ATIVIDADES DE PROJETO LIFE FOR ALL SI3 SISTEMA INFORMATIVO INTEGRATO E INCLUSIVO PARA O TURISMO (Exemplo)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES DE PROJETO LIFE FOR ALL SI3 SISTEMA INFORMATIVO INTEGRATO E INCLUSIVO PARA O TURISMO (Exemplo)"

Transcrição

1 ATIVIDADES DE PROJETO LIFE FOR ALL SI3 SISTEMA INFORMATIVO INTEGRATO E INCLUSIVO PARA O TURISMO (Exemplo) 1 Análise 1.1 Definição do modelo de dados e análise dos diversos bancos de dados a serem integrados: identificação dos dados existentes e dos novos dados, definição da falta de informação a ser recuperada até mesmo para uniformizar o arquivo, estudo dos problemas de integração, análise das relações entre as informaçoes, das fontes e dos links entre os dados, identificação das ferramentas de software, implementação do ambiente de desenvolvimento, verificaçoes funcionais do modelo lógico, etc... A análise do modelo e das informações que devem ser gerenciadas è o coração operacional e informatico do projeto, ou seja o ponto de partida real das actividades A análise será feita por nossa equipe, em colaboração com o pessoal do cliente, responsável pelo assunto específico analisado. 2 Coleta de dados (novos pontos de interesse (POI) principais) 2.1 Levantamento de acessibilidade no externo (= como faço para acessar e entrar?), para todos os pontos novos e suas informações relacionadas, de acordo com o modelo de dados definido. 2.2 Levantamento de acessibilidade no interior dos edifícios Levantamento da informação relacionada com a chegada aos pontos: conexão com a rede de transportes publicos mais perto ou dentro de 200 metros. Levantamento da informação relacionada com a chegada aos pontos: conexão com os mais próximos estacionamentos ou na vizinhança de 200 metros. Levantamento de Parques ou outros lugares particulares. Acessibilidade (= como entro) e chegada (conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico). Levantamento geral do estado de acessibilidade e possiveies melhorias. São fornecidas inspecções específicas. Levantamento Estadio. Acessibilidade (= como entro) e chegada (conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico). São fornecidas inspecções específicas. A coleta de dados será feita por nossa equipe de detetores. E coletado para o POI: NO EXTERNO Acessibilidade no externo (= como faço para acessar e entrar?), na proximidade do ponto (com eventuais informações relacionadas) Levantamento da informação relacionada com a chegada aos pontos: conexão com a rede de transportes publicos mais perto ou dentro de 200 metros (hipotese: 3 pontos de transporte publico coletados para cada POI) Levantamento da informação relacionada com a chegada aos pontos: conexão com os mais próximos estacionamentos ou na vizinhança de 200 metros (hipotese: 2 estacionamento coletado para cada POI)

2 Para a coleta no exterior vai ser utilizada (por nossos detetores) a aplicação Reach&Go, que usa o tablet ipad para coletar dados. A aplicação permite a inserção automática em um sistema 100% geográfico de pontos, linhas ou áreas identificadas, que correspondem a diferentes objetos reais detetável (por esemplo caminhos, calçadas, rampas, etc), graças à integração com o sistema GPS. Os diferentes objetos são visualizados com símbolos diferentes. A informação já está estruturada de forma nativa para integração em sistemas informativos e geográficos. Há também funcionalidades de "editing" para corrigir os erros devidos ao GPS, inserir as informações associadas com o objeto, mudar a forma do objeto em detalhe, etc

3 E possivel usar diferentes imagens de fundo de apoio para a verificação da informação geográfica: Esri imagens de satélite imagem topográfica OpenStreetMap (open data internacional) Estes fundo são fornecidos pelo sistema e podem interagir Cada objeto geográfico tem uma tabela, com as informações coletadas relacionadas com o objeto. Podem ser coletadas informações multimídia (como por exemplo fotos, imagens, mapas,...)

4 Para cada objeto estão disponíveis e inseridas as informações objetivas coletadas. Por exemplo: Acessibilidade acesso à estrutura Presença de altitude/inclinação Tipo Porta de entrada - Medida Porta de entrada - Plataforma livre Porta de entrada - abertura com leve pressão Sinalização de transparências Campainha - Altura Interfone Altura Iluminação suficiente Etc... Todas as informações coletadas serão armazenadas automaticamente no banco de dados integrado (e geográfico), o coração da nossa aplicação, que será disponibilizado a todos os usuários, os aplicativos e os diferentes dispositivos necessários NO INTERNO Acessibilidade interna ao POI Para a coleta no interno vai ser utilizada (por nossos detetores) a aplicação V4AInside, que usa o tablet ipad para coletar dados.

5 V4AInside é um sistema inovador e patenteado para coletar a acessibilidade das instalações turísticas. V4AInside é um "app" (baseado no ipad) que orienta passo a passo os detetores na coleta de dados estruturais do edifício (cuja posição está geograficamente localizada), incluindo o arquivo fotográfico e as plantas baixas. E um sistema único que orienta a coleta de dados de uma forma completamente objetiva, sem a possibilidade de discricionariedade, e envia os dados para o repositório central. Assim os dados são imediatamente disponíveis online. E também possível produzir mapas/plantas baixas da estrutura e uma lista de ações imediatas e condições econômicas que podem ser tomadas para melhorar rapidamente a usabilidade da estrutura. A aplicação, dependendo do tipo de estrutura a ser marcada, predispõe cartões guiadas e uma coleta simultânea de dados multimídia (imagens, desenhos) e características físicas (inclinação, tamanho, obstáculos, etc.). Cada dado é controlado pelo dispositivo que não permite adulteração e mantém um nível elevado de controlo/atenção. No final do processo, todos os dados são processados e enviados para o servidor (arquivo) central, onde eles são instantaneamente armazenados e avaliados por pessoal qualificado Graças a um algoritmo especialmente desenvolvido, é elaborada uma lista de intervenções e melhorias possíveis (com o objetivo de aumentar o nível de acessibilidade): a) estruturais, como a demolição de barreiras arquitetônicas, b) para a organização, como a necessidade do menu sem glúten, c) de comunicação, tais como a necessidade de sistemas de comunicação para surdos e ou cegos, etc.

6 Com este relatório final será, então, possível planejar intervenções a curto e a longo prazo (plurianuales) para melhorar a qualidade do acolhimento e hospitalidade para todos os clientes. O sistema pode coletar todos os tipos de instalações turísticas ou de uso público, tais como: - estruturas para a recepção de turista: quartos para alugar fazendas B&B acampamento casa de férias pousada garnì hotel casa-barco propriedade mobilada motel residência turística resort etc - estabelecimentos de jantar: Wine Bar taberna pizzaria pub trattoria restaurante Self-service etc - locais turísticos ou serviços Banco biblioteca centro de convenções cinema local de culto monumento museu / galeria loja de shopping parque (definido como o sítio arqueológico / parque urbano ou público) balneário teatro Correios escritorio de InformaçoesTuristicas etc O sistema está estruturado em cartoes/tabelas (guiadas), para coletar todas as informações em detalhe, com medições (quartos, banheiros, elevadores, etc...)

7 O sistema permite tambem a inserção direta: - de fotografias - mapas/plantas baixas - desenhos e medições

8 e tem incluido tambem um instrumento (software) para a medição do declive E possivel ver o uso do aplicativo para o seguinte endereço web: - Coleta de dados de parques ou outros lugaers particulares. Vai ser coletada: acessibilidade (= como entro no parque) e chegada (conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico). Levantamento geral do estado de acessibilidade e possiveies melhorias. São fornecidas inspecções específicas. Os dados (parques) serão coletados com os aplicativos V4Ainside e Reach&Go (acima descritos), dependendo do tipo de informação a ser recolhida - Coleta de dados do estadio. Vai ser coletada: acessibilidade (= como entro no estadio) e chegada (conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico). São fornecidas inspecções específicas. Os dados (estadio) serão coletados com os aplicativos V4Ainside e Reach&Go (acima descritos), dependendo do tipo de informação a ser recolhida - COLETA: ROTAS E AREAS A seguinte é uma descrição de como é gerenciada a coleta. Existem duas abordagens diferentes para a coleta de dados: - coleta de rota - coleta de area A coleta de rota é linear e não tem restrições. Esta coleta é dividida em seções (do ponto 1 para o ponto 2). A coleta de area (geralmente para áreas <= 1kmq) prevê a coleta de dados de acessibilidade de todas as estradas da area. Geralmente é aplicado a áreas específicas (por exemplo, praça onde há uma feira de artesanato, etc.).

9 No que respeita a coleta de dados de acessibilidade em torno de um ponto de interesse (por exemplo, monumento, museu, etc.), são detectadas informações de acessibilidade em relação ao que está ao redor, na proximidade (por exemplo 100,200 metros). Nossos instrumentos de coleta (V4Ainside e Reach&Go ), utilizados pelos nossos detetores, não há cálculo automático de rotas, pois seria impossível. O objetivo da coleta de dados é a avaliação das informações objetivas sobre acessibilidade. E o objetivo do nosso detetor de definir e destacar as rotas acessíveis, graças à sua experiência e com o apoio de ferramentas tecnológicas para a coleta e do mapeamento (incluindo funcionalidades especifica de ajuda). Também é importante a avaliação e integração da informação existente (processo que é criado através da construção do arquivo integrado, que permite a noss especialista uma avaliação em back-office da qualidade da rota coletada e definida). A tecnologia ajuda a definir o caminho mais curto e acessível, com todas as informações objetivas relacionadas. As ferramentas tecnológicas também fornecer automaticamente uma lista de melhorias necessárias. As informações objetivas registradas, bem como os caminhos/rotas criados no back-office, são inseridos no servidor (sistema integrado) e estão prontamente disponíveis para os usuários finais e para os usuários operadores e gerentes do sistema. Todas as rotas estarão disponíveis no sistema web para os usuários finais. Através da nossa experiência também é possivel criar especificos e detalhados Planos para a Eliminação de Barreiras Arquitectónicas (PEBA). 3 Coleta de dados (recuperação dos pontos POI principais jà existentes in outros arquivos) Recuperação das informaçoes e resolução dos problemas de transformação e homogeneização dos dados para o arquivo geográfico integrado, consistente com o modelo de dados definido Avaliação das possíveis informaçoes que faltam e/ou das ferramentas necessárias para homogeneizar e integrar os dados de acordo com as fontes de origem São analisadas e recuperadas todas as informações existentes em outros arquivos, relacionadas a acessibilidade para os pontos principais (POI). A análise é realizada em colaboração com o cliente.

10 4 Coleta de dados sobre os passeios Para cada passeio definido: verificação de procedimentos para a utilização dos serviços existentes por pessoas com necessidades especiais: estado atual e possíveis melhorias. 4.1 Informações "padrão" consideradas normalmente: acesso e conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico com verificaçao do estado atual e sugestões de melhorias. Os dados (passeios) serão coletados com os aplicativos V4Ainside e Reach&Go (acima descritos), dependendo do tipo de informação a ser recolhida. 5 Coleta de outros dados relacionados aos pontos de interesse turistico principais (POI) Incluem: hoteis, restaurantes, shopping center. 5.1 Para este tipo de pontos a coleta é definida como a coleta de informações sobre restaurantes e hotéis a 200 metros a partir do ponto principal (POI principal); a mesma coisa tambem pelos pontos incluidos nos passeios Para esto tipo de coleta: verificaçao do estado atual, conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico, e sugestões de melhorias. Levantamento de acessibilidade externa (= como faço para acessar e entrar), para hoteis e restaurantes. Para todas as tipologias incluidas. Como indicado no ponto 2.1. Verificaçao da conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico 5.2 Coleta de dados de shopping centers A coleta desse tipo de dados (relacionados aos POI) será feita (por nossos detetores) por: - hoteis e restaurantes a 200 metros a partir dos pontos principais (POI principais) e tambem pelos passeios Vai ser feita a verificaçao do estado atual, conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico, e sugestões de melhorias (acessibilidade externa). Nota: pode também ser possível a realização da coleta de dados no interno (para hotéis e restaurantes). - shopping centers. Vai ser feita a verificaçao do estado atual, conexão com os mais próximos estacionamentos e paradas de transporte publico, e sugestões de melhorias (acessibilidade externa). Nota: pode também ser possível a realização da coleta de dados no interno (para shopping centers). Os dados (passeios) serão coletados com os aplicativos V4Ainside e Reach&Go (acima descritos), dependendo do tipo de informação a ser recolhida.

11 6 6.1 Recuperação e integração de outros dados existentes relacionados a acessibilidade (exemplo: orlas, etc.) Recuperação de outras informações existentes sobre acessibilidade e homogeneização dos dados para o arquivo geográfico integrado, com base no modelo de dados e nos ajustes feitos durante o trabalho, resultante da actividade e da experiência operacional anterior. São analisadas e recuperadas todas as informações existentes em outros arquivos, relacionadas a acessibilidade para informaçoes importantes para a criação do arquivo integrado de acessibilidade e turismo. A análise é realizada em colaboração com o cliente. 7 Criação do arquivo integrado (banco de dados integrado) com seu modelo de dados 7.1 Configuraçao e implementaçao das ferramentas e do ambiente de banco de dados, e integração de informações no modelo de dados (novos e existentes). 7.2 Teste para verificação do arquivo completo, usando as ferramentas padroes Configuraçao e implementaçao do banco de dados (integrado), que é o coração do sistema informativo.

12 8 Desenvolvimento da ferramenta (sw e portal web) 8.1 Verificação dos requisitos definidos e do modelo lógico

13 Implementação do sistema completo full web (portal) com funcionalidades padrão a ser definido em detalhes: definição de requisitos de aplicação o de sistema para o acesso aos dados, a representação, visualização, navegação, extração, comparação, etc. Identificação das características funcionais para a aplicação de software a ser utilizado para gerenciamento de informações e para o acesso do usuário em ambiente multi-plataforma e com o uso de tecnologias mais recentes Implementação das funcionalidades personalizadas do sistema de aplicação full web (portal) para gerenciar informações e acesso do usuário, com base nos requisitos estabelecidos nas etapas anteriores Análise e definição das funcionalidades de atualização dos dados (dependendo das arquiteturas 8.4 específicas existentes) 8.5 Implementação das funcionalidades de atualização dos dados, com base na análise anterior Atividades de ligação e homogeneização das aplicações com os sites/portais existentes (por exemplo, Prefeitura, turismo,...) Teste para verificação das funcionalidades full web (portal) e da representação e completude das informações. Análise da usabilidade da aplicação (incluindo o ponto de vista de acessibilidade informatica ) Conetado diretamente ao banco de dados será implementado o sistema completo full web (portal) com funcionalidades padrão a ser definido em detalhes: definição de requisitos de aplicação o de sistema para o acesso aos dados, a representação, visualização, navegação, extração, comparação, etc Vai ser implementadas tambem as funcionalidades personalizadas, as funcionalidades de atualização dos dados. O ambiente vai ser homogeneizado com os sites/portais existents. Sobre os recursos hardware do servidor para esta aplicação, não necessita de quaisquer características especiais, se não os padrões atuais para um web server (por exemplo RAM >= 8GB, bi-processor,.). O espaço em disco é já geralmente muito grande, em servidores padrão disponíveis hoje. As aplicações disponibilizadas são construídas com ambientes de desenvolvimento padrão (ex. Java, ). O motor de rendering geográfico das mapas utiliza os serviços web que se referem ao mundo ESRI (líder de mercado), já utilizado por nós com excelentes resultados. A qualidade dos mapas e a velocidade de resposta, bem com o modo do rendering grafico, que é gerenciado usando tiles, ou seja para rasterização em tempo real e caching de mapas em diferentes níveis de zoom, são inteiramente comparáveis, por exemplo, a Googlemap. A cartografia base com todos os elementos de pura referência geográfica territorial deixarão de ser residente no local, enquanto que no ambiente local seram preservados (armazenada em Oracle) todos e apenas os níveis geográficos necessários para as funcionalidades da representação e cálculo da aplicação: por exemplo, dados de acessibilidade, rotas, estacionamentos, paradas de onibus, etc... No que diz respeito à segurança, para ativar esse modo, você vai precisar usar o serviço web externo fornecido pela ESRI (mas ativado por nós e, portanto, pertencente a todos os fins e efeitos da aplicação), abrindo assim a porta apropriada para o servidor, por o endereço IP que será indicado (apenas de leitura). Esses serviços têm sido trabalhado com sucesso em nosso servidor, para aplicações que gerem em nome de nossos clientes O seguinte é um possível layout (apenas indicativo) do aplicativo web completo.

14 Layout geral Pontos e informaçoes relacionadas Informaçoes multimidia

15 Rota 9 Outras funcionalidades especificas e personalizadas para a distribuição de informação 9.1 Análise do modelo de distribuição da informação existente 9.2 Criação de 1 (ou mais) aplicativo móvel personalizado para a distribuição de informação em um dispositivo portátil (ou integração com uma app jà existente). 9.3 Teste de verificação geral das funcionalidades de distribuição de informação A análise será feita por nossa equipe, em colaboração com o pessoal do cliente, responsável pelo assunto específico analisado. A análise será importante para ter o quadro completo de como a informação é agora distribuída para o usuário final e para o gerente de informações. 10 Acessibilidade informatica Análise (ex. gerenciamento de fontes, cores, usabilidade,.), também em relação à legislação 10.1 em vigor 10.2 Implementação 10.3 Teste Será analisado a acessibilidade informatica. A análise será feita por nossa equipe, em colaboração com o pessoal do cliente, responsável pelo assunto específico analisado.

16 11 Atividades gerais 11.1 Planejamento global e coordenação do projeto 11.2 Gerenciamento tecnico-software do projeto 11.3 Gerenciamento tecnico-coleta dados do projeto 11.4 Margem de incerteza para atividades de integraçao dados no arquivo e software 11.5 Margem de incerteza para atividades diferentes de coleta de dados Licenças basicas web services para rendering geografico (externas) e eventuais outras licenças 11.6 software externas Outras licenças basicas externas (dados, cartografia,...) 11.8 Licença do database relacional Oracle Standard Edition 12 Implementação e manutenção das ferramentas básicas fornecidas ao cliente 12.1 Instalação e start-up do ambiente hw/sw basico (portal e aplicação movel) (Contrato de) Manutenção e atualização software web, cartografia e aplicação movel - Suporte 12.2 anual (para 3 anos) 13 Treinamento (apoio) 13.1 Atividades de apoio ao treinamento NOTAS GERAIS LIFE FOR ALL SI3, O SISTEMA INFORMATIVO, INTEGRADO E INCLUSIVO PARA O TURISMO: UM SISTEMA COMPLETAMENTE AMIGÁVEL Nosso sistema tem muitas características que o tornam totalmente amigável; entre estas, destacamos: A coleta de dados é realizada por nossos detectores qualificados, garantendo a qualidade dos dados. E tambem possivel fornecer uma formação/treinamento específica para treinar detetores de nosso cliente: esta possibilidade não está incluída neste orçamento. Esta possibilidade poderia ser muito útil para facilitar as ações de atualização de informações, otimizando tambem os recursos Existem funcionalidades específicas para suportar a atualização dos dados Os dados são acessados por meio de uma ferramenta já disponível, full web, tanto para o usuário final e para o usuário / gerenciador de informações. Todas as funções existentes são amigável e simples. A aplicação é feita de forma a utilizar predominantemente uma única tela, com o mapa e os vários menus podem ser facilmente ativado, para facilitar o usuário. Está prevista no projeto também a realização de funcionalidades personalizadas, definidas em conjunto com o cliente. No projeto também está prevista a inclusão de acessibilidade informatica Todas as informações contidas no arquivo Integrado, são totalmente acessíveis a todos. Os dados são estruturados em um modelo de dados que facilita a exportação, integração e distribuição dos dados na maneira correta também para integrar-se com ferramentas, arquivos e aplicações existentes ou futuras.

17 o uso de um banco de dados relacional possibilita a integração e exportação-importação praticamente com todos os arquivos e software As informações incluídas no arquivo relacional só serão aqueles que, na fase de análise inicial com o cliente, o cliente mesmo decide ser incluídas no arquivo. Deste modo a gestão da informação está sempre sob o controlo do cliente. A estrutura descrita acima torna mais fácil, tecnicamente falando, a integração e atualização tambem de arquivos externos (por exemplo, pontos de ônibus, pontos turísticos, serviços, eventos, etc ) Na mesma forma, a estrutura do nosso sistema torna mais fácil e possível a prestação das informações contidas em arquivo integrado em outros aplicativos ou serviços existentes ou especialmente construídos. Toda a informação está também disponível para integração com interfaces padrão, incluindo ao mundo always connected (tablets, smartphones, etc...). A INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - UMA VISÃO GERAL No que diz rispeto a coleta de dados, todos os pontos (e as informaçoes) são georeferenciados. Todos os instrumentos de coleta de dados tem a informação GPS incluída automaticamente, com a possibilidade também de utilizar as funcionalidades específicas para correcção manual dos dados geograficos, se, por algum motivo, o GPS mostrou uma informação errada. A base geográfica principal para a geo-colocação das informações coletadas é a informação geográfica disponibilizada no ambiente Esri (líder de mercado em sistemas geográficos), com a possibilidade de comparar também bancos de dados geográficos diferentes (satélite, topográfico, openstreetmap) disponíbilizadas diretamente pelo nosso sisterma, como acima descrito. No que diz respeito ao sistema web e o arquivo Integrado, como padrão, são usados os mapas conforme acima descrito (Esri, Openstreetmap,...). Toda a informação é sempre georreferenciada, porque o arquivo integrado é um banco de dados tambem completamente geográfico. Nos exemplos incluídos acima, é possivel ver o layout das informações geograficas na web. No que respeita à possibilidade de integração e uso de ortofotos, básicamente, eles não servem, porque o sistema tem toda a sua informação geográfica disponibilizada. No entanto, se precisa inserir ortofotos (em posse do cliente) no sistema web (para visualizar, juntamente com as informações do arquivo integrado), isso é possível. Essa coisa não está neste orçamento e, se necessário, precisa exigir uma apreciação separada e uma revisão do orçamento (e saber se as informações estão disponíveis como imagens ou como dados vetorial, a ser integrados).

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Existem 109 questões nesta pesquisa

Existem 109 questões nesta pesquisa FASE 2: ANÁLISE DO WEBSITE INSTRUÇÕES Leia atentamente todas as questões Explore o website em avaliação, procurando pelas questões propostas Depois, responda cada questão Algumas questões precisam de informações

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Visão Geral e Navegação Tutorial Atualizado com a versão 3.9 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

2 a Lista de Exercícios

2 a Lista de Exercícios Projeto de Sistemas 2011/2 2 a Lista de Exercícios (1) Um importante aspecto do projeto da camada de Lógica de Negócio (LN) diz respeito à organização das classes e distribuição de responsabilidades entre

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Plataforma Sentinela

Plataforma Sentinela Plataforma Sentinela A plataforma completa para segurança corporativa A plataforma Sentinela é a mais completa plataforma para monitoramento e interceptação em tempo real, gravação e bilhetagem de chamadas

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

A ferramenta que você necessitava para seu Buffet Infantil.

A ferramenta que você necessitava para seu Buffet Infantil. A ferramenta que você necessitava para seu Buffet Infantil. O SeuBuffet é um software que foi criado para facilitar e gerenciar a contratação dos serviços de buffets infantis. O Software surgiu da parceria

Leia mais

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor?

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Interagir com sistemas que ainda dependem de agendamentos manuais e de coletas presenciais em vários equipamentos

Leia mais

O Office para ipad e iphone ficou bem melhor.

O Office para ipad e iphone ficou bem melhor. O Office para ipad e iphone ficou bem melhor. 5 novidades que você precisa saber sobre o Microsoft Office 1 Novos apps para iphone Word, Excel, PowerPoint e OneNote consistentes com a experiência do ipad.

Leia mais

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1)

Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Roteiro 3: Apresentações eletrônicas (parte 1) Objetivos Criar apresentações eletrônicas com uso do software libreoffice; Exportar arquivos em formato pdf; Compreender conceitos sobre imagens digitais;

Leia mais

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS)

Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Roteiro para a escrita do documento de Especificação de Requisitos de Software (ERS) Definição Geral: Disciplina de Compiladores Prof. Jorge Bidarra (UNIOESTE) A especificação de requisitos tem como objetivo

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER Além das novas implementações na versão 15, ressaltamos a seguir as principais funções que fazem do Global Mapper um dos melhores softwares para a visualização

Leia mais

Novidades no Q-flow 3.02

Novidades no Q-flow 3.02 Novidades no Q-flow 3.02 Introdução Um dos principais objetivos do Q-flow 3.02 é adequar-se às necessidades das grandes organizações. Por isso, o Q-flow 3.02 possui uma versão Enterprise que inclui funcionalidades

Leia mais

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907 Uma ferramenta de inventario que automatiza o cadastro de ativos informáticos em detalhe e reporta qualquer troca de hardware ou software mediante a geração de alarmes. Beneficios Informação atualizada

Leia mais

Aplicativo para elaboração de questionários, coleta de respostas e análise de dados na área da saúde em dispositivos móveis

Aplicativo para elaboração de questionários, coleta de respostas e análise de dados na área da saúde em dispositivos móveis Aplicativo para elaboração de questionários, coleta de respostas e análise de dados na área da saúde em dispositivos móveis Visão Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 24/06/12

Leia mais

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi Sistema de Despacho de Serviços de Táxi é um inovador sistema de despacho eletrônico de serviços de táxi, dotado da mais alta tecnologia de computação móvel e de otimização de mobilidade. O TAXI-LINK está

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura Introdução Projeto de Arquitetura (Cap 11 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Até agora, estudamos: Os

Leia mais

4 Um Exemplo de Implementação

4 Um Exemplo de Implementação 4 Um Exemplo de Implementação Neste capítulo será discutida uma implementação baseada na arquitetura proposta. Para tanto, será explicado como a arquitetura proposta se casa com as necessidades da aplicação

Leia mais

WHITEPAPER. Guia de compra para câmeras IP: tudo o que você precisa saber antes de adquirir a sua solução digital

WHITEPAPER. Guia de compra para câmeras IP: tudo o que você precisa saber antes de adquirir a sua solução digital WHITEPAPER Guia de compra para câmeras IP: tudo o que você precisa saber antes de adquirir a sua solução digital Câmera IP ou câmera analógica? Se você está em dúvida sobre a aquisição de uma solução analógica

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Esclarecimento: Não, a operação de matching ocorre no lado cliente da solução, de forma distribuída.

Esclarecimento: Não, a operação de matching ocorre no lado cliente da solução, de forma distribuída. 1 Dúvida: - Em relação ao item 1.2 da Seção 2 - Requisitos funcionais, entendemos que a solução proposta poderá funcionar em uma arquitetura Web e que na parte cliente estará apenas o componente de captura

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Guia do Usuário versão 1.2 GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Sumário Introdução 2 O que é o Alitem? 3 Portal de aplicativos na Internet 3 Site de relacionamentos 3 Infra-estrutura de desenvolvimento

Leia mais

Planejamento e Orçamento

Planejamento e Orçamento Planejamento e Orçamento O SIPLAG Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Gestão, é um sistema voltado à gestão governamental, permitindo a elaboração do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual,

Leia mais

A. O Sindepark. 1. História

A. O Sindepark. 1. História Reestruturação de todo o site utilizando outras tecnologias, nova identidade visual, que seja adaptável à realidade dos smartphones e inserir novas ferramentas. Web Site - Versão Desktop O site seguirá

Leia mais

da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR

da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR O ATHENEUM O Atheneum é uma plataforma que possibilita o acesso principalmente de

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Metodologia de Trabalho e Gerenciamento de dados em CAD Marcia Soares Rozetti Botti Rubin Arquitetos

Metodologia de Trabalho e Gerenciamento de dados em CAD Marcia Soares Rozetti Botti Rubin Arquitetos Metodologia de Trabalho e Gerenciamento de dados em CAD Marcia Soares Rozetti Botti Rubin Arquitetos Processo de transição e evolução da representação gráfica através do uso do AutoCAD pela Botti Rubin.

Leia mais

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 A capacidade dos portais corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante especialmente para empresas intensivas

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 9 de Dezembro de 2005 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Agenda. A Empresa História Visão Conceito dos produtos. Produto Conceito Benefícios Mobilidade Vantagens. Clientes

Agenda. A Empresa História Visão Conceito dos produtos. Produto Conceito Benefícios Mobilidade Vantagens. Clientes Agenda A Empresa História Visão Conceito dos produtos Produto Conceito Benefícios Mobilidade Vantagens Clientes A empresa WF História Em 1998, uma ideia que continua atual: Soluções Corporativas via Web;

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar.

Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar. Leve seus formulários... Não o papel! Documentos corporativos nunca foram tão leves e fáceis de carregar. Você sabia que? 80% da impressão corporativa está relacionada a transações* Tal como: - Faturas

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344 SOBRE A TOOLSYSTEMS Com mais de 10 anos no mercado, a ToolSystems sistemas se dedica a entender as novas tecnologias para garantir a seus clientes as melhores e mais atuais soluções para Internet. Ao longo

Leia mais

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO INFORMATIVO Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com Módulo Calendário.:. Aba

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC Edilberto Silva 1, André Luiz (1012545), Andreia Pereira da Silva (1012547) Carlos Alberto (1012206), Humberto César de Carvalho

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C.

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Terra, PhD Brasília, 13 de setembro de 2005 Portais trazem inúmeros benefícios

Leia mais

Da Prancheta ao Computador...

Da Prancheta ao Computador... Da Prancheta ao Computador... Introdução Como necessidade básica de se localizar ou mesmo para detalhar projetos de quaisquer obras, ao longo do tempo inúmeras formas de representar paisagens e idéias

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB Relatório Biblioteca Penha Shopping 2015 SUMÁRIO 1 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS - SIBi... 02 2 NÚCLEO DE COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS - NCB... 02 3 UNIDADE

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DO TIPO SECRETÁRIO VIRTUAL PARA A PLATAFORMA ANDROID Maik Olher CHAVES 1 ; Daniela Costa Terra 2. 1 Graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

OFICINA USO DO I3GEO. Levindo Cardoso Medeiros. levindocm@gmail.com

OFICINA USO DO I3GEO. Levindo Cardoso Medeiros. levindocm@gmail.com OFICINA USO DO I3GEO Levindo Cardoso Medeiros levindocm@gmail.com ESTRUTURA INTRODUÇÃO UTILIZANDO O I3GEO Aprendendo a navegar pelo I3Geo Propriedades do mapa ADICIONANDO E MANIPULANDO CAMADAS Adicionando

Leia mais

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio Apresenta SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio SofStore Um Novo Sistema Para Sua Empresa SofStore Apresentação Experiência no Varejo A ID Brasil Sistemas atua no segmento de varejo

Leia mais

SPS ZOOM 300. 3D Laser Scanner

SPS ZOOM 300. 3D Laser Scanner 3D Laser Scanner 3D Laser Scanner O 3D laser scanner é um equipamento que faz coletas de dados espaciais precisos de objetos ou ambientes. As nuvens de pontos coletadas podem ser utilizadas para construção

Leia mais

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar Dell Premier Guia de Compras e Pedidos A Dell Premier é o seu próprio site de suporte e compras seguro e personalizado, que permite um processo de compra fácil, eficiente e econômico. Examine este Guia

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Roteiro. Arquitetura. Tipos de Arquitetura. Questionário. Centralizado Descentralizado Hibrido

Roteiro. Arquitetura. Tipos de Arquitetura. Questionário. Centralizado Descentralizado Hibrido Arquitetura Roteiro Arquitetura Tipos de Arquitetura Centralizado Descentralizado Hibrido Questionário 2 Arquitetura Figura 1: Planta baixa de uma casa 3 Arquitetura Engenharia de Software A arquitetura

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Introdução BD desempenha papel crítico em todas as áreas em que computadores são utilizados: Banco: Depositar ou retirar

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

Sectores de aplicação: Estações de comunicação, repetidores telefónicos, parques eólicos, etc.

Sectores de aplicação: Estações de comunicação, repetidores telefónicos, parques eólicos, etc. novidades Comunicação segurança vía IP e Sectores de aplicação: UNIDADE EXTERIOR/BOTONEIRA ÁUDIO E VÍDEO A CORES ALEA VIA IP 1 BOTÃO DE CHAMADA. A botoneira PDV501SIP da GUINAZ permite uma gestão das comunicações

Leia mais

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL Solução Tecnologia Monitoramento Instalação SOLUÇÃO A solução de rastreamento Unepxmil foi desenvolvida para atender as principais necessidades

Leia mais

NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO. Módulo 3

NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO. Módulo 3 NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO Módulo 3 Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas MetroGeo Curso Noções de Geoprocessamento Módulo 3 Oscar Ricardo M. Schmeiske Programação Curso Noções de Geoprocessamento

Leia mais

Um portal de promoção dos PMFSPE

Um portal de promoção dos PMFSPE Um portal de promoção dos PMFSPE Prestações de serviço n 3 Termos de Referência JF Kibler Floresta Viva / GRET setembro de 2006 1. UM PORTAL DE PROMOCÃO DOS PMFSPE... 3 1.1. Objetivos do portal... 3 1.2.

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Política de Atendimento Técnico, Suporte e Assistência aos softwares SiplanControl-M

Política de Atendimento Técnico, Suporte e Assistência aos softwares SiplanControl-M Política de Atendimento Técnico, Suporte e Assistência aos softwares SiplanControl-M 1. Introdução a política 2. Quem está elegível para solicitar suporte? 3. Horário de atendimento 4. Que tempo de resposta

Leia mais

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 torna uma necessidade da empresa por: competitividade no mercado interno Competitividade no mercado externo Aumentar a

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

Centro de Controle e Comando

Centro de Controle e Comando AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SOLUÇÕES CORPORATIVAS CENTRO DE CONTROLE E MONITORAMENTO SOFTWARE E SISTEMAS PERSONALIZADOS e Comando Operacional Logístico Monitoramento 1 PROJETOS COMPLETOS Desenvolvimento completo

Leia mais

PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO

PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA PRODEB-UFBA PRODEB/DSS Diretoria de Sistemas e Serviços UFBA/LCAD

Leia mais