Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz"

Transcrição

1 Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz

2 1. (...) E pensai nestes passos, primeiro sem destinos, machados de pedra abrindo as iniciais picadas na floresta. E nos pés dos que subiam às rochas distantes, já feitos pedra também, e nos que se enfeitaram de penas e receberam as primeiras botas dos conquistadores e as primeiras sandálias dos pregadores; pés barrentos, nus, ou enrolados de panos dos caminheiros, pés sobre-humanos dos bandeirantes que alargaram um império, quase sempre arrastando passos e mais passos em chãos desconhecidos(...) Houve os pés descalços que carregaram os pés calçados, pelas estradas. A moleza das sinhazinhas de pequeninos pés redondos, quase dispensáveis pela falta de exercício. E depois das cadeirinhas, das carruagens, das redes carregadas por escravos, as primeiras grandes estradas já com postos de montaria organizados, o pedágio de vinténs estabelecido já no século XVIII.

3 A preposição DE mostra diferentes valores semânticos em língua portuguesa; indique a opção emque esse valor é indicado incorretamente: (A) machados DE pedra /matéria; (B) se enfeitaram DE penas /meio ou instrumento; (C) enrolados DE panos /modo; (D) pedágio DE vinténs estabelecido /preço; (E) sinhazinhas DE pequeninos pés redondos /característica.

4 2. O segmento do texto, abaixo transcrito, em que o conectivo E tem valor de oposição é: (A)...nossos filhos possuem brinquedos de verdade: caixas e caixas de brinquedos que eles deixam de lado em questão de dias ; (B) Temos jardins equipados com carrinhos de mão, tesouras, podões e cortadores de gramas ; (C) Temos máquinas de remo em que nunca nos exercitamos, mesa de jantar em que não comemos e fornos triplos em que não cozinhamos ; (D) São os nossos brinquedos: consolos às pressões incessantes por conseguir o dinheiro para comprá-los, e que, em nossa busca deles nos infantilizam ; (E) Na minha vida, devo admitir que andei fascinado pelo brilho do consumo e ao mesmo tempo enojado.

5 3. Em todos os segmentos abaixo, ocorre a presença da preposição DE, com valores semânticos diferentes. A opção em que esse valor semântico está corretamente indicado é: (A) tela de plasma / qualidade; (B) televisores (...) de última geração / tempo; (C) cortadores de gramas / matéria; (D) marcas de moda / finalidade; (E) cozinha nova de aço inoxidável / modo.

6 4. Observe as ocorrências do vocábulo para : Quando foi convocado para participar da feira... Decidiu criar um sistema para salvar trabalhos......aposta de gigantes como Apple e Google para armazenamento de dados...sempre disponíveis para consulta via web Sobre essas ocorrências, (A) as estruturas mostram construção paralela. (B) o sentido das duas últimas ocorrências difere do das primeiras. (C) todas asocorrências indicam valor de finalidade. (D) todas as ocorrências indicam valor de direção. (E) a presença do para obriga a presença de infinitivos.

7 5. A frase abaixo em que o vocábulo POR tem valor semântico diferente dos demais é: (A) Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações ; (B) Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais ; (C) Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além ; (D) Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido ; (E) A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina.

8 6. A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente. (Nouailles) A segunda oração desse pensamento tem valor de: (A) consequência; (B) modo; (C) comparação; (D) causa; (E) concessão.

9 7. No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações. Nesse segmento do texto há uma série de conectores sublinhados; o substituto inadequado a um desses conectores é: (A) enquanto / aomesmo tempo em que; (B) porque / em função de que; (C) mas / no entanto; (D) até mesmo / justamente; (E)quando / enquanto.

10 8. A passagem do texto em que o termo sublinhado tem uma forma equivalente corretamente indicada é: (A) Nunca, no entanto, como argumento para combater a adequação da legislação... / no entretanto; (B) Assim como os presídios, os centros não regeneram. / Desse modo; (C)...reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos:... / em relação a; (D)...superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação,... / em função de; (E) Muitos são, de fato, e também a exemplo das carceragens para adultos... / na verdade.

11 9. Com o aumento alarmante da poluição e a ameaça de escassez das reservas de petróleo, estudiosos de vários países investem esforços na procura de novas fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biomassa. A frase abaixo em que o vocábulo com apresenta o mesmo valor semântico que mostra na frase acima é: (A) De acordo com os estudiosos há necessidade de novas fontes de energia. (B) Com a chegada de novas fontes de energia, toda a situação voltará ao equilíbrio. (C) Com bastante frequência veem-se serem feitas pesquisas sobre novas fontes de energia. (D) As novas orientações sobre pesquisa de petróleo vieram com o texto da nova lei. (E) Mais protestos contra a poluição levaram para as ruas operários com suas famílias.

12 10. Se para Sócrates a verdade está ligada à sabedoria humana, o discurso verdadeiro, segundo Platão, é aquele que diz como as coisas são. Na primeira oração desse período do texto, a conjunção se equivale semanticamente a (A) caso. (B) enquanto. (C) quando. (D) embora. (E) à medida que.

13 11. Assinale a opção que indica a frase em que a conjunção e mostra valor adversativo. (A) Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? (B) A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades. (C) O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza. (D)...tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. (E) Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

14 12. O segmento abaixo em que a conjunção E tem valor adversativo, e não aditivo, é: (A) Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em mais rápida expansão ; (B) Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio ; (C) São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes os matam ; (D) Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos,.. ; (E) Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, e enormes prejuízos para os clientes.

15 13. Em todos os segmentos do texto abaixo destacados há uma união de termos por meio da conjunção e. O segmento em que os termos por ela unidos apresentam se gramaticalmente diferentes dos outros é (A) A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. (B) A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé. (C) São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus, observa o historiador Fernand Braudel. (D) Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura. (E) O historiador Paul Johnson argumenta que a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego

16 14. As cidades são os centros da atividade econômica da Europa, assim como da inovação e do emprego... Problemas tão complexos como esses requerem imediatamente respostas integradas no nível dos transportes, da habitação, da formação e do emprego, bem como respostas adaptadas às necessidades locais... Quanto aos dois conectores sublinhados, é correto afirmar que (A) ambos têm valor comparativo. (B) só o primeiro tem valor comparativo. (C) só o segundo tem valor comparativo. (D) ambos possuem valor aditivo. (E) ambos expressam ideia de modo.

17 15. Entre os conectivos abaixo sublinhados, aquele que tem seu significado corretamente indicado é: (A) Mas violência é uma categoria com amplos significados. / explicação; (B) Mas violência é uma categoria com amplos significados. / meio ou instrumento; (C) Hoje, esse termo denota, além da agressão física... / adição; (D)...para sobreviver em ambientes hostis / direção; (E) Por outro lado, nas sociedades complexas... / lugar.

18 16. No texto 2 há uma série de conectores; o conector sublinhado abaixo que tem seu valor semântico corretamente indicado é: (A) Nos primeiros anos da conquista, os espanhóis resistiram a comer produtos nativos americanos, por isso trouxeram consigo plantas e animais de sua terra natal / consequência; (B) Todavia, os espanhóis enviavam à Europa todos os alimentos exóticos que os nativos lhes ofereciam para, de alguma forma, apaziguar a Coroa... / referência; (C) Todavia, os espanhóis enviavam à Europa todos os alimentos exóticos que os nativos lhes ofereciam para, de alguma forma, apaziguar a Coroa... / finalidade; (D) Progressivamente, por meio dessa troca entre América e Europa, a flora e a fauna de ambos os continentes foram modificadas, pois diversas plantas e animais adaptaram-se aos novos climas / conclusão; (E) "Com isso, a dieta dos habitantes das duas regiões foi enriquecida / causa.

19 17. Mas valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, / indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O conectivo que substituiria adequadamente, no contexto, a barra transversal inserida no segmento do texto é: (A) pois; (B) mas também; (C) conforme; (D) contudo; (E) todavia.

20 Uso dos Conectivos Questões FCC 18. O item abaixo em que o conector sublinhado tem seu substituto corretamente indicado é: (A) O conjunto de leis nacionais, assim como de tratados e declarações internacionais / de modo que; (B) Há, no entanto, inúmeras situações... / no entretanto; (C) atuam de forma a evitar que haja risco / de modo a; (D) Por meio de acordos internacionais... / Conforme; (E) sem que essa ação fosse entendida como uma posição política / a menos que.

21 19. Assinale a opção que indica a substituição inadequada do conector por um termo do mesmo sentido. (A)...para a construção de moradias. / a fim da construção de moradias. (B)...porque a inclinação do terreno dificulta... / em vista de a inclinação do terreno dificultar... (C) E, se a terra desliza... / caso a terra deslize... (D)...por conta dos esgotos... / em função dos esgotos... (E) Quando chove muito... / Nos momentos em que chove muito...

22 20. Com todos os problemas que temos em nosso Estado corporativismo, incompetência pública, intervencionismo, burocracia, estatismo, carga tributária complexa, entre outros -, ainda somos um país de muita sorte. A primeira frase do texto Com todos os problemas que temos em nosso Estado, poderia ter a preposição inicial substituída adequadamente ao sentido do texto por: (A) apesar de; (B) por causa de; (C) em razão de; (D) pois; (E) além de.

23 GABARITO C E B C A A D E B B E E E D C A C C A A

VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan

VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan VALOR SEMÂNTICO DOS CONECTIVOS Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. No entanto, enquanto a anorexia é reconhecida como um mal, a ortorexia tem a desvantagem de ser uma

Leia mais

1. TCM/SP FGV 2015 Nos pares abaixo, o adjetivo que NÃO pode ser classificado entre os adjetivos de relação é: (A) maioridade penal; (B) violência sexual; (C) reforma geral; (D) más condições; (E) sistema

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO 1. 2016 FGV MRE Oficial de Chancelaria Um dos processos conhecidos de formação de palavras em Português é a chamada derivação imprópria, marcada pela criação de uma nova palavra pela

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Português Revisão Questões Prof. Carlos Zambeli Português LÍNGUA PORTUGUESA REVISÃO Texto 1 A democracia reclama um jornalismo vigoroso e independente. A agenda

Leia mais

3º AULÃO IBGE LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DA FGV

3º AULÃO IBGE LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DA FGV 3º AULÃO IBGE QUESTÕES DA FGV O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2017 Loja do Concurseiro. Todos os direitos reservados. O conteúdo desta apostila não

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Português. Banca: FGV

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Português. Banca: FGV CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Português Banca: FGV Sumário MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES... 3 Oficial de Chancelaria 2016... 3 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DE NITERÓI... 9 Fiscal de Tributos

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração.

Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Conjunção (junção) Palavra invariável que liga orações ou palavras de uma mesma oração. Veja: Ex.1: Você quer açúcar ou adoçante? Ex.2: Preste atenção ou saia da sala. Classificação: a- Conjunções coordenativas:

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari.

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari. Português Conjunções Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONJUNÇÕES PARTE 1 1. (CESPE SDS-PE 2016) É importante, pois, que o médico estabeleça o momento de ocorrência do

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 559899 No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, assinale a opção correta. 1) A forma verbal interferem (l.5) poderia ser corretamente flexionada no singular interfere,

Leia mais

Língua Portuguesa 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP)

Língua Portuguesa 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP) Língua Portuguesa 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP) Leia a tira para responder às questões de números 61 a 64. 61. De acordo com a norma-padrão, no primeiro quadrinho, na fala de Hagar,

Leia mais

TJ-SC português Dicas Para a Prova Prof. Carlos Zambeli

TJ-SC português Dicas Para a Prova Prof. Carlos Zambeli TJ-SC português Dicas Para a Prova Prof. Carlos Zambeli Português PRÉ-PROVA TJ-SC PORTUGUÊS 1. (2018 FGV) A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais. A palavra ou

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE V)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE V) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE V) PRONOMES DEMONSTRATIVOS são pronomes que demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço,

Leia mais

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA A frase pode ser constituída por uma ou mais orações. Uma oração é a unidade gramatical organizada à volta de um verbo. FRASE SIMPLES E

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 1 - Relação Coesão Sequencial Justaposição ão: ocorre com ou sem o auxílio de elementos lingüí üísticos na superfície do texto. Chegou

Leia mais

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS

Leia mais

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA Texto para responder às questões de 01 a 14. Liberdade e igualdade O significado tradicional de liberdade aquele a partir do qual se falava de uma liberdade de culto, ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa I Questão 15 A questão 15 aborda compreensão leitora. É correta a alternativa (A). O texto opõe o instinto da águia ao instinto da tartaruga, apresentando-os como ligados a esses animais

Leia mais

Preposição e conjunção

Preposição e conjunção PORTUGUÊS aula Preposição e conjunção Preposição É a palavra invariável que une dois termos ou orações, estabelecendo uma relação de sentido e de dependência. Não desempenha função sintática, é um conectivo:

Leia mais

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões CESPE Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Como discurso que implementa e constrói significados para as diferenças sexuais, por meio de processos de diferenciação

Leia mais

LUCAS GONÇALVES TEXTO

LUCAS GONÇALVES TEXTO LUCAS GONÇALVES TEXTO 1. (IBGE/ FGV/ 2017) Texto 1 A ORIGEM DA VIDA NO UNIVERSO Uma descoberta anunciada na semana passada joga mais luz sobre a origem da vida no universo. Em um artigo publicado na revista

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz

Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz Língua Portuguesa Questões FGV Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. A frase reescrita abaixo que NÃO conserva o sentido original do texto é:

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA 8º ANO

ATIVIDADE EXTRA 8º ANO ATIVIDADE EXTRA 8º ANO DISCIPLINA CIÊNCIAS 1) O maior osso do corpo humano é: (a) fíbula (b) tíbia (c) escápula (d) úmero (e) fêmur 2) O esqueleto, que faz parte do sistema locomotor, apresenta várias

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

Reconhecimento de Classes Gramaticais Professor Alexandre Luz

Reconhecimento de Classes Gramaticais Professor Alexandre Luz Reconhecimento de Classes Gramaticais Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1. De acordo com a classe de palavras, assinale a alternativa em que o termo sublinhado está classificado corretamente.

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºAno 1.2 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE II) COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS ELEMENTOS ORGANIZADORES DO DISCURSO: Para garantir a coerência de um texto são necessárias algumas expressões

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017 Pré-prova do Zambeli Consulplan 2017 1) A sequência de vocábulos: Islâmico, vitória, até, público pode ser empregada para demonstrar exemplos de três regras de acentuação gráfica diferentes. Indique a

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

Português. Questões Gerais

Português. Questões Gerais Português Questões Gerais Questão 1 ( ) A vírgula logo após país (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto. Questão 1 ( F ) A vírgula logo

Leia mais

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa QUESTÃO 01 Complete as lacunas usando o pronome relativo adequado, atente-se para a necessidade de uso ou não de preposição: 1. São estes os voluntários DE QUEM

Leia mais

9º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Prova NAME. Caderno do aluno 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. 2 Bimestre. Escola: Aluno: Turma:

9º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Prova NAME. Caderno do aluno 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL. 2 Bimestre. Escola: Aluno: Turma: 9º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Prova NAME 2 Bimestre 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Escola: Aluno: Caderno do aluno Turma: NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

Leia mais

Compensação de ausência

Compensação de ausência Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Compensação de ausência Nome: nº.:

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 541916 Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III. A expressão do Oiapoque ao Chuí poderia figurar no lugar de "do Rio

Leia mais

@profdecioterror Décio Terror Filho (32)

@profdecioterror Décio Terror Filho (32) @profdecioterror Décio Terror Filho (32) 98447 5981 Tipologia textual: Linguagem denotativa e conotativa: Figuras de linguagem que mais caem em provas: metáfora comparação metonímia prosopopeia ou personificação

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

ADVÉRBIOS. Profa Giovana Uggioni Silveira ADVÉRBIOS Profa Giovana Uggioni Silveira Podem modificar: Um verbo (maioria dos casos); Um adjetivo (intensidade); Outro advérbio (intensidade); Uma oração inteira. Indicam circunstância 1 condição de

Leia mais

Ex: João bebe menos do que Maria. -> A conjunção DO QUE indica que João bebe uma quantidade inferior à Maria.

Ex: João bebe menos do que Maria. -> A conjunção DO QUE indica que João bebe uma quantidade inferior à Maria. Comparativas Introduzem uma ideia de comparação. Esta comparação pode ser de superioridade, igualdade ou inferioridade. As conjunções mais comuns são (DO) QUE, COMO, CONFORME. Ex.: Agi conforme você agiu.

Leia mais

FRASE ORAÇÃO PERÍODO

FRASE ORAÇÃO PERÍODO FACULDADE PITÁGORAS FRASE ORAÇÃO PERÍODO Aula 3 Professora Rita Maria Knop Elaboração: Ada Magaly Matias Brasileiro, Jaider Fernandes Reis, Marcélia Marise Vieira dos Santos Martha Cristina de Almeida

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 1/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CRÉDITOS À BANCA CESPE/CEBRASPE CURTA NOSSA PÁGINA

Leia mais

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição.

ÁREA PROIBIDA CRASE. doses mais altas, a ausência de crase no a se deve ao fato de o verbo resistir não exigir preposição. PALAVRA A PALAVRA A Preposição a Artigo a, as Classifique o A A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas as aulas A governabilidade começou a existir

Leia mais

Texto da questão. I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão.

Texto da questão. I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão. Questão 1 No final do século XVIII e durante todo o século XIX aconteceu na Inglaterra a Revolução Industrial. Quais afirmativas são corretas com relação à Revolução Industrial? I. A primeira Revolução

Leia mais

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. CONJUNÇÃO É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas

Leia mais

Questão 01 Ortografia e semântica

Questão 01 Ortografia e semântica Questão 01 Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra espectadores, com s, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer

Leia mais

18. O verbo abaixo que apresenta o substantivo cognato formado com um sufixo diferente dos demais é: A) reduzir B) despertar C) degradar D) observar

18. O verbo abaixo que apresenta o substantivo cognato formado com um sufixo diferente dos demais é: A) reduzir B) despertar C) degradar D) observar 18. O verbo abaixo que apresenta o substantivo cognato formado com um sufixo diferente dos demais é: A) reduzir B) despertar C) degradar D) observar E) preservar 19. A alternativa em que o conector em

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Orações coordenadas I

Bárbara da Silva. Português. Orações coordenadas I Bárbara da Silva Português Orações coordenadas I As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta (assindéticas)

Leia mais

Natureza e identidade nacional nas Américas

Natureza e identidade nacional nas Américas Natureza e identidade nacional nas Américas Com as independências e o surgimento das novas nações latino-americanas, no século XIX os Estados Unidos já tinham obtido a sua no século anterior, procurou-se

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 17 Orações coordenadas I

Bárbara da Silva. Português. Aula 17 Orações coordenadas I Bárbara da Silva Português Aula 17 Orações coordenadas I As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial Paulo Tumasz Junior I e II Revolução Industrial APRESENTAÇÕES Slides - Artesanato, Manufatura e Industria: APRESENTAÇÕES Slides - Período e ocorrência - Características: - Resumo: - II Revolução Industrial:

Leia mais

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno.

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno. 2º ANO A e B Mensal: Livro do Uno págs. 6 a 32. Caderno: Sinais de pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), sinônimo e antônimo, noção de coletivo, produção de texto. Ortografia: S e SS, C e

Leia mais

DIOGO ALVES GRAMÁTICA

DIOGO ALVES GRAMÁTICA DIOGO ALVES GRAMÁTICA (AOCP 2017 ANALISTA) 1) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) No trecho O resultado: os jovens da

Leia mais

Vivendo a interdependência na comunidade

Vivendo a interdependência na comunidade SIMBIOSE Vivendo a interdependência na comunidade Simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes; a simbiose implica uma inter-relação de tal forma

Leia mais

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual.

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual. Nas palavras de Evanildo Bechara, o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos

Leia mais

A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI

A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI 1. Primeira encíclica na história da Igreja com este enfoque ecológico. 2. Convergência: preocupações da ciência, da sociedade e da Igreja, como

Leia mais

Português Prof. Carlos Zambeli

Português Prof. Carlos Zambeli Escrivão de Polícia Português Prof. Carlos Zambeli Português PROVA CRQ V RS 2017 AUXILIAR ADMINISTRATIVO LÍNGUA PORTUGUESA Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes CLASSES GRAMATICAIS Reconhecimento Emprego Detalhes Classes Gramaticais (emprego, reconhecimento e detalhes mais relevantes em provas). VARIÁVEIS ARTIGOS PRONOMES NUMERAIS ADJETIVOS SUBSTANTIVOS VERBOS

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

CONCURSO EDITAL 001/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE TACARATU-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO

CONCURSO EDITAL 001/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE TACARATU-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CONCURSO EDITAL 001/2019 CÂMARA MUNICIPAL DE TACARATU-PE JULGAMENTO DE RECURSOS DO GABARITO CARGO: MOTORISTA RECORRENTE: 100.147 e Outros QUESTÃO 12 RECURSO PROCEDENTE GABARITO RETIFICADO ALTERNATIVA CORRETA

Leia mais

Colégio Madre Carmen Sallés

Colégio Madre Carmen Sallés Colégio Madre Carmen Sallés Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Desde 1962 evangelizando através da educação em Brasília DF AV. L2 NORTE QUADRA 604 Bloco D Tel: 3223-2863 www.carmensalles.com.br

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Na argumentação, a autora recorre a todas as estratégias arroladas na questão, exceto a indicada pelo Gabarito. Assim, por exemplo, a dados estatísticos: aqui, dois terços dos usuários ainda

Leia mais

Prova 1 Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos

Prova 1 Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL UCS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 0 CERTIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Prova 1 Compreensão Leitora e Aspectos Linguísticos NÍVEL A2 ESCOLAR 2016 ATIVIDADE 1 INSTRUÇÕES:

Leia mais

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 PORTUGUÊS Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 01. Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto),

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 13/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Colégio Adventista de Porto Feliz

Colégio Adventista de Porto Feliz 1 Colégio Adventista de Porto Feliz Nome: Turma: 6º ano A Nº: Nota: Disciplina: Língua Portuguesa Lista de Exercícios 2º bimestre Professor: Valmir Azevedo da Conceição Data: / /2016 1. Classifique as

Leia mais

Português. (TJ-RS / Técnico Judiciário / FAURGS / 2012)

Português. (TJ-RS / Técnico Judiciário / FAURGS / 2012) Português Instrução: As questões 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os chineses, cuja renda per capita não chega à metade brasileiros, estão poluindo como se já fossem ricos. Segundo um estudo realizado

Leia mais

Complemento nominal. A discriminação aos negros é inaceitável, aliás, toda discriminação é inaceitável.

Complemento nominal. A discriminação aos negros é inaceitável, aliás, toda discriminação é inaceitável. Complemento nominal Termo da oração que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio, sempre através de uma preposição. Da mesma maneira que o objeto indireto, o complemento nominal é introduzido

Leia mais

Caderno de Prova E1A02. Motorista. Prefeitura do Município de Ituporanga. Edital n o 001/2009

Caderno de Prova E1A02. Motorista. Prefeitura do Município de Ituporanga. Edital n o 001/2009 Prefeitura do Município de Ituporanga Edital n o 001/2009 Caderno de Prova E1A02 Motorista Dia: 29 de novembro de 2009 Horário: das 14 às 17 h Duração: 3 horas, incluído o tempo para o preenchimento do

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

Orações Subordinadas Adverbiais

Orações Subordinadas Adverbiais Orações Subordinadas Adverbiais A oração subordinada adverbial desempenha a função de adjunto adverbial: indica uma circunstância em que ocorre a ação do verbo da oração à qual se liga. Observe: Normalmente

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Atenção: As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

LÍNGUA PORTUGUESA. Atenção: As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo. LÍNGUA PORTUGUESA Atenção: As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Folha de S. Paulo, 19 fevereiro 2001 01. O texto deixa claro que a) as autoridades responsáveis pela segurança

Leia mais

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio Texto para os itens de 1 a 10 Os bancos médios alcançaram um de seus 1 melhores anos em 2006. A rigor, essas instituições não optaram por

Leia mais

Orações subordinadas adverbiais: principais casos. Gramática - Semi

Orações subordinadas adverbiais: principais casos. Gramática - Semi Orações subordinadas adverbiais: principais casos Gramática - Semi Orações subordinadas adverbiais I - Como identificá-las? São introduzidas por conjunções subordinativas que expressam circunstâncias (causa,

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Português. Classes Gramaticais. Professor Arthur Scandelari.

Português. Classes Gramaticais. Professor Arthur Scandelari. Português Classes Gramaticais Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CLASSES GRAMATICAIS 1. (FIOCRUZ FIOCRUZ 2016) Das frases abaixo, aquela em que a palavra mal está empregada

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO ELEMENTOS COESIVOS Leia o texto que segue:

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO ELEMENTOS COESIVOS Leia o texto que segue: ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO ELEMENTOS COESIVOS Leia o texto que segue: É consolador para os telespectadores, as más notícias são trazidas por uma bela repórter, ou uma linda apresentadora.

Leia mais

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia: Texto e Mapa de Biomas a) O que

Leia mais

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Tema: Principais ameaças à fauna nativa Principais causas de desaparecimento da à fauna nativa. DESTRUIÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS FOGO. CAÇA.

Leia mais

ANALISTA LEGISLATIVO MUNICIPAL - TAQUIGRAFIA (TAQUIGRAFIA E REVISÃO) Tipo 1 BRANCA

ANALISTA LEGISLATIVO MUNICIPAL - TAQUIGRAFIA (TAQUIGRAFIA E REVISÃO) Tipo 1 BRANCA 46 MANHÃ Prova Escrita Objetiva e Discursiva Nível Superior ANALISTA LEGISLATIVO MUNICIPAL - TAQUIGRAFIA (TAQUIGRAFIA E REVISÃO) ÁREA DE Tipo 1 BRANCA SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de

Leia mais

Morfologia: 10 Classes gramaticais

Morfologia: 10 Classes gramaticais Português para Concursos Prof. Elias Santana Morfologia: 10 Classes gramaticais 1.1 Substantivo 1.2 Artigo 1.3 Adjetivo 1.4 Numeral 1.5 Pronome 1. Área dos Nomes 1 Ex1: O garoto estudioso. Ex2: Várias

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Em Sempre escondida, que a patroa não gostava de criança, o vocábulo em destaque é A)Pronome relativo. B) conjunção causal. C) conjunção integrante. D)

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos:

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: 2 Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: Modos Verbais; O conceito de Flexão Verbal. 3 Habilidades: Observar os usos dos modos verbais; Compreender o conceito de flexão

Leia mais