira classificação decorre da própria localização dos direitos fundamentais na Constituição: Direitos individuais e coletivos

AULA A primeira classificação decorre da própria localização dos direitos fundamentais na Constituição: Direitos individuais e coletivos Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 21 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira Conteúdo da aula: Direitos Fundamentais (cont.). AULA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. EMENTA:

PLANO DE ENSINO. 1. EMENTA: Universidade Federal de Minas Gerais. Unidade: Faculdade de Direito. Departamento: DIT Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito. Professor: Milton Vasques Thibau de Almeida. Disciplina: Direito

Leia mais

Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário)

Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário) Princípios da Seguridade Social (Resumos de Direito Previdenciário). Os princípios da seguridade social estão previstos no art. 194 da Constituição Federal de 88 (CF/88): Art. 194. A seguridade social

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social

DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO. AULA 01 - Seguridade social DISCIPLINA: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Professora: Soraya da Silva dos Santos OBJETIVO: auxiliar o estudante concurseiro na compreensão de maneira sucinta, clara e objetiva da disciplina, para que reflita

Leia mais

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I

SUMÁRIO O QUE É SEGURIDADE SOCIAL? QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CAPÍTULO I SUMÁRIO CAPÍTULO I O QUE É SEGURIDADE SOCIAL?... 13 Solidariedade social... 16 Universalidade na cobertura e no atendimento... 17 Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Seguridade Social Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei nº 8.212/91 (custeio)

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL - 1988 TÍTULO VIII CAPÍTULO II SEÇÃO II DA SAÚDE Profª. Andréa Paula Enfermeira E-mail - andreapsmacedo@gmail.com Facebook - http://facebook.com/andreapsmacedo Art. 194 A seguridade

Leia mais

SEGURIDADE X PREVIDÊNCIA RESULTADOS E NOVAS REFORMAS. Floriano Martins de Sá Neto. Vice-Presidente de Política de Classe ANFIP.

SEGURIDADE X PREVIDÊNCIA RESULTADOS E NOVAS REFORMAS. Floriano Martins de Sá Neto. Vice-Presidente de Política de Classe ANFIP. SEGURIDADE X PREVIDÊNCIA RESULTADOS E NOVAS REFORMAS Floriano Martins de Sá Neto Vice-Presidente de Política de Classe ANFIP floriano@anfip.org.br SISTEMAS DE PROTEÇÃO SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL X PREVIDÊNCIA

Leia mais

Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social

Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social Conceito de Seguridade Social Divisão da Seguridade Social Evolução da Seguridade Social Princípios Igualdade Legalidade Solidarismo Universalidade Seletividade e serviços. distributividade na prestação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. SEGURIDADE SOCIAL... 4 Princípios... 5 2. SISTEMA DA SEGURIDADE SOCIAL...10 Novas Fontes de Custeio... 11 3. SAÚDE...14 Sus - Sistema

Leia mais

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições

A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições A Seguridade Social e a Previdência: Concepção e Atribuições SEMINÁRIO : Reforma da Previdência: Desafios e Ação Sindical São Paulo /SP, 07 de fevereiro de 2017 2 SUMÁRIO 1. Direitos Sociais 2. A Seguridade

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO Conteúdo Programático Direito Previdenciário: Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais. Da assistência

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 01 Aula 001-011 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS LEGISLAÇÃO APLICADA AO CURSO Constituição Federal: Arts. 194 a 204 Lei 8.212/91 (custeio) Lei 8.213/91

Leia mais

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo Conquistas gradativas Lei Eloy Chaves obriga cada ferrovia a criar Caixas

Leia mais

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal:

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal: NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO À CONSTITUCIONALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA ANFIP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SEU ESTUDO ANÁLISE DA SEGURIDADE SOCIAL 2015

Leia mais

Aula 00. Direito Previdenciário Princípios Constitucionais da Seguridade Social Professor: Adriana Menezes

Aula 00. Direito Previdenciário Princípios Constitucionais da Seguridade Social Professor: Adriana Menezes Aula 00 Direito Previdenciário Princípios Constitucionais da Seguridade Social Professor: Adriana Menezes Aula 00 Aula Demonstrativa PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL QUESTÕES 1 (ESAF Auditor-Fiscal

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR403 Direito Previdenciário

Programa Analítico de Disciplina DIR403 Direito Previdenciário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3.

PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: 3. 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PONTO 1: Legislação PONTO 2: Seguridade Social PONTO 3: Princípios e Regras aplicáveis PONTO 4: Previdência Social 1. LEGISLAÇÃO: CF, art. 194 a 203. Lei 8.213/91 Lei 8.212/91

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Prof. Hugo Goes www.hugogoes.com.br Origem e evolução legislativa da Previdência Social no Brasil 1. Lei Eloy Chaves e as CAPs Decreto Legislativo nº 4.682, de 24-1-1923 - instituiu

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Princípios da Seguridade Social Edson Rueda Junior * Antes de adentrarmos no tema, objeto do presente texto, cabe conceituar princípio. Princípio é o fundamento de qualquer sistema

Leia mais

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Prof. Dr. Germano Campos Silva CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Dr. Germano Campos Silva I- Parte Introdutória 1.1-Noções de Previdência Social e Seguridade Social 1.2-Princípios Constitucionais da Seguridade Social 1.2.1- Universalidade

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Financiamento do Regime Geral de Previdência Social Parte - 1 Prof. Bruno Valente Art. 195 da Constituição Federal Lei nº 8.212/91 Para iniciarmos os estudos do custeio previdenciário

Leia mais

Custeio da Seguridade Social

Custeio da Seguridade Social ENCONTRO 02 Custeio da Seguridade Social Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Prof. Alexandre Schumacher Triches DEFINIÇÃO PELA LEI 8.212/91 Art. 194. A seguridade

Leia mais

Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO. Artigo 195 da CF, que trata do financiamento da seguridade social

Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO. Artigo 195 da CF, que trata do financiamento da seguridade social RESUMO DA AULA 13 de maio de 2019 CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194 da CF: define o que é SEGURIDADE SOCIAL Artigo 194, parágrafo único: PRINCÍPIOS RELATIVOS AO CUSTEIO Equidade na forma de participação

Leia mais

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal

Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal Ato Declaratório nº 5 da Receita Federal 22.09.2015 Belo Horizonte/ MG Prof.: Ronaldo Gaudio Art. 22, inc. IV, Lei 8.212/91 (incluído pela lei 9.876/99) A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade

Leia mais

Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...16

Cronograma Questões sem Comentários Questões Comentadas...16 Cronograma...02 Questões sem Comentários...03 Questões Comentadas...16 www.universodosconcursos.com Página 1 CRONOGRAMA Aula Data Conteúdo 01 09/11/2012 Ponto 01: Seguridade social: conceito e princípios

Leia mais

Seguridade Social art Saúde art Previdência art. 201; 201 e 40 Assistência art. 203/204 Educação art Cultura art.

Seguridade Social art Saúde art Previdência art. 201; 201 e 40 Assistência art. 203/204 Educação art Cultura art. Seguridade Social art. 194-204 Saúde art. 196-200 Previdência art. 201; 201 e 40 Assistência art. 203/204 Educação art. 205-214 Cultura art. 215/216 Desporto art. 217 Ciência e Tecnologia art. 218/219

Leia mais

Exercícios Comentados

Exercícios Comentados Exercícios Comentados Provas & Concursos Direito Previdenciário Exercícios Comentados Seguridade Social Conceitos 01) (CESPE) Consoante o caput do Art. 194 da CF, A Seguridade Social compreende um conjunto

Leia mais

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 15 1. Evolução histórica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43

Sumário. CAPÍTULO 2 Contribuições para o custeio da seguridade social NOTAS INTRODUTÓRIAS... 43 Sumário CAPÍTULO 1 A seguridade social no Brasil... 11 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 11 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 13 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 14 4.1. Universalidade da cobertura e do atendimento...

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 9º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 A evolução da Seguridade

Leia mais

Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17

Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 17 1. Evolução histórica e composição... 17 2. Definição e natureza jurídica... 18 3. Competência legislativa... 19 4. Princípios informadores... 20

Leia mais

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ

PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ PROFa. VERA MARIA CORRÊA QUEIROZ Mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP Especialista em Direito Previdenciário pela EPD Advogada e Consultora Jurídica Professora de Direito Previdenciário Ex Servidora

Leia mais

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.)

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 06 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 06 1 CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial.

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL NA CONSTITUIÇÃO. Sumário 7 Semana 1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO: ORIGEM, CONCEITUAÇÃO E EVOLUÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL DA SEGURIDADE SOCIAL. COMPOSIÇÃO E PRINCÍPIOS INFORMADORES DA SEGURIDADE SOCIAL. CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 13/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 13/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 13/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 06 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS Continuação da aula 04... - Como todo

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

Contribuições. Professor Ramiru Louzada

Contribuições. Professor Ramiru Louzada Contribuições Professor Ramiru Louzada Competência Art. 149, CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais

Leia mais

EBSERH QUESTÕES COMENTADAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS CONCURSO EBSERH PARÁ AOCP/2016. Prof.ª Natale Souza

EBSERH QUESTÕES COMENTADAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS CONCURSO EBSERH PARÁ AOCP/2016. Prof.ª Natale Souza EBSERH QUESTÕES COMENTADAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS CONCURSO EBSERH PARÁ AOCP/2016 NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO TARDE Prof.ª Natale Souza Olá queridos concurseiros EBSERH, vamos continuar os estudos? Vários editais

Leia mais

Abreviaturas... Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário. 1. Aspectos Históricos da Proteção Social... 3

Abreviaturas... Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário. 1. Aspectos Históricos da Proteção Social... 3 Sumário Abreviaturas........................... Apresentação........... Prefácio..................................... xxi xxv xxvii Parte I: Introdução ao Estudo do Direito Previdenciário 1. Aspectos Históricos

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 SUMÁRIO S CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 1. Origem e evolução legislativa no Brasil... 19 Questões comentadas de concursos públicos... 29 Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1

Sumário. nota do autor...11 nota do autor 2ª edição a seguridade social no brasil...15 CAPÍTULO 1 nota do autor...11 nota do autor 2ª edição...13 CAPÍTULO 1 a seguridade social no brasil...15 1. Evolução histórica e composição...15 2. Definição e natureza jurídica...16 3. Competência legislativa...17

Leia mais

Marcelo Leonardo Tavares

Marcelo Leonardo Tavares Marcelo Leonardo Tavares Aula 1 Apresentação do Quadro dos Benefícios do RGPS, Benefícios por Incapacidade, Aposentadoria por Idade Aula 2 Aposentadorias Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Aposentadoria

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D º 04 Semanal Mensal 04 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D º 04 Semanal Mensal 04 60 Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Nome da Disciplina Curso D - 55 9º 04 Semanal Mensal 04 60 DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL DIREITO D 27 DIREITO DO TRABALHO II (MATRIZ 2008/01) D 32 DIREITO

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. NOME DO CURSO: Direito. 2. EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. NOME DO CURSO: Direito. 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-55 PERÍODO: 9º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL. NOME DO CURSO: Direito. 2. EMENTA

Leia mais

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Financiamento da Previdência e da Seguridade Social no Brasil Paulo Tafner e Fabio Giambiagi Buenos Aires, maio/2010 Estrutura da Seguridade

Leia mais

Sistema de Seguridade Social

Sistema de Seguridade Social Sistema de Seguridade Social 1 a edição 2000 2 a edição 2002 3 a edição 2003 4 a edição 2006 5 a edição 2009 6 a edição 2012 7 a edição 2014 8 a edição 2016 WAGNER BALERA Professor Titular da PUC-SP Acadêmico

Leia mais

1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... Capítulo 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 19 2. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA... 22 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 22 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 24 4.1. Universalidade

Leia mais

Contabilidade: A estratégia para o sucesso.

Contabilidade: A estratégia para o sucesso. ASPECTOS DA EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO PIS/COFINS CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES FISCO- CONTÁBEIS DEZEMBRO 2018 Julgado em 24 de abril de 2008, a repercussão geral da questão constitucional relativa à inclusão

Leia mais

Da Ordem Social: bases e valores. Generalidades. Seguridade Social. Educação. Cultura. Desporto. Ciência e Tecnologia.

Da Ordem Social: bases e valores. Generalidades. Seguridade Social. Educação. Cultura. Desporto. Ciência e Tecnologia. Da Ordem Social: bases e valores. Generalidades. Seguridade Social. Educação. Cultura. Desporto. Ciência e Tecnologia. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da

Leia mais

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal.

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 13 Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Sistema

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Regular - 6ª fase Período 2015 2016 1) FGV - ANALISTA - DPE/RO (2016) Em relação à evolução das despesas previdenciárias, considere V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s)

Leia mais

COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS. 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE. 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL.

COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS. 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE. 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL. Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 NOTA DO AUTOR 6ª EDIÇÃO 2015/2º SEMESTRE... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 Capítulo 1 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. Evolução histórica e composição...

Leia mais

Capítulo 1 Origem e evolução histórica e legislativa no Brasil e no mundo... 1 Capítulo 2 Direito Previdenciário... 11

Capítulo 1 Origem e evolução histórica e legislativa no Brasil e no mundo... 1 Capítulo 2 Direito Previdenciário... 11 Sumário Capítulo 1 Origem e evolução histórica e legislativa no Brasil e no mundo... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Assistência social...1 1.3. Mutualismo...2 1.4. Seguro privado...2 1.5. Seguro social...3

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Palmas

Faculdade de Tecnologia de Palmas PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITOPREVIDENCIÁRIO VI Matriz Curricular: 1) Seguridade Social 60hs/a. A Seguridade Social: conceitos fundamentais - Noções históricas do instituto - Conceito de seguridade

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

Características; Classificação; Sujeito do contrato de trabalho Empregado e empregador; Relação do emprego; Soli

Características; Classificação; Sujeito do contrato de trabalho Empregado e empregador; Relação do emprego; Soli 95 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA CARGA HORÁRIA: 68 horas-aula CÓDIGO: CC 011 PRÉ-REQUISITO: ES 327 Instituições Direito Público e Privado CRÉDITOS: 4.0.0 EMENTA: Direito. Direito do Trabalho.

Leia mais

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)...

S u m á r i o. 1. A Seguridade Social na Constituição de Capítulo 1 Notas Introdutórias Seguridade Social (arts. 194 a 204)... S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988...1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)...1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social...1 1.1.2.

Leia mais

A SEGURIDADE SOCIAL...

A SEGURIDADE SOCIAL... Sumário Sumário CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 17 1. Origem e evolução... 17 2. Origem e evolução legislativa no Brasil... 18 3. Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

Leia mais

CAPÍTULO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL...

CAPÍTULO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... CAPÍTULO A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL... 19 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA E COMPOSIÇÃO... 19 2. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA... 21 3. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA... 22 4. PRINCÍPIOS INFORMADORES... 23 4.1. Universalidade

Leia mais

A situação da Seguridade Social no Brasil

A situação da Seguridade Social no Brasil A situação da Seguridade Social no Brasil Audiência Pública Comissão de Seguridade Social e Família CSSF Câmara dos Deputados, 16/08/2011 Álvaro Sólon de França Presidente do Conselho Executivo da ANFIP

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 17 EDITAL SISTEMATIZADO CARREIRAS FISCAIS... 19 1. Receita Federal do Brasil... 19 2. Ministério do Trabalho e Emprego... 21 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Seguridade e Previdência Social Banca FCC 1) FCC Juiz do Trabalho TRT 1ª Região (2012) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações a) de iniciativa da

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15

SUMÁRIO. Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15 SUMÁRIO Capítulo 1 A seguridade social no Brasil... 15 1. Evolução hist rica e composição... 15 2. Definição e natureza jurídica... 16 3. Competência legislativa... 17 4. Princípios informadores... 18

Leia mais

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Aulas 1 8 Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Prof > wwwaprovaconcursoscombr Página 1 de 11 Aulas 1 8 Apresentação Olá Concurseiro, Será

Leia mais

Aula 09. Contribuições parafiscais: Elementos caracterizadores, espécies e cotejo com as contribuições do Direito Comparado.

Aula 09. Contribuições parafiscais: Elementos caracterizadores, espécies e cotejo com as contribuições do Direito Comparado. Página1 Curso/Disciplina: Direito Tributário / Espécies Tributárias Aula: Direito Tributário / Espécies Tributárias 09 Professor (a): Vanessa Siqueira Monitor (a): Caroline Gama Aula 09 Contribuições parafiscais:

Leia mais

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito

REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Conceito Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 03 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 1 CONTEÚDO DA AULA: Regime Geral de Previdência

Leia mais

(Auditor-Fiscal/TCE-SC/CESPE/2016)

(Auditor-Fiscal/TCE-SC/CESPE/2016) (Auditor-Fiscal/TCE-SC/CESPE/2016) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde,

Leia mais

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048)

9. PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO (arts. 47 e 48 da Lei e 257 a 265 do Decreto 3.048) SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. SEGURIDADE SOCIAL 1.1 Noção geral 1.1.1 Saúde 1.1.2 Assistência social 1.1.3 Previdência Social 1.2 Breve histórico 1.2.1 Evolução legislativa no Brasil 1.3 Conceituação 1.4 Objetivo,

Leia mais

O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES

O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES O MITO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PROF. EMERSON COSTA LEMES Quando um homem primitivo, nas brumas da pré-história, guardou um naco de carne para o dia seguinte depois de saciar a fome, aí estava nascendo

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS QUESTÕES COMENTADAS EBSERH Lagarto- Se 2017 Gabarito preliminar Prof.ª Natale Souza

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS QUESTÕES COMENTADAS EBSERH Lagarto- Se 2017 Gabarito preliminar Prof.ª Natale Souza LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS QUESTÕES COMENTADAS EBSERH Lagarto- Se 2017 Gabarito preliminar Prof.ª Natale Souza Olá pessoal, trago hoje cinco questões comentadas, da disciplina Legislação Aplicada ao SUS,

Leia mais

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!!

ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! ESTAMOS NA RETA FINAL!!!! 4 Seguridade Social Conjunto de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade Destinada a assegurar os direitos relativos à: Saúde Previdência Assistência social Financiamento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Contribuições sociais Marcos Rafael 1. CONCEITO E GENERALIDADES Para definirmos as Contribuições Sociais, devemos levar em conta que a Constituição Federal vigente, tenta defini-la,

Leia mais

Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4

Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4 Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4 SUMÁRIO Estudo das normas gerais sobre RPPS (Lei n 9.717/98 e Lei n 10.887/2004 Estudo das regras específicas para o RPP dos

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Técnico do TRF 2 Consulplan Seguridade Social Questão 1: CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005 A natureza jurídica dos regimes básicos previdenciários é: a) contratual; b) institucional;

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 S u m á r i o Capítulo 1 Notas Introdutórias...1 1. A Seguridade Social na Constituição de 1988... 1 1.1. Seguridade Social (arts. 194 a 204)... 1 1.1.1. Natureza do Direito à Seguridade Social... 1 1.1.2.

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL, PENSÃO E REDUÇÃO DE DIREITOS DRA. THAIS RIEDEL

APOSENTADORIA ESPECIAL, PENSÃO E REDUÇÃO DE DIREITOS DRA. THAIS RIEDEL APOSENTADORIA ESPECIAL, PENSÃO E REDUÇÃO DE DIREITOS DRA. THAIS RIEDEL PARA QUE SERVE UMA PREVIDÊNCIA SOCIAL? Proteção da Sociedade em relação aos RISCOS SOCIAIS. Contingências que diminuem ou retiram

Leia mais

Trago uma questão do CESPE, uma da ESAF e uma questão de uma prova de Juiz Federal.

Trago uma questão do CESPE, uma da ESAF e uma questão de uma prova de Juiz Federal. Luís de Gonzaga Direito Tributário Exercícios de Competência Tributária Olá amigos do euvoupassar, Hoje exploraremos o tema competência tributária. Selecionei três questões que estão comentadas no livro

Leia mais