AULA A primeira classificação decorre da própria localização dos direitos fundamentais na Constituição: Direitos individuais e coletivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA A primeira classificação decorre da própria localização dos direitos fundamentais na Constituição: Direitos individuais e coletivos"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 21 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira Conteúdo da aula: Direitos Fundamentais (cont.). AULA 21 1 ª DIREITOS FUNDAMENTAIS ² Classificação A primeira classificação decorre da própria localização dos direitos fundamentais na Constituição: Direitos fundamentais Direitos individuais e coletivos Direitos sociais Direitos da nacionalidade Direitos políticos Partidos políticos Essa classificação, apesar de ser a mais fácil, tem algum espaço para críticas, pois coloca dentro da mesma espécie de direitos fundamentais direitos de proteção da liberdade do indivíduo e direitos metaindividuais (coletivos). Outra crítica é que o Título II faz referência aos direitos sociais, em especial no art.6º, mas depois a Constituição especifica a proteção dos direitos sociais na parte em que trata da intervenção na ordem social a partir do art.193, fazendo que com essa classificação perca um pouco de sistematização. O único 1 Aula ministrada em 30\06\20114.

2 direito social que é especificado no próprio Título II refere-se ao trabalho, os demais são organizados no Título da Ordem Social. Ê Em geral, os direitos políticos, nos tratados internacionais, são tratados em conjunto com os direitos individuais. A segunda classificação decorre da leitura do art.5º, 2º, da Constituição: Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. Direitos fundamentais Expressos Na Constituição Em tratados Título II Outras partes da Constituição Implícitos Princípios Regimes adotados pela Constituição Essa classificação é importante por alguns aspectos. Primeiro, por destacar que existem direitos fundamentais internalizados no Estado brasileiro derivados de compromissos de tratados internacionais. Nesse ponto, a posição do STF, hoje, é no sentido de que os tratados internacionais de direitos humanos aprovados pelo rito diferenciado do 3º do art.5º, ou seja, que passe duas vezes em cada Casa com aprovação da maioria de 3/5, têm natureza de emenda constitucional. Isso lhes dá status diferenciado, pois as normas desses tratados podem servir como paradigma em controle de constitucionalidade. As convenções de direitos humanos que não sejam aprovadas pelo rito diferenciado do art.5º, 3º, têm natureza supralegal e infraconstitucional, formando o que o ministro, atualmente aposentado, Sepúlveda Pertence denominou, à época, de terceiro gênero normativo acima da lei e abaixo da Constituição. Apesar de não servirem como paradigma de controle de constitucionalidade, possibilitam outro tipo de controle de validade: aquele que tem como paradigma a norma do tratado internacional. Sobre o controle de validade, veja a esquematização que segue:

3 Controles de validade Controle de constitucionalidade tem como paradigma é a norma constitucional formal. Controle de legalidade tem como paradigma a norma da lei formal Controle de convencionalidade tem como paradigma a norma de convenção de direitos humanos não aprovada na forma do rito especial do art.5º. Prosseguindo, uma construção teórica que tem acolhida praticamente pela unanimidade da doutrina é a da proteção da expectativa legítima de direito. Note-se que ela não está prevista expressamente na Constituição, tratando-se de uma construção hermenêutica de criação implícita de um direito fundamental que decorre, principalmente, da adoção de um regime de Estado de Direito. O fundamento do regime jurídico adotado pela Constituição (Estado de Direito art.1 o, CF) serve de respaldo para a teoria da legítima expectativa de direito. Exemplo: O Estado pode mudar a previsão normativa se existe uma regra expressa em matéria previdenciária indicando uma determinada idade para a pessoa se aposentar ou um determinado acúmulo de anos de contribuição que possibilite a aposentadoria? R.: Sim, pois, como diz o Supremo, não há direito adquirido a um regime jurídico. O Estado pode reformar a previdência, desde que garanta para aqueles que estão no sistema uma norma de transição razoável. Em matéria previdenciária o Estado brasileiro tem trazido regras de transição bem razoáveis para aqueles que estão em processo para adquirir o direito. (Esse é um bom exemplo do que seriam direitos fundamentais implícitos invocar a expectativa de direito). A classificação estudada é importante, também, para que se perceba a existência de direito fundamental fora do Título II, em outras partes da Constituição. O Supremo reconhece expressamente isso como no julgado em que afirmou que a observância pelo Estado da regra da anterioridade constitui direito individual do contribuinte. A terceira classificação dos direitos fundamentais é acadêmica e compartilhada pela doutrina internacional, baseando-se na natureza da obrigação assumida pelo Estado:

4 Direitos fundamentais Direitos de defesa Direitos a prestações Em sentido estrito Em sentido amplo: Direito de proteção Direito de participação Os direitos de defesa exigem do Estado obrigações de não fazer, de abstenção, e, por isso, são chamados de direitos negativos. Exemplos: direito à liberdade de ir e vir, de expressão, de imprensa. Existem direitos sociais vinculados ao valor liberdade: o direito de greve, a liberdade de associação. Os direitos a prestações exigem, ao contrário, obrigações positivas e se dividem em direitos a prestações em sentido estrito e em sentido amplo: (i) (ii) Diretos a prestações em sentido estrito: envolvem obrigações de natureza fim. É o próprio bem da vida que o Estado deve entregar, podendo envolver obrigação de fazer (prestar um serviço público direito à saúde que envolve uma internação, direito à educação; em matéria de previdência habilitação profissional), de dar coisa (em matéria de saúde: entrega de remédio) e de dar dinheiro (obrigação de pagar um benefício assistencial ou previdenciário). Direitos a prestações em sentido amplo: envolvem prestações de meio. O que se pretende é um meio para alcançar o bem da vida. Direitos a prestações em sentido amplo de proteção: o meio de acesso a determinado bem da vida se dá através de um serviço público, é um meio de acesso a um determinado bem da vida. Exemplo: acesso ao Judiciário a jurisdição é um serviço público que dá acesso ao bem da vida. Direitos a prestações em sentido amplo de participação: são os direitos a participação política, incluídos aqui os direitos políticos através dos mecanismos democráticos como voto, referendo e plebiscito; participação no processo judicial: devido processo legal; participação no processo administrativo: devido processo legal administrativo.

5 s Comentários sobre direitos sociais prestacionais A principal utilidade da terceira classificação é servir de plano de fundo para a discussão acerca da natureza dos direitos sociais prestacionais. Eles são direitos fundamentais ou não? No Brasil, existem três posicionamentos acadêmicos sobre a questão e a classificação serve de base para a discussão, pois existe uma visão filosófica-liberal de que somente os direitos de defesa seriam fundamentais, por terem eles as três características principais que definem os direitos fundamentais: são direitos que podem ser acessíveis a partir da Constituição (eminentemente originários), subjetivos e públicos: originários porque podem ser invocados a partir da Constituição. Subjetivos porque criam para quem ocupa o polo passivo da relação jurídico-material uma obrigação, que pode ser de fazer, não fazer, dar ou pagar. Público porque, em princípio, é invocado contra o Estado. Essa classificação serve de fundo para a referida discussão sob o seguinte aspecto: uma das características dos direitos fundamentais é a originalidade e os direitos sociais prestacionais envolvem obrigação de fazer, dar, coisa ou dinheiro, dependendo de inclusão orçamentária, enfraquecendo a característica de originalidade. Assim, numa visão ultraliberal os direitos sociais prestacionais não seriam fundamentais porque não poderiam ser invocados a partir da Constituição por ser tão importante a previsão orçamentária para eles. Sobre o tema, existem, como dito, três entendimentos: (iii) Posicionamento tradicional da doutrina brasileira: os direitos sociais prestacionais são fundamentais pela previsão do 1º do art.5º da CF, e tem aplicação imediata; por estarem previstos no Título dos Direitos Fundamentais; porque a Constituição é social desde Trata-se da máxima efetividade. Esse é o pensamento do Paulo Bonavides e Celso Ribeiro Bastos, por exemplo. É a posição da doutrina tradicional no Brasil. (iv) De acordo com o segundo posicionamento, chamado de teoria da medida do possível ou da capacidade orçamentária do Estado, os direitos sociais prestacionais não são direitos fundamentais, pois somente é fundamental aquele que protege a liberdade. Fundamento: se os direitos sociais prestacionais envolvem gasto público que deve ser previsto pela legislação orçamentária eles não podem ser invocados a partir da Constituição, perdendo a natureza de originalidade. Na doutrina nacional não há defensor dessa ideia, mas essa é a principal linha de defesa da Fazenda Pública. Invocam a ideia da reserva do possível (o Estado protege na medida da sua disponibilidade

6 orçamentária). Afirmam que não cabe ao Judiciário, composto por membros escolhidos por critérios que é eletivo, se imiscuir em política pública, cabendo aos Poderes Executivo e Legislativo. (v) Prevalece na doutrina brasileira uma via intermediária entre os dois entendimentos anteriores, inclusive, com vários precedentes do Supremo, que é a proteção do mínimo existencial ou social. Ricardo Lobo Torres, Ana Paula de Barcelos, Luís Roberto Barroso (migrou da primeira posição no séc. XXVI). Para os defensores dessa tese, o questionamento não é se o direito social prestacional é ou não fundamental; a afirmação é de que todo direito social tem um núcleo fundamental e existe, para além desse núcleo, uma área da reserva do possível (política pública). O Estado não pode deixar de proteger o núcleo do direito, dotado de fundamentalidade. Esse núcleo, em cada um dos direitos sociais prestacionais, garante a existência de uma vida digna. Exemplo: sobre o direito social à educação, no Brasil, o núcleo é, a teor da dicção do art.208 da CF, a obrigatoriedade de ensino fundamental (art.208, I e 1º, da CF). Por outro lado, existem outros direitos, como à saúde, em que a Constituição é fluida: art.196: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A saúde é direito ou política pública? O direito à saúde pública é apenas com relação ao tratamento preventivo? Sobre entrega de remédio, Luís Roberto Barroso tem um artigo muito interessante disponibilizado na Revista Eletrônica de Direito do Estado. s Comentários sobre a prisão do depositário infiel A Constituição veda a prisão por dívida, mas excetua a regra possibilitando a prisão por inadimplemento voluntário de prestação alimentícia e do depositário infiel. Todavia, as referidas prisões necessitam de regulamentação legal que, com relação ao depositário, encontrava-se no CPC e na legislação que tratava da prisão do depositário em caso de alienação fiduciária.

7 O Supremo, na década de 90, mesmo depois de o Brasil se tornar signatário do Pacto de São José da Costa Rica manteve a posição de que Constituição possibilitava a prisão do depositário infiel, seja no caso dele se desfazer de um bem vinculado a um processo de execução, seja na hipótese de alienação fiduciária. O Pacto veda a prisão por dívida, excetuando apenas o caso de inadimplemento voluntário de divida alimentícia, sem fazer alusão à prisão processual do depositário infiel. A discussão sobre o tema continuou e o Supremo passou, então, a adotar uma segunda posição: como a alienação fiduciária em garantia é uma transferência meramente teórica de domínio, ela é uma prisão por dívida, o que o Pacto quer vedar, permanecendo válida a prisão do depositário infiel do CPC. A discussão permaneceu e, a partir de 2005, o STF passou a assumir a posição de que qualquer tipo de prisão de depositário infiel é inválida ao argumento de que o Pacto de São José da Costa Rica, sendo norma acima da lei e abaixo da Constituição, serve de paradigma no controle de validade e, por assim se enquadrar, deixou de recepcionar as duas previsões de prisão do depositário infiel, em que pese a CF permitir (lembre-se que a Constituição permite, mas impõe a necessidade de regulamentação). Assim, a Constituição admite uma prisão civil que, hoje, não tem regulamentação. O Pacto de São José da Costa Rica é entendido pelo Supremo como norma supralegal e infraconstitucional. Só há uma forma de restituir a prisão do depositário infiel: uma emenda constitucional que estará acima do Pacto. A súmula vinculante 25 tem a seguinte redação: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

AULA CONTEÚDO DA AULA: Seguridade Social. Noções Constitucionais de Saúde. LEGISLAÇÃO

AULA CONTEÚDO DA AULA: Seguridade Social. Noções Constitucionais de Saúde. LEGISLAÇÃO Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 01 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 01 1 CONTEÚDO DA AULA: Seguridade Social. Noções

Leia mais

A necessidade de proteção e efetividade aos direitos humanos, em sede internacional, possibilitou o surgimento de uma disciplina autônoma ao Direito

A necessidade de proteção e efetividade aos direitos humanos, em sede internacional, possibilitou o surgimento de uma disciplina autônoma ao Direito Profa. Andrea Wild A necessidade de proteção e efetividade aos direitos humanos, em sede internacional, possibilitou o surgimento de uma disciplina autônoma ao Direito Internacional Público, com denominação

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

Aula 33 DIREITOS FUNDAMENTAIS

Aula 33 DIREITOS FUNDAMENTAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direitos Fundamentais: Teoria Geral (Parte II). Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 33 DIREITOS FUNDAMENTAIS - TEORIA

Leia mais

TEMAS INTRODUTÓRIOS Vídeo: Prisão Parte I do início até 1:29:58

TEMAS INTRODUTÓRIOS Vídeo: Prisão Parte I do início até 1:29:58 AULA AO VIVO TEMAS INTRODUTÓRIOS Vídeo: Prisão Parte I do início até 1:29:58 Prisão: é a privação da liberdade de locomoção. Pode ser praticado por particular, pode ser provocada por vontade própria e

Leia mais

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1

Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE 1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Controle de Constitucionalidade - 2 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 2 CONTROLE DE VALIDADE: CONTROLE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da Liberdade Provisória Prof. Gisela Esposel - : - Artigo 5º, inciso LXVII da CR/88 não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário

Leia mais

AULA 11. Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade (cont.). Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Mandado de injunção.

AULA 11. Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade (cont.). Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Mandado de injunção. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 11 Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade

Leia mais

AULA Conteúdo da aula: Tipos de Governo. Sistemas de Governo. Regime político. Direitos Fundamentais (início).

AULA Conteúdo da aula: Tipos de Governo. Sistemas de Governo. Regime político. Direitos Fundamentais (início). Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 20 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 20 1 Conteúdo da aula: Tipos de Governo. Sistemas

Leia mais

Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica.

Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica. Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica. Semana do Direito Constitucional 2ª AULA DIREITOS FUNDAMENTAIS Prof. Dr. Thiago Rodrigues-Pereira Principais erros apontados pela Crítica

Leia mais

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed.

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed. Turma e Ano: Direito Constitucional Objetivo (2016) Matéria / Aula: Direito Constitucional 01 Professor: Luis Alberto Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Bibliografia indicada 1 : Direito

Leia mais

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas

Aula nº Estrutura Normativa - Pirâmide de Kelsen Hierarquia das Normas Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula: Direito Constitucional Penal Objetivo Aula 01 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 01. 1. Estrutura

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Prof. Ricardo Torques. fb.com/direitoshumanosparaconcursos. periscope.tv/rstorques.

DIREITOS HUMANOS. Prof. Ricardo Torques. fb.com/direitoshumanosparaconcursos. periscope.tv/rstorques. DIREITOS HUMANOS Prof. Ricardo Torques fb.com/direitoshumanosparaconcursos periscope.tv/rstorques rst.estrategia@gmail.com Teoria Geral dos Direitos Humanos Características, Eficácia e Classificação de

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência julgamento de habeas corpus Prof. Gisela Esposel - Trata-se de uma ação constitucional e propicia o reexame de qualquer tipo de provimento - Verifica-se a celeridade

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Características dos Direitos Humanos BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE (ADI 514/PI)*** Normas Constitucionais Originárias Normas Constitucionais Derivadas (E.C.) Tratados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 6 Prof.ª Liz Rodrigues - Art. 5º, 3º, CF/88: os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada

Leia mais

Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

Direitos Humanos e Direitos Fundamentais XII Mostra de Iniciação Científica Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Universidade de Caxias do Sul. Com os olhos voltados à Pesquisa, ao Desenvolvimento e à Inovação Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção Americana sobre Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção Americana sobre Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção Americana sobre Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Garantias judiciais (art. 8º):

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Coisa julgada: Novelino explica que a coisa julgada deve ser entendida

Leia mais

Aula nº 06 (Introdução ao Estudo do Direito Constitucional) TRATADOS INTERNACIONAIS

Aula nº 06 (Introdução ao Estudo do Direito Constitucional) TRATADOS INTERNACIONAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Introdução ao Estudo do Direito Constitucional Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 06 (Introdução

Leia mais

Curso de Direitos Humanos para AFT Teoria e Questões - Aula 00 Tratados Internacionais Professor: Ricardo S. Torques

Curso de Direitos Humanos para AFT Teoria e Questões - Aula 00 Tratados Internacionais Professor: Ricardo S. Torques DIREITOS HUMANOS EVOLUEM NA JURISPRUDÊNCIA DO STF REFERENTE À PRISÃO CIVIL DE DEPOSITÁRIO INFIEL 1 Por ocasião do transcurso dos 60 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Na apostila de Direitos Humanos Teoria Geral dos Direitos Humanos, é frisado como pontos centrais (de acordo com o edital e última prova): 1. CONCEITO E EVOLUÇÃO DOS DIREITOS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 28/10/2016 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 806.607 PIAUÍ RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. ROBERTO BARROSO :ESTADO

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Conflitos entre Tratados Internacionais. Conflitos entre Tratados Internacionais e normas de Direito interno Parte 1 Profa. Renata Menezes . No Brasil, a Constituição Federal

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO Conteúdo Programático Direito Previdenciário: Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais. Da assistência

Leia mais

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 10 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Fundamento da ADI (art. 102, I, a da CF c/c art.103

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Ativos Passivos O direito-dever

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direitos Humanos no Ordenamento Nacional. Incorporação de Tratados Intern. de Direitos Humanos no Direito Brasileiro

DIREITOS HUMANOS. Direitos Humanos no Ordenamento Nacional. Incorporação de Tratados Intern. de Direitos Humanos no Direito Brasileiro DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos no Ordenamento Nacional Incorporação de Tratados Intern. de Direitos Humanos no Direito Brasileiro Profª. Liz Rodrigues - A proteção da dignidade da pessoa humana pode

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal:

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal: ABONO DE PERMANÊNCIA SERVIDOR PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA - NECESSIDADE DE DECISÃO JUDICIAL PARA APLICAÇÃO ANALÓGICA DA LC 142/2013 REGULAMENTANDO O ART 40, 4,I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Diego Wellington Leonel

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Direitos Constitucionais-Penais e Parte 4 Prof. Alexandre Demidoff Normas aplicáveis à extradição Art. 5º LI

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.)

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 06 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 06 1 CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial.

Leia mais

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE MÓDULO II - SAÚDE PÚBLICA AULA 21 TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento

Leia mais

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva.

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva. Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 04 Na primeira fase, vista anteriormente, foi dado o conceito

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

Aula 02. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Polícia Rodoviária Federal) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA

Aula 02. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Polícia Rodoviária Federal) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA Curso/Disciplina: Direitos Humanos Aula: 02 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Beatriz Assef Aula 02 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Polícia Rodoviária Federal) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA GABARITO: CERTO.

Leia mais

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Teoria da Constituição - 01 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1. Conceito de Constituição Sob um aspecto

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

A EFETIVIDADE DOS DIREITO SOCIAIS

A EFETIVIDADE DOS DIREITO SOCIAIS A EFETIVIDADE DOS DIREITO SOCIAIS DIREITO CONSTITUCIONAL III Profª Marianne Rios Martins Base = O primado do trabalho ORDEM SOCIAL Objetivos = o bem estar e a justiça sociais, Alcance = não se restringe

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. A respeito dos direitos e garantias individuais, assinale a opção correta. a) O habeas data é o instrumento processual adequado para o controle judicial de eventuais ilegalidades

Leia mais

Solicitação de Consulta e Cirurgia de Catarata

Solicitação de Consulta e Cirurgia de Catarata AULA 23 Solicitação de Consulta e Cirurgia de Catarata Cliente necessita com urgência consulta e cirurgia de catarata e o respectivo tratamento. Como advogado(a), proponha a ação adequada. Competência

Leia mais

Aposentadoria especial nos RPPS

Aposentadoria especial nos RPPS Aposentadoria especial nos RPPS Quem deve emitir o PPP e os Laudos Periciais? Conversão de períodos especiais em comum para servidores públicos; Regime Jurídico único????? Mandado de Injunção e Aposentadoria

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 71/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 71/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 71/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direitos fundamentais sociais. Prof. Murillo Sapia Gutier

Direitos fundamentais sociais. Prof. Murillo Sapia Gutier Direitos fundamentais sociais Prof. Murillo Sapia Gutier Necessidades Humanas Fisiológicas Alimento Repouso Abrigo Sexo Segurança: contra: Perigo Doença Incerteza Desemprego Roubo proteção Necessidades

Leia mais

PROVA ESCRITA DE NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

PROVA ESCRITA DE NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROVA ESCRITA DE NOÇÕES DE DIREITO E DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Nesta prova, faça o que se pede, utilizando, caso deseje, os espaços indicados para rascunho. Em seguida, escreva os textos definitivos

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Constituição e Constitucionalismo... 002 II. Poder Constituinte... 011 III. Princípios Fundamentais... 012 IV. Os Direitos e Garantias Fundamentais... 015 V. Da Organização do

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Nº /2015 PGR-RJMB

Nº /2015 PGR-RJMB Nº 252171/2015 PGR-RJMB - Eletrônico Relator: Ministro Luís Roberto Barroso Agravante: Simone Sandes Soares Agravado: Distrito Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. PREVI- DENCIÁRIO. APOSENTADORIA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 5 Prof.ª Liz Rodrigues - Distinção entre direitos e garantias: a discussão remonta ao séc. XIX. - Ruy Barbosa distinguiu as disposições

Leia mais

Aula 33 DIREITOS FUNDAMENTAIS

Aula 33 DIREITOS FUNDAMENTAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direitos Fundamentais: Teoria Geral. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 33 DIREITOS FUNDAMENTAIS Módulo dividido

Leia mais

MAGISTRATURA FEDERAL

MAGISTRATURA FEDERAL Coordenadores Mila Gouveia Rodrigo de Souza Mapeando o Edital MAGISTRATURA FEDERAL Com base nos Editais de todos os TRFs 2 a edição revista, atualizada e ampliada 2018 Mapeando o Edital P MAGISTRATURA

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Prof. Alexandre Demidoff AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO E SÍNDROME DA INEFETIVIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Previsão constitucional

Leia mais

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 16 TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

Prof. Eduardo Casassanta

Prof. Eduardo Casassanta Prof. Eduardo Casassanta Ementa História Constitucional do Brasil nas suas diversas fases (colonial, monárquica e republicana). Classificação das Constituições. Partes da Constituição. Direitos Sociais

Leia mais

O ORDENAMENTO JURÍDICO PÁTRIO E O DUPLO CONTROLE DE VERTICALIDADE

O ORDENAMENTO JURÍDICO PÁTRIO E O DUPLO CONTROLE DE VERTICALIDADE O ORDENAMENTO JURÍDICO PÁTRIO E O DUPLO CONTROLE DE VERTICALIDADE SCHNEIDER, Débora 1 ; FALCONI, Adalberto 2 Resumo O estudo do controle de convencionalidade, ou duplo controle de verticalidade, mostra-se,

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

Direito Constitucional Material de Apoio Professor Fernando Andrade

Direito Constitucional Material de Apoio Professor Fernando Andrade 1. Ano: 2018Banca: FCCÓrgão: Câmara Legislativa do Distrito FederalProva: Técnico Legislativo - Agente de Polícia Legislativa À vista das disposições constitucionais, os direitos e garantias fundamentais

Leia mais

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS Prof. Joseval Martins Viana Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde Judicialização da Saúde A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa

Leia mais

A EXTRADIÇÃO DE BRASILEIRO NATO: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SUA APLICABILIDADE

A EXTRADIÇÃO DE BRASILEIRO NATO: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SUA APLICABILIDADE A EXTRADIÇÃO DE BRASILEIRO NATO: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SUA APLICABILIDADE AMORIM, Aleissa Lima de 1 ; DIAS, Eliotério Fachin 2 ² RESUMO: O presente trabalho irá estudar a possibilidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TRE/TO

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TRE/TO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TRE/TO Prof. Jean Pitter O CONCURSO Data prevista: A definir Vagas: 9 vagas + Cadastro de reserva Lotações: Tocantins Remuneração inicial: Nível Médio: R$ 7.044,75

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS (PARTE GERAL) Conceito de direitos fundamentais Direito fundamental é aquilo que é essencial para o homem e para a sociedade, que está positivado na Constituição com intenção de efetivar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Além dos direitos fundamentais, a CF/88 prevê uma série de garantias,

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS ESTADO DO PARÁ A N E X O I I D O E D I T A L N º 0 1 / 2 0 1 2 D O S C O N T E Ú D O S P R O G R A M Á T I C O S CARGO 401: SUBPROCURADOR DE CONTAS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho Sumário CAPÍTULO 01 AS MUDANÇAS INFORMAIS NA CONSTITUIÇÃO PELA EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL: CONDIÇÕES E LIMITES... 15 Adriano Sant Ana Pedra 1. INTRODUÇÃO...15 2. A MUTAÇÃO COMO FENÔMENO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 113/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - CESPE 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo Direito Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta acerca de direitos e garantias fundamentais. a)

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 15: para ser juntada na pág. 1.098-1.100 do Livro de 2013 9.2 NECESSIDADE DE PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO PARA AJUIZAMENTO DE AÇÃO PREVIDENCIÁRIA O STF decidiu

Leia mais

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO aula 4 Tema: 1) Direito Material x Direito Processual Denis Domingues Hermida I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL DIREITO MATERIAL: conjunto de normas que disciplinam as relações

Leia mais

Pré-Congresso. Fórum Jurídico. Há Aplicação Subsidiária da Lei /14 para os Hospitais Filantrópicos? Teresa Gutierrez

Pré-Congresso. Fórum Jurídico. Há Aplicação Subsidiária da Lei /14 para os Hospitais Filantrópicos? Teresa Gutierrez Pré-Congresso Fórum Jurídico Há Aplicação Subsidiária da Lei 13.019/14 para os Hospitais Filantrópicos? Teresa Gutierrez Há aplicação subsidiária da Lei 13.019/14 para os Hospitais Filantrópicos? Participação

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

Esses, em síntese, os fatos de interesse.

Esses, em síntese, os fatos de interesse. Nº 600414/2016 ASJCIV/SAJ/PGR Relator: Ministro Marco Aurélio Autora: União Réu: Consulado Geral da França no Rio de Janeiro CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL. AÇÃO CÍVEL ORIGINÁRIA. EXECUÇÃO FISCAL CONTRA

Leia mais

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL Objetivo final do estudo da Herm. Jurídica Ponto de encontro entre o social e o jurídico Dinamismo da sociedade desafia o intérprete Novo padrão interpretativo: norma + contexto

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO Desembargador Federal Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao FNDE BIANCA VENTURELLI D.E. Publicado em 13/12/2016 EMENTA AGRAVO DE INSTRUMENTO.

Leia mais