INFORMATIVO GARANÇA JUIZ DE FORA - ABRIL-MAIO-JUNHO DE 2014 Nº 02 EDITORIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO GARANÇA JUIZ DE FORA - ABRIL-MAIO-JUNHO DE 2014 Nº 02 EDITORIAL"

Transcrição

1 JUIZ DE FORA - ABRIL-MAIO-JUNHO DE 2014 Nº 02 h t t p : / / w w w. c m j f. e n s i n o. e b. b r Colégio Militar de Juiz de Fora ouvidoria@cmjf.ensino.eb.br EDITORIAL Após um semestre de intensas atividades, é justo ressaltar o trabalho eficiente e dedicado de todos os integrantes do Colégio Militar de Juiz de Fora e os expressivos resultados alcançados. A transformação que está ocorrendo nos alunos e nos soldados incorporados no corrente ano, os mais novos integrantes do colégio, evidencia que o rumo está correto, sendo importante nesse momento avaliar e implementar as medidas que possibilitam atingir na plenitude todos os objetivos institucionais, propósitos e as metas estabelecidas para Com satisfação percebemos que a chegada e a recepção dos novos alunos foi concluída com êxito, estando os mesmos completamente adaptados ao, passando a conviverem e a se apropriarem dos ensinamentos, valores e tradições que o Sistema de Ensino Militar empresta ao processo educacional em curso. Os nossos recrutas, plenamente inseridos no Serviço Militar Inicial, estão descobrindo novas potencialidades, aptidões e saberes, os quais serão extremamente úteis no prosseguimento das suas vidas, como exemplo: noções de cidadania, patriotismo, habilidades profissionais, civismo, honestidade e compreensão da importância do trabalho em grupo. Por fim, meu reconhecimento ao trabalho incansável dos militares e civis que compõem o corpo docente e administrativo do colégio. A simples exposição neste periódico das atividades desenvolvidas ao longo do segundo trimestre evidencia qualidade, planejamento, organização, excelente resultado, responsabilidade, envolvimento e comprometimento com os destinos do. Parabéns a todos e concito que continuemos juntos edificando o nome da nossa instituição de ensino, modelo de colégio e centro de excelência na formação de crianças e adolescentes competentes e preparados para os desafios do amanhã. : Forjando os Líderes do Amanhã ACAMPAMENTO DA FASE DE INSTRUÇÃO INDIVIDUAL BÁSICA Realizou-se na área de instrução do 4 GAC, nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2014 o acampamento da fase de Instrução Individual Básica do efetivo incorporado no corrente ano, no. Os soldados tiveram instrução de camuflagem, progressão diurna e noturna, orientação com bússola entre outras.

2 2 FORMATURA DE ENTREGA DA BOINA VERDE- OLIVA Realizou-se em 04 de abril de 2014, no ginásio do, a formatura para entrega da Boina Verde-Oliva ao efetivo incorporado no corrente ano. Esta formatura marca o encerramento da fase de Instrução Individual Básica, composta por intensas atividades m i l i t a r e s e d e u m exercício de longa duração. Ao término dessas atividades e, c o m o f o r m a d e materializar a justa vitória alcançada, o Exército B r a s i l e i r o, e m formaturas, entrega as boinas aos soldados incorporados em suas organizações militares. Assim, de forma simbólica, o desafio superado e a firme conquista de objetivos pelo soldado da nossa Força Terrestre são reconhecidos e valorizados. ABERTURA DOS JOGOS INTERCOLEGIAIS O ginásio do Colégio Cristo Redentor-Academia foi palco da abertura da maior festa do esporte estudantil de Juiz de Fora: os Jogos Intercolegiais. Mais de 800 alunos compareceram ao evento. A competição reúne 78 escolas das redes públicas municipal, estadual, federal e particular. Os alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora fizeram-se presentes durante as competições sagrando-se campeões em diversas modalidades. NO JUDÔ DOS JOGOS INTERCOLEGIAIS Nos dias 10 e 11 de abril de 2014, realizaram-se, no ginásio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) de Juiz de Fora, as competições dos Jogos Intercolegiais na modadlidade Judô. Nessas competições, o Colégio Militar de Juiz de Fora conquistou dois troféus de 1º lugar: um na categoria infantil masculino e outro na categoria juvenil feminino. Considerando-se as conquistas individuais, o, tendo participado com vinte e dois atletas, conquistou sete medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. "COLÉGIO MILITAR: FORJANDO OS LÍDERES DO FUTURO.

3 3 PALESTRA SOBRE CRIMES MILITARES No dia 09 de abril de 2014, o Excelentíssimo Senhor Dr ULISSES DA COSTA FILHO, Procurador da Justiça Militar em Juiz de Fora, proferiu uma palestra sobre crimes militares para todo o efetivo permanente do Colégio, além de soldados do efetivo variável, tanto do, quanto do 4º GAC. Nesta palestra de alto nível, os participantes tiveram conhecimentos sobre as consequências de atos que podem induzir a crimes de natureza militar. PALESTRA PARA ESCOLARES SOBRE DIA DO EXÉRCITO Foi realizada no dia 15 de abril do corrente ano, na Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro Nova Era, uma palestra para os alunos do 8 ano em comemoração ao Dia do Exército. A palestra serviu para a motivação das crianças que lá estavam no que se refere ao ingresso na carreira militar, reforçando ainda mais a imagem da nossa Instituição. VISITA DO CMT DA DIVISÃO ANFÍBIA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS No dia 23 de abril de 2014, o Colégio Militar de Juiz de Fora () teve a honra de receber a visita do Exmo Sr Contra-Almirante FN PAULO MARTINO ZUCCARO. Nessa ocasião, o Comandante do, Cel Paixão, proferiu uma breve palestra sobre o Colégio e realizou uma visita com o Almirante pelas instalações do Estabelecimento de Ensino. Em seguida, houve um almoço em homenagem à autoridade, culminando com a entrega de uma lembrança. FORMATURA DE ENTREGA DE ALAMARES No dia 25 de abril do corrente, foi realizada, no Pátio Coronel Souto, a formatura de Entrega de Alamares aos alunos do 8º ano e do ensino médio, por terem obtido as notas do primeiro bimestre igual ou superior a 8,00 (oito) em todas as áreas ou disciplinas, estando classificados, no mínimo, no comportamento "BOM". A solenidade contou com a participação dos familiares abrilhantando o evento.

4 4 CAFÉ EM COMEMORAÇÃO À PÁSCOA No dia 16 de abril de 2014, realizou-se, no refeitório dos Cabos e soldados, o café em comemoração à Páscoa, evento que c o n t o u c o m a p a r t i c i p a ç ã o d e todos os militares do Quadro Permanente e dos professores civis. Após a leitura de uma mensagem feita pela professora Juliana, o Comandante e Diretor de Ensino, Coronel Paixão, fez o uso da palavra e aproveitou a ocasião para desejar a todos uma Feliz Páscoa. Após isso, todos os presentes puderam desfrutar de um delicioso café da manhã. APRESENTAÇÃO E DESPEDIDA DE MILITARES No dia 28 de abril de 2014, após mais de dez anos na Guarnição de Juiz de Fora, despediu-se do convívio da Família Garança o Sgt AUGUSTO em virtude de sua movimentação para o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília em BSB DF e apresentou-se no o ST CARNEIRO, que passou a exercer a função de Auxiliar do Subescritório de Projetos. PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA No dia 30 de abril de 2014, o Exmo Sr General de Divisão ANTÔNIO CÉSAR GONÇALVES MENIN proferiu uma palestra sobre educação financeira para militares do Colégio Militar de Juiz de Fora e do 4 Grupo de Artilharia de Campanha Leve. Após a palestra, o Coronel Paixão agradeceu a presença do ilustre Chefe e lhe fez a entrega de uma lembrança como materialização do interesse e da atenção despertada por todos os presentes. CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS COM ÊNFASE PARA AFOGAMENTO Entre os dias 15 e 25 de abril de 2014, realizou-se, no complexo desportivo do, o Curso de Primeiros Socorros com Ênfase para Afogamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Por meio desse curso, os instruendos, soldados da Companhia de Comando e Serviços, aprenderam diversas técnicas salva-vidas que servirão para auxiliar na segurança de atividades aquáticas do Colégio.

5 5 1ª ATIVIDADE DO CLUBE DE ORIENTAÇÃO 2014 No dia 5 de maio de 2014, realizou-se no a 1ª atividade com o Clube de Orientação. O evento transcorreu no Círculo Militar de Juiz de Fora Sede Campestre e contou com a participação de militares, alunos e de seus familiares. Após a execução de uma emocionante pista de orientação, os participantes usufruiram de um saboroso churrasco e os primeiros colocados receberam medalhas. ENTREGA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS No dia 08 de maio de 2014, houve a entrega para a Banda de Música do Colégio Militar de Juiz de Fora de instrumentos musicais do Corpo de Fuzileiros Navais. Nesta ocasião, o Sargento Hernandez fez a entrega dos instrumentos para o Coronel Paixão, contribuindo para a melhoria das condições da Banda de Música. CAFÉ EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES No dia 08 de maio de 2014, no refeitório do Colégio, ocorreu o café em comemoração ao Dia das Mães. Neste evento, houve a apresentação do Sargento Basílio, que exercerá suas funções como Prestador de Tarefa por Tempo Certo (PTTC). Houve, ainda, a leitura de uma mensagem do Dia das Mães pela Tenente Juliana, seguida das palavras de parabenização pelo Coronel Paixão. O evento contou, ainda, com um sorteio de brindes para as mães presentes.. "COLÉGIO MILITAR: FORJANDO OS LÍDERES DO FUTURO.

6 6 FORMATURA EM HOMENAGEM AO DIA DA CAVALARIA No dia 09 de maio de 2014, houve a comemoração do Dia da Cavalaria, por meio de uma formatura que contou com a presença de três viaturas do 4 Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e duas representações de alunos, trajando seus uniformes para equitação. Nessa formatura, o Coronel Paixão, em suas palavras, fez alusão ao Dia das Comunicações, ocorrido em cinco de maio e à premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na qual três alunos sagraram-se vencedores. VISITA AO PORTO SECO DE JUIZ DE FORA No dia 14 de maio de 2014, ocorreu a visita do corpo permanente do ao Porto Seco de Juiz de Fora. Sediado às margens da BR 040, em Dias Tavares, o Porto Seco recebe tanto mercadorias para exportação quanto aquelas oriundas de importação e faz seu desembaraço fiscal. O corpo permanente foi recebido pelo Gerente Geral do porto e pelo fiscal da Receita Federal do escritório que ali opera. Foram ministradas duas palestras, uma sobre o procedimento da Receita Federal nas importações e exportações e outra sobre a operação do Porto Seco e a empresa que o administra. FORMATURA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ARMA DE INFANTARIA No dia 23 de maio de 2014, ocorreu a comemoração do DIA DA ARMA DE INFANTARIA no. A solenidade teve a participação expressiva dos alunos do Grêmio de Infantaria trajando o uniforme camuflado. A atividade contou, também, com a participação de uma equipe de batedores do 35 Pel PE e uma equipe do 10º BIL (Mth). Nessa ocasião, o Coronel Paixão destacou o espírito da Arma de Infantaria e parabenizou os integrantes do Grêmio, destacando a figura de seu patrono: O Brigadeiro Sampaio.

7 7 FORMATURA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ARTILHARIA No dia 30 de maio de 2014, ocorreu a comemoração do DIA DA ARMA DE ARTILHARIA no. A solenidade teve a participação dos alunos do Grêmio de Artilharia trajando o uniforme camuflado. Contou, também, com a participação do Comandante e de uma representação do NPOR do 4 GAC L. O Coronel Paixão, Comandante e Diretor de Ensino do, destacou o espírito da Arma de Artilharia e parabenizou os integrantes do Grêmio, que homenagearam a figura de seu insigne patrono, o Marechal Mallet, com dois tiros de salva do obuseiro 105 mm AR.ainda, com um sorteio de brindes para as mães presentes. OLIMPÍADAS DA CCSV Foram realizadas, no período de 2 a 6 de junho do corrente ano, as olimpíadas da CCSv do. Foram disputadas as seguintes modalidades: Vôlei de areia, revezamento 10 x 400 m com fuzil, natação, cabo de guerra e futebol. Ao término das olimpíadas, obtivemos os seguintes resultados: - Vôlei de praia: Equipe campeã - Equipe cães de guerra do 2º Pelotão - Revezamento 10 x 400 m com fuzil: Equipe campeã - Equipe cães de guerra do 2º Pelotão - Natação: Equipe campeã - Equipe caveira do 1º Pelotão - Cabo de guerra: Equipe campeã - Equipe caveira do 1º Pelotão - Futebol: Equipe campeã - Equipe cães de guerra do 2º Pelotão Campeã geral das Olimpíadas da CCSv do de Equipe Cães de Guerra do 2º Pelotão. PROMOÇÃO DE MILITARES No dia 02 de junho de 2014, no auditório do, foi comemorada a promoção de militares ocorrida em 1 de junho. O Cel Paixão, ao fazer uso da palavra, parabenizouos e falou da importância da promoção para a carreira do militar.

8 8 CONCLUSÃO DO CURSO DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA O curso foi ministrado no período de 05 de maio a 05 de junho de 2014 com carga horária de 60 horas nas dependências do Laboratório de Informática do - Subseção de Informática Educacional. Foi apresentado um conteúdo programático que atende às intenções de universalização da informática no que se refere a Sistemas Operacionais, Editores de Textos, Editores de Apresentações e Planilhas Eletrônicas. O curso foi coordenado pelo Funcionário Civil Professor Adolfo Gonçalves Filho, Chefe da Subseção de Informática Educacional, e teve como instrutores o Subtenente Freire e o 2º Sargento Cristiano. CERIMÔNIA DE POSSE DOS NOVOS PROFESSORES No dia 09 de junho de 2014, aconteceu no a posse dos novos professores civis que passaram a integrar, a partir deste ano, o quadro do Corpo Docente. Durante a cerimônia, houve a assinatura da ata da posse e, em seguida, um café ofertado a todos os presentes. Expediente: Setor responsável: Seção de Comunicação Social Editoração: TenCel Jefferson Auxiliar Editoração: Ten Carvalho Revisão: Ten Emânia Fotografia: João Bertoldo

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento O Ten Cel PM Enicodemos Lopes do Nascimento ingressou na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1988. Já serviu no 3º BPM de Diamantina, foi Chefe da Seção de Apoio Logístico do Centro

Leia mais

INFORMATIVO. 2º B Log L. Dia da Intendência. No dia 11 de abril, o Batalhão Cidade de

INFORMATIVO. 2º B Log L. Dia da Intendência. No dia 11 de abril, o Batalhão Cidade de INFORMATIVO Eletrônico 2º B Log L BATALHÃO CIDADE DE CAMPINAS Exercício EBST 2014 Coroando a fase de formação dos alunos do Estágio Básico de Sargentos Temporários, foi realizado o acampamento na Fazenda

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR

PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR ANEXO III PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE PLANO DO CURSO - RONDA ESCOLAR CAMPO GRANDE- MS 2015 PLANO DE CURSO 1. DA IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Curso: RONDA ESCOLAR - PROJETO ESCOLA SEGURA (PROESEG). 1.2

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE

Em Pauta. Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013. 244º Aniversário de criação do HCE Em Pauta / 1769 Rio de Janeiro, RJ - Informativo online - nº 63 / janeiro e fevereiro de 2013 244º Aniversário de criação do HCE O Hospital Central do Exército comemorou o seu 244º aniversário no dia 22

Leia mais

Jornal Informativo - Edição Agosto 2014. Acima, foto da equipe Sub 17 Educando/Dois toques e abaixo, foto da equipe feminina do XV de Piracicaba

Jornal Informativo - Edição Agosto 2014. Acima, foto da equipe Sub 17 Educando/Dois toques e abaixo, foto da equipe feminina do XV de Piracicaba Jornal Informativo - Edição Agosto 2014 PRINCIPAL: Amistoso Projeto Dois Toques x Feminino do XV Cerimônia de Abertura Copa Rocha Netto Premiação Copa do Mundo do Brasil 2º Curso de Capacitação Copa Rocha

Leia mais

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M Janeiro São Paulo. Brasil www.vidajovem.org 2015 É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M ais uma turma se encerrou no mês de dezembro e como

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE 2015 5º BIL na operação anhanguera-2015 2 EDITORIAL Nesta edição do nosso Informativo O Itororó apresentaremos as principais atividades realizadas pelo 5º Batalhão de Infantaria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 493/09 ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 302/05 - PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei.

Art. 6º A inscrição deverá ser realizada de acordo com a ficha constante no anexo I, desta Lei. LEI Nº 1.947, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015. Autoriza o Poder Executivo a premiar os Profissionais da Educação Básica, na categoria de Gestor e Professor, da Rede Municipal de Ensino, que obtiverem experiências

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL "Amazônia: Patrimônio dos Brasileiros"

GOVERNO DO ESTADO POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA QUARTEL DO COMANDO GERAL 3ª SEÇÃO DO ESTADO MAIOR GERAL Amazônia: Patrimônio dos Brasileiros NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 001/PM-3/2014 REGULA OS PROCEDIMENTOS PARA A SELEÇÃO E INDICAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DA PMRR, PARA O II CURSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Informativo do 20º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Março de 2014 - Ano 2 - Nº 14 EDITORIAL ENTREGA DE DOAÇÕES

Informativo do 20º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Março de 2014 - Ano 2 - Nº 14 EDITORIAL ENTREGA DE DOAÇÕES Informativo do º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Março de 14 - Ano 2 - Nº 14 Prezados leitores, O mês de março teve início com a incorporação dos novos soldados recrutas do Regimento

Leia mais

XX TORNEIO NORDESTE DE CLUBES INFANTIL 1, INFANTIL 2, JUVENIL 1, JUVENIL 2, JÚNIOR/SENIOR Troféu Sérgio Silva

XX TORNEIO NORDESTE DE CLUBES INFANTIL 1, INFANTIL 2, JUVENIL 1, JUVENIL 2, JÚNIOR/SENIOR Troféu Sérgio Silva XX TORNEIO NORDESTE DE CLUBES INFANTIL 1, INFANTIL 2, JUVENIL 1, JUVENIL 2, JÚNIOR/SENIOR Troféu Sérgio Silva REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Pelas Associações localizadas na região Nordeste,

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 3ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR 1 BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR. ROTEIRO DA FORMATURA DO CFSd 2011/ 2012-4

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 3ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR 1 BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR. ROTEIRO DA FORMATURA DO CFSd 2011/ 2012-4 POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 3ª REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR 1 BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR ROTEIRO DA FORMATURA DO CFSd 2011/ 2012-4 Data: 14AGOSTO12 terça-feira Hora: 1600h Local: 1 BPM 1600h RECEPÇÃO

Leia mais

Comemoração do Dia da Infantaria

Comemoração do Dia da Infantaria Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de junho - 2012 - ano III - edição 48 C M P Comemoração do Dia da Infantaria Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 48-1º a 15 junho

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES: Art. 1º - A Copa SESI de Natação visa desenvolver a natação entre os atletas não federados no Estado de Goiás. Com o objetivo

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

Aniversário da FUNCEB

Aniversário da FUNCEB Aniversário da FUNCEB AFundação Cultural Exército Brasileiro completou o nono aniversário, no dia 1 o março. Desde que foi criada, iniciou uma trajetória plena de realizações, com atividades de natureza

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

YDL ÀFDU SRU FRQWD GR 7KH )HYHUV H GR UHPRV UHIULJHUDQWH FHUYHMD H XP VRÀVWLFDGR

YDL ÀFDU SRU FRQWD GR 7KH )HYHUV H GR UHPRV UHIULJHUDQWH FHUYHMD H XP VRÀVWLFDGR BAILE CONFRATERNIZAÇÃO ASCEB 2012 PREAPAREM-SE... VEM AI UMA FESTA DE ARROMBA COM THE FEVERS... Para fechar as comemorações dos 30 anos com chave de ouro a diretoria da AS- CEB está preparando um animado

Leia mais

6ª CORRIDA DO FOGO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE LIMOEIRO DO NORTE/CE - 2012 (2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS)

6ª CORRIDA DO FOGO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE LIMOEIRO DO NORTE/CE - 2012 (2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS) 6ª CORRIDA DO FOGO DO DE LIMOEIRO DO NORTE/CE - 2012 (2ª SEÇÃO DE BOMBEIROS DO 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS) 1 R E G U L A M E N T O Art. 1º - A 6ª corrida do fogo/2012 do Corpo de Bombeiros Militar de Limoeiro

Leia mais

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO:

FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA / IDADE - MASCULINO: CATEGORIAS / IDADE - FEMININO: FUTEBOL DE CAMPO Todos os atletas deverão apresentar o Documento Original (conforme Art.do Regulamento Geral) É obrigatório (e indispensável) o uso de caneleiras para todos os atletas participantes das

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 I - DAS FINALIDADES Art.º 1º - A 3ª LUANDA COPA DE FUTEBOL JÚNIOR, Competição não-profissional coordenada e organizada pela Decathlon Marketing

Leia mais

15ª COPA ESTADUAL TIRADENTES DA ASSTBM 01,02 E 03 DE ABRIL/2016 COLÔNIA DE FÉRIAS CIDREIRA - RS ADM 2001-2018

15ª COPA ESTADUAL TIRADENTES DA ASSTBM 01,02 E 03 DE ABRIL/2016 COLÔNIA DE FÉRIAS CIDREIRA - RS ADM 2001-2018 15ª COPA ESTADUAL TIRADENTES DA ASSTBM 01,02 E 03 DE ABRIL/2016 COLÔNIA DE FÉRIAS CIDREIRA - RS ADM 2001-2018 "PELO PODER DA VONTADE, NÃO PELA VONTADE DO PODER" ASSOCIAÇÃO DOS SARGENTOS SUBTENENTES E TENENTES

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPIADAS UFS 2008. 25 de outubro à 30 de novembro de 2008

REGULAMENTO GERAL DAS OLIMPIADAS UFS 2008. 25 de outubro à 30 de novembro de 2008 1 DAS OLIMPIADAS UFS 2008 25 de outubro à 30 de novembro de 2008 São Cristóvão 2008 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO 3 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS 3 CAPÍTULO III DA JUSTIFICATIVA 3 TÍTULO II

Leia mais

Quartel em Mossoró/RN, 25 de março de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 056. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte:

Quartel em Mossoró/RN, 25 de março de 2014 BOLETIM INTERNO Nº 056. Para o conhecimento desta Unidade e devida execução, publico o seguinte: =001= ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL - I 2º BATALHÃO DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL EDITAL Nº. 001/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA Secretaria Municipal de Esporte e Lazer SEMEL EDITAL Nº. 001/2013 EDITAL Nº. 001/2013 ESTABELECE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DA BOLSA ATLETA DE TERESINA. O Secretário municipal de Esportes e Lazer SEMEL, com base na Lei 4.049/2010, faz saber que

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA DECRETO SC Nº 1794/13 Dispõe sobre a Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional da rede estadual de ensino, em todos os níveis e modalidades. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso das

Leia mais

Boletim do Exército Nº 41/2011. Brasília, DF, 14 de outubro de 2011. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO

Boletim do Exército Nº 41/2011. Brasília, DF, 14 de outubro de 2011. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Boletim do Exército MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO Nº 41/2011 Brasília, DF, 14 de outubro de 2011. BOLETIM DO EXÉRCITO Nº 41/2011 Brasília, DF, 14 de outubro de

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA FUNDADA EM 5 DE JUNHO DE 1927 Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2012. OF / CBE / PRES / Nº 2012.256 - CIRCULAR. Da Confederação Brasileira de Esgrima Aos Srs. Presidentes

Leia mais

Regimento de Guarnição N.º1

Regimento de Guarnição N.º1 NEWSLETTER Edição N.º 06/ 2015 Lápide existente no Corpo da Guarda, junto à porta principal do Castelo de S. João Baptista (do governo do Mestre de Campo Manuel de Sousa Pacheco, governador do castelo

Leia mais

LEI N 951, DE 18 DE MARÇO DE 2003

LEI N 951, DE 18 DE MARÇO DE 2003 LEI N 951, DE 18 DE MARÇO DE 2003 Dispõe sobre as Normas do Cerimonial Público e Ordem de Precedência no Município de Bonito-MS., e dá outras providências. Autor: Luemir do Couto Coelho O Prefeito Municipal

Leia mais

REFERÊNCIA ELOGIOSA. Pelo Chefe da Divisão de Ensino da ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

REFERÊNCIA ELOGIOSA. Pelo Chefe da Divisão de Ensino da ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS REFERÊNCIA ELOGIOSA Pelo Chefe da Divisão de Ensino da ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS No momento de sua transferência para a Reserva Remunerada, após mais de vinte e seis anos de efetivo serviço,

Leia mais

No dia 3 de janeiro de 2014, foi. realizada a formatura de despedida de

No dia 3 de janeiro de 2014, foi. realizada a formatura de despedida de INFORMATIVO Nº 1-1º TRIMESTRE DE 2014 - LORENA - SP No dia 7 de janeiro de 2014, foi realizada a formatura de despedida de militares da Unidade. Na ocasião deixaram o convívio do Regimento Itororó o 1º

Leia mais

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015 REGULAMENTO 2015 1º Torneio Bancário Society de Clubes Paulista 2015, é uma promoção da Secretaria de Esporte do Sindicato dos Bancários, e tem por finalidade efetuar o congraçamento entre os bancários

Leia mais

Polícia e o Natal das Crianças

Polícia e o Natal das Crianças Nº 4 - Março 2010 Assinatura de Protocolo - SES da PN e SS da PSP Polícia e o Natal das Crianças A o longo de muitos anos, o Serviço Social vem programando, conjuntamente com as unidades policiais e serviços,

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

Data: / / Local: Documento de Origem:

Data: / / Local: Documento de Origem: POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SUBCOMANDO GERAL COORDENAÇÃO DE CERIMONIAL SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES PM Data: / / Local: Documento de Origem: 1º ATO

Leia mais

Colégio Madre Carmen Sallés

Colégio Madre Carmen Sallés PROGRAMAÇÃO ANUAL - 2015 ENSINO MÉDIO Datas, Horários e Eventos passíveis de alteração, de acordo com a necessidade. JANEIRO (2 dias letivos) 28(4ªf) Reunião de pais e alunos 10h Orientações da dinâmica

Leia mais

REGULAMENTO. 02- Inscrições dos atletas:

REGULAMENTO. 02- Inscrições dos atletas: É com enorme prazer que a associação de judô saiko dojo vem através deste convidar a todas as associações, professores e atletas a participarem da I COPA SAIKO DOJO 2015 que será realizada nos dias 01,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. ANEXO I. PROJETO DE ( ) CURTA DURAÇÃO (x) LONGA DURAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. ANEXO I. PROJETO DE ( ) CURTA DURAÇÃO (x) LONGA DURAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE ( ) CURTA DURAÇÃO (x) LONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

SINTE/SC - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DO ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

SINTE/SC - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DO ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA OFÍCIO Nº. 00113/13/DEPTO. JURÍDICO FLORIANÓPOLIS, 14 DE MAIO DE 2013. DO: DEPARTAMENTO JURÍDICO PARA: DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTE/SC ASSUNTO: PROFESSORES ACT S DAS SALAS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E INFORMÁTICA

Leia mais

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia

Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Economia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE ECONOMIA Padrões de Qualidade para Cursos

Leia mais

NOTA OFICIAL N 50/2013 ATOS DA PRESIDÊNCIA

NOTA OFICIAL N 50/2013 ATOS DA PRESIDÊNCIA NOTA OFICIAL N 50/2013 Rio de Janeiro, 19 de março de 2013. ATOS DA PRESIDÊNCIA COPA BRASIL NORTE - 2013 Tornar sem efeito a Nota Oficial nº 29/2013 por força de alteração na programação, motivada pela

Leia mais

CincoPontoCinco. PMMG já tem novo Comandante-Geral. Jornal Eletrônico

CincoPontoCinco. PMMG já tem novo Comandante-Geral. Jornal Eletrônico Jornal Eletrônico CincoPontoCinco CincoPontoCinco Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição Especial - 09 de janeiro de 2015 PMMG já tem novo Comandante-Geral Tomaram posse em solenidade na manhã

Leia mais

4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012

4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012 4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012 Cláusula 4.ª Competências reconhecidas à escola Com o presente contrato, o Ministério da Educação e Ciência reconhece à escola as seguintes

Leia mais

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem Estudo de Caso Escola Municipal Governador André Franco Montoro, Campo Limpo Paulista. Um

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTROMINISTRO DR. RUI MARIA DE ARAÚJO POR OCASIÃO DO 15º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA NACIONAL DE TIMOR-LESTE Centro de Formação da Polícia em Comoro, Díli 27 de Março

Leia mais

Diário Oficial VACINA ANTIRRÁBICA. Prefeitura Municipal de Canavieiras. http://www.doem.org.br/ba/canavieiras. Página 1. 5 de setembro de 2014

Diário Oficial VACINA ANTIRRÁBICA. Prefeitura Municipal de Canavieiras. http://www.doem.org.br/ba/canavieiras. Página 1. 5 de setembro de 2014 Ano: 2 Páginas: 28 VACINA ANTIRRÁBICA Canavieiras promove neste sábado (6) o Dia "D" da Vacinação Antirrábica A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (6)

Leia mais

BASQUETE FEMININO DE BLUMENAU FMD BLUMENAU / VASTO VERDE PROPOSTA DE PARCERIA

BASQUETE FEMININO DE BLUMENAU FMD BLUMENAU / VASTO VERDE PROPOSTA DE PARCERIA BASQUETE FEMININO DE BLUMENAU FMD BLUMENAU / VASTO VERDE PROPOSTA DE PARCERIA As empresas cidadãs como são chamadas as empresas que se utilizam do marketing social, sabem da importância de sua imagem e

Leia mais

Calendário Escolar 2015 Educação Infantil e Ensino Fundamental

Calendário Escolar 2015 Educação Infantil e Ensino Fundamental Calendário Escolar 2015 Educação Infantil e Ensino Fundamental Fevereiro 2015 17 - Carnaval Março 2015 29 30 31 08 - Dia da Mulher 02 a 07 Planejamento com professores 06 - Culto de Ações de Graças Ano

Leia mais

Relatório Final da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Piraí RJ.

Relatório Final da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Piraí RJ. PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO - CMI P.A.I. PONTO DE APOIO AO IDOSO Inaugurado numa quinta-feira, o novo ano no Calendário Gregoriano,

Leia mais

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 09/2016 CHAMADA INTERNA PARA PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS PARA OS III JOGOS INTERCAMPI DO IFRJ

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 09/2016 CHAMADA INTERNA PARA PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS PARA OS III JOGOS INTERCAMPI DO IFRJ EDITAL DE EXTENSÃO Nº 09/2016 CHAMADA INTERNA PARA PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS PARA OS III JOGOS INTERCAMPI DO IFRJ O Pró-Reitor de Extensão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO VII JOGOS INTERNOS ED.FÍSICA VII JIEFI 2015.

REGULAMENTO VII JOGOS INTERNOS ED.FÍSICA VII JIEFI 2015. REGULAMENTO VII JOGOS INTERNOS ED.FÍSICA VII JIEFI 2015. Regulamento Geral / JIEFI 2015 I FUNDAMENTAÇÃO Art. 1º - Este Regulamento é o conjunto de normas e disposições que regem as competições dos JOGOS

Leia mais

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONSELHO MUNICIPAL Conselho Municipal de Educação de Praia Grande DELIBERAÇÃO Nº 02/2001 Normas regimentais básicas para as Escolas de Educação Infantil. NORMAS REGIMENTAIS BÁSICAS PARA AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO SESQV Nº 02 DE 30 DE ABRIL DE 2013.

RESOLUÇÃO SESQV Nº 02 DE 30 DE ABRIL DE 2013. RESOLUÇÃO SESQV Nº 0 DE 30 DE ABRIL DE 013. Estabelece as metas e indicadores de desempenho e fixa critério de distribuição da gratificação variável da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e

Leia mais

Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa - CE

Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa - CE Copa Cariri Garden Shopping de Tênis de Mesa - CE A Federação dos Mesatenistas do Ceará-FMC tem a honra de convidar a todos os Atletas, Técnicos e Dirigentes das Federações e Clubes filiados a CBTM, a

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI COMPLEMENTAR Nº 272, DE 11 DE JUNHO DE 2007 - D.O. 12.06.07. Autor: Poder Executivo * Fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. (*Revogada pela

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 2.822, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.037 Dispõe sobre a Carreira e o Subsídio dos Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, e adota outras providências. O Governador

Leia mais

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto

APRESENTAÇÃO Goiás na Ponta do Lápis Tribuna do Planalto Secretaria de Estado da Educação Subsecretarias Regionais de Educação Tribuna do Planalto 1 2 APRESENTAÇÃO O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais

Leia mais

Karla Juliana Lopes. Plano de Candidatura. Diretoria de Gestão de Pessoas. Viçosa MG. Julho de 2015.

Karla Juliana Lopes. Plano de Candidatura. Diretoria de Gestão de Pessoas. Viçosa MG. Julho de 2015. Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

09/09/2004. Discurso do Presidente da República

09/09/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de recepção da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Atenas Palácio do Planalto, 09 de setembro de 2004 Meu caro Grael, Meu querido René Simões,

Leia mais

REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS DO UNIPÊ JIPÊ 2015

REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS DO UNIPÊ JIPÊ 2015 REGULAMENTO DOS JOGOS INTERNOS DO UNIPÊ JIPÊ 2015 Mantenedora Institutos Paraibanos de Educação - IPÊ Campus Universitário - BR 230 - Km 22 - Fone: (83) 2106-9200 - Cx Postal 318 - Cep: 58.053-000 João

Leia mais

Manual de Formatura. Manual de Formatura NOVA Faculdade

Manual de Formatura. Manual de Formatura NOVA Faculdade Manual de Formatura Direção Diretora Executiva Renata Carla Castro Diretor Geral Pablo Bittencourt Diretor Acadêmico Ricardo Medeiros Ferreira Este manual tem a finalidade de orientar os procedimentos

Leia mais

PRESENÇA FEMININA DAS FORÇAS ARMADAS

PRESENÇA FEMININA DAS FORÇAS ARMADAS PRESENÇA FEMININA DAS FORÇAS ARMADAS AS MARCO ANTONIO DAMASCENO VIEIRA Consultor Legislativo da Área XVII Defesa Nacional, Segurança Pública Forças Armadas DEZEMBRO/2001 2 2001 Câmara dos Deputados. Todos

Leia mais

Tributo aos Combatentes Africanos

Tributo aos Combatentes Africanos Tributo aos Combatentes Africanos Foto Google Zona Leste Sector L 3 ( a zona a sul do Rio Corubal foi abandonada em 6 de Fevereiro de 1969, durante a Operação Mabecos Bravios) Após terminado o 2º ciclo

Leia mais

1.3.3. Houve mudanças no comportamento dos professores? ( )sim ( )não 1.3.4. Quais?

1.3.3. Houve mudanças no comportamento dos professores? ( )sim ( )não 1.3.4. Quais? Este instrumento tem por objetivo o acompanhamento da execução e dos resultados dos Projetos Socioambientais apresentados para os Encontros Regionais de Agentes Prevencionistas do PEAC realizados nos municípios

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

"Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos." Salmo 57.9

Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos. Salmo 57.9 PROJETO J BA 2014 TEMA: COPA DO MUNDO FESTA DAS NAÇÕES "Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos." Salmo 57.9 I - OBJETIVOS Regulamento Geral Ensino Fundamental II e

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013

REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013 REGULAMENTO CAMPEONATO SUL BRASILEIRO MASTERS DE NATAÇÃO - 2013 Art. 1º - A Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos - FGDA realizará, o Campeonato Sul Brasileiro Masters de Natação, nos dias 19 e 20 de

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Projeto Copa Gothia. Festa de abertura da Copa Gothia Estádio Ullevi Gotemburgo, Suécia.

Projeto Copa Gothia. Festa de abertura da Copa Gothia Estádio Ullevi Gotemburgo, Suécia. Projeto Copa Gothia A Copa Gothia é realizada anualmente em Gotemburgo, Suécia, onde foi criada em 1975. Em mais de três décadas, o evento já recebeu 840 mil jovens de 133 países diferentes. Mesmo não

Leia mais

INFORMATIVO 2014 EDITORIAL

INFORMATIVO 2014 EDITORIAL 1 INFORMATIVO 2014 EDITORIAL A educação compreendida no seu contexto mais amplo e significativo pretende estimular, desenvolver e gerar novos desafios que impulsionam os estudantes para o conhecimento

Leia mais

Prof. Dr. Carmem Elisa Henn Brandl Prof. Dr. Inácio Brandl Neto

Prof. Dr. Carmem Elisa Henn Brandl Prof. Dr. Inácio Brandl Neto O PIBID COMO POSSIBILIDADE COLABORATIVA ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Carmem Elisa Henn Brandl Prof. Dr. Inácio

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO - N. 4

PROJETO DE EXTENSÃO - N. 4 PROJETO DE EXTENSÃO - N. 4 Curso de Ciências Contábeis 1. TITULO SESSÃO SOLENE PELO DIA DO CONTABILISTA 2. PROFESSORES PARTICIPANTES Prof. ALMIR FERRAZ DE OLIVEIRA Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

PROGRAMA DE FUTEBOL 10ª Classe

PROGRAMA DE FUTEBOL 10ª Classe PROGRAMA DE FUTEBOL 10ª Classe Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ficha Técnica Título Programa de Futebol - 10ª Classe Formação de Professores do 1º

Leia mais

Copa Diarinho tem craques para mostrar

Copa Diarinho tem craques para mostrar DIÁRIO DO VALE 1 Sul-Fluminense, Terça-feira, 4 de agosto de 2015 - Suplemento especial do Diário do Vale - Não pode ser vendido separadamente Copa Diarinho tem craques para mostrar Do goleiro ao atacante,

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Município de Venâncio Aires LEI COMPLEMENTAR Nº 051, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Efetivos de Apoio à Educação Infantil do. AIRTON LUIZ ARTUS, PREFEITO MUNICIPAL DE VENÂNCIO

Leia mais

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, estamos no período em que se comemoram os vinte anos de promulgação da Constituição Cidadã de

Leia mais

DISCIPLINA. Regulamento Geral

DISCIPLINA. Regulamento Geral REGULAMENTO GERAL ENSINA-ME A SER OBEDIENTE ÀS REGRAS DO JOGO ENSINA-ME A NÃO PROFERIR NEM RECEBER ELOGIO IMERECIDO ENSINA-ME A GANHAR, SE ME FOR POSSÍVEL MAS, SE EU PERDER, ACIMA DE TUDO ENSINA-ME A PERDER

Leia mais

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE

XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE XLIII PLENÁRIA NACIONAL DO FÓRUM DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO - FNCE O Futuro da Educação a Distância na Educação Básica Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br Dispositivos da LDB e DECRETOS

Leia mais

Salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo. Reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação (CME)

Salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo. Reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação (CME) DDSH Presenças Redigido por: Sector Presidente da Câmara Municipal (CMVA) Bengalinha Pinto Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social e Humano (DDSH) Florbela Fernandes Técnica Superior/Educação Merciana

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE DE MANTENA 2010-2014 Mantena-MG INTRODUÇÃO A Faculdade de Mantena FAMA - é um estabelecimento particular de ensino superior, que visa a atender

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP Capítulo I DA NATUREZA E SUAS FINALIDADES Art. 1º O estágio baseia-se na Lei nº. 11.788, sancionada em 25 de setembro de 2008. Parágrafo

Leia mais

Juventude Unida em prol de uma profissão que vale OURO.

Juventude Unida em prol de uma profissão que vale OURO. REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I 1ª OLIMPÍADA LUCA PACIOLI 2016 é um evento esportivo e cultural, com realização da Comissão Jovens Lideranças Contábeis e apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SUPERVISÃO DE ENSINO SUGESTÃO DE ROTEIRO MENSAL DE ATIVIDADES - 2015

PLANO DE TRABALHO SUPERVISÃO DE ENSINO SUGESTÃO DE ROTEIRO MENSAL DE ATIVIDADES - 2015 PLANO DE TRABALHO SUPERVISÃO DE ENSINO SUGESTÃO DE ROTEIRO MENSAL DE ATIVIDADES - 2015 É a percepção da realidade que permite ao supervisor exercer uma função social e politicamente mais ampla, estimulando

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA Projeto enviado por Lúcia de Fátima Albuquerque Silva - Juíza de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude

Leia mais

ASPIRANTE FRANCISCO MEGA O PATRONO DA TURMA DA AMAN DE 15 FEVEREIRO DE 1955

ASPIRANTE FRANCISCO MEGA O PATRONO DA TURMA DA AMAN DE 15 FEVEREIRO DE 1955 1 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA O PATRONO DA TURMA DA AMAN DE 15 FEVEREIRO DE 1955 Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO Historiador Militra e Jornalista.Presidente e Fundador da Federação de Academias de História Militar

Leia mais