Valoração dos Serviços Ecossistêmicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Valoração dos Serviços Ecossistêmicos"

Transcrição

1 Valoração dos Serviços Ecossistêmicos Junior Garcia (UFPR/PPGDE/ECOECO)

2

3

4 Gretchen Daily, 1997

5 Avaliação Ecossistêmica do Milênio,

6 Natural Capital Project, 2011

7 Ecosystem Services Journal, Elsevier, 2012 Ecosystem Services Partnership (ESP)

8 Projeto ServiAmbi da Embrapa Florestas, 2015

9

10 O que é um bem e serviço ecossistêmico? Um fluxo de benefícios provido pelos ecossistemas, os quais são essenciais para a sobrevivência humana e sustentação do subsistema socioeconômico.

11 Classificação dos serviços ecossistêmicos Suporte Essenciais para a provisão de todos os demais serviços. Regulação Benefícios dos processos de regulação dos ecossistemas. Provisão Produtos providos pelos ecossistemas. Socioculturais Benefícios nãomateriais providos pelos ecossistemas. Fonte: adaptado de Bath & North East Somerset Council, 2018.

12 Características básicas dos Bens e Serviços Ecossistêmicos Bens Estoque de matérias-primas É possível gerenciar a taxa de uso Incorporados aos bens econômicos A maioria é bem de mercado Serviços Fluxo de benefícios gerados pelos ecossistemas Não é possível gerenciar a taxa de uso Não são incorporados aos bens econômicos A maioria não é bem de mercado Falta incentivos socioeconômicos e institucionais para a provisão

13 A agropecuária como provedora de Serviços Ecossistêmicos Serviços Ecossistêmicos: - De suporte: fertilidade do solo; ciclagem de nutrientes; diversidade genética. - De regulação: retenção do solo; polinização; estabilidade climática. Desserviços Ecossistêmicos: pestes; competição por recursos de outros seres vivos. Insumos agropecuários Sistemas agrícolas Serviços Ecossistêmicos de provisão: alimentos, fibras e energia. Outros serviços Ecossistêmicos, os quais dependem das práticas de manejo adotadas pelos produtores rurais. Externalidades negativas: degradação da qualidade ambiental (contaminação da água, solo e ar) e social. Fonte: preparado pelos autores com base em (ZHANG et al., 2007). Nota: os sistemas agropecuários também dependem dos fatores de produção convencionais, tais como trabalho, capital e tecnologia.

14

15

16 Modelo econômico convencional Mercado de bens e serviços Despesas de consumo com bens e serviços Fornecimento de bens e serviços Famílias Onde estão os recursos naturais e a poluição? Fornecimento dos serviços dos fatores de produção Remuneração aos serviços dos fatores de produção Empresas Fonte: Mankiw, Mercado de fatores de produção Fluxo Monetário Fluxo Real

17 Modelo econômico ampliado Consumo Impostos Consumo Governo Famílias Mercados de Mercados de bens e serviços Onde estão os recursos fatores naturais e a poluição? Produto Investimentos Exportações Importações Empresas Resto do mundo Transferências Empréstimos tomados pelo governo Remuneração Remuneração Poupança Dívidas das empresas Mercados financeiros Empréstimos para estrangeiros Empréstimos de estrangeiros Fonte: Krugman, 2007.

18 Falhas de mercado (ineficiências) Custos de transação; Ausência de propriedade privada bemdefinida; Bens públicos. Externalidades (positiva e negativas); Poder de mercado; Assimetria de informação.

19 Bens de mercado Excludente ou exclusividade: A propriedade do bem é exclusiva; Direitos de propriedade. Rivalidade ou rival: O uso de um bem proíbe o uso por outra pessoa.

20 Bens públicos puros Bens não-exclusivos e não-rivais: O mercado não é capaz de alocar de maneira eficiente os bens públicos puros ou suas variações.

21 Teorema de Coase Em uma economia com direitos de propriedades bem-definidos e transferíveis, os recursos naturais se tornariam bens privados ; Mercados de bens ambientais!

22 Valoração dos serviços ecossistêmicos e do capital natural Internalização das externalidades nos processos de decisão no subsistema socioeconômico; Revela a importância dos serviços ecossistêmicos e do capital natural para o bem-estar humano.

23 Como valorar os Serviços Ecossistêmicos e o Capital Natural?

24 Valor Conceito humano ou antrópico; Revela a importância por algo; Diferente de preço.

25 Valor na Economia A palavra VALOR tem dois significados: às vezes designa a utilidade de um determinado objeto, e outras vezes o poder de compra que o referido objeto possui, em relação a outras mercadorias. Fonte: Smith, 1996 [1776), livro I, capítulo IV (A origem e o uso do dinheiro), p

26 Valor na Economia Valor de uso: Associado às características intrínsecas dos bens que os capacitam a ser usados pelas pessoas. Valor de troca (preço): Indica a proporção em que os bens são trocados uns pelos outros, direta ou indiretamente, por intermédio do dinheiro. Fonte: Sandroni, 1999, p. 625.

27 O paradoxo diamante-água

28 Origens do valor dos serviços ecossistêmicos e do capital natural Preferências Atitudes e julgamentos Critérios econômicos Critérios culturais Critérios sociais Critérios ecológicos

29 Valores dos serviços ecossistêmicos e do capital natural Ecológico (escala); Sociocultural (justa distribuição); Econômico (distribuição e alocação).

30 Métrica do valor ecológico Revela a importância de um dado ecossistema para a resiliência ecossistêmica; Indicaria os limites da sustentabilidade; Não redutível à métrica monetária.

31 Métrica do valor sociocultural Trata da identidade cultural de uma dada comunidade ou sociedade; Isso significa que o valor sociocultural pode ser coletivo; Não redutível à métrica monetária.

32 VET dos recursos naturais Valor Econômico Total VET De uso* Direto Indireto Uso direto dos recursos naturais. Uso indireto dos recursos naturais. Opção Uso direto ou indireto futuro dos recursos. De não uso* Existência Herança Direito à vida. Legado as futuras gerações. Quase opção Parcela possível de ser utilizada do recurso em função do aumento do conhecimento. * Consuntivo e não-consuntivo.

33 Valoração dos serviços ecossistêmicos e do capital natural Econômica: Economia do Meio Ambiente (Neoclássica); Economia Ecológica. Não-econômica: Economia Ecológica.

34 Valoração não-econômica dos serviços ecossistêmicos e do capital natural Adota múltiplas unidades de medida Métodos de avaliação multicritério Avaliações biofísicas Avaliações qualitativas

35 Valoração econômica Tradução da importância dos SE s ou do capital natural para o bem-estar humano na métrica monetária; Revela parcela do valor monetário dos SE s; Resultado do produto entre Q SE e P SE : Quantidade do SE ou do capital natural; Preço do SE ou do capital natural.

36 Valoração econômica Quantidade do SE ou do capital natural: Interface biofísica da valoração. Preço do SE ou do capital natural: Interface econômica (monetária) da valoração; Interface social da valoração.

37 Como identificar a quantidade de determinado SE (Q SE ) ou do capital natural?

38 Avaliação Ecossistêmica Caracterização do ecossistema; Identificação dos SE s; Avaliação dos SE s; Quando possível, mensuração dos SE s; Valoração biofísica dos SE s.

39 Como identificar o preço de determinado SE (P SE ) ou do capital natural?

40 Métodos de Valoração Monetária Diretos Indiretos Preços de mercado DAP ou DAR Direta - Avaliação Contingente DAP ou DAR Indireta - Custo de viagem - Preços hedônicos DAP Disposição à Pagar DAR Disposição à Receber Função de Produção - Produtividade Marginal Mercado de bens substitutos - Custos evitados - Custos de controle - Custos de reposição - Custos de oportunidade Mercados de bens ambientais - Carbono - Água - Agropecuário - Extrativistas - Minerais - Entre outros.

41 Limitações da valoração econômica Complexidade ecossistêmica: Avaliações incompletas dos ecossistemas. Deficiências teórico-metodológicas: O valor monetário pode variar em função do método de valoração adotado.

42 Avaliação integrada dos SE s Processos e Estrutura Ecossistêmica Valores Ecológicos baseiam-se na sustentabilidade ecológica. Funções ecossistêmicas: - Regulação - Habitat - Produção - Informação Bens e Serviços Ecossistêmicos Valores Socioculturais baseiam-se nas percepções sobre equidade e cultural. Valor total dos SE s Tomada de decisões para determinar as opções de política e de gestão dos recursos naturais. Valores Econômicos baseiam-se na eficiência e no custo dessa eficiência. Fonte: Preparado com base em De Groot et al., 2002, p Nota: Tradução livre.

43 Obrigado! Junior Garcia (UFPR/PPGDE/ECOECO)

Tendências em Serviços Ecossistêmicos - TeSE

Tendências em Serviços Ecossistêmicos - TeSE Tendências em Serviços Ecossistêmicos - TeSE George Magalhães @ george.magalhaes@fgv.br Workshop Internacional Negócios e Capital Natural Brasília, maio 2014 CENTRO DE ESTUDOS EM SUSTENTABILIDADE DA FGV-EAESP

Leia mais

Valoração Ambiental e Instrumentos Econômicos para Conservação

Valoração Ambiental e Instrumentos Econômicos para Conservação Conservação da Biodiversidade (BIE-317) Valoração Ambiental e Instrumentos Econômicos para Conservação Alexandre Toshiro Igari alexandre.igari@usp.br Alexandre Toshiro Igari 1 Apresentação Formação: Bacharelado

Leia mais

Valoração Econômica e Conservação da Biodiversidade

Valoração Econômica e Conservação da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade (BIE-317) Valoração Econômica e Conservação da Biodiversidade Alexandre Toshiro Igari igari@uol.com.br Alexandre Toshiro Igari 1 Apresentação Formação: Bacharelado em Administração

Leia mais

Valoração Ambiental. Denise Martins Nogueira Instituto de Biologia - Unicamp

Valoração Ambiental. Denise Martins Nogueira Instituto de Biologia - Unicamp Valoração Ambiental Denise Martins Nogueira Instituto de Biologia - Unicamp O que é? O que é VALORAÇÃO? Estimativa do valor monetário de um bem ou serviço em relação à outros bens e serviços Atribuição

Leia mais

Aula de hoje Valoração Ambiental

Aula de hoje Valoração Ambiental Valoração Ambiental Aula de hoje Leis ambientais são suficientes para conter o avanço do desmatamento e promover a conservação da natureza e do ambiente?? A economia e a análise do ambiente natural Na

Leia mais

Valoração Ambiental e Conservação de Ecossistemas

Valoração Ambiental e Conservação de Ecossistemas Valoração Ambiental e Conservação de Ecossistemas Alexandre Igari alexandre.igari@usp.br / igari@uol.com.br Lepac Laboratório de Ecologia de Paisagens e Conservação Qual a principal estratégia para a conservação

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AULAS DE ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 1º TUTORIAL: ECONOMIA DOS SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AULA 1/5

MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AULAS DE ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 1º TUTORIAL: ECONOMIA DOS SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AULA 1/5 MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AULAS DE ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 1º TUTORIAL: ECONOMIA DOS SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AULA 1/5 CONHECER E VALORIZAR OS SERVIÇOS DE ECOSSISTEMA: CONCEITOS

Leia mais

NBR Recursos naturais e ambientais Sérgio Antão Paiva Clube de Engenharia 30 MAI 2017

NBR Recursos naturais e ambientais Sérgio Antão Paiva Clube de Engenharia 30 MAI 2017 NBR 14.653-6 Recursos naturais e ambientais Sérgio Antão Paiva Clube de Engenharia 30 MAI 2017 Normas 14.653 Parte 1 2001 Procedimentos gerais (em revisão) Parte 2 2011 Imóveis urbanos (1ª edição: 2004)

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON Economia Ecológica Professor Rodrigo Nobre Fernandez Capítulo 12 A valoração da biodiversidade: conceitos e concepções metodológicas

Leia mais

SERVICOS ECOSSITEMICOS E SUA IMPORTANCIA. Angélica María Mosquera Muñoz Bióloga Estudante mestrado de PGT UFABC

SERVICOS ECOSSITEMICOS E SUA IMPORTANCIA. Angélica María Mosquera Muñoz Bióloga Estudante mestrado de PGT UFABC SERVICOS ECOSSITEMICOS E SUA IMPORTANCIA Angélica María Mosquera Muñoz Bióloga Estudante mestrado de PGT UFABC DEFINIÇÃO Os serviços ecossistêmicos representa os benefícios que os indivíduos obtêm dos

Leia mais

Valor Econômico Ambiental

Valor Econômico Ambiental Valor Econômico Ambiental Método Produção Marginal Objetivo: estimar como a produtividade marginal pode ser impactada pela diminuição ou degradação do recurso natural utilizado nesta produção Recurso

Leia mais

Valoração Econômica e Conservação da Biodiversidade

Valoração Econômica e Conservação da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade (BIE-317) Valoração Econômica e Conservação da Biodiversidade Alexandre Toshiro Igari alexandre.igari@usp.br Alexandre Toshiro Igari 1 Apresentação Formação: Bacharelado em

Leia mais

Aspectos conceituais da valoração econômica dos recursos naturais

Aspectos conceituais da valoração econômica dos recursos naturais TEEB - A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade Aspectos conceituais da valoração econômica dos recursos naturais Oscar Sarcinelli Pesquisador IPE Instituto de Pesquisas Ecológicas Doutorando Instituto

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA. Adaptado de Devanir Garcia dos Santos Agência Nacional de Águas Gerência de Uso Sustentável de Água e Solo

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA. Adaptado de Devanir Garcia dos Santos Agência Nacional de Águas Gerência de Uso Sustentável de Água e Solo PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA Adaptado de Devanir Garcia dos Santos GESTÃO COMPARTILHADA Harmonizar a relação entre produtor a montante da bacia hidrográfica e usuário a jusante Através do reconhecimento econômico

Leia mais

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS o Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa FAPESP de stituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo ação interdisciplinares de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa

Leia mais

Ferramenta de valoração e gestão empresarial de serviços ecossistêmicos

Ferramenta de valoração e gestão empresarial de serviços ecossistêmicos Ferramenta de valoração e gestão empresarial de serviços ecossistêmicos TeSE - Tendências em Serviços Ecossistêmicos Fundação Getúlio Vargas GVces Natalia Lutti Os riscos globais mais preocupantes... Para

Leia mais

Incentivos Econômicos e Instrumentos de Mercado para a Conservação da Biodiversidade

Incentivos Econômicos e Instrumentos de Mercado para a Conservação da Biodiversidade Incentivos Econômicos e Instrumentos de Mercado para a Conservação da Biodiversidade Roteiro da apresentação Roteiro da apresentação Alguns conceitos importantes; Por quê usar instrumentos econômicos para

Leia mais

ECONOMIA NO SETOR PÚBLICO AULA 2-06/03

ECONOMIA NO SETOR PÚBLICO AULA 2-06/03 ECONOMIA NO SETOR PÚBLICO AULA 2-06/03 Porque devemos estar interessados em estudar economia do setor público? Motivações? Nos concentramos em responder 2 tipos de perguntas: 1. Como as políticas governamentais

Leia mais

VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL CONCEITOS E MÉTODOS

VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL CONCEITOS E MÉTODOS VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL CONCEITOS E MÉTODOS INTRODUÇÃO *João Charlet Pereira Júnior. Belém-Pará 2005 A constante e necessária relação entre o meio ambiente e as atividades econômicas gera impactos

Leia mais

Economia Ambiental: Conceitos Básicos

Economia Ambiental: Conceitos Básicos TEEB - A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade Curso para o Corredor de Biodiversidade do Nordeste Recife/Pernambuco 5 a 9 de novembro de 2012 Economia Ambiental: Conceitos Básicos Carlos Eduardo

Leia mais

Desafios da NBR Parte 6 na Avaliação de Bens Ambientais

Desafios da NBR Parte 6 na Avaliação de Bens Ambientais Desafios da NBR 14653 - Parte 6 na Avaliação de Bens Ambientais Emilio Haddad Professor Livre Docente aposentado Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo XVII Congresso Brasileiro

Leia mais

MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8

MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8 2011 MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8 Prof. Dr. Emílio Haddad Para que serve o governo: fundamentos da regulação do mercado imobiliário Roteiro da apresentação Parte I Falhas de mercado Parte

Leia mais

I CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA

I CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA I CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA Novas Externalidades e Barreiras Não-Alfandegárias Para a Mineração Brasileira Paulo R. Haddad Belém 12/11/2008 UMA TAXONOMIA DE BENS PRIVADOS E BENS PÚBLICOS ESPECTRO

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON. Economia Ecológica. Professor Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas UFPEL Departamento de Economia - DECON Economia Ecológica Professor Rodrigo Nobre Fernandez Capítulo 1 Economia ou Economia Política da Sustentabilidade Pelotas, 2010 1.1

Leia mais

Diversidade e Conservação. Conservação da Biodiversidade 2012

Diversidade e Conservação. Conservação da Biodiversidade 2012 Diversidade e Conservação Conservação da Biodiversidade 2012 Sistemas complexos: partes (subsistemas) + relações = propriedades emergentes s escalas não lineares não são conseqüência das partes isoladamente

Leia mais

Renascimento de florestas

Renascimento de florestas Renascimento de florestas regeneração na era do desmatamento Robin L. Chazdon SUMÁRIO 1. Percepções sobre florestas tropicais e regeneração natural... 15 1.1 Visão cíclica das florestas... 15 1.2 A resiliência

Leia mais

CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA

CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ECOLOGIA: A CRISE AMBIENTAL, CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA, FATORES LIMITANTES. DINÂMICA POPULACIONAL: CONCEITOS,

Leia mais

Finanças Públicas BENS PÚBLICOS CAP. 7 STIGLITZ

Finanças Públicas BENS PÚBLICOS CAP. 7 STIGLITZ Finanças Públicas BENS PÚBLICOS CAP. 7 STIGLITZ 1. INTRODUÇÃO Quando governo deve intervir na economia? Aumentar eficiência Promover equidade Falhas de mercado (motivos de eficiência): Competição Imperfeita

Leia mais

A gestão dos serviços ambientais e a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica

A gestão dos serviços ambientais e a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica A gestão dos serviços ambientais e a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica PqC. Elaine Aparecida Rodrigues SEMINÁRIO MATA ATLÂNTICA E SERVIÇOS AMBIENTAIS Mesa: PSAs e Biodiversidade Governo do

Leia mais

Finanças Públicas. Provisionamento Público: SAÚDE CAP. 12 STIGLITZ

Finanças Públicas. Provisionamento Público: SAÚDE CAP. 12 STIGLITZ Finanças Públicas Provisionamento Público: SAÚDE CAP. 12 STIGLITZ 1. INTRODUÇÃO Saúde não é um bem público puro No contexto de economia do bem estar, governo pode intervir em determinador setor por duas

Leia mais

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental

Síglia Regina Souza / Embrapa. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental Síglia Regina Souza / Embrapa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) Sustentabilidade do agronegócio com preservação ambiental 1 Síglia Regina Souza / Embrapa O que é Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Leia mais

ANÁLISE E INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE. Aula 4

ANÁLISE E INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE. Aula 4 ANÁLISE E INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE Aula 4 Sumário Indicadores de sustentabilidade económica na agricultura. Aspetos a considerar na interpretação dos indicadores: evolução do enquadramento económico

Leia mais

Bens Públicos e Recursos Comuns: Bens Rivais e não-rivais, bens excludentes e não excludentes. O Problema do Carona

Bens Públicos e Recursos Comuns: Bens Rivais e não-rivais, bens excludentes e não excludentes. O Problema do Carona Bens Públicos e Recursos Comuns: Bens Rivais e não-rivais, bens excludentes e não excludentes. O Problema do Carona 1 O Estado teria funções a serem cumpridas, segundo a teoria econômica, pois existem

Leia mais

ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS

ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS De acordo com o edital n 001/SEF/DIAT/2018 Professor: Dr. Jacó Braatz Auditor-Fiscal da Receita Estadual RS jacobraatz@hotmail.com jacob@sefaz.rs.gov.br Tópicos do edital 2

Leia mais

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) na perspectiva dos negócios

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) na perspectiva dos negócios Soluções Baseadas na Natureza (SbN) na perspectiva dos negócios Mariana Nicolletti FGVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas 10 de agosto, 2018 Instituição de Ensino Superior

Leia mais

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AUTORES: FABIANA AQUINO JORGE WERNECK LIMA MARCELA COSTA O que são Serviços Ecossistêmicos? Benefícios diretos e indiretos obtidos pelo Homem a

Leia mais

Os Potenciais Hídricos da Amazônia

Os Potenciais Hídricos da Amazônia Os Potenciais Hídricos da Amazônia Dr. Marcelo Bentes Diniz Prof. Associado Programa de Pós-Graduação em Economia Faculdade de Ciências Econômicas Universidade Federal do Pará E-mail: mbdiniz2007@ hotmail.com

Leia mais

Sistema de Contabilidade Nacional: CEIs e TRUs. Daiana I. da Silva Doutoranda em Economia Aplicada

Sistema de Contabilidade Nacional: CEIs e TRUs. Daiana I. da Silva Doutoranda em Economia Aplicada Sistema de Contabilidade Nacional: CEIs e TRUs Daiana I. da Silva Doutoranda em Economia Aplicada Sistema de Contabilidade Nacional Contas Econômicas Integradas Conjunto de contas de operações e de ativos/passivos

Leia mais

PROBLEMAS DE MENSURAÇÃO NAS CONTAS NACIONAIS

PROBLEMAS DE MENSURAÇÃO NAS CONTAS NACIONAIS PROBLEMAS DE MENSURAÇÃO NAS CONTAS NACIONAIS Sílvia Helena G. de Miranda Profa. Associada ESALQ/USP Setembro/2016 LES0200 Contabilidade Social PROBLEMAS DE MENSURAÇÃO DAS CONTAS NACIONAIS DIFICULDADES

Leia mais

Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital)

Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital) Noções de Microeconomia (Tópicos do Edital) O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilíbrio de mercado. Estática comparativa, alocação eficiente. Restrição orçamentária, preferencias, utilidade

Leia mais

Mecanismos Econômicos de Conservação

Mecanismos Econômicos de Conservação Conservação da Biodiversidade (BIE-317) Mecanismos Econômicos de Conservação Alexandre Toshiro Igari alexandre.igari@usp.br 1 Apresentação Formação: Bacharelado em Administração (FEA/USP) 1995 Bacharelado

Leia mais

Prof. Marcelo Matos. Aula 21

Prof. Marcelo Matos. Aula 21 Teoria Microeconômica I Prof. Marcelo Matos Aula 21 Externalidades Varian - cap. 32 (ou 33) Introdução Em presença de externalidades e de bens públicos, os preços de mercado não refletem, de forma adequada,

Leia mais

O caso do Parque da Serra da Tiririca Estado do Rio de Janeiro Niterói. Mauro de Souza Gomes, Msc, MRICs

O caso do Parque da Serra da Tiririca Estado do Rio de Janeiro Niterói. Mauro de Souza Gomes, Msc, MRICs O caso do Parque da Serra da Tiririca Estado do Rio de Janeiro Niterói Mauro de Souza Gomes, Msc, MRICs 1 Aqueles que quiserem uma cópia para receber é só mandar um email para contas@urbanometrica.com.br

Leia mais

QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL

QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 22 QUANTIFICANDO A RENDA NACIONAL Mankiw, N. Gregory Introdução à Economia: princípios de micro e macroeconomia, 2ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda, 2001 CAPÍTULO

Leia mais

Economia Ambiental. Falhas de mercado

Economia Ambiental. Falhas de mercado Economia Ambiental Falhas de mercado Características da concorrência perfeita Preços exógenos Homogeneidade Informação perfeita Divisibilidade Perfeita substituibilidade Livre entrada e saída As empresas

Leia mais

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2015

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2015 Funções e valores da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade 2015 Sistemas complexos: partes (subsistemas) + relações = propriedades emergentes s escalas não lineares não são conseqüência das partes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 60

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório 60 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Engenharia Florestal e Geologia Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017

Leia mais

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012

BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012 BOLETIM DO LEGISLATIVO Nº 22, DE 2012 Parâmetros para uma Agricultura Verde 1 Fernando Lagares Távora A agricultura comercial usual, baseada em uso de grande quantidade de fertilizantes (que têm estoques

Leia mais

VALORIZAÇÃO ECONÔMlêA DE RECURSOS AMBIENTAIS: uma contribuição

VALORIZAÇÃO ECONÔMlêA DE RECURSOS AMBIENTAIS: uma contribuição VALORIZAÇÃO ECONÔMlêA DE RECURSOS AMBIENTAIS: uma contribuição Honorino Roque Rodigheri * RESUMO A necessidade do aumento da produção de alimentos e da preservação ambiental, apesar de, em algumas oportunidades,

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIAL

CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE SOCIAL Reflexão: "A riqueza é um meio; os seres humanos são o objetivo." -- John F. Kennedy Contabilidade Social Prof. Volney Gouveia Contabilidade Social Visão Sistêmica das Estruturas de

Leia mais

Microeconomia. 9. O Estado e a Empresa. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. 9. O Estado e a Empresa. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia 9 O Estado e a Empresa Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2015/2016 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Limites ao poder de mercado Objetivos Conhecer objeções sociais ao poder

Leia mais

Ser empresarial independe da grandeza da atividade. O que caracteriza uma atividade como empresarial é a forma como ela é conduzida e o seu objetivo

Ser empresarial independe da grandeza da atividade. O que caracteriza uma atividade como empresarial é a forma como ela é conduzida e o seu objetivo Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia Oriental www.diasfilho.com.br Empresarial Ser empresarial independe da grandeza da atividade O que caracteriza uma atividade como empresarial é a forma como

Leia mais

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá

Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada. BIOTA/FAPESP - Araçá Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada BIOTA/FAPESP - Araçá Motivação Impactos em regiões costeiras são problemas globais http://www.nceas.ucsb.edu/globalmarine

Leia mais

Serviços Ambientais. Do conceito às ações praticadas pelo setor de árvores plantadas. Imagem Arq. Suzano

Serviços Ambientais. Do conceito às ações praticadas pelo setor de árvores plantadas. Imagem Arq. Suzano Serviços Ambientais Do conceito às ações praticadas pelo setor de árvores plantadas Imagem Arq. Suzano Serviços ambientais Sobre o que estamos falando? Serviços Ambientais ou Ecossistêmicos são os benefícios

Leia mais

Finanças Públicas. Provisionamento Público: EDUCAÇÃO CAP. 16 STIGLITZ

Finanças Públicas. Provisionamento Público: EDUCAÇÃO CAP. 16 STIGLITZ Finanças Públicas Provisionamento Público: EDUCAÇÃO CAP. 16 STIGLITZ 1. INTRODUÇÃO Porque o governo precisa estar envolvido com educação? Como o governo deve se envolver? Quanto o governo deve investir?

Leia mais

Métodos de Valoração Ambiental

Métodos de Valoração Ambiental TEEB - A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade Curso para Gestores Públicos Recife/Pernambuco 18 a 22 de março de 2013 Métodos de Valoração Ambiental Carlos Eduardo Menezes da Silva IFPE/CEPAN

Leia mais

REGULAÇÃO, CONCEITOS E CONTEXTOS. AMPLITUDE E ABORDAGEM DAS AGÊNCIAS REGULADORAS. Prof. Daniel Nojima Maio/2018. Agência Reguladora do Paraná AGEPAR

REGULAÇÃO, CONCEITOS E CONTEXTOS. AMPLITUDE E ABORDAGEM DAS AGÊNCIAS REGULADORAS. Prof. Daniel Nojima Maio/2018. Agência Reguladora do Paraná AGEPAR REGULAÇÃO, CONCEITOS E CONTEXTOS. AMPLITUDE E ABORDAGEM DAS AGÊNCIAS REGULADORAS Prof. Daniel Nojima Maio/2018 Agência Reguladora do Paraná Apresentação Economia, noções introdutórias Questões econômicas

Leia mais

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 430 - CIÊNCIAS SOCIAIS E GESTÃO DISCIPLINA: Economia A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Ciências SócioEconómicas

Leia mais

GRUPO DOS SERVIÇOS DE ECOSSISTEMAS 1. O SERVIÇO DA POLINIZAÇÃO

GRUPO DOS SERVIÇOS DE ECOSSISTEMAS 1. O SERVIÇO DA POLINIZAÇÃO GRUPO DOS SERVIÇOS DE ECOSSISTEMAS 1. O SERVIÇO DA POLINIZAÇÃO Vera Lucia Imperatriz Fonseca Instituto de Estudos Avançados Universidade de S. Paulo 2008 A influência do meio ambiente sobre o bem estar

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 430 - CIÊNCIAS SOCIAIS E GESTÃO DISCIPLINA: Economia A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Ciências SócioEconómicas

Leia mais

Recursos comuns: conceituação e exemplos, a tragédia dos comuns. O Problema da Carona

Recursos comuns: conceituação e exemplos, a tragédia dos comuns. O Problema da Carona Recursos comuns: conceituação e exemplos, a tragédia dos comuns. O Problema da Carona 1 Recursos comuns: conceituação e exemplos, a tragédia dos comuns Segundo o Teorema de Coase, quando as partes podem

Leia mais

Economia dos Recursos Naturais e Ambientais

Economia dos Recursos Naturais e Ambientais Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP LES 213 Fundamentos de Economia, Política e Desenvolvimento Economia dos Recursos Naturais e Ambientais Ricardo Shirota, Ph.D. - Professor - Depto.

Leia mais

LIFE13 BIO/PT/ Mário Carmo. 15 de Outubro

LIFE13 BIO/PT/ Mário Carmo. 15 de Outubro LIFE13 BIO/PT/000386 Mário Carmo 15 de Outubro - 2016 No mundo, onde as externalidades, especialmente as ambientais, não são totalmente contabilizadas na economia, pode parecer que esta forma antiquada

Leia mais

"Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura -

Economia Verde nos Contextos Nacional e Global - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - "Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - Maurício Antônio Lopes Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

Pagamento por serviços ambientais como meio de engajamento

Pagamento por serviços ambientais como meio de engajamento Pagamento por serviços ambientais como meio de engajamento O uso do PSA como Instrumento Econômico na Restauração Florestal da bacia do Rio Doce Raquel Caroline Alves Lacerda Eng. Agrônoma, MSc Economia

Leia mais

INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA. Natalia Lutti Hummel Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces)

INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA. Natalia Lutti Hummel Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) INCORPORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA Natalia Lutti Hummel Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) Instituição de Ensino Superior e think tank brasileiro,

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA Devanir Garcia dos Santos Gerente de Uso Sustentável de Água e Solo Superintendência de Implementação de Programas e Projetos Devanir Garcia

Leia mais

AGRICULTURA FAMILAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

AGRICULTURA FAMILAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS AGRICULTURA FAMILAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS RESUTADOS E EXPERIÊNCIAS DO PROJETO SEMEANDO SUSTENTABILIDADE FABIANA B. GOMES CES RIOTERRA RECURSOS NATURAIS ENERGIA SOLAR

Leia mais

Instrumentos Econômicos e Financeiros de GIRH. Introdução a instrumentos econômicos para a gestão de águas

Instrumentos Econômicos e Financeiros de GIRH. Introdução a instrumentos econômicos para a gestão de águas Instrumentos Econômicos e Financeiros de GIRH Introdução a instrumentos econômicos para a gestão de águas Metas e objetivos da sessão Saber quais são os aspectos de bem público dos benefícios da água Gerenciar

Leia mais

Falhas de Mercado e Funções do Orçamento. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Falhas de Mercado e Funções do Orçamento. Prof. Dr. Giovanni Pacelli Falhas de Mercado e Funções do Orçamento Prof. Dr. Giovanni Pacelli Projeto do curso Tópicos Itens do programa Quantidade de aulas 1 2.2 Princípios orçamentários. 2 2 2 Orçamento público e sua evolução.

Leia mais

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta Terra onde existe vida.

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta Terra onde existe vida. Resumo Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional ecossistemas No momento atual, a preocupação de governos, sociedade civil e cidadãos deve visar a sustentabilidade. Para se compreender esse conceito, é

Leia mais

Finanças Públicas BENS PÚBLICOS CAP. 7 STIGLITZ

Finanças Públicas BENS PÚBLICOS CAP. 7 STIGLITZ Finanças Públicas BENS PÚBLICOS CAP. 7 STIGLITZ 1. BENS PÚBLICOS Maior parte dos bens e serviços encontrados no mercado são produzidos por firmas privadas Quando não é possível usar preço para discriminar

Leia mais

Microeconomia. 9. O Estado e a Empresa. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Microeconomia. 9. O Estado e a Empresa. Francisco Lima. 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Microeconomia 9 O Estado e a Empresa Francisco Lima 1º ano 2º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Limites ao poder de mercado Objetivos Conhecer objeções sociais ao poder

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO A engenharia genética é uma das inovações da

Leia mais

Cap. 2 Empresa, Indústria e Mercados

Cap. 2 Empresa, Indústria e Mercados 1. Introdução Analisar os conceitos de empresa, indústria e mercado Cap. 2 Empresa, Indústria e Mercados Economia de Empresas Profa. Michele Polline Veríssimo Incapacidade da teoria neoclássica em tratar

Leia mais

Foz do Iguaçu, 2 a 4 de Março de 2018

Foz do Iguaçu, 2 a 4 de Março de 2018 Foz do Iguaçu, 2 a 4 de Março de 2018 GESTÃO INTEGRADA DOS RISCOS NA AGROPECUÁRIA Antônio Márcio Buainain Rodrigo L. F. da Silveira Agricultura é uma ilha cercada de riscos... Volatilidade dos preços dos

Leia mais

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS. Avaliação económica do meio ambiente. Análise Custo-Benefício

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS. Avaliação económica do meio ambiente. Análise Custo-Benefício ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS Avaliação económica do meio ambiente Análise Custo-Benefício Conceito de Valor Segundo os Economistas: Valor de um objecto, produto ou serviço é aquilo que estamos dispostos

Leia mais

Economia e Finanças Públicas Aula T5

Economia e Finanças Públicas Aula T5 Economia e Finanças Públicas Aula T5 Cap. 2 - Despesas públicas: teoria e prática 2.1 Enquadramento normativo do papel do sector público 2.1.1 Os fracassos do mercado 2.1.2 As injustiças do mercado 2.2

Leia mais

Avaliação de custos e benefícios ambientais

Avaliação de custos e benefícios ambientais ENAP Cadernos Avaliação de custos e benefícios ambientais Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia 35 ENAP Caderno Avaliação de custos e benefícios ambientais Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia

Leia mais

AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula

AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula Licenciatura em Engenharia do Território 3º ano / 6º semestre AMBIENTE E TERRITÓRIO 9 ª aula Biodiversidade e serviços dos ecossistemas Convenção da Diversidade Biológica Nações Unidas Assinada no Rio

Leia mais

Mestrado em Engenharia de Recursos Florestais Economia dos Recursos Naturais Ano Lectivo 2005/06

Mestrado em Engenharia de Recursos Florestais Economia dos Recursos Naturais Ano Lectivo 2005/06 Mestrado em Engenharia de Recursos Florestais Economia dos Recursos Naturais Ano Lectivo 2005/06 SUMÁRIO - 05.05.06 Valoração económica de recursos florestais: porquê? - Procura de bens e serviços da floresta

Leia mais

Falha de Mercado: Externalidades e Bens Públicos. Kolstad Capítulo 5

Falha de Mercado: Externalidades e Bens Públicos. Kolstad Capítulo 5 Falha de Mercado: Externalidades e Bens Públicos Kolstad Capítulo 5 Externalidades Uma externalidade (tecnológica) existe quando as ações de um indivíduo ou firma diretamente afetam o bem estar de outro

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

Busca de um terreno comum para a Biodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos

Busca de um terreno comum para a Biodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos Busca de um terreno comum para a Biodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos Ana Terra Irala Diego Bitencourt Mañas Vinícius Leonardo Biffi Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na

Leia mais

Externalidades. Teoria Microeconômica II. Sérgio Almeida. Agosto 2017

Externalidades. Teoria Microeconômica II. Sérgio Almeida. Agosto 2017 Externalidades Sérgio Almeida Teoria Microeconômica II Agosto 2017 Tópico Tipos de externalidade Mecanismos de correção Aplicações Intervenção do Estado na Economia Pergunta: "Quando a intervenção do governo

Leia mais

AMBIENTE E TERRITÓRIO 5 ª aula

AMBIENTE E TERRITÓRIO 5 ª aula Licenciatura em Engenharia do Território 3º ano / 6º semestre AMBIENTE E TERRITÓRIO 5 ª aula Limiares de utilização, capacidade de carga e limites de alteração aceitável HOMOSTASIA (HOMO = IGUAL; STASIA

Leia mais

Alimentação Sustentável e ODS: Contribuições da Embrapa

Alimentação Sustentável e ODS: Contribuições da Embrapa Alimentação Sustentável e ODS: Contribuições da Embrapa Esdras Sundfeld Embrapa Agroindústria de Alimentos Green Rio Workshop Inovação e Aprendizado sobre Alimentos e Sustentabilidade: Contribuições para

Leia mais

Programa BIOTA-FAPESP Educação

Programa BIOTA-FAPESP Educação Programa BIOTA-FAPESP Educação Ciclo de Conferências 2014 Serviços Ecossistêmicos conceitos e valores FAPESP 20 de fevereiro de 2014 Serviços ecossistêmicos marinhos Alexander Turra Marte, o planeta vermelho

Leia mais

Serviços Ambientais em Sistemas Agrícolas e Florestais do Bioma Mata Atlântica

Serviços Ambientais em Sistemas Agrícolas e Florestais do Bioma Mata Atlântica Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Florestas Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviços Ambientais em Sistemas Agrícolas e Florestais do Bioma Mata Atlântica Lucilia

Leia mais

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha Macroeconomia para executivos de MKT Lista de questões de múltipla escolha CAP. 3. Ambiente Externo, Cenário Macroeconômico e Mensuração da Atividade Econômica 5.1) A diferença entre Produto Nacional Bruto

Leia mais

CAMPO GRANDE, MS 23 DE NOVEMBRO DE 2009

CAMPO GRANDE, MS 23 DE NOVEMBRO DE 2009 XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos MESA REDONDA 2 A (In) Sustentabilidade do Pantanal Questão Técnica ou Política? João dos Santos Vila da Silva Pesquisador Embrapa Informática Agropecuária

Leia mais

Externalidades. CSA 160 Microeconomia IV

Externalidades. CSA 160 Microeconomia IV Externalidades CSA 160 Microeconomia IV Falhas de Mercado e Externalidades Resultado importante da Teoria Microeconômica: eficiência dos mercados competitivos. A utilização do mecanismo de mercado assegura

Leia mais

BRASIL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA. Distribuição da Água Doce no Brasil. Recursos hídricos Superfície População

BRASIL PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA. Distribuição da Água Doce no Brasil. Recursos hídricos Superfície População DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS NO PAÍS PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA NO GUARIROBA Devanir Garcia dos Santos Gerente de Uso Sustentável de Água e Solo Superintendência de Implementação

Leia mais

Economia ecológica e valoração da natureza

Economia ecológica e valoração da natureza Ademar Ribeiro Romeiro 1 Introdução A valoração econômica de bens e serviços ecossistêmicos teoricamente tem uma importância crucial para a economia ambiental (neoclássica) como condição necessária e suficiente

Leia mais

Introdução à Engenharia Ambiental PHA Aula 2

Introdução à Engenharia Ambiental PHA Aula 2 Introdução à Engenharia Ambiental PHA 2218 Aula 2 1. Instrumentos de gestão e planejamento ambiental 2. Ecossistemas 3. Serviços ecossistêmicos: prática e exercício Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo

Leia mais

Agroecologia. Professor: Thiago Leite. Agroecossitemas

Agroecologia. Professor: Thiago Leite. Agroecossitemas Agroecologia Professor: Thiago Leite Agroecossitemas Conceito São sistemas ecológicos alterados, manejados de forma a aumentar a produtividade de um grupo seleto de produtores e de consumidores. Plantas

Leia mais

Prof. Everlon Cid Rigobelo. Ecologia do Solo

Prof. Everlon Cid Rigobelo. Ecologia do Solo Prof. Everlon Cid Rigobelo Ecologia do Solo Ecologia do Solo Ubiquidade dos micro-organismos Versatilidade metabólica Tolerância às condições ambientais adversas Fácil dispersão Características intrínsecas

Leia mais

PARCERIA EMPRESARIAL PELOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS. Demonstrando os benefícios dos serviços ecossistêmicos para os negócios no Brasil

PARCERIA EMPRESARIAL PELOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS. Demonstrando os benefícios dos serviços ecossistêmicos para os negócios no Brasil PARCERIA EMPRESARIAL PELOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Demonstrando os benefícios dos serviços ecossistêmicos para os negócios no Brasil PARCERIA EMPRESARIAL PELOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS - PESE A PESE destina-se

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2017

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2017 Funções e valores da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade 2017 Sistemas complexos: partes (subsistemas) + relações = propriedades emergentes s escalas não lineares não são conseqüência das partes

Leia mais