PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CREME DESENGRAXANTE HIDRATANTE UNISSEX PARA MÃOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CREME DESENGRAXANTE HIDRATANTE UNISSEX PARA MÃOS"

Transcrição

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CREME DESENGRAXANTE HIDRATANTE UNISSEX PARA MÃOS Juliara Ariotti Lajeado, novembro de 2015.

2 Juliara Ariotti PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CREME DESENGRAXANTE HIDRATANTE UNISSEX PARA MÃOS Artigo apresentado na disciplina de Estágio, ao Curso Técnico em Química, do Centro Universitário UNIVATES, como requisito para obtenção do título de Técnico em Química. Orientadora: Professora Angela Maria Junqueira Lajeado, novembro de 2015.

3 PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CREME DESENGRAXANTE HIDRATANTE UNISSEX PARA MÃOS Juliara Ariotti 1 Angela Maria Junqueira² RESUMO: O constante crescimento na quantidade de produtos cosméticos oferecidos pelo mercado e a quantidade de novas matérias primas disponíveis, requer buscas continuas de inovação para o desenvolvimento de novos produtos, aperfeiçoados, baseados em pesquisas realizadas por empresas da área cosmética. É extremamente importante avaliar o publico alvo, o que esses esperam e desejam do mercado de cosmético. Neste trabalho o publico alvo são os homens que trabalham em contato com graxas e sujeiras mais intensas, como por exemplo, em indústrias metal - mecânicas, oficinas, fundições, entre outros. Entretanto a demanda de mão de obra feminina neste setor cresce a cada dia e por isso recebem uma atenção especial durante o desenvolvimento deste produto. Desta forma o presente trabalho propôs-se a desenvolver um desengraxante de mãos hidratante unissex, tendo como objetivo cuidar da pele limpando-a e amenizando os danos causados pelo contato com produtos agressivos que sujam e ressecam a pele, deixando-a mais bonita e saudável. A base para o desenvolvimento das formulações foi elaborada por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico constituída essencialmente pela leitura de obras especializadas em cosméticos e ativos dermatológicos. Foram elaboradas diversas fórmulas que complementaram o desenvolvimento teórico realizado, obteve-se um produto final com resultado satisfatório. Palavras chave: Desengraxante de mãos, hidratante, unissex, graxa. 1. INTRODUÇÃO As mãos representam a segunda região do corpo sem proteção, logo após a face, as mãos são vulneráveis aos efeitos do meio ambiente, pois o dorso contém a pele fina e delicada com pouca quantidade de glândula sebáceas, tornando-a mais suscetível à desidratação (RIBEIRO, 2010). A pele das mãos sofre alterações bioquímicas e morfológicas devido aos agressores externos, essas alterações aparecem de varias formas como ressecamento, aspereza, descamação entre outras (RIBEIRO, 2010). 1 Aluna do curso Técnico em Química, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/RS. juliaraariotti@yahoo.com.br ² Professora do Centro Universitário Univates, Lajeado/RS. Bacharel em Farmácia. amariajunqueira@yahoo.com.br

4 Os produtos cosméticos são muito importantes para ajudar na função protetora da pele, ao formar uma barreira na superfície com ingredientes específicos, podem proteger a pele contra raios UV como os foto-protetores, no controle da proliferação de bactéria nos casos de sabonetes antissépticos ou ainda ajudando a reduzir a perda de umidade, evitando a desidratação (MICHALUN & MICHALUN, 2010). Os cosméticos destinados a esta área do corpo tem os benefícios de hidratação e suavização dos sinais das agressões. Utilizando ingredientes com propriedade de emoliência e umectância, pois formam um filme protetor que ajuda na hidratação (RIBEIRO, 2010). A desidratação é uma das condições mais comuns que ocorre na pele, ela pode ser agravada por condições atmosféricas que incluem sol e vento, ou não uso de hidratantes e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI s) ao manusear produtos químicos, entre outros. A pele quando desidratada tem aspecto de seca, escamosa, com aparência de estiramento. O tratamento para a desidratação é o uso de hidratantes com ingredientes capazes de proteger a pele da perda de umidade, levando a restauração da hidratação interna (SANTOS, 2009). A Resolução RDC 07, de 10 de Fevereiro de 2015, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), define produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos (HPPC) como: Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes: são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado. Os cosméticos estão associados a imagens, como a saúde, a preservação ou mesmo, a recuperação da juventude. As relações entre beleza e saúde são recorrentes nos anúncios de cosméticos. Nas mensagens publicitárias, as marcas desse setor comunicam, não somente o corpo perfeito, a saúde, mas também a beleza e a juventude comparecem como mercadorias simbólicas anunciadas, subliminar e conjuntamente, com a mercadoria concreta: o produto cosmético (REBELLO, 2004).

5 Para manter a pele saudável (REBELLO, 2004), deve-se ter como hábito a sua limpeza, cuja a finalidade e remover a sujeira, células mortas, secreções sebáceas e outras impurezas. A água é uma das principais substâncias utilizadas no processo de higienização da pele, porém sozinha é ineficaz, principalmente sobre a oleosidade e graxa. Para isso, usamos produtos que emulsificam os ácidos graxos, graxa e outras impurezas da pele, como os sabões, detergentes e creme desengraxante. Estes produtos podem causar o ressecamento excessivo da pele. Sabões alcalinos tendem a deixar a pele mais áspera e seca, portanto, aconselha-se o uso de sabonetes líquidos e cremosos elaborados com tensoativos suaves e de baixa irritação cutânea (REBELLO, 2004). Para atenuar o ressecamento da pele, são incorporados produtos que agregam caráter emoliente, como óleos vegetais etoxilados, glicerina, propilenoglicol, extratos vegetais. O ph, isto é, a concentração hidrogeniônica da superfície cutânea é um importante indicador funcional da pele, devendo-se à produção de ácido láctico e conferindo à superfície cutânea aquilo que se convencionou designar por "manto ácido cutâneo". Assim sendo, a pele apresenta ph levemente ácido (4,6-5,8), que contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície. As secreções cutâneas apresentam capacidade tamponante, importante propriedade, uma vez que o ph da pele é frequentemente alterado em consequência da utilização de produtos tópicos inadequados, expondo a pele a uma série de agentes agressores, em especial microorganismos (PINTO, 1997). A determinação e o controle do ph cutâneo, sob o ponto de vista cosmético e/ou dermatológico, são de extrema utilidade, uma vez que o contato com substâncias agressivas, como detergentes, costuma ser frequente, ou até mesmo para evitar a utilização de produtos tópicos inadequados (RODRIGUES, 1995). De acordo com Rebello (2004), cosméticos hidratantes, são aqueles destinados a deixar a pele macia e suave. A desidratação e a diminuição da elasticidade ocorrem quando a perda de água do extrato córneo é maior que sua reposição. Os principais princípios ativos de ação oclusiva são óleos vegetais (abacate, amêndoas) e óleos minerais (vaselina, parafina). Nos produtos hidrorrepelentes destaca-se óleos de silicone, que formam um filme permeável que permite a respiração da pele. Já, os produtos umectantes, com sua grande absorção de água são usados o propilenoglicol, sorbitol e a glicerina.

6 Segundo Beja Santos (2009), cremes para mãos são na maioria dos casos, emulsões que, além de água em sua formulação, possuem agentes oleosos e hidratantes. Estes agentes gordos, por sua vez, podem ser identificados como a vaselina, a lanolina, os óleos vegetais, os silicones e os ácidos gordos. Os agentes gordos tem a função essencial de revestir a pele com uma camada gordurosa que impeça a evaporação da água para manter um nível satisfatório de humidade na epiderme. Os agentes hidratantes, como os ácidos aminados, sais e a glicerina, tem o objetivo de aumentar a capacidade de camada córnea da pele em reter umidade. Contudo, há outros componentes, como extrato de plantas. Os cremes possuem igualmente emulsionantes e conservantes, substâncias que facilitam sua aplicação, além de perfume. Conforme a Pro Teste (apud BEJA SANTOS, 2009), um bom creme para as mãos deve hidratar a pele, ter uma rápida absorção pela epiderme, impedir uma perda excessiva de água, manter sua estabilidade química ao logo do tempo, e apresentar uma rotulagem adequada. Associado aos elevados números de procura, com o passar do tempo, é necessário que as pesquisas e o desenvolvimento de novos ativos e novas formulações acompanhem este mercado, que tem como tendência o crescimento constante, em busca de ótimos produtos (ABIHPEC, 2014). O interesse das indústrias pelos óleos essenciais vem crescendo muito e sua comercialização movimenta milhões de dólares em todo o mundo. As essências são usadas nas indústrias de alimentos como aditivos, na indústria de cosméticos, de produtos farmacêuticos, na indústria química, e ainda, em terapias alternativas, como a Aromaterapia. A síntese de óleos e seus componentes têm, também, despertado grande interesse da indústria de perfumaria, pois possui odor agradável, além das propriedades desengraxantes (ALLINGER, 1978). O Limoneno é óleo muito usado nas formulações de: Desengraxante de uso geral, Limpadores de máquinas industriais, Limpadores de grafite, Removedor de adesivos, Removedor de chicletes, Limpezas de peças mecânicas, Removedor de asfalto e Desengraxante para as mãos que é o produto objeto deste trabalho (GONÇALVES, 1988).

7 Tendo em vista o apresentado até aqui, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um creme desengraxante unissex para mãos, de qualidade e custo acessível se comparado aos demais produtos disponíveis no mercado, um produto diferenciado, que proporcione limpeza eficiente e hidratação, sem agredir a pele das mãos, permitindo que os profissionais que trabalham com graxas e demais sujidades intensas, possam ter uma experiência agradável ao lavar suas mãos com um produto de toque sedoso, podendo através do uso contínuo, revitalizá-las. 2. MATERIAIS E MÉTODOS A base para o desenvolvimento das formulações foi elaborada por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico constituída essencialmente pela leitura de obras especializadas em cosméticos e ativos dermatológicos. Foram consultadas FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) de produtos de outras marcas disponíveis no mercado e ainda formulações já produzidas pela empresa Centralderm, empresa na qual foi realizado este trabalho. No planejamento do desenvolvimento deste produto, foi elaborado um escopo, onde foram elencadas as características desejáveis do produto, os parâmetros utilizados foram as características físico-químicas do creme hidratante corporal já produzido na empresa Centralderm e de produtos similares concorrentes disponíveis no mercado. Realizou-se a pesquisa experimental, após oito ajustes de formulação obteve-se um produto que atingiu as expectativas quanto ao aspecto, consistência, eficiência e custo. A produção da formulação definitiva foi feita a quente em duas fases, uma aquosa e outra oleosa, sendo que a mistura de ambas foi feita a 700C. Após fria, a mistura adquiriu consistência e foi fracionada em embalagens pequenas, sendo reservadas como amostra. Segue abaixo, na Tabela 1, os insumos utilizados na formulação.

8 Tabela 1 - Insumos do Creme Desengraxante Hidratante Unissex para Mãos INCI NAME Aqua Cetearyl alcohol Ceteareth-20 Petrolatum Glycerin Butylated Hydroxytoluene Disodium EDTA Sodium Laureth Sulfate Carbomer Isopropanolamine Pumice Grain Limonene Nonoxynol-9 Methylparaben / Propylparaben Fonte: Da Autora, FUNÇÃO Veículo Consistência Emulsionante Emoliente Umectante Antioxidante Sequestrante Tensoativo Gelificante Emulsionante / Regulador de ph Esfoliante Desengraxante Desengraxante Conservantes A escolha das matérias primas teve como pré-requisitos, eficiência, custo benefício e disponibilidade de estoque na empresa, com objetivo de viabilizar os testes iniciais de imediato, de forma prática e barata. Entre as matérias primas escolhidas o Limonene, CAS n , tem a função mais importante no produto, que é o desengraxe. O Limonene é um óleo essencial, sendo o principal constituinte do óleo de laranja (90 a 95%), também é encontrado no óleo de limão e em muitas outras essências. É um solvente natural e biodegradável. Por ser um solvente efetivo e ao mesmo tempo biodegradável, é inofensivo para o ser humano. Confere um aroma característico e agradável ao produto, tornando desnecessária a adição de essências (GONÇALVES, 1988). A substância acima listada possui em sua composição seu isômero d-limonene, CAS N , substancia listada na RDC 3, 18 de Janeiro de 2012, em pequenas proporções, dependendo da sua qualidade comercial, porém no entanto deve ser considerada a impossibilidade de separação desse enantiômero. Por isso, deve ser indicada na rotulagem do produto pela nomenclatura INCI quando sua concentração exceder: 0,001% nos produtos sem enxágüe e 0,01% em produtos com enxágüe. Os níveis destas substâncias no produto são obtidos pela multiplicação do teor total com sua concentração na utilização do produto final.

9 O Nonoxynol-9, CAS n , é um tensoativo não iônico cuja parte hidrófoba da molécula é proveniente do nonilfenol e a parte hidrófila é resultante da cadeia de óxido de etileno. Com o aumento do grau de etoxilação, aumenta-se a hidrofilia da molécula, alterando-se sua solubilidade em água, seu poder espumante, sua molhabilidade e detergência, permitindo que o produto seja utilizado como emulsionante, detergente, solubilizante, umectante e desengraxante. Usado para solubilizar o Limonene, para então homogeneizá-lo ao produto (GOTTSCHALCK, 2004). O Petrolatum, CAS n , é uma parafina semi sólida, límpida, incolor, inodora quando fria, insolúvel na água e no álcool. É um produto de origem mineral derivado do petróleo, produzido a partir da combinação bem definida de óleo mineral mais parafina microcristalina. É um produto neutro de grande compatibilidade com a pele, produzindo emoliência, consistência e lubricidade quando usado em formulações de cremes e loções. O Petrolatum tem uma grande capacidade de oclusão, protegendo a pele da evaporação excessiva de água, impedindo-a de desidratar. Além de dar corpo a emulsão e lubricidade na aplicação sobre a pele, o Petrolatum homogeneiza-se com a graxa e sujeiras que queremos remover da pele, facilitando assim a limpeza das mãos (GOTTSCHALCK, 2004). A Pumice Grains, CAS n , é utilizada como abrasivo em cosméticos para aumentar o poder de limpeza e como material base de produtos esfoliantes da pele. Trata-se de um elemento natural, sem qualquer tratamento industrial. A pumice grains forma-se durante eventos vulcânicos explosivos, qualquer tipo de rocha ígnea, andesito, basalto, dacito ou riólito pode dar origem a pedras-pomes (GOTTSCHALCK, 2004). A Glycerin, CAS n , é normalmente obtida como sub-produto dos processos de fabricação de óleos e sabões e é utilizada em muitas aplicações industriais. Particularmente nas indústrias cosmética e farmacêutica tem extensa aplicação como veículo, agente emoliente, lubrificante e como umectante (GOTTSCHALCK, 2004). O Ceteareth-20, CAS n , é um emulsionante não iônico universal para cremes e loções O/A (óleo em água). Seu caráter não iônico permite a formulação de emulsões com ativos catiônicos (como antissépticos, sais de alumínio e condicionadores) e estáveis em meio ácido e meio alcalino também como solubilizante para óleo essencial. A

10 qualidade dessa emulsão irá refletir no brilho e na firmeza do filme de cera (GOTTSCHALCK, 2004). O Cetearyl alcohol, CAS n , apresenta-se em forma de flocos ou em pó de cor branca e odor característico podendo ser natural ou de origem sintética. O Cetearyl alcohol, é extremamente suave e compatível com a pele, proporcionando suavidade e lubrificação da mesma, onde sua maior aplicação se dá por esse fato. É utilizado em quase todas as formulações cosméticas e farmacêuticas, onde atua como agente espessante. Portanto, nos produtos que necessitam de emoliência e consistência o Cetearyl alcohol, é adicionado para tal finalidade (GOTTSCHALCK, 2004). O Sodium Laureth Sulfate, CAS n , é um tensoativo aniônico com alto poder detergente, espumógeno, umectante e com um ótimo comportamento em termos de incremento de viscosidade. Por ser transparente e de odor suave, o Sodium Laureth Sulfate pode ser facilmente colorido e perfumado (GOTTSCHALCK, 2004). O BHT, CAS n é antioxidante, ou seja, impede a oxidação e sequestra radicais livres. Além disso, atuam sinergicamente com os conservantes inibindo o crescimento de microrganismos (GOTTSCHALCK, 2004). O Disodium EDTA, CAS n , é um agente sequestrante de alta pureza, muito solúveis em água, atua como sequestrante de metais. Previne a rancidez em produtos emulsionados (GOTTSCHALCK, 2004). O Carbomer, CAS n , é agente de consistência, que confere o aspecto de gel/creme ao produto, tornando-o mais atrativo e facilitando seu uso. Também é utilizado para suspender ingredientes não solúveis em emulsões (GOTTSCHALCK, 2004). Isopropanolamine, CAS n : age sinergicamente com o carbomer, pois eleva o ph da solução, agindo na consistência do produto (GOTTSCHALCK, 2004). O Methylparaben, CAS n e Propylparaben, CAS n , são antimicrobianos utilizados como conservante em cosméticos. Pertencem à classe dos parabenos, que são ésteres derivados do ácido p-hidroxibenzóico. Apresentam um amplo

11 espectro de ação antimicrobiana, sendo efetivo contra bactérias tanto gram-positivas quanto gram-negativas, leveduras e fungos, além disso, apresenta baixa toxidez. Possuem uma boa solubilidade em etanol, propilenoglicol, mas pouco solúvel em água. Sua solubilidade em água aumenta gradativamente com o aumento da temperatura. Por isso, geralmente é incorporado nas formulações aquosas na temperatura entre 60 e 100 C. Há tempos se discute se o metilparabeno é cancerígeno, porém, pesquisas demonstraram que os parabenos não se acumulam nos tecidos, usados combinados, estes agentes fornecem um sistema conservante mais efetivo. (GOTTSCHALCK, 2004). E por fim a Aqua, CAS n , que nesta formulação, serve como veículo, quantidade suficiente para completar 100%. A aqua de preferência deve ser deionizada e com controle microbiano para evitar contaminações (GOTTSCHALCK, 2004). Obteve-se assim, um creme desengraxante hidratante unissex para mãos, de coloração branca, textura consistente, esfoliante, odor cítrico suave e toque agradável, sendo considerado um produto cosmético de Grau 1, conforme definição da Anvisa. A Resolução RDC 07, de 10 de Fevereiro de 2015, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), define produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos Grau 1 como: Definição Produtos Grau 1: são produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação cumpre com a definição adotada no item I do Anexo I desta Resolução e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto. Foram realizadas algumas análises para o controle de qualidade do creme desengraxante, no laboratório de Farmácia no Centro Universitário UNIVATES. As análises realizadas são de grande importância, pois são através delas que o produto terá a garantia de qualidade e segurança que necessita. São elas: análise de ph, condutividade, densidade (picnômetro), viscosidade, em Viscosímetro de Brookfield e o teste de centrifugação do creme.

12 Os phmetros são equipamentos que tem por função principal identificar o nível de ph de uma solução, atualmente os phmetros oferecem outras funções como descobrir o grau de condutividade da solução, tensão e também a temperatura. Contudo por serem mecanismos de precisão, necessitam de extremo cuidado em seu manuseio, para que se prolongue a vida útil do eletrodo (MOUSSAVOU E DUTRA, 2012). Para aferir o ph e a condutividade do creme desengraxante utilizou-se um phmetro de bancada, pré calibrado com soluções tampões. A determinação do valor do ph e da condutividade está relacionada a compatibilidade dos componentes da formulação, eficácia e segurança de uso, constituindo um importante parâmetro a ser avaliado nos estudos de estabilidade (DECCACHE, 2006). A condutividade é a medida da habilidade em conduzir corrente elétrica. Diferentes íons variam nessa habilidade mas, em geral, a maior concentração de íons na água natural, corresponde à maior condutividade. Pode-se utilizar o parâmetro da condutividade elétrica para obter uma noção da quantidade de sais na água, uma vez que está diretamente ligada à quantidade de sólidos dissolvidos totais (MACHADO, 2006). Diversos equipamentos podem ser utilizados para medição da densidade, como o picnômetro metálico, picnômetro de vidro, densímetro, densímetro digital e até mesmo com uma proveta é possível determinar a densidade dependendo do produto a ser analisado (MOUSSAVOU E DUTRA, 2012). Teste de centrifugação: O produto é submetido a uma rotação de rpm por 30 minutos para avaliar o quanto é estável o produto, ou seja, este não poderá apresentar separação de fases. Qualquer sinal de instabilidade indica a necessidade de reformulação. Se aprovado nesse teste, o produto poderá ser submetido aos testes de estabilidade acelerada (DECCACHE, 2006). A viscosidade aparente do creme foi determinada em viscosímetro de Brookfield, aparelho utilizado na caracterização reológica precisa de fluidos. Encontra-se em grande aplicação nos laboratórios de controle de qualidade das indústrias químicas e de cosméticos.

13 Utilizou-se o padrão de Brookfield para análise do perfil da viscosidade e padronizaram-se as leituras utilizando-se spindle S27 (SILVEIRA, 1991). 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES Os resultados obtidos nas análises são apresentados na Tabela 2. Tabela 2: Análises do Creme Desengraxante Hidratante Unissex para Mãos Análise Escopo Resultado Equipamento Densidade a 25ºC 0,850 0,999 0,947 g/ml Densimetro (picnômetro) ph a 25 ºC 6,5 8,0 7,5 phmetro Condutividade a 25 ºC μm/cm phmetro/condutivimetro Estabilidade inicial Estável Estável Centrifuga Viscosidade a 25ºC 1.600cP 1.800cP cp Viscosímetro de Brookfield Fonte: Da Autora, 2015 O ph da pele é definido pelo equilíbrio entre água, sal e sebo presentes na superfície da pele, é um padrão de medida para determinar se uma pele é ácida, neutra ou alcalina. Geralmente, peles secas costumam a ter ph tendendo para o ácido e peles oleosas, ph tendendo para o básico. Peles normais tem o ph tendente à neutro. O ph do creme desengraxante apresentou-se dentro do escopo para o produto, que fica entre (6,5-8,0). Além disso, este ph é considerado neutro, tornando assim um produto seguro para o uso. Pode-se utilizar o parâmetro da condutividade para obter uma noção da quantidade de sais minerais na água utilizada na produção do creme, uma vez que está diretamente ligada à quantidade de sólidos dissolvidos totais, entretanto, a água utilizada é deionizada, ou seja, isenta de íons, além disso, foi utilizado um sequestrante na formulação. Levando tais fatores em consideração, pode-se dizer que o resultado elevado para condutividade, ocorre em função da matéria prima esfoliante escolhida, trata-se de um pó de perda mineral, que eleva o índice de condutividade. Entretanto, o resultado para condutividade também permaneceu dentro do escopo estipulado, é considerando um produto cosmético de Grau 1. O valor da densidade do creme desengraxante também atende os parâmetros estipulados (0,850 0,999 g/cm3).

14 No teste de centrifugação, o creme desengraxante permaneceu estável e homogêneo, até 300 rpm (rotações por minuto) não necessitando assim, de correção na formulação. Considerando o escopo estipulado, os resultados obtidos estão dentro dos parâmetros. 4. CONCLUSÃO A indústria cosmética esta em constante renovação, desenvolvendo, produzindo, comercializando produtos, buscando sempre inovar as formulações de modo que fique cada vez melhores e com preços mais acessíveis, para atender os desejos de cada cliente. É de grande importância o estudo de veículos considerados hidratantes, de sensorial agradável, custo reduzido e de fácil manipulação. Portanto, após as análises realizadas no creme desengraxante, conclui-se que o mesmo, apresentou aspectos gerais satisfatórios, tornando-o então, pré-aprovado para uma futura comercialização, pois, faz-se necessária mais análises laboratoriais, que requerem mais tempo de estudo, para fazer análises microbiológicas e a estabilidade acelerada do creme, conforme Guia de Estabilidade de Cosméticos ANVISA e assim estipular a validade do mesmo. É importante também a análise sensorial para verificar a aprovação do consumidor. A aceitação de produtos para o cuidado pessoal pelo consumidor depende muitas vezes das propriedades sensoriais percebidas durante o uso. A análise descritiva é uma técnica que foi desenvolvida para quantificar as propriedades das amostras comparando entre as mesmas os perfis sensoriais. As expectativas são muito otimistas em função dos resultados já observados durante a produção da amostra. 5. BIBLIOGRAFIA ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Disponível em: Acesso em 03 de Novembro de ALLINGER, N.L.; Cava, M.P.; Jongh, D.C. Johnson, C.R.; Lebel, N.A.; Stevans, C.L.; Química Orgânica, Editora Guanabara Dois, 1978.

15 ANVISA. Guia de estabilidade de produtos cosméticos. Brasília: Ministério da Saúde, ANVISA; Disponível em: Acesso em 04 de Novembro de BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC Nº 3, DE 18 DE JANEIRO DE Disponível em: OLU%C3%87%C3%83O-RDC+N%C2%BA+3,+DE+18+DE+JANEIRO+DE p%c3%a1gina+1+nova.pdf?mod=ajperes Acesso em: 04 de novembro de BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC Nº 07, DE 10 DE FEVEREIRO DE Disponível em: +noticias+anos/2015/area+de+cosmeticos+ganha+mais+agilidade+com+nova Acesso em: 04 de novembro de BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 29, 01 DE JUNHO DE Disponível em: Acesso em: 04 de novembro de DECCACHE, Daniela Soares. Formulação dermocosmética contendo DMAE glicolato e filtros solares: desenvolvimento de metodologia analítica, estudo de estabilidade e ensaio biometria cutânea. Rio de Janeiro: UFRJ/ Faculdade de Farmácia, Disponível em: < Acesso em: 02 de novembro de GOMES, Rosaline Kelly & DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3. ed., São Paulo: Livraria Medica Paulista Editora, GONÇALVEZ, D., Wal, E. e Almeida, R. R. Química Orgânica Experimental. Editora McGraw-Hill, 1988

16 GOTTSCHALCK, Tara E.; MCEWEN, Jr, Gerald N. International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook.ed. 10, Volume 1, Washington: Pharmabooks, GOTTSCHALCK, Tara E.; MCEWEN, Jr, Gerald N. International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook.ed. 10, Volume 2, Washington: Pharmabooks, GOTTSCHALCK, Tara E.; MCEWEN, Jr, Gerald N. International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook.ed. 10, Volume 3, Washington: Pharmabooks, GOTTSCHALCK, Tara E.; MCEWEN, Jr, Gerald N. International Cosmetic Ingredient Dictionary and Handbook.ed. 10, Volume 4, Washington: Pharmabooks, MACHADO, B. C. Avaliação da qualidade dos efluentes das lagoas de estabilização em série da Estação de Tratamento de Esgoto de Samambaia, DF para o cultivo de tilápia (Oreochromis niloticus) f. Dissertação (Mestrado) Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Brasília, DF. MICHALUN, Natalia & MICHALUN, M. Varinia. Dicionário de ingredientes para cosmética e cuidados da pele. 3. ed., São Paulo: Editora SENAC São Paulo, MOUSSAVOU, Ulrich Privat Akendengué; DUTRA,Verano Costa. Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos. Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro REDETEC, Disponível em: < Acesso em: 12 de novembro de PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli. Controle Biológico de qualidade de produtos farmacêuticos, correlatos e cosméticos. Atheneu Editora, 2009 RAMOS, Janine Maria Pereira. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. Atheneu Editora, 2009 REBELLO, Tereza. Guia de Produtos Cosméticos. Editora São Paulo, RIBEIRO, Cláudio de Jesus. Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. Editora São Paulo, 2010

17 SANTOS, Beja. Cuidado (s) com as aparências. Os cosméticos na sociedade de consumo. Stória Editores, 2009 SILVEIRA, Carlos Alberto da. Uso do viscosímetro de Brookfield em determinações reológicas. Ciência e tecnologia. Nov/Dez Disponível em: < Acesso em: 11 de novembro de 2015.

Introdução à cosmetologia. Prof. Msc. Mayara Peron Pereira

Introdução à cosmetologia. Prof. Msc. Mayara Peron Pereira Introdução à cosmetologia Prof. Msc. Mayara Peron Pereira Cosmetologia Conceitos e definições Ciência que serve de suporte à fabricação de produtos voltados à arte do cuidado e melhoria das condições estéticas

Leia mais

Lauril éter sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável DCB/ DCI: 05177 - lauriletersulfato de sódio CAS: 1335-72-4 INCI: Sodium laureth-2 sulfate Sinonímia: LESS

Leia mais

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares

TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes. Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares TECNOLOGIA DE Sabões e detergentes Conteúdos a serem abordados: --Tensão superficial -- Polaridade -- Forças intermoleculares Tensão superficial Força existente na superfície de líquidos em repouso. Fortes

Leia mais

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo

Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo HOME CARE AND I&I Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Home Care and I&I, a Oxiteno oferece inovações que promovem praticidade, maior detergência e poder de

Leia mais

Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços. Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5

Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços. Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5 Informação Técnica 10.08.01 E 09.2003 Offset Serviços Molhagem em impressão offset Fatos importantes para o uso nos aditivos de molhagem offset 1/5 O processo de impressão offset Offset continua a ser

Leia mais

A HISTÓRIA DO SABONETE

A HISTÓRIA DO SABONETE SABONETES por: Colunista Portal Educação SABONETE BARRA DE OLIVA UMA PRODUÇÃO DE PRECIOSIDADES DO POMAR. CONFIRA NA LOJA www.luciamotta.loja2.com.br Os sabonetes são cosméticos detergentes Na antiguidade,

Leia mais

Um corpo Hidratado e bem cuidado

Um corpo Hidratado e bem cuidado Um corpo Hidratado e bem cuidado Gel para o Corpo 2 em 1 Satin Body Benefícios e Propriedades Fórmula botânica que deixa a sua pele fresca, limpa e suave. Não deixa a pele oleosa. Tem a textura de uma

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO REJUVASOFT

INFORMATIVO TÉCNICO REJUVASOFT FOLHA 1 de 8 PRODUTO: REJUVASOFT DESCRIÇÃO: INCI: Quaternium 91, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Myristyl Myristate Nº. CAS: 97281-29-3, 67762-27-0, 17301-53-0, 3234-85-3. Os consumidores estão

Leia mais

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Lançamento MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Higienização, esfoliação, revitalização e hidratação: o básico para tratamentos faciais em tamanhos econômicos e free parabenos HIGIENIZAÇÃO, ESFOLIAÇÃO

Leia mais

newsletter IFD fevereiro 2012 prazer conforto Informação Técnica para Profissionais de Saúde SANINTER GRUPO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DERMOCOSMÉTICA

newsletter IFD fevereiro 2012 prazer conforto Informação Técnica para Profissionais de Saúde SANINTER GRUPO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DERMOCOSMÉTICA newsletter fevereiro 2012 conforto prazer Informação Técnica para Profissionais de Saúde IFD SANINTER GRUPO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DERMOCOSMÉTICA A PELE DO BEBÉ A pele do bebé e em especial do recém-nascido

Leia mais

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay O que é Acne? Acne é uma condição da pele que ocorre quando os pelos ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias

Leia mais

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES

SUSPENSÕES E SOLUÇÕES SUSPENSÕES E SOLUÇÕES Definições SUSPENSÃO Mistura heterogênea de substâncias Ex.: sangue (suspensão de plasma e células) água e óleo; água e areia, água e açúcar SOLUÇÃO Mistura homogênea de substâncias

Leia mais

LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml.

LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml. LEXOL ph - Limpeza Segura e Fácil para Artigos em Couro, Banco de Carro, Selaria, Botas, Malas, Sapatos e Móveis Estofados - Contém 500 ml. O Limpador Lexol-pH é ideal para todos os cuidados necessários

Leia mais

OLIVEM 1000 Reestruturante Biomimético Second Skin

OLIVEM 1000 Reestruturante Biomimético Second Skin OLIVEM 1 OLIVEM 1 Primeiro Emulsionante Ativo OLIVEM 1 INCI Name: Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate CAS Number: 85116-8-9 / 9222-1-2 Descrição: Olivem 1 é o primeiro ingrediente emulsionante 1% ativo.

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PÁGINA: 1/5 SEÇÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: BIOCLEANER CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO: 0120/5521 NOME DO FABRICANTE: BIOCHEMICAL PRODUTOS QUIMICOS LTDA ENDEREÇO: RUA: PAPA SÃO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO

Leia mais

Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B

Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B Setembro, 2010. Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei 11.097, de 13

Leia mais

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Cosméticos Infantis O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. A utilização de produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores

Leia mais

Figura 1. Representação esquemática das estruturas da pele envolvidas no processo de transpiração.

Figura 1. Representação esquemática das estruturas da pele envolvidas no processo de transpiração. HEXATRATE (Vevy/Itália) Ativo antiperspirante e desodorante O suor O suor, produzido pelas glândulas sudoríparas, é constituído por água, na qual se encontram dissolvidos sais minerais e outras substâncias.

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

MODIFICADORES DE REOLOGIA:

MODIFICADORES DE REOLOGIA: MODIFICADORES DE REOLOGIA: Os modificadores de reologia ACUSOL oferecem uma série de características e benefícios em produtos saneantes domésticos e institucionais. CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS: Concedem

Leia mais

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005,

Leia mais

LÍQUIDO F. coesão = F. repulsão

LÍQUIDO F. coesão = F. repulsão Tensoativos Tensoativos 1 Forças Tensões - Força de coesão: força que tende a reunir as moléculas. - Força de repulsão: força que tende a separar as moléculas. SÓLIDO F. coesão > F. repulsão LÍQUIDO F.

Leia mais

FORMULAÇÃO E ANÁLISE DE GEL-CREME HIDRATANTE FACIAL

FORMULAÇÃO E ANÁLISE DE GEL-CREME HIDRATANTE FACIAL Página 00 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA FORMULAÇÃO E ANÁLISE DE GEL-CREME HIDRATANTE FACIAL Willian Diego Rasche Lajeado, novembro de 2014 Página 11 Willian Diego Rasche FORMULAÇÃO

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS POLYSELL

PERGUNTAS E RESPOSTAS POLYSELL PERGUNTAS E RESPOSTAS POLYSELL PRODUTOS 1) Quais as diferenças entre os produtos AVT 450 e AVT 500? Quando devo usar um ou outro? O AVT 500 é um produto que associa uma amônia quaternária e glutaraldeído,

Leia mais

CATÁLOGO DOS PRODUTOS QUIMICOS

CATÁLOGO DOS PRODUTOS QUIMICOS CATÁLOGO DOS PRODUTOS QUIMICOS COMERCIALIZADOS PELA: Polímeros Catiônicos (Polieletrólitos) Funções e Benefícios Os Polímeros catiônicos comercializados pela AUTON têm alto poder de floculação, sendo utilizados

Leia mais

Semissólidos ERIKA LIZ

Semissólidos ERIKA LIZ Semissólidos ERIKA LIZ Ação As preparações são aplicadas à pele por seus efeitos físicos, ou seja, sua capacidade de agir como protetores, lubrificantes, emolientes, secantes, ou devido ao efeito específico

Leia mais

Base Second Skin. Fosfolipídeos Altamente Compatíveis com a Pele

Base Second Skin. Fosfolipídeos Altamente Compatíveis com a Pele Base Second Skin Fosfolipídeos Altamente Compatíveis com a Pele INCI Name: Hydrogenated Vegetable Oil / Aqua / Phenoxyethanol / EDTA Dissodium / Hydroxyethilcellulose / Hydrogenated Olive Oil Unsaponifiables

Leia mais

Dica: O visitador pode acompanhar a manipulação dos produtos, bem como sua aditivação com os ativos para melhor entendimento desta forma cosmética.

Dica: O visitador pode acompanhar a manipulação dos produtos, bem como sua aditivação com os ativos para melhor entendimento desta forma cosmética. Acne e Hidratação. Objetivo da Escolha do Tema A hidratação da pele é de fundamental importância para a manutenção dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos da pele como os mecanismos celulares de proteção

Leia mais

CONHEÇA A LINHA MED PROTECTION E SURPREENDA-SE COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DO MERCADO.

CONHEÇA A LINHA MED PROTECTION E SURPREENDA-SE COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DO MERCADO. Produtos MED PROTECTION CONHEÇA A LINHA MED PROTECTION E SURPREENDA-SE COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DO MERCADO. Profissionais que lidam diariamente com substâncias nocivas à pele estão sujeitos a doenças

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO Megaplasma Comercial Ltda. Rua Dom Joaquim de Melo, 274 - Moóca CEP 03122-050 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 2601-5502 - Fax: (11) 2601-0512 megaplasma@megaplasma.com.br www.megaplasma.com.br SPATTER

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Limpador de Uso Geral Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : 3.2599.0103.001-4 Aceita

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 111690, 111691, 121714 e 111689 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS NOVAS SENSAÇÕES NATIVA SPA TERAPIAS Nativa SPA Terapias transforma seus momentos de cuidado em uma experiência ainda mais prazerosa. Agora você tem os efeitos

Leia mais

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito INCI: hydrolyzed Tomato Skin Contém: Polifenóis Açúcares Naturais Licopeno Aquoso Microdispersível 1. Introdução HYDROPOM é o primeiro produto aquoso que contém licopeno

Leia mais

Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza

Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza A mais nova empresa de cosméticos brasileira destacará sua linha de produtos que une o natural

Leia mais

COMO REGULARIZAR PERFUMES, COSMÉTICOS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL NO BRASIL

COMO REGULARIZAR PERFUMES, COSMÉTICOS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL NO BRASIL 1 Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares Rua Tabapuã, 649 Cj 74 São Paulo SP - CEP 04533-012 - Brasil Tel/Fax: (0XX)11-3168-4518 adipec@adipec.com.br http://www.adipec.com.br

Leia mais

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo

A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo A. F. Isenmann Princípios Químicos em Produtos Cosméticos e Sanitários Conteúdo 1 Objetivos deste livro no âmbito dos cursos técnicos de química, farmácia e áreas afins... 4 2 Aspecto econômico da indústria

Leia mais

FORMAS COSMÉTICAS FORMAS COSMÉTICAS SOLUÇÕES SOLUÇÕES SOLUÇÕES CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA COSMÉTICA

FORMAS COSMÉTICAS FORMAS COSMÉTICAS SOLUÇÕES SOLUÇÕES SOLUÇÕES CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA COSMÉTICA FORMAS COSMÉTICAS FORMAS COSMÉTICAS Os produtos cosméticos contêm grande diversidade de matérias-primas, que podem ser naturais, semisintéticas ou sintéticas. Esses materiais apresentam-se em consistências

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES Tiago Cavalcante dos Santos Graduando em Química Industrial / DQ / CCT / UEPB Rene Pinto da Silva Graduado em Química Industrial / DQ / CCT

Leia mais

Bases Líquidas Timewise

Bases Líquidas Timewise Bases Líquidas Timewise Introdução Conhecimento gera confiança Por favor pergunte Compartilhe experiências Perguntas antes de começarmos? 2 Objetivos Nessa Orientação você irá aprender: Por que as Bases

Leia mais

BARRAL. Uma marca com mais de 170 anos de história

BARRAL. Uma marca com mais de 170 anos de história BARRAL Uma marca com mais de 170 anos de história A história de Barral já conta com mais de 170 anos e remonta ao ano de 1835, data em que os irmãos Barral, prestigiados Professores da Escola Médica, fundaram

Leia mais

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa. SEÇÃO 2 - Composição e informações sobre os ingredientes

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa. SEÇÃO 2 - Composição e informações sobre os ingredientes SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa NOME DO PRODUTO SABONETE LÍQUIDO DESENGRAXANTE CITRIC POWER PARA AS NOME DO FABRICANTE TELEFONE DE EMERGÊNCIA NUTRIEX INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS LTDA 193 ENDEREÇO

Leia mais

Adifyline (Lipotec/Espanha)

Adifyline (Lipotec/Espanha) o Adifyline (Lipotec/Espanha) Adifyline (Lipotec/Espanha) Perfeito para diminuir os efeitos causados pelo envelhecimento da pele. INCI Name: Butylene Glycol, Water, Acetyl Hexapeptide-38 As conseqüências

Leia mais

www.oxiteno.com PERFIL INSTITUCIONAL AGO/2014 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA

www.oxiteno.com PERFIL INSTITUCIONAL AGO/2014 ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA www.oxiteno.com PERFIL INSTITUCIONAL ÁFRICA - AMÉRICA - ÁSIA - EUROPA - OCEANIA AGO/2014 Criando soluções que promovem a evolução do mundo. INOVAÇÃO para transformar a vida das pessoas. Com atuação no

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. STAR - Impermeabilizante

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. STAR - Impermeabilizante 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STAR Impermeabilizante. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Ltda. Endereço: Estrada Nova dos Godóis, 87 Potuverá CEP: 06882-300 - Itapecerica da

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água

Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água Antes de falarmos sobre Osmose Reversa, precisamos entender o que é Osmose. Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies.

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies. TASKI Tapi 101 Detergente para limpeza de tapetes e carpetes. Alto nível de espuma. F71a Detergente neutro TASKI Tapi 101 é um detergente neutro específico para a limpeza de tapetes, carpetes e revestimentos

Leia mais

Natural&Orgânico. Beleza&Bem Estar. Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia

Natural&Orgânico. Beleza&Bem Estar. Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia Natural&Orgânico Equilíbrio Harmonia Beleza&Bem Estar Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia Bem vindos a Beleza Natural! Na Arte dos Aromas, a natureza é a nossa fonte de inspiração. Acreditamos

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIÊNCIAS DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular.

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular. Tensão Superficial Nos líquidos, as forças intermoleculares atrativas são responsáveis pelos fenômenos de capilaridade. Por exemplo, a subida de água em tubos capilares e a completa umidificação de uma

Leia mais

SABONETE LÍQUIDO NEUTRO

SABONETE LÍQUIDO NEUTRO SABONETE LÍQUIDO NEUTRO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Fornecedor: SABONETE LÍQUIDO NEUTRO Bluecare do Brasil Indústria e Comércio Ltda. CNPJ.: 94.003.753/0001-02 Endereço: Rua

Leia mais

ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO

ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO ALKOPON 70 ECO ALKOPON 28 ECO TM PERSONAL CARE Evolution by chemistry Há mais de 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ORIGAMI Manual de conservação

ORIGAMI Manual de conservação R e s p e i t a r o s l i m i t e s d e p e s o. T r a n s p o r t a r c o m c u i d a d o. TECIDO S LIMPE SEMANALMENTE A POEIRA DEPOSITADA SOBRE O TECIDO COM UM ASPIRADOR DE PÓ E REALIZE UMA ESCOVAÇÃO

Leia mais

TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE?

TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE? TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE? A sujidade é um residual físico, químico ou biológico considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar efeitos deterioráveis, detectados visualmente

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas.

O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O quanto você se conhece? O quanto você se cuida? Encontre aqui informações úteis e descomplicadas. O bem-estar da mulher começa com autoconhecimento, que se conduz em equilíbrio e se traduz em saúde.

Leia mais

Álcoois Graxos Sulfatados Álcoois Graxos Etoxilados Sulfatados

Álcoois Graxos Sulfatados Álcoois Graxos Etoxilados Sulfatados DESCRIÇÃO A linha de produtos ALKOPON é composta por tensoativos aniônicos obtidos através da reação de alcoóis graxos ou alcoóis graxos etoxilados com SO 3, seguida de neutralização com álcalis. A linha

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

SABONETE ANTI-SÉPTICO MAZA

SABONETE ANTI-SÉPTICO MAZA SABONETE ANTI-SÉPTICO MAZA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO QUÍMICO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Sabonete Anti-séptico Maza Nome da Empresa: Maza 2000 Comércio e Indústria Ltda Endereço da Indústria: Via

Leia mais

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 1.0 - DESCRIÇÃO Esta literatura tem por finalidade servir de guia de aplicação do Elastron sobre Estruturas de Concreto e a Preparação do Substrato. O Sistema consistirá

Leia mais

MANUSEIO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

MANUSEIO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: RAMBO ORANGE. Aplicação: Desengraxante

Ficha de Informações de Segurança 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: RAMBO ORANGE. Aplicação: Desengraxante Page 1 of 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: RAMBO ORANGE Aplicação: Desengraxante Fornecedor: Fabricação Própria AMAURY CRIVELA COSTA & CIA LTDA Av. Pará, 1100 Porto Alegre-RS

Leia mais

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BROMATOLOGIA 2º/ 4 O PROFA. IVETE ARAKAKI FUJII. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO

Leia mais

delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS

delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS Fundada em 2009, a DELICATTO é composta por uma equipe de profissionais especializados em formulações cosméticas veterinárias com atuação na área de desenvolvimento de fórmulas

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS INSUMOS COSMÉTICOS. Nanotecnologia verde em prol da beleza e da sustentabilidade

CATÁLOGO DE PRODUTOS INSUMOS COSMÉTICOS. Nanotecnologia verde em prol da beleza e da sustentabilidade CATÁLOGO DE PRODUTOS 2014 INSUMOS COSMÉTICOS Nanotecnologia verde em prol da beleza e da sustentabilidade Diversos extratos vegetais da Amazônia possuem atividade cosmética excepcional Além de serem preciosos

Leia mais

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO GERAL

LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO GERAL R LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO GERAL R DIAGNÓSTICO SOLUÇÕES Produtos Serviços Equipamentos PÓS VENDA Assistência Técnica Novas Soluções MODELO DE GESTÃO BECKPLATER PLUS - Poderoso detergente e desengordurante

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

cuidado profissional para a pele adulta

cuidado profissional para a pele adulta NATURALMENTE CIÊNCIA cuidado profissional para a pele adulta extracto centelha asiática óleo de prímula extracto de ambiaty óleo de alecrim óleo de groselha preta aloé vera PREVENÇÃO E PROTECÇÃO O CUIDADO

Leia mais

CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE

CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE CO-TENSOATIVOS PERSONAL CARE Evolution by chemistry Há 40 anos desenvolvendo soluções que evoluem o mundo Para o mercado de Personal Care, a Oxiteno oferece inovações que promovem a beleza e o bem-estar

Leia mais

Ecologie agora é Bril Cosméticos

Ecologie agora é Bril Cosméticos Ecologie agora é Bril Cosméticos Diversidade de produtos será reforçada na Beauty Fair Nasce uma nova empresa de cosméticos no mercado brasileiro. A Bril Cosméticos surgiu a partir da aquisição da Ecologie,

Leia mais

Aline das Chagas Diretora de Vendas Independente

Aline das Chagas Diretora de Vendas Independente Aline das Chagas Diretora de Vendas Independente Recentemente notamos no mercado um aumento na procura por produtos com propriedades luminosas. Uma pele radiante é um benefício cada vez mais desejado em

Leia mais

Produtos para os cabelos. Prof. Msc. Mayara Peron

Produtos para os cabelos. Prof. Msc. Mayara Peron Prof. Msc. Mayara Peron Brasil é o 2º maior mercado mundial em produtos para cabelos (Franquilino, 2009). CABELO Divisão do cabelo; Composição do cabelo; Tipos de cabelos; Fases de crescimento do cabelo.

Leia mais

AA 2-G (Vitamina C estabilizada)

AA 2-G (Vitamina C estabilizada) AA 2-G (Vitamina C estabilizada) INCI NAME: Ácido ascórbico-2-glicosilado CAS Number: 129499-78-1 Descrição: O AA2G (Ácido Ascórbico 2-Glicosídeo) é a vitamina C (ácido ascórbico) estabilizada com glicose.

Leia mais

PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009

PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

LOWCOST. Qualidade e design num conceito económico. Made in Portugal

LOWCOST. Qualidade e design num conceito económico. Made in Portugal LOWCOST Qualidade e design num conceito económico Made in Portugal distribuidor d Estética do fogo www.herkell.pt Qualidade e design num conceito económico A HERKELL desenvolveu uma linha de produtos LOWCOST,

Leia mais

Nossos produtos são livres de: Utilizado para espessar shampoos e sabonetes. Danificam os fios dos cabelos. Sal

Nossos produtos são livres de: Utilizado para espessar shampoos e sabonetes. Danificam os fios dos cabelos. Sal www.arvensis.com.br Experiências naturalmente transformadoras A ARVENSIS inspirou-se em várias culturas ao redor do mundo e desenvolveu produtos naturais enriquecidos com ativos orgânicos exóticos com

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TRIS PLUS CONCENTRADO Detergente Neutro. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Eireli.

Leia mais

Tahitian Beauty. Pele Saudável com os Segredos de Beleza do Taiti

Tahitian Beauty. Pele Saudável com os Segredos de Beleza do Taiti Tahitian Beauty Pele Saudável com os Segredos de Beleza do Taiti Tendências Medidas extremas em nome da beleza O ambiente pode ser agressivo à pele Sol, poluição, fumaça, poeira, etc. Tratamentos caseiros

Leia mais

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização A qualidade do ar em um sistema de ar comprimido tem variações e todas elas estão contempladas no leque de opções de produtos que a hb ar comprimido oferece.

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Especificações dos Materiais Ana Elza Dalla Roza e Lucas Ribeiro anaelza00@hotmail.com - luccasrsantos@gmail.com Emprego dos materiais

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

Rebrilhar Classic Alto Tráfego

Rebrilhar Classic Alto Tráfego 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Rebrilhar ClassicAltoTráfego Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

TRANSCUTOL CG. Informações Técnicas. INCI NAME: Ethoxydiglycol CAS NUMBER: 111-90-0 SIMILAR: Trivalin SF

TRANSCUTOL CG. Informações Técnicas. INCI NAME: Ethoxydiglycol CAS NUMBER: 111-90-0 SIMILAR: Trivalin SF Informações Técnicas TRANSCUTOL CG INCI NAME: Ethoxydiglycol CAS NUMBER: 111-90-0 SIMILAR: Trivalin SF INTRODUÇÃO Desde os anos setenta, TRANSCUTOL CG é utilizado na indústria farmacêutica devido sua poderosa

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DETERGENTE NEUTRO MALTEX

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DETERGENTE NEUTRO MALTEX Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) 01/06 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Utilizado para limpeza manual de louças e remoção de resíduos de

Leia mais

ÁGUA THERMAL QUAIS SÃO OS ATIVOS?

ÁGUA THERMAL QUAIS SÃO OS ATIVOS? ÁGUA THERMAL QUAIS SÃO OS ATIVOS? Ø Complexo Physiogenyl Sódio PCA Magnésio PCA Zinco PCA Manganês PCA Ø Colágeno Hidrolisado Ø Carbonato de Cálcio Ø Calcidone QUAL A FINALIDADE? Água potencializada com

Leia mais

07/2013. Pro-Lipo Tecnologia em Lipossomas

07/2013. Pro-Lipo Tecnologia em Lipossomas 07/2013 Pro-Lipo Tecnologia em Lipossomas Pro-Lipo Formação de Lipossomas Instantâneo Estruturas Baseadas em Fosfolipídeos Os fosfolipídeos são altamente utilizados pelas suas propriedades emulsionantes

Leia mais

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos 13. (ENEM 2014) O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila,

Leia mais

NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS. Rev: 01.08.15

NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS. Rev: 01.08.15 NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS Rev: 01.08.15 NANOCLEAN TÊXTIL PROTEGE QUALQUER TIPO DE TECIDO. Nanotecnologia Têxtil. Nanotecnologia e Nano Produtos são consideradas tecnologias chave do século 21.

Leia mais

Celulite. O que é? LIPO = relativo a gordura DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido. GINÓIDE = gino = mulher Oide = forma de

Celulite. O que é? LIPO = relativo a gordura DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido. GINÓIDE = gino = mulher Oide = forma de MOISKIN Corporal O que é? Celulite Conjunto de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo em conjunto com alterações na microcirculação e consequentemente aumento do tecido fibroso. Conhecida como lipodistrofia

Leia mais