CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º PERÍODO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º PERÍODO"

Transcrição

1 1º PERÍODO Disciplina: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS I Carga Horária: 30h/a Código: 1554 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Discernir senso comum de pensamento científico a partir da filosofia. A superação do senso comum; Origem da filosofia; As ciências e seus fundamentos; O conhecimento; Reflexão crítica sobre ciência; Os desdobramentos da Ciência na vida Sócio-Política.

2 Disciplina: TEMAS BÁSICOS DE PSICOLOGIA Carga Horária: 30h/a Código: 1599 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Possibilitar a compreensão do âmbito da atuação do psicólogo e a contribuição que a ciência psicológica pode oferecer para a ação sobre múltiplas expressões e dimensões da vida humana. O campo científico e profissional da Psicologia. Desafios e possibilidades da profissão na atualidade. As diferentes especialidades e suas responsabilidades.

3 Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I Carga Horária: 60h/a Código: 1749 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Possibilitar a compreensão da língua em suas modalidades orais e escrita, ampliando o domínio do texto falado e escrito, nos mais diversos gêneros. A comunicação e seus elementos; conceituar, compreender e interpretar os conceitos de linguagem, língua, fala e discurso; A leitura e sua qualidade; O ato de escrever, As funções da linguagem; Tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, injunção; conhecer e usar os mais diversos gêneros textuais: resumo, resenha, artigo, crônica, relatório, currículo etc; os mecanismos de coesão e coerência textuais; aspectos gramaticais:concordância verbal e nominal de verbos muito usuais; pontuação, acentuação e a nova ortografia oficial.

4 Disciplina: ANATOMIA BÁSICA (Elementos de Biologia) Carga Horária: 75h/a Código: 2651 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Conhecer a morfologia dos sistemas orgânicos do corpo humano, os diversos órgãos e estruturas dos sistemas e aparelhos, estabelecendo as inter-relações desses, de acordo com a forma, estrutura, localização e função, tendo em vista a compreensão dos aspectos funcionais e possíveis alterações no corpo humano, viabilizando uma ação profissional que restabeleça a saúde e a integridade do ser humano. Estudos relacionados à osteologia, artrologia, miologia, sistemas: circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, digestório, endócrino e neural.

5 Disciplina: SISTEMAS PSICOLÓGICOS I Carga Horária: 45h/a Código: 3226 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Adquirir uma visão epistêmica da Psicologia e permitir ao aluno uma visão ampla das principais questões que envolvem os estudos em Psicologia a partir da investigação dos seus precursores até sua consolidação como ciência no início do século XX. Antecedentes filosóficos e sócio-históricos no surgimento da Psicologia como ciência. Estudo crítico das escolas e sistemas, com ênfase no Estruturalismo e no Funcionalismo, priorizando uma visão reflexiva dos desdobramentos e alcances nas atuais abordagens da ciência psicológica.

6 Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I Carga Horária: 75h/a Código: 3294 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Oportunizar a compreensão da gênese dos determinantes físicos, cognitivos e psicossociais, constituintes do ser humano à luz de diferentes vertentes teóricas desenvolvimentistas, de forma a identificar o campo de pesquisa da Psicologia do Desenvolvimento e reconhecer a importância desse saber científico para a prevenção, intervenção e promoção da saúde. Antecedentes históricos e contemporâneos da criança e da Psicologia do Desenvolvimento. Conceitos, princípios e determinantes biopsicossociais do desenvolvimento humano, contemplados da fase pré-natal à terceira infância do ciclo de vida.

7 Disciplina: DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL Carga Horária: 30h/a Código: 3295 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Aprimorar o relacionamento e desenvolvimento interpessoal a partir do autoconhecimento e conhecimento das variáveis que permeiam as relações intra e interpessoais, visando melhor qualidade de vida e desempenho profissional. Compreensão das estratégias e técnicas para facilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento de auto-imagem, autoconceito, autoestima, expressividade emocional, tomada de decisão, feedback, empatia, cooperação e direção de grupo. Trata-se, por um lado, do reconhecimento e análise das diferenças inter-individuais e intergrupais e, por outro, do reconhecimento do processo de mudança comportamental como agente de mudança.

8 Disciplina: PROCESSOS PSICOLÓGICOS I Carga Horária: 75h/a Código: 3239 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Conhecer os processos fundamentais da cognição humana (percepção, sensação e consciência) a partir da perspectiva do método experimental. Psicofísica e a ciência experimental na psicologia, percepção, imaginação, sentido da pele, dor, paladar, olfato, audição e estados da consciência.

9 2º PERÍODO Disciplina: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS II Carga Horária: 30h/a Código: 1557 Curso: Psicologia Série / Semestre: 2º período Compreender a relação escola/sociedade contemplando questões sociais no âmbito escolar, através da discussão da inter-relação do trabalho do psicólogo e docente. Análise da educação e sociedade enquanto objeto de reflexão sociológica em autores clássicos e contemporâneos. Principais teorias em sociologia da educação.

10 Disciplina: SISTEMAS PSICOLÓGICOS II Carga Horária: 45h/a Código: 3098 Curso: Psicologia Série / Semestre: 2º período Identificar os fundamentos epistemológicos e históricos da Psicologia e seus desdobramentos nas Escolas Psicológicas: Behaviorismo e Gestalt. Contextualização do desenvolvimento histórico e epistêmico da Psicologia a partir do estudo crítico das escolas e sistemas: Behaviorismo e Gestalt, priorizando uma visão reflexiva dos desdobramentos e contextualizando as circunstâncias de sua produção como teoria e suas implicações nas abordagens atuais da ciência psicológica.

11 Disciplina: SISTEMAS PSICOLÓGICOS III Carga Horária: 45h/a Código: 3136 Curso: Psicologia Série / Semestre: 2º período Compreender a coerência interna, os supostos teórico-científicos, os principais conceitos e a perspectiva histórica do surgimento da Psicanálise e do Humanismo como dois grandes sistemas teóricos construídos para a compreensão do humano. Os sistemas psicológicos como mapas mentais para a compreensão do humano. O que são teorias e sistemas, sua relação com seus fundadores e com sua época. A evolução dos sistemas. Contextualização do surgimento da Psicanálise. História de vida de Sigmund Freud. As bases científicas e filosóficas aparentes nas teorias: supostos básicos. Metapsicologia psicanalítica: teoria tópica; teoria dos instintos; teoria estrutural; dinâmica e economia psíquica. A Psicanálise hoje: evoluções. Contextualização do surgimento do Humanismo. História de vida de Carl Rogers. Supostos básicos do humanismo. Congruência e Incongruência. Condições de valor e modo de avaliação condicional. Uma nova visão sobre as relações terapeuta-cliente. Relacionamento humano e saúde. Contribuições para a psicologia da educação e do trabalho.

12 Disciplina: PROCESSOS PSICOLÓGICOS II Carga Horária: 75h/a Código: 3138 Curso: Psicologia Série / Semestre: 2º período Conhecer os processos fundamentais da cognição humana (atenção, memória e motivação) a partir da perspectiva do método experimental. Estudo experimental e aplicado da atenção e seus fenômenos de vigilância e sondagem. Memória enquanto fenômeno de apreensão armazenamento e recuperação e todas as suas interfaces. O esquecimento e suas implicações. A motivação humana nos seus mais diversos níveis e seus estudos experimentais.

13 Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II Carga Horária: 75h/a Código: 3211 Curso: Psicologia Série / Semestre: 1º período Introduzir e fundamentar teoricamente fatores que influenciam o desenvolvimento durante a adolescência, idade adulta e velhice e os que determinam o processo de envelhecimento, considerando os aspectos físicos, psicológicos e socais; discutir formas de intervenção junto a esta população nesta fase da vida. Integração dos aspectos do desenvolvimento estudado com os temas transversais. Desenvolvimento humano: Adolescência, idade adulta e envelhecimento. Aprofundamento no estudo do pensamento, linguagem e desenvolvimento sócioemocional no contexto cultural.

14 Disciplina: FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO Carga Horária: 45h/a Código: 3578 Curso: Psicologia Série / Semestre: 2º período Compreender a construção histórica dos fundamentos filosóficos da psicologia e de seus sistemas teóricos, bem como sobre os novos paradigmas da filosofia e da psicologia na Modernidade e na Pós-Modernidade. Nas especificidades dos conteúdos terão os seguintes objetivos: identificar as raízes da psicologia nas grandes sistematizações filosóficas do período antigo e medieval; compreender os fundamentos epistemológicos e históricos da ciência e sua interface com a construção e autonomia da psicologia. Refletir sobre os diversos fundamentos teóricos da psicologia na contemporaneidade. Os fundamentos da psicologia na filosofia Greco-medieval. A filosofia moderna e as bases epistemológicas da ciência e sua colaboração para a emancipação da psicologia. Os fundamentos teóricos da psicologia contemporânea.

15 Disciplina: NEUROANATOMIA Carga Horária: 75h/a Código: 5017 Curso: Psicologia Série / Semestre: 2º período Identificar e definir a estrutura física e o funcionamento dos órgãos que compõem o sistema neural. Conhecimento dos componentes do sistema neural e suas relações com os demais sistemas orgânicos.

16 3º PERÍODO Disciplina: PROCESSOS PSICOLOGICOS III Carga Horária: 75h/a Código: 3583 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Conhecer os processos fundamentais da cognição humana (inteligência e emoção) a partir da perspectiva do método experimental. Emoção enquanto fenômeno psicológico básico e sua relação com a cognição, estados de humor e sentimentos. O raciocínio e a tomada de decisão, inteligência múltiplas e criatividades humanas.

17 Disciplina: PSICOLOGIA COMPARADA Carga Horária: 75h/a Código: 3608 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Conhecer a análise experimental do comportamento através dos princípios básicos da psicologia comparada, mantendo o foco no repertório autenticamente humano. Relacionar os conceitos e fazer extrapolação dos mesmos da situação de laboratório para a vida real verificando as relações existentes entre estudos com animais e comportamentos complexos na vida humana. Princípios do condicionamento clássico e operante que regem o comportamento animal e humano.

18 Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL I Carga Horária: 45/a Código: 3612 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Compreender e apreender as diversas abordagens da Psicologia Social, sua aplicabilidade e importância para o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, do grupo e para a formação do psicólogo. A Psicologia Social: definição, objetivo, história e aplicação; cognição e percepção social; atitudes e mudanças de atitudes; os processos grupais e suas variáveis como a liderança, a afiliação, o conformismo, a pertinência, a coesão e a tipologia dos grupos sociais; influência social e as bases de poder; Comportamento pró-social e anti-social.

19 Disciplina: ANTROPOLOGIA CULTURAL Carga Horária: 60h/a Código: 5429 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Aprimorar o senso crítico do aluno como futuro profissional da saúde mental, em relação ao seu contexto sócio-cultural, a partir da percepção e da experiência da alteridade. O outro em questão. Surgimento e desenvolvimento da Antropologia. Objeto da Antropologia. Teorias, métodos e pesquisas antropológicas. Organização política e social e sistemas de representação. Sistemas simbólicos e realidade brasileira. Conceito de cultura e diferentes grupos sociais.

20 Disciplina: INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA CIENTÍFICA Carga Horária: 45h/a Código: 3618 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Compreender e relacionar os fundamentos epistemológicos das ciências como uma das bases teóricas na formação intelectual e prática do psicólogo. Conceituação de Epistemologia. A classificação das ciências. A desconstrução da Epistemologia Clássica. A Epistemologia Contemporânea: Bachelard, Tomas Kuhn e Karl Popper.

21 Disciplina: ESTATÍSTICA APLICADA Carga Horária: 60h/a Código: 4741 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Interpretar situações inerentes ao trabalho do psicólogo, através do uso de instrumentos estatísticos para organização e apresentação de dados; analisar e tirar conclusões através das medidas estatísticas básicas. Estatística Descritiva; Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão; Introdução à Probabilidade; Correlação e Regressão Linear.

22 Disciplina: NEUROFISIOLOGIA Carga Horária: 75h/a Código: 5419 Curso: Psicologia Série / Semestre: 3º período Reconhecer as bases fisiológicas do comportamento, bem como a organização neural e neuro-humoral que subjaz aos comportamentos humano. O estudo da Psicologia segundo os modelos neuro-humorais do comportamento e relação entre a dinâmica psicobiológica e a atuação do psicólogo.

23 4º PERÍODO Disciplina: PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE I Carga Horária: 75h/a Código: 3686 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Compreender a natureza das teorias da personalidade a partir de uma visão metateórica e entendê-las como abstrações sobre a pessoa como uma totalidade singular, que deve ser percebida em suas manifestações e estados subjetivos. A natureza da teoria da personalidade; o processo de conhecer alguém; as diferentes formas de esse compreender a pessoa em sua complexidade; diferentes fundamentações para diferentes teorias; conceitos gerais da Psicanálise: teoria tópica, teoria estrutural, dinâmica psíquica, conflito psíquico, a construção do sintoma, as fases do desenvolvimento psicossexual e a construção da personalidade, do caráter e o papel do temperamento; o enfoque psicodinâmico da personalidade.

24 Disciplina: PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL Carga Horária: 30h/a Código: 5157 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Introduzir o conceito de deficiência e desenvolver de forma ampla seus delineamentos psíquicos, biológicas, sociais e culturais buscando conhecer as intervenções atuais da psicologia e quais as necessidades e possibilidades de avanço na disciplina e no campo prático. Contextualização histórico-cultural e desenvolvimento do conceito de deficiência, classificação diagnóstica, reabilitação biopsicossocial, sexualidade, trabalho, participação familiar, preconceito, estigma e legislação e educação especial.

25 Disciplina: DINÂMICAS DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS Carga Horária: 45h/a Código: 3427 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Possibilitar aos alunos a compreensão integrada dos aspectos teóricos e práticos dos fenômenos grupais, em qualquer contexto da práxis psicológica. A gênese e a dinâmica de grupo na era contemporânea, seus marcos teóricos e práticos. Coordenação, manejo e processos de análise dos processos grupais como forma de interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais dos membros dos grupos. O processo grupal na família, na escola, na empresa e nos serviços de saúde.

26 Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL II Carga Horária: 45h/a Código: 5162 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade social e o papel da Psicologia Social na compreensão desta realidade. Perspectiva histórica da Psicologia Social, os métodos de pesquisa para análise das relações do indivíduo com os grupos e a sociedade, dos mecanismos de construção social do indivíduo e contextualização da prática da Psicologia Social.

27 Disciplina: TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO Carga Horária: 75h/a Código: 3442 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Planejar e realizar uma avaliação psicológica, fazendo uso de entrevista semiestruturada e testes psicológicos, finalizando o processo com a entrevista devolutiva, considerando os aspectos éticos e teóricos envolvidos na escolha, aplicação e correção dos testes. Conceituação de avaliação psicológica, seu histórico e perspectivas atuais, seus principais métodos e procedimentos, a natureza e a utilização dos diferentes instrumentos de avaliação e seus princípios éticos.

28 Disciplina: FARMACOLOGIA Carga Horária: 60h/a Código: 2837 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de farmacologia quanto ao mecanismo de ação dos fármacos nos sistemas orgânicos, sua utilização na profilaxia, diagnóstico e tratamento das patologias humanas. - Fundamentos básicos da Farmacologia - Farmacocinética - Farmacodinâmica - Farmacologia do sistema nervoso autônomo - Farmacologia do sistema nervoso central (Psicofarmacologia) - Farmacologia do sistema cardiovascular - Farmacologia do sistema respiratório - Farmacologia dos antimicrobianos - Drogas que atuam em outros sistemas orgânicos

29 Disciplina: MÉTODOS DE INFERÊNCIA EM PSICOLOGIA Carga Horária: 45h/a Código: 3691 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período Desenvolver no aluno a habilidade de observação e coleta de dados em psicologia bem como a forma e relevância do processo de transformação de um constructo subjetivo em números capazes de fornecer informações vitais na construção do conhecimento. Análise dos conceitos básicos de inferência em psicologia e da sua importância no universo de práticas consagradas e básicas na prática do psicólogo e pesquisador. Conhecimento das principais formas de observação e coleta de dados bem como os tipos de delineamento. Tratamento dos dados coletados: estudo dos diferentes testes estatísticos paramétricos e não paramétricos, para verificar a diferença entre duas ou mais médias, bem como diversas medidas de associação entre duas ou mais variáveis. Apresentação e organização de dados coletados em forma de pesquisa e sua importância como consolidação da psicologia como ciência viva e em movimento.

30 Disciplina: TÉCNICA DE ESTUDO E PESQUISA Carga Horária: 60h/a Código: 6682 Curso: Psicologia Série / Semestre: 4º período O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Investigação científica. O Método Científico. Delineamento da pesquisa. Projeto de pesquisa. Execução da pesquisa. Apresentação e divulgação da pesquisa. Normas da ABNT. Entender a pesquisa como um princípio científico e educativo, familiarizando-se com o processo de pesquisa e com os trabalhos científicos que estão sendo realizados hoje na área específica de atuação do estudante, de forma a construir capacidade analítica em relação aos mesmos e interesse pela pesquisa.

31 5º PERÍODO Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Carga Horária: 75h/a Código: 2812 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Propiciar a aproximação do aluno com as diversas práticas e contextos de atuação do psicólogo e favorecer a aproximação entre teoria e prática, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia. Estudo teórico-prático sob a forma de Estágio Supervisionado, que compreenderá as etapas de aplicação dos conhecimentos científicos relacionados às técnicas de entrevista e de observação, ao registro de produtos de comportamento e à entrevista psicológica e à coordenação de grupos, associados à postura ética, habilidades e competências básicas para o perfil do profissional que se deseja formar.

32 Disciplina: PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE II Carga Horária: 75h/a Código: 3461 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Compreender os fundamentos das teorias da personalidade de influência Humanista e Fenomenológico-existencial. Familiarizar-se com as abordagens orientais sobre a personalidade. Caracterizar os pressupostos básicos na relação terapeuta-cliente nas abordagens de inspiração Fenomenológico-Existencial e Humanista. Carl Rogers e a Perspectiva Centrada no Cliente. Friederich Perls e a Gestalt-terapia. J.L.Moreno e o Psicodrama. Influências da matriz fenomenológica e existencial na Psicologia. Semelhanças e diferenças entre Psicologia Humanista e a Abordagem Fenomenológico-Existencial. As abordagens Orientais da Personalidade e sua influência em práticas atuais.

33 Disciplina: PSICOMETRIA Carga Horária: 45h/a Código: 3744 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Propiciar experiências práticas de aplicação de testes de modo a sensibilizar aos alunos para a importância da Psicometria como uma área de interesse que atravessa as diferentes áreas da Psicologia e promover o desenvolvimento de competências relativas ao processo de elaboração dos testes assim como do estudo das suas características psicométricas. Introdução e definição das técnicas de avaliação psicológica. Estudo dos fundamentos dos instrumentos de avaliação: Normatização, precisão e validade, interpretações referenciadas na norma, no conteúdo e no critério. Técnicas de aplicação de testes, interpretação e redação de resultados.

34 Disciplina: SAÚDE MENTAL Carga Horária: 45h/a Código: 5564 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Prover conhecimentos sobre a trajetória da institucionalização dos doentes mentais e seus tratamentos, bem como a evolução das legislações e modelos de atenção em saúde mental no Brasil e em outros países. Refletir sobre a trajetória da reforma psiquiátrica brasileira do ponto de vista de seus principais atores, paradigmas e referenciais, e os instrumentos e serviços que operacionalizam essa transformação político-assistencial. Conceitos de saúde e doença mental. Ações de saúde mental no processo de cuidar em psicologia. História da loucura em seus aspectos culturais e sociais. Planejamento e implementação da assistência de promoção da saúde da qualidade de vida do indivíduo, da família e/ou da comunidade e reabilitação nas diversas etapas do ciclo de vida do indivíduo. A reforma psiquiátrica. Rede de apoio para a reinserção social. Relacionamento profissional e a saúde mental da equipe de saúde.

35 Disciplina: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES I Carga Horária: 45h/a Código: 4456 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Compreender e apreender, a partir dos conteúdos e práticas da Psicologia Organizacional e do Trabalho, os fatores que interferem na relação homem e trabalho no ambiente organizacional e as consequências para o seu bem estar biopsicossocial. Análise e compreensão do ambiente organizacional e da inserção do homem neste meio ambiente; visualizando o homem, os grupos, a organização, as relações de trabalho e suas influências no bem estar biopsicossocial humano, a partir dos conteúdos relacionados à Psicologia, principalmente aos da Psicologia Organizacional e do Trabalho e do papel deste psicólogo neste contexto, abordando aspectos relacionados a Psicologia Social, teorias da Administração e o desenvolvimento da área de Recursos Humanos no Brasil, história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, comportamento organizacional, cultura e clima organizacional; cargos, carreiras e salários; higiene e segurança do trabalho.

36 Disciplina: TEORIA PSICANALÍTICA Carga Horária: 75h/a Código: 3824 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Conhecer as principais contribuições teóricas da Psicanálise para a compreensão do psiquismo. Definir clínica ampliada. Reconhecer as possibilidades de aplicação da psicanálise para além do tratamento-padrão. Compreender a ética que orienta o discurso e ato analítico. Metapsicologia freudiana. A pulsão, o inconsciente e o recalque. Sexualidade infantil e complexo de Édipo. Sexualidade feminina. Diagnóstico em Psicanálise. Clínica ampliada. Psicanálise e Saúde Mental. Ética e Psicanálise.

37 Disciplina: SAÚDE PREVENTIVA E SOCIAL Carga Horária: 30h/a Código: 4464 Curso: Psicologia Série / Semestre: 5º período Conhecer e compreender a atenção à saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde SUS, as doutrinas e princípios básicos do SUS, a historicidade do processo saúde-doença-cuidado, a concepção ampliada de saúde, a organização do SUS em redes de cuidados. Analisar a interface entre a Psicologia e saúde coletiva e entre Psicologia e a estratégia saúde da família. O histórico, os princípios, as concepções fundamentais e a organização em rede de cuidados do Sistema Único de Saúde. O processo saúde-doença-cuidado dentro da concepção ampliada de saúde. A interface entre a Psicologia, saúde coletiva e saúde da família.

38 6º PERÍODO Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Carga Horária: 75h/a Código: 2814 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Possibilitar a análise teórica e o exercício da prática clínica através de elaboração diagnóstica de transtornos mentais leves e moderados encaminhados para psicoterapia individual e planejamento de assistência psicológica aos portadores de transtornos mentais graves, com ênfase nas terapias psicossociais. Integrar os conhecimentos teóricos através do exercício da prática de atividades diagnósticas na clínica psicoterápica individual de transtornos mentais leves e moderados e na clínica psicossocial de transtornos mentais graves na forma de Estágio Supervisionado.

39 Disciplina: PSICOLPATOLOGIA I Carga Horária: 75h/a Código: 3983 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Conhecer os processos psicopatológicos e as principais alterações nas funções psíquicas. Reconhecer as principais síndromes psiquiátricas. Diferenciar diferentes perspectivas em Psicopatologia. Psicopatologia descritiva. Semiologia dos transtornos mentais: dos sinais e sintomas às síndromes. As alterações das funções psíquicas. Psicopatologia clássica. Psicopatologia fundamental.

40 Disciplina: PSICODIAGNÓSTICO Carga Horária: 75h/a Código: 3984 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Aprofundar conceitos de avaliação psicológica, psicodiagnóstico, por meio do uso de métodos e procedimentos técnicos previamente já aprendidos em períodos anteriores bem como de novas técnicas que também serão ensinadas neste periodo a fim de ampliar o conhecimento dos testes e das técnicas psicológicas. Conceitos e técnicas de Psicodiagnóstico. Testes Psicológicos objetivos e projetivos. Elaboração de documentos advindos da avaliação psicológica. Autonomia no processo de psicodiagnóstico. Entrevista Devolutiva.

41 Disciplina: TEORIA HUMANISTA-EXISTENCIAL Carga Horária: 45h/a Código: 3986 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Compreender criticamente o Humanismo na contemporaneidade; Familiarizar-se com alguns autores essenciais para a psicologia existencial. Através da metodologia do role-play, praticar intervenções psicoterápicas individuais e grupais baseadas nas teorias humanistas e existenciais. Humanismo na Psicologia contemporânea. Alguns autores existencialistas e a influência na Psicologia: Martin Buber, Friedrich Nietzsche, Karl Jaspers. Irvin Yalom e sua prática da psicoterapia existencial.

42 Disciplina: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES II Carga Horária: 45h/a Código: 4463 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Identificar e diagnosticar necessidades de natureza técnica e psicossociais do trabalhador, planejar e desenvolver projetos, utilizando do conhecimento e das técnicas da Psicologia Organizacional e do Trabalho, visando o bem estar biopsicossocial e o desenvolvimento do trabalhador, da organização e da sociedade. Análise e compreensão dos diferentes conteúdos inerentes ao ambiente organizacional, a área de recursos humanos e suasinfluências no bem estar biopsicossocial humano, a partir de aspectos relacionados à Psicologia, principalmente aos da Psicologia Organizacional e do Trabalho e do papel do psicólogo neste ambiente, abordando os indicadores de desempenho de recursos humanos e do trabalho do psicólogo turn over, absenteísmo, índices de acidente de trabalho e de reclamação trabalhista; recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento pessoal e organizacional e de gestão de desempenho.

43 Disciplina: PROJETO DE PESQUISA I Carga Horária: 45h/a Código: 1761 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Oportunizar ao aluno o aprendizado dos princípios teórico/metodológicos norteadores da investigação científica. A pesquisa em psicologia e suas especificidades. Tipos de pesquisa. O projeto de pesquisa. Delineamentos quantitativos e qualitativos. Amostragem e seleção de participantes. Instrumentos. Análise e interpretação de resultados.

44 Disciplina: PSICOLOGIA INSTITUCIONAL Carga Horária: 30h/a Código: 3920 Curso: Psicologia Série / Semestre: 6º período Conhecer e compreender as principais teorizações no campo da Psicologia Institucional e Comunitária reconhecendo o papel do psicólogo nas intervenções e contextos institucionais e comunitários e o compromisso da psicologia com a melhoria das condições de vida da comunidade. Aspectos teóricos, metodológicos e práticos do trabalho comunitário e social. Histórico da Psicologia Comunitária. Os métodos de intervenção da Psicologia Comunitária e Institucional.

45 7º PERÍODO Disciplina: PROJETO DE PESQUISA II Carga Horária: 45 h/a Código: 1762 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Produzir conhecimento de modo sistemático, de forma a complementar o conhecimento disponível, contribuindo para eliminação ou redução das lacunas identificadas e para melhoria da qualidade de vida em relação às necessidades identificadas, incluindo promoção de acesso, de todas as formas possíveis, a este conhecimento, para quem dele necessita e buscando transformá-lo em condutas humanas mais apropriadas para lidar com os aspectos da realidade a que se refere. Relações entre processos de conhecer científico e de intervenção profissional do psicólogo. Avaliação da relevância de produzir conhecimento como etapa para a intervenção profissional. Sistematização do conhecimento como formação permanente para a capacitação profissional e como etapa de produção de conhecimento. Relações entre método científico e técnicas de pesquisa para o contexto profissional. As noções básicas para o processo de observação e coleta de dados para produzir conhecimento no contexto de atuação profissional. Relações entre projeto e relatório de pesquisa ou de intervenção profissional sobre processos comportamentais.

46 Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III Carga Horária: 75 h/a Código: 3692 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Exercitar atividades inerentes ao Psicólogo Organizacional em um ambiente organizacional real, tais como: triagem e arquivo de currículos, entrevista de triagem, feedback sobre o resultado do processo seletivo, aplicação de testes, observação da condução de dinâmicas de grupo, entrevistas, correção de testes, elaboração de laudos; participação na elaboração da programação de treinamentos, observação da execução de treinamentos, entre outros. O ambiente organizacional, suas variáveis e os aspectos biopsicossociais humanos no ambiente de trabalho. Campos de pesquisa e aplicação dos conteúdos associados à Psicologia Organizacional e do Trabalho, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

47 Disciplina: TEORIAS PÓS-FREUDIANAS Carga Horária: 75h/a Código: 3915 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Identificar o pensamento psicanalítico pós-freudiano e de suas aplicações clínicas e preventivas. Fundamentos psicanalíticos do desenvolvimento da personalidade segundo autores pós-freudianos: Melanie Klein, Winnicott e Bion; conceitos e especificidades, pontos de convergência e de divergência.

48 Disciplina: TEORIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL Carga Horária: 45h/a Código: 3918 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Reconhecer a abordagem Cognitivo e Comportamental como possibilidade de intervenção psicoterápica e caracterizá-la a partir da interação terapeuta-paciente. Estudo das teorias e técnicas psicoterápicas na abordagem da Psicoterapia Cognitiva e na vertente Objetivista.

49 Disciplina: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Carga Horária: 45h/a Código: 3919 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Especificar a Orientação Vocacional/Profissional (OVP) como uma área de atuação profissional do psicólogo com aspecto psicossocial e clínico e reconhecer um referencial teórico e prático através de uma visão que considera a relação homemtrabalho no seu contexto sócio-histórico e a promoção da saúde. Trabalho, Indivíduo e Sociedade. Conhecimento e profissão na sociedade capitalista. Escola, sociedade e profissão; a vocação. O campo de atuação em Orientação Vocacional Profissional na sociedade brasileira (leis, profissionais, orientadores, origem e práxis) e o papel do psicólogo. Modalidades em Orientação Vocacional. Técnicas em processos grupais, testes psicológicos, estratégias específicas de OVP e desenvolvimento de projetos de Orientação Vocacional Profissional em grupo e individuais.

50 Disciplina: PSICOPATOLOGIA II Carga Horária: 75h/a Código: 3987 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Identificar os transtornos mentais com suas classificações, explicações, sinais e sintomas; refletir criticamente sobre a questão da etiologia e do tratamento das doenças mentais tendo em vista sua complexidade biopsicossocial. Transtornos de Ansiedade; Transtornos de Humor; Transtornos Esquizofrênicos; Dependência a Substâncias Psicoativas; Transtornos da Personalidade.

51 Disciplina: PSICOLOGIA ESCOLAR I Carga Horária: 45h/a Código: 3988 Curso: Psicologia Série / Semestre: 7º período Identificar os principais conceitos relacionados aos problemas de aprendizagem, formas de avaliação e intervenção do psicólogo escolar. As alternativas de estratégias e serviços de intervenção do psicólogo junto à comunidade escolar, bem como em contextos não formais de ensino e aprendizagem. Questões conceituais e históricas associadas a problemas de aprendizagem, bem como as questões endógenas, familiares, institucionais e sócio-culturais associadas a esses quadros.

52 8º PERÍODO Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV Carga Horária: 120h/a Código: 3693 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Oferecer aos estagiários a oportunidade para planejar, preparar e coordenar grupos de intervenções em saúde mental que colaborem com a promoção da qualidade de vida e prevenção de problemas afetivos, relacionais e sociais das pessoas envolvidas nos diferentes processos grupais. Envelhecimento e seus tipos (normal, patológico, bem sucedido); Mitos e preconceitos no envelhecimento; Relações Sociais: Redes, Átomo social e suporte social; Qualidade de vida: conceito e questionário WHOQOL; Estatuto do idoso; Morte, perdas, luto.

53 Disciplina: ESTÁGIO EM PESQUISA Carga Horária: 75h/a Código: 4105 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Atualizar a definição de pesquisa utilizando uma intervenção clínica psicológica individual, ou grupal e/ou psicossocial. As formas clássicas de classificação das pesquisas. Pesquisa pura e pesquisa aplicada. As etapas de um planejamento de pesquisa e o planejamento de uma intervenção clínica psicológica individual, grupal e/ou psicossocial. Definição do referencial metodológico de pesquisa a partir de uma intervenção clínica psicológica. O problema, a coleta, a avaliação, a análise e interpretação dos dados aliados a um processo de intervenção clínica em psicologia. Relato dos resultados. Normas e estratégias de compreensão e produção de textos científicos. Redação e apresentação de trabalhos científicos. Como fazer uma boa apresentação oral.

54 Disciplina: ÉTICA PROFISSIONAL Carga Horária: 30h/a Código: 5168 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Conhecer a regulamentação da profissão de psicólogo, reconhecer a importância, o funcionamento e a participação nos Conselhos de Psicologia. Regulamentação da profissão de psicólogo e seu papel em movimentos sociais apoiados pela categoria através da Legislação dos Conselhos de Psicologia e do estudo do Código de Ética Profissional do psicólogo, salientando a aplicação deste, nos diversos campos de atuação de Psicologia. Ética. Moral. Consciência Moral.

55 Disciplina: PROJETO DE PESQUISA III Carga Horária: 45h/a Código: 3988 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Implementar a coleta de dados do projeto de pesquisa, no caso de pesquisa empírica, de modo compatível com projeto elaborado ou com ajustes que venham a se evidenciar como necessários no processo de desenvolvimento do trabalho, com dados organizados de acordo com os objetivos propostos para o trabalho. Fundamentos éticos e científicos da pesquisa científica: aprofundando as reflexões; Atitudes na condução do trabalho científico; Técnicas de controle e de coleta de dados em função de projeto de pesquisa elaborado. Organização de dados: procimentos e recursos para apresentação de dados.

56 Disciplina: PSICOLOGIA ESCOLAR II Carga Horária:45h/a Código: 3910 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Características da Psicologia Escolar e níveis de prevenção. Psico-higiene e Psicologia Institucional. Técnicas e Métodos em Psicologia Escolar. Diagnóstico em Psicologia Escolar

57 Disciplina: SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Carga Horária: 30h/a Código: 5218 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Identificar e diagnosticar necessidades de natureza técnica e psicossociais do indivíduo no que diz respeito ao seu projeto de carreira. A seleção e orientação profissional, os impactos que acarretam para o desenvolvimento humano e a trabalho do psicólogo nessa área.

58 Disciplina: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS Carga Horária: 75 h/a Código: 3917 Curso: Psicologia Série / Semestre: 8º período Identificar características essenciais do diagnóstico, hierarquizar problemas e estabelecer prioridades para a intervenção e utilizar adequadamente técnicas psicoterápicas com base em subsídios teóricos e práticos. As modalidades psicoterápicas mais comuns, suas características, indicações e contraindicações; a psicoterapia e os agentes de mudança, modelo geral de psicoterapia; a avaliação do paciente, hipótese sobre a natureza psicológica do problema, condições de acesso à psicoterapia; princípios teóricos fundamentais em Psicanálise freudiana e winnicottiana, a técnica freudiana, a técnica winnicottiana, a clínica psicanalítica; aspectos conceituais básicos em psicoterapias breves, a técnica focal, intervenções do terapeuta e indicações; princípios teóricos fundamentais em Gestalt, o ser segundo a gestalt-terapia, a prática da gestalt-terapia.

59 9º PERÍODO Ênfase Curricular I: Intervenções Psicológicas Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO V (Intervenções Psicológicas) Carga Horária: 150h Código: 4228 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Caracterizar necessidades sociais que podem ser atendidas com proposição ou continuidade da intervenção em Psicologia (diagnosticar); propor e avaliar intervenção em Psicologia compatível com necessidades identificadas e relacionar a experiência deintervenção realizada e possibilidades de atuação do psicólogo, bem como com exigências éticas e legais. ** Os Planos de Ensino se diferenciam de acordo com a especificidade dos Estágios. Condução de intervenções em Psicologia; Relação intervenção e referenciais teóricos; Monitoramento de atividades de intervenção: registro, sistematização e análises de informações; Avaliação de intervenções em Psicologia: relação resultados e problema que deu origem.

60 Disciplina: ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA I Carga Horária: 45h/a Código: 3927 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Introduzir o/a discente na prática de investigação psicológica, permitindo-lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia; bem como aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa. A disciplina é instrumental. O trabalho de orientação da monografia será realizado combinando seminários e discussões individuais, voltados para as demandas específicas de cada projeto, bem como o desenvolvimento de estudos específicosaprofundados, quer através da pesquisa bibliográfica e conseqüente contribuição pessoal, quer através de procedimentos experimentais. A sua realização dependerá da disponibilidade de professor-supervisor e da conveniência do estudo para a formação do aluno e para o desenvolvimento da psicologia.

61 Disciplina: CAMPOS ATUAIS DA PRÁTICA PSICOLÓGICA (Intervenções Psicológicas) Carga Horária: 75h/a Código: 3929 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Despertar no aluno o interesse pela busca do aperfeiçoamento contínuo em sua formação quer seja nos aspectos teóricos, quer seja nos aspectos práticos, bem como despertar a importância em manter-se atualizado para o bom desempenho em seu trabalho em prol do desenvolvimento e bem estar do ser humano. Análise e discussão de temas contemporâneos relevantes na área de teorias e sistemas psicológicos em relação às diferentes áreas de atuação e formação do psicólogo.

62 Disciplina: ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA TCC I Carga Horária: 45h/a Código: 4191 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Organizar e analisar dados e informações coletadas sob controle das razões pelas quais esta atividade é relevante no processo de produção de conhecimento, em função da natureza das informações, recursos disponíveis, perguntas e objetivos da pesquisa e conhecimento disponível sobre os fenômenos e processos relacionados à pesquisa. Organização de dados: procedimentos e recursos parasapresentação de dados;tratamento de dados para análise. Elaboração do Relatório Final da Pesquisa. scomunicação do conhecimento produzido, em veículos apropriados o tipo de conhecimento produzido e população-alvo pretendida.

63 Disciplina: FUNDAMENTOS DE TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL (OptativaI) Carga Horária: 45h/a Código: 3948 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Analisar criticamente a organização familiar, com ênfase nas bases metodológicas da terapia familiar. Propiciar ao aluno uma visão crítica acerca da Terapia de Casal, seus fundamentos e diferentes abordagens. Nascimento, estrutura e organização da família. Dinâmica e ciclos da vida familiar. Metodologia e técnica da terapia familiar. Relações conjugais. Crises na vida conjugal. Dinâmica da Terapia de Casal.

64 Disciplina: PSICOSSOMÁTICA (Optativa II) Carga Horária: 45h/a Código: 5111 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Identificar a psicossomática e suas novas perspectivas de forma a a compreendê-la em relação à à biologia, à medicina, à psicologia médica e à psicanálise. O desenvolvimento do campo da psicossomática. Os fenômenos psicossomáticos. A psicologia médica e a psicanálise frente aos fenômenos psicossomáticos. O corpo para a medicina e para a psicanálise. Horizontes da Psicossomática.

65 Disciplina: PSICOLOGIA JURÍDICA (Optativa III) Carga Horária: 45h/a Código: 3942 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Discutir as interfaces entre psicologia e justiça, assim como sobre a atuação do psicólogo no âmbito da justiça e suas possíveis contribuições para a formulação, revisão e interpretação das leis. A psiquiatria forense. A entrada do profissional de saúde mental na justiça. Criminologia e a loucura. O direito das crianças e adolescentes. O papel do psicólogo nas varas e no tribunal.

66 9º PERÍODO Ênfase Curricular II: Psicologia Social e Comunitária Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO V Carga Horária: 150h Código: 4228 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Caracterizar necessidades sociais que podem ser atendidas com proposição ou continuidade da intervenção em Psicologia (diagnosticar); propor e avaliar intervenção em Psicologia compatível com necessidades identificadas e relacionar a experiência de intervenção realizada e possibilidades de atuação do psicólogo, bem como com exigências éticas e legais. ** Os Planos de Ensino se diferenciam de acordo com a especificidade dos Estágios. Condução de intervenções em Psicologia; Relação intervenção e referenciais teóricos; Monitoramento de atividades de intervenção: registro, sistematização e análises de informações; Avaliação de intervenções em Psicologia: relação resultados e problema que deu origem.

67 Disciplina: ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA I Carga Horária: 45h/a Código: 3927 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Introduzir o/a discente na prática de investigação psicológica, permitindo-lhe um suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia; bem como aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa. A disciplina é instrumental. O trabalho de orientação da monografia será realizado combinando seminários e discussões individuais, voltados para as demandas específicas de cada projeto, bem como o desenvolvimento de estudos específicos aprofundados, quer através da pesquisa bibliográfica e conseqüente contribuição pessoal, quer através de procedimentos experimentais. A sua realização dependerá da disponibilidade de professor-supervisor e da conveniência do estudo para a formação do aluno e para o desenvolvimento da psicologia.

68 Disciplina: PSICOLOGIA COMUNITÁRIA Carga Horária: 75h/a Código: 3954 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Conhecer e compreender as principais teorizações no campo da Psicologia Comunitária reconhecendo o papel do psicólogo nas intervenções em contextos comunitários e o compromisso social da Psicologia com a melhoria das condições de vida da comunidade. Histórico e fundamentos da Psicologia comunitária. Conceito de comunidade: aspectos estruturais e funcionais. Modelos teóricos e implicações epistemológicas em Psicologia comunitária. Modelos teórico-práticos de intervenção comunitária. Intervenção comunitária: conceito, processo e método. Prevenção em psicologia comunitária. Exame de experiências em psicologia comunitária. Projeto de intervenção comunitária.

69 Disciplina: ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA PARA TCC I Carga Horária: 45h/a Código: 4191 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Organizar e analisar dados e informações coletadas sob controle das razões pelas quais esta atividade é relevante no processo de produção de conhecimento, em função da natureza das informações, recursos disponíveis, perguntas e objetivos da pesquisa e conhecimento disponível sobre os fenômenos e processos relacionados à pesquisa. Organização de dados: procedimentos e recursos parasapresentação de dados;tratamento de dados para análise. Elaboração do Relatório Final da Pesquisa.sComunicação do conhecimento produzido, em veículos apropriados o tipo de conhecimento produzido e população-alvo pretendida.

70 Disciplina: ESTUDOS ATUAIS EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA (Optativa I) Carga Horária: 45h/a Código: Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Aprofundar tópicos importantes e atuais no campo da psicologia comunitária, como forma de oportunizar debates sobre o tema assim como relacionar formas de planejar e intervir psicologicamente em contexto comunitário. Conhecer as etapas de um diagnóstico comunitário e as estratégias de intervenção, elaborando um projeto de intervenção com possibilidades de aplicação em determinados contextos. Conhecer os aspectos teóricos e práticos da Terapia Comunitária e de intervenções em saúde mental no PSF. Questões contemporâneas relativas à intervenção psicológica em contexto comunitário. A Terapia Comunitária e a Saúde Mental no PSF.

71 Disciplina: VALORES, ATITUDES E COMPORTAMENTOS (Optativa II) Carga Horária: 45h/a Código: 3961 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Dinamizar o potencial humanizador intrínseco ao ser humano, a percepção e o respeito às diferenças básicas. Promover a responsabilidade social e a construção de uma sociedade ética fundamentada em valores sociais. Valores, atitudes e comportamentos. Cultura e sociedade. Alteridade e relação social. Valores culturais e intercâmbio entre saberes, através de abordagem multi e transdisciplinar. Valores humanos fundamentais à construção de uma cultura. Transdisciplinaridade e convergência de conhecimento. Ética e moral.

72 Disciplina: TOXICOMANIAS (Optativa III) Carga Horária: 45h/a Código: 5168 Curso: Psicologia Série / Semestre: 9º período Identificar a problemática relacionada ao uso de drogas em seus aspectos legais, sociais, psicológicos e psicopatológicos. As drogas na sociedade. Classificação e mecanismos de ação das drogas. Conceituação de dependência. Tipos de usuários. Drogas mais utilizadas no Brasil. Aspectos legais e tratamentos.

73 10º PERÍODO Ênfase Curricular I: Intervenções Psicológicas Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI (Intervenções Psicológicas) Carga Horária: 150h Código: 3926 Curso: Psicologia Série / Semestre: 10º período Caracterizar necessidades sociais que podem ser atendidas com proposição ou continuidade da intervenção em Psicologia (diagnosticar); propor e avaliar intervenção em Psicologia compatível com necessidades identificadas e relacionar a experiência de intervenção realizada e possibilidades de atuação do psicólogo, bem como com exigências éticas e legais. ** Os Planos de Ensino se diferenciam de acordo com a especificidade dos Estágios. Condução de intervenções em Psicologia; Relação intervenção e referenciais teóricos; Monitoramento de atividades de intervenção: registro, sistematização e análises de informações; Avaliação de intervenções em Psicologia: relação resultados e problema que deu origem.

74 Disciplina: ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA II Carga Horária: 45h/a Código: 3928 Curso: Psicologia Série / Semestre: 10º período Aperfeiçoar suporte básico aos processos de conhecimento e à metodologia; bem como aprender como identificar e construir problemas de pesquisa, como definir caminhos para revisões bibliográficas, consultar a biblioteca (internet), perceber e discernir os textos que lhe são fundamentais e identificar diferentes perspectivas metodológicas em pesquisa, finalizando-a e organizando os achados em forma de artigo para publicação em revistas científicas. A disciplina é instrumental. O trabalho de orientação da monografia será realizado combinando seminários e discussões individuais, voltados para as demandas específicas de cada projeto, bem como o desenvolvimento de estudos específicos aprofundados, quer através da pesquisa bibliográfica e conseqüente contribuição pessoal, quer através de procedimentos experimentais. A sua realização dependerá da disponibilidade de professor-supervisor e da conveniência do estudo para a formação do aluno e para o desenvolvimento da psicologia.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Análise Experimental do Comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas: comportamentos consciente, memória, pensamento e linguagem.

Leia mais

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA Curso de Psicologia 1º período DISCIPLINA: ELEMENTOS DE ANATOMIA B108478 EMENTA: - Estudo de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, destacando as funções pertinentes a cada estrutura. DISCIPLINA:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA MORFOFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO HUMANO Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. HISTÓRIA E SISTEMAS

Leia mais

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso CURSO: PSICOLOGIA Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa;

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa; Setor de Estudos: Fundamentos Teóricos Metodológicos da Psicologia 1. Conhecimentos popular, filosófico, religioso, artístico e científico: relações, construções, dificuldades e desafios do pesquisador;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais.

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Leitura e Produção de Textos Informática Instrumental Introdução à Sociologia Anatomofisologia 1 Psicologia: Ciência e Profissão Fundamentos Históricos

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: PSICOLOGIA BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS

Leia mais

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre Ementário de Disciplinas por Semestre 1º Semestre Código: PS 010 Disciplina: História da Psicologia Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia, gênese, desenvolvimento e aplicabilidade das teorias psicológicas.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009):

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA I C/H 102 (0829/I) Diferentes linhas de intervenção teórico-metodológicas

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia. Biologia Geral 02/40. Filosofia 02/40. Sociologia 02/40. História da Psicologia 04/80

Matriz Curricular do Curso de Psicologia. Biologia Geral 02/40. Filosofia 02/40. Sociologia 02/40. História da Psicologia 04/80 Matriz Curricular do Curso de Psicologia Biologia Geral Interfaces com Campos afins do Conecimento Filosofia Sociologia 1º Epistemológicos e Históricos Anatomia/Neuroanatomia História da Psicologia Básicos

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia Estrutura Curricular do Curso de Psicologia 1º Período Bases Culturais da Psicologia - Bases Sociais da Psicologia - Leitura e Produção de Texto - 57 Fundamentos da Anatomia Humana - História da Psicologia

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014 Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional Ano Letivo 2013/2014 Professor Mário Miguel Ferreira Lopes PRIMEIRO PERÍODO MÓDULO 1: DESCOBRINDO

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE Psicologia Ciência e Profissão 4 60 12 Bases Filosóficas da Psicologia 4 72 0 Bases Sócio-Antropológicas da Psicologia 4 60 12 Anatomia Humana 4 36 36 Metodologia de

Leia mais

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos psicomotores Eixos transversais, objetivos Per. 1º Ano eixo integrador: O CORPO HUMANO CH INT. COMUM. HAB.

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03 Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS SERIADO ANUAL - NOTURNO

Leia mais

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite)

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Nível I - 26 créditos Fundamentos Epistemológicos e História da Psicologia Ementa: Caracterização dos diferentes paradigmas de ciência e suas repercussões

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento.

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento. ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS ESTÁGIOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (3 período) Contextualização dos campos tradicionais e emergentes de atuação da psicologia.o aluno fará pesquisa bibliográfica e/ou de campo para

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação Psicologia º Ano ANO LETIVO 2015/2016 º GRUPO B MÓDULO 1- Descobrindo a Psicologia 26 1. Especificidade da Psicologia

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: Enfermagem em Atenção à Saúde Mental Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social PAPÉIS COMPETÊNCIAS PAPÉIS E COMPETÊNCIAS O SERVIÇO PSICOSSOCIAL NO CREAS... O atendimento psicossocial no serviço é efetuar e garantir o atendimento especializado (brasil,2006). Os profissionais envolvidos no atendimento

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos.

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos. COMUNS AO DOUTORADO ANÁLISE DE VARIÂNCIA E DE REGRESSÃO Análise de regressão múltipla. Tipos mais comuns de análise de regressão. Análise de variância para planos fatoriais (ANOVA). Análise de variância

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) ANATOMIA HUMANA CH 102 (2372) Estudo morfológico dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano, com ênfase para os

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 História e Bases Epistemológicas da Psicologia Sociologia I Antropologia Leitura e Produção Textual Metodologia do Trabalho Cientifico TOTAL: 400 horas Filosofia

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE FISIOTERAPIA Este manual tem por finalidade orientar os alunos do curso de fisioterapia, sobre a sistemática e os procedimentos para a execução do Estagio Supervisionado

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão Hospital Universitário Walter Cantídio Diretoria de Ensino e Pesquisa Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão HOSPITAL

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: DIREITO MISSÃO DO CURSO Desenvolver um ensino que propicie sólida formação ao aluno, constante aprimoramento docente e atualização curricular periódica.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS

CURSO DE PSICOLOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Rua Dorval Luz, n 123 Bairro BRUSQUE Santa Terezinha 88352-400 (SC) Caixa Postal 1501 Brusque SC 2011 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 5 01 NEUROANATOMIA... 5 02 HISTÓRIA DA...

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1A

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1A 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Prática: 15 h/a Carga Horária: 60 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª)

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS MÓDULO I: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) 04/07 das 8 às 16h (sábado). Bibliografia

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia EMENTA: Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 11/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002 Resolução CNE

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

Avaliação Psicossocial: conceitos

Avaliação Psicossocial: conceitos Avaliação Psicossocial: conceitos Vera Lucia Zaher Pesquisadora do LIM 01 da FMUSP Programa de pós-graduação de Bioética do Centro Universitário São Camilo Diretora da Associação Paulista de Medicina do

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06 Curso: 9 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências da Educação Pedagogia (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 09/0/0 :06 s por Curso Magistério: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental CNA.0.00.00-8

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MÓDULO: COMPONENTE CURRICULAR: C.H. SEMANAL: PROFESSOR:

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO - NAAP INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO Curso: Bacharelado em Administração de Empresas São Paulo 2014 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Política de Nivelamento... 3 4. Diretrizes do Nivelamento...

Leia mais

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA Munir os alunos de conhecimentos sobre: estudo dos fenômenos psicológicos da relação homemtrabalho; Abordar temas como as influências da estrutura e da cultura organizacional sobre o comportamento,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI REGULAMENTO DA CLÍNICA ESCOLA E SERVIÇOS DE PSICOLOGIA - CESP Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 11/15 de 08/04/15. CAPÍTULO I DO OBJETIVO DO REGULAMENTO Art. 1º A Clínica Escola de Psicologia é o ambiente

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Missão A principal missão do Curso de Relações Internacionais é formar, a partir de pesquisa e desenvolvimento pedagógico próprios, mediante

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

ANEXO A RESOLUÇÃO CEPE 27/2009

ANEXO A RESOLUÇÃO CEPE 27/2009 MATRIZ CURRICULAR 1 SEMESTRE História da Psicologia I 2 2 NB 36 Temas de Sociologia I 2 2 NB 36 Estatística Aplicada à Psicologia I 2 2 NB 36 Processos Psicológicos Básicos I 2 2 NB 36 Produção de Texto

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais